jornal povo cristão

20
MISSÕES Igreja alternativa: Bar localizado no bairro Cidade Baixa, em PoA, é local de reuniões evangélicas Pág 9. POLÍTICA Evangélicos e a política no RS Durante as eleições 2010, menos de 10% dos evangélicos votaram em candidatos que professam a mesma fé Pág 4. NOTÍCIAS DO RS 6ª conferência pentencostal missionária de Campo Bom Cerca de 40 mil pessoas compareceram aos 7 dias de evento. Pág 3. POVO CRISTãO GRANDE PORTO ALEGRE Ano II - nº12 AbrIl de 2011 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRUPO SEMEADORES DO REINO EVANGELHO E INFORMAÇÃO A SERVIÇO DO REINO ESPECIAL PÁSCOA: As últimas horas de Jesus (51) 3590. 2903 8462.1360 9988.0347 Rua João W. Henemann, 330 Rondônia NH “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranquilas, refrigera a minha alma...” Salmo 23 Q uase tudo o que se sabe sobre a vida de Jesus, seu legado e ensinamentos, foram resumidos nos evangelhos canônicos – escritos por Mateus, Marcos, lucas e João – cerca de 40 anos após a sua morte. ess encialmen- te, os discípulos contaram a mesma história, porém salientaram aspectos diferentes. Afinal, reconstituir uma trajetória como a de Jesus Cristo deve ter sido tarefa desafiadora. Todavia, entre todos os relatos, há um momento que mereceu des- taque especial. Trata-se da última semana do Mestre com o povo. dias que antecederam as comemo- rações da Páscoa do judaísmo e ressignificaram esta festa, transfor- mando-a no evento mais importan- te do mundo cristão. Hoje, quase 20 séculos depois, a arqueologia, antropologia, sociologia, história, medicina e demais áreas do conhe- cimento têm ajudado a preencher muitas lacunas culturais que não foram mencionadas pelos evange- listas. Pág 11. Relatos contemporâneos, fontes médicas, históricas e arqueológicas aprofundam os depoimentos con- tidos nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João detalhando com precisão científica o sofri- mento que Cristo passou desde a vigília no Getsê- mane até a Crucificação. ENTREVISTA Cristãos feridos: para o escritor Philip Yancey afastar-se da igreja não é a melhor solução Com 33 anos de carreira, 22 livros publicados e mais de 15 milhões de exemplares vendidos, Philip Yancey fala sobre legalismo religioso e psi - cologia moderna. Pág 6.

Upload: jornal-povo-cristao

Post on 11-Mar-2016

319 views

Category:

Documents


69 download

DESCRIPTION

Jornal Povo Cristão

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Povo Cristão

MISSÕES

Igreja alternativa: Bar localizado no bairro Cidade Baixa, em PoA, é local de reuniões evangélicas Pág 9.

POLÍTICA

Evangélicos e a política no RS Durante as eleições 2010, menos de 10% dos evangélicos votaram em candidatos que professam a mesma fé Pág 4.

nOTÍCIAS dO rS

6ª conferência pentencostal missionária de Campo Bom Cerca de 40 mil pessoas compareceram aos 7 dias de evento. Pág 3.

Povo CRIStãoG R a n d E P o R t o a l E G R E • A n o I I - n º 1 2 • A b r I l d e 2 0 1 1

D I S T R I B U I Ç Ã O G R A T U I T A

g r u P O S E M E A d O r E S d O r E I n O

e v a n g e l h o e i n f o r m a ç ã o a s e r v i ç o d o r e i n o

EspEcial páscoa:

as últimas horas de Jesus

( 5 1 ) 3 5 9 0 . 2 9 0 3 • 8 4 6 2 . 1 3 6 0 • 9 9 8 8 . 0 3 4 7 R u a J o ã o W . H e n e m a n n , 3 3 0 • R o n d ô n i a • N H

“O Senhor é meu Pastor, nada me faltará.Deitar-me faz em verdes pastos,

guia-me mansamenteàs águas tranquilas,

refrigera a minha alma...” Salmo 23

Quase tudo o que se sabe sobre a vida de Jesus, seu legado e ensinamentos,

foram resumidos nos evangelhos canônicos – escritos por Mateus, Marcos, lucas e João – cerca de 40 anos após a sua morte. essencialmen-te, os discípulos contaram a mesma história, porém salientaram aspectos diferentes. Afinal, reconstituir uma trajetória como a de Jesus Cristo deve ter sido tarefa desafiadora.

Todavia, entre todos os relatos, há um momento que mereceu des-

taque especial. Trata-se da última semana do Mestre com o povo. dias que antecederam as comemo-rações da Páscoa do judaísmo e ressignificaram esta festa, transfor-mando-a no evento mais importan-te do mundo cristão. Hoje, quase 20 séculos depois, a arqueologia, antropologia, sociologia, história, medicina e demais áreas do conhe-cimento têm ajudado a preencher muitas lacunas culturais que não foram mencionadas pelos evange-listas. Pág 11.

Relatos contemporâneos, fontes médicas, históricas e arqueológicas aprofundam os depoimentos con-tidos nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João detalhando com precisão científica o sofri-mento que Cristo passou desde a vigília no Getsê-mane até a Crucificação.

EnTrEvISTA

Cristãos feridos: para o escritor Philip Yancey afastar-se da igreja não é a melhor soluçãoCom 33 anos de carreira, 22 livros publicados e mais de 15 milhões de exemplares vendidos, Philip Yancey fala sobre legalismo religioso e psi-cologia moderna. Pág 6.

Page 2: Jornal Povo Cristão

2 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011Povo CRIStãoeditorial

dIrEçãO gErALPr. Sérgio BatiSta e Pra. Paula Failace

vICE-dIrETOrAMagali Moojen

PrESIdEnTE dO COnSELhO EdITOrIALMarcelo roManelli

JOrnALISTA rESPOnSávELnelSon Silva

EdITOroziel alveS

JOrnALISTASjuliano WeStPhal, gaBriel valença e oziel alveS

COLAbOrAdOrEScarol MartinS, Fernando garroS letÍcia leite e raFael cardoSo

COLunISTASPr. joão SaSSo, aP. Sidinei conSteila, Pr. agrinaldo hePS, Pr. joSé Ferrão, Pr. raFael SchMidt, Pr. roBerto SantoS, Pra. lourdeS PandolFo

MArkETIngjoSué SaSSo

COMErCIALMagali Moojen

AdMInISTrATIvOleandro araújo

PrOJETO gráfICO:novo deSign BraSil WWW.novodeSignBraSil.coM.Br

dIAgrAMAçãOigor guedeS

ASSISTEnTE dE ArTEcarolina lagaSSe

IMPrESSãOzero hora - Porto alegre (rS)

TIrAgEM10 Mil exeMPlareS

CIrCuLAçãOdiStriBuição gratuita eM livrariaS e igrejaS evangélicaS da região MetroPolitana de Porto alegre (rS)

rEdAçãOrua dante raveira, 12 - Bairro FátiMa - guaÍBa, rS - ceP 92500-000

TELEfOnE/fAx(51) 3401-0373 • 3055-2032

[email protected]

o jornal Povo criStão não Se reSPonSaBiliza PelaS inForMaçõeS contidaS naS cartaS doS leitoreS. elaS não eMiteM, neceSSariaMente, a oPinião do jornal. taMBéM não Se reSPonSaBiliza Pela autenticidade doS anúncioS. oS artigoS aSSinadoS São de reSPonSaBilidade excluSiva de SeuS autoreS e não rePreSentaM, neceSSariaMente, a oPinião da direção do jornal ou do editor. é, exPreSSaMente, ProiBida a reProdução total ou Parcial, do conteúdo do jornal SeM Prévia autorização doS titulareS doS direitoS autoraiS.

editorial

expediente

vapt/vuptUm jornal pode transformar vidas

Certa vez napoleão bonaparte escreveu que 3 jornais lhe impunham mais medo do que de mil baionetas. Um tanto receoso, refleti e embora não quisesse fui obrigado a concordar. Isso é o que de fato com o que chamamos de mídia. Mas, felizmen-te, há mídias que vem para o bem e definitivamen-te este é o caso do Jornal Povo Cristão.

Há pouco menos de dois meses, fomos cha-mados pelo Pr. Sérgio batista ( diretor - Presidente do Grupo Semeadores do reino) para editarmos esta e outras publicações, como é o caso da revista Mais Fé, que está saindo do forno e será lançada, definitivamente, no mercado no dia 30 de abril de 2011. Um pouco desacreditado da mídia impressa e com muitas dúvidas a serem sanadas, ouvi todas as suas ponderações e ideias. Qual não foi a minha surpresa, quando percebi que o real motivo que induzia a seguir remando este barco, era, acima de tudo, o de evangelizar e provocar transformação de vidas, sem cobrar nada por isso. então, se é para mudar, que seja pra ontem.

e já que estamos falando em mudança, co-meçamos pela reformulação gráfica do projeto. Agora, mais moderno, clean e relativamente maior

(adicionamos 4 páginas) o Jornal Povo Cristão, ado-ta um visual que está em sintonia com as mais mo-dernas tendências de design editorial. Com um conteúdo mesclado entre coberturas regionais e reflexões com pensadores internacionais, a estrutu-ração editorial, mostra que recém começa a dar o primeiros sinais de mudança. Mas há muito mais o que ser feito e claro, nada disso poderá continuar sem a ajuda.

Portanto, se assim como napoleão você acre-dita na força de um jornal, mas concorda conosco que ele pode ser um ótimo instrumento de infor-mação e evangelismo, colabore. envie suas suges-tões; ore pelo projeto e para que vidas sejam, real-mente influenciadas a seguir os caminhos da Fé Cristã; valorize os nossos anunciantes, afinal, são eles que tornam tudo isso possível; e se porventura deus tocar no seu coração e você sentir que deve contribuir financeiramente para o sustento desta obra, não hesite! A recompensa não tarda! os nú-meros estão no anúncio abaixo. Faça sua doação no valor que você desejar e não deixe de nos ligar ou enviar seu e-mail. não teremos palavras para lhe agradecer.

Que deus abençoe você e sua família!oziel Alveseditor

Salmos Capítulo 128

adeus, guerreiro"Os homens honrados nunca morrem. Os sem honra estão mortos em vida" (José Alencar, ex-vice-presi-dente da República).

Fé pobre Estudo baseado em dados do censo e projeções de constatou que a religião poderá ser extinta em 9 países ricos.

Sensato coraçãoPessoas que se sentem amadas dão menos valor às coisas materiais. A conclu-são é de um estudo feito nas universidades de New Hampshire e Yale, EUA.

E-alertaO Facebook lançou um sistema que permite que os usuários comuniquem à equipe do site sobre amigos que eles acham que podem estar considerando a possibi-lidade de cometer suicídio.

deserto literárioLevantamento baseado nos dados do Pisa mostra que 39% dos estudantes brasilei-ros têm no máximo 10 livros em casa e apenas 1,9% é dono de mais de 200 volu-mes. Baixa escolaridade dos pais e situação socioeconô-mica ruim são motivos

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. De Sião o Senhor te abençoará; e tu verás a prosperidade de Jerusalém em todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos, e paz sobre Israel.

Amém.

NÃO DEIXEESTEPROJETOPARAR

DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTEAGÊNCIA 0430 | CONTA 66753-2

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Page 3: Jornal Povo Cristão

3Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 Povo CRIStão

6ª Conferência Pentecostal Missionária em Campo Bom6ª edição do maior evento pentecostal e missionário do Sul do Brasil trouxe de 21 a 27 de fevereiro à cidade de Campo Bom, nomes de peso da música Gospel nacional, além de preletores nacionais e internacionais.

Em entrevista ao Jornal Povo Cristão o Pr. Presidente da Assembléia de deus de

Campo bom, Pedro dos Santos du-tra, fala do evento que marcou o sul do brasil:

nós estamos muito alegres e realmente impactados pelo que deus realizou nessa Conferência. A nossa perspectiva era de reunir por noite, em cada culto cerca de 7 mil pessoas e cremos que durante os 7 dias do evento, alcançamos cerca de 40 mil pessoas. nós estamos agrade-cidos a deus, não somente pelo pú-blico que esteve presente aqui, mas pela maneira que deus operou nes-

se evento. Podemos dizer como dizia o povo que estava com Moisés: “A nuvem da Glória de deus esteve presente”. eu agradeço a cobertura do Jornal Povo Cristão praticamente em todos os dias. Podemos dizer que se tivemos sucesso nessa Conferên-cia, não foi simplesmente a organi-zação, a agenda dos convidados, mas foi tudo um conjunto de fatores: as emissoras anunciando e os jornais veiculando informações. deus vos abençoe.

Para maiores informações, fotos e vídeos do evento acesse: www.heroisdedeus.org.

Humor

notíCias do rs

UMa lInda MUlHER (sEgundo salomão) referencia: cântico dos cânticos: capítulos 4 a 5

como você é bonita, meu amor, como você é linda!

...Seus olhos são como pombas sob o seu véu...

...Seus cabelos como um rebanho de cabras...

...Seus lábios são como fitas de vermelho vivo...

...Suas têmporas são como fatias de romã...

...Seu pescoço é como a torre de davi...

...onde estão pendurados centenas de escudos...

...Seus seios são como dois filhotes de gazelas...

...Seus lábios, minha querida, gotejam mel...

...Seu vestido como o aroma das montanhas do líbano...

...Sua cintura é como um feixe de trigo...

...Seu nariz é como a torre do líbano voltada para damasco.

Por Jasiel Botelho

Page 4: Jornal Povo Cristão

4 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011Povo CRIStãoPolítiCa

Obediência a deusaBRaão E JoSé FoRaM doIS doS

MaIoRES ExEMPloS dE

oBEdIênCIa a dEUS, dESCRItoS

na BíBlIa. aBaIxo, Falo SoBRE

MoMEntoS MaRCantES na

vIda dEStES SERvoS, qUE, aPóS

MUItaS PRovaçõES, FoRaM

RECoMPEnSadoS PoR SUa Fé.

Gen 22: 2 - e disse: toma agora o teu filho, o teu único filho, isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocaus-to sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Vers. 9 e chegaram ao lugar que deus lhe dissera, e edificou abraão ali um altar e pôs em ordem a le-nha, e amarrou a isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

Vers.11-12 Mas o anjo do se-nHor lhe bradou desde os céus, e disse: abraão, abraão! e ele disse: eis-me aqui. então disse: não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; por-quanto agora sei que temes a deus, e não me negaste o teu fi-lho, o teu único filho.

Esta passagem relata o maior exemplo de obediência a Deus descrita na bíblia: A vida do patriarca Abraão. Seguindo orientações de Deus, ele ofereceu a vida de seu filho Isaque em sacrifício, em um dos montes de Moriá.Por causa de seu incansável ato de obediência a Deus, Abraão recebeu o título de “pai de todas as nações” ou “servo amado”, que não foi dado a nenhum outro profeta antes. Devido a excelência de Abraão, Deus

fez profetas de sua descendência, dentre eles Ismael, Isaque, Jacó (Israel) e Moisés, que guiaram seu povo para a verdade.E você? Está disposto a sacrificar aquilo que mais ama, pelo Senhor? Abraão soube esperar cem anos para que sua promessa fosse cumprida. Siga o exemplo desse grande patriarca.

Gen: 37 – vers. 5-7 teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. e disse-lhes: ouvi, peço-vos, este so-nho, que tenho sonhado: eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

Deus já sabia dos pensamentos e o coração de José, voltados para as promessas daquele povo. E José entendeu o plano de Deus em sua vida e deu ouvidos à voz do Senhor. Vendido pelos seus irmãos, José passou por um grande período de sofrimento, mas foi honrado por Deus, sendo chamado para interpre-tar o sonho do faraó. E através da interpretação deste sonho, Deus deu o livramento de grande fome e prosperou os sete anos de fartura em todo em Egito até mesmo o povo de Canaã.O caminho de João foi árduo, mas as promessas de Deus se cumpriram em sua vida. Destaque as vitórias que o cristão tem na vida e a sua glorifica-ção final quando Jesus voltar. Mas lembre-se: Só entraram em Canaã aqueles que foram fiéis durante a travessia do deserto.

