jornal575

12
Gastronomia desta semana destaca locais na região que ofere- cem tudo que a estação tem de melhor: saladas, sorvetes, cerve- jas e petiscos praianos como camarão e frutos do mar. Osasco Audax inicia caminhada no Paulistão em duelo contra o Palmeiras no sábado www.visaooeste.com.br 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2014 ANO 10 - Nº 575 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Divulgação Prefeito de Osasco busca investimentos na cidade em visita a ministros em Brasília PÁGINA 12 PÁGINA 3 Cercado de polêmica entre EUA e Coreia do Norte, A Entrevista estreia no país Espécie de “Poupatempo” municipal, o Ganha Tempo de Barueri, experiência pioneira na região e uma das únicas do país, faz 10 anos prestes a ganhar ampliação. Prefeitos pressionam Alckmin diante de crise da água Opções gastronômicas que trazem os sabores da praia à mesa Ganha Tempo faz aniversário com 11 milhões de atendimentos PÁGINA 4 PÁGINA 7 Chefes do Executivo da Grande São Paulo se reuniram com secretário estadual; Sabesp admite possibilidade de racionamento com 5 dias sem água Reunião de emergência na Capital realizada esta semana teve a participação de 30 pre- feitos. Plano de contingência e ações de conscientização esti- veram em pauta. Prefeito de Osasco criticou ação do governo Alckmin diante da crise. Confira na página 8 as vagas de empregos no Sábado - Chuva 25 o C máx - 19 o C mín Domingo - Chuva 27 o C máx - 19 o C mín Tempo // PÁGINA 5 Divulgação Reprodução Protesto das centrais sindicais em São Paulo contra medidas do governo como restrições ao seguro desemprego e aumentos dos juros e de impostos reuniu sindicatos da região. Centrais sindicais protestam em SP PÁGINA 9 Janeiro Nova Crescente Cheia Minguante 27 05 13 20 Divulgação PÁGINA 11

Upload: visao-oeste

Post on 07-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Edição 575 do Jornal Visão Oeste

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal575

Gastronomia desta semana destaca locais na região que ofere-cem tudo que a estação tem de melhor: saladas, sorvetes, cerve-jas e petiscos praianos como camarão e frutos do mar.

Osasco Audax inicia caminhada no Paulistão em duelo contra o Palmeiras no sábado

w w w . v i s a o o e s t e . c o m . b r

30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2014

ANO 10 - Nº 575

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Divulgação

Prefeito de Osasco busca investimentos na cidade em visita a ministros em Brasília PÁGINA 12 PÁGINA 3

Cercado de polêmica entre EUA e Coreia do Norte, A Entrevista estreia no país

Espécie de “Poupatempo” municipal, o Ganha Tempo de Barueri, experiência pioneira na região e uma das únicas do país, faz 10 anos prestes a ganhar ampliação.

Prefeitos pressionam Alckmin diante de crise da água

Opções gastronômicas que trazem os sabores da praia à mesa

Ganha Tempo faz aniversário com 11 milhões de atendimentos

PÁGINA 4 PÁGINA 7

Chefes do Executivo da Grande São Paulo se reuniram com secretário estadual; Sabesp admite possibilidade de racionamento com 5 dias sem água

Reunião de emergência na Capital realizada esta semana teve a participação de 30 pre-feitos. Plano de contingência e ações de conscientização esti-veram em pauta. Prefeito de Osasco criticou ação do governo Alckmin diante da crise.

Confira na página 8 as vagas de empregos no

Sábado - Chuva25oC máx - 19oC mín

Domingo - Chuva27oC máx - 19oC mín

Tempo //

PÁGINA 5

Divulgação

Reprodução

Protesto das centrais sindicais em São Paulo contra medidas do governo como restrições ao seguro desemprego e aumentos dos juros e de impostos reuniu sindicatos da região.

Centrais sindicais protestam em SP

PÁGINA 9

Janeiro

Nova CrescenteCheia Minguante

2705 13 20

Div

ulga

ção

w w w . v i s a o o e s t e . c o m . b r

Osasco Audax inicia Osasco Audax inicia caminhada no Paulistão em caminhada no Paulistão em duelo contra o Palmeiras duelo contra o Palmeiras no sábado no sábado

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Prefeitos pressionam Alckmin PÁGINA 11

Page 2: Jornal575

OPINIÃO 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 20152

“É preciso acelerar as obras do São Lourenço, reduzir a demanda por abastecimento, por meio do racionamento, diminuir as perdas nas redes da Sabesp e fazer campanhas educativas para reduzir o desperdício”.

José Galizia Tundisi, especialista em gerenciamento de recursos hídricos e recuperação de

reservatórios do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos (SP).

“Sem nenhuma explicação, nomeia-se um ministro da Fazenda que agradaria ao mercado e à oposição. O simpatizante do PT não entende o porquê. Se tudo ia bem, era necessário alguém para implementar ajustes e medidas tão duras e negadas na campanha? Nenhuma explicação”.

Marta Suplicy – Senadora pelo PT-SP

“Hoje, a produção de provas é falha porque o órgão pericial pertence à Polícia. É como se um colega produzisse provas contra outro, o que implica em conflitos de interesse”.

Vivian Calderoni - advogada da ONG Conectas Direitos Humanos e uma das responsáveis pelo estudo sobre tortura no Brasil, que conclui que funcionários do Estado têm mais chances de serem absolvidos

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

Diretor Executivo: Valter Santos | Diretor de redação: Renato Rovai - Mtb 23.140 | Editor: Jeferson Martinho ([email protected]) | Projeto Gráfico: Rodrigo Domingues | Diagramação: Rodrigo Domingues ([email protected]) | Chefe de Reportagem: Fernando Augusto ([email protected]) | Repórteres: Leandro Conceição ([email protected]) | William Galvão ([email protected]) | Depto. Jurídico: Edu Éder de Carvalho | Redação: [email protected] | Comercial: [email protected] | Contato Publicitário: [email protected] | Impressão: Folha Gráfica | Tiragem: 35.000 exemplares

Osasco - Carapicuíba - Santana de Parnaíba - Cotia - Itapevi - Taboão da Serra - Barueri - Pirapora do Bom Jesus - Vargem Grande

Embu das Artes - Itapecerica da Serra - Jandira

Visão Oeste é uma publicação semanal da Editora Visão Oeste.

Av. Yara, 223 - Vila Yara - Osasco - SP Cep 06028-100

Redação/publicidadeTel.: 3683-3592 - Fax.: 3681-3150

Filiado a ABRARJ / ADJORI-SPRegistro n° 3247 - 1° Oficial de Registro Civil das

Pessoas Jurídicas de Osasco

CHARGEFRASES

EDITORIAL ARTIGOS

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

Valdir Roque vereador em Osasco pelo PT

A calamidade da crise da água em São Paulo

Crise hídrica e irresponsabilidade

Em meio a discursos vagos e declarações que mais com-plicam do que explicam por parte do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a Sabesp deixou escapar uma infor-mação que mostra que, como os especialistas alertavam, a crise da água é de extrema gravidade: é estudada a pos-sibilidade de se adotar um racionamento 5x2, sendo cinco dias sem água e apenas dois com água, por semana.

Curioso que, há três, qua-tro meses, às vésperas da eleição, Alckmin dizia que a

situação estava “sob contro-le”. Só nas gestões do PSDB é que o risco de um raciona-mento de 5 dias sem água e 2 com é uma situação sob con-trole, como Alckmin dizia.

Agora, as faltas de água frequentes atrapalham a vida da população e trazem preju-ízos enormes à indústria, ao comércio e aos prestadores de serviços, possivelmente gerando desemprego.

E é cada vez mais evidente que corremos seríssimo risco de não termos mais nada de água nas torneiras. Enquanto

isso, a Sabesp tem uma taxa de desperdício de água de cerca de 30%, em vazamen-tos que demoram a ser con-sertados, falta de manutenção e monitoramento ineficiente por parte da companhia do governo do estado.

Gostaria de, mais uma vez, fazer um apelo sobre este assunto muito sério: vamos economizar água, fazer nossa parte, já que o governo Alck-min não fez a dele. E além de não ter feito, pensando nas eleições, minimizou os riscos e não tomou medidas emer-

genciais para evitar o aumen-to do problema.

Vamos tomar banhos rápi-dos, não deixar torneira liga-da à toa, reaproveitar o máxi-mo possível de água, deixar de lavar o carro etc.

Vamos preservar. Afinal, água é vida, e o governa-dor Geraldo Alckmin não parece preocupado com as nossas. Ou então, teria agi-do com responsabilidade e não escondido a gravidade da crise da água da popula-ção, pensando apenas em seu benefício eleitoral.

O governador Geraldo Alckmin e a Sabesp têm em mãos, desde 2003, estudos mostrando a agonia do siste-ma de abastecimento de água no estado. Não um estu-do apenas, mas vários, sucessivos. Do início de 2014 em diante, por conta do agravamento extremo da estiagem e a disputa eleitoral, a condição das represas virou notícia. Num primeiro momento, falava-se apenas no sistema Cantareira, o mais afetado. Mas era eleição e o governa-dor-candidato, pessoalmente, garantiu que não faltaria água, nem haveria racionamento.

