jornal paranÁ notÍcias online 10ª ediÇÃo

12
Juranda Pág. 10 “Eis que Deus é minha salvação” ( Is: 12:2) Comcam Pág. 04 Diretor : Ed Cláudio M. Cruz Legislativo em destaque Pág. 11 Campo Mourão, 17 de fevereiro de 2012 O Jornal Paraná Notícias abre um espaço para que o leitor tam- bém possa expor seu ponto de vis- ta, deixando sua opinião, sugestão, crítica ou denúncia. O vereador mourãoense, Helton Borges, apresenta proje- to de lei que beneficia as mu- lheres que se utilizam do transporte coletivo urba- no no período noturno Projeto favorece as mulheres no desembarque de circular O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) visi- tou as obras da maternidade e do pronto socorro da Santa Casa regional em Campo Mourão. Deputado vistoria obras da Santa Casa Rancho Constrói Aterro Sanitário Quem criou Deus e de onde ele veio? A pergunta é ardilosa porque escorrega na falsa suposição de que Deus vem de algum lugar e de- pois pergunta que lugar seria este. A resposta é que nem a própria pergunta tem sentido. É como se per- guntássemos: “Como é o cheiro do azul?” Ano letivo 2012 começa com a Semana Pedagógica Entre os dias 1º e 07 de fe- vereiro foi realizado no município de Juranda a Semana Pedagógi- ca. As atividades tiveram início na quarta-feira, dia 01, com o planejamento para o ano leti- vo de 2012 nas escolas. A Prefeitura de Rancho Alegre do Oeste iniciou a construção do aterro sanitário, obra que está sendo realizada em parceria com a Funasa - Fundação Nacional da Saúde e que deverá estar concluída no prazo de 90 dias. Pág. 03 Espaço Aberto Pág. 12 Olhar Cristão Pág. 08 Você é o reporter! Edital nº 02 - 09.02.2012 O Poder Legislativo de Campo Mourão, Es- tado do Paraná, no uso de suas atribuições le- gais, R E S O L V E: Convocar AUDIÊNCIA PÚBLICA da Comis- são Permanente de Finanças e Orçamento para prestação de contas do Município referente ao 3º quadrimestre de 2011, nos termos da Lei Comple- mentar Federal nº 101/2000 e Lei Municipal nº 1.374, de 26/07/01. Data: 28 de fevereiro de 2012 (terça-feira). Horário: 16h30min. Local: Auditório da Casa da Cultura, situado na Avenida Comendador Norberto Marcondes, nº 684. Campo Mourão

Upload: ed-claudio-cruz

Post on 09-Jul-2015

1.829 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

Juranda Pág. 10

“Eis que Deus é minha salvação” ( Is: 12:2)

Comcam Pág. 04

Diretor : Ed Cláudio M. Cruz

Legislativo em destaque Pág. 11

Campo Mourão, 17 de fevereiro de 2012

O Jornal Paraná Notícias abreum espaço para que o leitor tam-

bém possa expor seu ponto de vis-ta, deixando sua opinião, sugestão,crítica ou denúncia.

O vereador mourãoense,Helton Borges, apresenta proje-to de lei que beneficia as mu-lheres que se utilizam dotransporte coletivo urba-no no período noturno

Projeto favorece as mulheresno desembarque de circular

O deputado estadualDouglas Fabrício (PPS) visi-tou as obras da maternidadee do pronto socorro daSanta Casa regional emCampo Mourão.

Deputado vistoria obras da Santa Casa

Rancho Constrói

Aterro Sanitário

Quem criou Deus e deonde ele veio?

A pergunta é ardilosa porque escorrega na falsasuposição de que Deus vem de algum lugar e de-pois pergunta que lugar seria este. A resposta é quenem a própria pergunta tem sentido. É como se per-guntássemos: “Como é o cheiro do azul?”

Ano letivo 2012 começa coma Semana Pedagógica

Entre os dias 1º e 07 de fe-vereiro foi realizado no município

de Juranda a Semana Pedagógi-ca. As atividades tiveram iníciona quarta-feira, dia 01, com oplanejamento para o ano leti-

vo de 2012 nas escolas.

A Prefeitura de RanchoAlegre do Oeste iniciou a

construção do aterrosanitário, obra que está

sendo realizada emparceria com a Funasa -Fundação Nacional da

Saúde e que deverá estarconcluída no prazo de 90

dias. Pág. 03

Espaço Aberto Pág. 12 Olhar Cristão Pág. 08

Você é o reporter!

Edital nº 02 - 09.02.2012

O Poder Legislativo de Campo Mourão, Es-tado do Paraná, no uso de suas atribuições le-gais,

R E S O L V E:

Convocar AUDIÊNCIA PÚBLICA da Comis-são Permanente de Finanças e Orçamento paraprestação de contas do Município referente ao 3ºquadrimestre de 2011, nos termos da Lei Comple-mentar Federal nº 101/2000 e Lei Municipal nº1.374, de 26/07/01.Data: 28 de fevereiro de 2012 (terça-feira).Horário: 16h30min.Local: Auditório da Casa da Cultura, situadona Avenida Comendador Norberto Marcondes, nº 684.

Campo Mourão

Page 2: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

CNPJ: 08.166.093/0001-30 D iretor: Ed Cláudio Machado Cruz S ites: www.jornalparananoticias.com.br www.portalradiogospel.com.brE-mail: [email protected]

[email protected] Cel: (44) 9808 -2786

Diagramação: Francilene Otto nascimento Cruz

Circulação: Campo Mourão - Farol - Janiópolis - GoioerêQuarto Centenário - Rancho Alegre D’Oeste - Juranda.

As matérias assinadas não expressam necessariamente aopinião deste jornal e são de responsabilidade de seusautores.

EDITORIAL: Esse é um projeto em parceria com aUCECOM (União Cristã de Evangelização das Cidades daComcam)

JORNAL PARANÁ NOTÍCIASA FORÇA DO INTERIOR!

GERALJPN2 CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

Para o Ministério da Saúde que colocou umvídeo na internet com cenas de um casal homos-sexual trocando carícias em uma boate.

O filme fazia parteda campanha de pre-venção a doençastransmissíveis por re-lações sexuais lançada para o carnavaldeste ano. De acordocom a assessoria deimprensa do ministé-rio, o vídeo foi feito

para ser exibido ex- clusivamente em lo- cais fechados, que re-

cebem público homossexual, e não deveria ter sidodisponibilizado na internet.

Segundo o ministério, a postagem do vídeono portal foi “um equívoco” e já foi retirado.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha,disse que está na fase final de produção uma peçaaudiovisual para ser exibida nas TVs abertas, quemantém a estratégia do governo de priorizar, nacampanha deste ano, o público homossexual.

A campanha de prevenção para o carnavalfoi lançada na semana passada e tem como alvojovens de 15 a 24 anos, sobretudo gays.

Para o deputado estadual-Leonaldo Paranhos (PSC) queprotocolou na Assembleia Le-gislativa do Paraná (Alep) um

projeto de lei que objeti-va ampliar a segurança

dos consumidores emlocais onde estãoinstalados caixas ele-

trônicos. “A idéia é que possamos, com as medi-das propostas, pelo menos inibir as ações dos mar-ginais, cada vez mais frequentes e ousadas, colo-cando em risco a segurança da população”, justi-fica o parlamentar.

O projeto do deputado Paranhos altera oartigo 1º da Lei 11.562, de 14 de outubro de 1996,de autoria do então deputado Beto Richa, hojegovernador do Estado, tornando “obrigatórios omonitoramento eletrônico e a presença ininterrup-ta da vigilância armada em locais onde haja insta-lação de caixas eletrônicos ou centrais de atendi-mento de instituição financeiras”.

Se aprovado e transformado em lei estadu-al, o projeto irá obrigar as instituições financeiras amanter sistema de filmagem e monitoramento, in-terno e externo, além de manterem nos locais, nomínimo um vigilante armado.

“Os arrombamentos de caixas eletrônicosno Paraná ganharam contornos assustadores e, emrazão do uso de explosivos, colocam em risco avida de clientes e de pessoas que circulem nas pro-ximidades destes locais. Entendemos que as insti-tuições financeiras são responsáveis pela opera-ção segura destes equipamentos e também pelasegurança dos usuários”, comenta o deputado Pa-ranhos, que preside a Comissão de Defesa do Con-sumidor da Assembleia.

PARA REFLETIR...

Houve, séculos atrás,uma tribo cujo chefe era tidocomo superior aos chefes detodas as demais tribos. Naquela época, a supe-rioridade era medida pelaforça física. Assim, a tribomais poderosa era a que ti-nha o chefe mais forte. Mas o chefe de que es-tamos falando não tinha so-mente força física. Ele eratambém conhecido por suasabedoria.

Desejando que opovo vivesse em segurança,ele criou leis abrangendo to-dos os aspectos da vida tri-bal. Eram leis severasque ele, como juiz imparci-al, fazia cumprir com rigor.Certa feita, problemas co-meçaram acontecer na tri-bo. Alguém estava come-tendo pequenos furtos.Ochefe reuniu a tribo e comtristeza no olhar, frisou queas leis tinham sido feitaspara os proteger, para osajudar.

Como todos tinham ode que necessitavam paraviver, não havia necessida-de de ocorrerem furtos.Assim, ele estabeleceu queo responsável teria o casti-go habitual aumentado de 10para 20 chibatadas. Os fur-tos, entretanto, continuaram.Ele voltou a reunir o grupoe aumentou o castigo para30 chibatadas. Mas os fur-tos não cessaram. “Por fa-vor”, pediu o chefe. “estousuplicando.

Para o bem de vocês,

O Amor e a Justiça

Em entrevista àimprensa e em discur-so no palanque, on-tem, durante lança-mento de um conjun-to habitacional emDoutor Camargo –região metropolitanade Maringá –, o go-vernador Beto Richa(PSDB) admitiu que o Paraná vive um momento dosmais delicados na segurança pública. Um problemaque Richa, segundo ele próprio, herdou do ante-cessor, o senador Roberto Requião (PMDB).

