jornal um doce de escola

8
HORTA ESCOLAR O projeto estimula o aluno na formação e na adoção de hábitos saudáveis de alimentação, conscientizando-o da importância destes para a saúde. PÁG. 8 DE ESCOLA JORNAL UM DOCE ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DOIS IRMÃOS - RS ANO 3 - EDIÇÃO 3 - DEZEMBRO DE 2012 Diversos projetos são promovidos para estimular e incentivar a leitura, pois através dela a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores. PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA FAMÍLIA Atividades escolares fortalecem a parceria família- escola e homenageiam os pais dos alunos. PÁG. 2 ALIMENTAÇÃO PÁG. 5 LEITURA SEMANA CHEIA DE DIVERSÃO SEMANA DA CRIANÇA Alegria, diversão e festa marcaram a semana na escola com atividades diferenciadas para comemorar a data. PÁG. 4 A MAGIA DA PÁSCOA PÁSCOA As crianças tiveram atividades lúdicas para lembrar o significado da Páscoa. “A Páscoa é amor, é fraternidade, é união...” PÁG. 2 O ARRAIAL MARCOU A festa contou com muita comida típica, quadrilha e brincadeiras, trazendo muita diversão e alegria. PÁG. 8 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL MEIO AMBIENTE Brinquedos muito legais foram criados pelos alunos reutilizando os materiais reciclados como matéria-prima. PÁG. 7 FESTA JUNINA “É preciso que a leitura seja um ato de amor.” Paulo Freire

Upload: escolas-da-prefeitura-municipal-dois-irmaos-rs

Post on 06-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DOIS IRMÃOS - RS

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Um Doce de Escola

HORTA ESCOLARO projeto estimula o aluno na formação e na adoção de hábitos saudáveis de alimentação, conscientizando-o da importância destes para a saúde.

PÁG. 8

DE ESCOLAJORNAL UM DOCE

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DOIS IRMÃOS - RS ANO 3 - EDIÇÃO 3 - DEZEMBRO DE 2012

Diversos projetos são promovidos para estimular e incentivar a leitura, pois através dela a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.

PARCERIAFAMÍLIA-ESCOLA

FAMÍLIA

Atividades escolares fortalecem a parceria família-escola e homenageiamos pais dos alunos.

PÁG. 2

ALIMENTAÇÃO

PÁG. 5

LEITURA

SEMANA CHEIA dE dIvERSãO

SEMANA DA CRIANÇA

Alegria, diversão e festa marcaram a semana na escola com atividades diferenciadas para comemorar a data.

PÁG. 4

A MAGIA dA PÁSCOAPÁSCOA

As crianças tiveram atividades lúdicas para lembrar o significado da Páscoa. “A Páscoa é amor, é fraternidade, é união...”

PÁG. 2

O ARRAIAL MARCOUA festa contou com muita comida típica, quadrilha e brincadeiras, trazendo muita diversão e alegria.

PÁG. 8

SUSTENTABILIdAdEAMBIENTAL

MEIO AMBIENTE

Brinquedos muito legais foram criados pelos alunos reutilizando os materiais reciclados como matéria-prima.

PÁG. 7

FESTA JUNINA

“É preciso que a leitura seja um ato de amor.” Paulo Freire

Page 2: Jornal Um Doce de Escola

2 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DEZEMBRO DE 2012

Prefeitura MuniciPal de dois irMãos secretaria de educação, cultura e desportoescola Municipal de ensino fundamental dr. Mário sperb

www.drmariosperb.blogspot.com.br

coordenação Prefeitura: rosmeri ceconi

responsável técnico e editorial na escola: simone Bockorny - diretora

Jornalista responsável: sérgio negri (reg. Prof. drt/rs 7714)

design editorial: raquel Braz ribeiro

imagens: arquivo escola e divulgação

edição:

www.vorticecomunicacao.com.br

BIBLIOTECANDOEDITORIAL

tendo em vista que o foco da escola é a aprendizagem, temos que estar atentos no sentido de qualificar as práticas de ensino. a escola como um espaço de aprendizagem e de convívio precisa ser um am-biente saudável e prazeroso, no qual todos possam sentir-se acolhidos.

neste ano concluímos a reformulação da Proposta Político Pedagó-gica, adaptando-a à metodologia do Programa escola ativa, no qual estamos inseridos desde 2008. esse movimento nos possibilitou repen-sar e reavaliar a nossa ação educativa com um olhar voltado para uma educação de vivências de valores coletivos, de elaboração do conheci-mento, do exercício da cidadania e da formação de lideranças.

neste jornal temos a oportunidade de mostrar um pouco da ação pedagógica que acontece no dia a dia da nossa escola.

Boa leitura!

AprendizagemO ano de 2012 foi repleto de desafios, atividades e experiências gratificantes.

Simone Bockornydiretora

educar é...“educar é semear com sabedoria e colher com paciência.“ [ augusto cury ]

ExPEDIENTE

Sugestões de leitura...

Meu Querido diário Otáriosão ao todo nove livros, que contam diver-sos acontecimentos que se passam na vida de Jamie Kelly, uma garota de 12 anos que entrou na vida confusa e complicada de adolescente. apesar dos livros serem indi-cados para as crianças que estão entrando no período da adolescência, esses livros são ótimos para qualquer pessoa ler, já que eles tratam de acontecimentos que todos nós já vivenciamos.

PROJETO

Projeto Lendo, Crescendo e Aprendendoo projeto surgiu no ano de 2009 através da capacitação do Programa escola ativa, no desenvolvimento da atividade cantinhos de aprendizagem, o qual estimulou o gru-po de professores a desenvolver essa ideia na nossa escola. o projeto vem alcançan-do seu objetivo com sucesso, despertando e mantendo o interesse pela leitura entre a comunidade escolar e os núcleos familia-res. com esse processo, o projeto também incentiva os pais na realização de ativida-des de informação e cultura com seus filhos.

os alunos cauã Vinícius odi e cristiane rohr, do 1º ano, felizes Por PodereM leVar a sacola Para casa

Meus Clássicos FavoritosMesmo com a chegada do universo dos vi-deogames, computadores e instrumentos tecnológicos específicos para crianças, ain-da permanece o interesse pelos clássicos da literatura infantil, que povoam a imagi-nação das crianças. a coleção Meus clás-sicos favoritos foi uma aquisição do cPM e conselho escolar.

Page 3: Jornal Um Doce de Escola

DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | 3

A magia da Páscoa

no mês de abril comemoramos a Páscoa na escola. as turmas do Pré-escolar nível a ao 5º ano desenvol-veram atividades lúdicas voltadas aos significados da Páscoa. a semana na escola esteve cheia de tarefas para os alunos que diariamente puderam participar de atividades diferenciadas, como a confecção de cestas, pintura de casquinhas, caça ao ninho, visita do coelho zé Vicente, entre muitas outras.

As crianças tiveram atividades lúdicas para lembrar o significado da Páscoa. “A Páscoa é amor, é fraternidade, é união...”

PÁSCOAVisita do coelho zé Vicente:um ícone da cidade que a garotada curte muito

caça ao ninho confecção de ninhos Pintura de casquinhas

Parceria família-escola

os dias das mães e dos pais também foram lembrados na escola. os alunos se dedicaram para confeccionar belos presentes para os seus pais.

a semana da família ocorreu no período de 13 a 17 de agosto de 2012, realizando diversas atividades a fim de promover a parceria família-escola, estimu-lar a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e conhecer o dia a dia da escola.

FAMÍLIA

seMana da faMíliaoficina Para os Pais - uso do Micro-ondas

a turMa do 4º e 5º ano aPresentou uMa draMatização no dia da faMília i.

a turMa do 2º e 3º ano aPresentou uMa seleção de Músicas soBre a

faMília no dia da faMília i.

Page 4: Jornal Um Doce de Escola

4 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DEZEMBRO DE 2012

Ser criança é bom...ser criança é bomser criança faz bemseja uma tambémo sonho ainda não acabouBasta olhar e verque a vida recomeçou.

(trecho da música “ser criança é bom” da turma da Mônica)

SEMANA DA CRIANÇA

TRÂNSITO

no período de 18 a 28 de setembro ocorreu a semana do trânsito na escola. a palestra sobre o tema, ministrada pelo policial Josiel das neves tavares, foi destaque entre as atividades desenvolvidas.

Semana do Trânsito na escola

KERB

Kerb na escolano dia 28 de setembro a escola come-

morou o Kerb de são Miguel. durante a se-mana as turmas trabalharam a história do Kerb, fizeram cuca e aprenderam a dançar a Polonaise.

Muitas atiVidades recreatiVas foraM realizadas durante a festa.

curtindo a festa À fantasia na escola.

as turMas do Pré-escolar, 2º e 3º ano dançando a Polonaise.

1º ano fazendo cuca da festa da escola

Page 5: Jornal Um Doce de Escola

DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | 5

PREPARANDO PARA O PALCO

Projeto TeatroDedicação, criatividade e amor à arte, esses são os pontos fundamentais para quem deseja aprender a magia encantadora dessa arte.

sabendo que o teatro é um espaço onde o aluno/artista tem a oportunidade de reconhecer, construir e ampliar seu conhecimento, desenvolver suas habilidades e expressão, realizar trabalhos estéticos e explorar seus sentimentos, destacamos o nosso principal objetivo: a transformação do ser humano e da sociedade através da arte.

os encontros acontecem semanalmente com duração de uma hora por grupo. neste ano o pro-jeto é oferecido aos alunos do 1º, 2º e 3º ano, sendo Marcos cardoso, o professor responsável.

ARTES PARA A VIDA

todos nós já brincamos com bolhas de sabão. e elas nos acompanham por toda a vida: escovando os dentes, no banho, lavando as mãos...

na aula de educação física a professora Viviane de-senvolveu a atividade com as turmas. foi uma festa!!!

Fazendo bolhas de sabãoEsta é uma das brincadeiras mais divertidas e que todo mundo pode fazer. A alegria tomou conta da garotada.

alunos ficaM encantados coM o

taManho da Bola de saBão feita Pela

Professora

o Professor Marcos s. cardoso Visa desenVolVer atraVés dos encontros o talento indiVidual de cada aluno

QUEM CANTA OS MALES ESPANTA

Projeto MúsicaProfessor resPonsáVel: Matheus d. schusterturMas atendidas: educação infantil, 1º, 2º e 3º anos

Proporcionar aos alunos a aprendizagem da música como uma disciplina criativa e divertida para que possam desenvolver tanto a parte moto-ra como a mental. sempre procurando diversificar os temas musicais para que os alunos tenham o máximo de aprendizagem sobre a teoria e a pra-tica musical.

o Professor Mostra atraVés da Música que a

arte aMPlia os horizontes e ensina coMo aPreciar as

MaraVilhas da Vida

Page 6: Jornal Um Doce de Escola

6 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DEZEMBRO DE 2012

v Feira do Livro

formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nis-so, a escola preparou mais um momento prazeroso em torno da leitura, no qual foi homenageada a escritora simone saueressig.

a escritora simone saueressig nasceu em campo Bom/rs, em 1964. Professora de balé desde os 18 anos, também tra-balhou como editora do suplemento infantil Popinha do Jornal nh, de novo hamburgo. na década de 90, simone morou na espanha e neste período além de estudar flamenco, escreveu inúmeros contos infantis para o Jornal Ya, de Madri.

atualmente possui vários títulos publicados para o público infantil e infanto-juvenil, entre eles “um rio pelo meio”, “as asas do dragão, “a máquina fantabulástica”, “a fortaleza de cristal”, “a noite da grande magia branca”, entre outros, bem como al-guns trabalhos em antologias e várias colaborações eventuais em suplementos culturais.

O espaço foi instituído com o objetivo de incentivar o amor pela leitura. A feira auxilia na compreensão e no amadurecimento de cada indivíduo.

LEITURA

a escritora siMone saueressig, hoMenageada na feira fala Para os alunos

os alunos do 2º e 3º ano e a Professora silViane aguardando o autógrafo da escritora

siMone saueressig nos seus liVros.

alunos da turMa do 1º ano se aPresentaraM

no Palco da feira

o público presente teve uma oportunidade maravilhosa de aventurar-se pelo mundo da leitura, através das apresentações dos alunos, inspiradas na obra da escritora homenageada.

houve ainda a apresentação da escola de Música do tio Joaquim e a presença do seleco.

dia Mundial do Livro - 23/04

Para comemorar o dia Mundial do livro os professores organizaram uma hora do conto na escola. cada professora contou uma história para os alunos na biblioteca da escola.

