jornal povo cristão 14º edição

28
MULHER MÚSICA Pra. Ana Paula Failace F aça suas escolhas com responsabilidade Pág 11. Asaph Borba grava DVD comemorativo aos seus 35 anos de ministério. Pág 17. Salvação atrás das grades Detenta do Presídio Regional de Pelotas conta como o evangelismo na prisão tem lhe ajudado a valorizar a liberdade e esperar dias melhores para viver Pág 4 POVO CRISTãO PORTO ALEGRE e REGIãO METROPOLITANA Ano II - nº14 • JUnHo de 2011 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRUPO SEMEADORES DO REINO EVANGELHO E INFORMAÇÃO A SERVIÇO DO REINO ENTREVISTA Dr. Russel Shedd Um dos maiores "pensadores" da igreja na atualidade, fala sobre missões, preparo ministerial e cobertura espiritual Pág 7. TODA HONRA E TODA GLóRIA SEJAM DADAS AO SENHOR JESUS CRISTO DROGAS Em Porto Alegre, a capital com melhor qualidade de vida do Brasil, onde 97% da população é alfabetizada, o uso de cocaína multiplicou-se por dez na última década. A desestruturação da família é a maior responsável pelo consumo de entorpecentes no mundo. No entanto, a Igreja tem sido a melhor alternativa para prevenir e recuperar dependentes químicos. ‘ Deus é Fiel’’ 513590.2903 / 8462.1360 REFÉNS DAS HISTÓRIAS DE DOR, HUMILHAÇÃO E SOFRIMENTO MISSõES

Upload: jornalpovocristao-jornalpovocristao

Post on 12-Mar-2016

262 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Povo Cristrão

TRANSCRIPT

mulher mÚSICA

Pra. Ana Paula Failace Faça suas escolhas com responsabilidade Pág 11.

Asaph Borba grava DVD comemorativo aos seus 35 anos de ministério. Pág 17.

Salvação atrás das grades Detenta do Presídio Regional de Pelotas

conta como o evangelismo na prisão

tem lhe ajudado a valorizar a liberdade e

esperar dias melhores para viver Pág 4

PoVo CriStãoP o r t o A l e g r e e r e g i ã o M e t r o P o l i t A N A • A n o I I - n º 1 4 • J U n H o d e 2 0 1 1

D I S T R I B U I Ç Ã O G R AT U I TA

g r u p o S e m e A d o r e S d o r e I n o

e v a n g e l h o e i n f o r m a ç ã o a s e r v i ç o d o r e i n o

entrevIStA

Dr. russel Shedd Um dos

maiores

"pensadores"

da igreja na

atualidade,

fala sobre missões, preparo

ministerial e cobertura

espiritual Pág 7.

Toda honra e Toda glória sejam dadas ao senhor jesus CrisTo

DROGASEm Porto Alegre, a capital com melhor qualidade de vida do Brasil, onde 97% da população é alfabetizada, o uso de cocaína multiplicou-se por dez na última década. A desestruturação da família é a maior responsável pelo consumo de entorpecentes no mundo. No entanto, a Igreja tem sido a melhor alternativa

para prevenir e recuperar dependentes químicos.

‘ Deus é Fiel’’

‘513590.2903 / 8462.1360

refÉns das

hisTÓrias de dor, hUmilhação e sofrimenTo

mISSõeS

2 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãoedItorIAl

dIreção gerAlPr. Sérgio BatiSta • [email protected] e Pra. aNa PaULa FaILaCe

vICe-dIretorAMagali Moojen • [email protected]

preSIdente do ConSelho edItorIAlmarCeLo romaNeLLI

JornAlIStA reSponSávelnelSon Silva • [email protected]

edItor oziel alveS • [email protected]

JornAlIStASJULIaNo WestPhaL, GabrIeL VaLeNça e ozIeL aLVes

ColAborAdoreSCaLebe saLVIa, FerNaNdo Garros, LetÍCIa LeIte

ColunIStASasaPh borba, Pr. WaLter bastos, eV. CLaUdIo soUza, Pr. WaNderLaN meNdes, Pr. samIr zaNottI, Pr. eLIseU da CUNha, CLáUdIo CoNCeIção, Pr. FILIPe a. esPINdoLa, abNer borba, JúNIor oLIVeIra

mArketIngjoSué SaSSo • [email protected]

ComerCIAlmaGaLI mooJeN - (51) 3037.3907

AdmInIStrAtIvoleandro araújo • [email protected]

proJeto gráfICo:NoVo desIGN brasIL WWW.NoVodesIGNbrasIL.Com.br

dIAgrAmAçãoIGor GUedes

ASSIStenteS de ArtemaUIra borJa, marCos FeLIPe dos saNtos

ImpreSSãozero hora - Porto aLeGre (rs)

tIrAgem10 mIL exemPLares

CIrCulAçãodIstrIbUIção GratUIta em LIVrarIas e IGreJas eVaNGéLICas da reGIão metroPoLItaNa de Porto aLeGre (rs)

redAçãorUa daNte razeIra, 12 - baIrro FátIma - GUaÍba, rs - CeP 92500-000

telefone/fAx(51) 3401-0373 • 3055-2032 • 3402-2824

[email protected]@[email protected]

o JorNaL PoVo CrIstão Não se resPoNsabILIza PeLas INFormações CoNtIdas Nas Cartas dos LeItores. eLas Não emItem, NeCessarIameNte, a oPINIão do JorNaL. também Não se resPoNsabILIza PeLa aUteNtICIdade dos aNúNCIos. os artIGos assINados são de resPoNsabILIdade exCLUsIVa de seUs aUtores e Não rePreseNtam, NeCessarIameNte, a oPINIão da dIreção do JorNaL oU do edItor. é, exPressameNte, ProIbIda a reProdUção totaL oU ParCIaL, do CoNteúdo do JorNaL sem PréVIa aUtorIzação dos tItULares dos dIreItos aUtoraIs.

editorial

expediente

vApT/vUpTA FAMÍLIA É O SUSTENTÁCULO DA SOCIEDADE

Certa vez, ouvi um palestrante universitário dizer que a destruição dos princípios éticos e morais da família tem sido a razão pela qual a sociedade caminha a passos largos rumo à ruína. Aquela afir-mação chamou a minha atenção, mas acabou pas-sando em branco, pois eu tive dificuldades em compreender, o que exatamente ele queria dizer com aquilo. Alguns anos se passaram e num deter-minado momento, recebi a incumbência de escre-ver uma matéria sobre “filhos drogados”, quando tive o privilégio de passar um dia inteiro com um grupo de internos de uma comunidade de recupe-ração de adictos na cidade de Guaíba (RS). Foi aí que a ficha caiu. Sim, compreendi que a família realmente é o pilar que dá sustentação para tudo nesta vida. Desde a tenra idade, passando pelos di-versos níveis escolares, a escolha profissional, os relacionamentos de amor e de amizade, até a vida de intimidade com Deus, tudo depende desta cé-lula mãe que o diabo, com suas artimanhas vis, insiste em destruir.

Mais 3 anos se passaram, e agora, a pedido da direção do Jornal Povo Cristão, novamente retorno a uma comunidade terapêutica para entrevistar pessoas que chegaram ao fundo do poço porque brincaram com o perigo. Pessoas ingênuas que em um determinado momento da vida, até inconscien-temente, resolveram buscar na droga aquilo que nunca experimentaram desde a infância, isto é, educação de qualidade, carinho, afeto e conduta exemplar dos pais. Resultado: reproduziram para seus filhos, como se num ciclo vicioso, maldito e hereditário, exatamente o comportamento que ob-tiveram de seus pais.

Desta vez, ao sair do centro de recuperação e como pai que sou, voltei a refletir acerca da impor-tância da família. Nós, que nascemos dentro da

igreja e gozamos de uma vida abençoada, vivemos num mundo de pudim que não faz ideia do que é se afundar neste lamaçal. Frente ao menor dos problemas, a semente egoísta que existe dentro de nós, nos faz murmurar e até cogitamos a hipótese de chutar o balde. Por isso, meu conselho a todos que lêem este editorial: tire um dia para visitar um centro de recuperação, conheça as histórias de algumas destas pessoas “in loco”, e volte pra casa com uma visão diferenciada do que é, e do que significa um lar. Não é a toa que a Igreja bate nes-ta tecla sem parar: invista na família, arrume tem-po para a sua família, abra mão de algumas coisas pela sua família.

A família é benção de Deus, mas o diabo está tentando de todas as formas, em pequena e grande escala, destruí-la sem dó. Por isso, não deixe que o inimigo destrua este pilar na sua vida, caso contrário, seus filhos, inevitavelmente perderão o sistema imunológico que ela pode proporcionar. Uma mera infecção será suficiente para serem destruídos; uma simples demonstração de afeto de alguém mal in-tencionado, levará seu filho para o caminho das drogas. Repito: Invista na família e exercite sua fé. Com Deus no coração a gente previne desastres e recupera pessoas que o inimigo arrastou para a mar-gem da sociedade. Se você estiver passando por este problema ou conhece alguém que caminha a pas-sos largos para a perdição, procure ajuda. Lembre--se: quem leva o sol para a vida de alguém; não pode impedir que os raios solares entrem na sua vida, também. Então, exercite a sua compaixão. Ame ao seu próximo. Ajude um necessitado e Deus te re-compensará sete vezes mais.

Que o Senhor abençoe a sua vida!

oziel alves, editor

Ficha limpa"Mais de 40% - ou 203 dos 513 deputados- da Câmara poderiam figurar na lista daqueles que teriam suas candidaturas rejeitadas, caso a Lei da “Ficha Limpa” estivesse em vigor nas eleições deste ano” (Cláudio Humberto).

Herança"Quando se trata de família, acho que cada um de nós carrega um tipo de software. Se você cresceu numa família com pais que se gostam e se respeitam, ganhou de brinde um software que ajuda a ficar casado” (Ivan Martins, em Como as nossas mães).

Papo literalmente sem graça

"Toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a

intolerância” (Ed René Kivitz, em No Brasil, futebol é religião).

Felicidade foi embora"Viajar ao redor do mundo e conhecer o clero de todas as denominações ajudou a moldar-me num ser ecumênico. Estamos separados pela teologia e, em alguns casos, pela cultura e pela raça, mas essas coisas não significam mais nada para mim” (Billy Graham, em entrevista concedida em 1988).

Vida de cão"Os homens, assim como os cachorros, são motivados pelos elogios” (Amy Sutherland, no livro O que a baleia Shamu me ensinou sobre vida, amor e casamento, publicação da Best Seller).

Pra pensar"A fama consegue, às vezes, criar algo do nada” (Thomas Fuller)

AGÊNCIA 0430 | CONTA 66753-2CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Não deixeeste projeto parar!

Seja você também um semeadordo Reino e nos ajude a abençoar

mais e mais vidas.

Fale com oPovo Cristão

513401-0373

513037-3907@povocristaonews

Também no Facebook!

Fale com oPovo Cristão

3Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão notícIAs do rs

Mais de 18 mil pessoas prestigiaram a 13ª edi-ção da “Festa dos Povos”, realizada nas dependên-cias da sede do Ministério Batista Cristo é a Vida, em Novo Hamburgo. Promovido pelo grupo de Juniores e Adolescentes da denominação (Juad), a festa, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho, ofereceu ao público cinco dias de programação com apresentações artísticas, mostra cultural e gastronô-mica de 22 países - como Burkina Faso, Suíça, Egi-to e Índia - além de brinquedos infláveis, conferên-cia e seminário, em uma estrutura montada no próprio estacionamento da igreja.

“Nós queremos que a comunidade encontre na igreja não só o alimento espiritual, mas também cultura, em um ambiente de paz e festa”, declarou a pastora Eliane Sales, uma das líderes do ministério.

O evento foi magnífico, mas a grande atração do festival ficou por conta da presença do Reveren-do sul-africano Frank Chikane. Ativista defensor dos direitos dos negros na África do Sul, Chikane lutou contra o apharthaid ao lado de Nelson Man-dela. Além disso, durante três anos e meio, o reve-rendo trabalhou como assessor do maior líder da história da África do Sul.

Festa dos Povos promove a diversidade cultural em novo Hamburgo

4 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãomIssões

por eDiANe oliVeirA

‘me faltará’’ (Sl 23 )

‘ O Senhor é meu pastor e nada

Vereador Gerson Luis de Borba (Chico)Presidente do PP/SL

Unimo-nos a todo o povo cristão nas

comemorações do Dia do Pastor,

líder que propaga a bondade e a fé sob

a luz do Evangelho.

salvação atrás das gradesDetenta do Presídio Regional de Pelotas conta como o evangelismo na prisão tem lhe ajudado a valorizar a liberdade e esperar dias melhores para viver

o evangelho está causando uma transformação na vida de Carla Eloísa Si-

queira. Presa em janeiro de 2000, Carla conta que gostaria de esquecer seu passado, marcado pela morte de seu primeiro filho, com 4 anos. “Per-di a coisa mais preciosa do mundo por causa de um ex-companheiro. Estou morta por dentro”, confessa.

A jovem senhora de 40 anos recorda o início de uma vida contur-bada e marcada pela tristeza. Impe-dida de ir à igreja pelo ex-companhei-ro, Carla lembra o quanto sua vida mudou quando foi presa. “Sempre gostei de trabalhar. Cheguei aqui e me envolvi com artesanato. Aprendi a costurar e voltei a fazer poesias den-tro da minha cela”, relata enfatizan-do a solidão de estar enclausurada em um ambiente onde a escolha de liberdade não é feita por si próprio. “Não é fácil ficar presa. Você passa por sofrimento e muita dor”. Aqui, todas são iguais. Não há separação ou direito desigual. Assassinos ou la-drões de fruta no supermercado estão enclausurados na mesma cela. Vi-vem a mesma solidão. A de não po-der olhar para o céu cheio de estrelas

a noite ou de ter acesso apenas à parte da grande intensidade da luz do sol a cada tarde de verão. Elas contam os dias e as incansáveis horas para poder receber palavras simples de algum amigo ou familiar. “Meu conselho é dê valor a sua liberdade acima de tudo”, diz Carla que lamen-ta o fato de não ter valorizado o di-reito de ser livre, antes.

Através dos encontros evange-lísticos com Luciana Silveira dos Santos, Carla tem se interessado muito por ouvir a palavra de Deus e orar todos os dias. “Quando estou com a Lu (evangelista Luciana), per-cebo que nem tudo está perdido, porque sinto o amor de Deus. Ela nos respeita como se fôssemos da família dela e eu consigo esquecer o meu passado e só pensar no futuro”, declara emocionada. Os sonhos tornaram-se reais e em breve ela irá para a igreja fora dos muros prisio-nais. “Consegui uma liberação para Carla ir à igreja comigo no domingo e para participar do retiro espiritual da UFEBRAC agora no mês de mar-ço”, conta Luciana Silveira, lem-brando o quanto é possível acreditar e apostar nas vidas quando se coloca

o amor de Deus acima d e t o d a s a s coisas.“Deus ama a todos de forma incon-dicional. A transfor-mação na vida da Car-la é apenas o começo de tantas obras que Ele vai fazer aqui”, fi-nalizou.

evangelismo na

prisão: Ajuda social

e espiritual

O projeto de “evangelismo na pri-são” em Pelotas/RS nasceu no início de

2010 através da secretária da União Feminina do Brasil para Cristo (UFEBRAC), Luciana Silveira. Com o propósito de trabalhar o lado espiritual e social das detentas, Sil-veira declara que seu maior objetivo “é sem dúvida, levar a palavra de Deus dentro das prisões e ser instru-mento de transformação divina na vida destas pessoas”. A voluntária promove, juntamente com alguns colaboradores, a realização de cultos dentro do presídio, ensaios de core-ografia com músicas cristãs e produ-ção de músicas em adoração a Deus escritas pelas próprias detentas. O trabalho também conta com apoios psico-sociais como palestras de psi-cólogos, políticos e médicos sobre saúde da mulher, prevenção do cân-cer de mama e doenças sexualmen-te transmissíveis. As atividades con-tam também com diversos voluntá-rios na área de estética e beleza.

A idealizadora do projeto conta uma de suas experiências mais mar-cantes dentro do projeto: “Algo que me marcou muito foi quando uma rebelião masculina aconteceu na-quele lugar. Eu estava lá dentro, jun-to com elas, na área feminina, e todas choravam muito. Disse que se orás-semos com fé, essa tempestade iria acabar. Ficamos de mãos dadas, ora-mos muito e quando a oração acabou a rebelião milagrosa-mente foi acabando, fi-cando todos em silêncio. Tudo ficou bem mais calmo e não houve feri-dos”, conta a evangelista emocionada ao relem-brar o fato.

De acordo com a psicóloga Rosa Maciel, o trabalho evangelístico realizado é muito positi-vo para cada detenta.

“Esse trabalho ajuda muito a levantar a auto-estima de cada uma e auxilia significativamente na re-construção do caráter e da dignidade. Tanto a dança, ainda que no início algumas tenham ficado com vergonha, como a palavrae todo o auxílio espiritual que estão recebendo, é de um valor muito grande”, explicou.

“Perdi a coisa mais preciosa do mundo por causa de um ex-companheiro. estou morta por dentro”, confessa Carla.

de acordo com a psicóloga rosa maciel “esse trabalho ajuda muito a levantar a auto-estima de cada uma e auxilia significativamente na re-construção do caráter e da dignidade."

detentas fazem apresentações culturais nos cultos realizados na prisão

5Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão IgreJA

Consoft

marcha para Jesus atrai 5 milhões de pessoas e incomoda críticos em sP

J u l i o SeveRO

A 19ª edição da Marcha para Jesus, uma das maiores manifesta-ções religiosas do mundo, se transfor-mou num ato contra o PLC 122, contra a legalização da maconha e contra as afrontas cometidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O evento, que ocorreu em 23 de junho de 2011 na cidade de São Pau-lo, reuniu mais de 5 milhões de pes-soas e enfureceu a esquerda radical.

“ranço um tanto raivoso” dos

evangélicos?

Cuspindo fogo e enxofre, Gil-berto Dimenstein, da Folha de S. Paulo, se queixa de que a Marcha para Jesus “tem um ranço um tanto raivoso”, enquanto que a parada gay “usa alegria para falar e se manifes-tar” — como se atos sexuais obscenos e uso de drogas, tão comuns nesses eventos gays, representassem a ver-dadeira alegria, e como se ninguém mais tivesse direito de se manifestar contra os abusos do STF, sob risco de levar o rótulo de ter “um ranço um tanto raivoso”.

Esse “ranço um tanto raivoso” foi muito bem mostrado pela mídia esquerdista, que não poupou nenhu-

ma crítica à Marcha para Jesus. O noticiário Último Segundo destacou que participaram da Marcha para Jesus Marcelo Crivella (PRB-RJ), ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, e o Pr. Silas Malafaia, que foi tachado de “radical” por ter dito: “O STF rasgou a Constituição que, no artigo 226, parágrafo 3º, diz clara-mente que união estável é entre um homem do sexo masculino e uma mulher do sexo feminino. União ho-mossexual uma vírgula… Amanhã se alguém quiser fazer uma marcha em favor da pedofilia, do crack ou da cocaína vai poder fazer. Nós, em nome de Deus, dizemos não”. (As-

sista aqui ao vídeo: http://www.you-tube.com/watch?v=DOnW0kOJeW8)

Para decepção da Folha de S. Paulo e Último Segundo, 5 milhões de pessoas estavam ali para confirmar as palavras de Malafaia, que, numa coragem que raramente se vê no Brasil, afirmou: “Eles querem apro-var uma lei para dizer que a Bíblia é um livro homofóbico e botar uma mordaça em nossa boca. Se aprova-rem o PL 122 no mesmo dia, na mesma hora, tudo quando é pastor vai pregar contra a prática homosse-xual. Quero ver onde vai ter cadeia para botar tanto pastor”.

Igreja estagnadaRio Grande do Sul é o estado que apresenta o menor índice de crescimento anual de evangélicos

D a ReDAÇÃO

Imagine uma cidade onde não há nenhum bispo, pastor, pres-bítero, obreiro, discipulador ou

levita. Um lugar onde nenhuma igreja evangélica possa ser vista. Ou pior. Onde não exista um evangéli-co sequer. Mas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a realidade de nove municípios gaúchos: Boa Vista do Sul, Nova Alvorada, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, Relva-do, Santo Antônio do Palma, São Jorge, União da Serra e Vespasiano Correa. Os dados, ainda que se refi-ram ao último censo, realizado no ano de 2000, dão uma boa noção de que há muito trabalho a ser feito.

Não que a nação evangélica esteja em decadência. Pelo contrá-rio, de acordo com as últimas esti-mativas, somos quase 40 milhões de

brasileiros. Mas, se levarmos em conta que durando os anos de 1991 a 2000 foi registrado um crescimento de mais de 97% no Brasil intei-ro, a inserção evangélica na socie-dade poderia (e deveria) ser bem maior inclusive no Rio Grande do Sul.

Como comparação, enquanto a taxa de crescimento anual de evan-gélicos no RS fica na faixa de 3,15%, das 20 cidades brasileiras com maio-res índices de seguidores da Umban-da e Candomblé, 16 estão no Rio Grande do Sul e 4 delas aparecem no topo da lista: Rio Grande, Dezes-seis de Novembro, Viamão e Bagé.

Com relação aos novos núme-ros, em 2010, o IBGE realizou um

novo censo, mas, infelizmente, sem incluir o quesito “reli-gião” no questionário. Em contra-partida, realizou um levantamento nos moldes das pesquisas eleitorais. Trocando em miúdos, o que tere-mos dessa vez é uma estimativa no número de evangélicos, e não nú-meros exatos, ainda assim sem data para ser divulgado.

6 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãotestemUnHo

Nosso maior desejo era ter um filho, mas eu não podia engravidar!Quando todos os métodos falharam Luciane e Maurício Bandasz viram o milagre de Deus se tornar real

Minha história começa aos 15 anos quando descobri que tinha uma doença

chamada endometriose. Em cada período menstrual eu tinha cólicas que me impossibilitavam de cami-nhar. Casei e depois de 5 anos, eu e meu esposo decidimos ter um filho. Parei de tomar anticoncepcionais, mas nunca conseguia engravidar. Foi aí que buscamos um especialista em reprodução humana que pudesse nos ajudar. Fiz todos os exames e descobri que minha endometriose era muito severa e que poderia ter obstruído os meus ovários. Pra piorar, descobrimos que uma de minhas trompas não es-tava funcionando e que meu esposo também tinha uma deficiência, pois produzia menos da metade do volu-me de esperma que um homem nor-mal teria que produzir.

Depois de mais algumas tenta-tivas e exames, o médico nos sugeriu que fizéssemos uma inseminação artificial, pois nossas chances de en-gravidar eram inferiores a 1%. Deci-dimos conversar com o nosso pastor para nos abençoar em fazermos a

inseminação, e então marcamos todo tratamento.

Foram quase 10 dias de exames diários e injeções para estimulação. No 7º dia, na hora do exame, nosso médico nos chamou para uma con-versa e explicou que meu organismo reagira de uma forma que não pode-ríamos mais realizar a inseminação. Todo o trabalho até aquele momento tinha ido por agua baixo, mas se qui-séssemos poderíamos re-iniciar todo o procedimento no próximo mês. Segundo a orientação do médico de-veríamos tentar no máximo 3 vezes, mas se não funcionasse, a última al-ternativa seria o método in vitro.

Saímos no silêncio do consultó-rio e aquela descida do elevador era interminável. Foi naquele momento que ouvi claramente a voz de Deus dizendo que dali para frente seria com Ele.

Entrei no carro e falei para o Maurício, meu esposo: – Bem, agora está nas mãos de Deus. Fomos para nossa casa e literalmente descansa-mos no Senhor. Tínhamos feito o nosso possível, mas nenhum especia-

lista famoso ou dinheiro conseguira nos dar aquilo que estávamos tentando conseguir. Nossa única es-perança estava no Senhor.

Minhas madrugadas eram longas com o Senhor. Eu pedia incessantemente que Ele abrisse minha ma-dre e me desse um filho para honra e louvor do Seu nome. Prometi a Ele que por onde meu filho passasse todos saberiam que ele era um milagre do Senhor. Na nossa família – minha e de meu esposo - ninguém era conver-tido, nem queriam saber de Jesus.

Bom, neste mês que se passava teríamos que decidir se íamos come-çar novamente ou não o tratamento. Abalados, emocionalmente, nosso relacionamento não ia bem.

