jornal sudeste · o que isso significa.de for-ma que, denunciar é impor- ... te princípio que a...

16
DA REGIÃO www.jornaldaregiaosudeste.com.br JORNAL SUDESTE Ribeirão Preto | Abril de 2015 | Ano VIII | Edição 88 | Distribuição gratuita e dirigida E vento da Paróquia São Miguel Arcanjo será dia 17 de maio. Página 12 PORCO NO ROLETE A acontecerá nos dias 22, 23, 29 e 30 de maio, a partir das 19h30. Página 13 QUERMESSE S. TERESINHA C omissão Organizadora prepara o evento que acontecerá em 2016. Página 09 50 ANOS DA NIPO RIBEIRÃO Ações de conscientização para redução de acidentes, consequentemente os feridos e os mortos no trânsito. Página 15 BASTA DE VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO exemplares 10 MIL www.jornaldaregiãosudeste.com.br facebook.com/jornaldaregiaosudeste twitter.com/jornalsudeste NOSSO SITE FACEBOOK TWITTER DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER Em maio dias 01, 02,03, 07, 08, 09 e 10 Para a delegada da DDM, Luciana Camargo Renesto Ruivo “a víti- ma precisa estar disposta a aban- donar aquele ciclo de violência”. Página 03

Upload: phamkien

Post on 07-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DA REGIÃO

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r

JORNAL SUDESTERibeirão Preto | Abril de 2015 | Ano VIII | Edição 88 | Distribuição gratuita e dirigida

Evento da Paróquia São Miguel Arcanjo será

dia 17 de maio. Página 12

Porco norolete

Aacontecerá nos dias 22, 23, 29 e 30 de

maio, a partir das 19h30. Página 13

Quermesse s. teresinha

Comissão Organizadora prepara o evento que

acontecerá em 2016. Página 09

50 anos da niPo ribeirão

Ações de conscientização para redução de acidentes, consequentemente os feridos e os mortos no trânsito. Página 15

basta de ViolÊncia no trÂnsito

exemplares10 mil

www.jornaldaregiãosudeste.com.br facebook.com/jornaldaregiaosudeste twitter.com/jornalsudeste

nosso site FacebooK tWitter

deFesa dos direitos da mulher

Em maio dias 01, 02,03,

07, 08, 09 e 10

Para a delegada da DDM, Luciana Camargo Renesto Ruivo “a víti-ma precisa estar disposta a aban-donar aquele ciclo de violência”.

Página 03

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r2 Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

expediente Veiculação

DA REGIÃO

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r

JORNALSUDESTE

Jornalista responsável: Gil Santiago - MTB 14.346 ([email protected])Despartamento Comercial: Susana Busatto - 16-99788.8262 ([email protected])Diagramação e Design: Artur Teixeira - 16-99962.3384 ([email protected] - http://arteix.wordpress.com/)Webdesigner: Carlos Silva Webgota ([email protected])Fotografia: Susana Busatto

O conteúdo do anúncio é de responsabilidade do anunciante. Os textos são de responsabilidade dos autores.

• Jardim Manoel Penna • Jardim Roberto Benedetti• Jardim São José• Recreio das Acácias• Recreio Anhanguera• Residencial Greenville• Núcleo são Luiz• City Ribeirão• Nova Ribeirânia

• Ribeirânia• Condomínio Residencial Aroeira• Condomínio Residencial Caimbé• Condomínio Residencial Jatobá• Condomínio Residencial Jequitibá• Condomínio Residencial Paineiras• Condomínio Res. Laranjeiras• Condomínio Res. San Remo I• Condomínio Res. San Remo 2

• Condomínio Residencial Itambé• Condomínio Figueira Branca• Condomínio Pitangueiras• Condomínio Bella Città• Condomínio Bosque das Caviúnas• Condomínio Parque Renascer• Condomínio Parque Rosário

do Sul

Jornal da Região Sudeste Online Acesse o 1º jornal diário da Região Sudeste e saiba o que acontece no seu bairro, na região onde você mora: www.jornaldaregiaosudeste.com.br

Aconteceu tá no site

tiragem: 10.000 exemplaresDistribuição dirigida e gratuita nos bairros:

aposentado está desaparecido há três anos

Foi no dia 17 de maio de 2012 que o aposen-

tado Mário Lúcio Cardoso, 71 anos, saiu de sua resi-dência, no Jardim Roberto Benedetti/Bancários e não mais foi visto.

O veículo que dirigia, a Be-lina cinza, placa BKE-7916 foi encontrada dia 13 de ju-nho de 2012, no canavial da antiga Usina Junqueira, no município de Igarapava.

Passados três anos de seu desaparecimento a família ainda vive a expectativa de uma notícia sobre o seu pa-radeiro.

Qualquer informação sobre ele deve ser trans-mitida para o telefone do 4º Distrito Policial (3623-8725) ou através da Delegacia Eletrônica de Polícia Civil (www.ssp.sp.gov.br/nbo/).

conclusão da avenida facilitará acesso de moradores a condomínios

Com a construção de 300 metros finais, a avenidaProfessora Edul Rangel

Rabello, localizada no Bairro Manoel Penna chegará ao trevo da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna, acesso ao Novo Sho-pping. A previsão é que a obra estimada em 8 milhões de reais esteja concluída em 45 dias.

