linguagens, cÓdigos e suas tecnologias · uma alternativa no cartÃo-resposta. atenÇÃo marque as...

35
AVALIAÇÃO 3º s ANOS PROVA G ENEM 1º DIA 2 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES FORMANDO PARA A VIDA Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju SE Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005 12/09/2017 (3º Ano) Formar para a vida INSTRUÇÕES Para cada questão a seguir, apenas uma alternativa estará correta. Portanto o aluno deverá marcar apenas uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 45 Questão 01 ================================ Com a modernização das relações sociais e os novos equipamentos tecnológicos, a interação entre pessoas vem mudando drasticamente. O crescimento do uso das redes sociais mostra novos hábitos adotados na rotina das pessoas. A imagem abaixo mostra: (A) A evolução e modernização das redes sociais e como o seu uso pode auxiliar, principalmente, nas tarefas domésticas. (B) Os objetos comumente usados antes da popularização das redes sociais e a ―evolução‖ deles, comparada às funções atuais que possuem. (C) Como os objetos encontrados em casa se tornaram pouco úteis, pois com o uso das redes sociais, eles não são mais usados. (D) Como os antigos objetos e as redes sociais vivem harmonicamente lado ao lado, tendo o seu uso condicionado ao perfil do usuário. (E) Como as redes sociais podem ser aplicadas no ambiente escolar com o propósito de modernizar as atividades e atrair mais interesse dos jovens. Questão 02 ================================ http://senaabigail.blogspot.com.br/201 3/09/how-my-digital-footprint-will- affect-my.html Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. De acordo com a charge anterior, pode-se afirmar que o autor quis: (A) Mostrar que as pessoas estão tão conectadas que deixam de trabalhar para se dedicarem às redes sociais. (B) Criticar o uso excessivo do uso do Facebook, que acaba causando o rompimento de diversos relacionamentos. (C) Alertar que o uso de redes sociais de maneira inapropriada pode ter consequências fora do mundo virtual. (D) Divulgar o Facebook e o Youtube como forma de propaganda nas ruas, onde há um maior número de pessoas circulando. (E) Denegrir a imagem do governo por não incentivar o uso das redes sociais como forma de libertação para seus usuários.

Upload: lamanh

Post on 03-Dec-2018

256 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

2 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

INSTRUÇÕES

Para cada questão a seguir, apenas uma alternativa estará correta. Portanto o aluno deverá marcar apenas uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA.

ATENÇÃO

Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Questões de 01 a 45

Questão 01 ================================

Com a modernização das relações sociais e os novos equipamentos tecnológicos, a interação entre pessoas vem mudando drasticamente. O crescimento do uso das redes sociais mostra novos hábitos adotados na rotina das pessoas. A imagem abaixo mostra:

(A) A evolução e modernização das redes sociais e como o seu uso pode auxiliar, principalmente, nas tarefas domésticas.

(B) Os objetos comumente usados antes da popularização das redes sociais e a ―evolução‖ deles, comparada às funções atuais que possuem.

(C) Como os objetos encontrados em casa se tornaram pouco úteis, pois com o uso das redes sociais, eles não são mais usados.

(D) Como os antigos objetos e as redes sociais vivem harmonicamente lado ao lado, tendo o seu uso condicionado ao perfil do usuário.

(E) Como as redes sociais podem ser aplicadas no ambiente escolar com o propósito de modernizar as atividades e atrair mais interesse dos jovens.

Questão 02 ================================

http://senaabigail.blogspot.com.br/2013/09/how-my-digital-footprint-will-affect-my.html

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. De acordo com a charge anterior, pode-se afirmar que o autor quis:

(A) Mostrar que as pessoas estão tão conectadas que deixam de trabalhar para se dedicarem às redes sociais.

(B) Criticar o uso excessivo do uso do Facebook, que acaba causando o rompimento de diversos relacionamentos.

(C) Alertar que o uso de redes sociais de maneira inapropriada pode ter consequências fora do mundo virtual.

(D) Divulgar o Facebook e o Youtube como forma de propaganda nas ruas, onde há um maior número de pessoas circulando.

(E) Denegrir a imagem do governo por não incentivar o uso das redes sociais como forma de libertação para seus usuários.

Page 2: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 03 ================================

Do one thing for diversity and inclusion

The United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) is launching a campaign aimed at engaging people around the world

to Do One Thing to support Cultural Diversity and Inclusion. Every one of us can do ONE thing for diversity and inclusion;

even one very little thing can become a global action if we all take part in it.

Simple things YOU can do to celebrate the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development on May 21.

1. Visit an art exhibit or a museum dedicated to other cultures.

2. Read about the great thinkers of other cultures.

3. Visit a place of worship different than yours and participate in the celebration.

4. Spread your own culture around the world and learn about other cultures.

5. Explore music of a different culture.

There are thousands of things that you can do, are you taking part in it?

UNITED NATIONS ALLIANCE OF CIVILIZATIONS.

Disponível em: www.unaoc.org. Acesso em: 16 fev. 2013 (adaptado).

Internautas costumam manifestar suas opiniões sobre artigos on-line por meio da postagem de comentários. O comentário que exemplifica o engajamento proposto na quarta dica da campanha apresentada no texto é:

(A) ―Lá na minha escola, aprendi a jogar capoeira para uma apresentação no Dia da Consciência Negra.‖

(B) ―Outro dia assisti na TV uma reportagem sobre respeito à diversidade. Gente de todos os tipos, várias tribos.

Curti bastante.‖

(C) ―Eu me inscrevi no Programa Jovens Embaixadores para mostrar o que tem de bom em meu país e conhecer outras formas de ser.‖

(D) ―Curto muito bater papo na internet. Meus amigos estrangeiros me ajudam a aperfeiçoar minha proficiência em língua estrangeira.‖

(E) ―Pesquisei em sites de culinária e preparei uma festa árabe para uns amigos da escola. Eles adoraram, principalmente, os doces!‖

Questão 04 ================================

Reprodução

O domínio de uma língua estrangeira tem o poder de colocar o ser humano em contato com pessoas possivelmente desconhecidas, inseri-lo em uma nova cultura e em um mundo extraordinariamente novo e deslumbrante, permitindo-lhe fazer parte do todo e ser, literalmente, cidadão do mundo. A tirinha anterior tem como propósito

(A) criticar as pessoas que se valem do domínio de uma língua estrangeira para se exibirem diante daqueles que não a conhecem.

(B) demonstrar a extrema dificuldade de comunicação entre duas pessoas que falam línguas completamente desconhecidas.

(C) condenar aqueles que fazem uso do seu conhecimento de língua estrangeira para ridicularizar as pessoas que não a dominam..

(D) ironizar as pessoas que se acham no direito de exigir que outras demonstrem o conhecimento que têm de uma língua estrangeira.

(E) conscientizar as pessoas do fato de que dominar apenas uma língua estrangeira não é mais suficiente para um mundo globalizado.

Page 3: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

4 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 05 ================================

DEMONS

(Imagine Dragons) When the days are cold

And the cards all fold And the saints we see Are all made of gold

When your dreams all fail And the ones we hail Are the worst of all

And the blood’s run stale I want to hide the truth I want to shelter you

But with the beast inside There’s nowhere we can hide

No matter what we breed We still are made of greed This is my kingdom come This is my kingdom come When you feel my heat

Look into my eyes It’s where my demons hide It’s where my demons hide

Don’t get too close It’s dark inside

It’s where my demons hide It’s where my demons hide

Disponível em: <http://letras.mus.br>. Em: 15 jul.

2014.

―Imagine Dragons‖ é uma banda de indie rock formada em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. O nome do grupo é um anagrama, mas a palavra original é desconhecida, exceto para os membros da banda. Com base na letra da canção acima, o autor

(A) adverte a pessoa amada para que ela não se aproxime muito dele em função da consciência que ele tem de suas imperfeições e da necessidade que ele sente de protegê-la.

(B) clama para que a pessoa amada o ajude a se libertar definitivamente de todo o mal que reina dentro dele, usando o amor como instrumento de purificação de seu espírito.

(C) descreve todo o árduo processo de transformação que ele sofreu ao longo de sua vida, abandonando sentimentos negativos, como a cobiça e o ódio, em prol do amor.

(D) reconhece seus inúmeros defeitos, mas se recusa a tentar mudar por julgar que não tem forças o suficiente para expulsar a ―fera‖ que, metaforicamente, reside dentro de sua alma.

(E) acusa a sociedade de ter forjado dentro dele, com seus valores decadentes, uma personalidade detestável que não consegue amar as pessoas que dele tentam se aproximar.

Questão 01 ================================

TEXTO I

(www.http.pichicola.com/.../uploads/2008/01/sueno.gif)

"Sonâmbulo é alguém que não está nem acordado nem dormindo". Os episódios ocorrem quando a consciência e a memória dormem e a parte motora é despertada repentinamente, pelo ronco, por um distúrbio epiléptico ou por um barulho. A pessoa não tem um despertar normal e passa a andar ou falar coisas desconexas.

De acordo com o desenho podemos descrever, em espanhol, que o senhor

(A) camina, vendo, con los brazos extendidos hacia adelante.

(B) camina hacia adelante con los ojos cerrados.

(C) mira con los ojos cerrados.

(D) tiene los ojos cerrados pero puede ver.

(E) camina despierto con los brazos estirados.

Questão 02 ================================

TEXTO II

Sonambulismo. Peligro a medianoche.

Como si de un hechizo se tratara, ciertas personas, sobre todo los niños en edad escolar, se levantan de la cama en la primera mitad de la noche y en pleno sueño, y comienzan a ejecutar movimientos y actividades mecánicas por espacio de unos minutos. Son ―sonámbulos‖, y aunque en principio el sonambulismo es una patología del sueño que no encierra riesgos – como no sea el de sufrir algún

accidente –, no está de más concederle cierta importancia y consultar con un especialista, sobre todo cuando quien lo sufre está ya en la edad adulta.

(www.pediatraldia.cl)

Page 4: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

5 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Alguns sonâmbulos abrem portas e saem de casa. Outros trocam de roupa, abrem janelas e gavetas, alimentam-se ou urinam. A coordenação no início dos episódios é pobre, podendo tornar-se mais complexa. A expressão facial é estática, e o indivíduo geralmente mantém os olhos abertos e fixos.

A partir da leitura do fragmento sublinhado no texto podemos depreender que

(A) enquanto o sonambulismo seja uma patologia não apresente perigos.

(B) por enquanto não se conhecem as causas do sonambulismo.

(C) embora, a principio, o sonambulismo em si não apresenta perigos.

(D) o sonâmbulo sempre corre algum risco.

(E) mesmo que, à princípio, o sonambulismo provoque risos.

Questão 03 ================================

Texto III

Por fortuna, ya nadie está obligado a lidiar con la antigua Internet de pantalla negra, sin iconos ni gráficos de ninguna clase. Es que Internet nació mucho antes que Windows o Macintosh. De hecho, nació mucho antes que la computadora personal.

Aunque en la actualidad apenas se deje ver, la Red nació sobre el andamiaje de Unix y tuvo que pasar más de quince años para que los protocolos y programas que la constituyen fueran transcriptos para los más amigables Windows y Macintosh.

Menos de diez años después del lanzamiento de la PC por parte de IBM, hacia fines de la década del 80, varias tecnologías estaban cuajando para facilitar y universalizar el acceso a la red global. Por un lado, las interfaces gráficas conquistaban las computadoras personales; por otro, nacía la Web, el servicio de Internet que permite mostrar la información en forma de imágenes, video, audio e hipertexto.

(La Nación - Mi PC. Buenos Aires, 02 set. 2002)

A w w w é somente uma maneira de acessar a informação atraves da Internet, e embora represente uma grande porção desta e sem duvida a mais popular, não devem ser tratados como sinônimos, porque não o são. Segundo o texto, é possível afirmar que:

(A) a interfaz gráfica dos computadores não facilitou o acesso a Internet.

(B) a Web e a Internet nasceram juntas.

(C) é mais simples manejar a internet atualmente que há quinze anos atrás.

(D) a Internet nasceu após o lançamento do PC, por IBM.

(E) os programas Windows e Macintosh foram os responsáveis pela criação da Internet.

Questão 04 ================================

A web é um modelo para compartilhar informação que está construído sobre a Internet. O protocolo que usa a web é HTTP, este é somente uma de muitas maneiras nas quais se pode transmitir informação através da Internet. Segundo o texto, podemos dizer que:

(A) Mais de dez anos depois do lançamento do PC, várias tecnologias estavam tentando facilitar e universalizar o acesso a red global.

(B) La Web fue creada casi diez años más tarde que la Internet.

(C) Windows é um serviço de Internet que permite mostrar a informação em forma de imagens, vídeo, áudio e hipertexto.

(D) Demorou mais de quinze anos para que os programas e protocolos da Red fossem transcritos de Unix para Windows e Macintosh.

(E) IBM foi a responsável pelo lançamento do PC no início dos anos 80.

Questão 05 ================================

TEXTO IV

Mafalda se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o

Page 5: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

6 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

contexto dos anos 60 em que se encontra. Após a leitura dos globos e das imagens dos quadrinhos, se conclui que:

(A) Mafalda não gosta nada de sopa.

(B) Mafalda interrompe a escrita em seu diário porque escuta ruídos.

(C) Mafalda gosta quando sua mamãe lhe prepara sopa.

(D) Não se deve dizer a palavra "sopa" porque é uma má palavra.

(E) A mãe se aborrece porque Mafalda diz mentiras.

Questão 06 ================================

Prima Julieta

Prima Julieta irradiava um fascínio singular. Era a feminilidade em pessoa. Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino, teria ela uns trinta ou trinta e dois anos de idade.

Apenas pelo seu andar percebia-se que era uma deusa, diz Virgílio de outra mulher. Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás, remando os belos braços brancos. A cabeleira loura incluía reflexos metálicos. Ancas poderosas . Os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca e ácida, em dois planos: voz de pessoa da alta sociedade.

MENDES, M. A idade do serrote. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.

Entre os elementos constitutivos dos gêneros, está o modo como se organiza a própria composição textual, tendo-se em vista o objetivo de seu autor: narrar, descrever, argumentar, explicar, instruir. No trecho, reconhece-se uma sequência textual

(A) explicativa, em que se expõem informações objetivas referentes à prima Julieta.

(B) instrucional, em que se ensina o comportamento feminino, inspirado em prima Julieta.

