laboratório - estabelecimento de uma sessão de console...

11
© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 1 de 11 Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term Topologia Objetivos Parte 1: Acessar um switch da Cisco através da porta de console serial Conectar-se a um switch da Cisco usando um cabo de console serial. Estabelecer uma sessão do console com um emulador de terminais, como o Tera Term. Parte 2: Exibir e definir configurações básicas do dispositivo Usar os comandos show para exibir as configurações do dispositivo. Configurar o relógio do switch. Parte 3: (Opcional) Acessar um roteador Cisco usando um cabo de console de mini-USB Observação: os usuários em Netlab ou outro equipamento de acesso remoto devem concluir apenas a parte 2. Histórico/cenário Vários modelos de roteadores e switches Cisco são usados em redes de todos os tipos. Esses dispositivos são gerenciados usando uma conexão de console local ou uma conexão remota. Quase todos os dispositivos Cisco têm uma porta de console serial em que é possível se conectar. Alguns modelos mais novos, como o Roteador de Serviços Integrados (ISR) 1941 G2 usado neste laboratório, também têm uma porta de console USB. Neste laboratório, você aprenderá como acessar um dispositivo Cisco por meio de uma conexão local direta à porta de console, com um programa de emulação de terminal, Tera Term. Você também aprenderá a configurar a porta serial para a conexão do console Tera Term. Depois de estabelecer uma conexão de console com o dispositivo Cisco, você poderá exibir ou definir as configurações do dispositivo. Você somente exibirá as configurações e configurará o relógio com este laboratório. Observação: os roteadores usados com laboratórios práticos CCNA são Roteadores de Serviços Integrados (ISRs) da Cisco 1941 com a versão 15.2(4) M3 (imagem universalk9) do IOS Cisco. Os switches usados são Cisco Catalyst 2960s com a versão 15.0(2) (imagem lanbasek9) do IOS Cisco. Outros roteadores, switches e versões do IOS Cisco podem ser usados. Dependendo do modelo e da versão do IOS Cisco, os comandos disponíveis e a saída produzida podem diferir do que consta nos laboratórios. Consulte a tabela resumo da interface do roteador no final do laboratório para obter os identificadores de interface corretos. Observação: certifique-se de que o switch e o roteador tenham sido apagados e que não haja configuração inicial. Se estiver em dúvida, entre em contato com seu instrutor. Recursos necessários 1 roteador (Cisco 1941 com software IOS Cisco, versão 15.2(4)M3, imagem universal ou semelhante) 1 switch (Cisco 2960 com imagem de lanbasek9 versão 15.0(2) do IOS Cisco ou semelhante)

Upload: hoangque

Post on 29-Aug-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 1 de 11

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

Topologia

Objetivos Parte 1: Acessar um switch da Cisco através da porta de console serial

• Conectar-se a um switch da Cisco usando um cabo de console serial.

• Estabelecer uma sessão do console com um emulador de terminais, como o Tera Term.

Parte 2: Exibir e definir configurações básicas do dispositivo

• Usar os comandos show para exibir as configurações do dispositivo.

• Configurar o relógio do switch.

Parte 3: (Opcional) Acessar um roteador Cisco usando um cabo de console de mini-USB Observação: os usuários em Netlab ou outro equipamento de acesso remoto devem concluir apenas a parte 2.

Histórico/cenário Vários modelos de roteadores e switches Cisco são usados em redes de todos os tipos. Esses dispositivos são gerenciados usando uma conexão de console local ou uma conexão remota. Quase todos os dispositivos Cisco têm uma porta de console serial em que é possível se conectar. Alguns modelos mais novos, como o Roteador de Serviços Integrados (ISR) 1941 G2 usado neste laboratório, também têm uma porta de console USB.

Neste laboratório, você aprenderá como acessar um dispositivo Cisco por meio de uma conexão local direta à porta de console, com um programa de emulação de terminal, Tera Term. Você também aprenderá a configurar a porta serial para a conexão do console Tera Term. Depois de estabelecer uma conexão de console com o dispositivo Cisco, você poderá exibir ou definir as configurações do dispositivo. Você somente exibirá as configurações e configurará o relógio com este laboratório.

Observação: os roteadores usados com laboratórios práticos CCNA são Roteadores de Serviços Integrados (ISRs) da Cisco 1941 com a versão 15.2(4) M3 (imagem universalk9) do IOS Cisco. Os switches usados são Cisco Catalyst 2960s com a versão 15.0(2) (imagem lanbasek9) do IOS Cisco. Outros roteadores, switches e versões do IOS Cisco podem ser usados. Dependendo do modelo e da versão do IOS Cisco, os comandos disponíveis e a saída produzida podem diferir do que consta nos laboratórios. Consulte a tabela resumo da interface do roteador no final do laboratório para obter os identificadores de interface corretos.

