provas de: linguagens, códigos e suas tecnologias ciências ... · este caderno contém provas de...

22
DADOS DO CANDIDATO NOME: INSCRIÇÃO: CADEIRA: SALA: PROVAS DE: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Redação

Upload: phungkhanh

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO: CADEIRA:SALA:

► PROVAS DE:• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias• Ciências da Natureza e suas Tecnologias • Matemática e suas Tecnologias• Ciências Humanas e suas Tecnologias• Redação

Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB

→ PROCESSO SELETIVO 2018.1

Este Caderno contém Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Redação.

Este Caderno de Provas contém 50 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta, identificadas por A, B, C, D, E.

Antes de iniciar as Provas, confira a sequência das páginas e da numeração das questões do seu Caderno de Provas. Se identificar qualquer equívoco, informe-o imediatamente ao aplicador de provas.

Para responder corretamente a essas Provas leia atentamente as orientações de cada questão.

Utilize caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.

As respostas das questões objetivas de multipla escolha deverão ser registradas na Folha de Respostas própria, preenchendo integralmente o círculo correspondente à alternativa escolhida, conforme o exemplo:

Só existe uma alternativa correta para cada questão.

Assine no espaço próprio da Folha de Respostas e da Folha de Redação. Folha de Respostas ou Folha de Redação identificadas fora desse espaço, implicará na anulação das Provas Objetivas ou da Redação e consequente eliminação do candidato do Processo Seletivo. Questão com resposta rasurada ou com mais de uma alternativa marcada não será considerada.

Retire a etiqueta de Código de Barras colada na capa deste Caderno de Provas e cole-a no espaço reservado na Folha de Respostas das questões objetivas de múltipla escolha. O candidato que não colar a etiqueta de Código de Barras na Folha de Respostas será eliminado do Processo Seletivo.

O tempo total para realização das Provas é de quatro horas e trinta minutos, sendo o tempo mínimo de permanência do candidato em sala de provas de duas horas. A saída da sala de provas com o Caderno de Provas será permitida a partir dos quinze minutos finais do tempo previsto para a realização das Provas, ou seja, depois de decorridas as quatro horas e quinze minutos do início efetivo das Provas.

Ao concluir suas Provas, sinalize para o aplicador de provas e aguarde para entregar a Folha de Respostas e a Folha de Redação, cumprindo os procedimentos por ele recomendados.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas 1

PROVAS COM QUESTÕES OBJETIVASQuestões de 1 a 50Instrução Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Prova de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasQuestões de 1 a 12

O aspecto linguístico do texto que está corretamente analisado é o transcrito na alternativa

A) O termo “que”, em “Os instrumentos democráticos que hoje abarcam nossa sociedade” e em “É fato que o fator população”, possui o mesmo valor morfossintático.

B) A forma verbal destacada em “o detinha mais cuidado ao exercê-lo.” está no infinitivo e é complementada pelo pronome “o”, presente em “lo”, que, por sua vez, resgata anaforicamente o termo “o poder”

C) A oração “A eleição era um recurso utilizado em última instância”, é constituída por um predicado verbo-nominal.

D) O verbo haver, em “Há apenas uma ilusão de que isso aconteça.”, classifica-se como impessoal por indicar tempo decorrido.

E) O vocábulo “tal”, em “não tem validade para impor-se como tal.”, apresenta valor determinante, por modificar um nome que está subentendido, no caso, “sistema”.

De acordo com texto, a democracia, na atualidade,

A) enaltece a igualdade e a possibilidade justa de todos os cidadãos participarem dos institutos estatais.

B) baseia-se nos princípios da sociedade ateniense, com pequenas adaptações daquele regime político criado naquele momento histórico.

C) tem caráter representativo, ou seja, é exercida de forma indireta, apoiada no voto do povo, que dá poderes ao eleito.

D) constitui-se como uma forma de governo em que a população é soberana, estando, assim, à frente de todas as decisões.

E) respalda-se em dois pilares: o primeiro é a participação e o segundo, o investimento na educação e na informação.

Questões 1 e 2 Os instrumentos democráticos que hoje

abarcam a nossa sociedade praticamente nada têm a ver com aqueles criados pelos atenienses em sua experiência de governo do povo. É fato que o fator população criou um obstáculo insuperável para a sua aplicação. Também é fato que as revoluções dos séculos XVII e XVIII tentaram adaptar o sistema às condições daquele momento histórico.

O forte clamor de uma população assolada pelo poder autoritário de reis e monarcas, que não tinham responsabilidades por seus atos nem lhes impunham limites, acelerou o processo e inspirou o movimento de troca do poder. A sociedade humana reivindicou para si o poder de organizar-se e exigiu daquele que o detinha mais cuidado ao exercê-lo.

Para tanto, desviou-se do propósito inicial, o de tornar livres os homens que tinham aderido ao contrato social. Com a criação do atual modelo democrático, trouxemos à tona institutos que não condizem com a realidade ateniense. Lá, o povo dirigia seus assuntos diretamente e, quando necessário escolher um grupo destacado de cidadãos para exercer atividade em algum órgão, isso era feito através de sorteio. A prática enaltece a igualdade e a possibilidade justa de todos os cidadãos participarem dos institutos estatais. A eleição era um recurso utilizado em última instância, somente quando havia a necessidade de escolha de uma minoria competente, especializada.

Diferente do modelo grego, hoje, a organização estatal é composta de órgãos que não têm a participação direta do cidadão. Apesar de se ter uma roupagem democrática para a escolha de quem irá exercer as funções do Estado que, a princípio, se configurem justas, o fundamento primeiro do governo do povo não é real. Há apenas uma ilusão de que isso aconteça. Nas palavras de Rousseau, a vontade não pode ser representada. Não há como se fazer uma democracia que não seja direta. Todo sistema que não atenda diretamente à vontade do povo não é democrático, não tem validade para impor-se como tal.

BUZZULINI, Mário Henrique de Felício. Democracia: O que foi que nós criamos? Disponível em: <http://www.ebah.com.br/>. Acesso em: out. 2017. Adaptado.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas2

QUADRINHOS dos anos 10. Disponível em:<http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/>. Acesso em: set. 2017.

Sabe-se que as figuras de linguagem são recursos utilizados, normalmente, para tornar mais expressivo as mensagens.

O traço de humor presente nessa tira é garantido pelo emprego de uma estratégia do autor identificada como

A) ironia, devido ao deslocamento semântico de termos que, a princípio, sinalizam a ideia de algo louvável, mas objetivam um efeito crítico.

B) eufemismo, pelo uso de palavras e expressões mais suaves em lugar de outras, para atenuar-lhes o impacto desagradável.

C) personificação, por atribuir linguagem, sentimentos e ações próprias da espécie humana a seres inanimados ou irracionais.

D) metáfora, mediante a existência de uma comparação implícita entre dois elementos, estabelecendo entre eles uma relação de semelhança.

E) paradoxo, em decorrência da fusão de termos, em um mesmo enunciado, que se anulam mutuamente, quebrando, desse modo, a lógica do discurso.

Quanto à liberdade de expressão, o texto permite concluir que

A) pressupõe o anonimato somente em questões sigilosas, desde que não seja para dissiminar ódio ou qualquer outro agravo ao poder constituído.

