jÁpodever balleteÓpera nograndeecrà ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraasaúde...

16
SHOWS NOS UCI CINEMAS JÁ PODE VER BALLET E ÓPERA NO GRANDE ECRÃ ARTE&LAZER • 12 FERNANDO SANTOS MOSTRA ONZE B DA SELEÇÃO NO ESTORIL NUM PARTICULAR COM CABO VERDE • 08 ANTÓNIO COTRIM/LUSA ‘FEAR THE WALKING DEAD’ É O ‘SPIN-OFF’ DA SÉRIE DE ZOMBIES CUJA 5ª TEMPORADA ACABOU ONTEM • 10 DR 31.03.2015 Terça-feira PORTUGAL www.destak.pt | Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2439. Jornal de distribuição gratuita. ENTREVISTA • 02 DR ATUALIDADE • 04 Gadgets vão ficar mais caros Nova taxa aplicada a dispositivos eletrónicos vai render 8 milhões. Contestação mantém-se ativa. Lisboa em penúltimo na redução da poluição CIDADES • 03 ATUALIDADE • 05 Metade dos portugueses não sabem o seu salário ATUALIDADE • 06 DESPORTOS DE SOFÁ JÁ HÁ MAIS DE CEM MIL ADEPTOS NACIONAIS DOS “ESPORTS” TECNO • 13 Gabinete ajuda a conquistar financiamento para a Saúde SÉRGIO LEMOS/CM DESCUBRA O QUE ESCONDE ‘CAIXA NEGRA’, O DISCO QUE MARCA O REGRESSO DOS GNR

Upload: others

Post on 25-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

SHOWS NOSUCI CINEMASJÁ PODE VERBALLET E ÓPERANO GRANDE ECRÃARTE&LAZER • 12

FERNANDO SANTOSMOSTRA ONZE B DASELEÇÃO NO ESTORILNUM PARTICULARCOM CABO VERDE • 08

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

‘FEAR THE WALKINGDEAD’ É O ‘SPIN-OFF’DA SÉRIE DE ZOMBIESCUJA 5ª TEMPORADAACABOU ONTEM • 10

DR

31.03.2015 Terça-feira PORTUGAL

www.destak.pt | Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2439. Jornal de distribuição gratuita.

ENTREVISTA • 02DR

ATUALIDADE • 04

Gadgetsvão ficarmais carosNova taxa aplicada a dispositivos

eletrónicos vai render 8milhões.Contestaçãomantém-se ativa.

Lisboa empenúltimona reduçãoda poluição

CIDADES • 03

ATUALIDADE • 05

Metade dosportuguesesnão sabemo seu salário

ATUALIDADE • 06

DESPORTOSDE SOFÁJÁ HÁ MAIS DECEM MIL ADEPTOSNACIONAISDOS “ESPORTS”

TECNO • 13

Gabinete ajudaa conquistarfinanciamentopara a Saúde

SÉRGIO LEMOS/CM

DESCUBRA O QUE ESCONDE ‘CAIXA NEGRA’,O DISCO QUE MARCA O REGRESSO DOS GNR

Page 2: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

GNR

«Este discotem um

cheirinhoa vinil»

Estivemos à conversacom Rui Reininho sobreo novo disco de originaisdos GNR editado pelonovo selo da banda,

IndieFada. Caixa Negra conta comnove temas originais e uma novaversão do temaDesnorteado, origi-nalmente editado no álbum Defei-tos Especiais, de 1984.

Oque esconde esta Caixa Ne-gra? Segredos, não é?! Os nossosfãs têm de descobrir. É um discomuito íntimo, mas não intimista,feito com privacidade para ser omais público possível. Ao contrá-rio da maioria dos discos que seconhece apenas uma música ouduas, acho que valeria a pena daratenção mais pormenorizada a to-das. Também não é assim tao lon-go, são cerca de 40 minutos e achoque vale a pena perder um poucomais de meia hora connosco.

Não seria bemperder! Não! Jáestou a entrar de uma forma maiscuidadosa! Foi um disco que deuimenso prazer fazer e tem muitodo que queríamos dizer ao mundo.

Qual é amensagemdos GNRneste disco? São as nossas men-sagens de esperança numa vidaalém da morte, que acho que é aintenção dos artistas: ficar algumacoisa nossa, para vocês.

É sempreumagrande respon-sabilidade fazer umnovoálbumedeixar a vossamarca?É, porque cada vez são menos asoportunidades. As pessoas cen-tram-se muito em canções indivi-dualmente, e acho que este discotem um cheirinho a vinil, atépela forma como foi compactado.Não tem a pretensão de ser maisdo que isto e de ser um bom pre-texto para espetáculos, de nos en-contrarmos com as pessoas e dedarmos a conhecer as músicas.

Consegue dar destaque a umacanção do álbum? É difícil dis-

FILIPA [email protected]

tanciar-me das músicas e vê-lasde fora. Começa na Caixa Negracom uma certa turbulência e comsegredos. A última palavra estáem MacAbro, que continua a in-tenção. Claro que vai haver conti-nuação, através dos espetáculos.Já começámos a tocar algunstemas em palco e queremos levarao máximo de sítios, nas melhorescondições e com o maior prazer.

Porque incluíram o temaDesnorteado que já tinha sidoeditado noutro álbum? Porquefizemos o disco com toda a liber-dade. Fazia sentido saborearmoso Desnorteado em 2015. A letraencaixou bem e há uma coerênciaentre o que fizemos para trás e oque queremos fazer para a frente.

Fale-nos desta nova editora.A IndieFada é a editora dos GNR,mas claro que se houver genteque se queira juntar teremos todoo prazer. Para já, não é fácil esti-car muito mais. Investimos muitodas nossas vidas e economias parafazer este disco e queríamos levá--lo às pessoas, e viver esta vidamaravilhosa com e para a música.

Sente-se privilegiado? Sim,fazer o que gosto é fantástico.Sinto-me muito realizado.

‘Caixa Negra’ resulta da mistura perfeita dos trêsmembros Rui Reininho, Toli César Machado e JorgeRomão, que se encontraram em estúdio própriopara gravar com produção de Mário Barreiros.

«É um disco íntimo,mas não intimista,feito com privacidadepara ser o maispúblico possível»

«Há uma coerênciaentre o que fizemospara trás e o quequeremos fazerpara a frente»

A VIAGEM DOS GNR

Como foi a evolução dosGNR nestes anos todos?Foi uma montanha-russa,commomentos mais paracima, outros não tão felizes.As vitórias, partilhámo-las.Recordo mais as dificuldadesporque deixam cicatrizes,mas não vamos fazer plásticas!

Encontrou dificuldades?Não é uma vida fácil. Nãoaconselho a quem não estejapreparado psicológica e fisica-mente. Cheguei a estar de rastos,mas vale sempre a pena investir.É difícil porque há ambienteshostis e relações humanas quenos põem em frangalhos.

