kickboxing

13
Escola Artística António Arroio Trabalho de português Kickboxing Professora: Eli Nilza Morais Turma E -10.º ano - n.º24

Upload: onze-ene

Post on 19-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nilza Morais 10.º ano, n.º24, turma E, 2012-2013. Escola Artística António Arroio - Apresentação oral. Disciplina de Português - Professora Eli

TRANSCRIPT

Page 1: kickboxing

Escola Artística António Arroio

Trabalho de português

Kickboxing

Professora: Eli Nilza Morais

Turma E -10.º ano - n.º24

Page 2: kickboxing

kickboxing

É uma modalidade praticada dentro de um ringue, tendo como protagonistas dois lutadores, um árbitro de ringue e três juízes que a cada round ou assalto (3, 4, 5, ou mais round´s, dependendo da organização) dão as pontuações até 10, similar ao boxe tradicional. É derivada do karaté, tendo surgido no Japão , entre1950/1960. Sentindo a necessidade de tornar o karaté num desporto de maior contacto entre os praticantes, que pode ser designada de kickboxing ou de full contact e, de ano para ano, vem ganhando cada vez mais dimensão e mais popularidade em vários países incluindo Portugal, onde também já é um desporto muito conhecido, que possui várias modalidades, nomeadamente o semí contact, o light contact, full contact.

Page 3: kickboxing

Técnicas do desporto

Técnicas Defensivas: a defesa é muito importante no Kickboxing e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Os pontapés circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídos geralmente com o antebraço. Técnicas de Pernas: os pontapés circulares e os pontapés frontais são os dois pontapés mais comuns no Kick Boxing. Os pontapés circulares do Kickboxing foram assimilados por diversas outras Artes Marciais. O pontapé circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. A canela é a parte mais forte da perna do lutador.

Page 4: kickboxing

Saltar à corda: é uma forma de exercício cardiovascular intervalado, com períodos de esforço cardíaco mais fortes alternados com outros mais fracos. Implica um impacto sucessivo no solo e uma intensidade (desgaste calórico) relativamente elevada. Bloqueio Frontal: o bloqueio frontal com a canela serve para bloquear pontapés laterais na direção da coxa (low kicks) e baixo do abdómen. Puxada Lateral no Clinche: esta é uma técnica ofensiva da modalidade, que consiste em agarrar o adversário no pescoço, puxando-o para baixo e desferindo um golpe com o joelho. Esta técnica é muito eficaz, podendo muitas vezes deixar o oponente K.O.

Page 5: kickboxing

Pontapé Frontal: ergue-se o joelho da frente e depois estica-se a perna na direção do oponente empurrando-o. Este golpe é muito eficiente para afastar o oponente, seja para fugir de seu ataque ou para desestabilizá-lo Joelhada com Salto: dentro das variações de joelhadas, as que mais chamam a atenção do público, são aquelas executadas com salto. Nesta técnica o lutador salta em direção ao adversário, desferindo um golpe muito potente com o joelho. Guarda: é o ato de levar os punhos até à altura do queixo, fechando os cotovelo próximos às costelas. Na base esquerda, a mão esquerda fica à frente; na direita,oposto. JAB: soco em linha reta, com a mão da perna da frente independente de base.

Page 6: kickboxing

Gancho: soco em direção ao tronco, utilizado uma movimentação corpo a corpo. Braço com uma média angulação de abertura. O objetivo principal é acertar as costelas e o plexo. Bloqueios: ato de utilizar as mãos como barreira, mantendo sempre a guarda fechada. O momento do contacto do golpe a palma da mão fica voltada para cima.

Uppercut: soco ascendente, utilizando uma movimentação corpo a corpo, com o braço a uma pequena angulação de abertura.Visa o queixo do adversário.

Directo: soco em linha reta, com a mão da perna de trás independente da base.

Page 7: kickboxing

Materiais necessários

As ligaduras (Bandagem) - são usadas para enrolar os punhos de modo a evitar lesões.

Proteção de Virilhas (Coquilha) - o uso de coquilha é obrigatório para todos os Atletas masculinos e recomendado para os femininos. A coquilha é feita de material plástico duro ou de aço (obrigatório para Muaythai e Thaikickboxing) e cobrirá completamente os órgãos genitais para proteger esta parte de corpo de ser de alguma forma atingida. A coquilha pode ser feita de forma a cobrir apenas os órgãos genitais, ou cobrir o baixo abdómen. As coquilhas são usadas debaixo das calças ou calções.

Page 8: kickboxing

Calções são usados por Atletas masculinos e femininos e o seu comprimento deve ser da cintura até meio da coxa. Os calções têm que ter um cós elástico, com o mínimo de 10 cm de largura, de preferência com cor diferente dos calções.

caneleiras- são feitas de espuma de borracha dura. A protecção de tíbia tem que cobrir a tíbia de abaixo do joelho ao topo dos pés. São fixadas à perna por um mínimo de duas tiras auto-adesivas elásticas. Nenhum tipo de fita de plástico é permitido por fixar as protecções às tíbias. Não são permitidas protecções de tíbia com elementos de metal, de plástico, de madeira ou quaisquer outros materiais duros.

Page 9: kickboxing

Luvas - dois tipos de luvas de protecção são usados nas competições de Kickboxing, com material esponjoso

Proteção de dentes (Boquilha) - as boquilhas para proteção de dentes devem ser feitas de material de borracha macia e flexível. São permitidas proteções só para os dentes superiores ou para os dentes superiores e inferiores. A proteção de dentes tem que permitir a respiração e deve ser adaptado à configuração de boca do Atleta. O uso de proteção de dentes é obrigatório para todas as disciplinas, em todos os escalões etários, todas as categorias de peso e em todas as classes

Page 10: kickboxing

O capacete - é obrigatório em combates amadores de Kickboxing. Deve ser feito de borracha, de espuma, plásticos macios ou de esponja compacta coberta por couro. Não são permitidos capacetes que cubram a face ou reduzam o campo de visão. O capacete apenas deve cobrir o topo de testa, topo de cabeça, têmporas, a parte superior de osso maxilar, orelhas e parte de trás de cabeça. O capacete não deve obstruir a audição dos atletas.

Proteção de Peito - é obrigatória para todos os Atletas femininos juvenis, juniores e seniores e é obrigatório em todas as disciplinas. Deverá ser de plástico duro e pode ser coberto com material de algodão. Pode ser feita numa só peça e cobrirá todo o tórax ou em duas peças para inserção em soutien de modo a cobrir cada peito individualmente. É usada debaixo da T-shirt ou debaixo do top

Page 11: kickboxing

Com todo o equipamento

Mestre Armandino Santos

Page 12: kickboxing
Page 13: kickboxing

Sites consultados em novembro de 2012

• http://kickboxe.blogspot.pt/p/introducao.html • Kickboxe.blogspot.com/p/tecnicas.html • http://kickboxe.blogspot.pt/p/o-ringue.html

• https://www.facebook.com/photo.php?v=258138954236382&set=vb.100001208391438&typ

e=3