jornnal_segunda_versao

24
+ + GRÃO DE TRIGO JORNAL DA JUVENTUDE MARIANA VICENTINA DE CERNACHE DO BONJARDIM SIM! Dou a minha VIDA aos outros!

Upload: pm-internacional

Post on 10-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

jornnal_segunda_versao

TRANSCRIPT

Page 1: jornnal_segunda_versao

+

+

GRÃO DE

TRIGO

JORNAL DA JUVENTUDE MARIANA

VICENTINA DE CERNACHE DO BONJARDIM

SIM! Dou a minha VIDA aos outros!

Page 2: jornnal_segunda_versao

2

+ Editorial

Caminhamos juntos com Ele e para Ele à pouco mais de um ano associados a este grande movimento, a Juventude Mariana Vicentina. E grande porque é uma presença constante nas vidas de cada um de nós. Grande porque é uma grande família. Grande porque quando firmamos os nosso passos em busca de Deus desta forma tão intensa, recheada do Seu amor, tudo se torna mais fácil, mais gratificante, menos impossível.

Cada vez mais nos orgulhamos de sermos estes pequenos grãos de trigo da grande seara de Cristo que na nossa perspectiva, se encontram bem vivos na nossa paróquia.

E é com esta apresentação da 1.ª Edição do Jornal da Juventude Mariana Vicentina de Cernache do Bonjardim “Grão de Trigo” que vos resumimos o que andámos a fazer neste primeiro ano e, principalmente tentar cativar todos aqueles que andam por aí espalhados, talvez à procura de uma fonte de sentido, a juntarem-se a nós. Hoje em dia, e principalmente nas nossas idades, a amizade tem sido muito importante na descoberta da fé. E nós somos um bom exemplo disso. Exemplo de amizade criada em interiores em que pouco a pouco se descobre a presença de Deus.

Com muita sinceridade, é grande a alegria que temos em termos nas nossas mãos este livrinho, que apesar de pequeno está recheado com o melhor, com momentos que hoje relembramos com saudades. Não com total sentido de missão comprida, mas com o desejo de continuar a missão.

Page 3: jornnal_segunda_versao

3

STAND JMV 3ª mostra do Sto. Condestável

Uma das nossas primeiras actividades de divulgação do nosso grupo, já associado ao movimento da Juventude Mariana Vicentina ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2009 na 3.ª Mostra do Santo Condestável em Cernache do Bonjardim.

Como o evento envolveu a participação de diversos movimentos da terra e, como a este afluíam pessoas vindas de muitas zonas, aproveitámos a ocasião para nos mostrarmos e afirmarmo-nos como jovens saudáveis que procuram um rumo certo. E porque procurar um rumo certo é procurarmo-nos, Deus está sempre presente. Ele é o nosso íntimo!

O nosso stand contou com a exposição de fotografias do grupo, de mensagens cristãs e com a venda de produtos alimentares e artigos artesanais elaborados por elementos do próprio grupo. E claro, um clima de amizade e fraternidade entre todos nós.

E com toda esta energia e força para de novo arrancarmos, sempre em busca de MAIS, iniciámos o nosso ano 2009/2010.

+

Page 4: jornnal_segunda_versao

4

Encontro Regional em Santiago do Cacém

Uma das nossas primeiras actividades de divulgação do nosso grupo, já associado ao movimento da Juventude Mariana Vicentina ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2009 na 3.ª Mostra do Santo Condestável em Cernache do Bonjardim.

Como o evento envolveu a participação de diversos movimentos da terra e, como a este afluíam pessoas vindas de muitas zonas, aproveitámos a ocasião para nos mostrarmos e afirmarmo-nos como jovens saudáveis que procuram um rumo certo. E porque procurar um rumo certo é procurarmo-nos, Deus está sempre presente. Ele é o nosso íntimo!

O nosso stand contou com a exposição de fotografias do grupo, de mensagens cristãs e com a venda de produtos alimentares e artigos artesanais elaborados por elementos do próprio grupo. E claro, um clima de amizade e fraternidade entre todos nós.