DR

FIGURA:

ENTREVISTA 31.03.2015TERÇA-FEIRAwww.destak.pt02

Page 3: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

Adendas aos protocolos, onde seinclui a Petrogal, foram aprovadas

PAULO DUARTE

Oleodutossubterrâneosinertes até aofinal de 2018

ACâmarade Matosinhos aprovouontemas adendas aos protocolos comas petrolíferas que operam no conce-lho, que significam adescontinuaçãoda atividade no Parque de Real esteano e a inertização dos oleodutossubterrâneos até 2018. Em reuniãode câmara extraordinária, as aden-das aos protocolos com Repsol, BPe Petrogal (do grupo Galp) foramaprovadas pela maioria do Grupo deCidadãos Eleitores Guilherme Pintopor Matosinhos, tendo obtido os vo-tos contra dos vereadores do PS, doPSD e ainda a abstenção da CDU.

PORTO

Canil só fechaquando abriro novo centroOCanilMunicipaldoPortovaiserencerradoassimqueestivercons-truídooCentrodeRecolhaAni-mal,umaobraquedeveráarran-carem2016equeestá inscritanoorçamentomunicipalde2015.ACâmarareconhecequeocaniléumaestrutura«obsoleta»e«de-gradada»,commaisde80anos.

SL BENFICA

Câmara retiraproposta deisenção de taxaACâmara de Lisboa decidiuretirar, para reformulação, aproposta para isentaroBenficadopagamento de uma taxae compensações urbanísticas,que deveria serdiscutidahoje emAssembleiaMunicipal.Apresidentedesteórgão,HelenaRoseta, deuontemconheci-mentodadecisãoaospartidos.

oSecretariadoEuropeuparaoAmbien-te,federaçãodaqualaQuercusémem-bro.Em2015,asduasorganizaçõesava-liaramodesempenhode23cidadesem16paíseseuropeus,tendoemcontanovecategoriasdecritériosrelacionadoscomos transportes, incluindo a promoçãodos modos suaves (como andar a pé ede bicicleta), agestão do tráfego urba-no,arenovaçãodasfrotaspúblicaspelaintrodução de veículos mais limpos eeficientes e os incentivos económicosparareduzir apoluição.

«Ação insuficiente»Zuriqueéacidademaisempenhadanocombate à poluição. Lisboa e Luxem-burgoocupamosúltimoslugares,pois«aaçãodasautoridadeslocaistemsidoinsuficiente ouineficaz namelhoriadaqualidadedoardeformapersistente».

Lisboa está em penúltimo lugarentre 23 cidades europeias com

pior desempenho na melhoria da qua-lidade do ar. A lista SootFree Cities,divulgada em Bruxelas, traduz os es-forçosdasautoridadeslocaisemimple-mentarmedidasparareduzirasemis-sões poluentes do tráfego rodoviário.

A lista foi divulgada pelas organiza-çõesnão-governamentaisdeambienteAmigosdaTerraAlemanha(BUND)e

[email protected]

Volume de tráfego dentro da cidade não ajuda a combater a poluição

DIOGO PINTO

Pouco empenho com o arLisboa em penúltimolugar na avaliação doempenho na reduçãodos níveis de poluiçãode 23 cidades europeias.

EM DEZSEGUNDOS

PUB

CIDADESALEXANDRA MARQUESPsicóloga e terapeuta

«As pessoas ainda não sabemmuito bemoque é o autismoe [comeste cordão humano] queremos deixá-lasmais sensibilizadas para o problema. Fala-semuito de solidariedade,mas a inclusão real, na prática, não existe.»

31.03.2015 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 03

Page 4: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

“Doce Cepa” apreende324 mil litros de vinho

AAutoridadedeSegurançaAlimen-tar e Económica (ASAE) apreendeu324 mil litros de vinho tinto e licorosono âmbito da operação “Doce Cepa”,realizada nas últimas duas semanas.Ovaloraproximadodoprodutoapreen-didonaoperação,queincidiunocircui-to de produção e comercialização devinhos, ronda os 66.000 euros, lê-senumcomunicado daASAE.

A ação de fiscalização foi realizadaem vários locais, depois de se ter veri-

ficado que o operador de um estabele-cimento de restauração e bebidas emSines colocava vinho designado como«tipomoscatel»emgarrafõesdecincolitros e reaproveitando as garrafas demarcas registadas verdadeiras servi--as diretamente ao consumidor. Osvinhosapresentavamtambémcarate-rísticas licorosas anormais, pelo queforam instaurados processos-crimeporprodução,detençãoevendadepro-dutos vitivinícolas anormais.

Taxa em dispositivos eletrónicos como smartphones cobra 12 cêntimos por GB

Nova taxa deverender 8 milhões

É uma luta que dura há mais deumadécadaequetemmudadoao

sabordatecnologiaedamaiorfacilida-de em partilhar ficheiros. A já famosaLei da Cópia Privada vai ser alterada– algo decidido em fevereiro –, só faltaapromulgação.ODestakassistiuaumaconferência com alguns dos protago-nistas da alteração, onde ficou explíci-tooobjetivo:éumaformade«compen-sar os titulares de direitos de autore conexos», pela «faculdade de copiarobras»,«adquiridasdeformalegalele-gítima», ou seja: «não tem nada a vercom a pirataria, que é sempre ilegal»,explicou António Paulo Santos.

O diretordaAssociação paraaGes-tão de Direitos de Autor, Produtorese Editores (GEDIPE) prevê que ataxarendacercade8milhõesdeeuros, lon-ge dos 15 milhões de euros estimadospeloGoverno.Valorque,ultrapassado,reverteparaoFundodeFomentoCul-tural. Até esse montante, a AGECOP,associação que gere o “bolo” recebido,

JOÃO TOMÉ[email protected]

Alteração à Lei da CópiaPrivada agrada a quembeneficia da taxa sobreGigabites. Mas vozescontra continuam vivas.

distribui40%pelosautoresdeconteú-dos, 30% a artistas/intérpretes e 30%paraos produtores.

Masháentidadescontraestaaltera-çãoàlei.AoDestak,JoséValverde,pre-sidentedaAGEFE(AssociaçãoEmpre-sarial dos Setores Elétrico, Eletrodo-méstico, Fotográfico e Eletrónico) diz:«estalei é de umairracionalidade eco-nómica e política notável», já que «osequipamentossãoessencialmenteusa-dosparacriarearmazenarconteúdos

do próprio utilizador» e a medida vai«incentivar aimportação paralela».

Outravoz discordante que ouvimoséadeTitoRendas,professordaFacul-dadedeDireitodaUniversidadeCató-lica: «o prejuízo [aos autores] causadopelacópiaprivadanãoestádemonstra-do»eadmitequepodehaver«situaçõesde duplo pagamento» em alguns apa-relhos. «A alteração é precipitada», jáqueaquestãoaindaestáaser«debati-danaUE» e não abrange a“cloud”.

123RF

ATUALIDADEMAIS DESEMPREGADOSTaxa fica mais alta em janeiro

mil pessoas estavam desempregadas em fevereiro, mais 11,7 mil (aumento de 1,7%)que em janeiro, estima o INE, que confirma uma descida face ao período homólogo.

ENERGIA

Mercadoregulado chegaao fim em 2017Umaportaria ontempublicadaemDiário da República confirmao adiamento do fimdas tarifasreguladas nomercadodaeletricidade e dogás natural,que apenas chegará ao fimem31de dezembrode2017.

