ligaÇÕes especiais para atendimento em baixa … · atendimento da ntc 901100, fornecido e...

15
Página 1 Normalização NTC 902208 Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar 1 . Introdução Esta norma técnica prevê as condições de atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar. 2 . Características Gerais Tensão de atendimento: 127 V ou 220 V; Carga total do equipamento, com funcionamento a plena capacidade: variável; Tempo de funcionamento diário do equipamento: 24 horas/dia; Localização do equipamento: definida pelo interessado. 3 . Tipo de fornecimento: Quadro de Sensores: O fornecimento pode ser em 127 V, 2 condutores (fase-neutro); 220/127 V, 3 condutores (fase-fase-neutro); ou 220/127 V, 4 condutores (trifásico) Boosters: O fornecimento será em 220/127 V, 4 condutores (trifásico). 4 . Atendimento às solicitações As solicitações de ligação devem seguir às determinações contidas no Manual de Instruções Comerciais (MIC) Ligações de Consumidores Ligações Especiais Quadros de Sensores da Sanepar. 4.1 . Rede Aérea Copel e Quadro de Sensores/Booster no mesmo lado da via pública a) O ramal alimentador, a partir da conexão da rede, será instalado em eletroduto de aço galvanizado, na descida no poste da Copel. O eletroduto do trecho enterrado pode ser de PVC. b) Se a distância do poste até o Quadro de Sensores for de até 15 m, não há necessidade de caixa de passagem. 4.2 . Rede Aérea Copel e Quadro de Sensores/Booster em lados opostos da via pública a) Quando o Quadro de Sensores/Booster estiver no lado oposto da via pública, em relação à rede de distribuição, a Copel instalará um ramal de ligação desde o poste da rede até a estrutura de fixação do quadro de sensores/Booster ou até um poste auxiliar caso este seja necessário. b) O ramal alimentador, a partir de poste auxiliar, será instalado em eletroduto de aço galvanizado, na descida do poste. No trecho enterrado, o eletroduto pode ser de PVC. c) Se a distância do poste auxiliar até o Quadro de Sensores for de até 15 m, não há necessidade de caixa de passagem. 5 . Compartilhamento de Infra-estrutura de Redes de Distribuição Quando houver a necessidade de se utilizar o poste da Copel para a instalação de um Quadro de Sensores/Booster, deverão ser seguidos os seguintes procedimentos e condições técnicas conforme a NTC 855901. a) Não poderá ser instalado um Quadro em postes localizados em esquinas, assim como naqueles que já tenham equipamentos (transformadores, chaves fusíveis, etc). b) O ramal alimentador será instalado em eletroduto de aço galvanizado no trecho entre a conexão da rede até a estrutura de fixação dos sensores, na descida no poste da Copel. c) A conexão com o Quadro poderá ser executada com um trecho de eletroduto flexível, com entrada pela parte inferior do quadro. d) As distâncias a serem obedecidas para a instalação de um Quadro de Sensores/Booster

Upload: truonglien

Post on 11-Nov-2018

261 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 1

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

1 . Introdução Esta norma técnica prevê as condições de atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar.

2 . Características Gerais Tensão de atendimento: 127 V ou 220 V; Carga total do equipamento, com funcionamento a plena capacidade: variável; Tempo de funcionamento diário do equipamento: 24 horas/dia; Localização do equipamento: definida pelo interessado. 3 . Tipo de fornecimento:

Quadro de Sensores: O fornecimento pode ser em 127 V, 2 condutores (fase-neutro); 220/127 V, 3 condutores (fase-fase-neutro); ou 220/127 V, 4 condutores (trifásico) Boosters: O fornecimento será em 220/127 V, 4 condutores (trifásico).

4 . Atendimento às solicitações As solicitações de ligação devem seguir às determinações contidas no Manual de Instruções Comerciais (MIC) – Ligações de Consumidores – Ligações Especiais – Quadros de Sensores da Sanepar. 4.1 . Rede Aérea Copel e Quadro de Sensores/Booster no mesmo lado da via pública a) O ramal alimentador, a partir da conexão da rede, será instalado em eletroduto de aço galvanizado, na descida no poste da Copel. O eletroduto do trecho enterrado pode ser de PVC. b) Se a distância do poste até o Quadro de Sensores for de até 15 m, não há necessidade de caixa de passagem.