E com toda esta energia e força para de novo arrancarmos, sempre em busca de MAIS, iniciámos o nosso ano 2009/2010.

+

Durante o nosso ano, a venda de rifas foi um dos meios utilizados para aguentar algumas despesas necessárias ao grupo.

No Natal de 2009, foi sorteado um cabaz que foi parar direitinho a casa de alguém que,

não a pensar em nós, mas nos outros, nos ajudou com a sua possível contribuição. Aqui fica o nosso agradecimento a todos aqueles que contribuíram, desta forma, para

ajudar o nosso grupo e, acima de tudo, para ajudar aqueles que ajudamos, porque "O QUE SERÁ DO MEU IRMÃO, SEJA ELE QUEM FOR, SE EU NÃO O AJUDAR?"

Venda de Rifas +

Page 5: jornnal_segunda_versao

5

+

SÁBADOS DE CARIDADE Pobreza espiritual e material

Uma das características mais vincadas da Juventude Mariana Vicentina é a de carácter Vicentino. Isto é, inspiramo-nos no carisma vicentino, fazendo da Evangelização e do serviço ao pobre (pobreza espiritual e material) a opção da nossa presença na Igreja. Assim, são habituais as nossas visitas aos idosos do Centro de Dia de Cernache de forma a proporcionar-lhes momentos diferentes e de partilha. Mas não ficamos por aqui! Vamos ao encontro de famílias aos seus próprios lares, não só para levar bens necessários como também levar uma palavra de acolhimento.

Acima de tudo estamos sempre de

ouvidos abertos, para escutar os idosos e para fazê-los esquecer um pouco os seus problemas, porque, no fundo, nós sabemos que eles se sentirão mais soltos e livres.

Page 6: jornnal_segunda_versao

6

+ Natal no Centro de Dia

Em vésperas de Natal, os dias do grupo foram realmente bastante atarefados. Para além de distribuirmos cartões de Boas Festas nas casas dos nossos paroquianos com o nosso único meio de mobilidade (as nossas pernas e a nossa força de vontade), também preparámos, num ambiente alegre e agitado, um momento natalício para os idosos da nossa paróquia. Com as tarefas bem divididas, todos nós passámos algum tempo a fazer pequenas lembranças de Natal para os nossos muito queridos “avós”, que foram entregues, posteriormente, num clima de festa. E, no final de contas, até a nós aquele pequeno símbolo de luz nos tocou.

Page 7: jornnal_segunda_versao

7

+ UM SINAL DE ESPERANÇA

E Uma das missões que aceitámos de coração aberto durante este ano, e que deu um pouco mais de cor à nossa caminhada foi a criação e formação de um grupo de jovens na Sobreira Formosa. O desafio foi proposto pelo Pe. Luís Alves, pároco actual da paróquia da Sobreira. Durante este tempo tivemos a possibilidade de conhecer a boa e acolhedora gente desta terra, que nos acolheu com todo o carinho.

“Que o Reino de Deus

cresça e a semente seja lançada em terrenos

que a desejem acolher...”

 

Page 8: jornnal_segunda_versao

8

(PRO) VOCAÇÃO Orações mensais

+

Vigília de Maio: Maria

O seu grupo de jovens da paróquia não deixou de marcar presença no mês em que relembrámos e revivemos a Aparição de Nossa Senhora.

No dia 30 de Maio, preocupámo-nos em silenciar os barulhos e preocupações do nosso coração e do nosso espírito com a ajuda de Maria, para que, como Ela, soubéssemos escutar o que o Seu Filho Jesus tinha para nos dizer!... A sua grandeza não está apenas no facto de ter sido a mãe de Jesus. Está sobretudo no facto de ela ter sempre confiado em Deus.

Agradecemos a todos os que tiveram presentes, pois ajudaram-nos a saudar fortemente Maria, nossa Mãe e Irmã.

