julh, agost e set de 2001

4
Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros LER É CRESCER! CULTIVE ESTA IDÉIA! 8 ANO VI - Nº 29 JULHO, AGOSTO e SETEMBRO/2001 FESTA DE AGOSTO Vera Maria Viana Borges Festa de Agosto, festa que seduz Com as procissões do CETRO e da COROA, Engalana-se toda a BOM JESUS Ao ouvir o ALVA-POMBA que ressoa. Em honra ao SANTO ESPÍRITO DE LUZ, Para a missa chamando, o sino entoa E em cada coração vibra e produz A fé contagiante que alto voa. Alvoradas, shows, bandas, reencontro, Churros, maçã-do-amor, chope, quimeras... Quanta ternura existe em cada encontro! É brilho, luz, cor, flor abrindo em sonhos, Tantos abraços e expressões sinceras, Momentos muito bons, muito risonhos. GRATIDÃO Vera Maria Viana Borges Por tudo graças dou e na verdade, É nobre sentimento agradecer, Pelo efêmero e pela eternidade, Por quem nos incentiva e faz crescer. Pelo carinho, amor e caridade, Pelo sorrir e até pelo sofrer, Pela conquista de boa amizade, Pelo porvir e a graça de viver. Nada mais vale que um fiel amigo, Tesouro tão precioso, não tem preço E tem por cofre o peito como abrigo. Cultivo a doce flor da gratidão, O bem que recebi jamais esqueço, Bem guardado o terei no coração. “FICA SEMPRE UM POU- CO DE PERFUME NAS MÃOS QUE OFERECEM ROSAS, NAS MÃOS QUE SABEM SER GENERO- SAS...” A minha eterna gratidão ao CODEMA (Conselho de Defesa do Meio Ambiente), à Secretaria Municipal de Agricul- tura e Meio Ambiente, à Secre- taria Municipal de Educação, aos Poderes Executivo e Legislativo de Bom Jesus do Itabapoana pelo reconhecimen- to do Soneto “O PAU-FER- RO” e pelo carinho dedicado a mim na comemoração do DIA DA ÁRVORE, 21 de setembro de 2001. Vera Maria Viana Borges MORRE AOS 88 ANOS, JORGE, ETERNAMENTE AMADO: "ESCREVO PORQUE NÃO SEI FAZER OUTRA COISA. REALIZEI AQUILO QUE PUDE, DE UMA FORMA HONRADA." "VIVER, LUTAR, VENCER, MORRER... EIS A VIDA!"

Upload: abcapixaba-portal

Post on 14-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

astros e estros

TRANSCRIPT

Page 1: Julh, agost e set de 2001

Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros

LER É CRESCER! CULTIVE ESTA IDÉIA!

8

ANO VI - Nº 29 JULHO, AGOSTO e SETEMBRO/2001

FESTA DE AGOSTO Vera Maria Viana Borges

Festa de Agosto, festa que seduzCom as procissões do CETRO e da COROA,Engalana-se toda a BOM JESUSAo ouvir o ALVA-POMBA que ressoa.

Em honra ao SANTO ESPÍRITO DE LUZ,Para a missa chamando, o sino entoaE em cada coração vibra e produzA fé contagiante que alto voa.

Alvoradas, shows, bandas, reencontro,Churros, maçã-do-amor, chope, quimeras...Quanta ternura existe em cada encontro!

É brilho, luz, cor, flor abrindo em sonhos,Tantos abraços e expressões sinceras,Momentos muito bons, muito risonhos.

GRATIDÃO Vera Maria Viana Borges

Por tudo graças dou e na verdade,É nobre sentimento agradecer,Pelo efêmero e pela eternidade,Por quem nos incentiva e faz crescer.

Pelo carinho, amor e caridade,Pelo sorrir e até pelo sofrer,Pela conquista de boa amizade,Pelo porvir e a graça de viver.

Nada mais vale que um fiel amigo,Tesouro tão precioso, não tem preçoE tem por cofre o peito como abrigo.

Cultivo a doce flor da gratidão,O bem que recebi jamais esqueço,Bem guardado o terei no coração.

“FICA SEMPRE UM POU-CO DE PERFUME NASMÃOS QUE OFERECEMROSAS, NAS MÃOS QUESABEM SER GENERO-SAS...”