João Elci Munhoz Sasso é pastor da Igreja Templo Evangélico Espírito Santo Nazareno Pentecostal.

Pr. João Sasso

Evangélicos e a política no RSDurante as eleições 2010, menos de 10% dos evangélicos votaram em candidatos que professam a mesma fé

Período de eleição é sempre igual. Surgem, aos montes, candidatos que declaram serem evangélicos. Alguns deles, real-

mente, são comprometidos com a causa. outros apenas aproveitam o espaço dado nos cultos para angariar alguns votos, muitas vezes em troca de “patrocínios” para congressos ou evangelismos. Sem um foco definido, os evangélicos não ele-gem seus candidatos. Fica então a pergunta: Com apenas dois representantes, é possível defender a causa evangélica?

de acordo com o último censo, realizado pelo IbGe, em 2010, o rio Grande do Sul pos-sui exatos de 10.576.758 milhões de habitantes. destes, aproximadamente 16% são evangélicos, o que equivale a mais de 2,5 milhões de pessoas. Se excluirmos desse total o número de pessoas evangélicas dispensadas das obrigações eleitorais (em geral, 20% da população bruta), chegamos ao número de 2 milhões de evangélicos aptos a votar, número este, suficiente para eleger uma dezena de deputados estaduais.

A situação, no entanto, caminha em direção

totalmente oposta. Apenas dois evangélicos che-garam à Assembléia legislativa: Carlos Gomes (Prb) e Jurandir Maciel (PTb). este último, aliás, só obteve sua cadeira da Assembleia, graças a uma combinação de fatores. Com apenas 29.564 votos, Maciel terminou como primeiro suplente de seu partido, sendo nomeado depu-tado estadual em substituição a luis Augusto lara (57.936 votos) que foi convidado pelo governador Tarso Genro para o cargo de Secretário estadual do Trabalho e desenvolvimento Social.

Já a eleição do deputado Carlos Gomes é um capitulo à parte. Pastor da Igreja Universal do reino de deus, contou com o apoio maciço – e já sabido - que a denominação presta a seus candidatos. Assim, atingiu expressivos 59.144 vo-tos, sendo o 15º deputado mais votado no estado, de um total de cinqüenta e cinco. Atualmente, em seu segundo mandato, Gomes lembra que durante a legislatura de 2006-2010 era o único evangélico na Assembléia legislativa. na opinião do deputado, esse quadro escasso é conseqüência do pouco interesse que o evangélico tem com política. “Poderíamos ter muito mais evangélicos na política. Mas, infelizmente, ainda há uma resistência muito forte. Muita gente atribui este envolvimento com questões espirituais. Mas, se formos ver, a política sempre esteve presente na bíblia”, pondera.

Atualmente, Carlos Gomes trabalha em uma importante questão para as igrejas: o paga-mento do ICMS. “É uma cobrança indevida. Já temos um projeto. estamos encontrando meios de manter assegurado aquilo que já é constitu-cional”, afirma, fazendo referência ao artigo 150 da Constituição Federal, que proíbe a cobrança de ICMS para os templos religiosos. entretanto, as igrejas continuavam sendo taxadas normal-

Evangélicos na política Em númEros(Dados referentes ao pleito de 2010):

População total do rS: 10.576.758número de eleitores: 8.107.120eleitores em Porto alegre: 1.065.613eleitores em canoas: 218.191eleitores em São leopoldo: 155.395eleitores em novo hamburgo: 175.815

Fonte: tre/rS

Por JUlIano WEStPHal

CURSO DE CAPELANIA

UCEBRASApostila | CredencialCerti�cado | Filiação

> Preparação eCredenciamentode CAPELÕES,PASTOR EOUTROS LÍDERESECLESIÁSTICOS

Novas Turmas | Realizamos turmas especiais em sua Igreja

Informações: (51) 9184.9226 | 8572.6774 | 8405.0060

• BONECOS PERSONALIZADOS PARA EVANGELISMO• TREINAMENTO EM MANIPULAÇÃO DE BONECOS • para ESCOLAS, CRECHES, ASSOCIAÇÕES etc

EVANGELISMO COMMAIS CRIATIVIDADE

Rua Bom Princípio, 197Canudos - Novo HamburgoTel. 9728-3735

KrügerVeículos & Utilitários

Fones: 3480.0356 / 9977.3761www.autocarro.com.br/kruger

e-mail: [email protected]. Nestor de Moura Jardim, 700 | Centro - Guaíba/RS

Deus é Fiel“Para ser sábio é preciso

temer o Senhor.”Jó 28:82

Financiamento 100%para aposentados

Page 5: Jornal Povo Cristão

5Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 Povo CRIStão PolítiCa

mente, por absoluta falta de fiscalização. e o Projeto de lei 45/2011 vem para que a lei seja cumprida. e, caso o deputado seja bem-sucedido em sua luta, as instituições religiosas devem comemorar. A alíquota cobrada em contas de luz e telefone é de 25%. ou seja, um quarto do valor da eletri-cidade que a igreja paga vai para um im-posto que é cobrado, indevidamente. Su-pondo que uma igreja, no decorrer de um ano pague, aproximadamente, 10 mil reais de eletricidade, caso a lei já estivesse em vigor, cerca de r$ 2,5 mil seriam economi-zados.. A expectativa é de que, até meados de maio o projeto já esteja em votação.

noS MUnICíPIoS da REGIão

MEtRoPolItana

nas câmaras municipais, a inserção de evangélicos na política ganha em núme-ros e, principalmente, em porcentagem. Se, na Assembléia legislativa são dois evan-gélicos de um total de 55, em Porto Alegre mantêm-se os dois evangélicos, porém, dentro de um universo de 34 cadeiras. em novo Hamburgo, Ito luciano, do PMdb é voz solitária na Câmara dos Vereadores. Com o 4º maior distrito eleitoral do estado, Canoas surpreende. Ao todo, são treze ve-readores. destes, cinco freqüentam igrejas evangélicas. Mas esse alto número de evan-gélicos, não significa, necessariamente, melhorias para seus colegas de fé. Pelo me-

nos é o que afirma o vereador canoense Carlos eri lima, do PSdb que é enfático: “Se o povo cristão se unisse, seriamos mui-to mais fortes”, alerta.

Fazendo coro à declaração do verea-dor eri está Carlinhos Fleck (PT), eleito por São leopoldo, que conta com três evangélicos na Câmara Municipal. Mem-bro da Igreja nova Aliança, o vereador acredita que a fé deveria ser mais preocu-pada com justiça social. “os evangélicos se preocupam muito com as questões de den-tro da igreja. então é preciso gerar essa transformação. Perceber que a consciência social também é muito importante e fun-damental para a vida cristã” avalia.

vErEaDorEs Evangélicos rEgiÃo mEtropolitana

Porto Alegre: 2 Elias Vidal (PPS) - AdventistaWaldir Canal (PRB) - IURD

Canoas: 5 Airton Souza (PSDB) - Batista FiladélfiaCarlos Mossini (PMDB) - Ap. do BrasilCarlos Eri Lima (PSDB) - Assembléia de DeusCésar Augusto Ribas Moreira (PRB) - IURDEmílio Neto (PT) - Adventista

São Leopoldo: 3Adão Rambor (PSB) - AdventistaCarlos Fleck (PT) - Igreja Nova AliançaGerson Luis de Borba “Chico” (PP) - IEQ

Novo Hamburgo: 1 Ito Luciano (PMDB) - Batista Cristo é Vida

deputado Carlos Gomes

A causa evangélica é uma bandeira que o se-nhor levanta?a gente trabalha questões seculares, como segurança, meio ambiente, proteção ani-mal, as causas sociais. Mas, e as igrejas? evidentemente, tem que se fazer mais. e ao seu tempo, a gente vai enca-minhando. embora eu tenha sido eleito pelo povo evangé-lico (quase 99%), a gente não pode chegar lá e dizer que somos só do povo evangélico. Sou um deputado do rio grande do Sul, então, tudo aquilo que chega até nós como demanda, vemos o que podemos encami-nhar e atender.

Projetos que beneficiam a causa evangélica são mais propícios à manifestações contrarias?depende da maneira que o projeto é apre-sentado. Mas a grande maioria é sensível, principalmente, em razão do trabalho que a igreja desenvolve. Muitos deles já foram prefeitos, então eles sabem do bem social que as igrejas fazem, trabalhando na estru-tura familiar, recuperando as pessoas das drogas, do crime, dos vícios, da marginali-dade. Se não fosse pela igreja, o estado e os municípios gastariam muito mais com saúde, e outras políticas que a igreja faz, gratuitamente. então, existe essa compre-ensão. e nada mais justo do que incentivar quem faz sem cobrar nada.

Mesmo com, aproximadamente, 2 milhões de evangélicos no rS, temos apenas dois deputados na Assembléia Legislativa. Como o se-nhor encara essa falta de repre-sentantes?nos falta envolvimento e comprometimen-to com a política. até porque, o “ser evan-gélico”, não exclui o cidadão que ele é. ele

tem que exercer o direito de cidadania, que é participando das mudanças no seu esta-do, município, se interando de quais os projetos para a sua região, para onde vai o recurso arrecadado, etc. Por falta disso, existe uma confusão muito grande, não só dos evangélicos, mas também da popula-ção em geral, sobre as competências dos políticos, sobre quem faz o quê? então, é muito importante essa conscientização, sobretudo do povo evangélico.

Entre os evangélicos, há uma certa dificuldade em compreender certas diferenças, os limites entre tole-rância, respeito com as diversi-dades. O que o senhor, como pastor e deputado, acha sobre isso? em relação a algumas instituições e deno-minações que tem essa dificuldade, eu acho que elas ainda não atingiram essa maturi-dade. eu acho que é uma questão de ma-turidade mesmo, para chegar à conclusão de que não é necessário hostilizar as pes-soas que não são partes do seu grupo so-cial. Quem não é do seu grupo, também tem direitos, também é ser humano. Bom, se tem outras preferências, como religiosa e sexual, é um direito dela. assim como ela tem o direito de seguir o seu caminho, eu tenho o meu. cada um respeita o seu e vamos viver em paz.

ping-pong

Desejamos umaFeliz Páscoa aos leitores e amigos.

Que esta data reúna todosjuntos com suas famílias e amigos,

na paz do Senhor.

“O Senhor é meu Pastor e nada me faltará.” Salmo 23

Do amigoVereador Gerson Luis de Borba (Chico)

Presidente do PP/SL

Page 6: Jornal Povo Cristão

6 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011Povo CRIStãoentreVista

philip Yancey Em defesa dos feridos pela igreja

e n T r e V I S T A

Por oZIEl alvES

venha o Teu reino

“... vEnHa o tEU REIno; Faça-SE a

tUa vontadE, aSSIM na tERRa CoMo no CéU;”

MatEUS 6:10.

O desejo de Deus é que o seu Reino seja implantado na terra. Para tanto, Ele está levantando uma geração de líderes de excelência, comprometi-dos, fiéis, dispostos a pagar o preço para que as nações da terra sejam transformadas.Durante muitos e muitos anos a igreja sempre teve uma visão do estabelecimento do Reino de Deus como algo escatológico. Porém, creio de todo o meu coração que eu faço parte desse Reino. Portanto, eu já estou reinando com Cristo e sou responsável pelo estabelecimento e expansão do Seu Reino onde estiver. Quando temos essa certeza, somos motivados pelo amor de Deus a não desistir nunca de pregar o evangelho que nos foi ensinado.Quando compreendemos e vivencia-mos essa verdade nossa vida obrigatoriamente passa por uma mudança radical.

ondE o REIno dE dEUS é

EStaBElECIdo:

1º - a vontade de deus prevalece para a nossa vida, família, ministé-rio e igreja. a partir de então vive-remos baseados nos princípios e valores da Palavra e isso resultará na vida com abundância que Jesus

prometeu que teríamos (João 10:10).

2º - as estruturas da religiosidade, dos métodos e doutrinas humanas caem por terra. a igreja começa a experimentar uma vida no espíri-to, desfrutando do sobrenatural de deus, atraindo os não-crentes para Jesus Cristo.

3º - a vida de impureza, rebeldia, murmuração e pecado é substitu-ída pelo desejo de viver em santi-dade. nos tornarmos referência para transformação em todos os segmentos da sociedade (i Pedro 1:15 e 16). acredito que isso trará, como conseqüência, uma mudan-ça de rumo na nossa cidade, esta-do, país e nações da terra.

4º - liberação de unção para a sal-vação de vidas, cura de enfermos, libertação dos cativos. Milagres, sinais e maravilhas de tal forma que as portas do inferno estreme-cerão e não prevalecerão contra a igreja (Mateus 16:18).

5º - estabelece-se a justiça, a paz e alegria no espírito santo (roma-nos 14:17). não seremos indiferen-tes, insensíveis às questões de in-justiça, impunidade, violência, exploração, idolatria, feitiçaria. a igreja se levantará e se tornará voz profética, boca de deus para a transformação da nação.

6º - o reinado de satanás é abala-do, porque temos recebido um reino Celestial e o nosso deus é fogo consumidor (Hebreus 12:29).

Sidinei Consteila é apóstolo da Igreja Batista Filadélfia de Guaíba/RS

Ap. Sidinei

Com 33 anos de carreira, 22 livros publicados e mais de 15 milhões de exemplares vendidos, Philip Yancey fala sobre legalismo religioso e psicologia moderna

“não há outro escritor no meio evangé-lico que eu admire mais”. A frase é do famoso pregador americano billy

Graham, mas a opinião é compartilhada por mi-lhões de pessoas no mundo todo. o motivo? Yancey se notabilizou, universalmente, como o escritor que melhor comunica, através das palavras, a graça de deus aos que sentem dor ou que de alguma forma, foram feridos pela “Igreja” durante a cami-nhada.

Órfão de pai com apenas um ano, Yancey viveu a infância e adolescência, em Atlanta na Ge-órgia (eUA), junto da mãe e do irmão, num trailer de metal com pouco mais de 33 metros quadrados. A pobreza, no entanto, nunca foi cultural. não havia dinheiro, mas livros e boa música nunca fal-taram. Até a juventude, freqüentou a contragosto, uma comunidade cristã fundamentalista cuja cul-tura dogmática - racista, legalista, intolerante e, absolutamente conflituosa com o amor e a graça de deus – foi responsável pelas feridas que machu-caram sua alma e quase aniquilaram sua fé.

Foi só na fase adulta, quando começou a se preparar para o campo missionário que Philip con-seguiu abandonar as raízes fundamentalistas, para tentar apagar a imagem distorcida, de um "deus" mal humorado e autoritário, construída em seu imaginário, durante todos aqueles anos.

