livro de brinquedos dos anos 80

64
eduardo farah d’angelo Editora PacLivros brinquedos 80 anos dos

Upload: eduardo-dangelo

Post on 25-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Trabalho realizado para a conclusão da Pós-Graduação em Design Gráfico pelo Senac-Lapa.

TRANSCRIPT

Page 1: Livro de Brinquedos dos Anos 80

eduardo farah d’angelo

Editora PacLivros

brinquedos80anos

dos

Page 2: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 3: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 4: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 5: Livro de Brinquedos dos Anos 80

brinquedos80anos

dos

Page 6: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 7: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Eduardo Farah D’Angelo

São Paulo - Brasil - 2011

brinquedos80anos

dos

Page 8: Livro de Brinquedos dos Anos 80

CIP - BRASIL. CATALOGAÇÃO NA FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ

D’Angelo, Eduardo Farah Brinquedos dos Anos 80 / Eduardo Farah D’Angelo. - São Paulo, 2011

1. Brinquedos. 2. Embalagem. 3. Livro. 4. Anos 80. 5. Projeto Gráfico.

Page 9: Livro de Brinquedos dos Anos 80

sumário

introdução

capítulo 1

capítulo 2

capítulo 3

capítulo 4

capítulo 5

índice

11

13

19

29

35

45

59

playmobil

genius

atari

aquaplay

ferrorama

aquamóvel

he-man

super powers

comandos em ação

Page 10: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 11: Livro de Brinquedos dos Anos 80

introdução

Hoje em dia é comum vermos nas livrarias livros que armazenam e relatam informações sobre determinados períodos do passado. Esses livros são interessantes para as pessoas verem de um modo geral como tal assunto era tratado em um determinado universo. A necessidade de documentar esse passado se torna necessário hoje para as pessoas terem referências e conhecimentos de determinado período. Pensando em assuntos ligados ao passado, por que não coletar informações sobre brinquedos? Brinquedos dos anos 80 ainda, uma época marcada pelos exageros, bizarrismos, tosquices, cafonices e breguismo, porém uma data lembrada por muitos com muito carinho, muita afeição e nostalgia. Vivemos uma era bombardeada pelo saudosismo, ondas de retrô e explosões de nostalgias do passado. Hoje vivemos uma era muito diferente, tudo é muito conectado, frenético, atual. Podemos questionar o por que das pessoas olharem tanto para o passado, a necessidade de voltar no tempo, de se sentir confortável numa tão excêntrica como os anos 80. Alias, podemos questionar, mas não entender. Quais eram as principais influências das crianaças, será que os desenhos animados exibidos de manhã na Rede Globo influenciava na compra desses brinquedos? Podemos afirmar que o desenho influenciava nas embalagens, como no caso do He-Man que tem características gráficas típicas do desenho. Esse livro além de sanar a nostalgia das pessoas que brincaram com esses brinquedos na época, serve para mostrar aos que vivem no presente quais eram as principais influências do passado hoje. Além do assunto tratado, é interessante ver como a identidade gráfica é utilizada no livro, influenciando a leitura, trazendo à tona a cultura da época, sendo reproduzida para os dias de hoje.

11

Page 12: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 13: Livro de Brinquedos dos Anos 80

capítulo 1

educativos

Page 14: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 15: Livro de Brinquedos dos Anos 80

playmobilaprender brincando

O Playmobil foi projetado a partir de desenhos de crianças, na qual se notava a predominância de elementos exagerados como a cabeça grande, a ausência de nariz, uma boca sorrindo e dois olhinhos simples. Essas são as características principais do brinquedo, que permanecem até hoje. O intuito do brinquedo era ser educativo brincando. Essa característica fez com que o Playmobil se tornasse popular no mundo todo, e chegando ao Brasil em 1976 pela empresa Trol. Ela fabricou diversas coleções entre as quais: Velho Oeste, Medieval, Piratas, Construção, Bombeiros, Polícia, Hospital, Competição Esportiva, Circo, Reportagem de televisão, Lazer e Espaço. Infelizmente a Trol fechou no início dos anos 90. A embalagem do Playmobil lançada pela Trol variava de formato de acordo com o brinquedo. A maioria dos sets era um caixote retangular, fundo azul claro chapado, com o logo “playmobil” em cor branca. A fotografia da capa é sempre uma simulação dos brinquedos montados e em alguma paisagem fictícia, passando para a criança a impressão de como seria o brinquedo. A tipografia do Playmobil é branca e arredondada.

