legislaÇÃo

12
LEGISLAÇÃO 1. Para efeitos penais, considera-se funcionário público quem exerce: a) cargo ou emprego público, mas não função pública transitória. b) cargo, emprego ou função pública, ainda que sem remuneração. c) emprego ou função pública, mas não cargo público remunerado. d) cargo, emprego ou função pública, desde que remunerados. e) cargo ou função pública, mas não emprego público transitório. 2. O funcionário que deixar de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo, comete crime de: a) prevaricação b) omissão funcional criminosa c) condescendência criminosa d) advocacia administrativa 3. Durante o intervalo, em julgamento perante o Tribunal de Júri da Comarca de Muro Alto, Hércio Viana, integrante do corpo de jurados, exigiu como obrigação, e recebeu do advogado de defesa, a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais), para acolher a tesa defensiva. Hércio Viana cometeu o crime de: a) Extorsão. b) Peculato. c) Prevaricação. d) Concussão. e) Corrupção Passiva.

Upload: marcelo-erisson

Post on 10-Apr-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

exercício

TRANSCRIPT

Page 1: LEGISLAÇÃO

LEGISLAÇÃO

1. Para efeitos penais, considera-se funcionário público quem exerce:

a) cargo ou emprego público, mas não função pública transitória.

b) cargo, emprego ou função pública, ainda que sem remuneração.

c) emprego ou função pública, mas não cargo público remunerado.

d) cargo, emprego ou função pública, desde que remunerados.

e) cargo ou função pública, mas não emprego público transitório.

2. O funcionário que deixar de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo, comete crime de:

a) prevaricação

b) omissão funcional criminosa

c) condescendência criminosa

d) advocacia administrativa

3. Durante o intervalo, em julgamento perante o Tribunal de Júri da Comarca de Muro Alto, Hércio Viana, integrante do corpo de jurados, exigiu como obrigação, e recebeu do advogado de defesa, a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais), para acolher a tesa defensiva. Hércio Viana cometeu o crime de:

a) Extorsão.

b) Peculato.

c) Prevaricação.

d) Concussão.

e) Corrupção Passiva.

4. O chefe de Secretaria da 13ª Vara Criminal, José Bedeu, soube que seu escrevente inutilizou determinado documento que continha requerimento do Ministério Público e, sabendo que referido escrevente passava por sérias dificuldades pessoais de alçada familiar, por indulgência, deixou de levar o fato ao conhecimento do Juiz Titular da Vara. Assinale a opção correta:

a) José Bedeu pela nobreza de atitude não praticou crime algum.

b) José Bedeu praticou o delito de prevaricação.

c) José Bedeu, indubitavelmente, praticou a condescendência criminosa.

d) Praticou, no caso em epígrafe, a Advocacia Administrativa.

5. Quanto aos crimes contra a Administração Pública, segundo o Código Penal Brasileiro, no seu art. 312, caput, “Apropriar-se o funcionário público de

Page 2: LEGISLAÇÃO

dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”, corresponde ao crime de

a) injúria.

b) calúnia.

c) difamação.

d) peculato.

e) assédio.

6. Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação, de acordo com o art. 325 do Código Penal Brasileiro, aplicase:

a) detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

b) detenção, de nove meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

c) detenção, de seis meses a três anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

d) detenção, de nove meses a três anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

e) apenas multa, se o fato não constitui crime mais grave.

7. Abandonar cargo público, fora dos casos permitidos em lei de acordo com o art. 323 do Código Penal Brasileiro, aplicase:

a) detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

b) detenção, de quinze dias a um mês,

c) detenção, de quinze dias a um mês, ou multa,

d) detenção, de nove meses a três anos, ou multa,

e) apenas multa, se o fato não constitui crime mais grave.

8. De acordo com a Lei nº 8.112/1990, quando o servidor, a pedido, desloca-se para outra localidade por motivo de saúde, condicionada à comprovação por junta médica oficial, é correto afirmar que se trata de

(A) remoção.(B) redistribuição.(C) readaptação.(D) recondução.(E) nomeação.

Page 3: LEGISLAÇÃO

9. Segundo o disposto na Lei nº 8.112/1990, sobre a posse em cargo público, assinale a alternativa correta.

(A) É proibida a posse mediante procuração específica.(B) A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.(C) Ainda que o candidato não seja apto física ou mentalmente para o exercício do cargo, ele poderá ser empossado.(D) É dispensável, no ato da posse, a apresentação de declaração de bens e valores que constituem o patrimônio do servidor.(E) A posse deverá ocorrer no prazo máximo de 45 dias, contados da publicação do ato de provimento.

