laboratÓrio de redaÇÃo – 2014 8 - fariasbrito.com.br filelaboratÓrio de redaÇÃo – 2014 ......

3
LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2014 8 OSG.: 079632/14 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias PROPOSTA I Texto I No último levantamento estatístico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chama a atenção o crescimento vertiginoso da população carcerária. Nos últimos cinco anos, o número de presos cresceu 37%. Com um total de 494.598 pessoas encarceradas, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo. Só fica atrás do Estados Unidos, que têm 2.297.400 presos, e da China, com 1.629.000. Dos 494.598 presos no Brasil, 56% já foram condenados e estão cumprindo pena e 44% são presos provisórios, que aguardam o julgamento de seus processos. http://mundotexto.com.br/redacao/redacaoDissertativa_235.html Acesso em 10/02/2014 Texto II A crise do sistema prisional foi agravada nos últimos anos pelas mudanças ocorridas no perfil da criminalidade.Segundo o levantamento do CNJ, entre 2000 e 2010, o número de presos envolvidos com tráfico de drogas pulou de 9% para 22% da população carcerária. Entre as mulheres, o aumento foi de 60%. Isso ocorreu porque, em decorrência da expansão do narcotráfico, em 2006 o Congresso aumentou o rigor da legislação penal, elevando a pena mínima de três para cinco anos de reclusão para os traficantes e limitando a concessão de liberdade provisória. http://prisional.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html. Acesso em 10/02/2014 Texto III http://prisional.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html. Acesso em 10/02/2014 Texto IV http://diariodagardenia.com.br/2013/05/acontecendo-no-momento-motim-de-preso.html Acesso em 14/01/2014 Considerando os textos acima e os conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo- argumentativo em norma culta da língua portuguesa sobre O sistema prisional brasileiro e o desafio de humanizá-lo, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Upload: doxuyen

Post on 02-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2014 8

OSG.: 079632/14Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

PROPOSTA I

Texto I

No último levantamento estatístico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chama a atenção o crescimento vertiginoso da população carcerária. Nos últimos cinco anos, o número de presos cresceu 37%. Com um total de 494.598 pessoas encarceradas, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo. Só fi ca atrás do Estados Unidos, que têm 2.297.400 presos, e da China, com 1.629.000. Dos 494.598 presos no Brasil, 56% já foram condenados e estão cumprindo pena e 44% são presos provisórios, que aguardam o julgamento de seus processos.

http://mundotexto.com.br/redacao/redacaoDissertativa_235.htmlAcesso em 10/02/2014

Texto II

A crise do sistema prisional foi agravada nos últimos anos pelas mudanças ocorridas no perfi l da criminalidade.Segundo o levantamento do CNJ, entre 2000 e 2010, o número de presos envolvidos com tráfi co de drogas pulou de 9% para 22% da população carcerária. Entre as mulheres, o aumento foi de 60%. Isso ocorreu porque, em decorrência da expansão do narcotráfi co, em 2006 o Congresso aumentou o rigor da legislação penal, elevando a pena mínima de três para cinco anos de reclusão para os trafi cantes e limitando a concessão de liberdade provisória.

http://prisional.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html.Acesso em 10/02/2014

Texto III

http://prisional.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html. Acesso em 10/02/2014

Texto IV

http://diariodagardenia.com.br/2013/05/acontecendo-no-momento-motim-de-preso.htmlAcesso em 14/01/2014

Considerando os textos acima e os conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta da língua portuguesa sobre O sistema prisional brasileiro e o desafi o de humanizá-lo, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Laboratório de Redação – 2014

2 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OSG.: 079632/14

PROPOSTA II

Texto I

Nos shoppings e na mídia desde o fi nal do ano passado, os rolezinhos dividem a opinião pública. Enquanto autoridades e políticos ainda estão tentando entender o movimento, a Justiça já está sendo chamada para, como sempre lhe cabe, dar a palavra fi nal. E como não é raro quando se trata de leis, as interpretações para os rolezinhos são várias. Eles deveriam ser permitidos ou proibidos? Em todos os casos até agora, quando tenta responder a esta pergunta, o Poder Judiciário tem se amparado em três direitos: o da propriedade privada, de um lado, e o da livre manifestação e reunião, de outro. O problema é que nenhum tem mais peso que o outro: os três constam entre os incisos do artigo 5º da Constituição. [...]

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-razoes-para-a-justica-ser-a-favor-ou-contra-os-rolezinhos-2Acesso em 10/02/2014

Texto II

[...] Estou acompanhando os “rolezinhos” e sinto certo prazer em ver aquela apropriação. Mas entre apropriação e resistência há um abismo signifi cativo. Adorar os símbolos de poder – no caso, as marcas – difi cilmente remete à ideia de resistência que tanta gente procura encontrar nesse ato. O tema é complexo, não apenas porque desvela a segregação da classe brasileira, mas porque descortina a tensão da desigualdade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, entre o Norte e o Sul. E enquanto esses símbolos globais forem venerados entre os mais fracos, a liberdade nunca será plena e a pior das dependências será eterna: a ideológica. [...]

http://cartacapital.com.br/sociedade/etnografi a-do-201crolezinho201d-8104.htmlAcesso em 10/02/2014

Texto III

http://noticias.uol.com.br/album/2014/01/17/rolezinho-em-charges.htm#fotoNav=8 Acesso em 10/02/2014

Texto IV

http://impressoesmundanas.blogspot.com.br/2014/01/Acesso em 19/01/2014

Considerando os textos acima e os conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta da língua portuguesa sobre o tema: O “rolezinho” e a segregação legitimada no Brasil contemporâneo, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Laboratório de Redação – 2014

3Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OSG.: 079632/14

Georgenes: 20/02/2014 – Rev.: Amélia

PROPOSTA III

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. (...) O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não governamentais, componentes do Terceiro Setor. Leia os textos abaixo atentamente e, em seguida, escolha uma das sugestões de produção que estão indicadas.

Texto I

DECLARAÇÃO DE AMOR

Ser voluntário é somar esforços, entrar pela porta de compaixão e repartir o que nenhum mercado oferece ou provê: carinho, apoio, talento, cumplicidade, de modo a dar vez a quem foi emudecido pela opressão, e voz a quem foi excluído pela injustiça.

Frei Betto em http://alainet.org/active/1336&lang=es

Texto II

Maratona para fazer o bem busca voluntários mais preparados, por isso ONGs profi ssionalizam seleção e treinamento de candidatos.

PauloPampolim/Folhapress

O processo é longo e pode envolver entrevista, dinâmica de grupo, cursos, estágio supervisionado, prova de conhecimentos gerais e formatura no fi nal. Em muitos casos, quem falta é eliminado. Em outros, o número de candidatos por vaga chega a 15 – o equivalente à procura pelo curso de Relações Públicas na Fuvest 2010.

A maratona, quem diria, não é para conseguir um emprego ou uma bolsa de estudos: é para fazer trabalho voluntário. Se antes bastava querer para doar seu tempo em prol de crianças pobres, pessoas doentes, defi cientes ou das fl orestas do planeta, hoje não é bem assim. Organizações não governamentais estão profi ssionalizando o recrutamento de voluntários, promovendo seleções e cursos de capacitação que podem durar quase um ano. [...]

Texto III

O que move as pessoas a serem voluntárias? A solidariedade. No entanto, são muitas as razões que levam à solidariedade: a vontade de ajudar a resolver os problemas e as desigualdades sociais; a necessidade de se sentir útil e valorizado; e ainda o desejo de fazer algo diferente no dia a dia. Outras pessoas receberam algum tratamento ou ajuda no passado e desejam retribuir; algumas são estimuladas pela caridade e ajuda ao próximo – valores tão presentes em diversas religiões.

http://libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=1871.Acesso em 10/02/2014.

PROPOSTA I

Redija um artigo de opinião – a ser publicado em um jornal de grande circulação – cujo tema seja “A importância do voluntariado para a sociedade contemporânea”.

PROPOSTA II

Escreva uma narrativa na qual o candidato a uma vaga de voluntário na ONG do Bem, organização sem fi ns lucrativos, consiga ser aprovado por ter mostrado, na prática, o seu engajamento em causas sociais. Seu texto deverá ser escrito com foco narrativo em 3ª pessoa.

PROPOSTA III

Redija uma carta à presidente Dilma Roussef, solicitando-lhe maior apoio ao trabalho voluntário realizado pelas entidades sem fi ns lucrativos, que atuam em solo brasileiro visando reduzir o sofrimento da população carente.