jornal rjnews edição 86

24
Funkeiro Mc Koringa volta a Rio das Ostras » Sindec irá agilizar atendimentos e ainda incluirá o nome das empresas reclamadas no Procon de Rio das Ostrasno ranking nacional de reclamações. O Sindec irá colaborar com o banco de dados do Ministério da Justiça. CIDADES • PÁGINA 8 Procon passa a integrar banco nacional de reclamações CULTURA • PÁGINA 20 PÁGINA 22 ESPORTE Jovem garante título antecipado no Kart CIDADES • PÁGINA 19 • PÁGINA 17 Profissão mergulhador: segunda mais perigosa do mundo Encontro de motos em Macaé vai até domingo PETRÓLEO CULTURA » Adilson Rosa Guimarães, conhecido como “Bicudo”, foi morto a tiros em plena luz do dia, na última quarta-feira, dia 14, no bairro Mariléa, em Rio das Ostras. Ele era dono do Bar do Flamengo e muito conhecido na cidade. CIDADES • PÁGINA 5 Multas de trânsito aumentam 30% em Macaé e Rio das Ostras » Multas emitidas em Rio das Ostras passou de 12.892, em 2011, para 20.161, em 2012. Em Macaé, saltou de 76.175 no ano passado para 96.424. O levantamento levou em consideração o período de janeiro a outubro. CIDADES • PÁGINA 9 » O espaço funcionará no Condomí- nio Industrial, a 150 metros do km 206 da BR-101. A área conta com vá- rias nascentes, mata nativa, lago, pis- cina, churrasqueiras, quadra de areia para prática esportiva. PÁGINA 7 Dono do Bar do Flamengo é assassinado no Mariléa Servidor de Casimiro vai ganhar sede social no próximo mês 16 DE NOVEMBRO A 22 DE NOVEMBRO DE 2012 - ANO 2 - Nº 86 R$ 0,50

Upload: jornal-rjnews

Post on 23-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal RJNEWS Edição 86

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal RJNEWS Edição 86

Funkeiro Mc Koringa volta a Rio das Ostras

» Sindec irá agilizar atendimentos e ainda incluirá o nome das empresas reclamadas no Procon de Rio das Ostrasno ranking nacional de reclamações. O Sindec irá colaborar com o banco de dados do Ministério da Justiça. CIDADES • PÁGINA 8

Procon passa a integrar banco nacional de reclamações

CULTURA • PÁGINA 20

PÁGINA 22

ESPORTEJovem garante título antecipado no Kart

CIDADES

• PÁGINA 19

• PÁGINA 17

Profissão mergulhador: segunda mais perigosa do mundo

Encontro de motos em Macaé vai até domingo

PETRÓLEO

CULTURA

» Adilson Rosa Guimarães, conhecido como “Bicudo”, foi morto a tiros em plena luz do dia, na última quarta-feira, dia 14, no bairro Mariléa, em Rio das Ostras. Ele era dono do Bar do Flamengo e muito conhecido na cidade. CIDADES • PÁGINA 5

Multas de trânsito aumentam 30% em Macaé e Rio das Ostras» Multas emitidas em Rio das Ostras passou de 12.892, em 2011, para 20.161, em 2012. Em Macaé, saltou de 76.175 no ano passado para 96.424. O levantamento levou em consideração o período de janeiro a outubro. CIDADES • PÁGINA 9

» O espaço funcionará no Condomí-nio Industrial, a 150 metros do km 206 da BR-101. A área conta com vá-rias nascentes, mata nativa, lago, pis-cina, churrasqueiras, quadra de areia para prática esportiva. PÁGINA 7

Dono do Bar do Flamengo é assassinado no Mariléa

Servidor de Casimiro vai ganhar sede social no próximo mês

16 DE NOVEMBRO A 22 DE NOVEMBRO DE 2012 - ANO 2 - Nº 86 R$ 0,50

Page 2: Jornal RJNEWS Edição 86

2 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWS

ACIDENTE EspetáculoMais um espetáculo chega à Quissamã pelo 5º Circuito Estadual das Artes. A Banda Fanfarrada fará sua apresen-tação na cidade no próximo dia 22, às 19h, no Centro Cul-tural Sobradinho, com entra-da franca.

Casas PopularesPrefeitura de Quissamã en-tregou as chaves de 20 casas populares, viabilizadas pela Empresa Municipal de Habita-ção em parceria com o Governo Federal, através pelo Programa Minha Casa Minha Vida. As novas moradias foram constru-ídas nos bairros Caxias, Penha, Santa Catarina e no Centro.

OmpetroRepresentantes dos muni-cípios produtores que in-tegram a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) esta-rão reunidos no próximo dia 27, em Macaé, para discutir as ações que serão aplicadas na luta contra à redistribuição das receitas geradas pela exploração na Bacia de Campos. A expec-tativa gira em torno do veto da presidente Dilma que terá que tomar a decisão até o dia 30 de novembro.

Mesmo preçoA Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em pri-meira discussão, o projeto que garante ao consumi-dor preço igual às compras à vista em transações com cartões de débito ou crédi-to no estado. A distinção de preços é vedada também no uso de cheques à vista. A me-dida parte do princípio que, a partir do momento que o lojista opta por aceitar estas formas de quitação não pode transferir ao consumidor o ônus deste instrumento.

Mobilização dos Royalties

Na próxima quarta--feira, dia 21, às 10h, acontece a reunião de Mobilização em De-fesa dos Royalties, no

Salão Nobre do Palácio Guana-bara. O objetivo é promover uma convocação para a realização de uma caminhada em defesa dos di-reitos do Estado do Rio de Janeiro na questão dos royalties do petró-leo. Na tentativa de unir forças à campana pelo veto da presidente Dilma Roussef ao projeto de lei, o governador Sérgio Cabral marcou para o dia 26 de novembro, segun-da-feira, às 14 horas, com concen-tração na Candelária em direção à Cinelândia.

Show em CasimiroNo próximo sábado, dia 17, a Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu, vai rece-ber a banda DmoD. A apre-sentação é aberta ao público e começa a partir das 22 ho-ras. O local foi revitalizado recentemente e conta com uma nova estrutura para shows.

SOBE & DESCE

Doação em altaDurante a 15ª Semana Comemorativa pelo

Dia do Doador de Sangue, fes-tejada até a próxima quarta--feira, dia 28, a secretaria de Saúde de Macaé, por intermé-dio do Serviço Municipal de Hemoterapia, homenageará a todos os que, de forma solidá-ria, ajudam a salvar vidas.

Conselho TutelarCidadão que precisar de atendimento do

Conselho Tutelar de Rio das Ostras precisará ter paciência. Atendimentos muitas vezes dependem de carros dispo-níveis na hora da ocorrência e a equipe só se desloca até o local, se realmente, tiver todas as informações disponíveis por quem faz a reclamação.

Macaé TecnópoleAcaba de se instalar em Macaé, a empresa de fitoterápico pernambucana Hebron que será implantada numa área doada pelo município no Polo Industrial de Cabi-únas, no bairro Lagomar. A previsão é que as obras comecem em março de 2013. A instalação da Hebron se enquadra nas metas estabelecidas pelo programa Macaé Tecnópole, que é a de criar um parque industrial, além de uma estrutura de in-cubadora, que irá sistematizar o processo de transferência tecnológica e pesquisa voltadas à demanda do setor de petróleo, gás e energia.

Desburocratização

Novo endereço

A prefeitura de Quissamã assinou na última segunda-feira, dia 12, um convênio com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para criação de uma representação local, visando desburo-cratizar e simplificar a criação de empresas que surgirão no municí-pio em consequência do desenvolvimento industrial. A partir dessa iniciativa, a região passará a contar com a 21ª Delegacia da Junta Co-mercial, em Quissamã, cujo atendimento deverá começar na última semana de novembro.

O Serviço de Resgate da Prefeitu-ra de Casimiro de Abreu passou a funcionar na Rodovia Amaral Pei-xoto, nº1141, Centro, do Distrito de Barra de São João. O local conta com maior infraestrutura, com dormitórios, banheiros masculino e feminino, refeitório.

Maurício Rocha

Instituto Macaé de Geração de Empregos e Rendas Ltda » CNPJ 04.536.054/0001-27 » Av. Cristóvão Barcelos, 131 - Centro - Rio das Ostras/RJ Tiragem: 35.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Carapebus, Quissamã e Conceição de MacabúO RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira » Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Editora: Ludmila AzevedoJornalistas: Ana Carolina Benjamin, Magno Lopes, Monique Gonçalves, Verônica Côrtes » Fotografia: Gilismar CorreaProjeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Revisora: Criscie Gabry Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Atendimento Comercial: Michelle Neto, Ronaldo LimaComercial: (22) 8805-5894 / (22) 7811-4921 » Contatos: [email protected] / [email protected]

CURTASA secretaria de Trabalho e Renda de Casimiro abriu seleção para o cargo de

atendente de pedágio. Escolha será no dia 28 de novembro, às 10h, na sede da secretaria. Interessados devem comparecer no endereço até o dia 28 para fazer o cadastro. Para participar é preciso ter ensino

médio completo e idade entre 18 e 37 anos.

Em reunião com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, no Palácio Guanabara, o prefeito reeleito em Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, solicitou a cria-ção de Zona Especial de Negócios na cidade, para buscar parcerias e recursos para obras de infraestrutura no município. Algumas empresas já demonstraram interesse na área.

Zona Especial

macaenews.com.br | riodasostrasnews.com.br

Fórum PermanenteO 8º Encontro do Fórum Permanente será realizado, em Macaé, no dia 22 de novembro. Desta vez, o tema será “Abordagens das Dro-gas nas Escolas”, do Programa Educacional de Resistência às Dro-gas (Proerd). O encontro acontecerá no auditório do Paço Munici-pal da prefeitura de Macaé, das 14h às 17h. As vagas são limitadas.

A Defesa Civil de Rio das Ostras retirou um veículo de passeio que caiu da ponte de madeira, no rio das Ostras, na madrugada de domingo, dia 11. No acidente, os três ocupantes sofreram escoriações, mas foram atendidos prontamente no local pela equipe de plantão da secretaria de Saúde. O carro foi levado para o depósito público do município.

Carro despenca da ponte de madeira em Rio das Ostras

Page 3: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 3RJNEWS CIDADES

Page 4: Jornal RJNEWS Edição 86

4 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWSCIDADES

Rede RJNEWS recebe Prêmio Petrobras de Jornalismo

cidade Macaé. A Rede RJNEWS é for-

mada ainda pelo jornal im-presso que leva o mesmo nome, o Programa Plata-

forma e 11 sites, entre eles está o macaenews, o rioda-sostrasnews, macabunews, casimironews, entre outros.

De acordo com a as-

sessoria da Petrobras, o evento reuniu cerca de 150 profissionais da im-prensa da região da Bacia de Campos. Os escolhidos

foram premiados com uma viagem para Amazônia, onde está instalada a sede da Unidade de Negócio da empresa.

