jornal535

16
Especial Visão Educação fala sobre o ambicioso projeto de recuperação da FITO através de parcerias com setor privado, investimento na vocação dos cur- sos técnicos e profissionalizantes e amplicação dos cursos superio- res de engenharia. Obras atrasadas e, em alguns casos, até completamente aban- donadas geram reclamações da população do município. Visão Oeste faz um raio-x da situação e apresenta prazos e soluções apontados pela administração para a entrega de melhorias à comunidade. Com a Páscoa quase chegando, além do circuito comercial de chocola- tes, o que também tem sido opção são os ovos gour- met e caseiros. Seção Gastronomia da semana traz dicas de chocolateiras especializadas na região e onde encontrar produtos casei- ros de qualidade. PÁGINA 7 Fernando Augusto Eduardo Metroviche Eduardo Metroviche Começa remoção de favela graças a parceria Lapas/Haddad FITO planeja recuperação Carapicuíba tem obras atrasadas Fuja do básico com chocolates repletos de novos recheios Ivan Storti/Divulgação SantosFC Obra na divisa reivindicada por Osasco junto à Prefeitura de São Paulo desde a gestão do ex-prefeito da Capital, Gilber- to Kassab (PSD), finalmente começou a sair do projeto graças à melhoria do diálogo entre os governos petistas Jorge Lapas, de Osasco, e Fernando Haddad, de Sâo Paulo. Melhoria prevê obras de mobilidade e famílias receberão bolsa aluguel. PÁGINA 4 Confira na página 10 as vagas de empregos no Sábado - Sol/Chuva 32 o C máx - 19 o C mín Domingo - Sol/Chuva 32 o C máx - 21 o C mín Tempo // www.visaooeste.com.br 11 A 17 DE ABRIL DE 2014 ANO 10 - Nº 535 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Peixe tenta impedir o Ituano de fazer história no Paulistão Alckmin anuncia obra em Vargem Grande e nega racionamento de água até o fim do ano PÁGINA 16 PÁGINA 5 Capital América 2: O Soldado Invernal traz de volta às telonas o primeiro vingador Abril Nova Crescente Cheia Minguante 07 15 22 29 PÁGINA 13 Começou a remoção da favela do Jardim Wilson, na divisa entre Osasco e São Paulo, para início de obras de mobilidade urbana na região PÁGINA 15 PÁGINA 6 Divulgação

Upload: visao-oeste

Post on 11-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


26 download

DESCRIPTION

Edição 535 do Jornal Visão Oeste

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal535

Especial Visão Educação fala sobre o ambicioso projeto de recuperação da FITO através de parcerias com setor privado, investimento na vocação dos cur-sos técnicos e profissionalizantes e amplicação dos cursos superio-res de engenharia.

Obras atrasadas e, em alguns casos, até completamente aban-donadas geram reclamações da população do município. Visão Oeste faz um raio-x da situação e apresenta prazos e soluções apontados pela administração para a entrega de melhorias à comunidade.

Com a Páscoa quase chegando, além do circuito comercial de chocola-tes, o que também tem sido opção são os ovos gour-met e caseiros. Seção Gastronomia da semana traz dicas de chocolateiras especializadas na região e onde encontrar produtos casei-ros de qualidade.

PÁGINA 7

Fernando Augusto

Eduardo Metroviche

Eduardo Metroviche

Começa remoção de favelagraças a parceria Lapas/Haddad

FITO planejarecuperação

Carapicuíba tem obras atrasadas

Fuja do básico com chocolates repletos de novos recheios

Ivan Storti/Divulgação SantosFC

Obra na divisa reivindicada por Osasco junto à Prefeitura de São Paulo desde a gestão do

ex-prefeito da Capital, Gilber-to Kassab (PSD), finalmente começou a sair do projeto graças

à melhoria do diálogo entre os governos petistas Jorge Lapas, de Osasco, e Fernando Haddad,

de Sâo Paulo. Melhoria prevê obras de mobilidade e famílias receberão bolsa aluguel. PÁGINA 4

Confira na página 10 as vagas de empregos no Sábado - Sol/Chuva

32oC máx - 19oC mín

Domingo - Sol/Chuva32oC máx - 21oC mín

Tempo //

w w w . v i s a o o e s t e . c o m . b r

11 A 17 DE ABRIL DE 2014

ANO 10 - Nº 535

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Peixe tenta impedir o Ituano

de fazer históriano Paulistão

Alckmin anuncia obra em Vargem Grande e nega racionamento de águaaté o fim do anoPÁGINA 16 PÁGINA 5

Capital América 2: O Soldado Invernal traz de volta às telonas o primeiro vingador

Abril

NovaCrescente Cheia Minguante

07 15 22 29PÁGINA 13

Começou a remoção da favela do Jardim Wilson, na divisa entre Osasco e São Paulo, para início de obras de mobilidade urbana na região

PÁGINA 15

w w w . v i s a o o e s t e . c o m . b r

11 A 17 DE ABRIL DE 2014

ANO 10 - Nº 535

Capital América 2: O Capital América 2: O Soldado InvernalSoldado Invernal traz traz traz Soldado Invernal traz Soldado Invernal traz de volta às telonas o de volta às telonas o primeiro vingadorprimeiro vingador PÁGINA 15PÁGINA 15

apontados pela administração para a entrega de melhorias à comunidade.

Com a Páscoa quase chegando, além do circuito comercial de chocola-tes, o que também tem sido

gour- e caseiros. Seção

da semana traz dicas de chocolateiras especializadas na região e onde encontrar produtos casei-

Fuja do básico com chocolates repletos de novos recheios

PÁGINA 13

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Peixe tenta impedir o Ituano

de fazer históriano Paulistão PÁGINA 16

PÁGINA 6

Divulgação

Page 2: Jornal535

“Cocaína no helicóptero”.Marcelo Ximenes - estudante, expulso de evento após gritar essas palavras durante discurso

do pré-candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), em Porto Alegre

“Hoje, se disser que sou de esquerda, as pessoas não vão acreditar. Embora seja verdade. É verdade!”.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - ex-presidente da República

“[Há uma] ideia que precisa ser desconstruída porque é falsa: a ideia de que a refinaria foi um mau negócio. A refinaria foi um bom negócio. O mercado mudou, e o negócio se tornou, em nova conjuntura, não atraente. Hoje, também teve mudança, e a refinaria é lucrativa. É cíclica”.

Sérgio Gabrielli - ex-presidente da Petrobras, sobre a criticada compra da refinaria de Pasadena, nos EUA

“Conheci a cocaína nos bailinhos, no fim dos 12 anos. Só a cocaína. Eu tentei a maconha, mas engasguei, nunca consegui fumar nem cigarro. Não conseguia tragar. Com a cocaína era fácil”.

Marco Feliciano (PSC-SP) - deputado federal e pastor, à revista Playboy

EDITORIAL ARTIGOS

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

Diretor Executivo: Valter Santos | Diretor de redação: Renato Rovai - Mtb 23.140 | Editor: Jeferson Martinho ([email protected]) | Projeto Gráfico: Rodrigo Domingues | Diagramação: Rodrigo Domingues ([email protected]) | Chefe de Reportagem: Fernando Augusto ([email protected]) | Repórteres: Leandro Conceição ([email protected]) | William Galvão ([email protected]) | Depto. Jurídico: Edu Éder de Carvalho | Redação: [email protected] | Comercial: [email protected] | Contato Publicitário: [email protected] | Impressão: Folha Gráfica | Tiragem: 35.000 exemplares

Osasco - Carapicuíba - Santana de Parnaíba - Cotia - Itapevi - Taboão da Serra - Barueri - Pirapora do Bom Jesus - Vargem Grande

Embu das Artes - Itapecerica da Serra - Jandira

OPINIÃO 11 A 17 DE ABRIL DE 20142

André Santiago

Valdir Roque

Secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, é bacharel em Direito e especial-ista em Direito Administrativo pela Fundação Trompowsky do Exército Brasileiro

Vereador pelo PT, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Osasco

Secontru investe em inteligência para proteger cidadão em Osasco

Crise da água é fruto da má gestão tucana

O combate à violência deve ser constante

Visão Oeste é uma publicação semanal da Editora Visão Oeste.

Av. Yara, 223 - Vila Yara - Osasco - SP Cep 06028-100

Redação/publicidadeTel.: 3683-3592 - Fax.: 3681-3150

Filiado a ABRARJ / ADJORI-SPRegistro n° 3247 - 1° Oficial de Registro Civil das

Pessoas Jurídicas de Osasco

CHARGEFRASES

Desde a sua criação, em 2011, a Secretaria de Seguran-ça Pública e Controle Urbano de Osasco (Secontru), da qual sou secretário, indicado pelo prefeito Jorge Lapas (PT), tem modernizado a forma de garantir a convivência pacífica da sociedade por meio de uma gestão democrática, participa-tiva e integrada entre os entes públicos. São princípios que norteiam nosso trabalho e permitem uma gestão eficien-te e que tem colhido resulta-dos positivos nesse período.

Recentemente apresen-

tamos à população um novo plano estratégico de segu-rança e controle urbano para a cidade. Após estudos e debates entre a Secontru e a Secretaria de Planejamento e Gestão, foi possível traçar essa ação que mudará a segu-rança e trará avanços ainda mais significativos a Osasco.

A ampliação do efetivo de guardas municipais, vigias e fiscais é um deles. Até 2017, a segurança municipal ampliará seu efetivo em mais de 50%. O concurso público foi anun-ciado em março pelo prefeito.

Preparar cada vez mais o servidor para atuar na defe-sa do patrimônio público e assegurar a proteção da cida-de e de seus cidadãos é fun-damental. Para isso, iremos construir uma nova escola de formação de agentes da segu-rança muncipal com sede própria e amplo espaço físico.

Não só em recursos humanos a Prefeitura está avançando. A inteligência, dinamismo e agilidade são ações contempladas dentro do projeto. Dentre elas está a implantação de um Centro

de Gerenciamento Integra-do. Essencial para diminuir o tempo de resposta às ocor-rências, pretendemos integrar órgãos e serviços municipais (Demutran, GCM, Defesa Civil, SAMU), que hoje ope-ram sozinhos, para trabalhar conjuntamente 24 horas por dia em único espaço.

Proteger o cidadão e os bens públicos são as razões da existência da Secontru. Tra-balhar com eficiência e inteli-gência é o nosso dever. Tenho certeza que nossas ações vão ao encontro dessas questões.

É cada vez maior o medo de termos nossas torneiras secas em breve. O Sistema Cantareira, que abaste-ce cidades como Osasco, Barueri e Carapicuíba, está com menos de 13% de sua capacidade, índice mais bai-xo da história.

O governador, que tanto alardeou que estava “tudo bem”, enfim, admitiu, cons-trangido, que o risco de racionamento de água é real.

O governo Alckmin alega que a razão para a crise da

água é a falta de chuvas. Não é só isso. A razão principal para a crise da água é a má gestão tucana! A incompe-tência dos 20 anos de (des) governos do PSDB, com Alckmin e cia., no estado.

O sistema Cantareira aten-de, segundo a Sabesp, 8,8 milhões de pessoas. Todas em risco de ficar sem água por causa do descaso do PSDB!

A situação é tão grave que o Ministério Público vai ins-taurar um inquérito sobre uma possível má gestão da

água. Desde que o sistema Cantareira foi inaugurado, entre os anos 1970 e 1980, não houve investimento em novos mananciais. Um des-caso absurdo.

O estado já passou por situações semelhantes, como em 2003, em outra (má) ges-tão das mesmas pessoas que continuam no governo. E eles não aprenderam nada! Não ampliaram os reser-vatórios, não melhoraram o sistema... E continuam desperdiçando muita água!

Segundo a própria Sabesp, um quarto da água é des-perdiçada no caminho até o consumidor.

Se o governo Alckmin não fez a parte dele, que façamos a nossa. Vamos economizar água, usar com consciência.

A mesma consciência que grita que São Paulo precisa de planejamento e boa ges-tão. Não de um governo que não age e que só falta pedir que a população do estado mais rico do país faça a dança da chuva!

