livreto pgbl%20 prevcomplementar

28

Upload: lhx-agente-de-investimento-xp

Post on 29-Jun-2015

190 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livreto pgbl%20 prevcomplementar
Page 2: Livreto pgbl%20 prevcomplementar
Page 3: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Os Pontos-Chave contêm importantes informações que visam facilitar a compreensão das principais características dos produtos comercializados pelo mercado segurador. Para tanto, foram utilizados ícones ilustrativos e subtítulos em linguagem coloquial como recursos para ajudar o consumidor a tomar sua decisão de compra de maneira mais consciente.

Page 4: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Apresentação

Tendo por base os princípios da ética e da transparência, a CNseg, em parceria com as Federações Setoriais, desenvolveu este instrumento para colaborar com as empresas no processo de comunicação com seus consumidores.

De fácil leitura e manuseio, os Pontos-Chave constituem uma matriz que poderá ser utilizada pelas empresas, já que possibilita a adaptação dos conteúdos conforme as características de seus produtos e a personalização de acordo com a sua identidade.

Apresentados em formato de livretos, os Pontos-Chave não são um mero checklist. A partir da incorporação das informações específi cas dos produtos das empresas, os Pontos-Chave servirão também como um instrumento de auxílio ao consumidor na fase pré-contratual. A ideia é reduzir as chances de o consumidor adquirir algo que não satisfaça as suas expectativas.

Page 5: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Importante destacar que esta iniciativa representa um processo de aprimoramento contínuo da relação com o consumidor e que será estendida a outros produtos.

Os Pontos-Chave para os segmentos de Previdência Privada Complementar Aberta e de Seguros de Pessoas compreendem os seguintes produtos, respectivamente: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

Com a adoção voluntária dos Pontos-Chave, os mercados de Previdência Privada Complementar Aberta e de Seguros de Pessoas, em sintonia com a agenda social do País, reafirmam o compromisso de alinhar interesses empresariais aos da sociedade, por meio de uma conduta responsável que prioriza, acima de tudo, os direitos dos consumidores, uma conquista de todos os brasileiros.

Marco Antonio RossiPresidente FenaPrevi

Solange Beatriz Palheiro Mendes Diretora Executiva CNseg

Page 6: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Os Pontos-Chave não substituem o regulamento do produto.

O regulamento do produto deve ser lido e compreendido pelo consumidor previamente à contratação, devendo eventuais dúvidas ser esclarecidas com o corretor de seguros ou com pessoa especializada da entidade/seguradora ofertante do produto.

Page 7: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

05

PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre (Individual)

Nome do PlanoPrevidência Privada Individual.

Nome daSeguradora | Entidade

Nome: (informar nome da empresa).

Endereço da sede: (informar endereço da sede da empresa).

Registro Susep: (informar o nº de registro Susep).

Page 8: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

06

Plano de previdência de caráter privado,por meio do qual os depósitos realizadosformam uma reserva (poupança) quepode ser utilizada para viabilizar projetosfuturos, inclusive a complementação da aposentadoria da previdência social.

Defi nição do Plano Previdência Privada.

Page 9: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

07

Os depósitos serão efetivados pelo consumidor, na forma e periodicidade por ele escolhidas, observados os limites oferecidos pela Seguradora | Entidade no plano contratado. Mediante solicitação, o consumidor poderá interromper e retomar os depósitos a qualquer momento, bem como solicitar a alteração de seus valores. Além disso, poderá realizar depósitos extraordinários.

Valor dos Depósitos Escolha a periodicidade e a forma dos depósitos.

Page 10: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

08

Poderá haver cobrança de percentualsobre o valor dos depósitos, a título de carregamento, de acordo com o critério estabelecido no regulamento, limitadoa 10%, podendo ser cobrado no momento da realização do depósito e/ou da retirada dos recursos. Se for cobrado no momento daretirada dos recursos, o referido percentual incidirá exclusivamente sobre o valor dos depósitos contido nesses recursos, ou seja,não incidirá sobre os rendimentos fi nanceiros.

CarregamentoCusto administrativo de operação.

Page 11: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

09

Os depósitos realizados no plano são aplicados pela Seguradora | Entidade em fundo de investimento especialmente constituído, de acordo com o perfil de investimento escolhido pelo consumidor. Sobre os recursos do fundo de investimento haverá cobrança de taxa de administração financeira. A rentabilidade do plano corresponderá à do fundo de investimento especialmente constituído, da qual já está descontada a taxa de administração financeira, não havendo garantia mínima de rentabilidade.

As rentabilidades dos fundos podem ser obtidas na Seguradora | Entidade e/ou acompanhadas por meio de publicações em jornais de grande circulação, permitindo ao consumidor a realização de análises comparativas para orientar sua decisão.

Formação da Reserva Como sua poupança será constituída.

Page 12: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

10

O consumidor poderá transferir parte outoda a reserva acumulada, para outro plano similar de previdência complementar, damesma ou de outra Seguradora | Entidade, observados os critérios e os prazos decarência estabelecidos pelo regulamentodo plano. No plano para o qual a reservafoi transferida não poderão incidirquaisquer carregamentos sobreo valor da portabilidade.