B) pode ser contestada pela sociedade e, inclusive, pelo Estado, regido pela soberania popular, que tudo pode, já que tem o controle social nas mãos.

C) depende da motivação que a move, podendo sofrer algum tipo de restrição ou censura, quer seja de natureza política, quer seja religiosa e até mesmo artística.

D) descarta oportunismos, com a divulgação de informações sem chances de comprovação, sendo permitido, nesses casos, o direito de resposta e o pedido de indenização

E) se trata de um direito pleno do indivíduo, garantido pela Constituição brasileira, configurano-se, pois, como um dispositivo constitucional imutável.

A análise linguística dos elementos que compõem estruturalmente o texto está correta em

A) O uso do sinal indicativo da crase, em “Brasil tem registrado, nos últimos tempos, constantes ataques à liberdade de expressão”, é facultativo, pois o termo “ataque” não exige um elemento linguístico regido por preposição.

B) O substantivo “manifestação”, em “Diz o Artigo 220 da Carta que a manifestação do pensamento”, tem seu sentido complementado pelo termo preposicionado “do pensamento”.

C) A oração “Para que a coisa não corresse frouxa” se classifica como principal em relação à que vem explicitada a seguir, no período de que faz parte.

D) O conector “que”, em “Observe-se que o direito de resposta e à indenização”, introduz uma restrição à ideia expressa na declaração subsequente.

E) O vocábulo “só”, em “direito de resposta e à indenização só pode ser pedido depois de publicada a informação”, é um qualificador de “indenização”.

Questões 4 e 5

Ideológicos, por motivação religiosa ou, principalmente, por oportunismo, o Brasil tem registrado, nos últimos tempos, constantes ataques à liberdade de expressão em praticamente todos os setores. No fundo, são ataques à Constituição. Por consequência, ao Estado democrático de direito. Diz o Artigo 220 da Carta que a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição. O parágrafo primeiro afirma que nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social e o parágrafo segundo estabelece que é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Para que a coisa não corresse frouxa, os constituintes de 1987/88 tiveram o cuidado de tornar também regras constitucionais a proibição do anonimato, exceto para resguardar a fonte de informação, o direito de resposta e à indenização, quando houver dano moral. Observe-se que o direito de resposta e à indenização só pode ser pedido depois de publicada a informação, pois não há censura prévia.

DOMINGOS, João. A Constituição proíbe censura de natureza política, ideológica e artística. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/noticias>. Acesso em: out. 2017.

Área livre

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas 3

Na tessitura do poema, Manoel de Barros recorre a alguns recursos estilísticos, dentre os quais um está corretamente analisado, que é aquele identificado pelo seu aspecto

A) semântico, conforme se observa em “Daqui vem que todas as coisas podem ter qualidades humanas.” ao se estabelecer uma comparação implícita entre dois termos.

B) fonológico, pela inserção dos sons reais do mundo natural, na tentativa de imitá-los, a exemplo de “Daqui vem que todas as coisas podem ter qualidades de pássaros.”

C) sintático, como ocorre com a repetição da mesma estrutura “Daqui vem que todas as / todos os” no início da maioria dos versos, para enfatizar a mensagem que se transmite.

D) expressivo, ao atenuar o sentido das palavras, suavizando efeitos desagradáveis que podem causar no interlocutor, o que se constata em “todos os poetas podem humanizar as águas.”

E) alegórico, na medida em que se constituem representações do irreal, do mitológico, de acordo com a ideia passada por “Que os poetas podem pré-coisas, pré-vermes, podem pré-musgos.”

O poema de Manoel de Barros evidencia

A) a presença de neologismo, no título, remetendo à ideia da construção de uma linguagem predefinida.B) o jogo verbal como uma espécie de passaporte para reconstruir cenas que se mostram deterioradas pelo tempo. C) o desejo de revelar a superioridade do artista na restauração pela produção literária de um espaço mal cuidado. D) uma compreensão do mundo isenta de conceitos e pautada na transformação das coisas e na liberdade criadora. E) a negação da natureza tal como se apresenta, visando à reformulação da paisagem por meio de imagens revigoradas.

Questões 6 e 7

Despalavra

Hoje eu atingi o reino das imagens, o reino da despalavra. Daqui vem que todas as coisas podem ter qualidades humanas. Daqui vem que todas as coisas podem ter qualidades de pássaros. Daqui vem que todas as pedras podem ter qualidade de sapo. Daqui vem que todos os poetas podem ter qualidades de árvore. Daqui vem que os poetas podem arborizar os pássaros. Daqui vem que todos os poetas podem humanizar as águas. Daqui vem que os poetas devem aumentar o mundo com suas metáforas. Que os poetas podem pré-coisas, pré-vermes, podem pré-musgos. Daqui vem que os poetas podem compreender o mundo sem conceitos. Que os poetas podem refazer o mundo por imagens, por eflúvios, por afeto.

BARROS, Manoel de. Despalavra. Disponível em: <http://www.revistabula.com/2680-os-10-melhores-poemas-de-manoel-de-barros/>. Acesso em: out. 2017.

BECK, Alexandre. Armandinho. Disponível em: <http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/27431-tiras-de-armandinho>. Acesso em: out. 2017.

Em relação aos aspectos linguísticos que compõem a tira em análise, é correto afirmar:

A) As palavras “E”, “a” e “pai” são monossílabos átonos.B) O termo “de expressão” completa o sentido de “liberdade”.C) O vocábulo “pai” exerce função subjetiva.D) A expressão “da sala” especifica o substantivo “parede”.E) As reticências depois de “filho” foram utilizadas para sinalizar uma hesitação.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas4

Considering what the text says about human embryonic stem cells, fill in the parentheses with T (True) or F (False).

( ) They have proved to be beneficial in the treatment of disease.

( ) They have a major clinical potential in tissue repair.

( ) Their use is controversial because of their derivation from early embryos.

( ) Opponents of their use are in favor of human embryos destruction.

The correct sequence, from top to bottom, is

A) F F T T

B) F T F T

C) T F T F

D) T T F F

E) T T T F

According to the text, stem cells derived from amniotic fluid

A) are not renewable.B) can be adapted to different functions.C) exceed embryonic stem cells in quantity.D) differ completely from embryonic stem cells.E) have already been successfully used with humans.

Considering the future use of amniotic fluid derived stem cells, the scientists from Harvard University feel

A) gloomy.B) fearful.C) cheerful.D) hopeless.E) discouraged.

Questões de 9 a 11

Scientists believe that stem cells offer real hope of treating illnesses like diabetes, Parkinson's and Alzheimer's. Stem cells act like master cells and can grow into the types of tissue that are destroyed by the progression of these diseases. But this field of research has been hampered by ethical concerns over the source of stem cells. Scientists say the most useful types are derived from specially grown human embryos. Opponents say that because these embryos are destroyed in the process, this is equivalent to cannibalism.

Now scientists from the Harvard University in the United States, after a seven year research effort, say they have found a ready source of useful stem cells in amniotic fluid, the liquid that surrounds a growing baby. The researchers say that these cells seem to have many of the qualities of embryonic stem cells. The team have managed to turn them into functioning muscle, fat, blood vessel, nerve and liver cells. In tests, these newly made cells seemed to restore some function in brain damaged mice.