COMÉRCIO

Mais carrosvendidos pelasconcessionáriasDepois domínimo registadoem2012, o anopassadovoltoua registaruma subida na vendade automóveis ligeiros atravésde concessionários. Os dadosdão conta de umcrescimentode 17,1%, o que correspondea4.100milhões de euros.

DIA DE PORTUGAL

Lamego recebecomemoraçõesdo 10 de junhoLamego foi designada sededas comemorações oficiais doDia dePortugal, deCamões edasComunidades Portuguesas.Uma estreia para a cidade,masnãopara oPresidente da Repú-blica, já que é a quarta vez queescolhe uma cidade do interior.

719

MADEIRA

Albuquerquevai baixaros impostosMiguel Albuquerque, o novopresidente dogoverno regio-nal daMadeira, prometeuontemaosmicrofones darádio TSFumadescida deimpostos na região já a partirdo próximoano. E conside-rou prioritária a reduçãodopreçodos bilhetes de aviãonas épocas festivas.

EM DEZSEGUNDOS

31.03.2015TERÇA-FEIRAwww.destak.pt04

CONCURSO DOS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃON.º 14 DE 05/04/2015.PROGNÓSTICO “DESTAK”:

1. BENFICA-NACIONAL2. PENAFIEL-BOAVISTA3. BELENENSES-MOREIRENSE4. CHAVES-V. GUIMARÃES B5. OLIVEIRENSE-FEIRENSE6. AC. VISEU-ORIENTAL7. MARÍTIMO B-U. MADEIRA8. ATLÉTICO-SP. COVILHÃ9. BRAGA B-PORTIMONENSE10. CELTA-BARCELONA11. VALÊNCIA-VILLARREAL12. MANCHESTER UTD.-ASTON VILLA13. FIORENTINA-SAMPDÓRIA

1X11212X22111

PUB

Page 5: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

PUB

ATUALIDADEJOÃO DIAS DA SILVASecretário-geral da FNE

«Admitimos, se for necessário intervir, juridicamente em relação ao que entendemos serem direitos[nomeadamente o tempo de serviço] que não podem ser postos em causa aos professores.»

Risco de incêndiosé maior este ano

O inverno chuvoso serviu parapotenciar o crescimento da vegeta-ção. Por isso, alertaXavierViegas, in-vestigador daUniversidade de Coim-bra especializado em ordenamentoflorestal, o risco de incêndios flores-tais de maior dimensão é maior esteano. À rádio Renascença, o especia-lista defende que, mais do que meiose recursos, é necessário mudar men-talidades, para que em dias de riscoelevado de incêndio se recorra me-nos ao uso do fogo.

Palavras proferidas no dia em quefoi apresentado o dispositivo de com-bate aos incêndios florestais que, esteano, será semelhante ao que foi im-plementado no ano passado. Ou seja,serão ao todo 2.200 equipas, compos-

tas por cerca de dez mil elementos,dois veículos e 49 meios aéreos (41helicópteros, a que se juntam oitoaviões). Quanto à verba disponível,rondará os 85 milhões de euros.

Chuva fez crescer vegetaçãoque pode servir de combustível

EDGARMARTINS/CM

31.03.2015 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 05

SAÚDE

À procura definanciamento

É grande o potencial nacional no que diz respeito à área da saúde

123RF

Deprojetosdeprevenção,con-trolo, diagnóstico e tratamen-

to de doenças, de associações dedoentes,organizaçõesnãogoverna-mentais,pequenasemédiasempre-sas, hospitais ouuniversidades, sãodiferentes as áreas, assim como asentidades que procuram o CratingHealth(CH)paraapoionabuscadefinanciamento.Aotodo,desdeofimdejaneiro,dataemqueestegabine-te de apoio à captação de verbasparainovaçãoeinvestigaçãonaáreadasaúdeabriuportas,járeuniucommais de 75 entidades nacionais.

Uma velocidade de adesão queestá a superar as expetativas dequemestáligadoaesteprojeto,quejáestáaapoiar«váriosprocessosdecandidatura,sobretudodeideiasdepropostas com algum nível de ma-turação», confirma ao DestakJoa-naCamilo,diretoraexecutivadoCH.

«Abertoaqualquerentidade,pú-blicaouprivada,cominteresseene-cessidades de financiamento para

[email protected]

Em dois meses, ogabinete que ajuda noacesso a fundos paraa saúde já recebeu75 pedidos de apoio.

atividades de inovação e investiga-çãoemSaúde»,estegabinete,coor-denado pelaáreade Saúde Públicado Instituto de Ciências da SaúdeepelaUniversidadeCatólicaPortu-guesa, nasce da necessidade senti-dajuntode«instituiçõescomdificul-dades expressas em concorrer afundos,europeuseoutros»,destina-do aprojetos neste setor.

O processo é simples. A institui-ção que precisa de apoio dirige-seao Crating Health e, «desde o pri-meiro contacto, são explorados osprincipais interesses, atividades enecessidades da instituição paraidentificar de forma personalizadaas oportunidades de financiamen-to mais apropriadas», explica Joa-na Camilo. O principal enfoque édadoaoHorizonte2020,oprincipalinstrumento de financiamento daUnião Europeia, que disponibilizacercade7.472milhõesdeeurosparaodesafio“Saúde,alteraçõesdemo-gráficas e bem-estar”.

Oquesepretendeétrazeraténósinvestimento,algoquenãotemacon-tecido. A título de exemplo, do fun-doeuropeuemvigoraté2012,nova-lorde 6,1milmilhões de euros, Por-tugalapenasarrecadou40milhões.Faltam, refere a especialista, con-sórcios competitivos parase candi-datarem aos fundos, algo no qualo CreatingHealthestáaapostar.

Page 6: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

PUB

Trabalhos de busca por segundacaixa negra continuam nos Alpes

REUTERS

54% não sabemsalário exatoEstudo da Cetelem revelaque há mais portuguesesque desconhecem valorreal do seu salário e dasdespesas fixas mensais.

Mais de metade dos portugue-ses não sabem quanto ganham

pormês, sendo que 14% desconhecemtotalmente o valor do salário e 40%sabemapenas o montante aproxima-do. A conclusão é de um estudo daCetelem, que acrescentaque do ladodas despesas também não hámuitas

PATRÍCIA SUSANO [email protected]

certezas. Cercade 15% desconhecemo valor das suas despesas mensaisfixas, cinco em cada dez sabem osgastos aproximados e só um terçoconhece o montante preciso.

Por idade, as pessoas entre os 45 eos 54 anos são as que sabem melhorquanto auferem (55%) e quanto dis-pendem (41%); e, por regiões, Lisboalidera no controlo do rendimento(56%) e dos gastos (43%). No extre-mo oposto estão os jovens entre os 18e os 24 anos, sendo que só 13% conhe-cem o valor exato do ordenado e 16%as despesas; e os habitantes do Por-to (41%) e do norte do País (27%).

Sobrecarga de despesas baixaNo que respeita ao orçamento desti-nado às despesas, quase metade dosportugueses (45%) gastaentre 25% a50% do seurendimento e 18% despen-de entre 50% e 75%. Face a 2014, hámenos pessoas que gastam mais de75% do orçamento e mais que des-pendem menos de 25% deste valor.

