literatura.docx

3
Nome: O Mercador de Veneza Autor: William Shakespeare Adaptação: Leonardo Chianca Ilustrações: Sergio Martinez Número de páginas: 120 Ano: 2008 Editora: Difusão Cultural do Livro Ltda. Resumo da obra: Antônio era um rico comerciante que vivia em Veneza e tinha Bassânio como seu melhor amigo. Bassânio desejava cortejar uma moça rica que vivia em Belmonte, mas precisava de dinheiro, já que estava falido, então pediu a seu amigo Antônio. Mas ele possuía toda sua riqueza espalhada em navios navegando pelos mares, foi então que tiveram a idéia de pedia a um agiota judeu chamado Shylock três mil ducados. Shylock odiava Antônio por fazer parte de outra religião e estar sempre menosprezando ele, mas mesmo assim emprestou-lhe o dinheiro, por garantia ou por vingança colocou a condição de que se Antônio não pagasse em três meses a dívida, Shylock poderia tirar uma libra de carne de Antônio. Bassânio então partiu para Belmonte junto com Graziano, que desejava cortejar a assistente de Pórcia chamada Nerissa. Chegando ao palácio, Bassânio se deparou com três baús, que já haviam mandado embora vários homens e príncipes que tentaram descobrir a charada imposta pelo pai de Pórcia a fim de que o homem mais sábio se casasse com sua filha. Bassânio analisou os três baús e escolheu o de chumbo que era o correto, muito feliz, Bassânio beija sua amada Pórcia e Graziano beija Nerissa. Ao meio de seu beijo Bassânio recebe a notícia de que Antônio perdeu seus navios, não teve como pagar Shylock e estavam se preparando para um grande julgamento para condenar Antônio.

Upload: felipe-marlon

Post on 27-Dec-2015

16 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: literatura.docx

Nome: O Mercador de Veneza

Autor: William Shakespeare

Adaptação: Leonardo Chianca

Ilustrações: Sergio Martinez

Número de páginas: 120

Ano: 2008

Editora: Difusão Cultural do Livro Ltda.

Resumo da obra:Antônio era um rico comerciante que vivia em Veneza e tinha Bassânio

como seu melhor amigo.Bassânio desejava cortejar uma moça rica que vivia em Belmonte, mas

precisava de dinheiro, já que estava falido, então pediu a seu amigo Antônio. Mas ele possuía toda sua riqueza espalhada em navios navegando pelos mares, foi então que tiveram a idéia de pedia a um agiota judeu chamado Shylock três mil ducados. Shylock odiava Antônio por fazer parte de outra religião e estar sempre menosprezando ele, mas mesmo assim emprestou-lhe o dinheiro, por garantia ou por vingança colocou a condição de que se Antônio não pagasse em três meses a dívida, Shylock poderia tirar uma libra de carne de Antônio.

Bassânio então partiu para Belmonte junto com Graziano, que desejava cortejar a assistente de Pórcia chamada Nerissa. Chegando ao palácio, Bassânio se deparou com três baús, que já haviam mandado embora vários homens e príncipes que tentaram descobrir a charada imposta pelo pai de Pórcia a fim de que o homem mais sábio se casasse com sua filha. Bassânio analisou os três baús e escolheu o de chumbo que era o correto, muito feliz, Bassânio beija sua amada Pórcia e Graziano beija Nerissa.

Ao meio de seu beijo Bassânio recebe a notícia de que Antônio perdeu seus navios, não teve como pagar Shylock e estavam se preparando para um grande julgamento para condenar Antônio.

Bassânio e Graziano partiram para Veneza no tribunal de Antônio, enquanto Pórcia e Nerissa arquitetavam um plano de se disfarçarem de homens para ajudar no julgamento de Antônio.

Já no tribunal o Conde, os jurados e os amigos de Antônio faziam de tudo para que Shylock desistisse dessa maluquice. Bassânio, que havia recebido muito dinheiro de Pórcia para livrar Antônio, ofereceu-lhe dez vezes o valor inicial, e mesmo assim o judeu custava a desistir. Até que no meio do tribunal surge um mensageiro e um jovem sábio, que não passavam de Pórcia e Nerissa disfarçadas, para ajudar no caso. O mensageiro anunciou que o velho sábio não pode estar presente, mas que mandou um jovem para substituí-lo.

Page 2: literatura.docx

Depois de muita discussão no tribunal o jovem sábio (Nerissa) achou uma solução, Shylock poderia levar a libra de carne que desejava, mas se derramar nenhuma gota de sangue. Shylock desistiu da maluquice e ainda teve de pagar multa, mudar de religião e garantir a herança para sua filha Jéssica que havia fugido de casa com um cristão.

Na volta à Belmonte Bassânio e Graziano tiveram de dar os anéis que receberam de suas esposas para o mensageiro e para o jovem sábio. Pórcia e Nerissa deliciam-se do momento.

Já no palácio as duas fingiram-se extremamente ofendidas com a perda dos anéis, muito envergonhados, Bassânio e Graziano justificam a perda. Até que elas revelam o plano delas e perdoam eles, o que alivia Antônio, que sentia-se culpado pela situação causada.

Personagens:Antônio - um rico mercador cristão que tinha sua fortuna espalhada pelos mares.Bassânio - um aristocrata que tinha perdido toda sua fortuna.Shylock - um agiota judeu, que odeia os cristãos.Pórcia - uma rica herdeira que vive em Belmonte.Jéssica - filha de Shylock.Lorenzo – namorado de Jéssica.Nerissa – ajudante e melhor amiga de Pórcia.Graziano – amigo de Bassânio.

Tipo de narrador: 3ª pessoa

Local da história: Veneza e Belmonte

Tempo da obra: final do século XVI

Estrutura da obra:Começo: Bassânio tem como objetivo cortejar uma linda moça e para isso pede dinheiro emprestado para Antônio.Clímax: Tribunal em que Antônio é julgado e todos ficam nervosos em saber que ele estava à beira da morte e não podiam fazer nada.Desfecho: Pórcia e Nerissa disfarçadas salvam Antônio da morte com um argumento muito sábio de Pórcia.

Mensagem da obra: creio que a mensagem da obra seja acima de tudo, uma demonstração de como é importante ter bons amigos e conserva-los. Também passa uma crítica à justiça que nem sempre está certa. Mas também faz uma crítica ao preconceito, que acaba levando a consequências muito graves.

Apreciação crítica: indico esta obra para todas as pessoas por se tratar de uma história de fácil interpretação, que contagia o leitor, sempre esperando mais a cada página desta obra.

Page 3: literatura.docx

Interferências do leitor: eu não faria nenhuma mudança na obra, pois é de fácil entendimento, mas possui muita emoção.