10. Com base no artigo 37, da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que o prazo de validade do concurso público será de

(A) até 4 anos, prorrogável uma vez por igual período.(B) no mínimo, 3 anos, prorrogável quantas vezes forem convenientes à Administração Pública.(C) até 2 anos, prorrogável uma vez por igual período.(D) no máximo, 1 ano, vedada a sua prorrogação.(E) até 2 anos, vedada a sua prorrogação.

11. O servidor público civil estável, cuja demissão é invalidada por sentença judicial, tem garantido seu retorno ao cargo anteriormente exercido, mediante

a) reintegração.b) reversão.c) readmissão.d) recondução.e) renomeação.

12. Tendo em vista o disposto na Lei nº 8.112/1990, não constitui hipótese de vacância de cargo público

A) a promoção.B) a aposentadoria.C) a redistribuição.D) a demissão.E) a readaptação.

13. O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, denomina-se

A) proventos.B) remuneração.C) ajuda de custo.D) salário.E) comissão.

14. Dentro do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, são formas de provimento de cargo público, EXCETO:

a) Nomeação

b) Recondução

Page 4: LEGISLAÇÃO

c) Reintegração

d) Remoção

e) Reversão

15. De acordo com art. 8º da Lei 8.112/90, são formas de provimento de cargo público:I – nomeaçãoII – promoçãoIII – adaptaçãoIV – reversãoV – reaproveitamentoVI – reintegraçãoVII – remoçãoMediante o exposto, considerar-se-á(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s)a) apenas III, IV e VII.b) apenas I e V.c) apenas II, III e IV.d) apenas I, II, IV e VI.e) I, II, III, IV, V, VI e VII.

16. A Lei 8.112/90, no seu art. 20, dispõe que, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, no qual serão observados os seguintes fatores,

EXCETO:a) Assiduidade.b) Disciplina.c) Capacidade de liderança.d) Produtividade.e) Responsabilidade.

Gabarito

1 – B

2 – C

3 - C

4 – D

5 - D

6 – A

7 – C

Page 5: LEGISLAÇÃO

8 – A

9 – B

10 – C

11 – A

12 – C

13 - B

14 – D

15 – D

16 – C

1. São formas de provimento de cargo público, exceto:

a) nomeaçãob) promoçãoc) transferênciad) aproveitamentoe) recondução

2. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual suas aptidões e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores, exceto:

a) assiduidadeb) disciplinac) capacidade de iniciativad) probidade administrativae) responsabilidade

3. Reversão é :

a) a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidade compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica;b) o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos ou aposentadoria.c) A reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.d) o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.e) a passagem do servidor estável de cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo poder.

04. A investidura em cargo público ocorrerá com :

Page 6: LEGISLAÇÃO

a) a posseb) a nomeaçãoc) o exercíciod) o provimentoe) a habilitação em concurso público.

05. Regra geral, a posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias da publicação do ato de provimento. Se a posse não ocorrer nesse prazo:

a) o servidor será exonerado a pedido.b) o servidor será demitido.c) o servidor poderá solicitar a prorrogação por mais 30 (trinta) dias.d) será tornado sem efeito o ato de provimento.e) o servidor será exonerado de ofício.

06. O exercício é o efetivo desempenho do cargo público. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado entrar em exercício. Se o exercício não ocorrer nesse prazo:

a) o servidor será exonerado a pedidob) o servidor será demitidoc) o servidor poderá solicitar a prorrogação por mais 30 (trinta) dias.d) será tornado sem efeito o ato de provimentoe) o servidor será exonerado de ofício.

07. A vacância de cargo público decorrerá de, exceto:a) ascensãob) exoneraçãoc) demissãod) posse em outro cargo inacumulávele) promoção.

08. O deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede, denomina-se:

a) transferênciab) remoçãoc) redistribuiçãod) substituiçãoe) aproveitamento

Page 7: LEGISLAÇÃO

01. Segundo o Código de Ética do Servidor Público, aprovado pelo Decreto nº 1.171/94, o comportamento do servidor público que deixa qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções caracteriza, principalmente,A) ato de urbanidade.B) usura nas funções exercidas.C) corrupção no exercício da sua função.D) dano moral aos usuários dos serviços públicos.