Although amniotic fluid derived stem cells are small in number, their ability to renew themselves and their versatility gives the researchers great hope. They say that a bank of 100,000 of these stem cells could supply a genetic match for 99 percent of the US population.

GRATH, Matt Mc. Stem cell research. Disponível em: <www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/>. Acesso em: set. 2017.

Disponível em: <www.azquotes.com/quote/751611>. Acesso em: set. 2017.

Leon Brown believes that

A) people can and should pursue their goals.

B) ambition does not lead to achievement.

C) people usually overestimate how strong they are.

D) sometimes it’s wise to give up going after our dreams.

E) people shouldn’t place too high an estimate of their strength.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas 5

Há diversas abordagens para inferir as propriedades da vida bacteriana mínima, a primeira vida. Na primeira abordagem, comparam-se todos os seres vivos para ver o que eles têm em comum. A ideia é que aspectos comuns e absolutamente necessários a qualquer forma de vida existem desde nosso primeiro ancestral bacteriano. A cadeia da vida não foi quebrada nem uma vez sequer desde sua formação.

MARGULIS, Lynn. O planeta simbiótico: Uma nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2001, p. 71.

Existem determinadas estruturas que são consideradas inerentes aos sistemas vivos celulares e, por isso, devem ter estado presentes desde o primeiro ancestral comum.

Pode-se citar, como uma dessas estruturas, a presença de

A) membrana plasmática delimitante do conteúdo celular que, ao controlar a entrada e saída de substâncias, permitiu a manutenção de um equilíbrio químico interno essencial para o metabolismo da célula.

B) lisossomos que, ao se associarem à membrana dos retículos, foram capazes de produzir e secretar proteínas para fora do ambiente celular.

C) mitocôndrias como verdadeiras máquinas geradoras de energia essencial para a manutenção do metabolismo celular.

D) material genético, na forma de DNA, associado a proteínas do tipo histonas presentes nas estruturas nucleares denominadas de cromossomos.

E) cloroplasto que, na presença da clorofila, souber fixar, com eficiência, energia solar convertida em energia química no interior das moléculas orgânicas produzidas.

Há muito se trava uma considerável discussão sobre o que é mais importante: variação ou seleção? Mas não há o que se discutir. A produção de variação e a verdadeira seleção são partes inseparáveis de um processo único.

MAYR, Ernst. Biologia, Ciência Única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 47.

O exposto no texto, está melhor justificado em

A) A seleção natural é considerada pelo neodarwinismo como o único e precioso fator responsável pelas mudanças gênicas que ocorrem ao longo do tempo em uma população.

B) O processo evolutivo pode ser dividido em duas etapas em que primeiro ocorre a geração aleatória de novas características e a segunda em que as características que tornam os indivíduos mais aptos são preservadas.

C) A seleção natural é essencial em um processo evolutivo por gerar as características desejadas e necessárias para que uma espécie possa se adaptar às condições extremas do ambiente.

D) A primeira etapa de um processo evolutivo ocorre de forma direcionada, através da criação das novidades evolutivas, e a segunda etapa deve ser considerada um processo aleatório por ser consequência da força criacional da natureza.

Algumas espécies de bactérias e protistas são capazes de sintetizar a celulase, uma enzima que quebra a molécula da celulose. Na maioria dos animais, é a cooperação com esses micro-organismos que permite o aproveitamento desse enorme recurso nutritivo terrestre. Essa simbiose é comum em insetos, provavelmente o primeiro grupo a colonizar o ambiente terrestre, crustáceos, moluscos e mamíferos – especialmente ruminantes.

BOEGER, Walter A. O tapete de Penélope: O relacionamento entre as espécies e a evolução orgânica. São Paulo: Unersp, 2009, p. 69-70.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre relações ecológicas, pode-se afirmar que o tipo de alelobiose que melhor caracteriza esse tipo de interação interespecífica, é o

A) comensalismo.B) inquilinismo.C) mutualismo.D) parasitismo.E) predatismo.

Prova de Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuestões de 13 a 34

Os mecanismos de reparo também atuam no processo natural de replicação do material genético, sendo o evento que assegura a fidelidade na produção de novas fitas polinucleotídicas idênticas, cujas informações serão passadas para células filhas ou gametas.

VANZELA, André L. Laforga; SOUZA, Rogério Fernandes. Avanços da Biologia Celular e da Genética Molecular. São Paulo: Unesp, 2009, p. 43.

Sobre a capacidade do DNA de armazenar e expressar com fidelidade as informações genéticas presentes na forma codificada de sua estrutura, é correto afirmar:

A) O mecanismo de reparo impede a formação de novas moléculas de DNA alteradas, o que determina o caráter imutável que expressa à ação dessa molécula.

B) A fidelidade na produção de cópias produzidas pelo material genético é determinada por uma replicação semiconservativa acompanhada pelo sistema que identifica e corrige alterações nas moléculas de DNA.

C) A expressão da informação genética depende, diretamente, de uma replicação que é, ao mesmo tempo, assincrônica e bidirecional.

D) Durante as etapas iniciais da divisão celular ocorre a ativação do sistema de reparo do DNA no intuito de corrigir os erros causados pela separação equitativa dos cromossomos homólogos durante a anáfase.

E) A replicação caracteriza-se por um processo de edição do DNA em que se retiram as porções íntrons não codificantes e unem as porções éxons codificantes das novas moléculas informacionais produzidas.

E) As mutações e recombinações gênicas forjam as novas características adaptativas que deverão sofrer ação da seleção natural em um processo de preservação dos tipos mais aptos.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas6

Em 1904, o sanitarista Oswaldo Cruz iniciou um programa de vacinação massiva no Rio de Janeiro. Esse procedimento foi tomado em virtude da ocorrência de inúmeras mortes provocadas por peste bubônica, febre amarela, varíola e outras doenças. O interessante é que, naquela época, houve certo pânico na população, pois muitos acreditavam que esse programa de vacinação visava a contaminação coletiva e o extermínio das pessoas pobres. Obviamente, a campanha foi um sucesso, e centenas ou milhares de pessoas foram beneficiadas.

VANZELA, André L. Laforga; SOUZA, Rogério Fernandes. Avanços da Biologia Celular e da Genética Molecular. São Paulo: Unesp, 2009, p. 67.

Diferente do que a população do Rio de Janeiro poderia pensar no início do século XX, as vacinas são capazes de salvar muitas vidas ao se utilizar dos mecanismos imunológicos presentes no corpo humano.

Com relação a esse mecanismo, é correto afirmar:

A) A vacina apresenta os anticorpos responsáveis pela resposta imunológica no combate aos antígenos invasores do corpo.

B) A defesa inespecífica caracteriza-se pela capacidade do organismo de ativar os linfócitos B do sistema imunológico durante um processo infeccioso.

C) A vacina utiliza-se da ação fagocitária dos macrófagos para eliminar os corpos estranhos normalmente presentes nos tecidos conjuntivos em processo infeccioso.

D) O sucesso dessas medidas sanitárias, com aplicação em larga escala de vacinas para a população baseia-se na capacidade do sistema imunitário de produzir anticorpos independente da presença de eventuais antígenos.

E) A principal repercussão preventiva da aplicação de vacinas, na população, é o desenvolvimento de uma memória imunológica em relação aos infectantes que se pretende combater.

