liturgia das horas

19

Click here to load reader

Upload: congregacao-irmazinhas-da-imaculada-conceicao

Post on 31-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Liturgia das Horas

TRANSCRIPT

Page 1: Liturgia das Horas

Liturgia das Horas

SOLENIDADE

LITUGIA DO COMUM DAS VIRGENS

I Vésperas

SalmodiaAnt. 1ª –Vinde, filhas, ao encontro do Senhor, e sobre vós há de brilhar a sua luz.

Salmo 112

-Louvai, louvai, ó servos do Senhor, * louvai, louvai o nome do Senhor!-Bendito seja o nome do Senhor, * agora e por toda a eternidade!-Do nascer do sol até o seu ocaso,* louvado seja o nome do Senhor!

-O Senhor está acima das nações,* sua glória vai além dos altos céus.-Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono* e se inclina para olhar o céu e a terra?-Levanta a poeira o indigente* e do lixo ele retira o pobrezinho,-Para fazê-lo assentar-se com os nobres,* assentar-se com os nobres do seu povo.-Faz a estéril, mãe feliz em sua casa, * vivendo rodeada de seus filhos.

Ant.- Vinde, filhas, ao encontro do Senhor, e sobre vós há de brilhar a sua luz.

Ant. 2ª – De todo o coração vos seguiremos, com respeito procurando a vossa face; ó Senhor, não seja vã nossa esperança!

Salmo 147

-Glorifica o Senhor, Jerusalém!* Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!

-Pois reforçou com segurança as tuas portas,* E os teus filhos em teu seio abençoou;-a paz em teus limites garantiu- E te dá como alimento a flor do trigo.

-Ele envia suas ordens para a terra,* E a palavra que ele diz corre veloz;-ele faz cair a neve como lã*

Page 2: Liturgia das Horas

E espalha a geada como cinza.-Como de pão lança as migalhas do granizo,* A seu frio ficam as águas congeladas.-Ele envia sua palavra e as derrete,* Sopra o vento e de novo as água correm.

-Anuncia a Jacó sua palavra,* Seus preceitos e suas leis a Israel.-Nenhum povo mereceu tanto carinho,* A nenhum outro revelou seus preceitos.

Ant. –De todo o coração vos seguiremos, com respeito procurando a vossa face; ó Senhor, não seja vã nossa esperança!

Ant.3ª – Alegrai-vos, ó virgens de Cristo, no gozo das bodas eternas!

Cântico- Ef 1,3-10

-Bendito e louvado seja Deus, * O Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso,- que do alto céu nos abençoou em Jesus Cristo Com benção espiritual de toda sorte!

(R. Bendito sejais vós, nosso Pai, que nos abençoastes em Cristo!)

-Foi em Cristo que Deus Pai nos escolheu,* Já bem antes de o mundo ser criado,-para que fôssemos,perante a sua face,* Sem mácula e santos pelo amor. (R)

-Por livre decisão de sua vontade, + Predestinou-nos, através de Jesus Cristo,* A sermos nele os seus filhos adotivos,-para o louvor e para a glória de sua graça,* Que em seu Filho bem-amado nos doou. (R)

-É nele que nós temos redenção,* Dos pecados remissão pelo sangue.-Sua graça transbordante e inesgotável + Deus derrama sobre nós com abundância,* De saber e inteligência nos dotando. (R)

-E assim, ele nos deu a conhecer * O mistério de seu plano e sua vontade,-que propusera em seu querer benevolente,* Na plenitude dos tempos realizar:-o desígnio de, em Cristo, reunir * Todas as coisas: s da terra e as do céu. (R)

Ant. –Alegrai-vos, ó virgens de Cristo, no gozo das bodas eternas!

Page 3: Liturgia das Horas

Palavra de Deus: 1Cor 7,32b.34a

O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. Do mesmo modo a mulher não casada e jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito.

Responsório Breve

R. O Senhor é minha herança,* É a parte que escolhi. R. O Senhor.V. O Senhor é muito bom para quem confia nele.R. É a parte.V. Glória ao Pai. R. O Senhor.

Cântico Evangélico – Ant.- A virgem prudente que estava aguardando, com lâmpada acesa, o Esposo chegar, com ele entrou para as bodas eternas.