A minha eterna gratidãoao CODEMA (Conselho deDefesa do Meio Ambiente), àSecretaria Municipal de Agricul-tura e Meio Ambiente, à Secre-taria Municipal de Educação,aos Poderes Executivo eLegislativo de Bom Jesus doItabapoana pelo reconhecimen-to do Soneto “O PAU-FER-RO” e pelo carinho dedicado amim na comemoração do DIADA ÁRVORE, 21 de setembrode 2001. Vera Maria Viana Borges

MORRE AOS 88 ANOS, JORGE, ETERNAMENTE AMADO:"ESCREVO PORQUE NÃO SEI FAZER OUTRA COISA.

REALIZEI AQUILO QUE PUDE, DE UMA FORMA HONRADA."

"VIVER, LUTAR, VENCER, MORRER... EIS A VIDA!"

Page 2: Julh, agost e set de 2001

Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros2 7

EXPEDIENTEASTROS & ESTROS

Boletim Alternativo · PROSA & POESIA Circulação Nacional e Internacional

Fundador, Editor e Redator:Vera Maria Viana Borges

Rua Ver. João Rodrigues do Carmo, 220Bom Jesus do Itabapoana - RJ - BRASIL

CEP 28360-000 - Tel. (0**24) 3831-1424e-mail: [email protected]

O TERRORISMO Ayrthon Seródio

Todo o mundo assistiu, surpreso e estarrecido,No solo americano ao ataque terroristaQue as torres destruiu, e que foi dirigidoPor rico seguidor de uma seita extremista.

Nos conflitos raciais de ação separatista,Nas lutas pela fé - e um só Deus o escolhido,Na expansão do domínio ou guerra de conquista,Radicais no terror é fato conhecido.

Não são irracionais, mas sim seres humanos...E a ira não é só de grupos muçulmanos,Pois há o terrorismo em várias regiões.

A praga terrorista assusta a humanidade...E tende a se alastrar que triste realidade!Se, em vez da paz, houver a guerra entre nações.

O POETA É UM PROFETADiz-se que o poeta é um PROFETA. Transcendendo,

recebe inspiração e fala muitas vezes na língua dos anjos. Aliteratura não envelhece, ela é atual.

Estamos extremamente chocados pelos ataquesterroristas que vêm assolando o mundo... Tantas vidas perdidas epaisagens destruídas!...Estamos deveras entristecidos; época deluto!...

A poesia consagrada ao luto e à tristeza, é denominadaELEGIA. Observe a ELEGIA que Carlos Drummond de Andradeescreveu em 1938:Trabalhas sem alegria para um mundo caduco,onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo.Praticas laboriosamente os gestos universais,sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual.

Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas,e preconizam a virtude, a renúncia, o sangue-frio, a concepção.À noite, se neblina, abrem guarda-chuvas de bronzeou se recolhem aos volumes de sinistras bibliotecas.

Amas a noite pelo poder do aniquilamento que encerrae sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer.Mas o terrível despertar prova a existência da Grande Máquinae te repõe, pequenino, em face de indecifráveis palmeiras.

Caminhas entre mortos e com eles conversassobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito.A literatura estragou tuas melhores horas de amor.Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear.

Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrotae adiar para outro século a felicidade coletiva.Aceitar a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuiçãoporque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan.

EDITORIALBom Jesus se enfeita para a nossa tradicional

festa, a tão esperada Festa de Agosto. Já se ouve oALVA-POMBA, nas Procissões da Coroa do DivinoEspírito Santo... Barraquinhas trazem o colorido às nossasruas... Tudo se agita! Tudo é riso!...

Por outro lado lamentamos a morte de JorgeAmado e do nosso confrade, querido amigo Eno TheodoroWanke. Isso é inevitável! Será este o fim de todos nós,embora seja muito difícil, é pura realidade; veja opensamento claro, evidente do sonetista Felisbelo daSilva: "Viver, lutar, vencer, morrer... Eis a vida!" Só nosresta, pedir a Deus que os tenha em seu Reino de glórias.

Ainda no trimestre, ficamos estarrecidos pelatragédia ocorrida nos Estados Unidos. Sob a mira doterrorismo o World Trade Center em New York City e oPentagon em Washington D. C. O seqüestro de quatroaeronaves, a devastação e muitas, muitas vidas ceifadas!É doloroso! O dia 11 de setembro, foi um divisor daHistória. Inicia-se a guerra com ataques ao Afeganistão...São momentos dramáticos!... Deus quer a VIDA, vejamos-"Eu vim para que todos tenham vida e vida emabundância" (João 10,10). Dizendo "Todos" certamentedeverá estar se referindo a americanos, árabes, judeus,palestinos, amarelos, brancos, negros de todas as religiões.