O esquema refere-se, de forma simplificada, ao processo de ovulogênese humana.

Ser protagonista: Biologia: revisão: Ensino médio. São Paulo: SM, 2014, p. 29.

Com base nessa informação e nos conhecimentos pertinentes à gametogênese humana, é correto afirmar:

A) A gametogênese humana caracteriza-se pela ocorrência de divisões celulares que, necessariamente, reduzem o número cromossômico nas células filhas.

B) O ovócito primário apresenta o dobro de informações genéticas, se comparada ao material nuclear das ovogônias.

C) A etapa de maturação inicia-se, como regra, a cada ciclo menstrual e é responsável, no final do processo, pela produção do gameta feminino a partir de uma divisão por meiose.

D) A etapa de diferenciação irá capacitar o óvulo para o deslocamento e penetração no espermatozoide durante o processo de fecundação.

E) Ao nascer, a criança já apresenta os seus ovócitos secundários formados no interior de seus ovários e passa a utilizá-los a partir da menarca.

A imagem representa uma miofibrila de uma célula muscular com destaque para a região do sarcômero.

Ser protagonista: Biologia: revisão: Ensino médio. São Paulo: SM, 2014, p. 50.

Considerando as informações da ilustração e os conhecimentos sobre a contração muscular, pode-se afirmar:

A) Cada miofibrila corresponde a um conjunto de dois tipos principais de proteínas: as actinas, espessas, e as miosinas, delgadas.

B) No centro de cada banda A, existe uma faixa mais clara, chamada zona H, bem visível nas células musculares relaxadas e que vai desaparecendo à medida que a contração muscular ocorre.

C) O encurtamento dos sarcômeros ocorre em função do deslizamento dos miofilamentos espessos sobre os delgados, havendo menor sobreposição entre eles.

D) Apenas o músculo liso contém troponina, a proteína reguladora que é ativada pelos íons cálcio para promover a contração do músculo esquelético.

E) O fator desencadeante, na maioria das contrações do músculo liso e esquelético, é o aumento da concentração intracelular de íons sódio retidos, previamente, no retículo endoplasmático granular.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas 7

As causas mais comuns da hipertensão são o estresse emocional, a alimentação excessivamente rica em gorduras e em sais e a vida sedentária. Muitas das pessoas hipertensas não apresentam, inicialmente, sintomas da doença; por isso, a aferição regular da pressão arterial é importante na prevenção.Ao se aferir a pressão arterial, tem-se dois valores que são considerados como um valor máximo e um outro valor mínimo de tensão. Esses valores estão associados à atividade cardíaca e representam, respectivamente, A) sístole auricular e sístole ventricular.B) sístole e diástole ventricular.C) sístole e diástole auricular.D) diástole ventricular e sístole auricularE) diástole auricular e sístole ventricular.

A superfície das células apresenta um conjunto de substâncias que formam uma espécie de envoltório. Essas substâncias são responsáveis por diversas funções que, em algumas células, são complementadas por especializações da membrana, como as junções intercelulares e as microvilosidades.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia – Ensino Médio.Projeto Múltiplo. São Paulo: Ática, 2014, p. 118.

A maioria da água potável consumida pela população vem de rio, de aquífero ou de reservatório. Na estação de tratamento, a água é decantada, filtrada e desinfetada com cloro, entre outros processos. Entretanto, à medida em que as reservas de água, na natureza, diminuem, águas residuais, tratadas de maneira adequada, podem aumentar ou substituir os estoques tradicionais desse líquido.

Considerando-se essas informações e os conhecimentos de bioquímica, é correto afirmar:

A) A decantação é o processo de separação que promove a sedimentação de materiais particulados de menor densidade do que a água de rios.

B) O ácido clorídrico, HCl(aq), formado pela reação entre o cloro, Cl2(g), e a água, elimina os micro-organismos patogênicos existentes nas águas represadas.

C) A decomposição da matéria orgânica, proveniente de esgotos domésticos, por agentes biológicos é um dos processos utilizados para o reaproveitamento da água.

D) O uso do sulfato de alumínio, Al2SO4(s), e do óxido de cálcio, CaO(s), para a sedimentação de materiais sólidos é o suficiente para a reutilização de águas residuais.

E) A utilização de filtros de areia e carvão, no tratamento da água, retira o excesso de sais minerais e substâncias nocivas dissolvidas na água de rios ou de reservatórios.

Área livre

O tratamento do Diabetes mellitus tipo I baseia-se, essencialmente, na administração diária

de insulina, em frequência variada, e cuidados na alimentação. De preferência devem compor as refeições carboidratos que, por serem mais lentamente digeridos, elevam de modo suave a glicose sanguínea. Tais alimentos, ditos de baixo índice glicêmico, incluem legumes, cereais não cozidos, alimentos ricos em fibras vegetais e amido pouco ramificado. No extremo oposto, como alimentos de alto índice glicêmico, estão, por exemplo, o pão e a batata.

VALÊNCIA, Fernando Fortes. Bioquímica do corpo humano: as bases moleculares do metabolismo. São Paulo: Unesp, 2014, p. 72.

Considerando a necessidade de um rigoroso controle da glicemia para os indivíduos diabéticos e a influência do índice glicêmico dos alimentos nesse tipo de controle, é correto afirmar:

A) O Diabetes mellitus tipo I caracteriza-se pelo aumento progressivo e permanente da concentração de insulina no sangue.

B) Alimentos de composição química semelhantes, como aqueles que possuem carboidratos, apresentam índices glicêmicos, invariavelmente, em taxas equivalentes.

C) O controle na ingestão de açúcar pelo indivíduo diabético impede a sua metabolização pela célula durante o processo de obtenção de energia celular, favorecendo o seu controle glicêmico.

D) Alimentos de baixo índice glicêmico evitam a ocorrência de picos na taxa glicêmica por apresentarem uma lenta taxa de absorção de carboidratos ao longo do intestino delgado.

E) Cereais não cozidos e batatas devem ser evitados na alimentação por causa do risco de provocarem picos de glicemia devido ao fato de serem considerados de alto índice glicêmico.

Com base nos conhecimentos sobre estruturas associadas à membrana celular, é correto afirmar:

A) O glicocálice é um revestimento glicoproteico e glicolipídico de importante função no reconhecimento intercelular.

B) A parede celulósica funciona como uma rígida barreira presente nas células epidérmicas da pele.

C) As microvilosidades aumentam a capacidade de adesão de uma célula em relação a outras células vizinhas.

D) Os hemidesmossomos são tipos de junções intercelulares que intensificam a comunicação citoplasmática entre as células contíguas da musculatura estriada esquelética.

E) A presença de especializações celulares substitui a membrana plasmática na realização do controle de deslocamento de substâncias entre o meio intracelular e o extracelular.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas8

Composto orgânicoTemperatura

de fusão, °C, 1atm

Temperatura de ebulição,

°C, 1atm

Solubilidade em água,

20°C

metoximetano, H3COCH3

–138,5 –25 328g –1

etanol, H3CCH2OH

–114,3 78 miscível

Tabela: Propriedades de alguns compostos orgânicos.

As substâncias químicas são caracterizadas e identificadas por um conjunto de propriedades que estão, geralmente, associadas à composição química e às interações intermoleculares, a exemplo das relacionadas na tabela para os compostos orgânicos metoximetano e etanol.