Yancey não se tornou um missionário con-

vencional. Preferiu utilizar a escrita para alcançar os feridos. Ainda bem jovem, licenciou-se em edu-cação bíblica pela Columbia bible College e na seqüência obteve dois diplomas de pós-graduação: um em Comunicação, pela Wheaton College e outro em língua Inglesa pela Universidade de Chicago. Foi nesta época (1971), quando ainda era um estudante universitário e recém havia assumido uma das vagas na editoria da revista Campus life (uma publicação cristã voltada ao público univer-sitário), que Yancey começou a desvendar o poder curador das palavras.

escrevendo para muitos, mas também, sem-pre em causa própria - numa espécie de autoterapia ou catarse espiritual que busca respostas a pergun-tas sem respostas - Yancey descobriu que o batalhão de soldados feridos pelo legalismo religioso, era bem maior do que ele podia imaginar. em pouco tempo, viu sua caixa de correio, ser abarrotada, diariamente, por centenas de cartas de pessoas de todos os cantos da América, que compartilhavam das mesmas dores e decepções que ele havia vivido. elas desejavam a Cristo, queriam reconciliar-se com ele, mas a Igreja parecia exercer força contrá-ria àquela que deveria exercer. legalista ao extremo, a Instituição, que deveria ser o local de acolhimen-to dos fracos e oprimidos, ao invés de aproximar as pessoas de deus, afastava-os cada vez mais.

naturalmente, a revista que, inicialmente,

Rua Tiradentes, 324 - Alvorada | Guaíba - RS

Fone:

3480.1828

Mudança de Categoria (A,B, D)1ª Habilitação (carro e moto)

Permissão Internacional2ª via e Reciclagem

Renovação

soluções personalizadaspara suas necessidades

CFC NunesCFC Nunes

www.cfcnunes.com.br

CREDENCIADO PELO

Page 7: Jornal Povo Cristão

7Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 Povo CRIStão entreVista

se propunha a ser apenas um informativo local, cresceu e, sob o seu comando, atingiu a marca das 250 mil cópias ao mês. Campus life, publicação que mais tarde se uniu ao grupo Christianity Today (da qual Yancey também se tornou editor), recebeu inúme-ros prêmios e foi eleita duas vezes como o melhor periódico evangélico pela evange-lical Associated Press.

não demorou muito e o reconheci-mento atingiu patamares ainda mais eleva-dos. Yancey se afastou do trabalho na edito-ria da revista Christianity Today e passou a se dedicar, unicamente a carreira de escri-tor. lançou obras como, onde está deus quando chega a dor? (1977), Segredos da Vida Cristã (1979), decepcionado com deus (1988), o Jesus que eu nunca conhe-ci (1995), encontrando deus em lugares Inesperados (1995), entre outros, até que ganhou notoriedade mundial com o lança-mento de Maravilhosa Graça em 1998.

o livro, que logo se tornou best seller, vendeu mais de cinco milhões de cópias e em pouco tempo passou a ser lembrado como um compêndio sobre o amor e a gra-ça de deus. bono, vocalista da banda U2, profundamente impactado com a mensa-gem racional e lúcida contida nesta obra, chegou a afirmar que Yancey era ‘a voz do cristianismo no mundo’ e o convidou almo-çar. bill Clinton também fez apologia a sua obra. Apesar de tantos elogios, sobretudo por parte de pessoas famosas, um capítulo do livro, em que Yancey aborda a homossexu-alidade de seu amigo Mel White, acabou se tornando o grande divisor de águas entre o povo cristão. lideres começaram a questio-ná-lo: como ele ousava nutrir uma amizade com tamanho pecador? Ao que ele respon-dia, a pergunta é: como Mel White pode ser meu amigo, sendo eu um pecador? Hoje, enquanto alguns o veem como um guia para as fontes em meio ao deserto, outros salien-tam que ele tem uma visão pervertida da graça de deus e o consideram uma ameaça a igreja que preserva usos e costumes mais conservadores.

Polêmicas a parte, fato é que Yancey faz a diferença através de sua literatura. os meios de comunicação mudaram, mas até hoje os pedidos de ajuda não pararam de chegar. Fortemente comprometido com a mensagem do evangelho, ele enfrenta a oposição cruel de cabeça erguida, sempre pensando naquelas pessoas que por uma série de razões não conseguiram encontrar na igreja, um lar. este ano, Yancey veio ao brasil para lançar a sua mais recente obra Para que Serve deus? editada pela Mundo Cristão. entre um intervalo e outro de suas palestras, sessão de autógrafos, coletivas e conversas com os leitores, Yancey nos con-cedeu esta entrevista.

PC - O legalismo da igreja fundamen-talista é o tema principal da maioria dos seus livros. Mas, afinal, o que é o

legalismo? PHIlIP YanCEY - a melhor definição de lega-lista que eu já ouvi é a de que “o legalista é alguém mais proibitivo do que eu”. todos nós consideramos que algumas coisas são “erradas” e por este motivo, deliberadamente não as fa-zemos ou praticamos. no entanto, se alguém não faz ou pratica algumas das coisas as quais nós gostamos de fazer ou praticar, então nós dizemos “oh, ele é legalista. eles são legalistas”. a questão não é se você é alguém que procura seguir estritamente as regras ou não. a questão é o perigo que você corre se começar a depen-der daquelas regras pra viver. Quando fazemos uma análise bíblica do comportamento de jesus através da narrativa dos evangelhos, percebe-mos que não há nenhuma passagem que o mostre mais zangado do que aquelas em que ele está falando com os legalistas. lucas 11 e Mateus 23 são bons exemplos disso. ele está falando com os Fari-seus, que eram pessoas de deus, que tentavam manter severamente, as leis contidas nas escri-turas. jesus não os cri-ticou por tentarem manter as leis. ele os criticou porque depen-diam delas. deus não gosta mais ou menos de você porque você obe-dece àquelas 613 leis contidas no antigo tes-tamento. o problema não está em ser conser-vador. a questão é o que isso provoca em você? Qual a sua atitude em relação as outras pessoas e em relação a deus, quando você obedece a estes tipos de leis?

PC - Para cada pessoa evangélica no brasil, há, também, um desviado. Con-siderando este dado do IbgE, estima--se que haja quase 30 milhões de pes-soas desapontadas com a Igreja no país. você escreveu um livro intitu-lado, “Como a minha fé sobreviveu a igreja”, então que conselho você daria para aquelas pessoas que, como

você, foram feridas pelo legalismo re-ligioso e agora estão quase morrendo na fé?PHIlIP YanCEY - a igreja pode ter os seus problemas, mas afastar-se dela, não costuma ser a solução. eu encorajo as pessoas para que encontrem uma igreja que as recompense pela honestidade ao invés puní-las por isso. nós nos ajuntamos em comunidades porque não pode-mos seguir em frente sozinhos. nós precisamos de deus e também do próximo.

PC - você acredita que a ‘psicologia moderna’ está nos púlpitos e que há líderes, inadvertidamente, tentando moldar a personalidade do ser hu-mano?PHIlIP YanCEY - eu acho que este é um peri-go que muitas igrejas enfrentam. nos estados

unidos muitas igrejas pensam que nós todos temos que ser felizes, alegres e que devemos sorrir... Mas há algu-mas personalidades que não expressam esta felicidade. elas são mais melancólicas, reflexivas e as vezes são pessoas muito pro-blemáticas. então, quando a igreja diz que você precisa se enqua-drar num determinado molde de cristão [ale-gre, feliz etc] você po-de estar afastando al-gumas pessoas do corpo. olhe para as

pessoas na Bíblia! olhe para os profetas! olhe para jeremias! olhe para jó! olhe para jonas! São pessoas profundamente problemáticas! eu acredito que se jeremias, jô e jonas apareces-sem em várias igrejas, hoje, certamente ouvi-riam: oh você precisa de aconselhamento! você precisa tomar estas pílulas! você precisa tomar antidepressivos! talvez não! deus lida conosco da forma como nós somos.

PC - Através da oração, todos nós temos acesso direto a deus, mas em geral as pessoas preferem a oração

do próximo. você escreveu um livro, intitulado “Oração: ela faz alguma di-ferença?” e eu pergunto, neste caso a terceirização da oração faz alguma diferença? há um resultado diferente da minha oração particular em re-lação a oração do próximo, em meu favor?PHIlIP YanCEY - esta é uma ótima pergunta. a minha forma de ver esta questão tem relação direta com os estudos que foram feitos com pacientes em situação de recuperação, como por exemplo, após uma cirurgia. uns que rece-beram oração, outros que não receberam. você conhece bem estes estudos, enfim... eles têm resultados muito mistos. é muito questionável se esta é realmente uma boa técnica ou não. Mas uma coisa que todos estes estudos mos-tram é que se você está cercado por uma comu-nidade que te apóia então você se recupera melhor e vive mais tempo. o que nos distancia da cura? a solidão, o medo, a culpa. então, quando podemos depender de alguém, estas coisas podem sair de nós. Quando você expres-sa uma necessidade em oração, você trás uma comunidade ao seu redor, que possivelmente irá responder de uma forma muito prática.

PC - na sua opinião, qual o posiciona-mento divino frente a dúvida com re-lação a existência de deus?PHIlIP YanCEY - algumas vezes eu sou con-vidado para palestrar em universidades e eu digo assim para os meus alunos: eu desafio vocês a encontrar um único argumento, tanto por parte dos antigos filósofos céticos como voltaire, Bertrand russel, david hume ou dos modernos ateístas como christofer hitchens ou richard dawkins que não esteja incluído na Bíblia, especialmente nos livros de jeremias, lamentações, jó, eclesiastes e Salmos. eu digo a eles: vocês são livres para rejeitar a deus e ele nos deu esta liberdade, não apenas para rejeitá--lo, mas para crucificar o seu filho. eu respeito este deus que incluiu, estas perguntas que nós podemos utilizar contra ele, nas Sagradas escri-turas. Quanto a questão da Bíblia, eu acredito que deus diz bem-vindo as nossas perguntas. ele nos dá a permissão de duvidar e aí se abre um leque que nos permite lidar diretamente com ele. PC - o seu ponto de vista sobre a graça de deus em “Maravilhosa graça”, assusta muitos líderes. o motivo? há quem diga que ao vermos deus de uma forma excessivamente compreensiva e quase tolerante, não somos estimulados a mu-dar de vida. como você vê esta crítica?PHIlIP YanCEY - como jesus lidou com isso? ele viveu uma vida sem pecado, mas comunicou a graça de tal maneira que as pessoas imorais é que foram atraídas por ele. os religiosos foram ameaçados! ninguém poderia acusar jesus de ter baixos padrões e ainda ninguém poderia acusá-lo de omissão ao povo pecador. o evan-gelho é a boa notícia e de alguma forma, eu devo encontrar uma maneira, como fez jesus, para comunicar sua graça aos necessitados, aos pecadores e aos doentes.

a IGREJa PodE tER oS

SEUS PRoBlEMaS, MaS

aFaStaR-SE dEla, não

CoStUMa SER a SolUção.

EU EnCoRaJo aS PESSoaS

PaRa qUE EnContREM

UMa IGREJa qUE aS

RECoMPEnSE PEla

HonEStIdadE ao InvéS

PUní-laS PoR ISSo.

Page 8: Jornal Povo Cristão

8 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011Povo CRIStãotesteMunHo

Sabedoria, característica dos maduros

O mundo de hoje gera uma mentalidade competitiva. Cheia de valores errados, prioridades invertidas e outros males, é um dos responsáveis pelos males do mundo, pois não desenvolve uma vida com Deus, não busca ao Senhor como deveria buscar. Mas temos aprendido que Deus quer renovar nossa mente através da Palavra (Romanos 12:1,2), para que possamos compreender a importância de buscar o Seu Reino em primeiro lugar e ver todas as outras coisas sendo acrescentadas, dia-a-dia, em nossas vidas. A sabedoria não reside na imaturidade. Para ter o Reino de Deus como prioridade em nossas vidas, precisamos amadurecer. Este processo nos leva a compre-ender quais são nossas verdadei-ras necessidades. Além disso, nos ajuda a mudar conceitos equivo-cados que temos pelos conceitos do Trono. Se você almeja alcançar a maturidade e sabedoria na sua vida, leia a Bíblia. As Sagradas Escrituras nos instruem que aquele que sente falta de sabedoria deve pedir a Deus, que a todos dá liberalmente (Tiago 1:5), pois ela é parte fundamental da essência do caráter de Deus que deve ser completamente visível em nossa vida. Já Isaías 11:2 nos revela a atuação do Espírito do Senhor sobre a Terra. “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de

sabedoria e entendimento, o espírito de conselho e de fortale-za, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.Você deseja isso para a sua vida? Essa atuação é regida pela sabedoria, pela experiência. Então, a sabedoria é casada com a maturidade e a maturidade com a experiência. Não há ninguém sábio e maduro que não tenha no seu histórico a experiência. Pessoas como estas não andam em áreas de riscos e rotas suspeitas porque desenvol-veram as características acima descritas. Os sábios economizam tempo. Observe que todo filho primogê-nito ‘sofre’, porque a mãe é neófita, inexperiente. Quando o bebê chora, ela dá mingau; se ele não pára de chorar, ela dá água; ele continua chorando, ela lembra que deve trocar a fralda. O segundo filho sofre menos, o terceiro nem sofre mais, porque a experiência já foi conquistada. A Bíblia nos diz que as mulheres mais velhas devem ensinar as mais novas a como cuidarem da família (Tito 2:3-5). Criar um filho hoje firmado no Reino é um prêmio. Cada filho se torna uma realidade dentro do século que vivemos, englobado muitas vezes por um conflito de geração que os pais não acompa-nham. As gerações se transfor-mam, mas os princípios de Deus são eternos.

José Ferrão é pastor da...Rum dolentur? Illabor ehentio beris earupta nonestin porpora tiusam quo istist ut que plit asit,

Pr. José Ferrão

Rua dos Andradas, 1137Conj. 1401/1403 - Centro | POA - RS

www.dsscontabilidade.com.br

“Mas os que esperam no Senhorrenovarão as suas forças,

subirão com asas como águias,correrão e não se cansarão,

caminharão e não se fatigarão.”Isaías 40:31

t E S t E M U n H o : Pr. rafael Cardoso, líder da Banda reparadores de BrechasUma história que começa com uma gravidez oculta, se desenvolve no mundo das drogas e acaba numa surpreendente transformação

sou do interior de São Paulo, e dividi minha infância e ado-lescência entre as cidades de

São José dos Campos, Santos e pos-teriormente São Sebastião do Paraíso, pequena cidade do interior de Minas Gerais.

nasci na cidade de Jacareí, no Vale do Paraíba e naquela ocasião, minha mãe, com apenas dezenove anos já tinha em seus braços, minha irmã mais velha, fruto de um casamento prematu-ro - tinha apenas 15 anos quando se casou – e que havia terminado de ma-neira complicada de-mais pra uma pessoa tão jovem.

Cabe contar um pouco acerca dos aspec-tos inusitados que cerca-ram minha vinda ao mundo.

em virtude da situ-ação em que minha mãe estava passando, separa-da, com uma menina de menos de três anos nos braços e morando na casa dos pais, uma nova gravidez, tornou sua vida, extremamente difí-cil. Sem saber o que fa-zer, resolveu simples-mente esconder a gravidez de todos, deixando o tempo passar. de fato, como que por milagre (concordo que parece coisa de novela) ninguém no-tou sua gravidez até o dia 6 de julho de 1975, quando por volta da meia noite, em sua própria cama, nasci, chamando a atenção de minha bisa-vó, Alice, que foi a primeira pessoa a ouvir meu choro e também quem concluiu o parto, ali mesmo.

Minha história com o evange-lho inicia-se naquele mesmo mo-mento, sendo que fui o primeiro de toda minha família a ser apresentado numa igreja evangélica, na ocasião, a Igreja do evangelho Quadrangular, que era freqüentada por minha bisa-vó, que acabou levando quase toda nossa família à conversão ainda na-quela década.

Apesar de minha mãe não ser uma evangélica praticante naquele momento, fui instruído em ensina-mentos cristãos pela minha avó e

meus tios, com quem morei durante boa parte de minha infância. Mas foi na adolescência que acabei me afas-tando de toda essa realidade e, por causa da profunda ligação com o mundo da música, tendo aprendido a tocar bateria, ainda aos 14 anos, passei a transitar no cenário de tribos emergentes ligadas à música punk e alternativa, no início dos anos 90.

Minha vida, naquele momento

passava a ter sentido somente com a música e comecei a tocar em algumas bandas sem expressão. na verdade, só ensaiávamos, bebíamos, nos dro-gávamos com o que tivesse ao alcan-ce, desde benzina e determinados colírios que comprávamos livremen-te nas farmácias, passando pela ma-conha, cocaína e anfetaminas, até os alucinógenos cogumelos.

Com o passar dos anos, agravan-do-se o consumo das drogas, passei a viver uma profunda dependência da cocaína. Trocando o dia pela noite, deixando de freqüentar as escolas, tendo sido expulso delas, pelo menos três vezes, só encontrava satisfação tocando violão com os amigos em longas noites pelos bares das cidades em que morava.