Mas nosso Deus é fiel e tremen-do. No período em que eu já sofria só de pensar em tudo que passaria, no-vamente - injeções que queimavam, constrangimento e dores devido aos exames diários para controle do trata-mento – foi que meu período mens-trual atrasou e no 5º dia resolvi ligar

para meu médico.Ele muito centrado, não me deu

nenhum expectativa. Falou que po-deria ser devido a agressão do trata-mento em meu organismo. Me pediu que esperasse e fizéssemos um exame de gravidez para descargo de consci-ência. Foi então que realizei o exame e como a paz que o Senhor nos dá é única, dormi a noite inteira e esperei com paciência. No outro dia, uma amiga me acompanhou para buscar o resultado. Quando abrimos o enve-lope estava escrito: de 3 a 4 semanas de gestação. Na mesma hora liguei para meu esposo e contei a novidade. Ele estava viajando e deixou para trás todos os compromissos profissionais. Era hora de comemorar! Hoje sei que Deus tinha um propósito nisso tudo: toda a nossa família aceitou a Cristo

como único e suficiente salvador. Tudo aconteceu no seu tempo. Mi-nha gravidez foi tranquila e depois de 8 meses o Gabriel nasceu para Glória do Senhor. Hoje por onde o Gabriel passa, todos sabem que ele é um mi-lagre do Senhor!

pRezADO leITOR

se VoCê tem Um testemUNho, sobre aLGo qUe

deUs Fez Na sUa VIda e qUe VoCê GostarIa

de ComPartILhar Com os LeItores deste

ImPresso, Para edIFICação dos Irmãos,

hoNra e GLórIas ao Nome de deUs, eNVIe sUa

hIstórIa, JUNtameNte Com Foto, Para o Nosso

edItor atraVés do e-maIL:

[email protected]

Nas PróxImas edIções Poderemos PUbLICar

seU testemUNho.

7Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão entrevIstA

por oziel AlVeS

Boliviano, criado nos Estados Unidos mas Brasileiro de coração, ele já rodou o mundo e estudou nas me-

lhores escolas de teologia do planeta. For-mou-se em teologia em 1949 – há 62 anos - pelo Wheaton College, fez mestrado em Estudos do Novo Testamento no Faith Se-minary, na Philadephia (EUA) e aos 25 anos obteve o título de Ph.D em Novo Tes-tamento pela Universidade de Edimburgo na Escócia. Casou-se em 1957, teve 5 filhos e seguiu sua vida lecionando na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, onde fixou residência e fundou a Editora Vida Nova há mais de 50 anos. Pr. Shedd - como é conhecido mundialmente – é também missionário da Missão Batista Conservado-ra no Sul do Brasil desde 1962. Durante todos estes anos, ele tem colocado seus pensamentos e reflexões a disposição do público através da literatura que não pode faltar na biblioteca de um bom leitor. Além de ter uma Bíblia com o seu nome ( Bíblia Shedd ), ele já publicou inúmeras obras, como A Justiça Social; Disciplina na Igreja; Escatologia do Novo Testamento; Criação e Graça, dentre tantos outros títulos. Atual-mente, ele tem 87 anos, mora em São Pau-lo e continua viajando o Brasil e o mundo, dando palestras sobre teologia e espirituali-dade.

PC - ultimamente, o governo fe-deral tem tentado impedir a ação evangelística de missionários nas tribos indígenas. A alegação é de que este tipo de ação interfere na cultura indígena. na sua opinião qual deve ser o posicionamento da Igreja?SHeDD – de fato, o evangelho muda a cultura. Porém, muda para melhor. será que a fome, a falta de assistência médica, o assassinato con-tinuo de crianças, para não mencionar as brigas mortíferas que dizimam a população indígena é uma cultura que deve ser mantida para os antropólogos estudarem? a Igreja precisa ex-plicar bem, que a maioria dos indígenas quer os missionários por lá. e eles querem porque a população missionária tem trazido uma tre-menda melhora para a vida deles.

PC - de maneira geral, acredita que o trabalho de missões realizado pela Igreja no brasil tem sido satisfatório?SHeDD - Na minha opinião o envolvimento das

igrejas em missões tem deixado muito desejar. o número de candidatos diminui consideravel-mente, o sustento de alguns dos obreiros não tem sido integral. a ênfase das igrejas é, em geral, muito mais forte na evangelização local e na construção de grandes templos do que mesmo levar o evangelho aos povos não alcan-çados. o número de missionários (cerca de 3500) comparado ao número de "crentes" não anima em nada.

PC - Segundo a Sepal até 2020 os evangélicos devem representar 50% da população brasileira. há, todavia, um número cada vez maior de pes-soas que se afastam dos caminhos de Cristo. você crê que parte desse afastamento se deve a enorme quantidade de líderes mal prepa-rados?SHeDD - Certamente! muitos, inclusive, tem deixado de se dedicar ao discipulado genuíno e bíblico. a Igreja precisa de pastores e não de ca-çadores ou aproveitadores. os livros “a arte de pastorear” de hansen e “teologia da Igreja” do dr. dui mulholland devem ser lidos e levados muito a sério. tem muitos outros, naturalmente.

PC - Qual a importância da for-mação acadêmica em teologia para o exercício do ofício do pastoreio. você acredita que esta formação é essencial?SHeDD - a formação acadêmica é útil, sim, quando se quer formar um povo evangélico que conheça a vo ntade de deus, mas isso também é um perigo. afinal, facilmente, o líder usa seus conhecimentos de psicologia, de his-tória etc, para impressionar o auditório, em vez de centrar a mensagem em deus e na sua Palavra.

PC - Quais os riscos deste evangelho light, da igreja light?SHeDD – Igreja "light" quer dizer, uma igreja que ensina o mínimo, exige o mínimo e que dá a impressão de que aquilo que deus mais quer de nós é o nosso dinheiro e música animada. abandonamos em grande parte a escola bíbli-ca dominical e a Catequese, isto é o estudo da bíblia. resultado? o povo não tem sequer conhecimento básico sobre as doutrinas cen-trais do evangelho.

PC - Que razão o senhor atribui a

esta diminuição do número de cris-tãos pela qual países da europa estão passando?SHeDD - a razão disso é a maneira como os pastores foram preparados nas universidades. Por exemplo, em toda a europa os pastores são preparados em universidades e os seus profes-sores são incrédulos. então, um jovem que quer servir a deus, logo perde sua fé, e logo está pregando uma palavra, sem deus, sem fé, sem bíblia, porque não crê.

PC - o senhor acha que o cristia-nismo está condenado a países eco-nomicamente necessitados?SHeDD - em parte, isso é verdade. Jesus já mostrou que a pobreza, a necessidade, é uma pressão muito forte em relação a busca de deus. Uma vez que a gente tem tudo que quer nesta vida, por que é que se vai precisar fazer esforço para conhecer a deus ou fazer a von-tade dele?

PC - o Senhor costuma dizer que se um crente quer prosperidade, deve pedir um câncer a deus. o que você quer dizer com isso?SHeDD – que a prosperidade que a bíblia garante é na vida vindoura. é nos galardões que à receberemos. Paulo diz em II Coríntios 4, que a "Glória futura está diretamente ligada ao sofrimento nesta vida". se a gente quer glória na vida vindoura, devemos esperar so-frimento nesta vida, especialmente, o sofrimen-to da perseguição. está escrito em II Coríntios 4:16 "Por isso, não desanimemos. embora, exteriormente estejamos desgastados, interior-mente estamos sendo renovados dia após dia. Pois os nossos sofrimentos leves e momentâ-neos (e Paulo sofreu muito, nós não chamarí-amos de leves) estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”.

PC - em que situação a teologia da prosperidade terrena é saudável? SHeDD – quando podemos glorificar a deus mais. a ordem bíblica é que a glória de deus está vinculada a tudo que nós fazemos, ou deveria estar. então, quer bebamos, quer co-mamos ou façamos outra coisa qualquer, faça-mos para a Glória de deus. qualquer benefício ou vantagem que deus nos dá nesta vida seria justamente para nós glorificarmos a ele, mais. se deus nos deu bens é para nós glorificarmos à ele abençoando outras pessoas, fazendo

boas obras, sustentando missionários.,,

PC - ler a bíblia é extremamente importante. mas, em um país como o brasil em que o índice de analfabe-tismo funcional é de 74% da popu-lação, como fica o entendimento da palavra? não seria um ler por ler?SHeDD - Certamente. mas deus é maravilho-so... Porque através de seu espírito ele ilumina as vidas. tem pessoas que tem aprendido a ler só olhando para o texto bíblico.

PC - o senhor é contra ou a favor de políticos crentes no poder? SHeDD - depende do político obviamente (ri-sos). alguns políticos tem sido benção. o gran-de problema é a tentação que a política cria. [é necessário] fazer vínculos com pessoas não crentes, isso normalmente significa rebaixar seu compromisso com a palavra, seu compro-misso com a verdade, e assim por diante. tem que incluir-se na mentira, que muitas vezes a política usa só pra ganhar.

PC - você acredita que todo o pastor ou líder deve ter uma Cobertura es-piritual? A quem o senhor atribui a Cobertura espiritual sobre a sua vida?SHeDD - o pastor deve ter cobertura ou co-brança espiritual, sim. eu entendo que o Pr. sérgio Lourenço seja a pessoa que mais me questionaria se notasse algum erro ou deslise de minha parte. Nesta categoria, também in-cluo o Pr. Ivan Nunes – da obPC em Porto alegre - ainda que a gente não passe tanto tempo juntos.

PC - e pra gente acabar esta entre-vista um recado para o nosso povo brasileiro.SHeDD - a minha palavra é: o brasil é um país que a gente ama muito. estamos aqui há quarenta e tantos anos, e tem sido pra mim uma verdadeira indicação do senhor. dou gra-ças a deus, pelo privilegio de ter duas filhas que nasceram aqui, de continuar vivendo aqui, quero morrer aqui, e não tenho outro plano. que deus abençoe esta nação

Dr. Russel Shedd87 anos, um dos maiores "pensadores" da igreja na atualidade, fala sobre missões, preparo ministerial e cobertura espiritual

8 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStão

Av.: São Pedro, 844 - S. 304 - São Geraldo - Porto Alegre/RS

AUXILIA NO TRATAMENTO DE:- Relaxamento Muscular- Dores na Coluna- Nervo Ciatico- Lombalgia

Atenção, estamos contratando representantes, enviar curriculum para [email protected] (51) 3013.9068

Empresa Cristã

gerAl

A quem adoramos? parte 1

Ao SeNHor teu DeuS ADorAráS e Só A ele DAráS Culto. Mt 4:10

jo. 4:23 “mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade pois são estes que o Pai procura para seus adoradores”. o primeiro aspecto a ser enfocado a respeito desse tão importante assunto bíblico, é que devemos descobrir, quem é o alvo de nossa adoração. estes textos falados pelo próprio senhor jesus, nos apontam para o Pai que é o único que merece todo nosso louvor, honra e glória. jesus sabia desde o princípio que o objetivo do diabo é sempre roubar a glória de deus. desde o princípio o inimigo tenta desviar para si a adoração, que é uma expressão genuína dos homens que foram criados para a gloria do Pai. - fomos criados para louvor da sua glória. efésios 1:6,12,e 14.Toda a idolatria visa tirar a atenção do homem, com relação a deus. Para que a identificação e comu-nhão, que há entre o criador e a criatura seja anulada por intermé-dio de ídolos dos mais diferentes formatos e força de influencia, pois desviando a atenção, desvia também a adoração.Conceitos de adoração eu lembro quando menino, a igreja em que minha mãe congre-gava. nós éramos levados por ela mais cedo para participarmos da

parte de adoração, que era um pequeno período antes do culto. Quem quisesse chegar mais cedo podia ficar cantando alguns cânticos pequenos e espontâneos que foram tomando cada vez mais importância naquela denominação ao ponto de imprimirem aqueles cânticos junto com o hinário pois toda a igreja passou a identificar-se com o tempo de adoração.Por muito tempo todo o entendi-mento que eu tinha era de que a adoração era aquilo que acontecia em um lugar determinado, em um monte, um templo, ou um santuário. Tinha também a idéia de que se chegava neste lugar para adorar, em uma determinada hora, e também de uma certa forma. mas hoje o senhor tem nos mostrado que adoração é muito mais que isto. adoração verdadeira entretanto, é fruto de um relacionamento, de uma intimidade e de uma aliança de amor contínua com deus Pai, o qual se dá a conhecer cada dia, mais e mais àqueles que o amam e o buscam. no texto de joão 4:22 jesus diz que os judeus adoravam a quem conheciam. sim, só podemos adorar a quem conhecemos, sem conhecer a deus é impossível adorá-lo, e sei que muitos perguntam se é possível o homem conhecer a deus? sem dúvida que sim, deus quer dar-se a conhecer a cada pessoa que o busca, ele procura e sempre buscará quem queira ter com ele verdadeira e profunda comunhão.

Asaph é compositor, ministro de louvor há mais de 35 anos e membro da Comunidade Cristã de Porto Alegre / RS

Asaph Borba

Uma sessão especial no Se-nado Federal comemo-rou, a impressão da cen-

tésima milionésima Bíblia produzi-da pela Sociedade Bíblica do Brasil. A sessão, proposta pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), contou com a presença de representantes da entidade, entre os quais Adail Carvalho Sandoval, presidente; Rudi Zimmer, diretor executivo, Erní Seibert, secretário de Comu-nicação e Ação Social, e Celio Emerique, gerente geral da Gráfica da Bíblia.

Cerca de 100 convidados acompanharam a cerimônia, presi-dida pelo senador José Wilson San-tiago. “A nação inteira em pé deve-ria aplaudir essa conquista”, disse o senador Crivella em seu discurso.

O presidente da SBB, Adail Carvalho Sandoval, lembrou o tex-to do profeta Isaías 40.8: “A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre”, para destacar a perenidade da mensa-gem bíblica: “A Bíblia rasgou sécu-los e chegou até nós. Ela não divide, aglutina. Nosso objetivo é que a

Palavra de Deus seja espalhada em todo o mundo, que seja cada vez mais conhecida, amada e praticada, para que tenhamos uma sociedade mais justa e pacífica.”

O número de 100 milhões de Bíblias foi contabilizado desde 1995, quando a Gráfica da Bíblia, instalada na Sede Nacional da SBB, em Barueri (SP), foi inaugurada. Desde então, a unidade represen-tou um verdadeiro divisor de águas na produção, encadernação e dis-tribuição de literatura bíblica no Brasil. Hoje, constitui-se um dos maiores centros produtores de Bí-blias do mundo.

A Bíblia símbolo dessa marca mundialmente inédita foi produzi-da no dia 26 de maio último e ga-nhou edição comemorativa. É composta por duas traduções: a histórica Tradução Brasileira, de 1917, a primeira a ser feita total-mente no Brasil; e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, lançada no ano 2000 e pioneira ao trazer o con-teúdo bíblico em uma linguagem mais simples e fácil de ser compre-endida pela população brasileira.

A Sbb A Sociedade Bíblica do Brasil é

uma entidade sem fins lucrativos, de

natureza filantrópica, assistencial, edu-

cativa e cultural. Sua finalidade é tradu-

zir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem

de valor inestimável, que deve ser dis-

ponibilizado a todas as pessoas. Além

disso, por seu caráter social, desenvolve

programas com o objetivo de promover

o desenvolvimento espiritual, ético e

social da população brasileira. Fundada

em 1948, construiu sua trajetória com

base na missão de "promover a difusão

da Bíblia e sua mensagem como instru-

mento de transformação espiritual, de

fortalecimento dos valores éticos e mo-

rais e de incentivo ao desenvolvimento

humano, nos aspectos espiritual, edu-

cacional, cultural e social, em âmbito

nacional”.

A SBB faz parte de uma fraterni-

dade mundial criada no início do século

XIX com o objetivo de facilitar o proces-

so de tradução, produção e distribuição

das Escrituras Sagradas por meio de

estratégias de cooperação mútua. As

SBU congregam 146 Sociedades Bíblicas,

atuantes em mais de 200 países e terri-

tórios. Essas entidades são orientadas

pela missão de promover a maior distri-

buição possível de Bíblias, numa lingua-

gem que as pessoas possam compreen-

der e a um preço que possam pagar.

senado Federal presta homenagem a sBB pelos 100 milhões de Bíblias produzidas

Crescimento dos evangélicos pode mudar o Brasil

Baseado em dados estatísticos

do SEPAL (1) , estima-se que 50% da

população brasileira poderá ser evan-

gélica até o ano de 2020. E se a pre-

visão se cumprir, o aumento no nú-

mero de fiéis ajudará a mudar a

“cara” do país. Uma das hipóteses

para o crescimento dos evangélicos,

segundo o Sepal, é a flexibilização e

adaptação à sociedade.

A influência evangélica em

2020 contribuirá para a diminuição

no consumo do álcool, o aumento da

escolaridade e a diminuição no nú-

mero de lares desfeitos, já que a fa-

mília é prioridade para os evangélicos.

Que a família cristã cresça a cada dia

mais.

mesa (e/d): presidente da Igreja Presbiteriana Nacional, pastor obedes Ferreira da Cunha Junior; 2º vice-presidente da ordem dos Pastores batistas do distrito Federal, pastor Gilson batista de souza; presidente de honra da sociedade bíblica do brasil e presidente da academia evangélica de Letras do brasil, pastor Guilhermino Cunha; senador marcelo Crivella (Prb-rJ); senador Wilson santiago (Pmdb-Pb); presidente da sociedade bíblica do brasil, pastor adail Carvalho sandoval; presidente da ordem dos ministros evangélicos do brasil, pastor Isaias de sousa maciel; diretor-executivo da sociedade bíblica do brasil, rudi zimmer; e secretário de Comunicação e ação social da sociedade bíblica do brasil, erní Walter seibert. Foto: Lia de Paula / agência senado

9Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão gerAl

Walter Bastos é pastor da Igreja O Brasil para Cristo de Guarulhos – SP e diretor da JUNEC. Graduado em Teologia (FATEMI) e Pedagogia (UBC).

A benção da prosperidade!davi nos convida a adorar a deus em face da sua bondade e propósito (jr 29.11). de fato, deus se compraz, sente prazer, fica alegre com nosso crescimento. Prosperidade no conceito bíblico é o mesmo que vida bem-sucedida. no salmo 1, por exemplo, está escrito que se nos desviarmos do conselho (conceitos mundanos) e do caminho (estilo de vida) dos ímpios e nos apegarmos firme-mente com deus e sua Palavra seremos: “como árvore plantada junto a corrente de águas (...), e tudo quanto fizer será bem sucedido” (sl 1.3).É interessante observarmos a ênfase que o salmista dá quando afirma: “e tudo quanto fizer será bem sucedido”. Tudo é tudo mesmo! no casamento, no ministério, na vida pessoal, nas finanças, enfim, o que vier para as nossas mãos vai dar certo, teremos pleno sucesso. deste modo, esse é o conceito de prosperidade contido nas escrituras.Quando davi diz que deus “se compraz na prosperidade do seu servo” ele não está dizendo que deus irá prosperar todos os seus servos, antes está dizendo que o senhor fica alegre quando os seus servos prosperam. É verdade que deus deseja que todos os seus filhos prosperem, mas não é isso que geralmente ocorre na prática; por que será? a resposta é obvia: desobediência à palavra de deus!a resposta também pode estar no início do texto em estudo, pois segundo ele, deve prosperar todo crente que “têm prazer na minha retidão” ou como traduz a arC, na “minha justiça”. isso nos lembra a seguinte advertência de jesus: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas es-tas coisas vos serão acrescentadas” (mt 6.33). Buscar a “justiça” de deus em primeiro lugar é o mesmo que pôr a sua lei ou vontade antes de tudo e de todos. É cumprir o que deus ordena em sua Palavra como prioridade de vida. outra coi-sa, só se acrescenta algo quando já se tem alguma coisa. em Cristo já temos muitas coisas (ef 1.3; rm 8.32), mas deus ainda quer acrescentar sabedoria, conheci-mento e prazer ao servo que lhe agrada, que o ama de verdade (ec 2.26).nem todo crente professo é próspero, porque razão as coisas são assim? Vejamos o seguinte

texto bíblico: “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosa-mente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (sl 127.2). Fica claro aqui que o crescimento financeiro não depende apenas do trabalho ou esforço pessoal de cada um, mas o que realmente faz a diferença é a bênção de deus (dt 8.17, 18). não há dúvida de que deus quer abençoar financeiramente todos os seus filhos, mas nem todos são de fato abençoados desse modo, isso porque grande parte deles são “cabeças duras”, fazem as coisas do seu próprio modo, insistem na desobediência aos mandamentos de deus (dt 28.1-14).Portanto, como diz o salmo 127 e verso 2, numa versão moderna: “o senhor concede sustento aos seus amados enquanto dormem” (nVi), deus abençoa o cristão que o ama de verdade, e faz isso até em momentos que ele não espera. alguém já disse que “deus trabalha no turno da noite”. segundo jesus os crentes que amam a deus são aqueles que obedecem a sua Palavra escrita (jo 14.23). a Bíblia está repleta de avisos, mandamentos, promessas e princípios eternos. há mandamen-tos ligados especificamente a mordomia ou administração do dinheiro. a Bíblia diz que uma parte do que ganhamos com nosso trabalho pertence a deus, pertença a sua obra na terra (ml 3.7-11). Quando reconhecemos esse direito de deus (lv 27.30, 32), e contribuímos com fidelidade e generosidade (2Co 9.6-10), então o senhor abre as janelas dos céus e nos abençoa ricamente (Fp 4.19).assim sendo, por meio do estudo diligente e auto-aplicativo das escrituras, procure entender o que deus quer da sua vida, no tocante as finanças, e faça tudo com generosidade, desprendimento, gratidão e voluntariamente (Êx 35.5 e 21), siga o bom exemplo de abel (gn 4.3-7), pois fazendo deste modo você irá pôr em ação, a seu favor, o princípio espiritual contido na lei da “semeadura e da ceifa”. Por fim aprenda também a usar com sabedoria, gastar com prudência e economizar o máximo que puder de tudo aquilo que o senhor trouxer às suas mãos.deus o abençoe

Entendes o que lês

Pessoas com maiores propósitos na vida vivem mais, diz estudoter um propósito na vida está associado a menores taxas de mortalidade entre os idosos, segundo estudo da Universi-dade rush, nos eUa. ”Um propósito na vida reflete a tendência de aferir signi-ficado das experiências de vida e ser focado e planejado”, destacou a pes-quisadora Patricia a. boyle. a análise de mais de 1,2 mil idosos que não ti-nham demência indicou que aqueles que relatavam terem propósitos maio-res na vida tinham a metade do risco de morte, comparados aos voluntários com menos propósitos. e os resultados per-sistiam após os pesquisadores conside-rarem renda, sintomas depressivos,

incapacidade, neuroticismo e número de condições médicas. segundo os au-tores, a mortalidade foi mais significa-tivamente associada a três itens do questionário de propósito na vida, que mediu a concordância dos participantes às seguintes questões: “algumas vezes, sinto como se eu já tivesse feito tudo que há a fazer na vida”; “eu costumava propor metas para mim mesmo, mas que agora parecem perda de tempo”; “minhas atividades diárias frequente-mente parecem triviais e sem importân-cia para mim”. “estamos animados com essas descobertas, porque sugere que fatores positivos, como ter um senso de

propósito na vida, são importantes con-tribuintes para a saúde”, destacaram os autores. Porém os pesquisadores admi-tem que mais estudos são necessários para avaliar se outras características demográficas podem modificar a rela-ção entre propósitos de vida e mortali-dade e para observar se isso pode ser modificado. que nossos maiores pro-pósitos sejam louvar a Jesus com nos-sos atos e levar a sua palavra aos per-didos!

F o n t e : exPressomt

cem anos, 100 mil batismosAssembléia de Deus faz cem anos e organiza o “batismo do centenário”

São poucas as instituições que podem se gabar de serem centenárias. E a Igreja Assembléia de Deus é uma delas. Fundada em Belém (PA), no dia 18 de junho de 1911, por Gunnar Vingren e Daniel Berg, suecos oriun-dos dos Estados Unidos, juntamente com outros 18 crentes batistas que creram na doutrina do batismo no Espírito Santo, atualmente é a maior igreja evangélica do Brasil, com qua-se 20 milhões de membros, o que representa 40% do número total de evangélicos do país.