De certa forma, ele continua garantindo que não há racionamento, usando, para isso, jogos de palavras. Mas agora tanto faz admitir ou não. Já há estimativas de que o volume de todos os reservatórios somados não passa de 15% da capacidade.

É claro, cobrar planejamento, transparência e envol-vimento da Justiça na apuração de responsabilidades é obrigatório. Mas a gravidade é tal que, por si só, isso não é o bastante. Pode, eventualmente, trazer justiça. Mas não fará chover.

O que importa agora é que se transformou num pro-blemão de todos nós. Não se trata de se vai ou não faltar. Trata-se de até quando faltará água. Com Sabesp, com governador, ou sem eles, cada um de nós precisará dar sua parcela de contribuição para minimizar o caos. As periferias já estão sofrendo com a redução de pressão. O racionamento, oficializado, vai talvez democratizar (um pouco) a escassez.

O que não pode é gente irresponsável, baseada em achismos, sair divulgando teorias da conspiração absur-das na Internet. Isso mesmo. Como um vídeo com quase um 1 milhão de visualizações (até o fechamento desta edição), que diz que a falta de água é um engodo para favorecer indústrias de refrigerantes (sic!). Um desestí-mulo à economia de água e, por isso mesmo, um enorme desserviço à comunidade, para dizer o mínimo.

Não pode gente irresponsável sair divulgando teorias absurdas

Carlos Castilhoé jornalista e professor. Publicado originalmente no site Observatório da Imprensa. Leia a íntegra no site do Visão Oeste

Os leitores não são idiotasVocês já notaram que

quando alguém é atingido por uma bala perdida, a polí-cia invariavelmente atribui o fato a um tiroteio entre fac-ções rivais do narcotráfico? A explicação até pode ser ver-dadeira em casos pontuais, mas a frequência com que é usada gera algumas suspeitas de que passou a ser um clichê para explicar o que dá traba-lho justificar, ou esconder a participação de PMs no inci-dente.

O exemplo é apenas um

dos que aparecem com regu-laridade suspeita nos nossos noticiários envolvendo epi-sódios de violência urba-na, que hoje são a base dos telejornais e páginas web de empresas jornalísticas. O crime só não bate o escânda-lo da Operação Lava Jato, o pessimismo econômico e as fofocas anti-Dilma no noti-ciário dos jornais impressos, que se especializaram no jogo do poder, deixando para as televisões o sensacionalismo.

O recurso regular a expli-

cações batidas e quase auto-matizadas põe em evidência o fato de que a questão central não é buscar uma solução para o problema, mas sim-plesmente dar uma satisfação ao leitor, ouvinte, telespecta-dor ou internauta. O público passou a ser um conjunto de idiotas a serem anestesiados por explicações triviais, para não dizer simplesmente enganosas.

Explicar uma bala perdi-da na cabeça de um menino de dez anos dá trabalho para

a polícia porque vai exigir investigar um entre 13 casos do mesmo tipo registrados em menos de quatro dias no Rio de Janeiro, por exemplo. É claro que a polícia não tem condições de checar os deta-lhes de cada um desses epi-sódios, mas recorrer a uma explicação simplista repro-duzida incondicionalmente pela imprensa é sacramentar um procedimento burocráti-co que não mexe uma vírgula no problema da insegurança urbana.

Page 3: Jornal575

“Burrisse”Em entrevista coletiva esta sema-

na o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, desmentiu as especulações de que estaria disposto a deixar o PT. “Sou muito fiel ao PT, não faria isso de jeito nenhum”, garantiu Lapas. “Seria uma burrisse também sair do partido da presidente da República, [onde sou] amigo de grande parte dos ministros, das grandes lideran-ças, [depois de] ter eleito dois depu-tados, um federal [Valmir Prascidelli] e um estadual [Marcos Martins] do partido... não tem muita lógica essa migração de partido”, completou.

PromovidoAlém de nomear Alexandre

Caprioti, ex-diretor da Secretaria de Esportes, na Coordenadoria da Juventude (leia ao lado), Lapas confirmou esta semana Adriano Pedro Gonçalves como secretário de Assuntos Jurídicos. Gonçalves era secretário adjunto e há cerca de um ano já vinha respondendo pela pasta. “É um desafio promissor, uma nova etapa da minha vida que me traz muita alegria”, destacou Gonçalves.

Zona AzulOs vereadores de Itapevi aprova-

ram, em sessão extraordinária dia 21, projeto de lei que cria o estacio-namento rotativo pago (a Zona Azul), proposto pelo Executivo. “ A rotati-vidade do estacionamento facilitará a vida das pessoas que procuram vagas no centro durante o período em que frequentam o comércio da região”, disse o vereador Paulo Rogiério de Almeida, o Professor Paulinho. O preço cobrado deve ser R$ 1,50 por hora.

Lava JatoO Ministério Público Federal (MPF)

lançou uma página na internet para atualizar informações sobre as inves-tigações da Operação Lava Jato. De acordo com balanço mais recente, os investigados na operação des-viaram R$ 2,1 bilhões da Petrobras. Conforme os dados, R$ 450 milhões foram recuperados e R$ 200 milhões em bens que estão bloqueados por determinação da Justiça.

ReuniãoNa primeira reunião com todos

os ministros em seu segundo man-dato, a presidente Dilma Rousseff pediu, na terça-feira, 27, austeridade nos gastos e ações para combater a corrupção no governo. “Espero que enfrentem com firmeza todo e qual-quer indício de mau uso do dinheiro público nas áreas sob seu comando”, declarou.

Reprodução

Repr

oduç

ão

POLÍTICA30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2015 3

Visão de olho

GRAVANDO

EM BRASÍLIA

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), foi a Brasília e se reu-niu nesta quinta-feira, 29, com os ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Na pauta dos encontros, o andamento de projetos desenvol-vidos no município em parceria com o governo federal e a busca por recursos para novos projetos.

Uma das obras das quais Lapas e Kassab trataram foi a constru-ção da terceira ponte que ligará o Centro da cidade -- pela região da avenida Marechal Rondon -- ao Jardim Piratininga (zona norte). Esta será mais uma opção para ligar a zona norte e a zona sul.

Outros projetos executados em parceria da Prefeitura de Osas-co com o governo federal são as urbanizações no Morro do Socó, Jardim Santa Rita, Rochdale e Área BK (Jardim Veloso); dupli-cação e prolongamento da ave-nida Visconde de Nova Granada envolvendo obras de canalização de córregos, faixa exclusiva de ôni-bus e ciclovia, entre outras; reca-peamento de vias e canalizações de córregos.

“Este encontro com o ministro das Cidades em Brasília é mais uma agenda importante para a nossa cidade, já que tratamos da viabi-lidade de recursos federais para a implementação de novas obras e investimentos em diferentes áre-as”, destacou Lapas após a reunião.

“Tenho certeza que o governo federal continuará dando respaldo aos projetos que estamos desenvol-vendo para Osasco. Ao longo de 2013 e 2014 fui recebido por dife-rentes ministros da presidente Dil-

O prefeito de Barueri, Gil Arantes, partici-pou, no domingo, 25, de gravação da nova propaganda partidária de seu partido, DEM, que será exibida em todo o estado em breve. “É importante ter comprometimento e fideli-dade. Estou no DEM desde a década de 80, quando ainda era PFL”, disse.

Lapas se reúne com ministros em busca de investimentos

PROJETOS PARA O ESPORTEA deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP) participou esta semana de reunião com o secretário de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, Jean Madeira. Na pauta do encontro, propostas para o setor que podem beneficiar cidades da região, segundo a assessoria da deputada.

Repr

oduç

ão

GRAVANDO

rentes ministros da presidente Dil-

O prefeito de Barueri, Gil Arantes, partici-pou, no domingo, 25, de gravação da nova propaganda partidária de seu partido, DEM, que será exibida em todo o estado em breve. “É importante ter comprometimento e fideli-dade. Estou no DEM desde a década de 80, quando ainda era PFL”, disse.

Visão Atenta

“Governo federal continuará dando respaldo a Osasco”

O prefeito e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, discutiram projetos para o município nesta quinta, 29

Beto Nociti/Divulgação

Mariane Araújo

ma Rousseff com bastante sucesso, e nesse ano não será diferente, bus-carei recursos para reforçar ainda mais o trabalho da administração”, completou o prefeito.

MERCADANTE

Em seguida, Lapas esteve no Palácio do Planalto, onde reuniu--se com o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante e tra-

tou de temas ligados a Osasco e às cidades do Consórcio Intermu-nicipal da Região Oeste (CIO-ESTE), entidade presidida pelo prefeito osasquense.

Leando Conceição

Com vistas à busca pela ree-leição nas eleições municipais de 2016, o prefeito de Osasco, Jor-ge Lapas (PT) contemplou esta semana o vereador Rogério Lins (PTN), um dos possíveis rivais dele na disputa, com o comando da Coordenadoria da Juventu-de. Aliado de Lins, Alexandre de Jesus Capriotti, assumiu o órgão em evento na quarta-feira, 28, no lugar da petista Cintia Sales.

Rogério Lins foi o candidato a deputado federal mais votado na cidade nas eleições do ano pas-sado, com 41,5 mil votos. Nos bastidores, comenta-se que a

expressiva votação no município poderia cacifar o vereador para ser candidato a prefeito ano que vem. No total, Lins teve 53,3 mil votos e ficou como primeiro suplente na coligação de seu partido.

