jornal sindirepa-rs

8
Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul - Ano 9 - Setembro/Outubro 2011 Em continuidade ao evento de calendário do Sindirepa-RS e Câmara dos Fabricantes, será realizado o “3º Jantar-baile da Reparação Automotiva – em homenagem ao “Dia do Mecâ- nico”, respaldado pelo grande sucesso alcançado nas duas edições anteriores. Ele acon- tece dia 19 de novembro 2011, às 21 horas, no Teresó- polis Tênis Clube (Endereço: Rua Eng. Ludolfo Boehl, 388 – Bairro Teresópolis) e terá por tema “Os embalos de sábado a noite estão de volta”. Além do excelente buffet e do baile, brincadeiras e sorteios estão entre as atrações. A comissão organizadora, coordenada pelo executivo do Sindirepa-RS, Renê Zanini, é composta por Auto Pratense (João Guilherme Adam), Cobra (Markus Blank), Ginjo (Sergio Galantin), Giros (Henrique Steffen), Pégasus (Jose Carlos Alquati), Pellegrino (Luciano Saldanha), Remot (Eduardo 3º Jantar da Reparação Automotiva do RS em homenagem ao Dia do Mecânico Oliveira) e Sama (Osmar Gottscheffesky). O evento con- ta do o patrocínio das empre- sas: Aplic, Bosch, Cinpal, Fe- deral Mogul, Gates, Mahle, Mazi, Nakata, NGK, Riosu- Inspeção Veicular Ambiental é tema de fórum promovido pelo Sindirepa-RS Sindirepa-RS homenageia 70 anos da Pellegrino Pág 3 Ponto eletrônico, só em 2012 Pág 7 Destaque Portaria Trazer a experiência paulista para ser debatida com todas as instituições envolvidas no projeto gaúcho enriqueceu o debate e a própria implementação no Estado. Páginas 4 e 5 lense, Sabó, Sachs, Schaeffler, TRW, Viemar e Zen. Mais informações pelo te- lefone (51) 3342-6063. Venha se divertir e confraternizar conosco!

Upload: carlos-rema

Post on 15-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

informativo sindirepa-rs

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Sindirepa-RS

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul - Ano 9 - Setembro/Outubro 2011

Em continuidade ao eventode calendário do Sindirepa-RSe Câmara dos Fabricantes, serárealizado o “3º Jantar-baile daReparação Automotiva – emhomenagem ao “Dia do Mecâ-nico”, respaldado pelo grandesucesso alcançado nas duasedições anteriores. Ele acon-tece dia 19 de novembro2011, às 21 horas, no Teresó-polis Tênis Clube (Endereço:Rua Eng. Ludolfo Boehl, 388 –Bairro Teresópolis) e terá portema “Os embalos de sábado anoite estão de volta”. Além doexcelente buffet e do baile,brincadeiras e sorteios estãoentre as atrações.

A comissão organizadora,coordenada pelo executivo doSindirepa-RS, Renê Zanini, écomposta por Auto Pratense(João Guilherme Adam), Cobra(Markus Blank), Ginjo (SergioGalantin), Giros (HenriqueSteffen), Pégasus (Jose CarlosAlquati), Pellegrino (LucianoSaldanha), Remot (Eduardo

3º Jantar da Reparação Automotiva do RSem homenagem ao Dia do Mecânico

Oliveira) e Sama (OsmarGottscheffesky). O evento con-ta do o patrocínio das empre-sas: Aplic, Bosch, Cinpal, Fe-deral Mogul, Gates, Mahle,Mazi, Nakata, NGK, Riosu-

Inspeção VeicularAmbiental é tema

de fórum promovidopelo Sindirepa-RS

Sindirepa-RShomenageia70 anos daPellegrino

Pág 3

Pontoeletrônico,

só em 2012Pág 7

Destaque

Portaria

Trazer a experiência paulista para serdebatida com todas as instituições envolvidas

no projeto gaúcho enriqueceu o debatee a própria implementação no Estado.

Páginas 4 e 5

lense, Sabó, Sachs, Schaeffler,TRW, Viemar e Zen.

Mais informações pelo te-lefone (51) 3342-6063. Venhase divertir e confraternizarconosco!