Em comemoração à data, a AD está promovendo uma série de ativi-dades, como a inauguração de um ginásio de eventos na sede da igreja, em Belém. Mas a mais ousada –e maior- delas é a proposta de batizar 100 mil pessoas no Brasil inteiro. O desafio estabelece uma meta de 100 batizados por cada igreja, em um total de 100 mil locais para culto (divididos entre templos, pontos de pregação, tendas de evangelismo, etc), em todo

território nacional. Os resultados ainda não foram

divulgados pela coordenação da AD, mas, para se ter uma ideia, apenas em Canoas, que possui cerca de 80 pon-tos de culto, mais de 280 batismos foram realizados.

Berg fundou as Assembleias de Deus no Brasil em 18 de junho de 1911, juntamente com Gunnar Vin-gren e 18 crentes batistas de Belém (PA) que creram na doutrina do ba-tismo no Espírito Santo.

O maior e mais completo do RS

3264-2234 www.passapassara.com.br

Roupas-Calçados-Brinquedos

Carrinhos-Banheiras-Móveis

Cercados-Cadeira p/carro

Acessórios e muito mais

5ª Avenida Center - Rua Mostardeiro 120, lojas 17 e 23

- P.Alegre - Estacionamento no local

BRECHÓ INFANTILMultinivel para quem quer Independência Financeira

Faça contato Marcelo DumitFone: 51-9614-8066

www.polishopvededumit.blogspot.come-mail: [email protected]

10 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStão

Impondo as mãos, os despediramViVeNDo A grANDe CoMiSSão

ou grANDe oMiSSão?

Tal era o testemunho da igreja de antioquia que “em antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (atos 11.26). Termo que se deu porque eles se pareciam com Cristo no proceder e assim foram chamados pelos moradores da região em um sentido pejorativo, mas isso “pegou” e permaneceu de forma positiva. o historiador Flávio josefo os chamou de “tribo dos cristãos” e com isso nasce a primeira igreja missionária. antioquia tinha grande potencial para alcançar outras áreas do mundo, uma cidade dotada de diversidades culturais e não era dominada por nenhum grupo religioso majoritário, o que tornava as pessoas mais acessíveis ao evangelho. a maioria de nossas igrejas não tem tido visão missioná-ria por quê? não é comum ouvirmos a mensagem bíblica do tipo negue-se a si mesmo ou ainda, existe uma cruz; mas pelo contrário, o que ouvimos é: “receba a vitória” ou “você não nasceu pra ser perdedor”. a mensagem dada pela maioria dos pregadores é aquilo que o povo quer ouvir, é a satisfa-ção da necessidade do indivíduo sem a salvação da alma, muitas vezes com a desculpa de que isso serve como isca. sinto informar que estas iscas não produzem verdadei-ros convertidos e sim mercenários, pessoas que aprendem a barganhar a sua benção com deus, vivem dependendo de campanhas e de “vasos” para lhe dar alguma profecia ou uma porção da unção. não tem uma vida particular com o criador. missões é a razão de existir da igreja e a igreja de antioquia sabia disso. eles obedecem ao espírito santo e separam a Barnabé e saulo, homens que tinham passado tão pouco tempo com eles, somente um ano, e neste tempo outros já podiam conduzir esta igreja ensinável. o detalhe é que “havia na igreja de antioquia profetas e mestres...” (atos 13.1), e Barnabé e

saulo estavam entre eles. assim, a igreja obedecendo a voz do espírito santo envia o que ela tinha de melhor. Por que não enviamos? devemos ser sabedores que é nossa tarefa como igreja enviar, e enviar o nosso melhor, pois a missão exige um preparo por parte daquele que vai, preparo tanto espiritual, como intelectual, emocional e financeiro. É costume de alguns ter em mente que o missionário vai para outro país ou povoado e vai sair pregando e só! então quando a igreja e os irmãos o despedem, só dizem: Vá evangelizar e deus o abençoe. alguns até cobram números, abertura de igrejas ou conversões. não se lembram de que para onde ele vai as coisas são bem diferentes. dependendo do contexto existe muita perseguição e é proibido falar do evangelho abertamente. ele corre riscos de ser preso ou morto e com tudo isso o missionário vai precisar de um preparo e de cuidado integral por parte de quem o envia; cuidado espiritual, intelec-tual, físico, emocional e financeiro, trabalho que pode ser feito em parceria entre a igreja e agência missionária.o maior problema da falta de envio hoje não é a falta de missionários, e sim, a falta de igrejas que queiram preparar os missionários. agências estão dispostas, candidatos se inscrevem para ir ao campo, mas as igrejas não querem esse compro-misso, desculpas sempre são dadas como: “nossa igreja é muito pequena”, “não temos recursos”, “primeiro queremos crescer no Brasil” e etc. “não existe igreja pobre que não possa fazer missões. existe igreja pobre, por não fazer missões”. Tudo é envio. a imposição das mãos era a forma pelo qual eles reconheciam e confirmavam a chamada por deus para a obra. eles tinham um compromisso na comissão dos missionários. "a saúde de uma igreja é medida pela sua capacidade de enviar missionários e não pela capacidade de lotação dos bancos que possui” rick Warren.

Claudio é secretário de Missões/Heróis de Deus da Ass. de Deus Campo Bom-RS

Ev. Claudio Souza

cUlInÁrIA

CULINÁRIARondele de repolho

INGREDIENTES

8 folhas de repolho 1 cenoura média cozida e amassada (125g) 1 ½ xícara (chá) de mussarela ralada no ralo grosso (160g)1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado (125g)1 colher (sopa) de margarina1 ovo batido2 colheres (sopa) de salsa picadinhasal e pimenta do reino a gosto500ml de molho de tomate¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (15g)

MODO DE PREPAROnuma tigela com água fervente mergulhe 8 folhas de repolho por 1 minuto ou até ficarem macias. escorra e retire a parte grossa dos talos. Coloque as folhas de repolho sobre um pano de prato, sobrepondo-as e formando um retângulo de 25cm por 40cm. reserve. Coloque numa tigela coloque 1 cenoura média cozida e amassada, 1 ½ xícara (chá) de mussarela ralada no

ralo grosso, 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado, 1 colher (sopa) de margarina, 1 ovo batido, 2 colheres (sopa) de salsa picadinha, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem. Coloque esta mistura no meio do retângulo de folhas do repolho (reservado acima) e cubra com um dos lados das folhas. Com a ajuda do pano de prato, enrole sobre a mistura formando um rocambole. leve este rocambole para a geladeira por pelo menos 3 horas para firmar, enrolado no pano. retire o rocambole da geladeira e com uma faca corte fatias de aproximadamente 3cm de largura. em uma assadeira (30cm x 20cm) espalhe um pouco de molho de tomate, coloque as fatias do rondelle, cubra com mais molho de tomate, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno médio pré-aquecido a 250°C por cerca de 15 minutos ou até a superfície ficar dourada. retire do forno e sirva em seguida.

11Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão mUlHer

Av. Castelo Branco, 2423 | Colina | Guaíba/RSFone/Fax 51. 3402 3988

Nextel 7814 3346 - Rádio 55*84*73822E-mail: [email protected]

Centro Automotivo CASTELO

CÂMBIOAUTOMÁTICO

SUSPENSÃOFREIOS

INJEÇÃO

Nacionais e ImportadosFones: 3480.0356 / 9977.3761www.autocarro.com.br/kruger

e-mail: [email protected]. Nestor de Moura Jardim, 700 / Centro - Guaíba/RS

Deus é el" Para ser sabio é preciso temer o SENHOR". jó 28.28

Financiamento 100%para aposentados

A mulher, criação de deus, e suas escolhaso livre arbítrio, isto é, a liberdade de escolha é um presente que deus nos deu desde o princípio da criação. a primeira mulher que criada por ele recebeu essa liberdade de escolha, porém, infelizmente, não soube usá-la. não vigiou, fez uma escolha errada e acabou se dando mal. hoje, a situação não é diferente. ainda temos essa liberdade para fazer escolhas, porém é preciso vigiar. Todos os dias, do nascer ao pôr do sol, temos que fazer escolhas. Posso escolher um dia de benção ou tribulação, inclusive. Você deve estar se perguntando: mas não pertencem ao senhor os meus dias? e eu respondo: sim! mas de que me serviria o livre arbítrio, então? o senhor me guia pelo caminho reto e me protege, sim, mas se eu iniciar o meu dia na presença dele em oração, buscando a sua orientação e direção. a mulher que teme ao senhor, já inicia seu dia abençoando seu lar. hoje, muitas mulheres precisam deixar seus filhos aos cuidados de outros, para poder ajudar no orçamento familiar, outras decidem trabalhar por satisfação pessoal. há ainda aquelas que decidem se dedicar integralmente a família e a obra do senhor. Todas estas são escolhas que podem ser igualmente abençoadas por deus. no entanto, ao fazer sua escolha, lembre-se de que o mundo não tem os mesmos valores e princípios que o senhor nos deixou, por isso, precisamos ser vigilantes para que nossos filhos sejam criados e educados dentro dos princípios da palavra do senhor.Queridas irmãs, sejam fortalecidas no senhor. saibam que seu trabalho no senhor não é vão (1 Co 15:58). Quer trabalhe secularmente, quer não, sempre guarde tempo para servir na

obra do senhor com alegria. na Bíblia encontramos muitas mulheres abençoadas que nos servem de exemplo até nos dias de hoje: Temos rebeca - uma mulher ajudadora; calma como noemi, que perdeu o esposo, os filhos, lamentou, mas não murmurou! a brilhante e amiga como rute. aquela sincera e ouvinte como maria que prostrava-se aos pés de jesus. a mulher doadora como dorcas. a mulher de oração e ação como ana. a mulher formosa e fiel como ester, que usou o poder da oração para alcançar seu objetivo. a guerreira e valente como débora. Bem amada como a sulamita. a pequena escrava cristã, que foi trabalhar na casa de naamã e que embora menina levou àquela família a cura física e espiritual. enfim. Cada exemplo, cada citação ou história, nos impulsiona a mudanças de vida muito significativas. seja uma boa mãe, uma boa esposa, uma boa filha, mas acima de tudo seja uma boa serva de deus. Faça a sua parte. Tenha sempre um coração abençoador. Tenha amor pela obra de deus, pelas coisas que o senhor colocou sobre a sua responsabilidade. não importa a sua raça, sua classe social, se você é casada ou solteira, se é jovem ou velha o senhor te ama, te quer bem e jamais te abandonará. Faça o seu melhor para deus e ele te sustentará com sua destra fiel. estando na vontade do Pai, as boas escolhas serão automáti-cas. Por isso, busque ao senhor com todas as tuas forças, seja uma mulher de oração e fique em paz, pois e ele satisfará os desejos do teu coração.Que o senhor seja contigo!deixo para vocês amadas irmãs um modelo de oração.

De mulher para mulher

Pra. Ana Paula Failace é pastora da Igreja Semeadores do Reino, de Guaíba/RS

Oração da mulher cristãsenhor dá-me de raquel a arte de fazer-me amar.dá-me de Joquebede o espírito de sacrifício e renúncia.dá-me de débora, a solidariedade e estímulo.de rute dá-me a dedicação e a bondade.de ana, dá-me a fé e a fibra para cumprir o voto.dá-me a astúcia de mical, para usá-la no bem, não para o mal.como abigail, faz-me mensageira da paz.como ester, que eu seja desinteressada e altruísta.como maria faz-me pura e humilde, e como isabel, capaz de regozijar-me com o bem alheio.de marta, dá-me a disposição para o trabalho material e de maria, o anseio espiritual.como dorcas, a costureira que eu seja útil ao necessitado.e como lídia, a mulher hospedeira, que eu abra a porta ao que chegar cansado.como a mulher samaritana, que eu corra para falar da salvação.senhor tira de mim se houver:a vontade de olhar pra trás da mulher ló,a preferência por um filho de rebeca.o desejo adúltero da mulher de Potifar.a traição de dalila.a trama macabra de Herodias.de ti senhor eu peço a Paz, a sabedoria, a benção e o Perdão

rede de igrejas InspireProjeto de mentoria ministerial foi lançado pelo pr. Carlito em SJC

P o r : CeLso de CarVaLho - redação

CreIo

Durante a 1ª edição da Conferência Inspire – projeto que dá conti-

nuidade após 10 edições do En-contro Igrejas Brasileiras com Propósitos -, o pastor sênior da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos, Carlito Paes, lançou no dia 23 de junho, a Rede de Igrejas Inspire. A aliança ministerial dará treinamento, consultoria e assessoria a demais Igrejas.

Segundo Carlito Paes a rede é fruto de um planejamento e tem como objetivo desenvolver uma rede de relacionamento e parcerias com Igrejas comprome-tidas com Reino de Deus. “A rede não tem nada a ver com doutrina ou com junção admi-nistrativa. Trata-se de uma alian-

ça ministerial”, frisa.A rede de Igrejas

Inspire atenderá igrejas que pedem mentoria ou apoio. Uma equipe será designada para dar con-sultoria on line, e com-partilhar conhecimento através de poadcast, trei-namento prático, fórum de dúvidas, exposição de desafios P.E.A.C.E e en-contro semestral.

Carlito Paes lem-bra o case da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos. A igre-ja hoje cresce 20% ao ano e saiu de 500 para seis mil membros. “Muitos pas-tores têm oposição a mudanças e acabam perdendo o ritmo. Ou-tras Igrejas sofrem com falta de recursos direcionados”, enumera

as principais dificuldades que muitos pastores enfrentam ao gerenciar suas comunidades.

w w w . o v e r b o . c o m . b r

12 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãoAconteceU

o sul gera levitas Renê Terra Nova faz citação sobre o sul

recentemente Renê Terra Nova, líder da visão celular MIR em Manaus - fez uma

citação sobre o sul do Brasil dizendo que um diferencial por aqui são os levitas. O apóstolo lembrou que foi daqui que saíram grandes nomes da música gospel no Brasil. E o que lhe vêm à mente é o nome de Asaph Bor-ba. Borba diz que, é bem lembrada a citação feita Renê, mas que diz que precisamos levar em conta outros ou-tros nomes tão preciosos para música Cristã que também saíram daqui, como Paulo Figueiró, Marcelo Gui-marães, Luiz Fontana e Carmélia

Tonin, assim como arranjadores como João Batista dos Santos, Alexan-dre Malaquias e Alexandre Vieira. Asaph diz que “além da profundidade da adoração no sul, aqui também é um lugar não dado a modismos, onde existe um ambiente propício à preser-vação de ministérios comprometidos com a Igreja e com a Palavra. Aqui se descarta com facilidade o que é ruim e preserva-se o que é bom. A Igreja no sul é fiel. Não digo com isto que não o seja em outras partes do País, mas aqui especialmente o é”. Segundo dados da Sepal, a Igreja no sul pode ser menor que em outras partes do

Brasil,mas o índice de desviados aqui é umdos mais baixos da nação. “Uma das minhas maiores alegrias é convi-ver com irmãos na fé há mais de 35 anos e trabalhar na Igreja local com meus pastores há muitas décadas. Agradeço a citação do querido Após-tolo, mas no sul temos muito mais do que levitas, e para o crescimento de qualquer VISÃO, relacionamentos sadios e amigos, seriedade com a pa-lavra e muito amor são primordiais” afirma o ministro.

F o n t e : bLoG de asaPh borba

A verdade sumiua bíblia chama este período que estamos vivendo de “dias difíceis”. Por causa disso, precisamos parar um pouco da nossa agitação do dia-a-dia para que o senhor nos diga de onde podemos reencontrar a verdade do evangelho. será que a deixamos nos púlpitos? será que falta a verdade do evangelho nos nossos relacionamentos, nas famílias, na vida profissional, nos nossos filhos? Ás vezes corremos tanto que esquecemos o que o senhor jesus disse: santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Falamos sobre a verdade. Pregamos muito sobre ela, mas até que ponto estamos permitindo que ela nos torne parecidos com jesus? não se esqueçam da palavra que ele nos deixou: “sede santo porque eu sou santo”.Quanto mais acolhermos a verdade em amor em nossos corações, mais agradamos o coração do Pai. nós que fomos chamados nesta geração para fazermos a diferença precisamos permitir que o senhor veja se há em nós algum caminho mau e nos guie pelo caminho reto. somente a verdade revelada pelo espírito santo pode nos tornar

santos.nós, como igreja do senhor jesus, é que vamos determinar o que vai prevalecer. se nos entregarmos ao espírito santo, a verdade, o amor e a vida irão prevalecer, Por isso, deixe que o mesmo espírito mostre áreas das nossas vidas que não estão de acordo com a palavra. e assim, ao nos humilharmos, toda mentira é destruída pela verdade.se o Filho vos libertar, verdadeira-mente sereis livres. acolhendo essa verdade no seu íntimo, toda promessa feita, o senhor nós será estabelecerá.deixa o espírito santo pastorear a sua vida! ele sempre vai te conduzir em amor pela verdade.“aquele que guarda a minha palavra, este me ama”, diz o senhor. Precisamos, como igreja, nos posicionarmos a favor da verdade mesmo que isso seja difícil para nós. lembre-se que o nosso melhor amigo, o espírito santo, está nesta terra para nos ajudar em tudo. ele nos ajuda em nossas fraquezas e nos instrui no caminho que devemos seguir.Perseverem em oração, fiquem em paz.

Wanderlan é pastor do Ministério Casa de Deus – Novo Hamburgo

Pr. Wanderlan Mendes

Rádio evangélica mais ouvida da América Latina chega ao RS

Desde o dia 24 de junho, o Rio Gran-de do Sul conta com mais uma alternativa de programação cristã nO rádio. É a Rádio Vida FM 105,9, que substitui a rádio Top Tri, de Triunfo e agora passará a transmitir programação local e em rede nacional.

Considerada a rádio gospel mais ou-vida na América Latina, a emissora paulista promete o melhor da música cristã 24 horas por dia. Bem vinda ao Rio Grande do Sul Rádio Vida FM 105,9.

Local: Av. Victor Hugo Kuntz nº 2444 (FUNDOS) Novo Hamburgo

DIVULGUE SEU PRODUTOPARA O SEGMENTO DE

PÚBLICO QUE MAIS CRESCE NA REGIÃO

513401-0373

513037-3907

13Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão AconteceU

Cuidamos comCarinho do seu sorriso

Solução completa em Odontologia

Confiamos em Deus.

Implantes – Ap. Ortodônticos

Aceitamos cartões de crédito

(51) 3221.2106 - (51) 3212.0044

(51) 9301.0351

Av: Dr. Nilo Peçanha Nº 730 Cj.501 – Bela Vista - Porto Alegre/RS - www.odontocenterrs.com.br - [email protected]: Dr. Nilo Peçanha Nº 730 Cj.501 – Bela Vista - Porto Alegre/RS - www.odontocenterrs.com.br - [email protected]

EPAO-2139 / RT-CRO-18132 Dr. Carlos H. T. Nunes

Venha nos conhecerVenha nos conhecer

aconteceu Cobertura do Jornal Povo Cristão

Igreja Quadrangular inaugura novo templo em São Leopoldo

dia 22 de junho, ocorreu o primeiro culto da décima Igreja do evangelho quadran-gular de são Leopoldo, situada na rua Felipe uebel, 583, no bairro Santo andré. a congregação tem como pastor titular José Fernando da rosa. os cultos acon-tecerão nos domingos às 19 horas; terças--feiras, às 20 horas e sextas-feiras, às 15 horas. ela vem a somar às quase oitocen-tas igrejas no estado e vinte e três na região do Vale do sinos.

Diversão e aprendizado saudávelMais de 50 crianças do Projeto Sapeca de Gramado, Criança Feliz de Três Coroas e, Eucaliptos de Novo Hamburgo participam do retiro social realizado pela Missão Janz Team Brasil

Nos dias 18 e 19 de Ju-nho, a missão Janz Team Bra-sil, através dos ministérios ATOS e Acamp - Serra, reali-zou o 4º Retiro Social para as crianças do Projeto Sapeca, de Gramado, Criança Feliz, de Três Coroas, e do Projeto Eu-caliptos, de Novo Hamburgo.

Após meses de curso os alunos do Projeto ATOS orga-nizaram um retiro de dois dias para as mais de cinqüenta crianças e adolescentes de 8 à 14 anos que participaram do evento. À partir das 15 horas do dia 18, a turma já estava na casa de retiros Monte Horebe, na Linha Tape-ra, uma grande propriedade cercada de uma mata nativa, se viram diante de uma programa-ção intensa, cheia de diversão, aprendizado, novas experiências e amizades.

O tema do evento fora O Tabuleiro e os palestrantes abordaram assuntos referentes aos jogos de xadrez e damas, aplicando valores cris-tãos de grande importância para uma vida sadia, afim de orientá-los acerca do respeito mútuo e da tomada certa de decisões. Todas as atividades buscaram aplicar estes conceitos, que foram bem testados no convívio diário.

As novas experiências disponibilizadas ao grupo incluíram desde uma brincadeira notur-na nas trilhas da propriedade, momentos de música em frente à fogueira, até o assar de sal-

sichas no fogo de chão. O retiro terminou às 15 horas do dia 19 e na expressão do rosto das crianças e dos adolescentes havia uma mescla de tristeza e alegria: não queriam que tivesse terminado tão cedo, mas estavam gratos pelos momentos especiais que ali tiveram. Sem dú-vida as amizades, o sabor da deliciosa comida e as aventuras vividas no segundo final de se-mana de junho de 2011 ficarão para sempre marcados na memória tanto da equipe quanto dos alunos dos projetos envolvidos nesse retiro.

Foi uma ação beneficente para a qual foi cobrada uma taxa simbólica de cada participan-te. Os demais custos foram cobertos pelo Janz Team e por empresas e instituições que de for-ma generosa participaram com doações.

F o n t e : Jtb

Encontro de Famílias na Igreja Batista de Niterói, em Canoas

A Igreja Batista do Bairro Niterói, em Canoas, foi palco do 2° Encontro das famílias. No evento, realizado no dia 11 de junho, mais de 50 pessoas se reuniram em comu-nhão, unindo e entrosando os mem-bros, além de auxiliar na consolida-ção de pessoas em processo de evan-gelização.

Durante o encontro, brincadei-ras, apresentação das crianças, louvor e ministração da palavra foram as principais atrações da noite.

Ao final, todos saborearam um delicioso jantar feito com muito ca-rinho pelos ministérios de apoio da igreja.

Uma vida conjugal excelente. este foi o tema do jantar de casais organizado pela

Igreja rio de deus de Canoas ( administrado por Pr. eraldo e sara rocha ) em comemoração ao dia dos namorados.

Crianças e adolescentes de 8 a 14 anos participaram do evento.

14 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãocAPA

Reféns das DrogASA desestruturação da família é a maior responsável pelo consumo exacerbado de entorpecentes no mundo. No entanto, a Igreja, por sua vez, tem se mostrado a melhor alternativa para prevenir e recuperar dependentes químicos

P o r ozIeL aLVes

“Eu tive tudo na vida. Conheci a Cristo na infância, casei, tive filhos, mas mergulhei no mundo das drogas e perdi quase tudo o que eu possuía”. A frase é de Luciana Oliveira, 38 anos, interna da Comunidade Terapêutica Gideões de Novo Hamburgo, mas poderia ser de qualquer outro dependente do vício que escraviza multidões. Afinal de contas, a droga escreve histórias muito parecidas de dor, sofrimento e humilhação.

Para o pastor Roque Serpa, pre-sidente da Federação das Comunida-des Terapêuticas Evangélicas do RS e diretor fundador da Comunidade Te-rapêutica Gideões de Novo Hambur-go “Quem entra no mundo das dro-gas, apesar de conhecer diversas histó-rias de pessoas que tiveram a vida to-talmente destruída pelo consumo de entorpecentes, mergulha fundo e se-quer imagina que se tornará um de-pendente também”. E Luciana con-corda com esta teoria. Em entrevista ao Jornal Povo Cristão, ela contou que o álcool esteve presente em sua vida desde a adolescência. “Eu sabia o que a droga era capaz de fazer com uma pessoa. Apesar de irmos a igreja, meu pai era viciado em álcool, e sempre que estava embriagado se tornava agressivo. Traia a minha mãe e passa-va dias e dias sem voltar para casa, praticamente morando na zona de prostituição”.

“Até completar os meus 31 anos, eu nunca me droguei” diz Luciana. Porém depois de passar por uma série de relacionamentos mal sucedidos, que começaram com uma fuga de casa na pré-adolescência, gravidez aos 15 anos e companheiros promíscuos e agressivos que reproduziam exata-mente o mesmo comportamento de seu pai, Luciana conta que resolveu conhecer a liberdade aos 32 anos, quando se envolveu com um rapaz

bonito e 10 anos mais jovem do que ela, que acabou lhe introduzindo ao mundo da cocaína e do crack de uma forma que a fez perder tudo, inclusive a guarda de seus dois filhos, levando uma vida completamente miserável.