“O Rogério ‘aumentou de tamanho’ [nas últimas eleições]. Ele tem um patrimônio político e eleitoral que tem de ser contem-plado. Não quero o Rogério longe da minha administração. O que-ro perto porque ele pode agregar novos projetos para a administra-ção”, afirma Lapas.

Ter seu grupo à frente da Coor-denadoria da Juventude, “é uma contemplação política de um resultado eleitoral que nós tive-

mos na cidade”, afirma Rogério Lins. “Tudo indica que nós vamos estar juntos em 2016. Reafirmei um compromisso que eu já tinha com ele [Lapas]”.

O vereador admite que almeja ser candidato a prefeito, mas res-salta: “Vou esperar o momento certo, não precisa ter pressa”.

Mirando eleições de 2016, prefeito contempla Rogério Lins no governo

Page 4: Jornal575

cidades 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 20154

8h às 17h: Poemometro9h às 16h: corte de cabelo, escova, sobrancelha, mas-sagem e maquiagem10h: bexigão de doces, no Espaço Criança11h: Hora do Conto, no Espaço Criança14h: Coral do Parque da Maturidade15h: bexigão de doces, no Espaço Criança

Programação Sexta-feira, 30

Fotos/Divulgação

Cadastramento de doadores de medula ósseaem Cotia, no dia 7 de fevereiro, sábado, será realizada

campanha de cadastramento de possíveis doadores de medula óssea. a inicativa será realizada das 8h às 17h, na avenida

manoel José Pedroso, 1.015. mais informações: 9 4225-2966.

Pioneiro na região, Ganha Tempo já prestou cerca de 11 milhões de atendimentos

Exper i ênc i a p io-neira na região e uma das únicas do tipo no país, o Ganha Tempo de Barueri completa 10 anos neste sábado, 31, com cerca de 11 milhões de atendimen-tos já feitos, segundo a administração.

O órgão municipal - semelhante ao Pou-patempo, do governo do estado - oferece serviços como emis-são de RG, carteira de trabalho, cartão SUS, cartório, intermedia-ção de mão de obra (na Casa do Trabalhador), cadastro e informa-ções sobre serviços ou programas municipais, entre outros.

“PouPatemPo” municiPal

10 anos do Ganha Tempo

Órgão será ampliado

230 serviços disponíveis

O Ganha Tempo presta uma média diá-ria de entre 4 e 5 mil a t end imentos . Em períodos de pico, o número chega a 8 mil por dia, de acordo com o administrador. Cer-ca de 300 funcionários trabalham no órgão, que possui um prédio com 6.200 metros qua-drados de área útil.

Os serviços que não são geridos pelo muni-cípio são realizados por meio de convênios com órgãos responsá-veis do governo esta-dual ou federal.

Silva afirma que a emissão de carteira de

identidade é o serviço mais requisitado. Em seguida vêm emissão de carteira de trabalho, espaço digital (uma espécie de lan house pública), cartório, foto-grafia para documentos (gratuita para morado-res da cidade), emis-são do Cartão Barueri, atendimento da Secre-taria de Finanças, da Sabesp e do Procon.

No total, são cerca de 230 serviços dispo-níveis, segundo a Pre-feitura. Os que não são geridos pelo municí-pio também atendem moradores de outras cidades.

O aniversár io foi c o m e m o r a d o c o m programação duran-

te toda a semana com uma série de atividades de lazer, cultura e ser-

viços, como cortes de cabelo e maquiagem gratuitos, distribuição

de doces e contação de histórias para a crian-çada. As ações vão até esta sexta-feira, 30, das 8h às 17h.

Outro “presente” é a ampliação do atendi-mento, com a constru-ção de um prédio anexo que vai abrigar serviços do Detran. “A obra já começou e a previsão de entrega é até o fim do ano”, diz o adminis-trador do Ganha Tem-po, Vladimir Celestino

da Silva, o Nil.“O trabalho de todos

os setores da Pefeitura estão unificados e agi-lizados no Ganha Tem-po. São 11 milhões de atendimentos que satis-fizeram cidadãos de toda a região”, declara o prefeito de Barueri, Gil Arantes (DEM), que também admi-nistrou a cidade entre 2001 e 2004, quando o órgão foi idealizado e construído.

Page 5: Jornal575

CIDADES30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2015 5

Site mostra onde há “redução da pressão”

Divulgação

SEBRAE FAZ WORKSHOP PARA EMPRESÁRIOS DO SEGMENTO DE BELEZANa próxima segunda-feira, 2, o Sebrae-SP realiza em Osasco ações voltadas para empresários da região que atuam no ramo da beleza. O workshop Projeto Beleza Empreendedora será realizado das 14h às 18h, na rua Primitiva Vianco, 640, no Centro. Inscrições: 0800-570-0800.

“Há projetos para ampliar o sistema de abastecimento em SP desde 2003. Só agora,

que a água nem bateu na bunda, o Alckmin começou as obras de captação do Rio São Lourenço, que ainda vai demorar uns dois

anos para ficar pronto, e ainda com dinheiro do governo federal”.

Sônia Bulhões, na postagem do Facebook “Sabesp pode adotar rodízio de cinco dias sem água por semana”, publicada dia 27

“Estou há sete dias sem água! E a Sabesp diz que é normal, moro no Jardim Conceição

onde os moradores são esquecidos!”. Regina Assis Anselmo, , na postagem do facebook “Sabesp pode adotar rodízio de

cinco dias sem água por semana”, publica-da dia 27

“Aqui no Jaguaribe, em Osasco, estamos desde domingo (25) de manhã sem receber

uma gota de água”.Mário da Silva, na postagem do Facebook “Sabesp pode adotar rodízio de cinco dias sem água por semana”, publicada dia 27

Os comentários postados no site do Visão Oeste ou na fanpage do jornal no Facebook são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do jornal.

Veja os comentários em destaque no Facebook e Twitter do Visão Oeste durante a semana

Visão na Rede

Reprodução

Plano de contingência e campanhas de conscientização entraram na pauta do encontro

Prefeitos das cidades da Região Metropolitana se reuniram na terça-feira, 27, no Centro de São Paulo, com o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, para discutir medidas para amenizar os efeitos da crise de abastecimento de água no estado.

“Independente da ação do [governo] do estado, vamos fazer de tudo para economizar”, disse o pre-feito de Osasco, Jorge Lapas (PT), que partici-pou do encontro. Uma das propostas foi a criação de um Comitê de Crise, que terá representantes dos consórcios intermunici-pais, entre eles o da região Oeste (Cioeste), presidido por Lapas.

Também foi debatido um plano de contingência e a criação de leis e campanhas para orientar a população a economizar e fiscalizar o desperdício da água, com medidas como lavagens de calçadas e carros.

Esta semana o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, admi-tiu, em evento ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a pos-sibilidade de implantação de um rodízio de cinco dias sem fornecimento de água e dois com, por semana.

“Se for necessário, para não chegar no zero na represa, não ter mais água nenhuma para distribuir, lá no limite, se as obras não avançarem na velo-cidade que estamos pla-nejando, podemos correr esse risco de um rodízio drástico”, afirmou. No evento, Alckmin não deu declarações sobre o rodí-zio.

Em entrevista coletiva na quarta, 28, Lapas criti-cou a atuação do governo Alckmin durante a crise. “Tem bairros da nossa

ÁGUA

Prefeitos e governo Alckmin discutem crise

Sabesp fala em “rodízio drástico”

cidade que estão ficando quatro, cinco dias sem água. É muito grave a situ-ação, muito preocupante.

Se se confirmar o racio-namento 5x2, não são só as famílias, os hospitais, postos de saúde, peniten-

ciárias [serão afetados], a economia vai para o bura-co, as indústrias, os restau-rantes”, disse o prefeito.

Apesar de o governo do estado negar que já exista racionamento, moradores de diversas áreas relatam ficar dias sem água. No site da Sabesp há informações sobre locais onde há “redu-ção de pressão” da água, segundo a companhia, o que pode fazer com que ela não chegue a alguns locais.

Na região, diversos bair-ros de Barueri e Cotia, por exemplo, têm “redução de pressão” diariamente das

13h às 7h; em Osasco, o período é das 13h às 2h; em Itapevi, das 13h às 4h; em Jandira, das 13h às 7h; na área central de Carapi-cuíba, vai das 13h às 2h, de acordo com a companhia do governo do estado.

Nesta quinta-feira, 29, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a maior parte da Grande São Paulo estava em 5,1% da capacidade, segundo a Sabesp.

Page 6: Jornal575

tensão no mercado imo-biliário. “Há uma cres-cente preocupação com a previsão de estagnação da economia, com baixo ou nenhum crescimen-to. Por isso precisamos entender os sinais da eco-nomia e as perspectivas do mercado imobiliário para 2015”, destaca o pre-sidente da Associação dos Construtores de Osasco, Sergio Alves de Azevedo, sócio da Direções Con-sultoria Imobiliária.

Além da palestra, esta-rão presentes outros exe-cutivos do Bradesco com

o propósito de estreitar relacionamento com as empresas do setor e solu-cionar eventuais dificul-dades encontradas para contratação de financia-mento imobiliário junto ao banco. A participação será gratuita.