A continuação da avenida facilitará o trânsito dos mora-dores do bairro, em especial os moradores do Condomínio Residencial Jequitibá e novos condomínios que estão em construção nas proximidades.

Arquivo

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r 3Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Entrevista

delegada de Polícia da ddm luciana camargo renesto ruivo

A delegada Luciana Camargo Renesto Ruivo exerce há um

ano e meio o cargo de titu-lar da Delegacia da Mulher de Ribeirão Preto (DDM). Natural de São José do Rio Preto, 49 anos, Bacharel em Direito e Doutora em Direito Público, já soma 20 anos de Polícia Civil.

Em entrevista ao Jor-nal da Região Sudeste ela fala do trabalho da DDM, da violência e ocorrências contra a mulher registra-das em Ribeirão Preto, en-tre outros assuntos.

JORNAL DA REGIÃO SUDESTE - Quais os servi-ços prestados pela DDM?

Dra. Luciana Renesto Ruivo - Todo atendimento policial nos casos em que a mulher é vítima de cri-mes em virtude do gênero. Também menores de de-zoito anos, quando vítimas e de alguns delitos.

Quais os crimes a De-legacia de Defesa da Mu-lher investiga? Os contra a dignidade sexual e con-tra a honra, quando a ví-tima é mulher ou menor de dezoito anos e os de violência doméstica (lei 11.340/06).

O atendimento à mulher mudou com a Lei Maria da Penha? A Sra. acha que ela está cumprindo seu papel?

Acho que vem melhoran-do. Hoje a vítima consegue uma resposta mais rápida, visto que as medidas pro-tetivas são concedidas nor-malmente em 48 horas e o agressor é afastado dela, o que possibilita que a ví-tima reestruture sua vida. Mas, ainda há um longo caminho a ser percorrido. É cultural a questão da violência de gênero, a víti-ma precisa estar disposta a abandonar aquele ciclo de violência. A violência do-méstica somente cessará ou terá uma diminuição signi-

ficativa quando as vítimasrealmente se respeitarem, se sentirem merecedoras de um relacionamento feliz e estável. Polícia não concede autoestima a ninguém. Pre-cisamos que as vítimas este-jam comprometidas com a própria felicidade, sem isso, o Estado pouco pode fazer por elas.

Quantos profissionais estão lotados nesta dele-gacia?

Somos uma equipe de de-zesseis pessoas, a grande maioria mulheres, mas te-mos homens também.

Qual o número de ocor-rências contra a mulher registradas por dia em

Ribeirão Preto? Quais as violências mais comuns?

Uma média de dez a quin-ze ocorrências. As mais co-muns são ameaça, injúria e lesão corporal dolosa.

A Delegacia voltada es-pecificamente às mulhe-res deu-lhes coragem para denunciar a violência?

Talvez sim. Mas somente isso não basta. Como eu dis-se denunciar é relativamente fácil, difícil é romper com o ciclo da violência, é dar um basta na situação e recons-truir a vida sem o agressor. Até porque, em muitas situ-ações, estamos lidando com uma mulher apaixonada por um homem que sequer sabe oqueissosignifica.Defor-ma que, denunciar é impor-tante, mas vital é o desejo de mudar a situação.

Que orientação é dada à vítima que tem receios de denunciar o agressor mem-bro da família? Que men-sagem a sra. deixaria para as mulheres que se encon-tram nessa situação?

A primeira coisa é realmen-te desejar mudar a própria realidade. Não é verdadeiro afirmar que um boletim deocorrência muda um rela-cionamento. A mudança é

feita de dentro para fora. A vítima precisa estar munida de vontade de ter uma vida diferente para que as nossas ações encontrem eco na sua realidade.

Qual horário de funcio-namento da DDM? Após esse horário e nos finais de semana, como as pes-soas devem proceder?

A DDM funciona na Aveni-da Costábile Romano, 3230, de segunda a sexta das 08h às18henosfinsde sema-na as ocorrências podem ser feitas na Central de Polícia Judiciária na Rua Duque de Caxias, 1048.

A Delegacia de Proteção ao Idoso, Meio Ambiente e Animais de Ribeirão Preto também está instalada no mesmo local da Delegacia de Defesa da Mulher.

Sob a titularidade do delegado Dr. Luiz Geraldo Dias, atende de segunda a sexta-feira das 08h às 18h, telefone 3610-6067. A Delegacia do Idoso também recebe comunicações e denúncias pelo e-mail [email protected]

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r4 Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Cidadania

Páscoa solidária no colégio Palas atena e escola Pequeno sapequinha

Páscoa é tempo de fraternidade, soli-dariedade, partilha

e união. Foi a partir des-te princípio que a Escola Pequeno Sapequinha e o Colégio Palas Atena funda-mentaram o seu projeto de Páscoa.

A equipe de educadores trabalhou junto aos alunos sobreosignificadodadata,refletiram sobre esse prin-cípio e, mobilizados por ele, realizaram seu gesto de Páscoa.