Com base nessa informação e nos conhecimentos das propriedades das substâncias, é correto afirmar:

A) O etanol, a temperatura de –100°C e pressão de 1atm, é um sólido solúvel em água.

B) A mistura de 8,0mol de metoximetano com 1,0 de água, a 20°C, forma um sistema homogêneo.

C) A maior temperatura de fusão do etanol, em relação à do metoximetano, é justificada pela maior massa molar do álcool.

D) A mudança de fase do metoximetano, a –25°C e 1atm, envolve a ruptura de interações do tipo dipolo

induzido-dipolo instantâneo.E) O valor da temperatura de ebulição do etanol é maior do que

o do éter, devido às ligações de hidrogênio existentes entre as moléculas do álcool.

I. 2NO(g) + O2(g) → 2NO2(g) + 113,4kJ

II. 2NO2(g) + H2O() → HNO3(aq) + HNO2(aq)

A presença de poluentes atmosféricos, como o monóxido de nitrogênio, NO(g), obtido pela reação entre o nitrogênio, N2(g), e o oxigênio, O2(g), durante o funcionamento de automóveis, devido à alta temperatura interna do motor, contribui para a formação dos ácidos nítrico e nitroso, de acordo com as reações químicas representadas em I e II, substâncias químicas que provocam irritação nos olhos, nariz e garganta.

Com base nessa informação, associada aos conhecimentos de Química, é correto afirmar:

A) A reação química entre o NO(g) e o O2(g), equação I, é um processo químico endotérmico.

B) A reação entre o dióxido de nitrogênio, NO2(g), e a água, representada em II, é de dupla-troca.

C) O estado de oxidação do nitrogênio no ácido nitroso, HNO2(aq), é igual ao do nitrogênio no NO(g).

D) O ácido nítrico, HNO3(aq), é corrosivo e apresenta o nitrogênio com seu maior número de oxidação.

E) O nitrogênio é um gás instável em que a ruptura da ligação tripla entre seus átomos libera energia para o ambiente.

Notícia divulgada pela imprensa relata a contaminação de ovos de galinha, comercializados em Países da União Europeia, Suíça e Hong Kong, por fipronil, um composto químico, utilizado como inseticida de ação lenta, que danifica o sistema nervoso central de insetos. Em doses elevadas, o fipronil pode provocar vômitos e problemas neurológicos em humanos.

fipronil

Considerando-se a informação, a estrutura química do fipronil e os modelos de ligações químicas, é correto afirmar:

A) O cloro e o flúor são os elementos químicos de menor potencial de ionização e menor eletronegatividade do grupo periódico 17.

B) A estrutura do fipronil apresenta um átomo de enxofre que utiliza todos os elétrons do nível de valência na formação das ligações químicas.

C) O átomo de carbono e o de nitrogênio, no grupo —CN constituinte da estrutura química do fipronil, compartilham, entre si, dois pares de elétrons.

D) A polaridade da ligação entre os átomos de nitrogênio que formam o anel é maior do que entre o átomo de nitrogênio do grupo —NH2 e o carbono.

E) O átomo de carbono, no grupo —CF3 , utiliza orbitais híbridos sp3 de geometria tetraédrica na formação das ligações covalentes simples.

I. NH3(aq) + H2O() NH+4(aq) + OH –(aq) Kb = 1,8.10–5

II. NH2CH3(aq) + H2O() NH3CH+3(aq) + OH –(aq) Kb = 4,4.10–4

A amônia, NH3, e a metilamina, NH2CH3, são substâncias químicas que se comportam como bases fracas em soluções aquosas, de acordo com os sistemas em equilíbrio químico representados em I e II. O valor da constante de equilíbrio de ionização, Kb, indica a força relativa dessas bases fracas.

Considerando-se essa informação e os sistemas, em equilíbrio químico, representados em I e II, é correto afirmar:

A) O íon NH+4(aq), em I, é um ácido conjugado mais forte do

que o íon NH3CH+3(aq), em II.

B) O caráter básico da amônia, NH3, é maior do que o caráter básico da metilamina, NH2CH3, em meio aquoso.

C) A ionização da metilamina, em meio aquoso, envolve a ruptura da ligação entre o nitrogênio e o hidrogênio.

D) A adição de íons hidróxido, OH–(aq), ao sistema representado em I desloca o equilíbrio químico no sentido de consumo da amônia.

E) O equilíbrio representado em II é deslocado no sentido de produção da metilamina com a introdução de íons H3O

+(aq) ao sistema químico.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas 9

Com relação às estruturas e propriedades dos nutrientes presentes nos grãos de soja, é correto afirmar:

A) As proteínas são macromoléculas caracterizadas pelo grupo funcional das aminas presente na estrutura química.

B) Os carboidratos e os lipídios são compostos químicos que absorvem energia do organismo durante o processo de combustão.

C) A hidrólise de uma proteína leva à formação de aminoácidos devido à ruptura de ligações peptídicas constituintes do grupo amida.

D) As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis porque são constituídas por compostos químicos predominantemente apolares.

E) O ácido linoleico, H3C(CH2)4C2H2CH2C2H2(CH2)7COOH, constituinte de ésteres presentes no óleo de soja, tem cadeia carbônica heterogênea e saturada.

Questões 29 e 30 A soja, produto de exportação do oeste baiano,

uma planta da mesma família da ervilha, da lentilha e do feijão, é utilizada na produção de alimentos porque seus grãos são ricos em proteínas, lipídios, carboidratos, sais minerais, vitaminas do complexo B e vitamina C, entre outros compostos químicos. Além desses nutrientes, a soja contém isoflavonas, substâncias químicas denominadas de fitoestrógenos, por apresentarem estruturas semelhantes aos hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres. Segundo a ANVISA, o uso das isoflavonas na prevenção de doenças como o câncer de mama, de cólon do útero e de próstata, não tem comprovação cientifica, mas esses fitoestrógenos podem ser usados no alívio do calor associado à menopausa e como auxiliar na redução dos níveis de colesterol, desde que prescritos por profissionais habilitados.

genisteína

Com base na análise da estrutura química da genisteína, uma das isoflavonas encontradas na soja, é correto afirmar:

A) A cadeia carbônica da isoflavona é constituída por 13 átomos de carbono secundário.

B) O composto químico genisteína apresenta grupos funcionais que pertencem à classe dos fenóis.

C) A genisteína é uma substância química que se ioniza em meio aquoso com liberação de íons hidróxido, OH–(aq).

D) O grupo funcional da classe dos ésteres e o da classe dos enóis estão representados na estrutura química da isoflavona.

E) O anel heterogêneo presente na estrutura do composto químico é constituído por átomos de carbono que utilizam híbridos sp.

I. 13755Cs → 137

56Ba* + x

II. 13756Ba* → 137

56Ba + z Ba* átomo instável

O descarte de equipamentos de radioterapia necessita de um rigoroso controle para que não ocorram acidentes como o de Goiânia, há 30 anos, envolvendo o césio 137. Durante a desmontagem de um aparelho de radioterapia, encontrado por catadores de sucata, foram expostos ao ambiente 19,26g de cloreto de césio 137, 137CsCl(s), um pó branco radioativo que, no escuro, brilha e tem uma coloração azulada. O grau de contaminação por radioisótopos está associado à distância, ao tempo de exposição e ao contato direto com a substância radioativa. A saúde das pessoas contaminadas pela exposição e que sobreviveram, bem como a dos seus descendentes, continua sendo monitorada pelo Centro de Assistência aos Radioacidentados, da Secretaria de Saúde de Goiás.