» Profissionais da rede foram finalistas em quatro categorias

A Rede RJNEWS foi premiada no 3º Prêmio Pe-trobras de Jor-

nalismo. O evento aconte-ceu em Macaé, no Clube Cidade do Sol, no dia nove de novembro. A rede ga-nhou na categoria Internet por meio da colaboradora do site macaenews.com.br, a jornalista Tatiana Campolina, que produziu a matéria “Água: Energia que move a produção de petróleo”.

Os profissionais de co-municação da Rede par-ticiparam das categorias Jornal e Meio Ambiente por meio das reportagens produzidas no Jornal RJ-NEWS, e na categoria Tele-visão com matéria exibida no Programa Plataforma.

De acordo com o dire-tor da Rede RJNEWS e do MacaeNews, Luiz Cláudio,

a premiação só confirma que a mídia online, apesar de trabalhar com notícias rápidas e curtas, consegue levar a informação com-pleta, precisa e com quali-dade aos internautas. “Foi uma honra ser um dos es-colhidos. Isso agrega bas-tante à marca RJNEWS, mas também valoriza o conteúdo levado diaria-mente aos nossos inter-nautas”, disse.

No momento da pre-miação a jornalista e co-laboradora do site macae-news, Tatiana Campolina, emocionada, enfatizou a importância do prêmio, que sempre valoriza os profissionais da região que possuem o diploma e os respectivos registros. “Quero agradecer ao maca-enews pela oportunidade”.

O site macaenews existe há mais de seis anos e é um dos sites de maior destaque da Rede RJNEWS. Leva, em tempo real, as principais in-formações das mais varia-das editorias, relacionadas direta ou indiretamente à

Gilismar Correa/RJNEWS

Colunista Marli Simas, jornalista Tatiana Campolina (centro) e o diretor executivo Luiz Claudio orgulhosos com o sucesso do portal de notícias

Page 5: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 5RJNEWS CIDADES

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Disparos foram efetuados por dois homens que estavam num veículo prata não identificado

Dono do Bar do Flamengo é assassinado em Rio das Ostras» Crime ocorreu em plena luz do dia no bairro Mariléa

P ai de 10 filhos, Adilson Rosa Guimarães, de 55 anos, mais co-

nhecido como “Bicudo”, foi morto a tiros em Rio das Ostras, na tarde da última quarta-feira, dia 14. O crime ocorreu por volta das 15 horas, na rua Macaé, próximo ao Bar do Flamengo, que era de propriedade da vítima. No local, foram encontradas 12 cápsulas deflagradas de pistola calibre 380. Segun-do agentes do Resgate de Rio das Ostras, Bicudo foi atingido em várias partes do corpo, sendo a maioria dos disparos nas costas.

A vítima era muito co-nhecida na cidade e o caso deixou familiares muito abalados. Dois dos filhos

dos filhos de Adilson acre-dita que o crime tenha sido motivado por conta de uma discussão que ele teve com uma pessoa na última se-mana. “Só ouvi um comen-tário sobre a briga, mas não sei dizer quem era a pessoa

e o motivo da discussão”, comentou.

A esposa de Bicudo, chamada Kátia, também estava muito abalada e só soube informar que ele es-tava conversando com um sobrinho próximo ao bar

pouco antes do ocorrido. “Não vi o que aconteceu porque eu estava dentro de casa”, disse, amparada pelos familiares. O caso foi registrado na 128ª DP de Rio das Ostras e está sob investigação.

da vítima moram no Rio de Janeiro. O crime chamou a atenção de diversos mora-dores, comerciantes e ami-gos que se aglomeraram próximo à calçada, onde o corpo foi encontrado. De acordo com populares, os disparos foram efetuados por dois homens que esta-vam num veículo prata não identificado, que fugiram em seguida. A polícia tam-bém não conseguiu mais

informações sobre a auto-ria do crime.

Em determinado mo-mento, houve até confusão no local. Um dos filhos de Bicudo, que estava muito nervoso, tentou invadir a área isolada, onde esta-va o corpo, e teve que ser contido pelos policiais. Se-gundo familiares, a vítima tinha um temperamento explosivo, mas era uma pessoa sem maldade. Um

Page 6: Jornal RJNEWS Edição 86

6 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWSCIDADESAlunos de Rio das Ostras fazem trabalho sobre jornalismo

» Equipe do RJNEWS apresenta técnicas de reportagem aos estudantes

Abrir novos cami-nhos de aprendiza-do, proporcionan-do conhecimentos

sobre estrutura de redação de um jornal para capacitar estudantes a produzir bons textos e despertar a criativi-dade – esta é a proposta da professora de português Shei-la Carvalho, que está fazendo um trabalho com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do CIEP 257 – Joaquim do Rêgo Barros, que fica no bair-

ro Nova Cidade, em Rio das Ostras. E dentro das ativi-dades, a equipe do RJNEWS foi convidada para oferecer, através de uma palestra, no-ções da rotina jornalística. O encontro aconteceu na última sexta-feira, dia 9.

Sheila começou a prepa-rar aulas com vídeos e outros instrumentos para que seus alunos fizessem um trabalho de cunho jornalístico. Segun-do a professora, através de pesquisas, ela começou com um trabalho teórico falando sobre elementos estruturais de reportagem e levou exem-plares do jornal RJNEWS para a sala de aula. “Todos os assuntos do bimestre foram focados em texto jornalístico

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Durante palestra, os alunos do CIEP 257 puderam conhecer um pouco mais sobre a rotina jornalística

e, daí, foram surgindo ideias para o trabalho final que é o de “ser repórter por um dia”.

Com olhos atentos e curio-sos, os estudantes assistiram à palestra ministrada pelo jor-nalista do RJNEWS Magno Lopes, que falou um pouco so-bre o funcionamento da rede RJNEWS e também sobre as técnicas de reportagem, como

escolha de pautas, processos de apuração, produção e edi-ção de matérias. “Os alunos se mostraram bastante inte-ressados e curiosos. Fizeram várias perguntas sobre as téc-nicas usadas por nós. Se com-portaram como perfeitos jor-nalistas questionando a todo momento”, compara Magno.

De acordo com a profes-

sora, muitos alunos já têm temas escolhidos para o “Ser repórter por um dia”. A aluna Joara Teixeira, de 16 anos, disse que quer falar sobre música, que é uma coisa que gosta muito e que a palestra foi de grande valia para tirar as dúvidas quanto a produ-ção do trabalho. “Tudo que aprendemos foi fundamental

para a conclusão desse proje-to”, destacou. Já o colega de turma Eduardo Alves acres-centou: “Pretendo fazer um trabalho sobre tecnologia. Não tinha conhecimento de tudo e essas informações vão me ajudar muito para o resul-tado final do trabalho”.

A palestra também con-tou com o apoio do fotógrafo do RJNEWS Gilismar Cor-rea, que falou sobre técnicas de fotografia e da importân-cia de casar a foto com o as-sunto a ser abordado.

“Os alunos se mostraram bastante

interessados e curiosos. Fizeram várias

perguntas sobre as técnicas usadas por nós. Se comportaram como perfeitos jornalistas questionando a todo

momento”Magno Lopes - jornalista do RJNEWS

Page 7: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 7RJNEWS

Servidor de Casimiro ganha clube social» Espaço funcionará no Condomínio Industrial de terça-feira a domingo

Falta pouco para a abertura oficial do Clube do Servi-dor de Casimiro de

Abreu. Os últimos prepara-tivos estão sendo cuidados pela diretoria da associação presidida por João Gilber-to Alfradique, que também é presidente do Iprev. “Este é um antigo projeto do pre-feito Antonio Marcos. Uma propriedade foi alugada pela prefeitura e cedida ao lazer e bem-estar de todos os servi-dores que queiram desfrutar do espaço”, disse.

O projeto de criação do Clube do Servidor foi fina-lizado em outubro de 2011, mas só a partir de agora pôde ser concretizado com a escolha do local adequado. O espaço de funcionamen-to é no Condomínio Indus-trial, a 150 metros do km 206 da BR-101. A área conta com várias nascentes, mata nativa, lago, piscina, chur-

Gilismar Correa/RJNEWS

Área conta com várias nascentes, mata nativa, lago, piscina, quadra de areia para prática esportiva

rasqueiras, quadra de areia para prática esportiva e ou-tras instalações.

De acordo com João Gil-berto Alfradique, os cerca de três mil funcionários da prefeitura de Casimiro de Abreu e autarquias munici-pais (efetivos, contratados e cargos comissionados, aposentados e pensionistas) poderão se associar ao Clube do Servidor por meio de uma taxa mensal de adesão e ma-nutenção que será desconta-

da em folha de pagamento, desde que haja interesse e autorização do servidor.

O Clube do Servidor tem como slogan “venha vi-ver essa conquista”. Para o prefeito Antonio Marcos, a conquista é de todos os servi-dores. “A recreação e o lazer ajudam a promover qualida-de de vida para as pessoas. Esta é uma forma de valori-zar um pouco mais o servi-dor municipal. Futuramente, pensamos em criar um espa-

ço também em Barra de São João”, comentou o prefeito.

A proposta é que o clu-be funcione de terça-feira a domingo. Mais informa-ções podem ser obtidas pelos telefones 2778-2036 / 2778-1183 / 2778-2060 / 2778-1619. Uma página no Facebook e um correio eletrônico também foram criados para esclareci-mentos aos servidores. O e-mail é [email protected].

ROYALTIES

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto do Senado sobre a nova partilha dos recursos dos royalties do petróleo, incluindo as áreas já licitadas. Nos cálculos da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, municípios flumi-nenses e o Estado perderiam R$ 3,468 bilhões em royalties e Participações Especiais já em 2013.

VETA DILMAA expectativa é de que a presidenta Dilma vete o projeto.

Entretanto, de acordo com o artigo 66, § 4º, da Constituição Federal, o veto presidencial pode ser derrubado pela maioria absoluta dos deputados, ou a metade dos deputados (513) + 1 ou 257 votos. Como 286 deputados aprovaram o projeto, tudo indica que a questão termine na Justiça.

MALDIÇÃO DA ABUNDÂNCIA

De acordo com o Doutor em Sociologia Boaventura de Souza Santos, a expressão vem sendo usada para caracterizar os riscos que correm os países pobres onde se descobrem re-cursos naturais, objeto de cobiça internacional, como é o caso do petróleo. Os riscos incluem o crescimento do PIB, ao invés de desenvolvimento social, corrupção generalizada da classe política, aumento da pobreza, destruição ambiental e sacrifí-cios incontáveis às populações, dentre outros. Pesquisadores brasileiros apontam para esta questão também no país e, em especial, na nossa região. É o que veremos na semana que vem.

www.observatorioderiodasostras.org

[email protected] MARCELO MACHADO

Observatório de Rio das Ostras

CIDADES

Page 8: Jornal RJNEWS Edição 86

8 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWS

» Apenas sete municípios no Rio de Janeiro contam com o programa

Os atendimentos do Procon de Rio das Ostras estão mais rápidos. O motivo

é a implantação do Sistema Nacional de Defesa do Con-sumidor (Sindec) instalado nos computadores do núcleo desde outubro. O programa de computador permite ain-da que a cidade inclua o nome das empresas no ranking na-cional de reclamações.

