jornal tá na rede / edição 34 / ano 2

8
ARMANDO ARTONI >>> A BELEZA DE ANGÉLICA FRANÇA CONTINUA BRILHANDO NAS PÁGINAS DO GAROTÁ NA REDE Página 7 RECIFE, 12 DE MAIO DE 2009 – EDIÇÃO 34 – ANO 2 PRA CIMA, WILSON NETO/ SPORTNET Chegou o grande dia. Sport e Palmeiras decidem a vaga para as quartas-de-final da Copa Libertadores. O Leão precisa da vitória por dois gols de diferença para sacramentar a sua vaga. A torcida lotará a Ilha do Retiro para ver mais um duelo entre Nelsinho Batista e Vanderlei Luxemburgo. Páginas 2 a 6 Fique atento, torcedor do Sport: dez minutos antes do início da partida, você vai ouvir a Rádio Ilha nas ondas da Rádio Transamérica (92,7 FM). O locutor Júnior Viana e o DJ Beto Holder vão fazer a festa da torcida rubro-negra, inclusive com o tradicional Cazá, Cazá, Cazá! Tudo para transformar a Ilha do Retiro em um grande caldeirão de alegria e festa. Página 4 RÁDIO ILHA NA TRANSAMÉRICA LEÃO!

Upload: pablo-urpia

Post on 22-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal sobre futebol pernambucano.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Tá Na Rede / Edição 34 / Ano 2

arm

ando

art

oni

>>> A belezA de AngélicA FrAnçA continuA brilhAndo nAs páginAs do gArotá nA rede página 7RECIFE, 12 DE MAIO DE 2009 – EDIÇÃO 34 – ANO 2

Pra cima,

wils

on n

eto/

spo

rtne

t

chegou o grande dia. sport e palmeiras decidem a vaga

para as quartas-de-final da copa libertadores. o

leão precisa da vitória por dois gols de diferença para sacramentar a sua vaga. A

torcida lotará a ilha do retiro para ver mais um duelo entre

nelsinho batista e Vanderlei luxemburgo. páginas 2 a 6

Fique atento, torcedor do sport: dez minutos antes do início da partida, você vai ouvir a rádio ilha nas ondas da rádio transamérica (92,7 FM). o locutor Júnior Viana e o dJ beto holder vão fazer a festa da torcida rubro-negra, inclusive com o tradicional cazá, cazá, cazá! tudo para transformar a ilha do retiro em um grande caldeirão de alegria e festa. página 4

rádio ilhA nA trAnsAMéricALeão!

Page 2: Jornal Tá Na Rede / Edição 34 / Ano 2

Chegou o grande jogo do Sport neste tem-porada. O duelo contra o Palmeiras, nesta terça-feira, às 20h15, no estádio da Ilha do

Retiro, vai definir de vez a vida do clube leonino na Copa Libertadores das Américas. Vitória por dois ou mais gols de diferença garante o Leão nas quartas-de-final da competição sul-americana. Vitória do Sport por 1x0 provoca penalidades máximas. Já o Verdão tem o empate e a derrota por um gol de diferença com gols para fazer a festa na Ilha.

E o jogo acontece um dia antes de um momen-to importante para o torcedor leonino: 13 de maio é a data de fundação do Sport Club do Recife, que completa 104 anos. Impressiona a empolgação da torcida rubro-negra. Após jogo contra o Barueri, sábado, também na Ilha do Retiro, pela abertura do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, só se respira o ambiente deste clássico diante do rival paulista.

Uma rivalidade que vem desde 2003, quando em Garanhuns o Sport perdeu para o Palmeiras e não conquistou a vaga à Primeira Divisão. Que se acirrou no ano passado, com um passeio do time

de Nelsinho em cima da equipe de Luxemburgo. E que ficou neste ano totalmente favorável ao time alviverde, que venceu duas partidas e empatou a outra.

Para este importante jogo, o técnico Nelsinho Batista não terá o volante Hamilton, expulso no jogo passado. Sem querer anunciar a escalação oficial da equipe, é bem provável que o treinador rubro-negro monte um esquema mais ofensivo, saindo do 3-5-2 para o 4-4-2. Uma das possibilidades é a entrada de Fumagalli ou Luciano Henrique no meio-campo e a saída de um dos zagueiros.

Até mesmo a presença destes dois meias tam-bém pode acontecer, saindo assim um dos atacantes (no caso, Wilson ou Vandinho) e adiantando Paulo Baier para a frente. Outra opção seria a entrada de Sandro Goiano no meio. Tudo não passa de espe-culações e opções que o treinador rubro-negro tem nas mãos para trabalhar e enganar o rival.

Mistério também é a arma do técnico do Pal-meiras, Vanderlei Luxemburgo. A vitória por 1x0 no primeiro jogo dá uma certa tranqüilidade ao Verdão, mas o treinador não quer falar anunciar nenhuma

formação. Apenas Williams, que sentiu uma con-tusão no jogo contra o Coritiba, está recuperado. O bom momento do time é refletido nos últimos jogos, quando não sofreu nenhum gol.

O Palmeiras começou a temporada com uma série quase perfeita de nove vitórias consecutivas, que renderam elogios e colocaram o time como favorito nas competições que tinha pela frente. Po-rém, o rendimento da equipe caiu forte, culminan-do com a eliminação nas semifinais do Paulista.

Quando se pensava que o time alviverde sofre-ria na Libertadores, veio a vitória nos minutos finais em cima do Colo Colo e a vitória sobre o Sport. É verdade que renovou o ânimo do grupo, mas não criou um clima de euforia no elenco por uma classi-ficação antecipada.

Outro ponto destacado é a mentalidade do elenco. O grupo criou maturidade após os trope-ços, bem diferente do time do ano passado. Seis mudanças na formação titular de 2008 foram feitas, o que manteve um entrosamento entre o grupo. No sábado, o Palmeiras fez a estreia no Brasileirão, em casa, vencendo de virada o Coritiba, por 2x1

Beto Lago

>>> expedientepublicação da Leme Publicidade e Rede3 Mídia com periodicidade semanal.Diretores Executivos e Comerciais – léo medrado, Kléber medeiros e Beto lagoDiretor Administrativo e Financeiro – Júnior medrado

Edição – Beto lagoEditor de Artes – ira oliveiraEstagiário – daniel orangeContato Comercial – (81) 3427.0813 / 3221-7964Jair Texeira – tratamento de imagens

Fotos – wilson neto / sportnet - sportnet.com.br timbunet – timbunet.com.br e loucos pelo santa – loucospelosanta.com.brGráfica – Jornal do CommercioTiragem – 20.000 exemplares

Pra cima, Leão! A manchete do nosso Tá na Rede mostra bem o sentimento do torcedor do Sport que for hoje à noite à Ilha do Retiro. No jogo mais importante do clube nesta temporada, o time pernambucano precisa da vitória, por dois gols de diferença em cima do Palmeiras para avançar na Libertadores.

Missão difícil, com certeza, mas nada que a equipe rubro-negra não tenha feito nas últimas temporadas. Basta recordar o que foi feito na Copa do Brasil, como aconteceu no jogo contra o Inter/RS. Precisava dos dois gols de diferença, depois de ter levado um gol. Teve um jogador (Luciano Henrique) expulso e ainda assim conseguiu o feito. Na final, novo feito diante do Corinthians.

O Sport terá problemas no duelo contra Luxemburgo e Cia. Sem Hamilton, pode ainda não ter Daniel Paulista. Afeta muito o setor defensivo. Se Nelsinho Batista tinha a intenção de jogar com dois zagueiros, deve ter mudado de ideia, caso Daniel não jogue.

Porém, o time não pode ficar preso apenas a criação de Paulo Baier. Quando marcado, o Sport fica sem criatividade no setor. E perde força ofensiva nas laterais, quando a pressão é forte do adversário.

Jogo para o torcedor do Sport ajudar e participar. A parceria da Rádio Ilha com a Rádio Transamérica é uma sacada de marketing nota 10. Pegue seu rádio ou seu celular, dez minutos antes da partida começar, e sintonize nos 92,7 FM. Você vai ouvir as escalações e o grito de guerra que incomoda todos os clubes que chegam à Ilha do Retiro.

É neste incentivo, neste grito de apoio que o Sport vai partir com tudo pra cima do Palmeiras. Cada um fazendo a sua parte e, dentro de campo, os jogadores atuando com alma, com raça e com respeito. Pra cima, Leão!

Pra cima, Leão!

>>> VitóriA por dois gols de diFerençA gArAnte VAgA pArA o sport

2 >>> Jogo contrA sub-20 do leão

Uma novidade do marketing do Sport. O clube fará, no dia 16, uma ação inédita. Por R$ 170, o torcedor poderá comprar uma “vaga” para disputar um jogo contra o time sub-20 do Sport, vice-campeão brasileiro em 2008. Serão 25 inscritos no “Desafio Sport – sua chance de desafiar nossos leões” e, logo depois, haverá uma feijoada. Uma boa jogada de marketing.

o Jogo dA VidA do leão

Jogadores do Sport prometem um time

aguerrido para encarar o Palmeiras

na ilha do retiro

Page 3: Jornal Tá Na Rede / Edição 34 / Ano 2

3

Léo Medrado

A hora da verdade

3>>> eM nAtAl

Para evitar qualquer confusão com torcedores, o Palmeiras foi se concentrar em Natal. Somente no dia de jogo é que a delegação alviverde chegaria ao Recife, indo direto para o estádio. O clube, no entanto, teme que a tranquilidade da torcida do Sport do mês passado não se repita, devido ao caráter decisivo do jogo.

Depois de vários encontros, Sport e Palmeiras voltam a se enfrentar esta noite, na Ilha do Retiro, para decidir quem é melhor, no ano de 2009. Ambos voltarão a se enfrentar por outras duas oportunidades, pelo Brasileirão, mas, sem dúvidas, esta é a partida mais importante da história do Sport, até agora, e do Palmeiras, pela Libertadores.

Teremos um novo duelo entre Luxemburgo e Nelsinho. E quer saber? Sou mais Nelsinho. O Palmeiras que não pense que o Sport voltará a ser aquele time passivo do primeiro confronto da fase de grupos. Ali, com um empate, o Sport praticamente teria eliminado o rival da competição. Assim, acabou por mudar a forma de jogar, priorizando a defesa em detrimento do ataque.

Até teria obtido sucesso, não fosse uma jogada de “bola parada” do time do Palmeiras. O interessante é que Luxemburgo só fala em bola parada em relação à estratégia adversária. No empate em São Paulo, por exemplo, Luxemburgo destacou que o Sport só chegou ao gol através de uma jogada de “bola parada”. Ele esqueceu de destacar que naquele jogo, o gol palmeirense teve origem num pênalti inexistente. Quer mais “bola parada” que isto?

Hoje, o Sport voltará a jogar aquele futebol da campanha da Copa do Brasil. Para tanto, teremos o estádio lotado, com o Caldeirão da Ilha fervendo e aí veremos que tem mais garrafa pra vender na feira. Aposto no Sport. Comparando os elencos, acredito que o placar está 7x4 para os rubro-negros.

A convocação está feita para a Ilha ferver. Lembrando que hoje, a rádio Ilha funcionará na Transamérica. Quem quiser gritar o tão aguardado “casá, casá” em uníssono, basta sintonizar o radinho ou o celular nos 92.7 FM. Que vença o melhor e que o melhor seja o Sport.

Quando Sport e Palmeiras entrarem em campo, nesta terça-feira, às 20h15, na Ilha do Retiro, veremos

mais um duelo de dois grandes treinadores, ex-laterais e que se tornaram rivais nos co-mandos dos clubes brasileiros. De um lado, o rubro-negro Nelsinho Batista. Do outro lado, o alviverde Vanderlei Luxemburgo.

Nesta disputa, temos uma pequena vantagem para o treinador do Palmeiras. Foram 37 partidas, com 12 vitórias de Luxemburgo e 11 vitórias de Nelsinho, além de 15 empates. Com o gol feito na semana passada, o treinador alviverde ganha pela di-ferença mínima: 54x53. Hoje, nesta disputa da Copa Libertadores, veremos quem tem poder de fogo para decidir a disputa.

No dia 27 de janeiro de 1991, saiu a primeira vitória em um jogo entre ambos. O Corinthians de Nelsinho bateu o Flamengo de Luxemburgo pela

final da Supercopa do Brasil. Em 1993, Luxembur-go comandou outro duelo, assumindo o Palmeiras diante do mesmo Corinthians. Foram cinco jogos, duas vitórias para cada lado e um empate.

Em 1996, quem mudava de cores era Nel-sinho, no comando do Internacional. Empate em 0x0. No mesmo ano, voltava o duelo Palmeiras x Corinthians, com empate em 2x2. No comando do Santos, em 1997, Luxemburgo jogou 4 vezes con-tra Nelsinho, sendo 3 enfrentando o Corinthians (2 vitórias de Nelsinho e uma vitória de Luxemburgo) e outra diante do Cruzeiro (empate, 2x2).

Em 1998 e 2001, confrontos entre Corinthians e São Paulo, estando Nelsinho no comando Tricolor. Foram três jogos, com uma vitória para cada lado. Em 2002, Palmeiras e São Paulo, com Luxembur-go no Palmeiras. 3 jogos, 1 vitórias do Palmeiras, 2 empates.

Ainda em 2002, Luxemburgo assumiu o Cruzei-

ro e enfrentou o Goiás (Cruzeiro 2x0) e Flamengo (1x1, Cruzeiro 3x1, Flamengo 3x0) sob o comando de Nelsinho. Em 2006, o São Caetano de Nelsinho perdeu para o Santos de Luxemburgo, 3x2. Em 2007, o mesmo Santos bateu a Ponte Preta, 4x2.

Em títulos, Luxemburgo leva boa vantagem: fo-ram quatro em cima de Nelsinho, contra dois do atual treinador do Sport. Porém, no comando destas duas equipes, Nelsinho vence o duelo, com três vi-tórias, dois empates e apenas uma derrota. E ainda teremos mais dois encontros.

Se acrescentar ainda os duelos do Brasileiro de 2007, o Leão bate fácil o Palmeiras, com mais duas vitórias do time comandado na época por Geninho. Nos confrontos gerais, supremacia total do Verdão, com 23 vitórias (66 gols) contra 12 do Sport (48 gols) e nove empates. Te cuida, Verdão e Luxem-burgo, pois Nelsinho está disposto a melhor a média para o clube da Praça da Bandeira.

>>> nelsinho bAtistA x VAnderlei luxeMburgo: riVAlidAde beM AntigA

a rivalidade entre Nelsinho Batista e Vanderlei Luxemburgo vem dando a década de 90, com pequena vantagem para o alviverde

foto

s: w

ilson

net

o/sp

ortn

et

clássico será MArcAdo pelA disputA no bAnco

Page 4: Jornal Tá Na Rede / Edição 34 / Ano 2

44 >>> propostA dA ucrâniA

Pelo jeito, o Shakthar Donetsk ainda não desistiu de Ciro. Uma nota na Revista Veja destaca que o clube da Ucrânia continua interessado na contratação do jovem atacante do Leão. Mas, para levar Ciro, o empresário Rinat Alhmetov, dono do clube e com uma fortuna estimada em US$ 1,8 bilhão, terá que desembolsar algo em torno de R$ 15 milhões para tirar o jogador do clube da Ilha.

Em uma iniciativa inédita no rádio es-portivo, a Rádio Ilha (serviço de som do estádio do Sport e primeira rádio

de arena do Brasil) firma parceria com a Rá-dio Transamérica FM 92,7 – especialmen-te pra transmitir a partida desta terça-feira, entre Sport x Palmeiras, pela Copa Liber-tadores.

Com locução do radialista Júnior Viana e sonoplastia do DJ Beto Holder, a Rádio Ilha tornou-se um atrativo a mais nos jogos da equipe rubro-negra na Ilha do Retiro. Além de informar sobre o jogo, a Rádio Ilha também anima a galera, puxando as músi-cas e hinos do Sport, os nomes dos atletas rubro-negros e principalmente o famoso cazá, cazá.

A Rádio Ilha virou notícia nacional, com reportagens em diversas publicações espor-tivas, porém foi impedida de fazer suas trans-missões na íntegra pelos árbitros que apitam a Libertadores. Segundo determinação da

Conmebol, organizadora da Libertadores, a Rádio Ilha só poderá animar a galera até 10 minutos antes do início das partidas, o que ficaria sem efeito, pois o auge das transmis-sões seria o grito de guerra que faz “tremer” a Ilha.

Buscando uma alternativa, a Rádio Ilha firmou parceria com a Rádio Transamérica FM 92,7, com a equipe esportiva, coman-dada por Léo Medrado. A Pop do Brasil fi-cará em link ao vivo com Júnior Viana e Beto Holder, animando a galera, cantando as mú-sicas e principalmente puxando o cazá, cazá, mesmo no decorrer da partida.

“Assim que o Leão entrar em campo, entraremos em ação pela Transamérica FM 92,7 e quero toda Ilha sintonizada, pois a pressão será maior e o tempo todo. Vamos fazer de tudo pra sacudir a galera do Leão e que essa energia passe pra dentro de cam-po e fique impregnada nas veias dos atletas rubro-negros”, disse Júnior Viana.

Não poderia ter sido melhor para o torcedor do Sport a divulgação, se-mana passada, do ranking mensal

da Federação de História e Estatística do Fu-tebol (IFFHS). O Leão aparece na 29ª posi-ção, com 169 pontos, sendo o terceiro me-lhor clube brasileiro colocado no ranking, de acordo com a instituição reconhecida pela Fifa e com sede na Alemanha. O Sport é su-perado apenas pelo São Paulo (que ocupa a nona posição) e o Grêmio (16 ).

A atualização do ranking ad entidade internacional é feita mensalmente. Na an-terior, o clube pernambucano aparecia em 55°, com 146 pontos. O crescimento foi resultado da ótima campanha leonina na Libertadores, na qual o time acabou como líder do grupo 1, com 13 pontos. Nesta temporada, aliás, o Leão ganhou 68 posi-ções entre janeiro e abril, ganhando 51 pon-tos no período.

É bom destacar que o crescimento do

Sport no ranking da IFFHS é fruto do titulo da Copa do Brasil do ano passado. Ao bater o Corinthians na final do torneio brasilei-ro, o clube pernambucano passou a figurar pela primeira vez entre os 100 melhores do mundo, em 86º lugar. Nem mesmo a campanha irregular no Brasileirão do ano passado diminuiu o ritmo de crescimento do Sport. Lembrando que o ranking é con-tabilizado apenas nas competições nacionais e internacionais.

Grandes clubes do futebol brasileiro e mundial estão bem abaixo do Sport, como é o caso do Milan, da Itália, que ocupa a 32°, com 162 pontos. No futebol nacional, o rubro-negro da Ilha do Retiro supera Inter, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Santos e Flamengo. O Náutico ocupa a po-sição de número 332 do ranking, com 62 pontos. O Santa Cruz não está no ranking pois é requisito básico estar na elite nacio-nal.

>>> rádio ilhA será ouVidA nAs ondAs dA rádio trAnsAMéricA FM

>>> boA FAse nA copA libertAdores colocA o leão coMo terceiro Melhor clube brAsileiro nA iFFhs

uMA pArceriA show de bolA

sport entre os top 30 do Mundo

Para ouvir o cazá, cazá, cazá, o torcedor terá que ligar a rádio Transamérica Fm

wils

on n

eto/

spor

tnet

>> rAnking dA iFFhs> top 10 > clubes brAsileiros

1° Manchester United (Inglaterra) 302 pontos

2° Barcelona (Espanha) 282

3° Chelsea (Inglaterra) 254

4° Boca Juniors (Argentina) 253

5° Arsenal (Inglaterra) 245

6° Liverpool (Inglaterra) 240

7° Dinamo Kyiv (Ucrânia) 227

8° Hamburgo (Alemanha) 226

9° São Paulo 223

10° Shakhtar Donetsk (Ucrânia) 218,5

9° São Paulo 223 pontos

16° Grêmio 191

29° Sport 169

32° Internacional 162

35° Palmeiras 161

45° Cruzeiro 155

70° Fluminense 135

84° Botafogo 124

134° Santos 96

144° Flamengo 92

150° Vasco 90

223° Vitória 74

332° Náutico 62

Page 5: Jornal Tá Na Rede / Edição 34 / Ano 2

555>>>MAgrão: 200 Jogos

O goleiro Magrão vai completar, na partida contra o Palmeiras, a marca de 200 jogos com a camisa do Sport. Chegou ao clube em 2005 e virou um dos principais ídolos do clube da Praça da Bandeira, tendo participado das conquistas do tetracampeonato estadual, da subida à Primeira Divisão e do título da Copa do Brasil.

5

Tô fora!É hoje! Parafraseando (seja lá o que isso

queira dizer, Carlyle!) um querido amigo, peço licença pra dizer que é clima de Copa do Mundo na Ilha (ê saudade!). É como se o Brasil fosse enfrentar, sei lá, a seleção de Trinidad e Tobago por uma vaga nas quartas-de-final. Lógico que o Brasil sendo o Palmeiras, né?!

Se bem que depois daquele 3x3 do Náutico contra o Goiás, no Serra Dourada, qualquer coisa é possível. Sei que ainda não estamos no São João, mas que Waldemar Carabina pulou uma fogueira domingo, pulou! Soube que Márcio Bittencourt assistiu o jogo enrolado numa bandeira do Goiás.