Magnificat – Lc 1,46-55

-A minha alma engrandece o Senhor* E exulta o meu espírito em Deus, meu Salvador,-porque olhou para a humildade de sua serva,* Doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

-O Poderoso fez em mim maravilhas * E Santo é o seu nome!-Seu amor, para sempre se estende,* Sobre aqueles que o temem;

-manifesta o poder de seu braço,* Dispersa os soberbos;-derruba os poderosos de seus trionos* E eleva os humildes;

-sacia de bens os famintos* Despede os ricos sem nada.-Acolhe Israel, seu servidor, * Fiel ao seu amor,

-como havia prometido aos nossos pais, * Em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

-Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, * Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Cântico Evangélico – Ant.- A virgem prudente que estava aguardando, com lâmpada acesa, o Esposo chegar, com ele entrou para as bodas eternas.

PrecesCom alegria, celebremos a Cristo, que louvou quem guarda a virgindade por causa do Reino dos céus; e lhe peçamos:

Page 4: Liturgia das Horas

R. Jesus, rei das virgens, ouvi-nos!

Cristo, que chamastes à vossa presença de único Esposo a Igreja como virgem casta, - tornai-a santa e imaculada. R.

Cristo, ao vosso encontro as santas virgens saíram com lâmpadas acesas;- não permitais que venha a faltar o óleo da fidelidade nas lâmpadas de vossas servas consagradas. R.

Senhor, em vós a Igreja virgem guardou sempre uma fé íntegra e pura;-concedei a todos os cristãos a integridade e a pureza da fé. R.

Dais ao vosso povo regozijar-se com a festa daSanta Paulina;-que ele possa sempre alegrar-se com a sua intercessão. R.

(intenções livres)

Recebestes as santas virgens para a ceia de vossas núpcias eternas;-admiti com bondade no banquete celeste, os nossos irmãos falecidos.

Pai Nosso...

OraçãoDeus eterno e todo poderoso que preparastes vosso reino para os humildes e pequenos, e conduzistes Santa Paulina, virgem, à santidade, através do trabalho e da oração, concedei, por sai intercessão, que servindo-vos de todo o coração nos irmãos, consigamos a plenitude de vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.R. Amém.

Ofício das Leituras

Antífonas:

R. O Senhor, Rei das virgens, vinde, adoremos!ouR. Adoremos o Cordeiro, a quem as virgens sempre seguem

Sl 94 – Convite ao louvor de Deus- Vinde, exultemos de alegria no Senhor, * Aclamemos o Rochedo que nos salva!- Ao seu encontro caminhemos com louvores,* e com cantos de alegria o celebremos!(Repete-se a antífona)

-Na verdade, o Senhor é o grande Deus*

Page 5: Liturgia das Horas

O grande Rei, muito maior que os deuses todos.-Tem nas mãos as profundezas dos abismos * E as alturas das montanhas lhe pertencem;- O mar é dele, pois ele o fez * E a terra firme suas mãos a modelaram.(Repete-se a antífona)

- Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, * e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!- Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor + E nós somos o seu povo e seu rebanho, * As ovelhas que conduz com sua mão.(Repete-se a antífona)

- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:+ “Não fecheis os corações como em Meriba, * Como em Massa, no deserto, aquele dia,- em que outrora vossos pais me provocaram, * Apesar de terem visto as minhas obras”.(Repete-se a antífona)

-Quarenta anos desgostou-me aquela raça + E eu disse: “Eis um povo transviado, * Seu coração não conheceu os meus caminhos” !- E por isso lhes jurei minha ira: * “Não entrarão no meu repouso prometido”!

Glória ao Pai...

Antífonas:

R. O Senhor, Rei das virgens, vinde, adoremos!ouR. Adoremos o Cordeiro, a quem as virgens sempre seguem

Segunda Leitura

Carta de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, por ocasião da fundação do hoje Educandário Sagrada Família, na Capital do Estado de São Paulo, Brasil.

Caríssimas Filhas no Senhor!Amemos a Jesus e nada mais!

Devendo eu, por várias circunstâncias, ser chamada pela santa obediência, ao Estado de São Paulo, sinto no coração um desejo de consolar a todas com algumas palavras, que de todo coração vos teria dito antes de minha partida, mas que, pela santa obediência, fora impedida de fazê-lo.Consolai-vos porque Nosso Senhor faz tudo para que nossa Congregação adquira nome e se estenda em outros lugares e assim tenhamos mais facilidade para todas nós e para o bem de muitas almas.