Com base nessa informação, associada aos conhecimentos sobre radioatividade, é correto afirmar:

A) O césio 137 é um emissor de partícula beta, 0–1β, representada

por x na equação nuclear I.

B) A radiação representada por z, na equação II, tem menor poder de penetração do que a emissão alfa, 4

2α.

C) A massa percentual de césio 137, contida na amostra de cloreto de césio exposta ao ambiente, é de 50%.

D) O número de nêutrons do íon césio 137, 13755Cs+, é menor do

que o número de nêutrons do isótopo césio 133, 13355Cs.

E) A coloração do cloreto de césio é uma propriedade química associada à transição de elétrons na eletrosfera do íon césio.

Área livre

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas10

O estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos EUA, verificou que há cerca de 10 milhões de bactérias por centímetro quadrado em esponjas de cozinha. Um dos alvos da pesquisa foi a bactéria Campylobacter, comumente encontrada em esponjas de cozinha, que pode se espalhar para os nervos periféricos ao redor do cérebro e afetar os movimentos do corpo.

Disponível em: <http://www.liberoalimentos.com.br>. Acesso em: ago. 2017.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física e considerando uma esponja de cozinha com dimensões iguais a 2,5cm de espessura, 7,5cm de largura e 11,0cm de comprimento, pode-se afirmar que a quantidade de bactérias existentes na área superficial dessa esponja é da ordem de

A) 1010

B) 109

C) 108

D) 107

E) 106

Sabe-se que um mergulhador pode suportar, sem danos ao seu organismo, uma pressão de até 4,0atm e uma taxa de variação de pressão de no máximo 104 Pa a cada segundo.

Considerando-se a densidade da água igual a 1,0g/cm3, o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0m/s2 e a pressão atmosférica igual a 105 Pa, é correto afirmar que o valor máximo da velocidade vertical recomendada para mergulhar com segurança é igual, em m/s, a

A) 0,50B) 0,75C) 0,85

D) 1,00E) 1,25

A primeira medida experimental da pressão sanguínea foi realizada, em 1733, pelo Reverendo Stephen Hales, em Grande Britam. Ele, corajosamente, conectou um tubo de vidro vertical de 3,0m em uma artéria de um cavalo, usando a traqueia de um ganso como uma conexão flexível e uma afiada pena de ganso para furar a artéria. Ele descobriu que o sangue subia a uma altura média de 2,4m acima do coração.

Disponível em: <http://www.bertolo.pro.br/Biofisica/Fluidos/Coracao.htm>. Acesso em: ago. 2017.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos da mecânica dos fluidos, considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10m/s2 e a densidade do sangue do cavalo igual a 1,2g/cm3, pode-se afirmar que a pressão sanguínea do cavalo, em kPa, é igual a

A) 19,5B) 24,5C) 28,8

D) 30,3E) 33,5

Um stent é um pequeno dispositivo, semelhante a uma mola, que pode comprimir ou relaxar, geralmente feito de metal ou de ligas metálicas como as de cromo e cobalto. O stent é inserido em um vaso sanguíneo para prevenir ou corrigir a constrição do mesmo. No caso das artérias, o stent tem o objetivo de evitar o entupimento dessas vias de passagem. Atualmente, tem sido usado um novo tipo de stent, feito com ácido polilático, um material absorvível pelo organismo. Os stents absorvíveis evitam o risco de as artérias se fecharem novamente e, além disso, o vaso sanguíneo recupera sua capacidade natural de contração ou de relaxamento.

Disponível em: <http://www.abc.med.br/>. Acesso em: ago. 2017.

As oscilações da parede de um vaso sanguíneo, contraindo-se ou se relaxando, pela ação de um stent podem ser investigadas, inicialmente, a partir da análise do sistema simples formado por uma massa de 160,0g presa na extremidade livre de uma mola ideal com constante elástica igual a 4π2N/m, que se encontra no instante t = 0 comprimida de 10,0cm e, em seguida, passa a oscilar sobre uma superfície horizontal sem atrito, alongando-se e se contraindo.

Com base nessa informação e nos conhecimentos de Física e desprezando-se a resistência do ar, pode-se afirmar que no instante t = 1,1s a posição da massa oscilante é igual a

A) 10,0cmB) 8,0cmC) 5,0cmD) 2,5cmE) 0,0cm

Área livre

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas 11

Área livre

As viroses têm sintomas que, geralmente, duram um período curto de tempo e se curam, espontaneamente, entre cinco e 10 dias. Muitas vezes, os sintomas de viroses podem ser simples, mas o ideal é buscar ajuda, se esses sintomas estão atrapalhando seu dia a dia, intensificam-se e não melhoram mesmo com medicações.

Em um determinado período, 20% dos alunos de um curso foram acometidos por uma virose, sendo que 90% deles apresentaram, entre outros sintomas, febre. Sabe-se, também, que, nesse mesmo período, 5% dos demais alunos apresentaram febre por outras razões clínicas.

Nessas condições, pode-se afirmar que o número de alunos que não tiveram febre supera o número dos alunos que tiveram febre em

A) 56% B) 50% C) 42% D) 36% E) 30%

Prova de Matemática e suas TecnologiasQuestões de 35 a 40

Sabe-se que, em um período de oito dias, choveu durante quatro dias consecutivos.

Se, durante esse período, uma pessoa deu dois dias de plantão, então a probabilidade de que tenha chovido em apenas um desses dias é de

A) 314

B) 12

C) 47

D) 1114

E) 67

Para determinar propriedades como volume, densidade e massa de partículas, é necessária a utilização de notação científica, em termos, por exemplo, de mícron, sendo 1 mícron equivalente a 10–6 metros.

A massa de um grão esférico de areia, que tem 0,2 mícron de diâmetro e densidade de 2g/cm3, pode ser representada na forma k10–p gramas, em que 0 < k < 10 e p é um número inteiro maior do que 0.

Considerando-se essa informação, é correto afirmar que k e p são, respectivamente, iguais a

A) 3π8

e 10

B) 4π3

e 12

C) 4π3

e 15

D) 8π3

e 12

E) 8π3

e 15

Alguns medicamentos são prescritos para uso contínuo, nos casos em que é necessário manter um nível terapêutico na corrente sanguínea ao longo do tempo.

Considere-se a concentração de um medicamento de uso

contínuo, durante um período de 24 horas, modelada pela

função C(t) = 22 (t–1)

t2+1 + 24; 0 < t ≤ 24, sendo C a concentração da

droga na corrente sanguínea, em µg/m, t horas após a dose

do medicamento ser administrada.

Considerando-se essa informação, pode-se afirmar que o intervalo entre os instantes em que a concentração do medicamento, no organismo, é igual a 28,4µ/m é de

A) quarenta e cinco minutos. B) uma hora. C) uma hora e vinte minutos. D) duas horas. E) duas horas e trinta minutos.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas12

Na figura, tem-se representadas as funções f(x)=10.30,2x, g(x) e h(x) que indicam os valores, em unidades monetárias, cobrados pelas empresas M, N e P, respectivamente, por x dias de locação de determinado equipamento, 0 < x ≤ 15.

