jornal quinze - junho 2009

16
@ Mensal | www.15Quinze.com | Ano I | Número 12 | Junho 2009 | Director: Hugo Aguiar | Edição: Pedro Dias | Redacção: Raúl Testa AUTORIZAÇÃO Nº DE01892009SNC/GSCCS

Upload: jornal-quinze

Post on 10-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ediçao digital do Jornal Quinze - Junho 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Quinze - Junho 2009

@

Mensal | www.15Quinze.com | Ano I | Número 12 | Junho 2009 | Director: Hugo Aguiar | Edição: Pedro Dias | Redacção: Raúl Testa

AUTORIZAÇÃO Nº DE01892009SNC/GSCCS

Page 2: Jornal Quinze - Junho 2009

PREVENÇÃO • SEGURANÇA • FIABILIDADE • GARANTIAColoque a assitência e salvaguarda dos seus equipamentos e dadosnas mãos de técnicos especializados e certificados. Fale connosco.

hesbackup**

online

SERVIÇOS

VANTAGENS*

Mais vale prevenir do que remediar...Foi por isso que decidimos criar

o hes backup online!

** Serviço adicional ao hes online

hesexpress

O seu computador, o seu telemóvel,os seus ficheiros... Ponha à prova a eficácia

e rapidez dos Técnicos Especializadose Certificados. Não demora nada!

SERVIÇOS “NA HORA”INCLUÍDOS

hessecure**

Análise, implementaçãode métodos de segurança e salvaguarda

do seu sistema informático.

SERVIÇOS INCLUÍDOS**

Pacotes para Empresas

** Serviço adicional ao hes online

hesonline

VANTAGENS*

Uma equipa de técnicos especializadospara apoiar e acompanhar a sua empresa.

hesonline

@

A pensar em si e na sua empresa criámos 4 novos serviços na hes...

Page 3: Jornal Quinze - Junho 2009

Mensal | www.15Quinze.com | Ano I | Número 12 | Junho 2009 | Director: Hugo Aguiar | Edição: Pedro Dias | Redacção: Raúl Testa

De 18 a 26 de Julho estreia-se na Praia do Pedrógão o 1ºFestival da Nacard.Fazem parte deste festival: a 3º Edição do Torneio Voleibol Praia , o 1º Concurso de Bandas de Garagem, uma exposição de artesanato e demonstrações de artes marciais, dança e outras modalidades desportivas.

A participação está aberta a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 25, no entanto, no Concurso de Bandas, apenas 75% dos elementos do grupo terá que respeitar esta faixa etária.

A Nacard é uma associação juvenil sediada em Leiria que tem vindo a realizar eventos desde Abril de 2007 tendo-se registado oficialmente em Setembro de 2008. É objectivo principal da Associação desenvolver o movimento juvenil dentro da comunidade.

As inscrições para o Torneio de Voleibol estão abertas até 4 de Julho - as equipas participantes têm de ser mistas. Para o Concurso de Bandas as inscrições terminam no dia 27 de Junho, sendo necessário enviar uma maquete de duas músicas para a selecção das bandas concorrentes.

Para mais informações, consultar http://www.nacard.net

Festival Nacard

Nilton em entrevista exclusiva ao Quinze

«Sem óculos não sou ninguém»

«Após o 25 de Abril voltei a Portugal e regressei ao serviço militar porque apenas o abandonei por ser opositor à guerra colonial»

Alberto CostaUma história de vida

Associação Fazer Avançar divulga novo projecto para este VerãoAcademia Mitiluma na praia da Vieira servirá para o ensino de bodyboard, skimboard e surf.«Vem apanhar a onda!!»

«Einstein estava errado!»Não é estrangeiro, nem ganhou nenhum Nobel. Completamente amador e autodidacta, António Saraiva pretende demonstrar que o espaço-tempo de Einstein não existe e que há muita vigarice em torno da Teoria da Relatividade.

Page 4: Jornal Quinze - Junho 2009

A nossa Ministra da Educação corre o risco de entrar, se é que não podemos dizer que já lá está, na vitrina dos mais carismáticos que nos governam, com direito a cadeira marcada bem no topo do banquete. A sua chefia, desde que segurou, com pulso forte, a enorme pasta da educação, prometeu ser (e tem sido) de um dirigismo vincado, apanágio da política socialista global. Sentaram-se todos à mesa, professores e governantes, mesa essa que deixaram bem suja. Explico porquê.Para desespero da classe docente, estes trabalhadores ver-se-iam, algum tempo depois da nomeação de Maria de Lurdes Rodrigues, a braços com um regime de avaliação altamente discutível e o estatuto da carreira docente alterado. Penalizações para o seu lado da mesa foram mandadas, e esse foi o picante que atiçou muitas gargantas. Para muitos, criou-se, com esta mudança, uma espécie de missão quase impossível, que permite a poucos, muito poucos, ascender nos lugares que ocupam. E a avaliação entre os profissionais deste ramo é, segundo a maioria, trabalhosa, burocrática, injusta. Daí que, nos últimos tempos, tenhamos assistido a enormes e protestantes partires de loiça: ovos amirados à ministra, centenas de milhar manifestando. Mas, quanto mais a apupavam, mais a mostarda lhe subia. E, lá do alto do seu cargo, Maria de Lurdes Rodrigues manteve-se firme no braço-de-ferro: sem gaguezes nem engasganços, deu a cara por um intervencionismo forte nas classes e nas salas directivas. Como resultado, está claro, os professores tentam suster o fôlego além-crianças, reservando parte dessa paciência para quem os dirige; mais pratos e talheres voadores.

Certezas do futuro, poucas há. Mas é óbvio que, se os professores saem prejudicados com formulários depois das aulas, se a Sra. Ministra ganha inimigos com a facilidade com que lhe devem nascer cabelos brancos, as crianças, o eterno futuro, são quem mais fica a perder. Os professores, exaustos de batalhar pelos seus direitos, guardaram os seus verdadeiros objectivos e entregam a folha que lhes foi incumbida; no topo da festa, viu-se, de soslaio, um sorriso. Realmente, se avaliássemos mesmo a nossa educação, rapidamente concluíamos que ela nunca foi o nosso forte. À mesa... e não só.

4 | Quinze Junho . 2009

O Dia do Quase Tudo“O 10 de Junho tem quase tantos nomes como o filho de D. Duarte de Bragança”

O dia da árvore, da criança, da mãe, do pai... Existe um dia para quase tudo. Felizmente, alguém se lembrou de transformar alguns destes em feriados. Dia da Implantação da República, Dia do Trabalhador ou o 25 de Abril são exemplos de como somos um país rico em datas festivas.Para fugir um pouco à regra, temos um dia de... quase tudo! O 10 de Junho tem quase tantos nomes como o filho de D. Duarte de Bragança. Ora vejamos. Oficialmente, o 10 de Junho é o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, data esta que assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580. Este foi o poeta que mais elogiou as fantásticas aventuras dos nossos heróicos antepassados. Hoje, os heróis são outros e as suas aventuras são relatadas como grandes epopeias desportivas.O dia de Portugal começou a ser fortemente celebrado durante o Estado Novo para lembrar o povo lutador, destemido, heróico, até equiparado a deuses. Tudo isto num sentido propagandístico e nacionalista que interessava ao regime. Aliás, até ao 25 de Abril era o dia de Camões, de Portugal e da Raça, epíteto este instaurado por Salazar em 1933. “Um povo diferente, aparentemente frágil, mas com valores que lhe permitiram grandes realizações”. Neste dia “exaltava-se a nação e o império, a metrópole e as colónias”. Apenas com a Terceira República se adoptou a actual designação.Na minha humilde opinião, dia de Portugal seria suficiente. Afinal, o que é Portugal senão a essência do seu povo e toda a sua história?

