jornal um giro pela 29

8
UM GIRO PELA 29 ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | DOIS IRMÃOS - RS ANO 3 - EDIÇÃO 3 - DEZEMBRO DE 2012 CRIANÇA PRECISA CRESCER BRINCANDO [ PROJETOS] Projeto desenvolvido com alunos do 1º ano objetiva estimular o aprendizado. PÁG. 4 VISITA À USINA DE RECICLAGEM [ SAÍDA DE ESTUDOS] 5º Ano visita a usina e dá dicas sobre a separação do lixo. PÁG. 6 UM INTERCAMBISTA ENTRE NÓS [VIVÊNCIAS] Turista da Eslováquia conversou com os alunos da disciplina de Inglês. PÁG. 7 GINCANA FARROUPILHA DA 29 E ntre os dias 14 e 19 de setembro os alunos de 5º ao 9º ano, pro- fessores e alguns pais e alunos da turma de progressão vive- ram a 1ª Gincana Farroupilha da Escola 29 de Setembro. Cada equipe organizou seu CTG em uma sala e escolheu seu patrão e sua patroa. Diversas tarefas foram realiza- das... Escolheram um nome para o CTG e criaram o seu brasão e grito de guerra. Teve o CTG “Tchê 29”, o CTG “Equi-Tchê”, o “CTG dos Farrapos”, o “CTG dos Monar- cas” e o CTG “Tradição Campeira”. No decorrer dos dias realizaram pesquisas, cruzadinhas, questões de múltipla escolha, de completar e repre- sentaram com um desenho a música “Porteira, Pátria e Querência”. Teve tiro ao alvo com funda, corrida da colher O CTG vencedor foi o “Equi-Tchê” com 2.406 pontos. “Tchê-29” ficou em 2º lugar com 2.395 pontos, O “CTG dos Farrapos” ficou em 3º lugar com 2.098 pontos, “CTG dos Monarcas” em 4º lugar com 2.081 pontos e em 5º lugar “Tradição Campei- ra” com 2.013 pontos. A premiação para o CTG campeão foi o almoço gratuito para cada integrante no carreteiro promovido pela escola no dia 22 de setembro. A comissão organizadora (vice-di- retora Adriana Krug Führ, coordenado- ra pedagógica Adriana S. Trierweiler, professora Joceline Mausolff Grübel e diretor Lúcio Afonso Habitzreuter) para- beniza a organização e participação de todos os CTGs. com bolita, criação e interpretação de paródia, representação de alguma personagem importante da história do Rio Grande do Sul, torneio de 5 Marias, plantio de planta nativa, desfile, confec- ção de pandorga, declamação de poe- sia, ornamentação do mural com fotos de lugares do RS, entre outras, e para finalizar, o soletrando gaudério.

Upload: escolas-da-prefeitura-municipal-dois-irmaos-rs

Post on 28-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | DOIS IRMÃOS - RS

TRANSCRIPT

UM GIRO PELA 29

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | DOIS IRMÃOS - RS ANO 3 - EDIÇÃO 3 - DEZEMBRO DE 2012

Criança preCisa CresCer brinCando

[PROJETOS]

Projeto desenvolvido com alunos do 1º ano objetiva estimular o aprendizado.

pÁG. 4

Visita à Usina de reCiClaGem

[SAÍDA DE ESTUDOS]

5º Ano visita a usina e dá dicas sobre a separação do lixo.

pÁG. 6

Um interCambista entre nós

[VIVÊNCIAS]

Turista da Eslováquia conversou com os alunos da disciplina de Inglês.

pÁG. 7

GinCana FarroUpilha da 29

Entre os dias 14 e 19 de setembro os alunos de 5º ao 9º ano, pro-fessores e alguns pais e alunos da turma de progressão vive-ram a 1ª Gincana Farroupilha da Escola 29 de Setembro.

Cada equipe organizou seu CTG em uma sala e escolheu seu patrão e sua patroa. Diversas tarefas foram realiza-das... Escolheram um nome para o CTG e criaram o seu brasão e grito de guerra. Teve o CTG “Tchê 29”, o CTG “Equi-Tchê”, o “CTG dos Farrapos”, o “CTG dos Monar-cas” e o CTG “Tradição Campeira”.

No decorrer dos dias realizaram pesquisas, cruzadinhas, questões de múltipla escolha, de completar e repre-sentaram com um desenho a música “Porteira, Pátria e Querência”. Teve tiro ao alvo com funda, corrida da colher

O CTG vencedor foi o “Equi-Tchê” com 2.406 pontos. “Tchê-29” ficou em 2º lugar com 2.395 pontos, O “CTG dos Farrapos” ficou em 3º lugar com 2.098 pontos, “CTG dos Monarcas” em 4º lugar com 2.081 pontos e em 5º lugar “Tradição Campei-ra” com 2.013 pontos.

A premiação para o CTG campeão foi o almoço gratuito para cada integrante

no carreteiro promovido pela escola no dia 22 de setembro.

A comissão organizadora (vice-di-retora Adriana Krug Führ, coordenado-ra pedagógica Adriana S. Trierweiler, professora Joceline Mausolff Grübel e diretor Lúcio Afonso Habitzreuter) para-beniza a organização e participação de todos os CTGs.

com bolita, criação e interpretação de paródia, representação de alguma personagem importante da história do Rio Grande do Sul, torneio de 5 Marias, plantio de planta nativa, desfile, confec-ção de pandorga, declamação de poe-sia, ornamentação do mural com fotos de lugares do RS, entre outras, e para finalizar, o soletrando gaudério.

2 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | DEZEMBRO DE 2012

PREFEiTuRA MuNiCiPAL DE DOiS iRMãOS Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Municipal de Ensino Fundamental 29 de Setembro www.escola29desetembro.blogspot.com.br

Coordenação Prefeitura: Rosmeri Ceconi

Responsável Técnico e Editorial na Escola: Profª Joceline Mausolff Grübel

Jornalista Responsável: Sérgio Negri (Reg. Prof. DRT/RS 7714)

Design Editorial: Raquel Braz Ribeiro

imagens: Arquivo escola e Divulgação

Edição:

www.vorticecomunicacao.com.br

Mais um ano está termi-nando e com ele fica a reflexão daquilo que foi bom e o que poderia ter sido melhor. Com certe-

za tivemos um excelente ano, tanto no aspecto da aprendizagem, quanto nas melhorias estruturais da escola. Dados preliminares através do último conselho de classe dão conta que a taxa de apro-vação das séries finais (6º ao 9º ano) es-tão em torno de 83%. Nas séries iniciais a taxa de aprovação será excelente. Cria-mos o projeto PiA (Progressão e incentivo à Aprendizagem). São alunos do 6º ano que estão com idade/série em defasa-gem, recebendo um enfoque diferente nos conteúdos, levando em conta sua história, dificuldades e vivências.

os desaFios ContinUam... 2013[EDITORIAL]

[ExPEDIENTE]

Ainda oferecemos a cada turma uma saída de estudos, sendo que o transpor-te é pago com verba municipal. A hora da leitura semanal, exposição de traba-lhos, teatro, interatividade na informáti-ca, chá das mães com desfile de modas, bingo no Dia dos Pais, carreteiro Farrou-pilha, comemoração do Kerb, horas cívi-cas, reuniões com CPM e Conselho Esco-lar, festival artístico são outras atividades desenvolvidas na escola.

O projeto “Família 29” merece des-taque porque é nesse espaço escolar que acontecem atividades como danças alemãs, danças criativas, ginástica para as mães, biblioteca aberta à comunida-de, xadrez, ping-pong, fla-flu e pracinha para a comunidade.

Hora da leitura

informática

DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | 3

Lúcio Afonso HabitzreuterDiretor

Para 2013 temos previsão das seguintes melhorias:- Pintura e painéis no refeitório.- Pintura das salas de aula.- Novas cortinas em todas as salas.- Troca do piso e colocação de

painéis defronte a secretaria.- Mudança da porta da sala de

informática.

Nas melhorias estruturais tivemos a pintura externa da escola com novo lo-gotipo, parte da pavimentação do pátio e as obras do ginásio de esportes pre-vista em seu término para novembro. Melhoramos a iluminação no saguão da escola, retirando os refletores e colocan-do lâmpadas mais econômicas.

Teatro

Chá das Mães

Carreteiro Farroupilha

Kerb

Construção do ginásio

Escola com a nova pintura

Bingo em homenagem aos pais

4 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | DEZEMBRO DE 2012

[1º ANO]

[PÁSCOA]

a Criança brinCaA criança foi feita para brincar. Brincando ela descobre

e inventa seus próprios brinquedos e exercita suas habili-dades. Estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfian-ça. O brinquedo proporciona a aprendizagem, o desen-volvimento da linguagem e a concentração da atenção. Brincar é uma atividade completa em si mesma, inteira, que envolve o prazer, o corpo e a mente, enfim, que gera muito mais do que o conhecimento.

Profª Janete Pereira de Oliveira

Em torno da data máxima de celebração do tempo Pascal, a Pás-coa, preocupamo-nos, enquanto escola, em realizar atividades que levam o aluno a refletir sobre suas ações, gestos e atitudes. Cada professor busca através de seu relacionar com o aluno transmitir um sentido de solidariedade ao próximo.

a pÁsCoa é momento de Celebrar a Vida

Na 1ª foto mostramos o momento de refle-xão com a presença do Pastor Davi, além disto, cada professor do currículo preparou ativida-des alusivas, bem como, foi preparado um pre-sentinho via escola e CPM.

DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | 5

[2º ANO A E b]

ler é ViVer!Motivadas pela presença do autor André

Neves na Festa Literária de nosso município, as turmas do 2º ano A e B exploraram o livro “Brin-quedos”, que deu origem ao projeto Brinquedos e Brincadeiras, o qual envolve também o tema folclore, que já vinha sendo trabalhado em sala pelas professoras.

O 2º ano A, da professora Roberta Becker, realizou diversas atividades, dentre as quais se destacou a construção de um livro a partir da ela-boração de um texto coletivo baseado nas ima-gens e no enredo do livro citado anteriormente.

A professora Karina Rossa, com o 2º ano B, olhou slides das imagens do livro e desen-volveu um trabalho no Paint com seus alunos, juntamente com a professora de informática Ceura Borges, onde exploraram desenhos, cores, palavras e resignificaram partes da his-tória “Brinquedos”, além da construção de um texto coletivo sobre a mesma.

A partir disso, surgiram diversas ideias para a continuação do projeto, tais como confecção de brinquedos de sucata, pesquisa de brinquedos preferidos pelos pais, passeio na Brinquedoteca da unisinos, releitura de obras de artes, entre outras.

eita Festão bom, sô!

[fESTA JUNINA]

O arraiá da 29 esteve cheio de caipiras, por sinal todos muito lindos. Alunos e professores entraram de “corpo e alma”, como se diz por ai, na festança. Tivemos diversão e comes pertinentes à data, estavam todos muito alegres e bonitos.

6 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | DEZEMBRO DE 2012

[VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS DO 5º ANO]

Usina de reCiClaGemNo dia 17 de agosto, eu e meus colegas fomos na usi-

na de reciclagem. Foi lá que eu aprendi como separar e reciclar o lixo. Aprendi que quando a margarina e a nata terminam, antes de colocar a embalagem fora, devemos primeiro lavar a embalagem para que lá na usina não fique um cheiro forte.

O que me chamou mais a atenção foi o lixo orgânico que é o lixo molhado, muitas coisas que não são orgânicas estão indo junto como: plástico, garrafas pets, embalagens que não podem mais ser reaproveitadas, vão para um aterro sanitário que fica em Minas do Leão.

Lá na usina de reciclagem os lixos são separados em tonéis. O alumínio vai para um tonel, as garrafas pets para outro tonel e assim por diante. Eu vi uma prensadeira que prensa o papel, papelão, etc.

Gostei muito de ir na usina de reciclagem, agora vou separar o lixo muito melhor do que antes eu separava, vou até avisar meus vizinhos para que todos ajudem a natureza e ajudem to-dos que trabalham na usina de reciclagem.

Aluna Ana Flávia de Souza - Profª Clarice Dienstmann Lehnen

[PORTUGUÊS & INfORMÁTICA]

proposta redaCional teóriCo-prÁtiCa, aliada ao laboratório de inFormÁtiCa

Professores envolvidos no processo: - Enio Jocemir Rodrigues – área do conhecimento: Língua Portuguesa.- Joceline Mausolff Grübel – área do conhecimento: informática.

A proposta prático-teórica visa proporcionar no aluno a criação do hábito de refletir sobre o processo de escrita, vi-sualizando as partes da sua produção textual, isoladamen-te, a fim de justificar a continuidade informativa do texto, ou seja, a coesão temática estrutural do texto narrativo, par-tindo de uma introdução previamente editada, o aluno se-gue a escrita da: APRESENTAÇãO, COMPLiCAÇãO, CLÍMAX e o DESFECHO da narrativa, e, aqui poderá ser definido um gênero textual. Ressaltando que ao longo de sua trajetória “prática” o aluno deverá utilizar-se dos elementos estruturais que compõem essa modalidade escrita (tipologia narrativa).

A introdução do uso do Laboratório de informática, com o auxílio da professora de informática, visa oportunizar ao aluno acesso a essa ferramenta tecnológica, como auxiliar no processo de apren-dizagem da escrita, tanto na criatividade do educando quanto o estímulo ao uso desse recurso, estabelecendo uma relação de con-vivência entre as tecnologias disponíveis e o efetivo aprender que até então se via aliado apenas ao ambiente: espaço físico sala-de-aula e o manuscrever. Acredita-se que com essa “técnica-recurso” o aluno em contato com o computador, sinta-se estimulado a criar e vislumbre uma estreita relação entre seu mundo “virtual” e os sa-beres por vezes tão “maçantes” da sala de aula, e, conta-se ainda com o fator concentração, situação tão inusitada no meio escolar.

DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | 7

[VIVÊNCIAS] Um interCambista entre nós

No dia 20 de julho de 2012, os alunos de 6º ao 9º ano tiveram a oportunidade, na aula de Língua inglesa, com a professora Ju-liana Cristina Fink Scheffler, de bater um papo com Filip Viscupic, um turista da Eslováquia que passou uma temporada na nossa cidade. Nessa ocasião, os alunos conheceram um pouco a cultu-ra e as belezas daquele país, bem como fizeram várias pergun-tas sobre os mais diversos assuntos.

[QUÍMICA & fÍSICA]

aprender é Uma delíCia!O 9º ano da Escola 29 de Setembro está

desvendando o mundo da Química e Física! E quem disse que essas matérias são difíceis e “chatas” está muito enganado... Olha a garo-tada aí, preparando um bolo de micro-ondas para verificar na prática os tipos de misturas, as reações químicas e interferências físicas no nos-so dia a dia. Aprender é realmente uma delícia!

A turma do PiA também fez uma experi-ência semelhante ao estudar alimentação saudável. Fizeram uma pizza picles, alimento que contém ingredientes de todos os níveis da pirâmide alimentar.

estUdos sobre as plantasO bom cien-

tista é antes de tudo um obser-vador, os alunos da escola tiveram muitas oportuni-dades de exerci-tar isto ao longo do ano. Veja o 7º ano aprendendo através da observação as partes da flor, fruto e semente de uma planta. Olha a galerinha aí, olhando as partes na lupa elétrica e manual.

Profª Bruna Fernanda utzig immig.[CIÊNCIAS]Profª Bruna Fernanda utzig immig.

8 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 29 DE SETEMBRO | DEZEMBRO DE 2012

[CLAQUETE]

[EDUCAÇÃO fÍSICA]

Com os alunos das turmas do 6º, 7º B e 9º anos, realizei um trabalho te-órico sobre as Olimpíadas, desde sua criação (Era Antiga), realizando um cronograma dos Jogos (Era Moderna), acompanhando os Jogos de Londres e fazendo uma projeção para os Jogos do Rio de Janeiro.

Juntamente, com os professores de Ciências e Português realizaremos um passeio com os alunos de 9º ano ao Museu da PuC-RS e, a partir deste desenvolverei atividades sobre o movi-mento do corpo em diversas situações.

Nas aulas de Educação Física reali-zamos várias atividades esportivas, tan-to práticas como teóricas. Com os alunos de Ed. infantil ao 3º Ano foram realiza-das atividades recreativas com brinca-deiras diversas e do 5º ao 9º ano foram atividades pré-esportivas e esportivas.

Com os alunos de 2º ano me envolvi com dois projetos. No 1º realizei ativida-des que tinham a ver com alimentos e, agora, estou me envolvendo com o Projeto Brinquedos. Criamos cartazes sobre “Jogos, Esportes e Brincadeiras”, com colagem de revistas e também realizei com as turmas, no dia 10 de outubro, a atividade de ”Ruas de Lazer”, onde cada aluno trouxe de casa seu brinquedo favorito.

doCUmentÁrios do 8º anoOs grupos do 8º ano da Escola 29 de Setembro reali-

zaram um trabalho de pesquisa e documentário filmado com as empresas de Calçados Pegada e Wirth, bem como a empresa moveleira Herval, com o objetivo de realizar um intercâmbio entre a escola e as empresas de Dois ir-mãos, procurando fazer um levantamento sobre a Revolu-ção industrial em Dois irmãos.

Este projeto teve a participação e interação das disciplinas de História (prof. Dorival Armando Ellwanger), Geografia (prof.ª Ro-selaine Freitas Gonçalves), Ciências (prof.ª Bruna Fernanda utzig immig), informática (prof.ª Joceline Mausolff Grübel) e Educação Artística (prof. Osvaldo Torrano Ribeiro).

As atividades foram realizadas em agosto.

olimpíadas de londres 2012Os alunos dos 7º Ano A e 8º Ano desenvolveram durante

o 2º trimestre trabalho de pesquisa sobre as Olimpíadas de Londres 2012. O objetivo do trabalho foi oportunizar aos alu-nos durante os Jogos Olímpicos um aprofundamento teórico partindo da origem dos jogos até as diversas modalidades esportivas. O trabalho foi desenvolvido pelo professor Ger-son Kolling (professor de Educação Física) e pela professora Joceline Mausolff Grübel (professora de informática).

atiVidades e projetos de 2012 Coordenados pela proFessora jUliana trentin