Page 6: Liturgia das Horas

Porém, para obter estas e juntamente outras graças, precisa que todas nós paguemos o nosso tributo ao nosso caro Jesus bendito no cumprimento de nossas santas Constituições e no aumento da caridade e amor de Deus, fazendo tudo por Jesus e com Jesus, reconhecendo as nossas Irmãs e os nossos próximos como a pessoa de Jesus...Sei bem que esta minha ausência trará para vós um pouco de amargura e de desalento; fazei-vos coragem, que tudo irá bem com a graça de Deus. É tempo e hora de fazer-se fortes, rompendo também todos os laços que amarram o coração, porque o Coração de Jesus o quer todo para si e quer que comecemos no seu serviço como verdadeiras servas, sem consolação. De novo, fazei-vos coragem; servi hoje e sempre o Nosso Esposo Jesus com suma alegria e rezai sempre, todas, indistintamente por mim, pelo aumento espiritual da Congregação e vereis que com o nosso bom procedimento, Deus aumentará as bênção celestes sobre mim e sobre toda a Congregação, presente e futura. Finalmente não deixeis de fazer isto: obedecei, rezai e fazei-vos grandes servas de Deus, fortes, submissas e indiferentes a todo lugar, ofício, saúde ou doença. O nosso desejo seja sempre sofrer com Jesus.

Responsório:

R. Isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos: * E os seus mandamentos não são pesados.V. Nada é mais suave do que guardar os mandamentos do Senhor, * E os seus mandamentos.

OraçãoDeus eterno e todo poderoso que preparastes vosso reino para os humildes e pequenos, e conduzistes Santa Paulina, virgem, à santidade, através do trabalho e da oração, concedei,por sua intercessão, que servindo-vos de todo o coração nos irmãos, consigamos a plenitude de vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.R. Amém

Laudes

V. Vinde ó Deus, Glória ao Pai. Como era.

Hino

Com tua lâmpada acesa,Viste chegar o Senhor:Do Esposo sentas-te à mesa,Cheia de graça e esplendor.

Para uma eterna aliança,Põe-te no dedo um anel;Cessam a fé e a esperança:Belém se torna Betel.

Dá que aprendamos contigoTer sempre os olhos nos céus:Calcar o mundo inimigo,

Page 7: Liturgia das Horas

Buscar a Glória de Deus.

Jesus nos dê, por Maria, que como Mãe te acolheu, Tê-lo na terra por guia,Ao caminhar para o céu.

Ao Pai e ao Espírito glória,Ao Filho o mesmo louvor,Pois virginal é a vitóriaDa que desposa o Senhor.

Salmodia

Ant.1ª – Eu me decido livremente pelo Cristo: com ardente coração quero amá-lo e desejo estar com ele para sempre.

Sl 62,2-9 – Sede de Deus“ A presença de Deus me é tão íntima que me parece impossível perdê-la e esta presença causa na minha alma uma alegria que não posso explicar”.(Santa Paulina)

- Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! * Desde a aurora ansioso vos busco!- A minha alma tem sede de vós + Minha carne também vos deseja. * Como terra sedenta e sem água!

- Venho, assim, contemplar-vos no templo, * Para ver vossa glória e poder.- Vosso amor vale mais do que a vida: * E por isso meus lábios vos louvam.

- Quero, assim, vos louvar pela vida, * E elevar para vós minhas mãos!- A minha alma será saciada, * Como em grande banquete de festa;- cantará a alegria em meus lábios, * Ao cantar para vós meu louvor!

- Penso em vós no meu leito, de noite, * Nas vigílias suspiro por vós!- Para mim fostes sempre um socorro; * De vossas asas à sombra eu exulto!- Minha alma se agarra em vós; * Com poder vossa mão me sustenta...

Ant. – Eu me decido livremente pelo Cristo: com ardente coração quero amá-lo e desejo estar com ele para sempre.

Page 8: Liturgia das Horas

Ant.2ª – Bendizei o Senhor, santas virgens, que chama ao amor indiviso e coroa em vós os seus dons!