Pedro Pereira

"Os professores estão unidos e vão regressar em força à luta no terceiro período lectivo"Mário Nogueira (FENPROF)

“Reforma ganha” Maria de Lurdes Rodrigues, relativamente ao modelo de avaliação

"Não existiu negociação, mas apenas reuniões formais, porque a lei obrigava que para determinadas matérias deveria haver negociação" Mário Nogueira (FENPROF)

“Isso foi lido por alguns sectores como sendo chantagem. Na minha opinião foi apenas a clarificação da situação” Maria de Lurdes Rodrigues ao Correio da Manhã

Fernando Sá Pessoa

A Nossa Educação

Nostalgia de VerãoMais um ciclo que se fecha e os próximos caminhos soam-me a vida, a muita vida. Quase um ano de momentos e de fases passou e dele nasceram muitas coisas. Morreram outras, é certo, mas porque não poderiam ter tido outro destino. Se procurarmos bem, conseguimos vislumbrar o toque de sintonia entre o surgir e o desaparecer de tudo e decifrar nele a harmonia deste aparentemente caótico entrelaçar de caminhos e destinos, e se o nosso “eu” nos disser que estamos plenos de nós, conseguimos até aceitá-lo em paz. O sentido está na procura, tenho--me dito, e de procuras têm sido feitas as nossas vidas.

Deste lugar onde me encontro, sinto que o aproximar do Verão traz consigo uma leveza contagiante que toca e torna cada expiração um libertar de folhas caídas de outras estações. Confesso o orgulho que sinto por este nosso Quinze, por esta nossa Associação Fazer Avançar, estas sementes que cresceram e crescem e vão vendo o mundo pelos nossos olhos. Tal como nós como indivíduos, estas sementes germinadas e já senhoras da sua identidade fazem a sua procura e vão definindo o seu lugar, vão perseguindo o seu propósito. Eu vejo-as com olhos de criança, admirado, entusiasmado, cheio de sonhos, mas com a madura convicção de que já muito foi conquistado. Vejo-as como um raio de Sol na janela de manhã, que nos arranca da cama e nos inunda de vida.

Muito há de cinzento no ar, mas a graça do Verão conquista- -me e deixa-me rendido. Não há pensamento triste nem madrugada sombria que se me entranhe no espírito quando o céu está limpo e o Sol me abraça.A alegria é só a de estarmos por cá e de nos vermos crescer.

Editorial

Pedro [email protected]

Page 5: Jornal Quinze - Junho 2009

RegiãoQuinze | 5 Junho . 2009

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Marrazes divulgou, no dia 9 de Junho, os vencedores do concurso TOP TURMAS. Este concurso, com início em Novembro de 2008, teve por objectivos a promoção do comportamento e o aproveita-mento positivo dos alunos dos 2º e 3º ciclos e a redução da indis-ciplina dentro e fora das salas de aula. O concurso TOP TURMAS consistiu em dois momentos de avaliação do aproveitamento e do comportamento das turmas. Aquelas que obtiveram o resultado mais favorável foram as turmas vencedoras.O prémio para as turmas vencedoras foi uma tarde de Karting no Kartódromo de Milagres oferecida pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, realizada pelas 15h do dia 9 de Junho.

Escola de Marrazes promove concurso TOP TURMAS

Budismo em LeiriaO recém-criado Núcleo de Estudo do Dharma de Leiria, representante da União Budista Portuguesa a nível distrital/regional, organiza no dia 19 de Junho (6.ª feira), entre as 19h e as 21h, uma conferência, de entrada gratuita, subordinada ao tema “O Buda e o Budismo, uma via de libertação”. A finalidade desta actividade passa por dar a conhecer à população budista a Via do Buda. Esta será uma actividade preliminar a um workshop de “Introdução à Meditação”. Este workshop decorrerá no dia 20 de Junho (Sábado), terá uma duração de 6 horas e um custo de 20€ (15€ para estudantes). Ambas as actividades decorrerão nas instalações da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.Segundo o Núcleo de Estudo do Dharma de Leiria, a meditação tem muitos benefícios cientificamente comprovados, como suprimir a

ansiedade e o stress, restabelecer o sono, aumentar a memória, a capacidade de concentração e a inteligência, ajudar a superar desequilíbrios psicológicos e crises emocionais, restabelecer a harmonia nas relações humanas. O objectivo do workshop é habilitar os participantes a continuarem a prática por si mesmos ou integrarem um grupo de prática regular.

O futebol leiriense está em festa! Parece que a D. Isabel fez das suas e deu um empurrãozinho às equipas da região. Milagre ou não, o certo é que o União de Leiria e o Marinhense alcançaram a subida de divisão. Uma de regresso ao principal escalão português, a outra à 2ª divisão nacional. Mas nem tudo é euforia. O guarda- -redes do Marinhense que o diga. Luís Soares foi esfaqueado após mandar uns piropos a um grupo de raparigas que passava perto do bar onde a equipa festejava a subida de divisão. Um amigo delas não gostou e resolveu acabar com a festa. Quem também revelou infelicidade foi a nossa Presidente de Câmara. Isabel Damasceno, acerca da promoção do União de Leiria, afirmou que o clube “transporta para o campo (...) a imagem de marca da população de Leiria”. O problema é que a população não está muito por dentro da imagem do União, senão as cadeiras estariam mais preenchidas durante os jogos. A nossa sorte é que as cadeiras são multicolores, não concorda Drª. Isabel?Bem, enquanto uns tentam

disfarçar a crise com frases feitas, outros preferem tapar a cara com umas meias de senhora e

assaltar lojas de roupa, que a vida anda complicada. Nos últimos meses várias lojas no centro de Leiria foram alvo de assaltos. A Five e a La Squadra foram algumas das lojas de vestuário assaltadas. Para além de criminosos, estes ladrões têm um gosto apurado no que toca à moda... Ao menos os vendedores de feira não têm que preocupar-se pois ninguém lhes vai roubar as malas da “Ampori Armoni” e “Doce e Cabana“. Mas não é só a economia e a segurança que andam mal. A justiça também anda a pecar. O Tribunal da Marinha Grande condenou a 7 anos de prisão efectiva um homem que abusou sexualmente da sobrinha durante 5 anos. Quem sabe, se se portar bem atrás das grades, daqui a 4 anos já está de volta às ruas para oferecer uns doces às criancinhas. Uns oferecem uns bombons às crianças, outros oferecem perdão. Raúl Castro jantou com Mário Soares após este ter, supostamente, apoiado a candidata do PSD. Num restaurante em Lisboa, o

candidato dos socialistas à Câmara de Leiria terá tentado apaziguar a situação que tanto consternou o PS. Agora só falta Isabel Damasceno fazer as pazes com a JSD de Leiria, depois de estes ameaçarem apoiar uma candidatura de José António Silva. Talvez umas minis e uns tremoços resultem...E assim se passou mais um mês. Tudo na mesma. O futebol faz manchetes, as autárquicas começam a aquecer, o crime não pára e a crise parece que afecta todos (excepto o Real Madrid). Como já viram, não sou muito bom em previsões, mas duma coisa estou certo, os jornais agradecem porque assunto para manchetes não falta! Desde a mercearia do Joaquim que teve que despedir dois empregados às trocas de acusações entre as Rosas e as Laranjas. E no meio disto tudo vão dizendo que a mercearia era fulcral para o comércio da região e vão pondo mais uns espinhos nas Rosas e mais umas gotas de amargura nas Laranjas. No final acabamos todos picados e azedos. E depois votamos em quem? Acreditamos em quê? Quando souberem de uma resposta, avisem-me... Que eu vou continuar por cá...

Um Mês e Algumas Palavras

João Gaspar

por André Pereira

Dor Crónica

Dói mesmo

[email protected]

Um dos grandes temas deste mês foi, sem dúvida, as Eleições Europeias, aquelas que me dão mais prazer em votar, porque quem ganha vai embora. Por isso não compreendo a elevada taxa de abstenção. Apesar de tudo, pelo menos 238 passageiros da Air France foram às urnas. Estranho não ter havido nenhum português a bordo, até porque nós somos como os Palestinianos, estamos espalhados por todo o lado. Mas naquele voo nem um português. Porquê? Porque se atrasou no embarque… Temos que deixar de chegar atrasados, está bem Sócrates?