Como esse estilo de vida sempre cobra seu preço, passei a freqüentar delegacias, envolvido em brigas ou preso portando alguma substância ilícita, até que um dia, aos 18 anos de

idade, completamente drogado, en-volvi-me numa briga com uma ex--namorada, menor de idade, a quem feri fisicamente, dando início a uma longa batalha judicial por crime de lesões corporais envolvendo uma me-nor de idade.

naquela época, morava em Mi-nas Gerais e, além da causa na justiça que corria contra mim, vinha sendo ameaçado por várias pessoas, em vir-

tude dessa e outras situações. em 1994, aos 19 anos, na

tentativa de fugir do estilo de vida autodestrutivo, que o abu-so do álcool e das drogas vi-nham me causando, vim mo-rar na cidade de Porto Alegre, à convite de meus tios, que são pastores nesta cidade.

em menos de dois anos, através da mensagem do evan-gelho, vi meu destino ser dra-maticamente transformado. Converti-me em 1996, fui ba-tizado no dia 31 de março de 1997, mesmo dia em que co-nheci a pessoa que viria a ser minha esposa, a Simone. Tudo isto na mesma denominação onde, 21 anos antes, havia sido apresentado e consagrado ao Senhor.

Foi também na Igreja Quadrangular da capital gaú-

cha onde aprendi minhas primeiras lições como cristão, tendo também as primeiras experiências com a "obra do Pai".

Hoje, sou líder da banda repa-radores de brechas, que em 8 anos de estrada tem 2 Cd´s gravados (está partindo pro terceiro), e tem cruzado o estado do rio Grande do Sul de ponta a ponta, além de realizar apre-sentações no estado de Santa Catari-na e turnês anuais na Argentina.

Como parte de minha história de vida, tenho me envolvido profun-damente com a causa da evangeliza-ção de tribos emergentes urbanas, trabalhando com projetos de inter-venção cristã no cenário under-ground de Porto Alegre, participando do Movimento Underground Cristão - MUC, e do projeto Culto no bar, [confira reportagem ao lado] rea-lizado semanalmente na Cidade bai-xa, bairro boêmio da capital gaúcha.

Page 9: Jornal Povo Cristão

9Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 Povo CRIStão Missões

uma igreja alternativaBar localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, é local de reuniões evangélicas

P o r Juliano WEstpHal

Eram exatas 20h15min quando as portas se abriram. dez pes-soas passam por um corredor

à meia-luz, onde era possível ver uma mesa de sinuca. À medida que se ca-minhava pelo ambiente, os grafites espalhados pelas paredes, os engrada-dos de cerveja espalhados pela casa, não deixavam dúvidas. Aquele local é um bar.

Quarenta minutos depois, o pú-blico permanece o mesmo. São ex--membros de igrejas tradicionais, atuais membros, pessoas que nunca freqüentaram igrejas, tatuadores, em-presários, vendedoras, pai e filha, ca-sais, irmãos, amigos. o ritmo das conversas –e das risadas- dá a impres-são de que o momento de confrater-nização não acabará tão rápido. en-tão, rafael Cardoso, 35 anos, líder e vocalista do ministério reparadores de brechas pede um minuto da aten-ção de todos e então, começa a ora-

ção, agradecendo a deus pela opor-tunidade de estar naquele local. logo, resume as intenções do grupo ali presente. “o culto no qual estamos habituados é um ritual. devemos buscar um relacionamento com deus. e é por isso que estamos aqui”.

Iniciado no segundo semestre de 2010, o grupo não possui líderes ou donos. essa, aliás, é uma das prin-cipais bandeiras do movimento. “So-mos um coletivo, um grupo de cris-tãos em busca de algo”, afirma Mar-celo Gianello, 37 anos. o empresário é um dos idealizadores do movimen-to, que, segundo ele, tem um objetivo que a maioria dos líderes não costuma apoiar. “nós queremos nos misturar com o ‘mundo’. o sal só tempera quando está misturado”, opina.

Para quem está acostumado com maneiras mais ortodoxas de se pregar o evangelho, as reuniões no bar podem soar como “modernas” demais. Mas, ao contrário disso, Mar-celo, busca um retorno às origens, tendo como principal modelo a igre-

ja de Atos, onde a simplicidade, o foco nos relacionamentos e o aconselha-mento mútuo são colocados como prioridade, ao invés de grandes tem-plos e aglomerações. de fato, a baixa assiduidade oportuniza esse tipo de movimento de aproximação entre os freqüentadores. o fato, entretanto, não preocupa quem participa dos encontros. Para eles, mais importante do que o número é a mudança na vida de quem participa. “A gente co-nhece a árvore pelos frutos, e eu pen-sei: está dando frutos! Teve até um batismo! Se uma galera está conhe-cendo a palavra, está se abrindo, quem sou eu pra julgar o lugar, a es-tética, a forma?, questiona Andressa Furlan, 21 anos. o batismo a que se refere aconteceu em janeiro, onde cinco pessoas desceram às águas. Fato que é comemorado por Marcelo. “A questão do batismo foi uma experiên-cia extremamente positiva. A gente percebe a mudança das pessoas sem precisar forçá-las a nada. Um dia, fa-lamos o que era o batismo e as pesso-

as vieram até nós, pedindo para serem batizadas”, orgulha-se.

Um dos principais defensores do movimento –também um dos fundadores- é o Pr. rafa, do Ministé-rio reparadores de brechas, que tam-bém ministra a palavra nos Culto no bar. “Jesus deixou um legado pra nós e ele é formado por duas coisas: amar as pessoas e testemunhar de Seu evangelho. não me importo sobre a forma como alguns poderão nos clas-sificar. estamos cumprindo nosso chamado, aproveitando uma oportu-nidade que nos foi dada. É simples e muito objetivo”.

na opinião do pastor, o mais importante é fazer aquilo que acredi-tam ser a vontade de deus. “Tudo o que queremos é estar lá quando al-guém aparecer precisando de algo que temos dentro de nós. A gente acredita de verdade que há uma vida plena em Cristo e que temos o poder de reconciliar pessoas com deus”.

Sobre o que esse movimento pode alcançar, rafa prefere não fazer planos. “Só estamos andando por fé, mas sabemos que estamos lançando sementes num campo muito carente de iniciativas cristãs evangélicas. essa é a nossa missão!”

Page 10: Jornal Povo Cristão

10 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011Povo CRIStãosoCial

coluna social

A verdadeira adoraçãoA intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Sl 25.14 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Jo 4.23.Amados e amadas, que a doce paz seja com todos!Vivemos dias muito especiais, onde o Senhor nos tem chamado para que conheçamos os seus propósi-tos e planos. Sim, é tempo de percebermos que a aliança do Senhor está sendo revelada. A geração na qual estamos inseridos é geração abençoada, pois muito do que foi prometido e profetizado aos nossos pais, nossos olhos e ouvidos estão testemunhando. Nossa oração é para que corres-pondamos ao Senhor, recebendo ainda mais da sua aliança. Ainda existem segredos que o Pai quer revelar, mas isto, Ele só fará para os amados e amadas que no seu íntimo tem temor e cultivam a intimidade com Ele.Também é verdade que vivemos dias perigosos, pois parece que o fazer é mais importante do que o

ser, que o “produzir” é que conta. A essência fica em segundo plano. Temos muitas Martas e poucas Marias. Fazer, fazer, esta é a ordem. Mais do que nunca, o Pai está à procura de adoradores. Cremos que no tempo de Deus, se levantarão verdadeiros adoradores e adoradoras. Quando nos colocamos diante do Senhor em adoração, não há mais nada entre nós e Ele. Então o conhecemos como Ele realmente é, e nos é revelado quem realmente somos, assim como a obra de Deus em nós e através de nós.Isto não é maravilhoso? É sempre bom lembrar que fomos feitos para o louvor da sua glória. Afinal, não dizemos que Jesus é o Senhor? Ou isto também virou apenas um chavão? Gostaríamos que ninguém ficasse apenas assistindo este grande mover de Deus dos nossos dias, mas que realmente houvesse uma disposição de corresponder para com aquilo que o Espírito Santo tem revelado.O Pai está chamando para sermos íntimos dEle e sermos adoradores. Vamos responder ao Senhor?Até mais, Prs. Roberto e Joana

Roberto e Joana são pastores do ministério Ila, em Guaíba / RSwww.ministerioila.com

Pr. Robertovanessa Maciel e iverson agonese, casaram no dia 26 de março, na igreja encontros de Fé em Sapucaia do Sul (rS).

[e –d] os pombinhos rafael e Mariane Kessler recepcionam os convidados Prs. joel e eliane giesta, na festa de casamento, realizada no dia 2/4.

Fabricius, naiandra, camila e Michel

rafael Santos e esposa gabriela

Magali Moojen (jornal Povo cristão), ap. ireno reis, Pr. neri Makewitz e o deputado jurandir Maciel

café da manhã reuniu o conselho de Pastores de novo hamburgo (rS).

luis Fernando Souza e esposa andria

Fest gospel realizado no dia 26/4 em novo hamburgo (rS) com o ministério profético casa de davi.

Solenidade de formatura em teologia da escola de teologia corbã em taquari (rS). o evento ocorreu no dia 9/4 e contou com a participação de alunos membros das igrejas assembleia de deus e Batista Filadélfia.

Page 11: Jornal Povo Cristão

11Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 Povo CRIStão aConteCeu

aconteceu

Retirinhoretirinho das Crianças da Igre-

ja encontros de Fé em Portão (rS)Mais de 30 crianças, entre 4 e 9

anos, participaram no mês de feverei-ro 2011, do terceiro "retirinho infan-til", realizado pela escolinha Infan-til da Igreja encontros de Fé em Portão (rS). na companhia das pro-fessoras e de alguns pais, as crianças passaram um final de semana juntas na Igreja, aprendendo sobre o convi-ver em grupo e praticando os princí-pios cristãos de Comunhão.

SEMInáRIo dE lIBERtação PaRa PaStoRES EM EStEIo (RS)

o Conselho de Pastores de esteio (rS) realizou nos dias 8, 9 e 11 de abril na Igreja batista Missionária (IbM) um seminário de libertação com o pastor Paulo César Alves, de brasília (dF). Por entender que os líderes e os pas-tores das igrejas também neces-sitam de libertação, o Conselho dedicou este evento a eles.

de acordo com o pastor

Jandir rosa, da Igreja batista Mis-sionária, as ministrações tiveram uma média de 70 pessoas nos três dias. Para o pastor, os resultados foram muito bons, pois os objeti-vos do seminário foram alcança-dos e ele informa também que há a intenção de se trazer o pastor Paulo César novamente à cidade durante o mês de agosto deste ano.

Espaço Diversidade é inaugurado pelas Faculdades EST

Após alguns anos de pesquisas sobre a diversidade étnica, racial e cultural dentro das Faculdades eST, a instituição inaugurou o espaço di-versidade. A cerimônia de abertura do local foi realizada no dia 18 de março e contou com a presença de diversas autoridades do município de São leopoldo (rS) e do Governo do estado do rS.

de acordo com o reitor oneide bobsin, o novo lugar tem por objetivo dar visibilidade às ditas minorias. “o

espaço diversidade visa às causas que se empenham por dignidade para as pessoas oprimidas e excluídas da nos-sa sociedade”, destaca bobsin. outro ponto que ele salienta é o fomento em pesquisas nesta área, onde a ins-tituição busca estabelecer parcerias para qualificar as pessoas no quesito diversidade. bobsin também fala que o espaço é importante para que todos possam fazer uma reflexão a respeito deste tema.

Dupla Daniel & samuel lota praça do imigrante em Novo Hamburgo

Após alguns anos de pesquisas sobre a diversida-de étnica, racial e cultural dentro das Faculdades eST, a instituição inaugurou o espaço diversidade. A ce-rimônia de abertura do local foi realizada no dia 18 de março e contou com a presença de diversas auto-ridades do município de São leopoldo (rS) e do Governo do estado do rS.

de acordo com o reitor oneide bobsin, o novo lugar tem por objetivo dar visibilidade às ditas mi-norias. “o espaço diversidade visa às causas que se empenham por dignidade para as pessoas oprimidas e excluídas da nossa sociedade”, destaca bobsin. outro ponto que ele salienta é o fomento em pesquisas nes-ta área, onde a instituição busca estabelecer parcerias

para qualificar as pessoas no quesito diversidade. bobsin também fala que o es-paço é importante para que todos possam fazer uma reflexão a respeito deste tema.

reitor falando a respeito do espaço diversidade ao público presente

Page 12: Jornal Povo Cristão

12 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011Povo CRIStãoCaPa

as ÚltiMas Horas de JesusRelatos contemporâneos, fontes médicas, históricas e arqueológicas aprofundam os depoimentos contidos nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João detalhando com precisão científica o sofrimento que Cristo passou desde a vigília no Getsêmane até a Crucificação.

Quase tudo o que se sabe sobre a vida de Jesus, seu legado e ensina-mentos, foram resumidos nos evan-gelhos canônicos – escritos por Ma-teus, Marcos, lucas e João – cerca de 40 anos após a sua morte. essencial-mente, os discípulos contaram a mes-ma história, porém salientaram aspec-tos diferentes. Afinal, reconstituir uma trajetória como a de Jesus Cristo deve ter sido tarefa desafiadora.

Todavia, entre todos os relatos, há um momento que mereceu des-taque especial. Trata-se da última semana do Mestre com o povo. dias que antecederam as comemorações da Páscoa do judaísmo e ressignifica-ram esta festa, transformando-a no evento mais importante do mundo

cristão.

ÚltIMa vIaGEM dE JESUS

Conta a história que por volta do ano 30 (d.C.), Jesus, acompanha-do por seus discípulos e uma multidão de peregrinos, viaja a Jerusalém para participar das celebrações da Páscoa no templo judaico. Chegando ao lo-cal, uma semana antes de sua morte, foi direto a betânia – um pequeno vilarejo localizado a três quilômetros de Jerusalém –, onde se hospedou na casa de lázaro, Marta e Maria, seus melhores amigos. Participaria das programações no templo e diaria-mente retornaria a betânia a fim de descansar. e assim sucedeu (veja ta-

bela abaixo):

o SoFRIMEnto no GEtSêManI

de acordo com o relato do mé-dico lucas – o único evangelista que citou o fato –, naquele momento Jesus transpirava gotas de sangue. Um fe-nômeno raríssimo conhecido pela ciência como hematidrose e que, se-gundo o Phd. Alexander Metherell, doutor em Medicina pela Universi-dade de Miami, ocorre em casos de ansiedade extrema, quando a libera-ção de certas substâncias químicas ocasiona o rompimento dos vasos capilares das glândulas sudoríparas e faz com que a pele fique sensível a tal ponto de o sangue se misturar ao suor.

SEIS JUlGaMEntoS FaJUtoS

logo depois de ser preso, Jesus é encaminhado a uma série de julga-mentos forjados. Possivelmente alge-mado, os soldados da guarda judaica o levam a presença de Anás, o sogro do sumo sacerdote Caifás – um cargo religioso cujo grau era considerado o mais elevado entre os israelitas. Algu-mas pessoas questionam esse fato. Afinal, por que os soldados levaram Jesus primeiramente a Anás, se era Caifás o sumo sacerdote no poder?

Paul Maier, professor de Histó-ria Antiga da Western Michigan Uni-versity e autor do livro Jesus, Verdade ou Mito?, responde a essa indagação: “Anás era o detentor do maior recor-de de todos os tempos em matéria de nepotismo. Fez cinco de seus filhos se tornarem sumo sacerdotes e o títu-lo, no momento, pertencia a seu gen-ro, José Caifás, porque ele o conce-dera”. Mesmo não sendo mais o sumo sacerdote, todos o respeitavam, tamanha a sua influência. Seu cargo era praticamente honorífico.

Além disso, os fariseus sabiam: se Jesus fosse levado à presença de Anás, ele certamente induziria Caifás a condená-lo, já que ambos tinham participação nos lucros das vendas realizadas no templo, uma das ativi-dades mais proeminentes e lucrativas da época. Ter uma banca na sinagoga era como ser proprietário de uma lu-xuosa loja em um shopping center. Como o sumo sacerdote era o admi-nistrador geral, todos os comerciantes

deviam-lhe impostos.

lEI MoSaICa

A lei mosaica exigia que a acu-sação contra os malfeitores fosse feita por, no mínimo, duas testemunhas cujos depoimentos tivessem coerên-cia. Além disso, a lei garantia que um réu jamais seria condenado horas antes de um sábado porque isso lhe impediria de solicitar recurso. entre-tanto, mesmo sem nenhuma acusa-ção coesa, o julgamento prosseguiu.