“Precisamos entender os sinais da economia”, diz empresário

CIDADES 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 20156Divulgação

DIMINUI RITMO DA VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS NO BRASILEm 2014, a valorização dos imóveis caiu praticamente pela metade no país. Enquanto em 2013 o preço médio do metro quadrado no país subiu 13,74%,

no ano passado o aumento foi de apenas 6,7%, segundo o Índice FipeZap, que acompanha o comportamento do mercado imobiliário.

Arquivo/ABR

A Dubai Construtora e Incorporadora lança no domingo, 31 de janeiro, e segunda, 1 de fevereiro, seu mais recente empre-endimento em Osasco, o Edifício Splendor, com uma proposta de preço agressivo no mercado e muitos diferenciais.

A singularidade do empreendimento começa pela localização. Na rua Júlio Silva, apesar de estar bem no centro da cidade, consegue fugir do baru-lho e do adensamento do trânsito nos horários de rush. Com opção de saída para avenidas estratégicas da região central, como a Marechal Rondon, a João Batista e a Autonomistas, vai oferecer variedade de

Construtora lança opção com preço agressivo e muitos diferenciais

acessos, praticidade e rapi-dez ao morador.

Mas é nas opções de lazer e infraestrutura que o Splendor se destaca. Mes-mo com preços a partir de R$ 329 mil, em planos que preveem mensais a par-tir de surpreendentes R$ 599,00, o empreendimen-to oferecerá diferenciais como infraestrutura para wi-fi nas áreas comuns, guarita blindada, infraes-trutura nos apartamen-tos para ar condicionado e automação, e piscinas adulto e infantil cobertas e aquecidas.

O terraço gourmet, tão em moda atualmente, tam-bém é diferenciado: além de bem maior que a média do mercado, será entre-

gue equipado, com pia e churrasqueira, e liga-se ao living e à cozinha, opção que geralmente agrada aos compradores mais exigen-tes.

O gerente da Dubai, Adalberto Porto, reforça uma das características de todos os empreendimen-tos da empresa: “utiliza-mos muitos materiais que só encontram em obras de altíssimo padrão em São Paulo”, diz. Outra vantagem, garante, é que “entregamos todas as nos-sas obras no prazo”. Além do Splendor, atualmente a construtora tem mais dois empreendimentos com obras em andamento na cidade, todos na região central.

OPORTUNIDADEVisão IMÓVEIS//

Palestra sobre Crédito Imobiliário e MercadoData: 04/02/2014 às 18 horasL o c a l : A s s o c i a ç ã o Comercial e Empresarial de Osasco (Av. Dionísia Alves Barreto,701, Osasco)

Lançamento Edifício SplendorDia 31 de Janeiro e 1º de fevereiroLocal: rua Julio Silva, 145, Centro - Osasco

Serviço:

Serviço:

A Associação dos Cons-trutores de Osasco (ACO) promove, no próximo dia 4 de fevereiro, quarta-feira, palestra com o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Credito Imobiliário e Poupança, o economista Octavio de Lazari Júnior, diretor do Banco Bradesco. Destina-do a construtoras, imobi-liárias e empresas ligadas ao segmento, o evento será realizado às 18 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na Av. Dionisia Alves Barreto, 701, Osasco.

A intenção da palestra é oferecer aos participan-tes informações para pla-nejamento e formulação de previsões de mercado para 2015. As notícias de queda na captação dos depósitos em caderneta de poupança em 2014, as mudanças nos juros e na oferta de crédito à pessoa física anunciados no início do ano geraram

DIA 4

Associação realiza palestra sobre perspectivas do mercado

Page 7: Jornal575

Jo´sRua Benedito Américo de oliveira, 187, Vila Yara – Osasco. Tel: 4556-0969.

Tutti Frutti Frozen YogurtAv. Piracema, 669, Barueri. (Shopping Tamboré, Loja 400E – Piso T). Tel: 3581-0432

FrutiquelloAv. Antônio Costa, 922, Osasco. Tel: 3605-0673

Armazém 465 Cachaça e BeerAv. Copacabana, Tamboré, Barueri. Tel: 4193-1903

Receitas e Temperos

PICOLÉ DE IOGURTE COM MORANGO

INGREDIENTES1 xícara (chá) de morangos picados1 xícara (chá) de iogur-te natural

½ xícara (chá) de leite condensado

MODO DE PREPARO:

1- Misture o iogurte com leite condensado.2- Em potinhos para

picolé coloque os pedacinhos de moran-go e complete com a mistura de iogurte e leite condensado.3- Leve ao freezer. Após começar a endu-recer espete o palito.

4- Retorne ao congela-dor e deixe lá até que esteja completamente firme. (aproximada-mente 6 – 8 horas)5- Mantenha no free-zer até o momento de servir.

Mais receitas em: www.receitasetemperos.com.brcom Sandra Matarazzo

te natural

Receita prática, rápida e deliciosa. Uma ótima sugestão para nos refrescar! Faça em casa e adoce a vida das crianças e dos adultos com essa delícia!

com Sandra Matarazzocom Sandra Matarazzo

GASTRONOMIA30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2015 7

Fotos/Divulgação

COLD STONE INAUGURA UNIDADE NO SHOPPING TAMBORÉA segunda unidade da Cold Stone Creamery em São Paulo foi inaugurada na semana passada, no shopping Tamboré. A marca americana que tem 27 anos de mercado é conhecida mundialmente por seus produtos exclusivos e saborosos e possui mais de 1.400 lojas espalhadas por 24 países.

Mais receitas em: www.receitasetemperos.com.brMais receitas em: www.receitasetemperos.com.br

William Galvão

Altas temperaturas e chu-vas rápidas são as principais características do verão bra-sileiro. Motivos suficientes para a população ir mais à praia e, consequentemen-te, modificar seus hábitos alimentares, dando prefe-rência a pratos frios, refres-cantes, e aos líquidos. A estação reforça a predileção por sorvetes, saladas, açaí, peixes e frutos do mar em geral, além da cerveja.

Para quem não pode ir sempre à praia, há opções de “comidas de verão” em alguns restaurantes da região. O restaurante Jo´s, na Vila Yara em Osasco, é um espaço projetado para valorizar ao máximo a luz natural do dia, com portas de vidro, mesas do lado de

VERÃO

Comidas de praia, longe do mar

De saladas aos sorvetes; veja onde encontrar

fora em espaços arboriza-dos. A decoração remete aos anos 60. A casa tem um buffet com 17 tipos de sala-das. Às quintas, o prato do dia é o filé trufado, e as sex-tas, salmão. Para a bancária Juliana Neves “é o melhor salmão de Osasco”.

O Jo´s abre para o happy hour a partir das 18h de quinta a sábado, outra oportunidade de aprovei-tar o calor. O local oferece

double de caipirinha de pin-ga até às 20h.

A sorveteria Tutti Frutti Frozen Yogurt, dentro do Shopping Tamboré, em Barueri, tem uma variedade de 10 sabores e mais de 30 opções de toppings,nome que a rede dá a coberturas com frutas e caldas. Os fro-zens são feitos com iogurte e dá ao prato menos calorias que os sorvetes conven-cionais. A loja funciona no

modelo self service. “Frozen de cheesecake é o melhor do mundo”, disse a atenden-te Marianne Ferruzzi. Em Osasco, a Frutiquello Sor-vetes também é uma boa alternativa. São picolés, sor-vetes em copo, self service e têm opções lights e também para crianças.

Já o Armazém 465 Cachaça e Beer, em Barueri, é um estabelecimento bem grande, todo decorado em

madeira, remete a algo mais rústico e praiano. Inclusive por seus espaços abertos ao ar livre e com tendas. Ofe-rece almoço, mas o foco é o happy hour com porções e petiscos que vão da tradi-cional batata frita ao cama-rão. A casa realiza eventos, têm apresentações musicais com cantores e bandas. Também há vários rótu-los de cervejas e chopp sempre gelados.

Estação pede comidas leves e refrescantes

Page 8: Jornal575

TRABALHO 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 20158

REQUISITOS:Ø C/ EXPERIÊNCIA EM MOLDES PLÁSTICOSØ ENSINO MÉDIO COMPLETOØ LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOØ MECÂNICA GERALØ FERRAMENTEIRO DE CORTE

Os interessados enviar curriculum p/ Rua Francisca Manoel de Oliveira, 602, Portão Vermelho, Vargem

Grande Paulista, Cep: 06730-000, SP A/C Noemi – RH ou p/ e-mail: [email protected]

REQUISITOS:Ø C/ EXPERIÊNCIA DE 5 ANOS NA FUNÇÃOØ ENSINO MÉDIO COMPLETOØ CURSO TÉCNICO EM PLÁSTICOØ LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO

Os interessados enviar curriculum p/ Rua Francisca Manoel de Oliveira, 602, Portão Vermelho, Vargem

Grande Paulista, Cep: 06730-000, SP A/C Noemi – RH ou p/ e-mail: [email protected]

Indústria atuante no mercado de auto peças, localizada em Vargem Grande Paulista/SP,

admite: FERRAMENTEIRO

Indústria atuante no mercado de auto peças, localizada em Vargem Grande Paulista/SP, admite: PREPARADOR

DE INJETORAS/TROCADOR DE MOLDES

ANUNCIE AQUI POR R$30,00TEL: 3681-3150

WWW.VISAOOESTE.COM.BR

ANUNCIE AQUI POR R$30,00TEL: 3681-3150

WWW.VISAOOESTE.COM.BR

Venda seu produto ou serviço no jornal de maior

circulação da região! Anúncios em texto simples

com um investimento muito acessível.

