lÍngua portuguesa e literatura - foa.org.br · se não se emenda é porque lhe falta força ... a...

20
Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 1 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Texto 1 Vício ou dependência Ruy Castro – Folha de São Paulo, 02/11/2009 A palavra "dependente" começa a se cristalizar no universo da droga. Passou a constar da linguagem das famílias, da imprensa e até da polícia, substituindo aos poucos a antiga e rançosa "viciado", para se referir a uma pessoa presa de uma substância que lhe altera os sentidos e da qual ela parece não poder prescindir. Para alguns, talvez seja uma firula semântica, sem maior significado. Para outros, é um avanço rumo à compreensão do problema. "Viciado" carrega um estigma de deboche e libertinagem - uma espécie de síndrome de Baudelaire e Edgar Poe no século 19, sem a grandeza literária de ambos -, tornando quase indefensável quem possa ser definido por ela. É sinônimo de sem-vergonha, de alguém que, "podendo levar uma vida regular e estável", prefere encher a cara às 7h da manhã no botequim ou meter-se pelas cafuas em busca de droga. Supõe-se que o viciado seja assim por vontade própria. Se não se emenda é porque lhe falta força de vontade, sólida formação moral ou, mais uma vez, vergonha na cara. A tal vida regular e estável não lhe interessa - ele só quer a esbórnia. Tudo bem, mas e se essas escolhas já não estiverem ao seu alcance? É comum que o sujeito ainda disponha de uma centelha de lucidez, que lhe permitiria parar com as substâncias, recuperar-se e salvar-se. Mas o condicionamento orgânico, alheio à sua vontade, é mais forte - esmaga a sua razão e não o deixa cortar o fornecimento. É a dependência, e é uma doença. A compreensão do problema não inocenta os que matam sob o efeito da droga. Mas é importante para fazer o Brasil enxergar os seus milhões de dependentes, discutir a sério a descriminação e a saúde pública, e começar uma campanha maciça de esclarecimento e prevenção - nossa única chance de futuro. 1) Com base na leitura do texto 1, podemos afirmar que Ruy Castro: a) nos dois primeiros parágrafos, procura apontar os diferentes significados sociais atribuídos ao uso das palavras “dependente” e “viciado”. b) defende, no segundo parágrafo, uma visão do viciado como aquele que, “podendo levar uma vida regular”, não a escolhe. c) utiliza a palavra “droga” não precedida de artigo ao longo do texto para se referir a um tipo de droga em específico. d) utiliza a expressão “essas escolhas”, no quarto parágrafo, para se referir ao ato de se usar a palavra “dependente” em vez do termo “viciado”. e) utiliza o item lexical “problema”, no quinto parágrafo, para se referir aos sentidos atribuídos à palavra “viciado”. 2) Para manter a coesão de um texto, nos valemos de diversos recursos textuais. No primeiro parágrafo do Texto 1, Ruy Castro se vale de um que se caracteriza pela omissão de um termo que pode ser recuperado por características flexionais do verbo. A esse recurso, damos o nome de: a) silepses b) associação c) nominalização d) pronomes e) elipse

Upload: phamdien

Post on 16-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 1

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Texto 1

Vício ou dependência

Ruy Castro – Folha de São Paulo, 02/11/2009

A palavra "dependente" começa a se cristalizar no universo da droga. Passou a constar da linguagem das famílias, da imprensa e até da polícia, substituindo aos poucos a antiga e rançosa "viciado", para se referir a uma pessoa presa de uma substância que lhe altera os sentidos e da qual ela parece não poder prescindir. Para alguns, talvez seja uma firula semântica, sem maior significado. Para outros, é um avanço rumo à compreensão do problema.

"Viciado" carrega um estigma de deboche e libertinagem - uma espécie de síndrome de Baudelaire e Edgar Poe no século 19, sem a grandeza literária de ambos -, tornando quase indefensável quem possa ser definido por ela. É sinônimo de sem-vergonha, de alguém que, "podendo levar uma vida regular e estável", prefere encher a cara às 7h da manhã no botequim ou meter-se pelas cafuas em busca de droga.

Supõe-se que o viciado seja assim por vontade própria. Se não se emenda é porque lhe falta força de vontade, sólida formação moral ou, mais uma vez, vergonha na cara. A tal vida regular e estável não lhe interessa - ele só quer a esbórnia.

