jornal tribuna de agosto 2012

12
Saiba como surgiu o bairro Penteado Veja quem disputa a prefeitura de Embu Guaçu Embuguaçuano encaminha o primeiro atleta em parceria com o Santos para Seleção Brasileira Ano III - Nº 47 Isis Brasil... Que delícia é ser Saudável. Leia na pag.”12” 1° Moto Fest de Embu Guaçu Embu Guaçu deve ganhar aeroporto Tradição e Folclore Beneficiário do Programa Bolsa Família GALVÃO Agradecemos nossos clientes e amigos. vocês são a razão de tudo. Materiais para construção Muito Obrigado Seja Bem Vindo DEFENDENDO OS DIREITOS DA COMUNIDADE Pág. 12 Pág. 2 Pág. 2 Pág. 12 Pág. 12 Pág. 12 Marcando história na cidade Distribuição Gratuita - 5.000 Exemplares

Upload: elizabeth-oliveira

Post on 09-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

noticias locais

TRANSCRIPT

Page 1: jornal tribuna de agosto 2012

Saiba como surgiu o bairro Penteado

Veja quem disputa a prefeitura de Embu Guaçu

Embuguaçuanoencaminhao primeiroatleta em parceria com o Santospara SeleçãoBrasileira

Ano III - Nº 47

Isis Brasil...

Que delícia é ser Saudável.

Leia na pag.”12”

1° Moto Fest de Embu Guaçu

Embu Guaçu deve ganhar aeroporto

Tradição e Folclore

Beneficiário do Programa Bolsa Família

GALVÃO

Agradecemos nossos clientes e amigos. vocês são a razão de tudo.

Materiais para construção

Muito Obrigado

Seja Bem Vindo

DEFENDENDO OS DIREITOS DA COMUNIDADE

Pág. 12

Pág. 2

Pág. 2

Pág. 12

Pág. 12

Pág. 12

Marcando história na cidadeDistribuição Gratuita - 5.000 Exemplares

Page 2: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO IIPágina 2

Saiba quem são os candidatos a prefeito de Embu Guaçu Vote consciente, não vote por votar.

A palavra voto tem origem do latim “voluntas” que significa vontade. O voto é a forma legal de expressar a nossa vontade para escolher quem nos

representará no governo de nossa cidade. Ter o direito de escolher os nossos governantes pelo voto foi uma das maiores conquistas democráticas do Brasil. Votar é exercer a nossa cidadania.

Voto consciente É aquele exercido como dever e direito de cidadania. É o resultado de muita

informação e conhecimento sobre o candidato e suas promessas.

Voto inconsciente É o voto trocado por um favor ou por um objeto qualquer. É quando o

eleitor dá seu voto por promessas vazias e sem verificar melhor o candidato, ou dado em função da aparência do candidato ou de outro motivo fútil

Política e democraciaA política não e coisa só de político. Onde há gente, há política. Todos nós

fazemos política, por exemplo, quando nos organizamos na comunidade para alcançar objetivos ou organizamos os pais na escola para melhorar as instala-ções. Fazemos política participando dos destinos da nossa cidade e de nosso país. Como cidadãos, ao votar temos uma força decisiva no processo político.

Seu candidato é você no poder

Você estará escolhendo, através de seu voto o que quer para a sua vida, para a sua família e para a cidade em que vive. Procure saber qual é o Pro-grama de Governo de cada candidato. É muito importante: acesse www.tse.jus.br

O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar só por votar pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

O momento é de conhe-cer os candidatos, assim o eleitor vai se preparando para fazer valer o seu direi-to ao voto. A escolha deve ser consciente, para não se arrepender da escolha.

Page 3: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO II Página 3

A foto abaixo mostra o prédio que historicamente abrigou as instalações da polícia Civil e Militar no mesmo espaço, imóvel de acomodações suportável para as duas corporações, mas que foi o marco inicial das atividades onde hoje está localizada a Guarda Civil Municipal. Uma das poucas contruções anti-gas que segue ocupado e se mantem preservado como patrimonio histórico, sendo que a 1ª Delegacia da cidade à rua Cel. Luiz Tenório de brito, foi numa casinha de cômodos próximo à prefeitu-ra. Sabemos da importância do registros histórico para as futuras gerações, isso é que visa nosso projeto prestes a completar quatro anos de atividades e temos apreciação pela literatura. Por Beto Lopes “foto Ademar

RESGATANDO A CULTURA DE EMBU GUAÇU

17 de agosto, dia Nacional do patrimônio histórico. Uma data que do nosso ponto de vista, deveria merecer toda a atenção, seja do Poder Público, seja da sociedade, vista assim como outras que são sempre lembradas. tais como: aniversáio da cidade, dia do descobrimento do Brasil, dia da proclamação da república, dia do Índio, dia da padroeira e muitas outras datas, mesmo porque todas essas datas comemo-rativas dizem respeito a fatos memoráveis da formação de uma sociedade.

O dia Nacional do Patrimônio Histórico en-volve em si todos esses marcos referenciais da nação, os quais são celebrados exatamente por-que integram a cultura, que vai sendo construída ao longo dos tempos e transmitida de geração em geração.

Rodrigo Melo Franco e Janio Quadros

Uma homenagem a todos os bens criados pelo homem e pela natureza.

Em 1962 tínhamos apenas um posto pue-ricultura, foi à primeira unidade de saúde de Embu Guaçú, que se situava a Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, que sendo necessária uma reforma, perdeu muito de sua característica original, posteriormente, “Creche os pequeni-nos”, unidade de saúde que atendia somente crianças e gestantes, outras pessoas tinham que se deslocar a procura de atendimento no pronto socorro em Santo Amaro. Essa unidade era mantida pelo Estado, atualmente o antigo prédio deu lugar às instalações modernas.

Primeira unidade de saúde de Embu Guaçu

“A educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do pa-trimônio histórico e artístico nacional”. Rodrigo Melo Franco de Andrade. 17 de agosto comemora-se o Dia do Pa-trimônio Histórico na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969).

Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Institu-to do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.

A data passou a ser celebrada em 1998, quando faria 100 anos o his-toriador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), fundador do Iphan – Instituto do Pa-trimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937. É patrimônio cultural e ambiental o conjunto de elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontológicos, arqueológicos, eco-lógicos e científicos para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e os referen-ciais do modo de vida e identidade social. Fonte: Iphan.

Chaminé do Val Flor

A primeira Capela em homenagem à Santa Terezinha. Construída na década de 60, por Januário Cravo Roxo, se apagou nos anos 70, deu lugar aos banheiros Público, que acabou por ser extinto, dando espaço a outras construções mais modernas.

Fotografia & Memória

Jornalismo Amigo da CriançaPor Uma Cultura de Paz

Page 4: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO IIPágina 4

Jornalismo e Politicas Públicas Sociais- 9595-2716

O nome do Bairro Penteado se deu porque o primeiro a abrir caminho e fixar residência na região foi Joaquim Otávio Mattos Penteado, proprietário do Belvedere, onde demarcou e loteou, também iniciou os trabalhos de mineração, “mina de caulim”, de sua propriedade denominada “JAMPE” devido a combi-nação de seu nome de origem. O minério extraído era explorado do bairro penteado, e transportado em caminhões pela estrada batida de terra, rumo ao porto de Santos e várias regiões da grande São Paulo, o senhor Penteado estabeleceu no local por alguns anos deixando designado aos primeiros moradores, entre eles o mais antigo do bairro. Paulo das Dores, conhecido como Paulo Barbudo, nasceu em 1916, em Cipó do Meio distrito de Santo Amaro, veio a falecer em 1996.

Sua vinda ao Penteado foi por volta de 1932, veio

como barqueiro para transportar tora de árvore pelo Rio Embu Guaçu, levando de Embu Guaçu até Santo Amaro. Depois veio a ser carvoeiro, mascate venden-do roupas,banana,cavalos e muitas outras coisas na região de Embu Guaçu e Itapecerica da Serra. Abriu uma mercearia em frente de sua casa, aonde viriam a criar seus onze filhos. Por volta de 1949 Paulo das Dores se casou com dona Idalina conhecida na região como dona Dinda. O casal ajudava a população mais carente da região, eles tinham gado de leite onde tira-vam vários litros só para que as mães alimentassem seus filhos. A dona Dinda aplicava injeção nas pessoas por que o posto mais perto ficava a vários KM dali, uma mulher que não tinha nem 1° serie, as pessoas que foram atendidas por ela falavam que ela era melhor que muitas enfermeiras da época.

Paulo Barbudo, dona Dinda e a casa, onde vieram a criar seus onze filhos, “a foto da casa é recente” O casal também patrocinava festa em sua casa para a população, tais como festas juninas e festas de virada de ano. Numa destas festas de virada de ano veio à ideia de fazer uma corrida de rua, dando de prêmios para as crianças brinquedos e doces. Esta corrida é uma tradição no bairro onde seus filhos continuaram ate os dias de hoje todo dia 1° de cada ano desde 1960. Nos Anos 70 Paulo Barbudo foi inspetor de quarteirão fazendo o papel de um policial. Paulo Barbudo fez a doação do terreno onde este localizado o posto de saúde e a creche que recebeu o nome de sua esposa (Idalina Machado das Dores, dona Dinda)

Este trabalho é uma iniciativa das Associaçôes Cultural Comunitaria “Paradise” e, “A Voz de Embu Guaçu”, em parceria com o jornal tribuna popular que, sempre teve como objetivo principal tornar conhecidos os bens patrimoniais do município. visto que Embu Guaçu reflete a insensibilidade das elites em todo tempo.

As vezes pensamos em falta de concientização, falta de conhecimento ou am-bição talves, em conviver com uma aparência de crescimento a qualquer custo.

Não tem incentivo algum a respeito desse assunto e não é possível sentir que a história é algo que ocorre distante de nós, ela é o estudo de um passado, onde estamos incluídos. A preservação da identidade popular é uma das funções do Estado e um dever de toda sociedade que pretende ver conservada a memória de fatos e valores culturais “preservar também é uma forma de construir,” e quando se pensa em preservação vem logo à idéia de proteção, cuidado e respeito. Em termos de identidade quem somos nós?

Saiba como surgiu o Bairro do Penteado

Tudo é uma satisfação muito gran-de. Estamos prestes a comemorar quatro anos de história e durante esse tempo, registramos os fatos com muita responsabilidade e sen-timento de amor, tudo em razão de todos os bens criados pelo homem e pela natureza. Todos meses reserva-mos um espaço, que é dedicado em homenagem às pessoas que de al-guma forma fizeram algo pela cidade e pela nossa gente. Pessoas que re-almente merecem ser lembradas na história do município. Gente simples sem fingimento ou simulação, que pode ser rica, mas não ostenta sua riqueza, gente que sempre tiveram orgulho e a honra de dizer: “Eu amo Embu Guaçu”.

A missão desse infomativo cultu-ral e comunitário é construir conhe-cimento, valorizando nossa gente e nossa cultura, trabalhando de uma forma atraente, abastecendo a so-ciedade de informações, para todos que apreciam esse tipo de trabalho

e gostam de ler. Resgatar e registrar a história de uma cidade é ato de muita responsabilidade. è preciso pesquisar, entrevistar pessoas vivi-das. É através do resgate cultural que nos diferenciamos de outros povos e assumimos a nossa própria identidade. Se determinados fatos não forem registrados, corremos o risco de, com o tempo, perdermos certas identificações do passado, características cultural de uma época. A identidade cultural, não está em outro lugar se não dentro de cada morador que sente orgulho de sua cidade, orgulho de se reconhecer como parte integrante da história de um povo, é um elo da corrente que une o passado ao presente, dando sustentação para que a ideia de futu-ro se manifeste como desejo de vida nas novas gerações. “Cultura é cor, alegria e respeito, é significado, é fru-to e raiz, é passagem, é mensagem, é saudade, é memória”.Colaboração

“Foto Clóvis de Aquino”

A imagem retrata a primeira Capela do Bairro Boa Vista dedicadaa São Sebastião.Foto, 1950

História de quem faz história

Cultura: expressão da identidade do povo

Paulo Barbudo e Pedro Messias

Page 5: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO II Página 5

Olá queridos leitores do jornal tribuna popular, é com grande prazer que estamos aqui mais este mês fazendo uso deste importante meio de comunicação para relatarmos as grandes obras , maravilhas e milagres que o senhor Je-sus tem feito em minha vida através do dom e do chamado que o senhor Jesus tem feito em minha vida de pregar e falar do seu grande amor. Este mês continuamos com as nossas visitas que fazemos todos os meses , fomos em quatro hospitais , no ; servidor publico, HGIS (hospital geral de Itapecerica da Serra ) e no IN-COR ( hospital do coração ) e no da vila louro , Embu Guaçu , fizemos orações e distribuição de bíblias sagradas para os pacientes . Continuamos com as visitas no asilo da Teresa, onde oramos pelos idosos e passamos momentos com eles. Estivemos na casa de recuperação do pastor Carlos do quilometro 36,5. Lá existem 50 dependentes químicos, recebendo auxilio espiritual e psicológico. Realizamos cultos e orações para todos os presentes .Estivemos enviando bíblias para o nordeste e para Goiânia, para atender a obra do nosso Deus. Queridos leitores essas são algumas das prin-cipais atividades que realizamos durante este mês. Um grande abraço a todos e fiquem na paz do senhor Jesus.

Participantes da equipe de resgate José Wilson, pastor Cornélio, Cilso, missionárias Elza e Cecília, e George.

Obras Sociais - Equipe de Resgate.Bem Vindo: Tel:. 4661-8781 / Cel:. 9663-6119

Dia 22 de agosto, dia do folclore. Entendemos que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada povo. O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.

Nesta modesta abordagem do assunto, não estabeleceremos nenhum tipo de classificação, mas vem acompanhado da realidade. A cidade vem crescendo a cada ano, entretanto, com a proporção que certos evento vem ganhando, alguns abusos foram cometidos por parte da minoria dos parti-cipantes, pessoas na qual acreditamos ser de outras localidades, devido o cenário indecoroso embaraçando nossa festa. E assim com imensa tristeza populares comentam que a festa parece está se apagando por causa de uma série de fatores, entre as quais, a indignidade e falta de respeito pelas pessoas e as coisas sagradas. Considerando que cabe à municipalidade o dever de assegurar, manter as tradições culturais do município, uma vez que elas são a marca da identidade comunitária que fortalecem os traços da cidadania, que está relacionada ao surgimento da vida na cidade. Há muito que refletir sobre a festa de “São Cristovão, Santo Patrono dos Motoristas”, visto que reduziu muito o número de automóveis e caminhões enfeitados.

Tradição e Folclore.

“Bairro de Cipó”. uma sociedade rica em história e

cultura popular... Um povo acolhedorNum amplo espaço as

manifestações populares que configura o patrimônio de uma sociedade que recheado de importância e respeito, ga-rante a preservação do pas-sado e permite a construção do futuro. Visto que esses encontros são partes de um calendário das atividades cul-turais do município. É impor-tante destacar que as festas tradicionais são nossa grande oportunidade de reviver um tempo que nunca vivemos efetivamente. Para a maioria, elas evocam a saudade da infância escolar, tempo em que todos os homens foram crianças um dia. Estão liga-das aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas pelas músicas ani-madas (com letras simples e populares) cidadãos com tra-jes caracteristicos e cenários representativos. Um conjunto de bens culturais realizadas, geralmente em espaços pú-blicos: praças, ruas e largos como mostram as imagens

A política da Cultura e a voz do Povo

Page 6: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO IIPágina 6

No dia das eleições registro livremen-te meu voto a quem desejo eleger, por achar bom e conveniente. Hoje meu voto é para você, o ar que respira, a saúde e a paz em todos os lares, estou votando na criança, no perdão, na boa qualidade moral de todos os homens e mulheres.

Estou votando na bondade, na pureza e na simplicidade que faz um homem ser alguém de boa fé. Estou votando na esperança, na alegria que devolve o calor a uma alma triste. Meu voto vai todos os dias para felicidade que brota em toda natureza. Estou votando principalmente no Criador. Pois só ele consegue mostrar ao homem o verdadeiro caminho da Luz.

“Obs. Muitas coisas na vida agrada aos olhos da gente, mas é a doçura das ações que encanta a nossa alma”...

Américo Cabeleireiro M o m e n t o Especial

25 de agosto é dia do Soldado, e nessa oportu-nidade quero homenagear toda corporação que ser-vem de garantia à segu-rança de toda coletividade, os que protegem nossa cidade. “Uma homenagem válida e oportuna a todas as polícias”: Militares, ci-vis, Guardas Municipais e Bombeiros, todos que trabalham arriscando sua vida em prol ao bem co-mum, que optaram pela profissão de colocar sua própria vida, em jogo pela vida alheia, merecem os parabéns e o nosso reconhecimento.

Mensagem do Vereador \Gambá

Page 7: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO II Página 7

EMPRESA FUNERÁRIA SCHUNCK LTDA . – MECNPJ: 02.539.867/0001-45 - Inscr. Est: 299.017.348.114 – ME

Fone/Fax: 4661-4171 / 0800-770024

TV de 32 polegadas LCD Lourdes de Oliveira AlmeidaFerro de Passar Roupas Carlos Alberto MuganLiquidificadorEutrópio Gomes de OliveiraJogo de talheres Carolina de Almeida FerreiraLembrando que a Empresa Fu-

nerária Schunck, oferece um plano de assistência familiar completo a partir de R$ 13,00 mensais, para maiores informações ligue gratuita-mente 0800 77 00 247 ou 46621415 -46614171 Não espere acontecer previna-se

Empresa Funerária Schunck

Ganhadores:

Vem informar aos seus associados e demais população o resultado da pesquisa premiada “Plano de Assis-tência Familiar Schunck dignidade ao alcance de todos”

No dia 09 de Setembro vai ter o 1º Moto Fest de Embu Guaçu, na praça Ivan Braga.

show com a Equipe Adrenalina - JeskapSorteio de uma moto CG125-0 KmSorteio de outros prêmios e brindes

Local- Praça do Centro Cultural, das 10 às 16 hs

Não percam 1º Moto Fest de Embu Guaçu!

www.funerariaschunck.com.br – E-mail- [email protected] Rua Boa Vista , 308/309 – Centro - Embu-Guaçu / SP - Cep 06900-000

Page 8: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO IIPágina 8

O processo de atualização ca-dastral se encerra em dezembro de 2012, as famílias que não efetuarem o recadastro terão os benefícios bloqueados, e posteriormente, can-celados.

Veja o calendário que vincula o mês de Revisão Cadastral ao final do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar:

Final de NIS Mês de Revisão Cadastral1 e 2 Maio3 e 4 Junho5 Julho6 Agosto7 Setembro8 Outubro9 Novembro0 Dezembro

Para atualizar o Cadastro o Responsável Familiar deverá comparecer com os documentos originais de todos os membros da família em um dos locais de atendimento:

- Secretaria de Ação Social e Relações do TrabalhoRua Arlete Aparecida de Moraes Lopes, 200 - Centro

- CRAS CipóRua Antonio da Cunha, 14 – Cipó

- CRAS Flórida Rua Bento Pires de Moraes, 08 - Flórida

Documentos necessários: Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de endereço e declaração escolar das crianças e adolescentes matriculados na escola.

Para atualizar o Cadastro

Veja o calendário

Beneficiário do Programa Bolsa Família SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

Este desabafo tem como objetivo em primeiro lugar respeitar todos os cidadãos, principalmente em razão dos direitos dos mesmos.

No mês de junho de 2012, escrevi uma carta que tinha como senti-mento reivindicar sobre a demora no atendimento. Fiz menção através de uma carta a este informativo de caráter popular: que minha esposa tinha uma consulta marcada para as 14hs. E só foi atendida as 18hs.

Também relatei que a recepcionista do “Labem”reclamou porque nosso filho de três anos chorava, e como se não bastasse o atraso da consulta, o “Doutor” disse que estava trabalhando desde as 0500hs da manhã.

Então refleti que nós também trabalhamos, e novamente volto a esclarecer que levantamos as 0600hs da manhã e só chegamos em casa as 18hs, mas isso é dever de todo cidadão, e só procurei o jornal, porque não consegui falar com um responsável do “Labem” Laboratório de analises.

E atentamente volto a escrever por outras razões, não só pela razão, mas sim pelos direitos e deveres de um cidadão de bem.

No dia 07 de agosto nós Lá, fomos e meu filho foi impedido de fazer “04” exames, isso devido a minha carta de reivindicação publicada ante-riormente neste informativo, ou seja, não gostaram da minha atitude, fui impedido porque reclamei dos meus direito, pagamos o plano de saúde ,não é de graça e gostaria de saber onde esta a democracia, qual outra forma de buscar meios legais de valer nosso direito, de expressar e cobrar como cidadãos. “Quero lhes propor uma questão e pedir a solução dela”: se vocês fosse membro de um Júri eu seria condenado por isso?

Quero pronunciar que o pior réu tem direito a sua defesa e eu não sou réu, não ofendi e, nem destratei ninguém, apenas reivindiquei um direto que sei que é de direito.

O que escrevi na carta foi somente a realidade, sou morador no mu-nicípio desde 1968. “Cidadão é todo aquele que participa, colabora e argumenta sobre as bases do direito, ou seja, é um agente atuante que exerce seus direitos e deveres”.

Entendo que reivindicar um direito é exercício de cidadania. “Simão”

CARTA DO LEITOR

O Jornal Tribuna Popular vem através deste em harmonia com vários cidadãos, prestar homenagem ao comandante da Guarda Civil Municipal de Embu Guaçu. “Comandante Eduardo e Corporação” por merecer esta homenagem simples, mas acima de tudo, justa e merecedora a este homem que muito vem se dedicando pela forma profissional atenciosa e exemplar como encaram este desafio, abrindo mão muitas vezes do merecido tempo de lazer e descanso ou conciliando tantos outros compro-missos e responsabilidades. Guarda Municipal ou Guarda Civil Municipal é a denominação utilizada para qualificar a instituição de controle social ostensivo na proteção aos bens, serviços e instalações do município. Tamanha è sua importância frente à segurança pública.

A Guarda Municipal faz parte do dia a dia na vida das pessoas alem do apoio as Policias Militar e Civil na segurança. Guarda Municipal, esta que evoluiu, conquistou credibilidade e respeito perante a sociedade, e conforme nossa pesquisa, as pessoas não conseguem imaginar a vida na cidade sem o trabalho da corporação no apoio aos eventos, na proteção patrimonial e na segurança da população junto a Policia Militar e Civil.

É evidente que enfrentam muitas dificuldades e problemas num espa-ço de 171 km quadrados. “Parabéns nobre comandante Eduardo Leite Barbosa e toda corporação” pelos serviços prestados buscando sempre o melhor para população. Guardas Municipais obrigado pela presença dos Senhores, admiramos pessoas que, com humildade e dedicação, faz a vida acontecer. Associações: Cultural Comunitária a Voz de Embu Guaçu e Associação Cultural Paradise,

Guarda Civil Municipal

Jornalismo e Políticas Públicas Sociais Noticiando e defendendo com firmeza os direitos do cidadão

Jornal Tribuna Popular

Tamanha é sua importância.

Serviço de utilidade Pública

Page 9: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO II Página 9

Ação Social Kalango`s Moto ClubeDe acordo com a edição de nº 43; nos

dias 21 e 22 de abril de 2012, realizou-se, o 17º aniversário Kalango`s Moto Clube, no Fish Country, “Cidade de Embu Guaçu”.

O Kalango`s Moto Clube, vem realizando a 17 anos magníficos trabalhos de respon-sabilidade social, através de várias ações com a comunidade e sociedade viajando por todo o País. Por essas e outras atitudes do Kalongo`S, o Jornal Tribuna popular, por mais uma vez, homenageia os integrantes do Clube, organizadores, e colaboradores que compartilham com eles o mesmo ideal.

Nossa admiração ao Alexandre, Solange e todos que fizeram valer para mais esse ato de solidariedade, nas quais às pessoas be-neficiadas através desse registro manifesta reconhecimentos ao Kalango`s, desejando muita saúde a todos, bastante sucesso

e proteção divina por todas as vidas que deste Clube fazem parte. A distribuição dos alimentos arrecadados ficou a cargo da Associação Cultura Comunitária “A Voz de Embu Guaçu” e os associados da mesma agradecem e fazem saber que os alimentos arrecadados foram distribuídos de forma legal nos bairros, às famílias de baixa renda num total de: Intens da arrecadação do evento Kalangos Club, Cidade de Embu Guaçu, abril de 2012. “4 cestas básicas pequenas. Mais10 KL de Feijão- 67 kl de Arroz - 30 kl de Açúcar- 14 pacotes de Macarrão- 13 pacotes de fubá- 6 litros de leite longa vida- 1 lata de presun-to enlatado- 1 pacote de sopão- 2 pacotes de suco em pó de 1kl cada- 2 Vassouras- 4 Rodos- 3 pás de lixo- 5 pacotes de papel higiênico 32 rolos cada um”. Grato

Agradecimentos

O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE EMBU-GUAÇU –CMAS, em cumprimento à legislação vigente – Leis: 8.742/93 – LOAS e 12.101/2009,

Decretos: 7.237/2010 e 6.308/2007, Resoluções CNAS 109/2009 e 16/2010, CMAS 001/2012, além da Orientação Conjunta MDS/CNAS/2012, que definem os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos de Assistência Social dos municípios e do Distrito Federal,

RESOLVE:Art. 1º. Expedir as Inscrições das Entidades de Assistência Social, referente aos respectivos

processos formalizados e deferido na reunião ordinária de 08/05/2012, conforme relação abaixo:

001 - CASA DA PAZ – CNPJ nº. 00.360.790/0001-16, 002 - LAR VOLUNTÁRIOS DO AMOR - CNPJ nº. 51.441.194/0001-00,003- LAR DA TERCEIRA IDADE DEUS É FIEL – CNPJ nº. 07.068.525/0001-08, 004 – CASA TRANSITÓRIA DE EMBU-GUAÇU – CNPJ nº. 96.493.879/0001-20,005 - ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA MISSÃO EFRATA - CNPJ nº. 60.548.419/0001-04,006 - CASA DE REPOUSO SÃO SEBASTIÃO – ASSOCIAÇÃO VÓ NEIDE – CNPJ nº. 07.708.623/0001-62,007 - LAR SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE EMBU-GUAÇU – CNPJ nº. 56.343.833/0001-

00.008 -ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL SANTA PAULA – AESP - CNPJ nº. 07.982.434/0001-83 e,009 - CASA DE REPOUSO POUSADA DO SOL – CNPJ nº. 07.377.321/0001-59.Art. 2º. Expedir as Inscrições dos Serviços Socioassistenciais das Entidades abaixo relacio-

nadas:010- ASSOCIAÇÃO CONCEPCIONISTA DO ENSINO – CENTRO EDUCACIONAL

RECANTO BETANIA - CNPJ nº. 62.428.560/0004-41,011 - ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ ICHIKAWA – CNPJ nº. 59.057.661/0001-04,012 - MOVIMENTO RENOVADOR PAULO VI DE EMBU-GUAÇU – CNPJ nº. 47.655.733/0001-28, 013 - SERVIÇO ASSISTENCIAL JOÃO XXIII – CNPJ nº. 45.581.436/0001-50,014 - JUVENTUDE CÍVICA DE EMBU-GUAÇU – JUCEG – AGENTE DE INTEGRAÇÃO

EMPRESA-ESCOLA – CNPJ nº. 06.213.207/0001-20 e,015 – CENTRO DE RECUPERAÇÃO ALIANÇA CRISTÃ – CERAC – CNPJ – 04.844.168/0001-34.Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.THAÍS RUBINETE DE CAMARGO Presidente do Conselho Embu-Guaçu, 28 de Maio de 2012.

RESOLUÇÃO Nº 02, DE 28 DE MAIO DE 2012Conselho Municipal de Assistencia Social

Aproveite a Liquidação de inverno

TAMANHO “44 ao 60”Rua Santo Antonio nº 215, Centro de Embu Guaçu

Tel:. 4662-5440Parcelamos em até 6 XCom 20% de desconto

Page 10: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO IIPágina 10

Iniciei no dia 26/02 Circuito das praias: Mongaguá – 10 km – 2º lugar. Dia 25 /03, corrida General Salgado Taubaté SP - 10 km – 2º lugar. Dia 07/04, corrida de Aleluia São Roque SP – 10 km – 4º lugar. Dia 22/04, circuito das praias. Guarujá SP – 10 km – 2º lugar. Dia 20/05, Mini Maratona do Traba-lhador. Cidade de Americana SP – 3º lugar. A partir do dia 26/08 participarei da corrida na cidade de Itanhaem litoral.. Dia 30 de Agosto Falcão viaja pra Vitória do Espírito Santo, vai competir no dia 02/09 mais 10 Milhas Garoto, Falcão espera ter o mesmo sucesso do ano passado ficando em 2º lugar. Pra quem não sabe 10 milhas significa (16 km e 90 MT.) para mim foi um orgulho muito grande levar a cidade de Embu Guaçu ao pódio, as 10 Milhas Garoto é a mais importante do Brasil. No dia 18 Outubro Falcão viaja para cidade de Vitoria da Conquista Bahia, chegando lá, tomará ônibus para a cidade de Maracás, 5hs de viagem onde vai ter a corrida no dia 28 , e espera ter o mesmo êxito que foi o 1º lugar, levando o nome Embu Guaçu ao pódio. De maracás viajará para Brasília para competir dia 04/11, 21 km : Golden, Four Asics.

Colunista esportivo: Toninho Souza

Emoção do GolEm jogo realizado pelo campe-

onato do Atlético, o atleta Joel Love arrumou uma nova maneira de co-memorar o gol. Ao marcar um golaço o atleta saiu do campo ligou o carro e bateu em vários carros. A sorte dele que além de não se ferir, ainda tem todos os gastos pagos pelo Dzando F.C. Por: Toninho Souza.

Falta de BalasBalas não de revolver, mas sim

de hortelã, o grande consumidor é um conhecido cabeleireiro da cidade. Já esta sendo providenciado a vinda semanal de uma carreta de balas. Por: Toninho Souza.

Em nossa cidade cada candidato a prefeito, e vereadores tem suas próprias pesquisas, mais cada um sempre diz que está em primeiro lugar na disputa, a verdade só será revelada no dia 07/10/2012, a noite. Por: Toninho Souza

Asma F.C. Parabéns Asma FC pelo seu aniversario. Uma associação que está fazendo 18 anos. Um clube que foi fundado em 07/09/1994, pelo presidente da época “Fumaça” (João Moreira), junto com o atual presidente Pedrão (Pedro Antonio Messias).

Asma obrigada por você existir e alegrar nossos fins de semana, mais que um time uma família. Por: Cheirotto.

Asma F.C.

No dia 05 de Agosto aconteceu a grande final do campeonato de veteranos do Clube Atlético Embu – Guaçu, na disputa do 3º lugar.

O Florida derrotou o Cipó Guaçu por2x1, ficando com a 3º posição.Na disputa do titulo a Melhor Idade Futebol e Amizade DERROTOU

O Asma F.C por 2x1 em um jogo super disputado, a equipe do Asma vendeu caro a derrota ficando com o vice campeonato.

O elenco do Melhor Idade tem os seguintes jogadores: Fabio, Roberto, Kagalo, Sirio, Tako, Pé, Valter, Vanderlei Furkim, Batista, Chico, Vandinho, Dingo, Cabelo, Carlinhos Nega, Edneo, Vagner, Chitão, Zé Carlos, Elias, Marcelo e Ceara.

A diretoria tem como presidente o: Edson da farmácia, vice presi-dente: Vicentinho, Técnico: Tonho Vila Remo, auxiliar: Ceara Bigode, Massagista: Alicate.

Melhor Idade é Campeão!!!Pesquisas Eleitorais

Falcão nas suas competições

Agradeço ao prefeito Clodoaldo por me ajudar a ir a Vitória do Espírito Santo, agradeço de coração. Quero agradecer também a Vidraçaria Barreto: Edmilson, Neto Tintas: Rodrigo, pelo apoio, confiando em meu trabalho, sem eles seria impossível mi-nha caminhada. Eu Falcão farei de tudo, estarei treinando muito, no frio, na chuva e no calor para representar minha cidade de Embu Guaçu com muito orgulho. Falcão

Agradecimentos

Prestes a comemorar 18 anos: Asma F.C

18 Anos

Página dos Amigos Populares

Page 11: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO II Página 11

JORNAL TRIBUNA POPULAR Visite nosso blog Seja bem vindo www.avozembuguacu.com

Da esquerda para direita: Raul, Abimael, Thiago Altali, Guilherme Vieira, Chagas, Igor de Souza e o Rick da Infomania.

Aconteceu domingo dia 29 de julho de 2012, com grande sucesso a 1ª Copa de PES 2012 para PC, na Associação Floresta de Cipó,

Na organização de Raul e Miquias, com apoio do Abimael (presidente da associação), participaram na competição representantes de Cipó, Embu-Guaçu, Barra-Funda e Santa Ce-cília. Na quarta colocação ficou Igor de Souza, representante da Barra Funda-SP, na terceira. Colocação ficou representando Cipó- Guaçu,

Thiago Altali, o vice-campeão foi o representante da Barra Funda-SP, Chagas, como CAMPEÃO com todo mérito ficou o jovem Guilherme Vieira Rosa, representando Embu-Guaçu. A premiação foi: 4º colocado: troféu , 3º colocado: troféu e R$ 30,00, 2º colocado: troféu e R$ 70,00, e o grande campeão ficou com troféu, R$ 150,00 e a camisa da Seleção Bra-sileira Oficial de Futsal, auto-grafada pelos jogadores da Seleção Brasileira de Futsal .

Agradecemos os colabo-radores, graças a eles conseguimos realizar com sucesso esse evento: Infomania, Gráfica Internet Service, Caco Computer, Point Games , Auto Mecanica Fernandes, Academia Fire, Papi & Adore e Digital Comunicação.

Agradecemos o Bruno da Point Games, por ter cedido os Troféus e o Embuguaçuano pela doação da Camisa da Seleção Brasileira de Futsal. Atenção jovens se preparem, em setembro estaremos realizando novamente a Copa. Informações com o Raul 4663-1925

Associação Floresta de Cipó

A Prefeitura Municipal de Embu-Guaçu em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde realizaram Campanha contra OSTEOPOROSE o objetivo é sensibilizar a população para prevenção da osteoporose, com a distribuição de folhetos

explicativos, orientação de profissionais de enfermagem e a realização das triagens para identificar os possíveis portadores de osteo-porose e osteopenia avançada, a partir deste diagnóstico então a realização do exame de densitometria óssea.

Campanha contra Osteoporose

Rua Arlete Aparecida de Moraes Lopes,200- Centro de Embu Guaçu-São Paulo Cep 06900-000- Tel: 11 4661-8456 / 11 4661-8545 www.embuguacu.sp.gov.br - [email protected]

A osteoporose é uma doença silenciosa que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea tornando os ossos enfraquecidos, predis-postos as fraturas. Quanto mais precocemente for diagnosticada, menores serão as suas con-sequências. A prevenção deve ser feita desde cedo, através do consumo de alimentos ricos em cálcio e da prática de exercícios físicos.

O principal aliado no combate à osteoporose é o cálcio, responsável por manter a massa

óssea com sua densidade regular. A recomendação para pessoas acima dos 50 anos é a

ingestão de 1000mg de cálcio por dia, porém, nove entre 10 mulheres brasileiras consomem apenas 50% do cálcio necessário. O valor é equivalente a um litro de leite. Outros alimentos como espinafre, laranja lima e tofu contém bons níveis do mineral, porém os lácteos são os mais indicados para a reposição na dieta.

De 18/06 a 22/06 de 2012 foram realizadas 688 triagens no Centro de Convivência do Ido-so centro Embu-Guaçu, e de 25/06 a 29/06/2012 foram realizadas 485 triagens no Centro de Convivência do Cipó (Afalesp), e posterior 100 exames de Densitometria Óssea.

Informação importante a população

Rua Boa Vista, 780 - Centro - Embu Guaçu

LIMPA FOSSADESENTUPIDORA EM GERAL

( 4661-2300

Page 12: jornal tribuna de agosto 2012

AGOSTO 2012 - ANO IIPágina 12

A região metropolitana de São Paulo deverá ganhar dois aeroportos exclusivos para a aviação executiva até a Copa de 2014, um em São Roque e outro em Embu-Guaçu, segundo a "Folha de S.Paulo". Os investimentos devem ser feitos pela iniciativa privada e os terminais servirão para pouso e decolagem de aviões de pequeno porte, jatinhos e helicópteros.

Os espaços também poderão ter exploração comercial, segundo o jornal "Valor Econômico".

Isso será possível com a assinatura de um decreto da presidente Dilma Rousseff que irá regulamentar a exploração privada de aeroportos, o que deve ocorrer nesta semana. Com a medida, o governo federal pretende de-safogar os grandes terminais, tais como Congonhas (zona sul) e Guarulhos (Grande SP), para a Copa do Mundo d e 2014 e a Olimpíada do Rio, em 2016. Cálculos do governo dão conta que cerca de um terço dos pousos e decolagens dos terminais de São Paulo são ocupados por aviões executivos (privados). Aeródromo de luxo. Os dois projetos já foram protocolados na SAC (Secretaria de Aviação Civil), da Presidência da República. O de São Roque é capitaneado pelo grupo imobiliário JHSF, dono do shopping de luxo Cidade Jardim (zona oeste). Batizado de Naesp (Novo Aeroporto Execu-tivo de São Paulo), o aeródromo tem previsão de investimento de R$ 700 milhões. Sua pista deverá ter 2.800 metros, maior do que a de Congonhas, que tem 1.940 metros. Outro projeto, em Embu-Guaçu, é dos empresários André Skaf e Fernando Botelho Filho e deverá se chamar Aeródromo Rodoanel -devido a localização, que ficará perto do anel rodoviário da capital. Existe ainda um terceiro projeto, específico para pouso e decolagens de helicópteros. Batizado de Helicidade, ele deverá absorver parte das operações hoje feitas em helipontos. Fonte : jornal Destak em 12 de Agosto de 2012

Embuguaçuano encaminha o primeiro atleta em a parceria com o Santos para a Seleção Brasileira:

No último dia 17-07-2012 só foi feli-cidade para o atleta Hurick de 14 anos o mesmo foi convocado para a Seleção Brasileira sub 15. No dia 18-07-2012 ele se apresentou na Vila Belmiro juntamen-te com o seu pai Elias e o presidente do Embuguaçuano o Paulo Dantas onde assinou contrato e fez exames médicos. Com isso ainda lhe rendeu um contrato com o Santos de 3 anos. E no dia 19-07-2012 já viajou para o Rio de Janeiro para a Granja Comary, que a sede da Seleção Brasileira onde ficará com a Seleção Brasileira por 10 dias. O atleta Hurick e o segundo atleta da história de

Embu Guaçu a ser convocado para a Seleção Brasileira o primeiro foi o Marco Antônio Cipó. Atleta Hurick marcando história na cidade de Embu Guaçu com a convocação para a Seleção. Obs. na foto a esquerda Hurick e Paulo Dantas do Embuguaçuano, a direita Hurick com seu pai.

Atleta Hurick marcando história na cidade de Embu Guaçu

A cidade de Embu-Guaçu deve ganhar Aeroporto.Estado de São Paulo deve ganhar aeroportos privados

Construtora do shopping Cidade Jardim prevê investir R$ 700 milhões em projeto para São Roque.