lendo a bÍblia expositivamente parte 3

19
LENDO A BÍBLIA EXPOSITIVAMENTE Parte 3

Upload: romis-galvao

Post on 22-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Exposição de Efésios 1:3

TRANSCRIPT

LENDO A BÍBLIA EXPOSITIVAMENTEParte 3

Exposição de Efésios 1:3

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas

as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”

Efésios 1:3

CARTA AOS EFÉSIOS

Aprenderemos nessa exposição: O que significa bendito O louvor que exalta a Deus Quais as implicações de ter Cristo como

senhor O que significa a expressão servo de

Cristo O que são bênçãos espirituais Como nos apropriamos das bênçãos

espirituais

UM CONVITE AO VERDADEIRO LOUVOR

Uma das maiores dificuldades da igreja nos dias de hoje é alcançar um louvor bíblico, que tenha como ênfase a gratidão pela obra redentora na pessoa de Cristo Jesus. O que mais vemos nos púlpitos são cânticos, orações e pregações que têm o homem e os seus desejos como centro do culto. Porém, qual era a postura do apóstolo Paulo com relação a esse tema? No próximo versículo a ser estudado veremos o que ele nos ensina a esse respeito.

O LOUVOR DE PAULO AO PAI Bendito seja Deus O versículo 3 do primeiro capítulo da carta aos

efésios começa com uma expressão de louvor em gratidão a Deus Pai pelas bênçãos espirituais. O Apóstolo Paulo exalta de forma sublime a graça de Deus para com os efésios. A intenção do apóstolo era despertar o coração dos efésios à gratidão, deixá-los inflamados, e assim, enchê-los até transbordar. Aqueles que conseguem reconhecer tal bondade de Deus, tão plena e absolutamente perfeita, e que fazem dela o tema de fervorosa meditação, jamais abraçarão falsas doutrinas.

O LOUVOR DE PAULO AO PAI

Bendito seja Deus Desse modo, estando os efésios gratos,

permaneceriam firmes, constantes e estariam protegidos na fé, para não serem abalados pelas heresias dos falsos apóstolos, que esforçavam-se para tornar a autoridade apostólica de Paulo em algo duvidoso. Por esse motivo Paulo estava exaltando a gratidão a Deus por sua graça maravilhosa. Pois, é por meio da gratidão que reconhecemos o amor de Deus sendo revelado a nós através do evangelho de Cristo Jesus.

O LOUVOR DE PAULO AO PAI Bendito seja Deus O uso da palavra bendito nesse texto está relacionado a

louvor, que tem o sentido de elogio. O elogio que Paulo faz a Deus nesse texto pode ser considerado como um ato de LOUVOR. Elogio é o reconhecimento dos atributos de uma outra pessoa. Pense nisso: qual a base do seu relacionamento com Deus? Gratidão e louvor pela obra de Cristo ou suas vontades e petições? No momento em que estamos adorando, estamos decretando aquilo que Deus pode fazer por nós ou reconhecendo aquilo que Ele é e o que já fez por nós em Cristo Jesus? Podemos ver que a adoração que Paulo nos ensina é aquela que exalta a obra da cruz. Portanto, devemos sempre bendizer e exaltar a Deus, honrar, magnificar e falar bem do Seu nome. Paulo tinha essa consciência: que tudo era sobre Cristo e nada era sobre ele mesmo.

O LOUVOR DE PAULO AO FILHO

PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Para explicarmos o que Paulo deseja transmitir com a

expressão: nosso Senhor Jesus Cristo, precisamos entender o que essa palavra significava para o público ao qual Paulo estava escrevendo. A palavra “senhor” naquele tempo poderia significar tanto o senhorio do imperador quanto o senhorio do dono do escravo. Para compreendermos melhor o que significa a palavra senhor precisamos entender o que significava ser escravo. No período neotestamentário ser escravo significava ser possuído. Vejamos o que diz em Mateus 25:21- E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. A palavra servo descrita nesse texto vem do original grego doulos que traduzido de forma literal significa escravo.