Há duas semanas, a sociedade brasileira viu-se con-frontada com uma estatística alarmante da tolerância de parcela significativa das pessoas à prática da violência sexual às mulheres pelo simples fato de usarem roupas que essa parcela consideraria impróprias ou provocativas. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Econô-mica e Aplicada (Ipea), órgão subordinado à Secretaria de Assuntos Estratégicos, da Presidência da República, que erroneamente divulgou, num primeiro momento, que 65% dos brasileiros acham que as mulheres merecem ser atacadas por causa do jeito de se vestir.

O dado depois foi corrigido, mas ainda assim mostrou um diagnóstico preocupante: em média, uma em cada quatro pessoas realmente vê merecimento da vítima em casos de estupro. O primeiro número, claro, gerou uma comoção nacional e mobilização de movimentos nas redes sociais e nas ruas. “Não mereço ser estuprada” é a frase que vem marcando as manifestações.

Mas a revisão do número não pode justificar o esmo-recimento da luta em defesa da mulher. Não obstante à correção dos dados, é abominável sob qualquer ótica que qualquer fração da população (ainda mais uma tão expressiva, de 26%) sequer considere a prática da violên-cia sexual - ou outra forma de violência - como justificável. Segundo o Ipea, inclusive, estava correto o dado que reve-lou que 58% dos entrevistados concordaram com a frase: “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”.

A banalização da violência de gênero (assim como de etnia e classe social) é um passo tenebroso e gigante em direção ao abismo da discriminação e do aprofundamento de todos os tipos de desigualdade. Mas é, sobretudo, uma demonstração de selvageria, subdesenvolvimento, falta de cultura e educação. Por isso, qualquer que seja o dado estatístico, a vigilância e o combate à violência devem ser permanentes.

É abominável que alguém considere a violência sexual justificável

ao encontro dessas questões.

Page 3: Jornal535

PedágiosFinalmente a oposição ao gover-

no de Geraldo Alckmin (PSDB) na Assembleia Legislativa emplacou uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A CPI dos Pedágios, pro-posta em 2011 pelo deputado petista Antonio Mentor foi instaurada essa semana. A Comissão já tinha assi-naturas suficientes, mas, para evi-tar a sua criação, a base governista protocolou uma série de outros pedidos de CPI. Isto porque, pelo regimento da Assembleia paulista, apenas é permitido o funcionamento de cinco comissões de investigação ao mesmo tempo e, desta forma, a CPI dos Pedágios entrou na fila de espera.

CPIA CPI pretende investigar se os

valores das tarifas cobrados pelas concessionárias nas rodovias pau-listas estão em consonância com os critérios definidos nos editais de licitação, propostas e contratos fir-mados e com a Lei Federal que rege as concessões de obras e serviços públicos. Além dos 24 deputados do PT, assinaram o pedido alguns deputados que fazem parte da base do governo, e também o deputado e pré-candidato do PDT ao governo do estado, Major Olímpio (PDT).

ColaboraçãoA dengue virou tema na Câmara

Municipal de Osasco na sessão da terça-feira, 8. O vereador Alex Sá (PDT) chamou atenção para o fato de que a falta de colaboração da população está contribuindo para o surto da doença. “A grande dificulda-de são os próprios moradores, que não deixam os agentes da zoonoses entrarem nas casas. Temos que faci-litar o trabalho dos agentes. O mora-dor, fechando as portas, está abrindo as portas para a dengue”, disse.

AudiênciaA Eletropaulo foi motivo de críticas

dos vereadores de Taboão da Serra esta semana. Na quinta-feira, 10, foi realizada uma audiência pública para discutir os problemas que a cidade enfrenta com a concessioná-rias de energia, mas a empresa não enviou nenhum representante para a Câmara Municipal. “A Eletropaulo está com descaso com nossa cida-de, são muitas reclamações de falta de energia e equipamentos quei-mados. E eles sequer enviaram um representante. Temos que cobrar”, disse a vereadora Luzia Aprigio (PSB), segundo o site O Taboanense.

POLÍTICA11 A 17 DE ABRIL DE 2014 3

Visão de olho

DELBIO INTENSIFICA AGENDAFiliado ao PSD há quase um ano, o ex-vereador Delbio Teruel tem divulgado nas redes sociais os eventos dos quais participa, como o ani-versário de 10 anos da Fundação Cafú, nesta semana. Teruel, que deve ser candidato a deputado federal em outubro, também lançou a campanha “Eu mereço uma Osasco melhor”.

CÂMARA VAI DEFINIR NOVO VICEO nome do sucessor do deputado licenciado André Vargas (PT-SP) à vice-presidência da Câmara deve ser anunciado na última semana deste mês. Vargas já estava licenciado desde que denúncias o ligaram ao doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

Visão Atenta

Fernando Augusto

O ex-presidente Luiz Ina-cio Lula da Silva voltou for-temente à cena política. Em um momento de queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff e de ofensiva da oposição por uma CPI que investigue a Petrobras, Lula participou de evento com o pré-candidato do PT ao governo do estado, Alexandre Padilha, dia 4, em Osasco, e concedeu entrevista a blo-gueiros dia 8.

No ato no clube Floresta, em Osasco, Lula recomen-dou aos petistas que estão no poder que saiam às ruas para ouvir a população. “O diálo-go com a sociedade deve ser permanente para que a gen-te continue consolidando a democracia”, disse. O ato em Osasco foi parte da chamada Caravana Horizonte Paulista, que tem levado o pré-candi-dato do PT ao governo, o ex--ministro da Saúde Alexandre Padilha, para várias regiões do estado. No dia anterior ele havia visitado Jandira e no dia 5 foi a Carapicuíba.

Lula afirmou que será nor-mal se ocorrerem manifesta-ções durante a Copa do Mun-do, que começa em junho. “É importante que as pessoas queiram mais e melhor”. Ele citou a polêmica pesquisa do Ipea, onde 26% dos entrevis-tados afirmaram concordar total ou parcialmente com a frase: “mulheres que usam

EX-PRESIDENTE

Lula volta à cena com ato em Osasco e entrevista a blogueiros

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

José Cruz/ABr

Ex-presidente nega o “volta Lula”

Grupo de nove blogueiros e o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva em entrevista coletiva na Capital

roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” para dizer que “está aumentando o conservadorismo nesse país”.

Sobre os 50 anos do Gol-pe Militar de 1964, Lula lembrou a luta pela redemo-cratização do país e citou a presidente Dilma Rousseff. “Temos uma presidenta que ficou três anos presa e foi torturada e sabe que o tempo dela não é de vingança, mas de construção de esperança”, disse o ex-presidente, que também lembrou de quando se candidatou ao governo do estado em 1982. Em apoio a Padilha, Lula disse que “se o PT no estado de São Paulo fizer o que fez no Brasil, eles nunca mais voltarão a gover-nar o estado”.

BLOGUEIROS

Na terça-feira, 8, na sede do Instituto Lula em São Paulo, Lula concedeu entrevista com 3 horas de duração a blo-gueiros, entre eles o diretor de redação do Visão Oeste,

Renato Rovai, que mantém o seu Blog do Rovai. O ex-pre-sidente fez questão de iniciar a entrevista garantindo que a presidente Dilma Rousse-ff será candidata à reeleição. “Não sou candidato, minha candidata é a Dilma Rous-seff. Se vocês (blogueiros) puderem contribuir para aca-bar com essa boataria, vocês estarão contribuindo com a democracia no Brasil”, afir-mou.

Lula defendeu a formação de uma Assembleia Consti-tuinte exclusiva para fazer uma reforma política. “Sem a reforma política todas as outras reformas que temos de fazer serão muito mais difíceis. E eu estou con-vencido que essa reforma o Congresso não fará. Há interesse em manter o status quo, então por que mudar? sou totalmente favorável a uma Constituinte exclusi-va para fazer essa reforma. Acho que não tem outro jei-to”, afirmou.

PETROBRAS

Sobre a CPI da Petrobras, Lula lembrou que nos anos eleitorais a estatal sempre é utilizada pela oposição. “Eu penso que são pessoas que trabalham para enfraquecer a Petrobras. Se ela hoje vale US$ 98 bilhões, no gover-no FHC ela valia US$ 15 bilhões”, disse o ex-presi-dente.

Lula também foi instado a comentar sobre o julgamen-to do “mensalão”. “Se o PT tivesse feito o debate políti-co quando deveria ter feito o embate político, em vez de esperar decisão jurídica, a his-tória poderia ter sido outra. Nós vimos como a imprensa foi construindo o resultado desse julgamento”, ponde-rou. “Eu queria saber como um caso de fraude de R$ 3 mil em uma estatal chefiada pelo PMDB envolvendo um qua-dro do PTB virou o mensalão e caiu no colo do PT. Essa his-tória ainda será recontada.”

Page 4: Jornal535

POLÍTICA 11 A 17 DE ABRIL DE 20144

A sintonia entre os prefeitos petistas de Osasco, Jorge Lapas, e São Paulo, Fernando Haddad, rendeu duas ações conjuntas dos municípios nos últi-mos dias: a remoção da favela do Jardim Wil-son, para que Osas-co possa concluir um projeto de ligação da Superavenida à Mar-ginal Pinheiros, e uma operação de combate à dengue.

Promessa durante a gestão do ex-prefeito da Capital Gilberto Kassab (PSD), critica-do por não cumprir, a remoção da favela do

NO FLORESTA

PETISTAS

Padilha defende integração do transporte intermunicipal

Parceria entre Lapas e Haddad desemperra remoção de favela

Rodr

igo

Pett

erso

n/SE

COM

/PM

O

Reprodução

Edua

rdo

Met

rovi

che

PLEBISCITO POPULAR PELA REFORMA POLÍTICAEntre 1º e 7 de setembro deste ano, organizações da sociedade civil e

movimentos sociais de diversas áreas, como o Movimento Passe Livre e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra vão realizar atos sobre a

convocação de uma constituinte exclusiva para debater a reforma política.

Kassab foi criticado por não cumprir promessa

Em sua passagem por Osasco, o pré-candidato ao governo do estado pelo PT, Alexandre Padi-lha, defendeu o progra-ma Mais Médicos, ela-borado por ele quando ministro da Saúde. “Se a oposição à presidenta Dilma continuar a ser contra o Mais Médicos vai perder. A presença desses médicos é cada vez mais bem avaliada pela população. O esta-do de São Paulo, mesmo sendo o mais rico do país, é o que mais vai receber médicos porque foi o que mais pediu. Tenho visto prefeitos do PSDB e do DEM aprovando o pro-grama Mais Médicos”, disse.

No evento, Padilha cri-ticou a gestão do PSDB no Executivo estadual e apresentou fundamen-talmente três propostas:

Pré-candidato petista discursa em ato no Centro de Osasco que reuniu lideranças petistas e o ex-presidente Lula

Travada com ex-prefeito da Capital, parceria entre administrações só avançou com correligionários

Jardim Wilson, na divi-sa entre as duas cida-des, enfim teve início, na semana passada.

No total, 208 famí-lias devem ser remo-

vidas e receber bolsa aluguel até que sejam encaminhadas a proje-tos habitacionais.

“A solução encon-trada vem ao encontro

do anseio de todos. As famílias receberão uma moradia digna. São Paulo resolve um pro-blema antigo e Osasco poderá concluir o pro-

jeto da Superavenida”, afirmou o prefeito osas-quense, Jorge Lapas.

De acordo com a Prefeitura de Osasco, a área desocupada con-

tará com um projeto de mobilidade urbana, que incluirá a canaliza-ção do córrego local e a duplicação da avenida Manoel Pedro Pimen-tel - continuação da Superavenida.

A assessoria de Jor-ge Lapas destacou que “o projeto proposto ganhou imediato apoio de Fernando Haddad nos primeiros meses de gestão dos dois pre-feitos”.

DENGUE

Outra parceria entre as Prefeituras de Osas-co e São Paulo na divi-sa foi em uma ação de combate à dengue com agentes das duas cida-des na região do Par-que Continental, na segunda-feira, 7 (leia mais na página 8).

integração no trans-porte (Metrô, CPTM e EMTU), delegacias da mulher 24 horas e com-

pensação para muni-cípios que abriguem mananciais de água.