Tudo bem, mas e se essas escolhas já não estiverem ao seu alcance? É comum que o sujeito ainda disponha de uma centelha de lucidez, que lhe permitiria parar com as substâncias, recuperar-se e salvar-se. Mas o condicionamento orgânico, alheio à sua vontade, é mais forte - esmaga a sua razão e não o deixa cortar o fornecimento. É a dependência, e é uma doença.

A compreensão do problema não inocenta os que matam sob o efeito da droga. Mas é importante para fazer o Brasil enxergar os seus milhões de dependentes, discutir a sério a descriminação e a saúde pública, e começar uma campanha maciça de esclarecimento e prevenção - nossa única chance de futuro.

1) Com base na leitura do texto 1, podemos

afirmar que Ruy Castro:

a) nos dois primeiros parágrafos, procura apontar os diferentes significados sociais atribuídos ao uso das palavras “dependente” e “viciado”.

b) defende, no segundo parágrafo, uma visão do viciado como aquele que, “podendo levar uma vida regular”, não a escolhe.

c) utiliza a palavra “droga” não precedida de artigo ao longo do texto para se referir a um tipo de droga em específico.

d) utiliza a expressão “essas escolhas”, no quarto parágrafo, para se referir ao ato de se usar a palavra “dependente” em vez do termo “viciado”.

e) utiliza o item lexical “problema”, no quinto parágrafo, para se referir aos sentidos atribuídos à palavra “viciado”.

2) Para manter a coesão de um texto, nos valemos de diversos recursos textuais. No primeiro parágrafo do Texto 1, Ruy Castro se vale de um que se caracteriza pela omissão de um termo que pode ser recuperado por características flexionais do verbo. A esse recurso, damos o nome de:

a) silepses b) associação c) nominalização d) pronomes e) elipse

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 2

3) No texto, a palavra “viciado” aparece entre aspas no segundo parágrafo e sem aspas no terceiro. Ao fazer isso, o autor:

a) indica, por meio do uso das aspas no

segundo parágrafo, a introdução do vocábulo pela primeira vez em seu texto.

b) utiliza a palavra “viciado” em sentido conotativo em sua primeira aparição no texto e, em sentindo denotativo, nas demais aparições do termo.

c) utiliza “viciado” entre aspas no segundo parágrafo para se referir à palavra e sem aspas no terceiro para se referir ao indivíduo viciado.

d) emprega recursos textuais estilísticos que, apesar de não provocarem mudanças semânticas, são importantes para a construção textual.

e) assinala a palavra “viciado” entre aspas para dar destaque ao principal conteúdo temático em discussão no texto.

4) No terceiro parágrafo, a palavra “esbórnia” significa:

a) uso de drogas, vício. b) algazarra, bagunça. c) vida fácil, desemprego. d) instabilidade, inconstância. e) volubilidade, falta de referência.

Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão 5. Texto 2

QUADRILHA Carlos Drummond de Andrade João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que Amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história. (In: Antologia poética. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978.)

5) Em relação a estrutura sintática do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, pode-se

afirmar que:

a) a primeira estrofe do poema é estruturada de acordo com o processo de subordinação; a oração “que não amava ninguém” seria a principal.

b) as duas estrofes do poema são estruturadas com o predomínio da subordinação, sendo as orações principais “João amava Tereza” e “João foi para os Estados Unidos”.

c) as duas estrofes do poema são estruturadas com o predomínio da coordenação, uma vez que representam enumerações de ideias sintaticamente independentes.

d) a segunda estrofe do poema é estruturada com predomínio da coordenação, com exceção da oração “que não tinha entrado na história”.

e) a segunda estrofe do poema é estruturada por completo de acordo com um processo de coordenação sintática.

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 3

Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão 6.

Impressionista

Adélia Prado Uma ocasião, meu pai pintou a casa toda de alanrajado brilhante. Por muito tempo moramos numa casa, como ele mesmo dizia, constantemente amanhecendo.

(In: Poesia reunida. São Paulo: Arx, 1991.) 6) O último verso do poema de Adélia Prado, “constantemente amanhecendo”, se constrói a partir do

emprego da seguinte figura de linguagem:

a) metáfora. b) metonímia. c) comparação. d) assonância. e) aliteração.