Não haverá incidência de Imposto deRenda sobre os valores transferidos, no momento da portabilidade, sendo o mesmo cobrado somente no momento do resgate ou do recebimento do benefício.

PortabilidadeConfi ra as condições para transferir sua poupança.

Page 13: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

11

O consumidor poderá resgatar parte ou toda reserva acumulada, independentemente da quantidade de depósitos realizados, observados o prazo mínimo de permanência no plano e o intervalo entre pedidos de resgate estabelecidos pelo regulamento.

Na hipótese de seu falecimento, antes da concessão do benefício previsto pelo plano, os valores acumulados na reserva (poupança) poderão ser resgatados pelo beneficiário indicado pelo consumidor.

Resgate Fique atento às condições para resgatar sua poupança.

Page 14: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

12

O plano garante, na data programada, duas opções: o recebimento da reserva acumuladade uma única vez ou a contratação de umarenda periódica, na mesma Seguradora | Entidade ou em outra da preferência do consumidor, pormeio da portabilidade. A data programada ea forma de renda defi nidas pelo consumidorna data da contratação poderão ser alteradasa qualquer momento, desde que solicitado30 dias antes da data programada parao recebimento do benefício.

A Seguradora | Entidade, antes da data programada para o recebimento dobenefício, apresentará ao consumidor as condições vigentes do seu plano paraque ele possa exercer a opção maisadequada à sua conveniência.

BenefícioVocê pode escolher como receberá sua poupança acumulada.

Page 15: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

13

De acordo com o regulamento do plano, podem ser oferecidas várias opções de renda, para a escolha do consumidor. A opção pela renda deverá ser exercida em função das expectativas e da situação do consumidor no momento do seu recebimento. Por exemplo, o seu estado de saúde; a existência ou não de outras fontes de rendimento; existência ou não de dependentes financeiros, dentre outras. As principais formas de renda são:

Vitalícia: a renda é recebida pelo consumidor, periodicamente, enquanto estiver vivo. Em caso de falecimento do consumidor, não há pagamento aos seus beneficiários.

Formas de Renda Escolha uma das opções para receber sua poupança acumulada.

Page 16: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

14

Vitalícia com prazo mínimo garantido: a renda é recebida pelo consumidor, periodicamente, enquanto estiver vivo. Em caso de falecimento do consumidor, durante o prazo mínimo garantido (defi nido no contrato), a renda será paga aos seus benefi ciários até o fi nal deste prazo.

Vitalícia Reversível: a renda é recebida pelo consumidor, periodicamente, enquanto estiver vivo. Após o falecimento do consumidor, um percentual do valor da renda é revertido (pago) aos seus benefi ciários.

Temporária: a renda é recebida pelo consumidor, durante o período escolhido por ele, desde que esteja vivo. Em caso de falecimento do consumidor, não há pagamentoaos seus benefi ciários.

Page 17: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

15

Vários fatores influenciam o valor da renda periódica: o valor da reserva acumulada; a idade do consumidor; a idade dos beneficiários, se for o caso; a forma de renda escolhida pelo consumidor; taxa de juros, entre outros. Após o início do recebimento do benefício, o valor da renda será reajustado anualmente pelo índice de preços previsto no regulamento do plano. O valor da renda poderá ser acrescido de parte dos resultados financeiros, se previstos pelo plano.

Valor da Renda Conheça os fatores que influenciam o valor da renda periódica.

Por Prazo Certo: a renda é recebida pelo consumidor, durante o período escolhido. Em caso de falecimento do consumidor, a renda será paga aos seus beneficiários até o término desse período.

Page 18: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

16

Alguns planos oferecem a possibilidadede participação do consumidor nosresultados fi nanceiros, durante o períodode recebimento da renda.

Esse resultado é calculado pela diferença entre a taxa de juros estabelecida para o cálculo da renda e a rentabilidade efetiva auferida pela aplicação dos correspondentes recursos.

Recomenda-se verifi car junto àSeguradora | Entidade se o plano quevocê deseja adquirir possui esta possibilidadee de que forma ela está estruturada.

Resultados FinanceirosVocê terá participação nos resultados fi nanceiros do plano?

Page 19: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

17

O plano será cancelado quando o consumidor solicitar o resgate total ou a portabilidade total.

A Seguradora | Entidade também poderá cancelar o plano, efetuando o pagamento do resgate total, na hipótese de, durante o período de formaçãoda reserva, o valor acumulado tornar-se inferior ao valor mínimo fi xado no regulamento do plano.

Durante o período de recebimento do benefício,o plano não poderá ser cancelado.

CancelamentoCondições para cancelamentodo contrato.

Page 20: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

18

Por se tratar de plano de previdência complementar, sujeito a tratamento tributário específi co, este produto é indicado paraquem utiliza o Formulário Completo da Declaração Anual do Imposto de RendaPessoa Física – IRPF.