Professora deixa alunos encantados coM as histórias escritas nos liVros

Page 7: Jornal Um Doce de Escola

DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | 7

Semana do Meio Ambiente

tendo em vista o tema da semana do Meio ambiente “saneamento ambiental”, achamos importante visitar a usina de reciclagem do nos-so município, a fim de conhecer e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre separação de lixo, bem como mostrar às crianças a importância da coleta seletiva, reciclagem e a preservação do meio ambiente.

a visita à usina de reciclagem aconteceu no dia 4 de junho nos tur-nos manhã e tarde. foi um momento importante de conscientização dos alunos para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis por sua produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, bem como perce-ber que o lixo pode ser uma fonte importante de recursos financeiros através da reciclagem. é importante estimular a criação de novas rela-ções entre pessoas e natureza, entre os seres humanos e os demais se-res dos ecossistemas, valorizando a vida, a saúde e a sustentabilidade.

Objetiva estimular a criação de novas relações entre as pessoas e a natureza, entre os seres humanos e os demais seres dos ecossistemas, valorizando a vida, a saúde e a sustentabilidade.

MEIO AMBIENTE

a colaBoradora da associação de recicladores

exPlica aos alunos as oBras de artes feitas coM reciclados

OFICINA

Reciclagem de materiais

AGENDA

a partir da visita à usina de reciclagem do nos-so município, muitas atividades foram realizadas pelas turmas. no enfoque da reciclagem foi pro-posto às turmas a confecção de brinquedos com materiais recicláveis para a hora do recreio da es-cola. com garrafa pet, latas e caixinhas de leite foram criados brinquedos muito legais, que agora motivam novas aprendizagens no recreio escolar.

alunos se diVerteM coM Brinquedos feitos de Material reciclado

crianças aPrendeM a reutilizar o Pet

SEMANA FARROUPILHA

14/12/12, 19hEncerramento das atividades escolares: festa natalina e apresentações dos alunos

19/12/12, 16h às 20hEntrega da Avaliações do 3º trimestre

no dia 19 de setembro aconteceu uma mateada com apresentação de danças gauchescas para comemorar a semana farroupilha na escola.

Cultivando as tradições gaúchas

Mateada

Page 8: Jornal Um Doce de Escola

8 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DEZEMBRO DE 2012

tendo em vista a realidade local, a valorização do trabalho e o resgate da cultura do homem do cam-po, o projeto horta escolar visa integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem com o dia a dia da escola, gerando uma fonte de observação e pes-quisa para reflexões diárias. o objetivo do projeto também é estimular a participação da comunidade, além de promover a adoção de hábitos de alimen-tação saudáveis por parte das crianças. neste ano cada turma será responsável por um canteiro, des-de o plantio, a limpeza, manutenção e a colheita.

ALIMENTAÇÃO

Horta escolar

FESTA JUNINA

Arraial Mário SperbNo dia 21 de junho, nos turnos manhã e tarde, aconteceu a Festa Junina na nossa escola. Houve a escolha do casal caipira/2012, atividades, brincadeiras e comidas típicas.

todos Vestidos a caráter transforMaraM nossa festa eM MoMento diVertido e descontraído

caiPiras atentas Às atiVidades ProPostas

Pelas Professoras

dia de Plantio na horta da escola

os alunos do Pré estão cuidando do seu canteiro

o projeto visa utilizar o computador como recur-so para auxiliar a prática pedagógica do professor em sala de aula. desen-volvendo competências e habilidades através do trabalho com projetos, explorando recursos de multimídia, jogos e pes-quisas na internet, bem como através de metodo-logias diversificadas ofe-recendo novas perspecti-vas de apoio e formação ao aluno.

PROJETO

Informática EducativaProfessor resPonsáVel: sandro o. dornelesturMas atendidas: Pré-escolar nível a ao 5º ano