Na avaliação do governador, o sistema de se-gurança do Paraná é um dos piores do Brasil. “Dos27 Estados brasileiros, peguei o pior número percapita de policiais e delegacias superlotadas”, re-clamou Richa, que disse ter “perdido” o primeiroano de mandato para sanar problemas deixados pelogoverno anterior.

Beto diz que herdou crise na segurança

Vai dar polêmicae promete repetir os úl-timos lances de con-fronto entre evangéli-cos e membros do go-verno. O deputado fe-deral Fernando Fran-cischini (PSDB/PR),que é da bancada evan-

gélica, apresentou requerimento de convocação de Eleo-nora Menicucci, que tomou posse na Secretaria de Polí-ticas para Mulheres, para que ela explique as declara-ções que deu, antes mesmo de sua posse, acerca doaborto.

Em reportagem divulgada no site de uma revista,a ministra declarou que “aborto é questão de saúde pú-blica”, tema que para Francischini deve ser analisadocom responsabilidade e respeito à vida. “Para o cristão,o aborto é um grande homicídio.

É o mesmo que matar uma criança sem dar a elachance de defesa”, justificou o deputado em seu reque-rimento. “A questão do aborto deve ser tratada com prin-cípios éticos e morais”, completou Francischini.

Francischini quer ouvir ministra que é a

favor do aborto

os furtos precisam parar.Eles estão causando sofri-mento entre nós.

”E aumentou o cas-tigo para 40 chibatadas.Naquele dia, os que esta-vam próximos dele, viramque uma lágrima escorreupela sua face, quando eledispersou o grupo. Final-mente, um homem veio di-zer que tinha identificado oautor dos furtos. A notíciase espalhou e todos se reu-niram para ver quem era.

Um murmúrio deespanto percorreu a pe-quena multidão, quando apessoa foi trazida por doisguardas.

A face do chefe em-palideceu de susto e sofri-mento. Era sua mãe. Umasenhora idosa e frágil. “Eagora?” Pensou o povo emvoz alta. Todos começarama se questionar se o chefeseria, ainda assim, impar-cial. Será que ele fariacumprir a lei? Seria o amorpor sua mãe capaz de im-pedi-lo de cumprir o que elemesmo estabelecera?

Notava-se a luta ín-tima do chefe que, por fim,falou: “Meu amado povo.Faço isso pela nossa segu-rança e pela nossa paz. As40 chibatadas devem seraplicadas, porque o sofri-mento que este delito noscausou foi grande demais.

” Acenou com a ca-beça e os guardas fizeramsua mãe dar um passo àfrente.

Um deles retirou omanto dela, deixando àmostra as costas ossudase arqueadas. O carrasco,armado de chicote, seaproximou e começou adesenrolar o seu instru-mento de punição.

Nesse momento, ochefe deu um passo àfrente. Retirou o seu man-to e todos puderam verseus ombros largos, bron-zeados e firmes.

Com muito carinho,ele passou os braços ao re-dor de sua querida mãe,protegendo-a, por inteiro,com o próprio corpo.

Ele encostou o seurosto ao da mãe e misturouas suas com as lágrimasdela. Murmurou-lhe algoao ouvido e então, fez umsinal afirmativo para oencarregado.O homem seaproximou e desferiu nosombros fortes e vigorososdo chefe da tribo uma chi-batada, após outra, até com-pletar exatamente 40.

Foi um momentoinesquecível para toda a tri-bo que aprendeu naqueledia, como se podem harmo-nizar com perfeição, o amore a justiça. (autor desconhecido)

FIQUE POR DENTRO

Alexandre PadilhaMinistro da Saúde

Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não éDeus dos mortos, mas dos vivos. (Mateus 22:32) Leia a Bíblia!

Page 3: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

RANCHO ALEGRE

3CIDADES JPNCAMPO MOURÃO, FEVERREIRO DE 2012

Rancho inicia construçãodo Aterro Sanitário

E Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deusestá nele, e ele em Deus. (1 João 4:15) Leia a Bíblia!

A Prefeitura de Ran-cho Alegre do Oeste ini-ciou a construção o atrrosanitário, obra que estásendo realizada em par-ceria com a Funasa – Fun-dação Nacional da Saúde– e que deverá estar con-cluída no prazo de 90 dias.

O prefeito ValdineiJosé Pelói entregou aschaves de dez moradiasgeminadas que foramconstruídas com recursospróprios do município eentregues a famílias ca-rentes.

As famílias benefi-ciadas foram seleciona-das pela Secretaria deAssistência Social, sendoque cinco delas foramentregues a famílias deidosos, que durante avida não conseguiram re-alizar o sonho da casaprópria e que a partir deagora possuem moradiasdignas.

A equipe da Secreta-ria de Saúde de RanchoAlegre do Oeste realizouna última semana a reuniãomensal com as gestantesdo município, que contoucom a participação dosagentes comunitários desaúde e da enfermeiraMônica.

O tema abordadona reunião foi a obstruçãodas vias aéreas dos bebês,o chamado engasgo. As

Pelói entrega casas

“Esse é o nossoobjetivo, nossa prioridade,trabalhamos com os pésno chão e conseguimos al-cançar nossas metas. Em

2012, também temos cer-teza que será um ano degrandes conquistas” - dis-se o prefeito Valdinei Pe-lói.

Gestantes recebem orientações sobre como cuidar dos bebês

futuras mãesr e c e b e r a morientaçõessobre os cui-dados aoabordar umacriança en-gasgada e so-bre como evi-tar tais situa-ções. Duran-te a reunião as gestantestambém tiveram informa-ções sobre a importân-

cia da alimentação e doleite materno para o de-senvolvimento saudáveldo bebê.

Segundo o prefeitoValdinei Pelói, esta obra émuito importante, uma vezque permitirá ao municí-pio dar a destinação cor-reta a todo o lixo domés-tico produzido pela po-pulação, embora atual-mente Rancho Alegre do

Oeste já conte com umaterro controlado.

“Com o aterro sanitá-rio também poderemos darinício ao programa de co-leta seletiva de lixo, incen-tivando a população a se-parar o lixo que pode serreciclado” – ressalta o pre-feito Valdinei.

Com recursos doGoverno Estadual em tor-no de R$ 225.000,00,Rancho Alegre está re-alizando um recape emsuas principais ruas docentro da cidade. Parao prefeito Valdinei Pe-lói, esses investimentosirão garantir uma me-lhor estrutura para osmotoristas, Pelói agra-dece o apoio do Gover-no Estadual e lembra queobra só foi possível pormeio do Programa Pa-ranacidade, com contrapartida do município. “Estamos recupe-rando 12.199 metrosquadrados e com certe-za iremos fazer muito atéo final do ano disse oprefeito”. A obra estásendo realizada pelaconstrutora Sotran quevenceu a licitação.

O Loydi Hotel está localizado na regiãocentral de Campo Mourão, cidade predominante-mente agrícola, sede da maior Cooperativa do Bra-sil.

A cidade nos últimos anos tem atraído em-presas de grande porte como: Colacril, VRI e Ty-son do Brasil.

Estamos preparados para oferecer a vocêconforto e tranqüilidade em sua viagem seja a ne-gócios ou lazer.

Conheça os nossos serviços e faça a suareserva, teremos o maior prazer em recebê-lo.

Av. Irmãos Pereira, 1000 - Centro Campo Mourão - Paraná

Fone: (44) 3523-1835.

Várias ruas foram recapeadas

Page 4: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

VISITE O MERCADÃO MUNICIPALAv. Goioerê, 699 -Campo Mourão PR

4 COMCAMJPN CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

Deputado vistoria obras da Santa Casa

O deputado estadualDouglas Fabrício (PPS) visitouas obras da maternidade e dopronto socorro da Santa Casaregional em Campo Mourão. Asduas construções, que ficamprontas este ano, foram retoma-das no ano passado, recebendoinvestimentos do Estado que ul-trapassam R$ 5 milhões. Na pró-xima semana, está prevista ain-da o início das obras de reade-quação do acesso ao hospital,inclusive com construção de umtrevo.

“O deputado Douglas temsido um parceiro essencial daSanta Casa. Depois que ele trou-

xe aqui o secretá-rio de Saúde, Mi-chelle Caputo,além de outras au-diências em Curi-tiba, agilizou o pro-cesso para termi-nar essas obras”,reconheceu o pre-sidente do hospi-tal, Elmo Linhares.

Ele tambématribuiu a atuação política do de-putado a agilização do proces-so para melhorar o acesso, cu-jas obras já estão liberadas, numinvestimento de R$ 1,8 milhão.

“Nunca vi um processoandar tão rápido. Depois que odeputado trouxe o secretárioPepe Richa aqui no fim do anoe apresentamos a ele nosso po-tencial e nossas necessidades,acompanhei pelo sistema e empouco tempo o processo pas-sou por todos os trâmites neces-sários e agora está liberado paracomeçar as obras”, agradeceuLinhares.

“É gratificante ver que

todo o nosso esforço em prolda saúde pública regional estádando resultados. Agradeçoespecialmente aos secretáriosMichele Caputo (Saúde) ePepe Richa (Infra Estrutura eLogística) pela atenção dispen-sada à Santa Casa, que agoratambém passará a atender osservidores do Estado”, enfati-zou o parlamentar. Durante avisita ele foi informado pelos re-presentantes das empreiteirasque as obras do pronto socor-ro devem ficar prontas ainda noprimeiro semestre. Já a mater-nidade deve ser concluída até omês de outubro.

Acompanharam a visitado deputado os vereadoresSidnei Jardim e Beto Voidelo, anova presidente do Cis-Com-cam e prefeita de Farol, DinaCardoso, representantes da 11ªRegional de Saúde, além doschefes regionais da Seab (Ed-son Battilani), Edson Lima (Sa-nepar) e Ricardo Widerski (Co-hapar).