A crise no abasteci-

mento de água foi tema de críticas dos petistas. De acordo com Padilha, o governador Geraldo

Alckmin (PSDB) foi aler-tado em 2004 sobre as obras que deveriam ser feitas no sistema Canta-

reira. “O que vai resolver o problema da água em São Paulo é um estado que realize obras, planeje como tem que planejar, e não ficar batendo boca com outro estado. A polê-mica parece que é para tirar o foco do verdadeiro problema”, disse, sobre a polêmica com o governo do Rio de Janeiro , que é contra a transposição das águas do rio Paraíba do Sul, como proposto por Alckmin.

Entre outras lideran-ças do PT da região de Osasco, participaram do ato no Clube Floresta o ex-prefeito de Osasco e atual presidente estadu-al do partido, Emidio de Souza, o prefeito Jorge Lapas, o senador Edu-ardo Suplicy e a minis-tra do Planejamento, Miriam Belchior.(Fer-nando Augusto)

Page 5: Jornal535

“Espinosa, parabéns pela contribuição a memória e história, revelando aspectos da sua vida e luta num pedaço do mundo que sempre foi e será injusto, enquanto o ser humano se com-portar como filho de uma bactéria”.

Gisele Pecchio Dias, na matéria “50 anos

do Golpe: ‘tenho pena dos torturadores’, diz

Espinosa”, publicada na edição 534,

no dia 4 de abril

“Gostaria muito que o Espinosa escrevesse um

livro contando a sua história. Seria uma contri-buição importante para que as novas gerações soubessem sobre esse período ainda nebuloso da história deste país”.

Glayton Hipolito, na mesma matéria

“Uma boa oportunidade para saborear e degustar bons pratos da culinária brasileira”.

Gilson Rangel, na matéria “Osasco terá

Roteiro Gastronômico”, publicada dia 4 de abril

“Isto deveria ter sido feito há muito tempo”.Luiza Frossard Piteri, na matéria “Osasco

deve ter Comissão Municipal da Verdade”,

publicada no dia 4 de abril

POLÍTICA11 A 17 DE ABRIL DE 2013 5

Vagn

er C

ampo

s

Divulgação

Com crise, Alckmin anuncia obra na região

ÁGUA

Em meio à crise no sistema Cantareira, que abastece grande parte da Região Metropolitana, o governador Geraldo Alck-min (PSDB) foi a Vargem Grande Paulista nesta quinta-feira, 10, e anun-ciou o início das obras do Sistema Produtor de Água São Lourenço. Segundo o governo, a obra vai ampliar a capacidade de abasteci-mento em 4,7 mil litros por segundo. Serão beneficia-das 1,5 milhão de pessoas, em Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, San-tana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

“Ele (sistema São Lou-renço) vai ajudar toda a metrópole porque alivia o Cantareira”, destacou Alckmin, ao anunciar o investimento. A constru-ção será feita por meio de uma parceria público-pri-vada, com investimento de R$ 2,21 bilhões.

A presidente da Sabesp, Dilma Pena, disse que as projeções da empresa apontam segurança no abastecimento de água, sem necessidade de rodízio, até o final do ano, “consideran-do o pior cenário de chuvas e a utilização da reserva téc-nica” da água das represas do sistema Cantareira.

OBRAS VIÁRIAS NO CENTRO DE ITAPEVIA Prefeitura de Itapevi iniciou obras do alargamento de trecho da rua João Pires de Oliveira, que dá acesso à estação Itapevi da CPTM, na região central. Além disso, a administração está recuperando o pavimento asfáltico da via. As obras devem ser concluídas nos próximos dias.

Visão na Rede

Sistema deve beneficiar sete cidades

A presidente da Sabesp, no entanto, disse que as medidas de estímulo à eco-nomia do consumo devem ser complementadas com outras ações, como a trans-ferência de água do Alto Tietê e do Guarapiranga para o Cantareira.

Dilma Pena informou ainda que a água do volu-me morto - a reserva técni-ca - estará disponível para ser usada a partir de maio, recurso que será adotado pela companhia. O volu-me morto é a água que está abaixo do nível de captação da represa e que, por isso, precisa de uma expansão da estrutura de bombas para

ser captado.

CANTAREIRA

A dirigente também assegurou que o sistema Cantareira continua se recompondo e que, por isso, o baixo nível do arma-zenamento atual (12,5%) não é um indicador de que o reservatório vá secar. “Ele continua tendo vazão afluente (água que entra nos reservatórios) e continua se recompondo. A natureza não para”, explicou. Segun-do o governo estadual, a situação de falta de chuvas em São Paulo é a pior dos últimos 80 anos. (Com Agência Brasil)

Após minimizar problema, governador admitiu esta semana risco de racionamento

Veja os comentários em destaque no Facebook e Twitter do Visão Oeste durante a semana

Page 6: Jornal535

Divulgação

Willian Galvão

-Ped

ro G

odoy

/SEC

OM

/PM

O

cidades 11 a 17 de abril de 20136Prefeito no Seu Bairro receBe 15 mil

cerca de 15 mil pessoas passaram pelo projeto “o Prefeito no seu Bairro” realizado no sábado, 5, no Parque imperial, em Barueri. o prefeito Gil

arantes (Dem) atendeu pessoalmente a 100 cidadãos. foram oferecidos serviços como orientações em diversas áreas e emissão de documentos.

Carapicuíba tem obras com atraso e abandono

Secretarias apontam metas para 2016

FISCALIZAÇÃO ReunIÃO

William Galvão

Com 13 g rande s obras em andamento, Carapicuíba tem sido alvo de críticas por parte da população e imprensa pelo atraso ou abandono de parte delas. O projeto Novo Centro, uma das prin-cipais, está com um ano e dois meses de atraso.

O projeto é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o gover-no do estado e tem investimento de R$ 80 milhões. Ainda no Centro, outra promes-sa da administração, o Velório Municipal, iniciou em 2012 e está abandonado. Segundo a assessoria da prefei-tura, a construção “não teve aprovação popu-lar e deve dar espaço a uma biblioteca públi-ca”, que só começa a ser erguida quando as obras do Novo Centro forem concluídas.

Ao lado da Prefeitu-ra, também foi deixada de lado a construção do prédio do Progra-ma de Modernização da Administração Tri-butária e da Gestão de Setores Sociais Bási-cos (PMAT), outra parceria com o esta-do, ao custo de R$ 1,2 milhão. Iniciada em 2008 e com entrega prevista para 2011, só a estrutura foi cons-truída. A assessoria da prefeitura disse que o retorno deve começar em 15 dias.

Entre as obras em dia estão a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Aris-ton, o Pronto Socorro da Cobah II, a Unida-

de de Saúde da Famí-lia (USF), o Conjunto Habitacional do Jar-dim das Flores, a Praça de Esportes e Cultura (INAC) e o Sesi Cara-picuíba

Saúde

Inic iada em 2010 com previsão de entre-ga em 2011, a Unidade de Pronto Atendimen-to (UPA) 24 horas do Parque Santa Tereza, ainda não ficou pronta. O investimento foi de R$ 1,5 milhão. O local está quase pronto; fal-ta apenas pavimenta-ção externa, instala-ção de pias e rede de informação, segundo a secretária de Saúde de Carapicuíba, Simone Augusta Monteaper-to. “Precisamos licitar uma nova empresa, isso deve acontecer até julho, aí a obra é reto-mada e até o final des-te ano deve ser entre-gue”, afirmou.

eSporte

A S e c r e t a r i a d e Esportes tem duas obras atrasadas . O ginásio Poliesportivo

da Vila Dirce, em três anos. Parceria com o governo estadual, com investimento de R$ 1,2 milhão, foi vítima da desistência da cons-trutora. O local está coberto, mas o chão é de terra e os banheiros e arquibancadas não foram concluídos.

Com mato alto, o terreno tem servido para um vizinho criar bodes e o surgimento de escorpiões, segundo moradores. A secretá-ria de Esportes, Maria de Fátima de Brito, dis-se que do novo proces-so licitatório até o tér-mino da obra, o prazo é junho de 2015.

InfraeStrutura

Iniciadas em 2007, as obras do PAC Cadaval (1ª fase) e PAC Cada-val Sulamericana (2ª fase), tinham previsão de entrega em dezem-bro do ano passado. Os projetos incluem a canalização do córre-go Cadaval, construção da avenida que ligará a Vila Sulamericana à região da Vila Dirce, além da realocação das

Nesta quinta-feira, 10, representantes de seis secretarias muni-cipais de Osasco discu-tiram o andamento das ações previstas no Acor-do de Resultados. A iniciativa da Prefeitura coordenada pela Secre-taria de Planejamento e Gestão (Seplag) reúne uma série de metas para até 2016.

Além de membros da Seplag, o evento reuniu as secretarias munici-pais de Assuntos Jurí-dicos, Serviços e Obras, Finanças, Educação e Administração.

O prefe i to Jorge Lapas (PT) e os técni-cos da administração debateram temas como a construção de novas creches; prazos, planeja-

mentos e entraves para a entrega das obras; anda-mento e implantação de novos programas e pro-jetos; ofertas de áreas e espaços para concreti-zação de dispositivos de educação, contratação de mais professores e ampliação de vagas em creches conveniadas, dentre outros assuntos ligados especialmente às secretarias de Educação e Serviços e Obras.

“A ideia é ampliarmos os projetos educacio-nais e gastarmos ade-quadamente os 25% do orçamento em obras de infraestrutura. Precisa-mos, sobretudo, investir na qualidade do ensino, esta é uma mudança do eixo no conceito de edu-cação”, afirmou Lapas.

Prefeitura começou obra do Velório Municipal em 2012, mas abandonou a empreitada

Secretários e o prefeito Lapas reunidos no gabinete

Obra do novo centro tem 1 ano e dois meses de atraso

famílias que residem à margem do córre-go para 728 moradias populares. Com cus-to de mais de R$ 23 milhões, até agora mais da metade do córrego foi canalizado e quase 400 apartamentos já foram entregues.

Segundo o prefeito Sergio Ribeiro (PT), essa obra vai “desafogar o trânsito da Inocêncio Seráfico e pretende mon-tar um cinturão de acesso ao Centro da cidade”. A expectativa de término é até o final do ano.

Page 7: Jornal535

CIDADES11 A 17 DE ABRIL DE 2013 7

Fernando Augusto

Divulgação

TENDÊNCIA

Nos últimos anos, a Fito tem sido muito comentada devido à dívida que a instituição carrega. O presidente Rubens Aniz diz que a dívida não impede a melhoria e ampliação dos cursos. “Hoje já existe um horizonte de equalização dessa dívida. A Prefeitura trabalha num projeto junto à Caixa Econômica Federal de pagamento da dívida do FGTS. Ainda temos a dívida do INSS, que estamos estudando para poder resolver”, afirma.

Dívida não impede melhorias

CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS NA ANHANGUERA OSASCOAté dia 13, interessados nos cursos técnicos gratuitos oferecidos pela Universidade Anhanguera, unidade de Osasco, por meio do Pronatec, do governo federal, podem se inscrever. É preciso apenas ter ensino médio completo. A Anhanguera fica na av. dos Autonomistas, 1.325.

Fito atrai empresas e quer mais três cursos superiores para 2015

Escolas em Osasco ensinam educação � nanceira

Fernando Augusto

A Fundação Instituto Tecnológico de Osas-co (Fito) tem chamado a atenção de empresas interessadas em seus cur-sos técnicos. O presiden-te da instituição, Rubens Gonçalves de Aniz, diz que há um intercâmbio com as empresas para colocação dos alunos no mercado de trabalho. O resultado é que 92% dos alunos em cursos técni-cos estão ou em estágio ou até já como traba-lhadores efetivos nas empresas. “E os outros 8% não estão trabalhan-do porque optam por só estudar para o vestibu-lar”, diz Rubens.

Atualmente, a Fito oferece cursos técnicos em quatro áreas: infor-mática, eletrônica, cons-trução civil e adminis-tração. “Hoje o ensino técnico da Fito vai muito bem. Temos um pool de empresas que vêm buscar os nossos estagiários, das melhores empresas pos-síveis da região e de fora.

Cursos técnicos são destaque

A Rede Globo tem vários alunos nossos, a ABB, Diebold, Gtronic, IBM, Ascoval”, comemora o presidente.