O LOUVOR DE PAULO AO FILHO PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Quando anunciamos o evangelho a alguém

nós estamos fazendo um convite dizendo: “Gostaria de lhe convidar a se tornar escravo de Jesus Cristo. Gostaríamos de convidá-lo a desistir de sua independência, desistir de sua liberdade e se submeter a vontade de Cristo, abandone todos os seus direitos, seja possuído e controlado pelo Senhor”.

O LOUVOR DE PAULO AO FILHO PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Esse era o entendimento que o apóstolo Paulo tinha do

evangelho. Ele era consciente de que sua vida agora pertencia a Cristo. Por isso em sua adoração ele menciona o senhorio de Cristo, ele não se considera merecedor de nada, apenas um escravo que recebeu o privilégio de ser chamado filho de Deus, através do preço pago por Cristo na cruz. Assim como Paulo, precisamos entender que antes éramos escravos do pecado mas hoje nos tornamos servos (escravos) da justiça (Rm.6:18). Que o nosso louvor e adoração possa refletir a consciência de quem Deus é, do que Cristo fez, de quem nós éramos e quem nos tornamos. Só assim lhe prestaremos o louvor e a adoração que lhe é devido.

AS BENÇÕES ESPIRITUAIS COM TODAS AS BENÇÃOS ESPIRITUAIS Muitos erram em todo o seu pensamento sobre o

cristianismo porque partem de um ponto de vista equivocado: uma concepção materialista do cristianismo. O argumento do pensamento materialista é que, se Deus é amor, e promete abençoar todo aquele que O buscar, então os cristãos não podem sofrer, nem adoecer ou sofrer adversidade. Temos aí um claro exemplo daqueles mal-entendidos resultantes da não compreensão da palavra, pois as bênçãos que recebemos do Senhor são "espirituais" e estão "nos lugares celestiais”.

Mas que bênçãos espirituais são essas que Paulo está se referindo nessa carta? A palavra “espirituais” no original significa algo ligado ao Espírito Santo e sua obra. Tudo que recebemos da parte de Deus é por meio da obra do Espírito Santo.

AS BENÇÕES ESPIRITUAIS COM TODAS AS BENÇÃOS ESPIRITUAIS Outra coisa que precisamos entender está descrito em Rm 8:26 - Do

mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Veja que nesse texto Paulo nos informa que precisamos da intercessão do Espírito para orar, porque até pra pedir não sabemos pedir como convém, porque muitas vezes pedimos aquilo que Deus não quer nos dar e outras vezes pedimos aquilo que já recebemos. Vejamos alguns exemplos:

Em muitos momentos pedimos: “Deus, derrame mais do seu amor sobre nós!”, mas veja o que Paulo diz: ... porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Rm 5:5

Em outros momentos pedimos: “Deus eu preciso de paz, estou tão angustiado”. Mas olha o que disse Jesus: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jo 14:27

E até mesmo podemos estar dizendo: “O que me falta mesmo é alegria” mas disse Jesus em João 15:11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

AS BENÇÕES ESPIRITUAIS COM TODAS AS BENÇÃOS ESPIRITUAIS Precisamos tomar consciência de que Deus já nos tem

abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais. Poderíamos gastar mais tempo falando de outras bênçãos que o Senhor nos concedeu juntamente com a salvação tais como: a santidade, a fé, a esperança, a misericórdia, o perdão, a vida eterna, mas sobretudo é importante entendermos que em Cristo já recebemos tudo aquilo que precisamos para uma vida plena. O apóstolo Pedro afirma em sua carta: Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. 2 Pe1:3

Agora uma pergunta pode estar no ar: Se em Cristo eu já recebi todas essas bênçãos, onde elas estão que não consigo contemplá-las? O texto de efésios nos dá a localização dessas bênçãos:

