lÍngua 7 º ano portuguesa prof.ª maristela … · narrativo composto pela interação entre a...

46
PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª MARISTELA MARCHANTE LÍNGUA PORTUGUESA 7 º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Upload: duongkhue

Post on 03-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF.ª MARISTELA MARCHANTE

LÍNGUA PORTUGUESA

7 º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IVCiências: o homem na construção do conhecimento

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 31.2Conteúdo

• Estudos textuais: Histórias em Quadrinhos, Tirinhas e Charges

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidade • Identificar Histórias em Quadrinhos, Tirinha e Charge

como gênero textual e ler, analisar e produzir tirinhas e charges, atentando para a estrutura composicional desses gêneros.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

PREVIEWHistórias em QuadrinhosCompõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo. Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento como forma de divertir, causar o humor.

AULA

6

Histórias em QuadrinhosAs HQ também podem transmitir uma informação, um alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.

AULA

7

Link Interativo no Tablet

AULA

8

Histórias em QuadrinhosHistória em quadrinhos, ou HQ, constitui um sistema narrativo composto pela interação entre a linguagem visual e verbal.A linguagem visual (icônica): a imagem desenhada é o elemento básico das histórias em quadrinhos. Ela se mostra como uma sequência de quadros que trazem uma mensagem ao leitor, normalmente uma narrativa.

AULA

9

AULA

10

A Linguagem verbal: é utilizada para expressar a fala ou o pensamento dos personagens (através do balão), a voz do narrador (através da legenda) e os sons envolvidos nas narrativas (através das onomatopeias).

PREVIEWAULA

11

A Linguagem verbal HQ

AULA

12

A Linguagem verbalÉ utilizada para expressar a fala ou o pensamento dos personagens (através do balão), a voz do narrador (através da legenda) e os sons envolvidos nas narrativas (através das onomatopeias).

Características das histórias em quadrinhos Apresentam os elementos básicos de uma narrativa – enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

AULA

13

Características das histórias em quadrinhos

• Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias;

• O emprego de recursos expressivos como onomatopeias, letras de tipos diferentes e sinais de

AULA

14

pontuação é frequente nas histórias em quadrinhos;

• Os balões devem ser entendidos como representação de fala ou pensamentos de um determinado personagem nos quadrinhos.

AULA

15

Características das histórias em quadrinhosAs várias formas do balão:

1. Balão Fala: para mostrar o que um personagem está falando. Possui o formato oval e um rabicho indicando onde está saindo o som. Por isto, o rabicho geralmente fica posicionado próximo à boca do personagem. Quando há mais de uma pessoa falando, a mesma coisa e ao mesmo tempo, o balão fica com mais de um rabicho.

Características das histórias em quadrinhos2. Balão grito: quando um personagem está gritando, o balão deixa de ter um formato oval e passa a ter várias pontas de diversos tamanhos.

YES

Características das histórias em quadrinhos3. Balão pensamento: este balão é um dos poucos balões que não mostram o que o personagem está falando. Tal balão tem o formato de nuvens e é utilizado apenas para mostrar os pensamentos dos personagens.

Hmmmmmm...

Características das histórias em quadrinhos4. Balão - cochicho: As linhas tracejadas sugerem voz baixa ou sussurro.

Características das histórias em quadrinhosMetáforas visuaisForma de expressar ideias ou sentimentos por meio de imagens. Há uma série de situações possíveis, também atreladas ao contexto situacional:

• pregos, raio, estrela, bomba, caveira e outros signos que sugerem palavrões ou termos/pensamentos agressivos.

AULA

25

Características das histórias em quadrinhos

AULA

26

A conversa entre Mafalda e seus amigos…

a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam divergir.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.

c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.

d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.

e) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

28

TirinhaA tirinha surgiu da ideia de se fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada.

AULA

29

A tirinha pode ser considerada uma adaptação da HQ impressa. Mas é bastante comum, em gibis, termos histórias curtas, de uma página, geralmente, com os personagens principais das revistas.

AULA

30

ChargeA charge é um texto constituído por linguagem verbo-visual, mas principalmente por imagens. É uma ilustração cômica que satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos.

AULA

31

ChargeA charge relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto, ela provavelmente perderá sua força comunicativa, portanto é perecível. Justamente por conta desta característica, a charge tem um papel importantíssimo como registro histórico.

AULA

32

1. As charges se assemelham às tirinhas? Em que sentido?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

33

2. Observe e analise a charge a seguir:

REDE SOCIAL AQUI EM CASA É OUTRA

COISA!

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

34

Diálogo • Pontuação • Tipos de discurso • Discurso e inciso

Conto – Estrutura • Introdução • Desenvolvimento • Desfecho

RESUMO DO DIA

35

Conto - Elementos • Espaço • Personagens • Tempo • Foco narrativo • Diálogo • Clímax

RESUMO DO DIA

36

O idioma e a músicaOficinas em bibliotecas públicas de São Paulo ensinam português com apoio da linguagem musical. As Oficinas Musicais de Língua Portuguesa, promovidas pela revista Língua, estão tornando o aprendizado do idioma uma experiência mais divertida para crianças e adolescentes. As palestras, que vêm sendo realizadas desde outubro em bibliotecas públicas da capital paulista, tratam de questões importantes da língua por meio de canções, executadas por um músico e comentadas em seguida por um professor de português.

RESUMO DO DIA

37

As análises contemplam diversos gêneros musicais do rap ao samba, passando pela MPB e pelo rock nacional - acrescentando à aprendizagem uma linguagem mais informal e cotidiana, baseada em músicas que tocam no rádio e na internet.

O projeto das Oficinas Musicais tem planos de chegar a outras bibliotecas em 2011, haja vista a aceitação do público, que aprovou a mistura entre música e idioma. Para conhecer a programação do mês.

Fonte: www.revistalingua.com.br.

RESUMO DO DIA

38

Histórias em QuadrinhosElas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo. Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor.Mas podem também transmitir uma informação, um alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.

RESUMO DO DIA

39

RESUMO DO DIA

40

Características das histórias em quadrinhos Apresentam os elementos básicos de uma narrativa – enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho;

• Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias;

RESUMO DO DIA

41

• O emprego de recursos expressivos como onomatopeias, letras de tipos diferentes e sinais de pontuação é frequente nas histórias em quadrinhos;

• Os balões devem ser entendidos como representação de fala ou pensamentos de um determinado personagem nos quadrinhos.

RESUMO DO DIA

42

Gênero Textual: tirinhaA tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação de passatempos.

RESUMO DO DIA

43

O nome “tirinha” remete ao formato do texto, que parece um “recorte” de jornal. Um dos pioneiros na criação da tira foi o americano Bud Fisher, autor da tira Mutt e Jeff:A “tirinha”, um gênero textual de cunho humorístico – às vezes político –, muito comum em jornais, cuja constituição se estabelece pela combinação de frases curtas – geralmente de efeito ambíguo – com desenhos que ilustram e complementam o sentido da obra.

RESUMO DO DIA

44

Interação Social

DESAFIO DO DIA

45

Como você classifica um texto no qual as pessoas conversam?

DESAFIO DO DIA

46