Quando será que a triste humanidadeSeguirá o Modelo: Jesus Cristo,No fomento do amor-fraternidade?

Prosseguindo o destino com esperança,Estruturada em PAZ, veremos nisto,SOCIEDADE GLOBAL que livre avança.Nesta edição, o registro de tantas homenagens

que nos massagearam o ego. O BRASÃO do Município enossa poesia "O PAU-FERRO" em muito bonita PLACAna principal Praça da Cidade, sob a majestosa árvore. Émuita felicidade! É FELICIDADE DEMAIS!

É PRIMAVERA! As flores desta esplendorosaestação perfumem o mundo, exalando PAZ!

Page 3: Julh, agost e set de 2001

Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros4 5SONETOS & ASTROS

(Soneto-Poesia Clássica devidamente metrificada erimada, agrupada em dois quartetos e dois tercetos)

ESTROS & TROVAS(Trova- quatro versos setissílabos rigorosamente metrificados e rimados)

SEVERINO DE OLIVEIRA BORGES - POETA DE APURADA SENSIBILIDADENatural de Bom Jesus do Itabapoana, nasceu no dia 23 de maio de 1912. Foi bancário, Escrivão da Coletoria

Estadual de Bom Jesus e Agente Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda.Poeta e trovador de apurada sensibilidade. Sua poesia é doce, suave, amena, revelando a sensibilidade do artista e

a religiosidade do austero homem de princípios, esposo devotado, pai sensível, avô adorável, amigo solícito. Calado,prudente, sábio, humano, modesto. Alma pura e simples que esplende na delicadeza de seus versos e no amor a Deus, àfamília e à Pátria.

Aprecie, caro leitor, um pouco de sua obra:

TEMOR DE DEUS Severino de Oliveira Borges

Laço de paz sem enigmas,cultiva, meu companheiro,este saudável temor.Beba na fonte a água viva,dessedenta no Senhor.

Ama esta Lei não escrita,imutável, transcendente.Sabedoria infinita,ela dispensa medalhas,títulos e pergaminhos.Contudo -plena de vida-gera a paz iluminadae tão bem evidenciadanos travesseiros marinhos.

BIOACÚSTICA Severino de Oliveira Borges

Vive alegre o passarinho,sem provisão nem celeiro;o amor e a paz tem no ninho,e a posse de um mundo inteiro.

Mas tão pequenino serse não trabalha , não fia,não tem a vida vazia,canta p'ra sobreviver.

O amor, a paz, a alegria,um mundo inteiro, pois não,e normas de ecologia,tanto pode uma canção:

- Senha, sinal, salvação.MAR DA GALILÉIA (Severino de Oliveira Borges)

Ao anúncio do santelmo-leve e confiante a vogar-sustém meu barco, seguro,água sagrada do Mar.

Conduz meu barco, onda santa,para o reino da criançae seja o seu marulhar,uma canção de esperança.

Mas deixa ficar, no fundo,os queixumes e o penar-todas as dores do mundo-sepulta-as, ondas do Mar.

SEARA DE DEUS Severino de Oliveira Borges

(À Ir. Feliciana Cândida Borges Campos, acionadora e assistente dahabitação de recreio para idosos solitários- "CONVÍVIO", em Niterói-RJ.)Somos ramos da videirae plantações do Senhor,frutifica a sementeirano solo fértil do amor.

Não faltem semeadores,o adubo seja uma prece,e o dadivoso perdão,o fruto que amadurece.

Perdoemo-nos mutuamente,mas setenta vezes sete,disponíveis e fraternosno gesto que se repete.

Então o vergel florescee espontâneo abre a comporta.Meu Deus e Senhor da Messe(encarnado nosso irmão),dá que eu seja o chá da horta-ofertório, doação.

CEGO Severino de Oliveira Borges

Que a noite escurase torne em diada luz mais puraSanta Luzia.

TORRE DE GUARDA Severino de Oliveira BorgesNossa Igreja Matriz de Bom Jesus,sentinela e guardiã da Cristandade,espanca as trevas e propaga a luzem todos os recantos da cidade.

Nossa Igreja reúne ao pé da cruz,sinal de redenção, de liberdade,dóceis ovelhas que o Pastor conduzao suave aprisco da Felicidade.