LOCALIZAÇÃO DAS BENÇÃOS REGIÕES CELESTIAIS Passemos a considerar o sentido da expressão “nos lugares

celestiais”. O Senhor Jesus Cristo, ressurreto dentre os mortos, já está

naquele domínio em Seu corpo glorificado. O que, portanto, o apóstolo está dizendo é que tudo que temos, e tudo o que gozamos como cristãos, vem de Cristo, que está naquela esfera, e por meio dEle, pelo novo nascimento, por meio da regeneração, somos ligados ao Senhor Jesus Cristo, e nos tornamos participantes de Sua vida e de todas as bênçãos que dEle vem. Somos parte de Cristo, estamos tão ligados a Ele por esta união que tudo quanto lhe seja próprio, nos é próprio espiritualmente. Assim como Ele está nos lugares celestiais, assim também nós estamos nos lugares celestiais. As bênçãos que gozamos como cristãos são bênçãos que estão "nos lugares celestiais” porque vem de Cristo que lá está.

LOCALIZAÇÃO DAS BENÇÃOS NAS REGIÕES CELESTIAIS Agora, onde fica os lugares celestiais? Lugares

celestiais é simplesmente o mundo sobrenatural de Deus, o domínio de Deus, o reino divino. Não somos cidadãos da terra, somos cidadãos do céu. Nós realmente não somos cidadãos daqui, embora estejamos peregrinando por esta terra. Segundo Filipenses 3:20 nos tornamos cidadãos do céu. O homem natural não entende as coisas de Deus, porque ele é da terra. Mas nós fomos transportados para o reino de Deus, o reino do seu Filho amado, nossas mentes foram elevadas, isso significa que somos cidadãos do céu.

LOCALIZAÇÃO DAS BENÇÃOS NAS REGIÕES CELESTIAIS Talvez você pergunte: “se todas essas bênçãos espirituais

se encontram no alto (regiões celestiais), como eu faço para trazê-las para a terra? Isso é obra do Espirito Santo, Paulo nos diz em Gálatas 5 que se andarmos no Espirito, o Espirito produzirá tudo que precisamos: amor, alegria, paz, benignidade, bondade, fé, mansidão, autocontrole, todas as virtudes e bênçãos espirituais estão a nossa disposição quando andamos no poder do Espírito de Deus. Lembre-se sempre disso: em sua conversão você se uniu a Cristo, e tudo que é dele também é seu. Todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais são suas, não sofra como um miserável tendo tantas riquezas espirituais disponíveis pra você.

RESPONDA AO QUESTIONÁRIO O QUE PAULO DESEJA EXPRESSAR COM A PALAVRA

“BENDITO”? O LOUVOR BÍBLICO NOS PROTEJE DE QUE? COMO ERA ENTENDIDA A PALAVRA “SENHOR” NO TEMPO DOS

APÓSTOLOS? A EXPRESSÃO “SERVO DE CRISTO” TEM QUAL SIGINIFICADO

NO TEXTO ORIGINAL? CITE 5 OU MAIS BENÇÕES ESPITITUAIS QUE RECEBEMOS EM

CRISTO JESUS. O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “NOS LUGARES CELESTIAIS”? DE ACORDO COM 2 PE 1:3 NOS RESTA RECEBER MAIS

ALGUMA COISA DA PARTE DE DEUS? SEGUNDO GÁLATAS 5:16-26 DE QUE FORMA DEVEMOS

ANDAR PARA COMTEMPLARMOS AS BENÇÃOS ESPIRITUAIS?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Comentários de Efésios, Wilson Porte Comentários de Efésios, John

MacArthur Comentários de Efésios, Matthew

Henry Comentários de Efésios, John Gill Comentários de Efésios, João Calvino Pregação expositiva do livro de

Efésios, Augustus Nicodemus Pregação expositiva do livro de

Efésios, Paulo Aglanda