Módulos de R$120,00, R$60,00 e R$30,00.

Divulgação simultânea no site na

semana de publicação. Aproveite!

Novidade: CLASSIFICADOS DO VISÃO!

Técnico eletrônicosal. R$1359 - Barueri

Tosador de animais domésticossal. R$1200 - Osasco

Vendedor de consórciosal. R$832 - Osasco

Vendedor de serviçossal. R$950 - Osasco

Vendedor internosal. R$900 - Osasco

Vendedor pracistasal. R$1054 - Osasco

CLASSIFICADOS

Açougueirosal. R$1500 - Osasco

Açougueirosal. R$1500 - Osasco

Açougueiro desossadorsal. R$1400 - Osasco

Administrador de recursos humanossal. R$1000 - Osasco

Ajudante de cozinhasal. R$1085 - São Paulo

Ajudante de cozinhasal. R$1000 - Osasco

Ajudante de lavador de automóvelsal. R$981 - Osasco

Ajudante de sushimansal. R$1200 - São Paulo

Alinhador de pneussal. R$1200 - Osasco

Analista de sistemas (informática)sal. R$2100 - Osasco

Ascensoristasal. R$820 - Barueri

Atendente de balcãosal. R$1085 - São Paulo

Atendente de balcãosal. R$1000 - São Paulo

Atendente de balcãosal. R$1000 - São Paulo

Atendente de cafeteriasal. R$900 - Osasco

Atendente de lanchonetesal. R$1050 - Osasco

Atendente de lojassal. R$1000 - São Paulo

Atendente de lojas e mercadossal. R$1085 - Osasco

Atendente de lojas e mercadossal. R$1085 - São Paulo

Atendente de peixariasal. R$1085 - São Paulo

Atendente do setor de frios e laticíniossal. R$1134 - São Paulo

Auxiliar de confeiteirosal. R$1000 - São Paulo

Auxiliar de laboratório de análises físico-químicassal. R$1200 - Osasco

Auxiliar de lavanderiasal. R$1024 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$944 - Osasco

Auxiliar de limpezasal. R$1024 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$950 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$850 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$820 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$889 - Barueri

Balconista de açouguesal. R$1134 - São Paulo

Caldeireiro montadorsal. R$2500 - Carapicuiba

Controlador de entrada e saídasal. R$987 - Osasco

Controlador de pragassal. R$1000 - São Paulo

Cozinheiro de restaurantesal. R$1069 - São Paulo

Cumimsal. R$900 - São Paulo

Eletricistasal. R$1500 - Osasco

Encarregado de cozinhasal. R$1500 - São Paulo

Estoquistasal. R$1053 - Osasco

Fiscal de prevenção de perdassal. R$1383 - São Paulo

Gerente comercialsal. R$3000 - Guarulhos

Gerente comercialsal. R$1500 - Osasco

Instalador-reparador de redes e cabos telefônicossal. R$1500 - Osasco

Lavador de carrossal. R$968 - São Paulo

Limpador de vidrossal. R$1200 - Osasco

Mecânico de automóvelsal. R$1200 - Osasco

Mecânico montadorsal. R$1700 - Osasco

Mecânico reparador de máquinassal. R$1500 - São Paulo

Monitor de vídeosal. R$814 - Osasco

Operador de cobrançasal. R$733 - Osasco

Operador de empilhadeirasal. R$1322 - Osasco

Operador de exaustor (coqueria)sal. R$2000 - Osasco

Operador de instalação de ar-condicionadosal. R$1500 - Osasco

Operador de suporte técnico (telemarketing)sal. R$898 - São Paulo

Operador de telemarketing ativosal. R$887 - São Paulo

Repositor - em supermercadossal. R$1200 - Osasco

Repositor de mercadoriassal. R$1024 - São Paulo

Repositor de mercadoriassal. R$1085 - São Paulo

Saladeirosal. R$1200 - Osasco

Sushimansal. R$1400 - São Paulo

Essas vagas foram divulgadas na última quarta-feira e estão disponíveis nos Portais do Trabalhador da Região Oeste Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro – Osasco/Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antonio - Osasco

Vagas sujeitas a alterações por fluxo de atendimento. Além da carteira de trabalho, é necessário apresentar o CPF para atendimento.

VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Ajudante de carga e descarga de mercadoriasal. R$863 - Osasco

Ajudante de carga e descarga de mercadoriasal. R$1046 - Osasco

Apontador de produçãosal. R$1416 - Santana de Parnaiba

Atendente de lojassal. R$1000 - Osasco

Auxiliar administrativosal. R$1200 - Barueri

Auxiliar administrativosal. R$1500 - Osasco

índicesINFLAÇÃO

Novembro Dezembro Ano 12 mesesIPCA 0,51% 0,78% 6,40% 6,40%

INPC 0,53% 0,62% 6,22% 6,22%

IGP-M 0,98% 0,62% 3,67% 3,67%

IPC-Fipe 0,69% 0,30% 5,20% 5,20%

ICV-Dieese 0,52% --------- 6,18% 6,65%

POUPANÇA* – ÍNDICE MENSALJaneiro Feveiro No ano

0,6058% 0,5882% 1,1976%

CORREÇÃO DO FGTSNovembro 0,003506%

Dezembro 0,002950%

INSS CONTRIBUIÇÃOAUTÔNOMO

Salário base (R$) Alíquota Contribuição (R$)724,00 5%* ou 11%** R$ 36,20 ou a partir R$ 79,64724,00 a 4.390,24 20% de R$ 144,80 a R$ 878,00ASSALARIADOS

Salário (R$) Alíquota (INSS)Até 1.317,07 8,00%De 1.317,08 até 2.195,12 9,00%De 2.195,13 até 4.390,24 11,00%DOMÉSTICOS

Alíquotas (%) Mínimo1 Máximo2

Empregado 8 a 11 R$ 57,92 R$ 482,92Empregador 12 R$ 86,88 R$ 526,82Total 20% a 23% R$ 144,80 R$ 1.009,74

1Cálculo sobre um salário mínimo (R$ 724,00). 2Cálculos sobre o teto do salário máximo de contribuição (R$ 4.390,24). Obs.: Prazos para pagamentos: empresas, pagamento vence em 02/12. Para pessoas físicas, o prazo acaba no dia 15/12. Após o vencimento, o segurado fica sujeito a multas de 4% a 100% mais juros Selic, sendo 1% no mês de vencimento e 1% no mês do pagamento. Desde 01/04/2003, os segurados podem pagar de acordo com a remuneração declarada, indepen-dentemente do período de inscrição.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (2014)Base de cálculo (R$) Alíquota A deduzir (R$)Até 1.787,77 Isento ---

De 1.787,78 a 2.679,29 7,5% 134,08

De 2.679,30 a 3.572,43 15% 335,03

De 3.572,44 a 4.463,81 22,5% 602,96

Acima de 4.463,81 27,5% 826,15Deduções do IR:a) por dependente, R$ 179,71; b) por aposentadoria ou pensão paga por previdên-cia pública ou privada para quem tem 65 anos ou mais, R$ 1.637,11; c) pensão alimentícia integral; d) contribuição previdenciária oficial.

Auxiliar administrativosal. R$1200 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$820 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$820 - São Paulo

Auxiliar de limpezasal. R$1222 - Osasco

Auxiliar de linha de produçãosal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de linha de produçãosal. R$1085 - Barueri

Auxiliar de linha de produçãosal. R$1190 - Osasco

Conferente de carga e descargasal. R$1046 - Osasco

Empacotador, a mãosal. R$1085 - Osasco

Empacotador, a mãosal. R$922 - Osasco

Lavador de automóveissal. R$1014 - Barueri

Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)sal. R$834 - São Paulo

Operador de telemarketing ativo e receptivosal. R$971 - Barueri

Repositor - em supermercadossal. R$1085 - Osasco

Saiba mais sobre sua personalidade, seu futuro e seus desafios através de um estudo personalizado. Qual é sua

missão, quais são seus desafios? Descubra de quais formas a interpretação dos números pode ajudar você a se conhecer melhor e abrir seus caminhos!

Solicite seu Mapa: 98574-2040. [email protected]

NUMEROLOGIA

ANUNCIE AQUI POR R$60,00

TEL: 3681-3150WWW.VISAOOESTE.COM.BR

Page 9: Jornal575

TRABALHO30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2015 9

Na quarta-feira, 28, um ato realizado na ave-nida Paulista, em São Paulo, pelo Dia Nacional de Lutas por Emprego e Direitos reuniu as centrais sindicais. Representantes da região, como o Sindi-cato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Sindi-cato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor) e o Sindicato dos Gráfi-cos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos) participaram da manifes-tação.

A principal causa foi protestar contra as limita-ções dos benefícios sociais dos trabalhadores, aprova-dos pelo governo federal através das Medidas Pro-visórias 664 e 665. Tais medidas reduzem garan-tias do seguro-desempre-go, abono salarial, auxílio--doença, entre outros direitos trabalhistas.