A Escola e o Colégio con-taram com o envolvimento dos alunos, pais, funcioná-rios, professores e direção com o objetivo de arreca-dar materiais de higiene para os idosos do Asilo Lar Santa Rita.

A arrecadação foi um su-cesso e, na quarta-feira, dia 31 de março, foi realizada a entrega dos mesmos no Asilo Lar Santa Rita.

A distribuição dos mate-riais de higiene aos idosos teve uma magia especial!

Depois foi a vez da partilha na escola. Com direito a presença dos coelhos, os alunos puderam vivenciar a partilha, desta vez com os amigos da escola. O doce sabor do chocolate alegrou a todos!

“Sabemos hoje que nossos alunos são preparados para viver solidariamente nesta sociedade”, afirma Teresa Brunelli, diretorado Colégio. “Agradecemos a colaboração de todos na realizaçãodessegesto”,finaliza.

Divulgação

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r 5Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Saúde

camPanha de Vacinação contra a griPe A Campanha Nacional

de Vacinação con-traagripeInfluenza

será realizada entre os dias 4 e 31 de maio.

Neste período, devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de 2 anos, gestantes, mulhe-res que deram à luz nos últimos 45 dias, servi-dores da área da saúde e portadores de doen-ças crônicas mediante a apresentação de docu-mento médico.

O dia 9 de maio foi de-finido pelo Ministério da Saúde como o dia D - Dia de Mobilização Nacional.

INfLUENzA Também conhecida

como gripe, a Influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja princi-pal complicação são as pneumonias, que são res-ponsáveis por um grande número de internações hospitalares. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

TRANSMISSÃOAinfluenzahumanapode

ser transmitida de forma direta: através das secre-ções das vias respiratórias de uma pessoa contami-nada ao falar, espirrar ou tossir;

de forma indireta: por meio das mãos que, após contato com superfícies re-centemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o agen-te infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

O período que uma pes-soa pode transmitir a doen-ça (transmissibilidade) é de 2 dias antes até 5 dias após o início dos sintomas.

SINTOMAS Os primeiros sintomas

costumam aparecer cerca de 24 horas depois do con-tágio e podem ser: febre geralmente >38ºC; dor de cabeça; dor nos músculos; calafrios; prostração (fra-queza); tosse seca; dor de garganta; espirros e coriza. Podem apresentar ainda pele quente e úmida, olhos hiperemiados (avermelha-dos) e lacrimejantes.

As crianças podem apresentar também fe-bre mais alta, aumento de linfonodos cervicais (gânglios no pescoço), diarreia e vômitos.

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, ges-tantes e pessoas com algu-ma comorbidade possuem um risco maior de desen-volver complicações devi-

do à Influenza. A melhormaneira de se prevenir contra a Influenza sazonalé vacinar- se todo ano.

Fonte: Anvisa e Portal da Saúde

Postos de vacinação na regiãoUBS do Jardim São JoséRua Madre Maria Teodora Voiron, 110.Telefone: 3617-0307Horário de vacinação: segunda a sexta-feira, das 07h às 16h30.

UBDS do Castelo Branco Rua D Luiz Amaral Mousinho, 3300Telefone 3627 8488. Horário de vacinação: segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30.

Os clientes da UNIMED Ribeirão, pertencentes ao público-alvo da Campanha, poderão receber a vacina, de 04 a 22 de maio, no Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), na Av. Leão XIII, 1000 (anexo ao Centro Clinico Electro Bonini, junto a UNAERP - Tel.: 3603-7171), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e sábados das 8h às 12h.

Imagem internet

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r6 Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Saúde

tv por assinatura

em hd o melhor do conteúdo

em hd da tv por assinatura.

Bandalarga

a maior Banda larga do Brasil, com

megavelocidades.

telefone fixo

telefone econômico,para falar

até de graça.

Celular ilimitado

fale à vontade com qualquer Claro

e net fone do Brasil.

mais diversão em um úniCo lugar:

na sua Casa!

Consulte disponibilidade técnica para instalação em seu endereço, características dos serviços e condições de aquisição, inclusive individualmente, dos serviços apresentados pelo site www.netcombo.com.br.

ACESSO AO NOW, MAiS dO quE uMA lOCAdOrA, dirEtO NA SuA tV COM MAiS dE 10.000 OpÇÕES dE CONtEÚdOS pArA ASSiStir quANdO quiSEr.

MAStEr0800 9404999

ASSiNE já!

Jornal Regiao Sudeste-Com Now.indd 1 12/5/13 4:08 PM

casos de dengue já superamos registrados no ano passado

De acordo com a Se-cretaria Municipal de Saúde, Ribeirão

Preto registrou 505 casos de dengue desde o início do ano. Número superior a todo o ano passado, quando 400 pacientes tiveram a do-ença diagnosticada.

Somente no mês de março foram confirmados 303 ca-sos. A zona Leste concentra o maior número de ocorrên-cias (203), seguida pelas re-

giões oeste (98) e norte (77).A Vigilância Epidemioló-

gica descarta o risco de uma epidemia em Ribeirão Preto neste ano e ressalta que a participação da população é primordial para conter a transmissão, uma vez que a maioria dos criadouros está dentro das residências.