Além de buscar os alu-nos, algumas empresas têm se interessado em instalar laboratórios na Fito. Essas empresas que-rem trazer os equipamen-tos para a instituição para ter a garantia de que os alunos formados nos cur-sos técnicos vão trabalhar para elas ao final do cur-so. É o caso da Ascoval, indústria especializada na concepção e fabricação de válvulas, com sede em

Barueri, que está mon-tando um laboratório dentro da Fito.

“Temos propostas de outras empresas também para montagem de labo-ratórios. Existe uma em negociação para mon-tagem de laboratório de telecomunicações. As empresas estão procu-rando formação de mão de obra especializada e quem está fornecendo isso é a Fito”, diz Rubens Gonçalves de Aniz, que assumiu o cargo em setembro do ano passa-do. Ele destaca também que os cursos técnicos

Em Osasco, três esco-las particulares já ado-taram o programa da rede DSOP de Educa-ção Financeira: os colé-gios Michelini, Cres-cer Paulistano e escola Nuvenzinha do Saber.

“Estas escolas deci-diram agir agora para quebrar o ciclo de anal-fabetismo financeiro da população de Osasco por meio da educação finan-ceira”, disse o franque-

ado da DSOP Educação Financeira na cidade, Claudio Tsuchida.

“Isso é fundamen-tal para a formação de c idadãos bras i le iros que, em alguns anos, serão consumidores conscientes e com hábi-to de poupança, que é pré-requisito para uma transformação estrutu-ral na economia brasi-leira”, completa ele.

O Programa DSOP

de Educação Financei-ra nas Escolas é basea-do em uma metodologia própria. De acordo com a companhia, o sistema facilita a incorporação de comportamentos financeiramente sus-tentáveis pelas crianças.

A metodologia tam-bém estimula as crianças a desenvolver uma visão crítica da sociedade de consumo em que todos nós estamos inseridos.

da instituição têm carga horária de 4 mil horas, “quando a exigência legal é de 2 mil”.

REESTRUTURAÇÃOVisão EDUCAÇÃO //

ENSINO SUPERIOR

Atualmente, a Fito tem 2.068 alunos na educação básica, 400 na faculdade e 405 no conservatório musical, outra tradição da instituição.

No ensino superior já existem os cursos de contabilidade, econo-mia, engenharia elétrica, pedagogia e música. Para 2015 há planos de abrir mais três novos cursos:

engenharia de produção, engenharia civil e enge-nharia da computação. A Fito só aguarda a autori-zação do Ministério da Educação (MEC), após ter enviado os projetos pedagógicos para esses novos currículos. “Assim o meu aluno técnico em edificações, por exem-plo, fechará um ciclo com o curso superior em engenharia civil”, explica Rubens Aniz.

Presidente da instituição, Rubens Aniz, quer abrir novos cursos de engenharia

Page 8: Jornal535

cidades8. Santana de Parnaíba faz “Cata treCo”

operação realizada pela Prefeitura de Santana de Parnaíba no bairro 120, no dia 5 de abril, retirou mais de 14 toneladas de entulho das ruas. a ação

visa evitar que objetos como móveis, colchões velhos, pneus e outros sejam descartados em locais irregulares e vão parar nos córregos.

Paty Mura

Div

ulga

ção

Marcio Koch

O número de casos de dengue em Osasco este ano chegou a 684 esta semana, de acordo com informações do secretário municipal de Saúde, José Aman-do Mota, nesta quinta--feira, 10.

São pelo menos cin-co vezes mais casos do que o registrado no mesmo período do ano passado, com 654 casos autóctones (contraídos no município) e 30 “importados”.

Com o surto, a Pre-fei tura reforçou as

A P r e f e i t u r a d e Barueri anunciou esta semana que já execu-tou mais de 40% das obras de duplicação da avenida Giovani Atílio Tolaini. O trecho com-pleto da via mede 1.700 metros de extensão, entre a rua Ipanema, no Jardim Maria Hele-na, e a Estrada Velha de Itapevi, no Jardim Tupan. O prazo pre-visto para término dos serviços restantes é até o final deste ano.

Além disso, diz a administração muni-cipal, outra obra para facilitar o acesso aos bairros Votupaca, com seu polo industrial, e Maria Helena é o alargamento de 840

Com surto, Osasco reforça equipe de combate à dengue

Duplicação de avenida deve ser entregue até o fim do ano

AlertA

BArueri

equipes de combate ao mosquito aedes aegyp-ti, causador da doença,

que atuam nas ruas e em locais públicos e vistoriam imóveis para

avaliar possíveis focos de proliferação e dar orientações. Funcio-

11 a 17 de abril de 2013

São até agora 684 casos, segundo secretário

Obras visam facilitar acesso à região do Jardim Maria Helena

Campanha pede que população abra as portas para os agentes de combate à doença

Prefeitura diz que já executou 40% da obra

nários dos programas de saúde comunitária, de atendimento domi-ciliar e grupos de aten-dimento, entre outros, também passaram a atuar no combate à doença.

Nesta quinta, 10, foi realizada uma reunião com cerca de 400 agen-tes de saúde para orien-tar a atuação. “Estamos colocando todo o nos-so time em campo no combate à dengue”, disse o prefeito Jorge Lapas (PT). “Sabemos que 90% dos criadouros estão dentro das casas. Precisamos acabar com os criadouros e, para isso, vamos continuar com as visitas às resi-dências”, completou.

A l é m d i s s o , n a segunda-feira, 7, foi realizada uma ação de combate à doença em conjunto entre as Pre-feituras de Osasco e São Paulo na região do Parque Continental, na divisa entre as duas cidades, que concentra alto índice de casos.

A região de Presi-dente Altino também recebeu recentemente um mutirão contra a dengue.

Sobre as próximas ações de combate à doença, Amando Mota diz que serão intensi-ficadas as vistorias em residências e bairros, pulverizações de vene-no e campanhas de esclarecimento.

metros de extensão da antiga Estrada Munici-pal (avenida Grimaldo Tolaini), que se localiza entre a avenida Giovani Attílio Tolaini e a ave-nida Aníbal Correia, no Jardim Paulista.

Os trabalhos estão na fase de execução do reforço para o pavi-mento e somam cer-ca de 20% de serviços

executados. A previsão de entrega é, também, até o final deste ano.

As duas vias passa-rão a ter duas faixas de rolamento para cada sentido, envolvendo serviços como drena-gem, pavimentação asfáltica, terraplena-gem, guias, sarjetas, passeios e iluminação pública.

Page 9: Jornal535

cidades11 a 17 de abril de 2013 9Caixa faz seminário na aCeoo prefeito de osasco, Jorge Lapas (PT), participou, na quarta, 9, do seminário “soluções e oportunidades para os municípios”, promovido pela Caixa econômica federal, realizado na cidade. a instituição gerencia mais de r$ 1 bilhão em recursos do governo federal em municípios da região.

Ivan Cruz

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Na terça-feira, 8, Dia Mundial de Com-bate ao Câncer, a Asso-ciação Brasileira dos Expostos ao Amian-to (Abrea) e o grupo Oncovida, com apoio do deputado estadual Marcos Martins (PT), lançaram a campanha “#ChegaDeEspera , queremos um Centro de Tratamento do Cân-cer em Osasco, Já!”.

A campanha v i sa reforçar a luta pela ins-talação do centro para tratamento do câncer na cidade. A unida-

#ChegaDeespera

“Não entendemos o porquê de tanta demora”

No dia de combate ao câncer, entidades cobram Centro Oncológico em Osasco

de foi prometida pelo governo do estado para 2013, mas até agora o prédio onde funcionará o centro de oncologia (que fica na Vila Yara)

permanece fechado. O imóvel já foi declarado de utilidade pública em novembro de 2013.

“Não entendemos o porquê de tanta demo-

ra, mas vamos continu-ar cobrando, pois quem está doente não pode esperar”, disse Marcos Martins.

O lançamento da

campanha ocorreu em frente à estação Osasco na CPTM. Membros da Abrea, do grupo Oncovida e a assessoria do deputado alertaram a população sobre os cuidados para se evi-tar o câncer e sobre a importância de ade-rir à campanha pelas redes sociais, por meio da hastag #ChegaDe-Espera.

“Desde 2009 estamos nesta batalha. Entre-gamos abaixo assinado com 50 mil assinaturas para que o centro fosse instalado”, afirmou o deputado.

“ A angúst ia e o sofrimento de quem faz quimioterapia ou radioterapia são muito

grandes e, para quem mora em nossa região, é maior ainda, pois precisam ir a São Pau-lo e percorrer longas distâncias para reali-zarem o tratamento”, completou.

Apoio

A campanha ganhou o apoio de diversas lideranças políticas, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sil-va, o pré-candidato do PT ao governo do esta-do, Alexandre Padi-lha, que estiveram em Osasco na sexta-feira, 4, o prefeito osasquen-se, Jorge Lapas (PT), e o antecessor dele, Emi-dio de Souza, presiden-te do PT-SP.

Ex-presidente Lula demonstra apoio à campanha durante passagem pela cidade

Page 10: Jornal535

TRABALHO10 11 A 17 DE ABRIL DE 2013

CLASSIFICADOS

Ajudante de Carga e Descargasal. R$900 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$865,65 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$865 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$903 - Osasco

Ajudante de Reparadorsal. R$1100 - Osasco

Atendente Balconistasal. R$900 - São Paulo

Atendente de Balcãosal. R$940 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$760 - São Paulo

Atendente de Lanchonetesal. R$903 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$904 - São Paulo

Auxiliar de Armazenamentosal. R$1001 - Osasco

Auxiliar de Cozinhasal. R$840,24 - São Paulo

Auxiliar de Cozinhasal. R$865 - Osasco

Auxiliar de Enfermagemsal. R$1080 - Osasco

Auxiliar de Lavanderiasal. R$933 - São Paulo

Auxiliar de LImpezasal. R$956 - Osasco

Auxiliar de LImpezasal. R$933,58 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$820 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$820 - Osasco

Auxiliar de LImpezasal. R$1069 - Osasco

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$885 - Osasco

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$885 - Santana de Parnaíba

Auxiliar de Manutenção Eletrica e Hidraulicasal. R$1493 - Osasco

Auxiliar de Manutenção Predialsal. R$1194 - Osasco

Caseirosal. R$1800 - Barueri

Conferente de Mercadoriasal. R$905 - São Paulo

Controlador de Pragassal. R$1000 - São Paulo

Costureira sal. R$1016 - São Paulo

Cozinheira Geralsal. R$1000 - Osasco

Cozinheiro Geralsal. R$1080 - São Paulo

Cozinheiro Geralsal. R$1000 - Osasco

Cozinheiro Geralsal. R$1137 - Osasco

Desenhista Projetista de Ferramentas sal. R$2000 - São Paulo

Encarregado de Bar e Lanchonetesal. R$1400 - Osasco

Forneiro de Fundiçãosal. R$1200 - São Paulo

Garçomsal. R$840,24 - São Paulo

Impressor Digitalsal. R$979 - Osasco

Instalador de Alarmesal. R$940 - Osasco

Instalador de Tubulaçõessal. R$900 - Osasco

Jardineirosal. R$920 - Osasco

Jardineirosal. R$978 - Osasco

Jardineirosal. R$1300 - Osasco

Monitor de Alunossal. R$905 - Osasco

Monitor de Alunossal. R$810 - Osasco

Oficial de Manutenção Predialsal. R$904 - Diversas Regiões

Operador de Máquinas de Usinagemsal. R$1680 - Osasco

Operador de Telemarketing Ativosal. R$859 - Osasco

Operador de Telemarketing Ativosal. R$772 - São Paulo

Operador de Telemarketing Ativosal. R$859 - Osasco

Operador de Telemarketing Ativosal. R$724 - Barueri

Operador de Telemarketing Receptivosal. R$772 - São Paulo

Pedreirosal. R$1400 - Jandira

Pedreirosal. R$1637 - Osasco

Porteirosal. R$1000 - Osasco

Porteirosal. R$990 - São Paulo

Porteirosal. R$987 - São Paulo

Programador de Máquinas de Usinagemsal. R$1800 - Osasco

Programador de Usinagemsal. R$2000 - São Paulo

Essas vagas foram divulgadas na última quarta-feira e estão disponíveis nos Portais do Trabalhador da Região Oeste Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro – Osasco/Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antonio - Osasco

Vagas sujeitas a alterações por fluxo de atendimento. Além da carteira de trabalho, é necessário apresentar o CPF para atendimento.

