jornal online de dezembro 2012

19
Em cartaz Ano IV - Nº 40 - dez/2012 Festival do Livro e Literatura Nos dias 8 e 9 de novembro, a Praça Morumbizinho, em frente ao campus São Miguel, foi palco dessa grande festa da literatura. Enic 2012 Evento reuniu trabalhos de iniciação científica e de iniciação à docência de 215 alunos da Cruzeiro do Sul e de outras universidades IES Socialmente Responsável 2012 Certificação concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Upload: cruzeiro-do-sul

Post on 15-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição de Dezembro do Jornal online da Universidade Cruzeiro do Sul.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartazAno IV - Nº 40 - dez/2012

Festival do Livro e LiteraturaNos dias 8 e 9 de novembro, a Praça Morumbizinho, em frente ao campus São Miguel, foi palco dessa grande festa da literatura.

Enic 2012Evento reuniu trabalhos de iniciação científi ca e de iniciação à docência de 215 alunos da Cruzeiro do Sul e de outras universidades

IES Socialmente Responsável 2012

Certifi cação concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Page 2: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

O XVI Encontro de Iniciação Científi ca e V Encontro de Iniciação à Docência, reu-niram os trabalhos de ini-

ciação científi ca e de iniciação à do-cência de 215 alunos da Cruzeiro do Sul e de outras universidades .

Realizado nos dias 9 e 10 de novem-bro, no campus Anália Franco, o en-contro propôs o incentivo da prática investigativa como uma atividade básica para a graduação, promoven-do a socialização do conhecimento entre universitários e professores de diferentes áreas.

Além da palestra de abertura, mi-nistrada pelo Prof. Dr. Marcelo Paes de Barros, houve sessão dos pôste-res avaliados pelos comitês científi -cos da Universidade e do CNPq.

Este ano a Cruzeiro do Sul lançou o cader-no de resumos do Enic para acesso virtual. Veja: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/enic

Enic premia as me

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Page 3: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

elhores pesquisas de 2012Humanas

1º lugar: Edilaine Raquel de Paula SantosOrientador: Prof.ª Dr.ª Rosemary Ap.ª Santiago

2º lugar: Ana Paula PradoOrientador: Prof. Dr. Manoel Francisco Guaranha

3º lugar: Sidnei Benedito Cordeiro FilhoOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni

A Universidade Cruzeiro do Sul e o Prof. Dr. Danilo Anto-nio Duarte, Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, pa-rabenizam os alunos e seus orientadores pela conquista.

Premiação

Biológicas

1º lugar: Ingrid da Rosa FucciaOrientador: Prof.ª Dr. Rosemari Otton

2º lugar: Roberta Garcia da CruzOrientador: Prof.ª Dr.ª Rosemari Otton

3º lugar: Viviane Araújo SantosOrientador: Prof. Dr. Tomás Noel Herrera

Exatas

1º lugar: Nivaldo Pereira de Souza JuniorOrientador: Prof.ª dr Lucimara Pires Martins

2º lugar: Eduardo Ascendino da MataOrientador: Prof. Dr. Miguel León Gonzales

3º lugar: Leila da Silva Moura RibeiroOrientador: Prof. Ms. Lincoln Nascimento Ribeiro

O primeiro colocado da Cru-zeiro do Sul, Nivaldo Pereira de Souza Junior, orientado pela Prof.ª Dr.ª Lucimara Pires Mar-tins, ganhou passagem e esta-da para apresentar seu traba-lho na 65ª Jornada de Iniciação Científi ca da Sociedade Brasi-leira para o Progresso da Ciên-cia (SBPC), em Recife, em 2013.

A partir de uma análise feita por uma comissão científi ca designada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, fo-ram destacados três estudan-tes, por área:

A palestra de abertura foi ministrada pelo Prof. Marcelo Paes de Barros, do Cetec

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Page 4: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

O projeto “Aná-lia Franco e seu tempo: um re-corte histórico--gastronômico na cidade de São Paulo” foi o se-gundo coloca-do no “XV Troféu São Paulo: capital mundial da Gas-tronomia” - cate-goria acadêmica.

O trabalho apresentado na Câmara Munici-pal de São Paulo é fruto do projeto realizado anualmente pelos cursos de Gastronomia e História, com o Grupo de Estudos em Gastro-nomia (Gegastro).

“Ficamos muito felizes com o resultado”, afi r-mam Andrea Borelli e Rosana Toledo, respecti-vamente, coordenadoras dos cursos de Histó-ria e Gastronomia.

Prêmio para História

Em meio a colegas, as Prof.ªs Andrea e Rosana posam para a foto com o troféu.

Page 5: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Durante este semestre, o Prof. Marcio Honorato desenvolveu um trabalho interdisciplinar entre os cursos de Gastrono-mia e Ciências Econômicas. Utilizando o tema Sustenta-bilidade, o projeto teve como foco o aproveitamento dos ali-mentos da cesta básica e resul-tou em orientações às famílias para a elaboração de receitas com seus produtos, durante o Dia da Responsabilidade So-cial.

Em novembro, os banners confeccionados sobre o tema pelos alunos dos 1º e 2º se-mestres de Gastronomia fo-ram apresentados no pátio do campus Anália Franco.

e Gastronomia

Sustentabilidade na Gastronomia

A Professora de Gastronomia, Tamie Aguilera Watanabe, conquistou o título de mestre em Linguística, pela Cruzeiro do Sul, no dia 1º de novembro, ao apre-sentar a dissertação “Leitura e Escrita de Menus: conhecimentos prévios e marcas de subjetividade”, orientada pela Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Tinoco Cabral.Formada em Gastronomia, Tamie é espe-cialista em Docência no Ensino Superior, também pela Cruzeiro do Sul: “Este pe-ríodo de estudos contribuiu muito para meu crescimento pessoal e profi ssional, principalmente em questões relaciona-das à pesquisa e trabalhos científi cos”, afi rma a Professora, que leciona nos cur-sos de Gastronomia e Eventos.A apresentação foi avaliada pela Banca Examinadora, formada pela Reitora da Cruzeiro do Sul, Prof.ª Dr.ª Sueli Cristina Marquesi, e Prof. Ms. Marcelo Bergamo, da Universidade Metodista.O Prof. William Alexandre Pereira, alunos e egressos prepararam um almoço co-quetel especialmente para Tamie e con-vidados.

Festa naGastronomia

Page 6: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

A grande feira de livros foi realizada nos dias 8 e 9 de novembro, no au-ditório D do campus São Miguel,

e na Praça Morumbizinho, em frente da portaria C, com o objetivo de estimular e democratizar o acesso à leitura e aproxi-mar cada vez mais o público dos livros.

Aconteceram lançamentos de livros, ofi cinas de criação literária, intervenções teatrais, recitais poéticos e cortejos literá-rios, ônibus biblioteca, sarau literário, do-ação, venda e troca de livros, exposições, entre outras atrações.

Houve a participação especial dos alu-nos de Letras na atividade “Sarau: Liberte a Poesia!”.

A iniciativa é da Fundação Tide Setubal e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Festival do Livro e Literatura

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Page 7: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

No dia 15 de dezembro, o Prof. Dr. Marcos Voelzke e seus alunos da gradu-ação, na disciplina Intro-dução à Astronomia e à Astrofísica visitarão o Observatório Astronômico de Valinhos. A visita é aberta a todos os alunos da Universi-dade, bem como funcionários e pro-fessores que tenham interesse em observar o céu.

No local, o Diretor do Observatório ministrará uma palestra e em segui-da haverá a visitação; ao anoitecer, serão observadas as estrelas e pla-netas.

É claro que tudo dependerá das condições climáticas, com chuva e tempo encoberto (nuvens) aconte-cerá apenas a palestra e a visitação aos telescópios.

Os interessados devem enviar nome completo e RGM (alunos) e RG (professores e funcionários) para o Prof. Marcos Rincon Voelzke: [email protected].

O Prof. Dr. Marcos representou a Cru-zeiro do Sul no XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, realizado em Mare-sias (SP), de 5 a 9 de novembro de 2012.

Ele apresentou a comunicação oral “Aná-lise da aprendizagem de conceitos relacio-nados à Astronomia no Ensino Fundamen-tal II”, fruto da dissertação de sua aluna do mestrado em Ensino de Ciências, Roberta Izabella de Moraes e Poff o.

Você quervisitar oObservatóriode Valinhos?

Encontro de Pesquisa

Page 8: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Selo “IES Socialmente Responsável 2012” para a Cruzeiro do Sul

A Pró-reitoria de Extensão e As-suntos Comunitários e as Coordena-ções da área de Administração e Ne-gócios da Cruzeiro do Sul realizaram o Programa Universidade em Ação (Uniação), no dia 1º de dezembro, no campus Anália Franco.

No evento foram premiados os projetos desenvolvidos pelos alu-nos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Eco-nômicas que fi zeram consultorias

Uniação 2012em pequenas e medias empresas e organizações do terceiro setor com o objetivo de melhorar os trâmites ad-ministrativos, o controle fi nanceiro e a forma de captação de recursos.

Os projetos foram apresentados e avaliados por banca de especia-listas composta por professores da Universidade e convidados exter-nos. Após a análise, os três melho-res projetos foram premiados.

tembro. Na ocasião, nossa Insti-tuição ofereceu prestação

de serviços em cidada-nia e saúde, no Parque

Jacuí.A conquista soma

às demais ativida-des de cunho social desenvolvidas anual-

mente pela Universi-dade, sempre compro-

metida com o seu papel na comunidade e com a for-

mação de alunos cidadãos.

Em virtude de sua atuação no Dia da Responsabilida-

de Social, a Cruzeiro do Sul foi certifi cada com o “Selo Instituição So-cialmente Responsá-vel”, concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

O selo é o reconhe-cimento pelos serviços prestados no “Dia da Respon-sabilidade Social 2012”, em 29 de se-

Confi ra no site da Universidade, a rela-ção dos premiados no evento.

Page 9: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

O já tradicional evento regional na área de jogos

digitais interativos, pro-movido pela coordenação de Informática Cruzeiro do

Sul, foi realizado nos dias 11 e 12 de dezembro,

no campus Liberdade.Toda a comunida-

de acadêmica da Universidade, es-pecifi camente os alunos do curso de Tecnologia em Jo-

Game Days 2012OOOOO

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeggiiiiiiioooddddddddiiiigggggggggiitttttttttttaaa

moviiiddddddddddeeeeeee Innnnnnnnfff

SSSSuuullllll,,,, 1111111111

gos Digitais, teve a oportuni-dade de conhecer e interagir com o mundo dos games.

Nessa 8ª edição, o público participou de várias ativida-des, entre as quais palestras e minicursos sobre temas re-lacionados ao mercado de jogos on-line; EcoCity: de-senvolvimento e gestão de games sociais; monetização de Jogos no Brasil. Além dis-so, foi realizada uma mostra de games.

Autores que tiveram trabalhos aprovados na segunda fase do Concurso Prática de Escrita “O Conto” e serão publicados em coletânea, pela Terracota Editora, no selo Primeiras Linhas:

Premiação do Concurso Prática da Escrita

UDF Isabela Janaina S. Vasconcelos, “Joca e

Zeca”; Murilo Araújo H. de S. Freitas, “O provir e

a incerteza”.

Módulo Raul Godoy da Silva Filho, “Lembranças

perdidas”.

Cruzeiro do Sul Allyne de Abreu E. M. Pires, “O valor de

cada um”; Cesar Moreira de Sousa, “Exorcismo”; Davi Paixa Silv , “Um dia certo dia foi assim”; Diogo Souza Cardoso, “Margens de um

futuro recluso”; Flávia Firmino Sebastião, “Horas”; Jeff erson Gomes da Silva, “Solfi eri-500”; Leandro Sampaio Correia, “Onde mora a

esperança”; Luiz Cláudio Barbosa Junior “Perfídia”;

Meire Cristina de Souza “Presente do fu-turo: a morte da educação e da cidadania”;

Wilson Roberto Freire, “Genoma”.

Page 10: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012Em

A Prof.ª Letícia Cha-ves, Coordenado-ra da área técnica

do curso de graduação em Estética e Cosmé-tica da Cruzeiro do Sul, recebeu o prêmio Edu-cadora do Ano, ofereci-do pelo Sindibeleza, no Jantar de Confraterni-zação dos Cabeleireiros 2012, realizado no dia 1º de novembro, no Cír-culo Militar de São Paulo.

O encontro anual objetiva promover um intercâmbio de experiências en-tre as gerações tradicionais e os novos talentos da coiff ure nacional, além de promover a aproximação deles com a

Educadora do Ano

indústria da beleza.A Professora é também coor-

denadora geral do curso pro-fi ssionalizante de Cabeleireiros TRESemmé e colunista do blog “Letícia Chaves”.

A Coordenação do curso de Letras promoveu o Intercâmbio de Pes-

quisa em Letras (Inpes), evento que consiste na comunicação oral dos trabalhos de alunos que realizaram ou realizando pesquisas de Iniciação Científi ca na área de Estudos Literá-rios e Linguísticos. O objetivo princi-pal do evento, realizado no dia 22 de

novembro, no campus São Miguel, é divulgar a pesquisa dos estudantes, promover discussões, bem como es-timular àqueles que ainda não reali-zaram este tipo de pesquisa.O projeto do Inpes foi iniciado em 1998 e estendeu-se até 2004, reto-mando em 2010 e já está na sua 10ª edição.

Inpes 2012

Prof.ª Letícia posa com o troféu “Educadora do Ano”

Page 11: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 39 - nov /2012

I Jornada de Ciências Biológicas 2012

O Pró-reitor de Pós-gradua-ção da Cruzeiro do Sul, Prof. Dr. Danilo Antonio Duarte, é co-autor do livro “Odontopedia-tria - Prática de Saúde Baseada em Evidências”. A obra é escrita em parceria com Aline Manfro, doutora em Odontopediatria pela Cruzeiro do Sul, e José Im-parato, professor da USP.

O livro é voltado para cirurgi-ões dentistas, em especial para aqueles que trabalham com atendimento para gestantes, bebês, crianças e adolescentes. “Queremos identifi car, avaliar e sintetizar

O evento apresentou-se como importante fórum de discussão, atualização

e divulgação dos conhecimentos, especialmente aqueles que englo-bam as áreas das Ciências Biológi-cas, dando enfoque à atuação do Profi ssional Biólogo nos diversos níveis de ensino, pesquisa, exten-são e prestação de serviços.

Na programação, além de pales-

tras ministradas por especia-listas na área, destacou--se a apresentação dos Trabalhos de Conclu-são de Curso, impor-tante produção aca-dêmica dos alunos.

O curso realizou o evento entre os dias 22 a 24 de novembro, nos campi Anália Franco e São Miguel.

todas as revisões sistemáticas da literatura odontopediátri-ca, apresentando resultados e conclusões que facilitem e sustentem todas as atitudes e intervenções praticadas na rotina clínica do profi ssional da odontologia”, afi rma o Prof. Danilo Duarte.

O livro foi lançado no dia 12 de novembro, pela editora El-

sevier, durante o 43º Encontro do Grupo Brasileiro dos Professores de Ortodontia e Odontopediatria, em Campos do Jor-dão (SP).

Professores da Cruzeiro do Sullançam livro sobre Odontopediatria

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Page 12: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Durante este ano, a cada dois meses um grupo de alunas concluintes de Fisioterapia realizou a “Blitz da

Postura”, um projeto focado no comba-te à postura inadequada de funcionários da Cruzeiro do Sul, durante o trabalho.

“O principal objetivo é minimizar a ação nociva da má postura durante a jornada de trabalho, evitando que compensações indesejadas ocorram e sobrecarreguem o sistema corporal dos funcionários, além de contribuir para a criação de um ambiente corporativo saudável, favorecendo a sensi-bilização contínua para o cuidado da postura de maneira efi ciente, e contribuir para a redução de gastos energé-ticos diretos e indiretos devido à má postura”, afi rmam as estudantes Carolina Cristina Santos, Thays Peduto de Souza e Camila Xavier.

Ao realizar a blitz da postura, em cada setor, era utilizada a se-guinte frase “Para, blitz da postura”, e os funcionários que esti-vessem em pé eram desconsiderados e os demais pontuados com uma escala onde a nota mais baixa era -10 e mais alta +1.

Após a aplicação realizada em todo o ano, foram analisa-dos os dados e comparadas as pontuações. O resultado foi um ranking de colocação geral, que teve até premiação.

Blitz da Postura em 2012

Em cartaz

Ranking da blits da postura 2012

1° - Diretoria

2° - Contabilidade

3° - Crédito Educativo

Page 13: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Acontece - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

O estágio supervisionado em Saúde Coletiva do curso de Fisioterapia está com disponibilidade para atender no-vos setores interessados em participar do programa “Saúde do Trabalhador”.

De 12 a 14 de novembro foi realizada a mostra “Linguagem, Arte e Gravura na EJA”, no pátio do campus São Miguel.

O evento é o resultado de um Projeto Pedagógico do Pro-grama de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (Pro-eja), iniciado em agosto, e que envolve alunos e alfabetiza-dores em atividades focadas na temática da linguagem da arte da gravura no processo de ensino.

Participe do projeto Saúde do Trabalhador

Esse programa ocorre às ter-ças-feiras, das 7h30 às 11h40, no campus São Miguel e envol-ve atividades, como: Ginástica ou Cinesioterapia Laboral (ree-ducação postural), “Blitz da Pos-tura”, campanhas de saúde etc., agregando diversos benefícios aos setores e funcionários parti-cipantes.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou ligar para a Clínica de Fisioterapia 2037-5700/ 2297-8198.

Exposição do Proeja

Page 14: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Aluno em destaque - Ano IV - Nº 40 - dez/2012

Alunos de Psicologia apresentaram o tra-balho “O Atendente Terapêutico em uma universidade: refl exões sobre seus limites, possibilidades e alcances” no VII Congresso Internacional, VIII Ibero-americano e III Brasi-leiro de Acompanhamento Terapêutico, rea-lizado de 15 a 17 de outubro, em São Paulo.

No evento, a egressa Ana Carla da Silva que já atua como Atendente Terapêutica no mercado de trabalho, exerceu a função de secretária geral.

Estudantes marcam presença em congresso internacional

Um estudante noPrograma Ciência sem FronteirasGuilherme Cru-

zatto da Silva, aluno de Enge-nharia Elétrica da Cruzeiro do Sul, contempla-do com bolsa de estudo no exte-rior, oferecida pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, concedeu entrevista à Embaixada Brasileira, para relatar suas experiências.

O Programa Ciência sem Frontei-ras foi lançado em julho de 2011 pelo Governo Federal do Brasil com

o objetivo é promover a consolidação, expansão e in-ternacionaliza-ção da ciência e tecnologia, da inovação

e competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobili-dade internacional.

No Youtube você pode assistir a entrevista integral. Vale a pena co-nhecer a experiência que Guilherme está vivendo!

Page 15: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Aluno em destaque - Ano IV - Nº 40 - dez/2012

Alunos do 6º semestre de História participaram da Semana Cultural da Casa de Cultura do Itaim Paulista, com uma expo-sição produzida como parte da avaliação da disciplina Histó-ria Contemporânea I, sob orientação da Profa. Andrea Borelli, coordenadora do curso. O evento aconteceu entre 5 a 11 de novembro.

Exposição sobre aPrimeira Guerra Mundial

Yramaia Felix, formanda do 6º semestre do curso de Música (bacharelado em Piano) apresentou-se com a Orquestra Filarmônica Afro--Brasileira (Filafro), no dia 13 de novembro, na Sala São Paulo, no evento “Tro-féu Raça Negra 2012”, sob a regência do maestro Josoé Polia, que desenvolve pro-jetos na área da cultura ne-gra e ritmos brasileiros.

“Fiquei muito feliz com o convite para tocar nes-se evento, principalmente

Aluna de Músicana Sala São Paulo

porque foi a primeira vez que me a p r e s e n -tei no palco da Sala São Paulo. Foi uma experiência incrível poder tocar na Fila-fro. Tive contato com mú-sicos de renome, pois to-camos com Sandra de Sá, Vanessa Jackson, Jair Rodri-gues, Thulla Mello, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, entre outros”, recorda Yra-maia Felix.

Page 16: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Aluno em destaque - Ano IV - Nº 40 - dez/2012

gem em nosso escritório”, exalta.Outro caso é o de Maurício Oliveira, con-

siderado por ela focado, proativo, preo-cupado com resultados e com a imagem da EJU, da coordenadora e dos colegas; sempre pronto a ajudar: “Entrou na EJU desempregado e por meio da multifun-cionalidade de seu cargo conseguiu dois empregos, um como cuidador e outro como estagiário em Direito, sua área de graduação”.A Empresa Júnior Cruzeiro do Sul - EJU

- realiza ações integradas, desenvol-vendo as habilidades e atitudes dos

estudantes que formam sua equipe que aplicam nos projetos desenvolvidos para empresas clientes os conhecimentos ad-quiridos na graduação.

O aluno do 6º semestre de Engenharia Civil, Carlos Eduardo Simãozinho, ex-presi-dente e atual Diretor de projetos da EJU, é um exemplo de crescimento acadêmico e profi ssional citado pela Profa. Vanda Maria Martins, Coordenadora da Empresa Júnior.

“Quando iniciou na EJU, em 2010, Carlos Eduardo era muito acanhado, introvertido e só fazia o que lhe era solicitado. Traba-lhando nos projetos, tornou-se proativo, focado, desinibido. Assumiu a sua presi-dência e agora é funcionário concursado do Metrô de São Paulo. Um super talento”, orgulha-se a Professora, que cita a experi-ência de dois outros alunos.

Maurício Melo, aluno da Gastronomia, é seu “braço direito” nos projetos; confec-ciona propostas, agenda clientes e parti-cipa das visitas, faz cálculos fi nanceiros; apoia os demais alunos nos processos de gestão; montou todas as dinâmicas de se-leção de pessoal para compor o novo qua-dro de alunos da empresa: “Ele gosta tanto da EJU que vai prestar mais um vestibular para continuar suas rotinas de aprendiza-

Depoimento de Carlos Eduardo“A EJU tem sido muito importante, pois

me proporciona importante formação multidisciplinar, de modo que adquiri novos conhecimentos sobre a minha área e diversas outras, por meio dos projetos nos quais trabalhamos; com o incentivo dos professores tomei gosto pela pesquisa e acabei ingressando no Programa de Iniciação Científi ca. Tudo isso trouxe uma visão maior de merca-do e me ensinou a ser empreendedor, principalmente em virtude das noções de gestão que adquiri, na prática, du-rante o período em que estive à frente da presidência da EJU; e acima de tudo me faz um profi ssional melhor”.

O refl exo da EJUna vida dosestudantes

Em cartaz - Aluno em destaque - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Page 17: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Alô, aluno - Ano VI - Nº 40 - dez/2012

A CPA disponibiliza para consultas, os sistemas eletrônicos de resul-tados do Projeto: Avaliação das

Disciplinas (100%) on-line – Cursos de Graduação, referentes à Universidade Cruzeiro do Sul, contendo conceitos (notas) gerais de alunos e tutores.

Vale lembrar que esta experiência, de uma avaliação totalmente on-line, foi a segunda que realizamos na Uni-versidade e a primeira no Centro Uni-versitário Módulo.

A participação na Cruzeiro do Sul foi surpreendente, pois houve uma par-ticipação de 32,80% dos alunos e de 94,70% dos tutores, atingindo, res-pectivamente, um erro amostral de 1,15% e de 2,70%.

A próxima etapa consiste na elabora-ção do Caderno de Resultados Gerais da IES, nos quais constarão as colo-

cações avaliativas (escritas) dos alunos e os tutores, em comparação aos conceitos (notas).

Pelos resultados objetivos (notas) expostos no siste-ma eletrônico, constata-se uma notória evolução na avaliação realizada na Uni-versidade Cruzeiro do Sul, em comparação à avaliação de 2011, realizada no UDF, a

partir das ações desenvolvidas em EaD pela equipe do Campus Virtual.

O acesso aos resultados pode ser reali-zado a partir dos login e senha informa-dos a seguir. Para visualizar as informa-ções, siga as etapas descritas abaixo:

1º - Acesse o site: www.cruzeirodosul.edu.br/sinaes

2º - Clique no logo da Universidade Cruzeiro do Sul

3º - Clique no link do Projeto: Avalia-ção das Disciplinas (100%) online - Cur-sos de Graduação - 2012 - Universidade Cruzeiro do Sul

4º - Acesse com o login: 2002 e a se-nha: dols2012u

Consulte os resultados gerais do projeto Avaliação das Disciplinas

Qualquer dúvida, entre em contato com a CPA: [email protected]

Em cartaz - Alô, aluno - Ano IV - Nº 40 - dez /2012

Page 18: Jornal online de Dezembro 2012

Em cartaz - Serviços à comunidade - Ano IV - Nº 40 - dez/2012Em cartaz - Serviços à comunidade - Ano IV - Nº 40 - dez/2012

A parceria entre a Cruzeiro do Sul e o Rotary Club Penha resultou no oferecimento do curso “Intro-dução ao Eletricista Instalador” para interessados com baixa renda.

Com apoio do Coordenador do curso de Enge-nharia Elétrica, Prof. Ms. Robmilson Gundim, o curso (teoria e prática) é ministrado pelo Enge-nheiro Eletricista Marcos Alessandro Diniz, egres-so da Universidade, e conta com a participação de alunos de Engenharia Elétrica, que atuam como monitores nas aulas práticas.

As aulas começaram em 6 de outubro, na sede do Rotary Penha. A segunda etapa será no cam-pus São Miguel da Cruzeiro do Sul.

Os 45 alunos selecionados receberão certifi ca-do de conclusão no dia 12 de dezembro, no cam-pus São Miguel.

A intenção do “Programa Esperança Renovada”, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comuni-tários, é que mais cursos como esse sejam efeti-vados em 2013, começando já no início do ano.

Curso de Eletricista Instalador

Page 19: Jornal online de Dezembro 2012

EM CARTAZ é uma publicação destinada aos corpos docente e discente da Universidade Cruzeiro do Sul. Edição: Gerência de marketing & comunicação Universidade Cruzeiro do Sul. Redação: Angelina Martins (Mtb.: 15.189) Diagramação: Cido Pereira. Produção: campus São Miguel - Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225, CEP 08060-070, São Paulo, SP. Telefax: (11) 2037-5700. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refl etem necessariamente a opinião deste jornal.

www.cruzeirodosul.edu.br [email protected]