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 4

CONHECIMENTOS GERAIS 7) Leia o texto e faça o que se pede:

No ano de 2009, na Alemanha, comemoraram-se os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Sua construção, no ano de 1961, estava relacionada a (à):

a) divisão racial da cidade b) crise dos regimes sociais-democráticos europeus c) bipolaridade, das relações internacionais, no contexto da Guerra Fria d) reação nacional-socialista à influência estrangeira e) uma política dos países não alinhados

8) Atente-se os trechos das seguintes canções:

1) Sobre a cabeças os aviões, Sob os meus pés os caminhões Aponta contra os chapadões Meu nariz Eu organizo o movimento Eu oriento o carnaval Eu inauguro o movimento no Planalto Cetral do país Viva a Bossa-sa-sa Viva a palhoça-ça-ça-ça

2) Se você disser que eu desafino amor, Saiba que isso em mim Provoca imensa dor Só desafinados Tem ouvidos iguais aos seus Eu possuo apenas O que Deus me deu.

As duas composições musicais pertencem a um segmento da cultura popular brasileira e estão ligadas, e dizem respeito, aos seguintes movimentos artístico-musicais:

a) Clube da Esquina e Bossa Nova b) Tropicalismo e Bossa Nova c) Modernismo e Rock Rural d) Tropicalismo e Jovem Guarda e) Mangue-Beat e Sertanejo Universitário

9) O regime civil-militar implementado, no Brasil, em 1964, pode ser interpretado de inúmeras maneiras.

Algumas delas reconhecem um forte componente ideológico representado pela Doutrina de Segurança Nacional associado a práticas autoritárias. Todavia, houve um componente legal que foi sendo construído, entre os anos de 1964 e 1969, que suprimiu, da vida social brasileira, os direitos civis e políticos. Esse componente é, juridicamente, denominado de:

a) Atos Institucionais b) Atos Excepcionais c) Atos Arbitrários d) Atos Democráticos e) Atos Extravagantes

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 5

10) ‘O fundamento da nova ordem econômica é a liberdade dos indivíduos. Mas o que se vê é sua destruição: a violência do desemprego, a precariedade da sobrevivência física, o medo da insegurança: o homem passou a temer o futuro. O reinado do mercado implica o reinado do consumidor, o substituto comercial (despolitizado) do cidadão: o bem público é o bem privado, a coisa pública é a coisa privada. Dizem que as fronteiras entre Estados já não funcionam, mas os trabalhadores não têm livre-trânsito. Ao livre fluxo de mercadorias (no sentido Norte-Sul) e do capital não corresponde o livre-trânsito de homens; a mão-de-obra farta das antigas colônias e os conflitos religiosos, estimulados, alimentam na Europa e em todo o mundo políticas migratórias racistas e discriminatórias. Importam-se empresas e mercadorias; exportam-se empregos e territórios. E, em nome do mercado e da liberdade, do livre-câmbio e do neoliberalismo, temos o monopólio absoluto ou mais perfeito (e não estamos em face de uma contradição em termos): o monopólio estatal pelo Estado único. O monopólio da economia. O monopólio do mercado. O monopólio dos valores. O monopólio da informação e, finalmente, o monopólio da violência e da guerra”.

(Roberto Amaral, Civilização e barbárie. Texto editado)

Na sociedade de alto capitalismo, uma “nova ordem econômica” foi implementada ao “reinado do mercado” e à “exportação de empregos”, dentre às quais o autor da passagem se refere, podem ser caracterizadas pelo binômio:

a) Neoliberalismo e mercantilismo b) Mundialização e mercantilismo c) Globalização e socialismo d) Mundialização e liberalismo e) Globalização e neoliberalismo

11) Leia e faça o que se pede:

Genocídio que deixou 800 mil mortos em Ruanda completa 20 anos Ruanda inicia nesta segunda-feira (7 de abril) as cerimônias em memória do 20º

aniversário do genocídio de 1994, que, em apenas cem dias, deixou 800 mil mortos.

Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/genocidio-que-deixou-800-mil-mortosem-ruanda-completa-20-anos-07042014> Acesso em: abril de 2014.

A manchete acima transcrita apresenta o que pode ser considerado o maior extermínio realizado no mundo desde a Segunda Guerra Mundial. Esse extermínio esteve relacionado a um conflito

a) ideológico, iniciado por segmentos armados que objetivavam depor um governo eleito por meio de eleições fraudulentas.

b) territorial, originado pela necessidade de expansão das fronteiras e acesso à água. c) religioso, provocado pela expansão, via conflito, do Islamismo no continente africano. d) étnico-raciais, consumado por questões político-econômicas. e) político, incentivado por grupos estrangeiros interessados em um governo alinhado a países

periféricos. 12) Leia e faça o que se pede:

Este sábado, 25 de janeiro de 2014, marca os 30 anos do comício que seria, até então, a maior expressão popular pela derrubada da ditadura instalada no País em abril de 1964. O evento ocorreu na Praça da Sé, região central de São Paulo, e reuniu cerca de 300 mil pessoas – para a época, e até hoje, um verdadeiro feito. (…) O comício conseguiu reunir políticos de trincheiras opostas, artistas das mais diferentes vertentes, atletas rivais. Pintou a Sé não só de verde-amarelo, mas também com as cores das correntes políticas que saiam do ostracismo após mais de 20 anos de repressão. A manifestação foi o estopim que faltava para que outras cidades brasileiras levantassem a voz contra o regime. A partir daquele dia 25, o Brasil não seria mais o mesmo.

<http://noticias.terra.com.br/brasil/diretas-ja/> Visitado em 26 de janeiro de 2014

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 6

Identifique, dentre as alternativas abaixo, a expressão correta que nomeou tal evento:

a) Marcha da Família com Deus pela Liberdade b) Passeata dos Cem Mil c) Comício das Diretas-Já d) Frente Ampla e) Marcha da Vitória

13) Leia com atenção:

Após a Segunda Guerra Mundial, a reconstrução europeia se deu em bases bem particulares. Para evitar que os trabalhadores fossem seduzidos pela proposta comunista, foram concedidos a eles vários benefícios, instaurando-se um tipo de "capitalismo humano" conhecido como "Estado do Bem-Estar Social". (...) A mobilidade do capital - principal característica da globalização atual - está desmanchando uma arquitetura que demorou décadas a ser construída (...). Milhares de empresas transnacionais chantageiam seus países de origem, ameaçando se mudar.

CARVALHO, Bernardo de A. "A globalização em xeque: incertezas para o século XXI". São Paulo: Atual,

2000.

No modo de produção capitalista contemporâneo, a transnacionalização das empresas é um fenômeno verificável. Podemos entender esse fato:

a) pelo fim das barreiras alfandegárias entre os países. b) pelo fim dos Estados-nação. c) pelo meio técnico-científico-informacional. d) pela independência econômica que orbitam os países de capitalismo avançado. e) pelas empresas médio porte de capital nacional.

14) Observe a passagem:

Só produzir alimentos não é o bastante para acabar com a fome. O importante – sobretudo nos países e nas regiões onde a população rural é grande e tem taxas de crescimento demográfico elevadas – é que se consiga uma integração orgânica entre o combate à fome e a produção de alimentos por parte dos pobres que vivem no campo.

Ricardo Abramovay. – Folha de São Paulo – 18.06.95

O texto pode ser utilizado como argumento a favor:

a) da reforma agrária b) das políticas de planejamento familiar. c) do desenvolvimento tecnológico. d) da implantação de programas de transferência de renda. e) do incremento da exportação de produtos industriais.

15) “Durante o mês de junho as manifestações massivas contra o aumento das tarifas fizeram emergir

novas dinâmicas no cenário político brasileiro, uma renovação da organização social que questiona os limites legais do status quo. A inovação e o choque desse outono de 2013 aconteceram porque a desobediência civil - tática histórica de movimentos contestatórios - teve uma aceitação popular jamais vista no Brasil desde a proclamação da república (sempre é bom lembrar que a proclamação da república foi uma quebra da institucionalidade).”

<http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-black-bloc-e-a-resposta-a-violencia-policial-1690.html>.

Visitado em 03 de outubro de 2013

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 7

Surgido nos anos de 1980, na Itália, um grupo de pessoas se reuniu, mascarados e vestidos de preto, para uma ação conjunta ou com propósito comum, para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da ação direta para desafiar o establishment e as forças da ordem. Esse agrupamento é conhecido como:

a) Cartistas, b) Ludismo c) Cabanos d) Black Bloc e) Pacifistas

16) Leia o extrato:

“O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia. Para dar uma ideia do ritmo de crescimento desses países, em 2003 os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial, e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países, totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19 trilhões, ou 25%.”

<http://www.ipea.gov.br/forumbrics/pt-BR/conheca-os-brics.html> Visitado em 10 de setembro de 2014.

Os países que compõem o grupo dos Brics são:

a) Brasil, Rússia, Itália, Chile e Síria b) Brasil, Rússia, Itália, China, e África do Sul c) Brasil, Ruanda, Índia, Chile e África do Sul d) Brasil, Rússia, China, Indonésia e África do Sul e) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 8

INGLÊS 17) The rise of human-like robots, cars and drones

Should we add more humour and humanity to our gadgets? David Robson reports on a new breed of machine designed to make us love them, and discovers whether robots can make you laugh... Ginger is only a couple of feet tall, but she soon commands attention as she takes to the stage. “I would like to say it’s a pleasure to be here,” she tells the audience, “but I’m a robot and don’t have emotion.” She waits a beat as the laughter subsides, before continuing. “Social intelligence is so complex that many humans are not good at it! Any programmers or engineers in the house?” Her designer, Heather Knight, sheepishly raises her hand. “I rest my case.” A robot comedian might sound like a frivolous project – but this kind of experiment could help make all kinds of devices a bit more useful and a bit easier to use. Whether you already use Siri, the iPhone’s personal assistant, or plan to one day hitch a ride in a driverless car, technology is starting to interact with us in more direct, personal ways. Inserting a bit of humour is just one of the ways that designers are hoping to make those devices a bit more likeable and less annoying. “My hope is that by collaborating and by testing the insights of actors and comedians that perhaps we can make more effective and charismatic technology in general,” Knight, who is based at Carnegie Mellon University, told BBC Future’s World-Changing Ideas Summit in New York last week. “I also like the idea that some of the technology could occasionally have a sense of humour and make fun of itself.” A splash of charisma will be especially important as computers start to take even greater responsibilities; with driverless cars and drones we are putting our lives in their hands, and the illusion that a human mind lies behind the decisions might just make the experience a little less unnerving. Story adapted from BBC: http://www.bbc.com/future/story/20141029-do-we-want-human-like-machines Published: 29 October 2014

Pode-se afirmar que o artigo:

a) nega veementemente a necessidade de usarmos robôs para fins humorísticos, devido à real responsabilidade dos mesmos.

b) condena o uso de robôs em âmbito social, pois isso geraria uma maior ineficiência dos mesmos. c) apresenta um experimento em que um robô é utilizado para fins humorísticos na intenção de

ampliar os estudos sobre a eficácia da tecnologia em geral. d) reitera a importância do uso de robôs no meio artístico para, intencionalmente e exclusivamente,

propiciar maior carisma e menos ansiedade ao público. e) questiona o uso de robôs em diversas áreas de atuação para que haja uma melhoria na qualidade

dos mesmos. 18) Mars mission: Could US girl, 13, be first on red planet?

Alyssa Carson has big dreams. At the age of 13 she is determined to be the first person to land on Mars. But this is more than wishful thinking - Nasa thinks she stands a chance and she is already in training. Alyssa is studying science and several languages and became the first person to attend all three of Nasa's world space camps. Her call sign at the US space agency is "Blueberry". The teenager from Baton Rouge, Louisiana, says failure is not an option. And her father says he has the next 20 years of work planned out.

Story from BBC: http://www.bbc.com/news/magazine-29516432 Published: 8 October 2014

The text presents

a) the solution to the problem of teenagers traveling alone. b) the non optimistic view to the outer space travel. c) the way out to the problem of how to make teenagers study hard to achieve their dreams. d) the negative view of a teenager girl who is determined to land on Mars. e) the plan of a determined girl to land on Mars in the future.

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 9

Leia os textos 1 e 2, a seguir, para responder à questão 19: Texto 1

Texto 2 Experts fear Ebola virus COULD spread through the air and not just through contact with bodily fluids As the death toll from Ebola reaches 3,800, experts are warning that the virus could mutate and become airborne, meaning that it could be caught by breathing it in. The public is being told by health officials that the virus that causes Ebola cannot be transmitted through the air and can only be spread through direct contact with bodily fluids – blood, sweat, vomit, feces, urine, saliva or semen – of an infected person who is showing symptoms. However, several leading Ebola researchers claim that the virus mutating and spreading through the air should not be ruled out. Story adapted from Daily mail: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2786297/Experts-fear-Ebola-virus-COULD-spread-air-not-just-contact-bodily-fluids.html Published: 9 October 2014 19) Ambos os textos referem-se ao vírus Ebola, entretanto

a) o texto 1 ironiza a negligência da sociedade ocidental para os problemas da África e o texto 2 apresenta a forma de contaminação, descartando a possibilidade de transmissão pelo ar.

b) o texto 1 caracteriza o descaso mundial em relação aos problemas apresentados pelo povo africano e o texto 2 apresenta as formas de contaminação.

c) o texto 1 simboliza a grande preocupação que as nações têm com o sofrimento do povo africano e o texto 2 exemplifica as formas de contaminação.

d) o texto 1 define a maneira como os países reagem à epidemia do vírus e o texto 2 apresenta as pesquisas feitas para verificar a forma de contaminação.

e) o texto 1 representa a passividade dos países ocidentais em relação a possível epidemia mundial e o texto 2 informa o que os peritos estão fazendo para conter a propagação do vírus.

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 10

BIOLOGIA

20) O modelo esquemático abaixo representa a membrana plasmática. Sua estrutura dinâmica permite a passagem de certas substâncias, mas impede a passagem de outras, mantendo o meio celular interno adequado à vida.

Sobre essa estrutura, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Apresenta canais proteicos que permite que certas moléculas e íons passem por ela livremente. II. Possui proteínas receptoras que não permitem ligações com certas moléculas sinalizadoras, que

desencadeiam processos celulares. III. Tem proteínas carreadoras que interagem especificamente com certas moléculas e certos íons,

carregando-os através dela. IV. Não possui proteínas de reconhecimento que permitem que uma célula reconheça outra e interaja

com ela. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) I, II e III.

21) Três indivíduos foram à farmácia comprar medicamentos, conforme demonstrado na tabela abaixo.

Indivíduo

Via de administração 1 oral 2 transdérmica 3 nasal

Assinale os epitélios que estão envolvidos na administração dos medicamentos nos indivíduos 1, 2 e 3, respectivamente. a) Transição, estratificado e cúbico simples. b) Pavimentoso, epidérmico e de transição. c) Estratificado, glandular e pseudoestratificado. d) Epidérmico, pavimentoso simples e de transição. e) Cilíndrico simples, epidérmico e pseudoestratificado.

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 11

22) O desenvolvimento das plantas é regulado pelos hormônios vegetais, ou fitormônios que atuam em pequenas quantidades sobre células-alvo ou células específicas. Sobre a ação dos principais fitormônios foi afirmado que: I. As auxinas atuam apenas no fototropismo e no geotropismo. II. As giberelinas promovem a germinação de sementes. III. As citocininas estimulam a mitoses e o desenvolvimento das gemas. IV. O ácido abscísico promove e estimula o amadurecimento de frutos.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II, III e IV. b) I e IV. c) II e IV. d) II e III. e) I, III e IV.

23) Ingeridos com a água e com os alimentos, os sais minerais têm funções relacionadas tanto à estrutura

quanto à regulação geral dos processos orgânicos. Desse modo, relacione as colunas e depois assinale a alternativa correta.

( ) Promove a coagulação do sangue A- Zinco. ( ) Participa da transmissão do impulso nervoso B- Fósforo. ( ) Entra na composição da hemoglobina que transporta O2 C- Sódio. ( ) Cofator de enzimas digestivas D- Cálcio. ( ) Participa na composição dos ácidos nucleicos. E- Ferro.

a) CDBAE. b) BAECD. c) DCEAB. d) AECDB. e) ABCDE.

24) “Na cor da pele da espécie humana, os genes A e B determinam maior padrão de melanina que os

correspondentes alelos a e b. Os genes A e B interagem, somando os seus efeitos, sendo chamados de efetivos ou aditivos e os genes a e b, de não efetivos e contribuem para formar uma quantidade mínima de melanina”. Diante disso, qual a proporção fenotípica para F2, sabendo que o genótipo do cruzamento de um homem negro com uma mulher branca foi de AaBb (mulato médio)?

a) 1 branco, 4 mulatos claros, 6 mulatos médios, 4 mulatos escuros e 1 negro. b) 1 branco, 4 mulatos claros, 4 mulatos médios, 6 mulatos escuros e 1 negro. c) 4 brancos, 4 mulatos claros, 4 mulatos médios, 4 mulatos escuros e 4 negros. d) 1 branco, 2 mulatos claros, 6 mulatos médios, 6 mulatos escuros e 1 negro. e) 2 brancos, 3 mulatos claros, 4 mulatos médios, 4 mulatos escuros e 3 negros.

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 12

QUÍMICA 25) Das alternativas abaixo, assinale a que contém, respectivamente, um ácido, um óxido, um sal e uma

base:

a) NaOH, Be(OH)2, CuO, CO2

b) b)HCl, NaOH, NaClO, H2CO3

c) H3PO4, CaO, NaHCO3, KOH

d) H2CO3, Na2O, H2S, KNO3

e) Fe(OH)2, HClO4, NaHCO3, Mg(OH)2

26) Atualmente, dois mecanismos são aceitos para explicar a destruição catalítica da camada de ozônio por meio um derivado de CFCs (clorofluorcarbonos). Essas substâncias, designadas em geral como X, reagem eficientemente com o ozônio por remoção de um átomo de oxigênio. Os dois mecanismos são mostrados abaixo:

Mecanismo I:

X + O3 XO + O2

XO + O X + O2

Mecanismo II:

X + O3 XO + O2

X’ + O3 X’O + O2

XO + X’O X + X’ + O2

As reações globais dos mecanismos I e II são, respectivamente:

a) O3 + XO 2O2 e O3 + X + X’ 2XO + X’

b) O3 + O 2O2 e 2O3 3O2

c) 2O3 + 2O2 3O e 2O3 + X’O 2XO2

d) O3 + XO 2XO2 e 2O3 + X’O 2XO2

e) O2 + O3 2XO2 e O3 + X + X’ 2XO + X’

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 13

27) A substância mostrada abaixo é um potente bactericida e fungicida usado na formulação de diversos desinfetantes.

Sobre essa substância, são feitas as seguintes afirmações:

I. Trata-se do p-clorofenol;

II. Apresenta fórmula C6H5OCl;

III. Sua estrutura apresenta função amida;

IV. Trata-se de uma cetona cíclica;

Estão corretas as afirmações:

a) I e III

b) III e IV

c) I e II

d) I, III e IV

e) II, III e IV

28) Um gás está contido em um recipiente fechado de 2 L e, inicialmente, sua temperatura é de 300K. Ao ser aquecido, atinge a temperatura de 500K e sua pressão aumenta para 10 atm. Considerando que não houve variação no volume, pode-se afirmar que a pressão inicial do sistema era de:

a) 12 atm

b) 0,4 atm

c) 1 atm

d) 18 atm

e) 6 atm

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 14

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 15

FÍSICA 29) No sistema abaixo, o ponto P no centro das forças está em equilíbrio estático. A intensidade da força

1F

é igual a N6 . As intensidades da força 2F

e da força 3F

são respectivamente iguais a:

a) N3 e N2

236

b) N3 e N6

c) N6 e N6

d) N6 e N3

e) N6 e N2

236

30) O gráfico mostrado abaixo representa a velocidade escalar de uma carga elétrica positiva solta em um

campo elétrico uniforme em função do tempo, descrevendo uma trajetória retilínea. Analisando o

gráfico, sabe-se que no intervalo de tempo compreendido entre 0 e 4 segundos a aceleração é igual a

________ . Nesse mesmo gráfico, no intervalo de tempo entre 0 e 2 segundos, a distância percorrida

pelos prótons é de, aproximadamente, ________ . As respostas que completam de maneira correta as

lacunas acima são, respectivamente:

a) 2/5 sm e m15 b) 2/5,2 sm e m15

c) 2/5 sm e m10 d) 2/10 sm e m10 e) 2/5,2 sm e m10

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 16

31) A figura abaixo mostra um sistema com 3 massas A, B e C presas por duas cordas ideais e sem atrito.

O sistema está todo travado inicialmente. Logo em seguida as travas nas roldanas são liberadas e o

sistema acelera. Sabendo que 2/10 smg , a aceleração do sistema de blocos abaixo é de módulo

igual a:

a) 2/8,9 sm

b) 2/8 sm

c) 2/5 sm

d) 2/5,2 sm

e) 2/1 sm

32) Batendo mais forte numa tecla de piano, estamos aumentando:

a) a altura do som emitido.

b) a frequência da onda sonora emitida.

c) o comprimento da onda sonora.

d) a velocidade da onda sonora emitida.

e) a intensidade do som emitido pela tecla.

33) Abaixo temos uma associação de capacitores. Sabendo que todos eles têm unidades de medidas

dadas em F , ache a magnitude aproximada do capacitor equivalente da associação entre os pontos

A e B do esquema abaixo.

a) F1 b) F2 c) F5,1 d) F5,4 e) F10

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 17

MATEMÁTICA 34) Uma empresa tem a função lucro dada por 23)( 2 xxxL e a relação entre preço de venda e

quantidade dada por xxp 5)( , onde x é quantidade em milhares, e p, preço de venda em milhares

de reais. Sabendo que o custo é obtido da diferença da receita total pelo lucro, temos que o custo é

uma função:

a) constante.

b) linear crescente.

c) linear decrescente.

d) quadrática com concavidade voltada para baixo.

e) quadrática com concavidade voltada para cima.

35) Uma pessoa investe em dois tipos de ações: A e B. De acordo com os dados históricos das ações, o

modelo matemático adequado de rentabilidade para representar cada tipo de ação é apresentado na

tabela abaixo.

Tipo de Ação Modelo matemático de rentabilidade (%)

A 158 tyA

B 115 tyB

Onde: t é medido em meses e t=0 representa novembro de 2014.

Admitindo-se o mesmo modelo antes e após novembro de 2014, temos que:

a) em fevereiro de 2015 será mais rentável investir nas ações do tipo A.

b) em janeiro de 2015 será menos rentável investir nas ações do tipo B.

c) em janeiro de 2015 a rentabilidade das ações dos tipos A e B são iguais.

d) em dezembro de 2014 será menos rentável investir nas ações do tipo A.

e) em março de 2015 a rentabilidade das ações do tipo A supera a rentabilidade das ações do tipo B.

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 18

Observe as informações e o mapa abaixo para responder às questões 36 e 37

Fonte: (http://eleicoes.folha.uol.com.br/2014/2turno/presidente/br.shtml)

Fonte: (http://eleicoes.folha.uol.com.br/2014/2turno/presidente/br.shtml)

36) Suponha que as eleições presidenciais do Brasil fossem da seguinte maneira:

1º Turno: classifica dois dos candidatos que obtiverem maior número de votos válidos. 2º Turno: elege o candidato que conquistar maior número de unidades federativas. Em caso de empate no 2º turno, a eleição é decidida pelo Congresso Nacional e o Senado.

De acordo com a suposição acima e com o mapa, podemos afirmar que:

a) Dilma seria reeleita, conquistando, aproximadamente, 55,5% das unidades federativas. b) Aécio Neves seria eleito, conquistando, aproximadamente, 50,5% das unidades federativas. c) As eleições seriam decididas pelo Congresso Nacional e o Senado. d) Dilma seria reeleita, conquistando, aproximadamente, 57,7% das unidades federativas. e) Aécio Neves seria derrotado por conquistar, aproximadamente, 46,2% das unidades federativas.

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 19

37) Considerando o número de eleitores e não número de votos válidos, temos que: a) a diferença de percentuais entre os dois candidatos permanece inalterada.

b) Os dois candidatos terminariam as eleições, aproximadamente, empatados.

c) A vantagem de Dilma aumentaria.

d) Aécio Neves estaria eleito.

e) A vantagem de Dilma diminuiria.

38) Em um certo método de marcação é utilizado o isótopo de potássio 42K . Ele perde 5% de sua

intensidade, por hora. Qual é, aproximadamente, a percentagem perdida ao final de 3 horas?

a) 25%

b) 15,5%

c) 15%

d) 14,3%

e) 13%

39) Seja a função polinomial do 2º grau definida por cbxaxxy 2)( e acb 42 . Sabendo que o

gráfico abaixo representa a função )(xy , podemos, então, afirmar que:

a) 0 , 0a , 0b e 0c

b) 0 , 0a , 0b e 0c

c) 0 , 0a , 0b e 0c

d) 0 , 0a , 0b e 0c

e) 0 , 0a , 0b e 0c

Vestibular 07/12/2014 – Opção Inglês 20

40) Alguns alunos do curso de Engenharia de Produção estão na lanchonete do UniFOA. Sobre a mesa há duas travessas. Em uma delas há 3 enroladinhos e 5 coxinhas. Na outra, há 2 coxinhas e 4 enroladinhos. Se, ao acaso, alguém escolher uma dessas travessas e também, ao acaso, pegar um dos salgados, qual a probabilidade de se pegar uma coxinha?

a) 21

b) 4823

c) 245

d) 41

e) 4841