O caso de Luciana ilustra muito bem o que dizem os estudos científi-cos a respeito do assunto. Segundo o Relatório Mundial de Combate as Drogas da ONU, só ano passado, mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo consumiram drogas e movimen-taram um mercado de mais de R$ 900 bilhões. Os estudiosos da organização descobriram que ninguém pode se considerar totalmente a salvo: o mal atinge todos os cantos do globo, sem escolher nacionalidade, raça, sexo, religião ou classe social.

No Brasil, a overdose de drogas é responsável direta por ceifar aproxi-madamente 20 mil brasileiros por ano. Ainda assim, é difícil dizer quantas outras mortes acontecem por causas relacionadas ao uso de drogas (violên-cia, acidentes de trânsito, complica-ções de outros quadros clínicos). Fato é que algo precisa ser feito e a Igreja Evangélica tem sido a melhor alterna-tiva para prevenir e recuperá-los dos efeitos devastadores deste mal. “Pre-venir porque, invariavelmente, 99% dos casos de drogadição estão relacio-nados com a destruição dos princípios éticos e morais que sustentam a famí-lia; Recuperar porque apesar de eles chegaram aqui completamente des-truídos, nós sabemos que Deus pode todas a s coi sa s e nEle há esperança”afirma Talvani Marques, presbítero da Igreja Assembléia de Deus de Ivotí que auxilia o pastor Ro-que Serpa em seus afazeres junto as comunidades terapêuticas e a FEC-TERS.

A posição dos pais é essencial no destino dos filhos

O psiquiatra norte-americano Ken Winters - chefe do Centro de

7 AtituDeS PArA DiMiNuir oS riSCoS De uSo De DrogAS NA SuA CASAbaseadas Nos estUdos de KeN WINters, Uma das maIores aUtorIdades mUNdIaIs Na PreVeNção de droGas

• Cultive uma espiritualidade sadia dentro de casa, e que trata refletos no dia a dia. Não adianta ir na igreja no domingo e não colocar nada em prática.

• Os filhos são educados pelo exemplo. Portanto, tire o álcool e a nicotina da sua vida. Eles são fatores de alto risco.

• Resolva os conflitos domésticos com perdão e maturidade. Tanto os conflitos que envolvem seu filho quanto os que não envolvem.

• Se você for separado e viver com o seu filho, faça todo o possível para que ele tenha uma boa relação com o outro genitor.

• Converse com o seu filho, elogie-o, reconheça as suas pequenas conquistas. A rejeição é um dos principais fatores de risco para drogas.

• Estabeleça regras de conduta doméstica e de condutas na rua. (Ligar pra avisar em determinadas situações, por exemplo).

• Supervisione a vida do seu filho na escola e saiba dar ordens. Faça isso com amor e sobriedade, sem ser mandão. Não dê ordens nem estabeleça regras absurdas ou injustas.

oXi – A NoVA DrogA Que ASSuStA A CoMuNiDADe BrASilerA

Quase diariamente, a polícia de algum Estado do Brasil anuncia ter apre-endido a droga pela primeira vez. Não é que o oxi surgiu em tantos lugares em tão pouco tempo. Ele já havia se espalhado sem ser notado. No entanto, como o crack, o oxi é vendido em pedras que, quando queimadas, liberam uma fuma-ça. Inalada, em poucos segundos vai para o cérebro, provocando euforia e bem--estar. Visualmente, são quase idênticas. A diferenciação pode ser feita pela fu-maça, que no caso do crack é mais branca, ou pelos resíduos: o crack deixa cinzas, enquanto o oxi libera uma substância oleosa. Por causa da dificuldade em distinguir uma droga da outra, é impossível ter exata noção da penetração do oxi entre os usuários. O crack não é uma droga cara, mas o oxi é ainda mais barato, em função disso é a droga que mais de dissemina atualmente.

O lado mais assustador do oxi talvez seja a carência de dados sobre seu al-cance no território brasileiro. Hoje, é consumida em todas as classes sociais.

Revista Veja – 06/05/11.

15Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão cAPA

DrogAS

Não eXiSte NÍVel Seguro De CoNSuMo De DrogASCom INFormações da reVIsta VeJa

A ideia de que dá pra consumo certas drogas com moderação é falsa.

Mesmo o álcool é perigoso consumido em pequenas quantidades.

Ele pode ser a porta de entrada de inúmeras outras drogas, e ficar

dependente está ligado mais a fatores químicos e sociais do que de

domínio próprio e moderação.

• ÁlCOOl: Provoca coma alcoólico se ingerido em grande quan-

tidade, facilita a cirrose e a hepatite, engorda, provoca hepatite,

hipertensão e problemas cardiovasculares. Danifica o cérebro e

causa perda de memória. É a droga mais consumida no Brasil, e

a que mais provoca danos.

• MACONHA: Tira o interesse pela vida e pelas atividades coti-

dianas. Acaba com a memória e com a capacidade de raciocínio.

Aumenta as chances de problemas cardíacos e esquizofrenia..

• COCAÍNA: Acaba com o desejo sexual e degenra os músculos.

20% das pessoas que experimentam tornam-se dependentes.

• CRACK: Mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. Sua fumaça demora menos de 10 segundos pra atingir o cérebro. Tem efeito potente e causa dependên-cia no primeiro uso. Prejudica rapidamente o convívio social, produz depressão, AVC, queima o sistema respira-tório e pode levar à morte em poucos anos.

VoCê SABiA?• O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo.• Cerca de 20% dos jovens de classe média já experimentaram

drogas no Brasil.• O crack é de cinco a sete vezes mais potente do que a coca-

ína.• A maconha é dez vezes mais cancerígena que o cigarro. • A maconha tem mais de 400 substâncias químicas que atin-

gem o cérebro dos bebês.• Dirigir sob o efeito de maconha pode triplicar o risco de se

envolver em um acidente fatal de trânsito. • 80% dos homens que se envolvem com drogas, se iniciam

em práticas homossexuais[ F o n t e : UFrJ e aNtIdroGas]

pesquisas de abu-so de drogas por adolescentes da Universidade do Minessota - têm dedicado sua car-reira ao estudo dos mecanismos sociais de depen-dência e preven-ção de drogas. Em seminário oferecido na sede do governo do Estado de São Paulo, no mês de junho, Winters apresentou um resumo das situa-ções de risco de uso de drogas, e como se preve-nir delas.

As conclusões dos estudos de Winters têm influenciado a política anti-drogas do governo norte-americano para adolescentes, e coroam tudo o que os princípios cristãos já diziam: O pesquisador descobriu que a escola e a comuni-dade onde o jovem está inserido influenciam sim em suas escolhas, mas o principal elemento de risco para o vício em drogas é a falta de estru-tura dentro da família, e são os pais os agentes de maior influência (benéfica ou maléfica) so-bre os seus filhos.

Para Winters, o maior risco de uso e abuso de drogas é encontrado entre os adolescentes de famílias que vivem em conflito, aonde há au-sência de um dos genitores (especialmente a figura paterna), e aonde já há histórico de uso de álcool ou outras drogas. Segundo Sussman, em sua obra intitulada “A correlação do ‘abuso de substâncias e a dependência química’”, o uso de drogas é mais preocupante em famílias de pais separados, uma realidade em constante crescimento no Brasil. De acordo com a última pesquisa de Registro Civil do IBGE, realizada em 2009, o número de divórcios atingiu nos últimos dois anos o patamar mais elevado desde 1984, ano de criação da pesquisa.

Hoje Luciana tem 38 anos, e há 6 anos reconstrói os caquinhos deixados por sua depen-dência fulminante. A disciplina por lá é rígida: há horários pra levantar, pra deitar, regras de conduta e atividades domésticas que devem ser cumpridas. A ideia é justamente reconstruir os valores familiares que faltaram e conduziram ao

vício. Há 2 anos na casa, Luciana já é líder de um grupo de internas mais novas. Ela recebeu a equipe do “Povo Cristão” com o coração aber-to e sem nenhuma vergonha do passado. “O que eu quero mesmo é que minha história de vida sirva de exemplo para outras pessoas que querem procurar ajuda e não conseguem pedir. Eu sou a prova de que há uma luz no fim do túnel e esta luz é Jesus”. Ken Winters, o pequisador que concluiu sua apresentação acadêmica falando sobre importância da família no combate a dro-gição, não é cristão mas foi enfático em afirmar: “a fé é a mola propulsora que traz de volta a superfície aquelas pessoas que chegaram ao fun-do do poço.” Crer é um dos pilares fundamentais na prevenção e no tratamento da dependência química. Portanto, segue firme Luciana. Você é a prova viva de que com esforço tudo é possível. O que o diabo te roubou, Deus te devolverá em dobro!

A PriNCiPAl CAuSA DA DrogADiÇãoSegundo o pesquisador so-

cial Vaillant a ausência de uma relação calorosa e diária com o pai é identificada na grande maioria dos casos de envolvimen-to com drogas, o mesmo não acontece no caso de ausência materna. "Mães que proporcio-

naram cuidados inadequados não aumentaram as chances de ter filhos ‘drogados’, se compara-do a mães que proveram relações calorosas a prole”. Identifica-se, portanto, uma relação direta en-tre o uso de drogas e a ausência da função parterna.

Quero AJuDAse VoCË deseJa saber maIs INFormações sobre Casas de reCUPeração No estado eNtre em CoNtato Com a FeCters (Federação das ComUNIdades teraPêUtICas do rs)

• www.fecters.com.br

• (51) 3593.1149 / 3527.0266

[email protected]

"o que eu quero mesmo é que minha história de vida sirva de exemplo para outras pessoas que querem procurar

ajuda", diz Luciana oliveira ao editor do jornal Povo Cristão.

Pastor roque Cerpa, presidente da FeCters.

17Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão gerAl

Cobertura espiritual e ministerial“o PriNCÍPio DA CoBerturA

eSPirituAl é NoS

ColoCArMoS DeBAiXo Do

CABeÇA, Que é JeSuS”.

a cobertura espiritual e ministerial funciona como um corpo. assim como a cabeça orienta o resto do corpo. isso é jesus, “ele é a cabeça do corpo, da igreja” (Cl 1:18). jesus diz que tudo o que falou e ensinou, não falou dele mesmo, mas falou da parte do Pai que o enviara. ele que estava com o Pai desde o princípio, pode revelá-lo e falar das coisas que viu junto ao Pai. jo. 8.38.o princípio da cobertura espiritual é nos colocarmos debaixo da cabeça, que é jesus, o receber como senhor e salvador de nossas vidas e confessá-lo como “Cristo, o Filho do deus Vivo.” mt 16.16 . esta confissão é a chave para entrar para a igreja (corpo de Cristo), após esta confissão sincera, estamos debaixo da cobertura do espírito santo, debaixo da Cabeça. no salmo 133, a bíblia traz o corpo como analogia ao Corpo de Cristo. na segunda parte do verso dois, o óleo desce para a barba de arão. esta barba simboliza a lideranças da igreja. desde o antigo testamento os anciãos, os barbudos (zaquenim), eram respeitados por sua sabedoria e

experiência e tomavam parte no tribunal da cidade. anciãos dirigiam as sinagogas e, depois, as igrejas cristãs (at 14.23). os presbíteros se dedicavam à direção das igrejas, ao ensino da doutrina cristã e à pregação do evangelho. a palavra grega presbyteros quer dizer ancião, embora fosse usada para os líderes cristãos sem referência à sua idade. o texto fala que a barba que recebe o óleo é a barba de arão, está mencionando o sacerdócio escolhido por deus. jesus concedeu dons ministeriais, uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. o óleo santo vem dos céus, dado pelo Pai através de jesus nossa cabeça, liberado através de seus ministros, sua barba. a barba natural cresce em várias direções, assim temos denominações diferentes e com estratégias distintas, contudo todas apegadas a Cabeça.a nós ministros do senhor, barba de Cristo, cabem-nos a santida-de, pois a sujeira da barba contamina o óleo que descerá até as orlas das vestes. Temos como ministros o privilégio de receber o óleo diretamente do nosso senhor, mas também a responsabilidade de zelar por ele e transferi-lo inalterado.

Samir é pastor da Igreja da Comunhão ÀGAPE – São Leopoldo

Pr. Samir ZanottiMomento histórico para música gospelAsaph Borba grava DVD comemorativo aos seus 35 anos de ministério com a participação dos nomes mais representativos da música evangélica brasileira

P o r ozIeL aLVes

“Quem vê de longe, não sabe pelo que eu passei. Rastros de Amor quero deixar aqui, para que aqueles que seguem meus passos, nunca venham se desviar de Ti”. Foi com esta música ( a única iné-dita ) de melodia simples e letra profundamente biográfica, que Asaph Borba iniciou a gravação de seu segundo DVD, intitulado Ras-tros de Amor, uma super produção da Som Livre comemorativa aos seus 35 anos de ministério do can-tor.

Se durante todos este anos, Asaph viajou o mundo com seu violão e voz, levando a palavra de Deus de forma pura e simples, ago-

ra foi o momento de ele ser honra-do em alto nível por isso. Na noite do dia 23 de Junho, quando muitas religiões comemoravam o feriado de Corpus Christi, milhares de pessoas lotaram o suntuoso templo da Primeira Igreja Batista de Curi-tiba (PR) para prestigiar Asaph e as dezenas de amigos que tiveram a oportunidade de participar deste momento histórico para a música gospel no Brasil.

O DVD - que contou com uma super produção de palco, com lead de altíssima resolução e ilu-minação de ponta- é o 70º de sua carreira e contou com as participa-ções de Ana Paula Valadão, Lud-mila Ferber, Fernanda Brum, Ger-son Ortega, Sóstenes Mendes, Alda Célia, Adhemar de Campos, Da-niel Souza, Paulo Figueiró entre outros sobretudo membros da fa-

mília do adorador. Ao todo foram 17 canções e alguns espontâneos que surgiram entre uma canção e outra. Ana Paula Valadão cantou as músicas “Eis-me Aqui”, “Alto Preço” junto com todos os outros adoradores e “Medley de Vitória” composta pelas canções: “Toca a Trombeta”, “Nós Somos o Povo” e “Canto a Ti, Senhor (Aleluia)” com Massao Sugihara que fez questão de salientar “aprendi a ad-mirar o Asaph por aquilo que ele vive fora dos palcos”.

O DVD gravado na abertura do Congresso Multiministerial Louvação 2011, realizado regular-mente pela 1ª Igreja Batista de Curitiba em breve deve chegar nas lojas de todo o Brasil. Que venham mais 35 anos de ministério e seus rastros de amor sejam seguidos por onde quer que ele vá.

Pro

moç

ão v

álid

a at

é 31

/07/

11 o

u en

quan

to d

urar

o e

stoq

ue

Associa a leitura de narrativas bíblicas com atividades lúdicas para que as crianças conheçam a história de Deus e de Jesus

com a humanidade e aprendam, de forma participativa e divertida, como viver a fé e o amor cristãos na vida cotidiana.

LançamentoLançamento

20 páginas – 21 x 24cm

20 páginas – 21 x 24cmdepor

cada

R$ 9,00R$ 6,30

Rua Amadeo Rossi, 467 – Morro do EspelhoSão Leopoldo/RS – Tel.: (51) 3037-2366

VOCÊ ENCONTRA ESTESE OUTROS LIVROS AQUI:

ESTACIONAMENTO GRATUITO

18 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãosocIAl

Amor altruístaVocê sabe o que é altruísmo? segundo o dicionário houaiss, altruísmo é a preocupação com a felicidade e o bem estar dos outros. simplificando: o problema do meu irmão é o meu problema, a dor dele é a minha dor. o contrário de altruísmo é o egoísmo: aquele que se preocupa somente consigo. Voltando a nossa pergunta: Você tem amor altruísta? Qual tem sido a sua atitude diante de sua família, de seus irmãos em Cristo e das pessoas a sua volta? um exemplo maravilhoso e belíssimo de altruísmo encontra-mos em lucas 10.25-37, a Parábola do Bom samaritano. o persona-gem central da historia é um homem que descia de jerusalém para jericó. segundo os comenta-ristas, essa estrada que ia de jerusalém a jericó era uma descida de 900m, com aproximadamente 25 km de extensão, portanto, era um trajeto cheio de perigos, onde os ladrões daquele tempo aproveitavam para roubar os viajantes, muito parecido com o que ouvimos diariamente nos noticiários. entre as muitas lições que pode-mos retirar deste texto bíblico, desejo compartilhar com você 3 aspectos importantes que nos falam sobre o amor alTruÍsTa. Vejamos:1ª lição - desCer do PedesTal da soBerBa. (v.31,32). observe a atitude do sacerdote e do levita, eles representam a classe alta da sociedade judaica, os quais se achavam melhores que os outros. em mt 23.4 jesus condenou a atitude desses líderes para com seus irmãos. assim nos relata o tex-to bíblico: “amarram fardos

pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos.” o sacerdote e o levita representam o crente que vive uma religiosidade vazia, sem compromisso com deus, com a igreja e sem amor ao próximo.2ª lição – se idenTiFiCar Com a dor do ouTro. (v.33,34) a Bíblia diz que o samaritano “Viu” o homem caído ali naquele lugar assim como o sacerdote e o levita, mas a diferença é que o samarita-no “sentiu muita pena dele”. os samaritanos eram pessoas que os judeus odiavam (que lição de jesus para aquele mestre da lei). o relato bíblico diz que o samaritano se aproximou daquele homem sem preconceitos. 3ª lição - FaZer o Bem sem esPerar nada em TroCa (v.34). o samaritano foi ainda mais longe, ele fez mais, sua misericórdia e compaixão eram sem medida. a Bíblia diz que “...o samaritano colocou-o no seu próprio ani-mal...”, em outras palavras: ele Foi a PÉ até a pensão onde entregou aquele homem para ser cuidado, não importando o quanto teria de caminhar a pé. o importante era cuidar daquele ser humano que estava sofrendo. Quantas pessoas precisam que eu e você : olhe para elas, pois gostariam que sua presença fosse percebida; aProXime-se delas, abrindo um espaço para uma conversa, um diálogo; e por fim, sinta a sua dor, dê tempo para ouvir, dê um abraço carinhoso. uma atitude como essa pode ser curativa para uma pessoa que esteja sofrendo!

Elizeu é pastor da Igreja Batista de Niterói, Canoas

Pr. Eliseu da Cunha coluna

o JPc esteve presente no show do oficina G3 no dia 11 de Junho em novo Hamburgo e por lá clicou um pessoal que foi com tudo para se alegrar com essa banda que há muitos anos adora ao senhor com um rock de qualidade, eliminando preconceitos:

» 0 1 – CLeo, N IKoLas, heNr IqUe , LUCas e s I LV Io : INteGraNtes da baNda Corte qUe toCaram aPós o shoW do oF IC INa G3 .

» 0 2 – Cr Ist IaN, J UN INho, LUCas, LUCas, bethaNIa , aL INe e Net INho.

» 0 3 – FerNaNda, PâmeLa , J éss ICa

» 0 4 – Fáb Io samPaIo e t IaGo Garros da baNda taNLaN Prest IG Iam o shoW dos amIGos do G3 .

» 0 5 – maGaL I mooJ eN e oz IeL aLVes do PoVo Cr Istão e aNGeLa .

» 0 6 – robsoN FerNaNdes da rád Io harmoNIa , FerNaNdo e J aCKsoN.

» 0 7 – I sraeL , NataNaeL , matheUs e d IoNataN.

» 0 8 – M iqué iaS, go i , ged iel , Wel i ton e everton.

01 02

03

05 06 07

08

04

» 09 – VoCaL Ista do oF IC INa G3 , maUro heNr IqUe , CLaUdIr da Geração eVeNtos.

» 10 – baNda Laço de V Ida em aPreseNtação Na bat Ista F I LadéLF Ia de GUa Íba /rs

» 11 – CaLebe e maGaL I do JPC Com o oF IC INa G3 .

» 12 – oF IC INa G3 : aLexaNdre aPosaN, maUro heNr IqUe , dUCa tambasCo, JUN INho aFram, J eaN CarLLos e CeLso maChado.

19Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão socIAl

Cláudio é pregador, compositor, ministro de louvor e membro da Igreja Batista Filadélfia de Porto Alegre/RS

viver é uma escolha“eNtão, ló eSColHeu PArA SÍ

toDA A CAMPiNA Do JorDão”

(geN. 13:11)

Viver é a arte de fazer escolhas. e a qualidade de nossas vidas se dá exatamente aí, em saber faze-lá. nossas decisões se dão de todas as formas, desde as mais simples até as mais delicadas. Que roupa vamos colocar para o dia de hoje, as cores que devem combinar, que alimentos ingerir na refeição, que curso vamos fazer na hora de prestar o vestibular, quem será o nosso namorado(a), futuro marido, esposa, que será o pai ou a mãe de nossos filhos. uma decisão inevitavelmente nos acompanha pelo resto de nossas vidas. então decidir, não é uma tarefa tão fácil assim. existem escolhas mal feitas que amarga-mos pelo resto de nossa vidas, tornando-se um verdadeiro fardo existencial.Precisamos ser humildes e recorrer ao auxilio de deus na hora de fazer nossas escolhas. não tenha receio de consultá-lo antes de fazer suas decisões, certamente você estará dando um passo a frente em direção a felicidade.a bíblia nos relata bons exemplos e exemplos que não devem ser repetidos, como foi o caso de ló, que fez sua escolha sobre um desejo que tinha. “levantou ló os olhos e viu toda a campina do jordão, que era bem regada(...) como o jardim do senhor(...). então ló escolheu para sí toda a campina do jordão...” (gen. 13:10.11).a planície do jordão, com o solo rico e abundante provisão de

água, parecia o melhor lugar para ló viver e prosperar. a terra, no entanto, estava poluída, contami-nada pela maldade (gen.13). obviamente, deus nos criou com a habilidade de fazer escolhas. Temos o livre arbítrio, mas assim como ló, muitas vezes, temos essa ilusão de que podemos dirigir nossa própria vida e acabamos nos enganando pela aparência encantadora daquilo que os nossos olhos podem ver. ló foi cegamente cambaleando em direção a tristeza e a condenação que pesava sobre aquele lugar maravilhoso e convidativo. decidiu por aquilo que seus olhos virram e não pela sensatez de consultar a deus. a bíblia nos diz: “não havendo sábia direção, caí o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança”(Provérbios 11:14). É melhor errarmos pelo excesso de prudência, do que agirmos apressados e vitimados pelo impulso. abrão, por outro lado, ficou contente em deixar que deus escolhesse por ele... abrão enxergou a terra como realmente era. ló escolhe e decidiu para sí pelo impulso e perdeu tudo – sua família, sua fortuna, seu tempo e seu futuro.sempre o melhor caminho é se deixar guiar pela consciência de que deus sabe mais do que nós e que não nos custa nada, consultá--lo em oração ou buscarmos o conselho de alguém que nos inspire confiança e integridade moral e espiritual. Consultar a deus evita perdas e transtornos e sua direção nos trará paz e não confusão.

Cláudio Conceição

www.clelianoivas.com.br

Sapucaia do Sul/RS - Rua Otaviano Silveira, 721 - Tel (51) / 3474-21083034-2009

Aluguel de vestidos e trajes para todas ocasiões. Confecção sob

medida de trajes adulto e infantil.

Fone 51. 3402 1818 | Fax 51. 3480 1018Rua Antão Magalhães, 50 - Bairro Cotina - Guaíba / RS

(em frente ao Nacional/Shell)E-mail: [email protected]

VIDRAÇARIA

Vidrosul“Deus é Fiel”

Vidros em Geral | Quadros | SacadasBox para Banheiro em acrílico

e vidro temperado

Orçamento sem compromisso

social

09

11 12

13 14

a noite do dia 11 de Junho continuou depois na Hebrom café em novo Hamburgo, na eletro Praise Gospel com dj macgyver:

» 13 – m ICh a e L e sU m aIa , Pr oPr Ietár Ios do heb r om CaFé . d J m aCG y Ve r e e sPosa meL I ssa .

» 14 – N ICo L e , V I to r , C Ib eL IaNa e mateUs.

» 15 – d J m aCG y Ve r e aLGUNs JoVeNs de Vár Ias IGre J a s P re se N te s N o heb r om CaF é . .