DENGUE NA REGIÃONos últimos trinta dias fo-ram confirmados 29 casos

nos bairros de abrangência do Jornal da Região Sudes-te, assim distribuídos: 07 no Jardim Roberto Benedetti/Bancários, 05 no Recreio das Acácias, 04 na Ribeirâ-nia, City Ribeirão, Recreio Anhanguera e Jardim Ma-noel Penna (03 casos em cada bairro), Residencial Greenville, Jardim São José, Nova Ribeirânia e Condo-mínio Aroeira (01 caso em cada bairro/condomínio).

escola metropolitana e a 2ª Festa da Família

O evento, realizado dia 11 de abril, teve como

objetivo a integração da escola, alunos e suas fa-mílias, incentivar a cons-ciência social, ambiental e a prática de hábitos sau-dáveis.

A festa contou com vá-rias brincadeiras, provas e desafios. Os pais parti-ciparam ativamente de to-dos os momentos.

SOLIDARIEDADEOs alunos da Escola Me-

tropolitana mostraram, de forma prática o que é solidariedade e serviço voluntário voltados para o bem.

Através de uma ação coletiva os alunos arre-cadaram 655 caixas de

leite, que beneficiarãopacientes em tratamento de câncer. As caixas de leites foram doadas para a ASAPAC (Associação de Amparo a Pacientes com Câncer).

Confiraasfotosacessandowww.metropolitanarp.com.br

A Escola Metropolitana está localizada na Avenida Castelo Branco, 2490 e o te-lefone 3617-5813.

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r 7Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Região

Finalizada passarelado trevão da anhanguera

A passarela sobre a Anhanguera e a SP-255 está concluída.

A instalação, que tem 440 metros de extensão, inte-gra o pacote de obras do Trevo Waldo Adalberto da Silveira, conhecido como Trevão.

Sustentada por 14 pilares de concreto e estrutura me-

tálica, fechada com telas de proteção (na lateral e por cima), com iluminação e sistema de monitoramen-to por câmeras 24 horas, li-gada ao Centro de Controle de Operações da Autovias, permite a travessia de pe-destres e ciclistas do Re-creio Anhanguera ao Novo Shopping com segurança.

2ª copa de Futevôlei

A Arena Futevôlei se-diou dias 25 e 26 de

abril a 2ª Copa de Futevô-lei, com a participação de mais de 50 duplas de atle-tas vindo de várias cidades do Brasil. Mais um grande sucesso, prestigiado pe-los familiares dos atletas e moradores do bairro. Destaque para os alunos da Escola de Futevôlei da AMOJARB, com brilhante participação.

AULAS DE fUTEVôLEI Estão sendo ministradas

aulas de Futevôlei para jo-vens e adultos de ambos os sexos às 3ª , 4ª e 5ª feiras das 18h às 21h. Sábado horário aberto a toda comunidade de forma gratuita, das 08h30 às 10h. O projeto é uma par-ceria entre a AMOJARB e o grupo de atletas. A arena Fu-tevôleificalocalizadanaRuaBenedito Tortoro, 25, atrás da sede da AMOJARB.

Com informações da Diretoria da Associação dos Mo-radores do Jardim Roberto Benedetti (AMOJARB).

Imagem Internet

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r8 Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

City Ribeirão

Luís Fernando - [email protected]@gmail.com

segurança para o cruzamento

A diretoria da SACY agradece à Transerp pela implantação do

projeto no cruzamento City Ribeirão x Jardim Botânico, assim como a pintura da fai-xa de pedestre em frente à City Pão.

Está pendente a pintura das faixas 45º em todos os bolsões da Rotatória Rotary Club (requerimento entre-gue dia 13 de março). O vo-lume de veículos estaciona-dos tem aumentado a cada dia e a pintura da faixa irá possibilitar que o motorista estacione dentro dos limites estabelecidos.

Devido à velocidade que os veículos transitam no percurso da rotatória Rotary Club até a rotatória Manoel

Abrahão, foi solicitado pelos moradores o estudo de via-bilidade de implantação de um redutor de velocidade.

A Transerp se compro-meteu, no prazo máximo de 15 dias, instalar três

abrigos de ônibus nos pon-tos com maior acúmulo de pessoas. Ficamos gratos com a atitude, pois várias pessoas vinham há algum tempoficandoexpostasaosol e chuva.

consulta deve definir uso do campo

Dia 15 de abril foi rea-lizada audiência com

o promotor de justiça da Habitação e Urbanismo, Antônio Alberto Machado, a fim de entender os ter-mos do TAC do campo de futebol situado no bairro.