Não é de pedra, o templo, tão somente;ele é também de coração e mente.E os fiéis, em comunhão co' o próprio Deus,

nutridos pelo pão sacramental,cumprem, Senhor, a regra doutrinal:Que sejam todos UM, os filhos meus.

NEL MEZZO DEL CAMIN Olavo Bilac

Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigadaE triste, e triste e fatigado eu vinha.Tinhas a alma de sonhos povoada,E a alma de sonhos povoada eu tinha...

E paramos de súbito na estradaDa vida: longos anos, presa à minhaA tua mão, a vista deslumbradaTive da luz que teu olhar continha.

Hoje, segues de novo... na partidaNem o pranto os teus olhos umedece,Nem te comove a dor da despedida.

E eu, solitário, volto a face, e tremo,Vendo o teu vulto que desapareceNa extrema curva do caminho extremo.

AO LÉU DO TEMPO Eno Teodoro Wanke

As horas que eu perdi não quero mais,pois tenho essa inquietante sensaçãode haver deixado sempre o coraçãoerrar nas infinitas espirais...

Se estou no tempo, deixo o velho caisda vida, enfrento o mar aberto, e nãome furto de imitá-los, aos que vãovencendo sem temores nem rivais!

Não busco mais voltar à mocidade,nem mesmo ao sentimento que o meninosonhou - nem guardo mais minha saudade.

Dou graças, porque enfim eu vou-me emboravivendo como quer o meu destino,a vida que me traz o tempo agora!

A criança com seu sorrisoSimboliza nossa Paz,Nos transporta ao paraísoPor tanto bem que nos faz. Mário Faria

O céu, que há pouco era limpo,fez-se em cores matizadas.A tarde lembra um garimpotodo em pepitas douradas. Humberto Del Maestro

A cruz que sempre carrego,ela também me conduz,tem sua origem, não nego,no madeiro de Jesus. Hilton da Cruz Gouveia

Se eu, poeta, perco a lira,se a mente fica confusa,e se nada mais me inspira,é que me casei com a musa. Abel B. Pereira

Não permitas que, em tua obra,revele-se a ostentação!Repara que passa a cobra,sem deixar marca, no chão. José de Oliveira Fonseca

Pobre menino de rua,Ninguém vê em ti Jesus,Que passa de pele nuaProcurando o que faz jus.M.Aparecida de Mello Calandra

Aquele que lê faz bem,nunca se acha num deserto...Feliz de quem sempre temsob a vista um livro aberto! Nelson Fachinelli

Vestindo uma fantasia,sou palhaça da ilusãoà todos mostro alegria,sem tê-la no coração. Sônia Vasconcellos

Num caminhão enguiçadoeu li, feliz foi Adãoque não teve, esse folgado!Nem sogra, nem caminhão. Argentina Lopes Tristão

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si;são sete notas somenteda sonata, em frenesi,que canta dentro da gente... Silmar B. Pontes

Alma - centelha do eternosentido, jamais tocado...Imune ao verão e inverno...tão frágil ante o pecado. Leonilda Hilgenberg Justus

Tenho certeza que a trova- poema feito de amor,é um sonho que se renovana vida do Trovador. Filemon F. Martins

Page 4: Julh, agost e set de 2001

Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros Julho, Agosto e Setembro/2001 - Astros & Estros6 3

Hino do CENTRO EDUCACIONAL SANTA RITA DECÁSSIA

Vera Maria Viana Borges

Este Templo cultiva o SaberE ministra a instrução, a cultura,As ciências, as letras, o SER,O Evangelho, lição santa e pura.

Estribilho

Santa Rita, modelo de fé,De perdão e firmeza no AmorA Jesus, a Maria, a José,Ao bom Deus e à Cruz do Senhor.

Santa Rita irradia o fulgorE assegura um futuro de glória.Honra ao Mérito aos Mestres, com ardor,Responsáveis por toda a vitória.

Juventude distinta e gentil,Consolide seu nome na história,Trace dele o mais nobre perfilCom afinco em missão meritória.

COISAS DA PRIMAVERA Miguel Russowsky

Domingo de manhã... O sol em desaprumo,fratura no arvoredo o seu claro passeio.- Bom dia, nuvem branca! É hora do recreio!A caneta começa a balançar sem rumo.

Vou pôr um nome aqui no bloco... bem no meio!(Vocês hão de convir, cada nome é um resumode uma história de amor) com o nome costumono bordado, tecer o garrido recheio.