Agora, perdeu a vez! O Náutico só troca de técnico na próxima derrota pro Sport. Aí volta Roberto Fernandes! Pelo menos até a próxima proposta...

É verdade que o jogador feio recebe menos pelo direito de imagem?

Recebi um e-mail de um rubro-negro preocupado com o jogo de daqui a pouco. Como ele me pediu anonimato, vou mudar o nome dele para Roberto Açude. No e-mail, ele falava que o Palmeiras já tinha virado freguês do Sport, mas que esse ano, parece que o favoritismo mudou de lado.

Tudo começou, amigo Açude, quando a diretoria rubro-negra resolveu pintar o

gramado da Ilha. Veja bem. Com isso, criou criaturinhas mutantes conhecidas como os “caranguejos verdes da Ilha”. Se, antes os bichinhos ajudavam o Leão, depois de pintados de verde, acabaram virando a casaca! Perceba do que eles são capazes. Quem você acha que colocou aquela bola de Pedrão, do Barueri, pra dentro?

Aqui, quero lembrar que minha profecia está dando certo. Na coluna passada, tinha dito que o Sport ia tropeçar contra o Santo André e o Barueri, não foi? Tá aí!

Domingo passado, a produção do meu programa, o “Tá na Rede”, da Tribuna, convidou o presidente FBCD para discutir a

situação do Santinha. Como representante do torcedor pernambucano, quero dizer que me senti enganado! Antes do final do Estadual, era uma tal de excursão pra Ásia, pra Europa. Já estava começando a acreditar que o elenco coral ia conhecer a Grande Muralha da China, em Lisboa, ou passear por Veneza, a Recife Italiana... Mas não! Agora FBCD vem dizer que o Santa vai fazer uma excursão por Petrolina, Arcoverde! É demais!

Por fim, quero dizer que não vou mais admitir esses pessimistas na minha equipe! É claro que o Sport vai ganhar do Palmeiras hoje! 2x0, gol de Paulo Baier, nos acréscimos. Eu juro! Já vi esse jogo..

Já vi esse jogo!Mário Júnior

Page 6: Jornal Tá Na Rede / Edição 34 / Ano 2

6 >>> rios de dinheiro

Depois de anunciar que finalizou o ano de 2008 com um lucro de R$ 32 milhões, a CBF fechou com mais outro parceiro. Depois da Nike, da Ambev, da TAM e da Vivo, agora é a vez da Gillette. E já se fala em mais dinheiro neste ano, por conta de premiação na Copa das Confederações e um acerto com uma empresa de cartões de crédito. Por falar em Copa das Confederações, a CBF já definiu que o grupo viaja para a África do Sul logo após o jogo contra o Paraguai, dia 10 de junho, no estádio do Arruda, no Recife. A estréia da Canarinha na Copa das Confederações será diante do Egito, dia 15. O grupo ainda conta com Estados Unidos, Itália e Chile.

Adethson Leite www.blogdosnumeros.com.br

o brasil bem na fotoAs equipes brasileiras continuam a todo vapor na Libertadores, conseguindo classificar os cinco times para a fase de mata-mata. Sport e Palmeiras decidem uma das vagas, enquanto os outros três times encaram adversários estrangeiros. A expectativa é que quatro das oito vagas da próxima fase seja composta por times do Brasil. na finalApesar de mais presentes nas etapas decisivas da competição, os brazucas estão devendo títulos para a torcida. De 2000 para cá, os times nacionais conseguiram marcar presença em 7 das 9 finais. O problema é que só levantaram o título 2 vezes, nos dois casos em finais caseiras. na final 2A última vez que um time brasileiro venceu uma final diante de adversários de outros países foi em 1999, quando o Palmeiras fez a festa diante do Deportivo Cali (Colômbia). Depois disso, amargamos cinco derrotas consecutivas em final: Palmeiras (2000), São Caetano (2002), Santos (2003), Grêmio (2007), Fluminense (2008). o time a ser batido

Sem dúvidas, a maior ameaça estrangeira é o Boca Juniors. O time conquistou quatro vezes a Libertadores nos últimos nove anos, sendo três finais diante de brasileiros. As vítimas foram Palmeiras (2000), Santos (2003) e Grêmio (2007). Em 1977, a vítima foi o Cruzeiro. Cabe ao Santos, em 1963, a proeza de ser o único brasileiro a vencer uma final contra o “pesadelo” argentino.

efeitos da gripeA nova gripe mundial já começa a ter efeitos diretos no futebol. San Luis e Chivas, representantes do México, abriram mão da disputa da fase final da Copa Libertadores 2009, por conta das restrições impostas e o receio das equipes adversárias em atuar no país que é o principal foco da doença. Com isso, a equipe do Nacional (Uruguai) e a do São Paulo já estão classificados para as quartas-de-final da competição.