Um dos desafios que nos foi proposto pelas Irmãs da Apresentação de Maria durante este ano, todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, foi participarmos e vivificarmos as orações da (Pro)Vocação. Sim! Nós aceitámos naquele lugar e naqueles momentos rezar, reflectir, adorar. Mas tudo isto sem medo! Sim! Aceitámos fazer caminho interior! E que sítio melhor para parar um pouco na rotina da vida e sentirmo-nos mais perto? E que exemplos melhores senão as personagens bíblicas?

Page 9: jornnal_segunda_versao

9

+

Este ano, o encontro Sub16 da Região Sul da JMV, já bastante conhecido por todos, realizou-se no nosso Centro Local, em Cernache do Bonjardim, de 12 a 15 de Fevereiro. “Os (de)graus do Amor” foi o tema que nos acompanhou neste dias em que reflectimos acerca da palavra Amor na sociedade dos nossos dias, a qual está demasiado vulgarizada.

É habitual empregar-se a conjugação do verbo Amar em qualquer que seja a situação, sem que, por vezes, o que se diz seja sentido.

Fomos invadidos pela imensidão desta palavra em todos os seus contextos, mas sobretudo nos contextos de Amor de Deus e no Amor ao outro. Entendemos que na nossa vida o nosso ideal é amar.

Para além de todos os momentos fortes de reflexão, o nosso programa foi recheado com uma noite de Karaoke, um peddy-paper e a

Achamos que acima de tudo, contribuímos para que a JMV continue a ser “o movimento que AMA a Deus e ao Próximo em todos os momentos e com toda a força possível!”

Escola de animadores

Como tem sido prática habitual, a Juventude Mariana Vicentina tem promovido anualmente, no mês de Janeiro, um Encontro de Formação. Na tentativa de responder a vários pedidos que foram surgindo dos animadores e de forma a tentar enfrentar as dificuldades no exercício da função, este ano, o nosso Vogal de Formação Nacional pretendeu reactivar a nossa “Escola de Animadores”. Sendo este o nosso primeiro ano do grupo associado à JMV, no fim-de-semana de 30 e 31 de Janeiro de 2010 três elementos do nosso centro local partiram para Fátima com o intuito de despertarem, desde já, para um campo da JMV essencial na construção e crescimento de grupos. Para além disto, também tiveram a oportunidade de experimentar algumas técnicas úteis na animação do nosso grupo.

SUB 16 em Cernache do Bonjardim Amar, Amar

E a própria vida dar. E assim viver e não voltar atrás.

Page 10: jornnal_segunda_versao

10

+

Fomos convidados a uma reflexão interior com Maria,

durante uma noite, e ACEITÁMOS!

No fim-de-semana de 1 e 2 de Maio, teve inicio no Santuário

de Fátima a tradicional peregrinação nacional de Jovens.

Tratou-se de uma vigília que decorreu de uma forma

ininterrupta durante toda a noite, a partir de sábado, até às 6

horas de domingo, quando se celebrou a eucaristia na

basílica.

O programa foi recheado, começando com a actuação da

Banda Jota, seguido pela noite dentro com a oração do

Terço, Procissão de Velas e uma vigília que incluiu espaços

de oração, workshops, cine-fórum e um tempo de diálogo e

reconciliação.

Em milhares de jovens presentes, a JMV de Cernache do

Bonjardim sentiu-se orgulhosa por ter sido um dos poucos

grupos a representar a nossa querida diocese de Portalegre

e Castelo Branco.

Apesar da alegria e boa disposição, nesta noite, o sono foi

mais forte e deixámo-nos adormecer no aconchego de

Maria, nossa Mãe.

Pela experiência única, aqui fica o Obrigado da JMV

Cernache à DNPJ e às Irmãs da Apresentação de Maria.

FÁTIMA JOVEM ’10 – Uma directa com Maria Na tua casa eu canto a ti Maria,

Toma nas tuas mãos toda a minha vida, Acompanha o meu caminho para Deus,

Pela estrada que seguiste tu Maria.