Um modelo clássico de Playmobil lançado pela empresa Trol.

15

Page 16: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Set de Navio. A embalagem do Playmobil lançada pela Trol variava de formato de acordo com o brinquedo. A maioria dos sets era um caixote retangular, fundo azul claro chapado, com o logo “playmobil” em cor branca. A fotografia da capa é sempre uma simulação dos brinquedos montados e em alguma paisagem fictícia, passando para a criança a impressão de como seria o brinquedo. A tipografia do Playmobil é branca e arredondada.

16

Page 17: Livro de Brinquedos dos Anos 80

17

Page 18: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 19: Livro de Brinquedos dos Anos 80

capítulo 2

eletrônicos

Page 20: Livro de Brinquedos dos Anos 80

genius

O Genius foi o primeiro brinquedo eletrônico a ser vendido no Brasil. Ele é a versão brasileira do Simon do fabricante americano Hasbro. O brinquedo Genius é um disco de plástico na cor preta com quatro botões grandes de cor vermelha, azul, verde e amarela. O intuito de sua atividade é criar uma sequência de memorização ao iluminar as teclas em uma certa ordem e o seu jogador repetir a mesma sequência exata apertando os botões nessa ordem. Essa sequência ia se complicando com o passar das etapas, dificultando a brincadeira e estimulando a criança a acertar todos os movimentos.

20

Page 21: Livro de Brinquedos dos Anos 80

o computadorque brinca

21

Page 22: Livro de Brinquedos dos Anos 80

22

Page 23: Livro de Brinquedos dos Anos 80

A embalagem do Genius é uma caixa retangular, com a foto do brinquedo no centro e duas mãos pressionando dois botões. Somente uma mão acende um botão, o amarelo, que tem um tipo de efeito brilhante sobre ele. O fundo é um preto chapado, com a frase em amarelo “5 maneiras diferentes de jogar” no topo.

A forma iluminada do Genius, com seus quatro botões acesos. Acima temos a imagem da embalagem do brinquedo.

23

Page 24: Livro de Brinquedos dos Anos 80

atari

24

Page 25: Livro de Brinquedos dos Anos 80

O Atari chegou ao Brasil em meados de 1983, mais precisamente perto do Natal do mesmo ano. Distribuído inicialmente pela Polyvox, a venda do Atari foi um record de vendas no ano. No mesmo ano, foram fabricados e lançados os mesmos jogos dos Estados Unidos no Brasil, pela Polyvox e outras empresas. Esses cartuchos vinham com um belo acabamento de design, que incluía caixa, manual, e adesivo no cartucho coloridos e impressos em sistema “off-set”. Esse acabamento se assemelhava ao layout original americano.

a incrívelvariedade de jogos

25

Page 26: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Enduro, Space Invaders e River Raid. Três jogos muito

populares de Atari.

A embalagem do Atari é de papelão, tem o formato retangular, com o fundo prateado, a tipografia vermelha e sem serifa no topo da caixa. No canto superior esquerdo, temos um círculo com degradê da cor roxa indo pro laranja com a frase “Contem um jogo”. No centro temos uma faixa colorida, e uma faixa vermelha com tipografia branca escrita “Video Computer System”.

26

Page 27: Livro de Brinquedos dos Anos 80

A caixa da embalagem do jogo pela Polyvox.

Em baixo dessa faixa, existem pequenas fotos de famílias jogando Atari e “screenshots” dos jogos disponíveis para jogar. Em baixo temos uma foto do produto, com um cartucho inserido e seus dois controles plugados. Na parte inferiror da caixa temos o nome da fabricante brasileira “Polyvox” escrito em azul.