(C) narrativa, em que se contam fatos que, no decorrer do tempo, envolvem prima Julieta.

(D) descritiva, em que se constrói a imagem de prima Julieta a partir do que os sentidos do enunciador captam.

(E) argumentativa, em que se defende a opinião do enunciador sobre prima Julieta, buscando-se a adesão do leitor a essas ideias.

Questão 07 ================================

Considerando a relação entre os usos oral e escrito da língua, tratada no texto, verifica-se que a escrita

(A) modifica as ideias e intenções daqueles que tiveram seus textos registrados por outros.

(B) permite, com mais facilidade, a propagação e a permanência de ideias ao longo do tempo.

(C) figura como um modo comunicativo superior ao da oralidade.

(D) leva as pessoas a desacreditarem nos fatos narrados por meio da oralidade.

(E) tem seu surgimento concomitante ao da oralidade.

Questão 08 ================================

As doze cores do vermelho

Você volta para casa depois de ter ido jantar com sua amiga dos olhos verdes. Verdes. Às vezes quando você sai do escritório você quer se distrair um pouco. Você não suporta mais tem seu trabalho de desenhista. Cópias plantas réguas milímetros nanquim compasso 360º. de cercado cerco. Antes de dormir você quer estudar para a prova de história da arte mas sua menina menor tem febre e chama você. A mão dela na sua mão é um peixe sem sol em irradiações noturnas. Quentes ondas. Seu marido se aproxima os pés calçados de meias nos chinelos folgados. Ele olha as horas nos dois relógios de pulso. Ele acusa você de ter ficado fora de casa o dia todo até tarde da noite enquanto a menina ardia em febre. Ponto e ponta. Dor perfume crescente...

CUNHA, H. P. As doze cores do vermelho. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.

Page 6: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

7 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

A literatura brasileira contemporânea tem abordado, sob diferentes perspectivas, questões relacionadas ao universo feminino. No fragmento, entre os recursos expressivos utilizados na construção da narrativa, destaca-se a

(A) repetição de ―você‖, que se refere ao interlocutor da personagem.

(B) ausência de vírgulas, que marca o discurso irritado da personagem.

(C) descrição minuciosa do espaço do trabalho, que se opõe ao da casa.

(D) autoironia, que ameniza o sentimento de opressão da personagem.

(E) ausência de metáforas, que é responsável pela objetividade do texto.

Questão 09 ================================

LLEEIIAA OOSS TTEEXXTTOOSS QQUUEE SSEE SSEEGGUUEEMM::

TTEEXXTTOO II

PPOOEEMMAA DDEE SSEETTEE FFAACCEESS

TTEEXXTTOO IIII

CCDDAA ((IIMMIITTAADDOO))

OOrriiddeess FFoonntteellaa iinnttiittuullaa sseeuu ppooeemmaa ――CCDDAA””,, ssiiggllaa ddee

CCaarrllooss DDrruummmmoonndd ddee AAnnddrraaddee,, ee eennttrree ppaarrêênntteesseess iinnddiiccaa ――iimmiittaaddoo‖‖ ppoorrqquuee,, ccoommoo nnooss vveerrssooss ddee

DDrruummmmoonndd,,

((AA))

((BB))

((CC))

((DD))

((EE))

Questão 10 ================================

Estamos em plena “Idade Mídia” desde os anos de 1990, plugados durante muitas horas semanais (jovens entre 13 e 24 anos passam 3h30 diárias na Internet, garante pesquisa Studio Ideias para o núcleo Jovem da Editora Abril), substituímos as cartas pelos e-mails, os diários intímos pelos blogs, os telegramas pelo Twitter, a enciclopédia pela Wikipédia, o álbum de fotos pelo Flickr. O YouTube é mais atraente do que a TV.

PERISSÉ, G. A escrita na Internet. Especial Sala de Aula. São Paulo, 2010 (fragmento).

Cada sistema de comunicação tem suas especificidades. No ciberespaço, os textos virtuais são produzidos combinando-se características de gêneros tradicionais. Essa combinação representa,

(A) na redação do e-mail, o abandono da formalidade e do rigor gramatical.

(B) no uso do Twitter, a presença da concisão, que aproxima os textos às manchetes jornalísticas.

(C) na produção de um blog, a perda da privacidade, pois o blog se identifica com o diário íntimo.

(D) no uso do Twitter, a falta de coerência nas mensagens ali veiculadas, provocada pela economia de palavras.

(E) na produção de textos em geral, a soberania da autoria colaborativa no ciberespaço.

Questão 11 ================================

Pela evolução do texto, no que se refere à linguagem empregada, percebe-se que a garota

((AA)) deseja afirmar-se como nora por meio de uma fala poética.

((BB)) utiliza expressões linguísticas próprias do discurso infantil.

((CC)) usa apenas expressões linguísticas presentes no discurso formal.

Page 7: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

8 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

((DD)) se expressa utilizando marcas do discurso formal e do informal.

((EE)) usa palavras com sentido pejorativo para assustar o interlocutor.

Questão 12 ================================

Todo texto apresenta uma intenção, da qual derivam as escolhas linguísticas que o compõem. O texto da campanha publicitária e o da charge apresentam, respectivamente, composição textual pautada por uma estratégia

((AA)) expositiva, porque informa determinado assunto de modo isento

((BB)) descritiva, pois descreve ações necessárias ao combate à dengue

((CC)) injuntiva, uma vez que, por meio do cartaz, diz como se deve combater a dengue

((DD)) narrativa, visto que apresenta relato de ações a serem realizadas

((EE)) persuasiva, com o propósito de convencer o interlocutor a combater a dengue

Questão 13 ================================

LLeeiiaa ooss tteexxttooss aa sseegguuiirr ee rreessppoonnddaa àà qquueessttããoo.. OO

pprriimmeeiirroo,, ddaa ddééccaaddaa ddee 11994400,, éé ttrreecchhoo ddee uumm ppooeemmaa

ddee CCaarrllooss DDrruummmmoonndd ddee AAnnddrraaddee;; oo sseegguunnddoo éé uumm

ccaarrttuumm,, ddee aauuttoorriiaa ddee LLaaeerrttee,, ppuubblliiccaaddoo eemm 22001133..

TTEEXXTTOO II

CCAARRTTAA AA SSTTAALLIINNGGRRAADDOO

[[......]]

AA ppooeessiiaa ffuuggiiuu ddooss lliivvrrooss,, aaggoorraa eessttáá nnooss jjoorrnnaaiiss..

OOss tteelleeggrraammaass ddee MMoossccoouu rreeppeetteemm HHoommeerroo..

MMaass HHoommeerroo éé vveellhhoo.. OOss tteelleeggrraammaass ccaannttaamm uumm mmuunnddoo

nnoovvoo

qquuee nnóóss,, nnaa eessccuurriiddããoo,, iiggnnoorráávvaammooss..

FFoommooss eennccoonnttrráá--lloo eemm ttii,, cciiddaaddee ddeessttrruuííddaa,,

nnaa ppaazz ddee ttuuaass rruuaass mmoorrttaass mmaass nnããoo ccoonnffoorrmmaaddaass,,

nnoo tteeuu aarrqquueejjoo ddee vviiddaa mmaaiiss ffoorrttee qquuee oo eessttoouurroo ddaass

bboommbbaass,,

nnaa ttuuaa ffrriiaa vvoonnttaaddee ddee rreessiissttiirr..

[[......]]

AA RRoossaa ddoo PPoovvoo.. RRiioo ddee JJaanneeiirroo::

RReeccoorrdd,, 11998877..

TTEEXXTTOO IIII

FFoonnttee:: ((FFoollhhaa ddee SS.. PPaauulloo,, 99//22//22001133..))

CCrrééddiittoo::LLaaeerrttee

OOss tteexxttooss 11 ee 22 rreellaacciioonnaamm mmeeiiooss ddee ccoommuunniiccaaççããoo ee

ffaattooss hhiissttóórriiccooss.. AA pprrooppóóssiittoo ddeesssseess ddooiiss aassppeeccttooss

aappoonnttaaddooss nnooss tteexxttooss,, hháá eemm ccoommuumm::

((AA)) aa aattuuaalliizzaaççããoo ddeesssseess mmeeiiooss aattrraavvééss ddoo rreeggiissttrroo

ffeeiittoo ppeellaa iinntteerrnneett..

((BB)) aa ccllaarraa iinntteennççããoo ddee mmaanniiffeessttaarr//rreeggiissttrraarr ooss ffaattooss

hhiissttóórriiccooss aa qquuee ssee rreeffeerreemm..

((CC)) oo rreeggiissttrroo ddooss aaccoonntteecciimmeennttooss ooccoorrrriiddooss dduurraannttee aa

SSeegguunnddaa GGuueerrrraa MMuunnddiiaall,, sseennddoo sseeuuss llooccuuttoorreess,,

ccoorrrreessppoonnddeenntteess jjoorrnnaallííssttiiccooss eemm ttaall ccoobbeerrttuurraa..

((DD)) aa uuttiilliizzaaççããoo ddoo mmeessmmoo rreeccuurrssoo ppaarraa rreeggiissttrraarr ooss

aaccoonntteecciimmeennttooss aa qquuee ssee rreeffeerreemm..

((EE)) oo rreeggiissttrroo ddooss aaccoonntteecciimmeennttooss ddaa IIII GGuueerrrraa MMuunnddiiaall,,

oorraa ccoommoo oobbsseerrvvaaddoorr tteerrrreessttrree;; oorraa eemmbbaarrccaaddoo..

Page 8: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

9 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 14 ================================

Esse texto é uma propaganda veiculada nacionalmente. Esse gênero textual utiliza-se da persuasão com uma intencionalidade específica. O principal objetivo desse texto é

((AA)) comprovar que o avanço da dengue no país está relacionado ao fato de a população desconhecer os agentes causadores.

((BB)) convencer as pessoas a se mobilizarem, com o intuito de eliminar os agentes causadores da doença.

((CC)) demonstrar que a propaganda tem um caráter institucional e, por essa razão, não pretende vender produtos.

((DD)) informar à população que a dengue é uma doença que mata e que, por essa razão, deve ser combatida.

((EE)) sugerir que a sociedade combata a doença, observando os sintomas apresentados e procurando auxílio médico.

Questão 15 ================================

São 68 milhões num universo de 190 milhões de brasileiros conectados às redes virtuais. O e-mail ainda é uma ferramenta imprescindível de comunicação, mas já começa a dar espaço para ferramentas mais ágeis de interação, como MSN, Orkut, Facebook, Twitter e blogs. A campanha dos principais pré-candidatos à Presidência da República, por exemplo, não chegou às ruas, mas já se firma na rede.

O marco regulatório da Internet no Brasil é discutido pela sociedade civil e parlamentares no Congresso

Nacional, numa queda de braço pela garantia de um controle do que alguns consideram “uma terra sem lei”.

Por abrir um canal, apresentar instrumentos e diversificar as ferramentas de interação na troca de informações, a Internet levanta preocupações em relação aos crimes cibernéticos, como roubos de senha e pedofilia.

F. JÚNIOR, H. Internet cresce no país e preocupa. Jornal Hoje em Dia. Brasília, 25 abr. 2010 (adaptado)

Ao tratar do controle à Internet, o autor usou a expressão ―uma terra sem lei‖ para indicar opinião sobre

((AA)) a falta de uma legislação que discipline o uso da Internet e a forma de punição dos infratores.

((BB)) a liberdade que cada político tem de poder atingir um número expressivo de eleitores via Internet.

((CC)) o constante crescimento do número de pessoas que possuem acesso à Internet no Brasil.

((DD)) o ponto de vista de parlamentares e da sociedade civil que defendem um controle na Internet.

((EE)) os possíveis prejuízos que a Internet traz, apesar dos benefícios proporcionados pelas redes sociais.

Questão 16 ================================

Riqueza ameaçada

Boa parte dos 180 idiomas sobreviventes está ameaçada de extinção – mais da metade (110) é falada por menos de 500 pessoas. No passado, era comum pessoas serem amarradas em árvores quando se expressavam em suas línguas, lembra o cacique Felisberto Kokama, um analfabeto para os nossos padrões e um guardião da pureza de seu idioma (caracterizado por uma diferença marcante entre a fala masculina e a feminina), lá no Amazonas, no Alto Solimões. Outro Kokama, o professor Leonel, da região de Santo Antônio do Içá (AM), mostra o problema atual: “Nosso povo se rendeu às pessoas brancas pelas dificuldades de sobrevivência. O contato com a língua portuguesa foi exterminando e dificultando a prática da nossa língua. Há poucos falantes, e com vergonha de falar. A língua é muito “preconceituada” entre nós mesmos”. Revista Língua Portuguesa.

Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, nº 26 , 2007.

O desaparecimento gradual ou abrupto de partes importantes do patrimônio linguístico e cultural do país possui causas variadas. Segundo o professor Leonel, da região de Santo Antônio do Içá (AM), os idiomas indígenas sobreviventes estão ameaçados de extinção devido ao

Page 9: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

10 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

((AA)) medo que as pessoas tinham de serem castigadas por falarem a sua língua.

((BB)) número reduzido de índios que continuam falando entre si nas suas reservas.

((CC)) contato com falantes de outras línguas e a imposição de um outro idioma.

((DD)) desaparecimento das reservas indígenas em decorrência da influência do branco.

((EE)) descaso dos governantes em preservar esse patrimônio cultural brasileiro.

Questão 17 ================================

LLEEIIAA OO TTEEXXTTOO AA SSEEGGUUIIRR::

OO AAPPAANNHHAADDOORR DDEE DDEESSPPEERRDDÍÍCCIIOOSS

UUssoo aa ppaallaavvrraa ppaarraa ccoommppoorr mmeeuuss ssiillêênncciiooss..

NNããoo ggoossttoo ddaass ppaallaavvrraass

ffaattiiggaaddaass ddee iinnffoorrmmaarr..

DDoouu mmaaiiss rreessppeeiittoo

ààss qquuee vviivveemm ddee bbaarrrriiggaa nnoo cchhããoo

ttiippoo áágguuaa ppeeddrraa ssaappoo..

EEnntteennddoo bbeemm oo ssoottaaqquuee ddaass áágguuaass

DDoouu rreessppeeiittoo ààss ccooiissaass ddeessiimmppoorrttaanntteess

ee aaooss sseerreess ddeessiimmppoorrttaanntteess..

PPrreezzoo iinnsseettooss mmaaiiss qquuee aavviiõõeess..