Lisboetas são os que conhecemmelhor as despesas e rendimentos

MARILINE ALVES

Médicos deacordo comcomunicaçãode baixas

ObastonáriodaOrdemdosMédicosadmite a criação de um mecanismopara as baixas serem comunicadas àentidade patronal, sem que seja viola-do o segredo médico, nos casos queimpliquemriscosparaterceiros.Assimevitar-se-iaqueaempresaapenastomeconhecimento da baixa quando o tra-balhadorentregaodocumento,evitan-do situações como a ocorrida com ocopilotodoaviãodaGermanwings.NosAlpes franceses procura-se asegundacaixanegra,tendoasequipasdecididoabrirumaestradadeacessoaolocaldoacidente parafacilitar abusca.

REABASTECER AVIÕES EMVOO REDUZ COMBUSTÍVEL

Um sistema para reabastecer aviões de passageiros em pleno voo poderia reduzir em quase um quartoa quantidade de combustível gasta num voo de longo curso, revela investigação de universidade suíça.

ATUALIDADE 31.03.2015TERÇA-FEIRAwww.destak.pt06

MARROCOS

Ameaça debomba obrigaa aterragemUmavião da TurkishAirlines quefazia a ligação entre Istambule SãoPaulo aterrou de emer-gência emCasablanca devidoa uma ameaça de bomba.Contudo, não foi encontradonenhumengenho explosivo.

GRÉCIA

Alemanha pedereformas maisconcretasNodia emqueoministro gregodas Finanças apelou àmelhoriadas relações comaAlemanha,o porta-voz doministro alemãodas Finanças sublinhou queAtenas precisa de aprovarmaisreformas para o Eurogrupodesembolsardinheiroparaopaís.

BRASIL

Onze mortosem confrontoscom a políciaOnze suspeitos de narcotráficoe assaltos a bancosmorreramna noite de domingo emdoisconfrontos comapolícia. O pri-meiro conflito ocorreu na faveladaMangueira, noRio de Janeiro,e o segundo tratou-se de umtiroteio noRioGrande doNorte.

ABDULLAH AL-MAATUGEnviado da ONU diz quea Síria precisa de 380,9M€

«Fracassarna obtençãodesses fun-dos conduzi-ria a umacatástrofehumanitáriaaterradora»

MAIS NOMUNDO

Page 7: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

PUB

Page 8: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

COLÔMBIAEARGÉLIAVENCEMAColômbia bateuontemoKuwait por 3-1 (Falcaomarcoudepenálti) e aArgéliagoleouOmãemDohapor4-1 (Slimani fez duas assistências).

EPA

Treino de ontem no Jamor contou com 24 jogadores e várias estreias

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Depois da missão cumprida, naLuz, frente à Sérvia, Fernando

Santos prepara-se para dar oportu-nidade ao seu plano B na Seleção,no particular desta noite no EstádioAntónio Coimbra da Mota, no Esto-ril, frente a Cabo Verde.

No treino à porta aberta de ontemda Seleção, no Estádio Nacional, es-tavam 24 jogadores – nenhum delesatuou no domingo. O selecionador ti-roudesde logo as dúvidas sobre quemvai ser titular no Estoril – aúnicadú-vida é Vieirinha, que abandonou otreino mais cedo. O onze será entãoeste: Anthony Lopes, Cédric, PauloOliveira, André Pinto e Antunes; An-dré Gomes, Adrien e João Mário;Vieirinha, Hugo Almeida(ou Éder) eBernardo Silva.

JOÃO TOMÉ[email protected]

Vieirinha está em dúvidapara particular comCabo Verde desta noite(20h45 – RTP1), no Estoril,que já tem onze titular.

Rui Águas, o selecionador de CaboVerde, admite que até preferia jogarcom a equipa que venceu a Sérviae vai tentar «ganhar». O técnico lusoexplicou: «jogamos melhor que aSérvia, mas não temos tanto poder,experiência, nemos nomes que aSér-via tem». Dos vários jogadores es-treantes na Seleção portuguesa que

falaram ontem, houve uma expres-são repetida por Pizzi, Paulo Olivei-ra ou Rui Fonte (irmão de José Fon-te): «é o concretizar de um sonho».

As receitas de bilheteirado jogo re-verterão para as famílias afetadaspela atividade do vulcão da Ilha doFogo e já se venderam mais de cincomil dos 7.200 ingressos disponíveis.

Santos mostraonze B no Estoril

II LIGA

Azenha sai doPortimonenseASADdoPortimonense confir-mou, emcomunicado, a resci-são dovínculo como treinadorCarlosAzenha e comoadjuntoPauloBento, isto doismesesdepois de chegarao clube.

VOLEIBOL

Euforia noaeroportoAequipa doBenfica foi recebidaontemnumclima de euforiano aeroporto de Lisboa, apósterconfirmadonodomingoo apuramento para a final daTaçaChallenge, emvoleibol.

SUB-21

Rui Jorge confianos escolhidosRui Jorge, técnico dos sub-21,disse ontememPraga que deveapostarno Euro 2015nos atle-tas que temconvocado. Portu-gal defronta hoje (17h – RTP1)a Rep. Checa emparticular.

EM DEZSEGUNDOS

JULEN LOPETEGUITreinador do FC Porto

«O Quaresma [que já preparou ontem o jogo de quinta-feira para a Taça da Liga] é um dos jogadores deque sintomais orgulho esta época pela evolução que teve. Émais completo emelhor, e isso émérito dele.»

DESPORTO

Messi é melhor avançadoe Bale é o mais rápido

Leo Messi é o melhor avançadode 2015. A conclusão é de um estudodo CIES/Observatório do Futebol,que elaborou um ranking com baseem seis critérios: remate, oportuni-dade de golo, iniciativa, distribuição,recuperação e rigor. Já CristianoRonaldo – que depois de um iníciode época incrível atravessa ummomento menos bom no Real Ma-drid este ano – surge apenas na 29ªposição. O estudo, que abrange asligas espanhola, inglesa, francesa, ita-liana e alemã, destaca também oavançado do BayernMunique, ArjenRobben, no 2º lugar da lista, e o ho-landês do Wolfsburgo Bas Dost.

Um outro estudo, realizado pelosmexicanos do Pachuca e autentica-do pela FIFA, indica que o avançadodo Real Madrid Gareth Bale é o joga-dormais rápido do mundo comabolanos pés. O chamado «expresso Gale»atinge amarcade 36,9 km/h, destro-nando o registo de António Valência(do Man. United), que liderava aúltima edição do estudo e é agora o3º (35,1km/h), atrásde JürgenDamm(35,23 km/h), jogador mexicano doclube que patrocinou o estudo.

CR7 ocupa o 5º posto do ranking(33,6 km/h), atrás de Aaron Lennon,do Tottenham (33,8 km/h), mas àfrente de Messi, que é 7º (32,5 km/h).

31.03.2015TERÇA-FEIRAwww.destak.pt08

Page 9: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

PUB

Page 10: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

15 BYTES DE FAMA

PIETRO BOSELLIQuandoasalunasdeste italianode26anos,professordeMatemáticanareputadaUniversityCollegedeLondres,descobriramqueele

tambémeramodelo, asuacontanoInstagramganhouumanovavida.Esteengenheirodeexcelenteforma

físicaconseguiuatéchegaràspáginasdarevistaPeople.