27

Page 28: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 29: Livro de Brinquedos dos Anos 80

capítulo 3

desafio

Page 30: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Lançado em 1978 pela Estrela, esse brinquedo é um recipiente de acrílico, preenchido de água, com botões que fazem movimentar os objetos que estão no nível inferior para alcançar algum outro mecanismo na parte superior. Segundo Alzer e Claudino (2004, p.265) os primeiros modelos a serem lançados foram os de Hipopótamo e Futebol. No começo dos anos 80, a Estrela lançou os modelos de argolinhas, bolinhas, estrelinhas, basquete e pescaria. Segundo Paully, o Aquaplay de argolinhas tem o objetivo de encaixar os objetos em dois pininhos. O de bolinhas tem o objetivo de ordená-las em dois tubinhos. O de Basquete contém uma espécie de marcador, para disputar com outras pessoas, para ver quantas bolas se acerta no cesto mais vezes no menor período de tempo.

O Aquaplay de Basquete, muito popular na época.

aquaplayacerte o máximo

de itens

30

Page 31: Livro de Brinquedos dos Anos 80

31

Page 32: Livro de Brinquedos dos Anos 80

42

Page 33: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Detalhe do Aquaplay de Pescaria. e acima a caixa da embalagem de Futebol.

A embalagem é retangular, com uma foto de duas crianças apertando os botões do brinquedo ao mesmo tempo. O fundo da embalagem é de cor marrom, fazendo com que o logo “Aquaplay” e o sub-título “Basquete” fique em evidência e contraste com esse fundo. Na parte inferior da embalagem tem a seguinte frase: “Aperte o botão! Comece a competição!”. Na parte de trás da embalagem o brinquedo é mostrado novamente, mas em um fundo mais claro, com uma mão apertando o botão, e um grafismo temático, como por exemplo, o Aquaplay da Disney tinha o Mickey ao lado do produto.

33

Page 34: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 35: Livro de Brinquedos dos Anos 80

capítulo 4

automotivos

Page 36: Livro de Brinquedos dos Anos 80

aquamóvel

36

Page 37: Livro de Brinquedos dos Anos 80

O Aquamóvel é um veículo de brinquedo que funciona a base de água. Lançado pela Estrela, em 1982, ele foi um marco na linha de brinquedos automotivos, pelo diferencial de ser movido a água. Ao colocar as suas pilhas, é gerada uma corrente elétrica que percorre o veículo pela água, fazendo o carrinho se movimentar. Utilizando como base os carrinhos de Bate-Volta populares da época, o Aquamóvel teve sua primeira versão no molde de um Corcel II, fabricado pela Ford. Existiam também as versões Polícia Rodoviária, Ambulância e Bombeiro. Todos esses modelos têm sirene e pisca-pisca.

a patrulha da água

37

Page 38: Livro de Brinquedos dos Anos 80

38

Page 39: Livro de Brinquedos dos Anos 80

A embalagem é retangular e tem um fundo cinza. Existe uma foto do Aquamóvel (no caso o modelo Ambulância) e a mão de uma criança com o galãozinho vermelho simulando o abastecimento do veículo. A tipografia do logo é sem serifa, chapada em azul, com um contorno branco, destacando-o da cor cinza de fundo. No canto superior esquerdo temos a chamada: “O primeiro carro movido a água”, com um símbolo de torneira amarela com uma gotinha de água em sua ponta. Na tampa da caixa podemos ver os três modelos de veículos existentes (Ambulância, Bombeiro e Polícia).

Manual de uso e o modelo Ambulância.