O presidente do Secor, José Pereira da Silva Neto, afirmou que “nós [sindicalistas], como representantes legais dos trabalhadores, temos o dever de exigir garantia de empregos em 2015, além da manutenção e

PROTESTO

Centrais se unem contra pacote econômico

Sindicatos da região também participaram do ato, na avenida Paulista, em São Paulo

Divulgação

INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS EM BARUERINa segunda, 2, o Fundo Social de Barueri abre inscrições para cursos gratuitos de corte e costura, costura industrial e modelista. Inscrições devem ser feitas em um dos quatro núcleos onde o curso é oferecido. Mais informações: 4198-5202 / 4168-5845 / 4208-4453 ou 4201-7342.

Sindicalistas desaprovam medidas do governo federal

ampliação de direitos”.As medidas estabelecem,

por exemplo, que o abono salarial (Pis/Pasep) passe a ser pago somente àqueles que tenham recebido até dois salários mínimos e trabalharam ao menos seis meses no ano, e não ape-nas 30 dias ou mais, como é atualmente. Haverá tam-bém alteração no valor, que será proporcional aos meses trabalhados.

SEGURO DESEMPREGO

Outra preocupação das centrais sindicais é o segu-ro desemprego. Antes, o governo exigia que o tra-balhador tivesse exercido função por seis meses para ter direito ao benefício. A partir das medidas, o primeiro acesso só será permitido ao trabalhador que tiver cumprido dezoi-to meses de exercício nos últimos 24.

Ta m b é m h a v e r á mudanças para os bene-ficiários de pensão por morte. De acordo com Luciano Rodrigues, vice--presidente do Secor, “as novas exigências para a pensão por morte também penalizam igualmente os trabalhadores, restringin-do o valor do benefício em até 50% para aqueles con-siderados de baixa renda”, explicou.

O presidente do Sin-dicato dos Metalúrgicos, Jorge Nazareno, ressaltou a importância da manifes-tação para discutir e avaliar as medidas do governo e afirmou que “não pode-mos permitir retrocessos em direitos conquistados

pelos trabalhadores”.O presidente dos Sin-

digráficos, Álvaro Fer-reira Costa, destacou que “benefícios importantís-simos para o trabalhador estão sendo alterados sem, ao menos, discussão pré-via. Que o governo saiba

que os trabalhadores estão muito insatisfeitos com essas medidas e queremos suas revogações”.

Outras pautas são a reversão do aumento de juros e combustíveis e a correção da tabela do imposto renda em 6,5%.

“Não podemos permitir retrocessos”

Uma aposta que precisa considerar o planejamento

Ao longo da minha his-tória nunca gostei da ideia de que as coisas se iniciam no Brasil apenas depois do Carnaval. Afinal de contas, o trabalho no interior das empresas metalúrgicas, de onde sou originária, não deixa dúvidas.

E na Secretaria de Desenvolvimento e Traba-lho da Prefeitura de Osas-co, sob a liderança do pre-feito Jorge Lapas, as coisas também caminham com a intensidade devida.

Cotidianamente, o governo de Osasco bus-ca enfrentar as demandas mais urgentes da sociedade, sempre que possível articu-lando as questões imediatas com grandes estratégias das políticas públicas.

É para falar de planeja-mento que concilio refle-xões que tenho realizado com o exercício de escrever esta coluna. Rememoro convicções que se fortale-ceram ao longo dos últi-mos anos. Destaco aqui o seguinte: os principais desa-fios de uma nação e de um povo se vencem com muito trabalho e planejamento.

O planejamento é essen-cial e não pode ser uma peça apenas acadêmica ou teórica. Trata-se de um instrumento que à medida que é construído democra-ticamente ajuda a alinhar as demandas e as agendas.

O planejamento ajuda a orientar o caminho e contribui para o estabe-lecimento de uma pers-pectiva estratégica. Afinal de contas “quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Compreendo o pro-cesso de planejamento como sendo uma aposta necessária para construir um futuro melhor para as nossas cidades.

Considero como sendo absolutamente atual este dialogo à medida que me preocupa este tempo que se discute na imprensa e nas famílias a crise hídrica e suas consequências para o abastecimento de água e energia elétrica.

Será tudo apenas a resul-tante da escassez de água, que de fato tem sido bas-tante severa?

Tenho certeza que não. E mais do que nunca não estou querendo simples-mente encontrar culpados. Creio que minha respon-sabilidade, como gestora e cidadã, indica a urgente necessidade de fortalecer nos governos e na socieda-de as premissas da valoriza-ção e da aposta nas perspec-tivas de planejamento.

Os exemplos estão espa-lhados por todos os cantos, seja no Brasil ou no exte-rior.

Mônica Veloso

TRABALHO 9

Mercado e trabalho

Mônica Veloso é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco

Page 10: Jornal575

ALMANAQUE 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 201510PARABÉNS, ELIZABETH!

Na segunda-feira, 2, Elizabeth Lincoln Von Söhsten Trapp completa cinco aninhos. A princesinha comemora o aniversário cercada pelo

carinho dos pais, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Osasco, Roberto Trapp, e Mariana Lincoln, e seu irmão, Robertinho.

Arquivo Pessoal

Divulgação

AmpliaçãoA indústria farmacêu-

tica Pfizer realizou, na terça-feira, 27, ato solene que marcou a ampliação da fábrica da empresa em Itapevi. A companhia investiu US$ 27 milhões no local. A fábrica, que recebe agora novos equi-pamentos para as áreas de manufatura, emba-lagem e do laboratório, terá uma área construí-da maior. São 30.945,16 m², ante os 28.679,16 m² anteriores. Também haverá um acréscimo na produção da unidade.

Escola...No sábado, 24, foi realizado evento de encerramento

de mais uma edição do programa Escola o Tempo Todo. A festa contou com a participação de mais de 3 mil pes-soas, que curtiram um show com a personagem infantil Dora, a Aventureira. O prefeito Jorge Lapas prestigiou o evento, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas.

Cruzadinha

Horóscopo

Sábado, 31Carlota sugere que Fernando fale com Gilda para impedir que o casamento de Dani e Rodrigo aconteça na mansão. Ágata vai ao apartamento de Sandra. Susana avisa a Gilda, Mário e Célia que contratou Artur. Sandra abre a porta e vê Ágata.

BOOGIE OOGIE

E na Novela...

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 5

CHEDEBUTANTES

HEROIVEUTSOVALABOT

A

CLAREIRAUATSÃUBCT

TRANSPOSIÇÃOROEROMODO

ICISNETELONEGOCIO

ACIAIRIMPRESSASCLEAISAGAPE

NIALGOOLDTOMEARVO

COLONIZADOR

Mistura deuso proibi-do em li-

nha de pipa

Meninasprestes afazer 15

anos(?)-shirt:

camisa cur-ta de ma-lha (ing.)

Dom Quixo-te, a seuspróprios

olhos

Cova ex-tensa para enterrar

indigentes"(?) de

caça sai àraça"(dito)

(?)-luz,unidadeastro-

nômica

Bela, nomundo da

Disney(Cin.)

Canção,em inglês

Centro de Tecnologia

(sigla)

(?) asunhas:

hábito deansioso

Número depontas daestrela de

davi

(?) de usar:é descritono manualdo produto

"(?) deligação",

exemplo de pleonasmo

"O (?)Branco",hino daMarinha

(?) de caféda manhã,presenteartesanal

Revistas (?): alternativasàs versões

digitaisMoluscoque pode

semimetizar

"(?) de Bom",música deFernanda

Abreu

(?) School,estilo

clássico detatuagem

"Minha (?), MinhaVida", programahabitacional do

Governo

(?) mes-mo: nesteinstante

Perspicaz;arguto

Ar, em inglês

Calçado do jóqueiGema de

lasers

Acessório da odaliscaTemor do

atleta

Livro deMarcelo

RossiNorma

Acidente em linhaferroviária, pode sercausado por excesso

de velocidade

Históricodestruidorde culturas

nativas

Lei que garante direi-tos como acessibilida-de e segurança a quem

frequenta estádios

Instrumen-to de soproem formade sino

Dignos deconfiança(?) Ford,estilista

Avô (fam.)Vitaminaproduzidapelo corpo

Imitar olobo

Estado da históricabase naval de Pearl

Harbor(EUA)

(?) pequeno: é cadas-trado no Simples

NacionalConstru-ção de bases militares

Terreno desmatado

A do rio SãoFranciscoobjetiva

atenuar aseca noNordeste

Maior(gíria)Orelha,

em inglês

V E U

3/air — ear — old. 4/song. 5/ágape. 18/estatuto do torcedor.

IMPÉRIOSábado, 31Brigel segue o carro de Josué. Maria Marta pega um táxi para Santa Teresa. Maria Isis chega ao barracão da Unidos de Santa Teresa e encontra José Alfredo. Maria Marta enfrenta Antoninho.

ALTO ASTRALSábado, 31Itália termina o namoro com Fernando. Para manter Laura afastada, Caíque diz a ela que está gostando de outra mulher. Laura se surpreende ao ver Caíque e Samantha se beijando.