SUBSTITUTO

Trevor Noahno ‘Daily Show’TrevorNoah, umapresentadorecomediantesul-africanode31anos, éoeleitopara substituirJonStewartaoscomandosdoprogramaDailyShow.NoTwitter,Noahdisseque«ninguémpodesubstituir JonStewart».

‘PODEROSA’

Bündchen emnovela da GloboAgoraqueanunciouoabandonodaspasserelles, amodelobrasi-leiraGiseleBündchenpoderáfazerumaparticipaçãoespecialnanovaproduçãodaGlobo, pro-visoriamente intituladaPoderosaecomJulianaPaescomovilã.

MAISIE WILLIAMS

Arya entra em‘Doctor Who’MaisieWilliams, a atriz que dávida à pequenaArya na sérieAGuerra dos Tronos, vai fazeruma aparição especial emdoisepisódios da nona temporadada série de culto britânicaDoctorWho.

Harrison Fordjá teve altahospitalar

Harrison Ford teve alta do hospi-tal onde se encontrava internadona sequência de um grave acidentede avião. O atorde 72 anos sofreuumagrande laceração no couro cabeludo,fraturou os ossos da pélvis e o torno-zelo. O acidente remonta a 5 de mar-ço, quando o ator pilotava um aviãoda Segunda Guerra Mundial, masumaavariano motorobrigou-o aumaaterragem de emergência. O apare-lho viriaaembaternumaárvore, numcampo de golfe na Califórnia.

‘Prato do Dia’celebra mesada Páscoa

Amanhã, quando forem 21h00, nocanal 24Kitchen, numa edição espe-cial Páscoa do programa Prato doDia, Filipa Gomes apresenta três de-liciosas e fáceis sugestões de pratosparapartilharcomtodaafamílianes-ta época festiva. A entrada consisteem scotch eggs de farinheira e ovosde codorniz, sendo o prato principaluma bela perna de borrego assadano forno. Paraterminar, os clássicos,famosos e divertidos ovos de choco-late da Páscoa.Estava internado desde 5 de março

REUTERS

FAMA&TV

A nova produção terá apenas seis episódios, com 60 minutos de duração

DR

Não desesperem os fãs de TheWalking Dead, cujo último epi-

sódio daquintatemporada(umespe-cial de 90 minutos) foi ontem exibidoem Portugal no canal Fox. É que Ro-bert Kirkman, o criador desta histó-riade zombies, acabade anunciar nasua conta de Twitter que o spin-offdesta série apocalíptica terá comotítulo Fear the Walking Dead. Apro-dução verá a luz do dia no terceirotrimestre deste ano, sendo uma dasapostas dagrelhade outono/invernodo canal AMC.

Aanunciadasérie apresentaráno-vas personagens, que tentam man-ter-se a salvo de um grupo de mor-tos-vivos. Também teráum guião in-dependente ao de The WalkingDeade usarácomo pano de fundo acidadede Los Angeles. Aprimeiratempora-daabarcaráapenas seis capítulos de60 minutos de duração cada. Estes

VERA VALADAS [email protected]

Série original disse adeusontem aos fãs nacionais,mas ‘Fear the WalkingDead’ estreia já no terceirotrimestre deste ano.

episódios serão distribuídos nos mer-cados internacionais menos de 24 ho-ras depois dasuaestreianos EstadosUnidos.

Adam Davidson assina a realiza-ção desta série, que terá seis figurascentrais: Sean e Cody Cabrera (paie filho); Nancy, Nick e Ashley

Tompkins (uma mãe solteira comdois filhos adolescentes); e AndreaChapman, umaquarentonaem recu-peração de um mau casamento. Sha-quille Carter, LynnChen, MicahFitz-gerald, Lexi Johnson e Tiffany Mar-tinez são alguns dos nomes no elen-co, (ainda) sem grandes estrelas.

ANA BRITO E CUNHAAtriz no ‘Alta Definição’

«Há uns anos estive grávida e perdi o bebé. Tinha Síndrome de Turner [uma anomalia cromossómica].Um dia acordei e percebi que alguma coisa não estava bem. O coração do bebé tinha parado.»

Tenham medodeste ‘spin-off’

EM DEZSEGUNDOS

31.03.2015TERÇA-FEIRAwww.destak.pt10

Page 11: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

PUB

Page 12: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

Ballet e ópera emdireto no cinema

Agora já pode ver o que sepassa no Teatro Alla Scala de

Milão, na Royal Opera House e noBolshoi Ballet de Moscovo, conforta-velmente sentado nas salas do ElCorte Inglés de Lisboae do ArrábidaShopping, em Vila Nova de Gaia. Osmelhores espetáculos de ballet e deópera das mais prestigiadas compa-nhias da atualidade são exibidos emdireto e em HD nos UCI Cinemas.

O próximo espetáculo atransmitirserá a ópera Ascensão e Queda daCidade de Mahagonny, da RoyalOperaHouse, amanhã, às 19h15. Coma duração de 180 minutos, esta ópe-rasatírica, baseadano libreto de Ber-toldBrecht, representao abuso do di-nheiro e da busca pelo prazer numacidade fictíciasustentadapelo crime.

FILIPA [email protected]

Os UCI Cinemas exibemem direto os melhoresespetáculos do mundode ballet e ópera, dasgrandes companhias.

Um dos números mais conhecidosda ópera de Kurt Weill é AlabamaSong, que já foi interpretada por ar-tistas como The Doors, David Bowiee Marilyn Manson. Esta encenaçãocontacomaparticipação dos solistasAnne Sofie von Otter, Peter Hoare,Willard W. White e Christine Rice.

Até julho, os admiradores de ópe-ra e ballet não necessitam de sairdo País para assistir, em direto, aosmelhores espetáculos do mundo. AUCI Cinemas proporciona a oportu-nidade de desfrutar destes espetácu-los nas suas salas de cinemas com omelhor som e tecnologia.

CICLO EXPLORATÓRIODEMÚSICATRADICIONALOSãoLuiz recebe hoje e amanhã seis projetosmusicais inspiradosnas raízes tradicionais damúsica portuguesa.

©MICAELA NETO

DR

Amanhã, às 19h15, ‘Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny’

Cais in Ice promoveconcurso de bandas

A organização do Cais in Ice,pista de gelo que está instalada noCais de Gaia, está a promover umconcurso de bandas de garagem. En-tre as dezenas de candidaturas foramselecionadas quatro bandas: os Mor-to Coltese, os SUGIRU, os Estroinae os 51 Memory Lane.

Os primeiros a subir ao palco doCais in Ice são os Morto Coltese jáesta quinta-feira, depois seguem-seos SUGIRUno dia9, dia16 é avez dos51 Memory Lane apresentarem assuas músicas e a última atuação ficaa cargo dos Estroina. Além das mú-sicas originais, as bandas podemtam-

bém apresentar alguns covers. Osconcertos têm sempre início às 21he contarão sempre com a presençade um júri. A final deste concurso debandas estáagendadapara1de maio.