Observação: certifique-se de que o switch e o roteador tenham sido apagados e que não haja configuração inicial. Se estiver em dúvida, entre em contato com seu instrutor.

Recursos necessários • 1 roteador (Cisco 1941 com software IOS Cisco, versão 15.2(4)M3, imagem universal ou semelhante)

• 1 switch (Cisco 2960 com imagem de lanbasek9 versão 15.0(2) do IOS Cisco ou semelhante)

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 2 de 11

• 1 PC (Windows 7, Vista ou XP com o programa de emulação de terminal, como o Tera Term)

• Cabo de console (DB-9 para RJ-45) para configurar o switch ou roteador através da porta de console RJ-45

• Cabo de mini-usb para configurar o roteador através da porta de console USB

Parte 1: Acesse um switch da Cisco através da porta de console serial Você conectará um PC a um switch da Cisco usando um cabo de console. Essa conexão permitirá acessar a interface de linha de comando (CLI) e exibirá as configurações ou configurará o switch.

Etapa 1: Conecte um switch da Cisco e um computador com um cabo de console.

a. Conecte o cabo de console à porta de console RJ-45 do switch.

b. Conecte a outra extremidade do cabo à porta COM serial no computador.

Observação: as portas COM seriais não estão mais disponíveis na maioria dos computadores hoje. Um adaptador USB-to-DB9 pode ser usado com o cabo de console para a conexão do console entre o computador e um dispositivo Cisco. Esses adaptadores USB-to-DB9 podem ser adquiridos em uma loja de eletrônicos para computador.

Observação: se estiver usando um adaptador USB-to-DB9 para se conectar à porta COM, pode ser necessário instalar um driver do adaptador fornecido pelo fabricante no computador. Para determinar a porta COM usada pelo adaptador, consulte a etapa 4 da parte 3. É necessário o número correto da porta COM para conectar-se ao dispositivo IOS Cisco usando um emulador de terminais na etapa 2.

c. Ligue o switch da Cisco e o computador se esses dispositivos ainda não estiverem ligados.

Etapa 2: Configure o Tera Term para estabelecer uma sessão de console com o switch.

O Tera Term é um programa de emulação de terminal. Esse programa permite que você acesse a saída terminal do switch. Ele também permite configurar o switch.

a. Inicie o Tera Term clicando no botão Iniciar do Windows localizado na barra de tarefas. Localize o Tera Term em Todos os programas.

Observação: se o programa não estiver instalado no sistema, o Tera Term pode ser baixado no link a seguir selecionando Tera Term:

http://logmett.com/index.php?/download/free-downloads.html

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 3 de 11

b. Na caixa de diálogo Nova conexão, clique no botão de opção Serial. Verifique se a porta move COM correta está selecionada e clique em OK para continuar.

c. No menu Configuração do Tera Term, selecione Porta serial… para verificar as configurações de série. Os parâmetros padrão para a porta de console são 9600 baud, 8 bits de dados, sem paridade, 1 bit de parada, sem controle de fluxo. As configurações padrão do Tera Term correspondem às configurações da porta de console para comunicação com o switch IOS Cisco.

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 4 de 11

d. Quando você consegue ver a saída do terminal, já está pronto para configurar um switch da Cisco. O exemplo de console a seguir exibe a saída do terminal do switch enquanto está carregando.

Parte 2: Exibir e definir configurações básicas do dispositivo Nesta seção, você conhecerá os modos de usuário e executivo privilegiado. Você determinará a versão do Sistema Operacional de Internet (IOS), exibirá as configurações de relógio e configurará o relógio do switch.

Etapa 1: Exiba a versão da imagem do IOS do switch.

a. Depois que o switch concluir o processo de inicialização, a seguinte mensagem será exibida. Digite n para continuar. Would you like to enter the initial configuration dialog? [yes/no]: n

Observação: se você não vir a mensagem acima, entre em contato com seu instrutor para restaurar o switch para a configuração inicial.

b. Quando você estiver no modo EXEC usuário, exiba a versão IOS para o switch. Switch> show version IOS Cisco Software, C2960 Software (C2960-LANBASEK9-M), Version 15.0(2)SE, RELEASE SOFTWARE (fc1)

Technical Support: http://www.cisco.com/techsupport

Copyright (c) 1986-2012 by Cisco Systems, Inc.