Page 2: Jornal Sindirepa-RS

Rua Marcelo Gama, 99CEP 90540-040 - Porto Alegre/RS

Fone/Fax (51) 3342.6063e-mail: [email protected]

www.sindirepa-rs.com.br

DiretoriaPresidente

Enio Guido Raupp

Vice-PresidenteAdolf Erwin Gerhard Goldberg

Diretor SecretárioPaulo Gilmar Boff

Diretores TesoureirosBenito Guilherme Franche

Luiz Roberto Meister

Diretor ProcuradorAlexandre Ruga

Diretores SuplentesLuis Carlos Goldberg

Neri Paulo Tramontinae Tarso Ughini Zanatta

Conselho FiscalBenony Alves dos SantosDonilia Fernandez Rauppe Roberto Maidana Feijó

Membros SuplentesAntonio Lários Padilha

José Fernando Rodrigues Garcia

Delegados RepresentantesTitulares

Enio Guido RauppAdolf Erwin Gerhard Goldberg

SuplentesNeri Paulo TramontinaTarso Ughini Zanatta

------------------------------------

Jornalista ResponsávelTeresa Maria Schembri(MTB 6240/25/91RS)

Editoração EletrônicaGabinete de Comunicação Integrada

ImpressãoGráfica Relâmpago

Tiragem5.000 exemplares

P a l a v r a d o P r e s i d e n t e

Somos uma ferramenta dainspeção veicular ambiental

O sucesso de públicoem nosso Fórum de Deb ates Sindirepa-RS sobre ins-peção veicular ambientalrealizado em 1º de setem-bro mostrou que nossa pre-ocupação com o assuntoreflete a incerteza de nos-sa categoria. Isso porquetanto se fala e pouco se con-sulta o segmento que estádiretamente ligado no te-ma, que é a reparação.

Somos, assim como osconsumidores, agentes in-teressados e afetados comsua instalação por isso nãopodemos ficar afastados doprocesso de implantação. Éverdade que a inspeçãoveicular ambiental vai ge-rar empregos desde a in-dústria até as oficinas, con-templando toda a cadeiaautomotiva, e isso é umacoisa que nos interessa mui-to. Mas não é só isso queestá em jogo. Como foi

2 - Informativo - Setembro/Outubro 2011

E x p e d i e n t e

bem destacado em nossoevento, o reparador é aprincipal ferramenta deuma inspeção veicular bemsucedida.E aqui, como ope-radores, temos muito a con-tribuir, na parte prática dosistema. Essa é uma verda-de que não pode ser des-cartada. Estamos à disposi-ção dos legisladores e téc-nicos para dar a nossa con-tribuição. Quanto maisbem planejada e exitosa forseu funcionamento, melho-res resultados colheremos.

Ficamos muito felizes detrazer para o debate, pelaprimeira vez no Estado, osórgãos públicos ligados aoExecutivo estadual, os re-presentantes do Legislativo,estadual e municipal, os re-paradores e nossos parespaulistas que trouxeram emdepoimento a experiênciade implantação da inspe-ção veicular ambiental nas

capitais do Sudeste, Rio deJaneiro e São Paulo. Tam-bém nos sentimos prestigia-dos pela presença e apoiode monstrado pelo presi-dente da Fiergs, Heitor Mül-ler sobre o assunto.

Contudo, as indagações ecertezas não se esgotaramem nosso evento. Pelo con-trário, ele deve servir de fer-mento para gerar novasideias e trazer para a práti-ca um sistema que seja efi-ciente, não só como arreca-dador de tributos, mas prin-cipalmente, como grandeauxiliar na melhoria do ar eda qualidade de vida nasgrandes cidades.

Afinal, este é o objetivooriginal da criação da inspe-ção veicular ambiental. Oretorno mínimo que a soci-edade merece.

Enio Guido Raupp,Presidente doSindirepa-RS

Page 3: Jornal Sindirepa-RS

Informativo - Setembro/Outubro 2011 - 3

Pellegrino completa 70 anos de atuaçãoDestaque

A Pellegrino completou,em 2011, 70 anos de ativi-dade no país. Este marco foicomemorado aqui em PortoAlegre reunindo funcionários,fornecedores, amigos e ex-di-retores da empresa. O RioGrande do Sul foi a 6ª filial daempre-sa a ser aberta no país(em 1977), atrás apenas deGoiânia (a primeira, em1965) e das outras existentespelo Estado de São Paulo.Hoje aparece entre as princi-pais distribuidores de autope-ças do Brasil, com 19 unida-des de negócios instaladasnos principais pólos comerci-ais, como conta Luciano LealSaldanha, gerente da unidadegaúcha, com 21 representan-tes pra atender todo o Esta-do. “Constamos na lista daRevista Exame pela 10ª vez,entre as 150 melhores em-presas para ser trabalhar nopaís.”

Fundada em 1º de Outu-bro de 1941 por Dante Pel-legrino, um viajante comerci-al com grande espírito em-preendedor, que se dedicoua importação e comercializa-ção de autopeças na cidadede São Paulo. Em 1972, A

Dana Corporation adquire40% do capital. Em 1977, aparticipação se torna integral,até novembro de 2004. Em1993, adotou o sistema deGestão pela Excelência, visan-do à mudança cultural paraintrodução dos novos concei-tos de qualidade total com ofoco no cliente.

Em 1994, introduziu oprocesso de PlanejamentoEstratégico e criou a RevistaPellegrino seu órgão de divul-gação para Clientes e Comu-nidade. Em 1996 introduziu acomunicação eletrônica comseus representantes comerci-ais. Em 1998, estendeu a co-municação eletrônica a seus

clientes. Em 2000, implantouo CRM (Gerenciamento doRelacionamento com Clien-te), propiciando uma melho-ria no processo de atendi-mento ao cliente. Em 2002,passou a utilizar o BSC (Ba-lance Scorecard), melhorandoo controle e acompanhamen-to do Planejamento Estratégi-co. Em 1º de dezembro de2004 a Affinia Group adquire100% do capital.

Parceria de resultados

O Sindirepa-RS, em en-contro promovido dia 23 desetembro pela Pellegrino napassagem das comemorações

farroupilhas, prestou umahomenagem à empresa quecompletaria sete décadas nosprimeiros dias de outubro. Opresidente da entidade, EnioRaup, e o executivo RenêZanini fizeram a entrega deuma placa alusiva ao gerenteregional Luciano Leal Salda-nha. A Pellegrino tem sidouma parceria constante juntoàs ações do Sindirepa-RS,além de sua presença tradi-cional junto ao segmentoreparador.

Na ocasião também esta-vam presentes o diretor co-mercial da PellegrinoNewton Rocha de Oliveira,

e os representantes daBosch, Rubens Silva e daAplic Resolit Marcos Peres.O Sindirepa-RS foi a únicaentidade gaúcha que home-nageou a passagem dos 70anos da Pellegrino, contaLuciano Saldanha. "Recebe-mos com muito carinho estadeferência São cinco anos deparceria. Integramos a Co-missão Organizadora daprogramação do sindicato,como as feiras, o baile dareparação e agora tambémem cursos. Renovamos estecompromisso por acreditarem seus resultados", dizSaldanha.

Zanini e Saldanha: homenagem do Sindirepa-RS à Pellegrino

Funcionários, colaboradores e amigos comemoram a data

Page 4: Jornal Sindirepa-RS

4 - Informativo - Setembro/Outubro 2011

OSindirepa-RS(Sindicato daIndústria daReparação de

Veículos e Acessórios doRS) realizou quinta-feira,1º de setembro, no audi-tório da Fatec/Senai- RS,o 1º Fórum de DebatesSindirepa tratando sobrea Inspeção Veicular Am-biental no Rio Grande doSul. A abertura contoucom a presença do presi-dente da Fiergs, HeitorMüller, que afirmou oapoio integral da entida-de à implantação da ins-peção veicular ambiental.Ele também parabenizouo Sindirepa-RS pela ini-ciativa de promover odebate sobre o tema.

Com auditório lotado,integrantes dos organis-mos gaúchos envolvidosna implantação da vistoriacomo DetranRS, Fepam,UFRGS, EPTC e técnicosdo setor bem como, re-presentantes de entida-

Inspeção Veicular Ambiental é discutidaem Fórum promovido pelo Sindirepa-RS

Debate

des de São Paulo (onde jáestá implantado o siste-ma) debateram sobre suaimportância e viabilida-de. A experiência paulistatrouxe um exemplo con-creto de soluções e difi-culdades para sua instala-ção.

O evento também teveabordagem política com apresença do deputadoFrederico Antunes, da co-missão que estuda o pro-jeto de lei da inspeção naAssembleia Legislativa edo vereador porto-ale-grense Beto Moesh. Opresidente do Sindirepa-RS, Enio Raupp, destacouque a reparação aguardaesta normatização paratambém se alinhar às no-vas necessidades que ainspeção veicular ambien-tal vai demandar do setor.

O I Fórum de DebatesSindirepa-RS contou como patrocínio de: Bosch,Loctite, Mahle, Napro,Rede Pit Stop, Sabó, Sa-

Túlio Felipe Verdi Filho,técnico Detran-RS. "Acho ainspeção veicular fundamen-tal e os veículos são a segun-da fonte poluidora no Brasil.Por isso é importante que setrate este assunto com serie-dade. Nós dos órgãos públi-cos devemos atender certasdeterminações. Mas achamosimportante que a sociedadese manifeste se quer ou não ainspeção veicular ambiental.Assim, este fórum é impor-tante para que os interessa-dos se manifestem e promo-vam debates e chamem aparticipação da sociedade

chs, Grupo Snap-on, TRWe teve como apoiadores:GMA (Grupo de Manu-tenção Automotiva), Carro100%, Sindipeças, Abipe-ças, Fiergs/Senai, Igea eSindirepa-SP. A ComissãoOrganizadora do Fórumfoi composta por AutoPratense, Cobra Rolamen-tos, Ginjo Autopeças, Pé-gasus Autopeças, Pelle-grino Autopeças, RemotAutopeças e Sama.

Depoimentos○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

xe para outros estados. Naverdade a gente fala de um armelhor, de um carro e trân-sito mais seguros."

como estão fazendo órgãospúblicos e Assembleia Legis-lativa para encontrar um de-nominador comum e umaboa posição da vontade ounão de sua implementação."

Antônio Carlos Bento eSouza, coordenador doGMA (SP). "É um evento im-portante para discutir inspe-ção com todo mundo quemilita neste assunto. Foi umaideia feliz do sindicato emreunir esta comunidade e es-ses profissionais. A contribui-ção deste fórum é levar maisinformações sobre este assun-to, porque muito se fala e

pouco se sabe a respeito. Oque se está trazendo aqui é,principalmente, a experiênciade São Paulo. Aqui poderãoser esclarecidas algumas dúvi-das e isso pode motivar o RioGrande do Sul a fazer esta ca-minhada".

Alexandre Barcellos, pre-sidente Detran-RS. "Esteevento representa uma mobi-lização daqueles atores quevivem e convivem nesta áreado trânsito, de manutenção ede reparação de veículos, pa-ra que a gente possa debatera necessidade e também aoperacionalidade deste pro-

jeto, da inspeção veicular am-biental. Uma vez que estaorientação é uma medida le-gal do governo federal, alémdisso, é uma oportunidadepara ouvir os setores envolvi-dos e juntar objetivos em co-mum, para que realmente sepossa implementar o sistemano RS. Foi importante realizareste fórum, quando estamoscom o projeto de lei na As-sembleia Legislativa".

Antonio Fiola, presidentedo Sindirepa-SP. "O eventorepresenta para o Rio Grandedo Sul o primeiro passo rumoa inspeção veicular ambien-tal. Tornar o ar melhor parase respirar, colaborar parauma melhor qualidade de vi-da para toda a população. Agente passa pela fase de con-sumidor, de proprietário doveículo preocupado apenasem colocar combustível noveículo, para uma fase emque se preocupa com gáscarbônico que seu carro vaiemitir e com o ar que as pes-soas respiram. O Rio Grandedo Sul está de parabéns e es-te fórum dará ao poder públi-co uma ideia do que vai pen-sar o consumidor, do que vaipensar a reparação automo-tiva, dos benefícios que trou-

Sabrina Feltz, técnicaFepam-RS

“Para o RS é mais umachance de apresentarmos otrabalho técnico ambientaldesenvolvido. É mais umaoportunidade de diálogo,mostrar o embasamento dotrabalho e a importância dis-so para o Estado. Uma preo-cupação ambiental e o bali-zamento entre as ações fon-tes móveis e fontes fixas. To-dos os retornos que os exper-tises possam obter paraacrescentar ao plano ou aoprojeto todas as ações rele-vantes permitem que o esta-do tenha um dos melhoresplanos de todo o Brasil, co-mo ele foi considerado poroutros estados."

Frederico Antunes, deputa-do estadual. "Achei que oSindirepa-RS nos ajuda a tra-zer uma série de questõesque envolvem a inspeçãoveicular. Primeiro aprenderquais benefícios diretos disso,são para a saúde humana,para a saúde da comunidadee a preservação ambiental.Eu, como agente político,possa preservar, através deações públicas, a concertaçãodaquilo que hoje em dia estásem controle, acho que estas

Público interessado lotou auditório

Page 5: Jornal Sindirepa-RS

Informativo - Setembro/Outubro 2011 - 5

são as questões principais. Agrande ajuda é aprendermos,aquilo que muitas vezes arris-camos falar sem conhecer. Eucomo agente político, a partirde um debate como este, te-rei condições de falar e deli-berar sobre o assunto, muitomelhor do que antes."

Marcos Brandão, daControlar (SP). "Acreditoque este evento é extrema-mente importante porque fazcom que todos os presentes,as instituições, representante,aqui do governo inclusive,possam ter uma ideia maisclara dos benefícios que umprojeto desta natureza possatrazer para a sociedade e paraos municípios. A principalcontribuição deste fórum é adisseminação de conheci-mento. De uma maneira ge-ral, todos os aspectos relacio-nados à inspeção ambientalveicular no Brasil estão sendodiscutidos aqui, por isso aprincipal contribuição é o co-nhecimento que está sendodisseminado aqui hoje."

que foram feitas deemoportunidade para que setome nota do que está jáocorrendo em São Paulo, des-de 2008. Então isso, de certaforma, é um laboratório doque está correndo em SP."Vanderlei Luiz Capellari,

diretor-presidente EPTC.“É importante um evento co-mo este onde toda a cadeiada inspeção veicular estejajunta, não só o Poder Públi-co, mas também quem vairealmente executar o traba-lho, que são as oficinas, quevão realmente vistoriar os veí-culos e tornar a inspeção deemissão de poluentes umganho para todo o cidadão.Quando a gente realmenteconseguir fazer com que ocidadão compreenda que ainspeção vai trazer ganhos ebenefícios para todos, a po-pulação vai aceitar de outraforma. E não da forma comotem sido vista, como a co-brança de mais uma taxa.”

reformados, nós entendemosdesta forma, e esta é a nossacontri-buição para com asociedade. A contribuiçãodeste fórum é apontar pontosdivergentes no projeto de leique o Executivo estadualencaminhou para aprovaçãona Assembleia. Aqui é umaoportunidade de saber maissobre a experiência paulistasobre soluções que já foramencontradas e que po-derãoou não servir aqui, se assimentenderem os nossosdeputados."

Beto Moesch, vereadorPorto Alegre. "A importânciadeste fórum é mostrar quantoé necessária a inspeção vei-cular tanto para a segurançado trânsito, como para a re-dução da poluição atmosféri-ca que os veículos geram e,portanto, a garantia de maissaúde pública. Estamos ten-tando mostrar aqui a fartalegislação existente nas esfe-ras federal, estadual e munici-pal, principalmente federal, eo descumprimento de muitasnormativas. Por isso reiteroeste evento vai esclarecer einformar melhor as pessoas,mas insisto sem a mobiliza-ção vamos continuar sem ainspeção veicular ambiental."

Gerson Nunes Lopes,presidente Sincopeças-RS

"Evento muito importantepara conhecimento, esclareci-mento e reconhecimento demuita gente. Trata da conven-cer a todos da necessidadede implementação da inspe-ção veicular ambiental. O

que a gente pode fazer é ca-da um dos participantes aoouvir essas manifestações eentender o que está aconte-cendo procurar convencer aspessoas a sua volta, mostran-do o benefício que é para asociedade como um todo enão apenas para o nosso se-tor. Inclusive se conhecer al-gum deputado pedir para quevotem favoravelmente sobrea inspeção."

Glauber Pinheiro, técnicoSema/RS. "Este evento é im-portante porque colocou vá-rios atores que estão relacio-nados a este assunto paradiscutir o tema, e com issofavorecer a estratégia de des-dobramentos e políticas paraimplantação da inspeção vei-cular. O Fórum permitiu queos atores se conhecessempouco mais e se verificasseas dificuldades e as oportuni-dades que os diversos setoresenvolvidos possuem. Temasque deveriam ser debatidospara serem solucionados.".

minhar juntos para aprovaçãoda inspeção veicular. Tem tu-do para dar certo."Marco Antônio V. Macha-do, diretor Sincopeças-RS."O Sincopeças também vem

Luiz Sérgio Alvarenga,diretor Sindirepa-SP. "En-tendo que o Rio Grande doSul deu um passo importantee este tipo de debate vempara esclarecer as dúvidas dasociedade organizada e levaro programa da melhor ma-neira possível para os consu-midores. Achei de uma rique-za e brilhantismo fenomenalo que o Rio Grande do Sulfez. Entendo que os parla-mentares presentes, além dasempresas públicas junto coma sociedade privada, vão ca-

Salvador Parisi, ComissãoInspeção Veicular (SP)."Este momento é de reflexão,de aprendizado. Este públicoque está presente aqui, nota-se que estão todos interessa-dos no assunto. O tema émuito importante, é umgrande passo que o Rio Gran-de do Sul vai tomar adotandoo programa de inspeção, to-mando como experiência SãoPaulo. Neste momento elepode justamente contribuirpara que estas explanações

Alexandre Ruga, diretorSindirepa-RS. "Este evento éum divisor de águas porqueele coincide justamente como momento em que a Assem-bleia Legislativa do Estado estádiscutindo o projeto de lei oprojeto que o governo do Es-tado encomendou. E os depu-tados estão tratando disso esolicitando subsídios. E nósdo Sindirepa-RS somos umadas entidades que estão con-tribuindo para a construçãodeste diálogo. Existem muitospontos que devem ser

fazendo um trabalho muitoforte de divulgação da inspe-ção ambiental. Na verdade agente quer que a sociedadetoda discuta o assunto. Oevento é interessantíssimoporque pode congregar enge-nheiros, biólogos, médicos,sanitaristas e advogados. Éum assunto que apaixona edevemos trazê-lo para a dis-cussão. Pois existem existemlideranças e partidos políticosque ainda veem a inspeçãoveicular como um mero me-canismo arrecadatório. E nãoé a nossa ideia. Na verdadeeste evento mostrou para di-versos setores, em especial osetor público, que lojistas,aplicadores e mecânicosestão unidos e são fortes."

Renê Zanini, executivoSindirepa-RS. “Estamos or-gulhosos em realizar o pri-meiro fórum de debates Sin-direpa-RS cujo tema é ‘AInspeção Veicular Ambientalno Rio Grande do Sul’. Esteevento teve como objetivoapresentar a experiência pau-lista na elaboração de seuprojeto, desenvolvimento eimplantação e que sirvam depano de fundo para a implan-tação a inspeção veicular am-biental em nosso Estado”.

Page 6: Jornal Sindirepa-RS

6 - Informativo - Setembro/Outubro 2011

Inspeção Veicular Ambiental sob a ótica do LegislativoMeio Ambiente

Dia 31 de agosto,a Comissão deEconomia e De-senvolvimen-to Sustentávelda Assembleia

Legislativa do Estado realizouaudiência pública, no dia 31 deagosto, sobre a implantação dosistema de inspeção veicular noRio Grande do Sul. Participaramda discussão representantes dogoverno do Estado, de órgãosambientais e entidades repre-sentativas ligadas ao tema, alémdos deputados Frederico Antu-nes (PP), Gerson Burmann (PDT)e Adilson Troca (PSDB), esteúltimo que preside a comissão.

O presidente do Sindirepa-RS(Sindicato da Indústria da Repa-ração de Veículos e Acessóriosdo RS) e representante da Fiergs(Federação das Indústrias), EnioGuido Raupp, lamentou o fatode o setor que representa e queabrange 9,5 mil oficinas, não tersido consultado na elaboraçãodo projeto. Disse que se o siste-ma for implementado haverá fi-las nas oficinas e será precisouma preparação técnica para darconta da demanda. “Para con-sertar um automóvel fora dopadrão, são necessários equipa-mentos e gente capacitada paraesse fim”, afirmou. “Ninguémhoje trabalha num automóvel deouvido, como era antigamente”.Mencionou o Senai, que treinareparadores e que, a seu ver,deveria ser consultado. O presi-dente do Sincopeças (Sindicatodo Comércio Varejista de Veícu-los e de Peças e Acessórios paraVeículos no RS), Gerson Nunes

Lopes, também falou de formapositiva à inspeção veicular,tanto pela movimentação quetrará ao setor, como pelos bene-fícios à sociedade.

Algumas dúvidas

O deputado Frederico Antu-nes, um dos proponentes da au-diência, relatou as dúvidas sur-gidas quando do anúncio daintenção do governo de implan-tar a inspeção veicular e da faltade respostas satisfatórias paraelas naquele momento. Citouuma série de aspectos que, a seuver, precisavam ser esclarecidos,como logística, aproveitamentodo quadro de serviços já existen-te no Estado, etapas e prazos deimplantação do projeto, entreoutros. Ao final da audiência,destacou alguns pontos de con-senso entre os presentes, como apreocupação com a saúde públi-ca e o meio ambiente e a neces-

sidade de uma rede de serviçosestruturados para dar conta daproposta.

Poluição veicular

A técnica da Fepam (Funda-ção do Meio Ambiente) SabrinaFeltes de Moura abordou os as-pectos ambientais da proposta.Apresentou um histórico daquestão, em especial a partir daResolução nª 418/2009, do Co-nama (Conselho Nacional doMeio Ambiente), que estabele-ceu prazos e critérios para a im-plantação de planos de controlede poluição veicular pelos ór-gãos estaduais e municipais.Também mencionou a preocu-pação mundial com a poluiçãoatmosférica, os impactos do te-ma na saúde pública, e o cresci-mento da frota de veículos. NoRio Grande do Sul, segundo ela,esse crescimento é de 6% aoano. Já o chefe de gabinete da

Secretaria Estadual do Meio Am-biente, Marco Mendonça, falouda necessidade de se equipar asecretaria caso se deseje levaradiante o projeto. Representan-do o Detran, Túlio Felipe Filhocitou o transporte como o segun-do maior poluidor no Brasil, atrássomente das mudanças de solo(queimadas). Destacou que o te-ma não é novo e também apre-sentou um histórico das tratativaspara a implantação da inspeçãoveicular no Estado.

Para o presidente do InstitutoBrasileiro Veicular, Gerson Vian-na, o Brasil precisa assumir umpapel de liderança no tema, tan-to pela redução no número demortes por poluição que ele re-presenta, como também pelaredução de acidentes com veí-culos. Segundo ele, na Américado Sul, apenas Brasil, Paraguai,Bolívia e Venezuela não possu-em um controle nesse sentido.O presidente do Hot Rod, Ami-gos dos Veículos Antigos, Lou-renço Dupont Neto, falou doprojeto no que toca à inspeçãode carros antigos, que, na suaavaliação, não devem ser avalia-dos sob os mesmos critérios. Atécnica Sabrina informou, po-rém, que veículos de coleçãoestão dispensados da inspeçãoveicular. O membro da Comis-são de Direito Ambiental daOAB, Alexandre Burmann Pe-reira, informou que a entidade éplenamente favorável à inspeçãoveicular e citou uma série denúmeros mostrando o quanto osproblemas de saúde foram redu-zidos após a implementação dosistema em São Paulo.

Amplo debate envolveu todos os setores

Deputado Frederico Antunes achou importante conversas coma cadeia automotiva

Fotos: Divulgação AL/RS○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 7: Jornal Sindirepa-RS

Informativo - Setembro/Outubro 2011 - 7

A adoção do ponto eletrô-nico impresso foi adiada pelaquarta vez e passa a valerapenas a partir de janeiro de2012, de acordo com Porta-ria 1979/2011 publicada dia3 de outubro peloMTE (Ministério doTrabalho e Emprego)no Diário Oficial daUnião (DOU 03/10/2011 - Seção 1 - Pág.129). Considerandoas dificuldades exis-tentes na implanta-ção do sistema, oinício da utilizaçãoobrigatória do REP(Registrador Eletrôni-co de Ponto) ficoupara o início do ano quevem, para dar mais tempo àsempresas para se adequaremaos equipamentos. Desde aedição do texto, em 2009,há divergências entre os se-tores sindicais e as confede-rações patronais.