ALIVE’15

Cold Specksem PortugalCold Specks, nomedepalcoda cantora e compositora LadanHussein, estreia-se emPortugalno dia 10 de julho. Aartistacanadiana traz o recente discode originais, Neuroplasticity.

FESTIVAL DO CRATO

Dois primeirosnomes do cartazAcantora belga Selah Sue e osportuguesesD.A.M.A. são osprimeiros nomes confirmadospara o Festival doCrato, queestá de regresso aoAlentejo,de 26 a 29 de agosto.

SUMOL SUMMER FEST

B4 e Agir estãoconfirmadosB4eAgir juntam-se aos artistasjá confirmados para a 7ª ediçãodoSumol SummerFest. Ambosvão atuarno dia 3 de julhonoPalco Sumol. Bilhetesà venda por€65, até hoje.

EM DEZSEGUNDOS

ROOFTOP VARANDA DOCASTELO REABRE AMANHÃ

No último piso do The Vintage House Lisboa e beneficiando de uma vista soberba sobre a capital,o Varanda do Castelo reabre ao público já amanhã, diariamente, das 17h00 às 00h00.

ARTE&LAZER 31.03.2015TERÇA-FEIRAwww.destak.pt12

Page 13: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

TECNOVENDAS EM ALTASmartphones a bater recordes

milhões de unidades é o valor de vendas de smartphones previsto para esteano, esperando-se que a faturação ultrapasse os 285.000 milhões de euros.1.000

31.03.2015 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 13

MUNDODIGITAL

Facebook usadopara espiar na UE

Para deixaremde serespiadospelos serviços de segurançanorte-americanos, a ComissãoEuropeia aconselha os cidadãosdaUnião Europeia (UE) a deixa-remdeusaro Facebook, revelao jornal britânicoTheGuardian.

Google com novaregra para aplicações

AGoogle temumnovo sistemaquepermite fazeruma revisão dasaplicações antes que estas sejampublicadas na sua loja Google Play,reforçando a proteção, nomeada-mente noque diz respeito à classi-ficaçãodos jogos por idades.

30 mil milhões demensagens por dia

OWhatsAppultrapassou, pelaprimeira vez, o número demensa-gens de texto enviadas pelavia tradicional, ou seja, os SMS.Ao todo, pordia, são enviadasatravés daquela aplicação30milmilhões demensagens.

Não são desportos tradicionais.Não implicam um equipamento

a rigor, uma bola ou tão pouco que sedeixeosofá.MasoseSportsprometem,empoucomaisdecincoanos,conquis-tar200milhõesdepessoas,númerosu-perior ao de adeptos do futebol ameri-cano (150 milhões). É pelo menos estaaprevisãodaconsultoralíderdosetor,a Newzoo, que antevê também queo crescimento deste tipo de jogos, noquedizrespeitoaosganhos,possamul-tiplicar-se pelo menos por cinco, pas-sando dos atuais 170 milhões de eurosparaqualquercoisacomo880milhões.

Um crescimento que, confirma aoDestakTelmo Silva, CEO e fundadordaGrowuPGaming,aAssociaçãoPor-tuguesa de Desportos Eletrónicos, senota também por cá. «Sobretudo nes-tes últimos anos temhavido ummaior

[email protected]

Os eSports estãoa crescer. Mais lá fora doque por cá, é certo, ondese estima que haja poucomais de cem mil adeptos.

crescimento,reconhecimentoeênfasedestamodalidade».Noentanto,acres-centa, «apesar de existir um mercadocom alguma dimensão para um paíscomo o nosso, não há infraestruturassuficientes a apoiar os eSports, de for-maaacompanhar o boomglobal».

Sofia Leão, do Fraglíder, portalde notícias e cobertura de eventos re-lacionados com os videojogos, concor-

DR

da.«Olhandoparaonúmerodejogado-res que existiahá15 anos, não hácom-paração.Agoraétalvez100vezesmaiorouatémais.»Masqueixa-sede,porcá,ao contrário do que acontece por ou-trasparagens,asequipasnãoconsegui-rem«garantirumcontratodetrabalhopara os seus jogadores e oferecer umsalárioquelhespermitaestar100%fo-cados no jogo». E aculpaé, acusa, «dafalta de investimento de patrocinado-res e estabilidade das organizações».

Ainda assim, estima Telmo Silva,entre adeptos e desportistas deeSports, Portugal pode contar commais de cemmil, umvalor, considera,«bastante interessanteparaquemaisempresas se interessem e apoiem osdesportos eletrónicos».

Mercado demilharesEm termos do valor do mercado na-cional,nenhumdosdoistemcertezas,masTelmoSilvaacreditaque,«tendoem conta todos os custos que a práti-ca desde desporto envolve, desde acompradehardware(computadores,monitores,periféricosespecializados),comosoftwareeparticipaçãoemeven-tos, pode ascender facilmente às cen-tenas de milhares de euros».

Primeiras ‘apps’para Apple Watch

Nãoestá ainda à venda,masissonão impedeaApplede ter jádisponíveis asprimeiras aplicaçõespara oAppleWatch. Recorde-sequea 10deabril aApple vai come-çara receberaspré-encomendaspara oseu smartwatch.

REUTERSEste é um desporto que acarretaelevados custos de equipamento

Desportos semsair do sofá

Por cá também já existem torneios, ainda que com uma dimensão reduzida. Lá fora rendemmilhões

FILIPA COUTO

SÉRGIO LEMOS/CM

Page 14: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

EMPRÉSTIMOS

MU

LTIC

RE

DIT

O

Consolidado - Reduza prestações até 60%

Crédito PessoalPagamento dívidasHipotecas e Outros

Tel: 21 797 84 48 - 96 253 99 47Ex: 20.000€ a 96 meses = 299€/mês – total: 29.315,8€. TAN: 9% e TAEG: 11,1% S/ seguro

Empréstimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

Av.ª Júlio Dinis n.º 14, 2.º B, 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)

MESTRE FANAASTRÓLOGO – GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS962 156 819 - 211 561 167

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve todos os problemas mesmo os casos mais desesperados: Amor, Negócios, Casamento, ���������� � ������������ � �� ������������������������ ��������� � ��������������������� ���� ��� �� �� ���� ���� ������ ������ ����!� "��#�� $��� � �������� �������� ��� ��%��� � �������&�� ����'�(� ��)*� ���'���������������������+�������������- �/��(� ���0���������$��0& �1�&������!�'���� ��������������� ���������2������������������3���������������������0�����������������4�������������������� ��5������� ���������4� !��&�������-����������!

Consultório em Lisboa (Junto ao Centro de Saúde da Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

PROF. YAKOUBESPECIALISTA EM AMOR

ASTRÓLOGO – MEDIUM AFRICANO30 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Especialista em todos os trabalhos ocultos, conhecido por grandes personalidades no mundo inteiro. O Prof. YAKOUB é um astrólogo experiente e ajuda a resolver rapida-mente todos os problemas mesmo os mais difíceis e desesperados, tais como:

AMOR – NEGÓCIOS – FAMILIA – DROGA – IMPOTÊNCIA SEXUAL, ETC.Consultas em Lisboa/Alameda - todos os dias das 8h às 21h.

Resultados em 3 dias

T. 969 586 195 - LIGUE JÁ!

M.A Escola de Formação Técnica Especializada

210 195 260 | 918 529 149 | 918 249 897 | 962 261 651 [email protected] www.formacaotma.net

������������

������������� ���

�������������������� ��������CURSO C/ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

��������� ��������������������������������������!��"�� #���$����#��%�$&�'�����(�)����

ÁREAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO726 - Serviços de Saúde – Terapia e Reabilitação 727 - Serviços de Saúde – Ciências Farmacêuticas������������ �����������������������������������������������761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens640 - Ciências Veterinárias

������������� ��������������

210 195 260 | 918 529 149 | 918 249 897 | 962 261 651

[email protected] | www.formacaotma.net

CURSOS COM ESTÁGIO GARANTIDO

UNHAS DE GELOFERTA de Curso de Manicure e Pedicure Oferta de Kit. 4 meses + 80 horas de estágio

Insc. 150€ | Mens. 110€

Procuras trabalho? Os nossos cursos garantem o teu futuro.Seguimos três princípios fundamentais:

Estágio garantidoCursos rápidosPreços reduzidos

� �ASTRÓLOGO MALICKNão há problema sem solução!

TM.: 969 457 435 / 913 595 032Está no nosso país o Mestre Astrólogo “MALICK”, especialista, com mais de 20 anos de experiência no seu trabalho, conhecido por toda a Europa e África. Dotado de poderes como a magia branca e negra, ajuda a resolver problemas quanto mais difíceis ou graves são, com urgência. Como: Amor, Insucessos, Negócios, Maus-Olhados, Inveja, Maus Vícios... Arranja e mantém Emprego, Aproxima e Afasta Pessoas Amadas com rapidez total. Lê a sorte, faz-te saber o passado, presente e futuro com honestidade.

Consulta à distância. Pagamento após o resultado. De Segunda a Sábado das 8:30 às 21 horas

No centro da AMADORA - (Perto da Estação de Combóio)

SR. INVESTIDOR GANHE 15% AO ANO PELO VALOR INVESTIDO

TENDO UM IMÓVEL COMO GARANTIA.

[email protected] | T. 935 342 342

ww

w.des

tak

.pt

CLASSIFICADOS

Page 15: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

LISBOAHOJE12ºMÍNIMA

22º MÁXIMA

AMANHÃ13ºMÍNIMA

29ºMÁXIMA

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

PORTOHOJE9ºMÍNIMA

18ºMÁXIMA

AMANHÃ10ºMÍNIMA

22º MÁXIMA

SUDOKU *

Horizontais: 1.Altar cristão. Conjun-to de habitações populares, geralmentetoscas e desprovidas de condições dehigiene, construídas em morros adja-centes aos grandes centros urbanos(Brasil). 2. Exprime por palavras. Trans-ferir para outrem o domínio de. 3. Cos-tume. Molibdénio (s.q.). Escasso. 4. In-criminara. Sobre (prep.). 5. Suplicar.O conjunto de doze dúzias. 6. Junta.Órgão excretor que tem a função de for-mação da urina. 7. Lugar de muita areia.Pequeno instrumento para assobiar.8.Contr. da prep. de com o art. def. a.Pedreiro de alvenaria. 9. Gostar muitode. Dirigia-se a. Vazia. 10. Larapiar.Tenho conhecimento. 11. Cordão demetal ou de requife que guarnece ou

abotoa a frente do vestuário. Além disso Verticais: 1. Povoação móvel de árabes. Arma bran-ca, de lâmina curta e larga, com dois gumes. 2. Traçado. Lanço secundário de estrada ou caminhode ferro. 3. Pessoa esperta e ladina (fig.). Fruto da ateira. 4. Torna são. Bebida alcoólica, proveni-ente da destilação do melaço. 5. Planta poligalácea de sabor amargo. Contr. da prep. em com oart. def. a. 6.Órgão de reprodução das plantas fanerogâmicas. Ligar. 7.Grito de dor ou de alegria.Complicar-se. 8. Observar. Sarrafo. 9. Eia (interj.). Agoirento. 10. Deuses protetores do lar e dafamília, entre os antigos Romanos. Entrelaçar regularmente os fios de. 11. Essência odorífera.Árvore leguminosa cesalpinácea

SOLUÇÃOHorizontais:1.Ara,Favela.2.Diz,Alienar.3.Uso,Mo,Raro.4.Acusara,Em.5.Rogar,Grosa.6.Une,Rim.7.Areal,Apito.8.Da,Alvanel.9.Amar,Ia,Oca.10.Gatunar,Sei.11.Alamar,OraVerticais:1.Aduar,Adaga.2.Risco,Ramal.3.Azougue,Ata.4.Sana,Rum.5.Amarela,Na.6.Flor,Liar.7.Ai,Agravar.8.Ver,Ripa.9.Ena,Ominoso.10.Lares,Tecer.11.Aroma,Olaia

CRUZADAS

TEMPO

A tia PatinhasNoencerramento das jornadas daJSD, aministra das finanças daRepública Portuguesa afirmou quePortugal temos cofres cheios, con-vidandoos jovens amultiplicarem--se! Com “altíssimos” incentivosà natalidade e odesemprego entreos jovens, o convite é uma afronta.Portugal tem reservas para quantotempo?Anão indicar a durabilida-de das reservas,Maria Luís dá umanocofre e outra na ferradura! A tiaPatinhas das finanças portuguesasencheu obaú comodinheiro sub-traído aos funcionários públicos,reformados e pensionistas. Os por-tugueses que ficaramsemoRSIe viram reduzidos os subsídiosde desemprego contribuíramparao tal cofre. QuemouvirMaria LuísAlbuquerque fica coma ideia queesse dinheiro advémdeuma ilumi-nada gestão das finanças públicas.Quemouvir osmembros dogover-no imaginamquePortugal temgestores de alto nível no aparelhode Estado. Esse dinheiro foi “rouba-do” aos portugueses. Apropagandabarata dogoverno sai cara aos por-tugueses! Aministra das finançasconsidera os portugueses osHuguinhos, Zezinhos e Luisinhosda criação deCarl Banks. É urgentedesmistificarosmestres da ilusão.Maria Luís encanta osmercadoscomumaprédica de submissão eengana os portugueses comcódi-gos de ilusão. Qual a combinaçãopara abrir os cofres?ADEMAR COSTA

Póvoa de Varzim

Copiloto do A320Chamava-seAndreas Lubitz, era ocopiloto doA320, tudo indica quecometeu umcrimehediondoquetirou a vida a 150 pessoas, incluídaa sua. Numa altura emque se con-

fortameapoiamas famílias enluta-das e que bemmerecem, pois per-deralguémnestas circunstânciasnãodeve sernada fácil, outra famí-liamerece tambémserconfortadae apoiada, a família deAndreasLubitz, pois não temculpa doqueaconteceu, tambémestão de luto.E infelizmente vãopassara serconhecidos comoa família doassassino quematou 149 pessoas.Temos de reconhecerque para ospais não vai ser fácil vivercomtamanha dor, não sóperderamo filho, como irão terde vivercomadorde tantas outras famílias.JOÃO BRITO