Compiled Sat 28-Jul-12 00:29 by prod_rel_team

ROM: Bootstrap program is C2960 boot loader

BOOTLDR: C2960 Boot Loader (C2960-HBOOT-M) Version 12.2(53r)SEY3, RELEASE SOFTWARE (fc1)

Switch uptime is 2 minutes

System returned to ROM by power-on

System image file is "flash://c2960-lanbasek9-mz.150-2.SE.bin"

<saída omitida>

Que versão da imagem IOS está sendo usada atualmente no switch?

____________________________________________________________________________________

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 5 de 11

Etapa 2: Configure o relógio.

À medida que você aprender mais sobre a rede, verá que configurar o horário correto em um switch da Cisco poderá ser útil quando você estiver solucionando problemas. As etapas a seguir configuram manualmente o relógio interno do switch.

a. Exiba as configurações atuais de relógio. Switch> show clock *00:30:05.261 UTC Mon Mar 1 1993

b. A configuração do relógio é alterada no modo EXEC privilegiado. Entre no modo EXEC privilegiado digitando enable no prompt do modo EXEC usuário. Switch> enable

c. Defina a configuração do relógio. O ponto de interrogação (?) fornece ajuda e permite determinar a entrada prevista para configurar a hora, data e ano atuais. Pressione Enter para concluir a configuração do relógio. Switch# clock set ? hh:mm:ss Current Time

Switch# clock set 15:08:00 ? <1-31> Day of the month

MONTH Month of the year

Switch# clock set 15:08:00 Oct 26 ? <1993-2035> Year

Switch# clock set 15:08:00 Oct 26 2012 Switch#

*Oct 26 15:08:00.000: %SYS-6-CLOCKUPDATE: System clock has been updated from 00:31:43 UTC Mon Mar 1 1993 to 15:08:00 UTC Fri Oct 26 2012, configured from console by console.

d. Digite o comando show clock para verificar se a configuração do relógio foi atualizada. Switch# show clock 15:08:07.205 UTC Fri Oct 26 2012

Parte 3: (Opcional) Acesse um roteador Cisco usando um cabo de console de mini-USB

Se você estiver usando um roteador 1941 da Cisco ou outros dispositivos IOS Cisco com uma porta de console de mini-USB, poderá acessar a porta de console do dispositivo usando um cabo de mini-USB conectado à porta USB do computador.

Observação: o cabo de console de mini-USB é do mesmo tipo de cabos de mini-USB usados com outros dispositivos eletrônicos, como discos rígidos USB, impressoras USB ou hubs USB. Esses cabos de mini-USB podem ser adquiridos através da Cisco Systems, Inc. ou por outros fornecedores de terceiros. Verifique se você está usando um cabo de mini-USB, não um cabo micro-USB, para se conectar à porta de console de mini-USB em um dispositivo IOS Cisco.

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 6 de 11

Observação: você deve usar a porta USB ou a porta RJ-45, e não as duas simultaneamente. Quando a porta USB for usada, tem prioridade sobre a porta de console RJ-45 usada na parte 1.

Etapa 1: Configure uma conexão física com um cabo de mini-USB.

a. Conecte o cabo de mini-USB à porta de console de mini-USB do roteador.

b. Conecte a outra extremidade do cabo a uma porta USB do computador.

c. Ligue o roteador e o computador Cisco, se esses dispositivos ainda não estiverem ligados.

Etapa 2: Verifique se o console USB está pronto.

Se você estiver usando um PC baseado em Microsoft Windows e o indicador LED da porta de console USB (identificado como EN) não ficar verde, instale o driver do console USB da Cisco.

Em um PC baseado em Microsoft Windows que se conecta a um dispositivo IOS Cisco com um cabo USB, um driver USB deve ser instalado antes do uso. O driver pode ser encontrado em www.cisco.com com o dispositivo IOS Cisco relacionado. O driver USB pode ser baixado no link a seguir:

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 7 de 11

http://www.cisco.com/cisco/software/release.html?mdfid=282774238&flowid=714&softwareid=282855122&release=3.1&relind=AVAILABLE&rellifecycle=&reltype=latest

Observação: você deve ter uma conta online de conexão da Cisco (CCO) válida para baixar esse arquivo.

Observação: esse link está relacionado ao roteador 1941 da Cisco; no entanto, o driver do console USB não é específico para o modelo do dispositivo IOS Cisco. Esse driver do console USB funciona apenas com roteadores e switches da Cisco. O computador exige uma reinicialização após concluir a instalação do driver USB.