Ct. Dn – 3,57-88.56 – Louvor das criaturas ao Senhor“ Ó Senhor, a última de vossas filhas quer ser sempre a última, para estar mais perto de vós, meu caro Jesus” (Santa Paulina)

- Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!- Céus do Senhor, bendizei o Senhor! Anjos do Senhor, bendizei o Senhor! *

R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!ou R. A Ele glória e louvor eternamente!

-Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * Potências do Senhor, bendizei o Senhor!- Lua e sol, bendizei o Senhor! (R.)

- Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * Brisas e ventos, bendizei o Senhor!- Fogo e calor, bendizei o Senhor! * Frio e ardor, bendizei o Senhor! (R.)

- Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * Geada e frio, bendizei o Senhor!- Gelos e neves, bendizei o Senhor! * Noites e dias, bendizei o Senhor ! (R.)

- Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * Raios e nuvens, bendizei o Senhor! Ilhas e terra, bendizei o Senhor ! * Louvai-o e exultai-o pelos séculos sem fim! (R.)

- Montes e colinas, bendizei o Senhor! * Plantas da terra, bendizei o Senhor!- Mares e rios, bendizei o Senhor! Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! * (R.)

- Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * Pássaros do céu, bendizei o Senhor!- Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * Filhos dos homens, bendizei o Senhor. (R.)

- Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!- Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor !* Servos do Senhor, bendizei o Senhor (R.)

Page 9: Liturgia das Horas

- Alma dos justos, bendizei o Senhor! * Santos e humildes, bendizei o Senhor!- Jovens Misael, Ananias e Azarias, * Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim! (R.)

- Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * Louvemos e exaltemos, pelos séculos sem fim!- Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * Sois digno de louvor e de glória eternamente! (R.)

No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai.

Ant. – Bendizei o Senhor, santas virgens, que vos chama ao amor indiviso e coroa em vós os seus dons!

Ant. 3ª – Exultem os fiéis em sua glória, pois a carne e o sangue superaram e alcançaram a vitória sobre o mundo.

Sl 149 – Felicidade dos que esperam no Senhor“ Vamos em frente! O Senhor não deixará de nos ajudar. É Deus quem faz tudo” (Santa Paulina)

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * E o seu louvor na assembléia dos fiéis!- Alegre-se Israel em Quem o fez, * E Sião se rejubile no seu Rei!- Com danças glorifiquem o seu nome, * Toquem harpa e tambor em sua honra!

- Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * E coroa com vitória os seus humildes- Exultem os fiéis por sua glória, * E cantando se levantem de seus leitos,- com louvores do Senhor em sua boca * E com espadas de dois gumes em sua mão,

- Para exercer sua vingança entre as nações * E infligir o seu castigo entre os povos,- colocando nas algemas os seus reis, * Seus nobres entre ferros e correntes,- para aplicar-lhes a sentença já escrita: *- Eis a glória para todos os seus santos.

Ant. – Exultem os fiéis em sua glória, pois a carne e o sangue superaram e alcançaram a vitória sobre o mundo.

Palavra de Deus – Ct 8,7

Page 10: Liturgia das Horas

Águas torrenciais jamais apagarão o amor, nem rios poderão afoga-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, seria tratado com desprezo.

Responsório Breve ( Cf. Sl 26,8)

R. Senhor, é vossa face que eu procuro. *Meu coração fala convosco confiante. R. Senhor.V. Senhor, não me escondais a vossa face!R. Meu coração. V. Glória ao Pai. R. Senhor.

Cântico Evangélico- Lc 1,68-79

Ant. – A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo, na glória celeste. Como o sol, ela brilha entre os coros dar virgens.

-Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * Que a seu povo visitou e libertou;- e fez surgir um poderoso Salvador * Na casa de Davi, seu servidor,

- como falara pela boca de seus santos, * Os profetas, desde os tempos mais antigos,- para salvar-nos do poder dos inimigos, * E da mão de todos quantos nos odeiam.

- Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * Recordando a sua santa Aliança- e o juramento a Abraão, o nosso pai, * De conceder-nos que, libertos do inimigo,- a ele nós sirvamos sem temor + Em santidade e justiça diante dele, * Enquanto perdurarem nossos dias.

- Serás profeta do Altíssimo, ó menino, + Pois irás andando à frente do Senhor * Para aplainar e preparar os seus caminhos,- anunciado ao seu povo e salvação, * Que está na remissão de seus pecados;

- pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar- lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas- e na sombra da morte estão sentados * e no caminho da paz guiar nossos passos.