PPrreezzoo aa vveelloocciiddaaddee

ddaass ttaarrttaarruuggaass mmaaiiss qquuee aa ddooss mmíísssseeiiss..

TTeennhhoo eemm mmiimm uumm aattrraassoo ddee nnaasscceennççaa..

EEuu ffuuii aappaarreellhhaaddoo

ppaarraa ggoossttaarr ddee ppaassssaarriinnhhooss..

TTeennhhoo aabbuunnddâânncciiaa ddee sseerr ffeelliizz ppoorr iissssoo..

MMeeuu qquuiinnttaall éé mmaaiioorr ddoo qquuee oo mmuunnddoo..

SSoouu uumm aappaannhhaaddoorr ddee ddeessppeerrddíícciiooss::

AAmmoo ooss rreessttooss

ccoommoo aass bbooaass mmoossccaass..

QQuueerriiaa qquuee aa mmiinnhhaa vvoozz ttiivveessssee uumm ffoorrmmaattoo

ddee ccaannttoo..

PPoorrqquuee eeuu nnããoo ssoouu ddaa iinnffoorrmmááttiiccaa::

eeuu ssoouu ddaa iinnvveenncciioonnááttiiccaa..

SSóó uussoo aa ppaallaavvrraa ppaarraa ccoommppoorr mmeeuuss ssiillêênncciiooss..

BBAARRRROOSS,, MMaannooeell ddee.. OO AAppaannhhaaddoorr

ddee DDeessppeerrddíícciiooss.. IInn.. PPIINNTTOO,, MMaannuueell

ddaa CCoossttaa.. AAnnttoollooggiiaa ccoommeennttaaddaa ddaa

ppooeessiiaa bbrraassiilleeiirraa ddoo ssééccuulloo 2211.. SSããoo

PPaauulloo:: PPuubblliiffoollhhaa,, 22000066.. pp.. 7733--7744..

AAiinnddaa ccoonnssiiddeerraannddoo oo ppooeemmaa ddee MMaannooeell ddee BBaarrrrooss,,

ppooddee--ssee ddiizzeerr qquuee,, ccoommoo oo ttííttuulloo,, aass ppaassssaaggeennss

ccoommpprroovvaamm aa lliibbeerrddaaddee qquuee oo ppooeettaa iimmpprriimmee àà ssuuaa

lliinngguuaaggeemm.. EEssssaa lliibbeerrddaaddee ooccoorrrree eemm mmeennoorr ggrraauu nnoo

iitteemm::

((AA)) UUssoo aa ppaallaavvrraa ppaarraa ccoommppoorr mmeeuuss ssiillêênncciiooss..

NNããoo ggoossttoo ddaass ppaallaavvrraass

ffaattiiggaaddaass ddee iinnffoorrmmaarr..

((BB)) DDoouu mmaaiiss rreessppeeiittoo

ààss qquuee vviivveemm ddee bbaarrrriiggaa nnoo cchhããoo

ttiippoo áágguuaa ppeeddrraa ssaappoo..

((CC)) EEnntteennddoo bbeemm oo ssoottaaqquuee ddaass áágguuaass

DDoouu rreessppeeiittoo ààss ccooiissaass ddeessiimmppoorrttaanntteess

ee aaooss sseerreess ddeessiimmppoorrttaanntteess..

((DD)) PPrreezzoo iinnsseettooss mmaaiiss qquuee aavviiõõeess..

PPrreezzoo aa vveelloocciiddaaddee

ddaass ttaarrttaarruuggaass mmaaiiss qquuee aa ddooss mmíísssseeiiss..

((EE)) TTeennhhoo aabbuunnddâânncciiaa ddee sseerr ffeelliizz ppoorr iissssoo..

MMeeuu qquuiinnttaall éé mmaaiioorr ddoo qquuee oo mmuunnddoo..

SSoouu uumm aappaannhhaaddoorr ddee ddeessppeerrddíícciiooss..

Questão 18 ================================

O cartaz de Ziraldo faz parte de uma campanha contra o uso de drogas. Essa abordagem, que se diferencia das de outras campanhas, pode ser identificada

Page 10: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

11 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

((AA)) pela seleção do público alvo da campanha, representado, no cartaz, pelo casal de jovens.

((BB)) pela escolha temática do cartaz, cujo texto configura uma ordem aos usuários e não usuários: diga não às drogas.

((CC)) pela ausência intencional do acento grave, que constrói a ideia de que não é a droga que faz a cabeça do jovem.

((DD)) pelo uso da ironia, na oposição imposta entre a seriedade do tema e a ambiência amena que envolve a cena.

((EE)) pela criação de um texto de sátira à postura dos jovens, que não possuem autonomia para seguir seus caminhos.

Questão 19 ================================

O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto

((AA)) a oposição entre individual e coletivo, trazendo um ideário populista para o anúncio.

((BB)) a utilização de tratamento informal com o leitor, o que suaviza a seriedade do problema.

((CC)) o emprego de linguagem figurada, o que desvia a atenção da população do apelo financeiro.

((DD)) o uso dos numerais ―milhares‖ e ―milhões‖, responsável pela supervalorização das condições dos necessitados.

((EE)) o jogo de palavras entre ―acordar‖ e ―dormir‖, o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.

Questão 20 ================================

Motivadas ou não historicamente, normas prestigiadas ou estigmatizadas pela comunidade sobrepõem-se ao longo do território, seja numa relação de oposição, seja de complementaridade, sem, contudo, anular a interseção de usos que configuram uma normal nacional distinta da do português europeu. Ao focalizar essa questão, que opõe não só as normas do português de Portugal às normas do português brasileiro, mas também as chamadas normas cultas locais às populares ou vernáculas, deve-se insistir na ideia de que essas normas se consolidaram em diferentes momentos da nossa história e que só a partir do século XVIII se pode começar a pensar na bifurcação das variantes continentais, ora em consequência de mudanças ocorridas no Brasil, ora em Portugal, ora, ainda, em ambos os territórios.

CALLOU, D. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado).

O português do Brasil não é uma língua uniforme. A variação linguística é um fenômeno natural, ao qual todas as línguas estão sujeitas. Ao considerar as variedades linguísticas, o texto mostra que as normas podem ser aprovadas ou condenadas socialmente, chamando a atenção do leitor para a

((AA)) desconsideração da existência das normas populares pelos falantes da norma culta.

((BB)) difusão do português de Portugal em todas as regiões do Brasil só a partir do século XVIII.

((CC)) existência de usos da língua que caracterizam uma norma nacional do Brasil, distinta da de Portugal.

((DD)) inexistência de normas cultas locais e populares ou vernáculas em um determinado país.

((EE)) necessidade de se rejeitar a ideia de que os usos frequentes de uma língua devem ser aceitos.

Questão 21 ================================

LLEEIIAA OO PPOOEEMMAA AA SSEEGGUUIIRR::

PPAASSSSAADDOO HHIISSTTÓÓRRIICCOO

DDoo aaççooiittee

ddaa mmuullaattaa eerróóttiiccaa

ddaa nneeggrraa bbooaa ddee eeiittoo

ee ddee ccaammaa

((nneennhhuumm rreeggiissttrroo))

FFÁÁTTIIMMAA,, SSôônniiaa.. IInn:: QQUUIILLOOMMBBHHOOJJEE

((oorrgg..)).. CCaaddeerrnnooss NNeeggrrooss:: OOss

MMeellhhoorreess PPooeemmaass.. SSããoo PPaauulloo::

QQuuiilloommbboohhoojjee,, 11999988.. pp.. 111188..

Page 11: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

12 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

CCoomm bbaassee nnoo ppooeemmaa,, éé vveerrddaaddeeiirroo oo qquuee ssee aaffiirrmmaa

nnaa sseegguuiinnttee pprrooppoossiiççããoo

((AA)) OO ddiissccuurrssoo llíírriiccoo ssee pprrooppõõee ffaazzeerr uumm ttrriibbuuttoo àà

mmuullhheerr nneeggrraa,, rreessssaallttaannddoo,, ssoobbrreettuuddoo,, aa ssuuaa

eessppiirriittuuaalliiddaaddee..

((BB)) OO ppooeemmaa rreeggiissttrraa oo ppaassssaaddoo ddaa mmuullhheerr nneeggrraa,,

ccoonnssiiddeerraannddoo--oo ddiissttoorrcciiddoo ee,, mmeessmmoo aassssiimm,, ssuuggeerree

rreevviivvêê--lloo..

((CC)) AA ccoonnddiiççããoo ffeemmiinniinnaa ddaa mmuullhheerr nneeggrraa nnaa

aattuuaalliiddaaddee éé qquueessttiioonnaaddaa,, nneeggaannddoo--llhhee oo sseeuu

ccaarráátteerr ddee sseennssuuaalliiddaaddee..

((DD)) OO ssuujjeeiittoo ppooééttiiccoo ppooddee sseerr ccoonnssiiddeerraaddoo uummaa

ccoonnttrraa--vvoozz aa ffaavvoorr ddaa mmuullhheerr nneeggrraa ee ccoonnttrraa aass

iinnssttâânncciiaass hhiissttóórriiccaass ddoo ppooddeerr..

((EE)) AA iinnggêênnuuaa ccoonndduuttaa sseexxuuaall ddaa mmuullhheerr nneeggrraa éé

ffooccaalliizzaaddaa ppeelloo eeuu llíírriiccoo ccoommoo ppeerriiggoossaa ee

mmaaccuullaaddoorraa ddaa ffaammíílliiaa nnoo ppaassssaaddoo ccoolloonniiaall..

Questão 22 ================================

O homem evoluiu. Independentemente de teoria, essa evolução ocorreu de várias formas. No que concerne à evolução digital, o homem percorreu longo trajeto da pedra lascada ao mundo virtual. Tal fato culminou em um problema físico habitual, ilustrado na imagem, que propicia uma piora na qualidade de vida do usuário, uma vez que

((AA)) a evolução ocorreu e com ela evoluíram as dores de cabeça, o estresse e a falta de atenção à família.

((BB)) a vida sem o computador tornou-se quase inviável, mas se tem diminuído problemas de visão cansada.

((CC)) a utilização demasiada do computador tem proporcionado o surgimento de cientistas que apresentam lesão por esforço repetitivo.

((DD)) o homem criou o computador, que evoluiu, e hoje opera várias ações antes feitas pelas pessoas, tornando-as sedentárias ou obesas.

((EE)) o uso contínuo do computador de forma inadequada tem ocasionado má postura corporal.

Questão 23 ================================

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir todas as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

A progressão é garantida nos textos por determinados recursos linguísticos, e pela conexão entre esses recursos e as ideias que eles expressam. Na crônica, a continuidade textual é construída, predominantemente, por meio

((AA)) do emprego de vocabulário rebuscado, possibilitando a elegância do raciocínio.

((BB)) da repetição de estruturas, garantindo o paralelismo sintático e de ideias.

((CC)) da apresentação de argumentos lógicos, constituindo blocos textuais independentes.

((DD)) da ordenação de orações justapostas, dispondo as informações de modo paralelo.

((EE)) da estruturação de frases ambíguas, construindo efeitos de sentido opostos.

Questão 24 ================================

Os gêneros textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural. Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso, um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais que lhes conferem determinado formato. Esse classificado procura convencer o leitor a comprar um imóvel e, para isso, utiliza-se

((AA)) da predominância das formas imperativas dos verbos e de abundância de substantivos.

((BB)) de uma riqueza de adjetivos que modificam os substantivos, revelando as qualidades do produto.

((CC)) de uma enumeração de vocábulos, que visam conferir ao texto um efeito de certeza.

Page 12: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

13 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

((DD)) do emprego de numerais, quantificando as características e aspectos positivos do produto.

((EE)) da exposição de opiniões de corretores de imóveis no que se refere à qualidade do produto.

Questão 25 ================================

TTEEXXTTOO PPAARRAA AA PPRRÓÓXXIIMMAA QQUUEESSTTÃÃOO..

HHáá mmuuiittoo tteemmppoo qquuee nnããoo eessccrreevvoo.. TTêêmm ppaassssaaddoo mmeesseess

sseemm qquuee vviivvaa,, ee vvoouu dduurraannddoo,, eennttrree oo eessccrriittóórriioo ee aa

ffiissiioollooggiiaa,, nnuummaa eessttaaggnnaaççããoo íínnttiimmaa ddee ppeennssaarr ee ddee sseennttiirr..

IIssttoo,, iinnffeelliizzmmeennttee,, nnããoo rreeppoouussaa:: nnoo aappooddrreecciimmeennttoo hháá

ffeerrmmeennttaaççããoo..

HHáá mmuuiittoo tteemmppoo qquuee nnããoo ssóó nnããoo eessccrreevvoo,, mmaass nneemm

sseeqquueerr eexxiissttoo.. CCrreeiioo qquuee mmaall ssoonnhhoo.. AAss rruuaass ssããoo rruuaass

ppaarraa mmiimm.. FFaaççoo oo ttrraabbaallhhoo ddoo eessccrriittóórriioo ccoomm ccoonnsscciiêênncciiaa

ssóó ppaarraa eellee,, mmaass nnããoo ddiirreeii bbeemm ssee mmee ddiissttrraaiirr:: ppoorr ddeettrrááss

eessttoouu,, eemm vveezz ddee mmeeddiittaannddoo,, ddoorrmmiinnddoo,, ppoorréémm eessttoouu

sseemmpprree oouuttrroo ppoorr ddeettrrááss ddoo ttrraabbaallhhoo..

PPEESSSSOOAA,, FFeerrnnaannddoo [[BBeerrnnaarrddoo

SSooaarreess]].. OO LLiivvrroo ddoo DDeessaassssoosssseeggoo..

DDiissppoonníívveell eemm::

<<wwwwww..ddoommiinniiooppuubblliiccoo..ggoovv..bbrr//ddoowwnnllooaa

dd//tteexxttoo//vvoo000000000088..ppddff>>.. AAcceessssoo eemm:: jjuull..

22001144..

NNoo tteexxttoo,, vveerriiffiiccaa--ssee qquuee oo aattoo ddee eessccrreevveerr eeqquuiivvaallee

aannaallooggiiccaammeennttee

((AA)) aaoo ttrraabbaallhhoo eexxeerrcciiddoo ppeelloo pprroodduuttoorr ddoo tteexxttoo..

((BB)) àà pprróópprriiaa eexxiissttêênncciiaa ddoo pprroodduuttoorr ddoo tteexxttoo..

