komodo, a ilha dos dragões

13
komodo, a ilha dos dragões komodo, the dragon’s island

Upload: matheussilva

Post on 07-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Komodo, a ilha dos dragões é a primeira publicação do blog de viagens inRoutes. Foi escrita baseada em experiências de viagens de Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva, co-autor do inRoutes (http://inroutes.com) e suas vivências perto de praias paradisíacas e dos arrepiantes dragões de Komodo!

TRANSCRIPT

Page 1: Komodo, a Ilha dos Dragões

komodo, a ilha dos dragõeskomodo, the dragon’s island

Page 2: Komodo, a Ilha dos Dragões

komodo, a ilha dos dragõeskomodo, the dragon’s island

versão português • página 03english version • page 08

Page 3: Komodo, a Ilha dos Dragões

A Indonésia é um país exuberante em termos culturais, naturais e surpreende pela sua exoticidade. O país que está localizado no sudeste asiático é o maior arquipélago do mundo, com mais de 17 mil ilhas, é conhecido por suas belas praias, e principalmente por um dos lugares mais paradisíacos do mundo, a ilha de Bali.Contudo, não são apenas as belezas naturais que compõem a Indonésia. As riquezas culturais são traços marcantes de um país com mais de 250 milhões de pessoas, que se dividem nas ilhas mais povoadas: Java, Sumatra, Kalimantan, Sulawesi, Maluku, Papua (Irian Jaya), Bali e Nusa Tenggara, dentre outras ilhotas. Ademais, o povo da Indonésia é multicultural (o país abriga mais de mil etnias e sub-etnias), vive em harmonia religiosa (são seis principais religiões reconhecidas: Islamismo, Cristianismo, Prot-estantismo, Budismo, Hinduísmo, Confucionismo) e é hospital-eiro e amigável. Dentre esse mix de atrações, te levaremos para conhecer a região conhecida por seus peculiares habitantes, os dragões de Komodo, que habitam as ilhas de Komodo, Rinca e a região de Flores.

LABUAN BAJO

Labuan Bajo é um vilarejo de pescadores e principal via de acesso para os parques nacionais que são o habitat dos mais antigos répteis, descendente mais próximo dos dinossauros, os dragões de Komodo. A cidade conta com um pequeno aeroporto, à 2 km do centro, e pode ser percorrida a pé em cerca de 15 minutos. A cidade conta com serviços de hospedagem que vão desde pousa-das simples até hotéis quatro estrelas com spa e arquitetura sustentável.

A cidade possui um porto onde os turistas, acompanhados por guias, embarcam em barcos rumo ao Parque Nacional de Komodo, para poder avistar os maiores répteis da terra, os dragões de Komodo.

O passeio mais comum é feito em dois dias, sendo que uma noite os turistas ficam alojados nos barcos. O serviço é confortável e dispõe de quartos com pequenas camas, banheiro e alimentação feita pelos pescadores e moradores locais com ingredientes frescos. A base da alimentação é frutos do mar e arroz.

Vista do por do sol de Labuan Bajo

komodo, a ilha dos dragões 03

Page 4: Komodo, a Ilha dos Dragões

A viagem é tranquila e as montanhas e praias que circundam o trajeto impressionam pelas suas tonalidades de cores. Ao chegar ao Parque Nacional de Komodo, serviços de guias de turismo já esperam para orientar os visitantes e fazem recomendações de prevenções para evitar ataques inesperados dos dragões de Komodo.

O Parque Nacional de Komodo foi fundado em 1980, com intuito de proteger o dragão de Komodo, o maior lagarto do mundo. Posteriormente, foi dedicada a proteção de outras espécies locais, incluindo as marinhas. Somente em 1991, o Parque foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Além disso, em 2011 por voto popular, a ilha de Komodo foi declarada uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Barco típico que leva os turistas para o Parque Nacional de Komodo

Beliches para passar a noite

Placa indicativa da entrada do Parque Nacional de Komodo

Típico almoço a bordo

komodo, a ilha dos dragões 04

Page 5: Komodo, a Ilha dos Dragões

Dragão de Komodo a espreita

Carcaças das vítimas do dragão de Komodo

A região da ilha de Komodo é uma das mais áridas da Indonésia, por isso uma breve caminhada pelo Parque te dará a sensação de estar em um filme do Jurassic Park. Este sentimento será maior quando você se deparar com um morador típico do local, o dragão de Komodo.

DRAGÃO DE KOMODO

O dragão de Komodo é uma espécie de réptil que possui aparên-cia de dinossauro, pode medir até 3 metros de comprimento e pesar até 100 kg. Sua saliva contém diversas bactérias nocivas e sua mordida é temida por todos os nativos, além de suas enormes garras e cauda. São carnívoros e sua dieta favorita é carne podre de animais em decomposição, as quais são localiza-das usando a língua para sentir o odor, a aproximadamente mais de nove quilômetros de distância, segundo estudos de biólogos.

No caso de não achar nenhuma carniça, o dragão de Komodo vai à caça, podendo atingir até 20 km/h, com suas musculosas pernas. Mas preferem esperar a presa, pacientemente e imóveis, para armar uma emboscada. Se a presa atacada for mordida pelos dentes serrados do dragão, mesmo que ela fuja, provavel-mente irá morrer de envenenamento sanguíneo, devido as bactérias contidas na saliva do réptil.

Todo cuidado é essencial para evitar ataques inesperados. Os dragões muitas vezes ficam imóveis tomando banho de sol, pois são ectotérmicos, ou seja, dependem do calor do ambiente exter-no para regular a sua temperatura corpórea.

komodo, a ilha dos dragões 05

Page 6: Komodo, a Ilha dos Dragões

Dragão de Komodo tomando banho de sol Um dos principais locais para snorkeling em Komodo

Sendo assim, não é aconselhável que turistas se aproximem muito dos imponentes dragões de Komodo enquanto estão imóveis nestas ocasiões, pois a qualquer momento podem se sentir ameaçados e atacar as pessoas que se aproximarem.

Contudo, apesar das aparências, tirar uma foto perto do “queri-do” amigo pode ser uma ótima recordação, desde que ele não te pegue. Os visitantes devem estar atentos às orientações do guia, que usa todo o tempo um cajado de madeira especial caso ocor-ram imprevistos.

Após o término do passeio no Parque Nacional de Komodo a embarcação retornará para Labuan Bajo.

No caminho para o destino final os turistas são contemplados com a possibilidade de parar em uma ilha para fazer snorkeling, prática de mergulho em águas rasas para apreciar a fauna e flora marinha.

As belezas da Indonésia guardam joias raras que merecem ser desbravadas e as ilhas de Komodo, Rinca e a região de Flores são exemplos da possibilidade de deslumbrar espécies únicas, como os dragões de Komodo, em seu habitat natural. Certamente uma experiência para toda a vida.

komodo, a ilha dos dragões 06

Page 7: Komodo, a Ilha dos Dragões

Vista aérea de uma das ilhas de Komodo

INFORMAÇÕESA rota mais rápida para chegar até Labuan Bajo é de avião, saindo de Bali (Dempasar) ou Mataram (Lombok), além da possibili-dade de ir de ferryboat de Mataram até Komodo.

Principais empresas aéreas que fazem os trajetosGaruda Indonesia, Wings Air e Lion Air.

ValoresOs preços e taxas aéreas variam de acordo com o local de embarque, período do ano e empresa aérea. Os preços podem variar de R$ 500,00 até mais de R$ 1.000,00.

o autor Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva

Jundiaiense, 23 anos. Turismólogo e cidadão do mundo. Já morou 1 ano na Indonésia e viajou por 14 países. É co-fundador do blog de viagens InRoutes. Seu sonho é dar a volta ao mundo e registrar histórias inspira-doras de pessoas desconhecidas.

fotosMatheus Pinheiro de Oliveira e Silva

projeto gráfico Marina Mota

komodo, a ilha dos dragões 07

Page 8: Komodo, a Ilha dos Dragões

Indonesia is a lush country in cultural and natural aspects and surprising by its exotic environments. The country, which is locat-ed in Southeast Asia, is the world's largest archipelago with over 17,000 islands, is known for its beautiful beaches, and especially by one of the most beautiful places in the world, the island of Bali. However, not only the natural beauties that compose Indonesia. The cultural riches are hallmarks of a country with over 250 million people, divided in more populated islands: Java, Sumatra, Kalimantan, Sulawesi, Maluku, Papua (Irian Jaya), Bali and Nusa Tenggara, among other islets. Moreover, the people of Indonesia is multicultural (the country is home to more than a thousand ethnicities and sub-ethnicities), live in religious harmony (are six major recognized religions: Islam, Christianity, Protestantism, Buddhism, Hinduism, Confucianism) and is hospitable and friendly .Among this mix of attractions, we will take you to explore the region known for its quirky inhabitants, Komodo dragons that inhabit the islands of Komodo, Rinca and Flores region.

LABUAN BAJO

Labuan Bajo is a fishing village and main gateway to the national parks which are the habitat of the most ancient reptiles, dino-saurs closest descendant, the Komodo dragons. The city has a small airport, 2 km from the center, and can be covered on foot in about 15 minutes. The city boasts of hosting services ranging from simple hostels to four star hotels with spa and sustainable architecture.

The city has a port where tourists accompanied by guides, embark on boats towards the Komodo National Park for seeing the largest reptiles on earth, Komodo dragons.

The most common tour is done in two days, and one night the tourists are housed in boats. The service is comfortable and offers rooms with small beds, bathroom and food made by fisher-men and locals with fresh ingredients. The staple food is seafood and rice.

Sunset from Labuan Bajo

komodo, the dragon’s insland 08

Page 9: Komodo, a Ilha dos Dragões

komodo, the dragon’s insland 09

The ride is quiet and the mountains and beaches that surround the path impress by their hues. Upon arrival at Komodo National Park, tourist guide services already expect to guide visitors and make recommendations for prevention to prevent unexpected attacks of Komodo dragons.

The Komodo National Park was founded in 1980, in order to protect the Komodo dragon, the largest lizard in the world. Later, it was dedicated to protecting other local species, including marine. Only in 1991, the Park was declared a UNESCO World Heritage Site. Also, by popular vote in 2011, the island of Komodo was declared one of the New Seven Wonders of Nature.

Typical boat that takes tourists to Komodo National Park

bunk beds for the night

Sign indicating the entrance to the Komodo National Park

Typical on board lunch

Page 10: Komodo, a Ilha dos Dragões

komodo, the dragon’s insland 10

Komodo dragon lurking

Carcasses of the victims of the Komodo dragon

The region of the island of Komodo is one of the most arid regions of Indonesia, so a brief walk through the park will give you the feeling of being in the Jurassic Park movie. This feeling will be higher when you come across a typical local resident, the Komodo dragon.

KOMODO DRAGON

The Komodo dragon is a species of reptile that has the appearance of dinosaur, can measure up to three meters long and weigh up to 100 kg. Your saliva contains many harmful bacte-ria and their bite is feared by all the natives, and their huge claws and tail. They are carnivores and their favorite diet is carrion of animals in decomposition, which are located using the language to feel the odor, approximately more than 9 kilometers away, according to studies by biologists.

In case of not finding any carrion, the Komodo dragon goes hunt-ing, reaching up to 20 km/h, with his muscular legs. But prefer to wait for the prey, patiently and make the ambush. If the prey is bitten by attacked serrated teeth of the dragon, even though she run away, will probably die of blood poisoning because of bacteria contained in the saliva of the reptile.

Every care is essential to avoid unexpected attacks. The dragons are often taking a sunbathing because they are ectothermic, they depend on the heat of the external environment to regulate their body temperature.

Page 11: Komodo, a Ilha dos Dragões

komodo, the dragon’s insland 11

Komodo dragon sunbathing One of the main places for snorkeling in Komodo

Thus, it is not advisable that tourists get too close of imposing Komodo dragons are as real estate these occasions, because at any moment may feel threatened and attack people who approach.

However, despite appearances, take a picture near the "dear" friend can be a great memory, since they do not catch you. Visitors should be aware of the of the guider orientation, who uses all the time a special wooden staff in case of unforeseen occur.

After finishing the tour in Komodo National Park the boat will return to Labuan Bajo.

On the way to the final destination tourists are contemplated with the possibility to stop on an island for snorkeling, scuba diving in shallow waters to enjoy the marine fauna and flora.

The beauties of Indonesia hold rare gems that deserve to be explored and the islands of Komodo, Rinca and Flores region are examples of the possibility of dazzle unique species such as Komodo dragons in their natural habitat. Certainly an experience for a lifetime.

Page 12: Komodo, a Ilha dos Dragões

komodo, the dragon’s insland 12

the authorMatheus Pinheiro de Oliveira e Silva

Brazilian, 23 years-old. Bachelor of Tourism and world citizen. He has lived one year in Indonesia and trav-eled around 14 countries. He is co-founder of InRoutes. His dream is to travel around the world and record inspiring stories of strangers.

picturesMatheus Pinheiro de Oliveira e Silva

graphic projectMarina Mota

aerial view of one of the Komodo Islands

INFORMATIONThe fastest route to get to Labuan Bajo is by plane, departing from Bali (Denpasar) or Mataram (Lombok) and there is also the possibility to go by ferry from Mataram to Komodo.

Airline companies that flights to Labuan BajoGaruda Indonesia, Lion Air and Wings Air.

PricesPrices and air rates vary according to the departing place, time of year and airline company. Prices may vary from US$ 180,00 to more than US$ 375,00.

Page 13: Komodo, a Ilha dos Dragões