Glória ao Pai...

Page 11: Liturgia das Horas

Ant. – A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste. Como sol, ela brilha entre os coros dar virgens.

PrecesGlorifiquemos a Cristo, esposo e prêmio das virgens; e lhe supliquemos com fé:

R. Jesus, prêmio das virgens, ouvi-nos!

Cristo, amado pelas virgens como único Esposo,- concedei que nada nos separe do vosso amor. R.

Coroastes Maria, como Rainha das virgens;- concedei-nos por sua intercessão, que vos sirvamos sempre de coração puro. R.

Por intercessão de vossas servas, que a vós se consagraram de todo o coração para serem santas de corpo e alma,- concedei que jamais a instável figura deste mundo nos afaste de vós. R.

Senhor Jesus, esposo por cuja vinda as virgens prudentes esperam sem desanimar,- concedei que vos aguardemos vigilantes na esperança. R.

Por intercessão de Santa Paulina, uma das virgens sábias e prudentes, - concedei-nos sabedoria e uma vida sem mancha. R.

(intenções livres)

Pai Nosso...

OraçãoDeus eterno e todo poderoso, que preparastes vosso reino para os humildes e pequenos, e conduzistes Santa Paulina, virgem, à santidade, através do trabalho e da oração, concedei, por sua intercessão, que servindo-vos de todo o coração nos irmãos, consigamos a plenitude de vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.R. Amém.

II Vésperas

Hino:

Jesus, coroa das virgens,Por Virgem e Mãe concebido,Perdoai os nosso pecados,Atendei o nosso pedido!

Por entre as virgens passando,Entre alvos lírios pousais,E a todas elas saudandoO prêmio eterno entregais.

Page 12: Liturgia das Horas

Por toda a parte onde fordes,As virgens seguem cantando,E os mais suaves louvoresVão pelo céu ressoando.

Nós vos pedimos a graçaDe um coração sem pecado,Qual diamante sem jaça,Por vosso amor transformado

Ao Pai e ao Espírito unido,Vos adoramos, ó Filho:Por Virgem Mãe concebido,Das virgens todas auxílio.

Ant. 1ª – Consagrei-me totalmente a vós, Senhor, divino Esposo! Agora vou ao vosso encontro, tendo acesa a minha lâmpada.

Sl 121- Jerusalém, cidade santa“ Só quero o meu Jesus a quem tanto amo” (Santa Paulina)

- Que alegria, quando ouvi que me disseram: * “Vamos à casa do Senhor”!- E agora nossos pés já se detêm, * Jerusalém, em tuas portas.

- Jerusalém, cidade bem edificada, * Num conjunto harmonioso;- para lá sobem as tribos de Israel, * as tribos do Senhor.

- Para louvar, segundo a lei de Israel, * o nome do Senhor.- A sede de justiça lá está * e o trono de Davi.

- Rogai que viva em paz Jerusalém, * e em segurança os que te amam!- Que a paz habite dentro de teus muros, * Tranqüilidade em teus palácios!

- Por amor a meus irmãos e meus amigos,* Peço: “A paz esteja em ti”!-Pelo amor que tenho à casa do Senhor, * Eu te desejo todo bem!

Ant. – Consagrei-me totalmente a vós, Senhor, divino Esposo! Agora vou ao vosso encontro, tendo acesa a minha lâmpada.

Ant. 2ª – Felizes os puros em seu coração, porque eles verão o seu Deus face a face.

Page 13: Liturgia das Horas

Sl 126 – O trabalho sem Deus é inútil“Estou contente em estar onde a santa obediência me mandou” (Santa Paulina)

-Se o Senhor não construir a nossa casa, * Em vão trabalharão seus construtores;-Se o senhor não vigiar nossa cidade, * Em vão vigiarão as sentinelas!

-É inútil levantar de madrugada, * Ou à noite retardar vosso repouso,-para ganhar o pão sofrido do trabalho, * Que a seus amados Deus concede enquanto dormem.

-Os filhos são a benção do Senhor, * O fruto das entranhas, sua dádiva.-Como flechas que um guerreiro tem na mão, * São os filhos de um casal de esposos jovens.