Quem não pára de voar é Cristiano Ronaldo. De Manchester para Madrid com escala em Paris… Hilton. Aliás, esta transferência para o Real Madrid foi precedida por um namoro de dois anos, algo a que Ronaldo não estava habituado. Curioso, ainda, o BES perguntar onde é que o Cristiano Ronaldo vai estar daqui a três anos. Eu acho que eles sabem, sempre me foi ensinado que o Espírito Santo tinha contactos privilegiados.

Já por obra e graça do mesmo, a Ana Malhoa foi capa da Playboy portuguesa. E numa coisa sai ao pai, usa risco ao meio. Passando para o mundo da música, a cantora norte-americana Lady Gaga disse que gosta de homens que se pareçam com mulheres. Cláudio Ramos… sortudo, hã? Por falar nisto, o famoso e violento jogo “Grand Theft Auto” tem agora uma versão gay. Porém, com duas novidades: os carros só têm marcha-atrás e a personagem principal é o Daniel Nascimento.

No mundo real, a Produtora UAU lançou uma audição para rapazes actuarem nus em palco. A última vez que isto aconteceu foi na Casa de Elvas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 200 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil. Esta notícia foi patrocinada pela NIKE.

Para terminar gostava de deixar uma mensagem àqueles que me chamam de insensível por fazer piadas sobre a queda do avião. A verdade é que eu tenho sentimentos e, de tanto chorar, estou com mais água nos olhos do que as vítimas do acidente...

Page 6: Jornal Quinze - Junho 2009

6 | Quinze Junho . 2009

www.fazer-avancar.com | [email protected]

Ajude-nos a Fazer Avançar assinando o Jornal Quinze por apenas €12 por ano (€1 por edição) ou fazendo um donativo para o NIB 0010 0000 42142060001 63, dando assim o seu valioso contributo.

VOLUNTÁRIOS JAVA / WEBDESIGNA Associação Fazer Avançar precisa de voluntários que possam colaborar na construção de um website e/ou no desenvolvimento de uma aplicação JAVA.

[email protected] www.fazer-avancar.com

No ano de 2007, a Process Wavespirit criou um projecto cujo objectivo era o ensino da prática de skimboard. Dois anos volvidos, a Associação Fazer Avançar partiu do conceito desse projecto, deu-lhe corpo e alma e é com todo o orgulho que apresenta a Mitiluma - Academia de ondas, onde se pode aprender não só o skimboard, mas também surf e bodyboard.Mas as pretensões da academia vão muito além do simples ensino da prática destes desportos náuticos, a Mitiluma tentará sempre incutir nas pessoas a importância do exercício físico, a interacção entre os jovens, a preservação e limpeza das praias e sensibilizará o público em geral para a importância do conhecimento e respeito pelo mar.A equipa da Mitiluma é constituída por 3 elementos (Luís, Miguel e Tim), cada um com mais de dez anos de experiência em desportos de ondas e com um bom nível de competição a nível nacional. Esta equipa usará todos os conhecimentos ao seu dispor para ensinar a prática das modalidades em causa de uma forma divertida e em segurança.Com a promoção destas actividades para miúdos e graúdos, a Mitiluma pretende dar uma nova imagem à praia da Vieira e, se possível, ajudar a estimular o turismo na costa atlântica.

Vem até cá e apanha a onda. Nós esperamos por ti.

Vem apanhar a onda!

Page 7: Jornal Quinze - Junho 2009

Quinze | 7 Junho . 2009

simolizFaça as suas compras no Shopping 2000 Leiria

Construções, SA.

ClíniCa de MediCinadentária de leiria, lda.

direcção clínica:Dr. CArloS Alberto MotA

Drª AurorA brAvo liMA

carlos alberto motaMéDiCo DentiStA

especialista em ortoDontiApela ordem dos Médicos Dentistas

urgências diárias das 9h00 às 22h00Sábados das 9h00 às 18h00

- Consultas por marcação todos os dias úteis até às 22h00- Com Departamento de implantologia e oclusão

av. adelino amaro da Costaedf. terraços do lislote 2. 1º - escrit. 3 leiriatel. 244 890 230 Fax 244 824 608

De onde vem esse amor pela física?Para me compreender precisa de

saber que tenho sindroma de Asperger. Sou uma desgraça no relacionamento e na comunicação com as pessoas. Por um lado tenho capacidades de raciocínio lógico matemático acima da média. Diz-se que Einstein também sofria de sindroma de Asperger. Por outro lado nunca acreditei em verdades religiosas como tal senti necessidade em explicar a mim mesmo como funcionam todas as coisas de uma forma científica.

Pode explicar em que consiste a sua teoria?

A minha teoria, Teoria Unificada da Relatividade Absoluta, é uma teoria da relatividade sem espaço-tempo e com a velocidade da luz variável e relativa. Para Einstein a luz é uma manifestação divina como tal tinha de ser absoluta.

Nos seus estudos afirma que o tempo não existe. Pode explicar?

O tempo não existe como uma coordenada como diz Einstein, não é algo que exista fisicamente. Segundo a minha teoria o tempo é uma unidade derivada do espaço e da velocidade.

A teoria do Big Bang também está errada?

Quanto ao Big Bang a questão é a seguinte: nós não vemos que as galáxias se estão a afastar de nós. O que vemos é que as frequências de luz emitidas pelas galáxias sofrem um desvio. Existem três formas de provocar esse desvio: a versão corrente da velocidade longitudinal de afastamento, o desvio devido à velocidade transversal e a variação devida à variação da gravidade. O que eu demonstro é que se o universo estiver a rodar com determinados parâmetros a velocidade relativa transversal provoca o mesmo desvio que uma velocidade longitudinal. Como parece que no universo tudo se encontra em rotação parece-me lógico que o universo também deva estar a rodar.

Como é que tudo o que existe é feito unicamente de velocidade e de distância?

Na física actual existem cerca de 7 unidades fundamentais. Ora eu, usando esses valores para o caso do electrão, consegui definir todos eles só em função

da velocidade da luz e do comprimento de onda do electrão. Por exemplo descobri o que é a massa. A massa é o momento do dípolo eléctrico de uma partícula. O valor aproximado que se conhece do electrão confirma a minha hipótese.

Porque afirma que há vigarice na física quando se trata da teoria da relatividade de Einstein?

Existem diversas vigarices na física actual para manter a teoria da relatividade intocada. Uma delas é o valor da massa do protão. Sabe-se o valor exacto da energia em repouso do protão e os químicos sabem o valor exacto da massa do protão. Ora esses valores não cabem na famosa equação de Einstein E=mc2. Como tal os físicos inventaram uma vigarice relacionada com a abundância do hidrogénio e do deutério para calcularem um valor de massa inferior ao verdadeiro por de forma a manter a fórmula de Einstein correcta. Desafio qualquer físico a provar o contrário. Ora os químicos sabem que o espectrómetro de massa dá os valores exactos de cada isótopo e não uma massa média de uma mistura de isótopos. Uma outra vigarice é a explicação relativista da aberração astronómica que é uma prova evidente que a luz tem velocidade relativa em relação a um receptor em movimento.

A dedução de Einstein das equações de Lorentz também é outra vigarice, neste caso dele próprio.

Quando é que surgiu o “Eureka” sobre a sua Teoria da Relatividade?

O Eureka aconteceu em 2000 quando descobri que a equação de invariância de Lorentz era igual a uma constante universal. Todo o meu trabalho foi desenvolvido a partir dessa descoberta.

Já houve físicos a concordarem com a sua teoria ou é mais comum a afirmação de que Einstein não errou?