((CC)) àà mmaanniiffeessttaaççããoo ddaa ooppiinniiããoo ddoo pprroodduuttoorr ddoo tteexxttoo..

((DD)) aaoo eexxeerrccíícciioo ddaa rroottiinnaa ddoo pprroodduuttoorr ddoo tteexxttoo..

((EE)) àà eexxpprreessssããoo ddoo ppeennssaammeennttoo ddoo pprroodduuttoorr ddoo tteexxttoo..

Questão 26 ================================

“Eu quero ter um milhão de amigos” é o famoso verso da linda canção Eu quero apenas, de Roberto Carlos. Adaptado aos nossos tempos, o verso representa o anseio que está na base do atual sucesso das redes sociais. Desde que Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, LinkedIn e outros estão entre nós, precisamos mais do que nunca ficar atentos ao sentido das nossas relações. Sentido que é alterado pelos meios a partir dos quais são promovidas essas mesmas relações. O fato é que as redes brincam com a promessa que estava contida na música do Rei apenas como metáfora. O que a canção põe em cena é da ordem do desejo cuja característica é ser oceânico e inespecífico. Desejar é desejar tudo, é mais que querer. Mas quem participa de uma rede social ultrapassa o limite do desejo e entra na esfera da potencialidade de uma realização que vem tornar problemática a relação entre o real e o imaginário.

TIBURI, M. Complexo de Roberto Carlos. In: Revista Cult, São Paulo: Bregantini, n. 154, fev. 2011(fragmento).

O verso da canção de Roberto Carlos é usado no artigo para explicar o sucesso mundial das redes sociais. Para a autora, essas redes são eficazes, pois

((AA)) resolvem os problemas de solidão vivida pelos internautas.

((BB)) promovem a idealização exacerbada de vontades individuais.

((CC)) ajudam na preservação de sentimentos básicos da pessoa humana.

((DD)) favorecem as relações interpessoais baseadas em vínculos afetivos fortes.

((EE)) confirmam os significados atribuídos a relacionamentos iniciados no mundo real.

Questão 27 ================================

Agora eu era herói

E o meu cavalo só falava inglês.

A noiva do cowboy

Era você, além das outras três.

Eu enfrentava os batalhões,

Os alemães e seus canhões.

Guardava o meu bodoque

E ensaiava o rock para as matinês.

CHICO BUARQUE. João e Maria, 1977 (fragmento).

Nos terceiro e oitavo versos da letra da canção, constatase que o emprego das palavras cowboy e rock expressa a influência de outra realidade cultural na língua portuguesa. Essas palavras constituem evidências de

((AA)) regionalismo, ao expressar a realidade sociocultural de habitantes de uma determinada região.

((BB)) neologismo, que se caracteriza pelo aportuguesamento de uma palavra oriunda de outra língua.

((CC)) jargão profissional, ao evocar a linguagem de uma área específica do conhecimento humano.

((DD)) arcaísmo, ao representar termos usados em outros períodos da história da língua.

((EE)) estrangeirismo, que significa a inserção de termos de outras comunidades linguísticas no português.

Page 13: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

14 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 28 ================================

A unidade de sentido de um texto se constrói a partir daquilo que é dito, daquilo que não é dito, a partir do modo de se dizer, dos motivos, das aparências, do contexto. Nesse sentido, a partir da leitura do anúncio, depreende-se que

((AA)) a referência à proibição de beber no trânsito é feita a partir da intertextualidade entre a placa de trânsito, que normalmente remete à ideia de proibição, tendo ao fundo a imagem de uma garrafa.

((BB)) a relação estabelecida entre a frase ―novo sinal de trânsito‖ e a parte não verbal permite estabelecer um público-alvo específico, ou seja, pessoas envolvidas com o álcool.

((CC)) o adjetivo ―novo‖, seguido do substantivo ―sinal‖ empregado no anúncio, remete à ideia de que agora existe uma nova placa de trânsito que deve ser respeitada pelos motoristas.

((DD)) o anúncio tem uma finalidade específica interrelacionada, nesse caso, à ideia de persuadir as pessoas a não consumirem bebidas alcoólicas, pois elas fazem mal à saúde.

((EE)) a conexão estabelecida entre a placa de trânsito e a imagem da garrafa é construída com o objetivo de evidenciar quais são os motivos que levam as pessoas a não ingerirem bebida alcoólica enquanto estão dirigindo.

Questão 29 ================================

LLEEIIAA OOSS TTEEXXTTOOSS AA SSEEGGUUIIRR::

TTEEXXTTOO II

MMuuiittooss ddeelleess oouu qquuaassee aa mmaaiioorr ppaarrttee ddooss qquuee aannddaavvaamm

aallii ttrraazziiaamm aaqquueelleess bbiiccooss ddee oossssooss nnooss bbeeiiççooss.. EE aallgguunnss,,

qquuee aannddaavvaamm sseemm eelleess,, ttiinnhhaamm ooss bbeeiiççooss ffuurraaddooss ee nnooss

bbuurraaccooss uunnss eessppeellhhooss ddee ppaauu,, qquuee ppaarreecciiaamm eessppeellhhooss

ddee bboorrrraacchhaa;; oouuttrrooss ttrraazziiaamm ttrrêêss ddaaqquueelleess bbiiccooss aa ssaabbeerr,,

uumm nnoo mmeeiioo ee ooss ddooiiss nnooss ccaabbooss.. AAíí aannddaavvaamm oouuttrrooss,,

qquuaarrtteejjaaddooss ddee ccoorreess,, aa ssaabbeerr,, mmeettaaddee ddeelleess ddaa ssuuaa

pprróópprriiaa ccoorr,, ee mmeettaaddee ddee ttiinnttuurraa pprreettaa,, aa mmooddooss ddee

aazzuullaaddaa;; ((......))..

AAllii ppoorr eennttããoo nnããoo hhoouuvvee mmaaiiss ffaallaa nneemm eenntteennddiimmeennttoo

ccoomm eelleess,, ppoorr aa bbeerrbbeerriiaa ddeelleess sseerr ttaammaannhhaa qquuee ssee nnããoo

eenntteennddiiaa nneemm oouuvviiaa nniinngguuéémm..

CCaarrttaa ddee PPeerroo VVaazz ddee CCaammiinnhhaa..

DDiissppoonníívveell eemm::

<<hhttttpp::////wwwwww..ddoommiinniiooppuubblliiccoo..ggoovv..bbrr//ddoo

wwnnllooaadd//tteexxttoo//bbvv000000229922..ppddff>>.. AAcceessssoo

eemm:: 2222 ffeevv.. 22001144..

VVooccaabbuulláárriioo::

BBeerrbbeerriiaa:: bbaarrbbáárriiee,, sseellvvaaggeerriiaa..

TTEEXXTTOO IIII

IIrraacceemmaa ssaaiiuu ddoo bbaannhhoo.. ((......))

AA ggrraacciioossaa aarráá,, ssuuaa ccoommppaannhheeiirraa ee aammiiggaa,, bbrriinnccaa jjuunnttoo

ddeellaa.. ÀÀss vveezzeess ssoobbee aaooss rraammooss ddaa áárrvvoorree ee ddee lláá cchhaammaa

aa vviirrggeemm ppeelloo nnoommee;; oouuttrraass,, rreemmeexxee oo uurruu ddee ppaallhhaa

mmaattiizzaaddaa,, oonnddee ttrraazz aa sseellvvaaggeemm sseeuuss ppeerrffuummeess,, ooss

aallvvooss ffiiooss ddoo ccrraauuttáá,, aass aagguullhhaass ddaa jjuuççaarraa ccoomm qquuee tteeccee

aa rreennddaa,, ee aass ttiinnttaass ddee qquuee mmaattiizzaa oo aallggooddããoo..

RRuummoorr ssuussppeeiittoo qquueebbrraa aa ddooccee hhaarrmmoonniiaa ddaa sseessttaa..

EErrgguuee aa vviirrggeemm ooss oollhhooss,, qquuee oo ssooll nnããoo ddeesslluummbbrraa;; ssuuaa

vviissttaa ppeerrttuurrbbaa--ssee..

DDiiaannttee ddeellaa ee ttooddoo aa ccoonntteemmpplláá--llaa,, eessttáá uumm gguueerrrreeiirroo

eessttrraannhhoo,, ssee éé gguueerrrreeiirroo ee nnããoo aallgguumm mmaauu eessppíírriittoo ddaa

fflloorreessttaa.. TTeemm nnaass ffaacceess oo bbrraannccoo ddaass aarreeiiaass qquuee bboorrddaamm

oo mmaarr;; nnooss oollhhooss oo aazzuull ttrriissttee ddaass áágguuaass pprrooffuunnddaass..

IIggnnoottaass aarrmmaass ee tteecciiddooss iiggnnoottooss ccoobbrreemm--llhhee oo ccoorrppoo..

IIrraacceemmaa,, JJoosséé ddee AAlleennccaarr

DDiissppoonníívveell eemm::

<<hhttttpp::////wwwwww..ddoommiinniiooppuubblliiccoo..ggoovv..bbrr//ddoo

wwnnllooaadd//tteexxttoo//bbnn000000001144..ppddff>>.. AAcceessssoo

eemm:: 2222 ffeevv.. 22001144..

VVooccaabbuulláárriioo::

IIggnnoottooss:: iiggnnoorraaddooss,, ddeessccoonnhheecciiddooss..

OO TTEEXXTTOO II éé uumm ffrraaggmmeennttoo ddaa ――CCaarrttaa ddee PPeerroo VVaazz

CCaammiinnhhaa‖‖,, rreeddiiggiiddaa ccoomm oo oobbjjeettiivvoo ddee iinnffoorrmmaarr aaoo eennttããoo

RReeii ddee PPoorrttuuggaall,, DD.. MMaannuueell II,, aa ――ddeessccoobbeerrttaa‖‖ ddaass tteerrrraass

bbrraassiilleeiirraass.. OO TTEEXXTTOO IIII éé uumm ttrreecchhoo ddoo rroommaannccee

――IIrraacceemmaa‖‖,, ddee JJoosséé ddee AAlleennccaarr,, ccéélleebbrree rreepprreesseennttaannttee ddoo

rroommaannccee iinnddiiaanniissttaa ddoo SSééccuulloo XXIIXX..

NNooss ffrraaggmmeennttooss ddooss tteexxttooss cciittaaddooss,, oobbsseerrvvaa--ssee oo

ccoonnttaattoo eennttrree íínnddiiooss ee bbrraannccooss ddee mmooddooss ddiissttiinnttooss.. QQuuaannttoo aaoo ppoonnttoo ddee vviissttaa aaddoottaaddoo ppeelloo nnaarrrraaddoorr ddee

ccaaddaa tteexxttoo aa rreessppeeiittoo ddoo ccoonnttaattoo eennttrree oo ccoolloonniizzaaddoorr

ee oo iinnddííggeennaa,, éé ccoorrrreettoo aaffiirrmmaarr qquuee

((AA)) ooss aauuttoorreess,, nnooss ddooiiss tteexxttooss,, bbuussccaarraamm ccoonnssttrruuiirr uumm

ddiissccuurrssoo iimmppeessssooaall ee iisseennttoo ddee ppoonnttoo ddee vviissttaa,, uummaa

vveezz qquuee oo nnaarrrraaddoorr,, eemm aammbbooss ooss ccaassooss,, eessttáá eemm

tteerrcceeiirraa ppeessssooaa ee nnããoo iinntteerrffeerree nnaa hhiissttóórriiaa..

Page 14: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

15 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

((BB)) oo TTEEXXTTOO II aapprreesseennttaa aa ppeerrssppeeccttiivvaa ddoo ppoovvoo

bbrraassiilleeiirroo,, qquuee bbuussccaa ccoonnttaarr ssuuaa pprróópprriiaa vveerrssããoo ddoo

――ddeessccoobbrriimmeennttoo‖‖.. JJáá oo TTEEXXTTOO IIII éé nnaarrrraaddoo ppoorr uumm

ppoorrttuugguuêêss,, qquuee rreevveellaa oo ppoonnttoo ddee vviissttaa ddoo

ccoolloonniizzaaddoorr..

((CC)) oo pprreeddoommíínniioo,, nnooss ddooiiss tteexxttooss,, ddoo ppoorrttuugguuêêss

aarrccaaiiccoo,, sseemmeellhhaannttee aaoo eemmpprreeggaaddoo ppeellooss

ccoolloonniizzaaddoorreess nnoo ppeerrííooddoo ddoo ――ddeessccoobbrriimmeennttoo‖‖,,

rreevveellaa qquuee ssee ttrraattaa ddee ddooiiss ddiissccuurrssooss mmaarrccaaddooss

ppeelloo eessttiilloo rroommâânnttiiccoo..

((DD)) aa pprreesseennççaa,, nnooss ddooiiss tteexxttooss,, ddee ppaallaavvrraass oorriiuunnddaass

ddoo ttuuppii,, llíínngguuaa ffaallaaddaa ppeellaa mmaaiioorriiaa ddooss íínnddiiooss qquuee

vviivviiaamm nnoo lliittoorraall bbrraassiilleeiirroo nnoo ppeerrííooddoo ddaa

ccoolloonniizzaaççããoo,, ssuuggeerree,, nnoo ppllaannoo lliinngguuííssttiiccoo ddooss

tteexxttooss,, aa mmeessttiiççaaggeemm ccaarraacctteerrííssttiiccaa ddaa ccuullttuurraa

bbrraassiilleeiirraa..

((EE)) eennqquuaannttoo oo TTEEXXTTOO II rreevveellaa aa ppeerrssppeeccttiivvaa ddoo

ddeessccoobbrriiddoorr ddee oorriiggeemm bbrraannccaa,, eeuurrooppeeiiaa,, ppaarraa

qquueemm ooss iinnddííggeennaass ssããoo uumm ppoovvoo bbáárrbbaarroo,, oo

TTEEXXTTOO IIII nnaarrrraa oo ccoonnttaattoo eennttrree IIrraacceemmaa ee oo

gguueerrrreeiirroo ppoorrttuugguuêêss aa ppaarrttiirr ddaa óóttiiccaa ――sseellvvaaggeemm‖‖,,

ppaarraa qquueemm oo gguueerrrreeiirroo éé ――eessttrraannhhoo‖‖,, ee ssuuaass aarrmmaass,,

――iiggnnoottaass‖‖..