-Feliz aquele pai que com tais flechas * Consegue abastecer a sua aljava!-Não será envergonhado ao enfrentar * Seus inimigos junto às portas da cidade.

Ant. – Felizes os puros em seu coração, porque verão o seu Deus face a face.

Ant. 3ª – A minha firmeza é a força de Cristo; o meu fundamento é a Pedra angular.

Cântico- Ef 1,3-10

-Bendito e louvado seja Deus, * O Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso,-que do alto céu nos abençoou em Jesus Cristo Com benção espiritual de toda sorte!

(R. Bendito sejais vós, nosso Pai,Que nos abençoastes em Cristo!)

-Foi em Cristo que Deus Pai nos acolheu, * Já bem antes de o mundo ser criado,-para que fôssemos, perante a sua face, * Sem mácula e santos pelo amor. ( R)

-Por livre decisão de sua vontade, + Predestinou-nos, através de Jesus Cristo, * A sermos nele os seus filhos adotivos,-Para o louvor e para a glória de sua graça, * Que em seu Filho bem-amado nos doou. ( R)-É nele que nós temos redenção, * Dos pecados remissão pelo seu sangue.-Sua graça transbordante e inesgotável +

Page 14: Liturgia das Horas

Deus derrama sobre nós com abundância, *De saber e inteligência nos dotando. (R )

-E assim, ele nos deu a conhecer * O mistério de seu plano e sua vontade,-que propusera em seu querer benevolente, * Na plenitude dos tempos realizar:-o desígnio de, em Cristo, reunir * Todas as coisas: as da terra e as do céu. (R )

Ant. – A minha firmeza é a força de Cristo; o meu fundamento é a Pedra angular.

Palavra de Deus: 1Cor 7,32.b. 34ª

O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito.

Responsório Breve

R. As virgens amigas ao Rei se dirigem, * entre cantos de festa e com grande alegria. R. As virgens. V. Ingressam, então, no palácio do Rei. * R. Entre cantos. V. Glória ao Pai. R. As virgens.

Cântico Evangélico – Ant. – Oh! Vinde, esposa de Cristo, recebei a coroa da glória que o Senhor preparou para sempre.

Magnificat – Lc 1,46-55

-Aminha alma engrandece o Senhor * E exulta o meu espírito em Deus, meu Salvador,-porque olhou para a humildade de sua serva, * Doravante as gerações hão de chamar-me bendita.

-O Poderoso fez em mim maravilhas * E Santo é o seu nome!-Seu amor, para sempre se estende, * Sobre aqueles que o teme;

-manifesta o poder de seu braço, * Dispersa os soberbos;-derruba os poderosos de seus tronos * E eleva os humildes;

-sacia de bens os famintos * Despede os ricos sem nada.-Acolhe Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,

-como havia prometido aos nossos pais, - em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Page 15: Liturgia das Horas

-Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, * Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Cântico Evangélico – Ant. – Oh!vinde, esposa de Cristo, recebei a coroa da glória que o Senhor preparou para sempre.

PrecesCom alegria, celebremos a Cristo, que louvou quem guarda a virgindade por causa do reino dos céus; e lhe peçamos:

R. Jesus, rei das virgens, ouvi-nos!

Cristo, que chamastes à vossa presença de único Esposo a Igreja como virgem casta,-tornai-a santa e imaculada. R.

Cristo, ao vosso encontro as santas virgens saíram com lâmpadas acesas;-não permitais que venha a faltar o óleo da fidelidade nas lâmpadas de vossasServas consagradas. R.

Senhor, em vós a Igreja virgem guardou sempre uma fé íntegra e pura;-concedei a todos os cristãos a integridade e a pureza da fé. R.

Dais ao vosso povo regozijar-se com a festa da Santa Paulina;-que ele possa sempre alegrar-se com a sai intercessão. R.

(intenções livres)

Recebestes as santas virgens para a ceia de vossas núpcias eternas;-admiti com bondade no banquete celeste, os nossos irmãos falecidos.

Pai Nosso...

OraçãoDeus eterno e todo poderoso que preparastes vosso reino para os humildes e pequenos, e conduzistes Santa Paulina, virgem, à santidade, através do trabalho e da oração, concedei, por sua intercessão, que servindo-vos de todo o coração nos irmãos, consigamos a plenitude de vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.R. Amém.