índicesINFLAÇÃO

Janeiro Fevereiro Ano 12 mesesIPCA 0,55% 0,69% 1,24% 5,68%

INPC 0,63% 0,64% 1,27% 5,38%

IGP-M 0,48% 0,38% 0,86% 5,76%

IPC-Fipe 0,94% 0,52% 1,46% 3,98%

ICV-Dieese 1,95% 0,61% 2,57% 6,73%

POUPANÇA* – ÍNDICE MENSALMarço Abril No ano

0,5540% 0,5267% 2,2624%

CORREÇÃO DO FGTSFevereiro 0,003595%

Março 0,003004%

INSS CONTRIBUIÇÃOAUTÔNOMO

Salário base (R$) Alíquota Contribuição (R$)724,00 5%* ou 11%** R$ 36,20 ou a partir R$ 79,64724,00 a 4.390,24 20% de R$ 144,80 a R$ 878,00ASSALARIADOS

Salário (R$) Alíquota (INSS)Até 1.317,07 8,00%De 1.317,08 até 2.195,12 9,00%De 2.195,13 até 4.390,24 11,00%DOMÉSTICOS

Alíquotas (%) Mínimo1 Máximo2

Empregado 8 a 11 R$ 57,92 R$ 482,92Empregador 12 R$ 86,88 R$ 526,82Total 20% a 23% R$ 144,80 R$ 1.009,74

1Cálculo sobre um salário mínimo (R$ 724,00). 2Cálculos sobre o teto do salário máximo de contribuição (R$ 4.390,24). Obs.: Prazos para pagamentos: empresas, pagamento vence em 02/12. Para pessoas físicas, o prazo acaba no dia 15/12. Após o vencimento, o segurado fica sujeito a multas de 4% a 100% mais juros Selic, sendo 1% no mês de vencimento e 1% no mês do pagamento. Desde 01/04/2003, os segurados podem pagar de acordo com a remuneração declarada, indepen-dentemente do período de inscrição.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (2014)Base de cálculo (R$) Alíquota A deduzir (R$)Até 1.787,77 Isento ---

De 1.787,78 a 2.679,29 7,5% 134,08

De 2.679,30 a 3.572,43 15% 335,03

De 3.572,44 a 4.463,81 22,5% 602,96

Acima de 4.463,81 27,5% 826,15Deduções do IR:a) por dependente, R$ 179,71; b) por aposentadoria ou pensão paga por previdên-cia pública ou privada para quem tem 65 anos ou mais, R$ 1.637,11; c) pensão alimentícia integral; d) contribuição previdenciária oficial.

Promotor de Vendassal. R$761 - Osasco

Recepcionista Atendentesal. R$881 - Osasco

Servente de Limpezasal. R$870 - São Paulo

Soldadorsal. R$1300 - Osasco

Tecnico de Enfermagemsal. R$1080 - Osasco

Torneiro Mecânicosal. R$1680 - Osasco

Vendedor sal. R$1638 - Osasco

Vendedor de Serviçossal. R$900 - Osasco

Vendedor Internosal. R$952 - Osasco

Vendedor Internosal. R$929 - São Paulo

Vidraceiro

sal. R$1500 - São Paulo

VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

ajudante de Carga e Descargasal. R$973,83 - Osasco

Atendente de Balcãosal. R$1100 - Osasco

Atendente de Pedágio

sal. R$832 - Barueri

Auxiliar de Contabilidade

sal. R$1200 - Osasco

Auxiliar de Escritório

sal. R$900 - Osasco

Auxiliar de estoque

sal. R$950 - Osasco

Auxiliar de limpeza

sal. R$1200 - Osasco

Auxiliar de LImpeza

sal. R$918 - São Paulo

Controlador de tráfego

sal. R$910 - Osasco

Mecânico de manutenção

sal. R$1090 - Osasco

Motorista de Caminhão

sal. R$1365 - Osasco

Operador de Caixa

sal. R$950 - Osasco

Venda seu produto ou serviço no jornal de maior

circulação da região! Anúncios em texto simples

com um investimento muito acessível.

Módulos de R$120,00, R$60,00 e R$30,00.

Divulgação simultânea no site na

semana de publicação. Aproveite!

REQUERIMENTO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO CABLEFLEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE FIOS E CABOS ELÉTRICOS LTDA, CNPJ:

17.909.657/0001-79, torna público que requereu na CETESB a Licença de Operação para fabricação e comercialização de fios e cabos elétricos em geral, sito de á Rua Vicente Leporace, 100, Cep: 06612-

080 – Jardim Alvorada, Jandira, SP.

Novidade: CLASSIFICADOS DO VISÃO!

Page 11: Jornal535

TRABALHO11 A 17 DE ABRIL DE 2013 11CUT REALIZA OFICINA SOBRE COMUNICAÇÃOA subsede Osasco da Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza oficina no próximo dia 16, quarta-feira, com o tema “Comunicação: O Desafio do Século”. O evento será das 9h às 13h no auditório do Sindicato dos Bancários, na rua General Bittencourt, Centro.

Auris Sousa

Com faixas e bandei-ras pela aprovação da pauta trabalhista, cerca de 40 mil trabalhado-res, inclusive da região de Osasco, tomaram as ruas da Capital na quar-ta-feira, 9. O ato foi organizado pelas Cen-trais Sindicais Força Sindical, CTB, CGTB, CUT, Nova Central e UGT.

A c o n c e n t r a ç ã o começou às 10h na Pra-ça da Sé, de onde tra-balhadores de diversas categorias e de vários estados seguiram pela avenida Brigadeiro Luís Antônio até o vão livre do Masp, na ave-nida Paulista. Crianças, estudantes e aposenta-dos também participa-ram da marcha.

A pauta de reivindica-ções é extensa. Inclui o fim do fator previden-ciário; jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial; polí-tica de valorização dos aposentados; arquiva-mento do Projeto de

Dorival Elze

8ª MARCHA

OPORTUNIDADE

Lei 4.330, sobre ter-ceirização; correção da tabela do Imposto de Renda; mais inves-timentos em saúde, educação e segurança e melhoria do transporte público.

Além de pressionar o governo federal e o Congresso a negociar a pauta dos trabalhado-

res, a Marcha teve outra meta. “O objetivo prin-cipal é mostrar para a sociedade a unidade dos trabalhadores e a nossa pauta, que trará mui-tos avanços”, enfatizou o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

N o e n t a n t o , e l e observou que só a Mar-cha não será suficiente.

“Vamos mobilizar mais os trabalhadores para o governo avançar na nossa pauta”, ressaltou.

O p r e s i d e n t e d a CUT, Vagner Freitas, comparou o ato com outras mobilizações do movimento sindical. “É como uma campanha salarial. Essa marcha representa uma greve”.

Serão aber tas na segunda-feira, 14, as inscrições para o pro-grama “Barueri Jun-tos Empregamos”, da Prefeitura. Serão ofe-recidas 600 vagas em diversos cursos de qua-lificação.

Entre os cursos dis-poníveis estão: auxiliar administrativo, limpeza corporativa, auxiliar de cozinha, recepção, por-taria, garçom, vendas e atendimento, jardina-gem, confeitaria, repo-sitor de supermercado, departamento pesso-al, elétrica instalador residencial com NR10,

pedreiro eclético, pin-tor e cuidador de idoso.

As inscrições serão realizadas no Ganha Tempo, das 8h às 16h, conforme mês de nasci-mento: 14 e 15 de abril para os nascidos em janeiro, fevereiro, mar-ço e abril; 16 e 22 para os nascidos em maio, junho, julho e agos-to; 23, 24 e 25 para os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Mais informações sobre os cursos e como se inscrever pelo tele-fone 4199-2800, ramal 207.

40 mil tomam as ruas de São Paulo pela pauta trabalhista

Barueri abre 600 vagas para cursos

Caminhada foi da Praça da Sé até o vão livre do Masp, na avenida PaulistaInscrições podem ser feitas no Ganha Tempo

Centrais sindicais organizaram protesto

Edua

rdo

Met

rovi

che

Div

ulga

ção

DESIGNER GRÁFICO

O Sesc está recrutando profissionais para formação de cadastro de talentos para atuar na área de produção gráfica em suas unidades localizadas no Estado de São Paulo. O profissional realizará trabalhos de criação, elaboração, confecção, produção de peças gráficas e comunicação visual.Os candidatos interessados devem possuir, até a data limite de inscrição, os requisitos abaixo:• Formação Superior Completa em uma das seguintes áreas: Design; Desenho; Comunicação; Gráfica; Publicidade e Propaganda; Visual;• Vivência profissional na função de Designer Gráfico;• Domínio da plataforma MAC; e• Sólidos conhecimentos em programas do pacote CS da Adobe (Photoshop, Illustrator e InDesign).Se você se interessou pela oportunidade e atende às exigências do cargo, acesse o endereço eletrônico www.sescsp.org.br/oportunidadesdetrabalho; clique no ícone Oportunidades de Trabalho; clique no ícone Mais Detalhes; clique no link de acesso ao Descritivo de Recrutamento para verificar todas as condições estabelecidas para este cadastro de talentos; e, após a leitura do Descritivo, clique no ícone Candidatar-se.

A inscrição de candidatos interessados deve ser feita entre as 10h do dia 15/04 e as 15h do dia 17/04/2014.

Durante o ato, os dirigentes sindicais fizeram questão de enfatizar que a Marcha não é contra o governo, mas uma cobrança extensiva a todos os poderes sobre o não atendimento de uma série de reivindicações, muitas das quais com quase duas décadas de espera, como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho.

“Marcha não é ato contra o governo”

COMERCIÁRIOS

Sindicato protesta após denúncias

Na sexta-feira, 4, o Sindicato dos Comer-ciár ios de Osasco e Região (Secor) esteve em frente à Lojas CEM e também na porta da rede atacadista Assai, ambas em Osasco. O ato aconteceu após denún-cias feitas pelos próprios empregados.

A Lojas CEM, uma das maiores redes de vendas

de móveis do país, tem demitido seus funcio-nários por justa causa sem motivo aparente. Já na rede Assai há denún-cias de desrespeito aos direitos trabalhistas e também assédio moral. Queremos uma solução rápida para essas deman-das”, disse o presidente do Secor, José Pereira da Silva Neto.

Page 12: Jornal535

Fotos/Divulgação

ALMANAQUE 11 A 17 DE ABRIL DE 201312ENSAIO DA PLAYBOY EM COTIA

A Reserva do Morro Grande, em Cotia, foi palco do ensaio da revista Playboy deste mês com a ativista ambiental Ana Paula Maciel, do

Greenpeace, que ficou presa na Rússia recentemente. “Fazer em uma reserva foi fantástico. Gostei muito”, disse ela ao portal G1.

Divulgação

Premiados nos EUA A Companhia de Dança Elaine Lacerda, de Osasco

ganhou o primeiro lugar nas categorias duo e trio com a coreografia “Quando acordei estava nos seus bra-ços”, no IX American Dance Competion em Orlando. O festival foi realizado na última semana de março e reuniu dançarinos de todo o mundo, de 7 a 21 anos de idade para dançar solos, duos, pas de deux e coreo-grafias em conjunto.

ÁRIES (21/3 A 20/4)Com o sol em seu signo e a lua crescen-te no céu astrológico, bons fluidos para novas iniciativas que geram força pela individualidade. A Lua cheia em Libra, no

próximo dia 17, será o ápice desse período de transforma-ção e mudanças, que podem ser surpreendentes.

TOURO (21/04 A 20/05)Ver-se livre do passado e encarar novos desafios exigem atitude. E a intuição também é uma poderosa ferramenta para vislum-brar as possibilidades. Atitudes do passado influenciam diretamente o dia de hoje, seja no

trabalho, na saúde ou na vida amorosa. Nada é por acaso.

