livro dos espiritos q.410,411,412 e ese cap1 item2

14
“Olha para a vida que se apresenta bela e generosa ao teu redor. É o convite do alto ao serviço de amor em benefício de todos.” “Pílulas de Amor"; Andrei Moreira pelo espírito Dias da Cruz.

Upload: patricia-farias

Post on 16-Apr-2017

219 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

“Olha para a vida que se apresenta bela e generosa

ao teu redor. É o convite do alto ao serviço de amor

em benefício de todos.”“Pílulas de Amor"; Andrei Moreira

pelo espírito Dias da Cruz.

Page 2: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

Parte II - Cap VIIIDA EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Q.410, 411 e 412

Dubai, 25-09-2016Por Patrícia Farias

Page 3: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

410. Dá-se também que, durante o sono, ou quando nos achamos apenas ligeiramente adormecidos, acodem-nos idéias que nos parecem excelentes e que se nos apagam da memória, apesar dos esforços que façamos para retê-las. Donde vêm essas idéias?

O SONO E OS SONHOS

“Provêm da liberdade do Espírito que se emancipa e que, emancipado, goza de suas faculdades com maior amplitude. Também são, frequentemente, conselhos que outros Espíritos dão.”a) - De que servem essas idéias e esses conselhos,

desde que, pelos esquecer, não os podemos aproveitar?

“Essas idéias, em regra, mais dizem respeito ao mundo dos Espíritos do que ao mundo corpóreo. Pouco importa que comumente o Espírito as esqueça, quando unido ao corpo. Na ocasião oportuna, voltar-lhe-ão como inspiração de momento.”

Page 4: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

O SONO E OS SONHOS

Essas idéias e conselhos que vêm em meio ao desprendimento, ocorrem igualmente em estado de consciência. Eis aí a função da mediunidade intuitiva. Isso acontece muito com os médiuns, que quase não dão importância a esses avisos. O homem de amanhã vai ter essa faculdade mais desenvolvida, por onde os Espíritos Benfeitores virão acudir seus tutelados por esse processo mediúnico, despertando os corações para as realidades espirituais concernentes à vida, na função divina do amor.(…) Quando despertos, esquecemos os conselhos, mas sabemos

que eles existem, na consciência. Esses conselhos são mais para a nossa vida em estado de liberdade, e quando eles são úteis no mundo que habitamos, eles vêm através dos fios da intuição, materializando-se como sendo os nossos pensamentos. Não importa que muitos pensem que os pensamentos são deles; importa sim, que escutemos a boa influência e agradeçamos.

Page 5: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

411. Estando desprendido da matéria e atuando como Espírito, sabe o Espírito encarnado qual será a época de sua morte?

O SONO E OS SONHOS

“Acontece pressenti-la. Também sucede ter plena consciência dessa época, o que dá lugar a que, em estado de vigília, tenha intuição do fato. Por isso é que algumas pessoas prevêem com grande exatidão a data em que virão a morrer.”

Não é revelado a todos os seres o dia da sua morte, porque criaria confusão no meio dos homens, sem o devido preparo. Falta-lhes a educação espiritual para tal anúncio em massa. Somente com o tempo, os Espíritos superiores deverão usar o espaço para os avisos desta ordem.

Page 6: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

O SONO E OS SONHOS

“Abraão Lincoln sonhou que se achava em uma calma silenciosa, como de morte, unicamente perturbada por soluços; levantou-se, percorreu várias salas e viu, finalmente, ao centro de uma delas, um catafalco em que jazia um corpo vestido de preto, guardado por soldados e rodeado de uma multidão em prantos. 'Quem morreu na Casa Branca?' - perguntou Lincoln. - 'O presidente!' - respondeu um soldado; - foi assassinado!' Nesse momento uma prolongada aclamação do povo o despertou. Pouco tempo depois morria ele assassinado".

Abraham Lincoln1809 - 1865

16.º Presidente dos Estados Unidos da

América. Preservou a União durante a

Guerra Civil tendo conseguido a

emancipação dos escravos.

Page 7: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

O SONO E OS SONHOS

412. Pode a atividade do Espírito, durante o repouso, ou o sono corporal, fatigar o corpo?

“Pode, pois que o Espírito se acha preso ao corpo qual balão cativo ao poste. Assim como as sacudiduras do balão abalam o poste, a atividade do Espírito reage sobre o corpo e pode fatigá-lo.”

Page 8: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

O SONO E OS SONHOS

Os pensamentos inferiores fatigam o corpo. Eles, em si, já são forças negativas capazes de destruir momentos de paz e o sossego da alma. Todas as emoções que o Espírito tem no decorrer do sono, na erraticidade, são passadas ao corpo, que se afigura como fio-terra. Ele recebe as cargas magnéticas inferiores e sofre as consequências. No fundo, é o mesmo Espírito que criou o ambiente negativo e que passa a sofrer sua influência.

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Mateus 6:21

Page 9: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

Capítulo I - NÃO VIM DESTRUIR A LEI

Page 10: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

As três revelações: Moisés, Cristo, Espiritismo. Aliança da Ciência e da Religião. - Instruções dos Espíritos: A nova era.

2. Na lei moisaica, há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra, apropriada aoscostumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo. A lei de Deus está formulada nos dez mandamentos seguintes:

A Bíblia – Exodo Cap 1

Page 11: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

I. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Não tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. - Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que está em cima do céu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas águas sob a terra. Não os adorareis e não lhes prestareis culto soberano. (Å)II. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus.III. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado.IV. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.V. Não mateis.VI. Não cometais adultério.VII. Não roubeis.VIII. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo.IX. Não desejeis a mulher do vosso próximo.X. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertençam.

Page 12: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

21. - Moisés, como profeta, revelou aos homens a existência de um Deusúnico, Soberano Senhor e Orientador de todas as coisas; promulgou a lei doSinai e lançou as bases da verdadeira fé. Como homem, foi o legislador do povopelo qual essa primitiva fé, purificando-se, havia de espalhar-se por sobre aTerra.

49. (…) A doutrina de Moisés éabsoluta, despótica; não admite discussão e se impõe ao povo pela força.

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

Page 13: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

É de todos os tempos e de todos os países essa lei e tem, por isso mesmo, caráter divino. Todas as outras são leis que Moisés decretou, obrigado que se via a conter, pelo temor, um povo de seu natural turbulento e indisciplinado, no qual tinha ele de combater arraigados abusos e preconceitos, adquiridos durante a escravidão do Egito. Para imprimir autoridade às suas leis, houve de lhes atribuir origem divina, conforme o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem precisavaapoiar-se na autoridade de Deus; mas, só a idéia de um Deus terrível podia impressionar criaturas ignorantes, em as quais ainda pouco desenvolvidos se encontravam o senso moral e o sentimento de uma justiça reta. E evidente que aquele que incluíra, entre os seus mandamentos, este: “Não matareis; não causareis dano ao vosso próximo", não poderia contradizer-se, fazendo da exterminação um dever. As leis moisaicas, propriamente ditas, revestiam, pois, um caráter essencialmente transitório.

Page 14: Livro dos Espiritos Q.410,411,412 e ESE cap1 item2

Dubai, 14-08-2016Por Patrícia Farias

Vídeo e Audiohttp://www.livestream.comAudiohttp://www.espacodespertar.blogspot.com

Obrigada!A Paz do Cristo.

Acompanhe as reuniões em: