juliana módulo 4

3
Grupo 6 Limitações do apenas ensinar – Juliana Floes No “ensinar” cabe menos o desafio da emancipação com base em pesquisa do que a imposição domesticadora que leva a reproduzir discípulos. A sala de aula, lugar em si, privilegiado para processos emancipatórios através da formação educativa, torna-se prisão da criatividade cerceada, à medida que se instala um ambiente meramente transmissivo e imitativo de informações de segunda mão. Vale afirmar que o problema mais agudo da escola não é o aluno, por ser pobre, inculto, mas o professor, que ainda é apenas “aluno”. Para se falar da importância da educação é mister saber dos seus limites. Seria “pedagogismo” inventar impactos facilmente transformadores, em ambiente tão precário na maioria das vezes. Para além da crítica, é fundamental perguntar por pistas de atuação alternativa.

Upload: julianaflois

Post on 20-Jul-2015

34 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Juliana módulo 4

Grupo 6 Limitações do apenas ensinar – Juliana Floes

No “ensinar” cabe menos o desafio da emancipação com base em pesquisa do que a imposição domesticadora que leva a reproduzir discípulos. A sala de aula, lugar em si, privilegiado para processos emancipatórios através da formação educativa, torna-se prisão da criatividade cerceada, à medida que se instala um ambiente meramente transmissivo e imitativo de informações de segunda mão. Vale afirmar que o problema mais agudo da escola não é o aluno, por ser pobre, inculto, mas o professor, que ainda é apenas “aluno”. Para se falar da importância da educação é mister saber dos seus limites. Seria “pedagogismo” inventar impactos facilmente transformadores, em ambiente tão precário na maioria das vezes. Para além da crítica, é fundamental perguntar por pistas de atuação alternativa.

Page 2: Juliana módulo 4

A primeira preocupação é repensar o “professor” e na verdade recriá-lo. A amplitude da aplicação do conceito de pesquisa deve ser modificada de acordo com as funções na escola, levando-se em conta a sua desmistificação, mas sem jamais afastar-se do compromisso de elaboração própria, de questionamento criativo, de desdobramento do senso pela descoberta e pela criação, chegando-se ao seu núcleo político de atuação social consciente. O “professor” (com aspas), para tornar-se PROFESSOR (sem aspas e com maiúsculas), carece de investir-se da atitude do pesquisador e, para tanto, perseguir estratégias adequadas. … é preciso reconhecer que a dignidade do professor só pode ser elaboração própria, conquista própria. Desafio concreto será que o professor passe a “elaborar” suas aulas, com mão própria,...

Page 3: Juliana módulo 4

Um dia, será possível apresentar aos alunos texto próprio de geografia, interpretação própria de obra literária, exercício próprio de matemática … o professor não sai da condição de intermediário parasita: destituído de conteúdo próprio, sobrevive de empréstimo. Torna-se mal a aula que só é aula, principalmente quando se torna o único instrumento didático. É essencial impregnar a convivência com os alunos com estratégias de pesquisa, através das quais são motivados a toda hora e pelo menos digerir o que escutam através de exercícios pessoais.