De acordo com o diretor executivo do Procon de Rio das Ostras, Weverson Vie-gas, além de colaborar com o banco de dados do Ministério da Justiça, o Sindec agiliza o atendimento, uma vez que, os dados ficam armazenados em um único local. “Dessa maneira teremos como re-gistrar a vida do consumidor. Isso facilita no momento da triagem, pois, saberemos as queixas que ele já fez e o an-damento delas”.

Segundo Viegas, o Sin-dec agrega valor também por causa da informatização

Gilismar Correa/RJNEWS

Programa de computador tem agilizado os atendimentos no Procon

do processo no atendimen-to. Antes, esta etapa inicial era feita no programa de word. Para ser instalado foi necessário o cumprimento de alguns recursos técnicos como treinamento de ser-vidores e computadores co-nectados a internet.

O Procon de Rio das Os-tras faz mil atendimentos por mês. Dessas, as principais queixas estão relacionadas a empresas de telefonia, energia elétrica e a falta de cobertura da garantia no momento que o produto apresenta algum de-feito. “Depois desta conquista, vamos investir em mais cursos de qualificação para os nossos

servidores”, completou o dire-tor executivo.

De acordo Viegas, as empresas incluídas no ranking são obrigadas a de-senvolver um plano estraté-gico de melhoria do atendi-mento, caso contrário, são multadas pelo Ministério da Justiça. As multas são depositadas no Fundo de defesa do Consumidor.

O Procon está instalado no Centro da Cidadania, na rua das Casuarinas, nº 595, no Âncora. Os contatos po-dem ser feitos por e-mail: [email protected] ou pelo telefone 2771-6581.

CIDADESSindec agiliza atendimentos no Procon

Divulgação

Equipe da Apae de Rio das Ostras foi composta por 11 atletas

Alunos da Apae de Rio das Ostras são premiados no Paraná» Jovens participaram da 20ª Olimpíada Nacional das APAEs

Os alunos da Apae de Rio das Ostras ganharam quatro medalhas na 20ª Olimpíada Nacional das APAEs, que aconteceu em Maringá, no Paraná, entre os dias cinco a 10 de novembro. A competição reuniu 21 Estados e qua-tro mil atletas de todo o país. A delegação do Rio de Janeiro levou 60 atle-tas, sendo que 11 deles são de Rio das Ostras.

Os atletas riostrenses foram premiados com medalhas de bronze no lançamento de pelotas, na caminhada de 25 metros e no futsal feminino. A medalha de prata veio na corrida de 200 metros.

Segundo a diretora da Apae de Rio das Ostras, o resultado precisa ser muito comemorado, pois,

aqui no município, os alu-nos não possuem um local para treinar. “Por isso, essa vitória ganha uma impor-tância bem maior. É como se todos tivessem trazido o ouro para a nossa escola”.

Esta é a segunda vez que a Apae da cidade par-ticipa da competição. A pri-meira foi em Minas Gerais há três anos, quando os alunos trouxeram apenas

uma medalha de bronze. A próxima competição

que a escola vai participar será a Olimped, em Volta Redonda, no dia oito de de-zembro. Nesta, a delegação da escola será composta por 30 alunos. “O esporte é essencial em nosso proces-so pedagógico. Ele eleva a autoestima e mostra como os nossos alunos são capa-zes”, finalizou.

Page 9: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 9RJNEWS CIDADESNúmeros de multas em Rio das Ostras e Macaé aumentam 30%

» Imprudência dos motoristas é ainda a maior causa

O aumento na quantidade de veículos circulan-do pelas vias, a

instalação de novos pontos de fiscalização eletrônica e a imprudência dos motoristas fizeram aumentar 30,89% o número de multas aplicadas em Rio das Ostras e Macaé, de janeiro até outubro desse ano. Enquanto na primeira cidade, os registros passa-ram de 12.892 para 20.161, no segundo município o sal-to foi de 76.175 para 96.424.

De acordo com a secre-taria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras, a Rodovia Amaral Peixoto é o local de maior incidência de infrações de trânsito por ser o principal acesso. Em dias úteis rece-be em média 3,5 mil veícu-los por hora, que seguem em direção a Macaé. E foi nesta via, que no último

Gilismar Correa/RJNEWS

Multa aplicada pelos guardas municipais também é uma forma de educar, aponta departamento de trânsito

final de semana, um moto-rista não respeitou o sinal vermelho e colidiu com ou-tro que atravessava a pista. O acidente interrompeu o trânsito, causando lenti-dão, sem vítimais fatais, apenas danos materiais.

Segundo a secretaria de Rio das Ostras, avanço de si-

nal, tráfego pelo acostamen-to, ultrapassagem pela direi-ta, falta do uso do cinto de segurança, estacionamento sobre calçadas e tráfego em contramão são os motivos das multas mais registradas na via. O departamento in-formou ainda que a educação no trânsito deve ser continu-

ada, por isso, realiza ações que primam pela orientação dos motoristas, mas, avalia que, em segundo plano, o re-gistro da infração é também uma forma de educar.

Em Macaé, das 96.424 multas aplicadas no pe-ríodo analisado, cerca de 80% são registradas por

meio de fiscalização eletrô-nica, como avanço de sinal vermelho e velocidade aci-ma da permitida. Apenas 18.736 são feitas de forma manual pelos agentes de trânsito. As ruas da cida-de que registram a maior ocorrência de infrações são as do Centro por causa do volume de carros que circu-lam pelo local.

A secretaria de Mobilida-de Urbana de Macaé ressaltou que, atualmente, estão insta-lados 10 pontos de fiscaliza-ção eletrônica de velocidade, onde as máximas variam de 40 Km/h a 80 Km/h, confor-

116.585número de multas aplicadas de janeiro a outubro nas duas cidades

30,89%foi o crescimento no número de multas aplicada em Macaé e Rio das Ostras em relação a 2011

NÚMEROS

me as condições da via. Exis-tem ainda outros oito pontos de fiscalização eletrônica de avanço de sinal, dois deles fo-ram instalados este ano.

RANKING DAS INFRAÇÕES EM MACAÉ

1º - Avançar o sinal vermelho do semáforo (Fiscalização Eletrônica);2º- Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% (Fiscalização Eletrônica);3º- Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% e até 50% (Fiscalização Eletrônica);4º- Dirigir utilizando-se de telefone celular;5º- Transitar com veículo em acostamento.

Page 10: Jornal RJNEWS Edição 86

10 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWS

Sabino se reúne com representantes de empresas da ZEN

» Reunião foi organizada pelos empresários que apresentaram a atual situação da estrutura de atendimento

O prefeito eleito de Rio das Os-tras participou na manhã da

última terça-feira, dia 13, da primeira reunião com a sociedade organizada de-pois das eleições de 2012. Sabino e membros da sua equipe de trabalho se en-contraram com a diretoria da Associação das Empre-sas da Zona Especial de Negócios – AZEN.

A reunião foi organiza-da pelos empresários para falar de assuntos perti-nentes a área que hoje

abriga cerca de 35 empre-sas em operação, princi-palmente na área de pe-tróleo. Sabino conheceu como está a situação da estrutura de atendimento aos empresários da ZEN e recebeu uma cópia do projeto para construção de espaço social na área, que compreenderá creche comunitária, espaço de lazer para os trabalhado-res, sede da AZEN, posto dos correios, e área de convivência.

Também foram discuti-das as questões da titulari-dade das áreas, ampliação da ZEN, novas locações, investimentos em infraes-trutura e serviços públi-cos, e as formas com que a Associação poderá con-tribuir com a nova gestão do município. “Precisamos construir essa mesa de diá-

logo com reuniões mensais, inclusive para que a popu-lação de Rio das Ostras co-nheça e entenda o que é a Zona Especial de Negócios. Vamos tornar a ZEN porta aberta para futuros permis-sionários”, disse Sabino.

O prefeito eleito tam-bém se colocou à dispo-sição para ajudar na so-lução de problemas que hoje trazem prejuízo às empresas instaladas na ZEN como as constantes quedas de energia e a fal-ta de transporte de pas-sageiros dentro da área. “Posso ser o interlocutor da Associação com a Am-pla, por exemplo. Vamos trabalhar juntos porque a ZEN é fundamental para Rio das Ostras”, finalizou Sabino.

O futuro secretário de Desenvolvimento Eco-

Fotos: Cezar Fernandes

Prefeito eleito conheceu a atual situação da ZEN e os projetos a serem implantados

CIDADES

nômico, Mário Almeida, que também participou da reunião, vai continuar o processo da aproxima-ção com os empresários da ZEN, participando da Assembleia da Associa-

ção que acontecerá no próximo dia 29 como re-presentante da nova ad-ministração municipal.

Também estiveram no encontro com a AZEN os seguintes membros da

equipe do prefeito eleito Sabino: o chefe de ga-binete, Aldem Vieira, a secretária de Ciência e Tecnologia, Eronei Leite, e a subsecretária de Tu-rismo, Valéria Pinheiro.

Page 11: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 11RJNEWSECONOMIA

Preço da cesta básica se mantém estável em Macaé

Valor da cesta básica passou de R$ 262,71 (setembro) para R$ 262,45 (outubro)

Gilismar Correa/RJNEWS

» Segundo Dieese, queda no tomate foi decisiva na manutenção do preço

O custo médio da cesta básica em Macaé mante-ve-se pratica-

mente estável no mês de outubro. De acordo com a pesquisa realizada pelo Departamento Intersin-dical de Estatística e Es-tudos Socioeconômicos (Dieese), o valor em outu-bro ficou em R$ 262,45, ou seja, 0,10% menor do que os R$ 262,71 avaliados em setembro.

Conforme mostrou o levantamento, apenas três produtos registraram quedas na comparação de preços. O preço do tomate caiu 13,17%, o da banana 1,84% e o do pão 1,01%. No caso do tomate, o cus-to médio para se adquirir nove quilos passou de R$ 36,90, em setembro, para

R$ 32,90, em outubro.Entre os dez produtos

que apresentaram aumen-to nos preços está o arroz. O custo médio de 3 kg des-

te item aumentou 10,61%, passando de R$ 7,53 para R$ 8,13. Os demais pro-dutos com elevação dos preços tiveram variações

entre 1,63% a 3,57%. Segundo o técnico do

Dieese, Rodrigo Leão, ape-sar da cesta ter apresenta-do queda, os consumido-

res devem ficar atentos, pois a maior parte deles está aumentando. “O que tem puxado o valor total para baixo é o tomate, que tem caído bastante nos úl-timos meses. A partir de agora, acreditamos que as pessoas voltarão a consu-mir o produto. Por outro lado, devem procurar uma alternativa para substituir a batata”.