Até hoje nenhum físico relativista aceitou a minha teoria. Sem qualquer explicação simplesmente dizem que estou errado. Estou contudo em contacto com muitos físicos estrangeiros e nacionais que concordam comigo.

O que irá mudar se a sua teoria for aceite pela comunidade científica?

O século XX foi o século dos modelos matemáticos abstractos para explicar

os fenómenos: teoria da relatividade e mecânica quântica. Essas teorias permitem fazer cálculos precisos mas não explicam os fenómenos. A física do século XXI vai ser mais simples e explicar melhor os fenómenos e abandonará grande parte da complicação matemática dos modelos abstractos.

Como é que um amador consegue aperceber-se de um suposto erro na Física, quando a Teoria da Relatividade é estudada por cientistas e investigadores que vivem da Física e para a Física?

As pessoas no ensino são obrigadas a acreditar no que dizem os professores. Depois de sofrerem uma autêntica lavagem ao cérebro nunca mais conseguem vislumbrar a realidade.

“O tempo não existe como uma coordenada como diz Einstein.”

“Nunca acreditei em verdades religiosas como tal sentinecessidade em explicar a mim mesmo como funcionam todas as coisas de uma forma científica.”

“Existem diversas vigarices na física actual para manter a teoria da relatividade intocada.”

Não é estrangeiro, nem ganhou nenhum Nobel. Completamente amador e autodidacta, António Saraiva pretende demonstrar que o espaço-tempo de Einstein não existe e que há muita vigarice em torno da Teoria da Relatividade. Piloto da marinha mercante, António Saraiva, pode vir a revolucionar um dos grandes alicerces da física contemporânea. Se a sua teoria for confirmada poderá ter o seu nome gra-vado na História, assim como Einstein o tem...

“Einstein Estava Errado!”

António Saraiva

?

por João Gaspar

Page 8: Jornal Quinze - Junho 2009

8 | Quinze Junho . 2009

Considera que o movimento estudantil desempenhou um papel fulcral entre os militares portugueses durante a Guerra Colonial?

Muitos oficiais das Forças Armadas passaram pelas universidades onde alguns desempenharam cargos de dirigentes associativos e a experiência de luta e resistência contra o regime do Estado Novo foi muito importante para a consciencialização desses militares no sentido de lutarem contra a injustiça da guerra colonial. Havia militares que se mobilizavam para a guerra e havia outros que desertavam por serem frontalmente contra aquela guerra. Alguns desertavam no próprio dia do embarque para as colónias de forma a tornar ainda mais claro o motivo da deserção. Eu fui um deles.

O seu percurso político iniciou-se ainda durante o Estado Novo como candidato a deputado pela Oposição Democrática (circulo de Leiria) tendo isso levado a que a Polícia política (PIDE) tivesse, entre outras coisas, proibido a sua candidatura. Conte-nos a história que rodeou o seu exílio fora do País.

Em 1969, de facto, candidatei-me a deputado pela Oposição Democrática. Alguns anos volvidos, já licenciado em Direito, estava a prestar serviço militar e fui desgraduado de oficial miliciano para soldado raso. Entendi não seguir para a guerra e exilar-me. Para tal tive a ajuda de vários amigos mas a decisão de me exilar teve de ser muito rápida. Atravessei a fronteira a pé, depois segui para Paris de comboio, cheguei no dia 14 de Julho e o sucessor do General Charles de Gaulle na Presidência da República Francesa, Georges Pompidou, concedeu-me pouco depois o estatuto de refugiado político.

Em meados dos anos 90, quando era Ministro da Administração Interna, numa visita a França, o colega francês Ministro do Interior mostrou-me os ficheiros que o Governo de França tinha sobre mim, relativos à concessão do estatuto de refugiado político.

No ano passado, aquando das comemorações da Tomada da Bastilha (14 de Julho) estive em França a convite do Presidente Sarkozy e não pude deixar de pensar que as coincidências da vida são espantosas. Naquele dia perfaziam-se 35 anos sobre o dia em que tinha chegado a França como refugiado político.

Qual é a história mais inacreditável que viveu no PREC?

Após o 25 de Abril voltei a Portugal e regressei ao serviço militar porque apenas o abandonei por ser opositor à guerra colonial. Não consegui estar presente no primeiro dia do trabalhador (1º de Maio) porque

nesse dia ainda não tinha sido decretada a amnistia para os desertores. Portanto nesse período não fui um interventor político visto que tinha os deveres de militar para cumprir. Fiz parte da “Comissão Nacional de Inquérito”, destinada a averiguar os crimes cometidos pelos responsáveis do regime fascista.

O Dr. Alberto Costa licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1971. Neste momento, devido à reforma de Bolonha, o curso ficou reduzido a 4 anos. Concorda com esta redução de anos da maioria dos cursos superiores?

As Universidades fizeram bem em acolher e aplicar o processo de Bolonha. Esta reforma procura não retardar a entrada dos jovens na vida profissional. Nos países anglo-saxónicos a exigência nas licenciaturas era de menos anos curriculares e, como tal, os jovens Portugueses ficavam em desvantagem na Europa. Para além de tudo isto, facilitou-se a circulação de pessoas, ideias e qualificações e isso é muito positivo. Não se pode passar tantos anos de seguida a estudar nas faculdades. Antigamente é que se pensava que se devia estudar muito na faculdade e após se concluir a licenciatura já não se estudava, mas hoje em dia o Mundo é diferente, tudo evolui mais rapidamente e a nossa actualização deve ser diária porque o que é uma verdade absoluta hoje pode já não o ser amanhã.

No Mundo actual temos de continuar a estudar todos os dias mesmo depois de concluir a licenciatura.

Nos últimos anos tem-se sentido um grande alheamento dos jovens relativamente à política em geral graças a alguns maus exemplos de políticos que todos conhecemos. O que acha que deve ser feito para trazer os jovens para a política?

Não creio que a acção política tenha de mobilizar toda a gente. Não sou dos que advogam que é terrível não ter toda a gente a intervir constantemente na política. Não deve haver dramatismos desses especialmente em relação aos jovens.

Admito que algumas das formas de apelo da política cativem pouco os jovens, até devido à linguagem que, por vezes, não é a mais adequada.

Aqueles que sentirem o apelo da política devem intervir mas nenhum jovem se deve sentir recriminado ou pressionado a entrar na política. Se os jovens não se sentem motivados é porque têm outros interesses. Somos todos livres de nos interessar por aquilo que queremos.

Devemos adoptar uma posição menos tradicionalista e menos nostálgica. Não somos uma cidade-estado da Grécia Antiga

em que havia uma espécie de dever de bronze de participar na vida política e em que quem não participasse sofria consequências.

Os partidos políticos têm recorrido com alguma frequência a pessoas que se destacaram por motivos extra política, caso de Moita Flores como criminalista, Hernâni Carvalho como jornalista, Vital Moreira como professor de Direito, e outros advogados, médicos, etc. Considera que o Povo deixou de confiar na classe política?

Alguns desses casos não são representativos disso. Essas pessoas normalmente têm um passado político. Hoje em dia a comunicação é muito importante e daí que essas escolhas se sucedam. Essas pessoas transmitem bem as mensagens políticas e, como tal, são escolhidas pelos partidos. Um dos casos que citou, por exemplo, será importante para a comunicação não tanto pela referência de profissional mas sim pela eficácia comunicacional. Actualmente, o “conversacional” é fulcral e a eleição de Obama mostra bem isso mesmo. Há quem tenha grandes capacidades como político mas não consiga transmitir bem a sua mensagem e também há quem consiga transmitir a sua mensagem mas não tenha grandes capacidades como político. É verdade que Barack Obama alia às suas grandes capacidades conversacionais e formais todas as suas outras qualidades como político e daí o seu sucesso, à escala global.

Há quem diga que o associativismo e os movimentos cívicos são o futuro da política. O que tem a dizer em relação a isso?