Segundo o teólogo e escritor Josh Mcdowell, autor da obra As evidências da ressurreição de Cristo, havia duas cortes no Sinédrio. Uma composta por 23 membros especiali-zados em julgar casos que envolves-sem a pena capital e outra composta por 71 membros, “um tribunal para casos que envolvessem o Chefe do estado, o sumo sacerdote e quaisquer outras pessoas, por ofensas contra o estado e o Templo”. Mcdowell diz ainda que o Sinédrio de 71 membros “podia deixar de julgar um caso que envolvesse a pena de morte, por isso é provável que Jesus tenha sido julga-do pela corte menor”.

Como o Sinédrio não tinha po-der legal para crucificá-lo, precisou encaminhá-lo a uma corte romana a fim de conseguir a liberação. Cha-mando a atenção para esse fato, o pastor e teólogo Acyr raymann, pro-fessor da Universidade luterana de São leopoldo (rS), declara: “o Si-nédrio tinha poder para matar Jesus,

Page 13: Jornal Povo Cristão

13Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 Povo CRIStão CaPa

porém não por crucificação, mas por apedrejamento, por exemplo. no en-tanto, os fariseus não queriam assumir esta responsabilidade. Por isso, insis-tiram na crucificação. Só assim esse fardo estaria sobre as costas do gover-no romano. Sem querer, eles estavam cumprindo as escrituras”.

Já era aproximadamente 7 horas da manhã quando o quarto julgamen-to começou. no pretório da fortaleza Antônia, o centro de comando de Pôncio Pilatos, governador romano da Palestina, outro interrogatório aconteceu. Mas Pilatos, que não en-contrara motivos para executá-lo, sabendo que Jesus era galileu, enca-minhou-o ao tetrarca romano Hero-des Antipas, que tinha jurisdição so-bre a Galiléia.

Foram 3 julgamentos judaicos e 3 romanos. o percurso entre os lo-cais por onde Jesus passou desde o aprisionamento até o pretório chega a 4 quilômetros.

a CRUEldadE do SUPlíCIo

na frente do tribunal, era costu-me amarrar o acusado a um tronco e

ali, totalmente despido, dois soldados de cada vez desciam o açoite, come-çando pelos ombros, depois nas cos-tas, coxas e nádegas, até chegar às pernas.

Segundo o médico e escritor Trman davis, autor do livro A Cruci-ficação de Jesus, “os açoites primeiro atingem os tecidos subcutâneos, pro-duzindo gotejamento de sangue dos vasos capilares. em pouco tempo, o sangue arterial das veias dos músculos subjacentes começa a jorrar. As pe-quenas bolas de chumbo são respon-sáveis pelas profundas contusões”. em descrições históricas sobre o su-plício, como a que fez eusébio – um historiador do século 3 – “as veias, músculos, tendões e vísceras da vítima ficam totalmente expostas”.

A lei judaica limitava os açoites em 40 chicotadas. no entanto, os fariseus fundamentalistas, que se or-gulhavam de seguir à risca as regras estabelecidas, limitavam os açoites em 40 menos 1, isto é, 39, porque no caso de contarem errado, não chega-riam a desobedecer a lei.

outro costumeentre os roma-nos era o escarnecimento após o fla-gelo. Como o delito de Jesus havia sido intitular-se rei, aqueles homens colocaram um manto púrpura sobre seus ombros, simbolizando realeza, e uma coroa com cerca de 70 espinhos que, ao penetrarem o couro cabelu-do, provocaram intenso sangramento.

vIa SaCRa

o caminho entre o tribunal e o local da execução – uma região mon-tanhosa chamada Gólgota/Calvário, localizada fora dos muros da cidade

– era de, no máximo, 650 metros. nesse percurso, Jesus, agora nova-mente vestido, carrega o patibulum, isto é, o tronco horizontal da cruz, uma vez que o suporte vertical costu-mava ficar permanentemente fixado no local.

o peso dessa trave variava entre 34 e 57 quilos – dependendo da cruz, havia vários tipos – e normalmente era colocado sobre os ombros da víti-ma e atado com tiras. Uma pessoa em situação física normal poderia carre-gar esse peso sem maiores problemas. no entanto, a debilidade física de Jesus era tão intensa que o impossi-bilitava de caminhar sem cair.

a CRUCIFICação

Por volta de 9 horas da manhã, isto é, à hora terceira, os preparativos para a crucificação se iniciam. os carrascos, mais uma vez, têm a in-cumbência de despir Cristo, porém sua túnica está grudada às feridas. Para tirá-la, é necessário puxar violen-tamente, e isso lhe provoca dores in-tensas, já que chagas levemente cica-trizadas são novamente abertas. Ves-tido apenas com um manto, o Mestre é jogado ao chão, a terra penetra em seus ferimentos e o martírio da cruci-ficação atinge o seu ápice quando os pregos lhe atravessam os pulsos e pés, transpassando nervos, tendões e ossos. Certamente, esse foi o momento de pior dor.

Segundo a enciclopédia bíblica Wycliffe, “restos arqueológicos de um corpo crucificado na época de Cristo e encontrado em um ossuário perto de Jerusalém indicam que os pregos utilizados nessas execuções eram lon-gos, quadrados e tinham entre 13 e 18 centímetros”. outro fato curioso é que os pregos não eram transpassa-dos pelas palmas das mãos, mas atra-vés dos pulsos, porque os ligamentos e ossos desta região são mais fortes e podem segurar mais peso do que as palmas.

Segundo o estudo científico “A Morte Física de Jesus”, “embora o açoitamento tenha resultado em per-da considerável de sangue, a crucifi-cação em si era um procedimento relativamente sem sangramento, uma vez que nenhuma grande artéria era comumente atingida”. os carrascos sabiam o local anatomicamente apro-priado para deixar o indivíduo o maior tempo possível exposto ao sofrimento.

edwards esclarece ainda que o maior efeito patofisiológico da cruci-ficação é a interferência na respira-ção, particularmente a exalação, já que o ar entra, mas sai com muita dificuldade, como um asmático nas piores crises. “o peso do corpo sobre os braços estendidos e ombros tende

a pressionar os músculos intercostais num estado de inalação, impedindo a exalação. Uma exalação adequada exigiria um ato de levantamento do corpo, que poderia ser conseguido ao apoiar-se sobre o tarso dos pés. no entanto, este procedimento resulta em dores como se fossem queimadu-ras por todo o corpo”.

a MoRtE dE JESUS

de acordo com alguns especia-listas, a causa da morte de Jesus pode ter sido multifatorial. desidratação, arritmia por estresse induzido, perda sanguínea e enfarte estão entre os diagnósticos mais especulados. ou-tros, como o pesquisador benjamin brenner, do Centro Médico ram-bam de Israel, cogitam ainda a hipó-tese de ter ocorrido uma embolia pulmonar.

no entanto, há quem conteste essa possibilidade. dr. William edward diz que é praticamente im-provável que uma trombose tenha se formado num curto espaço de tempo. Para ele, “as duas causas mais lógicas são choque hipovolêmico [que tem como causa determinante a perda de sangue, plasma ou líquidos extrace-

lulares] e asfixia por exaustão”.Foram seis horas de sofrimento

na cruz. Para certificar-se de que Jesus realmente estava morto, um soldado chamado longínquos desferiu um golpe de lança sobre o lado direito de seu corpo, transpassando possivel-mente um dos pulmões e o coração. João afirmou que “sangue e água jor-raram do ferimento”. Para a medicina moderna, a acumulação de fluidos que envolvem o coração – isto é, o pericárdio – e a membrana que cerca os pulmões, denominada pleura, pode ter sido a causa do estranho fe-nômeno.

não há sofrimento com tama-nha repercussão que tenha sido mais aterrorizante do que as últimas horas de Cristo. Além das dores físicas e injustiças políticas, o desprezo, a hu-milhação e a rejeição contribuíram para que sua tristeza fosse ainda maior. Felizmente, a crucificação e a morte de Jesus não estabeleceram o fim de um grande ministério, como queriam os fariseus. na realidade, involuntariamente, eles contribuíram para que o Messias fosse eternamente coroado, cumprindo o que havia sido predito nas escrituras. Hoje, povos, tribos e nações o reverenciam.

dIa da SEMana atIvIdadES

dOMIngO · Pela Manhã, BeM cedo, jeSuS Parte Para jeruSaléM, Montado eM uM juMento, coMo Previa o ProFeta zacariaS. · ao chegar ao teMPlo, uMa cena BaStante deSagradável o iMPacta. o coMércio no teMPlo.

SEgundA E TErçA-fEIrA

· jeSuS retorna ao teMPlo, onde diScurSa atravéS de ParáBolaS e deBate coM a elite Sacerdotal judaica (FariSeuS e SaduceuS). eleS eStavaM irritadoS. a cena da exPulSão doS negocianteS ocorrida no dia anterior havia Sido a gota d’água Para Que aS autoridadeS judaicaS, deFinitivaMente, o conSideraSSeM uMa aMeaça, não aPenaS à Situação econôMica, MaS ao BeM-eStar PolÍtico do eStado judeu Que, na éPoca, era doMinado PeloS roManoS.

QuArTA-fEIrA · a aFlição auMenta ainda MaiS. ao retornar ao teMPlo, jeSuS chora no Monte daS oliveiraS e, diante de jeruSaléM, laMenta a deStruição Que SoBrevirá à cidade.

QuInTA-fEIrA · PaSSa a tarde coM Sua Mãe.

· entre 18h e 23h30, jeSuS celeBra Sua últiMa ceia junto aoS diScÍPuloS. Por volta daS 23h30, jeSuS Pede Que oS diScÍPuloS FiQueM orando e Se retira Para o jardiM do getSêMani a FiM de orar a SóS. ele SaBia Que eM cerca de 1 hora Seria traÍdo Por judaS, uM doS SeuS diScÍPuloS.

A ÚLTIMA SEMAnA dE JESuS EM JEruSALÉM

CurIOSIdAdE: JESuS MOrrEu AOS 33 AnOS nO AnO 30 d.C.Se o calendário cristão começa a contar por ocasião do nascimento de jesus, como ele pode ter morri-do no ano 30 d.c., se a Bíblia diz que ele morreu aos 33 anos?a contagem do tempo até meados de 525 d.c. era uma grande confu-são. existia o calendário juliano, gregoriano, hebreu, chinês, Mu-çulmano, entre outros. Para pôr um fim nessa desordem, em 525 d.c., o historiador grego dionísio, calcu-lando a data de Páscoa, toma o calendário juliano como base e

estabelece o nascimento de jesus cristo como sendo o primeiro ano de uma nova era. no entanto, em meados do séc. 19, quando o calendário já está sendo amplamente utilizado por várias nações, descobre-se que dionísio cometeu um erro de aproximada-mente 4 anos em seus cálculos. Para a historiografia moderna, não há dúvidas de que jesus nasceu antes da contagem inicial estabe-lecida por dionísio, isto é, por vol-ta do ano 4 a.c.

PáSCOA - AnTES E dEPOIS dE CrISTOdesde que o povo judeu, guiado por Moisés e arão, atravessou o Mar vermelho em direção à terra Prometida em 1.060 a.c., em todas as residências dos israelitas, o ritu-al denominado Pessach – Páscoa, ou literalmente “passagem, traves-sia” – era reproduzido conforme as últimas ordenanças de deus ao povo, na noite em que houve a grande libertação. imolava-se um cordeiro, retirava-se o sangue do

animal e então ungia-se os umbrais e vergas das portas, em alusão à proteção contra o anjo da morte que matou os primogênitos das famílias egípcias.Para o cristianismo, a morte de jesus colocou fim à imolação de cordeiros, pois os pecados passa-ram a ser perdoados através do espírito Santo, já que jesus levou sobre si os pecados de todos.

acyr raymann, professor da universidade luterana de São leopoldo

Page 14: Jornal Povo Cristão

14 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011Povo CRIStãoliteratura

O Salvador te chamaZaqUEU ERa UM alto

FUnCIonáRIo do IMPéRIo

RoMano qUE tRaBalHava

CoMo CHEFE doS ColEtoRES

dE IMPoStoS. PERtEnCIa a

UMa ClaSSE odIada, ERa

ExClUído PEloS RElIGIoSoS

daqUEla tERRa. PaGão, ERa

tIdo CoMo SaltEadoR E

oPRESSoR. tInHa MUItoS

oBStáCUloS a SEREM

vEnCIdoS PaRa PodER SER

UM SEGUIdoR dE JESUS, taIS

CoMo SEU EMPREGo, SEU

dInHEIRo E até SUa BaIxa

EStatURa, dE aCoRdo CoM

lUCaS 19:1-2.

Quando toma conhecimento de que Jesus entraria em sua cidade, Zaqueu corre rapidamente e sobe numa árvore para vê-lo quando passasse. E, realmente, quando Jesus chegou em Jericó, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém hoje ficar em tua casa”. Ele desceu com toda pressa, se levantou diante da multidão e disse ao Senhor Jesus: “resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens, e se nalguma coisa defraudei alguém, restituo quatro vezes mais”. Vemos aqui que Zaqueu superou todos os empecilhos a sua frente, esque-cendo da sua posição social e financeira. Para muitos, seguir o exemplo de Zaqueu é uma grande barreira. Muitas pessoas não querem abrir mão de status e luxo para andar ao lado de Deus.Para Deus, nós valemos pelo que somos, e não por posses ou méritos pessoais. Lembre-se que

havia uma multidão cercando Jesus, e ainda assim Ele achou Zaqueu. Dessa lição, podemos aprender duas coisas:

1. ele te chama no meio de muitos: Zaqueu subiu numa árvore por ser de pequena esta-tura. na verdade, todos nós so-mos pequenos em algum aspec-to da nossa vida. Pense nisso. supere suas próprias dificulda-des para ter um encontro com o salvador Jesus Cristo, a exem-plo deste homem.

2. ele se importa contigo: inte-ressante que ambos nunca ti-nham cruzado seus caminhos e mesmo assim Jesus o chamou pelo nome? uma das coisas que mais impressionava as pessoas era o quanto Jesus sabia delas sem nunca terem conversado (João 1.48/4.29). tudo o que passa na tua vida é do conheci-mento de Jesus. Que tal pedir ajuda a quem realmente pode resolvê-las?

Zaqueu deu evidências de uma verdadeira conversão: 1º)ele obedeceu e desceu, 2º) ele deu testemunho público, não se envergonhou, 3º)ele fez boas obras. É bom lembrar que não somos salvos por fazer boas obras, mas sim PARA fazer boas obras. Por último, propôs restituição aos possíveis lesados, ou seja, se dispôs a corrigir erros do passado. Medite nesta palavra e seja edificado. Amém.

Rafel Schmidt é pastor da Igreja Missão da Última Hora em Novo Hamburgo (RS)

Pr. Rafael Schmidt

3589 8130 • 8436 2799E-mail (msn): [email protected]

Rua Pedro Hannecker, 51 • Bairro Feitoria • São LeopoldoAo lado do Ginasio da Feitoria

Confecções, Bíblias, Livros,Presentes, Cds e Locação de Dvds

Refúgio Loja Gospel

(51) 35891575Rua Lindolfo Collor, 1340 Centro - São Leopolo - RS

www.sulmusic.com.br

FaMílIa & IntERnEtELIAnA drEhMEr*

» ed itora S inodal (rS )

"Família & inter-net" é uma refle-xão sobre a in-fluência da inter-net dentro do lar. o limite entre o uso saudável e os problemas que o mau uso

dessa tecnologia pode causar é muito tênue e mais um desafio que os pais devem vencer. a reflexão sobre o uso da internet leva à reflexão sobre toda postura de educação adotada pelos pais. Propondo respostas para as novas questões que surgem, as autoras enfa-tizam: "Mais do que destruir laços fa-miliares, essa nova realidade promove novas formas de convivência”.

* Eliana Drehmer é professora e atua na 2ª Coordenadoria Regional de Educação em São Leopoldo (RS).