Aconteceram 1.221 inclu-sões de consumidores no cadas-tro do Serviço Central de Prote-ção ao Crédito (SCPC) de Cam-po Mourão, devido a problemade inadimplência, ao longo domês de janeiro. No mesmo perí-odo foram realizadas 825 exclu-sões de consumidores do cadas-tro em razão da regularizaçãodas pendências financeiras.

O relatório de serviçosprestados pelo órgão ligado aAssociação Comercial e Indus-trial (Acicam) também traça umparalelo com janeiro de 2011,

quando aconteceram 989 inclu-sões e 541 exclusões. Comparaainda o número de consultadasatendidas em janeiro: 2012 –19.576; 2011 – 20.808.

No relatório também édetalhado o número de consul-tas por modalidade: Integrada –4.985; Cheque – 366; SCPCMix – 473; Seproc Pessoal –487; Seproc Empresarial – 275;Seproc Pessoal Mix – 122; Che-que Free – 130; Renavam – 54;Confira Fone – 87; SCPC Jurí-dico – 418; SCPC Imobiliário –76; Só Protestos – 70. Direta-mente no SCPC/Acicam foramrealizadas 5.504 consultas emjaneiro, enquanto através doPortal da Associação Comerci-al do Paraná (ACP) foram rea-lizadas mais 6.529 consultas.

As consultas realizadasatravés da internet representa-ram 7,29 por cento (10.026).Também aconteceram 1.247consultas no balcão. O mês dejaneiro foi fechado com 25.211clientes cadastrados no banco dedados de Campo Mourão.

SCPC/Acicam divulga relatório de janeiro

José Nelson BotegaPresidente da Acicam

Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem f igura alguma do que há emcima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20: 3-4) Leia a Bíblia!

Page 5: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

5POLÍTICA JPN

Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais quetendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (1 João 5:13) Leia a Bíblia!

CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

Também compare-ceu a presidente Dilmae José Dirceu, o maisaplaudido.

O prefeito de SãoPaulo, Gilberto Kassab,

Temos o primeiro ges-to de traição política nacampanha eleitoral de2012. Uma boa parte dosseguidores do ex-gover-nador Orlando Pessuti, doPMDB, decidiu vestirbombacha e se bandearpara o time de GustavoFruet, ex-tucano agora noPDT, que já fora apoiadopelo próprio Pessuti nadisputa do Senado.

Mas há coerência nogesto. Embora o PMDBtenha candidato, RafaelGreca, o que move Pes-suti e sua turma é o ódio aRequião. Eleger Fruet sig-

Gustavo Fruet, nocalor dos protestos depoliciais pelo Brasil afora,defendeu a PEC 300, pro-posta de emenda consti-tucional que unifica os pi-sos salariais dos PMs detodo o Brasil. Em 2010,no entanto, quando o go-verno petista usou a PEC300 como promessa decampanha, e Fruet eracontra o PT, o deputadocriticou a proposta de umpiso único nacional. Vejao que dizia Fruet:

“O Palácio do Pla-nalto se equivocou ao in-terferir nas políticas sala-riais dos estados e muni-cípios. Assim, o governoprepara uma bomba-reló-gio de efeito retardadopara o próximo Congres-so”.

Dizia ainda texto daassessoria de Fruet: Du-

Os senadores para-naenses Alvaro Dias(PSDB) e Roberto Re-quião (PMDB) continuamna lista dos 30 políticosmais influentes no Twitter,segundo ranking feito poruma equipe denominadaLos 30 Tuiteros, commembros no México, Es-panha, Venezuela, Co-lombia, Chile, além doBrasil. Entre os membros,figuram advogados, pro-fessores e especialistas emcomunicação política. Al-varo, que aparece em 10ºlugar e Requião em 12ºsão os políticos brasileirosque mais tempo dedicamao Twitter, segundo o le-vantamento feito no mêsde dezembro.

A presidente DilmaRoussef caiu do primeiropara o terceiro lugar noranking dos políticos bra-sileiros mais influentes noTwitter – Top 30. À fren-te dela estão o deputado

CÂMARA MUNICIPAL DE QUARTO CENTENÁRIO

Em 2012 Continue participando dassessões ordinárias e dando sugestões.

Kassab é vaiado em festa de aniversário do PT

Das Agências

Prefeito de SP foiconvidado nacondição de

presidente nacionaldo PSD.

foi vaiado pela plateia aoser chamado na noite des-ta sexta, 10, para integrara mesa de autoridades doevento de comemoraçãodos 32 anos do PT, emBrasília, que contou tam-bém com a presença dapresidente Dilma Rousseffe de 17 ministros.

Convidado, Kas-sab foi chamado na con-dição de presidente naci-onal do PSD. Ele discutea possibilidade de uma ali-ança do PSD com o PTna eleição municipal deSão Paulo. Outros presi-dentes de partidos aliadosdo PT também foramconvidados

Rafael Greca é vítima daprimeira traição do ano

nificaria, para OrlandoPessuti, derrotar Requiãoe estabelecer uma conve-niente aproximação como PT de Gleisi Hoffmann.

Definidas as filiaçõese quem pode concorrerpor quais partidos naseleições municipais doano que vem, dirigentespartidários debruçam-semais objetivamente sobrea definição das coliga-ções. Neste momento,entra em pauta bem maisque a ideologia das siglase a representatividade lo-cal delas.

Além de força po-lítica, os partidos têmembaixo do braço osseus preciosos minutos _ou apenas segundos _ nohorário eleitoral gratuito.Cada fração de tempo éfruto de disputa intensapelos candidatos majori-tários, que sabem que otempo de TV pode serum grande diferencial nahora de buscar o voto.

O cálculo do tem-po a que cada sigla temdireito é um pouco com-plexo. O horário eleito-ral gratuito tem 30 minu-tos, sendo que um terçodo total (dez minutos) édividido igualmente entretodas as candidaturas.Se forem três candidatosa prefeito, por exemplo,cada candidatura largacom 3min20s.

Os outros dois ter-ços (20 minutos) são re-partidos de acordo comas bancadas de deputa-dos federais eleitas nasúltimas eleições _ paraeste cálculo vale apenasa representatividade naCâmara dos Deputados.

Dono da maiorbancada o PT contarácom (3m27), o PMDB,com (3m02), PSDB,(2m05), PP (1m42),DEM (1m42), PR(1m34), PSB (1m20),PDT (1m), PTB (51s),PSC (40s), PCdoB(35s), PV (32s), PPS(28s) e o PRB (19s). Asdemais agremiações po-líticas partidárias ficamcom tempo inferior a 10segundos.

Em 2010, Fruet era contra a PEC 300 para os policiais

rante o período pré-elei-toral, segundo Fruet, acandidatura oficial pro-meteu o piso salarial dospoliciais sem conhecer arealidade de cada estado.“Foram feitas promessasusando o chapéu alheio”,afirmou.

“O Palácio do Pla-nalto não pode retirar asua ausência do ônus,pois foi ele quem criou aconfusão.”

Na mesma mani-festação, Fruet dizia quea oposição iria apoiar aprorrogação da LeiKandir e a PEC do Fun-do de Erradicação daPobreza, mas para queessas votações aconte-cessem era preciso queo governo retirasse ocaráter de urgência dosprojetos do pré-sal, ouque adiasse a votaçãoda PEC 300.

Influentes do Twitter

federal Marco Feliciano,que é pastor e apresentao programa Tempo deAvivamento na Rede TV;e o senador CristóvãoBuarque, do PDT.

A metodologia uti-lizada é simples, baseadanos dados das contas doTwitter dos políticos na-cionais. Com base nas in-formações, Los 30 Tuite-ros obtêm coeficientes de

popularidade, sociabili-dade, extensão de cadatuite, além dos nomesdos usuários que com-põem a rede do políticoem questão.A análise também levaem consideração os cha-mados “fãs” que são onúmero de usuários dife-rentes do Twitter quedão reply a cada tuiteiroanalisado no último

Os senadores Aé-cio Neves (PSDB-MG) eLindbergh Farias (PT-RJ)discutiram ontem no Se-nado, em torno da priva-tização. Preocupado coma reação da militância doPT ao leilão de três aero-portos às vésperas doCongresso Nacional dopartido, marcado parasexta-feira em Brasília,Lindbergh insistiu na tesede que não houve priva-tização, e sim concessão.

A privatização pe-tista extraiu a simpatia dotucano. “É o PT seguin-do o ideário do PSDB e

isso é mui-to bom.Q u e msabe nãoestejamosjuntos lána frente”,encerrouAécio.

Mas o petista foiderrubado por um ato fa-lho. “A privatização do PTfoi uma das mais bem su-cedidas da história doPaís”, deixou escapar opetista no calor do deba-te, quando tentava pontuaras diferenças entre o mo-delo privatista do PSDBe as concessões do gover-no Dilma Rousseff. Aéciovibrou com o escorregãodo colega e felicitou o re-conhecimento. “O PT saiudo armário para o bem doBrasil. Bem vindo à eradas privatizações”.

Aécio e Lindbergtrocam farpas no Senado

Tempo de TV eRádio valoriza

partidos nanicos

Page 6: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

Mensagem para reflexão

6 PORTAL NOTÍCIASJPN CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

Venha fazerparte desta

família!

CULTOS - QUARTA - SEXTAE DOMIGOS as 19:30

Igreja Só o Senhor é Deus de Rancho Alegre D’ Oeste

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, eoutros para vergonha e desprezo eterno. (Daniel 12: 2) Leia a Bíblia!

Introdução: Crian-do uma cultura familiarque seja nutridora, a cul-tura de uma família de-termina a qualidade nolar, o que é necessáriopara que se desenvolvauma cultura abençoada.

I) Leve a sério as leisprimárias da vida.

1. Honestidade,(confiança não se compra,se adquire sendo honestocom Deus, consigo mes-mo e com o próximo).

2. Responsabilida-de.

3. Integridade.4. E solidariedade.

II) Leve a sério as leisprimária do amor.