Analisando-se o gráfico, com base nos conhecimentos sobre funções, pode-se concluir que a opção pela empresa N é mais vantajosa para um número de dias de locação

A) superior a 10 B) inferior a 5 C) entre 4 e 8 D) entre 5 e 10 E) entre 6 e 15

Sabe-se que o peso do corpo humano não é só gordura, é também o peso dos ossos, dos órgãos, dos tecidos, dos líquidos. Talvez por isso muita gente não consiga atingir o peso que considera como ideal, porque cada pessoa tem uma composição corporal diferente.

No gráfico de setor, tem-se representada a distribuição de peso no corpo humano de acordo com os componentes relacionados, sendo x, y, z e w frações desse peso que, nessa ordem, formam uma progressão aritmética de razão r = 1

10 .

Com base nesses dados e considerando músculos e ossos representados em um único setor circular, pode-se afirmar que o ângulo central θ desse setor tem cosseno igual a

A) –1

B) –

___

√32

C) –

___

√22

D) 0

E) 12

Área livre

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas 13

A época da história brasileira, na sua configuração de período estável, tranquilo e ordeiro, porém agitado por transformações profundas da sociedade, algumas das quais iriam provocar o próprio fim do regime, pode ser visto também, como uma época de acentuada distinção entre o Brasil real e um Brasil ideal.

NADAI, Elza; NEVES, Joana. História do Brasil: da Colônia à Republica. São Paulo: Saraiva, 1993, p. 172. Adaptado.

A distinção entre o Brasil ideal e o Brasil real pode ser identificada

A) no período colonial, entre os valores cristãos e civilizados dos Homens Bons, representantes do Brasil ideal e a realidade de uma população mestiça bruta e atrasada culturalmente.

B) no período do Segundo Reinado, entre os valores da elite brasileira identificado com os valores europeus e a grande massa da população com hábitos e costumes relacionados às tradições africanas.

C) no primeiro período republicano, entre o modelo de industrialização, que buscava beneficiar a classe trabalhadora e a reação da elite agrária ao processo industrial que ameaçava a estrutura agroexportadora.

D) no apoio da classe trabalhadora, desejado por Getúlio Vargas, à criação da legislação trabalhista e a oposição ferrenha dos sindicatos e da massa da população pobre ao seu governo.

E) na estabilidade econômica almejada com a adoção do Plano Real e no descontrole inflacionário e a crescente oposição empresarial ao governo, ocorrida durante o período da gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Prova de Ciências Humanas e suas TecnologiasQuestões de 41 a 50

Disponível em: <https://resistir.info/a_central/imagens/tegucigolpe_80pc.jpg>. Acesso em: ago. 2017.

A concepção política e ideológica desenvolvida pelos Estados Unidos, retratada na charge, representa os ideais da

A) Doutrina Monroe que almejava a aliança entre os militares latino americanos contra a intervenção militar promovida pela Santa Aliança na América.

B) Doutrina do Big Stick que objetivava controlar os militares, garantindo a consolidação dos ideais democráticos na América Latina.

Disponível em: <http://tijolaco.com.br/blog/wp-content>. Acesso em: ago. 2017.

A análise do gráfico e os conhecimentos sobre as políticas econômicas e financeiras do Brasil no período da Nova República permitem afirmar:

A) A elevação do valor real do salário mínimo tem provocado o crescimento do desemprego em decorrência do aumento do custo da produção e a necessidade de reestruturação das empresas.

B) A estabilidade econômica obtida com o Plano Real, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, provocou uma queda vertiginosa, crescente e linear, no desemprego e uma desvalorização do salário mínimo.

C) O fortalecimento do poder de compra, através de uma política de aumento real do salário mínimo, aqueceu o mercado consumidor e as atividades econômicas, reduzindo o desemprego durante o período de 2004 a 2010.

D) O rompimento da política econômica entre os períodos de 2006 a 2010 e de 2010 a 2013 provocou a eliminação

do desemprego no país em decorrência do crescimento econômico.

E) A política econômica de elevação constante do valor do salário mínimo, entre 2003 e 2013, provocou um processo recessivo, com elevação da taxa de desemprego, contribuindo para a vitória eleitoral dos governistas.

C) Aliança para o Progresso que desejava desenvolver projetos de educação e saúde, buscando consolidar os laços democráticos entre as sociedades americanas.

D) Doutrina Truman que buscava apoiar regimes militares na América Latina que atendesse aos interesses dos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria.

E) Doutrina Bush que almejava assegurar a liberdade de expressão e se aliar aos governos militares latino americanos contra a ameaça do terrorismo.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas14

Uma representação cartográfica, em forma de isolinhas, empregada nos estudos de hidrografia para representar a profundidade de oceanos, rios e lagos, é denominada

A) isoietas.B) isóbaras.C) isoigras. D) curvas de nível.E) curvas batimétricas.

Com base no mapa de giros das correntes marítimas e nos conhecimentos sobre a influência dessas correntes no clima, pode-se afirmar:

A) O setor leste dos giros oceânicos caracteriza-se pela existência de correntes frias e climas seco nas costas ocidentais dos continentes.

B) Um giro subpolar produzido no Pacifico norte corresponde à corrente do Labrador, responsável pelo congelamento das águas continentais nas costas orientais da América

Anglo-saxônica.C) Os ventos de oeste, por acompanhar o movimento de

rotação da Terra, são os únicos responsáveis pela formação dos grandes giros oceânicos.

D) No hemisfério norte, os giros movimentam-se no sentido anti-horário, enquanto, no hemisfério sul, giram no sentido horário.

E) O fenômeno oceânico atimosférico La Niña resulta da atuação dos grandes giros que provocam o aquecimento das águas profundas do oceano Pacífico subtropical.

Década dos contrastes, a década de 20 do século XX foi de expansão da liberdade, mas também de intolerância, preconceitos e xenofobia. O Ato de Imigração de 1924, que vigorou até 1965, restringiu o número de imigrantes admitidos nos Estados Unidos o que afetou europeus do sul (italianos e espanhóis pobres) e impediu a entrada de asiáticos e indianos. A hostilidade norte-americana aos estrangeiros com ideias socialistas e anarquistas radicalizou-se. Nessa referida época, os italianos anarquistas Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti foram acusados de roubo e assassinato. O caso teve projeção internacional com manifestações em defesa dos acusados. Nem mesmo a confissão de outro preso assumindo autoria dos crimes foi considerada. Sacco e Vanzetti foram condenados à morte e eletrocutados em 1927. A xenofobia (aversão a estrangeiros) norte-americana chegou ao extremo com a Ku Klux Klan, organização racista que apoiava a supremacia dos brancos e protestantes. A KKK organizava expedições punitivas contra negros, judeus, católicos, imigrantes, sindicalistas e comunistas praticando todo tipo de violência, da ameaça verbal à tortura física e ao assassinato.

Disponível em: <http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/decada-de-1920-os-anos-loucos/>. Acesso em: ago. 2017. Adaptado.

