jovens e dinheiro

2

Click here to load reader

Upload: patricia-soares

Post on 15-Jun-2015

23 views

Category:

Economy & Finance


4 download

DESCRIPTION

Blog: http://orcamentosesolucoes.com.br Planejar o que fazer com a renda, como gastar ou poupar são tarefas que devem fazer parte da vida financeira. Independente da idade, até mesmo para aqueles que não são tão inexperientes, essas atividades precisam ser incorporadas.

TRANSCRIPT

Page 1: Jovens e dinheiro

Jovens e o planejamento financeiro.“Ah, se na minha juventude tivesse tido orientação de como fazer para planejar a minha renda, a vida teria sido diferente”...

Já ouviu alguma coisa desse tipo ou já teve esse pensamento? Ou melhor, hoje você é um jovem ingressando no mercado de trabalho e se sente perdido em relação às finanças?

Planejar o que fazer com a renda, como gastar ou poupar são tarefas que devem fazer parte da vida financeira. Independente da idade, até mesmo para aqueles que não são tão inexperientes, essas atividades precisam ser incorporadas.

Na fase da juventude a ansiedade por consumir é quase natural e grande, por isso é interessante assumir uma postura de controle sobre seu próprio dinheiro.

Uma alternativa nessa fase é aproveitar o período de menos despesas, uma vez que muitos ainda moram com os pais. Uma boa dica é economizar 50% do salário e fazer uma poupança. Já aqueles que têm a renda apertada, separar 5% ou 10% do salário e aumentar conforme o crescimento profissional.

DEFINIR OBJETIVOS A CURTO PRAZO.

Porque guardar dinheiro se posso aproveitar e gastar sem me preocupar com nada, já que eu não tenho grandes despesas? A educação financeira é importante desde a infância e com ela se estabelece um filtro para o consumo e consequentemente para construção de um patrimônio.

Tudo isso exige disciplina que consiste em abrir mão do prazer quase que instantâneo para conquistar algo maior no futuro. Sem dúvida é um grande desafio para os jovens.

Mas o que fazer para transformar essa árdua tarefa em um “oásis”? Que tal para estimular, começar com um planejamento a curto prazo (período de 1 ano). Quem sabe um intercâmbio, um curso ou uma viagem. Agrega valor para vida profissional além de ser divertido e prazeroso.

CONCLUSÃO

Para começar a construir o futuro é preciso atitude e coragem! Comprar por impulso gera desorganização na vida financeira e por tabela desequilibra o emocional. Portanto, um passo de cada vez e disciplina na poupança! Mas caso vacile, não entregue os pontos, é possível recomeçar de onde parou.

FOTO: FreeDigitalPhotos.net