» 16 – d J m aCG y Ve r e FamÍL Ia ; d J CoNJa .

» 17 – ra Fa e L , a d r Ia N I , J éss ICa , PaLoma, r eG INa , PâmeLa , sh IrL e y, Jo z e e WILL Iam.

15 16

10

20 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãolIterAtUrA

o que a cruz tem a ver comigo?na lei que moisés recebeu de

deus haviam várias instruções e

uma delas chama a atenção para

a pena de morte que está escrito

em deuteronômio 21:22 – “se

alguém houver pecado, passível

da pena de morte, e tiver sido

morto, e o pendurares num

madeiro, o seu cadáver não

permanecerá no madeiro durante

a noite, mas, certamente, o

enterrarás no mesmo dia;

porquanto o que for pendurado

no madeiro é maldito de deus;

assim, não contaminarás a terra

que o senhor, teu deus, te dá em

herança.”

Qualquer pessoa que cometesse

algum crime nestas condições e

fosse colocado numa cruz era

maldito de deus. esta era a lei,

esta se tornou a cultura do povo,

a crença do povo. então, passados

centenas de anos, jesus inicia o

seu ministério trazendo esperança

e salvação para o mundo, e os

judeus, que o esperavam de outra

forma, o tratam como perturba-

dor da ordem e o condenam

como um terrível criminoso, sem

ao menos ter cometido um

pecado sequer e a pena é: morte

em madeiro.

imagine o que não se passou na

mente de josé e maria, seus pais;

o que não se passou na mente

dos discípulos, ao verem o mestre

ser condenado pelo seu próprio

povo, como um criminoso e como

maldito de deus. Que terror. acre-

dito que eles deveriam pensar:

Como pode uma lei criada por

deus amaldiçoar o seu próprio

Filho? e aqui está o mistério da

cruz.

jesus se fez maldito em nosso

lugar, para que pudéssemos viver

uma vida que não teríamos direito

por causa do pecado. ele sofreu a

maldição na cruz em nosso lugar.

e sem pecado, levou os nossos

pecados e transgressões. Que

amor, que compaixão de nosso

amado mestre. Como você tem

retribuído este amor maravilhoso,

abundante e envolvente de jesus

hoje? acredito que diante do

sofrimento do nosso mestre, nós

negarmos a nós mesmos, dia a

dia tomarmos a nossa cruz, não

deve ser um sacrifício, mas uma

honra, pelo que ele sofreu em

nosso lugar. jesus está voltando.

Prepare-se!

Filipe é pastor da Igreja Batista Filadélfia de Porto Alegre

Pr. Filipe A. Espindola

QuANDo CriSto VoltAr mAx luCAdo

» thomas NeLsoN

Pensamen-tos sobre a segunda vin-da de Jesus Cristo são in-quietantes. é inevitável imaginar os quadros nar-rados na bí-blia sobre as

sepulturas abertas e as nuvens povoa-das por aqueles que foram fiéis a deus até a morte. além disso, nada mais fi-cará encoberto, e tudo será revelado. mesmo diante dessa imagem espanto-sa e intimidadora, o escritor max Luca-do afirma que a vinda de Cristo será “o começo do que há de melhor”. No livro quando Cristo voltar, o autor explica como os cristãos podem ter esperança, confiança e paz enquanto se preparam para o retorno do Filho de deus. segun-do ele, o melhor ainda está por vir.

MiSSão, CulturA e trANSForMAÇão

dAvId meSQuIAtI de olIveIrA

» ed Itora s INodaL / CLa I

e s te e s tudo busca novos ca-minhos para a prática missio-ná r ia c r i s t ã transformadora em um mundo plural. a alter-nativa proposta é o modelo mis-

sionário comunicativo, que consiste em uma diaconia transformadora e uma teologia da ação missionária testemu-nhal e comunicativa. Uma vez que a missão projeta a igreja no mundo, essa participação precisa acontecer orienta-da ao entendimento, ou seja, a prática missionária acontece em meio ao diá-logo aberto com pessoas, culturas e religiões, em uma relação de mútuo enriquecimento. são apresentadas duas importantes contribuições multidiscipli-nares: a teoria da ação segundo Jürgen habermas e o pensamento debole em Gianni Vattimo. o ponto de partida é o contexto socioeconômico da américa Latina, com tantas injustiças e desigual-dades, no qual a teologia da missão pode intervir de forma esperançosa e transformadora. Um modelo missioná-rio comunicativo potencializa a prática da justiça, da valorização do ser huma-no e da transformação social.

DeuS: Seu MAior AliADo NoS MoMeNtoS De Dor

JonI eAreCkSon tAdA

» thomas NeLsoN

momentos de dor pro-funda geram questiona-mentos inte-r iores por p a r t e d e quem está sofrendo. “s e d e u s p o d e m e

curar, por que ele ainda não fez isso?”. Joni eareckson tada questionou duran-te anos o propósito da dor, e agora apresenta uma descoberta magnífica: um Criador que pode operar uma cura mais sublime que a física, e ainda lhe oferecer a esperança de uma felicidade plena, apesar das circunstâncias.Neste relato eloquente de sua luta con-tra a dor física, Joni oferece uma nova perspectiva sobre a cura divina, os pro-pósitos de deus e o que realmente sig-nifica viver em contentamento. a trilha que leva a esta descoberta pode ser cheia de espinhos, mas a autora garan-te que, na companhia do Criador, a ca-minhada compensa.

trANSForMe Seu MAriDo Até SeXtA

kevIn lemAn

» mUNdo Cr Istão

se você se sente sozi-nha ou tem a sensação de falar com as paredes mui-t as vezes , este livro é para você. muitas mu-lheres pas-

sam por isso todos os dias. Não se sen-tem amadas, as principais decisões do casal parecem partir somente dela, sem ajuda ou participação do cônjuge. transformar seu marido em cinco dias... é possível? Kevin Leman acredita que sim. este não é um livro de receitas prontas, mas um guia prático, repleto de dicas preciosas, para que grandes mudanças aconteçam. dr. Leman sabe que promover mudanças no casamento não é fácil. tudo começa com você e sua motivação e seu desejo de fazer as coisas funcionarem no casamento. seja um agente de transformação no seu relacionamento conjugal e vivam felizes para sempre!

A reNoVAÇão Do CorAÇão

dAllAS WIllArd

» mUNdo Cr Istão

Novo nascimento não combina com velhos hábitos.de forma geral, quem se convertia até uns 30 anos atrás ainda deve lembrar do que a maioria dos pastores costuma-va bradar dos púlpitos: “Você tem que mudar tudo em sua vida para seguir a Jesus!” mas alguma coisa aconteceu nas últimas décadas, e o discurso mu-dou. Para não criar antipatia contra o rebanho, nem afugentar potenciais fi-éis, muitos líderes passaram a inverter a lógica, e garantem que não é preciso mudar nada para seguir a Jesus. Para dallas Willard, ninguém nasce de novo para continuar sendo o que era antes. Por isso a estranheza que tal falta de solidez espiritual lhe causa – fraqueza esta que, a seu ver, tem sido a ruína do povo de deus. o que falta a essa gente que carrega o nome de Cristo, mas se recusa a imitar o caráter do salvador? a resposta está em a renovação do co-ração, defende o que chama “transfor-mação do espírito”, um processo divino por meio do qual cada elemento do ser se harmoniza com a vontade do Criador.

DeuS eStá MAiS Perto Do Que VoCê PeNSA

John ortberg

» V Ida

Você r ea l -mente deseja conhecer a deus. No en-tanto, como se relacionar com alguém que não apa-rece. onde deus está?saiba que ele

está mais perto do que você pensa. mais ansioso em fazer contato do que você imagina. Contudo, encontrar deus em meio à implacável pressão da vida diária pode ser muito difícil. ele está em todos os lugares, mas é preciso aprender a reconhecê-lo em meio ao cotidiano.John ortberg usa seu habitual bom hu-mor simples e seu dom de contar histó-rias para mostrar o prazer de ter um relacionamento íntimo com deus. “deus está mais perto do que você pen-sa” trata do desejo fundamental que você e deus compartilham e de como você pode experimentar sua realização. aceite o convite

literatura

Rua Tiradentes, 324 - Alvorada | Guaíba - RS

Fone:

3480.1828

Mudança de Categoria (A,B, D)1ª Habilitação (carro e moto)

Permissão Internacional2ª via e Reciclagem

Renovação

soluções personalizadaspara suas necessidades

CFC NunesCFC Nunes

www.cfcnunes.com.br

CREDENCIADO PELO

Venha conferir nossos DVd’S de filmes, Pregações e Louvores, vendemos Bíblias, Livros, Cds, Artigos para Presentes, material escolar.

Parcelamos suas compras

nos cartões HIPERCARD E

BANRICOMPRAS.

Fones: 3491-2707 / 96467507

Rua Paraná 252, Parque 35 / Guaíba

21Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão músIcA

onda gospel Artistas do Sul

2º FestIvAl de BAndAs gosPel de cAmPo Bom 2011E está chegando o 2º Festival de Música Gospel e1º Festival de Intérpretes Gospel de Campo Bom. Pela segunda vez a cidade, que na região sul se destaca no apoio à música gospel, está se preparando para esse grande evento. Só que este ano a Administração Municipal tem novidades para a segunda edição, cujas inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de julho. Desta vez, além de bandas gospel participarem do evento, mais uma categoria foi criada: Intérpretes Gospel, que também deverão interpretar músicas inéditas ao vivo, com a única diferença de terem acompanhamento de som em playback.

o primeiro festival em 2010

A iniciativa da Administração Pública em organizar mais uma vez

o evento voltado a esse estilo musical nasceu no ano passado, com a cons-tatação de que há um número ex-pressivo de músicos e bandas dedi-cadas ao estilo gospel na cidade.

No dia 19 de Dezembro de 2010, durante o Natal da Integração, após as etapas classificatórias realiza-das em Outubro, uma nova banda gospel ganharia destaque na região. Antes da apresentação do cantor Re-gis Danese, cinco bandas se apresen-taram para o público presente no Largo Irmãos Vetter: Banda Jota 3.16, Ecomus, Holy House, Elyon Sul e Heart In Fire.

A música Meu Louvor da ban-da Holy House foi selecionada pelos jurados como a melhor canção do Festival, onde foram considerados pontos como a letra, ritmo, arranjo, interpretação e performance. Além disso, a banda também recebeu o troféu de melhor intérprete para Guto Souza, vocalista.

etapa classificatória em 2011

As inscrições para o 2º Festival de Música Gospel e 1º Festival de Intérpretes Gospel já estão abertas e se estendem até o dia 29 de julho. Cada intérprete ou banda terá que entregar um CD contendo uma mú-sica original e inédita. Ela será ava-liada por uma comissão julgadora que analisará itens como letra, ritmo, arranjo e interpretação. Do total de inscritos, 24 serão selecionados - 12 de cada categoria - para a etapa clas-sificatória marcada para os dias 20 de agosto (para intérpretes) e 21 de agosto (para bandas) no auditório Marlise Saueressig, do Complexo Cultural do Centro de Educação Integrada, onde os classificados se apresentam ao vivo para a comissão julgadora. Nesta noite, quando será gravado o DVD do festival, serão conhecidos os dez finalistas do con-curso - sendo cinco para cada cate-

goria - cuja final será no dia 11 de dezembro, durante a programação do Natal da Integração, no Largo Irmãos Vetter.

regulamento e inscrições

As inscrições poderão ser reali-zadas de 13 de junho a 29 de julho de 2011 pelo formulário disponível

no site www.campobom.rs.gov.br, através do link “Festival de Música Gospel de Campo Bom”. É impor-tante ler todo o regulamento, inclu-sive relacionado às bandas gospel que deverão ter um percentual dos integrantes residentes na cidade, as-sim como os intérpretes individuais.

C r o N o g r A M A

Período de Inscrições01 de junho à 29 de julho de 2011

Etapa Eliminatória (triagem) – se houver necessidade

06 de agosto de 2011

Divulgação dos classificados para o Festival

09 de Agosto de 2011

Reunião para definição de passagem de som

11 de Agosto de 2011

Divulgação da ordem de passagem de som e apresentação do Festival

12 de Agosto de 2011

1º Festival de Intérpretes e 2º Festival de Bandas Gospel de Campo Bom – Fase Classificatória dos 5 (cinco) finalistas.

20 e 21 de Agosto de 2011

Divulgação da ordem de passagem de som e apresentação da Final do Festival

20 de novembro de 2011

Final do 1º Festival Gospel de Campo Bom

11 de dezembro de 2011

O cronograma está sujeito a alterações.

Banda Corte Nas palavras do vocalista Nikolas, a banda Corte é “mais que uma banda, é uma FamÍLIa!”. Formada no ano 2000, Corte conta hoje com a sua terceira forma-ção: Nikolas (voz e violão), Cléo (guitarra), Lucas (gui-tarra), henrique (contrabaixo) e silvio (bateria) que juntos, produzem um som de certa forma diferente do convencional. Influenciada pelo estilo pop-punk das bandas americanas, os rapazes trazem a tona em suas letras os problemas do cotidiano na vida dos jovens, sempre se preocupando em apontar para a solução destes problemas que é Cristo.membros do ministério batista Cristo é a Vida de Novo hamburgo, além de estarem trabalhando na produção do primeiro Cd, o grupo tem apresentado belas per-formances, com destaque para as apresentações em eventos como a 3ª edição do Canta Nóia em maio,

organizado pela banda, além do encerramento do show do oficina G3 e participação na Festa dos Povos no mês de Junho.essa banda é com certe-za, não apenas uma pro-messa, mas o presente e o futuro de jovens levi-tas comprometidos com a obra do mestre Jesus.Colaboração de Calebe salvia, robson Fernandes e geder dutra, da luz no mundo Produções. o cadastro de bandas pode ser feito através de [email protected] ou Fone 9699-9333.

Foto: dormIs art WorK

Nome: Banda CorteInfluências: Stellar Kart, Relient K, Hawk Nelson, P.O.D., Rodoxestilo musical: Rock/ pop-punkTwitter: @bandacorte email/MSN: [email protected]: B. CORTE - Perfil IIFone: (51) 8128.0046 - Nikolas

22 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãocds

o microfone da voz no culto

Voz do pastor, voz do líder de louvor, dos vocalistas ou até a voz de um irmão que vai até a frente repentinamente para dar um testemunho. Como tirar o proveito melhor destes microfones?a qualidade de som na igreja depende de vários fatores. Vamos comentar aqui somente o fator microfone da voz. Primeiro, é necessário ter consciência e um pouco de conhecimento por parte dos usuários. É muito simples!em geral, os microfones funcionam basicamente da mesma forma (do mais barato ao mais caro). segurando um microfone na mão ou estando na frente de um microfone preso em um pedestal, é importante certificar-se de que ele esteja apontado para a boca, na direção em que o usuário estiver falando.É comum ver pessoas segurando o microfone paralelamente ao corpo com a cápsula em direção ao teto e não em direção à boca. esse cuidado é necessário por causa do "eixo de captação" do microfone.uma regra bem simples irá ajudar a entender melhor sobre o "eixo de captação". imagine que o microfo-ne seja uma lanterna (essas de pilha que se leva no porta-luvas do carro).se seguramos a lanterna paralelo ao corpo, ela irá iluminar o rosto mas com o foco apontado para cima. ao direcionar a lanterna para a boca, o foco estará no local certo.Pense no microfone como sendo uma lanterna e "ilumine" sua boca, mantendo-o a uns dez centímetros de distância. É a posição em que o microfone estará captando a voz com melhor qualidade.

em segundo lugar, o operador da mesa de som tem que estar ligado ao que está acontecendo no culto. o operador (ou técnico) também é um adorador e, como tal, deve estar atento às necessidades do encontro.

o téCNiCo De SoM é o reSPoNSáVel Por FAzer AuDÍVel tuDo o Que DeuS eSteJA FAlANDo eM uM eNCoNtro DA igreJA. eSSA é A ADorAÇão Do téCNiCo.

um vocalista pode fluir em cânticos ou palavra profética no meio da adoração. isso tem que ser valorizado por quem está na mesa. neste momento, levante o volume do microfone e retorne depois para onde estava.Às vezes um irmão vai à frente compartilhar uma palavra e utiliza o microfone de alguém. neste momento é necessário um ajuste momentâneo naquele microfone.o técnico de som é o responsável por fazer audível tudo o que deus esteja falando em um encontro da igreja. essa é a adoração do técnico.então, a consciência por parte dos usuários e dos técnicos ajudará bastante nos cultos. Claro que existem mais coisas que poderiam ser feitas mas essas duas dicas ajudarão bastante a melhorar o som durante o culto.

BeAtriz voCê é umA benção

» mK mUs IC

a primeira coisa que chama atenção a quem ouve beatriz é seu timbre. Grave, penetrante e poderoso, o que é muito bom, diga-se de passagem. Nesse pri-meiro trabalho para a mK music, beatriz coloca toda essa força para conclamar a igreja a se levantar, como em “é ago-ra”, faixa que abre o álbum dessa can-tora com 12 anos de carreira. a produ-ção ficou por conta de silvinho santos, que optou por um tom mais clássico ao álbum. sem muitos modernismos, me-tais mexicanos aparecem em “ele é” que vira uma salsa-merengue, uma ba-lada em “matemática de deus” que oferece uma letra interessante, e um forró surge em “homem e mulher de deus” que está pronto para levantar o pó de muito banco de igreja por ai. mas é o vigor da interpretação de beatriz que é o seu ponto forte, o que sem dú-vida, anima o ouvinte.

giSele NASCiMeNto rIo de mIlAgreS

» L INe reCords

Facilidade para cantar não falta à Gise-

le Nascimento. Parte disso se deve à sua formação, já que Gisele vem de uma família inteira de cantores. em rios de milagres , ela agora mostra seu lado mais maduro, depois de 4 álbuns. temas como fé, perseverança, comunhão com deus, esperança e vitória predominam nas letras. o disco tem participação do marido da cantora, rogério teixeira; do pai, tuca Nascimento que é também o produtor e maestro; e do irmão, micha-el Nascimento, em “Não me esquecerei de ti”. bem cuidado e direcionado aos amantes das composições mais pente-costais, este trabalho de Gisele pode ser considerado o mais elaborado. temos gaitas em “o poder da fé” e belas cor-das em “Certeza da resposta” , onde ela diz “não importa o tempo da espera/o importante é a certeza da res-posta”. é um disco de belas baladas essencialmente, como o 6/8 de “ele vem”, no melhor estilo bill Gaither, onde Gisele pode ter mais espaço para sua voz. e temos até a versão de “Look What has done”, sucesso na voz de Jaci Velasquez que aqui ganhou o título de “Não existe amor assim”.

ASAS DA ADorAÇão CAnção do SIlênCIo

» oN ImUs IC

Coloque o cd no carro ou ligue o iPod e deixe rolar, para que a música lhe ins-pire a ter momentos de intimidade do deus. Parece ser essa a intenção de Canção do silêncio, relançamento do ministério asas de adoração, liderados por Nelson e Christie tristão. são na verdade 15 trilhas, num trabalho dife-rente do que se está acostumado a ver por aqui , mas muito comum nos esta-

dos Unidos. os chamados cds devocio-nais ou instrumentais cristãos trazem essa atmosfera intimista, com muitos teclados e efeitos. bom para ter como opção quando não se quer escutar mais nada, só a voz de deus.

SAMir MACHADodeCIdo por tI

» INdePeNdeNte

samir machado, integrante da Igreja em Porto alegre, tem coragem. Fazer um trabalho sem o apoio de uma gravado-ra, mas ao mesmo tempo tendo liber-dade criativa, é sobreviver ao risco de dar ou não dar certo. em decido Por ti, samir dá um passo de fé. de forma sim-ples, até ingênua muitas vezes, suas composições versam sobre a busca e permanência no caminho da fé em Je-sus, como em “decido firmemente” e “quero te Conhecer”. seu vocal não é o ponto forte. mas o que chama atenção mesmo é o instrumental. o time impõe respeito: alexandre Vieira, daniel “Ca-beça” Vargas, marcos “Giba” Gibran fazem uma cozinha moderna, compe-tente e afinadíssima. a qualidade do som parece ter se perdido um pouco na masterização, mas nada que afete a qualidade das composições. segue o caminho, samir.

CDs

513566.2073Marques do Herval, 582 Centro - São Leopoldo

móveis sob medida

(51) 35891575Rua Lindolfo Collor, 1340 Centro - São Leopolo - RS

www.sulmusic.com.br

Abner é técnico e gerente de produção da Life Produção e Gravação

Abner Borba

23Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão cIFrAs

cifrasministrar o louvor requer preparodavi viveu em um tempo em que a arca não estava presente em israel. ela tinha sido levada pelos filisteus e a adoração era realizada em lugares distintos, ora em gibeá ora em hebron. Cada um adorava em algum lugar e assim o sacerdócio era meio disperso. samuel 16: 17 fala que o rei saul sofria atormentado por maus espíritos. Para tentar afastar este mal, ele pediu: busquem- me um homem que toque bem, seja forte e corajoso, homem de guerra, sisudo em palavras, e de boa aparência pois o senhor é com ele. então, vamos lá: 1 – saber tocar: muitas vezes o ministro culpa a igreja por não participar do louvor, mas como irão participar se o ritmo, a afinação e a dicção são mal executadas e as pessoas nem entendem o que está sendo cantado? invista no conhecimento musical! lembro daqueles irmãos que dizem antes de cantar – não ensaiamos nada, nem sabemos cantar, mas vamos cantar pra glória de jesus (como assim? É isso que ele merece?). 2 - Forte e corajoso: não são raras as vezes em que somos afrontados, em meio a ministração pelo inimigo, vejo no ambiente espiritual muita luta para derrubar o louvor ao senhor. Todavia é nesta hora que temos que ser fortes e corajosos para repreender todo principado e potestade! devemos tomar autoridade sobre espíritos imundos e mandá-los embora. 3 – homem de guerra: note que enquanto os homens se preparavam para guerra, davi pastoreava ovelhas e as defendia de leões e ursos! Quer dizer, devemos estar sempre prontos para defender o reino de deus. não acredito em um ministro que não pensa na luta que sua congregação está passando! deve estar junto com o seu pastor na interseção, deve entrar para guerra! não se isole! 4 – sisudo em palavras: significa ter juízo ao falar. lembro-me de um jovem que me perguntou em um estudo o que

falar no meio da ministração? deve-se ler um texto bíblico? eu disse pra ele: “precisamos falar a bíblia, naturalmente, mas as palavras precisam vir do coração”. notamos quando a pessoa tem intimidade com o Pai notamos, e também quando ela não tem. 5 – de boa aparência, pois o senhor é com ele: não existe boa aparência sem uma vida com deus. sem jesus somos feios e pagamos mico! lembro muito de alguns “animadores de palco” que conheci. o início do louvor até era bom, mas depois de um tempo tudo se torna cansativo e melancólico, pois é da carne e não do espírito. nessas horas não adianta falar frases, precisamos nos humilhar e buscar a misericórdia de deus.a comunhão com o Pai através da oração é o que foca nosso olhar para o sobrenatural e nos tira do carnal. não somos perfeitos, por isso estamos congregando todos os dias na busca do crescimento e criando em nós constân-cia espiritual. Por esta razão, se você se sente fraco, talvez depois de muitos anos de ministração de louvor se tornou algo mecânico e vazio, feche seus olhos e fale com o Pai de forma sincera e objetiva e confesse suas debilidades. não tenha vergonha! não seja formal! Todos nós necessitamos nos humilhar e suplicar a presença de deus, diariamente.deus habita no meio dos louvores do seu povo. nós não ministramos louvor, somente! ministramos a presença do Pai através do que mais agrada a ele: louvor e vida de adoração! entende a responsabilida-de? se ele habita onde tem louvor, ele habita no coração da pessoa que abre a sua boca para louvar e declarar o seu reinado. a sua função como ministro, então, é dar suporte as pessoas que querem adorá-lo. Que deus te use cada dia mais. estou no twitter @junioroliveirax e no facebook, deus abençoe e até a

próxima!