4.2 . Rede Aérea Copel e Quadro de Sensores/Booster em lados opostos da via pública

a) Quando o Quadro de Sensores/Booster estiver no lado oposto da via pública, em relação à rede de distribuição, a Copel instalará um ramal de ligação desde o poste da rede até a estrutura de fixação do quadro de sensores/Booster ou até um poste auxiliar caso este seja necessário.

b) O ramal alimentador, a partir de poste auxiliar, será instalado em eletroduto de aço galvanizado, na descida do poste. No trecho enterrado, o eletroduto pode ser de PVC. c) Se a distância do poste auxiliar até o Quadro de Sensores for de até 15 m, não há necessidade de caixa de passagem. 5 . Compartilhamento de Infra-estrutura de Redes de Distribuição Quando houver a necessidade de se utilizar o poste da Copel para a instalação de um Quadro de Sensores/Booster, deverão ser seguidos os seguintes procedimentos e condições técnicas conforme a NTC 855901. a) Não poderá ser instalado um Quadro em postes localizados em esquinas, assim como naqueles que já tenham equipamentos (transformadores, chaves fusíveis, etc).

b) O ramal alimentador será instalado em eletroduto de aço galvanizado no trecho entre a conexão da rede até a estrutura de fixação dos sensores, na descida no poste da Copel.

c) A conexão com o Quadro poderá ser executada com um trecho de eletroduto flexível, com entrada pela parte inferior do quadro. d) As distâncias a serem obedecidas para a instalação de um Quadro de Sensores/Booster

Page 2: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 2

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

encontram-se nas Figuras A, B e C. 6 . Aterramento

a) Deverá ser executado com condutor de cobre 10 mm² e haste de aterramento de cobre ou aço-cobre de 2,40 m e diâmetro de 12,8 mm, conforme NTC 917040. b) A conexão do condutor de aterramento com a haste de aterramento deve obedecer às prescrições da NTC 927105

c) A haste deverá ser instalada em uma caixa de inspeção, exclusiva para o sistema de aterramento.

7 . Fornecimento de materiais 7.1 . Materiais fornecidos pela Copel: Ramal de ligação, multiplexado; Conexões do ramal de ligação com a rede de distribuição; Conexões do ramal de entrada com o ramal de ligação (aéreo); Conexão do ramal de entrada subterrâneo com a rede distribuição.

7.2 . Materiais fornecidos pela Sanepar: Ramal alimentador; Condutores e eletrodutos do ramal de entrada; Conexões e instalação do ramal de entrada; Materiais do sistema de aterramento (condutor, haste e conexões); Poste auxiliar (se necessário); Armação secundária; Demais acessórios necessários à instalação; 8 . Características dos componentes das entradas de serviço 8.1 . Ramal de ligação O ramal de ligação será do tipo multiplexado, dimensionado de acordo com a categoria de atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel.

8.2 . Ramal de entrada instalado no poste

Os condutores do ramal de entrada deverão ser de cobre, com isolação mínima de 600 V, sem emendas, de seção compatível com a carga a ser alimentada, instalados em eletroduto metálico ou de PVC, diâmetro mínimo de 21 mm.

8.3 . Ramal de entrada subterrâneo

O ramal de entrada subterrâneo, ligado diretamente à rede da Copel, deverá ser de cobre, isolamento 750 V ou 0,6/1 kV, com proteção mecânica adicional, instalado em eletroduto. No trecho fixado ao poste da Copel, o eletroduto deve ser de aço galvanizado, no trecho enterrado pode ser de PVC, diâmetro mínimo 21 mm.

8.4 . Poste auxiliar O poste auxiliar, caso necessário, deverá ser de fabricante homologado na Copel, para fornecimento de postes de entradas de serviço, com altura mínima de 10,5 m . No poste auxiliar, a fim de permitir a ancoragem do ramal de ligação, deverá ser instalada armação secundária com um estribo, confeccionada em chapa de aço galvanizado a quente e dotada de isolador tipo roldana ou armação e parafuso de material polimérico, de acordo com a NTC 901100. 8.5 . Caixa de Passagem Quando for necessária instalação de caixa de passagem para cabos de energia não medida, deverão ser seguidas as especificações das NTCs 810083 - Tampão de Ferro Fundido Nodular

Page 3: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 3

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

para Caixas de Passagem e Câmaras Subterrâneas e 810102 – Caixa de passagem e tampa de canaleta. Nestes casos, será demandada subtampa com dispositivo para lacre.