Sempre houve coexistência entre as associações/movimentos cívicos e os partidos políticos. As associações e os movimentos trazem contributos para a sociedade que os partidos ainda não ou já não conseguem trazer. Julgo que não podemos afirmar que uns substituirão os outros porque se trata aqui de realidades que fazem parte de um tecido com pólos diferentes e porque são todas necessárias, em diferentes registos. A interacção entre todos é muito importante.

Constituir uma associação ou formar um movimento cívico é menos complicado que fundar um partido político, como tal, são estruturas mais acessíveis que conseguem libertar mensagens mais facilmente e isso torna-os preciosos para coexistir ao lado dos partidos políticos. As associações e os movimentos trazem complementaridade aos partidos e quanto mais interacção existir entre todos melhor é para a sociedade.

O Ministro da Justiça, Alberto Costa, recebeu a equipa do Quinze no seu gabinete ministerial no Terreiro do Paço, em Lisboa, para falar sobre a sua história de vida e não só.

Alberto CostaUma história de vida

“Não creio que a acção política tenha de mobilizar toda a gente”

“As Universidades fizeram bem em acolher e aplicar o processo de Bolonha”

“Após o 25 de Abril voltei a Portugal e regressei ao serviço militar porque apenas o abandonei por ser opositor à guerra colonial”

Page 9: Jornal Quinze - Junho 2009

Quinze | 9 Junho . 2009

** Compras válidas de um menu Mr.Pizza ou pizzas Normal ou Maxi* Mediante a stock existente na altura da entrega da Scoooter ao ganhador

Início: 03 de Maio de 2009Término: 10 de Julho de 2009

Quem pode participar: Todos os que estiverem inscritos na página do Mr.Pizza (website) epreenchidos os requisitos (possuidores do recibo de compra de um menu Mr.Pizza ou Pizza Normal ou Maxi)

F.A.Q.

Faça a sua inscrição com o número do recibo da sua compra **em WWW.MRPIZZA.PT

Na compra de um menu Mr.Pizza ou Pizza Normal ou Maxi, você concorre a uma Scooter ZNEN 50QT-15E 50cc e podes escolher a cor do seu gosto *

GANHE UMA SCOOTER EM WWW.MRPIZZA.PT

Ganhe umaScooter !

Passatempo:Maio a Julho 2009

Page 10: Jornal Quinze - Junho 2009

10 | Quinze Junho . 2009

Saúde

O PODER DA BRINCADEIRA

Promova a brincadeira a paresOs pares tornam-se mais interessantes especialmente a partir da idade pré-escolar. Kenneth Rubin demonstrou, a partir duma investigação em desenvolvimento social, que as crianças imitam acções simples feitas pelos seus pares com os brinquedos, a partir dos 12 meses. Tal descoberta sugere que as crianças de um ano tentam dar sentido ao que os pares fazem, o que apoia a importância do papel da brincadeira com outros no desenvolvimento da criança.Agendar com outros pais e crianças encontros para brincar é uma forma eficaz e divertida de proporcionar um tempo não estruturado de exploração e brincadeira. Participar em grupos organizados ou em programas para pais e filhos é uma excelente forma das crianças interagirem umas com as outras, com a sua supervisão. Este tipo de grupos permite-lhe partilhar preocupações e dicas sobre a parentalidade com outros pais.A brincadeira entre o seu filho e os pares assumirá a forma de brincadeira paralela, uma brincadeira que é feita junto de outras crianças, mas que não é colaborativa. Poderá guiar o seu filho nesta mudança do jogo paralelo para o jogo cooperativo envolvendo-se em actividades adequadas ao seu desenvolvimento.

Não espere demasiado do seu filho no que se refere à capacidade para aguardar a sua vez ou para partilhar. Assegure-se que existem outros brinquedos na sala e guarde qualquer objecto especial do seu filho, sabendo que para ele seria difícil ver outra criança a utilizá-lo. Por volta dos dois anos, receberá mais cooperação por parte da criança, quando ela começar a ser capaz de partilhar.

Gymboree Play & Music: Potenciando o Desenvolvimento Social e CognitivoO que torna os espaços de brincadeira tão eficientes é o facto de oferecerem um local para o seu filho praticar competências sociais com os pares, mas com a segurança de o ter a si por perto para o guiar e lhe transmitir confiança. Participar nos progra-mas Gymboree Play & Music permite-lhe proporcionar ao seu filho o contacto com pares num ambiente social.O Gymboree proporciona-lhe uma varie-dade de aulas de brincadeira, música e arte, adequadas ao desenvolvimento da criança, para usufruir de forma agradável com o seu filho. As actividades criativas, os equipamentos, os brinquedos e os materi-ais variam de aula para aula no sentido de assegurar o máximo desafio para a criança,

quer esteja no Nível1 (0-6meses), quer no Nível 7 (3-5anos). Os professores com formação Gymboree facilitam as activi-dades para experimentar com o seu filho, e introduzem actividades de jogo paralelo que, eventualmente, irão evoluir para brincadeiras cooperativas, iniciadas pela própria criança.Através de actividades às quais se associa um tema, o Gymboree apoia a criança que está a iniciar a capacidade de fazer de conta e fornece aos pais ideias de como participar em brincadeiras que implicam o pensamento simbólico, envolvendo-o no processo de aprendizagem. Um escorrega ou um túnel de uma aula Gymboree não es-timula apenas a actividade motora global. Na mente do seu filho, poderá tornar-se num submarino “submerso no mar” que tem de ser atravessado, ou numa “ilha dos macacos” no jardim zoológico, que tem de subir.Os brinquedos e materiais Gymboree como bolas, arcos, lenços, beanbags e bolinhas de sabão servem de ferramentas para estimulai o jogo de faz de conta, bem como a capacidade da criança para resolver problemas de forma eficaz e de se relacio-nar com os outros. No contexto Gymboree, o seu filho pode aprender competências sociais, praticar a partilha, explorar novos

pensamentos e fazer amigos. Os pais podem desenvolver redes com os outros pais e aprender canções e actividades para partilhar com os filhos.Brincar é algo poderoso quer para si, quer para o seu filho. A brincadeira emerge por si só, mas o seu desenvolvimento e as suas orientações assumem um importante papel no desenvolvimento social e cognitivo do seu filho.

(Na edição anterior falou-se da brincadeira como potenciador do desenvolvimento social e cognitivo; como ferramenta social; e do faz de conta e a aprendizagem real.)

Traduzido de: Vanessa Gallo, Program Developer and Trainer for Gymboree Play & Music

Nos dias 20 e 21 de Junho a nossa cidade acolhe o Campeonato da Europa de Equipas SPAR. As provas terão lugar no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa e é esperado que a presença dos melhores atletas da Europa como Nélson Évora, Naide Gomes e Gulnara Galkina-Samitova (Campeã Olímpica de 3000 metros obstáculos) atraia milhares de pessoas ao Estádio (cerca de 15.000 nos dois dias).

A entrada é gratuita e pode levantar os seus bilhetes entre as 14h00 e as 21h00 até ao final da competição.

Esgotemos a lotação do Magalhães Pessoa!

Page 11: Jornal Quinze - Junho 2009

Quinze | 11 Junho . 2009

Onde nos encontramos e trocamos palavras. Viajamos ao sabor de pensamentos e memórias e sentidos, espelhamo-nos no papel. É este

Espaço do Leitoro espaço onde nos recriamos e damos a conhecer, reflectimos, divagamos. Partilhamos. Este é o nosso espaço e é aqui que comunicamos.

Causas de morte

agavetadopaulo.blogspot.com

Paulo KellermanTodos os dias se queixa, insistentemente. Lamenta-se da rotina, da banalidade, da previsibilidade; diz-lhe: a vida contigo é rotineira, banal, previsível. Ela suspira, fica a vê-lo sair, bater com a porta, ouve-o esmurrar o botão de chamada do elevador.