GÊMEOS (21/05 A 20/06)Mudanças esperadas para este ano continuam. Não se expor e evitar que sua vida particular vire assunto são atitudes prudentes. Esta sema-na, como todo o mês, faz parte de

um período geral de transformações que você queria, mas nem sempre vêm como se prevê.

CÂNCER (21/06 A 21/07)Quando o Sol entrar em Touro, no dia 21 de abril, as mudanças estarão facilitadas. Você terá mais facilidade para conseguir vínculos e contatos que poderão ajudar

na construção das circunstâncias favoráveis. Às vezes, o profissional pode deixar o amor em segundo plano.

LEÃO (22/07 A 22/08)Não confunda a necessidade leonina de ser independente com o desleixo para com coisas importantes do dia-a-dia. Cuide dos assuntos pessoais e batalhe

por sua privacidade. Dias não muito propícios para afetivi-dade. Confusão entre amor e brincadeira pode prejudicar.

VIRGEM (23/08 A 22/09)Dias em que sobressaltos podem se preci-pitar e colocar você em situações não muito bem explicáveis. Cuide-se na parte emocio-nal. Exageros físicos podem comprometer a saúde no período, por isso a prudência e o

comedimento podem ser úteis para um momento mais transparente.

LIBRA (23/09 A 22/10)Nos próximos dias, novos relacionamentos podem surgir, ou, no mínimo, parcerias e acordos que privilegiem sua individualidade.

Na semana podem ocorrer situações importantes envol-vendo relacionamentos e família. Tente ser independente, mas respeite as diferenças.

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11)Período de transição que exige paciência diante de situações e reflexões sobre seu modo de vida atual, as exigências de todos os tipos, e um momento mais claro em que pode entender melhor os questionamentos atuais.

A compreensão é resultado da profunda reflexão.

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)Ir fundo em situações apaixonantes, como tanto gosta o sagitariano, pode não ser uma boa nesses dias, em que os astros estimu-lam o risco e a ousadia, mas podem trazer arrependimento como conseqüência. Por

isso, como diz a sabedoria, pense duas vezes antes de agir.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/01)Às vezes introspectivo, você terá essa carac-terística acentuada esta semana. Ótimos dias para cuidar de sua casa, mudar um quadro de lugar, fazer algumas mudanças que podem parecer insignificantes, mas influem no seu

humor. No período, não pense muito.

AQUÁRIO (21/01 A 19/02)Ainda não é aconselhável tentar ser total-mente sincero e querer clareza das pessoas mais íntimas, seja no amor ou na amizade. Um momento melhor deve começar quando Mercúrio, que rege as comunicações, normali-zar seu movimento, o que só vai acontecer no

dia 23, um sábado.

PEIXES (20/02 A 20/03)Este é um período para fugir de pessoas que, intuitivamente ou não, você sabe serem egoístas e que você percebe, há tempos, que não estão tão interessadas na sua amizade ou

seu amor como um dia parecia que eram. À má educação e agressividade, responda com indiferença.

Sociedade em visão

Cruzadinha

Horóscopo

Sexta-feira, 11Serelepe ouve Giácomo dizer que o Prefeito vai interná-lo em um orfanato depois da inaugu-ração da escola. O prefeito con-firma para Giácomo que conse-guiu um orfanato para Serelepe. Juliana comenta com Pedro Falcão que deixou um namora-do na capital. Renato, um amigo médico de Ferdinando, aparece na fazenda de Epaminondas.

MEU PEDACINHO DE CHÃO

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)

E na Novela...

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 43

SECHOCADEIRA

AMAMENTARLPANGARETEARANA

CEMRRISOSRPATROA

LOTERIARAOFASCFCP

IMCOALHOLAPAMBAT

MINISSERIESCSONTOTOPEITUASASTARDORE B

E

T

50, em al-garismosromanos

Cavaloreles

(bras.)

Expressãode con-

tentamen-to (pl.)

Sãocuidadospelo po-dólogo

(?) e Teco,esquilos

da Disney

(?)esportiva,

jogo daCEF

Gásnocivo àcamada

de ozônio

Bairroboêmio

do Rio deJaneiro

Parte doleite comque se fazo queijo

Programacomo “Hil-da Fura-cão” (TV)

(?) Pra Contrariar,grupo depagode

Pronome possessi-vo femini-no plural

Segundanota

musical

Fenômeno acústicoEsportista que

pratica levantamentode peso

Incubado-ra (ovos)

Aleitar

Atar comcordas

Proteçãodo livro

Jardim onde viveramAdão e Eva

100

Máquinapara fazer

tecidos

SantaCatarina(sigla)

Filho ilegítimo

Concordei(gíria)

Morcego,em inglêsAcusado

no tribunal

Conges-tionamen-

to deveículos

Esposa(pop.)

Calçado demadeira (pl.)

Praça do sambó-dromocarioca

Extensão de arquivos

Anexos decozinhas

Metal de implantesdentários

(?) bem:causar

boaimpressão

Rádio(símbolo)

Morar;residir

Poema de14 versosGarrafa derefrigerante

Vivo;esperto(?) Eller,cantora

3/bat. 4/safo. 6/coalho — soneto. 7/titânio. 8/bastardo.

EM FAMÍLIASexta-feira, 11Uma das freiras do orfanato dá para André o contato de alguém que pode saber mais sobre suas origens. Cadu passa mal ao dis-cutir com Marina. Luiza conta para toda a família que vai morar sozinha. Clara e Cadu discutem na frente da família. André e Luiza descobrem o nome da irmã da freira que cuidou dele na infância.

ALÉM DO HORIZONTESexta-feira, 11Paulinha pensa em seduzir Breno. Tereza esconde a fór-mula no alojamento. Paulinha

seduz Breno e consegue mais um aliado para Tereza. Cacá mostra o vídeo que fez de Selma e Rita. Matias se insinua para Celina. Fátima diz o que Kléber precisa fazer para conquistar Keila. Tereza leva Paulinha para a reunião da cúpula, e LC se enfurece.

MALHAÇÃOSexta-feira, 11Lorena termina seu namoro com Guilherme. Ben conversa com Hernandez e desconfia de que Anita esteja tentando protegê-lo. Palhares e Antônio se preparam para entrar em um banco.

Divulgação

Vindas...O objetivo da visita era “dar

as boas vindas a mais uma empresa que acreditou na cidade”, disse o prefeito, que estava acompanhado do secre-tário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Gelso Lima.

Boas...Na manhã de quarta-

- fe i ra , 9 , o prefe i to Jorge Lapas visitou a Hville Osasco, conces-sionária Honda recente-mente instalada na cida-de. Ele foi recebido pelo presidente, Oswaldo Grassi e o vice, Sérgio Grassi, o prefeito per-correu as instalações da empresa, conhecen-do sua estrutura e os departamentos.

Parabéns!O vice-prefeito de Osasco Valmir Prascidelli celebra

idade nova nesta sexta-feira, 11, com festa no Clube da Polícia Militar, onde recebe o carinho de amigos e familiares.

SolidariedadeO Fundo Social de Santana de Parnaíba iniciou, na terça,

8, no Residencial Alphaville 12, o projeto Bota-Fora. A cam-panha vai até 23 de maio e visitará os residenciais reco-lhendo objetos como móveis, TVs, DVDs, aparelhos de ginástica, brinquedos, entre outros, para projetos sociais. “Estou muito feliz em ver que temos pessoas tão solidárias em nosso município”, disse a presidente do Fundo Social, Selma Cezar. Mais informações sobre a campanha e como doar pelo telefone 4622-7050.

Prefeito recebe placa de empresários que abriram concessionária na cidade

InauguraçãoNova loja da rede de vestuário infantil Vim Vi Venci

entra em atividade neste fim de semana no Osasco Plaza Shopping. No dia 26, será realizado um evento de inauguração com a presença de diversas perso-nalidades ilustres. A rede tem quase três décadas de atuação na Baixada Santista e, desde 2010, virou uma franquia.

Page 13: Jornal535

PÁSCOA

Chocolates gourmet ecaseiro são alternativas

Tradição do Ovo de Páscoa!

William Galvão

Apaixonada por doces desde criança, Úrica Men-des só foi realizar o sonho de trabalhar com o que gosta em 2009, quando começou a vender doces de copinho e criou sua própria receita de brigadeiro de colher. Em maio do ano passado, ela abriu a primeira brigaderia gourmet de Osasco. Pró-ximo da Páscoa, os pedi-dos de ovos já são muitos. “A procura por chocolate gourmet, principalmente os ovos, nessa época, tem sido bem positiva. Aqui nós não temos um ovo de prateleira, o cliente pode escolher os sabores que a gente adequa ao gosto dele”, diz Úrica.

A loja também faz even-tos e toda sua linha de pro-

A grande sensação no mês de abril é a Páscoa, não é mesmo?! E tem data mais gostosa que essa?! Acredito que não, afinal é nesta épo-ca que nos fartamos com BACALHAU e nos lambu-zamos com CHOCOLA-TE. Ovos de Páscoa, cho-colates e mais chocolates... Você já parou para pensar o por quê da tradição em pre-sentear pessoas com ovos de chocolate na Páscoa?

Trata-se de uma tradição milenar relacionada ao cris-tianismo, afinal o ovo é um símbolo de nascimento e na Páscoa se comemora a res-surreição de Jesus Cristo. Antigamente costumava-se pintar ovo de galinha oco ou cozido, com cores bem alegres.

Em alguns lugares da Europa, especialistas trans-

formavam ovos em obras de arte, em outros tinha até ovos banhados em ouro... e daí por diante começaram a criar os ovos artificiais, em madeira, porcelana, metal...

Os ovos de chocolate, vie-ram de confeiteiros france-ses, que esvaziavam os ovos e recheavam com chocolate, e por fora pintavam com lindas cores. Depois disso, ficaram famosos e se difundiram.

E para comemorar que tal preparar ovos de Páscoa caseiros?! Garanto que a sua família vai adorar e seu bolso vai agradecer... Acesse o nosso site e confira deli-ciosas receitas de ovos de Páscoa para você preparar em casa www.receitasetem-peros.com.br .

Aproveite esse momen-to especial e alegre com sua família! Feliz Páscoa!

GASTRONOMIA11 A 17 DE ABRIL DE 2013 13

Divulgação

Div

ulga

ção

EMPADA DE BACALHAU É ATRAÇÃO EM OSASCOA rede Empada Brasil, na av. Santo Antonio, no Bela Vista, em Osasco, tem como destaque para a Semana Santa a saborosa empada de bacalhau. A delícia traz uma massa leve e é recheada com bacalhau desfiado envolvido por um tempero especial que é segredo da casa. Preço: R$ 4,20.

Média de preços fica entre R$ 40 e R$ 60

dutos pode ser encomenda-da. Segundo Úrica, o preço médio de um ovo de páscoa gourmet é de R$ 40.

