jornal rjnews edição 124

24
facebook.com/RedeRJNews SIGA O JORNAL RJNEWS riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br FALE COM O RJNEWS: (22) 2020-0400 twitter.com/rederjnews 09 A 15 DE AGOSTO DE 2013 ANO 3 - Nº 124 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO Funcionários da Petrobras fazem 24 horas de greve Contra alagamentos: limpeza de canais continua em setembro Loja no Centro é assaltada duas vezes em 20 dias PETRÓLEO MEIO AMBIENTE CIDADES • PÁGINA 17 • PÁGINA 15 • PÁGINA 7 Famílias de Rio das Ostras são beneficiadas pelo “Rio Sem Miséria” MODA • PÁGINA 19 ECONOMIA • PÁGINA 11 Do corporativo ao casual, homens adotam looks mais modernos Consumidores pagam até 54% de impostos em presentes para os pais Denúncias de violência doméstica crescem 15% » De janeiro a junho deste ano, 303 casos foram registrados em Rio das Ostras, contra 264 em 2012 CIDADES • PÁGINA 5 CIDADES • PÁGINA 9

Upload: jornal-rjnews

Post on 23-Mar-2016

252 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal RJNEWS Edição 124

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal RJNEWS Edição 124

facebook.com/RedeRJNewsSIGA O JORNAL RJNEWSriodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

FALE COM O RJNEWS:(22) 2020-0400twitter.com/rederjnews

09 A 15 DE AGOSTO DE 2013 ANO 3 - Nº 124 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

Funcionários da Petrobras fazem 24 horas de greve

Contra alagamentos: limpeza de canais continua em setembro

Loja no Centro é assaltada duas vezes em 20 dias

PETRÓLEO

MEIO AMBIENTE

CIDADES

• PÁGINA 17

• PÁGINA 15

• PÁGINA 7

Famílias de Rio das Ostras são beneficiadas pelo “Rio Sem Miséria”

MODA • PÁGINA 19ECONOMIA • PÁGINA 11

Do corporativo ao casual, homens adotam looks mais modernos

Consumidores pagam até 54% de impostos em presentes para os pais

Denúncias de violência doméstica crescem 15%» De janeiro a junho deste ano, 303 casos foram registrados em Rio das Ostras, contra 264 em 2012 CIDADES • PÁGINA 5

CIDADES • PÁGINA 9

Page 2: Jornal RJNEWS Edição 124

2 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWSCURTAS

JORNAL RJNEWSRJNEWS INFORMAÇÃO COMERCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Cristóvão Barcelos, 131 - Centro (Praça São Pedro) - CEP 28893-078 - Rio das Ostras/RJ Tiragem: 35.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu e Barra de São JoãoO RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Roger Vilela » Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeira: Raphaela Freitas » Editor: Magno Lopes Jornalistas: Carolina Gomes e Verônica Côrtes » Estagiária de Jornalismo: Laís Barcelos » Fotografia: Gilismar Correa e Samuel RochaRevisor: Maurício Marques »Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Assessor de Logística: Alexandre FaustoAss. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Atendimento Comercial: Aline Rodrigues, Michelle Neto e Ronaldo Lima Contatos: (22) 2020-0400 / [email protected]

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BRFiliado a Adjori-RJ

e Adjori Brasil

ARTE Fepe

Histórias

Os empresários de Rio das Ostras interessados em par-ticipar da Feira de Preços Especiais (Fepe) terão uma nova chance. Para isso, bas-ta se inscrever entre os dias 12 a 14 de agosto pelo site riodasostras.rj.gov.br/fepe. O evento acontecerá em se-tembro. Ao todo, serão dis-ponibilizados 100 estandes, sendo que sete deles serão destinados a bares, lancho-netes e similares.

Será realizada no dia 24 de agosto, em Casimiro de Abreu, a terceira edição do Encontro Municipal de Con-tadores de Histórias. O evento acontecerá no auditório Aline Carvalho da Costa (Semed). Este ano, o tema escolhido pelos organizadores é “Agosto por Gosto – Contos de Cá e de Além Mar”.

Aleitamento maternoTermina neste dia nove de agosto a programação da Semana Mundial de Aleita-mento Materno em Rio das Ostras. Nesta sexta-feira, as dinâmicas de grupo, pa-lestras e sorteio de brindes acontecem na unidade de Jardim Mariléa.

Cursos gratuitosEstão abertas em Barra de São João, as inscrições para os cursos gratuitos do projeto Aprenda Mais. Elas podem ser feitas até o dia 20 de agosto na Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada na Beira Rio. É necessá-ria a apresentação do CPF. Mais informações podem ser ob-tidas por meio do telefone (22) 2778-1176. As oportunidades são para recepcionista, secretária, digitação e inglês básico.

Recorde mensalA Petrobras atingiu, no mês de julho, recor-de mensal de proces-samento de petróleo nas suas refinarias no Brasil. A carga média processada foi de 2,139 milhões de barris de pe-tróleo por dia (bpd), re-presentando um acrés-cimo de 29 mil bpd em relação ao recorde men-sal anterior de 2,110 mi-lhões de bpd, obtido em maio de 2013.

Plano Safra

Será lançado em Casi-miro de Abreu nesta sexta-feira, dia nove, o Plano Safra da Agricul-tura Familiar – ‘Trans-

formando Vidas. Plantando o Futuro’. Na ocasião, o Governo Federal entregará máquinas re-troescavadeiras pelo Programa de Aceleração do Crescimen-to (PAC 2) para 35 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia de lançamento do programa acontece às 10h, no Pavilhão de Esportes da Praça Feliciano Sodré, Centro de Ca-simiro de Abreu.

SOBE & DESCE

Condutores Motociclistas de Rio das Ostras insistem

em andar no trânsito sem os espelhos retrovisores. Por isso, muitos se envolvem em acidentes.

PraiasCom temperatura prevista para os 30º

neste sábado, as praias da região devem ficar lotadas. Além dos banhistas, quem também vão comemorar são os comerciantes.

Nova praça O bairro Praia Santa Irene, em Barra de São João, ganhará uma praça. A estrutura custará R$ 610 mil e foi conseguida por meio de emen-da parlamentar do deputado federal Adrian Mussi (PMDB-RJ). A praça ficará localizada entre as ruas K, C e Projetada. A liberação do recurso depende de análise da Caixa Econômica Federal (CEF).

Inauguração Os moradores de Casimiro de Abreu vão receber neste sábado, dia 10, o campo de grama sinté-tica na localidade Boa Esperan-ça. A estrutura possui 30 metros de comprimento e 50 de largu-ra. A inauguração está marcada para às 17 horas.

Gilismar Correa/RJNEWS

Será realizada neste sábado, dia 10, a 5ª etapa do Campeonato de Tambor e Baliza dos Amigos de Casimiro de Abreu. O torneio acontece na comunidade do Assentamento do Visconde, BR-101, km 201. São esperados

competidores de todo o estado do Rio de Janeiro.

Imunização

Inscrições prorrogadas

Pesquisa nacional

Continua nesta sexta-feira, dia nove, a Campanha de Vaci-nação Antirrábica em Macaé. Nesta data, a ação acontece na Orla de Cavaleiros e em Nova Holanda (CRAS - Centro de Referência de Assistência Social) . Estão sendo imuniza-dos cães e gatos a partir de um mês de idade. A campanha termina no final de agosto.

Até o dia 17 de agosto, micro e pequenos empreendedores de Macaé estão sendo convi-dados a se inscreverem para a capacitação gratuita do Selo Shell de Empreendedorismo Sustentável. As inscrições podem ser feitas através do site do programa Iniciativa Empreendedora, www.ini-ciativaempreendedora.org.br, ou pelo site do Fumdec, www.fumdecmacae.rj.gov.br. As atividades terão início em 14 de setembro.

Rio das Ostras está participando, neste mês de agosto, da Pesquisa Nacional de Saúde. O levantamento é feito pelo Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE. Os dados serão coletados em 1.600 municípios do país. As informações servirão para subsidiar a formulação das políticas públicas nas áreas de promo-ção, vigilância e atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o último final de semana, banhistas que frequentam a praia do Centro tem convivido com uma paisagem diferente. Isso porque, o muro do Iate Clube de Rio das Ostras ganhou uma homenagem a Sabino dos Santos, um dos membros das primeiras famílias de pescadores da cidade. A obra é assinada pelo artista Kolirius Muk. Todo a arte foi feita em apenas dois dias de trabalho.

Homenagem a pescador chama atenção na praia do Centro

Page 3: Jornal RJNEWS Edição 124
Page 4: Jornal RJNEWS Edição 124

4 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWSCIDADES

» Em Rio das Ostras, categoria analisa os benefícios da lei e realiza festa em comemoração ao Dia do Garçom

A gorjeta é motivo de questionamen-tos não só entre os consumidores

como também entre os gar-çons, profissionais que tra-balham durante toda a noite e, muitas vezes, com carga horária maior do que a per-mitida. Parte dessas discus-sões poderá ser resolvida na próxima semana, quando será votado no Senado o pro-jeto que garante a distribui-ção das gorjetas aos garçons e funcionários de hotéis, ba-res, restaurantes e estabele-cimentos similares.

O projeto define que a gorjeta, paga espontanea-mente pelo cliente ao empre-gado ou ao estabelecimento, por meio da taxa de serviço, é destinada aos empregados e distribuída segundo crité-rios definidos pela própria

categoria em acordo coletivo. Além disso, a grande novida-de é que a gorjeta também fará parte da contribuição à Previdência Social. Atual-mente, o repasse fica a crité-rio exclusivo do empregador. Como a gorjeta não é recolhi-da para a Previdência Social, o salário dos empregados sofre uma grande redução quando eles se aposentam.

De acordo com o garçom Marcelo Eduardo, em Rio das Ostras, caso o projeto seja mesmo aprovado antes do dia 11 de agosto, quan-do é comemorado o dia da profissão, será um presen-te para todos da categoria. “Além de ser mais uma for-ma de valorização, será mui-to bom, pois muitas vezes temos que trabalhar em dois lugares para conseguir com-plementar a renda”.

Segundo Marcelo, atu-almente, existem duas ma-neiras de remunerar estes profissionais. Aqueles que possuem a carteira assina-da, por exemplo, recebem 6% dos já conhecidos 10% pagos pelos clientes. Os ou-tros 4% ficam retidos nas empresas, que alegam que este percentual cobre os da-

Gorjetas pagas aos garçons podem ser regulamentadas este mêsnos de alguns itens, como a quebra de copos. Já aqueles que não possuem salário fixo, recebem apenas o que é pago com os 10% durante a noite. “O projeto vai me-lhorar não só a condição da aposentadoria, como tam-bém será um complemento salarial garantido”.

Atualmente existem cer-ca de 600 garçons em Rio das Ostras. Segundo Mar-celo, 80% estão na informa-lidade. Isso se deve a osci-lação na movimentação de turistas. “Em alguns locais, no verão, são utilizados 25 profissionais, na baixa tem-porada já cai para apenas sete”, completa.

COMEMORAÇÃO

O Dia do Garçom (11 de agosto), será comemorado em Rio das Ostras nesta segunda-feira, dia 12, das 9 às 21 horas. A festa acontece há quatro anos e parte dos custos são financiados pelo Sindica-to dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Rio das Ostras (SindiOstras), Secretaria de Turismo e comerciantes. “Sempre recorremos às pessoas que querem nos ajudar, já que não temos verba própria”, disse Marcelo. Além dos profissionais,

os familiares deles também participam das comemorações.

O garçom Paulo Azeredo trabalha na profissão há 12 anos. Segundo ele, mesmo com as dificuldades enfrenta-das, todos os bons profissionais tem o que comemorar neste dia 11 de agos-to. “Não tenho o que reclamar. Tudo o que eu tenho consegui nesta profissão. Sempre busquei agradar os clientes e tratá-los bem”.

A comemoração foi estimada em R$ 7.760. Neste dia será servido almo-ço, lanche e jantar. A festa será anima-da por músicos regionais e também por brincadeiras e sorteios. “Pedimos que quem puder nos ajudar entre em conta-to”. Para isso, foi feita uma lista do que é necessário. Os interessados em cola-borar devem entrar em contato pelos telefones (22) 9909-6278 (Marcelo) ou (22) 9757-7277 (Romilson).

Garçom Paulo Azeredo espera aprovação do projeto e disse que a categoria tem

muito o que comemorar

Gilismar Correa /RJNEWS

Page 5: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 5RJNEWS

AÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL

Em 2008, ainda como deputado estadual, o prefeito Sabino já havia indicado a instalação de Núcleo de Atendimento à Mulher em Rio das Ostras, propondo tam-bém um projeto de lei pedindo divulgação dos números da violência contra a mu-lher a partir dos registros das polícias civil e militar e dos inquéritos encaminhados à justiça. Segundo o prefeito, está sendo criado um Comitê Intersetorial de Articu-lação da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência.

Em julho, servidores municipais, que atuam no atendimento a mulheres vítimas de violência, participaram de um curso da Polícia Civil no município, onde foi defi-nida a próxima ação, que será em parceria com a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio. A iniciativa será um novo curso de capacitação para aten-dimento às adolescentes vítimas de violência. “Estamos neste caminho, estruturando melhor o serviço de atendimento à mulher, mas precisamos avançar ainda mais. Para isso, propomos a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres de Rio das Ostras, vinculada à Secretaria de Bem-Estar Social”, concluiu Sabino.

Samuel Rocha/RJNEWS

Cresce número de denúncias com base na Lei Maria da Penha em Rio das Ostras

Delegada da 128º DP, Carla Tavares, ministrou nesta quarta-feira uma palestra para informar as mulheres sobre seus direitos

» Lei completa sete anos e município está buscando novos organismos para proteção de mulheres vítimas de violência

No dia sete de agos-to, a Lei Maria da Penha, que tor-nou mais difícil a

vida de autores de agressões, completou sete anos e tem levado um número cada vez maior de mulheres a denun-ciar casos de violência do-méstica. Em Rio das Ostras, segundo dados da 128ª DP, de janeiro a junho deste ano foram registrados 303 ca-sos referentes a esta lei. Já no mesmo período de 2012, houve registro de 254 casos. A expectativa para o municí-pio é que novos organismos sejam criados como forma de medidas protetivas para as mulheres vítimas de vio-lência e, alguns já estão em andamento.

De acordo com a delegada titular da 128ª DP, Carla Ta-vares, o número maior regis-trado não significa que este tipo de violência tenha cresci-do. “Entretanto, percebi que já houve aumento no número de denúncias, e o fato de ter uma figura feminina no co-mando é um incentivo para as mulheres denunciarem”. Na quarta-feira, dia sete, a delegada Carla Tavares mi-nistrou uma palestra, na Casa

da Mulher de Rio das Ostras, que promove ações para con-tribuir na prevenção, orien-tação e repressão da violên-cia contra este público.

No mês de junho, a casa registrou 28 atendi-mentos, e até o dia 30 de julho, foram atendidas 24 mulheres. Para a diretora, Andréa Morata, já houve um grande avanço no que diz respeito a ações de po-líticas públicas para o pú-blico feminino. Ela diz que com a parceria entre go-verno e polícias, o trabalho em rede está funcionando melhor. “O que a gen-te aguarda é a criação da Coordenadoria de Atendi-mento à Mulher. Com ela, temos como executar ou-tros tipos de atendimento, buscar outras parcerias e promover campanhas no

CIDADES

NÚMEROS

303é o número de registros de violência de janeiro a junho de 2013

254foram as ocorrências no mesmo período do ano passado

“Estamos neste caminho, estruturando

melhor o serviço de atendimento à mulher, mas

precisamos avançar ainda mais”

Sabino, prefeito

INVESTIMENTOS

A realização da Audi-ência Pública, que ocorreu há poucos meses, em Rio das Ostras, foi um passo importante para otimizar os mecanismos de aten-dimento a mulher, como as obras de ampliação da delegacia . Segundo a delegada Carla Tavares, mesmo antes da audiência essa questão era bastante discutida e o que faltava eram mecanismos para dinamizar esse protocolo. Ela diz que há necessidade de criar o Núcleo de Aten-dimento a Mulher e isso já foi acordado entre a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha e o prefeito Sabino. “Em relação a obra da de-legacia, acredito que este-ja pronta em novembro e até o final do ano devemos ganhar novos policiais, pois já tem uma turma de inspetores se formando em Rio das Ostras”, res-salta a delegada.

sentido de inibir este tipo de violência”, destaca An-dréa, lembrando que no dia sete de agosto ocorreu ain-da a formatura de 20 mu-lheres assistidas, no curso de informática oferecido pela instituição.

Page 6: Jornal RJNEWS Edição 124
Page 7: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 7RJNEWS

Após 20 dias, loja de celular é assaltada novamente no Centro

Em ação rápida de policiais, três homens foram presos durante assalto a loja de celulares; anteriormente eles haviam roubado um automóvel

» Comerciantes, principalmente das áreas centrais de Rio das Ostras, pedem mais segurança

Há uma semana, um assalto chamou a atenção da popula-ção de Rio das Os-

tras, como uma cena tirada dos filmes policiais. Em uma ação rápida da polícia, três homens foram presos quando roubavam uma loja de celulares e relógios, no centro da cidade, na última sexta-feira, dia dois. Durante a abordagem aos bandidos, a polícia ainda encontrou um ho-mem, dentro do porta-malas do veículo usado por eles, que foi roubado poucas horas antes. O fato seria só mais um, se a mes-ma loja não tivesse sido vítima de outro assalto há 20 dias.

Segundo o funcionário Ri-cardo Rodrigues, nos dois casos, a polícia agiu com inteligência. No assalto anterior, dois bandi-

dos foram presos. “Não tenho como criticar porque a ação da polícia foi muito rápida. Mas, a segurança na cidade ainda está muito defasada. São poucas viaturas e efetivo para atender uma cidade de mais de 100 mil habitantes. Todos nós trabalha-mos receosos, com medo. Não sabemos até que ponto vai a pe-tulância dos bandidos, que ge-ralmente, já chegam com tudo planejado”, acrescentou.

Na última tentativa, os as-saltantes chegaram por volta das 9h, junto com mais quatro funcionários. Ricardo conta que o gerente entrou primeiro e, logo, um dos bandidos che-gou por trás com uma arma e anunciou o assalto. No entanto, uma das funcionárias não che-gou a entrar. Ela estava com o marido, que é policial e, ao per-ceber a ação criminosa, acionou a Polícia Militar. Os suspeitos tentaram fugir correndo, já que o carro roubado não ligava, mas os policiais conseguiram detê--los a poucos metros.

Para surpresa da polícia, ao revistar o carro roubado, o proprietário foi encontrado preso dentro do porta-malas. Segundo o delegado adjunto da 128º DP de Rio das Ostras, Dio-go Schettini, o roubo do carro ocorreu no bairro Cidade Praia-na, por volta das 6h, e a vítima foi obrigada a acompanhar os bandidos. Os assaltantes foram identificados como Wallace Barbosa Rangel, 30 anos; Alex-sandro Barreto Paixão, 35 anos; e Daniel da Silva, de 26 anos, conhecido como Zidane. Estes últimos já tinham passagens pela polícia. O fato de um deles ter sido apontado como gerente do tráfico de drogas na região ainda está sendo apurado.

Durante a ação, a polícia apre-endeu uma pistola calibre 9mm. O veículo e produtos roubados da loja foram recuperados. Os bandi-dos foram transferidos para a Casa de Custódia Dalton Crespo, em Campos dos Goytacazes. A soma das penas dos crimes praticados pode chegar a 36 anos de prisão.

Gilismar Correa/RJNEWS

CASOS AINDA NÃO SOLUCIONADOS

Embora tenham ocorrido várias prisões nas últimas semanas, os roubos e furtos continuam sendo motivo de reclamação para a população de Rio das Ostras, principalmente, os delitos cometidos em estabelecimentos comer-ciais. Alguns comerciantes foram vítimas de crimes, que ainda não foram solucionados e, reclamam da falta de segurança. De acordo com dados da delegacia da 128ª DP, fora os casos de furtos, somente de abril a junho deste ano, foram registrados nove casos de roubo a estabelecimentos comerciais. No mesmo período de 2012, foram 11 ocorrências.

Nem todos os comerciantes têm a sorte de ter suas mercadorias recupe-radas e os assaltantes presos. O caso do roubo a mão armada, que aconteceu numa joalheria do Centro há quase três meses, teve somente uma pessoa presa até agora. O roubo teve participação de quatro suspeitos e o caso ainda teve um agravante, pois durante uma troca de tiros, após o assalto, uma pes-soa foi baleada. Segundo o gerente da loja, Emanuel de Souza, os funcioná-rios trabalham assustados e tiveram que diminuir o número de mercadorias, porque chama muita atenção. “Até hoje não vi uma mudança significativa no patrulhamento na área central. Há muita blitz para prender veículos, mas precisamos de mais policiamento no comércio”, ressalta o gerente, lembran-do que os suspeitos já tinham visitado o estabelecimento como se fossem clientes, na semana do assalto.

Uma loja de rações e atendimento veterinário também foi arrombada neste período. Foram levados cerca de R$ 8 mil em medicamentos. De acor-do com o proprietário, Luiz Paulo Tavares, foi a primeira vez que o esta-belecimento foi furtado. “Antes eu não me preocupava muito por causa do movimento, mas agora pago segurança e coloquei alarme como forma de prevenção. Já ouvi vários casos de assaltos nesse período, mas observei que tudo continuou normal. O comércio cresceu e precisa de reforço, de mais policiamento”, completa.

O comandante da 3ª Cia da Polícia Militar de Rio das Ostras, capitão Julio, disse que além da realização de blitz, o policiamento já foi reforçado. Todo o patrulhamento está dividido nos bairros Cidade Praiana, Centro e Marilea. “Aos poucos o efetivo está aumentando. No primeiro roubo a loja de celular, conseguimos prender os suspeitos e recuperar armas e o mate-rial roubado. Estamos com quatro motos, três viaturas e 20 policiais fazendo ronda diariamente”, informa o capitão, acrescentando que se a população denunciar de imediato a polícia, com informações sobre suspeitos, fica mais fácil de executar as prisões mais rapidamente.

CIDADES

Luiz Paulo Tavares teve a loja arrombada Emanuel de Souza foi vítima de assalto a mão armada

Fotos: Samuel Rocha/RJNEWS

Page 8: Jornal RJNEWS Edição 124

8 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWSCIDADES

Samuel Rocha/RJNEWS

Implantação de 2.400 metros de rede de distribuição possibilitou a melhoria no abastecimento de água nos bairros

Água chega em Nova Cidade, após parceria entre prefeitura e Cedae» Melhorias na rede de distribuição fazem com que mais casas possam receber o bem de consumo

Os moradores de Nova Cidade e par-te do Gelson Api-celo começaram a

receber, ainda em fase de tes-te, água tratada, desde o úl-timo sábado, dia três. A ação foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura e Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae). A compa-nhia realizou uma manobra no tronco de 2.400 metros de distribuição, o que possibili-tou abastecer as residências.

Mesmo com o sistema em teste, a população já co-memora. Morador da loca-lidade de Gelson Apicelo, o comerciante Marcos Vinicius Furtado ainda se lembra do período instável, de falta de água. “Ficava mais de um dia sem água na torneira. Ainda bem que essa fase passou e

já podemos sentir as mudan-ças no abastecimento aqui na rua”, disse ele.

De acordo com o prefeito Sabino, está em andamento a duplicação da adutora de água na Fazenda São João, que permitirá o abasteci-mento completo dos reser-vatórios da Cedae. “Essa é a principal obra que permitirá à Cedae levar água de quali-dade e com fartura a todas as áreas da cidade”, destacou.

Segundo o gerente regio-nal da Cedae, Fernando Ar-ruda, a companhia já melho-rou a captação e produção e com essas obras, realizadas em parceria com a prefeitu-ra, será possível finalmente melhorar a distribuição da água tratada. “Já amplia-mos nossa capacidade de produção de 200 litros/segundo para 420 litros/se-gundo. Porém, era necessá-rio investir na distribuição para melhoria de todo o sis-tema”, explicou Arruda, pre-vendo o prazo máximo para o término dessa intervenção até setembro de 2013.

Page 9: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 9RJNEWSCIDADES

Jorge Ronald

Em lançamento dos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, governador Sérgio Cabral entrega cartões às famílias

Lançamento de programas sociais vai beneficiar mais de 1.600 famílias» Diversas autoridades participaram da solenidade na Escola América Abdalla

Para complemen-tar o orçamento de muitas famílias, os governos municipal

e estadual lançaram, oficial-mente, em Rio das Ostras, na última terça-feira, dia seis, os programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, que fazem parte do projeto “Rio Sem Miséria”. Em Rio das Ostras, mais de 1.600 famílias já são bene-ficiadas com os programas desde o mês de julho.

O programa Renda Me-lhor é voltado para quem recebe o benefício Bolsa Família. Com ele, o benefi-ciário pode receber, a mais, uma quantia que varia de R$30 a R$300. Já Renda Melhor Jovem beneficia os integrantes dessas famílias que estão matriculados no

Ensino Médio, com até 18 anos incompletos. Nesse caso, o valor é recebido a cada ano letivo concluído e vai de R$700 a R$1000.

De acordo com o gover-nador Sérgio Cabral, os pro-gramas já atingem 278 mil famílias no Estado. Em Rio das Ostras, a dona de casa Fátima Soares, que tem dois filhos, recebe o Bolsa Famí-lia há dois anos e disse que, com o programa Renda Me-lhor, seu benefício passou de R$230 para R$260. Ela ressaltou que com esse di-nheiro a mais, ajuda a famí-lia na compra de alimentos e remédios. “Penso também em investir mais na educa-ção das crianças. Toda aju-da é bem vinda e com esse tipo de iniciativa podemos construir uma melhor qua-lidade de vida para a famí-lia”, complementou.

Segundo o prefeito Sa-bino, assim como o Cartão do Bem, esses programas só vêm a somar no que diz respeito a melhor qualidade de vida. “É um programa extraordinário e o povo está

muito satisfeito. Com isso, essas famílias valorizam o comércio local, fazendo o dinheiro circular e ajudam a criar emprego e renda na cidade. Queremos atender mais pessoas e aumentar também o programa de as-sistência aos nossos estu-dantes”, declarou.

Durante a cerimônia, o vice-governador Pezão des-tacou que com a implantação do plano “Rio sem Miséria, a presidente Dilma Rousseff pediu que cada governador criasse programas para com-plementar a renda das famílias que estivessem abaixo da linha da pobreza. Atualmente, o Es-tado desenvolve estas ações em 91 municípios. “Em todo lugar que é lançado esse programa é uma revolução. É mais um be-nefício que dá perspectiva a es-tas pessoas de investirem mais na educação do seus filhos”, ressaltou Pezão.

CONCLUSÃO DE PROJETOSAproveitando a ocasião,

o prefeito Sabino pediu ao governador do Rio de

Janeiro agilidade em três projetos que estão em anda-mento, como a implantação de uma unidade escolar de Ensino Médio Profissio-nalizante, a ampliação da delegacia e a duplicação da RJ-106. “Relacionada a duplicação, apresentamos um projeto alternativo que vai da ponte de Costazul até depois do bairro Ânco-ra. Queremos acabar com

esse nó que dificulta a liga-ção das cidades de Macaé e Rio das Ostras, para me-lhorar a vida dos trabalha-dores. Tenho certeza que tão logo teremos esse con-vênio”, acrescentou. Cabral escutou as solicitações e se comprometeu em investir na construção de uma nova unidade escolar e que, feita licitação, será repassado re-curso de R$25 milhões para

duplicação da rodovia. Ainda na terça-feira,

Cabral visitou os municí-pios de Casimiro de Abreu e Macaé. Neste último, assi-nou o convênio que afirma o repasse de R$65 mil para as obras de acostamento e du-plicação da estrada de Santa Tereza, que liga Macaé e Rio das Ostras. O município de Macaé vai entrar com recur-so de R$20 mil.

Page 10: Jornal RJNEWS Edição 124

10 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWSCIDADESAlimentos apreendidos são repassados a abrigo municipal

» Frutas, legumes e hortaliça vão fazer parte da alimentação dos assistidos

Uma apreensão da Coordenadoria Geral de Fiscali-zação de Rio das

Ostras resultou na entrega, no último final de semana, de frutas e legumes para o Abrigo Municipal. A mer-cadoria está dentro dos pa-drões de qualidade, porém, era comercializada de for-ma irregular, ou seja, sem permissão.

Ao todo, foram entre-gues 70 sacos de tangerina e cerca de cem quilos de alimentos, entre frutas, ra-ízes e hortaliças. Segundo o chefe da Coordenadoria, José Jorge Carvalho, co-nhecido como Carvalhinho, o produto era vendido em área pública, sem alvará de comercialização e de fun-cionamento. “No caso das tangerinas, fizemos a abor-dagem de um vendedor que

não possuía cadastro de permissão para trabalhar como ambulante”.

A apreensão dos cem quilos de frutas e legumes foi feita em um hortifrúti no bairro Mariléia que, de acordo com o subsecretá-rio, estava de forma irre-gular, sem alvará e com as bancas na calçada, blo-queando o trânsito de pe-destres. “O proprietário do estabelecimento já havia sido notificado e orientado a formalizar o seu negócio. Porém, não atendeu às soli-citações”. Ele ressaltou ain-da que, em caso de produ-tos perecíveis, que estejam aptos para o consumo, os mesmos serão sempre en-caminhados às instituições do município.

O diretor do Abrigo Municipal, Tiago Teixeira, agradeceu a entrega e afir-mou que doações são sem-pre bem vindas. “Isso ajuda bastante na alimentação dos abrigados e contribui para o nosso funcionamen-to”, destacou. Teixeira lem-brou também que todo o

FISCALIZAÇÃO

A Coordenadoria Geral de Fiscalização da Prefeitura de Rio das Ostras atua na fiscaliza-ção de estabelecimentos comerciais e vias públi-cas, a fim de promover o cumprimento das nor-mas legais e assegurar o bem estar público e a proteção e preservação do meio-ambiente.