MoRtEEbErhArd JüngEL*

» ed itora S inodal (rS )

a morte é o limi-te da vida. Pode parecer redun-dante, mas a percepção disso muda para sem-pre a nossa vida. esse tem sido sempre um dos principais temas

das filosofias da existência. neste livro, eberhard jüngel, um dos mais conhecidos e reconhecidos teólo-gos alemães da atualidade, faz uma reflexão teológica sobre o tema, valo-rizando as contribuições da medicina, da sociologia e da filosofia para o pro-blema da morte. Sua tese principal diz que ao "enigma da morte" só fará jus aquele que sabe do "mistério da morte". definitivamen-te, a fé tem conhecimento da finitude do ser humano.

* Eberhard Jüngel nasceu na Alemanha,

graduou-se em Teologia em 1962, foi pro-fessor de Novo Testamento na Universida-de de Berlim e Tubingen, na Alemanha; Zurique, na Suíça e por fim se aposentou em 2003.

o CaSal dIantE dE dEUSdEAnE SChuESSLEr*

» ed itora concórdia (rS )

este livro oferece aos casais de to-das as idades momentos de profunda refle-xão sobre o seu relacionamento com deus, entre os cônjuges, com

os filhos, com os familiares e com todos os que fazem parte da sua história de vida. trás palavras de vida, amor, pai-xão, orientação e encorajamento.o autor, que tem uma longa vivência matrimonial, experiência pastoral e no aconselhamento de casais, diz: “Quan-do deus nos abençoa com o casamento, ele une os nossos dois relacionamentos mais vitais: com ele, o mais profundo. com o cônjuge, o mais íntimo. o que acontece com um tem impacto na qua-lidade do outro. os dois estão intrinse-camente combinados. Por isso, o título: o casal diante de deus.”

* Schuessler é pastor, mestre em divindade desde 1962, doutor em Ministração, mis-sionário, casado, tem 3 filhos e 10 netos, mora nos EUA e atua na área de aconse-lhamento de casais há 15 anos.

PaRa SalvaR UMa vIda: oUSE FaZER a dIFEREnça

TOdd hAfEr E vICkI kuyPEr

» Bv d i Str iBu idora

é um livro de grande inspira-ção voltado ao público jovem, baseado na men-sagem do filme - Para Salvar uma vida. é um cha-mado para os

adolescentes terem um relacionamento com jesus, transpondo as barreiras so-

ciais e sendo amigos dos perdidos, fe-ridos, solitários e desesperançosos. é um chamado, para através da oração, reconhecermos as pessoas colocadas na nossa vida que precisam de ser ou-vidas. alguns capítulos incluem: * ouse ser importante: a busca pelo valor e sentido * ouse preencher o vazio em sua alma: o poder do perdão * ouse tirar a venda dos seus olhos: veja as pessoas através dos olhos de jesus * ouse redefinir o conceito de “manei-ro”: quem realmente é o cara? * ouse ser amigo dos solitários e rejei-tados: ajude os necessitados

aRRISqUEkEnny LuCk*

» ed itora Mundo cr iStão

ao contrário dos turbulentos e imprevi-síveis primeiros anos do cristia-nismo, hoje os cristãos buscam na religião e na espiritualidade uma fonte de se-gurança, confor-to, previsibilida-

de e controle. Mas será que foi exata-mente isso que jesus tinha em mente para nós?Kenny luck tem absoluta certeza de que não é esse o desejo de deus para a vida do homem moderno. em arrisque, ele deseja comunicar, especialmente aos homens, que é necessário ousar e con-fiar plenamente em deus, a fim de al-cançar um novo patamar de fé e de relacionamento com o criador. o desejo de deus para que sejamos sal da terra e luz do mundo parece estar cada vez mais distante de se transfor-mar em realidade. um forte comodismo aliado a altas doses de cinismo fazem de parcela considerável dos cristãos de hoje pessoas acomodadas e irrelevan-tes, que pouco ou nada influenciam a sociedade.

*Kenny Luck é o pastor de homens da Igre-ja Saddleback and Lake Forest, na Cali-fórnia, EUA.

literatura

Page 15: Jornal Povo Cristão

15Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 Povo CRIStão MÚsiCa

Lançamento para o dia das Mães BÍBLIA DA MAMÃE

PROMOÇÃOBíblia para Evangelismo R$ 3,50Cd´s e DVD´s a partir de R$ 9,00

Terça à noite:Igreja Apost. ÀgapeRua 25 de Julho, 1255Centro - NH

Quarta tarde/noite:Comunidade IPENA. Victor H. Kunz, 2565Canudos - NH

Informações Fones8120.1031 / 9181.0019

onda gospel

SELECIONATÉCNICO PARA IMUNIZAÇÃOCom experiência na função

Com Carteira de motorista A e BContatos pelos fones:3592 6533 | 8411 7501

A banda teve início no ano de 2006 e tinha por nome redenção. recentemente, o grupo decidiu mu-dar o nome da banda para CHrIS-TUM, termo este que tem origem do latim e significa Ungido. Com a pro-posta de realizar um trabalho musical próprio e objetivando levar a mensa-gem da palavra de deus através da música a banda é composta por jovens das igrejas: AbA Sl (Aliança bíblica de Avivamento), Igreja batista Cristo é a Vida (MbCV-Sl) e Igreja Atos (nH).

Segundo o vocalista diogo, no ano de 2008, com a morte de um in-tegrante e o afastamento de outro a banda interrompeu os ensaios e shows, retomando-o em Set/2009, com a for-mação atual: diogo (Vocal), davi (guitarra solo), William (guitarra), diego (contrabaixo), Júnior (bateria).

Hoje a banda tem tocado em diversos eventos como a Festa dos Po-vos, Congresso JUAd, Tempo de Co-lheita, Feiras Populares, além de mi-nistrar louvor em várias igrejas.

Com os principais singles da banda, ensinamento e redenção, os integrantes estão produzindo o primei-ro Cd, do qual já possuem 10 com-posições. no início deste ano o grupo esteve em São Paulo gravando sua primeira música de trabalho com o produtor Anderson Gonçalves e Alan Xavier (masterização). A música inti-tulada ensinamento já está tocando rádios da região como Sara brasil (Poa) 95.5 e rádio Feitoria (Sl) 87.9.

Colaboração de Calebe Salvia, robson Fernandes e Geder dutra, da luz no Mundo Produções. o cadastro de bandas pode ser feito através de [email protected] ou Fone 9699-9333.

Bandas do Sul: Christum

NomE: christumINFluêNcIaS: oficina g3, Stryper, Stauros Praise, david Quinlan, Fernandinho, etc...ESTIlo musical: rockmySPacE: www.myspace.com/christum EmaIl/mSN: [email protected]: 8473-6197 c/ diego

Page 16: Jornal Povo Cristão

16 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011Povo CRIStãoCd's

A importância da família para uma sociedade em declínio moralUma pesquisa diz que 80% do que aprendemos é em casa. Nossa responsabilidade com a família fica cada vez mais intensa. As influencias dela é que devem atingir o mundo, e não ao contrário. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6:6-9). A responsabilidade de tornar o mundo seguro aos nossos filhos não é da escola, da indústria do entretenimento, nem da Igreja. Esta última tem a tarefa de discipular os pais, repartindo com eles a VISÃO DO REINO, e assim passando então a responsabilida-de à família. Assuntos de ordem familiar a serem ensinados são: Amor, pedofilia, doenças sexual-mente transmissíveis, divórcio, moral, ética, provisão, incesto, aborto, fidelidade a um só parceiro sexual, justiça. Geramos nossos filhos para fazerem diferen-ça numa geração pervertida e corrupta e somos seus mentores. Mais importante que tudo, os

filhos precisam aprender a respeitar seus pais. Caso contrário, certamente não terão com seu Deus, sua moral, seu governo, seu país, ou qualquer um dos seus conceitos. Na Idade Média, muitos homens nobres foram trancados em mosteiros, principalmente pelas ordens dos Franciscanos e Dominicanos. Com isso, vemos duas conseqüências bastante impactantes. A boa é que em um século de muita guerra e dissolu-ção moral, os mosteiros viraram abrigo para viajantes, pessoas doentes e necessitadas. É a partir destes fatos que os conceitos de hospitais e hotéis foram sendo desenvolvidos. A literatura também teve um forte impulso neste tempo, com a fundação de importantes universidades, como Oxford, Paris e Cambridge. A parte ruim foi que a sociedade ficou desprovida de homens e mulheres que tinham nobreza de caráter e conduta. Na convivência de pessoas com ideias menos nobres, perdeu-se assim participa-ção na vida social e civil. Isto gerou um caos. Pois os que poderiam fazer a diferença estavam trancados nos Mosteiros. Isso nos mostra que nossa família tem um propósito claro, que é o de influenciar a sociedade.

Agrinaldo Heps é pastor da Comunidade Ipen de Novo Hamburgo / RS

Pr. Agrinaldo Heps

KlEBER lUCaSMEu ALvO

» MK MuS ic

Kleber lucas parece ter um chamado para conduzir grandes multidões em adoração. campeão de vendas, artista requisitado e agora mais maduro, com arranjos mais econômicos, ele não per-de o dom do maestro de louvor que é. isso pode ser percebido em “zigueza-gueando”, que faz parte de seu novo trabalho Meu alvo gravado parte ao vivo, na comunidade das nações, em Brasília (dF), parte em estúdio. há um quê de compromisso mundial ao cha-mar as nações do mundo para adorar em “o toque da tua glória” e em “Bom Samaritano”, lembrando um pouco o que faz Michael W Smith, esta última com a participação da voz inconfundível de nívea Soares. até um flamenco apa-rece em “Minha casa”. Kleber, com seu sorriso largo, é carregado por uma ban-da competente, uma gravação limpa e uma produção em sintonia com a mu-sica cristã de hoje.

REGIS danESEfAMÍLIA

» l ine recordS

o que fazer depois de sua música vira um hit tão grande, que extrapola o seu próprio mercado e vira fenômeno de massa? “ Faz um Milagre em Mim” foi a música que catapultou regis danese ao sucesso, mas nesse novo álbum Fa-

mília , ele espertamente muda o drive e concentra suas composições em temas familiares. regis, que veio do meio se-cular (fez dupla sertaneja como regis & raí e fez parte do Só Para contrariar durante 5 anos) sabe muito bem, por-tanto, os ingredientes que devem estar contidos num trabalho de sucesso. a faixa-título é um reconhecimento do que deus fez na própria vida de regis “te agradeço pelo pão de cada dia /que o senhor nunca deixou faltar/ a minha família é um presente do Senhor”. já em “ressuscita meus sonhos” os desa-fios da vida são colocados segundo a ótica de deus. régis é um grande cons-trutor de baladas arrebatadoras. e isso, no meio evangélico, é um prato cheio para mais hits.

MaRCUS SallESMArCuS SALLES

» Sony MuS ic

ex-vocalista da 4 por 1, Marcus Salles decola em seu vôo solo com Meu lugar. e olha que o avião é luxuoso. com o backup de uma grande gravadora, Mar-cus faz desse seu primeiro álbum uma estreia bem cuidada. com a produção de jamba, o álbum é recheado de boas sacadas e técnicamente perfeito em sonoridade e texturas. é pop, mas sem açúcar; é brasileiro, mas sem chatice. o bom gosto nos arranjos de “lindo”, por exemplo, com direito a slide guitar ao fundo e os vocais femininos suaves, quase que sussurrando no ouvido reve-lam que Marcus bebeu na boa fonte dos acabamentos americanos de nashville e los angeles. “amigo de deus” come-ça lembrando john Meyer. “eu só que-ro estar” está cheia de overdubs, e poderia ser uma faixa gringa, sem pro-

blemas. embora a maioria das músicas seja de Marcus e jamba, “ aleluia” tem parceria de aline Barros, o que não é para qualquer um. a julgar por essa estreia e se continuar nesse bom gosto, Marcus Salles muita pista pela frente para seus voos.

PalavRantIGaESPErAr É CAMInhAr

» canz ion

Fugir do óbvio e buscar na poesia a ex-pressão para sua fé é o caminho que o Palavrantiga encontrou para ocupar o seu espaço. a banda, liderada pelo ótimo letrista e vocalista Marcos almeida, tem conquistado cada vez mais um público carente por um viés diferente de rock evangélico, que não se encaixa na linha das grandes cantoras e das bandas de “ministérios”. com 5 anos de estrada e um eP lançado de forma independente em 2008, agora finalmente esperar é caminhar vem para a superfície e traz 12 faixas pra lá de bem produzidas. os tra-balhos abrem com “amor que nos faz um”, com uma dileção sobre o verdadei-ro amor. em “Feito de barro” a compa-ração com o início de vertigo não preci-sava ficar tão evidente. em “Seguro vou” , o discípulo fala sobre sua jornada, tenho a segurança do Mestre na caminhada . “Pensei” é quase uma homenagem a the Killers e richard aschcroft (the ver-ve), que se mistura a uma bossa nova lá pelo meio, o que revela, no mínimo, bom gosto . agora, “casa” é sem duvida um hit. é esperar e ver os próximos movi-mentos desta verdadeira exceção na música evangélica.

cd's

Livros técnicos

Infanto-juvenis

Didáticos

LiteraturaEstrangeirae NacionalRua São Caetano, 350 sala 01 | Centro

São Leopoldo

ORGANIZAÇÕESNARCISO

FUNERÁRIAS

PLANTÃO24 H

Serviçós Funerários completosVeículos especiais para remoção

Liberação em POA e outras LocalidadesMantos, coroas naturais e artificiais

Roupas masculinas e femininas

Rua Dr. Lauro Azambuja, 240Centro | Guaíba | RS

(51) 3480.4197

Fone 51. 3402 1818 | Fax 51. 3480 1018Rua Antão Magalhães, 50 - Bairro Cotina - Guaíba / RS

(em frente ao Nacional/Shell)E-mail: [email protected]

VIDRAÇARIA

Vidrosul“Deus é Fiel”

Vidros em Geral | Quadros | SacadasBox para Banheiro em acrílico

e vidro temperado

Orçamento sem compromissoAv. Castelo Branco, 2423 | Colina | Guaíba/RS

Fone/Fax 51. 3402 3988Nextel 7814 3346 - Rádio 55*84*73822

E-mail: [email protected]

Centro Automotivo CASTELO

CÂMBIOAUTOMÁTICO

SUSPENSÃOFREIOS

INJEÇÃO

Nacionais e Importados

LOCADORAMUNDO GOSPEL

“Tudo posso naquele que me fortaleço” Fp 4.13

Fones

3491 2707 / 9646 7507Rua Paraná 252, Parque 35 | Guaíba

Venha conferir nossos DVD’s de filmes,pregações e louvoresVendemos Bíblias, Livros, CD’s,Artigos para presentesMaterial escolar

Parcelamossuas comprasnos cartõesHipercard e

Banricompras

Page 17: Jornal Povo Cristão

17Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 Povo CRIStão aGenda

agendaAbrIL

» R&S SoaRESQuaNDo: 21/04 áS 16hoNDE: anFiteatro Pôr-do-Sol, Porto alegre/ rS +INFo: thalleS roBerto e cantora Bruna olly

» ConExão vERtICal QuaNDo: 21, 22, 23/04 oNDE: Sitio São luiz - eStrada carloS arthur Sherer 5500+INFo: PreletoreS: aP. ricardo Wagner, heloiSa roSa e Banda www.redeaPostolica.com.br ou (51) 3762 9051 c/ MarcoS davi

» anIvERSáRIo IGREJa aBa QuaNDo: 21 a 24/04 àS 15h e 19hoNDE: rua aSSeMBléia Provincial, 369 - São leoPoldo / rS+INFo: MiS. ediéia WilliaMS e Pr. aluizio de MoraeS - gratuito

» o dERRaMaR do ESPíRIto Santo QuaNDo: 28 e 29/04 àS 20h oNDE: ieQ - rua joSé henriQue liMBerger - Bairro Santa alBina, MinaS do leão/rS

» 11ª tRêS CoRoaS EM FESta CoM aBERtURa dE alInE BaRRoSQuaNDo: 30/04 àS 20hoNDE: gináSio MuniciPal arMando BruSiuS rua jorge auguSto dreher, 114 - centro trêS coroaS/rS+INFo: (51) 3546-7800 [email protected] ingreSSoS à venda Por r$ 10,00 na PreFeitura, cineBox, el ShaBai e na Budega diScoS de igrejinha e taQuara. na hora cuStarão r$ 15,00