MALHAÇÃOSexta-feira, 30Lobão visita Cobra, e Karina se incomoda. Pedro conta para Karina que Vicki viajará com a banda. João e Jade tramam contra Bianca. Lobão dá em cima de Dandara e Gael o enfrenta.

CHIQUITITASSexta-feira, 30Fernando vai até o orfanato e dá carona para Dani e Carol até a casa delas. Carol não sabe que Junior decidiu ir ao desfile a pedido de Diego. Andreia desliga a ligação e dá o celular de Junior para Diego jogar. Carol estranha.

ÁRIES (21/03 a 20/04)Fazer média com os outros não é sua praia mesmo. Ou você gosta do ariano como ele é ou não. Mesmo sua irritação não pode ser mudada, e quem

o conhece, sabe como lidar com você. Precisam ser honestos exatamente como você é. Apare as arestas.

TOURO (21/04 a 20/05)Sua solicitação continua com força total. Vai ser difícil mudar esse quadro pelo momento, pois a questão está liga-da ao seu trabalho. O taurino bem que queria voltar aos bons tempos de sos-

sego, mas agora vai ser impossível. Preserve a paz.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)Não importa aquilo em que esteja trabalhando, você está se saindo muito bem e seus chefes estão bem satisfeitos com seu desem-penho. Apenas o que não está de

acordo é a sua vida sentimental. Não chegou a um consenso quanto as suas paqueras.

CÂNCER (21/06 a 21/07)A boa reputação do canceriano lhe rende muitos elogios e entrada aberta em vários lugares. Você não gosta de fazer coisas erradas, pensando em se

esconder atrás dessa situação. Muitas vezes isso desagrada aos outros, que pensam em bobagens.

LEÃO (22/07 a 22/08)Compromissos profissionais conti-nuam fazendo com que o leonino durma pouco, se alimente muito mal. Você sabe que salgados e doces

podem ser ingeridos apenas de vez em quando. Não faça disso uma rotina. Viagens curtas vão aparecer. Aproveite.

VIRGEM (23/08 a 22/09)Bom seria mesmo que você viajasse e conseguisse se desligar por alguns dias do seu trabalho. Muita coisa para fazer, mas você continua acumulando tarefas,

pois não sabe recusar ajuda. Os outros abusam da sua boa vontade. Ótima fase continua.

LIBRA (23/09 a 22/10)Deixar o lado sentimental sossegado, logo agora que havia dominado seus medos, não agrada o libriano. Na ver-dade, tem trabalhado muito e pode estar

acumulando funções. Entretanto, tem conseguido dormir o mínimo necessário. Mantenha o pique.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Encontrar o equilíbrio profissional nunca foi problema para você. Mas as tarefas estão se acumulando e sua vida amorosa acaba entrando no meio do turbilhão. A fase não tem data certa para

passar. O escorpiano vai dar seu jeito de acomodar.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Se as coisas estão em fase complica-da, isso só diz respeito ao centauro. É nessa hora que responde aos não avisados que detesta que interfiram na sua vida. As viagens curtas continuam

favorecidas e você vai usufruir se for possível. Relaxe.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Encontrar seu momento ideal para entrar em cena, o capricorniano sabe apenas profissionalmente falando. Particularmente, ainda sente certa difi-

culdade. Há coisas que precisam ser resolvidas e que englobam os dois setores. Não espere muito.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)Período interessante pelo qual o aquariano está passando. Novidades financeiras atu-ais estão se colocando ao lado de antigos romances. Você custa a acreditar que as coisas estão acontecendo e que no final

tudo vai virar um rolo compressor.

PEIXES (20/02 a 20/03) O pisciano é muito metódico e sempre considera o que narrar e para quem contar. Não gosta de ser incompreendido e o que é pior, distorcido. Sabe que muitas pesso-

as chegam perto, atrás de uma informação nova. Lida direto com a vaidade humana.

Sociedade em visão

… o Tempo TodoAs ações de recreação e lazer do programa Escola o Tempo Todo ocorreram no período de 13 a 24 de janeiro, em 101 escolas municipais cadastradas no projeto educacional. O programa ofereceu atividades como teatro, dança, música, grafite, contação de histórias e passeios externos nos quais os estudantes vivenciaram diversas experiências que estimulam e desenvolvem o interesse ao aprendizado.

Fotos/Divulgação

Juju SalimeniA modelo Juju Salime-ni, ex-panicat e atual membro do programa “Legendários”, da TV Record, participou de evento da loja de suple-mentos XFIT, no shop-ping Pátio Osasco, no sábado, 24. A visita de beldade reuniu dezenas de fãs marombeiros, que tiraram fotos ao lado da musa.

É o amor...A dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano causou alvoroço no Centro Histórico de Santana de Parnaíba em uma gravação realizada na quarta-feira, 28.

Page 11: Jornal575

Sexta-feira, 30 – a partir das 20hGrátis - os ingressos começam a ser distribuídos às 19h30Sesc: av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das FloresTelefone: 3184-0900 / site: sescsp.org.br

Farufyno no Sesc Osasco

PRA DANÇAR!

A ENTREVISTA (ESTREIA)Cinemark Osasco12h40, 15h20, 18h20, 21h10 (DUB)Cinemark Barueri12h30, 15h10, 17h55, 20h30 (DUB)

Cinépolis Pq. Shopping Barueri13h, 15h45, 18h45, 21h30 (DUB)

Cinépolis Iguatemi Alphaville12h45, 15h30, 18h30, 21h15 (LEG)

Cine ChaparralNeste sábado, 31, às

20h, o projeto Cine Cha-parral do Sesc Osasco, no Jardim das Flores, exibe o filme Férias Frustra-das, que foi escolhido pelo público em votação. O evento resgata os dri-ve-ins que exibiam filmes ao ar livre nos anos 60 e 70. Dirigido por Harold Ramis, a comédia mostra a tentativa de uma famí-lia bastante atrapalhada de visitar um parque no outro lado do país. Mais informações: Mais infor-mações: 3184-0900.

MetalA banda finlandesa de

power metal Sonata Arc-tica anunciou a venda de ingressos para o show que acontece no dia 27 de fevereiro no Centro de Eventos Pedro Bor-tolosso, em Osasco. A abertura do show fica por conta da banda brasileira Troll. Ingressos a R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia), no site (ticketbrasil.com.br). Há pontos de vendas em Osasco, Carapicuíba, Barueri e Itapevi. Infor-mações no site da Ticket Brasil.

ArtesanatoNesta sexta-fe ira e

sábado, dias 30 e 31, acontece a primeira edi-ção do ano da Feira de Arte, Decoração e Arte-sanato de Alphaville, em Barueri. O evento é rea-lizado das 10h às 19h, na Praça Oiapoque. Promo-vida mensalmente pela Secretaria de Desenvol-vimento Econômico e Trabalho da Prefeitura, a feira reúne 114 expo-sitores, com artesanatos, móveis, esculturas, artes plást icas e cul inária , entre outras atrações.

Divulgação

Alex Korolkovas

A comédia A Entrevista, dirigida pela dupla Evan Goldberg e Seth Rogen estreou nos cinemas bra-sileiros na quinta-feira, 29. O filme causou polêmica por ironizar o ditador norte--coreano Kim Jong-um, o que causou a invasão dos computadores da Sony e ameaça terrorista.

No filme, Dave Skylark (James Franco) e seu pro-

dutor Aaron Rapoport (Seth Rogen) conduzem um popu-lar talk show. Quando desco-brem que o ditador norte--coreano é fã do programa, eles marcam uma entrevista com ele na tentativa de con-seguirem sua aprovação como jornalistas sérios. Mas quando a dupla se prepara para viajar à Pyongyang seus planos mudam no momento em que a CIA os recruta.

CULTURA30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2015 11

Cinema

Agenda Cultural

Após incidente diplomático, A Entrevista estreia no país

SALA BARUERI DE CINEMA EXIBE AVIÕESNeste domingo, 1º, a Sala Barueri de Cinema exibe a animação Aviões, a partir das 18h. O filme conta a história de Dusty, um avião que trabalha pulverizando plantas. O cinema fica na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto. Informações: 4199-1600.

O samba-rock de Farufyno no Sesc

Nesta sexta-feira, 30, o Sesc Osasco rece-be show da banda de samba-rock Farufyno, um dos grupos surgi-dos nos anos 1990 com o intuito de redesco-brir ritmos brasileiros. O show acontece às 20h30 e tem entrada gratuita. A banda par-ticipa do projeto Pra Dançar!.

Com forte influência dos gêneros musicais brasileiros e regionais, Farufyno faz um res-gate sonoro ao mistu-

A MULHER DE PRETO 2: O ANJO DA MORTECinemark Osasco13h30, 15h50, 18h30, 21h00 (DUB)Cinemark Barueri12h20, 14h50, 17h10, 19h30, 21h50 (DUB)Cinépolis Pq. Shopping Barueri13h45, 16h, 18h30, 17h, 21h, 22h30 (DUB)

BUSCA IMPLACÁVEL 3Cinemark Osasco12h30, 13h30, 15h, 15h50, 17h30, 18h, 18h30, 20h, 20h30, 21h (DUB)Cinemark Barueri13h30, 16h, 18h30, 21h (DUB)Cinépolis Pq. Shopping Barueri14h40, 17h20, 19h50, 22h15 (DUB), 20h30 (LEG)Cinépolis Iguatemi Alphaville14h45, 17h15, 19h45, 22h15 (LEG)

LOUCAS PRA CASARCinemark Osasco13h10, 14h20, 16h, 17h, 19h, 19h40, 21h40, 22h20 Cinemark Barueri14h, 15h, 16h30, 19h, 20h50, 21h40

Cinépolis Pq. Shopping Barueri14h, 16h30, 17h30, 19h15, 20h15, 22h

Cinépolis Iguatemi Alphaville13h30, 16h

Divulgação

rar as raízes da música brasileira com influên-cias contemporâneas. O grupo resgata com-posições que vão de Osvaldo Nunes e Wil-son Simonal a Pepeu Gomes, Mutantes e Chico Buarque.