Observação: depois de os arquivos serem extraídos, a pasta contém instruções para a instalação e remoção e drivers necessários para diferentes sistemas operacionais e arquiteturas. Selecione a versão adequada para o sistema.

Quando o indicador LED para a porta de console USB ficar verde, a porta de console USB estará pronta para o acesso.

Etapa 3: (Opcional) Ative a porta COM para o PC Windows 7.

Se você estiver usando um PC Microsoft Windows 7, talvez precise executar as etapas a seguir para permitir a porta COM:

a. Clique no ícone Iniciar do Windows para acessar o Painel de controle.

b. Abra o Gerenciador de dispositivo.

c. Clique no link de árvore Portas (COM e LPT) para expandi-lo. O ícone do Cisco Virtual Comm Port00 é exibido com um ponto de exclamação amarelo anexado.

d. Para resolver o problema, clique com o botão direito do mouse no ícone do Cisco Virtual Comm Port00 e selecione Atualizar o software do driver.

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 8 de 11

e. Selecione Buscar em meu computador o software do driver.

f. Selecione Deixe-me escolher os drivers em uma lista de dispositivo em meu computador e clique em Próximo.

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 9 de 11

g. Selecione o driver Cisco Serial e clique em Próximo.

h. O driver do dispositivo foi instalado com êxito. Anote o número da porta designado na parte superior da janela. Neste exemplo, COM 6 é usado para comunicação com o roteador. Clique em Fechar.

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 10 de 11

Etapa 4: (Opcional) Determine o número da porta COM.

a. Se você precisa determinar o número da porta COM, abra o Painel de controle e selecione o Gerenciador de dispositivos. Pesquise o cabeçalho Portas (COM e LPT), expanda-o e determine o número da porta COM atualmente em uso. Neste exemplo, Cisco Serial (COM 6) foi selecionado para a conexão ao roteador, visto que um driver do console USB da Cisco está em uso. Se você usar um cabo de console, ou um adaptador de outro fabricante, a convenção de nomenclatura reflete essas informações.

b. Abra o Tera Term. Clique no botão de opção Serial e selecione Porta COM6: Cisco Serial (COM 6). Essa porta deve estar disponível agora para comunicação com o roteador. Clique em OK.

Laboratório - Estabelecimento de uma sessão de console com Tera Term

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco. Página 11 de 11

Reflexão 1. Como você impede que o pessoal não autorizado acesse o dispositivo Cisco através da porta de console?

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

2. Quais são as vantagens e as desvantagens do uso da conexão serial de console em relação à conexão do console USB a um roteador ou switch da Cisco?

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

Tabela resumo da interface do roteador

Resumo da interface do roteador

Modelo do roteador

Interface Ethernet Nº 1 Interface Ethernet Nº 2 Interface serial Nº 1 Interface serial Nº 2

1800 Fast Ethernet 0/0 (F0/0) Fast Ethernet 0/1 (F0/1) Serial 0/0/0 (S0/0/0) Serial 0/0/1 (S0/0/1)

1900 Gigabit Ethernet 0/0 (G0/0)

Gigabit Ethernet 0/1 (G0/1)

Serial 0/0/0 (S0/0/0) Serial 0/0/1 (S0/0/1)

2801 Fast Ethernet 0/0 (F0/0) Fast Ethernet 0/1 (F0/1) Serial 0/1/0 (S0/1/0) Serial 0/1/1 (S0/1/1)

2811 Fast Ethernet 0/0 (F0/0) Fast Ethernet 0/1 (F0/1) Serial 0/0/0 (S0/0/0) Serial 0/0/1 (S0/0/1)

2900 Gigabit Ethernet 0/0 (G0/0)

Gigabit Ethernet 0/1 (G0/1)

Serial 0/0/0 (S0/0/0) Serial 0/0/1 (S0/0/1)

Observação: para descobrir como o roteador está configurado, analise as interfaces para identificar o tipo de roteador e quantas interfaces ele possui. Não há como listar com eficácia todas as combinações de configurações para cada classe de roteador. Esta tabela inclui identificadores para as possíveis combinações de interfaces seriais e Ethernet no dispositivo. Essa tabela não inclui nenhum outro tipo de interface, embora um roteador específico possa conter algum. Um exemplo disso poderia ser uma interface ISDN BRI. A sequência entre parênteses é a abreviatura válida que pode ser usada nos comandos IOS Cisco para representar a interface.