O sistema será obrigatóriopara empresas com mais dedez empregados que já utili-zam equipamentos de pontoeletrônico. Elas deverão ofe-recer ao funcionário a possi-bilidade de imprimir o com-

Passaram a valer desde odia 13 de outubro as novasregras do Aviso Prévio. A leipublicada no Diário Oficialda União aumenta de 30 pa-ra 90 dias o tempo de con-cessão do aviso nas demis-sões sem justa causa. O pro-jeto, aprovado na Câmara noúltimo dia 21, tramitava noCongresso desde 1989 e foisancionado sem vetos pela

Ponto eletrônico impresso sóvalerá a partir de janeiro de 2012

Portaria

provante de entrada e desaída do trabalho. A medidanão precisará ser seguida porórgãos públicos. Importantefrisar que se trata do 4° adia-mento para entrada em vigor

da obrigatoriedade da utiliza-ção do REP (Portaria n° 1987/2010 do MTE alterou o prazode 21/08/2010 para 01/03/2011, a Portaria n° 373/2011alterou para 1°/09/2011, e,posteriormente, a Portaria n°1752/2011 havia alterado oprazo para 03/10/2011); di-tos adiamentos foram resul-tado da intensa atuação dasrepresentações empresariaisjunto ao Ministério do Traba-lho e Emprego e à Presidên-cia da República.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGOGABINETE DO MINISTRO

PORTARIA N° 1.979, DE 30 DESETEMBRO DE 2011

(DOU 03/10/2011 - Seção 1- Pág. 129)

O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHOE EMPREGO, no uso das atribuições que lheconferem o inciso II do parágrafo único do art.87 da Constituição Federal e os arts. 74, § 2°,e 913 da Consolidação das Leis do Trabalho,aprovada pelo Decreto-Lei n° 5.452, de 1° demaio de 1943, considerando que foi concluí-do o diálogo social tripartite e após avaliaçãodas manifestações encaminhadas ao GovernoFederal, resolve:

Art. 1° Alterar o prazo para o inicio da utili-zação obrigatória do Registrador Eletrônico dePonto - REP, previsto no ad. 31 da Portaria N°1.510, de 21 de agosto de 2009, de modoimprorrogável para o dia 1° de janeiro de 2012.

Art. 2° Esta Portaria entra em vigor na datade sua publicação.

CARLOS ROBERTO LUPI

Lei amplia prazo do aviso prévioLegislação

LEI Nº 12.506, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011Dispõe sobre o aviso prévio e dá outras providências.

A Presidente da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1º O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis

do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n o 5.452, de 1º de maio de 1943, seráconcedido na proporção de 30 (trinta) dias aos empregados que contem até 1 (um) anode serviço na mesma empresa.

Parágrafo único. Ao aviso prévio previsto neste artigo serão acrescidos 3 (três) dias porano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfa-zendo um total de até 90 (noventa) dias.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Brasília, 11 de outubro de 2011; 190º da Independência e 123º da República.

DILMA ROUSSEFF

presidenta Dilma Rousseff.O prazo do aviso aumenta

proporcionalmente ao tempode serviço prestado na mes-ma empresa. Além do direitoaos 30 dias (já previsto emlei), o trabalhador terá direitoao acréscimo de três dias acada ano de serviço, limitadoa 90 dias de aviso prévio.

Em caso de demissão vo-luntária, o empregado deve

trabalhar pelo mesmo perío-do ou ressarcir a empresa pe-lo tempo devido. Mas a em-presa pode optar por liberar oempregado, sem ônus. Deacordo com a Casa Civil, onovo prazo de aviso préviovale para demissões queocorrerem a partir de agora.Não influencia quem pediudemissão ou foi demitido an-tes da vigência da nova regra.

Page 8: Jornal Sindirepa-RS