Questão 30 ================================

Devemos dar apoio emocional específico, trabalhando o sentimento de culpa que as mães têm de infectar o filho. O principal problema que vivenciamos é quanto ao aleitamento materno. Além do sentimento muito forte manifestado pelas gestantes de amamentar seus filhos, existem as cobranças da família, que exige explicações pela recusa em amamentar, sem falar nas companheiras na maternidade que estão amamentando. Esses conflitos constituem nosso maior desafio. Assim, criamos a técnica de mamadeirar. O que é isso? É substituir o seio materno por amor, oferecendo a mamadeira, e não o peito!

PADOIN, S. M. M. et al. (Org.) Experiências interdisciplinares em Aids: interfaces de uma epidemia. Santa Maria: UFSM, 2006 (adaptado).

O texto é o relato de uma enfermeira no cuidado de gestantes e mães soropositivas. Nesse relato, em meio ao drama de mães que não devem amamentar seus recém-nascidos, observa-se um recurso da língua portuguesa, presente no uso da palavra ―mamadeirar‖, que consiste

((AA)) na manifestação do preconceito linguístico.

((BB)) na recorrência a um neologismo.

((CC)) no registro coloquial da linguagem.

((DD)) na expressividade da ambiguidade lexical.

((EE)) na contribuição da justaposição na formação de palavras.

Questão 31 ================================

Era uma vez

Um rei leão que não era rei.

Um pato que não fazia quá-quá.

Um cão que não latia.

Um peixe que não nadava.

Um pássaro que não voava.

Um tigre que não comia.

Um gato que não miava.

Um homem que não pensava...

E, enfim, era uma natureza sem nada.

Acabada. Depredada.

Pelo homem que não pensava.

Laura Araújo Cunha

CUNHA, L. A. In: KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011.

São as relações entre os elementos e as partes do texto que promovem o desenvolvimento das ideias. No poema, a estratégia linguística que contribui para esse desenvolvimento, estabelecendo a continuidade do texto, é a

((AA)) escolha de palavras de diferentes campos semânticos.

((BB)) negação contundente das ações praticadas pelo homem.

((CC)) intertextualidade com o gênero textual fábula infantil.

((DD)) repetição de estrutura sintática com novas informações.

((EE)) utilização de ponto final entre termos de uma mesma oração.

Questão 32 ================================

Pode chegar de mansinho, como é costume por ali, e observar sem pressa cada detalhe da estação ferroviária de Mariana. Repare na arquitetura recém-revitalizada do casarão, e como os detalhes em madeira branca, as delicadas arandelas de luzes amarelas e os elementos barrocos da torre já começam a dar o gostinho da viagem aguardada. Vindo lá de longe, o apito estridente anuncia que logo, logo o cenário estará completo para a partida. E não tarda para o trem de fato surgir. Pequenino a princípio, mas de repente, em toda aquela imensidão que desliza pelos trilhos. Arrancando sorrisos e deixando boquiaberto até o mais desconfiado dos mineiros.

TIUSSU, B. Raízes mineiras. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 15 nov. 2011 (fragmento).

Page 15: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

16 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

A leitura do trecho mostra que textos jornalísticos produzidos em determinados gêneros mobilizam recursos linguísticos com o objetivo de conduzir seu público-alvo a aceitar suas ideias. Para envolver o leitor no retrato que faz da cidade, a autora

((AA)) inicia o texto com a informação mais importante a ser conhecida, a estação de trem de Mariana.

((BB)) descreve de forma parcial e objetiva a estação de trem da cidade, seus detalhes e características.

((CC)) apresenta com cuidado e precisão os recursos da cidade, sua infraestrutura e singularidade.

((DD)) faz uma crítica indireta à desconfi ança dos mineiros, mostrando conhecimento do tema.

((EE)) dirige-se a ele por meio de verbos e expressões verbais, convidando-o a partilhar das belezas do local.

Questão 33 ================================

AATTEENNTTEE--SSEE PPAARRAA AA IIMMAAGGEEMM AA SSEEGGUUIIRR::

MMAARRIIAANNAA,, MMaarriiaa.. CCoonnffiissssõõeess ddee

AAddoolleesscceennttee.. 33..eedd.. RRiioo ddee JJaanneeiirroo::

AAggiirr.. 22001133.. pp.. 3311..

AA iilluussttrraaççããoo ffaazz ppaarrttee ddee uummaa ddaass ppáággiinnaass ddooss tteexxttooss

oorriiggiinnaaiiss pprroodduuzziiddooss aaiinnddaa nnaa aaddoolleessccêênncciiaa ddee MMaarriiaa MMaarriiaannaa.. SSoobbrree ooss rreeccuurrssooss ee ooss pprroocceeddiimmeennttooss ddee

ccoonnssttrruuççããoo ddoo tteexxttoo,, ppeerrcceebbee--ssee qquuee

((AA)) aa vvaarriiaannttee lliinngguuííssttiiccaa aaddoottaaddaa nnããoo éé aaddeeqquuaaddaa

ppaarraa ssee ffaazzeerr oo rreeggiissttrroo pprreetteennddiiddoo,, ppooiiss eessttaa nnããoo

éé ddoommiinnaaddaa ppoorr ttooddooss ooss lleeiittoorreess..

((BB)) aa eexxpprreessssããoo ――mmii ffúú!!‖‖ ccoonnssiissttee nnuumm rreeccuurrssoo

cchhaammaaddoo aabbrreevviiaaççããoo vvooccaabbuullaarr ee tteemm aa

ffiinnaalliiddaaddee ddee ddaarr fflluuiiddeezz,, aaggiilliiddaaddee aaoo ddiissccuurrssoo ddaa

nnaarrrraaddoorraa..

((CC)) aa rreeppeettiiççããoo ddaa eexxpprreessssããoo ――mmii ffúú!!‖‖ iinnsseerree--ssee nnoo

lliinngguuaajjaarr ddaa jjuuvveennttuuddee ee qquueerr ddiizzeerr ――ssee ddaarr bbeemm‖‖,,

――lleevvaarr vvaannttaaggeemm‖‖ oouu oouuttrraa ccoonnoottaaççããoo ppoossiittiivvaa..

((DD)) aa lliinngguuaaggeemm jjuuvveenniill rreettrraattaaddaa ffooii uumm ffoorrttee aappeelloo

ppaarraa aa ccoonnssaaggrraaççããoo ddaa aauuttoorraa jjuunnttoo aaoo ppúúbblliiccoo

ddeessssaa ffaaiixxaa eettáárriiaa..

((EE)) aa rreepprreesseennttaaççããoo ssóó ccoommpprroovvaa qquuee aa lliinngguuaaggeemm

aaddoottaaddaa ppeellaa jjuuvveennttuuddee éé ppoobbrree eemm

eexxpprreessssiivviiddaaddee ee lliimmiittaaddaa qquuaannttoo àà pprrooppoossiiççããoo ddee

iiddeeiiaass..

Questão 34 ================================

Não há crenças que Nelson Leirner não destrua. Do dinheiro à religião, do esporte à fé na arte, nada resiste ao deboche desse iconoclasta. O principal mérito da retrospectiva aberta em setembro na Galeria do SESI-SP é justamente demonstrar que as provocações arquitetadas durante as últimas cinco décadas pelo artista quase octogenário continuam vigorosas.

Bravo, n. 170, out. 2011 (adaptado).

Um dos elementos importantes na constituição do texto é o desenvolvimento do tema por meio, por exemplo, do encadeamento de palavras em seu interior. A clareza do tema garante ao autor que seus objetivos — narrar, descrever, informar, argumentar, opinar — sejam atingidos. No parágrafo do artigo informativo, os termos em negrito

((AA)) evitam a repetição de termos por meio do emprego de sinônimos.

((BB)) fazem referências a outros artistas que trabalham com Nelson Leirner.

((CC)) estabelecem relação entre traços da personalidade do artista e suas obras.

((DD)) garantem a progressão temática do texto pelo uso de formas nominais diferentes.

((EE)) introduzem elementos novos, que marcam mudança na direção argumentativa do texto.

Questão 35 ================================

TEXTO I

Pessoas e sociedades

Pessoa, no seu conceito jurídico, é todo ente capaz de direitos e obrigações. As pessoas podem ser físicas ou jurídicas.

Pessoa física - É a pessoa natural; é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção). A existência da pessoa física termina com a morte. É o próprio ser humano. Sua personalidade começa com o seu nascimento (artigo 4º do Código Civil Brasileiro). No decorrer da sua vida, a pessoa física constituirá um patrimônio, que será afastado, por fim, em caso de morte, para transferência aos herdeiros.

Pessoa jurídica - É a existência legal de uma sociedade, associação ou instituição, que aferiu o direito de ter vida própria e isolada das pessoas físicas que a

Page 16: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

17 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

constituíram. É a união de pessoas capazes de possuir e exercitar direitos e contrair obrigações, independentemente das pessoas físicas, através das quais agem. É, portanto, uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros (da pessoa natural). Sua existência legal dá- se em decorrência de leis e só nascerá após o devido registro nos órgãos públicos competentes (Cartórios ou Juntas Comerciais).

POLONI, A. S. Disponível em: http://uj.novaprolink.com.br. Acesso em: 30 ago. 2011 (adaptado).

TEXTO II

Os textos I e II tratam da definição de pessoa física e de pessoa jurídica. Considerando sua função social, o cartum faz uma paródia do artigo científico, pois

((AA)) explica o conceito de pessoa física em linguagem coloquial e informal.

((BB)) compara pessoa física e jurídica ao explorar dois tipos de profissão.

((CC)) subverte o conceito de pessoa física com uma escolha lexical equivocada.

((DD)) acrescenta conhecimento jurídico ao definir pessoa física.

((EE)) complementa as definições promovidas por Antonio Poloni.

Questão 36 ================================

Verbo ser

QUE VAI SER quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Não quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. Esquecer.

ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.

A inquietação existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem

((AA)) no conflito do padrão corporal imposto contra as convicções de ser autêntico e singular.

((BB)) na aceitação das imposições da sociedade seguindo a influência de outros.

((CC)) na confiança no futuro, ofuscada pelas tradições e culturas familiares.

((DD)) no anseio de divulgar hábitos enraizados, negligenciados por seus antepassados.

((EE)) na certeza da exclusão, revelada pela indiferença de seus pares.

Questão 37 ================================

NNaa ssoocciieeddaaddee aattuuaall,, tteemm ssiiddoo uumm tteemmaa ccaarroo aa ffaallttaa ddee

hhaabbiilliiddaaddee oouu vvoonnttaaddee eemm rreeccoonnhheecceerr ee rreessppeeiittaarr

ddiiffeerreennççaass eemm ccrreennççaass ee ooppiinniiõõeess.. VVeejjaa uummaa ttiirriinnhhaa

ssoobbrree oo aassssuunnttoo::

RReeii EEmmiirr –– 0055--0077--22001133.. ((AAnnddrréé

DDaahhmmeerr))

AAss ffoobbiiaass,, eemm ttooddaass aass ssuuaass ddeeffiinniiççõõeess,, eessttããoo lliiggaaddaass

vvaarriiaavveellmmeennttee àà aannttiippaattiiaa,, àà aavveerrssããoo aaoo ddeesspprreezzoo,, aaoo

pprreeccoonncceeiittoo ee aaoo mmeeddoo iirrrraacciioonnaall.. AA ffoobbiiaa pprreesseennttee nnaa

ttiirriinnhhaa éé ttííppiiccaa ddee

((AA)) AAvveerrssããoo rraacciiaall..

((BB)) DDeessccrreennççaa nnaa CCiiêênncciiaa..

((CC)) IInnttoolleerrâânncciiaa hhoommooffóóbbiiccaa..

((DD)) MMeennoosspprreezzoo ddee mmiinnoorriiaass..

((EE)) PPrreeccoonncceeiittoo xxeennooffóóbbiiccoo..

Questão 38 ================================

Logo todos na cidade souberam: Halim se embeiçara por Zana. As cristãs maronitas de Manaus, velhas e moças, não aceitavam a ideia de ver Zana casar-se com um muçulmano. Ficavam de vigília na calçada do Biblos, encomendavam novenas para que ela não se casasse com Halim. Diziam a Deus e ao mundo fuxicos assim: que ele era um mascate, um teque-teque qualquer, um rude, um maometano das montanhas do sul do Líbano que se vestia como um pé rapado e matraqueava nas ruas e praças de Manaus. Galib reagiu, enxotou as beatas: que deixassem sua filha em paz, aquela

Page 17: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

18 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

ladainha prejudicava o movimento do Biblos. Zana se recolheu ao quarto. Os clientes queriam vê-la, e o assunto do almoço era só este: a reclusão da moça, o amor louco do “maometano”.

HATOUM, M. Dois irmãos. São Paulo: Cia. das Letras, 2006 (fragmento).

Dois irmãos narra a história da família que Halim e Zana formaram na segunda metade do século XX. Considerando o perfil sociocultural das personagens e os valores sociais da época, a oposição ao casamento dos dois evidencia

((AA)) as fortes barreiras erguidas pelas diferenças de nível financeiro.

((BB)) o impacto dos preceitos religiosos no campo das escolhas afetivas.

((CC)) a divisão das famílias em castas formadas pela origem geográfica.

((DD)) a intolerância com atos litúrgicos, aqui representados pelas novenas e ladainhas.

((EE)) a importância atribuída à ocupação exercida por um futuro chefe de família.

Questão 39 ================================

Televisão x cinema

Mais uma vez, reacende-se o desgastante debate sobre “linguagem de televisão” e “linguagem de cinema”. No mesmo país em que pagar ingresso ainda é luxo para milhões de pessoas, alguns críticos utilizam o termo “televisivo” para depreciar uma obra. E “cinematográfico” para enaltecê-la. Como se houvesse um juiz onipotente a permitir ou não que se sinta uma história da maneira que se pretende senti-la. Todos os sentidos ficam de fora da análise ignorante, tipicamente política, que divorcia a técnica da percepção sensorial. E é exatamente aí que reside o único interesse de um realizador: o momento do encontro do espectador com a obra.

MONJARDIM, J. O Globo, Rio de Janeiro, 24 set. 2004 (adaptado).

Ao comentar o ressurgimento do debate sobre ―linguagem de televisão‖ e ―linguagem de cinema‖, o autor mostra a

((AA)) importância do debate para o entendimento destes dois diferentes meios de linguagem: a televisão e o cinema.

((BB)) atitude prepotente dos críticos ao julgarem preconceituosamente as escolhas do público.

((CC)) validade do debate para o aprimoramento da linguagem do cinema e da televisão.

((DD)) neutralidade dos críticos no uso das palavras ―televisivo‖ e ―cinematográfico‖.

((EE)) contribuição dos críticos na valorização dos sentimentos do espectador.

Questão 40 ================================

O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa. Passou um homem depois e disse: Essa volta que o rio faz por trás de sua casa se chama enseada. Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que fazia uma volta atrás da casa. Era uma enseada. Acho que o nome empobreceu a imagem.

BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Manoel de Barros desenvolve uma poética singular, marcada por ―narrativas alegóricas‖, que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto. No poema, essa característica aparece representada pelo uso do recurso de

((AA)) resgate de uma imagem da infância, com a cobra de vidro.

((BB)) apropriação do universo poético pelo olhar objetivo.

((CC)) transfiguração do rio em um vidro mole e cobra de vidro.

((DD)) rejeição da imagem de vidro e de cobra no imaginário poético.

((EE)) recorte de elementos como a casa e o rio no subconsciente.

Questão 41 ================================

AATTEENNTTEE--SSEE ÀÀ CCHHAARRGGEE AA SSEEGGUUIIRR::

DDiissppoonníívveell eemm::

<<hhttttpp::////rreevviissttaaggaalliilleeuu..gglloobboo..ccoomm>>..

AAcceessssoo eemm:: 44 jjuull.. 22001144..

Page 18: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

19 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

““OO pprreeccoonncceeiittoo lliinngguuííssttiiccoo eexxiissttee ppaarraa ccoomm aa ffaallaa ddee

ddeetteerrmmiinnaaddaass ccllaasssseess ssoocciiaaiiss ee ttaammbbéémm eemm rreellaaççããoo àà

ffaallaa ccaarraacctteerrííssttiiccaa ddee cceerrttaass rreeggiiõõeess,, ccoommoo éé oo ccaassoo ddaa

ffaallaa nnoorrddeessttiinnaa,, eemm qquuee nnaa mmaaiioorriiaa ddaass vveezzeess eessssaa ffaallaa

éé mmoottiivvoo ddee rriissoo ee ddee ddeebboocchhee ppoorr ppaarrttee ddee mmuuiittooss

oouuttrrooss bbrraassiilleeiirrooss.. IIssssoo aaccoonntteeccee ppoorrqquuee oo NNoorrddeessttee éé

uummaa rreeggiiããoo eessttiiggmmaattiizzaaddaa ccoommoo ppoobbrree,, aattrraassaaddaa ee

ssuubbddeesseennvvoollvviiddaa,, ssee ccoommppaarraaddaa àà rreeggiiããoo SSuuddeessttee ddoo

ppaaííss,, ccoonncceeppççããoo eessttaa qquuee vveemm ppaassssaannddoo ppoorr

ttrraannssffoorrmmaaççõõeess aaoo lloonnggoo ddooss úúllttiimmooss aannooss..””

EEnnssiinnoo ddee LLíínngguuaa PPoorrttuugguueessaa:: rreeccoonnhheecciimmeennttoo ddoo

pprreeccoonncceeiittoo ee ppoossssiibbiilliiddaaddee ddee ttrraabbaallhhoo ccoomm aa vvaarriieeddaaddee

ppaaddrrããoo..

RReevviissttaa PPrrááttiiccaass ddee LLiinngguuaaggeemm.. vv.. 33,, nn..

22,, jjuull..//ddeezz.. 22001133

LLeevvaannddoo eemm ccoonnssiiddeerraaççããoo aa rreeaalliiddaaddee ssoocciiaall ee aass

ddiivveerrssiiddaaddeess ccuullttuurraaiiss ddoo ppaaííss ee aa lleeiittuurraa ddoo tteexxttoo

aacciimmaa,, aannaalliissee aa iimmaaggeemm ee aassssiinnaallee aa aalltteerrnnaattiivvaa qquuee

mmeellhhoorr aa ddeessccrreevvee..

((AA)) OO tteexxttoo nnããoo ccoonnddiizz ccoomm aa iimmaaggeemm,, ppooiiss eellaa

aapprreesseennttaa uumm iinnddiivvíídduuoo ssee ddiivveerrttiinnddoo ccoomm oo ffaattoo ddee

oo oouuttrroo ppoossssuuiirr uumm ppeeddaaççoo ddee mmaaddeeiirraa nnoo rroossttoo..

((BB)) AA iimmaaggeemm ee oo tteexxttoo rreefflleetteemm aa rreessppeeiittoo ddoo

pprreeccoonncceeiittoo ssooffrriiddoo ppeellooss iinnddiivvíídduuooss qquuee ppoossssuueemm

ddeeffiicciiêênncciiaa ddee ffaallaa..

((CC)) AA iimmaaggeemm ee oo tteexxttoo aacciimmaa aapprreesseennttaamm uummaa ccrrííttiiccaa

aaoo pprreeccoonncceeiittoo ssooffrriiddoo ppoorr ffaallaanntteess ddee vvaarriieeddaaddeess

ddee llíínngguuaa ddee mmeennoorr pprreessttííggiioo..

((DD)) AA iimmaaggeemm ee oo tteexxttoo rreefflleetteemm ssoobbrree oo pprreeccoonncceeiittoo

ssooffrriiddoo ppoorr iinnddiivvíídduuooss eessttrraannggeeiirrooss qquuaannddoo vvêêmm aaoo

BBrraassiill..

((EE)) AA iimmaaggeemm nnããoo ccoonnddiizz ccoomm oo tteexxttoo,, ppooiiss eellee

aapprreesseennttaa uummaa ccrrííttiiccaa aaooss iinnddiivvíídduuooss ttíímmiiddooss..

Questão 42 ================================

Mar português

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

PESSOA, F. Mensagens. São Paulo: Difel, 1986.

Nos versos 1 e 2, a hipérbole e a metonímia foram utilizadas para subverter a realidade. Qual o objetivo dessa subversão para a constituição temática do poema?

((AA)) Potencializar a importância dos feitos lusitanos durante as grandes navegações.

((BB)) Criar um fato ficcional ao comparar o choro das mães ao choro da natureza.

((CC)) Reconhecer as dificuldades técnicas vividas pelos navegadores portugueses.

((DD)) Atribuir as derrotas portuguesas nas batalhas às fortes correntes marítimas.

((EE)) Relacionar os sons do mar ao lamento dos derrotados nas batalhas do Atlântico.

Questão 43 ================================

A aptidão física, em termos gerais, pode ser definida como a capacidade que um indivíduo possui para realizar atividades físicas. Ter uma boa amplitude nos movimentos das diversas partes corporais é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, pois permite maior disposição para atividades da vida diária, como, por exemplo, maior facilidade para alcançar os próprios pés.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2006 (adaptado).

O componente da aptidão física destacado no texto é

((AA)) força.

((BB)) agilidade.

((CC)) equilíbrio.

((DD)) velocidade.

((EE)) flexibilidade.

Questão 44 ================================

Músculos impossíveis e invejáveis

Claramente, nas últimas duas décadas, constituiu-se uma cultura masculina da modificação corporal. Por que não aplaudir? Pessoalmente, levanto ferro há 35 anos e acho ótimo tanto para a saúde quanto para o humor. Então qual é o problema? Acontece que uma parte não negligenciável dos malhadores não encontra saúde nenhuma. Só nos Estados Unidos, as pesquisas mostram que, para quase 1 milhão deles, a insatisfação com seu corpo deixa de ser um incentivo e transforma-se numa obsessão doentia. Eles sofrem de uma verdadeira alteração da percepção da forma de seu próprio corpo. Por mais que treinem, “sequem” e fiquem fortes, desenvolvem preocupações irrealistas, constantes e angustiadas de que seu corpo seja feio,

Page 19: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

20 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

desproporcionado, miúdo ou gordo etc. Passam o tempo verificando furtivamente o espelho. São as primeiras vítimas do uso desregrado de qualquer substância que prometa facilitar o crescimento muscular.

CALLIGARIS, C. Folha de S. Paulo, 8 fev. 2001 (fragmento).

O modelo de corpo perseguido pelos sujeitos descritos no texto possui como característica principal o(a)

((AA)) agilidade, com o intuito de realizar ações com maior performance atlética.

((BB)) equilíbrio, com o intuito de impedir oscilações ou desvios posturais.

((CC)) hipertrofia, com o intuito de ampliar o delineamento da massa corporal.

((DD)) relaxamento, com o intuito de alcançar uma sensação de satisfação, beneficiando a autoestima.

((EE)) flexibilidade, com o intuito de evitar lesões musculares e outros riscos da atividade física.

Questão 45 ================================

LLEEIIAA OOSS TTEEXXTTOOSS AA SSEEGGUUIIRR::

TTEEXXTTOO II

““AAnnttiiggaammeennttee,, aass mmooççaass cchhaammaavvaamm--ssee mmaaddeemmooiisseelllleess ee

eerraamm ttooddaass mmiimmoossaass ee mmuuiittoo pprreennddaaddaass.. NNããoo ffaazziiaamm

aannooss:: ccoommpplleettaavvaamm pprriimmaavveerraass,, eemm ggeerraall ddeezzooiittoo.. OOss

jjaannoottaass,, mmeessmmoo sseennddoo rraappaaggõõeess,, ffaazziiaamm--llhheess ppéé ddee

aallffeerreess,, aarrrraassttaannddoo aa aassaa,, mmaass lloonnggooss mmeesseess ddeebbaaiixxoo

ddoo bbaallaaiioo..””

CCaarrllooss DDrruummmmoonndd ddee AAnnddrraaddee..

DDiissppoonníívveell eemm::

hhttttpp::////wwwwww..aallgguummaappooeessiiaa..ccoomm..bbrr

TTEEXXTTOO IIII

VVíícciioo nnaa FFaallaa

PPaarraa ddiizzeerreemm mmiillhhoo ddiizzeemm mmiioo

PPaarraa mmeellhhoorr ddiizzeemm mmiióó

PPaarraa ppiioorr ppiióó

PPaarraa tteellhhaa ddiizzeemm tteeiiaa

PPaarraa tteellhhaaddoo ddiizzeemm tteeiiaaddoo

EE vvããoo ffaazzeennddoo tteellhhaaddooss..

OOsswwaalldd ddee AAnnddrraaddee.. DDiissppoonníívveell eemm::

hhttttpp::////wwwwww..jjoorrnnaallddeeppooeessiiaa..jjoorr..bbrr

TTEEXXTTOO IIIIII

QQuuee iimmppoorrttaa qquuee uunnss ffaalleemm mmoollee ddeessccaannssaaddoo

QQuuee ooss ccaarriiooccaass aarrrraannhheemm ooss eerrrreess nnaa ggaarrggaannttaa

QQuuee ooss ccaappiixxaabbaass ee ppaarrooaarraass eessccaannccaarreemm aass vvooggaaiiss??

((......))

JJuunnttooss ffoorrmmaammooss eessttee aassssoommbbrroo ddee mmiisséérriiaass ee

ggrraannddeezzaass

BBrraassiill,, nnoommee ddee vveeggeettaall!!......

MMáárriioo ddee AAnnddrraaddee

OOss ttrrêêss tteexxttooss ddeessttaaccaaddooss nnaa ddiivveerrssiiddaaddee lliinngguuííssttiiccaa

ddoo nnoossssoo ppoorrttuugguuêêss,, rreessppeeccttiivvaammeennttee,, ssããoo

vvaarriiaaççõõeess ddoo ttiippoo::

((AA)) ssoocciiaall,, hhiissttóórriiccaa,, rreeggiioonnaall..

((BB)) hhiissttóórriiccaa,, rreeggiioonnaall,, ssoocciiaall..

((CC)) hhiissttóórriiccaa,, ssoocciiaall,, rreeggiioonnaall..

((DD)) rreeggiioonnaall,, hhiissttóórriiccaa,, ssoocciiaall..

((EE)) rreeggiioonnaall,, ssoocciiaall,, hhiissttóórriiccaa..

Page 20: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

21 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Questões de 46 a 90

Questão 46 ================================

Levando em consideração o processo de transição demográfica apresentado, podemos concluir que

(A) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, consequentemente apresentando taxas de longevidade acima da de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos, como saúde, escolarização e nutrição.

(B) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil se encontra no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países, como Suécia, Itália e Serra Leoa.

(C) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira, entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

(D) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme, em todas as regiões brasileiras.

(E) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

Questão 47 ================================

ttps://pt.insider.pro/analytics/2017-07-28

A partir da análise do gráfico podemos concluir que a teoria demográfica que se preocupa em apontar o desequilíbrio negativo entre o crescimento demográfico e a produção de alimentos associada ao seu respectivo país é a

(A) reformista - China

(B) desenvolvimentista – Estados Unidos

(C) malthusiana - Nigéria

(D) explosão demográfica –Índia

(E) agrodemográfica – Indonésia

Questão 48 ================================

Com base na análise do gráfico, é possível projetar o aumento da demanda por planejamento público no seguinte segmento:

(A) sistema de previdência social.

(B) infraestrutura de apoio ao turismo.

(C) rede de escolas de ensino fundamental.

Page 21: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

22 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(D) programa de atendimento médico-hospitalar.

(E) qualificação da mão de obra.

Questão 49 ================================

Para responder à questão, analise atentamente a fotografia a seguir.

(Fonte: Pazzinato, A. L.; Senise, M. H. V. "História Moderna e Contemporânea". 2. ed. São Paulo: Ática, 1992.)

Tradução do cartaz ao fundo:

"World's highest standard of living." = "O mais alto padrão de vida do mundo".

"There's no way like the americain way." = "Nada melhor que o modo de vida americano".

A fotografia acima, que se insere no contexto do início dos anos 1930, nos Estados Unidos da América, buscava captar a contradição entre

(A) o crescimento da indústria americana no período, e o acesso da classe operária aos novos bens de consumo.

(B) os conflitos sociais entre as elites urbanas brancas e as maiorias de trabalhadores rurais negros das classes populares, no Norte do EUA.

(C) a ideologia do novo estilo de vida americano e a depressão econômica e o desemprego.

(D) a expansão do capitalismo liberal, após 1929, e o crescimento do emprego para a classe operária nas fábricas.

(E) a retração do mercado de consumo e uma economia de pleno emprego.

Questão 50 ================================

"A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos".

(Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L'EUROPE, T. I. Flamarion )

O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou

(A) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.

(B) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.

(C) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.

(D) a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.

(E) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.

Questão 51 ================================

O cartaz ao lado é do filme "E o Vento Levou", lançado em cores, no ano de 1939 e dirigido Victor Fleming, que marcou sua época e a história do cinema. O filme narra a complicada vida de Scarlet O'Hara (vivida por Vivien Leigh), seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil americana como pano de fundo.

Clark Gable é "Rett Butler", um aventureiro que tem uma relação de amor com Scarlet. O filme, como as telenovelas de hoje, é marcado por conflitos e cenas inesquecíveis de amor. A grande inovação do filme é a ausência de um final feliz. Sobre a época e o filme, pode-se afirmar que ele registrou

Page 22: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

23 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(A) uma época (período entre guerras) difícil e sem a certeza de um final feliz, como no filme.

(B) um momento de euforia para o nacionalismo americano e por isso a temática da guerra civil.

(C) o cientificismo da sociedade com o uso da tecnologia e que, por isso, pôde inovar ao ser filmado em cores.

(D) uma mudança de mentalidade já que as pessoas passaram a valorizar o amor aventureiro.

(E) uma época de profunda euforia tecnologia com a corrida espacial.

Questão 52 ================================

Reprodução.

A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes teve início na Idade Média. Ao utilizar o Mar Mediterrâneo para chegar à Palestina, os cruzados invocavam a proteção de Maria, a Estrela do Mar.

A tradição teria chegado ao Brasil já na época do descobrimento, através dos navegadores portugueses e espanhóis. O culto à Nossa Senhora disseminou-se entre os nativos, originando o surgimento de santuários nas regiões pesqueiras. Neste dia, há também a homenagem à Iemanjá, orixá das grandes águas, dos mares e oceanos. É a correspondente de Nossa Senhora dos Navegantes nas religiões afro-brasileiras. São feitas homenagens nas praias, com os devotos ―lançando‖ ao mar pequenas embarcações com oferendas compostas de cocadas brancas, lírios, velas brancas, perfumes, espelhinhos etc. Sua popularidade é imensa, sendo cultuada como a rainha do mar e também chamada de: Oguntê, Marabô, Kaiala, Sobá, Oloxum, Inaiê, Janaína, Iemanjá, como canta Marisa Monte.

Sobre o sincretismo religioso e cultural, é correto afirmar que

(A) o Brasil é um país com uma forte presença de afrodescendentes de tal forma que é fundamental o respeito aos deuses particulares de cada religião.

(B) por sermos essencialmente católicos, é uma afronta à cultura religiosa cristã a adoração de deuses de outra natureza.

(C) a presença de afrodescendentes em número elevado não representa que a religião africana tenha direito de se manifestar no Brasil, já que somos um país não laico.

(D) os cultos negros vindos da África se espalharam pelo Brasil sendo a segunda maior religião hoje no país.

(E) a representação de deuses de culturas religiosas diferentes é impossível de ser feita porque cada um representa ideologias diversas.

Questão 53 ================================

―Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes‖.

(Art. 5º da CF de 1988).

O artigo 5º da CF de 1988 descrito acima foi violado no seguinte fato noticiado abaixo:

(A) “Henrique Meirelles sonha com a Presidência, mas conduz o país ao caos econômico e social e é contestado até por governistas‖ (Carta Capital, 08/17).

(B) “Produtores culturais e OAB-RJ também criticam a medida do prefeito do Rio de Janeiro por decreto que dificulta a obtenção de alvará para eventos religiosos.” (Carta Capital, 08/17).

(C) “Candidata é presa após invadir casa para arrancar pôster de candidato a prefeito” (Defato online, 09/16).

(D) “MEC amplia em 50% número de vagas do Brasil Alfabetizado”. (Portal Brasil 09/16).

(E) “Custos industriais caíram 1,1% no segundo trimestre, primeira queda desde 2014”. (Agência Brasil 09/16).

Page 23: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

24 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 54 ================================

Texto I

www.mapasgebrasil.com.br

Texto II

Localiza-se no Sudeste do Brasil, com População média de 43 milhões de habitantes, abrange as metrópoles São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Santos

Naturalmente, esse complexo desempenha funções que o encaixam nesse grau de urbanização, tanto em aspectos culturais, quanto em aspectos financeiros; seus dois principais polos estabelecem uma forte conexão entre as outras cidades brasileiras e com o restante do planeta.

Os textos apresentados conferem a/ao:

(A) perímetro conturbado.

(B) Área metropolitana.

(C) Ambiente das RIDE.

(D) Formação de megalópole.

(E) Cidade global.

Questão 55 ================================

Observe o quadro abaixo.

Quadro Operários, de Tarsila do Amaral, 1933. Óleo sobre tela 150 X 205 cm. Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo Coleção Governo do Estado de São Paulo.

Tarsila do Amaral (1886-1973) é considerada a primeira-dama do modernismo brasileiro e uma das responsáveis pela arte genuinamente nacional. Os temas que mais a interessavam eram os sociais e entre toda a sua obra, se destaca a tela Operários onde evidencia-se a

(A) discriminação social a partir da seleção da mão de obra.

(B) falta de qualificação dos operários a partir dos déficits sociais.

(C) população sofrendo os impactos do desemprego estrutural.

(D) diversidade étnica e regional dos trabalhadores fabris no Brasil.

(E) rostos cansados devido a jornada de trabalho lacerante.

Questão 56 ================================

www.mapasgebrasil.com.br

A partir da análise do mapa observa-se a evidencia da/de/do

(A) investimento estatal – crescimento do agronegócio.

(B) desconcentração industrial- democratização dos produtos.

(C) guerra fiscal – desemprego conjuntural.

(D) explosão demográfica – pegada ecológica.

(E) desenvolvimentismo industrial – incentivo técnico.

Page 24: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

25 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 57 ================================

Observe a figura:

Super-Homem. "Super Interessante", jun. 2002. p. 40.

Quanto ao Super-Homem, criado em 1938, pode-se afirmar que cumpriu o papel de

(A) estimular a conciliação entre americanos e nazistas.

(B) restabelecer os valores que orientaram a formação dos EUA.

(C) difundir o ideário da participação coletiva própria do capitalismo liberal.

(D) produzir reflexão crítica a respeito do individualismo burguês.

(E) fortalecer a autoestima da sociedade abalada pela depressão econômica.

Questão 58 ================================

[...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.

Adolf Hitler No livro Mein Kampf, Hitler expressava que:

(A) O movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético através da eugenia.

(B) Os alemães eram superiores e a raça ariana inferior, justificando, desse modo, o espaço vital.

(C) O mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo.

(D) A necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha.

(E) O racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e o extermínio dos judeus

Questão 59 ================================

Após a vitória do selecionado brasileiro de futebol contra a equipe checa – que levaria o time nacional as semifinais da competição – publicou-se uma declaração do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre sobre essa conquista: ―Creio que uma das condições de vitória dos brasileiros nos encontros europeus prende-se ao fato de termos tido a coragem de mandar à Europa desta vez um team francamente afro-brasileiro. Tomem os arianistas nota disto.‖

(Um team afro-brasileiro... Correio da Manhã, 15.06.1938.)

Levando em conta o contexto histórico, é possível concluir que a declaração de Gilberto Freyre

(A) avalia que a vitória no campo esportivo não devia servir para esconder as mazelas de uma sociedade mestiça.

(B) reconhece como positiva a miscigenação do povo brasileiro, ao mesmo tempo em que critica a busca dos nazistas pela raça pura.

(C) reforça a tradição preconceituosa da população brasileira, por realçar o estereótipo do negro como pouco afeito ao trabalho.

(D) entende a importância dos brasileiros em buscar a constituição de uma raça perfeita, como faziam os fascistas.

(E) defende as ideias dominantes em meados do século XX, que apontavam a superioridade dos brancos sobre os negros.

Questão 60 ================================

Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, a demanda da população afrodescendente, no sentido de politicas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: wvvw.semesp.org.br.

Acesso em: 21 nov:2013 (adaptado).

Page 25: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

26 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o principio da inclusão social a

(A) praticas de valorização identitária.

(B) medidas de compensação econômica.

(C) dispositivos de liberdade de expressão.

(D) estratégias de qualificação profissional.

(E) instrumentos de modernização jurídica.

Questão 61 ================================

A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.

FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social.

Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é:

(A) Combater ações violentas na guerra entre as nações.

(B) Coagir e servir para refrear a agressividade humana.

(C) Criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.

(D) Estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.

(E) Organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

Questão 62 ================================

Pára e repara

Olha como ela samba

Olha como ela brilha

Olha que maravilha

Essa crioula tem o olho azul

Essa lourinha tem cabelo bombril

Aquela índia tem sotaque do Sul

Essa mulata é da cor do Brasil

A cozinheira tá falando alemão

A princesinha tá falando no pé

A italiana cozinhando o feijão

A americana se encantou com Pelé

Häagen-dazs de mangaba

Chateau canela-preta

Cachaça made in Carmo dando a volta no planeta

Caboclo presidente

Trazendo a solução

Livro pra comida, prato pra educação

Composição: Bahiano / Diego Blanco / Herbert Vianna

Ao analisar a composição a cima, pode-se observarem relação ao Brasil a evidencia da/do

(A) hibridismo étnico e diferença entre classes.

(B) diversidade étnica e cultural.

(C) discriminação e o analfabetismo cultural.

(D) miscigenação e interação cultural.

(E) imigração e as novas tendências sociais.

Questão 63 ================================

www.geodemografic.com.br

ttps://www.populationpyramid.net/pt/brasil/2017

Page 26: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

27 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Ao analisar a atual conjuntura da pirâmide etária brasileira em comparação a estrutura da década de 1980 podemos concluir que a maior tendência em investimentos no país girará em torno do setor:

(A) Previdenciário.

(B) Logístico.

(C) Educacional.

(D) Urbanístico.

(E) Agrícola.

Questão 64 ================================

Matriz de transporte em países de grande extensão

http://planetadoalan.blogspot.com.br/2017/08/matriz-de-transporte-em-paises-de.html

Levando em consideração as questões logísticas espaciais do sistema modal brasileiro observa-se que este foge à regra,os fatores que condicionaram essa realidade giram em torno

(A) do volume de carga escoada no Brasil que é formado por commodities, como minérios, grãos, cimento, entre outras que precisam percorrer longas distancias.

(B) das medidas do governo Juscelino Kubitschek, que implantou a indústria automobilística, transferiu a capital para Brasília e acelerou a construção de rodovias.

(C) do transporte rodoviário não depender de várias operações de carga e descarga, até o produto chegar ao destino final, como acontece com os outros meios.

(D) da safra que pode chegar a diferentes pontos do país e aos portos de exportação sem enfrentar uma série de obstáculos, como a falta de infraestrutura.

(E) da industrialização brasileira a partir da década de 1930 que trouxe a necessidade de maior integração do mercado interno e de maiores investimentos nesse setor.

Questão 65 ================================

O genocídio que teve lugar em Ruanda, assim como a guerra civil em curso na República Democrática do Congo, ou ainda o conflito em Darfur, no Sudão, revelam uma África marcada pela divisão e pela violência. Esse estado de coisas deve-se, em parte,

(A) às diferenças ideológicas que perpassam as sociedades africanas, divididas entre os defensores do liberalismo e os adeptos do planejamento central.

(B) à intolerância religiosa que impede a consolidação dos estados nacionais africanos, divididos nas inúmeras denominações cristãs e muçulmanas.

(C) aos graves problemas ambientais que produzem catástrofes e aguçam a desigualdade ao perpetuar a fome, a violência e a miséria em todo o continente.

(D) à herança do colonialismo, que introduziu o conceito de Estado-nação sem considerar as características das sociedades locais.

(E) às potências ocidentais que continuam mantendo uma política assistencialista, o que faz com que os governos locais beneficiem-se do caos.

Questão 66 ================================

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

(A) difundiu as teorias socialistas.

(B) acirrou as disputas territoriais.

(C) superou as crises econômicas.

Page 27: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

28 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(D) multiplicou os conflitos religiosos.

(E) conteve os sentimentos xenófobos.

Questão 67 ================================

TEXTO I

A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.

(ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de S.Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).

TEXTO II

Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.

(Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois

(A) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.

(B) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.

(C) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.

(D) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.

(E) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

Questão 68 ================================

O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.

LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado).

A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da

(A) assimilação de valores de povos exóticos.

(B) experimentação de hábitos sociais variados.

(C) recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.

(D) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.

(E) valorização de comportamento de grupos privilegiados.

Questão 69 ================================

A crítica da charge está relacionada aos direitos humanos porque:

(A) Estabelece uma relação entre as bandeiras levantadas em prol dos direitos dos cidadãos chineses.

(B) Questiona os reais motivos descritos pelos países que criticam a política chinesa.

(C) Critica a omissão dos países membros da ONU em relação à exploração de pessoas na China.

Page 28: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

29 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(D) Denuncia a falta de ética dos trabalhadores chineses em confeccionar uma bandeira para os Direitos Humanos.

(E) Aponta para uma realidade singular de direitos coletivos violados por acordos trabalhistas na China.

Questão 70 ================================

Leia atentamente o texto a seguir. A população, sem limitações, aumenta em proporção geométrica. Os meios de subsistência aumentam em proporção aritmética. Um pequeno conhecimento dos números mostrará a imensidade do primeiro poder em comparação com o segundo. Pela lei de nossa natureza que torna o alimento necessário à vida do homem, os efeitos dessas forças desiguais devem ser mantidos em pé de igualdade.

O texto acima refere-se a uma concepção:

(A) neoliberal.

(B) neomarxista.

(C) possibilista.

(D) marxista-leninista.

(E) malthusiana.

Questão 71 ================================

Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6 800 vezes pelo mesmo trabalhador.

(blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/ Acesso em: 12.08.2013. Adaptado)

Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como

(A) toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lucros entre os operários.

(B) toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produzem no seu próprio ritmo.

(C) fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do processo produtivo nas fábricas.

(D) fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábricas e o volume da produção

(E) fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.

Questão 72 ================================

Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.

www.moma.org

O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

(A) taylorismo - produção flexível

(B) fordismo - produção em série

(C) toyotismo - fragmentação da produção

(D) neofordismo - terceirização da produção

(E) Toyotismo – Just in time

Page 29: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

30 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 73 ================================

A escravização do negro,

pode ser explicada porque:

(A) os indígenas eram fracos e não suportavam o trabalho;

(B) a Igreja a considerava legítima e o tráfico negreiro era altamente lucrativo;

(C) os indígenas fugiam para as missões;

(D) os negros eram mais saudáveis que os indígenas;

(E) os indígenas resistiam à escravidão, organizando-se em quilombos.