"Eternamente tua"... Um nome... Uma promessa...Um esboço de sonho apagado depressanuma carta de adeus... Porém não me acabrunho.

Faz tanto tempo já!... Ponho azul no que sinto.Coisas de primavera! Eu lembro... Eu falo... Eu minto...A brisa, analfabeta, é quem lê meu rascunho.

A FELICIDADE DO PAU DE ARARAUma canoa no rio,Uma sardinha na brasa,Um cobertor para o frioE o amor dentro de casa. (autor desconhecido)

(Gostaria de saber quem escreveu estes versos!... Se algumconfrade puder informar, ficarei muito grata.)

ADEUS, JORGE AMADO! Felisbelo da Silva

Viver, lutar, vencer, morrer... Eis a vida!1912 - 2001

Foste, Jorge, do meu Brasil Amado!Eu sei que tu partiste, audaz guerreiro!Mestre das Letras, o mais consagrado,Excelência do povo brasileiro!

Da Bahia o filho idolatrado,Do Senhor do Bonfim, o mensageiro;Grande caráter, nunca conspurcado,Da Escrita Universal, o astro primeiro.

Por tudo, Amado, ilustre cidadão,O nosso adeus em forma de oração,Pois agora tu és luz, no azul-anil...

Levaste para o Olimpo a Pena de Ouro,Que nos legou o mais rico tesouro...Tua glória não é tua - é do Brasil!...

MORRE O MAIOR HISTORIADOR DA TROVAAos 28 dias do mês de maio do ano em curso,tomba

mais uma sequóia-sempre-verde da floresta da nossaliteratura...

Eno Theodoro Wanke, nasceu em Ponta Grossa,Paraná, a 23 de junho de 1929. Formado engenheiro, em1953, trabalhou dois anos em sua cidade natal, ingressandoposteriormente na Petrobrás, onde ocupou altos cargos.

Começou a escrever aos onze anos e não parou mais...Agora certamente verseja ao lado do Criador...

Ao lado da esposa Irma, a eterna musa, aposentando-se, dedicou-se inteiramente à família e às letras. Presidentede Honra da Federação Brasileira de Entidades Trovistas(FEBET), que engloba Clubes de Trovadores no Brasilinteiro. Editor de "A TROVA CARIOCA" e " KÇYW!UM BOLETIM PESSOAL", e milhares e milhares depublicações entre livros e folhetos...

Só nos resta deixar o leitor com o APELO dopróprio Eno Theodoro Wanke:

Eu venho das lições dos tempos idose vejo a guerra no horizonte armada.Será que os homens bons não fazem nada?Será que não me prestarão ouvidos?

Eu vejo a Humanidade manejadaem prol dos interesses corrompidos.É mister acabar com esta espadasuspensa sobre os lares oprimidos!

É preciso ganhar maturidadeno fomento da paz e da verdade,na supressão do mal e da loucura...

Que a estrutura econômica da guerrase faça em pó! E que reinem sobre a Terraos frutos do trabalho e da fartura!

A CÂMARA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO ITABAPOANA, durante osfestejos de agosto em uma de suas significativas reuniões, sob a presidênciado vereador Ralph Pimenta Gomes, contando com a presença do PrefeitoMiguel Motta e esposa, do Vigário da Paróquia, Padre Vicente e inúmeraspessoas gradas, faz entrega solene do BRASÃO do MUNICÍPIO, à PoetisaVera Maria Viana Borges, pelo muito que vem proporcionando à culturabonjesuense em sua constante atividade literária. (Extraído de "O NORTEFLUMINENSE"- 19 de agosto de 2001)

A Primeira Dama-Branca Motta,fazendo a entrega do BRASÃO.

Vera Maria Viana Borges agradecendo ahonraria máxima do Legislativo Bonjesuense.

Câmara Municipal de BomJesus do Itabapoana

BRASÃO DO MUNICÍPIOHomenagem à Poetisa

Vera Maria Viana Borges pelosrelevantes serviços prestadosao nosso Município.

Agosto/2001

21 de setembro - DIA DA ÁRVORE - Praça Governador Portela - Bom Jesus do Itabapoana A HISTÓRIA REGISTRADA POR IMAGENS

PLACA SOB A MAJESTOSA ÁRVORENA PRAÇA PRINCIPAL DE BOM JESUS:

SONETO- O "PAU-FERRO" de VeraMaria Viana Borges, já publicado na 1ª

página de "Astros & Estros" nº 20