39

Page 40: Livro de Brinquedos dos Anos 80

O trenzinho passando pelo trilho elétrico

ferrorama

40

Page 41: Livro de Brinquedos dos Anos 80

o primeirotrenzinho elétrico

Page 42: Livro de Brinquedos dos Anos 80

42

Page 43: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Esse brinquedo nada mais é do que um trenzinho em miniatura. Ele foi lançado no Brasil em várias versões e a cada nova edição uma novidade. A primeira linha continha quatro partes principais, feitas de um material plástico resistente. Com o passar da década de 80, a Estrela foi lançando as outras linhas de Ferrorama, como a SL, que tinha um complemento a mais como rampas, faróis que se acendiam e barulho de maria-fumaça por exemplo. Como a locomotiva andava por sistema elétrico, o trenzinho tinha luz e som, simulando um trem de verdade. Se as crianças montassem seu circuito no escuro, o trenzinho tinha a possibilidade de iluminar o trajeto, um elemento a mais que fascinava o imaginário infantil. Foi um brinquedo muito popular principalmente entre os meninos.

A caixa da embalagem do Ferrorama.

43

Page 44: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 45: Livro de Brinquedos dos Anos 80

capítulo 5

figuras de ação

Page 46: Livro de Brinquedos dos Anos 80

46

Page 47: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Em 1984 foi criado o personagem He-Man, um bárbaro dotado de poderes mágicos e incubado de defender seu planeta das forças do mal. Junto com esse protagonista, foram criados vários outros personagens fortes e poderosos, os “Mestres do Universo”. Cada boneco vinha com uma história em quadrinhos própria, muitas vezes contando sua origem, ou narrando alguma super aventura. Segundo Pegoraro (2009), na mesma época, foi lançado o desenho “He-Man e os Mestres do Universo”, que era uma animação baseada nas aventuras do He-Man, alavancando as vendas.A embalagem tem a forma de cartela. No topo do layout, de cor azul escura, existe o logo “Masters of the universe”, com um efeito azul em degradê indo para o branco. O contorno da palavra “Masters” é amarelo e vermelho, com uma simulação de auto-relevo de metal. Logo abaixo do logo, temos um efeito de aproximação do fundo para o topo, na cor vermelha e preta, com o escrito “of the universe” em tipografia branca, caixa alta e sem serifa.

He-Man, o homem mais forte do universo

47

he-mano homem mais forte do universo

Page 48: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 49: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Um modelo clássico de Playmobil lançado pela empresa Trol.

O fundo da embalagem é um grafismo vermelho que simularia uma explosão, algo como se fosse uma rocha quebrando e se espalhando por toda a área. O nome do personagem da embalagem está escrito em branco, sem serifa e em caixa alta embaixo do logo, tendo destaque.

A embalagem de cartela de He-Man e acima o Castelo de Greyskull.

49

Page 50: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Os Comandos em Ação são figuras de ação de aproximadamente 10 cm de altura, que representavam soldados militares dos Estados Unidos. Foi lançado no Brasil através da Estrela em 1984, começando por um set de 6 bonecos, e logo depois se expandindo para diversos personagens. Alguns desses bonecos, eram exclusivos do Brasil, pois a Estrela misturava os moldes dos bonecos e pintavam com cores diferentes estas novas criações, como o boneco “Cobra de Aço”, que é uma mistura do Raio Laser e do Comandante Negro. A primeira embalagem a ser lançada no Brasil era uma cartela de papel de alta gravura, parecida com um papelão mais fino e resistente. No topo do layout está o logo do “Comandos em ação” que tem o rosto de cinco soldados e a tipografia em caixa alta e sem serifa sob um fundo de cor branco chapado. A cor do logo é azul, vermelha e branca, que lembram as cores da bandeira americana.

O modelo da “Poluição” lançado no final dos anos

80.

comandosem ação

agentes secretos

50

Page 51: Livro de Brinquedos dos Anos 80

51

Page 52: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Sob uma moldura branca e fina, temos um grafismo amarelo, laranja e vermelho de uma explosão no meio da embalagem, e no centro há uma ilustração do personagem em questão. O logo da fabricante Estrela fica no topo da embalagem no canto direito, em contraste com o fundo branco. Ao longo dos anos, a cartela foi mudando de layout, variando de acordo com a série lançada, mas continuando com a dinâmica de ter a ilustração do personagem e o logo conter as três cores.