» tURnê dISCoPRaISE QuaNDo: 26/04 àS 20hoNDE: Sara noSSa terra rua Pr. luiz antonio rodriguez da luz, B. colina - guaÍBa/rS

QuaNDo: 27/04oNDE: Sara noSSa terra av. duQue de caxiaS, 490, Bairro Fragata - PelotaS/rS

QuaNDo: 28/04oNDE: Sara noSSa terra - av. liBerdade, 321 Bairro Santa iSaBel - viaMão/rS

QuaNDo: 29/04oNDE: Sara noSSa terra - rua 25 de julho, 25, Bairro rio Branco - novo haMBurgo/rS

QuaNDo: 30/04oNDE: Sara noSSa terra av. BenjaMin conStant. 777 Porto alegre/rS

» EnContRão dE JovEnS C/ lUCaS alExandRE QuaNDo: 30/04 àS 20h oNDE: ieQ rua colorado, 319 - Bairro Santa cecÍlia viaMão/rS +INFo: c/ Ângela 8178.2650 ou iSrael 8196.2646

» noItE dE CElEBRação CoM MaRCUS SallESQuaNDo: 30/04 àS 20hoNDE: igreja o BraSil P/ criSto r. cerro azul, 102 - Porto alegre/rS+INFo: (51) 3342-2855 inStituto Beréia - gratuito

MAIO

» MaIS PERto do PaI QuaNDo: 07/05 19h - 22h oNDE: igreja rMcogic rua coronel caMiSão, 515 B. harMonia - canoaS/rS +INFo: Banda coadjuvanteS, coMunidade aMigoS de deuS e rMSoul. gratuito

» CHRIS dURanQuaNDo: 12/05 oNDE: encontroS de Féav. PreSidente F. rooSevelt, 313 B. naveganteS - Porto alegre/rS+INFo: www.chrisduran.com.br

» SHoW CoM FáBIo SERaFIM E PRoMESSIS QuaNDo: 14/05 àS 20h oNDE: ieQ rua FloreS da cunha, 2456 Pio-x Prox. ao SeSc caxiaS do Sul/rS +INFo: entrada 1Kg de aliMento, (54) 91349944

ConFERênCIa lIvRES PaRa adoRaR C/JUlIano Son QuaNDo: 14\15 de Maio àS 20h oNDE: ieQ av. Sertório, 584 B.naveganteS - Porto alegre/rS+INFo:www.gmacoordenadoriaPoa1.blogsPot.comingreSSoS na livraria luz e vida Por r$ 20,00.

» JaSon UPton E BandaQuaNDo: 22/05/2011 àS 18h30MinoNDE: gináSio MuniciPal de igrejinha/rS+INFo: entrada 1 Kg de aliMento não PerecÍvel, PoréM Para ParticiPar do evento é neceSSário Fazer o cadaStraMento no Site www.jasonuPtonbrasil.com

CantanóIa QuaNDo: 27/05 oNDE: igreja BatiSta criSto é a vida rua SoBradinho, 301 Bairro São jorge, novo haMBurgo/rS +INFo: ShoW da Banda chriStuM rocK. 51-8473-6197 c/diego

JunhO

»SHoW do oFICIna G3 QuaNDo: 11/06 àS 20h oNDE: gináSio doS coMerciárioS rua Santa roSa, 101 PriMavera, novo haMBurgo / rS+INFo: ingreSSoS Serão vendidoS eM 3 loteS , Sendo o PriMeiro vendido à 10 reaiS , o Segundo à 20 reaiS e o terceiro à 30 reaiS , noS SeguinteS PontoS de venda: • Livraria da Igreja Cristo é Vida, Novo Hamburgo;

• Livraria Cristã, São Leopoldo. Fone: 3037.4010

• Toda Música, Novo Hamburgo Fone: 3066.1150

• Livraria Shalom, Novo Hamburgo Fone 3066.9785

• Livraria Água Viva, Taquara Fone: 3541.6554

• Livraria Evangélica Gênesis - Caxias do Sul (54-30271750)

• Livraria e Locadora Evangélica Plentidude, Canoas. Fone: 3059.6659

• Strato Music - Novo Hamburgo Fone: 3582.0205

• Evangelho Eterno, Alvorada Fone: 3483.5454

• Bethy Calçados, São Leopoldo Fone: 3037.6627

JuLhO

» dR. MoRRIS CERUllo QuaNDo: 20/07 oNDE: avivaMento Para aS naçõeS av. BenjaMin conStant, 1773 Porto alegre/rS +INFo: 3013.5258

» aREna ESPECIal CoM RaMaH RoCK QuaNDo: 30/07 àS 20h oNDE: ig. Sara noSSa terra av. BenjaMin conStant 777 B. São joão, Porto alegre /rS +INFo: 94045638 c/ leo

Se você possui algum evento que deseja divulgar entre em contato comigo através destes canais:e-mail: [email protected]: @leticialtorres

Por letícia leite

Page 18: Jornal Povo Cristão

18 Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011editoria Povo CRIStão

Cavernas modernasDepois de ser poderosamente usado pelo Senhor, derrotando os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, Elias foi tomado de grande medo ao saber que Jezabel queria matá-lo, e fugiu percorrendo 113 Km até Berseba. A passgem que descreve essa fuga de Elias é descrita no livro de I Reis, capítulo 19. Destaco agora o versículo 9:“E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”Provavelmente, Elias entrou na caverna para poder chorar e se queixar. E este é o estado em que muitos filhos e servos do Deus Altíssimo se encontram hoje, escondidos e confinados em tantas cavernas, físicas e espiritu-ais, como falta de tempo, disposição, humildade e unidade. Mas o que faltou a Elias e falta a muitos irmãos é, sobretudo, a confiança de que Deus livra os seus das mãos do inimigo.Na parte final do versículo, o Senhor questiona Elias “Que fazes aqui, Elias?” È o Senhor passando com doçura de Pai, chamando para sair do marasmo, da decepção, do orgulho, e enfrentar qualquer problema ou dificuldade com coragem, ousadia, simplicida-de e transparência. Nos dias de

hoje, muitos irmãos e irmãos ouvem a mesma pergunta de Deus. Mas o que faz? Ao invés de confiar, usam da sempre das mesmas desculpas “Ah Senhor, trabalho tanto, pastoreio, oro, ministro e sou tão só....No versículo 13 do mesmo capítulo, Deus refaz a pergunta para Elias: “Que fazes aqui, Elias?” Deus havia chamado Elias novamente. Isso mostra claramen-te que Deus não desistiu dele. Insistiu que o profeta saísse da caverna e voltasse ao caminho. E assim como o Senhor disse a Elias, diz a você, meu irmão: Eu tenho tarefas para ti. Não deixe tua alma adoecer com ciúmes, competi-ções, pois tenho um grande povo que não se dobrou a Baal e que precisa ser alcançado. Esqueça as diferenças e foque somente na missão maior, que é a palavra de Deus. É tempo de sair da caverna e ver o mover de Deus, discernir os tempos, e perceber que a presença de Deus é visível e notória. Ela se manifesta através da gratidão e não da murmuração, da coragem e não do medo, da transparência e não da hipocrisia, da humildade e não do orgulho.Assume teu posto no Corpo de Cristo, pois Deus quer te usar poderosamente, como usou Elias.

Lurdes é pastora do Ministério Andando no Espírito - Novo Hamburgo / RS

Pra. Lurdes Pandolfo igrejas:

Rio Jordão Confecção própria ...Israel passou a seco o Rio Jordão para possuir a terra prometida. Josué. 4:22

ELABORE SEU CONJUNTO PERSONALIZADO DA SUA IGREJA.Todas as peças ungidas para o povo de Deus usar com graça e estilo.

Rua: Barão do Ubá, 155, bairro Primavera Novo Hamburgo3556.3775 Cel. 81894130 / 84007642 | e-mail: [email protected]

SELECIONAMOS REVENDEDORAS

- CALÇA E CAPRI LEGGING (SUPLEX)e também para dança profética;

- TÚNICA SOBRE-LEGGING (visco lycra); - SEGUNDA PELE (viscose);

- CAMISETAS EVANGÉLICAS. II IIVia ZiliusJoalheria e Óptica

Rua Indepedência, 284 • Centro • São Leopoldo

Óptica - Jóias - RelógiosFone: 3592-4656

Nesta PáscoaSurpreendaquem você ama

Consoft

CIDADE IGREJA ENDEREÇO PASTOR CULTOS

CAMPO BOM IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA PASTOR DOHMS, 33 - CENTRO PRS. FERNANDO E GERUSA MATICOLLI SÁBADO, 20H ; DOMINGO, 19H,

CAMPO BOM IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOÃO XXIII, 714 – CENTRO PR. ROBSON BOEIRA E PRA. REJANE MOREIRA SÁBADO, 20H; DOMINGO, 9H

CAMPO BOM IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS CAMPO BOM AV. BRASIL, 2150 – CENTRO PR. PEDRO DOS SANTOS DUTRA TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, ,

SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H: 19H30,

CANOAS ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA: ALEGRETE, 115- NITERÓI PR. MAURO ROSA TERÇAS, SÁBADOS E DOMINGOS AS 20H

CANOAS MINISTÉRIO DE AVIVAMENTO UNÇÃO DE DEUS

AV. 17 DE ABRIL SETOR 2 QUADRA E Nº 1- GUAJUVIRAS PR. ELISEU FOGAÇA QUARTA-FEIRA, 20H; SÁBADO, 19H30 ;

DOMINGO,19H

CANOAS IGREJA BATISTA DE NITERÓI RUA PRIMEIRO DE MAIO, 1.190 - NITERÓI PR. ELISEU DA CUNHA QUARTA – FEIRA, 19H30; DOMINGO, 19H

CAPELA DE SANTANA

IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ ASSOCIAÇÃO DE MORADORES SÃO LUCAS PR. ELTON PFÜTZ  TERÇAS-FEIRAS ÀS 20H

ESTEIO CENTRO EVANGELÍSTICO ASSEMBLÉIA DE DEUS.    RUA SOLEDADE,1001 –  CENTRO PR. VALTONÍ  R.  CASTILHO  TERÇA – FEIRA, 20H; QUINTA – FEIRA, 20H,

SÁBADOS 20H; DOMINGO, 8H30, 19H  

ESTEIO IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO UNIÃO

RUA OSVALDO KROEFF, 80 - BAIRRO GENERAL OSÓRIO PASTOR JORGE LIMA SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SEXTA-

FEIRA, SÁBADO

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL

AV. HENRIQUE DE PAULA SILVEIRA, 196, PARQUE SANTO INÁCIO PR. LUCIANO ÁVILA QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, DOMINGO,

19H30

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL NA VILA OLÍMPICA – RUA TAQUARA,366 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA, 19H30,

SÁBADOS E DOMINGOS 19H30

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL

EM ALVORADA – RUA HERMES DA FONSECA, 96, BAIRRO FORMOSA QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H30

ESTEIO IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA AV. PRESIDENTE VARGAS, 3376 PR. JANDIR ROSA DOMINGO, 19H30 - TERÇA-FEIRA, 19H30.

ESTEIO IGREJA BRASA RUA SÃO FRANCISCO, 400 – BAIRRO ESPLANADA PR. DANIEL TERÇA-FEIRA,  15H, QUARTA-FEIRA, 20H,

SÁBADOS, 20H, DOMINGO,19H.

ESTEIO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA SÃO BORJA, 93 – BAIRRO SÃO JOSÉ PR.JOÃO FELIX TERÇA-FEIRA, QUINTA, SÁBADO, 20H,

DOMINGO, 19H30

ESTEIO IGREJA PENTECOSTAL CRISTO VIVE RUA GILDO DE FREITAS, 45 – BAIRRO PARQUE SANTO INÁCIO PR. JUAREZ MARINS SILVEIRA QUARTA-FEIRA, 16H; SEXTA-FEIRA E

DOMINGO, 19H30; SÁBADO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA SEMEADORES DO REINO

RUA DANTE RAZEIRA N° 12 PRÓXIMO, AO TERMINAL FÁTIMA, BAIRRO FÁTIMA

PASTOR SERGIO FERNANDES BATISTA E ANA PAULA DOMINGO 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H.

GUAÍBA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA RUA NESTOR DE MOURA JARDIM, 450 AP. SIDINEI CONSTEILA E LEONIDIA MARTINS CONSTEILA. DOMINGO 19H

GUAÍBA 1ª IGREJA BATISTA DE GUAÍBA RUA SÃO GERALDO N° 206, BAIRRO ERMO PASTOR GASTÃO PACHE DE FARIA DOMINGO 9H00 - 19H30, QUARTA 19H30 , SÁBADO 19H30

GUAÍBA IGREJA VÓZ DO EVANGELHO PLENO RUA MACEIÓ N° 106, BAIRRO SANTA RITA MISSIONÁRIO ANTONIO DE SOUZA ALVES QUARTA 19H30 , SÁBADO 19H30, DOMINGOS 19H30.

GUAÍBA MINISTÉRIO INTIMIDADE LOUVOR E ADORAÇÃO

RUA SÃO JOSÉ N° 455, SALÃO DO JONAS MODAS, CENTRO

PASTOR ROBERTO SANTOS E JOANA DOS SANTOS SEXTA 19H, DOMINGO 19H.

GUAÍBA IGREJA MENSAGEM DE PAZ AV. OSVALDO JARDIM N° 372, BAIRRO COHAB PASTOR RODNEI DA SILVA COSTA SEGUNDA 20H, QUINTA 20H, SEXTA 20H E

DOMINGO 20H.

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA RUA GOIÁS N° 306, BAIRRO PARQUE 35 PASTOR WILSON PEREIRA SÁBADO 19H30, DOMINGO 19H30.

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA

RUA FLORIANÓPOLIS N° 326, BAIRRO SANTA RITA PASTOR WILSON PEREIRA TERÇA 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H E

DOMINGO 19H30

GUAÍBAIGREJA TEMPLO EVANGELICO ESPIRITO SANTO NAZARENO PETENCOSTAL

RUA PIAUI N° 211, BAIRRO CORONEL NASSUCA PASTOR JOÃO ELCI M. SASSO QUARTA 15H, SÁBADO 9H E DOMINGO

19H30

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA

RUA PEDRO CORREIA DIAS N° 199, BAIRRO VILA IOLANDA PASTOR WILSON PEREIRA TERÇA 19H30, QUARTA 19H30 E SÁBADO

19H30

GUAÍBA IGREJA CRISTO ÚNICA ESPERANÇA RUA PROGETADA N° 94, BAIRRO PARQUE DO NOLI PASTOR SILMAR RIBEIRO VASCONCELOS QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DO MADUREIRA RUA MACEIÓ N° 14, BAIRRO SANTA RITA PASTOR ADAMES PAZ DA SILVA QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA CRISTO E A ÚNICA ESPERANÇA

RUA CLODOALDO BRIDI N° 425, BAIRRO VILA IOLANDA PASTOR ELOIS SANTOS PEIXOTO QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA MANANCIAL DA GRAÇA RUA DA BALANÇA, 302 BAIRRO SHELL PASTOR EDGAR GONÇALVES DOS SANTOS QUINTA 20H E SÁBADO 20H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE ATOS DE ADORADORES RUA BOA SAÚDE, 2215- BAIRRO PRIMAVERA PR. CARLOS FAGUNDES QUINTA-FEIRA, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE CRISTÃ PAZ E VIDA AV. NAÇÕES UNIDAS, 2120-BAIRRO RIO BRANCO PR. GIOVANNI MORAIS QUARTA, SEXTA-FEIRA, 9H, 15H, 19H.