Questão 74 ================================

(...) o número de refinarias, na Holanda, passara de 3 ou 4 (1595) para 29 (1622), das quais 25 encontravam-se em Amsterdã, que se transformara no grande centro de refino e distribuição do açúcar na Europa.

Elza Nadai e Joana Neves

A respeito do aumento de interesse, por parte dos holandeses, não apenas na refinação do açúcar brasileiro, mas também no transporte e distribuição desse produto nos mercados europeus, acentuadamente no século XVII,

(A) com a União Ibérica (1580-1640), os holandeses desejavam conquistar militarmente o litoral nordestino para obter postos estratégicos na luta contra a Espanha.

(B) a ocupação de Salvador, em 1624, por tropas flamengas, foi um sucesso, do ponto de vista militar, para diminuir o poderio de Filipe II, rei da Espanha.

(C) a criação da Companhia das Índias Ocidentais foi responsável pela conquista do litoral ocidental da África, do nordeste brasileiro e das Antilhas, visando obter mão-de-obra para as lavouras antilhanas.

(D) o domínio holandês, no nordeste brasileiro, buscava garantir o abastecimento de açúcar, controlando a principal região produtora, pois foi graças ao capital flamengo, que a empresa açucareira pode ser instalada na colônia.

(E) a Companhia das Índias Ocidentais, em 1634, na luta pela conquista do litoral nordestino, propõe a proteção das propriedades brasileiras submetidas à custódia holandesa, porém, em troca, os brasileiros não poderiam manter sua liberdade religiosa.

Questão 75 ================================

Leia o texto a seguir sobre o governo de Kubitschek.

Para implantar a nova opção de política econômica com o mínimo de estabilidade, o governo Kubitschek usou como estratégia - além da elaboração de uma ideologia de mobilização popular - o reforço da eficácia da coligação PSD/PTB no legislativo.

BORIS, F. "História do Brasil". São Paulo: EDUSP, 1955. p. 343.

O acordo PSD/PTB forneceu estabilidade e garantiu apoio ao governo de Juscelino Kubitschek. Sobre sua política econômica, pode-se afirmar que

(A) foi definida pelo Plano de Metas, que configurou o perfil nacional-desenvolvimentista, combinando a articulação do Estado, da empresa privada nacional e do capital estrangeiro, na implementação da modernização industrial.

(B) favoreceu o capital internacional em detrimento da burguesia nacional, na condução da industrialização, através do Programa de Metas.

(C) promoveu a ascensão do grande capital nacional na condução do processo industrial, especialmente do setor automobilístico.

(D) marcou o fim da tradicional dependência econômica do capital externo, favorecendo o desenvolvimento da indústria nacional.

(E) gerou o processo de substituição de importações, resultando em significativo crescimento na produção industrial.

Page 30: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

31 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 76 ================================

Analise os documentos abaixo:

Documento 1:

A vida de Maomé, o profeta do islã

www.google.com.br/ imagens/charliehebdo

Documento 2:

Manifestações foram convocadas por toda a França em protesto contra o atentado ao jornal satírico francês Charlie Hebdo. Na Place de laRépublique, há pessoas que levantam cartazes com o slogan que une os manifestantes, ―Je Suis Charlie‖ (Eu sou Charlie), em protesto contra o atentado que causou, hoje, pelo menos doze mortos na sede do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4328324

A análise dos documentos e os conhecimentos sociológicos nos permite compreender que

(A) os meios de comunicação não precisam se preocupar em respeitar os diversos pontos de vistas de um determinado fato.

(B) o atentado ao jornal foi uma vingança de muçulmanos contra publicações consideradas desrespeitosas.

(C) as liberdades religiosa e de expressão são aspectos sociais distintos, não havendo relação entre as duas.

(D) os atos religiosos, mesmo utilizando a violência, são considerados justos, pois têm uma justificativa divina.

(E) a mobilização da sociedade é injusta, pois os muçulmanos têm o direito de se defender das injúrias publicadas.

Questão 77 ================================

TEXTO:

“Ninguém será submetido à tortura nem atratamento ou castigo cruel, desumano oudegradante”.(Art. 5º DUDH).

“Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação”.(Art. 7º DUDH).

A comparação entre as falas de 01 a 09 e o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos mostra:

(A) Uma relação de interdependência entre os Direitos Humanos e a visão popular sobre os mesmos, contribuindo assim para uma visão ética dos fatos.

(B) A visão unilateral dos Direitos Humanos que deturpa o conceito de Humano, valorizando os criminosos em detrimento dos cidadãos honestos e cumpridores de seus deveres.

(C) Uma contradição na fala da personagem de número 10 que confunde Direitos Humanos com proteção aos vários criminosos.

(D) Uma visão equivocada estabelecida no senso comum por uma parte da sociedade sobre o tema da segurança pública em confronto com os Direitos humanos.

(E) A relação igualitária entre os Direitos Humanos e a visão popular sobre temas de cidadania, estabelecendo assim ironia na fala de número 10.

Page 31: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

32 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 78 ================================

O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

(A) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.

(B) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.

(C) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.

(D) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.

(E) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

Questão 79 ================================

A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação. As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:

(A) Cerrado.

(B) Pampas.

(C) Pantanal.

(D) Manguezal.

(E) Mata de Cocais

Questão 80 ================================

Leia o trecho abaixo.

"Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo condenaram-me novamente e se desencadeiam sobre mim. [...] Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios do domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao Governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei dos lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário

mínimo se desencadearam os ódios. [...] Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco."

DEL PRIORE, Mary. "Documentos de história do Brasil: de Cabral aos anos 90". São Paulo: Scipione, 1997. p. 98-99.

Pode-se afirmar que o trecho acima faz parte da

(A) proposta de reformas de base do presidente João Goulart, de 1964.

(B) carta de renúncia do presidente Fernando Collor de Mello, de 1992.

(C) carta-testamento do presidente Getúlio Vargas, de 1954.

(D) declaração ao povo brasileiro feita pelo governador Leonel Brizola, de 1962.

(E) carta de abdicação de Dom Pedro I, de 1831.

Questão 81 ================================

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

Caminhando e cantando,

E seguindo a canção

Somos todos iguais,

Braços dados ou não.

Nas escolas, nas ruas,

Campos e construções,

Caminhando e cantando,

E seguindo a canção.

Geraldo Vandré

A letra desta música foi escrita no contexto do regime militar, iniciado com o Golpe de 1964.

Uma das medidas políticas reveladora do caráter autoritário desse regime está apresentada, corretamente, em:

Page 32: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

33 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(A) instituição do AI Nº 2, extinguindo os partidos políticos existentes

(B) promulgação da Constituição de 1967, abolindo a divisão de poderes

(C) supressão do Poder Legislativo, gerando a institucionalização da ditadura

(D) criação da Lei de Imprensa, impondo a estatização dos meios de comunicação

(E) a criação do Projeto o ―Petróleo é nosso‖

Questão 82 ================================

Documento I

Documento II

Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza:

(A) científica no primeiro e mágica no segundo.

(B) social no primeiro e política no segundo.

(C) religiosa no primeiro e científica no segundo.

(D) religiosa no primeiro e econômica no segundo.

(E) matemática no primeiro e algébrica no segundo.

Questão 83 ================================

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser caracterizada, primeiramente por sua amplitude, compreendendo um conjunto de direitos e faculdades, sem as quais um ser humano não pode desenvolver sua personalidade física, moral e intelectual. Em segundo lugar, pela universalidade, aplicável a todas as pessoas de todos os países, raças, religiões e sexos, seja qual for o regime político dos territórios nos quais incide”.

(Texto extraído da prova PC-MG - Delegado de Polícia).

A partir do texto acima é possível averiguar dentre outras coisas que a Declaração dos Direitos Humanos:

(A) Nada declara sobre o direito à propriedade, em razão da necessidade de acomodação das diferentes ideologias das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

(B) Propõe que os seres humanos, por não nascerem iguais em dignidade e em direitos, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

(C) Assegura que toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

(D) Afirma assim que toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países, invocado mesmo em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

(E) Estabelece a toda pessoa o direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ela.

Page 33: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

34 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 84 ================================

O fluxo migratório representado está associado ao processo de:

(A) fuga de áreas degradadas.

(B) inversão da hierarquia urbana.

(C) busca por amenidades ambientais.

(D) conurbação entre municípios contíguos.

(E) desconcentração dos investimentos produtivos.

Questão 85 ================================

Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia a base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S.Paulo, 2 dez. 2012

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

(A) Redução da utilização elétrica.

(B) Ampliação do uso bioenergético.

(C) Expansão das fontes renováveis.

(D) Contenção da demanda urbano-industrial.

(E) Intensificação da dependência geotérmica.

Questão 86 ================================

SOBRADINHO

O homem chega, já desfaz a natureza

Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar

O São Francisco lá pra cima da Bahia

Diz que dia menos dia vai subir bem devagar

E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar.

SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).

O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi

(A) a migração forçada da população ribeirinha.

(B) o rebaixamento do nível do lençol freático local.

(C) a preservação da memória histórica da região.

(D) a ampliação das áreas de clima árido.

(E) a redução das áreas de agricultura irrigada.

Questão 87 ================================

Observe a imagem:

Na charge observa-se que há

(A) um apoio ao fim do pluripartidarismo iniciado em 1946, demonstrando a censura existente no Regime Militar, imposta pelo Ato Institucional n¡.5 (AI

(B) uma manifestação favorável ao fechamento dos pequenos partidos políticos e à introdução da bipolarização entre ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro), promovido pelo Ato Institucional n¡.2 (AI

Page 34: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

35 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(C) uma crítica à dissolução dos partidos políticos até então existentes, imposta pelo Ato Institucional n¡.2 (AI

(D) uma inconformidade com o autoritarismo do governo militar, que limitava a liberdade político partidária, na conjuntura do "milagre econômico", através do Ato Institucional n¡.5 (AI

(E) uma promoção da centralização política, através da qual os partidos oposicionistas ao golpe militar, como UDN (União Democrática Nacional) e PRP (Partido de Representação Popular), foram extintos pelo Ato Institucional n¡.5 (AI

Questão 88 ================================

Observe a imagem e leia o texto:

(...) meu Brasil,

Que sonha com a volta do irmão do Henfil,

com tanta gente que partiu num rabo de foguete:

chora a nossa pátria-mãe gentil

chorammarias e clarisses no solo do Brasil.

Mas sei, que uma dor assim pungente

não há de ser inutilmente a esperança

dança na corda bamba de sombrinha

e em cada passo dessa linha pode se machucar.

(João Bosco e Aldir Blanc, "O bêbado e a equilibrista")

A crítica expressa na charge e a referência histórica da música estão relacionadas, respectivamente,

(A) à exaltação do nacionalismo e ao movimento das "Diretas Já".

(B) ao autoritarismo do governo e à campanha a favor da anistia.

(C) à propaganda comunista e ao retorno dos exilados políticos.

(D) ao fim da censura e à política favorável à redemocratização.

(E) à outorga do Ato Institucional n¡. 5 e ao milagre econômico.

Questão 89 ================================

O período pós-Segunda Guerra Mundial até os anos 1970, foi marcado por uma série de transformações socioeconômicas e políticas na Europa Ocidental e nas Américas, dentre as quais, o fortalecimento da chamada sociedade de bem-estar social. No Brasil, a conquista da Copa do Mundo de 62, no Chile, complementou o clima de euforia que tomou conta do país na primeira metade da década. Nem mesmo o golpe militar de 1964 foi suficiente para abafar a efervescência cultural da época, marcada também pela contestação política. Mas os militares conseguiram impedir a manifestação mais legítima de cidadania: proibiram o voto direto para presidente da República e representantes de outros cargos majoritários, como governador, prefeito e senador. Apenas deputados federais, estaduais e vereadores eram escolhidos pelas urnas. O regime que destituiu o presidente João Goulart fechou emissoras de rádio e televisão, e a censura tornou-se prática comum e foi nesse clima que no 12 de março de 1964, a Escola Paroquial “Instituto Dom Fernando Gomes” inicia suas atividades escolares com 4 salas de aulas e, aproximadamente, 150 alunos distribuídos entre o Ensino Infantil, Pré-escolar e as quatro séries primárias, funcionando nos dois turnos: matutino e vespertino. O nome da Escola é uma homenagem ao 20º Bispo da Diocese de Aracaju.

Aspectos da Guerra Fria e a visão de importantes agentes do Estado Militar no Brasil.

Page 35: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS · uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G ENEM – 1º DIA

36 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

12/09/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Com base no texto, nas imagens e nos conhecimentos sobre a economia brasileira e suas repercussões no período (1964/1982), é correto afirmar:

(A) A visão econômica neoliberal dos governos militares favoreceu a entrega dos principais setores da economia, tais como energia, telefonia e transportes, às multinacionais, resultando numa situação de hiperinflação, que retraiu a indústria nacional.

(B) O ministro da Fazenda, Delfim Neto, para estabelecer o controle da inflação, promoveu a estagnação da economia brasileira, que resultou em crescimento negativo do Produto Interno Bruto (PIB).

(C) Os planos econômicos editados à época, com o objetivo de controlar a inflação, tiveram como resultado a implementação de uma política de redistribuição de renda bem sucedida.

(D) O ministro da Fazenda Delfim Neto utilizava-se de métodos pouco convencionais para o controle dos índices da inflação, como forma de convencer os diversos setores da economia sobre a continuidade do milagre econômico.

(E) "Autonomia de gestão para o mercado‖ foi a palavra de ordem do ministro Delfim Neto no combate à inflação e, para isso, não mediu esforços para derrubar os setores organizados da sociedade brasileira contrários à condução da sua política econômica.

Questão 90 ================================

Observe a paisagem a seguir:

Porção indiana da Cordilheira do Himalaia

Sobre o tipo de província geológica existente nessa região, podemos corretamente afirmar que:

I. Predominam os processos de deposição sobre os de erosão.

II. É de formação geológica antiga.

III. Apresenta uma grande instabilidade sísmica.

IV. Possui uma carga mínima de minerais metálicos.

V. É fruto de processos endógenos de transformação do relevo.

São corretas as afirmativas:

(A) I, II

(B) III e V

(C) II, IV e V

(D) II, III e IV

(E) I, III e V