Page 53: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 54: Livro de Brinquedos dos Anos 80

super powers

54

Page 55: Livro de Brinquedos dos Anos 80

os campeõesdos quadrinhos

O boneco do Superman foi o mais vendido da coleção.

Um marco interessante desta década foi a disputa pela venda de figuras de ação de super-heróis dos gibis. Nessa época a empresa americana Marvel Comics, concorrente direta no mundo dos quadrinhos da DC Comics,tinha lançado uma série de bonecos inspirada num arco de histórias muito popular da época, vendendo relativamente bem. Para não ficar para trás, a DC lançava o desenho animado “SuperPowers” no mesmo ano, com seus principais personagens do gibi para a televisão. Para impulsionar a audiência, uma nova linha de bonecos foi produzida pela empresa americana Kenner. O diferencial para superar a editora correspondente, era o acabamento superior que seus personagens ganharam além de ter o diferencial da articulação mecânica, por exemplo, se apertasse os bracinhos do Flash, ele mexia as perninhas instantaneamente, como se ele estivesse usando sua habilidade especial de correr.

55

Page 56: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Fabricada no Brasil pela Estrela, em 1986, a cartela dos bonecos é retangular e com um suporte de plástico, para segurar o boneco. Seu fundo é azul claro chapado, com uma faixa amarela na diagonal de fundo. Ao lado do blister de plástico, existe o desenho do personagem do lado direito, com um balãozinho em cima dizendo qual seria o seu movimento especial. Logo ao lado esquerdo, no topo da cartela, existe o logo “Coleção Super Amigos” em cor azul, sem serifa, caixa alta e contorno branco. Atrás do logo temos o grafismo de estrelas amarelas com o rastro laranja, partindo do fundo.

Cartela do boneco Aquaman.

56

Page 57: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 58: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 59: Livro de Brinquedos dos Anos 80

índice

14 Playmobil clássico, Wagner Arts, Flickr17 Playmobil caixa, Wagner Arts, Flickr21 Genius, Wagner Arts, Flickr22 Genius, Wagner Arts, Flickr23 Embalagem Genius, Wagner Arts, Flickr24 Console Atari, Wagner Arts, Flickr26 Cartuchos Atari, Wagner Arts, Flickr27 Embalagem Atari, Wagner Arts, Flickr31 Aquaplay, Wagner Arts, Flickr32 Detalhe Aquaplay, Wagner Arts, Flickr33 Embalagem Aquaplay, Wagner Arts, Flickr36 Aquamóvel, Wagner Arts, Flickr38 Aquamóvel e manual, Wagner Arts, Flickr39 Embalagem Aquamóvel, Wagner Arts, Flickr40 Trenzinho Ferrorama, Wagner Arts, Flickr42 Embalagem Ferrorama, Wagner Arts, Flickr46 Boneco He-Man, Wagner Arts, Flickr47 Espada He-Man, Wagner Arts, Flickr48 Cartela He-Man, Mercado Livre49 Castelo He-Man, Mercado Livre51 Boneco Cesspool, Grupo Gi JOE do Flickr52 Boneco Crazy Legs, Grupo Gi JOE do Flickr53 Cartela Cobra de Aço, Mercado Livre54 Boneco Super-Homem, Wagner Arts, Flickr57 Cartela Aquaman, Mercado LivreFolhas de guarda - Wagner Arts, FlickrCapa - Genius, Wagner Arts, FlickrContra-Capa - Playmobil Grupo Playmobil do Flickr

59

Page 60: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Formato: 15,5 x 20,5 cmTipografia: Blippo Black BT e Arial Rounded MT Bold

Papel: Couche Fosco 115g/m²1ª edição / 2011

Page 61: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 62: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 63: Livro de Brinquedos dos Anos 80
Page 64: Livro de Brinquedos dos Anos 80

Um livro que recorda os melhores brinquedos dos Anos 80. Atari... Ferrorama... Genius... Playmobil... He-Man... Comandos em Ação...Aqui você obtém informações e curiosidades sobre esses incríveisbrinquedos que ficarão pra sempre na memória.