Lisboa

AusteridadeOHouais dá uma lição sobre auste-ridade: ... autocontrolo, autodomí-nio, circunspeção, comedimento,compostura, equilíbrio, frugalidade,modéstia, ordem, parcimónia, pon-deração, prudência, regra, respeito,rigor, sensatez, sobriedade, singele-za, simplicidade, sobriedade, tem-perança, tino, virtude, ... com “afe-tação” comoantonomia. Regressa-da da Escandinávia, onde se com-pra emcooperativasmuito sóbriase se anda de bicicleta (reis, profes-sores da universidade, executivos)encontrei as habituais queixassobre falta de estacionamento paraos automóveis. Recordoos temposemque vivi no “terceiromundo”,onde se vive comumoudois eurospordia e nãohá água potável.Recordo as “lojas dopovo” soviéti-cas e os “estímulosmorais” à pro-dução. Semoconsumismoestimu-ladopela publicidade e pelo sindi-calismodaminoria instalada noemprego, a economia desaceleravabemcomoa depredaçãodos recur-sos naturais limitados. Todas asgerações anteriores à nossa vive-ramcommuitomais austeridadee a dignidade dos nossos antepas-sados não semedepelos recursosque consumiam.MARIA RIBEIRO

Lisboa

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

FICHATÉCNICATítuloRegistadonoE.R.C. sobon.º123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrículan.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; PrincipaisAcionis-tas: Cofina Media S.A. (100%); ConselhodeAdministração: Alda Delgado, António Simões Silva, Luís Santana, Paulo Fernandes, Pedro Araújo e Sá; NomedaPublicação: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; ChefedeRedação: João Moniz; EditoraExecutiva:Patrícia Naves;Redação: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Diogo Marcelo, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão:Catarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas, LídiaParalta Gomes, Luísa Castel-Branco; Fotografia:Laura Haanpää; ProjetoGráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; PaginaçãoeGrafismo:Sónia Santos (Editora), Rita Alves, Túlio Vasco; DepartamentoCriativo: Joana Pio, Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: IsabelRodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Manuel Aleixo (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; ([email protected]); Ativações e Eventos: Carlota Montenegro, David Fernandes, Mafalda Esteves, Maria Barbosa,Tania Sant’ Ana; Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; DepartamentoComercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Direto-ra Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: Filomena Mestre, Helena Sanhudo, Joana Almeida, João Rodrigues, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 4204 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; Porto: Gabriela Raposo, Tiago Medeiros; Telefone: 22 532 23 09/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto);Periodicidade: Diária; PreçodeCapa: Gratuito; ImpressãoNacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; DepósitoLegal: n.º 170470/01. DelegaçãoPorto: RuaManuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

CARTASDO LEITOR

PARTICIPE! www.destak.ptou [email protected] ODestakéseu! Emwww.destak.pt esperamosasuavisita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogieepartilheas suasopiniõesepoemas.Pode tambémenviarparaoe-mail emcimaouparaRuaLucianaStegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023Lisboa (textosnãopodemultrapassar700caracteres).

LEITOR31.03.2015 TERÇA-FEIRAwww.destak.pt 15

Page 16: JÁPODEVER BALLETEÓPERA NOGRANDEECRÃ ...2015/03/31  · aconquistar financiamento paraaSaúde SÉRGIOLEMOS/CM DESCUBRAOQUEESCONDE‘CAIXANEGRA’, ODISCOQUEMARCAOREGRESSODOSGNR GNR

http://tidal.com/us

KanyeWest, JackWhite,Rihanna,Madonna e osColdplay são alguns dosartistas que ontem altera-ram as suas fotos de per-fil para umquadrado azul,em apoio ao lançamentodo Tidal, o site de strea-ming do amigo Jay-Z, quepromete qualidade de CD.

PARAFECHAR

TAXATURÍSTICAAANA-AeroportosassumeapartirdeamanhãopagamentodaTaxaTurísticacriadapelaCâmaraMunicipaldeLisboa,entre3,6a4,4milhõesdeeuros.Protocolo implicaqueataxadeumeuronãosejacobrada individualmenteacadaturistaquechegueàcapital atravésdeaviãooubarco.

JUSTIÇA

Criminalidadediminuiu 6,7%em 2014Onúmerode crimes registadospelas autoridades policiais em2014baixou 6,7%para 351.311,comos crimes contra o patri-mónio a representaremmais demetade. Segundoo relatório deSegurança Interna, a criminali-dade violenta e grave tambémdiminuiu 5,4% face a 2013.

ESTADOS UNIDOS

Tiroteio à portade instalaçõesde segurançaPelomenos umapessoamorreue outra ficou ferida num tiroteio naentrada daAgência de SegurançaNacional dos EUA, emMaryland.Segundoosmedia locais, o inciden-te ocorreu quandoumcarro tentouforçara entrada no espaço.

24 HORAS

Carris e Metroagendam grevepara 10 de abrilOs trabalhadores daCarris vão efe-tuarumagreve de 24horas a 10 de

abril, nomesmodia emque estámarcada umagreve doMetropoli-tano de Lisboa. Àagência Lusa osecretário-geral do Sindicato dosTrabalhadores dos Transportes,SérgioMonte, justificou a paralisa-ção comoprotesto «contra a sub-concessão»e apelou àmanuten-ção da empresa na esfera pública.

MARILINE ALVES

WEB EMDESTAK

H á tanto ruído à nossa voltaque nos habituamos àsnotíciasmais terríveis,

às imagensmais atrozes comose fossemnada. No primeiromo-mentomesmoquando afastamosos olhos temos presentes oscorpos esventrados, asmeninasraptadas, e tudo o resto que noscai em cima várias vezes ao dia.Depois tudo semistura numaamalgama de crueldade quesabemos que existe, de uma outrarealidade que não vivemos e porisso desaparece no dia seguintequando novas notícias nos dãoconta de novas atrocidades.Estemundo damais avançadatecnologia que nos permite deimediato o acesso a qualquer fac-to que tenha acontecido emqual-quer parte do globo, é ummundonovo para o qualmuito provavel-mente os nossos sentidos nãoestavampreparados. Nomeu tele-móvel recebo as últimas notícias,com vídeos, comdados e estatísti-cas, e de seguida umqualquerassunto sem amínima importân-cia. É uma espiral permanenteaquela emque vivemos. Um calei-doscópio com formas estranhas.E a isto tudo temos que juntar anossa própria vida. Feita a correr.Feita de umdesatino de quemtemque levarmais umdia paraa frente, entre filhos, netos,o dinheiro que não chega.A nível nacional a dita torrentedas notícias tambémnão paranunca. Entre as fugas do segredode justiça de tantos casosmediáti-cos e as novas revelações deoutros tantos assuntos diversos,é impossível estar a par do queacontece. Na voragemdos diastudo termina comobálsamodasnovelas para elas, e do futebolpara eles. Os seres humanos têmumenorme sentido de sobrevi-vência. Não foram estas ou outrasescapadelas e já estávamostodos doidos.

LUÍSA CASTEL-BRANCOEscritora

INSTANTES

O constantefrenesim

ÚLTIMA HORA 31.03.2015TERÇA-FEIRA

www.destak.pt