Page 11: jornnal_segunda_versao

11

+

Não podíamos ficar indiferentes ao acontecimento que decorreu de 28 a 31 de Março na Quinta da Boa Vista em Setúbal: um acampamento em Deus organizado pelas Irmãs da Apresentação de Maria, na abertura do qual também nós estivemos presentes.

Este encontro levou algumas jovens de diferentes pontos do país, incluindo Cernache do Bonjardim, que foi representado por um grupo de 12 raparigas mais IVA, a conhecerem o seu EU, a rezarem sem terem de se esconder e a encontrarem as respostas certas para as suas dúvidas sobre o mistério da Fé.

Um encontro em que todos os momentos estiveram direccionados para o crescimento pessoal e espiritual. Um acampamento em que o silêncio nos levou longe…

IN GOD – ACAMPAMENTO EM SETÚBAL Na tua casa eu canto a ti Maria,

Toma nas tuas mãos toda a minha vida, Acompanha o meu caminho para Deus,

Pela estrada que seguiste tu Maria.

Ao completar-se 1 ano da nossa existência enquanto um grupo oficial, isto é, ao fim de termos dado a conhecer à comunidade o nosso compromisso como membros da JMV, decidimos realizar uma festa de aniversário, para comemorar o início de um longo caminho, um caminho de entrega ao próximo. Para a realização desta festa, contámos com a ajuda e presença de todos os membros do grupo, respectivos pais e também com a presença daquelas pessoas que tiveram um papel muito importante para o nosso crescimento enquanto grupo. Esta festa, foi feita numa forma de agradecimento a todos aqueles que permitiram que a nossa caminhada fosse segura e certa. Por isso, mais uma vez, um grande OBRIGADO a todos aqueles que nos ajudaram. E esperemos que o nosso segundo ano seja tão próspero, ou mais, como o primeiro.

Aniversário JMV Cernache do Bonjardim

Page 12: jornnal_segunda_versao

12

Por um “tudo” que se perde, existe um “tudo” que se encontra, infinitamente mais precioso.

Provavelmente, dentro do pouco que conhecem do nosso grupo, Elodie ainda vos é um nome estranho. Mas para nós, foi e é uma luz que nos faz despontar a alegria.

Mas, porquê “Despedida da Elodie”?

Porque ela foi capaz de dizer o seu “SIM”, e hoje inicia uma caminhada ainda mais forte do que até agora. Ela está a iniciar o seu Ano Canónico na comunidade das Irmãs da Apresentação de Maria…isto porque foi extremamente paciente em procurar Deus em tudo e em todos os rostos. E nós estamos contentes por ver os seus passos tornarem-se mais firmes!

Foi há cerca de três meses que se despediu de nós com um grande sorriso! Sorriso de quem está pronta para abraçar este seu percurso com coragem... Sorriso de quem ama, de quem no meio de muitos foi a escolhida para espalhar o amor de Deus!

No coração de "Nós... os de Cernache" ela está presente. "Porque um amigo é um bem, um tesouro que se tem!”

+ DESPEDIDA DA ELODIE

+ TARDE DE REFLEXÃO

Esperámos muito por este dia, ansiosos por reflectir e corrigir os nossos defeitos e atitudes menos boas. E esse dia chegou. Encontrámo-nos no Centro Social de Cernache com a Irmã Patrícia, preparados para esta nova experiência. Descontraímos um pouco com uns cânticos, e depois sim… passámos à acção. Com muita simplicidade partilhámos o que estávamos a sentir naquele momento. O momento que antecedia a busca do nosso interior. E, assim, o “EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS” foi o nosso guia e apoio naquela tarde de emboscada ao nosso coração. Mas que emboscada? Que coisas concretas nós procurámos? Procurámos destruir as barreiras que nos separam de Deus, que nos impedem sentir e confiar. E nada melhor do que tomarmos consciência de quem somos verdadeiramente, assumindo os nossos pontos fortes e fracos. E no fim, o sentimento era diferente. Naquela sala havia corações moles, calmos, serenos. Sentíamo-nos plenos, cheios de confiança. Dentro do nosso grupo ninguém nem nada pode destruir aquilo que o amor e a amizade construíram.

Page 13: jornnal_segunda_versao

z

+

+

PEREGRINAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE MARIA No dia 23 de Maio de 2010 a Família Rivier juntou-se em Fátima para a

Peregrinação da Família da Apresentação de Maria cujo subtítulo foi: ” Quem caminha avança… e quem ama cresce!”.

Os últimos preparativos decorreram na véspera do dia 23 e, no fim do dia, uma boa noite de descanso e tranquilidade era o que mais carecíamos. E assim foi.

Acordámos bem cedinho naquele dia que, tanto era importante para as Irmãs como para nós que as acompanhamos no seu trabalho. E de seguida, foi com o coração bem atento, e não com os ouvidos, que escutámos a palavra do Senhor.

Um piquenique em família. Naquele doce e desejado almoço sentia-se o cheiro do amor, da fraternidade e da solidariedade, e, também, com uma pequena mistura de ansiedade, esperávamos ansiosos pela Sessão Cultural.

E no fim deste dia em que cada coisa era esperada com uma grande alegria e intensidade, a mensagem foi “Abramos caminhos de Vida”… Ousemos arriscar, aceitar avançar!

Page 14: jornnal_segunda_versao

14

ENCERRAMENTO DA CATEQUESE em Fátima

+

Chegámos ao final de mais um ano lectivo de catequese, e para acabarmos em grande

fomos até Fátima, ao Altar do Mundo. Milhares de crianças, acompanhadas pelos seus respectivos catequistas e famílias

presenciaram e ste momento em Fátima no dia 10 de Junho de 2010. Com muita atenção e vontade participámos na Eucaristia realizada pelas 11horas.

Mesmo no final da Missa, para grande alegria das crianças, foi distribuída uma pequena lembrança. Foram oferecidos pelo Santuário de Fátima um rosário e um livro de leitura enriquecido com propostas para actividades. Intitulado “Jacinta, um coração de ouro”.

Apesar do tempo frio e chuvoso e de uma manhã igualmente cinzenta, foi um dia maravilhoso, passado na companhia dos amigos, familiares, catequistas… ao som de cânticos religiosos espectaculares de coros infantis do Santuário.

Page 15: jornnal_segunda_versao

15

+ QUINTA DA CONRARIA

No dia 22 de Junho de 2010, os idosos do Centro Social de Assistência Beato Nuno de Santa Maria fizeram uma excursão até à Quinta da Conraria em Coimbra. Às 8h00 da manhã, já cheios de alegria e animação este grupo de idosos entrou no autocarro, e a alegria persistiu. Alegria e boa disposição eram coisas que não faltavam naquele transporte. Rezámos a Maria para que nos desse uma óptima viagem, e assim foi. Cantámos, rimos e, só não dançámos porque não podíamos fazê-lo no autocarro.

Os nossos “avós” adoraram o passeio a esta quinta em que, não se pode olhar para o que se encontra plantado ou para os animais de uma simples forma. Tudo isto é o trabalho de pessoas que sofrem de perturbações mentais. Nestes pequenos elementos devemos olhar mais fundo e ver o empenho e o amor depositado nos seus trabalhos.

Já todos muito exaustos fomos almoçar, mantendo sempre aquele espírito de união e paz.

E nada melhor para fazer a digestão do que ir passear até ao Centro Hípico, momento de grande felicidade para os idosos, pois os cavalos receberam-nos com muita hospitalidade.

Já bastante cansados regressámos ao autocarro para daí regressarmos à nossa vila de Cernache do Bonjardim.

E, apesar dos elementos habituais do dia-a-dia dos nossos idosos, não nos podemos esquecer que nunca é tarde para aprender.

Page 16: jornnal_segunda_versao

16

CONVÍVIO NA ISNA

No dia 11 de Abril encontrámo-nos no Centro Social de Cernache por volta das 9h. Com o almoço já pronto, saímos direitinhos rumo à Isna de S. Carlos. Durante essa manhã, aproveitámos para afinar as vozes para a Eucaristia que se seguiu na parte da tarde na Sobreira Formosa, sempre muito preocupados em dar o nosso melhor. Aproveitámos também para desanuviar do clima de trabalho que nos dias anteriores se tinha apoderado de nós, fazendo algumas brincadeiras em ambiente de partilha e amizade. Contudo nem todos puderam estar presentes, mas no nosso coração de JMV estavam bem lembrados.

Page 17: jornnal_segunda_versao

17

+ D. Antonino Dias de Visita Pastoral na Paróquia de Cernache do Bonjardim

Foi na primeira semana de Fevereiro deste ano que o bispo da nossa diocese,

Portalegre – Castelo Branco, passou em Visita pastoral na nossa Paróquia.

E todos se mostraram empenhados nesta visita e alegres com a presença tão próxima de D. Antonino que visitou todas as capelanias que compõem a paróquia. Durante esta semana, talvez demasiado agitada para o nosso bispo, ele deixou uma palavra a todos os movimentos da paróquia, e a algumas instituições.

E foi no dia 6 de Fevereiro de 2010, que D. Antonino Dias decidiu encontrar-se com os jovens. Foi de uma forma directa que levou os jovens a reflectir sobre o sentido da vida. Houve também tempo para o diálogo e para as habituais questões que crianças e jovens querem ver respondidas sobre a Igreja e os valores que a mesma apresenta na sociedade actual.

Aos crismandos o nosso bispo desafiou-os a comprometerem-se a esta Igreja à qual pertencem, e à qual pedem a confirmação da sua fé “pois a Igreja conta convosco, com o vosso dinamismo, irreverência e alegria”, refere o Sr. Bispo.

E assim, com a Comunidade de Cernache do Bonjardim mais rica, D. Antonino Dias despediu-se prometendo o seu regresso.

Page 18: jornnal_segunda_versao

18

Visita à D. Célia - Cantanhede Juntos dos mais pobres, abandonados e sós da

nossa paroquia

No passado dia 14 de Agosto de 2010, nós, a Juventude Mariana Vicentina de Cernache do Bonjardim decidimos que fazer uns tantos quilómetros a mais para dar a uma pessoa muito querida por nós, e a qual já visitámos várias vezes no seu próprio lar, um sinal de esperança e a certeza de que não está sozinha.

E assim, na tarde desse dia caloroso, um pequeno grupo partiu para Cantanhede, a cerca de 1h30min de Cernache para visitar a D. Célia que se encontra na Unidade de Cuidados Paliativos.

Acreditem… foi ao mesmo tempo uma tristeza e uma alegria encontrá-la naquele espaço… Encontrava-se limitada devido aos efeitos da doença que

continua a lutar diariamente, mas com um grande sorriso, espírito de vencedora e acompanhada por uma grande equipa que, não só se preocupa com a higiene e alimentação, como também por fazê-la sentir-se grata pelo ambiente de amizade e bondade ali vivido.

Page 19: jornnal_segunda_versao

19

Testemunhos JMV

+

Sílvia Patrício Soares

Pertencer à Juventude Mariana Vicentina é muito importante para mim, visto que já há vários anos ambicionava pertencer a um grupo de jovens.

No entanto a JMV não é um simples grupo de jovens de uma paróquia. A JMV é um movimento organizado com um carisma próprio.

Na JMV não nos limitamos a reunir com alguma regularidade para debater alguns temas, sim, esses momentos de reflexão são bons e muito importantes para mim.