DOMINGO, 8H,15H, 18H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA RUA 25 DE JULHO, 25- BAIRRO RIO BRANCO QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 19H30, DOMINGO,

19H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE UNIDA RUA MARQUES DO PARANÁ, 315, BAIRRO IDEAL

TERÇA-FEIRA, 19H, QUINTA-FEIRA,9H, SÁBADO, 19H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA 25 DE JULHO, 1225 – BAIRRO RIO BRANCO PR. IRENO REIS SÁBADO, 19H30, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA APOSTÓLICA MISSÃO RESGATE RUA ARARIBÓIA, 308, BAIRRO RIO BRANCO PR. ALGEIR CANTO TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H,

SÁBADOS, 19H, DOMINGO,19H

NOVO HAMBURGO IGREJA ATOS. RUA JAMAICA, 45 PR. VALMIR FIGUEIRÓ MACHADO QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS CANUDOS

RUA BOM PRINCÍPIO, 581 – BAIRRO CANUDOS PR. ALEINO COSTA TERÇA-FEIRA, 20H – QUINTA-FEIRA, 20H,

SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H30

NOVO HAMBURGO IGREJA BATISTA CANUDOS RUA OSCAR HORN, 1348- BAIRRO CANUDOS PR. EDSON MENDES QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO,19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA BOLA DE NEVE RUA MAJOR LUIZ BENDER, 109- CENTRO ( BECO DA COPÉ) PB. REGIS E LETÍCIA MACIEL QUINTA-FEIRA, 20H30, SÁBADO, 20H

Page 19: Jornal Povo Cristão

19Grande Porto alegre • Ano II - nº12 • Abril de 2011 editoriaPovo CRIStão

locais de distribuiçãoCIDADE IGREJA ENDEREÇO PASTOR CULTOS

NOVO HAMBURGO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOSÉ DO PATROCÍNIO. 379 – CENTRO PR. ROBSON BOEIRA QUARTA – FEIRA, 15H, SEXTA -FEIRA, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE ROSELÂNDIA: RUA LAURA, 60 PRS. CLAUDINO E MÁRCIA PELISSON. SEXTA – FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGELICA CADEIA DA PRECE RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA, 781 – CANUDOS PR. JOSÉ VALDAIR DE MORAES TERÇA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ RUA SALGADO FILHO, 201- CENTRO PR. PAULO FIGUEIRÓ TERÇA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 16H, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA FILHOS DE ABRAÃO RUA SILVIO GILBERTO CRISTMANN, 2003 – CANUDOS PASTOR JOÃO BRUM SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA,19H30

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO FONTE DE VIDA RUA DO BOSQUE, 861 – BOA SAÚDE PASTOR TONI DIAS TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA LUZ DO MUNDO RUA MONTEIRO LOBATO, 400 – BAIRRO REDENTOR PASTOR ANTONIO GILBERTO GOMES DOS SANTOS TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTALO BRASIL PARA CRISTO- RUA MAGALHÃES CALVET, 359 – CENTRO PR. MILTON ROSA E PR. MARCOS ROSA SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL MISSÃO DA ÚLTIMA HORA RUA TAUBATÉ, 363 – BAIRRO SÃO JORGE PR. RAFAEL SCHMIDT TERÇA-FEIRA, 20H - QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H - DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA MISSIONÁRIA CASA DO SERVO RUA JOÃO PESSOA, 310 ESQ. PRIMEIRO DE MARÇO –CENTRO PR.ANTONIO DOMINGO, 19H.

NOVO HAMBURGO IGREJA PRESBITERIANA VIVA (IPV) RUA BOA SAÚDE, 1605 – BAIRRO PRIMAVERA PRS. VANIO E MAGDA QUARTA-FEIRA, 19H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA TABERNÁCULO NOVA VIDA RUA JOÃO LUCIANO DA ROSA, 543 – CANUDOS PR. MAGNOS CORREA. TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO 19H30.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO ÁGUIAS DE DEUS RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 2400 – CANUDOS PR. LARRI PEREIRA QUARTA-FEIRA, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO ANDANDO NO ESPÍRITO RUA SANTA MARIA, 180 - BAIRRO IDEAL PRA. LURDES PANDOLFO E EDUARDO HILÁRTIO KAISER E PRA.DORLI EVA SCHMIDT

DOMINGO, ÀS 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO APOSTÓLICO CASA DE DEUS RUA NATAL, 334 –BAIRRO BOA VISTA PRS. WANDERLAN E ELIANE. QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO BATISTA CRISTO É A VIDA RUA SOBRADINHO, 301- BAIRRO SÃO JORGE PR. NELSI JOSÉ RORATO DOMINGO - 8H E 10H , 19H, SEGUNDA-FEIRA, 7H E 20H, QUARTA-FEIRA, 7H - 20H, QUINTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 20H, 21H30, BAR GOSPEL

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO FILADÉLFIA PORTAS ABERTAS RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 1418 - CANUDOS PR. NERYMAKEWITZ QUARTA-FEIRA E SÁBADO, 20H - DOMINGO, 19H30

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO OBRA MISSIONÁRIA SOS AV. PEDRO ADAMS, 3727-BAIRRO PÁTRIA NOVA PR. ABRELINO PAULO QUINTA-FEIRA, 15H30, SÁBADO, 20H , DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO RIO DE DEUS RUA ARARIBOIA, 112 - BAIRRO RIO BRANCO PR. OMAR DA SILVA TERÇA-FEIRA, 19H - QUARTA-FEIRA, 15H – SÁBADO, 20H – DOMINGO, 9H30 E 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO TEMPO DE AVIVAMENTO RUA CORTE REAL, 95 – CENTRO PR. OSIEL PERES SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H, E DOMINGO, 19H30. QUINTA-FEIRA, 15H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO VISÃO DO AVIVAMENTO RUA VICTOR HUGO KUNTZ, 2444 - BAIRRO CANUDOS PR. JADIRMILIORANZA SEXTA-FEIRA, 20H – DOMINGO, 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO PROFÉTICO GERAÇÃO DE DAVI AV. PRIMEIRO DE MARÇO, 1050 – CENTRO PR. EDIS RODRIGUES QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H E 19H

PORTÃO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ AV. CEARÁ 944 – CENTRO PR. ELTONPFÜTZ DOMINGO, 20H, TERÇA-FEIRA, 15H, QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 20H

PORTÃO IGREJA EVANGELICA EVANGELHO PLENO RUA MARANHÃO, 480-CENTRO PR. ALAERTE MARCOS

SAPUCAIA DO SUL AME – ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA E EVANGELÍSTICA MISTÉRIO DA FÉ RUA GABRIEL FERNANDES, 84 – BAIRRO CAPÃO DA CRUZ PR. PAULO JORGE INOCENTE TERÇAS, QUINTAS, SÁBADOS E DOMINGOS AS 20H.

SAPUCAIA DO SUL ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO UNIÃO AV. MAUÁ, 2300 – CENTRO PR. WAGNER MEDINA SEGUNDA-FEIRA A DOMINGO ÁS 20H.

SAPUCAIA DO SUL CRUZADA PENTECOSPAL BRASILEIRA RUA EUZÉBIO DE QUEIRÓZ, 203 – BAIRRO BOA VISTA PR. SANTOROSALINO QUINTA-FEIRA, 20H, DOMINGO,19H30

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS AV. PRIMOR, 434 – BAIRRO PRIMOR PR.BENTO ALCEBÍADES TEIXEIRA TERÇA - FEIRA, 20H; QUINTA – FEIRA, 20H,SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H E 20H

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA ARISTIDES TIMÓTEO DA COSTA, 242 PR. VALDEMAR MARQUES.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA JOSÉ JOAQUIM GIOVANI TERÇA – FEIRA 20H; QUINTA – FEIRA, 20H; SÁBADO, 20H.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ AV. BARÃO DE SÃO BORJA, 115 – BAIRRO PRIMOR PASTOR EMANUEL NAZARENO QUARTA–FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA 15H, SÁBADO, 19H, DOMINGO 9H E AS 17H

SAPUCAIA DO SUL IGREJA PENTECOSPAL LÍRIO DOS VALES RUA TROPEIROS, 430 – BAIRRO PASQUALINE PR. JOSÉ LUIZ QUARTA E SEXTA-FEIRA, 20H; SÁBADO,18H; DOMINGO, 15H.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA PENTECOSPAL UNIDOS EM CRISTO RUA ALMIRANTE BARROSO, 17 – BAIRRO PIRATINI PR. VALDERLEI QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA, 20H; DOMINGO, 15H.

SAPUCAIA DO SUL MINISTÉRIO APOSTÓLICO FILHOS DA LUZ RUA 7 DE SETEMBRO, 523 – CENTRO PR. EDMILSON DOMINGOS, 20H.

SAPUCAIA DO SUL MINISTÉRIO SEMEANDO AMOR E COLHENDO VIDAS RUA TROPEIROS, 1118 – BAIRRO PASQUALINE PR. MIQUÉIAS QUINTA-FEIRA, 20H; SÁBADOS, 20H; DOMINGO, 19:30H.

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGELICA COMUNHÃO DA GRAÇA RUA JOÃO NEVES DA FONTOURA, 1080 – CENTRO, PR. DENIS ALVES DOS SANTOS QUINTA-FEIRA E DOMINGO, 20H.

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGELICA SARA NOSSA TERRA RUA CONCEIÇÃO, 250, CENTRO QUARTA-FEIRA 20H, SÁBADO, DOMINGO, 19H30

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGÉLICA MONTE DAS OLIVEIRAS RUA FELIPE UEBEL, 1613 PR. MARCO ANTONIO TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SÁBADO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA ALIANÇA BÍBLICA DE AVIVAMENTO - ABA RUA ASSEMBLÉIA PROVINCIAL, 369- BAIRRO RIO DOS SINOS PR. JOEL GIESTA QUARTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA JOÃO STREIT, 185 – SCHARLAU PR. JOSÉ ANTONIO FERRÃO SEGUNDA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS AV. 8º BC, 654 - BAIRRO FIÃO PRS. ADALBERTO DUTRA E JULIANO FORTES SEGUNDA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 9H, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS RUA BENTO GONÇALVES, 755 CENTRO PR. ADALBERTO DUTRA. TERÇA-FEIRA, 15H E 20H, QUARTA-FEIRA 8H30, 20H,15H, 20H, SEXTA-FEIRA 15H,SÁBADO 20H, DOMINGO 8H30 E 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 4 – UIRAPURU – RUA FREDERICO ALGAYER,694. PR.RUDIMAR COUTO QUARTAS-FEIRAS, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H30, – DOMINGO 9H, ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 5- BAIRRO VICENTINA– RUA IDA SCHUCK PB. OSIELBOMBER TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 7 – BAIRRO SANTO ANDRE. RUA GERMANOPANITZ, 203 PR. LORENTINO MELLO TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 9 – BAIRRO COHAB DUQUE – AV. DAS AMÉRICAS, 701 PR. ELISEU JUSTO QUARTAS-FEIRAS, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 14-VILA MARIA -RUA ITATI, 321 PR JOEL RAMÃO QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO,19H30 DOMINGO, 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA BATISTA BETEL RUA OSVALDO ARANHA,877,CENTRO PR. MÁRCIO SILVEIRA TERÇA-FEIRA, 19H30, QUARTA-FEIRA, 14H30, QUINTA-FEIRA, 19H30, SÁBADO, 19H30, DOMINGO, 9H E 19H, DOMINGO, 13H.

SÃO LEOPOLDO IGREJA BATISTA DA CAMPINA RUA CALDAS JÚNIOR, 126,BAIRRO CAMPINA PR. HELENO XAVIER QUARTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA 20H, SÁBADO 20H, DOMINGO 9H E 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA COMUNIDADE ESCOLA MUNICIPAL PAUL HARRIS, 1º ANDAR, NO BAIRRO SANTA TERESA, PRÓXIMO DA ESTAÇÃO UNISINOS

DOMINGOS, 18H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 782– CENTRO PR. MARCUS G. DOS SANTOS QUARTA-FEIRA 15H, SEXTA-FEIRA 20H, SÁBADO 14H,SÁBADO, 20H, DOMINGOS 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE NO JARDIM LUCIANA: RUA RIO MADEIRA, 64 PRS. CLAUDINO E MÁRCIA PELISSON QUARTA-FEIRA 20H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE NA FEITORIA: AV. INTEGRAÇÃO, 1191, MADEZZATTI PR. JAIRO E DELI DOS SANTOS, QUARTA-FEIRA 20H,QUINTA-FEIRA 15H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE BRÁS: RUA LEOPOLDO WASUN, 1141 PR. FABRÍCIO VEDOY. TERÇA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA NOVA ALIANÇA AV. HENRIQUE BIER, 2613 – BAIRRO CAMPINA PR. ROGÉRIO GERLING QUARTA-FEIRA, 20H; DOMINGO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA DE DEUS PENTECOSTAL RUA DONA ALBERTINA, 165 - BAIRRO BOM FIM PR. NESTOR GUANTAY TERÇA-FEIRA, 20H; SEXTA–FEIRA, 20H, SÁBADO 19H30, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA SÃO PAULO, 1267, CENTRO PR. HUMBERTO LEAL TERÇA-FEIRA, 20H, QUARTA-FEIRA, 8H30, SEXTA-FEIRA, 15H, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA HENRIQUE BIER C/AMARAL RIBEIRO, 1520 –CAMPINA PRA. KARINA DOS SANTOS TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA, 19H30, SEXTA 15H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA JOÃO CARLOS HAAS SOBRINHO, 31- FEITORIA PR. JOSÉ ANTONIO CAETANO ARAÚJO TERÇA-FEIRA, 15H, QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA 20H,SEGUNDA-FEIRA 15H, SÁBADO E DOMINGO 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 825 - CENTRO PR. EDVALDO FERREIRA DOMINGO, 19H30, QUARTA 20H, SEXTA 15H E 20H,

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL O BRASIL PARA CRISTO RUA GALMENDIO SILVEIRA QUADROS, 200 - BAIRRO VICENTINA PR. ADALTON SANT’ANNA TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO E DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA FOGO PURO AV. UNISINOS, 24, PRÓXIMO A ESTAÇÃO UNISINOS PR. OSIEL SOUZA QUARTA-FEIRA, 20H; SÁBADO, 20H; DOMINGO, 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA MINISTÉRIO DA VIDEIRA RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 849 - CENTRO PR. LUIZ H. SCHMITT TERÇA-FEIRA, 15H, QUARTA-FEIRA,19H30, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO RUA 1º DE MARÇO, 708, SALA 405 - CENTRO PR. CESAR DOMINGO, 9H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA PENTECOSTAL CRISTO VIVE RUA ALBERTO LINCK, 28 – BAIRRO VICENTINA PR. JUAREZ MARINS SILVEIRA TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA – 19H30; DOMINGO 8H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO A SERVIÇO DO REI JESUS AV. HENRIQUE BIER, 611- BAIRRO CAMPINA PR. GILNEISEFRIN TERÇA-FEIRA, 15H E 20H, QUARTA-FEIRA,QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA 15H E 20H, SÁBADO, 19H; DOMINGO, 20H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO APOSTÓLICO REI JESUS AV. IMPERATRIZ LEOPOLDINA, 2143, BAIRRO PINHEIROS PR. DOMINGOS SEGUNDA-FEIRA, 20H; TERÇA-FEIRA, 19H30 E 21H ; SEXTA-FEIRA, 19H30, SÁBADO, 19H; DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO BATISTA CRISTO É A VIDA RUA DA PALMA, 322 -BAIRRO VICENTINA PR. PAULO JAIR SIMÃO DOMINGO, 19H30,  TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA E SÁBADO 20H

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA ODERICH, 1188 – CENTRO PR. ACÁCIO FRICK QUINTA-FEIRA, 19H30; SÁBADOS, 19H30; DOMINGO, 19H30;SEGUNDA-FEIRA DAS 11H ÀS 12H

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ IGREJA ENCONTROS DE FÉ LOCAL: NA RS 240, AO LADO DA ENTRADA DA UCS PR. ELTON PFÜTZ TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20H.

VIAMÃO IGREJA MANACIAL DO PODER DE DEUS PARA AS NAÇÕES RUA TEODORO LUIZ DE CANTRO N° 12 PARA 17 DA VILA AUGUSTA PASTOR ANTONIO FLORES TERÇA 20H, SEXTA 20H E DOMINGO 18H

Page 20: Jornal Povo Cristão