Durante a fase de formação da reserva:a soma dos depósitos realizados em planos de previdência complementar, no ano civil, poderá ser deduzida da base de cálculo, até o limite de 12% da renda bruta anual da pessoa. Esta é a principal diferença entre PGBL e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Observação: Se você não declara o seu Imposto de Renda em formulário completo ou se já atingiu o limite de 12% da renda bruta anual,é recomendável a contratação de um VGBL.

Aspectos TributáriosDeduza seus depósitos nocálculo do IR.

Page 21: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

19

No momento do resgate e/ou recebimento do benefício: na contratação do plano, o consumidor deverá optar por um dos regimes tributários disponíveis (Progressivo ou Regressivo), para definir o critério e a alíquota do Imposto de Renda que incidirá sobre o valor total recebido a título de resgate ou de benefício. Depois de realizada escolha do regime tributário não há possibilidade de alteração.

Regime Progressivo No momento do resgate: a tributação ocorre na fonte, à alíquota de 15%, com posterior ajuste na Declaração Anual do Imposto de Renda. Para fins de ajuste, são aplicadas as alíquotas previstas na Tabela do Imposto de Renda (a mesma utilizada para tributação de rendimentos de pessoa física), que variam em função do valor total recebido a título de resgate.

Page 22: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

20

No momento do recebimento do benefício: a tributação ocorre na fonte, sendo aplicadas as alíquotas previstas na Tabela do Imposto de Renda (a mesma utilizada para tributaçãode rendimentos de pessoa física), que variamem função do valor total recebidoa título de benefício.

Regime RegressivoA tributação ocorre na fonte, sem possibilidade de posterior ajuste na declaração anual do Imposto de Renda. As alíquotas são decrescentes em função do tempo de permanência de cada depósito no plano, considerado o tempo decorrido, depósito a depósito, mesmo quando houver portabilidade.Mais informações devem ser obtidas junto à Seguradora.

Page 23: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

21

Serão fornecidas aos consumidores ou a seus beneficiários, conforme o caso, durante as fases de formação da reserva e de recebimento da renda, uma série de informações fundamentais ao acompanhamento do plano, tais como: detalhamento técnico do produto e dos respectivos benefícios; depósitos efetuados; valores de carregamento cobrados; características do fundo de investimento especialmente constituído; rentabilidades auferidas; informações necessárias ao preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF; valores portados de/para outros planos; valores resgatados; valores recebidos a título de benefício; valores eventualmente creditados a título de participação nos resultados financeiros do plano; entre outras.

O consumidor poderá, a qualquer tempo, requerer à Seguradora | Entidade essas ou outras informações que considere necessárias.

Informações aos consumidores Fique atento às informações que você receberá da sua Seguradora | Entidade.

Page 24: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

22

Este documento apresenta as principais características do plano em referência.Para obter mais informações, acesse:

Site: (colocar o site).

Telefones:SAC - 0000000000Ouvidoria - 0000000000Atendimento para defi cientes físicos - 0000000000

ContatosTire suas dúvidas.

Page 25: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Previdência Privada Complementar Aberta | PGBL

23

Este produto foi registrado na Superintendência de Seguros Privados – Susep sob o nº (colocar número do processo Susep).

A aprovação deste título pela Susep não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua aquisição, representando, exclusivamente, sua adequação às normas em vigor.

Detalhes da Autorização do Produto Este produto foi corretamente registrado na Susep.

Data da PublicaçãoEmissão das Informações.

As informações contidas no detalhamento deste documento foram emitidas em (Dia, Mês, Ano).

Page 26: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Jorge Hilário Gouvêa VieiraPresidente CNseg

Marco Antonio da S. BarrosPresidente FenaCap

Marco Antonio RossiPresidente FenaPrevi

Marcio Serôa de A. CoriolanoPresidente FenaSaúde

Jayme Brasil GarfinkelPresidente FenSeg

Page 27: Livreto pgbl%20 prevcomplementar

Participantes do Grupo de Trabalho dos Pontos-Chave: • Rita Batista - Bradesco Capitalização | FenaCap – Coordenadora do GT

• Anita Assis - Golden Cross Assistência Internacional de Saúde | FenaSaúde

• Guilherme Callado - Bradesco Seguros | FenSeg

• Manoel Machado - Bradesco Saúde | FenaSaúde

• Maria Elena Bidino - CNseg

• Ricardo Tavares Pereira - CNseg

Convidados Especialistas dos Produtos VGBL e PGBL:• Alexandre Penner - FenaPrevi

• Beatriz Piñero Herranz - FenaPrevi

• João Batista Mendes Angelo - BrasilPrev | FenaPrevi

• Luiz Peregrino Fernandes Vieira da Cunha - FenaPrevi

• Márcia de Alcântara Rezende - Icatu Seguros | FenaPrevi

• Renata da Silva Mendes - FenaPrevi

• Thereza Christina Moreno de Oliveira - Prudential do Brasil | FenaPrevi

Criação e Projeto Gráfico

Bethe B. Comunicação

Page 28: Livreto pgbl%20 prevcomplementar