Também inaugurado no ano passado em Osasco, o Ateliê Bello Brigadeiro oferece 39 sabores diferen-tes de brigadeiro, além de terem lançado o Ovo Bello Cenoura, aposta da casa para a Páscoa. “Somos pio-neiros com o ovo de bolo de cenoura, ele é um ovo de

colher por que é todo recheado, é feito com casca de chocolate belga, reche-ado com nosso brigadeiro tradicional, uma camada de bolo de cenoura e outra de brigadeiro”, explicou o administrador do ateliê, Miguel Bello. Todos os pro-dutos são confeccionados pela chefe Desiree Bello e os ovos de páscoa têm tama-nho e preço únicos: R$ 58,

Receitas e Temperos

Sandra Matarazzo

BACALHAU CONFITADO E PURÊ DE CASTANHAS PORTUGUESAS

IINGREDIENTES:1 kg de bacalhau “lombo” dessal-gado e congelado1,3 litros de azeite de oliva3 raminhos de alecrim3 raminhos de tomilho1 pimenta dedo de moça sem sementes4 dentes de alho esmagados2 folhas de louro

1 vidro de alcaparras1 xícara (chá) de azeitonas pretasPurê de castanhas portuguesas:500g de castanhas portuguesas congeladas1 xícara (chá) de creme de leite frescopimenta do reino branca e sal a gostopitada de noz moscada

MODO DE PREPARO:1 - Em uma panela de fundo

largo coloque o azeite, o tomilho, o alecrim, o louro, o alho, a pimenta dedo de moça e acomo-de bem as postas de bacalhau com a pele para baixo.2- Leve ao fogo baixo, muito baixo, e deixe confitar por aproxi-madamente 20- 30 minutos.3- Enquanto isso pegue as cas-tanhas já cozidas e descascadas, ou se preferir congeladas, e cozi-nhe em água fervente até amole-cer. Escorra, e bata no processa-

dor com o creme de leite fresco e tempere com noz moscada, sal e pimenta do reino.4- O bacalhau já confitou, e agora apenas doure o lado da pele em uma frigideira com um pouco do azeite aromatizado.5- Monte o prato e despeje o azeite aromatizado com mistu-rando com as alcaparras e as azeitonas pretas.Rendimento: 6 porções

Mais receitas em: www.receitasetemperos.com.br

[email protected]

com Sandra Matarazzo

BACALHAU CONFITADO E PURÊ DE CASTANHAS PORTUGUESAS

IINGREDIENTES:1 kg de bacalhau “lombo” dessal-gado e congelado1,3 litros de azeite de oliva3 raminhos de alecrim3 raminhos de tomilho1 pimenta dedo de moça sem sementes4 dentes de alho esmagados2 folhas de louro

A receita de hoje é especial para você ter uma sexta-feira Santa

ou Páscoa com muito mais sabor. Faça um delicioso e suculento

bacalhau confitado no azeite e para acompanhar purê de castanhas

portuguesas... Assista o vídeo dessa receita em www.youtube.com/

receitasetemperos! Te espero lá!

com Sandra Matarazzocom Sandra Matarazzo

Úrica MendesAvenida Dionísia Alves Barreto, 500, Osascowww.uricabrigadeiro.com.br

Ateliê Bello BrigadeiroAvenida Santo Antônio, 1269. Osascowww.bellobrigadeiro.com.br36833804

Colina Chocolates & Ciawww.colinachocolates.com.br4188-9028

Ovos têm cada vez mais recheios

com cerca de 340 gramas.Em Carapicuíba, ape-

nas com uma loja virtual, o Colina Chocolates & Cia aceita encomendas para todo tipo de festa e tem menu por temas, incluindo a Páscoa. Também entrega cestas de café da manhã e de chocolates, que custam em

média R$ 45. A cliente Marina Figueiredo, pro-

fessora, aprova a qualida-de. “É muito trabalhoso

esse ramo, mas vale à pena conferir, até porque [o pro-duto artesanal] não é tão valorizado hoje em dia”.

colher por que é todo

cestas de café da manhã e de chocolates, que custam em

média R$ 45. A cliente Marina Figueiredo, pro-

fessora, aprova a qualida-de. “É muito trabalhoso fessora, aprova a qualida-de. “É muito trabalhoso fessora, aprova a qualida-

esse ramo, mas vale à pena conferir, até porque [duto artesanalvalorizado hoje em dia”.

Page 14: Jornal535

SAMBA

VIDA E OBRA

DIA 27

CULTURA 11 A 17 DE ABRIL DE 201314AUTO DA PAIXÃO NA ESCOLA DE ARTES

A peça Auto da Paixão – Via Sacra Dolorosa, que conta a história da paixão de Cristo sob elementos da cultura popular como o maculelê,

bumba-meu-boi e a ciranda, é exibida na Escola de Artes de Osasco nos dias 13, domingo, às 19; e de terça a quinta, às 20h. A entrada é gratuita.

Welington Moreira

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

TeatroO Teatro Municipal de

Barueri (TMB) apresenta no dia 30, às 20h30, o espetáculo musical O Príncipe do Egito. A história é baseada na vida dos irmãos Ramsés e Moisés, esse que descobre ter sido abandonado em uma cesta quando criança e lançado ao rio para escapar do genocídio. Até que Moisés parte para o deserto, mas retorna ao Egito quando Deus o encarrega de libertar seu povo da escravi-dão. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). O TMB fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos.

Noite de GalaNa próxima terça, 15,

acontece no Salão Savana Club, em Santana de Parnaí-ba, apresentação da Orques-tra Bachiana do Sesi, com regência do maestro João Carlos Martins. Com entrada gratuita, o espetáculo come-ça às 20h. A orquestra está em sua décima temporada de concertos, com repertó-rio que inclui composições de Beethoven, Mascagni e Haydn, além de canções populares de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Adoni-ram Barbosa e Carlos Gardel. O espaço fica na avenida Alfa Norte, 3000, em Alphaville.

CinemaA recém-inaugurada Sala

de Barueri de Cinema exibe neste domingo, 13, a anima-ção Rio, dirigida pelo brasi-leiro Carlos Saldanha, com entrada gratuita. O projeto conta com transporte, tam-bém de graça, que sai da fren-te da Prefeitura até o local, a partir das 17h. O filme come-ça às 18h e conta a história da arara Blu, uma arara azul macho que é levado ao Rio para se acasalar com uma fêmea. A Sala de Cinema fica na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, na Vila Porto. Mais informações: 4199-1600.

Agenda Cultural

Div

ulga

ção

Teatro

Barueri (TMB) apresenta no dia 30, às 20h30, o espetáculo musical A história é baseada na vida dos irmãos Ramsés e Moisés, esse que descobre ter sido abandonado em uma cesta quando criança e lançado ao rio para escapar do genocídio. Até que Moisés parte para o deserto, mas retorna ao Egito quando Deus o encarrega de libertar seu povo da escravi-dão. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). O TMB fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos.

Agenda Cultural

Shoppings têm programação especial de Páscoa Fabiana Cozza se

apresenta no Sesc Osasco

Exposição homenageia centenário de Caymmi

Chorinho invade o Parque Municipal de Barueri

Em clima de festa, os shoppings da região mon-taram uma programação especial de Páscoa. No Super Shopping, em Osas-co, serão exibidas três peças teatrais em parceria com a Cacau Show. No dia 18, às 19h, acontece no piso 1 a encenação de Grand Cir-cus Páscoa Le. Em Busca do Ovo Perdido será exi-bida no dia 19, às 14h e às 18h. E, encerrando, no dia 20, A Cidade dos Coelhos,

às 16h.O Shopping União, em

Osasco, montou o Ateliê dos Coelhos, que oferece atividades artesanais como decoração de cesta de pás-coa, pintura e embalagem de ovinhos.

As crianças ganham pin-tura especial no rosto, além de orelhinhas e também podem participar de con-fecções em E.V.A., pintar desenhos, customizar ces-tas de palha e poderão levar

tudo pra casa. O ateliê fica aberto de domingo a sexta, das 14h às 20h e aos sába-dos, das 12h às 20h.

O Parque Shopping Barueri, entre os dias 18 e 20 recebe a visita do coelho da Páscoa, que vai brincar com as crianças e tirar fotos. Os pequenos também poderão se transformar em coelhinhos, com pintura facial e brindes especiais. Todas as atrações citadas serão gratuitas.

No próximo dia 19, a paulistana Fabiana Cozza se apresenta no Sesc Osasco, às 20h. A cantora traz o show Can-to Sagrado – 70 anos de Clara Nunes, interpre-tando grandes sucessos da artista. Os ingressos já estão a venda nas uni-dades e site do Sesc e cus-tam R$12 inteira e R$ 6 meia.

Com 17 anos de uma carreira sólida, Fabia-na Cozza é considerada uma das mais importan-tes intérpretes da música brasileira contemporâ-nea. O resultado desse reconhecimento lhe ren-deu o Prêmio da Música Brasileira 2012 como melhor cantora de samba. Fabiana também carrega a experiência de cantar ao lado de grandes nomes da

O Conjunto Retratos se apresenta gratuitamente no próximo dia 27, no Par-que Municipal de Barueri, às 15h. O grupo fará um show com músicas do CD Coração Verde Amarelo, clássicos do chorinho e uma explanação sobre fatos his-tóricos e curiosidades sobre o choro.

O Conjunto Retratos surgiu em 2006, na zona Sul de São Paulo, em um encontro de amigos músi-cos com a proposta de tocar e divulgar a música brasi-leira. Desde sua fundação, o grupo se dedica a um trabalho de inclusão sócio cultural com o objetivo de preservar a cultural musical.

Na terça-feira, 15 acon-tece a abertura da exposição “Dorival Caymmi – 100 anos”, na Galeria de Artes que funciona junto ao Tea-tro Municipal de Barueri. A mostra fará uma home-nagem ao centenário do músico baiano, trazendo um pouco da vida e obra do artista. Na inaugura-ção, o violonista Duda, de Barueri fará a apresentação de grandes sucessos do can-tor e compositor. Também haverá apresentação do mestre de capoeira Fumaça.

Dorival Cayme nasceu em Salvador, Bahia, e des-de criança cantava no coro da igreja. Posteriormente, interrompe os estudos para trabalhar como auxiliar de escritório e depois caixei-

música como Elza Soares, Ivan Lins, Luiz Melodia, Orquestra Jazz Sinfônica, entre outros.

A cantora tem quatro CDs e dois DVDs lança-dos. Fora do Brasil rece-be convites de para can-tar ao lado de grandes músicos de jazz, como, o saxofonista Sadao Wata-nabe.

ro-viajante. Nessa época aprendeu a tocar violão sozinho e compor suas primeiras canções.

Em 1938 vai para o Rio de Janeiro e consegue apresentar-se na rádio Transmissora cantando o samba “O que é que a baia-na tem?”, que mais tarde fez parte do filme Banana da Terra, com Carmem Miranda. A partir daí,

ganhou reconhecimento nacional.

“ D o r i v a l C a y m m i – 1 0 0 A n o s ”A partir de 15 de abril, às 19h, na Galeria de Artes: rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jd.dos CamargosVisitas: terça a sábado, das 9h às 18 h

Serviço

Fabiana CozzaData: 19 de abrilHorário: 20h Local : Sesc Osasco - avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1 .300 , Ja rd im das FloresIngresso: R$ 12 inteira / R$ 6 meia

Cantando no Parque – Conjunto Retratos (chori-nho)Data: 27 de abrilHorário: 15h Local – Parque Municipal - Rua Ângela Mirella, 500, Vila PortoGratuito

Serviço

Serviço

Page 15: Jornal535

EMBU DAS ARTES

CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO (ESTREIA)

Kinoplex OsascoSala 1: 14h10, 17h, 20h, 23h (DUB)Sala 4: 12h, 14h50, 17h40, 20h30Sala 5 (3D): 13h, 15h45, 18h30, 21h15 (DUB), 21h15 (LEG)Cinemark OsascoSala 1 (3D): 12h30, 15h30, 18h30, 21h30, 0h30 (DUB)Sala 2: 19h20, 22h25 (DUB)Sala 4: 12h, 15h, 18h, 21hSala 8: 13h, 16h, 19h, 22h (DUB)Sala 10: 11h30, 14h30, 17h30, 20h30, 23h30 (DUB)Cinépolis Pq. Shopping BarueriSala 1 (3D): 13h, 16h, 19h, 0h (DUB), 22h (LEG)

Sala 2 (3D): 18h30 (LEG)Sala 4: 14h30, 20h (DUB)Sala 6 (3D): 21h30 (LEG)Sala 7: 12h, 15h, 18h, 21h (DUB)Cinemark BarueriSala 1: 12h, 15h, 18h, 21h, 0h (DUB)Sala 3 (3D): 12h30, 15h30, 18h30, 21h30, 0h30 (DUB)Sala 9 (3D): 11h30, 14h30, 17h30, 20h30 (DUB)

NOÉDrama / 14 anosKinoplex Osasco

Sala 6 (3D): 14h20, 17h20, 20h20, 23h20 (DUB)Sala 7: 14h50, 17h50, 20h50 (DUB)Osasco Plaza ShoppingSala 1 (3D): 20h40 (DUB)Sala 3: 15h20, 18h, 20h40 (DUB)Cinemark OsascoSala 3: 13h10, 16h10, 19h10, 22h10 (DUB)