Júnior Oliveira é ministro de louvor da Igreja Água da Vida de São Leopoldo / RS

Júnior OliveiraDePoiS De tuDo

RESGATE

a d GPra sempre eu vou andar, sem olhar pra trás jamais a d Ge sempre eu vou saber, que a tua mão me guarda a d G ( F#5 G5 (2x) F#5 G5 em )apenas poder guardar na memória a minha história a d Geu quero fazer parar, meus pés diante da tua casa a d Gpra sempre eu vou entrar, nos teus átrios com meu canto a d Go tempo pode passar, mas não passam os meus sonhos em d/F# G a F#5 G5 b5 a5atravessar o deserto e depois de tudo ainda crer na promessa d/F# G c#5 d G aeu sei, eu sei onde tudo começou d/F# G c#5 d G ae quem eu sei é fiel pra terminar d/F# G c#5 d G ao mal, o mal eu sei bem porque passei em d/F# G aatravessar o deserto e depois de tudo ainda crer na promessa(repete intro) a d GPra sempre eu vou passar, pelo fogo por amor a d Gpra sempre eu quero viver, como um sacrificio vivo a d G Pra sempre poder te dar , aminha longa juventude em d/F# G aviver cada dia como se eu estivesse as vesperaas da tua voltaF#5 G5 b5 a5

d/F# G c#5 d G aeu sei, eu sei onde tudo começou d/F# G c#5 d G ae quem eu sei é fiel pra terminar d/F# G c#5 d G ao mal, o mal eu sei bem porque passei em d/F# G aatravessar o deserto e depois de tudo ainda crer na promessa (introdução)

Obs: Os acordes sublinhados são antecipados ao pulso do compasso.as cifras entre parênteses são notas e não acordes.

24 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãoInFAntIl

VERAZ

O Semae abastece 99,5% da populaçãode São Leopoldo com água tratada.

Conta com um moderno complexo de laboratórios para controle da qualidade da água.

Opera com 30 reservatórios distribuídosem pontos estratégicos da cidade.

ABASTECE A SUA CASA

O Semae é referência na região do Valedos Sinos com 50% do esgoto tratado

Possui três Estações de Tratamento de Esgoto:ETE Feitoria, ETE Vicentina e ETE Tancredo Neves

A rede coletora de esgotos possui 92 Km de extensão.

TRATA O SEU ESGOTO

Você sabeo que o SEMAEfaz por você?

HISTÓRIA DO MENINO SAMUEL (PARTE 1)

Referência Bíblica: 1 Samuel 1:1 a 2:21

Havia um homem da tri-bo de Efraim, chamado El-cana, que vivia na cidade de Ramá, na região monta-nhosa de Efraim. Elcana ti-nha duas mulheres, Ana e Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não tinha. Peni-na, sua rival, provocava e humilhava Ana porque o Se-nhor não permitia que ela tivesse filhos. Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam ao santuário do Senhor, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada. Certa vez eles estavam em Siló e ti-nham acabado de comer. Eli, o sacerdote, estava sentado na sua cadeira, na porta da Tenda Sagrada. Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Se-nhor. E fez esta promessa solene: — Ó Senhor Todo--Poderoso vê a minha afli-ção e lembra-se de mim! Se tu me deres um filho, pro-meto que o dedicarei a ti por toda a vida e que nun-

ca ele cortará o cabelo. Ana continuou orando ao Senhor durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana es-tava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela es-tava bêbada e disse: — Até quando você vai ficar em-briagada? Veja se pára de beber! — Senhor, — respon-deu ela —, eu não estou bêbada. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao Senhor. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito in-feliz e sofredora. Então Eli disse: — Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu! Ela ficou grávi-da e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel. Elcana e a sua família foram a Siló para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e o sacri-fício especial que ele havia prometido. Ana, porém, não

foi. Ela disse ao marido: — Assim que o menino for des-mamado, eu o levarei ao santuário de Deus, o Senhor, para que ele fique lá toda a sua vida. Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló. Samuel era muito novo, tinha dois ou três anos, quando a sua mãe o levou à casa do Senhor, em Siló. Os pais de Samuel ofe-receram o touro em sacri-fício e levaram o menino para Eli. Ana disse: — Eu pedi esta criança a Deus, o Senhor, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu es-tou dedicando este menino ao Senhor. Então eles ado-raram a Deus ali. Ana, a sua mãe, todos os anos fa-zia uma túnica para ele e a levava quando ia com o seu marido oferecer o sa-crifício anual. Então Eli abençoava Elcana e a sua mulher e dizia: — Que o Senhor Deus dê a você e a Ana, a sua mulher, outros filhos para tomarem o lugar do que foi dedicado a ele! Depois eles voltavam para casa. E o Senhor abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o Senhor.

25Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão

agendaPor letícia leite

mIssões

Se você possui algum evento que deseja divulgar entre em contato comigo através destes canais:e-mail [email protected]: @leticialtorres

Julho

» iii VigÍliA MiX goSPel CoM A BANDA rePArADoreSQUANDO: 2/07 as 21:30 ONDE: mIN. aVIVameNto UNçao de deUs GUaJUVIras (FreNte ao CaIC) CaNoas/rs +INFO:[email protected]

» lyDiA MoiSéS QUANDO: 02 e 03/07 ONDE: assembLéIa de deUs dIstrIto beNto GoNçaLVes +INFO: FoneS: (51) 99640385/ 93743800

»MiNiStério ViSão Do AViVAMeNto tráS Pr. MiCHel guiMArãeS QUANDO: 3-7/07 ONDE: aV. VICtor hUGo KUNtz, 2444 FUNdos - baIrro CaNUdos- Nh +INFO: 3582- 4433

»turNê roSA De SAroN No rS QUANDO: 08/07 aS 21hS ONDE: GINásIo mUNICIPaL de esPortes de GUaIba+INFO: www.JoinvilleemPaz.com.br oU (47) 3027.6320 - INGresso: r$ 30,00

»turNê roSA De SAroN No rS QUANDO: 09/07 as 22hs ONDE: aLL Need master haLL em CaxIas/rs +INFO: www.JoinvilleemPaz.com.br oU (47) 3027.6320INGresso: r$ de 25,00 a 60,00

»CoNFereNCiA louVor & ADorAÇão lugAreS MAiS AltoS CoM luCAS SouzA e BANDA QUANDO: 07 e 9/07 as 20hs ONDE: IGreJa da ComUNhão aGaPe aV. sertórIo, 860 - naveganteS - Porto alegre +INFO: PartICIPação da baNda CoadJUVaNtes - www.icaPoa.com.br INGressos r$ 10,00

»reStAurANDo ViDAS C/ DAVi SilVA QUANDO: 09/07 as 19:00 e 10/07 as 20:00 ONDE: IGreJa ProFétICa Geração de daVI rUa 1º de março, 1050 - CeNtro Nh+INFO: 95071853 www.Davisilva.com.br eNtrada GratUIta

»7º CoNgreSSo De MiSSÕeS giDeÕeS MiSSioNárioS QUANDO:9-10/07 ONDE: aUdItórIo VaNessa CeCoNet av. joão Pereira vargaS, PróxiMo a rS 118 saPUCaIa do sUL

»22º FeStA Do PeSCADor CoM ANDré VAlADão QUANDO: 15/07 as 21hs ONDE: tramaNdaÍ/rs +INFO: www.anDrevalaDao.com

»CoNgreSSo regioNAl De JoVeNS CoM A BANDA rePArADoreS QUANDO: 17/07 as 10:00 ONDE: IGreJa do eVaNGeLho qUadraNGULar JaGUarao / rs +INFO: [email protected]

»Dr. MorriS Cerullo QUANDO: 20/07 ONDE: aVIVameNto Para as Nações aV. beNJamIN CoNstaNt, 1773 Porto aLeGre/rs +INFO: 3013.5258

»ANiVerSário Do AViVA teeNS CoM A BANDA rePArADoreS De BreCHAS ONDE: 23/07 ONDE: CeNtro de aVIVameNto Para as Nações Porto aLeGre / rs +INFO: [email protected]

»Noite goSPel No São leoPolDo FeSt/2011 CoM FerNANDA BruM e BANDA rAMAH roCk ONDE: 28/07 aS 21hS ONDE:www.saoleoPolDoFest2011.com.br

»AreNA CoM A BANDA rAMAH roCk QUANDO: 30/07 as 20hs ONDE: IGreJa sara Nossa terra aV. beNJamIN CoNstaNt, 777 Poa/rs

AgoSto

»Pg QUANDO: 14/08 aS 19hS ONDE: assembLéIa de deUs CaChoeIrINha - Pda 55

+INFO: rUa joão FranCiSCo da Silva, n° 84 www.Pgonline.com.br

» SHow CoM A BANDA FDH QUANDO: 20/08 aS 19hS ONDE: IGreJa o brasIL Para CrIsto rs rUa dr maGaLhães CaLVet, 359, CeNtro NoVo hambUrGo+INFO: eNtrada FraNCa

»3° CHiMArreANDo CoM JeSuS CoM A BANDA gAÚCHA lAÇo De ViDASQUANDO: data 20/08/2011ONDE: IGreJa batIsta FILadeLFIaaV. Nestor moUra JardIm, 450GUaÍba - rs, 92500-000+INFO: (51) 3480-6815

»eSColA De ADorADoreS CoM HeloiSA roSA e MiNiStério iPirANgA QUANDO:26 27 28/08 ONDE:IGreJa batIsta boas NoVas rUa dr. João daNIeL hILLebraNd 320 roNdôNIa Nh +INFO: luCiana 3588-0348 www.temPoDecolheitaeventos.blogsPot.com [email protected] - INGresso: r$ 35,00

»o SoBreNAturAl De DeuS eM SuA ViDA QUANDO: 13/08 aS 19hS ONDE: aV GUILherme sCheLL, 2962 FatIma-CaNoas +INFO: mINIstérIo KadoCh, baNda taberNáCULo, mINIstérIo sobreNatUraL INGresso 1KG de aLImeNto oU r$ 2,00.

outubro

»25°CoNgreSSo De JoVeNS De SArANDi C/ lyDiA MoiSéS

QUANDO: 08 e 09/10 as 19:00 ONDE: assembLéIa de deUs rUa mIGUeL ortoLaN, 830 eM Sarandi - rS+INFO: www.lyDiamoises.com.br

» SHow CoM CHriS DurAN QUANDO: 23/10 as 16hs ONDE: IGreJa o brasIL Para CrIsto rs rUa dr maGaLhães CaLVet, 359, CeNtro NoVo hambUrGo+INFO: eNtrada FraNCa

novembro

»CoNgreSSo De JoVeNS C/lyDiA MoiSeS QUANDO: 12 e 13/11 ONDE: rUa qUIrINo GUazeLLI, s/N +INFO: aLessaNdro aLVes 51 97639630

» SHow CoM PAulo CéSAr BAruk QUANDO: 26/11 as 20h ONDE: IGreJa batIsta INdePeNdeNte avenida joão Pereira de vargaS, 2843saPUCaIa do sUL/rs+INFO: (51) 9854-3201 (Pr. MarCoS)

26 Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011PoVo CriStãoIgreJAs PArtIcIPAntes

Igrejas participantes

CIDADE IGREJA ENDEREÇO PASTOR CULTOS

CAMPO BOM IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA PASTOR DOHMS, 33 - CENTRO PRS. FERNANDO E GERUSA MATICOLLI SÁBADO, 20H ; DOMINGO, 19H,

CAMPO BOM IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOÃO XXIII, 714 – CENTRO PR. ROBSON BOEIRA E PRA. REJANE MOREIRA SÁBADO, 20H; DOMINGO, 9H

CAMPO BOM IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS CAMPO BOM AV. BRASIL, 2150 – CENTRO PR. PEDRO DOS SANTOS DUTRA TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, ,

SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H: 19H30,

CANOAS ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA: ALEGRETE, 115- NITERÓI PR. MAURO ROSA TERÇAS, SÁBADOS E DOMINGOS AS 20H

CANOAS MINISTÉRIO DE AVIVAMENTO UNÇÃO DE DEUS

AV. 17 DE ABRIL SETOR 2 QUADRA E Nº 1- GUAJUVIRAS PR. ELISEU FOGAÇA QUARTA-FEIRA, 20H; SÁBADO, 19H30 ;

DOMINGO,19H

CANOAS IGREJA BATISTA DE NITERÓI RUA PRIMEIRO DE MAIO, 1.190 - NITERÓI PR. ELISEU DA CUNHA QUARTA – FEIRA, 19H30; DOMINGO, 19H

CAPELA DE SANTANA

IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ ASSOCIAÇÃO DE MORADORES SÃO LUCAS PR. ELTON PFÜTZ  TERÇAS-FEIRAS ÀS 20H

ESTEIO CENTRO EVANGELÍSTICO ASSEMBLÉIA DE DEUS.    RUA SOLEDADE,1001 –  CENTRO PR. VALTONÍ  R.  CASTILHO  TERÇA – FEIRA, 20H; QUINTA – FEIRA, 20H,

SÁBADOS 20H; DOMINGO, 8H30, 19H  

ESTEIO IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO UNIÃO

RUA OSVALDO KROEFF, 80 - BAIRRO GENERAL OSÓRIO PASTOR JORGE LIMA SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SEXTA-

FEIRA, SÁBADO

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL

AV. HENRIQUE DE PAULA SILVEIRA, 196, PARQUE SANTO INÁCIO PR. LUCIANO ÁVILA QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, DOMINGO,

19H30

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL NA VILA OLÍMPICA – RUA TAQUARA,366 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA, 19H30,

SÁBADOS E DOMINGOS 19H30

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL

EM ALVORADA – RUA HERMES DA FONSECA, 96, BAIRRO FORMOSA QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H30

ESTEIO IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA AV. PRESIDENTE VARGAS, 3376 PR. JANDIR ROSA DOMINGO, 19H30 - TERÇA-FEIRA, 19H30.

ESTEIO IGREJA BRASA RUA SÃO FRANCISCO, 400 – BAIRRO ESPLANADA PR. DANIEL TERÇA-FEIRA,  15H, QUARTA-FEIRA, 20H,

SÁBADOS, 20H, DOMINGO,19H.

ESTEIO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA SÃO BORJA, 93 – BAIRRO SÃO JOSÉ PR.JOÃO FELIX TERÇA-FEIRA, QUINTA, SÁBADO, 20H,

DOMINGO, 19H30

ESTEIO IGREJA PENTECOSTAL CRISTO VIVE RUA GILDO DE FREITAS, 45 – BAIRRO PARQUE SANTO INÁCIO PR. JUAREZ MARINS SILVEIRA QUARTA-FEIRA, 16H; SEXTA-FEIRA E

DOMINGO, 19H30; SÁBADO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA SEMEADORES DO REINO

RUA DANTE RAZEIRA N° 12 PRÓXIMO, AO TERMINAL FÁTIMA, BAIRRO FÁTIMA

PASTOR SERGIO FERNANDES BATISTA E ANA PAULA DOMINGO 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H.

GUAÍBA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA RUA NESTOR DE MOURA JARDIM, 450 AP. SIDINEI CONSTEILA E LEONIDIA MARTINS CONSTEILA. DOMINGO 19H

GUAÍBA 1ª IGREJA BATISTA DE GUAÍBA RUA SÃO GERALDO N° 206, BAIRRO ERMO PASTOR GASTÃO PACHE DE FARIA DOMINGO 9H00 - 19H30, QUARTA 19H30 , SÁBADO 19H30

GUAÍBA IGREJA VÓZ DO EVANGELHO PLENO RUA MACEIÓ N° 106, BAIRRO SANTA RITA MISSIONÁRIO ANTONIO DE SOUZA ALVES QUARTA 19H30 , SÁBADO 19H30, DOMINGOS 19H30.

GUAÍBA MINISTÉRIO INTIMIDADE LOUVOR E ADORAÇÃO

RUA SÃO JOSÉ N° 455, SALÃO DO JONAS MODAS, CENTRO

PASTOR ROBERTO SANTOS E JOANA DOS SANTOS SEXTA 19H, DOMINGO 19H.

GUAÍBA IGREJA MENSAGEM DE PAZ AV. OSVALDO JARDIM N° 372, BAIRRO COHAB PASTOR RODNEI DA SILVA COSTA SEGUNDA 20H, QUINTA 20H, SEXTA 20H E

DOMINGO 20H.

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA RUA GOIÁS N° 306, BAIRRO PARQUE 35 PASTOR WILSON PEREIRA SÁBADO 19H30, DOMINGO 19H30.

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA

RUA FLORIANÓPOLIS N° 326, BAIRRO SANTA RITA PASTOR WILSON PEREIRA TERÇA 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H E

DOMINGO 19H30

GUAÍBAIGREJA TEMPLO EVANGELICO ESPIRITO SANTO NAZARENO PETENCOSTAL

RUA PIAUI N° 211, BAIRRO CORONEL NASSUCA PASTOR JOÃO ELCI M. SASSO QUARTA 15H, SÁBADO 9H E DOMINGO

19H30

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA

RUA PEDRO CORREIA DIAS N° 199, BAIRRO VILA IOLANDA PASTOR WILSON PEREIRA TERÇA 19H30, QUARTA 19H30 E SÁBADO

19H30

GUAÍBA IGREJA CRISTO ÚNICA ESPERANÇA RUA PROGETADA N° 94, BAIRRO PARQUE DO NOLI PASTOR SILMAR RIBEIRO VASCONCELOS QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DO MADUREIRA RUA MACEIÓ N° 14, BAIRRO SANTA RITA PASTOR ADAMES PAZ DA SILVA QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA CRISTO E A ÚNICA ESPERANÇA

RUA CLODOALDO BRIDI N° 425, BAIRRO VILA IOLANDA PASTOR ELOIS SANTOS PEIXOTO QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA MANANCIAL DA GRAÇA RUA DA BALANÇA, 302 BAIRRO SHELL PASTOR EDGAR GONÇALVES DOS SANTOS QUINTA 20H E SÁBADO 20H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE ATOS DE ADORADORES RUA BOA SAÚDE, 2215- BAIRRO PRIMAVERA PR. CARLOS FAGUNDES QUINTA-FEIRA, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE CRISTÃ PAZ E VIDA AV. NAÇÕES UNIDAS, 2120-BAIRRO RIO BRANCO PR. GIOVANNI MORAIS QUARTA, SEXTA-FEIRA, 9H, 15H, 19H.

DOMINGO, 8H,15H, 18H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA RUA 25 DE JULHO, 25- BAIRRO RIO BRANCO QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 19H30, DOMINGO,

19H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE UNIDA RUA MARQUES DO PARANÁ, 315, BAIRRO IDEAL

TERÇA-FEIRA, 19H, QUINTA-FEIRA,9H, SÁBADO, 19H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA 25 DE JULHO, 1225 – BAIRRO RIO BRANCO PR. IRENO REIS SÁBADO, 19H30, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA APOSTÓLICA MISSÃO RESGATE RUA ARARIBÓIA, 308, BAIRRO RIO BRANCO PR. ALGEIR CANTO TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H,

SÁBADOS, 19H, DOMINGO,19H

NOVO HAMBURGO IGREJA ATOS. RUA JAMAICA, 45 PR. VALMIR FIGUEIRÓ MACHADO QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS CANUDOS

RUA BOM PRINCÍPIO, 581 – BAIRRO CANUDOS PR. ALEINO COSTA TERÇA-FEIRA, 20H – QUINTA-FEIRA, 20H,

SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H30

NOVO HAMBURGO IGREJA BATISTA CANUDOS RUA OSCAR HORN, 1348- BAIRRO CANUDOS PR. EDSON MENDES QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO,19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA BOLA DE NEVE RUA MAJOR LUIZ BENDER, 109- CENTRO ( BECO DA COPÉ) PB. REGIS E LETÍCIA MACIEL QUINTA-FEIRA, 20H30, SÁBADO, 20H

CIDADE IGREJA ENDEREÇO PASTOR CULTOS

CAMPO BOM IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA PASTOR DOHMS, 33 - CENTRO PRS. FERNANDO E GERUSA MATICOLLI SÁBADO, 20H ; DOMINGO, 19H,

CAMPO BOM IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOÃO XXIII, 714 – CENTRO PR. ROBSON BOEIRA E PRA. REJANE MOREIRA SÁBADO, 20H; DOMINGO, 9H

CAMPO BOM IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS CAMPO BOM AV. BRASIL, 2150 – CENTRO PR. PEDRO DOS SANTOS DUTRA TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, ,

SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H: 19H30,

CANOAS ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA: ALEGRETE, 115- NITERÓI PR. MAURO ROSA TERÇAS, SÁBADOS E DOMINGOS AS 20H

CANOAS MINISTÉRIO DE AVIVAMENTO UNÇÃO DE DEUS

AV. 17 DE ABRIL SETOR 2 QUADRA E Nº 1- GUAJUVIRAS PR. ELISEU FOGAÇA QUARTA-FEIRA, 20H; SÁBADO, 19H30 ;

DOMINGO,19H

CANOAS IGREJA BATISTA DE NITERÓI RUA PRIMEIRO DE MAIO, 1.190 - NITERÓI PR. ELISEU DA CUNHA QUARTA – FEIRA, 19H30; DOMINGO, 19H

CAPELA DE SANTANA

IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ ASSOCIAÇÃO DE MORADORES SÃO LUCAS PR. ELTON PFÜTZ  TERÇAS-FEIRAS ÀS 20H

ESTEIO CENTRO EVANGELÍSTICO ASSEMBLÉIA DE DEUS.    RUA SOLEDADE,1001 –  CENTRO PR. VALTONÍ  R.  CASTILHO  TERÇA – FEIRA, 20H; QUINTA – FEIRA, 20H,

SÁBADOS 20H; DOMINGO, 8H30, 19H  

ESTEIO IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO UNIÃO

RUA OSVALDO KROEFF, 80 - BAIRRO GENERAL OSÓRIO PASTOR JORGE LIMA SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SEXTA-

FEIRA, SÁBADO

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL

AV. HENRIQUE DE PAULA SILVEIRA, 196, PARQUE SANTO INÁCIO PR. LUCIANO ÁVILA QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, DOMINGO,

19H30

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL NA VILA OLÍMPICA – RUA TAQUARA,366 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA, 19H30,

SÁBADOS E DOMINGOS 19H30

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL

EM ALVORADA – RUA HERMES DA FONSECA, 96, BAIRRO FORMOSA QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H30

ESTEIO IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA AV. PRESIDENTE VARGAS, 3376 PR. JANDIR ROSA DOMINGO, 19H30 - TERÇA-FEIRA, 19H30.

ESTEIO IGREJA BRASA RUA SÃO FRANCISCO, 400 – BAIRRO ESPLANADA PR. DANIEL TERÇA-FEIRA,  15H, QUARTA-FEIRA, 20H,

SÁBADOS, 20H, DOMINGO,19H.

ESTEIO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA SÃO BORJA, 93 – BAIRRO SÃO JOSÉ PR.JOÃO FELIX TERÇA-FEIRA, QUINTA, SÁBADO, 20H,

DOMINGO, 19H30

ESTEIO IGREJA PENTECOSTAL CRISTO VIVE RUA GILDO DE FREITAS, 45 – BAIRRO PARQUE SANTO INÁCIO PR. JUAREZ MARINS SILVEIRA QUARTA-FEIRA, 16H; SEXTA-FEIRA E

DOMINGO, 19H30; SÁBADO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA SEMEADORES DO REINO

RUA DANTE RAZEIRA N° 12 PRÓXIMO, AO TERMINAL FÁTIMA, BAIRRO FÁTIMA

PASTOR SERGIO FERNANDES BATISTA E ANA PAULA DOMINGO 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H.

GUAÍBA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA RUA NESTOR DE MOURA JARDIM, 450 AP. SIDINEI CONSTEILA E LEONIDIA MARTINS CONSTEILA. DOMINGO 19H

GUAÍBA 1ª IGREJA BATISTA DE GUAÍBA RUA SÃO GERALDO N° 206, BAIRRO ERMO PASTOR GASTÃO PACHE DE FARIA DOMINGO 9H00 - 19H30, QUARTA 19H30 , SÁBADO 19H30

GUAÍBA IGREJA VÓZ DO EVANGELHO PLENO RUA MACEIÓ N° 106, BAIRRO SANTA RITA MISSIONÁRIO ANTONIO DE SOUZA ALVES QUARTA 19H30 , SÁBADO 19H30, DOMINGOS 19H30.

GUAÍBA MINISTÉRIO INTIMIDADE LOUVOR E ADORAÇÃO

RUA SÃO JOSÉ N° 455, SALÃO DO JONAS MODAS, CENTRO

PASTOR ROBERTO SANTOS E JOANA DOS SANTOS SEXTA 19H, DOMINGO 19H.

GUAÍBA IGREJA MENSAGEM DE PAZ AV. OSVALDO JARDIM N° 372, BAIRRO COHAB PASTOR RODNEI DA SILVA COSTA SEGUNDA 20H, QUINTA 20H, SEXTA 20H E

DOMINGO 20H.