O subsecretário afirma que o objetivo principal é proteger a população. Ele alerta para que os consumi-dores fiquem atentos às condições de higiene do estabelecimento e do produto. “Muitas vezes para não perder a mer-cadoria o comerciante repassa para o cliente um produto que não está em condições de consumo. Trabalhamos para combater esse tipo de ação”, finalizou.

tipo de doação é bem vinda. “Recebemos ajuda de em-presas que nos procuram para colaborar. Além disso, muitas pessoas doam rou-

pas e mantimentos”.O Abrigo Municipal

acolhe crianças e jovens em situação de risco, vulnera-bilidade ou exclusão social,

privados da convivência familiar. Com capacidade para abrigar 16 crianças e adolescentes, atualmente, o local recebe 11 assistidos.

Frutas e legumes entregues ao Abrigo Municipal vai colaborar para a alimentação de crianças e adolescentes

Maurício Rocha

Page 11: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 11RJNEWS ECONOMIA

Proprietária de uma relojoaria, Iolanda Furtado, espera um aumento de 30% nas vendas

Alcimara Diniz ficou surpresa com o valor do imposto que incide sobre o preço de uma blusa

Consumidores pagam até 54,73% de impostos em presentes para os pais » Vinhos, relógios, mp3, óculos de sol são os produtos com maiores cargas de tributação

Presentear no Dia dos Pais já é uma tradição. Entre-tanto, o que os

consumidores não possuem consciência é de quanto em impostos pagam em cada lembrancinha adquirida. A maior porcentagem incide sobre os preços dos vinhos (54,73%), em seguida es-tão os relógios (53,14%), e, em terceiro lugar, os aparelhos de mp3 ou iPod (49,45%). As informações são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributá-rio (IBPT), que gerencia o Impostômetro.

Como em todos os anos, a jovem Alcimara Diniz de-cidiu que vai presentear o pai com uma blusa. Em 2013, ela ainda não saiu para escolher o modelo, mas ficou surpresa ao sa-ber que aproximadamente 34,67% do valor que paga pelo produto são impos-tos. “Por isso, muitas saem bem caras”, disse. Mesmo assim, ela não se preocupa com o preço quando vai de-cidir o presente.

A proprietária de uma relojoaria, Iolanda Fur-tado, trabalha há 26 anos no comércio e conhece muito bem dos tributos que incidem sobre suas mercadorias, já que os re-lógios estão entre os que possuem uma das maiores porcentagens de impostos. “Dessa forma fica difícil e temos que repassar o valor para o preço que chega até o consumidor”.

Mesmo assim, Iolanda espera um aumento de 30% no movimento do Dia dos Pais. Isso por que os pre-ços dos produtos variam de R$ 150 a R$ 999, ou seja, há valores para todos os públicos. “Os relógios são as principais vendas nesta época do ano, em seguida estão os óculos de sol”.

O que os pais mais modernos devem ganhar mesmo são celulares ou smartphones. Uma pesqui-sa realizada pelo Merca-do Livre aponta que estes são os itens preferidos dos filhos conectados. Sobre eles incidem impostos de aproximadamente 33,08%.

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

A vendedora Daniela Go-mes trabalha há três anos com telefonia e confirma o que diz a pesquisa. “Alguns filhos decidem pelos apare-lhos e, na hora de comprar, olham mais o preço do que as funcionalidades. A procu-ra por este tipo de presente tem aumentado bastante.

Entretanto, muitos deixam para última hora”. Na loja em que ela trabalha, os pre-ços dos celulares variam de R$ 99 a R$ 299, já os dos smartphones de R$ 349 a R$ 1.999.

Mas, não são todos os fi-lhos que devem presentear. Desempregada e ciente dos

CAMPANHA EM MACAÉ

Termina no domin-go, dia 11, em Macaé, a campanha de incentivo às compras para os pais. A intenção da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) é de ala-vancar o comércio local, movimento assim a eco-nomia do município.

De acordo com o pre-sidente da ACIM, Evan-dro Cunha, o Dia dos Pais é uma data impor-tante para o comércio e a instituição não poderia deixar passar em branco. “Nosso objetivo é sempre o de incentivar as vendas no comércio de Macaé, pois aqui trabalhamos e nada mais justo do que consumir no município, prestigiando o comércio local. Essa também é uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento econômico da cidade”, ressaltou.

PRESENTE CARGA TRIBUTÁRIA Televisor Câmera fotográfica DVDPorta retrato Bolsa de couroCarteira de documentos

44,94%44,75%44,20%44,18%43,47%41,52%

tributos cobrados, Gracie-le Cruz, não pretende ir as compras. “Esse ano, meu pai vai ter que entender. Ressalto que o valor tribu-

tário sobre os presentes é muito elevado. Às vezes as pessoas compram bem ba-rato e repassam a mercado-ria mais caro”.

Page 12: Jornal RJNEWS Edição 124

12 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWS

Page 13: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 13RJNEWS

Diretora do Departamento de Programas de Saúde de Rio das Ostras, Andréa Viana, explica as medidas já adotadas pelo município

Hospital notifica 14 atendimentos a vítimas de violência sexual este ano

» Lei que obriga atendimento emergencial em hospital pelo SUS entra em vigor em 90 dias

O acolhimento a vítimas de violência sexual tem se tornado uma grande preocupação em diversas

cidades do país. Na última semana, a presidente Dilma Roussef san-cionou o projeto de lei, que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento imediato e multidisciplinar a essas pessoas. Essa questão também tem sido um motivo de discussão para a população de Rio das Ostras, que há meses vive assustada com as ondas de estupro na cidade. Embora na 128ª DP tenha este ano o registro de 15 casos de violência sexual, dados do Departamento de Programas de Saúde identificam que em 2013, 14 pessoas do sexo feminino que sofre-ram violência sexual passaram pelo atendimento no hospital do municí-pio. Foram três casos de vítimas de 0

a 11 anos; dois casos de 12 a 18 anos, e mais nove casos de vítimas maio-res de 18 anos.

O projeto de lei determina que o atendimento às vítimas de violência sexual deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravi-dez. Além disso, estabelece que as mulheres devem receber orientação, ainda no hospital, sobre seus direi-tos legais e serviços sanitários dispo-níveis na rede pública. A lei entra em vigor em 90 dias.

De acordo com a diretora do De-partamento de Programas de Saúde de Rio das Ostras, Andréa Viana, a cidade já faz esse tipo de acolhimen-to e o Hospital Municipal é a refe-rência para este tipo de atendimento desde 2007. “As vítimas recebem atendimento médico, psicológico e social. A equipe já é capacitada para oferecer esses recursos, com con-tracepção de emergência (pílula do dia seguinte), exames laboratoriais, além de fazer encaminhamento para a rede de assistência, como a Casa da Mulher, que ajuda na orienta-ção de direitos, os programas DST/HIV/Aids e o tratamento psicológi-

co no Centro de Reabilitação. A lei veio para garantir esses direitos em caráter de emergência”, destaca a diretora.

Ainda de acordo com Andréa, o hospital tem disponível um kit de emergência, com medicação para que a vítimas possam evitar doen-ças sexualmente transmissíveis e gravidez. Segundo ela, o recomen-dado é procurar o atendimento emergencial, pois para ter efeito precisa acontecer em até 72 horas. A diretora diz que também estão sendo realizados cursos de capaci-tação profissional para toda rede básica e para emergência no atendi-mento a vítimas de violência sexual. Os próximos cursos acontecem nos dias 12 e 13 de setembro, e outro em outubro. “Temos um fluxo grande de atendimento na rede e nos pre-ocupamos também com a questão da privacidade e humanização nes-se tipo de atendimento. É um desa-fio importante, até porque trata-se não só de mulheres, mas também de crianças e adolescentes. Grande parte dos casos acontecem dentro de ambiente doméstico e é preciso um atendimento mais respeitoso e humanizado”, acrescenta a diretora.

Gilismar Correa/RJNEWS

SAÚDE

Page 14: Jornal RJNEWS Edição 124

14 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWSTECNOLOGIA

Google Maps é o aplicativo mais usado em smartphones, aponta levantamento

[email protected]ÍCIUS MARINI

Digital News

VAQUINHA DIGITAL Depois de comércio eletrônico e compras coletivas, vem

aí o financiamento coletivo (crowdfunding). O objetivo é conseguir dinheiro para investir em projetos que pareçam promissores. Se você tem uma ideia e precisa arrecadar fun-dos para torná-la realidade, essa pode ser uma opção.

Existem várias formas disponíveis na internet para con-seguir dinheiro. Abaixo cito alguns modelos:

» No Ativa Aí, o objetivo é contribuir para a realiza-ção de shows, peças de teatro e outros eventos por meio da arrecadação de uma pequena quantia, através de muitas pessoas. Custos de contratação, aluguel e todo o resto são divididos, dando vantagens exclusivas como acesso à área vip.

» O Vakinha fornece infraestrutura e suporte para tran-sações financeiras. Como próprio nome já diz, as arrecada-ções são feitas por doações de usuários da web. Você oferece um projeto e espera as contribuições.

» O Kickstarter é um verdadeiro fenômeno. Em pouco mais de dois anos, arrecadou mais de US$20 milhões para inúmeros projetos criativos. Similar ao Catarse, permite que qualquer um possa enviar projetos que, se aprovados, aguardarão, dentro de um prazo estipulado, o valor defini-do para sua elaboração.

» Já o Raise Capital reúne empresários que querem mostrar suas ideias de negócios e necessidades de capital para aqueles que desejam investir.

Tudo isso pode ser encontrado na internet. Se você tem um bom projeto ou quer fazer investimentos a partir da co-laboração de outras pessoas, essa é a hora.

» Apps do Facebook e do YouTube também aparecem nas primeiras posições

De acordo com a pesquisa da Global Web Index, o Google Maps foi o aplicativo mais usado pelos quase 1 bilhão

de donos de smartphones em todo o mundo durante o segundo trimestre de 2013. O “app” foi acionado por 54% dos usuários dos dispositivos no período. Ainda segundo a pesquisa, o aplicativo Facebook ficou em segundo lugar com 44%, seguido pelo YouTube, com 35% e o Google+ com 30%.

Entre os comunicadores instantâne-os, surpreendeu os especialis-tas, o Wechat aparecer na quinta colo-cação com 27%. O Face-book Messen-ger está na oitava posi-ção com 22% e o WhatsA-pp logo atrás

com 17%. O Skype, da Microsoft, e o Twitter empataram com 22%. O Nokia Ovi Maps ficou na décima p r i m e i r a posição dos a p l i c a t i v o s mais usados com 9% e o Apple Maps sequer entrou na lista.

TENTATIVA DE SUPERAR Aliás, depois do lançamento desas-

troso do Apple Maps, os diretores da empresa parecem ter apren-

dido a lição. No iOS 7, pró-xima versão do sistema operacional móvel, a com-panhia pedirá ajuda a seus usuários para melhorar a plataforma de localização.

O novo sistema per-guntará se eles gostariam de colaborar. Aqueles que aceitarem, terão o ende-reço associado com o Ap-

CONFIRA O RANKING 1 - Google Maps (54%);2 - Facebook Mobile (44%);3 - YouTube (35%);4 - Google+ Mobile (30%);5 - Wechat (27%);6 - Twitter Mobile (22%);7 - Skype (22%);8 - Facebook Messenger (22%);9 - WhatsApp (17%);10 - Instagram (11%);11 - Nokia Ovi Maps (9%);12 - Outros aplicativos somados (8%);13 - Foursquare (6%);14 - Shazam (5%);15 - Flickr (5%);16 - Yelp (3%);17 - Vine (2%).

ple ID combinado com as coordenadas de GPS dos endereços salvos na lista de localizações frequentes, aponta o Apple Insider. Para isso, a empresa já ad-quiriu duas empresas de mapeamento e contratou especialistas em mapas para melhorar a qualidade dos serviços.

Page 15: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 15RJNEWS

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRASVisite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo [email protected]

Siga a Vicel nas mídias sociais:

Twitter: @Aguas_tratadas

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa

Linkedin: Grupo Vicel

MEIO AMBIENTE

Prevenção contra alagamentos: canais de Rio das Ostras são desassoreados

Durante limpeza dos canais em Rio das Ostras, foram encontrados materiais como sofás, colchões e camas

Samuel Rocha/RJNEWS

» Primeira etapa do trabalho finalizou em agosto, mas a revisão do serviço feito começará em setembro

Com a aproximação do período das chuvas e enchentes os tra-balhos de limpeza e desassorea-mento dos canais da cidade são

intensificados. A ação proporciona um melhor escoamento e, consequentemen-te, diminui a possibilidade de inundações.

Nessa semana, a limpeza foi rea-lizada no canal do bairro Vilage, pró-ximo ao Complexo Esportivo Chico Leite. Este foi o último local a rece-ber o mutirão de limpeza, mas todos os canais da cidade receberão uma revisão já a partir de setembro. Além dos canais, os bueiros e as redes de esgoto e drenagem também serão limpos. Atualmente, estes últimos serviços têm sido feitos no Jardim Atlântico. Desde janeiro, dois mil bueiros foram limpos.

De acordo com o engenheiro civil especializado em saneamento, Carlos Roberto, o processo de limpeza dos ca-nais começa com a poda da vegetação nas laterais, e logo depois entra a retro-escavadeira que tira o acúmulo de lama

e lixo. Em seguida, caso o local seja mais distante e não tenha residências por perto, o material recolhido é deixa-do para secar e no dia seguinte levado para aterros da região, porém, há um estudo em andamento para averiguar se há a possibilidade do resíduo ser transformado em adubo.

Segundo o engenheiro, lugares como Cidade Praiana, têm uma alta concentração de mangues ou terrenos alagados, por isso, é comum neste local acontecer mais alagamentos. “Outros bairros que tem a tendência de alagar, no período das chuvas, que vai de ou-tubro a março, são Liberdade, Mar do Norte, Jardim Mariléia e alguns pontos do Âncora.”

O morador que vive à frente do ca-nal do Vilage há seis anos, Herivelto de Almeida, conta que o rio da sua rua não enche de forma igual. Ele explica que o rio só causa alagamentos cerca de 500 metros depois de sua casa, na altura da rua Santa Cecília e na Santo Inácio. “Isso acontece porque a rua tem um desnível grande e a parte na frente de sua casa é mais alta, o que evita as enchentes”.

Herivelto admite que os morado-res da cidade têm que colaborar com a higienização e parar de jogar lixo nos canais, pois, dessa forma, todos serão beneficiados. Ele conta que muitos

moradores não fazem a fossa e o sumi-douro na hora de construir, preferindo despejar seu esgoto no canal, o que o torna cada vez mais sujo, cria focos de dengue e faz com que seja necessária a intervenção da prefeitura mais vezes ao ano. “Desde o início do ano já foram feitas aqui mais dois desassoreamen-tos, mas os moradores também têm que fazer a sua parte”.

De acordo com o secretário de ser-viços públicos, Gelson Apicelo, esse serviço é um trabalho de prevenção, e que anteriormente o problema de ala-gamentos era um problema recorren-te. Ele explica que foi realizado um trabalho extensivo para que a rede de drenagem tivesse um escoamento de maneira adequada. Porém, em alguns lugares essa rede é muito antiga e sub-dimensionada, o que faz com que, em dias de muita chuva, a água demore a escoar. “A prefeitura já detectou esses locais, e em médio prazo, vai realizar a troca dessas redes.” Apicelo acrescenta que é importante ressaltar que a popu-lação deve colaborar, evitando colocar material de obra e entulhos próximo aos ralos. “Nos canais encontramos di-versos materiais como sofás, colchões, camas que acabam prejudicando o es-coamento das águas pluviais pelos ca-nais e redes de drenagem”, finaliza.

www.blog.vicel.com.br

Que as crises vêm e vão todos sabemos, mas o que se faz durante a crise?

Nas crises familiares se recomenda coragem e força de união para superar as dificuldades! Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém!

Nas crises políticas, temos observado que ora se tem adotado uma atitude de avestruz, ou seja, escon-dendo o rosto com a cabeça e o pescoço enfiados no primeiro buraco que aparece (quem não ouviu a piada recente do presidente vivo que fingia estar morto e do morto que fingia estar vivo?); ou se tenta “terceirizar a culpa” arrumando um bode expiatório para carregar o piano.

Mas, na vida empresarial não cabe nem a primeira nem a segunda atitude: temos que encarar a fera e do-brar as dificuldades!

Uma boa análise crítica – como manda o figuri-no – identificando as “travas”, as barreiras a vencer e as oportunidades abertas com a crise, sempre há de apontar os caminhos a percorrer.

Coragem companheiros!

Crises vêm e vão.

Mas bons negócios existem em todo e qualquer cenário.

Não é à toa que CRISE em chinês é a mesma pala-vra que OPORTUNIDADE!

Consciência Limpa !

CRISE E OPORTUNIDADE

EDSON NAZÁRIO [email protected]

Consciência Limpa

Divulgação

Page 16: Jornal RJNEWS Edição 124
Page 17: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 17RJNEWS PETRÓLEO

Agência Petrobras

Plataformas aderem a greve de 24 horas na Petrobras

» Funcionários reivindicam direito de receberem horas extras que foram suspensas por liminar judicial

Os funcionários da Petrobras na Bacia de Campos marca-ram nova greve de

24 horas para esta sexta-feira, dia nove. A greve deve acon-tecer nos moldes da que ocor-reu no último dia 25 de julho. O objetivo da paralisação é protestar contra mudanças no pagamento das horas ex-tras de 4.500 empregados. A mobilização é para pressionar a Petrobras e o judiciário a ga-rantirem o direito, transitado e julgado, dos trabalhadores de receber o repouso remune-rado pelo mesmo valor de um dia de trabalho.

De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato

Das 46 plataformas, 36 vão aderir a greve nesta sexta-feira

dos Petroleiros do Norte do Estado do Rio (Sindipetro--NF), Marcos Breda, a adesão de 36 das 46 plataformas já está confirmada e é possível que haja mais adesões. Os funcionários acusam a com-panhia de ter retirado um benefício ganho na Justiça, em 2011, em uma disputa judicial que já completa oito

anos, que seria o pagamento do reflexo das horas extras no repouso remunerado. Também reivindicam que o benefício seja estendido para todos empregados. A greve de 24 horas foi aprovada em assembleia no domingo.

Na última paralisação, que ocorreu no dia 25 de ju-lho, os grevistas conseguiram

[email protected] RICARDO MARINHO

Empregabilidade

MERCADO DE TRABALHO ESTÁ CARENTE DE TÉCNICOS EM

ELETROMECÂNICA Os técnicos em Eletromecânica são profissionais de

nível médio, hábeis para atuarem em diversos segmen-tos. Esses profissionais atuam no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos in-dustriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança, responsabilidade ambiental e utilização ra-cional da energia elétrica.

Os técnicos precisam manter-se competitivos no mercado de trabalho, por isso, devem se preocupar em fazer cursos complementares à educação básica, de for-ma continuada, para sua qualificação e atualização. A cada dia o setor de petróleo e gás está mais promissor para esses profissionais, considerando que os projetos de exploração da camada do pré-sal, o Comperj e o super porto do Açu estão avançando. Por isso, novas deman-das de trabalho surgem. Além do setor de petróleo e gás, este técnico é requisitado em vários outros segmentos onde há uma flagrante falta de mão de obra qualificada.

reduzir a produção da estatal e tiveram a adesão de 40 das 46 plataformas de Campos. Se-gundo Breda, nesta ocasião a estatal veio a público falar que estava aberta a negociações, mas não deu abertura para que o sindicato fosse ouvido. “Não queremos conversa, queremos que a Petrobras volte com os pagamentos para todos. Eles estão usando uma liminar in-devidamente”, declarou Breda.

A Petrobras informou que tem como prática nesse tipo de mobilização tomar todas as medidas necessárias para garantir a normalidade das operações da companhia, de modo a não haver qualquer prejuízo às atividades da em-presa e ao abastecimento do mercado, sendo mantidas as condições de segurança dos trabalhadores e das instala-ções da companhia.

A bacia é responsável por mais de 80% da produção na-cional de petróleo.

Divulgação

Page 18: Jornal RJNEWS Edição 124

18 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWSCULTURACULTURA

Gilismar Correa/RJNEWS

Exposição de arte trabalha identidade de jovens de Rio das Ostras» Trabalho de projeto social resulta em mostra de máscaras de cerâmicas

A Casa de Cultura de Rio das Ostras está recebendo uma exposição

especial. Dessa vez, as obras de arte são de autoria dos adolescentes assistidos pelo Centro Integrado de Convi-vência Dr. Gilberto Sobral Barcellos (CIC II). As obras são máscaras de cerâmicas feitas pelos próprios alunos em uma das atividades ofe-recidas pelo projeto.

De acordo com a dire-tora do CIC II, GeiseLugon, a 1ª Mostra de Arte do CIC II acontece por meio do Projeto “Um Bem Maior”, na Oficina de Cerâmica, que motiva e enriquece a veia artística dos alunos, focando a promoção da au-toestima. Ela afirma que a exposição é fruto de um tra-balho semestral, onde há o resgate da “identidade” do

Ox Club realiza festa a fantasia Nesta sexta-feira, dia nove, a fantasia literalmente vai tomar conta da noite na Ox Club. O Ostras Fan-tasy acontece a partir das 23h com a presença de atrações como: Lucho “o gordinho”, Franco Pelle-grini e Nada Combinado, Os Djs Bruninho e Alex Ferreira também fazem parte da festa. Haverá pre-miação para melhor fantasia. Os ingressos custam R$50 (pista) e R$80 (vip). Outras informações li-gue para: (22) 9900-9551 / 9946-5650.

E-mails para coluna: [email protected]

RIO DAS OSTRAS Cia PigmentusNeste sábado, dia 10, acontece um show na Cia Pigmentus com quatro bandas, sendo uma delas americana, que estará começan-do a sua turnê pelo Brasil por Rio das Os-tras. Neste dia, acontecem exposições foto-gráficas, bem como a apresentação de Dj’s. As bandas que sobem ao palco são: Maybe the Welders - (Brooklyn,NewYork,USA), Indic Blue , Hell Oh - (Nova Friburgo) e Valga. A entrada custa R$10.

DBozzA Privilège Sessions traz, neste sábado, dia 10, o mundo Privi-lège que invade Rio das Ostras, com uma pista que promete um universo de sensações. Na pi-ckup, Paula Pedroza e Danni La Vie formam Valvet Live. Um projeto que mistura o som do house e as notas Os residentes Marqui-nhus SP e Eve D’Paula estão confirmados e pre-param sets especiais para a festa. O convidado da noite é Leo Bernardes mostrará músicas que passam pelo progressive e eletro house. Entra-das: R$ 40 (feminino) e R$ 50 (masculino). O evento acontece na Stella Maris.

Bari MarNeste domingo, dia 11, tem mais uma edição es-pecial do Forró do Barimar, trazendo mais uma

grande atração do circuito do forró pé-de-serra para o público forrozeiro: TRIO POTIGUÁ. O grupo é formado

por uma família de grandes músicos nordestinos, que após consolidarem seus trabalhos individuais se uniram, levando a cultura do forró a todos os cantos. A casa abre às 19h e até às 20h mulheres não pagam. Os ingres-sos custam R$15.

MACAÉÓpera ClubNesta sexta-feira, dia nove, é dia de Funk Sessions no Ópera Club, em Macaé. O Dj que comanda a festa é Renan Carvalho. A noite começa às 23h. O telefone para contato é (22) 9917-3221.

ArmazémNa próxima quinta-feira, dia 15, a atração no Armazém Macaé é o Bonde da Stronda. A turma, que já empla-cou sucessos na trilha sonora de malhação, agita a noite que ainda conta com a presença dos Djs J Junior (Funk Live), Lucas Cabral (Funk carioca) e Jow Carvalho (Ele-tro House). A entrada custa R$30. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (22) 9908-6181 ou (22) 9928-7200.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos pre-ços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores.

Alunos do projeto Um Bem Maior visitaram a exposição nesta quarta-feira, dia sete

usuário, que foi estimulado a liberar a expressão artística, promovendo a interação. “Observamos que eles ficam super contentes de ter suas obras expostas para todo mundo. Normalmente atendemos crianças e adolescentes em situações adversas, que não estão acostumados a recebe-

rem carinho e atenção. Assim, essa é uma forma de valorização”.

O estudante de 13 anos, Cristia-no Tavares, está no projeto desde o início do ano e tem duas máscaras expostas na Mostra. Para ele é uma satisfação poder ver uma produção sua em um local público. “Acho bem

legal. Já participei de vários projetos e nenhum deles me proporcionou essa oportunidade”.

A 1ª Mostra de Arte do CIC II fica na Casa de Cultura Bento Costa Ju-nior até o dia cinco de setembro. O espaço fica aberto ao público de ter-ça a domingo, de 9h às 18h.

PROJETO SOCIAL

O CIC II atende atualmen-te 300 pessoas, entre crianças, adultos e adolescentes, nos projetos Um Bem Maior, Rio das Ostras Wushu Team-Kung Fu, Comunidade Cidadã e Re-fazendo Laços.

O “Um Bem Maior” aten-de um público alvo de 13 a 24 anos,no contraturno da escola, proporcionando aos mesmos, oportunidades de crescimen-to na sociedade, tornando-os cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. “Ensinamos uma conduta ética e moral ba-seada nos valores da vida, como o respeito, a solidariedade e o amor ao próximo. Procuramos colaborar na formação pessoal e profissional dos jovens”, de-clara a diretora.

As atividades são desenvol-vidas através de oficinas cog-nitivas, esportivas, artísticas e culturais. Atualmente são ofe-recidas oficinas de informática, leitura e pesquisa, capoeira, artes, vôlei, futsal, kung fu, co-nhecimentos gerais, jogos, mú-sica, cerâmica e artesanato.

Page 19: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 19RJNEWS

Fotos: Samuel Rocha/RJNEWS

» Do casual ao corporativo, camisas com detalhes, cores fortes e peças versáteis fazem parte da produção masculina

O Dia dos Pais é comemorado neste domingo, dia 11, e nada melhor do que falar de moda masculi-na. Hoje, tanto quanto as mulheres, os homens estão mais “antenados” com as tendências e bus-

cam referências de estilo no mundo fashion, mas também procuram peças mais funcionais. O segmento está cada vez mais aquecido, mas quem ganha mesmo é o homem, pois o mercado atende desde o corporativo ao casual.

O proprietário de uma loja especializada em vestuário masculino de Rio das Ostras, José Elias Gazal, diz que os homens agora chegam com um olhar mais atento a infor-mação de moda. Eles também nem se preocupam tanto com o preço, mas sim com a qualidade e a praticidade que cada peça pode proporcionar. “Mesmo um homem de negócios, que vive usando terno, sempre gosta de comprar alguma coisa mais descontraída, como as camisas de algodão, que são mais fáceis de passar. O algodão egípcio tem fio maior e na hora de fazer uma peça, tem menos emenda e fica mais leve. É dessa praticidade que eles gostam, se ligam nos tipos de material, nas texturas”, destaca.

É o caso do gerente administrativo, Ailton Barros, pai de um menino de 11 anos. Sempre envolvido com reuniões no trabalho, ele diz que se preocupa bastante com o que vestir. Para ele, a aparência conta muito nesse ambiente e prefere usar camisas sociais, mas que fujam um pouco da tradicio-

MODA

Homens estão mais ligados à moda e prezam pela qualidade e praticidade

[email protected] VERÔNICA CÔRTES

DIA DOS PAIS TAMBÉM PODE SER DIA DE GALÃ

Olá amores!! Esta é uma semana muito especial, pois comemoramos o dia daqueles que representam a base e direção para toda a família – os PAIS. Como não poderia deixar de homenageá-los, a VITRINE traz nessa edição algumas novidades do mundo da moda para o público masculino. Seja qual for o estilo de seu pai… elegante, de cabelos brancos, largado, jovem, despojado ou estiloso, eu quero que este dia seja de galã para eles. Parabéns para todos os meus leitores pais, irmãos, tios, primos e amigos pais e, em especial, ao meu pai, que mesmo não estando mais neste plano, está sempre olhando por mim, pelos meus caminhos. Carpe diem!!

Agora vamos as novidades do mundo fashion masculino…

» Homem Chic de Viver! Tem que ser galã, mas desta vez um mais despojado. É rapazes, o terno descombinado é a nova proposta das mar-cas de alfaiataria para renovar a moda masculi-na. Muitas marcas estão propondo uma forma de descombinar o paletó e a calça do clássico costume. Seja para looks de escritório, com gravata, ou produções informais, a onda ago-ra é usar cores, texturas e padronagens dife-rentes entre a parte de cima e a de baixo. Se é para descombinar, usem a criatividade para isso também.

» Humm, cheirinho de PAI! E não basta es-tar somente na moda, pai também deve andar perfumado, não acham? A Givenchy lançou o perfume masculino “Gentleman Only”, com di-reito a festa em parceria com Ricardo Almeida. Que chic, né? O perfume mira nos cavalheiros contemporâneos, trazendo uma nova fragrância

amadeirada, com uma mistura de tangerina verde, pimenta rosa, noz-moscada e folhas de vidoeiro.

Como uma marca forte no mercado, creio que seja delicioso!

» Look Boho Chic? Meninas, sei que os pais merecem, mas não tem como dei-

xar vocês na mão. Agora vai uma dica para as mulheres de plantão e de olho no universo fashionista. O hippie, étnico, boêmio, folk, punk e vintage se misturam para compor um estilo que promete ser hit na estação quente – o Boho Chic! Com tantas opções bacanas de

roupas, calçados e acessórios chegando às lo-jas é fácil aderir ao estilo, que requer boa dose de atitude. Olhem esse vestido em renda off-white com franjas e sandália, também de franjas, que tem tudo a ver com esse novo estilo. A head-band em couro e a clutch toda bordada, dão um toque especial a produção. Luxo!

» Quer um beijo? Gente, o mundo da moda é mesmo incrível. Até as coisas mais simples fazem dela uma explo-são de alegria e versatilidade. Com já falei em edição ante-rior, as coleções já apresentam novida-des para o verão 2014, que promete ser a estação das cores e formas. E vejam só a estampa que já come-ça a ganhar espaço nas marcas mais antenadas – a estampa de beijos. Deixa qualquer look mega meigo e feminino… Adorei!

Bom amores, beijinhos para vocês e Feliz Dia dos Pais!! Semana que vem estou de volta. Continuem enviando dicas, sugestões ou anuncie o seu negócio aqui, através do e--mail: [email protected]

Vitrine

nal peça lisa e com cores sóbrias. “Gosto de cores fortes, tanto que fora do trabalho prefiro um estilo mais despojado, como uma bermuda e camisa de malha e boné. Na verdade, gosto de roupas que me deixam a vontade, por isso, prezo a qualidade e procuro estar na moda também. Acho importante, mesmo para um homem de negócios”, ressalta Ailton.

Quanto às novidades da moda masculina, José Elias Gazal diz que as camisas sociais lisas não são mais tão tradicionais. Elas estão mais elaboradas e o diferencial das peças está nos detalhes, com bordados e estampas, nas golas e punhos. A camisa pólo ainda é uma peça coringa para os homens, pois cai bem com tudo. Segundo Gazal, o público masculino tam-bém adotou as camisas tipo slim fit, que são mais ajustadas ao corpo.

Já em relação às cores, os homens hoje usam de tudo, e até o rosa em várias tonalidades deixou de ser cor só feminina. Além disso, o sapatênis também se tornou um item funda-mental na produção masculina, por serem confortáveis e ver-sáteis, combinando com diversos estilos de roupa. “A moda para o homem também se diversificou bastante e o mercado

traz peças que garantem a praticidade e conforto, como as calças com elasta-no, que usam tanto para sair quanto trabalhar. É uma diversidade de mo-delos, materiais e eles estão acompa-nhando o que está na mídia”, comple-ta o empresário.

CURIOSIDADEPara quem não sabe, atualmente,

muitas empresas estão adotando a po-lítica do casual day, que é um dia onde os funcionários podem abrir mão das roupas sociais e apostar em um visual mais despojado para o dia de trabalho. Já é confirmado que pessoas vestidas de modo mais casual, em um ambien-te também mais descolado, geram mais produtividade e menos stress.

Diferente do cotidiano de trabalho, o gerente administrativo Ailton Barros prefere looks mais despojados nas horas vagas

Page 20: Jornal RJNEWS Edição 124

20 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWSSOCIAL

Vip’s na Noite

ErickBrandão

SOCIAL

IlustreTem famoso competente na área... Erika Facuri (a es-

tilista) está morando em Rio das Ostras.Ela é a responsável por muitos figurinos, de muita gen-

te famosa da TV e por muitos, dos colares que estão na te-linha. Ana Maria Braga é usuária de seus colares e algumas roupas assinadas por ela.

Pra quem pensa, que ela vive em casa criando... até que não. Já foi vista “arrastando seu sari”, nos melhores even-tos da cidade.

Seja bem vinda!

Festança

» RÁPIDAS

Divulgação

Divulgação

A estilista, Erika Facuri... a mais nova moradora de Rio das Ostras

Divulgação

A festa do “arromba”, de João... o herdeiro caçula da família Xavier Trindade

Extra! Extra!

Obras

Deu na internet e a população macaense está em festa.

O prefeito Aluízio Jr. pode ter decretado o fim do monopólio (de anos e anos), da Ma-caense. O prefeito autorizou a instauração de processo licitatório para concessão de serviços de transportes coletivos, de Macaé.

Em resumo: Qualquer empresa de ônibus poderá participar da licitação e assim possivel-mente vir, a tão esperada melhoria nas linhas de ônibus.

Alguém pode me explicar, o que ocorre com as empresas prestadoras de serviços, para a pre-feitura? Sempre que fecham uma rua, para todo e qualquer tipo de obra... nunca sinalizam devidamente a rua.

Às vezes, a rua é longa... e você só vai saber em cima da hora, que há uma obra ali. Toooo-ma-lhe ter que dá ré... até o além.

Se liguem pessoal... sinalizem! A população agradece.

Quem tentou disfar-çar, mas ficou emocio-

nado, foi o Subsecretário Municipal de Desenvol-vimento Econômico de

Rio das Ostras, Virgílio Lagrimante. Ele foi sur-preendido, por uma “festa

surpresa”, na secretaria que atua, no dia do seu

aniversário.Quem participou disse

que a festa surpresa teve bolo, refrigerante, para-

béns e tudo o mais.Muitos anos de vida e

sucesso!

Surpresa

Foi do arromba a festança, do mais novo herdeiro da família Xa-vier Trindade. Enquanto os pais, PC e Glayce recebiam os con-vidados... João queria mais era se acabar de brincar, com os ami-guinhos.

Como cogitado, a festa teve como tema, o mundo caipira. Todos ou quase todos os convidados apareceram trajados, de acordo.

O que não faltou foi madame, de chapéu de palha e com dente pintado.Foi do arromba!

Virgílio Lagrimante e seu netinho... em dia de festejos

• Hoje é niver do DJ Alex Ferreira e da sempre bela, Sheyla Senis. Parabéns!!!• Deu no G1: “Sérgio Cabral é vaiado durante pronuncia-mento em Rio das Ostras”.• Há quem diga, que o mês de novembro haverá um gran-de evento em Rio das Ostras, até com personalidades in-ternacionais. Aguardem!• Incrível o nível de falsidade (principalmente na socie-dade) visto em cidade pequena... Só Jesus na causa!• Alguém pode avisar a Ana Maria Braga, que o seu novo look, não lhe caiu bem... por favor.• Carlos Guarçoni de Matos, o querido Dr. Carlão... já “pre-pa-ra” seu níver. Quem conhece sabe, são pelo me-nos 3 dias de festas. Humm!• Após o aumento de efetivo e carros, a PM de Rio das Ostras já começa a mostrar serviço. Parabéns!• Falar nisso (esqueci de comentar, na edição passada), o evento do “Amigos da Bossa”, em Rio das Ostras, que contou com a presença do espetacular Allyrio Mello, foi em comemoração de 2 anos do grupo. Parabéns!• “Esperar 9 meses pra nascer tudo bem, agora esperar 2 minutos pra pessoa responder no whats app já é demais. Queima Jeová”.Irmã Zuleide (personagem da internet)

[email protected]

Jéssica Campos... mais uma das convidadas vip, do jantar beneficente, do grupo “Entre Amigos”, dia 29, na Casa do Lago

A cantora Jéssica Campos, que já partici-pou de concursos de mú-sica em Rio das Ostras, ganhou tantos outros pelo Brasil e ultimamen-te vive, se apresentando no programa Raul Gil é uma das presenças con-firmadas, para o Jantar Beneficente, dia 29 de agosto, do grupo “En-tre Amigos”, na Casa do Lago. Sucesso!

Aguardem!

Divulgação

Linda e Loira!

Page 21: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 21RJNEWS

Festival de futebol acontecerá no Centro Esportivo Chico Leite no Village

Rio das Ostras sedia festival de futebol para deficientes no sábado » Evento será dividido nas categorias futebol de cinco e habilidades especiais

Rio das Ostras será a sede, no próxi-mo sábado, dia 10, do Festival de Fu-

tebol Special Olympics, vol-tado para pessoas com defi-ciência intelectual.O evento contará com duas modali-dades, o futebol de cinco e habilidades individuais, que abrange vários testes, como chute a gol e condução de bola. O evento acontece no Centro Esportivo Chico Lei-te, no Village.

Participarão do festival, times de todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive, grupos de Búzios, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes. O festival, além de ser uma forma de inclusão, ainda ser-virá como uma peneira para a seleção brasileira da mo-dalidade, já que o técnico do

time, Márcio Savioli, estará presente de olho nos atletas que se destacarem.

De acordo com o coor-denador estadual do Special Olympics, Marco Diniz, ape-sar do objetivo de selecionar atletas, esse não é o principal foco do evento, e sim dar vi-sibilidade e oportunidade a todos os esportistas, inde-pendente do nível de habili-dade. Ele afirma que a abor-dagem do festival desafia o participante a tomar decisões e fazer escolhas. “A autoes-tima dá um grande passo, o aumento da confiança no corpo também. É observado ainda o desenvolvimento da independência e autonomia, contribuindo com o fortale-cimento da capacidade moto-ra”. Ele fala que hoje existem aproximadamente três mil pessoas com deficiência in-telectual nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excep-cionais (Apae), Débora Sou-za, conta que a organização Special Olympics conheceu a Apae de Rio de Ostras ao vir

ESPORTES

Gilismar Correa/RJNEWS

A Fundação Special Olympics Brasil é uma en-tidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com defici-ência intelectual. A enti-dade nacional dirigente de desportos é filiada à Spe-cial Olympics Internatio-nal. No Brasil ela organiza eventos para as nove mo-dalidades esportivas: atle-tismo, basquete, bocha, futebol, natação, ginásti-ca rítmica, tênis, tênis de mesa e hóquei sobre piso. A organização tem como missão proporcionar trei-namento e competições esportivas, dando oportu-nidade para que desenvol-vam suas aptidões físicas, compartilhem seus valo-res e habilidades.

SPECIAL OLYMPICS

à cidade oferecer um curso de capacitação de professores de educação física, tanto para a rede municipal e privada. “Eles gostaram tanto do tra-

balho que realizamos que su-geriram a cidade como uma das beneficiadas pelo evento.”

De acordo com Débora, cerca de 10 atletas de Rio das

Ostras vão participar do fes-tival. Para ela, dois deles, em especial, tem potencial para serem escolhidos pelo técni-co da seleção. “Além de ser

fisicamente benéfico e servir como um estímulo, este é um modo de revelar às pessoas de fora que eles tem aptidões e habilidades próprias”.

Page 22: Jornal RJNEWS Edição 124

22 ◘ 09 a 15 de agosto de 2013 RJNEWS

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

COMO ANUNCIAR?

(22) 2020-0400(22) 9862-8146

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

[email protected]

Pessoalmente:Escritório Comercial Av. Cristóvão Barcelos, 131Centro (Praça São Pedro) - Rio das OstrasDe 9h às 17h (segunta à sexta)

Vendo: Casa Tipo Apto - Costazul - Sala Em Porcelanato - 1 Banheiro Social - 2 Quartos (1 Suíte) - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 265 Mil. Ref; 3005 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________Vendo: Cobertura - Costazul - Salão Com 1 Banheiro Social - Ampla Cozinha - 3 Quartos (1 Suíte) - Ampla Área Externa Com Deck De Piscina - 2 Vagas Cobertas - Condomínio Com Piscina - Salão De Festa – Elevador. Por R$ 700 Mil. Ref: 1096 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Duplex - Costazul – 2 suítes, 1 c/ sacada, sala 2 amb, ban.social. Por R$ 290mil. C929 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441 ________________________ Vendo: Duplex Independente - Costazul - 3 Quartos (2 Suítes Com 1 Closet) - Varanda - Sala Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 350 Mil. Ref: 2073 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________Vendo: Pousada - Costazul - 8 Suítes – Ar condicionado - Vent. De Teto - Frigobar - Piscina - Portão Eletrônico - Vagas Pra Carros. Por R$ 800 Mil. Ref: 3008 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Ouro VerdeVendo: Triplex Independente - Ouro Verde - Sala Em Porcelanato - 3 Quarto ( 2 Suites) - Cozinha Com Área De Serviço E 1 Vaga. Por R$ 370 Mil. Ref: 2047 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Ens. das Gaivotas

Vendo: Duplex Geminados Independentes - Enseada Das Gaivotas - 2 Suítes Com 1 Varanda - Sala Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 1044 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Triplex - Ens. Gaivotas – 2 suítes –sacada, sala 2 amb, ban. soc., vista mar . Por R$ 250mil. C913 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br / (22) 2760-0074 / 7835-2441 ________________________ Vendo: Duplex Independente - Enseada Das Gaivotas - 2 Suítes (1 Sacada) - Cozinha Com Área De Serviço - Sala Com 1 Banheiro Social - 1 Vaga. Por R$ 300 Mil. Ref: 3004 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

RecreioVendo: Duplex geminado em condomínio - Recreio - 2 Suítes (1 Sacada) - Sala com 1 Banheiro social - Cozinha com Área de serviço - 1 vaga. Por R$ 310 Mil. Ref: 1099 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Casa duplex geminada – Recreio - em condomínio, 3 suítes (1 reversível, 1 closet, 2 varandas), sala, cozinha com área de serviço, área externa com churrasqueira e pia,, 2 vagas. Por R$ 350 mil. Ref: 3021. - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________Vendo: Duplex - Recreio - 3 Quartos - 2 Banheiros Sociais - Sala - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 275 Mil. Ref: 2016 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Apart. – Recreio - 2 qtos (suite) sala 2 amb, varan, banh. social, coz, dir. cobertura. Por R$ 280mil. C867 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441________________________ Vendo: Aptos - Recreio - 2 Quartos - Sala Com Cozinha Americana - 1 Banheiro Social - Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 210 Mil E R$ 200 Mil. Ref: 2089 - Ivana Nunes(22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________Vendo: Casa Linear Em Terreno Único - Recreio - Sala Com Cozinha Americana - Área De Serviço - 3 Quartos

- 1 Banheiro Social - Ampla Área Externa De Frente E Lateral - Garagem 4 Carros. Por R$ 370 Mil. Ref: 3007 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Jard. Bela VistaVendo: Casa Linear Em Terreno Único - Jardim Bela Vista - 2 Quartos (1 Suíte) - Sala - Cozinha - Área De Serviço - Ampla Área De Frente Com Jardim, E Fundos Com Suíte, Pia Com Bancada - 1 Quarto No Segundo - Vagas Pra Carros. Por R$ 450 Mil. Ref: 2027 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________Vendo: Duplex Com Entrada Independente - Jardim Bela Vista - 2 Quartos (1 Suíte) Com Varandão - Sala - Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 310 Mil. Ref: 2057 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Duplex – Bela Vista - duplex 4 qtos. (1 suite c/ sacada), sala 2 amb., coz., banh. social, churras. e peq. quintal. Por R$ 440 mil. C945– Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441________________________Vendo: Duplex – Bela Vista – 4 qtos. (1suite c/ sacada), sala ampla 2 amb., coz., banh. social, área de serviço, churrasqueira e quintal. Por R$ 440 mil C954 - Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br / (22) 2760-0074 7835-2441

CentroVendo: Duplex Indep. - Centro – 3qtos., (2 suites), sala 3 amb, escrit, 2vg. Por R$ 380mil. C881 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441

Jard. AtlânticoVendo: Apart. – Jad. Atlântica – 2 qtos. (suíte), sala estar, coz, ban.social, var. prédio elevador. Por R$ 205mil.

C931 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441

Jard. CampomarVendo: Duplex – Campomar – 2 suÍtes, sala 2 amb., coz. c/ arm. planejado, churras., chuv. e gar. coberta p/ 2 carros. cond. c/ churras., pisc., play e quadra. Por R$ 360 mil. C948 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441.

RIO DAS OSTRAS

VENDAÂncora

Vendo: Casa – Âncora – 2 qtos., garagem, cisterna de 5 mil litros. Bem localizada. Por R$ 80 mil. Aceito carro e parcelo pagamento. (22) 9900-4149 ________________________Vendo: Casa Duplex – Âncora – c/ 2 qtos. e quintal. Em Rua asfaltada. Precisa obra. Por R$ 60 mil. (22) 9900-4149

Cidade PraianaVendo: Duplex Em Terreno Único - Cidade Praiana - 2 Salas Com Varandão E Com 1 Banheiro Social - Cozinha Americana Com Área De Serviço - 5 Quartos (2 Suítes) - Ampla Área Externa Com Churrasqueira - Bancada - Casa De Cachorro – Vagas. Por R$ 380 Mil. Ref: 3006 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443

VillageVendo: Duplex Independente - Village - 1 Banheiro Social - 2 Suítes (1 Sacada) - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 3010 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443

CostazulVendo: Apto - Costazul - Salão - 1 Banheiro social - 2 Quartos (1 Suíte) - Varandão - Ampla Cozinha - Cond. com Piscina - Salão de Festas - 1 Vaga. Por R$ 450 Mil. Ref: 1097- Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Casa duplex independente – Costazul – em 2 terrenos, 4 quartos sendo 1 suíte, 2 salas, banheiro social, complexo com 3 suítes, piscina, espaço gourmet, entrada por duas ruas, garagem, jardim. Quadra da praia. Por R$ 610 mil. Ref: 2032. - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Jard. MariléaVendo: Triplex Independente - Jardim Mariléa - 3 Quartos (2 Suítes Com Closet) - Ampla Sala Em Porcelanato - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Banheiro Social - Varanda - Amplo Terraço Com Churrasqueira, 1 Vaga. Por R$ 380 Mil. Ref: 2105 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Casa linear – J. Mariléa – 2 qtos., 2 salas.

Imóv

eis

Page 23: Jornal RJNEWS Edição 124

09 a 15 de agosto de 2013 ◘ 23RJNEWS

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Serv

iços

Com 90 m² construídos. Independente. Por R$ 190 mil. Não aceito CEF. (22) 9900-4149 . ________________________ Vendo: Duplex Com Teto Solar - Jardim Mariléa - 2 Salas - 1 Banheiro Social - Cozinha Em Ilha Com Ampla Área De Serviço - 4 Quartos Com Ar Condiciona (1 Suíte Com Closet) -Varandão - Ampla Área Externa Com Jardim - Canil - Sauna - 1 Banheiro -Churrasqueira - Forno A Lenha - Garagem Para 3 Carros - Cisterna De 20 Mil Litros. Por R$ 1 Milhão E 100 Mil. Ref: 3015 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Casas Tipo Apto - Jardim Mariléa - Sala Porcelanato - Cozinha Com Área De Serviço E Área Externa - 2 Quartos - 1 Banheiro Social - 1 Vaga. Por R$ 275 Mil. Ref: 3013 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Chácara MariléaVendo: Terreno de 7,50 x15 metros– Chácara Mariléa – Posse e documentada. Por R$ 45 mil. (22) 9900-4149________________________

Vendo: Apto 1qto, sala, coz americana c/ 30 m² inacabado posse por R$ 50 mil aceito carro e parcelo parte do pgmt Tel.: (22) 9900-4149

QUISSAMÃVENDA

OPORTUNIDADE! Vendo:Casa, 2 qtos, sala, coz, banh, varanda, garagem coberta p/ 2 carros. Terreno c/ 600 mtrs². Por R$ 60 mil.(22) 9861-3567

MARICÁVENDA

VENDO OU TROCO: Casa ITAIPUAÇU - Lote 480m² - c/2 casas independentes. Uma c/ 2 qtos. e dependências . Outra c/ 3 qtos. 1 suíte. Várias Árvores frutíferas. Canil, edícula, garagem coberta p/ 6 carros. C/ escritura e RGI. Por R$ 330 mil. Ac. Troca em imóvel de maior ou menor valor. Tenho fotos. (21) 9274-4679 / 8615-8872 / (22) 9892-4519

ESPIRITO SANTOVENDA

OPORTUNIDADE: Troca-se um chalé com uma área de 3.240m² localizado em Pedra Azul, região Serrana do Espírito Santo p/ casa em Rio das Ostras. Contato: (27) 9961-4263

AULAS DE REFORÇODE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora.

(22) 9869-7513 / e-mail: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) ________________________MR Comercio Trabalho com toda linha de produtos de limpeza. Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22)2772-1870 / ID 83*63784 - Cristiane Regis msn: [email protected]________________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 / 2760-4921.

Vendo: Gol 97 1000 – 8 válvulas, 2 portas. Motor ok. Vistoriado 2013. Por R$ 7.500,00. (22) 9914-9933 / 8825-3815 – Thiago________________________Vendo: C4 Hatch Glx Mt. Placa: LRH-3067. 2010/2011.

Por R$ 37.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fiesta Hatch. Placa: KQT-1601. 2010/2010. Por R$ 24.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Agile Gm – Ltz. Placa: LLD-9779. 2010/2011. Por R$29.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: City Ex At. Placa: LQO-7086. 2012/2013. Por

R$54.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fox Prime Gii. Placa: LLK-3289. 2011/2011. Por R$ 34.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Megane Gt Dynamique Mt. Placa: LQG-2584. 2012/2013. Por R$ 41.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Sandero Stepway. Placa: KON-4024. 2011/2012. Por R$ 39.900 .

Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Cerato Ex Mt. Placa: LLG-8376. 2010/2011. Por R$ 39.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fit Lx Mt. Placa: LUP-2621. 2009/2009. Por R$ 35.000 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fit Lxl At. Placa: LQD-2531. 2009/2009. Por R$ 37.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600.

Veí

culo

s

Page 24: Jornal RJNEWS Edição 124