Fazendo as contasO Sport precisa vencer o jogo para manter suas esperanças de classificação. Caso devolva o placar de 1x0, a decisão será nas penalidades. Qualquer outra vitória por diferença de apenas um gol, dará a classificação para o Palmeiras. Para conquistar a vaga sem necessidade dos tiros livres, cabe ao Leão vencer por dois ou mais gols de diferença. A torcida joga junto com o time e a equipe sabe que tem plena condição de reverter o placar adverso. A etapa seguinteDesde que confirme sua classificação para a próxima fase da Libertadores, o Sport já sabe quem vai ser o próximo adversário. O vencedor do confronto brasileiro vai medir forças com o Nacional (uruguai), que ganhou a vaga por desistência do San Luis (México) o dilemaA disputa paralela da Libertadores com o Brasileirão também provoca um dilema para o time do Sport. Com o alto nível das duas competições, o desgaste do time certamente forçará formações mistas em vários jogos. O problema é que mesmo a Libertadores tendo grande importância, é fundamental largar bem na competição nacional. O empate diante do Grêmio Barueri já mostrou que o caminho não será nada fácil. Mais uma missão para o comandante Nelsinho Batista.

Atualizado até o dia 26/03

arQU

iVo:

riC

ardo

ayr

es/p

hoto

Cam

era

>> tAbelão do tá nA rede> copA libertAdores

> copA do brAsil

oitAVAs-de-FinAl

Hoje, dia 12/05

Sport x Palmeiras Ilha do Retiro 20h15Caracas x Deportivo Cuenca Caracas 22h45

Amanhã, dia 13/05

Grêmio x San Martin Olímpico 21h50

Quinta-feira, dia 14/05

Cruzeiro x Universidade do Chile Mineirão 19h30Defensor x Boca Juniors Montevidéu 19h30Libertad x Estudiantes Assunção 22h Quinta-feira, dia 21/05

Boca Juniors x Defensor Buenos Aires 19h30

Obs.: Como a Federação Mexicana de Futebol proibiu a presença de Chivas e San Luís, São Paulo e Nacional, do Uruguai, estão automaticamente classificação para as quartas-de-final da Libertadores.

Jogos de idA Hoje, dia 12/05

Ponte Preta x Coritiba Moisés Lucarelli 19h

Amanhã, dia 13/05

Vasco x Vitória São Januário 19h30Corinthians x Fluminense Pacaembu 21h50Flamengo x Inter/RS Maracanã 21h50

Jogos de VoltA

Terça-feira, dia 19/05

Coritiba x Ponte Preta Couto Pereira 20h30

Quarta-feira, dia 20/05

Vitória x Vasco Barradão 21h50Fluminense x Corinthians Maracanã 21h50Inter/RS x Flamengo Beira-Rio 21h50

Page 7: Jornal Tá Na Rede / Edição 34 / Ano 2

>>> gArotá nA rede

>>> coMissão dA cAnArinhA

O presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira, está trabalhando forte para organizar o jogo do Brasil diante do Paraguai, dia 10 de junho, no Arruda, pelas Eliminatórias de 2010. Uma comissão foi formada com as presenças de João Caixero (secretário-geral da FPF), José Joaquim (vice-presidente da FPF) e o Coronel Romildo, responsável pelo evento no Recife.

77

Ela foi destaque na edição de sábado e volta a brilhar nesta terça-feira. A bela promotora de eventos, Angélica França, de 20 aninhos, brilha no GaroTá na Rede. As fotos e produção foram do fotógrafo Armando Artoni (81-86075879) Email: [email protected]

ANUNCIE: 81 3427.9961

AQUI O GOL DE PLACA E SEU-

33redmídia esportiva

Page 8: Jornal Tá Na Rede / Edição 34 / Ano 2

8JORNAL TÁ NA REDE – RECIFE, 12 DE MAIO DE 2009 – EDIÇÃO 34 – ANO 2