O promotor propôs al-terações na área, sendo que a Associação achou importante a participação dos moradores quanto ao futuro do local. Para isto foi criado formulário para colher assinaturas con-

cordando ou não com a alteração proposta. Maio-res informações estão no formulário disponível nos pontos fixos na panifica-dora City Pão, Rotisseria City Frango e na academia City Vida.

reunião e solicitações à casa civil

Em reunião, dia 23 de abril, com o secretário da

Casa Civil da prefeitura de Ribeirão Preto, Layr Luchesi Júnior, a Associação apresen-tou um relato da situação do parquinho desativado em um dos bolsões e a falta de cal-

çada nos dois lados da Av. Alzira Couto Machado. O se-cretário ouviu e se dispôs a viraobairroeverificarasne-cessidades e definir atitudespossíveis de serem tomadas a fimdemelhoraraqualidadede vida dos moradores.

busca de verbas para galerias pluviais A necessidade de aumentar as galerias pluviais subdi-mensionadas é real e ne-cessária para acabar com o problema de inundação no cruzamento da Av. Alzira Couto Machado x Av. Mau-rílio Biagi. A Secretaria de

Obras preparou o projeto e o orçamento, porém de-vido ao alto custo a Asso-ciação continua fazendo contatos com deputados que possam conseguir uma emenda parlamentar para viabilizar a obra.

infraestrutura atende urgênciasAgradecimento à Secretaria Municipal de Infraestrutura que atendeu solicitações da Associação e realizou a im-plantação de lombadas, reti-rada de árvores secas, poda parcial das árvores e opera-ção tapa buracos. Em breve a Secretaria de Infraestru-tura enviará equipe para terminar o levantamento das copas das árvores situa-

das nas laterais do canteiro central das Avenidas Alzi-ra Couto Machado e Áurea Aparecida Bragheto Macha-do, assim como as demais áreas públicas necessárias.Continuamos aguardando a troca das lâmpadas para manter o bairro mais ilu-minado, trazendo com isso mais tranquilidade aos mo-radores.

Divulgação

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r 9Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto

biiro Fest

Realizada no dia 11 de abril, a tradicional “Fest Biiro” (FESTA

DO CHOPP) foi um suces-so!

Mais de 800 pessoas se reuniram e puderam des-frutar de momentos de lazer na companhia de fa-miliares e amigos num am-biente muito agradável.

reVitaliZação do KaiKanQuem compareceu à Bii-

ro Fest pode comprovar como está ficando bonitoo Kaikan (salão) da Asso-ciação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto.

O piso foi nivelado e re-

cebeu nova pintura, as colunas ganharam revesti-mento de madeira, o salão recebeu pintura interna e externa, foram colocadas persianas e instalados con-dicionadores de ar.

cinquentenário da nipoNo dia 21 de abril de 2016 a Associa-

ção Nipo Brasileira de Ribeirão Preto completará 50 anos de existência. Nesta trajetória muitos associados tiveram par-ticipação fundamental para que a entidade se mantivesse viva e crescente ao longo do tempo.

Sem dúvida alguma foi uma longa jor-nada de trabalho, colaboração e participa-ção, desde aquela memorável tarde de 21 de abril de 1966, passando por gerações até os dias de hoje.

Sem entrar no mérito de cada um, en-tendemos que todos que passaram por aqui, deixaram seu legado de participa-ção e saudades. Por isso, realizaremos um grande reencontro de gerações, homena-geando essas pessoas ou seu representan-te-esposo(a),filho(a),parenteouamigos- no dia 23 de abril de 2016, na sede da ANBRP.

Atualmente a Comissão Organizadora está em fase de contato e coleta de dados, onde todos podem em muito colaborar, não só fornecendo informações pessoais, como de outras pessoas que constam nas relações, caso seja de seu conhecimento.

À medida que recebermos e catalogarmos os dados, fotos, documentos e informações, os membros da comissão os manterão infor-mados. Será um trabalho minucioso, que terá absoluto sucesso com a participação de todos.

Desde já estamos imensamente felizes e or-

Programação do Cinquentenário da NipoData: 23 de abril de 2016• 08h00 às 09h30 – Recepção dos participantes• 09h30 às 10h30 – Coquetel• 10h30 às 12h30 – Homenagens• 12h30 às 14h30 – Almoço• EncerramentoLocal: ANBRP - Rua Tereza Nomura Yamada, 400. Recreio das Acácias – Ribeirão Preto

ANBRP – vista aérea Recreio das Acácias em 1987

Arquivo pessoal Teruo Abe

No próximo dia 30 de maio a Associação Nipo promove seu tradicional Baile. Informações com Osmar, pelo telefone 99994-6144.

gulhosos em contar com sua manifestação, participação e presença no encontro cinquen-tenário, para que juntos possamos render os justos tributos a cada um que ajudou a legar a entidade atual.

DôMO ARIGATô GOzAIMASUComissão Organizadora das Comemora-

ções do Cinquentenário da ANBRPHazime Nakamura...... (16) 99708-2920Altino M. Nagayoshi.... (16) 99705-9733Mieko S. Nagayoshi..... (16) 3620-2557Massaro Fugiy............. (16) 99992-9398Ênio Uyeta................... (16) 99623-6483Satiko U. Abe............... (16) 99715-2819

Venha conhecer a niPo

A Associação Nipo Bra-sileira de Ribeirão

Preto está localizada à Rua Teresa Nomura Ya-mada, 400, no Recreio das Acácias, em uma área de 33.000 m2, com salão de festas, piscina para adul-tos e crianças, quiosque,

área de churrasqueiras, lanchonete, playground, campos de futebol, qua-dras tênis, gateball, vôlei e basquete, campo de bei-sebol e área de estaciona-mento.

A diretoria da Associa-ção Nipo Brasileira con-

vida os moradores da região para conhecer e associar-se a esse clube completo. Informações podem ser obtidas com Regina 3617-8988, Sale-te 2111-7276, Salvador 98129-9022 e Nakamura 99708-2920.

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r10 Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

AconteceBem estar

dança materna: momentos únicos para as gestantes, mamães e bebês

Criada pela bailari-na Tatiana Tardioli, inspirada pela sua

própria vontade de dançar durante a gravidez da sua filha, a Dança Materna éuma prática de dança para gestantes e para mães com bebês.

Indicado para mães com bebês a partir de 1 mês e meio, usando algum tipo de carregador (sling, wrap, canguru) a modalidade proporciona adequação e apoio nos movimentos, que faz da experiência de dan-çar grávida ou com o bebê nascido, um momento se-guro e saudável.

“Dançar na gestação e com o bebê nascido propi-cia momentos de cumpli-cidade muito preciosos na construção de um vínculo

sadio e contribui para a saúde e o equilíbrio espiri-tual, emocional e físico da mãeedobebê”,afirmaTa-tiana, que é bailarina, co-reógrafa, preparadora cor-poral e professora de dança em São Paulo.

As músicas utilizadas são cuidadosamente esco-lhidas, somada à familiar batida do coração da mãe, transmite segurança e aju-da o bebê a se organizar emocionalmente.

DANçA MATERNA NO STUDIUM CARLA PETRONIAo longo desses anos

Tatiana tem formado e li-cenciadoprofissionaisparaatuar com a Dança Ma-terna em diversas cidades brasileiras. A bailarina e

professora licenciada da Dança Materna Larissa Pig-nata, em parceria com o Studium Carla Petroni, traz essa técnica para Ribeirão Preto para atender às mães e seus bebês.

Os encontros da Dança Materna serão realizados na parte da tarde de 3ª e 5ª na Unidade I do Studium Carla Petroni à Rua João Penteado, 677, Boulevard e na parte da manhã de 2ª e 4ª na Unidade II do Stu-dium Carla Petroni, à rua José Paiva Roxo, 378, La-goinha.

Para mais informações, entre em contato com a professora Larissa Pignata através dos telefones 3289-6206 e 99605-5333 ou no Studium Carla Petroni 3610-8814 e 3917-2096.

Divulgação

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r 11Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Reconhecimento

giron é campeã no top of mind “classe a”

A Giron Mecânica Auto-motiva foi contempla-da com o Prêmio Top

of Mind 2014, como a marca mais lembrada na categoria “Top Classe A”, segmento oficinamecânica.

O prêmio é reconheci-mento do público, através de pesquisa realizada pelo Grupo Melhores & Cia em parceria da empresa Estra-tégia Pesquisa e Estatística. O nível de confiança é de95% e a amostra foi com-posta por 506 entrevistas entre pessoas com idade su-perior a 16 anos, residente na cidade de Ribeirão Pre-

to, com renda familiar aci-ma de 10 salários mínimos.

SOBRE A GIRON Com mais de 50 anos de

experiência em reparação automotiva de veículos na-cionais e importados, a Gi-ron Mecânica Automotiva está localizada na Avenida Maurílio Biagi, 2981, bair-ro Ribeirânia. Oferece uma completa gama de serviços para automóvel de passeio ou pick-up. Conheça mais so-bre a Giron navegando pelo site /www.gironautomotivo.com.br/ ou facebook.com/gironmecanicaautomotiva. Cácio Silveira Giron com sua equipe, recebe o prêmio dia 01 de abril no Taiwan Centro de Eventos

Débora Pitanguy

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r12 Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Paróquia São Miguel Arcanjo

“glorificar a deus e santificar os homens”

Iniciamos o mês de maio, mês das mães, mês de Maria, mãe de Jesus e

nossa. Recordamos a rique-za que foi nossa Semana Santa, o empenho da co-munidadeeofervordosfi-éis – desde celebrações pe-nitenciais até as procissões, legitimamente reconhecida pela tradição da igreja: do-res de Maria, procissão de encontro e Senhor-morto. Comgrandenúmerodefi-éis na nossa futura matriz, sinal, aliás, da misericor-diosa providência divina,

o Tríduo pascal (quinta, sexta e sábado, culminan-do no domingo) foi lindo, emocionante e profunda-mente espiritual. O sentido das celebrações, de acordo com o documento “Sagrada Liturgia”, do Vaticano II, é “de glorificação a Deus esantificaçãodoshomens”.

Que o mês de Maria tam-bém possa contribuir para nossa espiritualidade cris-tã:

No dia 24 de maio será realizado o Dia com Ma-ria, iniciando-se com a

missa das 8h30. Não há necessidade de inscrição, basta vir, adquirir convite (gratuito) e participar. Nes-se dia, fundamentado pela oração, louvor, cânticos e ágape (almoço), dedicamos o dia todo em um encontro com o Senhor, por meio de sua mãe (terminando às 16h);

Nos dias 29, 30 e 31 de maio (da sexta, às 20h, ao domingo, 18h) acontece-rá o Encontro de Casais com Cristo. Um encon-tro maravilhoso de muitos pontos-de-vista: com Jesus, com os irmãos, como ca-sais, como Igreja. Todos os que são casados na Igreja, procurem nossa secretaria para maiores informações;

A chegada da Imagem Peregrina de Nossa Se-nhora Aparecida, que está na diocese desde o dia 25 de abril, percorrendo nos-sas foranias e abençoando nosso povo. Nossa forania a acolherá dos dias 11 a 14 de maio. Nas missas dare-mos maiores e melhores in-formações, ou, ainda, ligar na secretaria se desejar os detalhes.

Deus abençoe a todos.Padre Mateus Zagato

Gostaria de convidar a todos para participar

do nosso almoço “Porco no Rolete”, dia 17 de maio, das 12h às 15h, na Asso-ciação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, Rua Tereza Nomura Yamada, 400, Re-creio das Acácias.

No almoço, já tradicional, será servido arroz, feijão, farofa, salada, mandioca e porco no rolete. O convite

custa R$30,00, sendo que crianças de 6 a 12 anos pa-gam R$15,00; de 0 a 5, gra-tuito. Bebidas e sobremesas são cobradas à parte.

Procure nossa igreja e ad-quira seu convite, participe desse momento feito com tanto carinho, capricho e zelo. Você está ajudando na continuidade das obras de nossa igreja matriz.

Padre Mateus Zagato

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r 13Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Agenda

dia da matemáticaEm 6 de maio é comemo-

rado o Dia Nacional da Matemática. Criada com o objetivo de difundir a Mate-mática como área do conhe-cimento, sua história e rela-ções com as demais áreas, a data também homenageia a memória do professor e es-critor carioca Júlio César de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan, autor de “O Homem que calculava”.

A MATEMáTICA E ODESENVOLVIMENTO DA CRIANçAFato comprovado cientifi-

camente: a criança que se de-senvolve bem em Matemáti-ca tende a ser polivalente e não apresenta dificuldadesem outras áreas do saber. “Além disso, a criança que desde pequena tem contato com a disciplina apresenta um raciocínio mais apurado, desenvolve um senso de as-

similar as coisas a sua volta bem maior e se mostra mais organizada”,afirmaaorien-tadora do Kumon da City, Bernadete Marano.

PREPARE-SE PARA UMfUTURO BRILhANTE E fELIzO Kumon é um método de

estudo individualizado que busca formar alunos auto-didatas, ou seja, capazes de aprender por si só. Pessoas autoconfiantes, disciplina-das, capazes de enfrentar desafios, buscar os própriossonhos.

Enquanto estuda Matemá-tica, Português, Inglês ou Japonês, o aluno do Kumon aprende a buscar o conheci-mento e se prepara para um futuro brilhante e feliz.

Para saber mais sobre o Kumon ligue 3916-5151 e marque uma entrevista com a orientadora Bernadete.

Quermesse na Paróquia santa teresinha dra.

A tradicional Quermes-se da Paróquia Santa Teresinha Doutora

acontecerá nos dias 22, 23, 29 e 30 de maio, a partir das 19h30.

Entre as atrações, barracas com bebidas quentes, doces, lanche de pernil, cachorro quente, churrasquinho, pizza brotinho, lanche de calabre-sa, a tradicional canjica do

Padre Paulo Henrique Mar-tins(P.H.)eobingobenefi-cente, com prêmios variados.

Para a criançada, espaços para diversão, como a barra-ca da pesca e a cama elástica.

A Paróquia Santa Tere-sinha Doutora fica na RuaMariana Cândida Rosa Curi, 770, pertinho do Novo Shop-ping. Mais informações pelo telefone 3237-7270.

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r14 Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Nossa Gente

aniversariantesabril01 – Valdemir Eugênio02 - Ari facchini02 - Débora Cristina P.Pitta02 - Edilza fátima Santos02 - Vanessa Cristina da Silva03 - Adauto Millam03 - Dimas Rogério Bertolazzo03 - fabiana Rangel M.Lulio03 - Genoar Dadall03 - Marcos Andreza Reis04 - Ilda ferreira Carvalho04 - Mariana Barbieri05 - Luís Carlos de Almeida06 - Maria Elisabete Bortoletto07 - Antonio Batista07 – Laís Negri Balbo07 - Simone Manzoli Eleutério08 - fabiana A. P. Rodrigues09 – Mara Rogers10 - Alex Bortoletto Remoto10 - Cláudia R.R.N. Martins10 - Cleide Vicente Soff10 - Yvonne R. Bortoletto11 - Antenor Mendes Mazer12 - Antonio E. S. Andrade12 - Arlete Baptista12 - Kátia Ap. L. S. Ambrósio12 - Letícia Azevedo12 - Levi Tetzlaff13 - Archibaldo Alves Bonfim13 - Mariana Q. de Oliveira14 - Alessandra C. de Oliveira15 - zélia de Carvalho Borges

16 - Adriano José Medeiros17 - Armando Luiz Manzoli17 - Cacilda Manaf17 - Dorival Gaspar19 - fernanda f. fernandes19 - Jonas Silva Túbero19 - Luiz Carlos de Souza19 - Luiz Carlos Martins19 - Luiz Gustavo Martins19 - Neli Cássia Arcenio Bento19 - Teresangela zambiasi20 - áurea Maria Carvalho21 - Antonio M. Nascimento21 - José Luccas21 - Laurinda Victorio21 - Rubens B. Antunes22 - Alexandre Veronezi22 - Bruna Caroline faça23 - Denise M. Salomão23 - fábio José Burin23 - William Leme Silva25 - Ana Cláudia C. Penha25 - Carlos Eduardo D. Silva25 - Cibele S.C. Teixeira25 - João Marcos B.Júnior25 - Joaquim Antonio S. Netto25 - Luciane B. Danielli Baldin25 - Vitor hugo de Almeida26 - Ivana Erse Campos27 - Antonio Augusto Biagini27 - Caio Augusto Bim27 - Maria L. B. de Almeida27 - Sanderson Vieira da Cruz28 - Gustavo M.Amancio28 - Leonardo M.Amâncio28 - Nilce Quintino P. Alves29 - hugo Leonardo Barbi30 - Guilherme R.G.Santos

Vitor Hugo Pitta Lara Soares aniversariante do dia 12 de maio

Lívia Rissi Sarausa comemora três anos dia 7 de maio com seu papai Rogério aniversariante do dia 1º de maio

Leandra Taís Bindo aniversariante do dia 10 de maio, com seu esposo André Luiz Pinho Ribeiro

Ana Cláudia Carvalho Penha aniversariante do dia 25 de abril

Laurinda Victorio aniversariante do dia 21 de abril

Vander Alex de Andrade aniversariante do dia 1º de maio

Bernadete Marano, orientadora do Kumon da City, aniversariante do dia 12 de maio

Danielly de Andrade aniversariante do dia 04 de maio

Professora marina

Graduada em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto, a professora Marina Cristovão voltou

a ministrar aulas de Treinamento Funcio-nal na Conexão Fitness Academia.

O Treinamento Funcional acontece de segunda a sexta-feira. Ligue 3877-2292 e agende um horário para uma aula expe-rimental ou vá pessoalmente à rua Raul Santos Silva, 75, entre as ruas Geraldo Ra-mos e Domingos Fávero, no Conjunto dos Bancários.

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r 15Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015

Trânsito

movimento maio amarelo - atenção pela Vida!

O movimento Maio Amarelo nasceu, no ano de 2014, com a

proposta de chamar a aten-ção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária estimulando a parti-cipação da população, em-presas, governo e entidades em ações de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

O LAçO AMARELOA marca que simboliza o

movimento, o laço, segue a mesma proposta de cons-cientização já idealizada e bem-sucedida, adotada por vários movimentos.

A cor amarela foi escolhi-da por ser a cor da adver-tência no trânsito. Placas amarelas alertam moto-ristas/motociclistas sobre possíveis problemas à fren-te. A cor amarela do semá-foro traduz-se em atenção.

ESCOLhA DE MAIO Foi em 11 de maio de

2011 que a ONU (Organi-zação das Nações Unidas) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsi-to. Maio também coincide com a Semana Mundial de Segurança do Pedestre e a Semana Global das Na-ções Unidas sobre Segu-rança no Trânsito.

APOIO DA APAERPA Associação dos Pro-

prietários de Autoescolas de Ribeirão Preto (APA-ERP) Apoia o movimen-to, divulgando a ideia e seus objetivos principais. “Precisamos reduzir os acidentes de trânsito, con-sequentemente os feridos e os mortos no trânsi-to. Ações nesse sentido, como é o Maio Amarelo, são bem vindas e mere-cem todo o nosso apoio”, explica o presidente da Associação, Osvaldo José da Silva. E conclui: “Acre-ditamos e trabalhamos na boa formação do con-dutor, na educação e na conscientização dos bra-sileiros sobre o trânsito, pois só assim conseguire-mos reverter esse quadro de total que beira a uma epidemia”.

MORTES NO TRâNSITOO trânsito está entre as

primeiras causas de mor-te no Brasil. A cada doze minutos, em média, uma pessoa morre num aciden-te de trânsito no Brasil.

Entre 2012 e 2014, fo-ram registradas 396 mor-tes decorrentes de aci-dentes de trânsito nas rodovias da região de Ri-beirão Preto, uma média de 132 mortes por ano, ou uma a cada 3 dias.

Em 2014, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo registrou 61 óbitos decorrentes de aci-dentes de trânsito em Ri-beirão Preto, com 2.484 feridos. Nos últimos três anos foram registrados na cidade 184 mortes e 8.308 feridos.

w w w . j o r n a l d a r e g i a o s u d e s t e . c o m . b r16 Jornal da Região SudesteRibeirão Preto | abril 2015