Sala 6: 19h30, 22h30 (DUB)Sala 9 (3D): 12h10, 15h10, 18h10, 21h10 (DUB)Cinépolis Pq. Shopping BarueriSala 2 (3D): 21h45 (DUB)Sala 3: 16h45, 22h30 (LEG)Sala 8: 19h15, 22h15 (DUB)Cinemark BarueriSala 6: 18h45, 21h45 (DUB)Sala 8 (3D): 13h10, 16h10, 19h10, 22h20 (DUB)Sala 5: 11h10, 14h10, 17h10, 20h20, 23h20 (LEG)

RIO 2Animação / LivreKinoplex OsascoSala 2: 14h, 16h20, 18h40, 19h10, 21h (DUB)Sala 3: 14h30, 16h50 (DUB)Osasco Plaza ShoppingSala 1 (3D): 14h30, 16h30, 18h30 (DUB)

Sala 2: 14h40, 16h40, 18h40, 20h40 (DUB)

Cinemark OsascoSala 2: 11h40, 14h10, 16h45 (DUB)Sala 6: 11h45, 14h20, 17h (DUB)Sala 5 (3D): 13h20, 15h50, 18h40, 21h25 (DUB)Cinépolis Pq. Shopping BarueriSala 2 (3D): 12h45, 15h45 (DUB)Sala 4: 12h10, 17h30 (DUB)Sala 6 (3D): 13h30, 16h15, 18h45 (DUB)

Sala 8: 19h15, 22h15 (DUB)Cinemark BarueriSala 2 (3D): 12h50, 13h20, 15h20, 15h40, 17h40, 20h (DUB)Sala 6: 10h45, 13h30, 16h20 (DUB)

MULHERES AO MARComédia Nacional / 12 anosKinoplex OsascoSala 3: 19h10, 21h30 Osasco Plaza ShoppingSala 4: 14h35, 16h35, 18h35Cinemark OsascoSala 7: 14h, 16h20, 18h35, 20h50 Cinépolis Pq. Shopping BarueriSala 9: 13h15, 15h30, 17h45 Cinemark BarueriSala 7: 14h, 16h40, 19h20, 22h10

O segundo filme da fran-quia aposta em mais ação e efeitos especiais que em Capitão América - O Primeiro Vingador para ampliar ainda mais o núme-ro de fãs da saga. “Nossa missão era destruir tudo”. A frase dos diretores do filme, os irmãos Anthony e Joe Russo adiantam um

pouco das explosões que os fãs podem esperar em O Soldado Invernal.

O novo Capitão América se passa após os eventos de Os Vingadores. Steve Rogers (Chris Evans) conti-nua em sua aliança com Nick Fury (Samuel L. Jackson) e a Shield para lutar pela justiça, ao mesmo tempo em que se

adapta ao mundo moderno.E m p a rc e r i a c o m

Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, o Capitão América precisa derrotar um podero-so e misterioso inimigo que ameaça os Estados Unidos e fez da cidade de Washington sua base de operações.

Cinema

Capitão América 2: O Soldado InvernalCapitão América 2: O Soldado InvernalLoucos por Vinil Fair reúne colecionadores

Carol Nogueira

Nesta sexta- feira, 11, começa a 12° Loucos por Vinil Fair, que se estende até domingo, 13, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, localizado no Largo 21 de Abril, 29, Centro Histórico de Embu das Artes. O evento será gratuito e vai reunir cerca de 30 expositores para trocar e comer-cializar discos raros de vinil. Este ano a feira será embalada pelo rock brasileiro, com shows de bandas locais.

Também haverá exibi-

Divulgação

Divulgação

Divulgação

CULTURA11 A 17 DE ABRIL DE 2013 15IVETE SANGALOJá estão à venda os ingressos para a festa de aniversário da Rádio 105 FM, que acontece dia 10 de maio no Expo Oeste, em Carapicuíba. Às 21h, a festa traz a cantora Ivete Sangalo e reúne também Belo, Revelação, Pixote, Turma do Pagode e outros. Ingressos a partir de R$ 40.

Av. Crisântemo, 193Jd. das Flores Osasco - SP 11 3681-9594

Escolha o melhor para sua empresa

Elos

Con

tabi

lidad

e | 2

0 an

os

Serviços completos de assessoria Contábil, Fiscal e Trabalhista com 20 anos de Tradição.

SPED Contábil/Fiscal? E-Social? Fique tranquilo, este é nosso trabalho!

[email protected] | www.eloscont.com.br

Informações:Cinemark Osasco - (Shopping União) tel.: 3184-5120Cinemark Tamboré - (Shopping Tamboré) tel.: 4193-1826Cinesercla - (Osasco Plaza) tel.: 3682-3621.

Cinepolis - (Parque Shopping Barueri) tel.: 4688-6800Kinoplex Osasco - (Super Shopping) tel.: 3131-2004.CineAraujo - (Shopping Taboão) tel.: 4787-7644.Cinemark Cotia - (Shopping Granja Vianna) tel.: 4153 0546

12° Loucos por Vinil FairData: 11 a 13 de abrilHorário: 9h às 21hLocal: Centro Cultural Mestre Assis do Embu - Largo

21 de Abril, 29, Centro Histórico de Embu das ArtesGratuito

Serviço

Evento vai reunir cerca de 30 expositores para trocar e vender discos raros de vinil

ção de filmes, documen-tários e um workshop mix áudio, com os DJs Silvio Muller, Meio Killo, entre outros. Além da exposição de trabalhos artesanais com os discos de vinil.

O evento foi idealiza-do por Paulo Dud, um apaixonado por LP que possui uma coleção de oito mil discos. “Eu fre-quentava feiras de vinil e

em 2002, de forma meio tímida fizemos a pri-meira Loucos por Vinil Fair em Embu, que foi um sucesso. Nessa feira os colecionadores e fãs do vinil podem trocar informações sobre músi-ca e os discos”, disse. A 12° Loucos por Vinil Fair também é uma rea-lização da Secretaria de Cultura de Embu das Artes

Page 16: Jornal535

Divulgação/CBV

ESPORTES 11 A 17 DE ABRIL DE 201316 UNILEVER E VÔLEI AMIL FAZEM A OUTRA SEMI DA SUPERLIGANa outra semifinal da Superliga, Vôlei Amil e Unilever/RJ duelam para

definir quem enfrentará Molico ou Sesi (leia abaixo) na decisão. O segundo confronto do melhor de três será sábado, 12, às 10h, no RJ. No primeiro

jogo, terça, 8, vitória das cariocas por 3 sets a 0.

Ivan

Sto

rti/D

ivul

gaçã

o Sa

ntos

FC

DECISÃO VÔLEI

Santos tenta espantar zebra de Itu

Osasco encara Sesi em busca da 13ª � nal

É tudo ou nada. No segundo jogo da final do Campeonato Paulista, o Santos precisa reverter a vantagem conquistada pelo Ituano, que venceu o primeiro confronto por 1 a 0, para ficar com o título. A partida decisiva será nes-te domingo, 13, às 16h, no Pacaembu.

Para ser campeão, o Peixe precisa despachar a zebra de Itu por pelo menos dois gols de diferença. Vitória santis-ta por um gol leva a decisão para os pênaltis. Empate ou nova vitória do Ituano leva o título para o interior.

Por enquanto, a melhor defesa do campeonato (só dez gols sofridos) leva vantagem sobre o melhor

ataque (46 gols marcados). Criticado, o atacante san-tista Leandro Damião avisa que “todo o mundo tem ser homem agora para dar a volta por cima”.

Após a apresentação ruim da primeira partida, o técni-co Oswaldo de Oliveira fala em mudanças na equipe: “Pela forma como o jogo foi jogado ainda vou pensar melhor, mas posso pensar em mudanças, sim”. Os jovens Geuvânio e Gabriel estariam sentindo a pressão da decisão e inspiram preo-

cupações.Apesar da defesa, que não

é vazada há seis jogos, ser o trunfo do Ituano, o técnico Doriva nega que a equipe seja retranqueira: “Temos uma aplicação tática imen-sa. A nossa entrega é que tem feito a diferença”.

Neste estadual, a sur-preendente equipe elimi-nou o Palmeiras na semi-final (1 a 0, no Pacaembu) e derrotou o São Paulo no Morumbi (1 a 0). “Os jogadores mostraram que jogam de igual para igual com qualquer um. A desi-gualdade econômica acaba dentro de campo pela qua-lidade, trabalho e vontade deles”, disse o gestor do Ituano, Juninho Paulista.

Leandro Conceição

Na noite desta sexta--feira, 11, Molico/Osasco e Sesi-SP fazem a primei-ra partida da semifinal da Superliga Feminina de Vôlei 2013/14. Invicto, com o recorde de 28 vitó-rias seguidas, o vôlei osas-quense busca vaga em sua 13ª final seguida na prin-cipal competição do vôlei nacional, na qual luta pelo sexto título.

Nas duas vezes em que o clube de Osasco e o Sesi já se enfrentaram nesta Superliga, vitórias tranqui-las do Molico, ambas por 3 sets a 1. Quem passar pela série melhor de três vai encarar na decisão Vôlei Amil, de Campinas, ou Unilever/RJ, que fazem a outra semifinal.

Apesar da campanha empolgante, a central Ade-nízia, um dos destaques da equipe osasquense, rejeita o favoritismo e prega humil-dade e foco na luta pelo títu-lo. Confira a entrevista:

“Desigualdade econômica acaba dentro de campo”

SEMIFINALMolico x Sesi-SP

Jogo 1: Sexta-feira, 11, às 21h30, no Ginásio José Liberatti (SporTV)

Jogo 2: dia 19, às 10h05, em São Paulo (Globo)Jogo 3 (se necessário): dia 22, às 21h30, no Liberatti

Visão Oeste: O Moli-co/Osasco venceu todos os jogos. Já podemos dizer que o time é favo-rito?

Adenízia: Não diria isso. O Molico construiu uma história. Ele não nas-ceu um time forte, se tor-nou um time forte. Então, a gente tem muito ainda que trabalhar. Chegamos até aqui com muita humil-dade. Espero que nossa equipe continue com essa humildade até o final do campeonato. Hoje a res-ponsabilidade está muito em cima do Amil, que está com uma grande equi-pe. Foi o time que mais investiu, que mais gastou dinheiro. Mas todos os times estão na briga. É dentro da quadra que se resolve.

Qual o segredo do sucesso do Molico até aqui na Superliga?

A felicidade, humildade, o trabalho. Todas nós esta-mos trabalhando muito e com muita humildade, sempre aceitando os desa-fios.

No ano passado o títu-lo ficou perto. Vocês ganhavam por 2 sets a 0 e levaram a virada do Rio de Janeiro. Quais as lições daquela derrota?

Não parar nunca. Ganhando de dois a zero, ganhando todos os jogos, não parar. Temos que estar focadas o jogo inteiro. No ano passado nós sofremos muito com isso [a virada do Rio de Janeiro e a perda do título] e esse ano não que-remos sofrer de novo.

Barueri e GEO: última chance para escapar da queda

SÉRIE A2

Na última rodada da Série A2 do Paulistão, neste sábado, 12, às 10h, Grêmio Barueri (17º, 17 pontos) e GEO (19º, 17 pontos) precisam vencer fora e torcer por tropeços dos adversários diretos para escapar da queda à A3. O Barueri pega o Red Bull. O GEO encara o Monte Azul.

Destaque do invicto Molico, Adenízia descarta favoritismo na reta finalPeixe terá de reverter vantagem do Ituano

Santos x ItuanoDomingo, 13, às 16h, no Pacaembu

Santos x Ituano

João

Pire

s/Fo

toJu

mp/

Div

ulga

ção

Luís Pires/FinePhoto

Trabalhe no Senac Osasco:

Para se candidatar, acesse www.sp.senac.br/trabalheconosco e cadastre seu currículo. Em seguida, consulte o Mural de Oportunidades e inscreva-se nas vagas pelas quais tem interesse. Os candidatos aprovados poderão ser aproveitados para futuras vagas na mesma unidade ou região, se estiverem dentro do perfil necessário, no prazo de 180 dias a partir da finalização do processo seletivo.

DocênciaAdministração – preferencialmente para pessoas com deficiência – cód. SP07566

O Senac recruta aprendizes e profissionais com deficiência para diversas áreas. Cadastre seu currículo e acompanhe as oportunidades.