As nossas orações marianas são igualmente importantes para mim, porque é muitas vezes nessas orações que reflicto as minhas atitudes e os meus medos e é aí que vou buscar forças para ultrapassar os momentos menos bons da minha vida, porque é Maria que me dá essa força de que tanto necessito.

Outro aspecto da JMV de que gosto muito e me tem trazido muitos ensinamentos é o carisma Vicentino que me ajuda a ver os mais necessitados de outra forma. Com o grupo tenho participado em visitas aos idosos do centro de dia. E fazemos algumas visitas ao domicilio a alguns idosos da região.

Nessas visitas temos verificado que muitos idosos tem mais carências afectivas do que económicas e nesses casos precisão de alguém que lhes faça um pouco de companhia e principalmente que os escute. Gosto imenso de fazer estas visitas porque é uma maneira de me sentir útil e de me dar um pouco aos outros. Ver a expressão de alegria com que ficam as pessoas durante essas visitas dá uma sensação de preenchimento incrível, que me dá força e me ajuda a ver o mundo de outra maneira.

Todos estes momentos vividos com a JMV têm sido especiais.

Uma das coisas que gostaríamos de incluir no nosso jornal era um espaço em que cada um dos elementos do grupo testemunhasse a sua experiência enquanto JMV. Em que deixasse o sabor que tem dar o seu tempo aos outros, o sabor de, no meio da rotina do dia-a-dia, encontrar um espaço e um grupo que lhe permitem fazer silêncio e acolhê-lo como é, um espaço de comunhão com Deus.

Page 20: jornnal_segunda_versao

20

Anedotas

1- Numa conferência de imprensa após um terramoto, o Primeiro Ministro diz:

-Vou-me reunir pessoalmente com as vítimas desta tragédia!

E diz um dos jornalistas:

-Mas, senhor Primeiro Ministro…Não acha que esta gente já sofreu o suficiente??

2- Uma Sr.ª entra numa livraria e diz:

-Queria o livro “A mulher que pensa”.

-Desculpe, mas não temos livros de ficção científica.

3- O elevador pára no “estacionamento”, abre-se a porta e diz a pessoa que o tinha chamado para a pessoa que estava dentro:

-Sobe?

-Não, este elevador anda de lado!

4- Então, Sr. Manuel, onde é que vai pôr o porco?

-Debaixo da cama.

-Então e o cheiro?

-Ora, ele habitua-se…

Espaço de Lazer “Toda a melhoria intelectual surge do lazer."

Page 21: jornnal_segunda_versao

21

Adivinhas

1-Porque é que os alentejanos tomam café na casa de banho?

Para tomarem o café com cheirinho.

2-Sabem porque é que os homens são os principais culpados de todos os acidentes de carro?

Porque dão as chaves do carro às mulheres!

3-O que diz o poste ao cachorro?

Não adianta regar que eu não cresço mais!

Page 22: jornnal_segunda_versao

22

Page 23: jornnal_segunda_versao

23

Page 24: jornnal_segunda_versao

24

Hino JMV

Somos jovens!

Somos jovens, somos grito, somos gente. Vida e sonho,Vida e sonho numa Igreja peregrina

Olhos postos, olhos postos, Olhos postos em Maria e em Vicente

Juventude Mariana Vicentina.

No nosso dia a dia queremos ser esp’rança É Cristo quem nos guia, Deus é a nossa herança.

No nosso dia a dia vamos cantar a vida Com Vicente e Maria em amor repartida.

Maria disse “sim”, e Deus fez-se “presente” Em nossa mão aberta Deus põe nova semente.

Maria disse “sim” e o mundo fez-se “luz” Em nosso gesto aberto proclamamos Jesus.

Vicente amou os homens com coração de Deus

À terra fria e herma vamos abrir os céus! Vicente amou a Deus no pobre seu irmão Ser jovem vicentino é dar Palavra e Pão.

+ Aceda ao Blog da Juventude Mariana Vicentina de Cernache do Bonjardim:

http://jmvcernachedobonjardim.blogspot.com

Contacte-nos através de:

[email protected]