1. Aceitação emvez de rejeição. (Amar aspessoas como elas são,ajuda e estimular o cresci-mento).

2. Compreensãoem vez de julgamento.(Amar faz acreditar nopotencial oculto que exis-te no outro).

3. Participação emvez de manipulação.

4. Estas leis formamos alicerces de uma bela

O que é necessário para que a famíliacaminhe na benção do Senhor?

cultura familiar. “Trate umhomem como ele é, e elecontinuará igual, trate-ocomo ele poderia e deve-ria ser, e ele se tornaráquem pode e deve ser”.(Goethe)

III) Para construir umacultura familiar sadia énecessário...

1. Parar de culpar2. Acusar3. Criticar4. Reclamar5. Comparar6. Competir

IV) Mantenha a unida-de da família no exercí-cio do perdão

1. Quando se per-doa com sinceridade,abrem-se os canais poronde fluem a confiança eo amor incondicional.Você lava o seu coração.

2. A falta de perdãobloqueia a estrada queconduz a transformação.Quando não perdoamos atransformação não acon-tece.3. “Lembre-se, não é amordida da cobra quecausa o dano mais sério,mas sim persegui-la, pois

isso conduz o veneno atéo coração”.

V) Faça e cumpra pro-messas.

1. O que uma pro-messa pode gerar:

(1) Entusiasmo, (to-dos nós precisamos dis-so... O contrario de entu-siasmo é desânimo).

(2) Expectativa (ésempre bom gerar expec-tativa nas pessoas com asquais nós nos relaciona-mos.)

2. Nunca prometaaquilo que você não pos-sa cumprir.

3. Não cumprirpromessas, é abrir brechaspara ser tido como alguémque não inspira confiança.

VI) Faça de cada proble-ma uma oportunidadede fazer um investimen-to emocional para queseja otimista

1. O dia ruim de al-guém se torna uma opor-tunidade de ser generoso.

2. Uma ofensa setorna uma oportunidadede pedir desculpa ou deperdoar.

3. Os mexericos dealguém se tornam umaoportunidade de ser leal,de defender com serenida-de os ausentes.

“Os problemas ecircunstância podem serobstáculos no caminho,como pode ser o caminhoum obstáculo, depende decomo você lida com osmesmos”.“As maiores batalhas davida são travadas diaria-mente nos silenciososcompartimentos da alma”.(David O. Mckay)

Pastor Pereira o amigo de sempre

Pastor Juarez

Plano 1: R$ 80,00 PacoteCompleto (Aulas + Muscula-ção) sem contrato.

Plano 2: R$ 70,00 PacoteCompleto – Contrato de 4 me-ses.

Plano 3: 240,00 Pagamento àvista. Pacote completo – Con-trato de 4 meses.

1 Modalidade: R$ 55,00 con-trato de 4 meses.

Musculação – horário livre:R$ 60,00 contrato de 4 meses,Musculação Promocional: R$45,00 contrato de 4 meses –Horários: 06:00 às 11:00h e14:00 às 16:00h.

Exclusivos: 3x no chequeou cartão de crédito.

Plano Familiar: 3 ou mais pessoas, por : R$50,00 Pacote completo. Contrato de 3 me-ses.

Plano Universitário: R$ 45,00 Musculação– Horário livre e R$ 60,00 Pacote completo.Contrato de 3 meses.

Trainer Academia

Fone: 3017-1223 / 9852-0004

Rua Guarapuava, 815 - Campo Mourão

O telefone daLavanderia

Cristalmudou, agoraé 3523-5705

ATENÇÃO

Pastor José Pereira da Igreja Assembléiade Deus Madureira - Campo Mourão

Page 7: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

1) O que é aceitar Jesus?

2) Como definimos a fé?(Testemunho)

3) Qual a importância de irà igreja? (A igreja coluna efirmeza da verdade)

4) Como devem se com-portar os jovens nos diasde hoje?

5) Qual é o plano de Deus para à família?

6) Qual é o significado do batismo?

7) Qual o poder da oração?

8) O que é intercessão?

9) O que é o chamado de Deus?

10) Como é a vida de uma pessoa que se des-via dos caminhos do Senhor?

11) Eu posso ter uma nova chance?

12) O que a Bíblia diz sobre prosperidade?

13) O que a Bíblia diz sobre prostituição e ho-mossexoalismo?

14) O que é Sincretismo religioso?

15) Quem foi Maria, a mãe de Jesus?

16) Qual a diferença entre Deus, Jesus e oEspírito Santo?

17) O que o perdão significa em nossas vi-das?

18) Os anjos podem nos proteger?

19) Por que há pessoas que não são curadas?

20) Por que passamos por tantas aflições?

21) Por que pessoas boas se tornam más, epessoas más se tornam boas?

22) Por que tantas pessoas resistem à pala-vra de Deus?

23) Quais as religiões que existem no Brasil eno mundo?

24) Quem é nosso inimigo, de onde ele veio, ecomo fazemos para vencê-lo?

25) Para onde eu vou depois que morrer?

*Curiosidades bíblicas

O livro “Os Primeiros Passos no Evangelho”contém 25 perguntas e respostas e serádistribuído gratuitamente nos presídios.

Ed Cláudio Machado Cruzautor do livro “Os Primeiros Passos no Evangelho”

Por que tantas pessoasresistem à palavra de Deus?

CIDADES JPNPORTAL NOTÍCIAS JPN 7CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

A desobediência, oamor pelo pecado, e omau testemunho, são fato-res decisivos na vida deuma pessoa, foi assim des-de o começo dos tempose continuará sendo porqueSatanás não desiste de in-fluenciar as pessoas.

“Nos quais o deus(Satanás) deste séculocegou os entendimentosdos incrédulos, para quenão lhes resplandeça aluz do evangelho da gló-ria de Cristo, que é a ima-gem de Deus”. (2 Corín-tios 4: 4)

Vamos ver duasclasses de pessoas, os hu-mildes e os soberbos, en-quanto os humildes quetemem a Deus e resistemàs investidas do nosso ad-versário, de outro lado, ossoberbos se distanciamcada vez mais do Senhore caem na sua própria al-tivez.

Acontece que mui-tas pessoas querem Deus,entendem que Ele é o Cri-ador de tudo e de todos,desde a prostituta ao ban-dido mais perigoso sabemque Deus existe.

Mas por que essas pes-soas não conseguem lar-gar os seus maus cami-nhos?

Desde o começoda humanidade o ser hu-mano quer andar sozinho,essa autoconfiança gerauma soberba e arrogânciaque resulta em desobedi-ência e o afasta de Deus,abrindo então, um espaçopara o adversário tomarconta da sua vida e o co-locando como escravo dopecado, Deus então, ficaimpedido de trabalhar emsua vida.

“Deus resiste aossoberbos, dá, porém,graça aos humildes”.(Tiago 4: 6b)

Soberba: Soberba é osentimento negativo carac-terizado pela pretensão desuperioridade sobre as de-mais pessoas, levando-asem manifestações ostensi-vas de arrogância, por ve-zes sem fundamento algum

em fatos ouvariáveis re-ais.Humildade:Humildadevem do La-tim humusque significa“filhos daterra”. Refe-re-se à qua-

lidade daqueles que nãotentam se projetar sobre asoutras pessoas...

De certa forma, nóstambém somos iguais. Pordesobediência, brincamoscom as coisas de Deus enos deixamos levar pelascoisas do mundo. Sofre-mos uma grande atraçãopelas coisas do mundo, eo mundo vai aos prenden-do cada vez com corren-tes mais grossas em tron-cos mais fortes.

“Ninguém vos en-gane com palavras vãs;porque, por essas coisas,vem a ira de Deus sobreos filhos da desobediên-cia.” (Efésios 5:6)

“..Nos quais an-dastes outrora, segundoo curso deste mundo, se-gundo o príncipe da po-testade do ar, do espíritoque agora atua nos filhosda desobediência”; (Efé-sios 2:2)

Um exemplo de desobe-diência:

O livro de Gênesis19:17, um anjo enviado doSenhor diz a Ló:

“Livra-te, salva atua vida; não olhes paratrás, nem pares em todaa campina; foge para omonte, para que não pe-reças ....Então, fez o SE-NHOR chover enxofre efogo, da parte do SE-NHOR, sobre Sodoma eGomorra. E subverteuaquelas cidades, e todaa campina, e todos osmoradores das cidades,e o que nascia na terra.E a mulher de Ló olhoupara trás e converteu-senuma estátua de sal.”(Gênesis 19.24-26).

Ora, aí se enqua-dram duas situações mui-to delicadas: a falta de te-mor e a desobediência damulher de Ló. Ela olhoupara trás, viu as chamas ea lama que ficou, mas nãofoi capaz de prosseguircom sua família.

A Bíblia não relataexatamente o que se pas-sou no coração daquelamulher para que ela deso-bedecesse ao pedido de

um anjo de Deus. Umacoisa, porém, fica fácil deconcluir: talvez ela estives-se apegada às coisas ma-teriais e não quisesse dei-xar os seus bens para trás.Triste fim da mulher de Ló.Acabou ficando tambémpara trás.

Nos dias de hoje,também podemos pegar alição dessa mulher comoexemplo e aprendermosmuito. Não se pode avan-çar enquanto o coraçãoestiver preso a alguma coi-sa.

Aquela mulher nãosoube valorizar o “novo”de Deus em sua vida. Elanão pensou em nenhummomento que o lugar paraonde Deus estava levandoa sua família era um lugarde livramento.

Muitas pessoas tan-to homens quanto mulhe-res hoje agem assim comoa mulher de Ló. Deus estálivrando de uma situaçãoembaraçosa ou até mes-mo de um perigo e ela in-siste naquele ponto, con-tra a vontade de Deus.

Em todas as situa-ções de nossa vida deve-mos estar em vigilância,seja na família na socieda-de, no nosso trabalho, nasfinanças e até mesmo den-tro da igreja, estar atentoà voz de Deus é fundamen-tal para sabermos em quaiscaminhos devemos andar.

Um exemplo de arro-gância:

BABEL: (segundo Auré-lio) confusão de vozes oulínguas.

Desordem, confu-são, balbúrdia. Em Hebrai-co, Porta de Deus.“Ora, toda a terra tinhauma só língua e um sóidioma.

Deslocando-se oshomens para o Oriente,acharam um vale na ter-ra de Sinar, e ali habita-ram. Disseram uns aosoutros: Eia pois, façamostijolos, e queimemo-losbem. Os tijolos lhes ser-viram de pedras e o be-tume por cal.

Disseram mais:edifiquemos para nósuma cidade e uma torrecujo cume toque no céue façamo-nos, um nome,para que não sejamos es-palhados sobre a face detoda a terra. Então des-ceu o Senhor para ver acidade e a torre que os fi-lhos dos homens edifica-vam e disse: eis que o

povo é um e todos têmuma só língua; e isto é oque começam a fazer,agora não haverá restri-ção para tudo o que elesintentarem a fazer.

Desçamos e con-fundamos ali a sua lin-guagem para que não en-tenda um a língua do ou-tro. Assim o Senhor os es-palhou dali sobre a facede toda a terra; e cessa-ram de edificar a cidade.Por isso se chamou o seunome “BABEL” por-quanto ali confundiu oSenhor a linguagem detoda a terra, e dali o Se-nhor os espalhou sobre aface de toda a terra.”(Gênesis 11: 1-9)

Os homens come-çaram a se achar iguais aDeus e a Torre de Babelera para chegar até Ele.Deus como castigo fez comque ninguém mais se enten-desse formando um verda-deiro caos, ninguém se en-tendia mais e não falavama mesma língua.

Como nos dias dehoje muitas pessoas depo-sitam sua confiança no di-nheiro e na posição social,se tornando arrogantes, so-berbos e presunçosos, es-quecendo de Deus, des-prezando os caminhos doSenhor, e caindo em suaspróprias armadilhas.

“A soberba prece-de à ruína; e o orgulho, àqueda.” (Prov 16,18)

Qual o efeito do mau tes-temunho na sociedade?

Sem alongar a resposta po-demos dizer que é simples-mente devastador.

O mau testemunhopode afastar alguém deDeus quando esse estáquerendo uma aproxima-ção para um entendimentomelhor.

Pode servir de pre-texto para a pessoa não irà igreja, pois não quer sercomparado com determi-nadas pessoas. Portanto,aos irmãos que queiram fa-zer parte de uma congre-gação, que sejam fiéis aDeus, e não de mau teste-munho! “Quando a Deus fize-res algum voto, não tar-des em cumpri-lo; porquenão se agrada de tolos; oque votares, paga-o. Me-lhor é que não votes doque votes e não pagues.”(Eclesiastes 5: 4-5).(ContInua na próximaedição...)

E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. (Atos 22: 16) Leia a Bíblia!

Page 8: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos,porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos... (2 Corintios, 4: 8-9) Leia a Bíblia!

8 OLHAR CRISTÃOJPN CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

Satanás convocoua CMD (ConvençãoMundial de Demônios).

Em seu discurso deabertura, ele disse:

Caros amigos de-mônios:

Não podemos im-pedir os cristãos de iremà igreja. Não podemosimpedi-los de ler as suasBíblias e conhecerem averdade. Nem mesmopodemos impedi-los deformar um relacionamen-to íntimo com o seu Sal-vador que prefiro nem di-zer o nome. E, uma vezque eles ganham essa co-nexão com “Ele”, o nos-so poder sobre eles estáquebrado.

Então vamos dei-xá-los ir para suas igrejas,vamos deixá-los com osalmoços e jantares quenelas organizam, mas, va-mos roubar-lhes o tempoque têm, de maneira quenão sobre tempo algumpara desenvolver um re-lacionamento com o Sal-vador deles.

O que quero quevocês façam é o seguinte,disse o diabo:

Distraia-os a pon-to de que não consigamaproximar-se do seu Sal-vador!

Como vamos fazeristo? Gritaram os seusdemônios.

Respondeu-lhes:Mantenham-nos

ocupados nas coisas nãoessenciais da vida, e in-ventem inumeráveis as-suntos e situações que

ocupem as suas mentes.Tentem-nos a gastarem,gastarem, gastarem, e to-mar emprestado, tomaremprestado. Persuadamas suas esposas a iremtrabalhar durante longashoras, e os maridos a tra-balharem de 6 à 7 diaspor semana, durante 10 à12 horas por dia, a fim deque eles tenham capaci-dade financeira para man-ter os seus estilos de vidafúteis e vazios.

Criem situaçõesque os impeçam de pas-sar algum tempo com osfilhos. À medida que suasfamílias forem se fragmen-tando, muito em breveseus lares já não mais ofe-recerão um lugar de pazpara se refugiarem daspressões do trabalho.

Estimulem suasmentes com tanta intensi-dade, que eles não pos-sam mais escutar aquelavoz suave e tranqüila queorienta seus espíritos. En-cham as mesinhas de cen-tro de todos os lugarescom revistas e jornais.Bombardeiem as suasmentes com noticias, 24horas por dia.

Invadam os mo-mentos em que estão di-rigindo, fazendo-os pres-tar atenção a cartazes cha-mativos. Inundem as cai-xas de correio deles compapéis totalmente inúteis,catálogos de lojas queoferecem vendas pelocorreio, loterias, bolos deapostas, ofertas de pro-dutos gratuitos, serviços,e falsas esperanças.

Mantenham lindas

e delgadas modelos nasrevistas e na TV, para queseus maridos acreditemque a beleza externa é oque é importante, e elesse tornarão insatisfeitoscom suas próprias espo-sas. Mantenham as espo-sas demasiadamente can-sadas para amarem seusmaridos à noite, e dê-lhesdor de cabeça também.Se elas não dão a seusmaridos o amor que elesnecessitam, eles entãocomeçam a procurá-loem outro lugar e isto, semdúvida, fragmentará assuas famílias rapidamen-te.

Dê-lhes PapaiNoel, para que esqueçamda necessidade de ensi-narem aos seus filhos, osignificado real do Natal.Dê-lhes o Coelho da Pás-coa, para que eles nãofalem sobre a ressurreição“daquele” que morreu nacruz, e o Seu poder so-bre o pecado e a morte.Até mesmo quando esti-verem se divertindo, sedistraindo, que seja tudofeito com excessos, paraque ao voltarem dali es-tejam exaustos!.

Mantenha-os de talmodo ocupados que nempensem em andar ou ficarna natureza, para refleti-rem na criação de Deus.Ao invés disso, mande-ospara Parques de Diver-são, acontecimentos es-portivos, peças de teatro,concertos e ao cinema.Mantenha-os ocupados,ocupados. E, quando sereunirem para um encon-tro, ou uma reunião espi-ritual, envolva-os em me-xericos e conversas semimportância, para que, aosaírem, o façam com asconsciências pesadas.

Encham as vidas detodos eles com tantascausas nobres e importan-tes a serem defendidasque não tenham nenhumtempo para buscarem opoder do Nazareno. Mui-

to em breve, eles estarãobuscando em suas própri-as forças, as soluçõespara seus problemas ecausas que defendem, sa-crificando sua saúde esuas famílias pelo bem dacausa.

Isto vai funcionar!Vai funcionar! Bradaramos demônios em coro.

Então, os demôni-os ansiosamente partirampara cumprirem as deter-minações do chefe, fazen-do com que os cristãos,em todo o mundo, ficas-sem mais ocupados, emais apressados, indodaqui para ali e vice-ver-sa, tendo pouco tempopara Deus e para suas fa-mílias. Não tendo nenhumtempo para contar a ou-tros sobre o poder de Je-sus para transformar vi-das. Creio que a pergunta é:

O diabo está tendosucesso nas suas maqui-nações?

Fonte: Ida Gospel, via es-boçando idéias

O ateísta BertrandRussel escreveu em seulivro “Por que não souum Cristão” que, se éverdade que todas ascoisas precisam de umacausa, então Deus tam-bém precisa de uma cau-sa. A partir daí ele con-cluiu que se Deus preci-sava de uma causa, en-tão Deus não era Deus(e se Deus não é Deus,então, logicamente, nãohá Deus). Esta foi sim-plesmente uma forma umpouco mais sofisticadada pergunta infantil:

“Quem criou

Deus?” Até uma criança

sabe que as coisas nãosurgem do nada, então seDeus é uma “coisa”, en-tão Ele deve tambémdeve ter uma causa, cer-to?

A pergunta é ardi-losa porque escorrega nafalsa suposição de queDeus vem de algum lugare depois pergunta que lu-gar seria este. A respostaé que nem a própria per-gunta tem sentido.

É como se pergun-tássemos: “Como é ocheiro do azul?” Azul nãoestá na categoria de coi-sas que têm cheiro, entãoa pergunta é, em si, errô-nea. Da mesma forma,Deus não se encontra nacategoria de coisas quesão criadas ou que vêm aexistir, ou são causadas.Deus é “não-causado” e

“não-criado”:Ele simplesmente

existe. Como sabemos disso?

Bem, sabemosque do nada, nada podesurgir. Então, se algumavez já houve um tempoem que não existia abso-lutamente nada, entãonada jamais viria a exis-tir. Mas as coisas exis-tem. Por isso, uma vezque nunca pode ter ha-vido o nada absoluto, al-guma coisa deve ter sem-pre existido. Esta coisaque sempre existiu (Isaí-as 57:15) é o que cha-mamos Deus. Salmo90:1-2 diz: “Senhor, tutens sido o nosso refú-gio, de geração em ge-ração. Antes que osmontes nascessem e seformassem a terra e omundo, de eternidade aeternidade, tu és Deus.”

Quem criou Deus e de onde ele veio?

Ilustração

Por Pastor Julio Fonseca

O diabo faz palestra na Convenção Mundial de Demônios

Astra Sedan CD Prata G.2003 R$ 24.000,00

Celta Spirit 2p Prata G.2004 R$ 17.500,00

Celta Spirit Flex PrataFlex 2011 R$ 27.000,00

Corsa Sedan Super Ver-de met. G. 1999 R$14.500,00

Fusca Person. 1.500Azul G. 1972 R$3.000,00

Fiesta 1.0 4p Prata Flex2007 R$ 23.500,00

Gol Trend G4 4p PretoFlex 2008 R$ 24.000,00

Gol G IV 4P Preto 2008Flex R$ 27.000,00

Gol Trend G4 Branco2010 Flex R$ 22.000,00

Gol Plus Cinza Met. G.2002 R$ 16.500,00

Omega CD 4.1 AzulMet. G. 1997 R$20.500,00

Omega CD 3.0 AzulMet. G. 1993 R$16.000,00

Palio Fire 4p Prata2006 Flex R$ 19.000,00

Parati 1.8 Mi 4p PrataG. 1998 R$ 15.500,00

Parati 16v Cinza Met.G. - R$ 12.000,00

Verona GL Azul Met. A.1990 R$ 5.500,00

307 Sedan Pre PrataFlex 2010 R$ 38.000,00

207 Mooligth 1.4 PrataFlex 2008 R$ 26.500,00

Saveiro City BrancaFlex 2005 R$ 18.500,00

Strada Fire CS PrataFlex 2010 R$ 26.000,00

S-10 Advantage CDCinza Met. Flex R$ 2008R$ 44.000,00

S-10 CD Luxe CinzaMet. A. 1997 R$26.000,00

Ofertas da Semana

Escort XR3 Bordo A.1988 R$ 3.800

Verona GLX Azul Met.G. 1990 R$ 4.000,00

Page 9: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

CURIOSIDADES PIADAS

BIZARRICE PURA

Dicas de Cozinha

CIDADES 9VARIEDADES JPNCAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

Av. Irmãos Pereira,771 Campo Mourão - PR

O corpo humanoapresenta comportamen-tos individuais para cadapessoa. No caso das tem-peraturas, o corpo temum limite tanto para o frio,quanto para o calor. Atemperatura máxima oumínima que podemos su-portar depende da inten-sidade, da variação detemperatura e do tempoem que o organismo éexposto.

Quando submetidoa altas temperaturas ocorpo humano sofre dehipertermia, em que osprincipais sintomas sãosuor, desidratação, bocaseca, pele flácida e, con-sequente, a parada dofuncionamento dos ór-

Qual a temperaturamáxima e mínima que o serhumano é capaz de suportar?

gãos. E quando ex-posto a baixas tempe-raturas, o corpo sofrehipotermia, em que asprimeiras reações sãotremor e contraçãomuscular.

A uma tempe-ratura de -44º C,numa situação em quea pessoa estiver com pou-ca vestimenta, a pele hu-mana congela em menosde um ou dois minutos. Jáno calor, uma pessoa ex-posta a uma temperaturade 42° C, terá morte porinsolação.

Na história da me-dicina, há o registro deum homem que suportou15 minutos a uma tempe-ratura de 105º C. No en-

tanto, testes mais recen-tes e menos perigosos fo-ram capazes de descobrirque a temperatura máxi-ma que podemos aguen-tar é de 127ºC, por 20minutos.Segundo os ma-nuais de medicina, quan-do a temperatura do cor-po se encontra abaixodos 27 graus a pessoaestá tecnicamente morta.Site de Curiosidades.com

Foi aberta uma in-vestigação para apuraro caso envolvendo o po-lítico.

Marek Latas diz que ma-çãs foram responsáveispelo teor alcoólico emseu sangue. (Foto: Repro-dução/Gazeta Krako-wska)

Após ser flagrado nobafômetro, o político polo-nês Marek Latas negouque estivesse dirigindo al-coolizado. Ele disse que oteste deu positivo porquehavia comido algumas ma-çãs no dia, segundo repor-tagem do jornal polonês“Gazeta Krakowska”.

Marek Latas apre-

sentou um nível de álcoolno sangue de 0,7 decigra-mas por litro. No entantoele negou que tenha con-sumido bebidas alcoólicasno dia. “Eu sou diabético.Comi algumas maçãs an-tes de dirigir”, afirmou ele.

O membro do Par-lamento polonês tambémargumentou que não se en-volveu em nenhum aciden-te. “Eu estava confiante deque não existia nenhumachance de ter álcool nomeu sangue”, afirmou La-tas, ao ser parado em umablitz.

Na Polônia, as pes-soas que dirigem podemapresentar até 0,2 decigra-mas de álcool por litro de

Flagrado no bafômetro, político polonês diz que comeu maçãs

A criação dos maridos

Enquanto criava os maridos, Deus prometeu às mulhe-res que os maridos bons, obedientes, mão abertas, bonitos,

inteligentes, carinhosos, compreensivos e eles seriam encon-trados em todos os cantos do mundo.

E depois Ele fez a terra redonda

Pinga Pra Macho

Um belo dia no interior estava os aposentados jogando baralho em umboteco, quando um homem chega com seu cavalo e o amarra na árvore.

Ele entra no bar e pede ao balconista uma pinga para macho.O garçom lhe dá uma pinga de engenho e o homem cospe tudo, dizendo:-Eu pedi pinga pra Macho!Então, o garçom vai até o fundo do bar, mistura pinga, pólvora, uma

bala de trinta e oito e gasolina, e oferece ao homem.Ele bebe tudo de uma vez e exclama: Affff! Essa sim é pra Macho!Ele paga e vai embora.No dia seguinte, ele volta:-Moço, me ve outra pinga daquela? Mas por favor, tire a bala!Ontem, fui dar um peido e matei meu cavalo!

Ingredientes

2 ovos, 2 colheres (sopa) de creme de leite, sal e pi-menta-do-reino a gosto, recheio de sua preferência

Modo de Preparo

1°Coloque numa tigela 2 ovos, 2 colheres (sopa) decreme de leite, sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem (sem

bater).

2°Numa frigideira untada com manteiga, coloque uma porção de ovo(feito acima) forrando o fundo. Tampe a frigideira e deixe por 3 minutos.Retire da frigideira. Repita o mesmo procedimento até terminar a mistura deovos.

3°Pegue cada disco de massa de ovo e coloque uma porção de recheiode sua preferência) e dobre em 4 partes formando um pacotinho. Sirva emseguida.

O Aquífero Guaranié uma área de 1,2km² dosubsolo brasileiro na re-gião do centro-sudoesteque abriga a segundamaior reserva de águadoce do planeta. Partedo Aquífero está distribu-ída entre a Argentina,Paraguai e Uruguai.

ZO nome Guaranié em homenagem à tribo

Aquífero Guaraniindígena quepredominouno local. OA q u í f e r opossui umvolume de55 mil km³ eprofundida-de aproxi-mada de1800 me-tros. Estima-se que seurecarrega-mento tenhaa capacida-

de próxima de 166 km³por ano. O Aquífero Gua-rani seria capaz de distri-buir água para todo o pla-neta pelo período de 200anos. Se faltar (ou quan-do faltar) água potável noplaneta a disputa pelocontrole do Aquífero serábastante controversa. Ospaíses donos do territó-rio teriam controle co-

mercial da água do sub-solo? Ou visto que a águapotável é um bem básicopara a sobrevivência dahumanidade, sua explora-ção comercial deveria sero último objetivo?

Geologicamente oaqüífero consiste de sedi-mentos arenosos forma-dos há aproximadamente220 milhões de anos. Al-guns processos físicos equímicos transformaram olocal em uma rocha sedi-mentar chamada arenito.Essa rocha permite o acú-mulo de água em seu in-terior.

Pelo menos 90%da área do local é cober-ta por basalto. O basaltoprejudica o recarrega-mento do aqüífero, porémtambém auxilia a evitar aevaporação de água.

Juliana Miranda - Equipe do Sitedecuriosidades.com

Receita de Crepe de Ovo

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros paravergonha e desprezo eterno. (Daniel 12: 2) Leia a Bíblia!

Gol GIII 2005 vermelho4 p

Peugeot 307 2008bege completo

Astra hatch GSI 2005vermelho completo

Corsa 1995 bordo 2p

Celta 2007 prata flex4p

Uno vivace 2012 ver-melho 4p

Gol GIII 2002 4p cinza

completo

Cross fox 2005 bran-co completo

Strada fire branca2002

Gol 1995 branco(quadrado) 1.6

sangue, menos da meta-de do verificado no testedo parlamentar.

O sumo de maçã,quando fermentado, podeser utilizado na fabricaçãode bebidas alcoólicas,mas a história contadapor Latas parece um pou-co fantasiosa. Foi abertauma investigação paraapurar o caso.

Consulta Médica

Um rapaz vai á um consultório médico, dar uma olhada rotineira emsua saúde, ao fim da consulta o médico fala ao paciente o seguinte:

A consulta é R$100, 00.Não tem como o senhor fazer mais barato para seu companheiro de

profissão? Perguntou o paciente.Não, por que o senhor também é médico? Perguntou o médico.Ele responde:Não, sou ladrão!

Page 10: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

10 CIDADESJPN

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está

saindo à luz; porventura, não o percebeis? (Isaias 43: 18-19ª) Leia a Bíblia!

Shopping Mourão no centro de Campo MourãoRua São Paulo, 1568

CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

Capacidade de remaneja-mento do Orçamento continua ze-rada

A Câmara de Vereadoresde Campo Mourão decidiu de-volver para a Prefeitura as men-sagens de veto do prefeito Nel-son Tureck aos artigos dos pro-jetos da Lei de Diretrizes Orça-mentária (LDO) e a Lei de Or-çamento Anual (LOAS) que ze-raram a sua possibilidade de re-manejar o Orçamento 2012. Osvetos sequer foram discutidos oucolocados em votação pelos ve-readores, já que um parecer daDiretoria Jurídica do Poder Le-gislativo apontou falhas técnicasna elaboração do veto.

Nelson Tureck queria liber-dade para remanejar até 20 porcento do Orçamento/2012. Ouseja, ele poderia remanejar livre-mente mais de R$ 30 milhões.

A possibili-dade de rema-nejamento foizerada poremenda apre-sentada pelaComissão Per-manente de Fi-nanças e Orça-mento da Câ-mara de Verea-dores, que é in-

tegrada por Beto Voidelo (pre-sidente), Helton Borges e SaulSachetti. Votaram pelo fim dapossibilidade de remanejamen-tos: Helton Borges, Saul Sachet-ti, Sidnei Jardim, José Pochap-ski, Beto Voidelo e Isidoro Mo-raes.

Os vereadores que vota-ram pela eliminação da capaci-tada de remanejamento justifica-ram, na época, que a iniciativaampliava a transparência nas mo-vimentações e na aplicação dosrecursos financeiros. Lembraramainda que não fossem verdadei-ras as afirmações de que a me-dida retardaria a atuação do go-verno municipal, já que essesprojetos têm sido levados a vo-tação tão logo a Prefeitura for-nece eventuais informações e ex-plicações pedidas pelos verea-dores.

Vetos de Tureck são devolvidos

Entre os dias 1º e 07 de fevereiro foirealizado no município de Juranda a Sema-na Pedagógica. As atividades tiveram iníciona quarta-feira, dia 01, com o planejamentopara o ano letivo de 2012 nas escolas.

No dia 06/02, segunda-feira, no Cen-tro Cultural Maria do Rosário Cardoso Mar-tins, foi realizado seminário com o tema“Neurociência”, com a Fonoaudióloga e Ps-cicopedagoga Andréia Weffort de LellisSchiavetto da cidade de Campo Mourão,também ocorreu à integração dos profes-sores das escolas municipais e estaduais, nodas atividades do dia houve a apresentaçãodos diretores eleitos das escolas estaduais emunicipais e centros educacionais a comu-nidade escolar, os quais foram recebidos ehomenageados pela Prefeita Leila MiottoAmadei juntamente com a Secretaria Muni-cipal de Educação e Cultura Maria IzabelFranco.

Na terça-feira, dia 07/02, foi realiza-da um seminário com a parceria da Viaparsobre Educação no Transito, o qual foi mi-nistrado pela Assessora de Comunicação daViapar em Maringá, Priscila Nascimento.

Farol JurandaCampo MourãoAno letivo 2012 começa com a Semana Pedagógica

A secretária da família, cidadania e pro-moção social de Farol, Mery Mota, confir-mou para o próximo dia 18 de fevereiro, sá-bado, a promoção do baile de Carnaval deRua na cidade de Farol.Segundo a organização o evento acontece apartir das 22 horas, na Avenida Paraná e con-tará com a animação o Grupo Musical Gau-chinhos do Fandango – GDS, que preparouum repertório especial com marchinhasapropriadas para a ocasião. Será animaçãogarantida, afirmou.

A secretária destacou que no exercí-cio de 2012 as atividades já foram retoma-das com o Grupo da Melhor Idade Sorrir eque todas as sextas-feiras, com início às19h30, haverá baile no Centro de Eventosde Farol – CEF, com entrada franca.

Atividades esportivas, recreativas, ca-minhadas orientadas, palestras e coletas deexames de saúde, além de passeios a pon-tos turísticos e visitas a outros grupos regio-nais estão programadas no calendário anualfarolense.

Em Farol uma lei municipal oficializoua data de 1º de outubro como sendo o DiaMunicipal do Idoso e na ocasião será pro-movida uma festa com apresentações, sho-ws musicais, danças e entretenimentos, alémdo jantar da saudade.

Terceira idade tem promoçõesfestivas semanais em Farol

Page 11: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

CIDADES

Helton Borges

Isidoro Moraes

CIDADES JPNLEGISLATIVO JPN

Eraldo Teodoro

11CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

Tudo em até 3x sem juros no cartão,garantia de 1 ano em nossos equipamentos,

trabalhamos com qualquer marca deequipamentos de segurança. Faça um

orçamento na Instalport de alarmes, cercaselétricas e circuitos fechados de câmeras

sem compromisso.

“Existe previsãopara a construção de umaunidade de saúde no con-junto Moradias Avelino Pi-acentini, inaugurado esteano na Asa Leste de Cam-po Mourão?”, quer saberda Prefeitura o vereadorIsidoro Moraes. A indaga-

ção foi formuladaatravés de requeri-mento aprovado peloPoder Legislativo.

Na justifica-tiva da proposição, overeador salienta queapós a inauguração eocupação do empre-endimento habitacio-nal, com mais de 400casas, a demanda porserviços de saúde nasunidades da áreacresceu vertiginosa-

mente. Observa ainda queos postos de atendimentoexistentes na região estãosobrecarregados “dificul-tando o atendimento dasnecessidades da popula-ção com mais qualidade”,explica.

Isidoro Moraes rei-vindicou ainda o rebaixa-

mento da iluminação públi-ca nos conjuntos Capricór-nio e Parigot de Souza,além da construção de re-dutores de velocidade nasruas Cardeal (jardim Tro-pical I), Palotina (conjuntoParigot de Souza) e dasLontras (jardim Pio XII),bem como na avenida NeyBraga (nas proximidadesda Capela Mortuária). Arealização de tapa buracoem toda a extensão dasruas Valparaíso (jardim PioXII), Ubirajara Giani eShuhei Uetska (jardim LarParaná) foram outras me-lhorias pedidas pelo vere-ador.

Capacitação

Preocupado com aqualificação profissional,Isidoro Moraes encami-

Vereador pede Posto de Saúde e outras melhorias

Isidoro Moraes: Quatorzerequerimentos e indicações

nhou consulta a Prefeitu-ra sobre a possibilidade daimplantação de uma Esco-la do Trabalho na Asa Les-te de Campo Mourão.Também quer saber a pos-sibilidade do Município fa-zer o repasse de calcáriopara os moradores da VilaRural Pedro Kloster Júni-or.

Outras melhoriaspleiteadas pelo vereador:asfaltamento ou cascalha-mento da rua Alcides Hau-agge (jardim Santa Cruz),instalação de dois postesamericanos na praça Abe-lar Gonçalves Neto (con-junto habitacional Parigotde Souza), cascalhamentoda rua Porto Alegre (viaRio Grande) e reparos embueiros na rua UbirajaraGiani (jardim Lar Paraná).

Quatorze requeri-mentos e indicações reivin-dicando a execução demelhorias nos bairros e co-munidades rurais de Cam-po Mourão já foram pro-tocolados pelo vereadorIsidoro Moraes para a pri-meira sessão do PoderLegislativo em 2012. Ospedidos, na quase totalida-de, são endereçados a ad-ministração municipal.

Entre as melhoriaspleiteadas estão a execu-ção de sinalização de trân-sito e a pintura de placasnos postes com a denomi-nação de vias públicas doconjunto Maria Barletta,colocação de ventiladoresnos corredores da unida-de de saúde do jardim Pau-

lista, reforma da Academiada Terceira Idade (ATI)do jardim Santa Nilce II,limpeza de bueiro na ruaGilberto Gonçalves Aça-frão (jardim Modelo), ro-çada em terrenos baldiosdo jardim Nossa SenhoraAparecida e a revitalizaçãodo alambrado do campode futebol suíço do jardimSanta Nilce.

Isidoro Moraesquer saber ainda da Pre-feitura a possibilidade doatendimento do pedido defornecimento de materialpara a construção de umacaixa de água na aldeia in-dígena localizada no Bar-reiro das Frutas. Já a ge-rência regional da Saneparindagou sobre a possibili-

dade da construção de umpoço artesiano na comu-nidade do Rio da Várzea.

O vereador solicitouainda a construção de re-dutores de velocidade nasavenidas Jacutinga e Pre-feito Pedro Viriato de Sou-za Filho (jardim TropicalII), a limpeza de terrenosbaldios no jardim Américae a instalação de uma du-cha no Parque MunicipalJoaquim Teodoro de Oli-veira (Parque do Lago)para atender aqueles querealizam atividades físicasno logradouro.

Ao comando do 11ºBatalhão de Polícia Mili-tar pediu a intensificaçãodas rondas no jardim Sil-vana.

O vereador HeltonBorges protocolou proje-to de lei na Câmara Mu-nicipal de Campo Mou-rão que beneficia as mu-lheres que se utilizam dotransporte coletivo urba-no no período noturno.

Oferecer mais se-gurança é um dos objeti-vos da mudança propos-

ta, inspirada em norma jáadotada em Toledo.

Determina o proje-to que os condutores dosônibus, após as 22 horas,deverão parar os veículospara possibilitar o desem-barque de pessoas dosexo feminino em qual-quer local onde seja per-mitido o estacionamento,

Projeto favorece as mulheres no desembarque de circular

RevitalizaçãoO vereador Helton

Borges apresentou indi-cação para que a Prefei-tura de Campo Mourãoexecute – com a máxi-ma urgência – a revitali-zação das quadras poli-esportivas do CentroSocial Urbano, no jar-dim Laura. “Há muitotempo os moradores daregião do jardim Gutier-rez solicitam um espaçopara a prática de ativi-dades esportivas, princi-palmente futebol e bo-cha. Acredito que a re-vitalização das quadrasdo CSU será um grandepasso para disponibilizarespaço de lazer a crian-ças e adultos que resi-dem naquela área”, ex-plica o vereador.

no trajeto regular da linha,mesmo que nele não hajaponto de parada regula-mentado. Em breve, apóso receber parecer dascomissões permanentes,o projeto de lei será leva-do à votação na Câmarade Vereadores de Cam-po Mourão.

Helton Borges ex-plica que adotou a idéiadepois de conversas comusuárias do transportecoletivo urbano e desta-ca que a medida será degrande valia para um ele-vado número de mulhe-res. “Algumas mulheresrelataram a insegurança navolta para casa, pois mui-tas andam uma distânciaconsiderável do ponto dedesembarque até suas re-sidências”, explica o au-tor do projeto.

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são f ilhos de Deus. (Romanos 8: 14) Leia a Bíblia!

Por meio de requerimentos e ofícios envia-dos ao governador Beto Richa e a Prefeitura deCampo Mourão, o vereador Eraldo Teodoro de Oli-veira iniciou gestões visando à instalação de módu-los policiais em vários bairros estrategicamente lo-calizados no perímetro urbano. Os pedidos são res-paldados pelas lideranças dos bairros, que há muitopedem unidades policiais.

Teodoro sugere a formalização de parceriasentre o Município e o Governo do Estado para viabi-lizar a implantação dos módulos nos jardins Aero-porto (ao lado do ginásio de esportes), Flórida eCopacabana/Tomasi, no conjunto habitacional Mil-ton Luiz Pereira e também na vila Guarujá.

Projeto leitura para todos

A direção do Instituto Oldemburg de De-senvolvimento e ao Ministério da Cultura, o verea-dor está solicitando a implantação do projeto Leitu-ra para Todos em Campo Mourão, mediante parce-ria com a Editora Record e a empresa ChocolatesGaroto. Já a Viação Mourãoense pediu que sejaobservado o cumprimento da legislação quanto avaga para idosos nos ônibus que realizam o trans-porte coletivo urbano.

Tapa-buraco e revitalização da sinalização

Outra proposição protocolada por EraldoTeodoro é para que a Prefeitura execute operaçãotapa-buraco ou recape, além da revitalização da si-nalização de trânsito, na rua Guarani (jardim LarParaná). Reivindicou ainda a instalação de placa de“Proibido Estacionar” na avenida Juscelino Kubits-chek (esquina com a rua Anita Albuquerque), a co-locação de tampa em bueiro no final da rua Luiz daSilva Résio (jardim Lar Paraná) e a poda de árvoresna rua Pica Pau.

Bomba

Eraldo Teodoro também está encaminhan-do consulta a Prefeitura sobre a possibilidade dasubstituição da bomba de água do poço artesianoque atende os produtores rurais da comunidade daÁgua da Binga.

Eraldo Teodoro reivindica módulos da PM nos bairros

O vereador IsidoroMoraes está pleiteandoa instalação de luminá-rias nas avenidas dosPardais e da Natureza(jardim Tropical I) etambém na avenidaJoão Vecchi (jardimLar Paraná). Tambémprotocolou pedidospara a construção deredutores de velocida-de nas ruas Jacutinga edos Mutirantes (jardimTropical II), além dacriação de estaciona-mento reservado paradeficientes físicos emfrente ao Banco Itaú/Unibanco.

Iluminação

Page 12: JORNAL PARANÁ NOTÍCIAS ONLINE 10ª EDIÇÃO

12 JPN

Não abandoneis, portanto, a vossa conf iança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de

perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. (Hebreus, 10: 35-36) Leia a Bíblia!

ESPAÇO ABERTO CAMPO MOURÃO, FEVEREIRO DE 2012

CAMPO MOURÃO Ensino bíblico

Parabéns ao vereador Isidoro Moraes pelopedido de ensino bíblico nas escolas, mas eu gos-taria que a administração municipal realmente im-plantasse este projeto e não ficasse apenas na boavontade do vereador. Ricardo

Deixe sua mensagem noblog do JPN

Acesse o Blog doJPN pelo site

www.jornalparananoticias.com.bre deixe sua

mensaAcesse oBlog do JPN pelo

sitewww.jornalparananoticias.com.br

e deixe suamensagem,

publicaremos na

próxima edição.

gem,publicaremos napróxima edição

REFLITA

Você já precisou usar algum serviço do Detran este ano

Ta Reclamandodo Lula? Do Serra? DaDilma? Do Arruda? DoSarney? Do Collor? DoRenan? Do Palocci? DoDelubio? Da RoseaneSarney? Dos políticosdistritais de Brasília? DoJucá? Do Kassab? Domonte de ministros cor-ruptos? Dos mais 300 pi-caretas do Congresso?

Brasileiro reclama dequê?

O Brasileiro é as-sim:

Coloca nome emtrabalho que não fez.

Coloca nome decolega que faltou em listade presença.

Paga para alguémfazer seus trabalhos.

Saqueia cargas deveículos acidentados nasestradas.

Estaciona nas cal-çadas, muitas vezes de-baixo de placas proibiti-vas.

Suborna ou tentasubornar quando é pegocometendo infração.

Troca voto porqualquer coisa: areia, ci-mento, tijolo, e até den-tadura.

Fala no celular en-quanto dirige.

Usa o telefone daempresa onde trabalha

para ligar para o celulardos amigos (me dá umtoque que eu retorno...)- assim o amigo não gas-ta nada.

Trafega pela direi-ta nos acostamentos numcongestionamento.

Para em filas du-plas, triplas, em frente àsescolas.

Viola a lei do silên-cio.

Dirige após con-sumir bebida alcoólica.

Fura filas nos ban-cos, utilizando-se dasmais esfarrapadas des-culpas.

Espalha churras-queira, mesas, nas calça-das.

Pega atestado mé-dico sem estar doente, sópara faltar ao trabalho.

Faz “gato” de luz,de água e de TV a cabo.

Registram imóveisno cartório num valorabaixo do comprado,muitas vezes irrisórios,só para pagar menos im-postos.

Compra recibopara abater na declara-ção de renda para pagarmenos imposto.

Muda a cor dapele para ingressar nauniversidade através dosistema de cotas.

Quando viaja aserviço pela empresa, seo almoço custou 10,pede nota fiscal de 20.

Comercializa ob-jetos doados nessascampanhas de catástro-fes.

Estaciona em va-gas exclusivas para defi-cientes.

Adultera o velocí-metro do carro para ven-dê-lo como se fosse pou-co rodado.

Compra produtospiratas com a plenaconsciência de que sãopiratas.

Substitui o catali-sador do carro por umque só tem a casca.

Diminui a idadedo filho para que estepasse por baixo da role-ta do ônibus, sem pagarpassagem.

Emplaca o carrofora do seu domicíliopara pagar menos IPVA.

Frequenta oscaça-níqueis e faz umafezinha no jogo de bicho.

Levam das em-presas onde trabalha,pequenos objetos, comoclipes, envelopes, cane-tas, lápis... Como se issonão fosse roubo.

Comercializa osvales-transporte e vales-refeição que recebe dasempresas onde trabalha.

Falsifica tudo,tudo mesmo... só não fal-sifica aquilo que aindanão foi inventado.

Quando volta doexterior, nunca diz a ver-

dade quando o fiscal adu-aneiro pergunta o quetraz na bagagem.

Quando encontraalgum objeto perdido, namaioria das vezes nãodevolve.

E quer que os po-líticos sejam honestos...

Escandaliza-secom o mensalão, o di-nheiro na cueca, a farradas passagens aéreas...

Esses políticos queaí estão saíram do meiodesse mesmo povo, ounão?

Brasileiro reclamade quê, afinal?

E é a mais puraverdade, isso que é opior! Então sugiro ado-tarmos uma mudança decomportamento, come-çando por nós mesmos,onde for necessário!

Vamos dar o bom exem-plo!

“Fala-se tanto danecessidade deixar umplaneta melhor para osnossos filhos e esquece-se da urgência de deixar-mos filhos melhores (edu-cados, honestos, dignos,éticos, responsáveis) parao nosso planeta, atravésdos nossos exemplos”

Colhemos o queplantamos! A mudançadeve começar dentro denós, nossas casas, nos-sos valores, nossas atitu-des.

������������� ������������������������������������������������� !��"�

��#�$���%���� ������������������������������������������!!��&�������������������'��

()���)���*���)�����+,-$�����������������������&�����������������&�� �

.)���/)0�,�����()�1)���������������������'"�&&����������������!�!!�

2�$������3,�))0�,�����4,������������ ��&���������������������

5�,�,����������������������������������������'"�&&��������������� �����

�����()6��,����7�)%�����,-$�)��������� ��&�� �������������''�'"�

Jornal Paraná Notícias - Um espaço aberto e democrático a serviço da comunidade. Opiniões, sugestões, críticas e denúncias - Aqui você é o repórter!

Acesse o Blog do JPN pelo site www.jornalparananoticias.com.br e deixe sua mensagem, publicaremos na próximaedição.

www.jornalparananoticias.com.br

A situação está difícil para os trabalhadores queusam a Via do Trabalhador, na entrada de Cam-po Mourão, a pista se encontra em total abando-no “Temos que desviar dos buracos, e tambémdos carros que tentam fugir das crateras”. Foi oque disse Maria Aparecida que trabalha em umaIndústria e que usa diariamente a pista.

GOIOERÊ Empregos

Li em um site que Goioerê conseguiu um sal-do positivo de 36 empregos em dois anos. Se con-tinuar assim vamos chegar ao fundo do poço. Goi-oerê continuará sendo cidade dos aposentados ede alguns empresários bem sucedidos, e a grandemaioria, tem que ir embora, pois não há em nossacidade, um programa de geração de emprego. Desempregado

Da para entender? Rancho Alegre x Goioerê

Em Rancho a população é de 3000 habi-tantes e tem duas ambulâncias e mais uma que jáestá para chegar, em Goioerê, a população é de29000 e tem apenas quatro ambulâncias. Nãoestamos procurando culpados, mas a prioridadenão seria a saúde em vez de enfeitar a cidade eficar arrumando praças? Gustavo

Abandono

Via do Trabalhador, na saida deCampo Mourão para Goioarê

??

Agora confira os deputados que votaram contra essa proposta de aumento que foi enviada pelo governador Beto Richa.

Além do presidente, que não vota, a lista ainda teve sete ausências e uma abstenção.E acreditem, 38 votos foram a favor.

E você, lembra em quem votou na última eleição para deputado estadual?

Elton Welter (PT) Antonio Anibelli (PMDB) Enio Verri (PT)Luciana Rafagnin (PT) Tadeu Veneri (PT) Périclis de Mello (PT)