9 . Segurança Não será permitida a instalação de quadro de sensores em construção sob a rede da Copel ou em sua proximidade, atendidos os afastamentos mínimos de segurança previstos (NTC 901100).

Page 4: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 4

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Índice das Figuras para Entradas de Serviço

FIGURA A FIG. A1 – Tipo Forfait com comunicação via GPRS – Poste Copel. Pág. 04 FIG. A2 – Tipo Forfait com comunicação via GPRS – Poste Sanepar. Pág. 05 FIG. A3 – Tipo Forfait com comunicação via Fibra Óptica e Linha Privativa

– Poste Copel. Pág. 06

FIGURA B FIG. B1 – Booster com Quadro de Medição no gabinete e sem

comunicação – Poste Copel. Pág. 07

FIG. B2 – Booster com Quadro de Medição no gabinete e sem comunicação – Poste Sanepar.

Pág. 08

FIG. B3 – Booster com Quadro de Medição no gabinete e com comunicação via Fibra Óptica e Linha Privativa – Poste Copel.

Pág. 09

FIG. B4 – Booster com Quadro de Medição no gabinete e com comunicação via Rádio – Poste Sanepar.

Pág. 10

FIGURA C FIG. C1 – Booster Tipo Poço com Quadro de Medição no gabinete e sem

comunicação – Poste Copel. Pág. 11

FIG. C2 – Booster Tipo Poço com Quadro de Medição no gabinete e sem comunicação – Poste Sanepar.

Pág. 12

FIG. C3 – Booster Tipo Poço com Quadro de Medição no gabinete e com comunicação tipo Fibra Óptica e Linha Privativa – Poste Copel.

Pág. 13

FIG. C4 – Booster Tipo Poço com Quadro de Medição no gabinete e com comunicação via Rádio – Poste Sanepar.

Pág. 14

Page 5: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 5

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura A

FIG. A1 – Tipo Forfait com comunicação via GPRS – Poste Copel.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 6: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 6

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura A

FIG. A2 – Tipo Forfait com comunicação via GPRS – Poste Sanepar.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 7: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 7

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura A

FIG. A3 – Tipo Forfait com comunicação via Fibra Óptica e Linha Privativa – Poste Copel.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 8: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 8

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura B

FIG. B1 – Booster com Quadro de Medição no gabinete e sem comunicação – Poste Copel.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 9: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 9

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura B

FIG. B2 – Booster com Quadro de Medição no gabinete e sem comunicação – Poste Sanepar.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 10: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 10

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura B

FIG. B3 – Booster com Quadro de Medição no gabinete e com comunicação via Fibra Óptica e Linha Privativa – Poste Copel.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 11: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 11

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura B

FIG. B4 – Booster com Quadro de Medição no gabinete e com comunicação via Rádio – Poste Sanepar.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 12: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 12

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura C

FIG. C1 – Booster Tipo Poço com Quadro de Medição no gabinete e sem comunicação – Poste Copel.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 13: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 13

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura C

FIG. C2 – Booster Tipo Poço com Quadro de Medição no gabinete e sem comunicação – Poste Sanepar.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 14: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 14

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura C

FIG. C3 – Booster Tipo Poço com Quadro de Medição no gabinete e com comunicação tipo Fibra Óptica e Linha Privativa – Poste Copel.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros

Page 15: LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA … · atendimento da NTC 901100, fornecido e instalado pela Copel. 8.2 . Ramal de entrada instalado no poste Os condutores do ramal

Página 15

Normalização NTC

902208

Emis.: Agosto/2018 Rev.: 01 Vers.:

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Sanepar

Figura C

FIG. C4 – Booster Tipo Poço com Quadro de Medição no gabinete e com comunicação via Rádio – Poste Sanepar.

Obs.: todas as medidas, quando não especificadas, estão em milímetros