O texto refere-se ao contexto dos Estados Unidos, na década de 20 do século XX, e seus desdobramentos nas décadas seguintes que foram marcados pela

A) crença no american way of life, que considerava o estilo de vida americano ideal, apesar do caráter preconceituoso e falso moralista da sociedade estadunidense, contribuindo para a não percepção dos indícios da crise econômica que explodiria em 1929.

“O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses vastos mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse; penso sempre nisso. Entristece-me vê-los tão claramente, e ao mesmo tempo tão distantes.”

Cecil RhodesDisponível em: <http://resistir.info/livros/historia_da_riqueza_do_homem.pdf>. Acesso em: ago. 2017.

O pensamento de Cecil Rhodes reflete o momento histórico caracterizado pela

A) consolidação do império romano, através do estabelecimento do helenismo, buscando fundir a cultura romana com os elementos da cultura oriental.

B) Cruzada contra os muçulmanos no período medieval que estabeleceu reinos cristãos duradouros no Oriente Médio, extinguindo a influência islâmica.

C) expansão napoleônica sobre a Europa que, ao extinguir o Antigo Regime, provocou o apoio das nações europeias ao imperador francês.

D) política mercantilista que estabeleceu a aliança luso-hispânica através da União Ibérica como um

mecanismo de contenção à política britânica.E) colonização imperialista na África e na Ásia que repartiu o

continente africano e asiático entre as potências imperialistas aumentando o clima de tensão mundial.

B) defesa e consolidação dos princípios democráticos e de liberdade de expressão, a partir do estabelecimento do macarthismo, que perseguia todo crítico ao estilo de vida americano, acusando-o de ser comunista.

C) reação do movimento hippie, formado, majoritariamente, pela classe média branca estadunidense, contra a radicalidade assumida pelo movimento negro, representado pela aliança entre os Panteras Negras e Martin Luther King.

D) ameaça de uma revolução comunista no continente americano, provocando o estabelecimento de governos autoritários nos Estados Unidos, a perda das liberdades civis e políticas e o apoio as ditaduras militares na América Latina.

E) política de combate à corrupção com a prisão de Al Capone e a exportação do modelo jurídico, político e eleitoral dos Estados Unidos, que passa a ser adotado por todas as nações democráticas ocidentais.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas 15

Nas últimas décadas, o Brasil assistiu, quase que impassível, a deterioração de seus ambientes naturais em virtude de comportamentos contemporâneos, como a exploração mineral, a urbanização descontrolada, o desmatamento a serviço da agropecuária, entre outros motivos.

PATRIMÔNIO em perigo. Disponível em: <www.guiadoestudante.com.br.> Acesso em: ago. 2017. Adaptado.

Com base nos conhecimentos sobre as características dos biomas brasileiros, pode-se afirmar que os gráficos representados nas figuras I, II e III correspondem, respectivamente, aos biomas

A) Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.B) Caatinga, Pampa e Pantanal.C) Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica.D) Pampa, Amazônia e Pantanal.E) Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

O estudo da população é de fundamental importância para o governo, pois pode verificar as realidades quantitativa e qualitativa e, consequentemente, traçar planos e estratégias de atuação, além de desenvolver um planejamento de interesse social.

Considerando-se os conhecimentos referentes à população brasileira, é correto afirmar:

A) Os haitianos, segundo maior grupo de imigrantes, atualmente, no país, perdendo apenas para os venezuelanos, são considerados refugiados pela legislação brasileira.

B) A transição demográfica verificada no período pós Segunda Guerra Mundial ocorreu, entre outros fatores, em função da redução do crescimento vegetativo.

C) No século atual, em números absolutos, o Centro-Oeste tem sido a região do país que mais recebeu imigrantes de outras regiões devido, principalmente, à desconcentração industrial.

D) A adoção de novas tecnologias e processos, nos setores primário e secundário, causa o desemprego estrutual e consequente crescimento do setor terciário.

E) Na década de 80, do século passado, em franco processo de explosão demográfica, a pirâmide etária apresentava base estreita e corpo muito largo.

Sobre os espaços de produção e circulação brasileiros, é correto afirmar:

A) A aliança entre o governo federal e a iniciativa privada no setor ferroviário resolveu o maior entrave desse modal, com a ampliação de sua malha, tornando-a compatível com a vasta extensão territorial do país

B) Desde os anos 50 do século XX, as políticas de industrialização implantadas no país foram, predominantemente, defensivas e se caracterizaram por um protecionismo exagerado e permanente.

C) Ao longo da última década, a balança comercial vem apresentando um histórico de déficits consecutivos como resultado da desvalorização do real em relação ao dólar, diminuindo, assim, a competividade dos produtos nacionais.

D) A grande transformação da agricultura deu-se nas décadas de 50 e 80, do século XX, com o processo de modernização includente, gerando um modelo homogêneo de produção em todas as macrorregiões do país

E) As usinas eólicas, atualmente, são as principais responsáveis pela geração de energia elétrica no país, sobretudo na região Nordeste, região em que os planos de expansão continuam privilegiando a construção de grandes usinas.

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Provas com Questões Objetivas16

Área livre

17FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Prova de Redação

Instrução

Prova de Redação

Textos Motivadores

• Leia, com atenção, o tema proposto e elabore a sua Redação, contendo entre quinze e trinta linhas, não ultrapassando os limites da Folha de Redação.

• Redação com menos de quinze linhas não será avaliada.• Escreva a sua Redação no espaço reservado ao rascunho e transcreva seu texto na Folha de Redação, usando

caneta, de material transparente, de tinta preta.• Se desejar, coloque um título para a sua Redação.• Evite utilizar letra de forma, se assim o fizer, destaque as letras maiúsculas.

Será anulada a Redação– redigida fora do tema proposto;– apresentada em forma de verso;– assinada fora do local apropriado ou com qualquer sinal que a identifique;– escrita a lápis, no todo ou em parte;– escrita de forma ilegível;– não articulada verbalmente;– redigida em folha que não seja a de Redação;– pré-fabricada, ou seja, que utilize texto padronizado, comum a vários candidatos;– redigida, apresentando cópia, parcial ou integral, dos textos desta prova.

Texto I.

Disponível em: <https://charges.uol.com.br/>. Acesso em: out. 2017.

Texto II.

O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada, imprecisamente, de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8ª nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante. Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira atribuem, em parte, a persistente desigualdade brasileira a fatores que remontam ao Brasil colônia, pré-1930, ao afirmar que são três os “pilares coloniais” que apoiam a desigualdade: a influência ibérica, os padrões de títulos de posse de latifúndios e a escravidão. É evidente que essas variáveis contribuíram intensamente para que a desigualdade brasileira permanecesse, por séculos, em patamares inaceitáveis. Todavia, a desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas, não como herança pré-moderna, mas sim como decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX. Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde etc. – a flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. Essas são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/classes-sociais. Acesso: out. 2017.

Após a leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija uma dissertação-argumentativa, na norma-padrão da língua portuguesa, sobre Invisibilidade social e a cultura do consumo. Em seus argumentos procure analisar a segregação social em classes, fato que não é invenção do capitalismo, mas que o capitalismo perpetua e naturaliza essa indiferença social.

Proposta de Redação

18 FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras – Processo Seletivo 2018.1 – Prova de Redação

Rascunho da Redação