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA RUA GOIÁS N° 306, BAIRRO PARQUE 35 PASTOR WILSON PEREIRA SÁBADO 19H30, DOMINGO 19H30.

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA

RUA FLORIANÓPOLIS N° 326, BAIRRO SANTA RITA PASTOR WILSON PEREIRA TERÇA 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H E

DOMINGO 19H30

GUAÍBAIGREJA TEMPLO EVANGELICO ESPIRITO SANTO NAZARENO PETENCOSTAL

RUA PIAUI N° 211, BAIRRO CORONEL NASSUCA PASTOR JOÃO ELCI M. SASSO QUARTA 15H, SÁBADO 9H E DOMINGO

19H30

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA

RUA PEDRO CORREIA DIAS N° 199, BAIRRO VILA IOLANDA PASTOR WILSON PEREIRA TERÇA 19H30, QUARTA 19H30 E SÁBADO

19H30

GUAÍBA IGREJA CRISTO ÚNICA ESPERANÇA RUA PROGETADA N° 94, BAIRRO PARQUE DO NOLI PASTOR SILMAR RIBEIRO VASCONCELOS QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DO MADUREIRA RUA MACEIÓ N° 14, BAIRRO SANTA RITA PASTOR ADAMES PAZ DA SILVA QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA CRISTO E A ÚNICA ESPERANÇA

RUA CLODOALDO BRIDI N° 425, BAIRRO VILA IOLANDA PASTOR ELOIS SANTOS PEIXOTO QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA MANANCIAL DA GRAÇA RUA DA BALANÇA, 302 BAIRRO SHELL PASTOR EDGAR GONÇALVES DOS SANTOS QUINTA 20H E SÁBADO 20H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE ATOS DE ADORADORES RUA BOA SAÚDE, 2215- BAIRRO PRIMAVERA PR. CARLOS FAGUNDES QUINTA-FEIRA, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE CRISTÃ PAZ E VIDA AV. NAÇÕES UNIDAS, 2120-BAIRRO RIO BRANCO PR. GIOVANNI MORAIS QUARTA, SEXTA-FEIRA, 9H, 15H, 19H.

DOMINGO, 8H,15H, 18H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA RUA 25 DE JULHO, 25- BAIRRO RIO BRANCO QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 19H30, DOMINGO,

19H

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE UNIDA RUA MARQUES DO PARANÁ, 315, BAIRRO IDEAL

TERÇA-FEIRA, 19H, QUINTA-FEIRA,9H, SÁBADO, 19H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA 25 DE JULHO, 1225 – BAIRRO RIO BRANCO PR. IRENO REIS SÁBADO, 19H30, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA APOSTÓLICA MISSÃO RESGATE RUA ARARIBÓIA, 308, BAIRRO RIO BRANCO PR. ALGEIR CANTO TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H,

SÁBADOS, 19H, DOMINGO,19H

NOVO HAMBURGO IGREJA ATOS. RUA JAMAICA, 45 PR. VALMIR FIGUEIRÓ MACHADO QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS CANUDOS

RUA BOM PRINCÍPIO, 581 – BAIRRO CANUDOS PR. ALEINO COSTA TERÇA-FEIRA, 20H – QUINTA-FEIRA, 20H,

SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H30

NOVO HAMBURGO IGREJA BATISTA CANUDOS RUA OSCAR HORN, 1348- BAIRRO CANUDOS PR. EDSON MENDES QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO,19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA BOLA DE NEVE RUA MAJOR LUIZ BENDER, 109- CENTRO ( BECO DA COPÉ) PB. REGIS E LETÍCIA MACIEL QUINTA-FEIRA, 20H30, SÁBADO, 20H

CIDADE IGREJA ENDEREÇO PASTOR CULTOS (DIAS DA SEMANA)

CAMPO BOM IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA PASTOR DOHMS, 33 - CENTRO PRS. FERNANDO E GERUSA MATICOLLI SÁBADO, 20H ; DOMINGO, 19H,

CAMPO BOM IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOÃO XXIII, 714 – CENTRO PR. ROBSON BOEIRA E PRA. REJANE MOREIRA SÁBADO, 20H; DOMINGO, 9H

CAMPO BOM IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS CAMPO BOM AV. BRASIL, 2150 – CENTRO PR. PEDRO DOS SANTOS DUTRA TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, , SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H: 19H30,

CAMPO BOM MINISTÉRIO ÁGUAS QUE RESTAURAM AV SÃO LEOPOLDO, 475 - CENTRO PRA. VERA ORSI DOMINGO, 09H; QUINTA-FEIRA, 20H; SÁBADO 09H

CANOAS COMUNIDADE CRISTÃ RIO DE DEUS RUA RIO DE JANEIRO, 644 PR.JOSÉ ERALDO DA ROCHA QUARTA 20H - SABADO 20H - DOMINGO 19:45

CANOAS ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA: ALEGRETE, 115- NITERÓI PR. MAURO ROSA TERÇAS, SÁBADOS E DOMINGOS AS 20H

CANOAS MINISTÉRIO DE AVIVAMENTO UNÇÃO DE DEUS AV. 17 DE ABRIL SETOR 2 QUADRA E Nº 1- GUAJUVIRAS PR. ELISEU FOGAÇA QUARTA-FEIRA, 20H; SÁBADO, 19H30 ; DOMINGO,19H

CANOAS IGREJA BATISTA DE NITERÓI RUA PRIMEIRO DE MAIO, 1.190 - NITERÓI PR. ELISEU DA CUNHA QUARTA – FEIRA, 19H30; DOMINGO, 19H

CAPELA DE SANTANA IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ ASSOCIAÇÃO DE MORADORES SÃO LUCAS PR. ELTON PFÜTZ  TERÇAS-FEIRAS ÀS 20H

ESTEIO CENTRO EVANGELÍSTICO ASSEMBLÉIA DE DEUS.   RUA SOLEDADE,1001 –  CENTRO PR. VALTONÍ  R.  CASTILHO  TERÇA – FEIRA, 20H; QUINTA – FEIRA, 20H, SÁBADOS 20H; DOMINGO, 8H30, 19H  

ESTEIO IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO UNIÃO RUA OSVALDO KROEFF, 80 - BAIRRO GENERAL OSÓRIO PR. JORGE LIMA SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA, SÁBADO

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL AV. HENRIQUE DE PAULA SILVEIRA, 196, PARQUE SANTO INÁCIO PR. LUCIANO ÁVILA QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, DOMINGO, 19H30

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL NA VILA OLÍMPICA – RUA TAQUARA,366 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA, 19H30, SÁBADOS E DOMINGOS 19H30

ESTEIO IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL RUA HERMES DA FONSECA, 96, BAIRRO FORMOSA - ALVORADA (RS) QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H30

ESTEIO IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA AV. PRESIDENTE VARGAS, 3376 PR. JANDIR ROSA DOMINGO, 19H30 - TERÇA-FEIRA, 19H30.

ESTEIO IGREJA BRASA RUA SÃO FRANCISCO, 400 – BAIRRO ESPLANADA PR. DANIEL TERÇA-FEIRA,  15H, QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADOS, 20H, DOMINGO,19H.

ESTEIO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA SÃO BORJA, 93 – BAIRRO SÃO JOSÉ PR.JOÃO FELIX TERÇA-FEIRA, QUINTA, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H30

ESTEIO IGREJA PENTECOSTAL CRISTO VIVE RUA GILDO DE FREITAS, 45 – BAIRRO PARQUE SANTO INÁCIO PR. JUAREZ MARINS SILVEIRA QUARTA-FEIRA, 16H; SEXTA-FEIRA E DOMINGO, 19H30; SÁBADO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA SEMEADORES DO REINO RUA DANTE RAZEIRA N° 12 PRÓXIMO, AO TERMINAL FÁTIMA, BAIRRO FÁTIMA

PR. SERGIO FERNANDES BATISTA E ANA PAULA DOMINGO 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H.

GUAÍBA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA RUA NESTOR DE MOURA JARDIM, 450 AP. SIDINEI CONSTEILA E LEONIDIA MARTINS CONSTEILA. DOMINGO 19H

GUAÍBA 1ª IGREJA BATISTA DE GUAÍBA RUA SÃO GERALDO N° 206, BAIRRO ERMO PR. GASTÃO PACHE DE FARIA DOMINGO 9H00 - 19H30, QUARTA 19H30 , SÁBADO 19H30

GUAÍBA IGREJA VÓZ DO EVANGELHO PLENO RUA MACEIÓ N° 106, BAIRRO SANTA RITA MISSIONÁRIO ANTONIO DE SOUZA ALVES QUARTA 19H30 , SÁBADO 19H30, DOMINGOS 19H30.

GUAÍBA MINISTÉRIO INTIMIDADE LOUVOR E ADORAÇÃO RUA SÃO JOSÉ N° 455, SALÃO DO JONAS MODAS, CENTRO PR. ROBERTO SANTOS E JOANA DOS SANTOS SEXTA 19H, DOMINGO 19H.

GUAÍBA IGREJA MENSAGEM DE PAZ AV. OSVALDO JARDIM N° 372, BAIRRO COHAB PR. RODNEI DA SILVA COSTA SEGUNDA 20H, QUINTA 20H, SEXTA 20H E DOMINGO 20H.

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA RUA GOIÁS N° 306, BAIRRO PARQUE 35 PR. WILSON PEREIRA SÁBADO 19H30, DOMINGO 19H30.

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA RUA FLORIANÓPOLIS N° 326, BAIRRO SANTA RITA PR. WILSON PEREIRA TERÇA 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H E DOMINGO 19H30

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL INDEPENDENTE DE GUAÍBA RUA PEDRO CORREIA DIAS N° 199, BAIRRO VILA IOLANDA PR. WILSON PEREIRA TERÇA 19H30, QUARTA 19H30 E SÁBADO 19H30

GUAÍBA IGREJA TEMPLO EVANGELICO ESPIRITO SANTO NAZARENO PETENCOSTAL

RUA PIAUI N° 211, BAIRRO CORONEL NASSUCA PR. JOÃO ELCI M. SASSO E ALDA SASSO QUARTA 15H, SÁBADO 9H E DOMINGO 19H30

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA CRISTO E A ÚNICA ESPERANÇA RUA PROGETADA N° 94, BAIRRO PARQUE DO NOLI PR. SILMAR RIBEIRO VASCONCELOS QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA CRISTO E A ÚNICA ESPERANÇA RUA CLODOALDO BRIDI N° 425, BAIRRO VILA IOLANDA PR. ELOIS SANTOS PEIXOTO QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DO MADUREIRA RUA MACEIÓ N° 14, BAIRRO SANTA RITA PR. ADAMES PAZ DA SILVA QUARTA 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA MANANCIAL DA GRAÇA RUA DA BALANÇA, 302 BAIRRO SHELL PR. EDGAR GONÇALVES DOS SANTOS QUINTA 20H E SÁBADO 20H

GUAÍBA IGREJA FAMILIA DE DEUS AV. CASTELO BRANCO,2745 BAIRRO COLINA PR.ODI DE MOURA TERÇA 20H, QUINTA 20H, SÁBADO 20H E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA CASA DE ISRAEL AV. NESTOR DE MOURA JARDIM ,1480 PR. MARCOS QUARTA 20H, SÁBADO E DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA EVANGÉLICA RESTAURADA NOVA VIDA COM CRISTO AV. CASTO BRANCO, 3165, COLINA PR. EDISON MENEGALLI TERÇA 20H, SEXTA 20H , SÁBADO 20H DOMINGO 20H

GUAÍBA IGREJA BRASIL PARA CRISTO RUA INACIO DE QUADROS, 170 PR. JOEL TERCA 20H,QUARTA 20H,SEXTA 20H, DOMINGO 19H

GUAÍBA IGREJA SARA NOSSA TERRA AV LUIZ ANTONIO RODRIGUES DA LUZ 186 PR.JULIO GULART QUARTA 20:00 SABADOS 20:00 DOMINGO 19:30

GUAÍBA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA GOIÁS, 454 - PARQUE 35 REVERENDA NELCY FALEIRO. SEGUNDA 14H30, TERÇA 19H30, QUARTA 14H30, QUINTA 19H30, SÁBADO 19H30DOMINGO 19H30

NOVO HAMBURGO COMUNIDADE EVANGÉLICA FILADÉLFIA RUA BOA SAÚDE, 1833 – BAIRRO PRIMAVERA PR. ANTONIO AUGUSTO SANTIAGO DUARTE QUINTAS 19:30HS E DOMINGOS 18HS

NOVO HAMBURGO IGREJA ATOS. RUA JAMAICA, 45 PR. VALMIR FIGUEIRÓ MACHADO QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA 25 DE JULHO,1225 - BAIRRO RIO BRANCO PR. IRENO REIS SÁBADOS 19HS,DOMINGOS 19HS

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS CANUDOS RUA BOM PRINCÍPIO, 581 – BAIRRO CANUDOS PR. ALEINO COSTA TERÇA-FEIRA, 20H – QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H30

NOVO HAMBURGO IGREJA BATISTA CANUDOS RUA OSCAR HORN, 1348- BAIRRO CANUDOS PR. EDSON MENDES QUARTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO,19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA BOLA DE NEVE RUA MAJOR LUIZ BENDER, 109- CENTRO ( BECO DA COPÉ) PB. REGIS E LETÍCIA MACIEL QUINTA-FEIRA, 20H30, SÁBADO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA DA COMUNIDADE - IPEN RUA VICTOR HUGO KUNTZ, 2565 – BAIRRO CANUDOS PR. AGRINALDO SÁBADOS 17 HS ,DOMINGOS 9HS

NOVO HAMBURGO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOSÉ DO PATROCÍNIO. 379 – CENTRO PR. ROBSON BOEIRA QUARTA – FEIRA, 15H, SEXTA -FEIRA, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE ROSELÂNDIA: RUA LAURA, 60 PRS. CLAUDINO E MÁRCIA PELISSON. SEXTA – FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGELICA CADEIA DA PRECE RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA, 781 – CANUDOS PR. JOSÉ VALDAIR DE MORAES TERÇA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ RUA SALGADO FILHO, 201- CENTRO PR. PAULO FIGUEIRÓ TERÇA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 16H, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA FILHOS DE ABRAÃO RUA SILVIO GILBERTO CRISTMANN, 2003 – CANUDOS PR. JOÃO BRUM SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA,19H30

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO FONTE DE VIDA RUA DO BOSQUE, 861 – BOA SAÚDE PR. TONI DIAS TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA LUZ DO MUNDO RUA MONTEIRO LOBATO, 400 – BAIRRO REDENTOR PR.ANTONIO GILBERTO GOMES DOS SANTOS TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTALO BRASIL PARA CRISTO- RUA MAGALHÃES CALVET, 359 – CENTRO PR. MILTON ROSA E PR. MARCOS ROSA SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL MISSÃO DA ÚLTIMA HORA RUA TAUBATÉ, 363 – BAIRRO SÃO JORGE PR. RAFAEL SCHMIDT TERÇA-FEIRA, 20H - QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H - DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA MISSIONÁRIA CASA DO SERVO RUA JOÃO PESSOA, 310 ESQ. PRIMEIRO DE MARÇO –CENTRO PR. ANTONIO DOMINGO, 19H.

NOVO HAMBURGO IGREJA PRESBITERIANA VIVA (IPV) RUA BOA SAÚDE, 1605 – BAIRRO PRIMAVERA PRS. VANIO E MAGDA QUARTA-FEIRA, 19H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA TABERNÁCULO NOVA VIDA RUA JOÃO LUCIANO DA ROSA, 543 – CANUDOS PR. MAGNOS CORREA. TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO 19H30.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO ÁGUIAS DE DEUS RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 2400 – CANUDOS PR. LARRI PEREIRA QUARTA-FEIRA, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO ANDANDO NO ESPÍRITO RUA SANTA MARIA, 180 - BAIRRO IDEAL PRA. LURDES PANDOLFO E EDUARDO HILÁRTIO KAISER E PRA.DORLI EVA SCHMIDT

DOMINGO, ÀS 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO APOSTÓLICO CASA DE DEUS RUA ITÁLIA,180 BAIRRO PETROPOLIS PRS. WANDERLAN E ELIANE. QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO BATISTA CRISTO É A VIDA RUA SOBRADINHO, 301- BAIRRO SÃO JORGE PR. NELSI JOSÉ RORATO DOMINGO - 8H30 E 10H , 19H, SEGUNDA-FEIRA, 7H E 20H, QUARTA-FEIRA, 7H - 20H, QUINTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 20H, 21H30, BAR GOSPEL

LOCAL DE DISTRIBUIÇÃO CENTRO DE PORTO ALEGRE.LOCAL DE DISTRIBUIÇÃO CENTRO DE PORTO ALEGRE.PORTO ALEGRE LIVRARIA LUZ E VIDA – R: Gal. Vitorino, 58

PORTO ALEGRE CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA – Rua dos Andradas, 736

PORTO ALEGRE LOJA PASSA PASSARÁ – Rua: Mostardeiro, 120 – 5º Avenida Center Lj.17 e 23

27Porto Alegre e região metropolitana • Ano II - nº14 • Junho de 2011 PoVo CriStão IgreJAs PArtIcIPAntes

CIDADE IGREJA ENDEREÇO PASTOR CULTOS

NOVO HAMBURGO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOSÉ DO PATROCÍNIO. 379 – CENTRO PR. ROBSON BOEIRA QUARTA – FEIRA, 15H, SEXTA -FEIRA, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE ROSELÂNDIA: RUA LAURA, 60 PRS. CLAUDINO E MÁRCIA PELISSON. SEXTA – FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGELICA CADEIA DA PRECE RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA, 781 – CANUDOS PR. JOSÉ VALDAIR DE MORAES TERÇA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ RUA SALGADO FILHO, 201- CENTRO PR. PAULO FIGUEIRÓ TERÇA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 16H, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA FILHOS DE ABRAÃO RUA SILVIO GILBERTO CRISTMANN, 2003 – CANUDOS PASTOR JOÃO BRUM SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA,19H30

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO FONTE DE VIDA RUA DO BOSQUE, 861 – BOA SAÚDE PASTOR TONI DIAS TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA LUZ DO MUNDO RUA MONTEIRO LOBATO, 400 – BAIRRO REDENTOR PASTOR ANTONIO GILBERTO GOMES DOS SANTOS TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTALO BRASIL PARA CRISTO- RUA MAGALHÃES CALVET, 359 – CENTRO PR. MILTON ROSA E PR. MARCOS ROSA SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL MISSÃO DA ÚLTIMA HORA RUA TAUBATÉ, 363 – BAIRRO SÃO JORGE PR. RAFAEL SCHMIDT TERÇA-FEIRA, 20H - QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H - DOMINGO, 19H30.

NOVO HAMBURGO IGREJA MISSIONÁRIA CASA DO SERVO RUA JOÃO PESSOA, 310 ESQ. PRIMEIRO DE MARÇO –CENTRO PR.ANTONIO DOMINGO, 19H.

NOVO HAMBURGO IGREJA PRESBITERIANA VIVA (IPV) RUA BOA SAÚDE, 1605 – BAIRRO PRIMAVERA PRS. VANIO E MAGDA QUARTA-FEIRA, 19H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO IGREJA TABERNÁCULO NOVA VIDA RUA JOÃO LUCIANO DA ROSA, 543 – CANUDOS PR. MAGNOS CORREA. TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO, DOMINGO 19H30.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO ÁGUIAS DE DEUS RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 2400 – CANUDOS PR. LARRI PEREIRA QUARTA-FEIRA, 20H, DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO ANDANDO NO ESPÍRITO RUA SANTA MARIA, 180 - BAIRRO IDEAL PRA. LURDES PANDOLFO E EDUARDO HILÁRTIO KAISER E PRA.DORLI EVA SCHMIDT

DOMINGO, ÀS 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO APOSTÓLICO CASA DE DEUS RUA NATAL, 334 –BAIRRO BOA VISTA PRS. WANDERLAN E ELIANE. QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO BATISTA CRISTO É A VIDA RUA SOBRADINHO, 301- BAIRRO SÃO JORGE PR. NELSI JOSÉ RORATO DOMINGO - 8H E 10H , 19H, SEGUNDA-FEIRA, 7H E 20H, QUARTA-FEIRA, 7H - 20H, QUINTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 20H, 21H30, BAR GOSPEL

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO FILADÉLFIA PORTAS ABERTAS RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 1418 - CANUDOS PR. NERYMAKEWITZ QUARTA-FEIRA E SÁBADO, 20H - DOMINGO, 19H30

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO OBRA MISSIONÁRIA SOS AV. PEDRO ADAMS, 3727-BAIRRO PÁTRIA NOVA PR. ABRELINO PAULO QUINTA-FEIRA, 15H30, SÁBADO, 20H , DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO RIO DE DEUS RUA ARARIBOIA, 112 - BAIRRO RIO BRANCO PR. OMAR DA SILVA TERÇA-FEIRA, 19H - QUARTA-FEIRA, 15H – SÁBADO, 20H – DOMINGO, 9H30 E 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO TEMPO DE AVIVAMENTO RUA CORTE REAL, 95 – CENTRO PR. OSIEL PERES SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H, E DOMINGO, 19H30. QUINTA-FEIRA, 15H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO VISÃO DO AVIVAMENTO RUA VICTOR HUGO KUNTZ, 2444 - BAIRRO CANUDOS PR. JADIRMILIORANZA SEXTA-FEIRA, 20H – DOMINGO, 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO PROFÉTICO GERAÇÃO DE DAVI AV. PRIMEIRO DE MARÇO, 1050 – CENTRO PR. EDIS RODRIGUES QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H E 19H

PORTÃO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ AV. CEARÁ 944 – CENTRO PR. ELTONPFÜTZ DOMINGO, 20H, TERÇA-FEIRA, 15H, QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 20H

PORTÃO IGREJA EVANGELICA EVANGELHO PLENO RUA MARANHÃO, 480-CENTRO PR. ALAERTE MARCOS

SAPUCAIA DO SUL AME – ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA E EVANGELÍSTICA MISTÉRIO DA FÉ RUA GABRIEL FERNANDES, 84 – BAIRRO CAPÃO DA CRUZ PR. PAULO JORGE INOCENTE TERÇAS, QUINTAS, SÁBADOS E DOMINGOS AS 20H.

SAPUCAIA DO SUL ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO UNIÃO AV. MAUÁ, 2300 – CENTRO PR. WAGNER MEDINA SEGUNDA-FEIRA A DOMINGO ÁS 20H.

SAPUCAIA DO SUL CRUZADA PENTECOSPAL BRASILEIRA RUA EUZÉBIO DE QUEIRÓZ, 203 – BAIRRO BOA VISTA PR. SANTOROSALINO QUINTA-FEIRA, 20H, DOMINGO,19H30

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS AV. PRIMOR, 434 – BAIRRO PRIMOR PR.BENTO ALCEBÍADES TEIXEIRA TERÇA - FEIRA, 20H; QUINTA – FEIRA, 20H,SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H E 20H

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA ARISTIDES TIMÓTEO DA COSTA, 242 PR. VALDEMAR MARQUES.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA JOSÉ JOAQUIM GIOVANI TERÇA – FEIRA 20H; QUINTA – FEIRA, 20H; SÁBADO, 20H.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ AV. BARÃO DE SÃO BORJA, 115 – BAIRRO PRIMOR PASTOR EMANUEL NAZARENO QUARTA–FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA 15H, SÁBADO, 19H, DOMINGO 9H E AS 17H

SAPUCAIA DO SUL IGREJA PENTECOSPAL LÍRIO DOS VALES RUA TROPEIROS, 430 – BAIRRO PASQUALINE PR. JOSÉ LUIZ QUARTA E SEXTA-FEIRA, 20H; SÁBADO,18H; DOMINGO, 15H.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA PENTECOSPAL UNIDOS EM CRISTO RUA ALMIRANTE BARROSO, 17 – BAIRRO PIRATINI PR. VALDERLEI QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA, 20H; DOMINGO, 15H.

SAPUCAIA DO SUL MINISTÉRIO APOSTÓLICO FILHOS DA LUZ RUA 7 DE SETEMBRO, 523 – CENTRO PR. EDMILSON DOMINGOS, 20H.

SAPUCAIA DO SUL MINISTÉRIO SEMEANDO AMOR E COLHENDO VIDAS RUA TROPEIROS, 1118 – BAIRRO PASQUALINE PR. MIQUÉIAS QUINTA-FEIRA, 20H; SÁBADOS, 20H; DOMINGO, 19:30H.