Leão informou que a tendência para o próximo mês não pode ser prevista já que a pesquisa é aplica-da em Macaé a pouco tem-po. “Ainda não conhece-mos as variações sazonais, características da cidade”, completou.

O trabalhador que re-side em Macaé, com ren-dimento equivalente a um salário mínimo, necessi-tou cumprir uma jornada de 92 horas e 50 minutos para adquirir os itens ali-mentícios que compõem uma cesta básica indivi-dual. O valor gasto com a cesta básica representou, em outubro, 45,86% do sa-lário mínimo líquido.

Na comparação estadu-al, o custo da cesta básica de Macaé registrou um per-centual de 11,15% menor do que aquela verificada no município do Rio de Janei-ro avaliada em R$ 295,39. A cesta básica mais cara, neste mês foi verificada na cidade de São Paulo no va-lor de R$ 311,55.

“O que tem puxado o valor total para baixo

é o tomate, que tem caído bastante nos

últimos meses. A partir de agora, acreditamos

que as pessoas voltarão a consumir o produto. Por outro lado, devem procurar uma alternativa para substituir a batata”Rodrigo Leão - técnico do Dieese

Page 12: Jornal RJNEWS Edição 86

12 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWSPOLÍTICA

» Inteção é gerar mais emprego e renda para os macaenses

P refeito eleito de Macaé, Dr. Aluízio afirma que uma das ações de sua gestão

será melhorar a infraestru-tura, oferecendo condições mais adequadas para a ins-talação de novas empresas e proporcionando mais com-petitividade para que as em-presas que já estão em Macaé continuem a investir no mu-nicípio.

O objetivo é aumentar arrecadação e a geração de emprego e renda por meio de uma forte política de atração de empresas de forma a tor-nar Macaé referência como polo de desenvolvimento tecnológico. “Empresas es-tão encontrando melhores condições em outras cidades e deixando de investir aqui. O que falta para a população, também falta para as em-presas. Não podemos perder empresas que poderiam vir para Macaé ou mesmo as que

já estão em nossa cidade por-que não oferecemos infraes-trutura básica, como asfalto, água e esgoto”, ressalta Dr. Aluízio.

Líder na defesa da perma-nência dos royalties em Ma-caé e na região, Dr. Aluízio destaca que é preciso diver-sificar a economia e diminuir a dependência dos royalties como forma de preparar Ma-caé para o futuro, uma vez que a exploração de petróleo e gás é uma atividade finita. “Os recursos provenientes dos royalties são importan-tes, pois junto aos benefícios econômicos, a atividade pe-troleira traz um grande ônus socioambiental. Não vamos abrir mão de lutar pela utili-zação dos royalties para mi-nimizar os impactos causa-dos nesses últimos 34 anos, como a crescente demanda por moradia, por infraestru-tura e por serviços públicos. No entanto, toda essa dis-cussão sobre os royalties nos trazem um alerta sobre a im-portância de buscarmos uma de forma a garantir o desen-volvimento de nossa cidade.”

Infraestrutura é aposta de Dr. Aluízio para atrair empresasFlávio Sardou

Técnica, capacitação e comprometimento foram os critérios utilizados para a escolha da equipe de governo

Page 13: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 13RJNEWS POLÍTICASabino anuncia mais três nomes para sua equipe de governo » Administração, Cerimonial e Procon foram as novas áreas definidas

Em mais uma reunião com a equipe de tra-balho, Sabi-

no, o prefeito eleito de Rio das Ostras, apre-sentou novos nomes. Mantendo o critério de valorização dos ser-vidores municipais e levando em considera-ção o comprometimen-to com a sociedade de Rio das Ostras, Sabino indicou o servidor Elói Dutra para ser o secre-tário de Administração e a professora Ednalva Dias Silva, mais conhe-cida como Nalvinha, para assumir o Ceri-monial da prefeitura. A advogada e profes-sora Luciana Campos de Oliveira será a coor-denadora do Procon de Rio das Ostras.

Eloi Dutra - Secretário de Administração

Nalvinha - Chefe do Cerimonial

Luciana Campos - Coodenadora do Procon

AdministraçãoA gestão da nova estrutura da prefeitu-

ra será uma das missões de Eloi Dutra. Mo-rador de Rio das Ostras há 20 anos, lutou pela emancipação e sempre foi comprome-tido com as ações políticas do município e do Estado com atuações na Assembleia Legislativa. Foi subsecretário de Estado de Meio Ambiente e também chefe de gabine-te da secretaria de Estado de Trabalho e Renda. Servidor concursado da prefeitura de Rio das Ostras há 15 anos, Eloi Dutra foi diretor do departamento de licitações e contratos e secretário de Administração até 2004. Vereador eleito em 2012.

ProconPara coordenar o recém-inaugurado nú-

cleo de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Rio das Ostras, Sabino convidou a advogada e também professora Luciana Campos de Oliveira. Moradora de Rio das Ostras há 30 anos, advogada atuante nas áreas civil, família e imobiliária, Drª. Lucia-na é pós-graduada em direito público e ad-ministrativo, também em direito ambiental, e tem cerca de quatro anos de trabalho na área pública desenvolvidos na Assembleia Legislativa e na Procuradoria Geral de Rio das Ostras.

CerimonialA professora e cerimonialista Nalvinha

será a responsável pela organização e realiza-ção dos atos e solenidades públicas a partir de janeiro de 2013. Moradora de Rio das Ostras há 23 anos, Nalvinha tem como principal ca-racterística a facilidade em lidar com o públi-co, adquirida nos 12 anos dedicados ao serviço público municipal e na participação nas enti-dades civis da cidade. Além do trabalho nas escolas do município, também já desenvolveu suas atividades no gabinete do prefeito, atuan-do no Cerimonial.

Fotos: Divulgação

Page 14: Jornal RJNEWS Edição 86

14 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWSVEÍCULOS

Comum ou aditivada? Tire suas dúvidas sobre gasolina

» Colocar combustível aditivado em um carro ‘desacostumado’ é ruim

Divulgação

Mas, afinal, um carro acostumado a ‘beber’ gasolina comum, poderá um dia se dar ao luxo de experimentar uma aditivada? Há algum mal em andar com o carro quase na reserva? Para responder a estas e outras perguntas, consultamos Izabel Tereza Lacerda Dutra, gerente de Ma-rketing de Produtos da BR, distribuidora da Petrobras. Confira:

» Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dis-persante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos inje-tores e válvulas de admissão. A octanagem da comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. Já a gasolina premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo.

» Como saber qual o melhor combustível para o meu carro?

A potência de um carro já foi definida no projeto do motor. Portanto, o desempenho dele vai depender da gasolina. Para saber qual o tipo de combustível mais indicado, deve-se consultar o manual do proprietário, que visa o total aproveitamento da potência do motor. Alguns fabrican-tes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem, cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina dentre as opções disponíveis no país.

» Um carro de alta performance pode receber gasolina comum? Se veículos que exigem gasolinas de alta octanagem forem abastecidos com gasolina comum não terão um total aproveitamento da potência do motor.

» A gasolina premium pode ser usada em qualquer carro? Sim. A gasolina Podium, nome dado à premium da BR, por exemplo, traz benefícios ao motor

pelo baixo nível de depósito, maior desempenho, menor impacto ambiental e pela baixa emissão de poluentes. O melhor desempenho nas retomadas de velocidade, porém, só será percebido pe-los veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.

» Sempre abasteço com gasolina aditivada. Preciso usar aditivos? Não. A gasolina aditivada já possui aditivos na medida certa.

» Posso misturar álcool e gasolina em iguais proporções nos carros flex? Sim. A tecnologia de motores flex permite qualquer combinação de álcool e gasolina.

» Se eu misturar a gasolina ao álcool, qual o tipo mais recomendado? Não há nenhuma recomendação. No entanto, teoricamente, seriam mais indicadas as gasoli-

nas aditivadas e de alta octanagem pelos benefícios já apresentados.

» Posso misturar gasolina comum à aditivada? As gasolinas comum e aditivada podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é

que haverá uma diluição dos aditivos, causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum adicionada, o pacote de aditivos pode até perder o efeito.

» Posso andar com o carro quase na reserva? Não é recomendado andar com o combustível na reserva, tendo em vista que o usuário corre

o risco de vir a ficar sem combustível. Caso isso aconteça, os seguintes transtornos e prejuízos po-dem ocorrer: queima da bomba de combustível, ficar parado em local não apropriado e aplicação de multa.

» Por que não existe álcool aditivado? Provavelmente porque não existe ainda nenhum aditivo que possa agregar algum benefício

aos motores a álcool.

Um outro problema enfrentado pelo consumidor é a adulteração do combustível. Em geral, os produtos mais utilizados para adulterar gasolina são o álcool e solventes, como aguarrás e solvente para borracha. Também conhecido como benzina industrial, este último é citado infor-malmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool.

Fonte: g1

A poucos metros do posto de gasolina, a dúvida: em que bomba eu vou? E é aí que, muitas vezes, a escolha errada pode acarretar em um menor apro-veitamento da potência do motor ou mesmo em problemas mecânicos. Isso mesmo. Abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que há

anos recebe apenas a comum pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores.

Na relação custo-benefício, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação “anda e pára”, vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada. Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas. Neste caso, recomenda-se o uso da gasolina comum.

Por estas e outras, a escolha não é tão simples. No Brasil, existem três tipos de gasolina: a comum, a comum aditivada e a premium. Diferente do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, por força de uma lei federal, ela recebe a adição de álcool anidro, cujo percentual, hoje, é de 25%.

» Por que o reserva-tório de partida a frio deve receber gasolina aditivada?

Porque a gasolina aditivada evita o acú-mulo no reservatório de goma, conhecida tam-bém como verniz, fruto de um processo natural de oxidação da gasolina.

Page 15: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 15RJNEWS

O mercado de esmaltes vem inovando a cada dia. Uma das últimas novidades desse seg-

mento são os esmaltes magné-ticos, que têm caído no gosto das mulheres. O produto tem

um acabamento metalizado e uma fórmula especial que con-tém partículas de metal, que em contato com um ímã embutido na tampa apresenta um efeito com as mais variadas formas. No mercado, há uma linha desses

esmaltes que vem em 12 cores. O esmalte magnético tem feito

sucesso em diversas regiões. E em Rio das Ostras não é diferente. Segundo a manicure do salão Giori Hair Dresser, Linayra Dantas, o esmalte tem agra-dado bastante as clientes. Ela explica

MODA

Através de um ímã embutido na tampa do esmalte surgem desenhos de ondas, linhas e outros efeitos

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

A onda dos esmaltes magnéticos

que após passar uma boa camada do esmalte nas unhas, posicionando o ímã em cima de cada unha sem encostar, do jeito que a pessoa quiser (vertical ou horizontal) e esperar uns 15 segundos. Dessa forma, aparece o efeito de vários desenhos, entre ondas, linhas e outros. “As cores são variadas, mas o dourado está em alta. Mas, também tem que usar a criatividade para modificar os desenhos. Como o es-malte magnético é cintilante, costumo misturar com outros esmaltes de textura mais cremosa. Mesmo quem gosta de esmalte de cor mais clara, como rosa ou nude, dá para fazer algo diferen-te e mais moder-no”, destaca.

L i n a y r a lembra ainda que tem que estar sempre se atualizando, pois o merca-do vem lan-

çando muita coisa diferente. O neon, por exemplo, que faz sucesso desde o ano passa-do, veio este ano com cores mais intensas, como amarelo e verde tipo “marca texto”. “É um mercado que cresceu bastante e, sempre que pos-so, faço pesquisas na internet para ficar por dentro das no-vidades”, acrescenta.

A onda dos esmaltes mag-néticos conquistou mesmo as mulheres de Rio das Ostras. De acordo com a gerente de uma loja de cosméticos da cidade Marlucia Bianor, a no-vidade é uma febre. Durante a Feira de Promoções, que aconteceu entre os dias pri-meiro e quatro de outubro, a loja vendeu cerca de 500 esmaltes magnéticos. “Tem gente que levou até as 12 co-res. Já tivemos que fazer re-posição do produto pelo me-nos umas duas vezes. E agora está chegando ao mercado o esmalte que reflete um efeito em até sete cores. É lindo e

acredito que também vai conquistar as

mulheres que gostam de es-tar sempre na moda”, c o m p l e t a Marlucia.

Page 16: Jornal RJNEWS Edição 86

16 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWS

Fondue de Queijo com Camarão e Shitake Grelhados foi criado especialmente para o festival

GASTRONOMIA

Polo Gastronômico traz formas variadas de pratos à base de camarão

» Festival do Camarão de Macaé acontece a partir do dia 20 na Praia dos Cavaleiros

A influência do ca-marão na culinária mundial é notável e essa saborosa

iguaria, que desperta o in-teresse de turistas do todo o mundo, foi escolhida para o próximo evento gastronômi-co de Macaé. O Festival do Camarão começa no próxi-mo dia 20, terça-feira, com a participação de todos os bares e restaurantes do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros. Durante todo o evento, que se estende até o dia dois de dezembro, os che-fs de cozinha estarão apre-sentando um prato especial à base de camarão, servido das mais variadas formas.

Poucos alimentos são tão versáteis como este crustá-ceo. Esta será uma grande oportunidade de bares e restaurantes da cidade mos-

trarem toda diversidade de sabores que podem ser cons-tituídos com o camarão. Um dos participantes do festival é o Lucca Ristorante, que vai apresentar o “Fondue de queijos com Camarão e Shi-take Grelhados”. Segundo o chef de cozinha Massimo Torresan, o prato foi criado especialmente para o evento. “Esta combinação de cama-rão com queijo é pouco usada nos restaurantes, mas o sabor é diferente e costuma agradar muito. O Festival, como ou-tros eventos gastronômicos, é bom para divulgar a boa gas-tronomia que a cidade ofere-ce”, destaca o chef.

Já o restaurante Picanha do Zé apresentará dois pra-tos: Camarão a La grega e Camarão ao alho e óleo. De acordo com o gerente admi-nistrativo do restaurante, Vitor Neves, essas opções já tinham no cardápio e cos-tumam ter boa saída. “São pratos bem servidos, com camarões grandes, bonitos e saborosos e vamos colo-car um preço mais acessível durante o festival, que é um

Divulgação

Ingredientes: 1 lata de atum sólido em água e sal / 8 colheres (sopa) de maionese / 1 colher (chá) de orégano / Sal a gosto / 16 canudinhos

Modo de preparo: 1. Escorra a água do atum e desfie-o bem. 2. Junte a maionese, o orégano, o sal e misture. 3. Recheie cada canudo com 1/2 colher de sopa do patê obtido. Para enfeitar o prato coloque algumas folhas de alface com tomates cereja.

[email protected] CONCEIÇÃO NERONI

Sabores do Mediterrâneo

CONE DE ATUM

evento muito importante para o segmento e movi-menta a economia no muni-cípio”, conclui.

Entre outros pratos a serem apresentados estão o Ebi Furai – camarões cro-cantes com molho tankatsu (base de maçã) e camarão cozido e temperado com gergelim, do Koni Store; o tradicional Camarão na Mo-ranga, do Ilhote Sul e a Tor-tinha de Camarão do restau-rante Estação da Praia.

O Festival de Camarão de Macaé também foi criado

com o intuito de valorizar a mão de obra local, já que no município são pescados cer-ca de 50 toneladas de cama-rão mensalmente. A cidade conta com aproximadamen-te 50 pescadores de camarão e é a segunda maior produ-tora de camarão do Estado do Rio de Janeiro. O even-to é realizado pelo Macaé Convention Visitors Bure-au, através do Polo Gastro-nômico, em parceria com a prefeitura e a Fundação de Esporte e Turismo (Fespor-tur) e apoio do Sebrae.

xxxxxxx

Page 17: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 17RJNEWS

Média salarial do mergulhador offshore varia de R$ 6 a R$ 25 mil

PETRÓLEOProfissão mergulhador: segunda mais perigosa do mundo

Fotos: Divulgação

» Profissional é procurado para trabalhos onde a máquina ainda não consegue realizar com precisão

A profissão de mer-gulhador offshore é a segunda mais perigosa do mun-

do, perdendo somente para quem trabalha no espaço, os astronautas. Apesar da peri-culosidade da profissão, mui-tas pessoas buscam se espe-cializar na área por causa da boa remuneração e mercado de trabalho amplo.

A profissão de mergulha-dor se divide em duas catego-rias: mergulhador raso e pro-fundo. A diferença é a pro-fundidade, que chega até 300 metros. Os mergulhos até 50 metros de profundidade são realizados pelo mergulhador profissional raso, ultrapas-sando esse limite, entra em ação o mergulhador profis-sional profundo que se limita a trabalhar até 320 metros de profundidade.

Apesar dos avanços tec-

nológicos na área petrolífera e naval, os mergulhadores profissionais offshore ainda são bastante procurados para realizar diversos serviços es-pecíficos, dos quais a máqui-na ainda não consegue rea-lizar com precisão. Segundo Lincon Maia, mergulhador profissional offshore raso, “o trabalho de mergulhador é único e as máquinas nun-ca vão conseguir alcançar o homem, o que tem que per-petuar é o trabalho conjunto entre os dois”

Os mergulhadores são contratados para desconges-tionar hélices de navios, fazer inspeções nas plataformas, raspar cascos, limpar e de-sobstruir comportas, dentre outros. Quando há um tra-balho a ser feito numa pro-fundidade maior e demanda mais tempo de permanência no fundo do mar, os profis-sionais são submetidos à sa-turação, isso quer dizer que ficam trabalhando durante por vários dias sob condi-ções hiperbáricas , sempre

submetidos a mesma pres-são, até completar o ciclo de trabalho. A pressão pode ma-tar. Em alguns casos os mer-gulhadores demoram uma semana somente para fazer a descompressão, devido ao tempo e profundidade que os corpos são submetidos.

“A pressão faz com que os ossos ressequem, muitas vezes estalam e é necessário fazer movimentos leves. Para amenizar a sensação nós to-mamos muito cálcio e leite durante o confinamento”,

explica o mergulhador pro-fissional profundo offshore, Francisco Barbosa.

Ainda segundo Francisco, profissionais que são subme-tidos à saturação têm o direito de fazer somente quatro mer-gulhos por ano, no entanto, a depender da profundidade, esse número pode diminuir.

Quanto mais profundo, me-nos mergulhos ao ano. Para se tornar um profissional de mergulho é necessário possuir curso de Huet e Salvatagem, além de experiência em ma-nutenção e instalações marí-timas. A média salarial desses profissionais varia de R$ 6 a R$ 25 mil.

Page 18: Jornal RJNEWS Edição 86

18 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWS

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRASVisite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo [email protected]

MEIO AMBIENTE

Siga a Vicel nas mídias sociais:

Twitter: @Aguas_tratadas

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa

Linkedin: Grupo Vicel

Reflorestamento em áreas degradadas é iniciado em Casimiro

Nos últimos dias 12 e 13, a VICEL realizou em seu Centro de Treinamento o 2º Workshop Imer-são MARPOL, onde sob a coordenação do Cmte Carvalho Rocha, ex-representante do Brasil na IMO (International Maritime Organization, órgão das nações Unidas, que regula o uso dos mares), foram revisadas e discutidas as últimas atualiza-ções da Convenção MARPOL (Maritime Polution), que regula as práticas de prevenção de poluição do mar, por NAVIOS e PLATAFORMAS, em seus seis capítulos ou Anexos: (I) Água Oleosa, (II) Transporte de produtos Perigosos a Granel, e (III) em containers, (IV) esgotos, (V) lixo e (VI) emis-sões de gases.

Nos dois dias de Imersão, representantes da Marinha, da Petrobras e das empresas operadoras (Noble, Brasdril, OOG e Ensco, que juntas com os técnicos VICEL totalizaram 25 participantes) pu-deram revisar conceitos, discutir práticas e ainda assistirem à palestra do Eng. Thadeu Pardivino sobre Tecnologias Comparadas para prevenção de poluição marinha, que completou o programa. Entre elogios, críticas construtivas e agradeci-mentos, os participantes enalteceram a iniciativa da VICEL, que deverá agora manter na sua pro-gramação anual a realização de pelo menos um Workshop por semestre a partir de 2013.

Na oportunidade, o professor Queiroga anunciou o lançamento do treinamento sobre Normas MARPOL em computador, que estará disponível no mercado também a partir de 2013. Como afirmamos sempre, só o conhecimento traz a consciência.

Águas Tratadas. Consciência Limpa.

SERGIO ARRUDA

Consciência Limpa

VICEL REALIZA 2º WORKSHOP IMERSÃO MARPOL

www.blog.vicel.com.br

[email protected]

Várias covas já foram abertas e receberam o plantio e placas de sinalização também foram instaladas

Representantes da Marinha, da Petrobras e das empresas operadoras

Fotos: Divulgação

» Recomposição florestal será feita com plantio de espécies nativas nas margens do Rio Indaiaçu

O município de Casimiro de Abreu deu início esta sema-na ao Programa Municipal de Reflorestamento. Através

da secretaria de Meio Ambiente estão sendo implantadas ações que visam recuperar dez hectares de áreas degra-dadas em Casimiro. A iniciativa obede-ce ao cumprimento de três Termos de Ajuste de Conduta (Tac’s) e também a Lei Municipal 1212 de junho de 2012. O reflorestamento começou pelas mar-gens do Rio Indaiaçu. Relatórios estão sendo enviados aos Ministérios Públi-cos Federal e Estadual.

O Programa de Reflorestamento con-ta com serviços contratados pela mes-

ma empresa responsável pelo plano de manejo do Parque Municipal Córrego da Luz, região serrana de Casimiro. Pro-fissionais técnicos da secretaria de Meio Ambiente acompanham e fiscalizam as obras e ações desenvolvidas pela empre-sa. Tanto o plano de manejo quanto a re-cuperação de áreas degradadas deverão ser concluídos no prazo de um ano.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maurício Porto, a recompo-sição florestal será feita com plantio de espécies nativas nas margens do Rio In-daiaçu para a recuperação da mata ciliar (proteção natural para rios, córregos e cursos de água). “Um antigo matadouro clandestino que já foi desativado tam-bém trouxe danos à vegetação nativa. Esta área também será recuperada”, destacou o secretário.

Nesta fase inicial, trechos do Rio In-daiaçu na área urbana estão sendo cer-cados para isolar a área onde mudas de

espécies nativas são plantadas. Várias covas já foram abertas e receberam o plantio. Placas de sinalização sobre o programa de reflorestamento também foram instaladas, além de informações variadas para que a população seja cons-cientizada sobre a necessidade de preser-vação e combate à degradação ambiental.

Ainda segundo o secretário, o go-verno municipal está empenhado em seguir as exigências legais quanto à con-servação do patrimônio natural. Ele diz que a recuperação de áreas degradadas há anos e a efetivação do plano de ma-nejo do Parque Córrego da Luz são al-guns exemplos, mas que ainda é preciso desenvolver ações socioeducativas. “O departamento de Meio Ambiente já se programou para formar parcerias com a secretaria de Educação. A finalidade é levar o compromisso da preservação junto aos alunos nas escolas e a todos os moradores da cidade”, explica Porto.

Divulgação

Page 19: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 19RJNEWS

Jornada mostrará novas metodologias para uso da música em salas de aula

Divulgação

Rio das Ostras terá Jornada de Educação Musical

» Evento acontece dia 24 de novembro no Prédio da Onda

Música como ferramenta de trabalho e ex-pressão para

incentivar o estudo e o de-senvolvimento nas salas de aula – essa é a proposta da 1ª Jornada de Educação Mu-sical, que acontece em Rio das Ostras, no próximo dia 24, das 8h30 às 16h, no Cen-tro de Formação Artística (Prédio da Onda). O evento contará com debates, pales-tras e oficinas que abordam novas metodologias, usando a música, em diversas áreas de atuação dos educadores.

De acordo com a coorde-nadora de artes da secretaria de Educação, Cláudia Veras Bastos, vários municípios já estão se organizando para cumprir a lei de obrigatorie-dade da música nas escolas, e durante a jornada, esse será o principal foco. Ela diz que o assunto será abordado através de reflexões e deba-tes com professores e outros profissionais interessados sobre os conteúdos que po-dem ser aplicados dentro da Educação Musical. “Estare-mos trocando experiências,

CULTURA

auxiliando com aplicação de novas metodologias e traba-lhando conteúdos com la-boratório de musicalização, jogos e brinquedos cantados e coral, cultura popular e, en-tre outras coisas, uma oficina no Método Passo, que traba-lha o ritmo com movimentos corporais”, explica Claudia, que também ministra o cur-so de Orientação Pedagógica Musical, na Casa de Cultura.

Além de Claúdia, a jor-nada terá a participação da coordenadora da Fundação de Cultura de Rio das Os-tras, Dóris Yane, e outros professores licenciados em música. Poderão participar

da Jornada de Educação Mu-sical: professores das redes públicas e privadas de ensi-no; profissionais interessa-dos no processo de ensino e aprendizagem de música, voluntários ou pessoas que trabalham ou usam a músi-ca como ferramenta em sua área de atuação.

Segundo a coordenadora de artes, o evento terá ape-nas 50 vagas. Os interes-sados em participar devem enviar um e-mail para [email protected], informando dados pessoais, instituição de origem, como soube da jornada e aguardar a confirmação.

Divulgação

Banda escocesa Nazareth já está confirmada

Encontro de motociclistas em Macaé vai até domingo

» Evento terá 35 shows, incluindo a banda escocesa Nazareth

O Moto Clube de Macaé já está se prepa-rando para receber 12º Mega Macaé em Duas Rodas encontro de motociclistas que faz par-te do calendário oficial de eventos do municí-pio. O evento acontece até o dia 25, domingo, na Linha Verde e a expectativa dos organiza-dores é que passem pelo local 60 mil pessoas. Entre os shows confirmados, destaque para a banda escocesa Nazareth.

Segundo o vice-presidente do Moto Clu-be Macaé, Adryano Lustosa, no ano passa-do foram arrecadados 2.693 cestas básicas. “Já confirmamos a presença de moto clubes de países vizinhos, como Chile, Venezuela, Bolívia e Argentina. Ao todo são 35 shows, incluindo grandes nomes do rock nacional, como o RPM. Teremos também um tributo ao nosso amigo Celso Blues Boy, que vai se transformar em CD e DVD”, disse Lustosa.

Para abrigar todos os shows, foi montada uma estrutura chamada Cidade do Rock com três palcos, uma área coberta para 10 mil pessoas, praça de alimentação com capaci-

dade para três mil pessoas e área de brin-quedos para as crianças, além de barracas com 50 expositores.

Junto com Narazeth e RPM, estão a atração internacional Dr Sin e Mark Bo-als, Ratos de Porão, tributos a Cássia Eller, Renato Russo e Creedence, as bandas Ci-lindrada, Sanctuarium, The Riders, Cervi-cal e Senhor X. O evento terá também um tributo aos anos 80, com a participação de George Israel, do Kid Abelha, e apresenta-ção de uma orquestra de Curitiba com 36 músicos tocando clássicos do rock.

Além dos shows, o evento terá ou-tras atrações, como o Globo da Morte, com seis motociclistas ao mesmo tempo, apresentação dos pilotos Jorge Negretti e Joaninha, equipe Força e Ação e gincanas entre os motoclubes.

O ingresso para o evento vai custar dois quilos de alimentos – quem preferir pode comprar os alimentos na entrada do evento, ao preço de R$ 5.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 23 - sexta-feira – The Riders, Blues Etílicos, Dr Sin com Mark Boal e outras bandas (shows a partir das 18h);

Dia 24 -sábado – Tributo Legião Urbana, Ratos de Porão, Tributo Celso Blues Boy, Nazareth e outros (shows a partir das 14h);

Dia 25 - domingo – Orquestra Big Band, One True Reason, Marcelo Carvalho, George Israel (Kid Abelha) e outros (shows a partir das 14h).

Page 20: Jornal RJNEWS Edição 86

20 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWSCULTURACULTURA

Esta semana o Camping de Costazul se transforma na Cidade da Dança para acolher o 11º Festival de Dança de Rio das Ostras, com atrações para todos os gostos e oficinas de dança gratuitas. O festival começou ontem, mas ainda tem muitas atrações para o fim de semana. Confira as atrações do Palco principal!

Dia 16 – sexta feira FOCUS CIA DE DANÇA -22h – As canções que você dançou pra mim

Dia 17 – sábado CIA NÓS DA DANÇA – espetáculo – TEMPO

Dia 18 - domingo13h - BATALHA MANO A MANO, e às 21h CIA URBA-NA DE DANÇA - espetáculo NA PISTA

CIDADE DA DANÇA E DA ARTE

[email protected]

Dicas Culturais Ritmo de Rio das Ostras vai ecoar

em Nova York» Banda busca patrocinadores para implantação dos projetos profissionais

O som riostrense vai ecoar em Nova York no próximo mês, quando os músicos da banda Segundo Set Instrumental vão se apresen-tar no Encontro de Empreendedores Bra-

sileiros no Exterior. A reunião acontecerá nos dias dois e três de dezembro. Mas, para que isso se tor-ne realidade, os integrantes da banda buscam, neste momento, patrocinadores para conseguir comprar as passagens aéreas. A organização do evento já cedeu estadia e alimentação.

O convite aos músicos surgiu depois do lança-mento no Youtube do clipe “Olívia”, dirigido por Chrystopger Braga, que em três dias teve mais de 600 acessos. De acordo com o baixista, Júnior Muniz, a intenção é embarcar no dia 28 de novembro e retor-nar para o Brasil dia quatro de dezembro. “Como pre-cisamos arcar com as passagens estamos na busca de

Divulgação

CRIS RÉGIS

Últimos dias do fenômeno infantil Galinha PintadinhaO Babilônia Circus continua levando diversão e entretenimento a crianças e adultos até o dia 18 de novembro, em Rio das Ostras. Entre as atrações, está o f e n ô m e n o da internet a Galinha

P i n t a d i -nha e sua tur-ma, que

já se tor-nou su-cesso de públ ico . P o d e m ser vis-

tas ainda a p r e s e n t a -

ç õ e s n a -c i o -n a i s

e internacionais, como o palhaço Giovani Falcon e o Globo da Morte. Nesta sexta-feira, dia 16, o es-petáculo começa às 20h30, e sábado,

dia 17, e domingo, dia 18, há sessões às 18h30 e 20h30.

MACAÉ Ópera club O Baile Carioca reúne o som dos Djs Pauli-nho, Tássio Duarte e Fagner Dias no sába-do, dia 17. Os ingressos masculinos custam R$ 40 e femininos R$ 20. Até as duas da manhã a cerveja Devassa é liberada.

Teatro SesiPeças teatrais e shows musicais vão marcar as apresentações esta semana. No domingo, dia 18, tem o espetáculo “Caixa de Phospho-rus - O amor e suas nuances”, às 20h. Os in-gressos custam R$ 10. Na quarta-feira, dia 21, continua o projeto MPB em três movi-mentos, com ingressos a R$ 10. Para fechar a semana tem Luiza Possi com o show “Se-guir Cantando”. Os ingressos são vendidos a R$ 20. A classificação dos eventos é de 16 anos e começam sempre às 20h.

RIO DAS OSTRAS Festival Primavera & VerãoO Festival Primavera & Verão de Rio das Ostras continua neste final de semana, com apresenta-ções de Jota Quest, dia 16, Ana Carolina, dia 17, e Péricles, dia 18. Os shows

acontecem a partir das 23h, exceto domingo, quando o horário inicial está previsto para 22h. As apresentações são realizadas no es-paço da Vila Olímpica Chico Leite, no Vilage.

Anagui LoungeNa sexta-feira, dia 16, tem a festa “I love mu-sic” com Dj Rian Carvalho, Evandro Dj e Ele-trohm. A festa começa a partir da meia noite. O segundo lote de ingressos custa R$ 30. No sábado, dia 17, a festa é alternativa e começa depois do show de Ana Carolina. Os ingres-sos custam R$ 10. No domingo, dia 18, a casa não vai funcionar.

Ox ClubA dupla eletrônica Felguk é a atração que se apresentará neste sábado, dia 17. Durante a noite, o residente Alex Ferreira também vai agitar o público. O segundo lote de ingressos para a pista custa R$ 70 para os homens e R$ 60 para as mulheres. Já para área vip são vendidos R$ 120 o masculino e R$ 90 o femi-nino. A classificação é 18 anos.

Samoa DanceMc Koringa volta a Rio das Ostras na segunda-feira, dia 19. Na mesma noite vão se apresentar os Djs Pitch, Fagner Dias, Jamanta e Bre-no Sanches. Os ingressos do segundo lote custam R$ 50, para a área vip R$ 60, cama-rote premium R$ 80 e sala

vip para 20 pessoas com direito a dois com-bos de smirnoff é vendida a R$ 1.500,00.

BÚZIOSPrivilège Sapucapeta é a próxima atração da boate nesta sexta-feira, dia 16. O grupo aclama-do no carnaval do Rio de Janeiro é liderado por Leandro Sapucahy. A banda ainda tem o vocal de LG do Afroreggae. Tocam ainda na noite os Djs residentes Marquinhus SP e Marley. No sábado, dia 17, quem vai agitar o espaço é o Dj Solomun. Os ingressos ante-cipados são vendidos a R$ 100 o masculino e R$ 70 o feminino. Chegando até a meia--noite, metade do valor de entrada é con-vertido em consumo. Promoção válida para as primeiras 500 pessoas.

CABO FRIOAniversário da cidadeO aniversário de Cabo Frio tem levado di-versas atrações para a cidade e distritos. Em Tamoios, as comemorações acontece-rão no Espaço de Eventos de Unamar. Na sexta-feira, dia 16, o grupo Raça Negra vai se apresentar. Sábado, dia 17, é a vez do cantor sertanejo Daniel. No domingo, dia 18, tem Dudu Nobre. Os shows acontecem no Espa-ço de Eventos de Unamar sempre às 23h.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos preços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores.

E-mails para coluna: [email protected]

patrocinadores”, completou. No evento, o Segundo Set Instrumental vai se apresentar junto

com o músico de Niterói, Thiago Dias. O show vai durar cerca de uma hora e meia e vai contar também com releituras brasileiras de Djavan, Luiz Gonzaga, Elis Regina, entre outros. “Não esperávamos tocar no exterior agora. Foi uma surpresa. A princípio ficamos com medo de encarar, mas aceitamos este desafio”, disse o baixista.

A BANDAO Segundo Set Instru-

mental surgiu há dez anos e, atualmente, é formada pelo baterista Diego Frei-tas, o saxofonista Eduardo Bruno, o tecladista Jairo de Castro e pelo baixista Ju-nior Muniz. O som apenas instrumental passa por rit-

mos como reggae, música oriental, jazz, funk e samba.

O grupo já realizou tra-balhos em São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, a maior parte é desenvolvida em Macaé, onde eles realizam ainda um trabalho de so-cialização musical. “Vamos

às comunidades, pegamos o funk e trazemos para a linguagem do jazz. Esse é um dos exemplos”, explicou Júnior. O projeto já foi rea-lizado em bairros como Ae-roporto, Arueira e Centro.

A banda vai lançar até janeiro o CD “Som dos

universos”, que terá sete músicas próprias. Ainda este mês, será lançado o clipe Peta com a direção de Chrystopger Braga.

Os interessados em aju-dar a banda podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Grupo trabalha para fazer a primeira apresentação internacional

» As oficinas acontecem às 10h e 11h30

Sexta-feira - dia 16Balé Clássico e Dança Contemporânea

Sábado - dia 17Jazz a Dança Moderna

Domingo - dia 18Dança de Salão e Hip Hop

Prestigie e aprecie!

Page 21: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 21RJNEWS SOCIAL

Vip’s na Noite

ErickBrandão

ProduçãoQuem sempre arrasou nas noi-

tes do Rio e esteve em grande esti-lo, na Região dos Lagos divulgando seu show foi a bela e competente cantora Juliana Farina.

Voz e violão... ou com banda, ela arrasa.

Há quem diga que o intuito da cantora é conquistar a todos e fe-char grandes eventos na Região.

PS: Quem sabe em breve, em Rio das Ostras?!

ComemoraçãoPelo que fiquei sabendo... será entre babadores, e de loo-

ongos metros, que os pais Mauro Couto e Verônica Carvalho irão comemorar o primeiro aniversário do desejado e querido André Costa Couto.

O evento, que será amanhã (17), promete estar bem ani-mado; isso até pelos amigos convidados dos pais.

Tios, tias, amigos mil e demais fãs farão parte desta fes-ta, que marca o primeiro aninho de vida desta “coisa gostosa” (com todo respeito e carinho).

Feliz aniversário!

Imprensa

» RÁPIDAS• A falta de luz na região (Rio das Ostras, Barra, Unamar...)já está se tornando uma realidade, quase diária. Isso pode? Imaginem, na época das festividades de fim de ano...• Quem está em passeio, por terras europeias é a chef, Con-ceição Neroni.• Quem ainda não conseguiu parar e descansar ou até mes-mo viajar é o deputado e futuro prefeito de Rio das Ostras, Sabino. Ele ainda vive a correria, que seu cargo de depu-tado lhe impõe.• Domingo acontece a 17ª Parada do Orgulho LGBT do Rio, em Copacabana. Caravanas de Rio das Ostras, Macaé e muitos outros municípios irão comparecer.• Gente... que dilúvio foi esse na região?• Rio das Ostras se rende ao lucrativo “mercado rosa”. Só neste final de semana... 3 casas noturnas disputam o pú-blico LGBT.• Programem-se... o pessoal do “Amigos da Bossa” está pre-parando um super show, no Restaurante Casa da Praia, no dia 29/11. E a estrela da noite será a sempre bela... Thaís Macedo.• André Marques vai ser o DJ responsável pela festa de 2 anos, do Malibu Drinks, em dezembro.• Quem esteve com os atores Danton Mello e Alinne Mora-es, em Rio das Ostras... rasgaram mil elogios a eles.• Infidelidade conjugal nos EUA causa escândalo, proces-so, demissão... Imaginem se a moda pega no Brasil... o ín-dice de desemprego iria a estratosfera.• “Só sofre por amor, quem não tem dinheiro pra tomar Whisky”.Leonardo Silva (em sua rede social)

Divulgação

André Costa Couto, com os pais (babões) Verônica Carvalho e Mauro Couto

O Encontro da Imprensa, promovido pela Petrobras, em Macaé foi um sucesso. Fazendo parte da programação do even-to rolou o 3º Prêmio de Jornalismo Petrobras - Bacia de Campos. Entre váaaarios garçons e uma galera beeeem anima-da, a premiação e a grande confraternização proporcionada pela Petrobras foi um sucesso.

Vale lembrar que o jornal RJNEWS, mesmo sendo tão novo no mercado... concorreu em várias modalidades. A Rede RJNEWS ganhou o prêmio de melhor matéria na categoria internet, através do seu portal de notícias macaenews.com.br.

Sucesso!

Erick Brandão

A produtora Edna Lacerda e a cantora Juliana Farina, em apresentação na

Região dos Lagos

Danton Mello e Alinne Moraes gravando em Rio das Ostras

Quem esteve por Rio das Ostras foram os atores Danton Mello e Alinne Moraes; eles ficaram hos-pedados no Vilarejo Praia Hotel.

A dupla... cercada por uma grande produção da Rede Globo, estava gravan-do a minissérie de oito ca-pítulos, “Como Aprovei-tar O Fim do Mundo”; que conta a história de um casal vivendo os últimos dias, antes do apocalipse....

As gravações foram fei-tas no Mar do Norte.

GravaçãoTV Globo

A colunista, Tânia Schueler e a assessora de imprensa, Joelma Celestrini (leia-se: BGI Comunicação Integrada), no Encontro da Imprensa, promovido pela Petrobras

Erick Brandão

Caravanas

Ferveção

Enquanto Lady Gaga surpreendeu a muitos com sua gentileza e espontaneidade (espera-se que tudo tenha sido de coração e não uma jogada de marke-ting)... quem agita o cenário agora é Madonna.

Com show marcado para dia 02 de dezembro, a rainha do pop está movimentando também a Região dos Lagos.

Várias caravanas estão se formando para presti-giar a diva, na cidade maravilhosa.

Vamos que vamos!

Nesta sexta-feira, dia 16, tem noitada das boas e bem colorida.Logo após o show do Jota Quest, em Rio das Ostras...

vai rolar a Neon Party. Com produção de Diego Sana, a festa que vai rolar no Agito Ball (no Trevo de Rio das Ostras), promete movimentar o cenário gay da região e fazer a galera dançar até raiar o dia.

Segundo ele... vai ser “babado, gritaria e confusão”...Presença confirmada da top drag, Luna Galtiery;

a drag Keith Andrews; Jefrey e seus Go Go Boys; os DJ’s André Santos e Bruno Ferreira... além de grandes surpresas...

Vai perder essa?

[email protected]

Page 22: Jornal RJNEWS Edição 86

22 ◘ 16 de novembro a 22 de novembro de 2012 RJNEWS

» Resultado veio na penúltima etapa da competição

A próxima corrida da jovem piloto Raquel Vicente, de apenas 15 anos,

será mais tranquila. É o que ela espera depois de con-quistar na penúltima etapa do Campeonato Regional de Kart, em Macaé, o título de campeã. A última prova está marcada para o dia dois de dezembro, no Centro de Convenções, em Macaé.

Raquel garantiu o título

depois de atingir 67 pontos e deixar o segundo colocado, Claudio José com 56. Está não é a primeira vez que isso acontece. Em 2010, ela foi campeã antecipada quan-do ainda faltavam três eta-pas. “Em 2012, percebi que o campeonato estava bem competitivo. Na última eta-pa quero completar a prova e defender meu título. Isso é resultado de um trabalho longo”, disse a piloto.

O Campeonato Regional de Kart começou no dia 15 de janeiro, no Farol de São Tomé, em Campos. A realiza-ção é do Kart Club de Macaé

» Tabela com os primeiros jogos da competição foi liberada esta semana

Apesar da vitória por 3 a 2 contra o Paysandu no sábado, dia 10, não deu para o Macaé continuar no ma-ta-mata do Campeonato Brasileiro da Série C. O time se despediu da competição nas quartas de final. Mas, já na segunda-feira, dia 12, a equipe conheceu a tabela da próxima competição a ser disputada: o Campeonato Carioca 2013. A estreia, em janeiro, ainda não tem dia certo, mas acontecerá contra o Volta Redonda.

O Macaé perdeu a chance de disputar a semifinal do Campeonato Brasileiro da Série C e tentar seguir para a segunda divisão do Brasileirão por causa do jogo no Pará onde a equipe perdeu pelo placar de 2 a 0. Isso obrigava o Alvianil a fazer três gols de diferença e não levar nenhum.