02. O Código de Ética do Servidor Público (Decreto nº 1.171/94) estabelece, explicitamente, como dever fundamental do servidor:A) desempenhar, com estrita moderação, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.B) realizar, periodicamente, cursos de atualização para atender ao princípio constitucional da eficiência.C) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, procurando prioritariamente ensejar situações procrastinatórias.D) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

03. Conforme expresso no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil doPoder Executivo Federal, o servidor não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta, sendo correto afirmar que terá de decidir principalmente entreA) o legal e o ilegal.B) o prudente e o imprudente.C) o honesto e o desonesto.D) o conveniente e o inconveniente.

04. Segundo as regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor PúblicoCivil do Poder Executivo Federal, é correto afirmar queA) o trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.B) o equilíbrio entre a impessoalidade e a eficiência poderá consolidar a legalidade do ato administrativo.C) a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público no exercício do cargo ou função e fora dele.D) toda pessoa tem direito à verdade. Contudo, o servidor pode falseá-la quando contrariar os interesses da própria pessoa ou da Administração Pública.

05. Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que, conforme as disposições explicitadas noCódigo de Ética do Servidor Público (Decreto nº 1.171/94), quase sempre conduzA) à desordem nas relações humanas.B) ao desrespeito à hierarquia.C) à imperícia no desempenho da função pública.D) à indenização aos usuários do serviço público.

09. Pode-se afirmar que, extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estávelA) será removido de ofício no âmbito do mesmo quadro de pessoal.

Page 8: LEGISLAÇÃO

B) será readaptado em outro cargo no âmbito do mesmo quadro de pessoal.C) ficará em disponibilidade até ser aproveitado em outro cargo.D) obterá reversão para quadro de pessoal de outro órgão.

10. Servidor público estável, ocupante de cargo de motorista, sofre acidente de trânsito durante viagem pessoal, que o torna paraplégico. Diante desse fato, é correto afirmar:A) o cargo de motorista deve ser declarado extinto, com a consequente aposentadoria imediata do servidor.B) de ofício, o servidor será exonerado até que a Junta Médica opine por seu aproveitamento em cargo compatível com o anteriormente ocupado.C) por meio de recondução o servidor será provido em outro cargo público com atribuições compatíveis com as limitações sofridas, observados os demais requisitos legais.D) por meio de readaptação, o servidor será investido em novo cargo público com atribuições compatíveis com as limitações sofridas, observados os demais requisitos legais.

11. João foi aprovado em concurso público. No trigésimo dia da publicação do ato de provimento, apresenta pedido de prorrogação do prazo para tomar posse no cargo.Quinze dias depois, comparece já para entrar em exercício. Em face disso, assinale a opção correta.A) O servidor será exonerado, de ofício, pela autoridade competente.B) O ato de provimento será tornado sem efeito, pois a posse não ocorreu no prazo legal.C) A Administração anulará o ato de provimento por estar eivado de ilegalidade.D) A autoridade competente deverá deferir a posse e dar-lhe exercício, pois os prazos legais foram observados.

12. Consoante as disposições previstas no Regime Jurídico dos Servidores PúblicosCivis da União (Lei nº 8.112/90), é correto afirmar queA) poderá o servidor, sem qualquer prejuízo, se ausentar do serviço por 10 (dez) dias consecutivos em razão de falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.B) se entende por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.C) configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por 30(trinta) dias consecutivos.D) poderá o servidor, sem qualquer prejuízo, se ausentar do serviço por 1 (um) dia, para se alistar como eleitor, e por 2 (dois) dias, para doação de sangue.13. De acordo com o Regime Jurídico do Servidor Público Federal Civil (Lei nº 8.112/90), é correto afirmar que o Plano de Seguridade Social do servidor compreende, entre outros benefícios,A) licença por acidente em serviço, licença por motivo de doença em pessoa da família, assistência à saúde e auxílio-funeral.B) auxílio-natalidade, licença por motivo de doença em pessoa da família, assistência à saúde e aposentadoria.C) aposentadoria, ajuda de custo, pensão vitalícia e temporária e licença para tratamento de saúde.D) aposentadoria, auxílio-reclusão, licença para tratamento de saúde e saláriofamília.

15. Conforme as regras da Lei nº 8.112/90, o servidor que, nunca tendo sofrido punição disciplinar, costuma pedir a colega de outro cargo para desempenhar as atribuições que são suas fica sujeito à penalidade deA) advertência.

Page 9: LEGISLAÇÃO

B) suspensão.C) demissão.D) repreensão pública.

18. Assinale a opção correta, conforme as disposições estabelecidas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90).A) A responsabilidade civil decorre, apenas, de ato comissivo doloso que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.B) A responsabilidade civil-administrativa resulta, exclusivamente, de ato comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.C) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.D) A responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.