jornal orl - nº 112

12
ANO XV - nº 112 - julho/agosto 2009 ASSOCIE-SE JÁ À ABORL-CCF E PAGUE SUA ANUIDADE COM DESCONTO ATRAVÉS DO SITE WWW.ABORLCCF.ORG.BR MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE (11) 5053-7500 Veja os detalhes do evento que apresentou ideias e propostas para as futuras gerações da Associação. A ABORL-CCF tem novos telefones Anote nossos novos contatos. Pág. 4 Pág. 7 Entrevista Especial Dr. Sady Selaimen da Costa e Dra. Renata Di Francesco falam sobre o 1º Congresso Online de ORL. Pág. 8 Minifórum projeta o futuro da ABORL-CCF Histórico AMB homologa parceria entre ABORL-CCF e SBCCP para junção de atuações entre especialidades. Pág.6 Membros da ABORL-CCF e SBCCP posam para foto histórica Foto: Guilherme Diniz Estudo inédito revela situação de idosos com vertigem e quedas recorrentes Confira detalhes da pesquisa feita durante Campanha de Prevenção a Quedas naTerceira Idade,em 2008. Pág. 5

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Julho/Agosto 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal ORL - Nº 112

ANO XV - nº 112 - julho/agosto 2009

ASSOCIE-SE JÁ À ABORL-CCF E PAGUE SUA ANUIDADE COM DESCONTO ATRAVÉS DO SITE WWW.ABORLCCF.ORG.BRMAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE (11) 5053-7500

Veja os detalhes do evento que apresentou ideias e propostas para as futuras gerações daAssociação.

A ABORL-CCF temnovos telefones

Anote nossos novos contatos. Pág. 4

Pág. 7

Entrevista EspecialDr. Sady Selaimen da Costa e Dra. RenataDi Francesco falam sobre o 1º CongressoOnline de ORL.Pág. 8

Minifórum projeta ofuturo da ABORL-CCF

HistóricoAMB homologa parceria entre ABORL-CCF e SBCCP parajunção de atuações entre especialidades. Pág.6

Membros da ABORL-CCF e SBCCP posam para foto histórica

Foto

:Gui

lher

me

Din

iz

Estudo inédito revela situaçãode idosos com vertigem e

quedas recorrentes

Confira detalhes da pesquisa feita durante Campanhade Prevenção a Quedas naTerceira Idade,em 2008.Pág. 5

Page 2: Jornal ORL - Nº 112

Editoriais

2Julho/Agosto 2009 www.aborlccf.org.br

Caros(as) colegas,

O primeiro semestre de 2009 foimuito intenso para a nossa especialida-de, no que diz respeito a eventos,realizações e conquistas. Nos dias 21 e22 de Agosto, tivemos nas cidades deCampinas (SP) e Hortolândia (SP), oMinifórum "Projetando o Futuro daABORL-CCF", no qual a diretoriaexecutiva e todas as comissões discuti-ram as maneiras de tornar nossaAssociação e nossa especialidade ainda maiores e atuantes nocenário brasileiro e também mundial. Inclusive, um dessesprojetos você, leitor, poderá conferir aqui neste Jornal ORL. Apartir da próxima edição,estreia o novo projeto gráfico do Jornal,com muito mais modernidade e dinamismo para facilitar aindamais a leitura e o acompanhamento de tudo o que acontece nanossa ORL.

Tivemos também a homologação pela AMB da parceria entreABORL-CCF e SBCCP, num acordo histórico e que põe fim àbarreira que existia nessas especialidades.Com isso,o otorrinola-ringologista terá livre acesso à Cirurgia de Cabeça e Pescoço apósrealizar o exame de título de especialista e vice-versa.Notaremos,muito em breve, muitos ORLs também cirurgiões de cabeça epescoço. Você vai ler, além desses dois importantes acon-tecimentos, uma entrevista com os idealizadores do1º Congresso Online de ORL, os preparativos para o próximoCongresso Brasileiro e para o 10º Congresso Norte-Nordeste, aspropostas para a prova de TE de 2010 e muito mais. Esta ediçãoestá mesmo recheada,mostrando o presente e ressaltando que ofuturo está bem perto de nós.

Boa leitura!

O futuro é logo ali

Marcelo R. de Toledo PizaDiretor de Comunicação

[email protected]

Caros (as) Colegas,

A diretoria da ABORL-CCF ficou muito feliz pormais uma conquista desta Associação.

No dia 14 de agosto, na sede da AssociaçãoMédica Brasileira, assinamos com a SociedadeBrasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço umimportante acordo que foi homologado na AMB.Com ele, o Otorrinolaringologista que quiserprestar o concurso de título de especialista emCirurgia de Cabeça e Pescoço poderá fazê-lo, serealizar estágio em serviço reconhecido pelaSBCCP, assim como o especialista em Cirurgia deCabeça e Pescoço que fizer estágio em serviço reconhecido ABORL-CCF.Esse é um enorme passo para as duas sociedades, para seus especialis-tas e para os pacientes.

Foram criados o Departamento de Cirurgia Crânio Maxilo Facial e ode Otoneurologia com colaboração com a Sociedade Brasileira deOtologia,possibilitando uma ação maior dos sócios e divulgação dessasáreas .

Sem dúvida,o acontecimento do ano foi o minifórum da ABORL-CCF,realizado em Campinas sob o patrocínio do Laboratório EMS. O minifó-rum “Projetando o Futuro da ABORL-CCF” foi um sucesso. 120 sócios,membros da Diretoria Executiva, Comissões Permanentes, Comitê doJovem ORL, coordenadores de Departamentos e Comitês reuniram-sepor 2 dias para discutirem as ações da ABORL-CCF para os próximosanos. Foi deixado um legado fabuloso de reflexão que terá continuida-de nos próximos meses com as ideias que surgirão. Estamos fazendoesforços para que uma cópia do DVD gravado durante o evento sejaenviada a todos os sócios.Um resumo do que foi discutido e proposto jáestá no site.

Não se esqueçam de que os hotéis oficiais do Congresso Brasileiro deNatal estão se esgotando. Faça sua inscrição antecipadamente eobtenha os descontos.

Parabenizo também nosso amigo José Patrocínio, de Uberlândia,pelo magnífico evento do Congresso Centro Brasileiro realizado e pelashomenagens ao Ilian Cardoso (póstuma) e ao João Maniglia,de Curitiba.

Um abraço!

Grandes Acontecimentos

Ricardo Ferreira BentoPresidente

[email protected]

Page 3: Jornal ORL - Nº 112

Caros (as) Amigos (as),

Nas próximas semanas, a Diretoria daABORL-CCF terá que tomar uma importantedecisão que lhe foi delegada pela AssembléiaGeral Ordinária, realizada durante o XIXCongresso Mundial de ORL, em São Paulo (SP).Esta decisão diz respeito ao relacionamento danossa Associação com as chamadas Academiase Sociedades de supra-especialidades. Comopresidente eleito da ABORL-CCF e responsávelneste período pela proteção dos interesses denossos mais de 4500 sócios, tenho refletido econversado com muitos colegas sobre aquestão.

Como vocês sabem,as chamadas supras quehoje oficialmente são quatro sociedadesconstituídas (Sociedade Brasileira de Otologia,Academia de Rinologia, Academia de CirurgiaPlástica Facial,Academia de Laringologia e Voz),com CNPJ e estatutos sociais próprios, traba-lham dentro da ABORL-CCF utilizando espaçofísico, funcionários, estrutura jurídica e logística(telefone, luz, internet, jornal etc.) financiadosintegralmente pela ABORL-CCF.

Na última Assembléia, o grupo doDepartamento de ORL Pediátrica da ABORL-CCF comunicou a esta diretoria que resolveufundar uma nova academia e atuar como umaquinta supra. O que ocorre é que essas entida-des atualmente não têm quadro associativo,não arrecadam anuidades e viviam de seuseventos e da estrutura oferecida pela ABORL-CCF. Recebiam também uma parte do lucro doCongresso Triológico, porém, a AssembleiaGeral resolveu extinguir esse evento e realizaranualmente nosso Congresso Brasileiro de ORL.

Essas Academias passaram a realizar, dealguns anos para cá, seus próprios eventos, emdatas separadas, organizados pela ABORL-CCF;alguns com resultado financeiro bom e outroscom resultados pequenos, quando não, comprejuízo. Esta ação levou a uma situação queexistia há anos, ou seja, um enorme número deeventos que onera os patrocinadores e indireta-mente prejudica o Congresso Brasileiro de ORL

e outras ações da associação, pois, os patrocina-dores acabam dividindo o“bolo”de recursos depatrocínio.

No meu entendimento,e é por isso que peçoa reflexão de todos, temos que considerar osseguintes pontos:

Se um grupo decide formar ou manter umaassociação, sociedade ou academia, é porqueesse grupo entende que a área do conhecimen-to tem fôlego suficiente para estimular reu-niões, trocas de conhecimento e outras ações.Entretanto, deve ter uma massa crítica demembros com interesse em investir para oprogresso daquela área.

Não vejo sentido, a ABORL-CCF arcar com oscustos de uma associação, uma vez que ela é alegitima representante junto à AMB de toda aespecialidade. As áreas podem ser muito bemrepresentadas por departamentos da ABORL-CCF,situação prevista em nossos estatutos.

Quando se tem uma associação, deve-se terum quadro associativo, um estatuto comdireitos e deveres dos associados,entre os quais,arcar com as despesas de seu funcionamento,senão,não há sentido em existir esta associação.

Segundo esse entendimento, todas assupras deveriam imediatamente compor seuquadro associativo, cobrar suas anuidades,discutir a realização de seus eventos e tudomais.

Diante do exposto e no interesse de todos ossócios da ABORL-CCF, nossa diretoria estudarácaso a caso as propostas, que não necessaria-mente serão iguais para todas as academias.Estas propostas são diferentes, pois, cada umatem suas peculiaridades e algumas delas até seimbricam entre si.

Não me sinto confortável em comprometeras diversas atividades realizadas pela ABORL-CCF com o financiamento de outras sociedades,pois,temos muita coisa a fazer pelos ORLs comoum todo, a saber: o projeto de campanha dedivulgação do otorrino onde será investidaverba da ABORL-CCF, o contínuo trabalho pormelhora das tabelas de remuneração, o investi-mento nas novas áreas (Departamentos) daABORL-CCF (Medicina do Sono, Crânio-maxilo,

Foniatria, Otoneuro, Medicina Ocupacional ePerícias), projetos de bolsas epidemiológicas,cursos itinerantes de atualização profissional,congresso brasileiro forte com grande capta-ção, dentre outras atividades que podem ficarcomprometidas se tivermos que pulverizarrecursos para as supras.

Peço que vocês reflitam sobre:

Nos próximos dias, vocês receberão umapesquisa on-line sobre a proposta das academi-as para a ABORL-CCF. Nossa diretoria quer ouvira opinião de todos seus sócios.Peço que vocês apreencham com sinceridade, manifestem suasopiniões, para que possamos tomar a melhordecisão para todos.

Grande abraço.

Prof. Dr. Ricardo BentoPresidente da ABORL-CCF

Deve a ABORL-CCF financiar as Academias?

Este financiamento deve ser feito mesmocom a concorrência de eventos realizados porelas independentes da ABORL-CCF?

Devemos dividir e enfraquecer a Associaçãomaior para a manutenção das Academias?

Devem as Academias que não tiveremfôlego se tornarem Departamentos da ABORL-CCF?

Deve a ABORL-CCF firmar convênios derepasses financeiros para as supras ou firmarsomente convênios de cooperação científica?

Não deveriam permanecer somente asacademias que podem subsistir por si só,autos-sustentáveis,sem depender da ABORL-CCF?

Caso vocês concordem que este financia-mento deva ser feito, de quanto seria esteinvestimento?

Page 4: Jornal ORL - Nº 112

Tronco chave:5053 7500 ou 0800 77 10821(11)

Novos telefones da ABORL-CCFAs linhas telefônicas da foram alteradas.Fique atento aos novos números.

ABORL-CCF

Linha direta:

Vania (11)5053-7501

(11)5053-7502

(11)5053-7503

(11)5053-7504

(11)5053-7505

(11)5053-7506

(11)5053-7507

(11)5053-7508

(11)5053-7509

(11)5053-7510

(11)5053-7511

(11)5053-7512

Jurídico

Eventos

Eventos

Supras

Revista ORL

Administrativo

Financeiro

Financeiro

Financeiro

Diretor Executivo

Título de especialista/Residência Médica

Carolina

Sérgio

FAX

Carlos

Renato

Henrique

Dorothéa

Fernanda

Rosangela

Joyce

Claudia

4Julho/Agosto 2009 www.aborlccf.org.br

Notícias

ABORL-CCF participa de projeto sobreo Uso Racional de AntibióticosReunião teve como objetivo normatizar o uso desses medicamentos.

No último dia 7 de julho, foi realizada no Conselho

Regional de Farmácia do Estado de São Paulo uma

reunião sobre o uso racional de antibióticos e combate

à resistência bacteriana. Essa iniciativa tem como objetivo normati-

zar a utilização de antibióticos,para reduzir e evitar o uso inadequa-

do desses medicamentos.Sabemos que atualmente há uma ampla utilização desses

medicamentos além de suas indicações formais. Ou seja, em qua-

dros agudos, muitas vezes de origem viral, por dificuldade de diag-

nóstico e falta da possibilidade de acompanhamento do paciente

depois de uma consulta em Pronto Socorro. Há, ainda, situações

mais desafiadoras, como a venda de antibióticos sem avaliação e

prescrição médica, tanto por indicação dos balconistas das farmáci-

as,quanto pela compra indiscriminada por parte dos pacientes.Nessa reunião, participaram representantes de várias entidades,

sendo a ABORL-CCF representada pela Dra. Renata Di Francesco,

além de sociedades de Pediatria, Reumatologia, Análises Clínicas,

Obstetrícia e Ginecologia e Odontologia.A reunião decidiu pela realização de uma campanha que consci-

entize os profissionais da saúde à elaboração de diretrizes e proto-

colos,bem como por ações para orientação da população.Inicialmente, grupos de trabalho serão formados nas seguintes

propostas: Educação/Orientação do profissional, desde a formação

acadêmica; Educação/Orientação da sociedade; Assuntos

Regulatórios (inclusão na Port.344/98,advertência nas embalagens,

padronização de normas MS e MAPA); Aspectos Jurídicos; Impactos

Econômicos; Elaboração de Manual de Prescrição/ Divulgação de

Protocolos para profissionais prescritores (médicos, dentistas e

veterinários) e Manual de Dispensação para farmacêuticos.

Título de Especialista em ORL 2010

AProva de Título de Especialista em ORL 2010será realizada no Centro de Convenções dacidade de Santos (SP), oportunidade para a

ABORL-CCF desfrutar de um crédito que possui com acidade há alguns anos. Lá, existe a possibilidade de redehoteleira mais barata para os candidatos e examinadoresdo teste.

O formato do concurso será mantido.Além da análise docurrículo do candidato, haverá a prova teórica com 100questões de múltipla escolha e uma prova teórico-práticade discussão de casos clínicos, com orientação e avalia-ção de uma banca examinadora.

O candidato para ser aprovado terá que obter nota maiorou igual a seis, em cada uma das provas (teórica e teórico-prática), e, além disso, ter ao final do concurso médiaponderada final maior ou igual a seis, considerando apontuação da análise de currículo.

A última Assembleia Geral da ABORL-CCF decidiu que oconcurso de Título tem que ser realizado no início do anopara que os sócios não fiquem muito tempo sem o Título deEspecialista após o término da Residência Médica.

De olho no futuro

No Minifórum da ABORL-CCF, realizado nos dias 21 e 22 deagosto em Campinas (SP), a Comissão de Título deEspecialista, coordenada pelo Dr. Marcus Lessa, falou sobrealguns planos.

Entre as projeções para o futuro dessa comissão estão apossibilidade de informatizar a prova e a de dar notas distin-tas para os diferentes serviços de qualificações dos currículosdos candidatos. Para manter a qualidade do teste, estãopensando também em alternativas para avaliar os examina-dores.“O Concurso de Título de Especialista é um evento de extremaimportância para a nossa ABORL-CCF e, por isso, deve seraperfeiçoado e valorizado cada vez mais. Esse é o objetivoprincipal da atual Comissão de Título de Especialista daABORL-CCF”, disse o Dr. Marcus Lessa sobre o trabalho quevem sendo realizado pela comissão.

Page 5: Jornal ORL - Nº 112

Especial

5 Julho/Agosto [email protected]

Cerca de 70% dos idosos brasileiros apresentamtontura rotatória (vertigem), sendo que 51,5% játiveram queda recorrente por duas ou mais vezes.

Isso é o que revela o estudo inédito feito pela SBO (SociedadeBrasileira de Otologia), coordenado pelos otorrinos Dr.Fernando Ganança e Dra.Raquel Mezzalira.

Para os 323 idosos com tontura atendidos, tropeço eescorregões foram responsáveis por 50% das quedas. Desses,50% aconteceram pela manhã e na própria residência dosidosos.

Os resultados mostram que algumas medidas podem tergrande impacto na prevenção de quedas. Uma vez que oestudo foi motivado pela Campanha Nacional de Prevençãoàs Quedas na Terceira Idade,que tem todo dia 27 de setembrocomo o Dia de conscientização ao idoso com tontura.

Esta campanha objetiva aumentar o conhecimento dopúblico sobre os problemas relacionados às quedas naterceira idade, incentivar a procura de atendimento otorrino-laringológico pelos idosos que apresentam tontura e/ouhistórico de quedas e encaminhar os pacientes que têmdistúrbios de equilíbrio à investigação diagnóstica e trata-mento, além de fornecer informações sobre prevenção dequedas, levantar dados epidemiológicos para avaliar ocor-rência de quedas no passado e risco de quedas no futuro,entre outros dados sócio demográficos e clínicos.

Idoso entre60 e 65 anos

tem maiorprevalênciade tonturas

Gráfico 1 – Distribuição dos idosos com tontura de acordo com a faixa etária.

Gráfico 2 – Distribuição dos idosos com tontura de acordo com o estado civil.

Gráfico 3 – Distribuição dos idosos com tontura de acordo com a escolaridade.Veja a seguir alguns gráficos da pesquisa

Page 6: Jornal ORL - Nº 112

A

JORL: Depois de um ano, a AMB homologa o acordo entre ABORL-

CCF e SBCCP. Como definir esse momento?

JORL - Qual foi o momento crucial em que vocês decidiram fazer

esse acordo?

mais nova parceria médica vai possibilitar à SBCCP aceitar

como pré-requisito o médico que tenha feito três anos de

residência em serviço credenciado pela ABORL-CCF, além de

oferecer um estágio de mais dois anos em serviço de Cirurgia de Cabeça e

Pescoço credenciado pela SBCCP. Com isso, o médico poderá realizar a

prova de título de especialista em CCP. Como forma de reciprocidade, o

médico que realizar residência em CCP pode fazer mais dois anos de

estágio em serviço credenciado ABORL-CCF, além do exame de título de

especialista em ORL.Durante o evento,conversamos com os presidentes da

ABORL-CCF e da SBCCP para explicar melhor como foi o processo de união,

as mudanças que irão acontecer e o que esperar para o futuro.

É um momento

histórico. Há muitos anos, a ORL e a CCP procuravam fazer um acordo

benéfico ao paciente e ao profissional. Do ponto de vista do paciente, ele

será mais bem tratado tanto do lado do otorrinolaringologista como do

cirurgião de cabeça e pescoço. Do ponto de vista profissional, ele poderá

acrescentar à sua prática diária outra especialidade.O ORL e o CCP poderão

ter uma formação mais adequada, que elas não têm dentro dos seus

programas de residência no momento. Tendo essa formação, os médicos

poderão prestar o título de especialista e ter o título numa outra especiali-

dade.Isso ampliará nossa área de atuação profissional.

Há muitos anos, numa geração anterior a nossa, houve um rompi-

mento entre a ORL e a CCP.A ORL se desinteressou por algumas áreas.Com

isso,o cirurgião geral veio assumir a responsabilidade por algumas doenças

como tireoide, algumas doenças do pescoço, entre outras, que o otorrino

estava pouco focado naquele momento.A partir daí,houve uma divisão,em

que criaram muitas faculdades, muitos hospitais e um grupo de CCP que

vinha da cirurgia geral. Assim,os otorrinos voltaram a fazer aquilo que eles

faziam desde o início e os cirurgiões de cabeça e pescoço também queriam

fazer algumas coisas que o otorrino fazia,o que gerou um stress no relacio-

namento entre as especialidades. Passamos algumas décadas assim e,

agora,a nova geração viu que não precisava disso.Tem espaço para todos e

todos podem se beneficiar com isso. Por isso, falei que é um momento

histórico. A nova geração percebeu isso e está buscando uma reaproxima-

ção.

Prof. Dr. Ricardo Bento (Presidente da ABORL-CCF):

RB:

JORL - O que esperar para o futuro?

JORL – Qual sua opinião a respeito

dessa parceria?

JORL - O que o otorrino e o cirurgião de cabeça e pescoço podem

ganhar com isso?

JORL - Qual foi o momento crucial para vocês decidirem fazer essa

parceria?

JORL -Vocês pretendem fazer um curso ou algum evento?

JORL - Há previsão?

RB:

Dr. Ricardo Curioso (Presidente da

SBCCP):

RC:

RC:

RC:

RC:

Eu espero a individualidade das especialidades e das sociedades, mascom uma interação muito forte,o que precisa começar nos bancos acadêmicos,nas faculdades. Nós, professores universitários, temos que fazer com que,dentro da universidade,as disciplinas de Cabeça e Pescoço e a de ORL cada vezmais atuem juntas. Hoje, a Medicina é uma coisa totalmente especializada emsuas áreas,como,por exemplo,a nossa. Então,não dá para o indivíduo aprendertudo.Você tem seis anos de faculdade de Medicina,mais cinco anos de residên-cia,o indivíduo se forma em torno dos 24 anos,com a residência são 29 anos deidade,ele vai começar a atuar profissionalmente com 29 anos.Daqui a pouco eleestá perto da aposentadoria e ainda está aprendendo.Se você quiser formar-se

100% em tudo hoje, não dá! O conhecimentoé muito amplo. Então, tem que ter o médicoespecialista e tem que ter o de atenção básicatambém. E hoje já acontece isso na ORL, temaquele que faz mais ouvido, mais nariz. Sequiser aprender tudo muito forte, não vaiconseguir.

Essa solenidade representa umavanço enorme na qualidade dos serviçosque serão prestados aos futuros especialistasque tiverem acesso aos conhecimentos e àsexperiências da otorrino, assim como aoscolegas otorrinos que forem treinados paraas diretrizes de cabeça e pescoço. Isso vai

resultar em especialistas muito mais completos, muito mais capazes emprevenir e tratar com mais segurança. Acredito que foi um momento histórico eque realmente nós demos um grande passo rumo ao futuro com essa união.

As duas especialidades têm uma interface muito grande,mas nós temosexperiências maiores em patologias tuborais e congênitas, enquanto osotorrinos têm outras experiências que,no caso,serão complementares. Isso vaipermitir que o otorrino faça cirurgia para qual não foi treinado e que está natopografia em que ele atua. Ao mesmo tempo, isso acontecerá com os cirur-giões de cabeça e pescoço que não recebem treinamentos em determinadosprocedimentos que também estão na área em que eles atuam, que é face epescoço.

Foi exatamente a semelhança e a percepção de igualdade desse tipo denecessidade que as duas diretorias tinham em mente. Então, foi fácil juntar afome com a vontade de comer.

O desdobramento disso será roteiros programáticos de treinamentopara esses estagiários que serão admitidos nos serviços. Os cirurgiões decabeça e pescoço admitidos nos serviços de ORL terão um programa básicoque serão obrigados a cumprir. A mesma coisa acontecerá aos otorrinos quevierem fazer serviço de cabeça e pescoço.Nós vamos padronizar um programade treinamento para que esses colegas o recebam e depois utilizem-no paraganhar mais conhecimento.

Houve em Campinas, no Fórum da ABORL-CCF. E a partir dele, faremoseventos conjuntos em áreas de atuação muito próximas como laringe, que éuma área em que atuamos fortemente nas patologias tuborais e os otorrinostrabalham fortemente inclusive na área funcional.

ABORL-CCF e SBCCP têm parceria homologada pela AMB e poderão trabalhar juntas pelo conhecimentode ambas as especialidades.

Um ano depois de assinarem a carta de intenções, a ABORL-CCF e a SBCCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeçae Pescoço) tiveram sua parceria homologada pela AMB no dia 14 de agosto na sede da entidade, em São Paulo, e

firmaram um acordo histórico.

Foto

s:G

uilh

erm

eD

iniz

Presidente da SBCCP, Dr. Ricardo Curiosodurante o acordo.

Page 7: Jornal ORL - Nº 112

7 Julho/Agosto [email protected] Julho/Agosto [email protected]

Notícias

F

Comissões Permanentes

oi realizado nos dias 21 e 22 de agosto oMinifórum “Projetando o Futuro daABORL-CCF”, em Campinas (SP). O evento,

conduzido pelo presidente, Prof. Dr. RicardoBento, contou com 120 membros das comissõespermanentes da Associação e da diretoriaexecutiva. Lá, foram discutidos novos meios paraaprimorar ainda mais a Associação em todos osaspectos.

O“Selo ORL Associado”foi umas das propostaspara o futuro. Cada membro da ABORL-CCF teriaum selo com número vitalício, que poderiaaparecer em receituários e laudos. Seria umaforma de valorizar o sócio e difundir a Associaçãoaos leigos, já que eles poderiam acessar ocurrículo dos ORLs na internet, por meio donúmero do selo. Sem falar que poderá ser umaforma de captar mais sócios.

Outra forma de divulgação proposta foi acampanha de mídia “O que é ORL”. Essa publici-dade mostrará aos leigos o que o otorrinolaringo-logista faz e a abrangência da nossa especialida-de.

Uma nova forma de relação com asSociedades Regionais também esteve em pauta.Como forma de divulgar nossa Associação ecaptar mais sócios, existe uma proposta derepassar certa porcentagem da anuidade àsRegionais, inversamente proporcional aonúmero de membros que elas têm em comumcom a ABORL-CCF. Mesmo as regionais compoucos sócios teriam um aporte financeiro paradesenvolver suas atividades e, assim, empenhari-am-se cada vez mais pela entrada de novossócios.

Em seu primeiro dia, o Minifórum discutiunovas formas de administração que devemconsolidar ainda mais a nossa Associação eproporcionar novos benefícios ao associado.

Mediadas pelo presidente Prof. Dr. Ricardo

Bento,muitas propostas surgiram do encontro dos120 membros das comissões permanentes e dadiretoria executiva.

Para a Comissão de Comunicação, representa-da pelo seu coordenador, Dr. Marcelo de ToledoPiza, os planos são de implantar um canal denotícias ao público leigo nos consultórios dosassociados. Essa nova ferramenta será atualizadaem tempo real pela web e terá destaques naciona-is e internacionais, além de informações da ORLaos pacientes. Projeto semelhante ao de bancos emetrôs. E, além disso, haverá a mudança do layoutdo Jornal ORL,já em implantação.

Já para a Defesa Profissional, o Dr. FlorisvalMeinão propôs uma assessoria técnica e jurídica,como perito de defesa, aos membros. Tambémfalou da adequação do Termo de Ciência eConsentimento, pois alegou haver constrangi-mento ao assinar,tanto para o médico quanto parao paciente. Acrescentou haver muitos projetos delei de interesse da ORL que devem ser acompanha-dos.

Na Educação Continuada, o Dr. Sady Selaimendiscorreu sobre o 1º Congresso Virtual de ORL,queserá realizado pela primeira vez em 19 de setem-bro. O coordenador da comissão disse que oevento virtual vem em boa hora: “Em tempos degripe suína, assista ao congresso de casa”. Além docongresso, a comissão propõe um projeto demelhora do ensino da ORL na graduação, paraestimular alunos e “garimpar cérebros”. Outrodestaque foi o SAME ORL, projeto que serádistribuído aos médicos com protocolos das áreasdiversas, pesquisas global e setorial,entre outros.

A Comissão de Ensino Treinamento eResidência, representada pelo seu coordenador,Dr.Agrício Crespo,enfatizou que a área de atuaçãoé atribuída ao especialista e não ao médico.

Na Comissão de Ética, Sindicância eJulgamento, Dr. Shiro Tomita falou sobre a 'éticadas tabelas'. Sua apresentação mostrou quecobrar abaixo das tabelas estabelecidas,apesar delegal sob o ponto de vista contratual, é considera-da falta ética grave, passível de punição.

O Dr. Marcos Sarvat falou sobre conceitos de

medicinas, médicos e mercado, sobre o SINASA(Sistema Independente de Saúde) e mencionou aliberdade de escolha e os limites éticos no relacio-namento com as indústrias farmacêuticas.

O primeiro dia do Minifórum foi repleto deinformações, opiniões e novas ideias para nossaAssociação.

O segundo dia, que encerrou o Minifórum daABORL-CCF sob o patrocínio do Laboratório EMS,iniciou-se com o Dr.Marcus Lessa, coordenador daComissão de Título de Especialista, falando sobre aprova de título. Existe a proposta de informatizartambém a prova teórica, além de nova forma deavaliar os examinadores. A análise dos currículosdeverá ser modificada, com notas distintas paraserviços de qualificações diferentes.

Dr. Silvio Caldas, coordenador da Comissão dePublicações, falou da nossa 'Brazilian Journal ofORL'. A revista, que já é indexada à Scielo, querbuscar sua indexação ao ISI, aumentando seuvalor de impacto, com grande melhora para oscursos de pós-graduação. Além disso, sugeriuavaliação dos revisores. O Dr. Silvio tambémdiscorreu sobre o novo“Tratado de ORL”,querendopara quatro volumes reduzí-lo.

O coordenador da Comissão de Eventos, Dr.Domingos Tsuji, falou da importância de concen-trar as forças em congressos anuais da Associaçãoe de participar de eventos internacionais. Sugeriuque a ABORL-CCF deve estimular e patrocinaroutros congressos e eventos, porém, não deveresponder integralmente pelos custos.

O 'Projeto Diretrizes' (AMB - ABORL-CCF), comimportantes orientações médicas embasadas emliteratura ( ), recomendando condutasmédicas e elaborado por sociedades médicas,também foi mencionado no evento.

A Comissão Jovem ORL, representada pelo Dr.Vinicius Gignon, sugeriu a criação do BEM (Bancode Emprego Médico) que seria uma forma deinserção dos jovens médicos no mercado. Essebanco de emprego ficaria hospedado no site daAssociação.

A proposta para os novos departamentos(Crânio Maxilo-Facial, Medicina do Sono, Foniatriae Otoneurologia) foi de reforçar essas áreas defronteiras com muitos cursos itinerantes.

Em relação às Supras e seu relacionamentocom a ABORL-CCF, foi discutido que haveránenhum apoio financeiro a essas entidades, poisas sociedades não encaminharam propostas.

O nosso presidente, Prof. Dr. Ricardo Bento,falou sobre o acordo assinado com a SBCCP(Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça ePescoço). A AMB vai avaliar o termo de coopera-ção e a ABORL-CCF vai regulamentar os serviçospela Comissão de Cabeça e Pescoço da Associação.

Após agradecimentos, foi finalizado mais umencontro muito produtivo e com grandes perspec-tivas para o futuro da nossa ORL.

guidelines

Último dia de Minifórum (22)encerra um dos eventos maisimportantes do ano

Minifórum projeta o futuro da ABORL-CCFForam expostas propostas e novas ideias que serão estudadas para aprimorar cada vez mais a Associação.

Diretoria executiva se reúne antes daabertura oficial do Minifórum.

Foto

: Gu

ilher

me

Din

iz

Page 8: Jornal ORL - Nº 112

8Julho/Agosto 2009 www.aborlccf.org.br

O

1. Distúrbios do desenvolvimento da linguagem;

2. Abordagem foniátrica dos distúrbios auditivos na criança;

3. Fissuras lábio-palatinas e distúrbios da fala;

4. Síndrome disfônica.

departamento de Foniatria da ABORL-CCF, criado nestagestão do Prof.Dr.Ricardo Bento,realizará entre os dias 11e 13 de dezembro de 2009, no Hotel Orotour Garden, em

Campos do Jordão (SP), o 1º Curso de Foniatria da ABORL-CCF. Ummarco para a especialidade e para a Otorrinolaringologia.

Coordenado por Dra. Sandra Cubas de Almeida e Dr. MauroFernandes e com comissão organizadora composta por Dr. ArnaldoGuilherme, Dra. Mariana Fávero, Dr. Alfredo Tabith, Dr. Paulo Pontes eDra. Tanit Sanchez, o curso será estruturado em quatro paineis comapresentação teórica geral de cada tema,seguido de discussão de casoclínico ilustrativo e abertura da discussão à plateia para a reflexão emanifestação da experiência sobre o tema. Cada painel contará comparticipantes a serem definidos pelo coordenador.

Os temas propostos são:

Foniatria da ABORL-CCF lança seu primeiro cursoA Dra. Sandra Cubas ressalta que a comissão espera de maneira

ansiosa a participação dos otorrinos. “Nossa expectativa será de cercade trinta médicos.Tenho encontrado interesse crescente por parte doscolegas que desejam praticar uma Medicina mais voltada à clínica.

Tivemos também a aprovação pelo Senado da Lei da Dislexia, queserá o carro chefe da foniatria pelo Brasil a partir de janeiro de 2010”,dizDra.Sandra.

A área da Foniatria recebeu este ano uma ótima notícia. Foiaprovada pelo Senado a Lei da Dislexia, que será implantada emtodas as escolas do território nacional a partir de janeiro de 2010.

comen-ta Dra.Sandra.

“Essa lei constitui uma conquista da Foniatria para a detecção precoce

da dislexia, ou seja, não há criança desleixada porque tem dificuldade

de aprendizado, mas há disfunção que será diagnosticada pelo

Foniatra e tratada pelo pedagogo,psicólogo e fonoaudiólogo”,

Lei da Dislexia

1º Congresso Online deOtorrinolaringologiaDra. Renata Di Francesco e Dr. Sady Selaimen da Costa

Conversamos com a Dra.Renata Di Francesco e com o Dr.Sady Selaimen da Costa,que são,respecti-vamente,presidente e secretário do 1º Congresso Online de Otorrinolaringologia,para entender-mos um pouco mais sobre essa inovação na forma de troca de conhecimento da ORL.O encontro

virtual está marcado para o dia 19 de setembro com duração de quatro horas pela manhã,contendo tudoque um congresso presencial pode oferecer. Saiba mais:

Entrevista

Como e quando surgiu a ideia de criar um

Congresso virtual de ORL?

Quais serão os temas abordados e como ele

será feito?

Ele será desenvolvido de que maneira? Será

em um site específico? Um canal dentro do site

da ABORL-CCF?

Qual o número de pré-inscritos até agora? E

até quando vão as inscrições?

Renata Di Francesco:

RF:

RF:

Sady Selaimen:

A ideia do congressoonline surgiu do sucesso do Otoweb, nosso progra-ma de Educação Médica continuada à distância,que já contou com o acesso de quase 3000 sócios.

Serão abordados temas das grandes áreas daOtorrino como, por exemplo, ronco, distúrbios davoz, reabilitação da surdez, plástica facial, dentreoutros. Pretendemos a participação de palestrantesestrangeiros.

O acesso ao congresso será por meio de umícone na página da ABORL-CCF e terá um formatointerativo, assim como o Otoweb. E terá tudo o queum congresso normal tem: as mesas redondas,conferências e salas de bate-papo (Chat), em que ocongressista poderá conversar com os colegas, oumesmo com os palestrantes, após suas apresenta-ções. Haverá exposição de temas livres e pretende-mos que os colegas divulguem novas técnicascirúrgicas por meio de filmes etc.

A divulgação está sendo por meio eletrônico,assim como as inscrições. Tudo será realizado pelaInternet.

Já temos mais de 150 médicos

inscritos. E as inscrições vão até quase a hora docongresso. O problema para quem se inscrever emcima da hora é que não poderá votar nos temas quefarão parte da programação científica.

As expectativas são as melhores,pois se tratade um projeto absolutamente inovador e espera-mos ter o acesso de colegas de todo o Brasil,principalmente dos pontos mais distantes. Ocongresso terá uma forma interativa e permitiráuma participação bem próxima do congressista.Esperamos também formar uma nova cultura deacesso à distância, assim como a participação dosjovens otorrinos.

Tenho absoluta convicção que sim.Atualmente, busca-se informação na internet, já éuma tendência estabelecida. E este é um dosmotivos desse Congresso virtual: queremos colocara ORL na vanguarda. Além disso, é uma forma deinternacionalizar a Associação. Teremos umconvidado internacional na palestra de abertura dePortugal, pelo fator linguístico. Assim, há um vetorpara que entremos na Sociedade deles também.

A diretoria recebeu muito bem a ideia e oProf. Ricardo Bento nos deu todo o apoio paradesenvolvê-la.

RF:

SS:

RF:

Quais as expectativas da Comissão para com

esse inovador e inédito evento?

O senhor acha que o Congresso Online será

uma nova tendência de troca de conhecimento?

Como a diretoria da Associação recebeu a

ideia, apresentada no Congresso Brasileiro de

ORL ano passado?

Como o senhor avalia a receptividade do

mercado em relação a essa nova ferramenta?

Poderia ser uma possibilidade de captação de

novos recursos ou parceiros para a Associação?

Essa cultura de acesso à distância seria uma

maneira de atingir aos jovens otorrinos?

Ele será anual ou terá somente esta edição

por não haver Congresso Brasileiro este ano, por

conta do Mundial?

Este Congresso poderia se estender ao

público leigo como forma de esclarecimento da

população? O senhor enxerga isso como uma

possibilidade em algum momento?

A receptividade do mercado está sendoótima. Sem dúvida é uma forma de capacitação,pois tentar reproduzir um congresso inteiro nainternet é inovador.O Congresso pode ficar perene-mente no ar, fica lá no meio virtual. Uma ótimaoportunidade para os expositores e colaboradores.

Francamente,essa é uma maneira de atingir atodos os otorrinolaringologistas, já que o acesso àinternet hoje é praticamente universal nestesegmento profissional. Nossas ações de educaçãomédica continuada priorizam uma tendência que éirreversível: buscar a informação atualizada nainternet. Nos dias de hoje "quem não surfar nestaonda" está literalmente desconectado!

Pretendemos que o evento seja bienal.

Neste modelo que temos hoje de senhaindividual, não está previsto nada, mas não háimpedimento. A Programação está aberta. É umaideia para se pensar.

SS:

SS:

RF:

SS:

Page 9: Jornal ORL - Nº 112

ORL centro brasileira reunida em MG

De 13 a 15 de agosto,a cidade deUberlândia recebeu a 10ªedição do Congresso da

Associação Centro-Brasileira de ORL.Evento que reúne médicos e especialistasdo interior de SP,MG,MT,MS,GO,DF eTO.Oevento contou com aproximadamente300 congressistas e teve mesas interativas,casos práticos do dia- a-dia, participaçãoda plateia com perguntas e opiniões sobreos casos apresentados. O congressocontou com a presença do Dr. PrimitivoOr tega, presidente da SociedadeEspanhola de ORL, que mostrou suaexperiência em câncer de laringe,cirurgiasendoscópicas dos mesmos a laser,além deapresentar uma aula interessante sobre ahistória da ORL Iíbero latina.

O presidente do Congresso, Dr. JoséAntonio Patrocínio, diz que o eventocorreu riscos de não acontecer. “O presi-dente da ABORL-CCF, Prof. Dr. RicardoBento, foi decisivo para que acontecesse.A Comissão de Saúde Municipal tentoucancelar o Congresso por causa de Gripe A.Toda a Diretoria da ABORL-CCF, quetambém patrocinava o Congresso, semobilizou e conseguimos, na véspera, aautorização para a realização do evento”,comenta Dr. Patrocínio. Houve ainda umahomenagem ao Dr. João Maniglia, queapresentou sua experiência em cirurgiaplástica da face, e a presença dos convida-dos nacionais, Dr. Marcos Mocellin e Dra.Tania Sih. “Nos dois dias pós-congresso,recebi inúmeros e-mails elogiando onosso congresso, tanto a parte científicaquanto a de festas.Acredito que consegui-mos fazer um congresso a altura da

Otorrinolaringologia brasileira”, dizDr.Patrocínio.

A cidade de São Luís, no Maranhão,receberá,de 15 a 17 de outubro,o 10º Con-gresso Norte-Nordeste de ORL. O evento,além de prometer uma ampla gradecientífica e atual, terá um atrativo a maisaos congressistas: a encantada São Luís,com suas belezas naturais e muito sol.

O Presidente do Congresso, Dr. RubensSousa Santos, diz que o evento tem comoobjetivo valorizar os otorrinolaringologis-tas que estarão presentes e prepara umanovidade.“Vamos mostrar a experiência da região, aabordagem de temas práticos para o dia-a-dia e uma inovação para os residentes erecém formados na especialidade: um"Happy Hour com residentes", pois muitasvezes eles não se sentem à vontade paraquestionar na plenária. Pensando nisso,formamos duas turmas, entre 15 e 20participantes, de maneira muito informal,com professores de larga experiência, empresença de som ambiente e serviço debuffet, que será realizado no final da tardeno restaurante do hotel.Lá,ele estará bemmais à vontade, com colegas do mesmonível, discutindo temas também do dia-a-dia”, ressalta Dr.Santos.

O próximo Congresso será daqui a 2 anos,em Campinas (SP).

Evento

10º Congresso Norte Nordeste de ORL

Assim como no Centro Brasileiro,haveráuma homenagem ao Prof. Dr. Hélio Lessa,homem de grande luta pela melhoria daORL.

Para mais informações e inscrições parao Congresso,acesse:

9 Julho/Agosto [email protected]

Notícias

“ “De vento em popa

Os preparat ivos para o 40ºCongresso Brasileiro de ORL, que serárealizado entre 22 e 26 de novembrode 2010, seguem em ritmo acelerado,fruto habitual e constante da Comissãode Eventos e Cursos da ABORL-CCF. Aempresa organizadora já está contrata-da, o centro de convenções e os hotéisdevidamente reservados e a organiza-ção e planejamento da grade científicaem andamento.

O coordenador da comissão, Dr.Domingos Tsuji, ressalta que além dosavanços na organização do Congresso,haverá outros destaques. Já é certoque teremos 4 cursos pré-congressos(Ronco e Apneia do Sono; CirurgiaPlástica Facial, Otoneurologia e ORLOcupacional) ,dizTsuji.

Após o término do prazo para enviode propostas de temas para aulas,palestras e cursos, em 20 de agosto, aComissão irá analisar esses temas eorganizará a grade científica propria-mente dita. Esperamos estar com oprograma preliminar já pronto para omês de novembro ,comentaTsuji.

Em termos de público, a Comissãoespera grande participação dosassociados e não-associados daABORL-CCF. A Comissão estimareceber entre 3000 e 3600 médicosinscritos. Ainda não há pré-inscritos.Mas, como a ABORL-CCF detém odireito de comercialização dos 4 hotéisprincipais para o vento e alguns dessesjá estão totalmente reservados, nos dáuma boa ide ia do que podemosesperar em termos de participantes ,prevêTsuji.

Para mais informações sobre oCongresso, acesse:

““

http://www.aborlccf.org.br/nne/

(11) 5080-4933

ou ligue

Eventos - 40º CongressoBrasileiro de ORL

Page 10: Jornal ORL - Nº 112

10Julho/Agosto 2009 www.aborlccf.org.br

Humorl

Ligadão num carteado

Coluna do Zé

Já faz algum tempo que Aziz Lasmar e eu estamos trabalhandonum importante projeto - o de recuperar a história (e algumas“histórias”, que ninguém é de ferro) da Otorrinolaringologia pratica-da neste país desde tempos quase imemoriais.

Incrivelmente, está sendo mais fácil resgatar o passado do queconseguir dados atuais.Num país de dimensões continentais,buscardados sobre alguma escola, determinado professor ou certo colegaimportante tem sido extremamente difícil. Já enviamos e-mails,telefonamos para meio mundo,mas as respostas não têm correspon-dido à nossa expectativa.

Se fossemos uma comunidade de ginecologistas, eu diria que asconseguidas têm sido extraídas a fórceps.

Preocupa-nos,acima de tudo,a falta de informações relacionadascom as escolas médicas. São muitas espalhadas pelo Brasil e só será

possível enumerá-las, com os nomes dos atuais professores, chefesda disciplina e demais colaboradores,bem como com dados relacio-nados às suas fundações e evolução,se os colegas enviarem para nós.

Obviamente,alguma história pitoresca envolvendo a especialida-de será bem-vinda.

Solicitamos, portanto aos colegas interessados, que nos enviemesses dados – com a máxima rapidez possível - para um dos seguin-tes endereços:

Histórias da Otorrinolaringologia Brasileira

Aziz LasmarAv. N. S. de Copacabana, 1183 s/ 903/90422070-011 - Rio de Janeiro – RJFones: (21) 2522 4092 Fax: 2287 7448E-mail: [email protected]

José SeligmanAv.Venâncio Aires, 1191 s/1290040-193 – Porto Alegre – RSFones: (51) 3331 0371 (Mesmo n° do fax)

E-mail: [email protected]

Quem diz que é amigo de seu urologista é, no mínimo, suspeito.Digamos que o meu é apenas um velho conhecido. De tempos emtempos, frequento seu consultório para saber em que estadoencontra-se minha próstata. Às vezes, quando o tempo permite,batemos um papo e,na última vez em que conversamos,contou-mea respeito de um paciente idoso que comparecia regularmente emsua clínica. Conversa vai, conversa vem, ficou sabendo de algumashistórias do velhinho.

Uma figura tranquila, afável nos gestos e no falar, incapaz delevantar a voz,conseguia passar despercebido em qualquer reuniãomais provocadora, mas tinha também os seus problemas. Adeptode um jogo de cartas desde tempos imemoriais, era limitado poruma esposa que não lhe permitia grandes voos e monitorava seuspassos,por onde quer que andasse.

Mas o tempo passa, a esposa faleceu e ele desandou. Lápelas tantas, descobriu uma casa clandestina, ondejogavam de tudo, e começou a frequentá-la atingindo,rapidamente, o status de “habituée”.

Ganhava, perdia, sei eu qual era sua real situa-ção, mas batia ponto diariamente no local queera muito bem frequentado. Bandidos,rufiões, elementos egressos da penitenciá-ria,além de outros jogadores, faziam partedo seu pequeno mundo. Mas não estavanem aí para suas origens.Queria mesmoera jogar.

E a vida ia seguindo de acordo comas normas da natureza.

Vai que um dia destes alguém,seguramente de outra mesa – a casatinha várias salas permanentementeocupadas – perdeu uma pequenafortuna. Inconformado, ligou de umorelhão para a polícia e denunciouaquele antro de jogatina. Os policiaisseguiram os trâmites comuns nessecaso, acampanaram a casa até que,certificados de que a história era real,invadiram o local.

A porta principal foi aberta comaquela delicadeza que os brigadianoscostumam ter utilizando os saltos dasbotas.

- Polícia, polícia, todo mundo de pé com as mãos no alto dacabeça!

Foi um auê. Aquela barulheira de gente se levantando. Soldadosempunhando fuzis calibre 12 (AR15 só quem usa é a máfia da droga),iam empurrando as pessoas contra as paredes.Foi aí que o velhinhomarcou definitivamente seu lugar. Havia acabado de comprar umacarta, pegou o baralho com a mão esquerda enquanto, com a outra,empurrava o policial armado que estava às suas costas:

- Peraí, seu guarda. Peraí! E num gesto largo, que ficaria na lem-brança de todos,atirou as cartas na mesa e berrou:

- Bati!José Seligman

Page 11: Jornal ORL - Nº 112

11Julho/Agosto 2009 www.aborlccf.org.br

Agenda

2º Encontro dos ex-residentes do Serviço de ORL da PUC RS

Distúrbio da Deglutição e Refluxo Laringofaríngeo

X Curso de Otologia da Fundação Internacional FISCH no Brasil

II Simpósio Internacional de Imunodeficiências Primárias

2° Curso de Atualização em Otoneurologia, Cirurgia Otológica e

Implante Coclear

Otoplastia

10º Congresso Norte Nordeste de Otorrinolaringologia

Curso Teórico-Prático de Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono

III CURSO DE CIRUGIA RINOSINUSAL

Curso de Microanatomia Cirúrgica do Osso Temporal

III Curso Teórico-Prático de Cirurgia Endoscópica Nasossinusal da

Sociedade de Otorrinolaringologia do Estado do Rio de Janeiro

SONO 2009 - Simpósio Multidisciplinar de Ronco e Apneia do

Sono

Rinoplastia

Curso Teórico-Prático de Endoscopia Dirigida ao ORL - Módulos I e II

Período:Coordenação:Local:Cidade:Email:Informações:

Período:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Email:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Informações:

Período:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Email:Informações:

Período:Coordenação:

Local:Cidade:Site:

Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

25 a 26 de Setembro de 2009Dr. Nédio Steffen e Dra. Ingrid Wendland Santanna

Hotel Águas ClarasSanta Cruz do Sul / RS / Brasil

[email protected]: (51) 3715.1020 com Tânia

25 a 26 de Setembro de 2009Anfiteatro da ORL do HC - FMUSP

São Paulo / SP / Brasilwww.forl.org.br

[email protected]: (11) 3068.9855

28 de Setembro a 2 de Outubro de 2009André Luiz de Ataíde

Auditório do Hospital Santa CruzCuritiba / PR / Brasil

[email protected]: (41) 3022.1247

30 de Setembro a 3 de Outubro de 2009Prof. Alberto Duarte

Centro de Convenções RebouçasSão Paulo / SP / Brasil

www.intimeeventos.com.br/[email protected]

Telefones: (11) 2147.8177 / 8151 / 8150 ou fax (11)2147.8155 com Adriana Silva

8 a 10 de Outubro de 2009Dr. Rogério Hamerschmidt

Hospital IPO - AnfiteatroCuritiba / PR / Brasil

www.ipo.com.br/[email protected]

Telefone: (41) 3314.1590 com Vanessa Ribeiro

9 de Outubro de 2009Prof. Dr. Fernando Quintanilha e Prof. Dr. Ivo Bussoloti

Santa Casa de Misericórdia de São PauloSão Paulo / SP / Brasil

[email protected]ções:Telefone: (11) 2176.7235

15 a 17 de Outubro de 2009Dr. Rubens Sousa Santos

Rio Poty HotelSão Luiz / MA / Brasil

www.aborlccf.org.brTelefone: (11) 5080.4933

15 a 16 de Outubro de 2009Anfiteatro da ORL do HC - FMUSP

São Paulo / SP / Brasilwww.forl.org.br

[email protected]: (11) 3068.9855

15 a 17 de Outubro de 2009Dr. Gabriel Mirave

Hospital Universitário AustralBuenos Aires / Argentina

[email protected]

Informações:Telefone: (02322) 482485

15 a 17 de Outubro de 2009Prof. Dr. Oswaldo Laércio Mendonça Cruz

Instituto de Ensino e Pesquisa - Hospital Sírio LibanêsSão Paulo / SP / Brasil

[email protected]: (11) 3155.0245 com Graziele Batista

15 a 17 de Outubro de 2009Dr. João Telles Junior e Dr. Leonardo Conrado Barbosa

de SáCasa de Saúde São José e IML - RJ

Rio de Janeiro / RJ / Brasilwww.sinusclinica.com.br / www.sensorium.com.br /

[email protected]

Telefone: (21) 2235.0145 com Vera Peixoto

16 a 17 de Outubro de 2009Dr. Corintho Viana e Dr. Rodrigo Souza Leão

Mar Hotel RecifeRecife / PE / Brasil

[email protected]: (81) 3423.1943 ou 8853.1709 com Srta.

Fernanda Souza

16 a 17 de Outubro de 2009Prof. Dr. José Victor Maniglia

FAMERPSão José do Rio Preto / SP / Brasil

[email protected]

Telefone: (17) 3235.7017 com Elaine Pivotto

21 a 23 de Outubro de 2009Anfiteatro da ORL do HC - FMUSP

São Paulo / SP / Brasilwww.forl.org.br

[email protected]: (11) 3068.9855

V Jornada de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

da Ulbra

Curso Prático Intensivo de Cirurgia Endoscópica dos Seios

Paranasais

III Curso Teórico-Prático de Estomatologia da Pró-Otorrino

V Curso de Cirurgia Estética e Funcional do Nariz

75º Curso de Cirurgia Endoscópica Nasossinusal e 3º Curso de

Dissecção Nasossinusal em S.I.M.O.N.T. (Sinus Model Otorhino-

Neuro Trainer)

1º Curso Teórico-Prático de Ronco, Apneia do Sono e

Interpretação de Polissonografia

VI Simpósio Internacional de Infectologia em

Otorrinolaringologia da IAPO

V Curso de Cirurgia Otológica

II Jornada de Otorrinolaringologia de Jaú

Curso de Dissecção do Osso Temporal

Curso de Cirurgia Endoscópica Endonasal

Cirurgia Ortognática - Apneia Sono

Curso de Neurotologia e Base Lateral do Crânio

Período:Local:

Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:

Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Local:Cidade:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Local:Cidade:Site:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Email:Informações:

Período:Local:

Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:

Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Local:

Cidade:Site:Email:Informações:

23 a 24 de Outubro de 2009Auditório da Faculdade de Odontologia - Campos Canoas da

UlbraCanoas / RS / Brasil

[email protected]

Telefone (11) 3068.9855

23 a 24 de Outubro de 2009Profª Dra.Wilma T. Anselmo-Lima

Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgiade Cabeça e Pescoço da FMRP-USP

Ribeirão Preto / SP / Brasilwww.fmrp.usp.br

[email protected]: (16) 3602.2863

24 de Outubro de 2009Dra. Paula Moreno e Dra. Marília Heffer Cantisano

Pestana Rio Atlântica HotelRio de Janeiro / RJ / Brasil

[email protected]

Telefones: (21) 2266.7055 / 1903 com Jacqueline

29 a 31 de Outubro de 2009Faculdade UFRJ

Rio de Janeiro / RJ / [email protected]

Telefone: (11) 3068.9855

4 a 6 de Novembro de 2009Dr. Aldo Stamm

Hospital Professor Edmundo VasconcelosSão Paulo / SP / Brasil

www.centrodeorl.com.br/[email protected]

Telefone: (11) 5080.4357

7 de Novembro de 2009Dr. Aldo Stamm

Hospital Professor Edmundo VasconcelosSão Paulo / SP / Brasil

www.centrodeorl.com.br/[email protected]

Telefone: (11) 5080.4357

13 a 15 de Novembro de 2009Dra.Tania Sih

Câmara de Comércio AmericanaSão Paulo / Brasil

[email protected]

Telefones: (11) 2114.6510 / (11) 2114.6511

19 a 21 de Novembro de 2009Faculdade UFRJ

Rio de Janeiro / RJ / Brasilwww.forl.org.br

Telefone: (11) 3068.9855

21 de Novembro de 2009Dr. Renato Breda Bauab

Associação Paulista de Medicina - Regional JaúJaú / SP / Brasil

[email protected]: (14) 3622.3109 com Teresa

24 a 27 de Novembro de 2009Laboratório de Habilidades Faculdade de Medicina da USP - 1º

andarSão Paulo / SP / Brasil

[email protected]

Telefone: (11) 3068.9855

26 a 28 de Novembro de 2009Prof. Dr. Hélio Andrade Lessa, Prof. Dr. Richard Voegels,

Dr. Marcus Miranda Lessa e Dr. Aldo do ValleSala C do HC da Universidade Federal da Bahia

Salvador / BA / Brasilwww.forl.org.br

[email protected]: (11) 3068.9855 com Mariana Cabrera

27 a 28 de Novembro de 2009Ao Fundation

Centro Empresarial Mario Henrique SimonsenRio de Janeiro / RJ / Brasil

[email protected]

Telefone: (19) 8114.9254 ou 2112.6614 com Michellineou Maria Helena

1º a 4 de Dezembro de 2009Laboratórios de Habilidades Faculdade de Medicina da USP - 1º

andarSão Paulo / SP / Brasil

[email protected]

Telefone: (11) 3068.9855

II Curso de Interpretação de Eletronistagmografia - Teoria ePrática

Annual Conference in the 32nd year of The European Academy ofFacial Plastic Surgery

VIII Congresso Brasileiro sobre Medicina de Tráfego

3rd International Congress on Sleep Medicine

II Curso Prof. Roberto Martinho da Rocha de Dissecção Cirúrgicado Osso Temporal

Curso Teórico e Prático de Rinosseptoplastia

III Curso de Ronco e Apneia do Sono da ABORL-CCF

I Workshop em Exames Endoscópicos Ambulatoriais emOtorrinolaringologia

Otologia - Abordagem Clínica e Cirúrgica do Ouvido Crônico

II Congresso Capixaba de Otorrinolaringologia

VIII Curso Prático Sobre Tratamento de Ronco e ApneiaObstrutiva do Sono

II Curso de Rinoplastia da Ulbra

Curso de Cirurgia Estética e Funcional do Nariz da UFBA

II Simpósio Faces da Face

Período:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Email:Informações:

Período:Coordenação:

Local:Cidade:Email:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:

Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

Período:Coordenação:Local:Cidade:Site:Email:Informações:

2 a 4 de Setembro de 2009Anfiteatro da ORL do HC - FMUSP

São Paulo / SP / Brasilwww.forl.org.br

[email protected]: (11) 3068.9855

3 a 5 de Setembro de 2009Dr. Antonio Souza Vieira

Porto Palácio HotelPorto / Portugal

[email protected]

Telefone: (351) 22 607 62 90

3 a 5 de Setembro de 2009ABRAMET

Ouro Minas Palace HotelBelo Horizonte/MG / Brasil

[email protected]

Telefone: (11) 2137.2700 com Vanda de Oliveira

7 a 11 de Setembro de 2009Sérgio Tufik e Dalva Poyares

World Trade Center São PauloSão Paulo / SP / Brasil

[email protected]

Telefone: (51) 3028.3878 com Daniel Reolon

9 a 12 de Setembro de 2009Dr. Marcelo Tepedino e Dr. Moacir Tabasnik

Policlínica de BotafogoRio de Janeiro / RJ / Brasil

[email protected]: (21) 2543.1909 com Miguel Tepedino

10 a 12 de Setembro de 2009Prof. Dr. José Eduardo L. Dolci e Prof. Dr. Ivo Bussoloti

FilhoSanta Casa de Misericórdia de São Paulo

São Paulo / SP / [email protected]

Informações:Telefone: (11) 2176.7235

11 a 13 de Setembro de 2009Dr. José Antonio Pinto

São Paulo / SPSão Paulo / SP / Brasil

[email protected]

Telefone: (11) 5053.7500

17 a 18 de Setembro de 2009Dra. Adriana Hachiya e Dra. Saramira Bohadana

Voice Center - Hospital PaulistaSão Paulo / SP / Brasil

[email protected]

Telefones: (11) 5085.0189 / 5087.8700 com Juliana

18 a 19 de Setembro de 2009Prof. Dr. José Victor Maniglia

FAMERPSão José do Rio Preto / SP / Brasil

[email protected]

Telefone: (17) 3235.7017 com Elaine

18 a 19 de Setembro de 2009Dr. Antonio Fernando Nogueira Maciel

Hotel Ilha do BoiVitória / ES / Brasil

[email protected]: (27) 3229.7671 com Bruno

18 a 19 de Setembro de 2009Profª Dra. Fabiana Cardoso Pereira Valera

Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgiade Cabeça e Pescoço da FMRP-USP

Ribeirão Preto / SP / Brasilwww.fmrp.usp.br

[email protected]: (16) 3602.2863

18 a 19 de Setembro de 2009Hospital Luterano - Porto Alegre

Porto Alegre / RS / Brasilwww.forl.org.br

[email protected]: (11) 3068.9855

18 a 19 de Setembro de 2009Hospital Universitário Professor Edgard Santos da UFBA

Salvador / BA / Brasilwww.forl.org.br

[email protected]: (11) 3068.9855

19 a 20 de Setembro de 2009Vera Cardim e Patricia Erazo

Novotel JaraguáSão Paulo / SP / Brasil

[email protected]

Telefone: (11) 3081.4481 / 8749.7617 com Simone eRegina

Page 12: Jornal ORL - Nº 112

12Julho/Agosto 2009 www.aborlccf.org.br

Notícias

AMedicina do Sono tem se desenvolvido intensamente nosúltimos anos e atraído cada vez mais o interesse de muitasespecialidades médicas, por lidar com uma considerável lista

de doenças e problemas neurológicos, respiratórios, otorrinolaringológi-cos, psiquiátricos, dentre outros. Mesmo assim, não há uma regulamenta-ção definida perante à AMB,algo que pode acabar muito em breve,após aABORL-CCF se juntar a outras especialidades médicas, visando regula-mentar o caráter multidisciplinar da Medicina do Sono como área deatuação,uniformizando a formação e a certificação médica para essa novaárea de atuação.

A “equipe” da qual a ABORL-CCF faz parte reúne a Academia Brasileirade Neurologia, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e aAssociação Brasileira de Psiquiatria. O coordenador do DepartamentoCientífico de Medicina do Sono da ABORL-CCF, Dr. José Antonio Pinto,falou com o Jornal ORL sobre essa importante medida.

Após sucessivas reuniões, organizamos comissões encarregadas delevar adiante os objetivos e estruturar a área do programa.Inicialmente, foi dada entrada na AMB a uma carta de intençãoassinada pelos presidentes das quatro especialidades (ORL,Neurologia, Pneumologia e Psiquiatria) expondo as necessidades darealização deste convênio entre as sociedades médicas para a criaçãoda área de atuação em Medicina do Sono.

Objetivando uniformizar a formação e a certificação médica paraatuação em Medicina do Sono, regulamentando o caráter multidisci-plinar dessa área de atuação, muito deverá ser feito para sua aplicabi-lidade efetiva. A área de atuação em Medicina do Sono exigirá acomprovação de treinamento em centros reconhecidos pelas respecti-vas associações, por um período mínimo de um ano, com programateórico-prático específico. Poderão se candidatar médicos com títulode especialista em ORL, Neurologia, Pneumologia e Psiquiatria, que,após o respectivo treinamento, poderão prestar concurso para aobtenção do certificado de área de atuação em Medicina do Sono.

A ABORL-CCF há muito está envolvida na área de distúrbios dosono. Inicialmente, com a criação da Academia Brasileira de Ronco eApneia do Sono, vemos cada vez maior o interesse da classe otorrinola-ringológica com a participação maciça nos cursos de extensão emsono e, em especial, nos cursos de habilitação em polissonografiaorganizados por nossa Associação.

Pesquisas realizadas no censo de 2007 demonstram que 90% dosotorrinos brasileiros tinham interesse em ampliar sua formação emMedicina do Sono. Assim, em 2008, propusemos à nossa diretoria a

No programa de treinamento deverão constar:

Em relação aos profissionais que já atuam em Medicina do Sonohá mais tempo, as respectivas comissões estão estudando suaregulamentação.

O processo

Os procedimentos de trabalho na Medicina a partirde agora

Participação da ABORL-CCF

mudança de Academia para Departamento Científico de Medicina doSono da ABORL-CCF, conforme decisão de assembleia realizadadurante o Congresso Internacional do Sono, realizado no Rio deJaneiro, em outubro. Este ano, em assembleia, realizada durante o XIXCongresso Mundial de ORL, em São Paulo, foi decidida por unanimida-de a criação da área de atuação em Medicina do Sono.

A criação da área de atuação em Medicina do Sono vem ampliarainda mais o campo de trabalho para o otorrinolaringologista. Alémde sua atuação nos distúrbios respiratórios do sono, em especial naSíndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, o ORL poderá se dedicar,também, ao diagnóstico e tratamento dos demais distúrbios do sono,qualificando-se melhor para organizar e dirigir laboratórios do sono.Nos nossos cursos de graduação e pós-graduação muito poderá serfeito nas áreas de pesquisa em Medicina do Sono dentro daOtorrinolaringologia.

A integração da Otorrinolaringologia dentro da Medicina do Sono éum trabalho que vem sendo feito gradualmente nestes últimos quatroanos e constitui um dos objetivos primordiais da diretoria da ABORL-CCF. Após todas as reuniões com as demais sociedades médicas,dentro de um clima absolutamente solidário, foi encaminhado à AMBdocumento assinado pelas mesmas, propondo a realização desseconvênio para a criação da área de atuação em Medicina do Sono. Estedocumento será avaliado pela Comissão Mista de Especialidades daAMB, que deverá discuti-lo com a ABORL-CCF e as demais especialida-des envolvidas até sua aprovação final.

A importância dessa parceria para a área e para aABORL-CCF

Futuro

Sono ainda mais forteABORL-CCF e demais sociedades encaminham à AMBcarta de intenção para criação da especialização emMedicina do Sono.

A – Noções básicas em:Sono normal Fisiologia do sono Anatomofisiologia das vias aéreas superiores

Farmacologia do sono Avaliação do sono Polissonografia

B – Transtornos do sono:Distúrbios do ritmo sono-vigília Insônia Hipersonias Parassonias Transtornos de

Movimentos Relacionados ao Sono Transtornos Respiratórios Relacionados ao Sono

Transtornos Neurológicos e Sono Transtornos Psiquiátricos e Sono Transtornos

Pneumológicos e Sono Transtornos Otorrinolaringológicos do Sono