Aproxima-se da janela, fica a vê--lo percorrer a rua com passos

furiosos; e suspira, de novo. Depois, passadas algumas horas: eis que regressa. E diz, quando a vê: foda-se, que viver contigo é uma rotineira; ou: uma banalidade; ou: uma previsibilidade. (Por vezes, quando está mais irritado: uma rotineira e uma banalidade e uma previsibilidade.

Até que, certa manhã, ela morre, em silêncio (resignada, talvez); diz-se na vizinhança que o coração falhou. Mas ele sabe que não, ele conhece a verdadeira causa: morreu por causa dele; da sua presença rotineira; banal; previsível.

Partilhe através de [email protected]

O dia fOi quebradO pelO vermelhO

João LázaroTalvez porque era apenas uma sexta-feira comum, talvez porque a cidade suportava a canícula que o cinzento do asfalto tornava ainda mais insuportável, talvez porque o trânsito fluía sem sobressaltos, talvez porque o rádio debitava uma melodia sem alma, talvez porque nada havia para pensar, talvez porque procurava alguma coisa que me recordasse que estava vivo, reparei no vermelho que quebrou o dia e estilhaçou aquele instante em que cada coisa mais não fazia que existir.

O facto de ser sexta-feira poderá ter contribuído para a visão. Afinal aquele quase final de semana

seria decisivo para fragilizar a razão, que os dias anteriores tinham sido férteis de mil coisas a esgotar cada hora e havia ainda a preocupação de umas quantas coisas a concluir antes de encerrar o expediente. Ou então o calor é claro, que é coisa para desfocar o entendimento e perturbar a visão que temos das coisas. Também se pode dar o caso que o espanto de vir da periferia ao centro da cidade sem pausas na circulação, me deixasse o seu quê atónito por tão facilmente a cidade se deixar percorrer sem reservas. A música ajudava, claro está, porque era fácil e se trauteava mesmo estando desatento, porque era

uma metáfora sem exigência de um amor banal. Ou então, poder- -se-á ter dado o caso, estar no meio da Avenida sem pressa, após uma viagem tão sem notícia, me ter permitido não pensar em nada que é um modo bom de apreciar o que nos rodeia. Verdade seja dita: gosto por demais desta Lisboa, coração de um país, das suas gentes e do reboliço de uma capital que se põe em bicos dos pés para parecer grande, e nela me sinto vivo e assim me delicio em pensar.

Não sei se por todas estas coisas se por outras que não recordo, aquela mancha de vermelho

atravessando a passadeira, numa corrida sem sobressalto, apenas como quem tenta ganhar tempo, me prendeu a atenção. Não que uma qualquer mulher, de vermelho vestida e calçada, seja motivo de notícia, tão-pouco o facto de o tecido ser tão leve que flutuava como imagino ser o sussurro das asas de um anjo ou sequer o seu andar engraçado ser diferente de qualquer outra coisa já vista. Apenas conservei este instante porque era uma sexta-feira comum, estava calor, a cidade escorria sem pressa, a música falava de nada e nada me obrigava a pensar em coisa alguma para além de que estava vivo.

Ou talvez não. Talvez o dia tenha sido quebrado por um instante vermelho porque sempre necessitamos de encontrar no cinzento dos dias alguma coisa que nos deslumbre e recorde que ainda há cor na paleta da vida.

A minha mãe disse-me que eu devia escrever aqui que hoje a minha tia foi pedida em casamento por SMS e disse-me que é o dia mais feliz da vida dela. O meu pai diz que já era altura de a minha tia comprar uma casa para ela e para o namorado porque já tem trinta anos.O gato Filipe adormeceu em cima do portátil da mãe e a mãe fartou-se de rir e acordou-o.O meu avô disse-me que eu não posso ser escritora enquanto não souber o que é um aforismo e disse-me para perguntar à professora Isaura o que é.Querido diário como já te tinha dito eu quero ser escritora e jornalista quando for grande para trabalhar num jornal. A Marta também quer ser escritora e jornalista para podermos ir juntas para o trabalho como vamos para a escola.Amanhã é feriado e é também dia de Portugal e de Camões.O meu pai diz que vamos passear a Lisboa e que depois vamos ao Jardim Zoológico mas eu uma vez fui ao Jardim Zoológico com a minha escola e não gostei nada.Agora vou ver televisão para a sala. Boa noite querido diário.

Querido Diário

Jéssica Ribeiro (a Jéssica tem 9 anos e mantém um diário num

documento do MS Word do seu Magalhães)

Page 12: Jornal Quinze - Junho 2009

‘‘Não há nada que se compare

ao calor de um público.

Quer dizer, até há, mas são holandesas”

12 | Quinze Junho . 2009

Cartaz Cultural

Quem é o Nilton?Um humorista que escreve para o Nilton tudo aquilo que o Nilton diz. O Nilton não é mais que o melhor cliente do Nilton e aquele que melhor compreende o humor do Nilton. Fora isso, sou um indivíduo simpático que tem particularidades que muito me orgulham: sou boa pessoa e estou de bem com a vida. Sempre.

Qual era o teu sonho de criança?Dizem os meus pais que eu queria ser “Bareiro”, mas sempre me fascinou o desenho e a arquitectura, embora me lembre claramente de pensar em estar num palco, sem que na altura tivesse alguma noção do que estaria a fazer. Eu não acredito muito nessas coisas, mas se calhar haveria algum chamamento esotérico à comédia.

Já foste disc jockey e decorador de interiores. Como chegaste à comédia?Apenas pela força de vontade que imprimo em tudo o que faço. Quero fazer e faço. Sempre fui assim. Na década de 90 vivi no Algarve, mandava textos para o Herman e como não conseguia entrar para a equipa de escrita, nem tão pouco que alguém visse o meu material, comecei eu a fazer. O resto é o efeito bola de neve.

Como foi a mudança do palco da Barraca para os estúdios da Rádio Comercial? Foi nessa altura que surgiu o “bichinho da rádio”?A mudança foi uma das coisas que mais me divertiu na vida. Os directores foram lá “despejados” por um fã, hoje amigo, o Sérgio Noronha que era do Marketing da Rádio Comercial e sempre acreditou em mim. Eles assistiram e gostaram muito, mas a direcção da Rádio mudou e só oito meses depois é que o Pedro Tojal e o Nuno Gonçalves me chamaram. Isto porque o Noronha nunca deixou de enviar material meu e fazer força para que eu fosse para a Rádio, mesmo não me conhecendo de lado nenhum. Ainda há pessoas boas neste mundo. Mas o meu início em rádio foi muito antes. Eu sou trintão, logo, estive no início das piratas, aos 13 anos em Proença-a-Nova, na Rádio Cruzeiro. Depois fiz parte da equipa fundadora da Kiss Fm no Algarve, com a Carla Rocha da RFM, o Pedro Simões da Mega FM e o Wilson Honrado da Cidade FM.

Foste das primeiras pessoas em Portugal a encarar o stand up comedy como uma actividade profissional. Agora, o stand up é algo de consensualmente instituído. Tens noção da importância que tiveste nesta passagem?Quando eu o fazia só me chamavam de maluco, ninguém achava que se poderia viver de tal coisa. Embora tenha sido o primeiro, não acho que isso tenha ajudado alguém. O Levanta-te e Ri sim, esse foi o mais importante.

Como é o teu processo de criação?Esta resposta vai ser uma desilusão para as pessoas, porque há sempre aquela ideia romântica de que se cria numa máquina de escrever antiga, com o cigarro ao lado e uma luz mínima. No meu caso, quando tenho de escrever, sento-me ao computador e escrevo. Simples. Tal como me disse um dia o Raul Solnado, “escrever por inspiração é para amadores”.