Além de fazer reve-rência a esses artistas, a Farufyno tem com-posições próprias que integram o rock psi-codélico setentista ao rap, por exemplo. O

grupo acabou de lançar o disco Olho Vivo, que inclui canções autorais e também versões de clássicos do samba--rock.

A Farufyno é for-mada por Kuba (vocal e v io lão) , Raphae l Carracine (guitarra), Mário Souza Lima (baixo), Marcos Cas-tilha (bateria e vocais), Rodrigo Pirituba (per-cussão e rimas) e Jonas Dantas (teclado).

Banda faz show na noite desta sexta-feira, 30, no projeto Pra Dançar!InformaçõesCinemark Osasco - (Shopping União) tel.: 3184-5120Cinemark Tamboré - (Shopping Tamboré) tel.: 4193-1826Cinesercla - (Osasco Plaza) tel.: 3682-3621.

Cinepolis - (Parque Shopping Barueri) tel.: 4688-6800Kinoplex Osasco - (Super Shopping) tel.: 3131-2004.CineAraujo - (Shopping Taboão) tel.: 4787-7644.Cinemark Cotia - (Shopping Granja Vianna) tel.: 4153 0546

Show tem entrada gratuita

Av. Crisântemo, 193Jd. das Flores Osasco - SP 11 3681-9594

Escolha o melhor para sua empresa

Elos

Con

tabi

lidad

e | 2

0 an

os

Serviços completos de assessoria Contábil, Fiscal e Trabalhista com 20 anos de Tradição.

SPED Contábil/Fiscal? E-Social? Fique tranquilo, este é nosso trabalho!

[email protected] | www.eloscont.com.br

Page 12: Jornal575

ESPORTES 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 201512 PEIXE ESTREIA COMO INCOGNITA Em meio a uma série de problemas financeiros que geraram a saída de jogadores importantes, como Edu Dracena, Arouca e Aranha, o Santos para muitos, “corre por fora” neste Paulistão. A conferir a partir deste

domingo, 1º, às 19h30, em partida contra o Ituano, na Vila Belmiro.

Reforçado Verdão joga incompleto

Timão pega Marília pensando no Once Caldas

São Paulo pode ter surpresas na estreia

Ricardo Saibun/Santos FC

E vai começar mais um Campeonato Paulista. Há quem ache que os estadu-ais estão ultrapassados e só atrapalham os times. Há quem defenda a tradição deles. Eu gosto dos esta-duais, mas não arrastados como estão. Gostaria que o Paulistão tivesse menos jogos, com dois grupos de oito ou dez clubes cada, que jogariam entre si e os dois melhores avançariam às semifinais. E você, o que acha dos estaduais? Quais suas sugestões para melhorá-los?

Para São Paulo e Corin-thians, o Paulistão fica em segundo plano, já que eles disputam a Libertadores no mesmo grupo, o “gru-po da morte”, que tam-bém tem o atual campeão, San Lorenzo (ARG), o time do Papa Francisco, e o perigoso Danubio

(URU). Isso se o Timão passar pelo Once Caldas na pré-Libertadores...

Já o Santos é um mis-tééééério. Tá numa crise financeira feia (que time brasileiro não tá?) e perdeu Aranha, Arouca, Dracena, uns cara bom... Tá certo que vieram Elano, Ricardo Oliveira, que é matador, tem o Robinho... Sei não.

Minha aposta para este Paulistão é o Palmeiras. É o clube que mais se reforçou e vai usar o Pau-listão para mostrar sua força, continuar a volta por cima após um 2014 deprimente.

Mas minha torcida é 100% Osasco Audax! Tenho certeza que vamos chegar às finais este ano e garantir vaga na Série D do Brasileirão. Quem sabe até não imitamos o Ituano e faturamos a taça?!

Fala, Zé Corneta!

O Paulistão do Porco?

Cesa

r G

reco

/Ag.

Pal

mei

ras/

divu

lgaç

ão

Cheio de reforços, clube corre para dar volta por cima

CHEGOU A HORA!

Osasco Audax busca aprender com os erros

O Osasco Audax inicia sua jornada em busca de voar alto em seu segundo ano na elite do Campeonato Paulis-ta em duelo contra o Palmei-ras, neste sábado, 31, às 17h, no Allianz Parque.

Após “bater na trave” no último estadual, o time osas-quense mira classificação à fase final da competição e vaga na Série D do Campe-onato Brasileiro – conquis-tada pelos dois melhores clubes do estadual que não estejam em nenhuma outra divisão nacional.

“Ano passado fizemos uma boa campanha, mas não deu em nada. Ficamos em 10º no geral, mas isso pra gente não serve. Espe-ro que possamos aprender com os erros do passado, de levar gols no final das par-tidas. E empatamos muito

Clube encara o Verdão na estreia

O time osasquense deu trabalho e ficou no empate em 1 a 1 com o Verdão no estadual de 2014

Jonathan Cafu tem agradado e pode ganhar vaga no ataque

Após vencer o Unia-ra/AFAV por 3 sets a 0, o Molico/Osasco joga em casa contra o São Bernardo nesta sexta, 30, às 19h30. O time osasquense está na ter-ceira posição da Superliga.

A partida contra o Unia-ra, na terça, 27, em Ara-raquara, teve parciais de 25/19, 25/16 e 30/28 para o Molico. Thaisa, com 19 acertos, recebeu o troféu Viva Vôlei de melhor atleta do jogo.

SUL-AMERICANO

Na próxima semana, o Molico faz uma pausa da Superliga e foca no Sul--Americano de Clubes, que

acontece entre os dias 3 e 8 de fevereiro, no ginásio José Liberati, em Osasco. As partidas começam na quar-ta, 4, às 14h, no Liberatti.

VÔLEI

Molico encara São Bernardo nesta sexta

também”, analisou o meia Camacho.

MANDO

O mando do jogo é cer-cado de polêmica, já que o mandante é o clube osas-quense, mas devido a uma negociação com a diretoria

do Alviverde, a partida será na casa do adversário.

“Para atuar em Osas-co na estreia do Paulistão, contra o Palmeiras, o clube teria que pagar uma taxa de transferência junto à Fede-ração Paulista de Futebol (FPF). O intuito de jogar no

Allianz Parque, mesmo sen-do mandante do duelo, foi o de estabelecer uma boa ren-da com a partida e resolver em definitivo este proble-ma”, justificou a diretoria do Audax, bastante criticada na imprensa pela realização do jogo na casa do adversário.

O Corinthians rece-be o Marília, domingo, 17h, no Itaquerão, na abertura do Campeonato Paulista mais focado em um dos principais duelos do semestre: as partidas

decisivas da pré-Liberta-dores, contra o perigoso Once Caldas. O jogo de ida pela competição sul--americana será na noite de quarta-feira, 4, em Ita-quera. A volta será dia 11,

na Colômbia.Elias diz que a equipe

está confiante de que não haverá um novo Tolima, como em 2011: “É outro momento. Claro que a fase da competição é a

mesma. Se for eliminado, vai ser a mesma cobrança. Mas o torcedor pode ficar tranquilo que a gente tem confiança de que vai fazer dois bons jogos”, assegu-rou, durante a semana.

O Tricolor estreia no Paulistão contra a Penapo-lense, domingo, 17h, em Penápolis. O time pode ter surpresas na escalação. O atacante Jonathan Cafu agradou a comissão técnica durante a pré-temporada e treinou esta semana entre os titulares, deixando Alan Kardec no banco.

A escalação do São Pau-lo para a estreia pode ser: Rogério Ceni; Bruno, Rafael Tolói, Edson Silva e

Carlinhos; Denilson e Sou-za (Thiago Mendes); Cafu (direita), Ganso (centro) e Michel Bastos (esquerda); Luis Fabiano.

Clube que mais se re forçou para es ta temporada , o Pa l -meiras faz sua estreia

no estadual contra o Osasco Audax sem dois de seus princi-pais reforços: Dudu e

Alan Patrick, ambos por questões burocrá-ticas. A partida deve marcar a estreia ofi-

cial de nomes como Zé Roberto e Leandro Pereira com a camisa do Verdão.

PAULISTÃO – 1ª rodadaSábado, 31

Osasco Audax x Palmeiras 17h - Allianz Parque

Domingo, 1ºPenapolense x São Paulo

17h - PenápolisCorinthians x Marília

17h - ItaquerãoSantos x Ituano

19h30 - Vila Belmiro

Renato Silvestre

Div

ulga

ção/

saop

aulo

fc.n

et

João

Pire

s/Fo

toju

mp

Adenízia é um dos destaques