Mesmo com a eliminação no sábado, dia 10, as aten-ções na segunda-feira, dia 12, já estavam voltadas para a divulgação da tabela do Campeonato Carioca 2013. A competição terá início no fim de semana dos dias 19 e 20 de janeiro. As datas e os locais exatos ainda serão confir-mados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

De acordo com as oito primeiras rodadas divulgadas, o Macaé enfrentará pela ordem os seguintes adversários: Volta Redonda, Vasco da Gama, Quissamã, Madureira, Botafogo, Olaria, Nova Iguaçu e Friburguense.

Se o mesmo time não for o vencedor da Taça Guana-bara e da Taça Rio, o Carioca terá a final marcada para o dia 29 de maio.

ESPORTES

Jovem garante título antecipado no Kart

Fotos: Divulgação

Última corrida vai ser realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho em Macaé

Campeonato carioca 2013 começará na segunda quinzena de janeiro

Após eliminação, Macaé pensa no Campeonato

Carioca 2013

FALTA DE APOIOA piloto ainda está na busca por patrocínio para par-

ticipar do Campeonato Estadual que começa em março. Os investimentos para esta competição são caros. Só o motor custa R$ 6 mil. Já o valor gasto em cada etapa che-ga a R$ 5 mil. O dinheiro serve para custear as viagens, treinos, novo chassi, além dos jogos de pneus.

De acordo com o técnico de Raquel, Roberto Sá, a luta por patrocinadores começou no meio do ano e continua. “Queremos ver se conseguimos fazer isso por meio de de-dução do imposto de renda. Tendo como investir pode-mos pensar até em participar do Campeonato Brasileiro”.

e Rogério Kart Competições. Os três primeiros lugares, além de mudarem de catego-ria, receberam troféu.

Raquel concluirá tam-

bém em dezembro a parti-cipação dela no Campeo-nato Serrano de Kart. Nes-ta competição ela está em quinto lugar.

Divulgação

Page 23: Jornal RJNEWS Edição 86

16 de novembro a 22 de novembro de 2012 ◘ 23RJNEWS

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

COMO ANUNCIAR?

(22) 8805-5894(22) 7811-4921

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Pessoalmente:Escritório Comercial (NOVO ENDEREÇO)Av. Cristóvão Barcelos, 131Centro - Rio das OstrasDe 9h às 17h (segunta à sexta)De 8h às 12h (sábado)

escola próximo. Plano. Por: R$300 mil; aceita troca, parcelamento. Ref.PA-012S – Tel. (22) 2764-6123 / 9909-0071/ 8153-4524.________________Vendo: Ext. do Bosque – Casa Duplex de esquina independente. Com 2 banh., 3qtos., varanda, gar. coberta p/ 2 carros. Por R$ 250 mil. Aceito CAIXA. (22) 9988-8896 ________________Vendo: Casa Duplex nova – Ex. do Bosque Rua nove– sala, 2 qtos. sendo 1 suíte, coz. americana, varanda c/ blindex, vaga p/ 3 carros. Semi mobiliada. Por R$ 225 mil. Direto c o proprietário. (22) 2764-6464 / 9909-0071________________ LOTEAMENTO!!Terrenos Planos 360 m². Linda área arborizada! Próx. à Rodovia e todo comercio. Lagoa artificial em frente. Exc. Localização. Financiamento Próprio – s/ burocracia. Peq. Sinal – Prestações à partir de R$ 259,00 mensais.(22)27774542/ 9723-4465 /9735-6611 / (22) 8104-6150 / ID 12*74799________________Vendo: Terreno atrás do Sup. Extra, Jrd. Campo Mar, 20x50, mil mtrs² c/RGI murado. Tel.: (22) 9907-9910________________Vendo: Apartamentos – Mariléa – c/ 1 qto., sala, coz. americana e 1 vaga p/ carro. A 100 m da Amaral Peixoto. Por R$ 50 mil de entrada + 15 parcelas de 2 mil. Não aceito financiamento pela caixa econômica. (22)9900-4149________________ Vendo: Apart. – Mariléa - c/2 qtos., sl., coz.,suíte, closet, 1vaga. Por R$ 170 mil c/ 35 mil, entrada. A 80 metr. da Rov. Amaral Peixoto. ÚLTIMA UNIDADE!!! Tel: (22) 9900-4149 ________________ Vendo: Apto - Mariléa - 2 qtos, sala, coz, banh, gar, área. Rua Paraíba do Sul. Tel.: (22) 9 907-9910________________Vendo: Parque Zabulão /Centro- Casa duplex

de luxo, sala,4 quartos sendo 2 suítes, garagem, varanda, quintal, piscina com cascata, varanda com churrasqueira, pia, banheiro, independente, centro de terreno. Ref.PA-002C – Tel. (22) 2764.6123 / 9909.0071 / 8153.4524.________________REGIÃO DOS LAGOS / Rio das Ostras - Vendo: Casa - Centro - Bairro Liberdade, com varanda, garagem, churrasqueira, sala, 3 quartos (sendo 1 suíte), cozinha e lavanderia. Ótimo preço! Rua S. Pedro, nº 27 . Mudança de calçamento. José Luiz (22) 2771-9052/ 8826-6959/ 8815-7825________________ Vendo: Área com 1.500mtrs² Cantagalo-RO próx. Sítio das Bromélias Tel.: (22) 9907-9910________________Vendo: Casa – São Gonçalo - JARDIM CATARINA (Novo) na rua principal (05 min. de Guaxindiba e 15 min. da Refinaria de Itaboraí) 2 qtos., sl, coz., banh., área de serv., varanda. Todas colonial e piso frio. C/ 1 galpão de 140 m² c/ 2 banheiros e 2 escritórios. c/ ESCRITURA. Por R$ 280 mil. (22) 9221-5648 / 9994-7184. ________________GUARAPARI- Praia do Morro – Vendo: Apartamento, 4 quartos, sendo um suite e outro reversível, sala, cozinha, copa, banheiro social e de empregada, área de serviço e uma varanda. Uma vaga fixa na garagem. Por R$ 250 mil. Informações (22) 9236-6036 ________________ Vendo: Nova Friburgo-Sítio com 350 mil m²., casa grande, curral, cercado, água, luz, próximo à rodovia Friburgo/ Teresópolis. Ótimo preço, apenas R$ 350 mil, aceita troca, parcelamento. Ref.PA-011F –Tel. (22) 2764-6123 / 9909-0071 / 8153-4524.

Alugo: Duplex c/ 2 qtos e Kitnet .Para temporada. Próx. a Praia e Lagoa da Coca-cola. Por R$ 300,00 e R$ 200,00 a diária respectivamente. (22) 9900-4149

AULAS DE REFORÇODE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 e-mail: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) ________________Vendo máquina polidora de mídia, impressora não fiscal e 2 letreiros luminosos (Equipamentos utilizados em locadora). Thiago (22) 7813-2424 / ID 965*258________________MR Comercio Trabalho com toda linha de produtos de limpeza. Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22) 2772-1870 / ID 83*63784 - Cristiane Regis msn: [email protected]________________Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 / 2760-4921.________________Vendo 8 prateleiras e 600 filmes originais com capa e trava. Thiago (22) 7813-2424 / ID 965*258

Vendo: Corola XEI 2007. Doc ok e vistoriado. Prata. Por R$ 32 mil a vista. (22) 8811-9013 Cleber.________________Vendo: Chevrolet Tracker 4X4 2008, completa, com ABS, airbag teto solar e tração com reduzida, 50.000 Km, SUPER NOVA.R$ 36.900,00. (22) 9246-8255 / 9937-1746 - Sergio_______________Vendo: Civic LXS 1.8 16V Flex Mec. 09/10. Álcool e Gasolina. Por R$ 46.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________Vendo: Fit LX 1.4 16V Flex Mec. 2009 2009. Álcool e Gasolina. Pro R$ 35.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600.________________Vendo: Fit LX 1.4 16V Flex Mec. 10/10. Álcool e Gasolina. Por R$ 38.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________Vendo: Fit LX 1.4 16V Flex Mec. 09/10. Álcool e Gasolina. Por R$ 37.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________

Vendo: I30 GLS 2.0 MPI 16V Mec. 09/10. Gasolina. Por R$ 42.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________Vendo: Gol 1.0 8V 2p 07/08. Álcool e Gasolina. Por R$ 19.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________Vendo: C4 GLX 2.0 16V Flex Mec. 10/11. Álcool e Gasolina. Por R$ 39.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________Vendo: Corsa Sedan Maxx 1.8 Mpfi 8V Flexpower Mec. 05/06. Álcool e Gasolina. Por R$ 18.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600.

04 vagas para ENFERMEIRA DO TRABALHO com formação técnica, para ESTAGIAR na ACS Treinamentos. Salário a combinar. Currículos para: [email protected]

Vendo: Recanto -Apartamento 2 quartos, sala, cozinha, 2 vagas. Condução, comércio e escola próximo. Por R$ 135 mil, aceita CEF. Ref.PA-010 – Tel. (22) 2764-6123/9909-0071/8153-4524. WWW.PAULOABREUIMOVEIS.NET________________Vendo: CENTRO -Apartamento 2 quartos sendo 1 suíte, sala, cozinha, banheiro social,1 vaga, área de lazer na cobertura, prédio novo,. Ótima localização. Por R$ 229 mil, aceita CEF. Ref.PA-005A Tel.(22)2764-6123 / 9909-0071 / 8153-4524.________________Vendo: Casa 3qtos, suíte, gar. 3 carros, terrenos 360m² no Cidade Praiana.Tel.: (22) 9907-9910________________ Vendo: Palmital-Sítio com 5.000m 2, 2 casas, cercado, plantado, água, luz, tel. Condução, comércio e

Imóv

eis

Vendo: Fit LX 1.4 8V Flex Mec. 09/10. Álcool e Gasolina. Por R$ 37.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________Vendo: Tracker 4X4 2.0 Mpfi 16V Mec. 07/08. Gasolina. Por R$ 33.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________Vendo: Fit EX 1.5 16V Aut. 10/11. Gasolina. Por R$ 49.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________Vendo: Picanto EX 1.0 12V Mec. 10/10. Gasolina. Por R$ 24.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600.

Empr

egos

VENDA

ALUGUEL

Serv

iços

Veí

culo

s

ABANDONO DE EMPREGOConvidamos o Sra. Eliane Ferreira Soares a comparecer ao seu posto de trabalho em

até 72 horas, a partir desta publicação, o não comparecimento acarretará a sua

demissão por abandono de emprego, conforme art 482 CLT.

RIO DAS OSTRAS, 09/11/2012.VIVIAN H. M. P. COM. PROD. ALIM. ME

CNPJ 04.810.276/0001-96

ABANDONO DE EMPREGO Convidamos o Sr. Gabriel de Oliveira Campos

a comparecer ao seu posto de trabalho em até 72 horas, a partir desta publicação, o não

comparecimento acarretará a sua demissão por abandono de emprego, conforme art 482 CLT.

RIO DAS OSTRAS, 09/11/2012.VIVIAN H. M. P. COM. PROD. ALIM. ME

CNPJ 04.810.276/0001-96

Page 24: Jornal RJNEWS Edição 86