Por vezes, o trabalho de um humorista não é reconhecido. Ou por não ser encarado como trabalho ou por estar nos bastidores. Como encaras essa situação?No meu caso, interpreto 90% do que escrevo, mas encaro naturalmente. Percebo que vivamos num país onde as pessoas não têm a mínima noção que existe um argumentista. Quando escrevi a Gala do Globos de Ouro, dizia às pessoas que aquilo na SIC fui eu que escrevi. A maioria perguntava: “então mas eles não chegam ali e mandam umas bocas e já está?”

Preferes actuar em palco ou na escrita de um guião?Palco, sempre. Não há nada que se compare ao calor de um público. Quer dizer, até há, mas são holandesas.

Qual foi o teu espectáculo mais marcante?O dia em que o Raul Solnado e o Júlio César foram à Barraca ver-me actuar. Foi uma sensação muito boa.

O que te faz rir? E chorar?O imprevisto faz-me rir. Gosto que me façam cócegas no cérebro. Chorar, a felicidade dos outros. Sempre fiquei mais feliz em dar do que em receber.

Clark Kent usa óculos para camuflar o facto de ser o Super- -homem. Tu precisas deles para teres super poderes...Claro, sem os óculos não sou ninguém. São eles que me dão as piadas. Sou uma espécie de Sansão, mas no meu caso não é o cabelo, é mesmo este par de coisas.

Há alguma piada que gostasses que fosse tua? / Qual a maior piada de sempre?Adoro tantas ideias do Seinfeld... Lembro-me sempre de uma que fala das empresas e do facto dos empregados andarem o dia todo a tentar arranjar formas diferentes de cumprimentar os colegas. A maior piada de sempre... ui! Não dá para referir. Para mim, o Seinfeld continua a ser o maior manancial de ideias por metro quadrado.

Nome completo: Nilton (não poucas vezes chamam-me Nilton Nascimento por causa do cantor brasileiro Milton Nascimento)Data Nascimento: 4 Junho 1972Naturalidade: Angola

Começou como disc jockey, passou pela decoração de interiores e deu de caras, e de óculos, com o stand-up comedy. Em boa hora o fez, tornando-se num dos pioneiros desta arte em Portugal. Tem teorias sobre tudo, não acredita no Pai Natal e até já foi pirata, mesmo dentro de uma cassete. Nilton acedeu ao nosso convite para uma entrevista e contou-nos um pouco da sua vida.

Nilton - “O imprevisto

‘‘O Seinfeld continua a

ser o maior manancial

de ideias por metro quadrado”

Foto: Mário PrínciPe

Page 13: Jornal Quinze - Junho 2009

Quinze | 13 Junho . 2009

Peixe : Avião nada muito bem em águas lusitanas. Alvo de uma particular atenção por parte da crítica, a banda bracarense entrou com o pé direito no espectro musical português. O seu álbum “40.02” foi uma lufada de ar no rock alternativo que se produz por terras lusas, um pouco abafado pela explosão do indie. A voz em falsete de Ronaldo Fonseca lembra claramente Thom Yorke, porém a banda não é feita de papel químico. A peculiaridade da voz, sofrida e ondulada, os arranjos das guitarras, secos mas harmoniosos, e os pozinhos de electrónica dão cor aos Peixe : Avião e transformam-nos numa banda bastante apetecível.As letras (em português) também têm um papel importante na sonoridade das músicas de Peixe : Avião. Embelezam toda a produção musical e atribuem ritmo e uma vincada personalidade à banda de Braga. Apesar do projecto ainda estar

verde, é notável que poderão marcar a música portuguesa. Já saltaram da água, agora só falta voar...

Made in Portugal

peixe : aviãoJoão Gaspar

CalendárioDança

Companhia Nacional de Bailado17 Junho | 21H30

Teatro José Lúcio da Silva

MúsicaFesta da Academia de Música de Alcobaça19 de Junho | 21h30

Cine-Teatro de Alcobaça

MúsicaJordi Savall20 Junho | 21H30

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça

Cinema

A Arte de roubar17 Junho | 18H30 e 21H3018 Junho | 21H30

Teatro Miguel Franco

M/12

Música

Orquestra Filarmonia das Beiras19 Junho | 21h30

Teatro José Lúcio da Silva

M/3

MúsicaSete Lágrimas21 Junho | 21h30

Castelo de Leiria

CinemaX-Men Origins - Wolverine21 Junho | 21H30

Cine-Teatro Actor Álvaro

M/12

Teatro

Sopa de Massa23 Junho | 21H30

Teatro Miguel Franco

M/16

Cinema

Anjos e Demónios21 a 24 Junho | 21h30

Teatro José Lúcio da Silva

M/12

CinemaAmália24 Junho | 15h30

Teatro José Lúcio da Silva

M/12

Dança

Academia de Dança de Alcobaça27 Junho | 16h28 Junho | 11h

Cine-Teatro de Alcobaça

CinemaSingularidades de uma Rapariga Loira24 Junho | 15H30 e 21H3025 a 26 Junho | 21H30

Teatro Miguel Franco

M/12

Cinema

Max & Companhia28 Junho | 15h30 e 21h30

Teatro José Lúcio da Silva

M/6

Música

Jennifer Yu27 Junho | 21h30

Teatro Miguel Franco

M/12

Cinema

A Organização28 Junho | 21h30

Cine-Teatro Actor Álvaro

M/12

MúsicaRockspot 26 e 27 Junho | 22h

Bajouca

Música

Orquestra Ligeira do Exército30 Junho | 21h30

Teatro José Lúcio da Silva

M/3

Música

Orquestra Gulbenkian02 Julho | 21h30

Teatro José Lúcio da Silva

M/3

Teatro

Monólogos da Marijuana04 Julho | 22h

Cine-Teatro de Alcobaça

M/18

MúsicaJoana Bagulho26 Junho | 21H30

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça

MúsicaJoana Bagulho27 Junho | 21H30

Capela de São Pedro de Moel

Quem são os teus ídolos? Quais as tuas influências?Como já deu para entender, adoro o Seinfeld. Também sou fã do Dennis Leary por ser corrosivo e forte nos temas. Adoro a energia do Robin Williams e as ideias do Woody Allen. Bebi de todos eles.

Faz-se bom humor em Portugal?Claro que sim, as pessoas é que têm apenas a ideia do que vêm na televisão. Dou-te já aqui uma lista enorme de nomes que fazem um óptimo trabalho em comédia.

Que projectos profissionais tens em mente?Mais um livro, quando tiver tempo, mais um dvd e agora um programa de televisão na RTP2. Finalmente o talk-show que quero fazer há seis anos.

Qual é o teu grande sonho a nível profissional?Esse já o atingi, poder fazer apenas o que me apetece. Enquanto artista há que respeitar uma regra simples: o artista nunca deve precisar da sua arte para viver. Assim fazemos sempre apenas o que nos apetece.

Qual é a relação que tens com a região de Leiria?Além de ser sempre muito bem recebido, tenho um irmão a morar na Marinha Grande há muito anos. Digamos que vos visito muito mais a vocês de Leiria, do que vocês a mim.

Que conselho podes dar aos jovens que te vêem como um ídolo?Trabalho e perseverança. São as duas regras básicas para se vencer na vida. E procurem sempre aquilo que querem, acabará por acontecer.

faz-me rir”por André Pereira

Direitos reservaDos

Page 14: Jornal Quinze - Junho 2009

Passatempo Orquestra

Filarmonia das BeirasParticipe no passatempo e habilite-se a ganhar 10 bilhetes para assistir ao concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras no Teatro José Lúcio da Silva no dia 19 de Junho às 21h30.

Para ganhar só tem que responder a esta pergunta:

Qual o nome do maestro da Orquestra Filarmonia das Beiras?

Mais informações em:

www.15Quinze.com

Seja um dos 10 primeiros a res-ponder acertadamente e ganhe!

Participe! Boa sorte!

Sudoku! Coloque em cada espaço um algarismo de 1 a 9 de forma a que, em cada linha, em cada coluna e em cada quadrado em destaque de 3x3 espaços, estejam todos os algarismos de 1 a 9, sem repetições.

HoróscopoCarneiro

Carta do Mês: Oito de Paus, que significa Rapidez.Amor: Há uma tendência geral para a melhoria da sua vida afectiva neste período, pode encontrar o amor ou estabi-lizar num relacionamento já existente.Saúde: Não surgirão nenhumas surpresas nesta fase, no entanto é conveniente manter a vigilância e evitar excessos.Dinheiro: Trabalhe com mais afinco para atingir os seus fins.Número da Sorte: 30Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 11

Touro

Carta do Mês: A Torre, que significa Convicções Erradas, Colapso.Amor: É provável que atraves-se um período um pouco conturbado. Procure ouvir a sua voz interior, no silêncio do seu coração encontrará as respostas que tanto procura.Saúde: A sua saúde manter-se-á estável.Dinheiro: Pessoas de grande influência poderão surgir no seu meio laboral. Agarre as oportunidades!Número da Sorte: 16Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 12

Gémeos

Carta do Mês:Rainha de Copas, que significa Amiga Sincera.Amor: Sentir-se-á liberto para expressar os seus sentimentos e amar livremente. Viva o amor sem receios e seja feliz!Saúde: Em vez de ter pensa-mentos negativos, consulte o seu médico se nota que alguma coisa não está bem na sua saúde. Dinheiro: Momento muito favo-rável sob o aspecto financeiro, saiba aproveitá-lo o melhor possível.Número da Sorte: 49Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 13

CaranGuejo

Carta do Mês: 6 de Espadas, que significa Viagem Inesperada.Amor: Esteja atento pois o amor pode surgir na sua vida quando e de onde menos você esperar.Saúde: Neste campo nada o preocupará. Dinheiro: fase pouco favorável, evite despesas que não tem a certeza de conseguir suportar. Número da Sorte: 56Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 14

Leão

Carta do Mês: Ás de Paus, que significa Energia, Iniciativa.Amor: evite que a teimosia possa criar mal-entendidos entre os seus familiares.Saúde: Estará em plena forma física, aproveite para se dedicar a um novo passatempo!Dinheiro: Tudo decorrerá dentro da normalidade na sua vida profissional.Número da Sorte: 23Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 15

VirGem Carta do Mês:Seis de Copas, que significa Nostalgia.Amor: Não deixe que os seus amigos que vivem mais afastados se sintam distantes de si, organize um jantar ou uma festa que permita a todos um reencontro.Saúde: tenha alguns cuidados com o seu sistema digestivo.Dinheiro: Tenha atenção no seu local de trabalho com os falsos amigos, pois nem sempre as pessoas que nos sorriem são as mais verdadeiras.Número da Sorte: 42Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 16

BaLança Carta do Mês: Rei de Ouros, que significa Inteligente, Prático.Amor: A sua capacidade de entrega e sensualidade estarão em destaque e podem trazer muita animação à sua vida amorosa.Saúde: Sentir-se-á muito dinâ-mico e determinado, cheio de força de vontade para enfrentar os desafios.Dinheiro: poderá receber uma ajuda da parte de um colega de trabalho. Número da Sorte: 78Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 17

esCorpião

Carta do Mês: O Diabo, que significa Energias Negativas.Amor: As discussões poderão clarificar algumas dúvidas que estavam pendentes na sua relação de casal. Tenha cuidado com o que diz para não ferir os sentimentos da pessoa amada.Saúde: Deverá cuidar melhor da sua pele. Beba mais água e ponha um hidratante.Dinheiro: Reinará a estabilidade neste campo.Número da Sorte: 15Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 18

saGiTário

Carta do Mês: A Imperatriz, que significa Realização.Amor: Apague de uma vez por todas as recordações do passado que o fazem sofrer. Você merece ser feliz!Saúde: Evite tomar medicamentos sem pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.Dinheiro: Esta é uma boa altura na sua vida para fazer uma doação de caridade. Se tem o que lhe basta, ajude quem mais precisa.Número da Sorte: 3Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 19

CapriCórnio

Carta do Mês:O Louco, que significa Excentricidade.Amor: evite que outras pessoas se intrometam na sua relação afectiva dando primazia ao diálogo frontal e sincero com o seu par.Saúde: procure dar mais atenção à sua saúde, pois na verdade quando julgamos estar bem podemos estar a negligenciar o nosso corpo.Dinheiro: Período pouco favo-rável a grandes investimentos.Número da Sorte: 22Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 20

aquário

Carta do Mês: Ás de Ouros que significa Harmonia e Pros-peridade.Amor: Organize uma festa com os seus amigos mais íntimos. O convívio será bastante apreciado por todos.Saúde: Adopte uma postura mais tranquila e verá como a sua saúde melhorará.Dinheiro: procure ser mais tolerante com os pontos de vista das pessoas com quem trabalha. Juntos poderão atingir os objectivos traçados mais facilmente.Número da Sorte: 65Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 21

peixes

Carta do Mês: Nove de Paus, que significa Força na Adversidade.Amor: Não entre em depressão pois tudo na vida tem uma solução e mais cedo ou mais tarde verá resolvidas as questões que o afligem.Saúde: Estará com o sistema nervoso um tanto instável, procure encontrar formas de descontrair e serenar a sua mente.Dinheiro: a sua vida profissional estará dentro da normalidade, não haverá surpresas a este nível.Número da Sorte: 31Horóscopo Diário Ligue já! 760 30 10 22

deScubra aS diferençaS!Aparentemente as duas imagens são iguais, mas na realidade têm 5 diferenças. Consegue descobri-las?

seja amigo do ambiente,recicle este jornal.

o planeta agradece.

Associação Fazer AvançarFicha técnica: Título registado na ERC sob o nº 125518 | INPI nº 437130 | Director: Hugo Aguiar | Redacção: Raúl Testa (Responsável), André Pereira, Fernando Sá Pessoa , João Gaspar, João Gouveia, Pedro Pereira, Sandra Duarte | Colaboradores fixos: João Lázaro, Paulo Kellerman | Colaboradores da edição: Jéssica Ribeiro Projecto gráfico/Paginação: Pedro Dias (Responsável), Joana Silva | Fotografia: Cristóvão Teles | Revisão: Gonçalo de Sá Pinho | Marketing: Hugo Aguiar Tiragem (Média): 4500 | Periodicidade: Mensal | Assinatura Mensal: 1 € | Responsável Distribuição: Nelson Seabra | Impressão: FIG - Morada: Rua Adria-no Lucas, Eiras, 3020-265 Coimbra | Proprietário: Associação Fazer Avançar | Sede: Rua Senhora do Monte, Vale da Fogaça, Abadia. 2410-Leiria | Telefone: 967913203

Jogo

s

Obrigado por Fazerem Avançar:

14 | Quinze Junho . 2009

Page 15: Jornal Quinze - Junho 2009

PREVENÇÃO • SEGURANÇA • FIABILIDADE • GARANTIAColoque a assitência e salvaguarda dos seus equipamentos e dadosnas mãos de técnicos especializados e certificados. Fale connosco.

hesbackup**

online

SERVIÇOS

VANTAGENS*

Mais vale prevenir do que remediar...Foi por isso que decidimos criar

o hes backup online!

** Serviço adicional ao hes online

hesexpress

O seu computador, o seu telemóvel,os seus ficheiros... Ponha à prova a eficácia

e rapidez dos Técnicos Especializadose Certificados. Não demora nada!

SERVIÇOS “NA HORA”INCLUÍDOS

hessecure**

Análise, implementaçãode métodos de segurança e salvaguarda

do seu sistema informático.

SERVIÇOS INCLUÍDOS**

Pacotes para Empresas

** Serviço adicional ao hes online

hesonline

VANTAGENS*

Uma equipa de técnicos especializadospara apoiar e acompanhar a sua empresa.

hesonline

@

A pensar em si e na sua empresa criámos 4 novos serviços na hes...

Page 16: Jornal Quinze - Junho 2009

@