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGELICA COMUNHÃO DA GRAÇA RUA JOÃO NEVES DA FONTOURA, 1080 – CENTRO, PR. DENIS ALVES DOS SANTOS QUINTA-FEIRA E DOMINGO, 20H.

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGELICA SARA NOSSA TERRA RUA CONCEIÇÃO, 250, CENTRO QUARTA-FEIRA 20H, SÁBADO, DOMINGO, 19H30

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGÉLICA MONTE DAS OLIVEIRAS RUA FELIPE UEBEL, 1613 PR. MARCO ANTONIO TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SÁBADO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA ALIANÇA BÍBLICA DE AVIVAMENTO - ABA RUA ASSEMBLÉIA PROVINCIAL, 369- BAIRRO RIO DOS SINOS PR. JOEL GIESTA QUARTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA JOÃO STREIT, 185 – SCHARLAU PR. JOSÉ ANTONIO FERRÃO SEGUNDA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS AV. 8º BC, 654 - BAIRRO FIÃO PRS. ADALBERTO DUTRA E JULIANO FORTES SEGUNDA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 9H, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS RUA BENTO GONÇALVES, 755 CENTRO PR. ADALBERTO DUTRA. TERÇA-FEIRA, 15H E 20H, QUARTA-FEIRA 8H30, 20H,15H, 20H, SEXTA-FEIRA 15H,SÁBADO 20H, DOMINGO 8H30 E 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 4 – UIRAPURU – RUA FREDERICO ALGAYER,694. PR.RUDIMAR COUTO QUARTAS-FEIRAS, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H30, – DOMINGO 9H, ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 5- BAIRRO VICENTINA– RUA IDA SCHUCK PB. OSIELBOMBER TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 7 – BAIRRO SANTO ANDRE. RUA GERMANOPANITZ, 203 PR. LORENTINO MELLO TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 9 – BAIRRO COHAB DUQUE – AV. DAS AMÉRICAS, 701 PR. ELISEU JUSTO QUARTAS-FEIRAS, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 14-VILA MARIA -RUA ITATI, 321 PR JOEL RAMÃO QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO,19H30 DOMINGO, 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA BATISTA BETEL RUA OSVALDO ARANHA,877,CENTRO PR. MÁRCIO SILVEIRA TERÇA-FEIRA, 19H30, QUARTA-FEIRA, 14H30, QUINTA-FEIRA, 19H30, SÁBADO, 19H30, DOMINGO, 9H E 19H, DOMINGO, 13H.

SÃO LEOPOLDO IGREJA BATISTA DA CAMPINA RUA CALDAS JÚNIOR, 126,BAIRRO CAMPINA PR. HELENO XAVIER QUARTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA 20H, SÁBADO 20H, DOMINGO 9H E 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA COMUNIDADE ESCOLA MUNICIPAL PAUL HARRIS, 1º ANDAR, NO BAIRRO SANTA TERESA, PRÓXIMO DA ESTAÇÃO UNISINOS

DOMINGOS, 18H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 782– CENTRO PR. MARCUS G. DOS SANTOS QUARTA-FEIRA 15H, SEXTA-FEIRA 20H, SÁBADO 14H,SÁBADO, 20H, DOMINGOS 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE NO JARDIM LUCIANA: RUA RIO MADEIRA, 64 PRS. CLAUDINO E MÁRCIA PELISSON QUARTA-FEIRA 20H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE NA FEITORIA: AV. INTEGRAÇÃO, 1191, MADEZZATTI PR. JAIRO E DELI DOS SANTOS, QUARTA-FEIRA 20H,QUINTA-FEIRA 15H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE BRÁS: RUA LEOPOLDO WASUN, 1141 PR. FABRÍCIO VEDOY. TERÇA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA NOVA ALIANÇA AV. HENRIQUE BIER, 2613 – BAIRRO CAMPINA PR. ROGÉRIO GERLING QUARTA-FEIRA, 20H; DOMINGO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA DE DEUS PENTECOSTAL RUA DONA ALBERTINA, 165 - BAIRRO BOM FIM PR. NESTOR GUANTAY TERÇA-FEIRA, 20H; SEXTA–FEIRA, 20H, SÁBADO 19H30, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA SÃO PAULO, 1267, CENTRO PR. HUMBERTO LEAL TERÇA-FEIRA, 20H, QUARTA-FEIRA, 8H30, SEXTA-FEIRA, 15H, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA HENRIQUE BIER C/AMARAL RIBEIRO, 1520 –CAMPINA PRA. KARINA DOS SANTOS TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA, 19H30, SEXTA 15H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA JOÃO CARLOS HAAS SOBRINHO, 31- FEITORIA PR. JOSÉ ANTONIO CAETANO ARAÚJO TERÇA-FEIRA, 15H, QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA 20H,SEGUNDA-FEIRA 15H, SÁBADO E DOMINGO 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 825 - CENTRO PR. EDVALDO FERREIRA DOMINGO, 19H30, QUARTA 20H, SEXTA 15H E 20H,

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL O BRASIL PARA CRISTO RUA GALMENDIO SILVEIRA QUADROS, 200 - BAIRRO VICENTINA PR. ADALTON SANT’ANNA TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO E DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA FOGO PURO AV. UNISINOS, 24, PRÓXIMO A ESTAÇÃO UNISINOS PR. OSIEL SOUZA QUARTA-FEIRA, 20H; SÁBADO, 20H; DOMINGO, 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA MINISTÉRIO DA VIDEIRA RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 849 - CENTRO PR. LUIZ H. SCHMITT TERÇA-FEIRA, 15H, QUARTA-FEIRA,19H30, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO RUA 1º DE MARÇO, 708, SALA 405 - CENTRO PR. CESAR DOMINGO, 9H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA PENTECOSTAL CRISTO VIVE RUA ALBERTO LINCK, 28 – BAIRRO VICENTINA PR. JUAREZ MARINS SILVEIRA TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA – 19H30; DOMINGO 8H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO A SERVIÇO DO REI JESUS AV. HENRIQUE BIER, 611- BAIRRO CAMPINA PR. GILNEISEFRIN TERÇA-FEIRA, 15H E 20H, QUARTA-FEIRA,QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA 15H E 20H, SÁBADO, 19H; DOMINGO, 20H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO APOSTÓLICO REI JESUS AV. IMPERATRIZ LEOPOLDINA, 2143, BAIRRO PINHEIROS PR. DOMINGOS SEGUNDA-FEIRA, 20H; TERÇA-FEIRA, 19H30 E 21H ; SEXTA-FEIRA, 19H30, SÁBADO, 19H; DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO BATISTA CRISTO É A VIDA RUA DA PALMA, 322 -BAIRRO VICENTINA PR. PAULO JAIR SIMÃO DOMINGO, 19H30,  TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA E SÁBADO 20H

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA ODERICH, 1188 – CENTRO PR. ACÁCIO FRICK QUINTA-FEIRA, 19H30; SÁBADOS, 19H30; DOMINGO, 19H30;SEGUNDA-FEIRA DAS 11H ÀS 12H

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ IGREJA ENCONTROS DE FÉ LOCAL: NA RS 240, AO LADO DA ENTRADA DA UCS PR. ELTON PFÜTZ TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20H.

VIAMÃO IGREJA MANACIAL DO PODER DE DEUS PARA AS NAÇÕES RUA TEODORO LUIZ DE CANTRO N° 12 PARA 17 DA VILA AUGUSTA PASTOR ANTONIO FLORES TERÇA 20H, SEXTA 20H E DOMINGO 18H

CIDADE IGREJA ENDEREÇO PASTOR CULTOS (DIAS DA SEMANA)

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO FILADÉLFIA PORTAS ABERTAS RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 1418 - CANUDOS PR. NERYMAKEWITZ QUARTA-FEIRA E SÁBADO, 20H - DOMINGO, 19H30

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO OBRA MISSIONÁRIA SOS AV. PEDRO ADAMS, 3727-BAIRRO PÁTRIA NOVA PR. ABRELINO PAULO QUINTA-FEIRA, 15H30, SÁBADO, 20H , DOMINGO, 19H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO RIO DE DEUS RUA ARARIBOIA, 112 - BAIRRO RIO BRANCO PR. OMAR DA SILVA TERÇA-FEIRA, 19H - QUARTA-FEIRA, 15H – SÁBADO, 20H – DOMINGO, 9H30 E 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO TEMPO DE AVIVAMENTO RUA CORTE REAL, 95 – CENTRO PR. OSIEL PERES SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, SÁBADO, 20H, E DOMINGO, 19H30. QUINTA-FEIRA, 15H

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO VISÃO DO AVIVAMENTO RUA VICTOR HUGO KUNTZ, 2444 - BAIRRO CANUDOS PR. JADIR MILIORANZA SEXTA-FEIRA, 20H – DOMINGO, 19H.

NOVO HAMBURGO MINISTÉRIO PROFÉTICO GERAÇÃO DE DAVI AV. PRIMEIRO DE MARÇO, 1050 – CENTRO PR. EDIS RODRIGUES QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H E 19H

PORTÃO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ AV. CEARÁ 944 – CENTRO PR. ELTONPFÜTZ DOMINGO, 20H, TERÇA-FEIRA, 15H, QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO, 20H

PORTÃO IGREJA EVANGELICA EVANGELHO PLENO RUA MARANHÃO, 480-CENTRO PR. ALAERTE MARCOS

PORTO ALEGRE IGREJA TEMPLO EVANGELICO ESPIRITO SANTO NAZARENO PETENCOSTAL

AV. ALCIDES MAIA, 135 - BAIRRO: SARANDI PR. JOÃO ELCI M. SASSO DOMINGO, 19H30

PORTO ALEGRE IGREJA MANANCIAL DA GRACA RUA ENGENHEIRO SADI DE CASTRO, 380 - SARANDI PR. SAMUEL FELIPE DOMINGO, 19:00

PORTO ALEGRE IGREJA BATISTA FILADELFIA AVENIDA PLÍNIO BRASIL MILANO, 1835 - HIGIENÓPOLIS PR. SAMUEL DIETRICH ESPINDOLA SEXTA 20H, SÁBADO 19H30, DOMINGO 09H E 19H30.

PORTO ALEGRE IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE AV. SERTÓRIO,860 - BAIRRO NAVEGANTES PR. DANIEL CENTENO DOMINGOS 19HS

PORTO ALEGRE SARA NOSSA TERRA AV BENJAMIM CONSTANT, 777 - FLORESTA BISPO LUIZ ANJO DOS SANTOS TERCA 20H QUINTA 20H SABADO 20H DOMINGO 19H30

PORTO ALEGRE IGREJA BATISTA BETEL RUA VALADO, 1653 PR. LUIZ BOTENE QUARTA-FEIRA E SÁBADO, 20H - DOMINGO, 9H E 19H

SAPUCAIA DO SUL AME – ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA E EVANGELÍSTICA MISTÉRIO DA FÉ

RUA GABRIEL FERNANDES, 84 – BAIRRO CAPÃO DA CRUZ PR. PAULO JORGE INOCENTE TERÇAS, QUINTAS, SÁBADOS E DOMINGOS AS 20H.

SAPUCAIA DO SUL ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO UNIÃO AV. MAUÁ, 2300 – CENTRO PR. WAGNER MEDINA SEGUNDA-FEIRA A DOMINGO ÁS 20H.

SAPUCAIA DO SUL CRUZADA PENTECOSPAL BRASILEIRA RUA EUZÉBIO DE QUEIRÓZ, 203 – BAIRRO BOA VISTA PR. SANTOROSALINO QUINTA-FEIRA, 20H, DOMINGO,19H30

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS AV. PRIMOR, 434 – BAIRRO PRIMOR PR.BENTO ALCEBÍADES TEIXEIRA TERÇA - FEIRA, 20H; QUINTA – FEIRA, 20H,SÁBADO, 20H, DOMINGO, 9H E 20H

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA ARISTIDES TIMÓTEO DA COSTA, 242 PR. VALDEMAR MARQUES.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA JOSÉ JOAQUIM PR. GIOVANI TERÇA – FEIRA 20H; QUINTA – FEIRA, 20H; SÁBADO, 20H.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ AV. BARÃO DE SÃO BORJA, 115 – BAIRRO PRIMOR PR. EMANUEL NAZARENO QUARTA–FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA 15H, SÁBADO, 19H, DOMINGO 9H E AS 17H

SAPUCAIA DO SUL IGREJA PENTECOSPAL LÍRIO DOS VALES RUA TROPEIROS, 430 – BAIRRO PASQUALINE PR. JOSÉ LUIZ QUARTA E SEXTA-FEIRA, 20H; SÁBADO,18H; DOMINGO, 15H.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA PENTECOSPAL UNIDOS EM CRISTO RUA ALMIRANTE BARROSO, 17 – BAIRRO PIRATINI PR. VALDERLEI QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA, 20H; DOMINGO, 15H.

SAPUCAIA DO SUL IGREJA VIDEIRA EM CÉLULAS RUA HENRIQUE DIAS, 610 - BAIRRO STA. CATARINA PR. HUGO DEMONDES DOMINGOS 18:30HS

SAPUCAIA DO SUL MINISTÉRIO APOSTÓLICO FILHOS DA LUZ RUA 7 DE SETEMBRO, 523 – CENTRO PR. EDMILSON DOMINGOS, 20H.

SAPUCAIA DO SUL MINISTÉRIO SEMEANDO AMOR E COLHENDO VIDAS RUA TROPEIROS, 1118 – BAIRRO PASQUALINE PR. MIQUÉIAS QUINTA-FEIRA, 20H; SÁBADOS, 20H; DOMINGO, 19:30H.

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGELICA COMUNHÃO DA GRAÇA RUA JOÃO NEVES DA FONTOURA, 1080 – CENTRO, PR. DENIS ALVES DOS SANTOS QUINTA-FEIRA E DOMINGO, 20H.

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGELICA SARA NOSSA TERRA RUA CONCEIÇÃO, 250, CENTRO QUARTA-FEIRA 20H, SÁBADO, DOMINGO, 19H30

SÃO LEOPOLDO COMUNIDADE EVANGÉLICA MONTE DAS OLIVEIRAS RUA FELIPE UEBEL, 1613 PR. MARCO ANTONIO TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SÁBADO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA ALIANÇA BÍBLICA DE AVIVAMENTO - ABA RUA ASSEMBLÉIA PROVINCIAL, 369- BAIRRO RIO DOS SINOS PR. JOEL GIESTA QUARTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA APOSTÓLICA ÁGAPE RUA JOÃO STREIT, 185 – SCHARLAU PR. JOSÉ ANTONIO FERRÃO SEGUNDA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS AV. 8º BC, 654 - BAIRRO FIÃO PRS. ADALBERTO DUTRA E JULIANO FORTES SEGUNDA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 9H, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS RUA BENTO GONÇALVES, 755 CENTRO PR. ADALBERTO DUTRA. TERÇA-FEIRA, 15H E 20H, QUARTA-FEIRA 8H30, 20H,15H, 20H, SEXTA-FEIRA 15H,SÁBADO 20H, DOMINGO 8H30 E 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 4 – UIRAPURU – RUA FREDERICO ALGAYER,694. PR.RUDIMAR COUTO QUARTAS-FEIRAS, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO, 19H30, – DOMINGO 9H, ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 5- BAIRRO VICENTINA– RUA IDA SCHUCK PB. OSIELBOMBER TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA, 15H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 7 – BAIRRO SANTO ANDRE. RUA GERMANOPANITZ, 203 PR. LORENTINO MELLO TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 9 – BAIRRO COHAB DUQUE – AV. DAS AMÉRICAS, 701 PR. ELISEU JUSTO QUARTAS-FEIRAS, 20H, SÁBADO, 20H, DOMINGO 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VALE DO RIO SINOS DISTRITO 14-VILA MARIA -RUA ITATI, 321 PR JOEL RAMÃO QUARTA-FEIRA, 20H, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO,19H30 DOMINGO, 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA BATISTA BETEL RUA OSVALDO ARANHA,877,CENTRO PR. MÁRCIO SILVEIRA TERÇA-FEIRA, 19H30, QUARTA-FEIRA, 14H30, QUINTA-FEIRA, 19H30, SÁBADO, 19H30, DOMINGO, 9H E 19H, DOMINGO, 13H.

SÃO LEOPOLDO IGREJA BATISTA DA CAMPINA RUA CALDAS JÚNIOR, 126,BAIRRO CAMPINA PR. HELENO XAVIER QUARTA-FEIRA, 20H, SEXTA-FEIRA 20H, SÁBADO 20H, DOMINGO 9H E 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA COMUNIDADE ESCOLA MUNICIPAL PAUL HARRIS, 1º ANDAR, NO BAIRRO SANTA TERESA, PRÓXIMO DA ESTAÇÃO UNISINOS

DOMINGOS, 18H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 782– CENTRO PR. MARCUS G. DOS SANTOS QUARTA-FEIRA 15H, SEXTA-FEIRA 20H, SÁBADO 14H,SÁBADO, 20H, DOMINGOS 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE NO JARDIM LUCIANA: RUA RIO MADEIRA, 64 PRS. CLAUDINO E MÁRCIA PELISSON QUARTA-FEIRA 20H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE NA FEITORIA: AV. INTEGRAÇÃO, 1191, MADEZZATTI PR. JAIRO E DELI DOS SANTOS, QUARTA-FEIRA 20H,QUINTA-FEIRA 15H, SÁBADO 20H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA COMUNHÃO ÁGAPE BRÁS: RUA LEOPOLDO WASUN, 1141 PR. FABRÍCIO VEDOY. TERÇA-FEIRA, 20H, SÁBADO, 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DA NOVA ALIANÇA AV. HENRIQUE BIER, 2613 – BAIRRO CAMPINA PR. ROGÉRIO GERLING QUARTA-FEIRA, 20H; DOMINGO, 19H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA DE DEUS PENTECOSTAL RUA DONA ALBERTINA, 165 - BAIRRO BOM FIM PR. NESTOR GUANTAY TERÇA-FEIRA, 20H; SEXTA–FEIRA, 20H, SÁBADO 19H30, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA FELIPE UEBEL, 583 - BAIRRO SANTO ANDRÉ PR. JOSÉ FERNANDO DA ROSA TERÇAS 20HS, SEXTAS 15HS E DOMINGOS 19HS

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA SÃO PAULO, 1267, CENTRO PR. HUMBERTO LEAL TERÇA-FEIRA, 20H, QUARTA-FEIRA, 8H30, SEXTA-FEIRA, 15H, DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA HENRIQUE BIER C/AMARAL RIBEIRO, 1520 –CAMPINA PRA. KARINA DOS SANTOS TERÇA-FEIRA, 20H, QUARTA-FEIRA, 8H30, SEXTA-FEIRA, 15H, DOMINGO, 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR RUA JOÃO CARLOS HAAS SOBRINHO, 31- FEITORIA PR. JOSÉ ANTONIO CAETANO ARAÚJO SEGUNDA 15H, TERÇA 15H,QUARTA 20H, QUINTA E SEXTA 20H, SÁBADO 19H, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ENCONTROS DE FÉ RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 825 - CENTRO PR. EDVALDO FERREIRA DOMINGO, 19H30, QUARTA 20H, SEXTA 15H E 20H,

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL O BRASIL PARA CRISTO RUA GALMENDIO SILVEIRA QUADROS, 200 - BAIRRO VICENTINA PR. ADALTON SANT’ANNA TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, 20H, SÁBADO E DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA FOGO PURO AV. UNISINOS, 24, PRÓXIMO A ESTAÇÃO UNISINOS PR. OSIEL SOUZA QUARTA-FEIRA, 20H; SÁBADO, 20H; DOMINGO, 20H

SÃO LEOPOLDO IGREJA GLÓRIA DE DEUS RUA LEOPOLDO WASSUN,1341 - VILA BRÁS PR. PERCI PEREIRA TERÇAS, SEXTAS E DOMINGOS AS 20H, QUARTAS 15HS

SÃO LEOPOLDO IGREJA MINISTÉRIO DA VIDEIRA RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 849 - CENTRO PR. LUIZ H. SCHMITT TERÇA-FEIRA, 15H, QUARTA-FEIRA,19H30, DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO RUA 1º DE MARÇO, 708, SALA 405 - CENTRO PR. CESAR DOMINGO, 9H30.

SÃO LEOPOLDO IGREJA PENTECOSTAL CRISTO VIVE RUA ALBERTO LINCK, 28 – BAIRRO VICENTINA PR. JUAREZ MARINS SILVEIRA TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA – 19H30; DOMINGO 8H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO A SERVIÇO DO REI JESUS AV. HENRIQUE BIER, 611- BAIRRO CAMPINA PR. GILNEI OTÓRIO PETRI TERÇA-FEIRA, 15H E 20H, QUARTA-FEIRA,QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA 15H E 20H, SÁBADO, 19H; DOMINGO, 20H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO APOSTÓLICO REI JESUS AV. IMPERATRIZ LEOPOLDINA, 2143, BAIRRO PINHEIROS PR. DOMINGOS SEGUNDA-FEIRA, 20H; TERÇA-FEIRA, 19H30 E 21H ; SEXTA-FEIRA, 19H30, SÁBADO, 19H; DOMINGO, 19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ÁGUA DA VIDA RUA FERNANDO DE NORONHO,50- BAIRRO SCHARLAU PR. NORBERTO DIAS QUARTA 20H , DOMINGO 19H30

SÃO LEOPOLDO IGREJA EVANGÉLICA ÁGUA DA VIDA AV.SÃO BORJA, 516, BAIRRO RIO BRANCO PR. NORBERTO DIAS SEXTA AS 17H , SÁBADO  19H

SÃO LEOPOLDO IGREJA INTERNACIONAL APOSTÓLICA DA PAZ AV. HENRIQUE BIER, 2602- BAIRRO CAMPINA PR. ADEMIR MARTINS QUARTA-FEIRA 19H30 , DOMINGO 19H

SÃO LEOPOLDO MINISTÉRIO BATISTA CRISTO É A VIDA RUA DA PALMA, 322 -BAIRRO VICENTINA PR. PAULO JAIR SIMÃO DOMINGO, 19H30,  TERÇA-FEIRA, 20H, QUINTA E SÁBADO 20H

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ ASSEMBLÉIA DE DEUS RUA ODERICH, 1188 – CENTRO PR. ACÁCIO FRICK QUINTA-FEIRA, 19H30; SÁBADOS, 19H30; DOMINGO, 19H30;SEGUNDA-FEIRA DAS 11H ÀS 12H

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ IGREJA ENCONTROS DE FÉ LOCAL: NA RS 240, AO LADO DA ENTRADA DA UCS PR. ELTON PFÜTZ TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20H.

VIAMÃO IGREJA MANACIAL DO PODER DE DEUS PARA AS NAÇÕES RUA TEODORO LUIZ DE CANTRO N° 12 PARA 17 DA VILA AUGUSTA PR. ANTONIO FLORES

Ação de Responsabilidade Social

Não pague nada, só receba, é o seu direito.

“ ”Responsabilidade Social, o caminho para tornar o mundo um lugar melhor.

Rua Gen. Andrade Neves, n° 90 Cj. 02 - Térreo - Centro - Porto Alegre/RSCEP: 90010-210 - Fone/fax: (51) 3025-7646

[email protected] - www.acertcor.com.br

R

MARCAS E PATENTES

Busque vídeo no Youtube por:

“Acertcor Parceiro DPVAT”

NOSSOS DIFERENCIAIS EM REGISTRO DE MARCAS - A assessoria em registros de marcas da Acertcon apresenta em seus diferenciais o que os

empresários buscam para contratar uma empresa que os represente junto ao INPI e zele pelas suas marcas.

Pesquisa de Anterioridade de Marcas com Parecer Técnico - Realizamos um estudo detalhado da marca pretendida junto ao INPI e emitimos um Parecer Técnico;Monitoramento Periódico - Semanalmente, procedemos ao exame de possíveis colidências da sua marca com as marcas pretendidas por terceiros;Contrato de Prestação de Serviços - Descrição dos serviços, prazos, preços e forma de pagamento, respeitando e assegurando os direitos do cliente;Área jurídica especializada - A Acertcon conta com um Departamento Jurídico atuante na área de Marcas e Patentes, elaborando pareceres e defesas administrativas junto ao INPI;Responsabilidade - A Acertcon é Agente da Propriedade Industrial, matriculada no INPI sob n° 1710, ato normativo n° 142, de 25/08/1998. Associada - ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial e ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual.