jornal o pratiano

14
O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 1 Nº 418 27 de dezembro de 2014 R$ 1,00 Jovens em Ação A Usina São Manoel, em parceria com a Casa Santa Maria, apoiará, a partir do próximo ano, a realização de um pro- jeto social na área esportiva, contendo atividades de fu- tebol de salão, basquete e futebol de campo, destinado não só aos beneficiários da instituição, como às crianças e adolescentes residentes no entorno da instituição. A realização desse pro- jeto tem a participação da Associação Acadêmicos de Vila Facchini, SP, que as- sim como a Usina, tem uma preocupação com a atual e futuras gerações, buscando se engajar em ações onde através do esporte, haja transformação social, favo- reça a inclusão social de forma abrangente, visando a formação integral de cada participante e uma melhor qualidade de vida. Além de todo material es- portivo concedido (bolas, uni- formes, redes e medalhas), professores específicos das modalidades acompanharão os participantes que, para permanência no projeto, de- verão manter os estudos, ter boas notas e frequência às aulas. “Acreditamos no poten- cial e na seriedade deste projeto a ser executado e nos seus objetivos, certos de que tudo o que será ofe- recido, associado à discipli- na, à responsabilidade e ao comprometimento de todos os envolvidos, será traduzido no resultado e no desempe- nho de cada participante, na escola, na família e na comunidade onde residem”, concluiu Carlos Dinucci, Diretor-presidente da Usina São Manoel, na entrega dos materiais esportivos, na tar- de do dia 22 de dezembro, no ginásio de esportes da Casa Santa Maria. Usina São Manoel apoia projeto esportivo na Casa Santa Maria Ação Social da Usina São Manoel Diretores da Usina fazem entrega de materiais esportivos para a Casa Santa Maria Doação de Mel A Casa Santa Maria tam- bém recebeu a doação de 325 quilos de mel, produzido pela Associação dos Apicul- tores de Botucatu, em parce- ria com a Usina São Manoel, que permitiu a utilização de seus canaviais para a produ- ção do mel pela associação de apicultores. Prefeitura realiza formatura do programa Jovens em Ação Show da virada A prefeitura de Pratânia convida a população para o “Show da Virada”, dia 31, a partir das 23h, no início da Rua Capitão Ma- neco, com a apresentação de banda e queima de fogos. Natal Solidário A solidarie- dade das famílias de Laurin- do Carras- cosa e do saudoso José Graciano, um grupo de amigos de São Paulo, Pre- feitura Municipal e Fundo Social de Solidariedade trouxe alegria e felicidade ao Natal de centenas de crianças de Pratânia, com a distribuição, no último dia 14, no ginásio munici- pal, de 1.200 brinquedos, 1.800 lanches e 720 litros de refrigerantes. Página 07 Pagina 14 Página 08 Prefeitura fecha 2014 com contas em dia e caixa com superávit

Upload: wagner-sidney-delfino-da-silva

Post on 07-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Pratiano - Edição nº 418 - 27 de dezembro de 2014

TRANSCRIPT

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 1

Nº 418 27 de dezembro de 2014 R$ 1,00

Jovens em Ação

A Usina São Manoel, em p a r c e r i a com a Casa Santa Maria,

apoiará, a partir do próximo ano, a realização de um pro-jeto social na área esportiva, contendo atividades de fu-tebol de salão, basquete e futebol de campo, destinado não só aos beneficiários da instituição, como às crianças e adolescentes residentes no entorno da instituição.

A realização desse pro-jeto tem a participação da Associação Acadêmicos de Vila Facchini, SP, que as-sim como a Usina, tem uma

preocupação com a atual e futuras gerações, buscando se engajar em ações onde através do esporte, haja transformação social, favo-reça a inclusão social de forma abrangente, visando a formação integral de cada participante e uma melhor qualidade de vida.

Além de todo material es-portivo concedido (bolas, uni-formes, redes e medalhas), professores específicos das modalidades acompanharão os participantes que, para permanência no projeto, de-verão manter os estudos, ter boas notas e frequência às aulas.

“Acreditamos no poten-cial e na seriedade deste projeto a ser executado e nos seus objetivos, certos de que tudo o que será ofe-recido, associado à discipli-na, à responsabilidade e ao comprometimento de todos os envolvidos, será traduzido no resultado e no desempe-nho de cada participante, na escola, na família e na comunidade onde residem”, concluiu Carlos Dinucci, Diretor-presidente da Usina São Manoel, na entrega dos materiais esportivos, na tar-de do dia 22 de dezembro, no ginásio de esportes da Casa Santa Maria.

Usina São Manoel apoia projeto esportivo na Casa Santa Maria

Ação Social da Usina São Manoel

Diretores da Usina fazem entrega de materiais esportivos para a Casa Santa Maria

Doação de MelA Casa Santa Maria tam-

bém recebeu a doação de 325 quilos de mel, produzido pela Associação dos Apicul-tores de Botucatu, em parce-ria com a Usina São Manoel,

que permitiu a utilização de seus canaviais para a produ-

ção do mel pela associação de apicultores.

Prefeitura realiza formatura do programa Jovens em Ação

Show da viradaA prefeitura de Pratânia convida a população para o “Show da

Virada”, dia 31, a partir das 23h, no início da Rua Capitão Ma-neco, com a apresentação de banda e queima de fogos.

Natal Solidário

Asolidarie-dade das f a m í l i a s de Laurin-do Carras-

cosa e do saudoso José

Graciano, um grupo de amigos de São Paulo, Pre-feitura Municipal e Fundo Social de Solidariedade trouxe alegria e felicidade ao Natal de centenas de

crianças de Pratânia, com a distribuição, no último dia 14, no ginásio munici-pal, de 1.200 brinquedos, 1.800 lanches e 720 litros de refrigerantes.

Página 07

Pagina 14

Página 08

Prefeitura fecha 2014 com contas em dia e caixa com superávit

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 2

Nota de FalecimentosFaleceu dia 11/12/2014

a Sra. GENÍ DE FÁTIMA FERNANDES, com 57 anos. Deixa viúvo o Sr. Pedro Leite da Silva. Deixa os filhos: Flávio e Fábio. Residia em São Ma-nuel.

Faleceu dia 13/12/2014 o Sr. ELIAS PEREIRA BE-NEVIDES, com 80 anos. Deixa viúva a Sra. Clarice Bar-bosa Pereira. Deixa os filhos: Donizete, Dionisia, Silvana, Sofia, Ercilia e Marlene (fale-cida). Residia em São Manuel.

Faleceu dia 13/12/2014 a Sra. APARECIDA VIZONI DE ARRUDA, com 78 anos. Viúva do Sr. Benedito de Arru-da. Deixa os filhos: Aparecido Donizetti, Sérgio Valdir, Paulo Celso, Solange Aparecida, Síl-vio Reinaldo, Claudio William e Edson (in memoriam). Residia em São Manuel.

Faleceu dia 15/12/2014 a Sra. CINIRA GARCIA TOCCI, com 67 anos. Viúva do Sr. Walter Tocci. Deixa os filhos: Fernando, Patrícia, Ale-xandre e Isabel (in memoriam). Residia em São Manuel.

Faleceu dia 16/12/14 a Sra. DIRCE APPARECIDA BRAGIATTO, com 69 anos. Filha do Sr. Orlindo Antonio Bragiatto (in memoriam) e da Sra. Lucia Soldá Bragiatto (in memoriam). Era Irmã De; An-gela Rita (in memoriam). Resi-dia em São Manuel.

Faleceu dia 15/12/2014 a Sra. DALILA DA PENHA PEREIRA DE ALMEIDA GUILHERMINO, com 71 anos. Deixa viúvo o Sr. Ter-nele Guilhermino. Deixa o fi-lho: Marcelo. Residia em São Paulo.

Faleceu dia 16/12/14 a Sra. DIRCE APPARECIDA BRAGIATTO, com 69 anos. Filha do Sr. Orlindo Antonio Bragiatto (in memoriam) e da Sra. Lúcia Soldá Bragiatto (in memoriam). Deixa a irmã An-gela Rita (in memoriam). Re-sidia em São Manuel.

Faleceu dia 16/12/14 o Sr. JOÃO PAULO FLORIA-NO, 33 anos. Solteiro Filho Do Sr. Antonio Floriano e da Sra. Etelvina Pires Floriano. Residia Em Areiópolis.

Faleceu dia 17/12/14 o

Sr. MÁRCIO APARECIDO DONIZETE BUENO (Sos-sego), com 33 anos. Deixa viúva a Sra. Josi; deixa a fi-lha: Maria Fernanda. Residia em São Manuel.

Faleceu dia 17/12/2014 a Sra. ROSA MARIA DE OLIVEIRA, com 68 anos. Viúva do Sr. Reinaldo de Almeida de Oliveira. Deixa os filhos: Luis Carlos, José Carlos, Reginaldo, Antonio Marcos, Marineusa, Maria Aparecida, Sirleide Viviane, Ana Sueli, Noeli e Marineide. Residia em São Manuel.

Faleceu dia 17/12/14 o Sr. Arlindo Chaló (PI-POQUEIRO DO CORCEL VERMELHO), com 85 anos,.Viúvo da Sra. Carmela Motta da Silva Chaló. Deixa os filhos: Clarice, Maria Apa-recida, José Luiz e Cleusa. Residia em São Manuel.

Faleceu dia 20/12/2014 a Sra. ALICE LIMA, com 49 anos. Filha do Sr. Alicio Perei-ra Lima (in memoriam) e da Sra. Vanilda Lima (in memo-riam). Deixa os filhos: Gracie-le e Ricardo. Residia em São Manuel

Faleceu dia 20/12/2014 o Jovem CARLOS AUGUS-TO TIOZZO (Carlinho), com 17 anos. Filho do Sr. Os-car Tiozzo (in memoriam) e da Sra. Maria Imaculada Tio-zzo. Deixa os irmãos, Sirlei e Marcos Américo. Residia em São Manuel.

Faleceu dia 21/12/2014 o Sr. APARECIDO DONI-ZETTI BATISTA (Cidão), com 52 anos. Deixa viúva a Sra. Nilza Aparecida da Silva Batista. Deixa as filhas: Simo-ne e Silmara. Residia em São Manuel.

Faleceu dia 23/12/14 a Sra. IZABEL RODOLPHO ORDOMÕ, com 105 anos. Viúva do Sr. Antonio Reche Simão. Deixa os filhos: João, Nelson, José, Alcides, Ar-mando, Maria Helena, Anto-nio (In Memoriam), Francis-co (In Memoriam), Rosaria (In Memoriam) e Alfredo (In Memoriam). Residia em São Manuel.

São Manuel, 23 de de-zembro de 2014.

Aposentados e Pensionistas

ISENÇÃO DO IPTU 2015Desde o início de no-

vembro, a prefeitura de Pratânia realiza o ca-dastro de Aposentados e Pensionistas.

Documentos necessários:- RG, CPF ou Carteira de Habilitação;- Comprovante de endereço em nome do inte-

ressado;- Comprovante do último recebimento do INSS;- Aposentado/Pensionista (Cartinha do INSS);- Cópia do Carnê do IPTU.

EXPEDIENTEDiretor: Wagner S.D. Silva - MTB

36.924 - Jornalista Responsável: Cristiane F. dos Santos Silva - MTB 025.060 - Colaboração: Jornalista Gildo Sanches - MTB 35.907

Na forma da legislação em vigor, a Direção deste jornal não se res-ponsabiliza por conceitos emitidos em trabalhos assinados - Matérias de caráter nacional - Agências Brasil e BTR - CNPJ01395502/0001-21- Periocidade: quinzenal - circulação nas cidades de Pratânia e São Ma-nuel - Site:www.jornalopratiano.com.br - Fone: (14) 99131.8236

DECRETO Nº 043, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2014.

“Aplica as sanções previstas na cláusula 9.3 da carta convite nº 03/2012 c.c. o art. 87 da Lei 8666/93 à empresa Si-queira e Santos Constru-tora LTDA ME nos termos que especifica”

ROQUE JONER, Pre-feito do Município de Pratâ-nia, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,e considerando o pa-recer técnico contido nos autos do processo adminis-trativo nº 830/2012;

DECRETA:

Art. 1º - Tendo em vista que a empresa SIQUEIRA E SANTOS CONSTRUTO-RA LTDA ME vencedora da Licitação Carta Convite nº 03/2012 incorreu em inexe-cução parcial do contrato fir-mado, bem como não apre-sentou justificativas das irregularidades apontadas,

fica suspensa de participar em licitações e impedida de contratar com a Administra-ção pelo prazo de 06 (seis) meses a contar a publicida-de deste Decreto.

Art. 2º - Diante da ine-xecução parcial do contrato fica a empresa citada no ar-tigo anterior multada em R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), valor equivalente a 10% do prejuízo financeiro sofrido pela administração.

Art. 3º - Fica o processo administrativo nº 830/2012 com vista franqueada à condenada.

Art. 4º - Este Decreto entrará em vigor na data de publicidade.

Pratânia, 01 de Dezem-bro de 2014.

ROQUE JONERPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Pratânia

DECRETO Nº 42 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2014.

“Dispõe sobre transfe-rência de Unidade Esco-lar ”.

ROQUE JONER, Pre-feito Municipal de Pratânia, Estado de São Paulo, usan-do de suas atribuições le-gais:

DECRETA:ARTIGO 1º - Fica trans-

ferido de endereço a Uni-dade Escolar denominada Creche e Berçário Munici-pal “Alice Ribeiro da Maia” da Rua Francisco Vieira da

Maia, s/nº - Núcleo Habita-cional Angelino Pasquali-notte, para Rua São Manuel nº 181 – CDHU Antonio de Queiroz, onde se localiza o prédio municipal denomina-do “Ronaldo Cardoso”.

ARTIGO 2º - Este De-

creto entrará em vigor nesta data, mediante afixação no Paço Municipal.

Pratânia, 18 de novem-bro de 2014.

ROQUE JONERPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Pratânia

Aditivo n.° 03 ao Con-trato n.° 19/2014 - Convite n.° 04/2014 Processo n.° 124/2014 - Contratante: O Município de Pratânia; Con-tratado: Carlos Vicensotti ME. Objeto: prorrogação por mais 90 (noventa) dias o prazo de execução previsto pela cláusula 4 do contrato original ora aditado. Assina-tura: 19/12/2014.

Aditivo n.° 02 ao Con-trato n.° 46/2013 - Convite n.° 09/2013 Processo n.° 758/2013 - Contratante: O Município de Pratânia; Con-tratado: Onivaldo Massagli. Objeto: prorrogação do pra-zo de vigência, pelo período de 06 (seis) meses a partir de 19 de dezembro de 2019. Valor: 19.200,00. Assinatura: 19/12/2014.

Contrato n.° 074/2014 - Processo n.° 2019/2014 – Dispensa n.° 24/2014 - Contratante: O Município

EXTRATOS DE ADITIVOS DE CONTRATOde Pratânia; Contratado: Educacional Assessoria Consultoria Treinamentos em Educação Ltda. Objeto: Prestação de serviços para realização de palestra de capacitação para encerra-mento do ano letivo de 2014, reflexões “Um olhar além do que se pode ver” para pro-fessores de Educação In-tantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Ensi-no de Pratânia. Assinatura: 17/12/2014. Modalidade: Dispensa Licitação. Funda-mento: Lei 8.666/93.

Termo de Prorrogação Contratual ao Convênio n°. 005/2013 celebrado em 14 de fevereiro de 2013 - Processo n.° 40/2013 - Contratante: O Município de Pratânia; Convenente: CIEE - Centro de Integração Em-presa Escola. Objeto: prorro-gação do prazo de vigência até 31 de dezembro de 2015. Data assinatura: 25/11/2014.

EXTRATO DE PORTARIAPortaria n.° 33, de 12 de

dezembro de 2014 - “Dispõe sobre a nomeação dos mem-

bros da comissão de acom-panhamento e fiscalização do Processo Seletivo 001/2014”.

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 3

Prevenção

As chances de um homem apresentar câncer de próstata au-

mentam na medida em que o nível do PSA (antígeno pros-tático específico) aumenta também – sendo considera-dos normais níveis inferio-res a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quan-do há risco aumen-tado para a doença. “Com uma simples análise do sangue é possível realizar essa verificação e encami-nhar o paciente a no-vos exames de imagem para diagnosticar precocemente o câncer de próstata, doença que tem grandes chances de cura quando tratada logo no início”, diz Leonardo Piber, médico urologista e ultras-sonografista do Centro de Diagnósticos Brasil, em São Paulo.

Piber explica que o PSA é uma proteína encontrada em grandes quantidades no sê-men e em pequena quantida-de no sangue – embora su-ficiente para indicar quando há problemas. “Vale ressaltar que seus níveis podem tam-bém estar elevados quando as glândulas prostáticas es-tão inflamadas, aumentadas ou quando há infecção. Daí a importância de o médico fazer o toque retal e encami-nhar o paciente para exames de imagem, considerando sua idade, histórico familiar, se está tomando medica-mentos ou suplementos que afetam o tamanho da prósta-ta etc.”.

De acordo com o especia-lista, conhecer os fatores de risco para esse tipo de cân-cer – que é o segundo mais comum entre os brasileiros e deve resultar em quase 69 mil novos casos este ano – contribui muito para evitar negligência ou alarmismo. “Depois dos 50 anos, as chances de ter câncer de próstata aumentam muito. A maioria dos casos acontece por volta dos 65 anos, mas a prevenção deve ter início aos 40 quando há parentes dire-tos que já enfrentaram a do-ença. Trata-se de um tipo de câncer que mata mais de 13 mil pessoas todos os anos. Por razões ainda desconhe-cidas, negros constituem um

grupo com risco aumentado para esse tipo de câncer, bem como são maiores as chances também naqueles que têm uma dieta rica em gorduras ou são de fato obe-sos.”

Se tanto o toque retal quanto o PSA sugerirem

a presença do câncer de próstata, o urologista tam-bém poderá solicitar exames adicionais para confirmar o diagnóstico. De acordo com o médico do CDB, os mais recomendados são o ultras-som transretal e a biópsia, podendo recorrer também à ressonância magnética para obter a exata localização do tumor ou saber se ele se espalhou pela próstata. In-dependentemente dos exa-mes que serão realizados, o médico revela que a doença inicial é mais frequentemente assintomática, ou seja, sem sintomas. Conforme asso-ciação do câncer com outras doenças prostáticas, os sin-tomas mais comuns podem ser: dificuldade ou dor ao urinar; urgência em urinar, principalmente à noite; urinar em pouca quantidade e mais vezes; presença de sangue na urina; dor persistente nas costas ou nos quadris.

Quando o câncer de prós-tata atinge outros órgãos, o paciente também pode ter dor nos ossos, fraqueza ge-neralizada, perda de peso sem motivo aparente, ane-mia e falência renal. “Por se tratar de um câncer que pode ser diagnosticado e tratado com sucesso logo no início, é importante que os homens levem a sério os exames pre-ventivos como toque retal e o teste de PSA a partir dos 50 anos ou antes, quando há casos de pais e irmãos que já tiveram a doença”, adverte Leonardo Piber.

Fonte: Dr. Leonardo Piber, médico urologista, ultrassonografista do Cen-tro de Diagnósticos Bra-sil (CDB), em São Paulo – www.cdb.com.br

Dos 50 aos 75 anos, homens precisam fazer exame PSA anualmente

FrutasVermelhas

Gostosas, bonitas e saudáveis: conheça os benefícios que a combinação de

frutas vermelhas proporciona a saúde

Moran-g o , amo-r a , fram-

boesa, mirtilo, cereja, entre outras frutas de tons aver-melhados e arroxeadas possuem alto teor de anto-cianinas e flavonoides, an-tioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres em nosso organismo e aju-dam a combater o envelhe-cimento precoce, diabetes, câncer e doenças cardía-cas.

Consumidas in natura ou misturadas em sucos e shakes, as frutas vermelhas dificilmente d e s a g r a -dam ao pa-ladar e são ótimas para manter a boa saúde. Além de c o m b a t e r os radicais livres, os antioxidantes são importantes na melhora de funções cerebrais, como o raciocínio e memória, além de ajudar na melhora do sistema imunológico e da vi-são. Segundo a nutricionis-ta do Mixirica, rede de fast--food equilibrada, Cinthia Julião, esse tipo de alimento deve ser consumido sema-nalmente para se obter efei-tos benéficos. “É importante que as frutas vermelhas fa-çam parte de uma rotina ali-mentar, assim as melhorias na saúde serão constantes”.

Confira algumas frutas vermelhas, que também podem ser combinadas em sucos, e os benefícios que elas podem proporcionar a saúde.

Mirtilo – Ele é rico em antioxidantes como os flavo-noids, possui minerais como potássio, cobre, ferro, zinco e manganês que ajudam a controlar a frequência car-díaca e a pressão arterial. Além disso, assim como a

framboesa, a fruta possui luteína, nutriente que auxilia na boa visão.

Framboesa – A fru-ta possui uma substância chamada ácido elágico, que tem ação antimutagênica inibindo o aparecimento de tumores cancerígenos. O mesmo acontece com a amora. Além disso, a fruta auxilia no controle da hiper-tensão, colabora com o sis-tema circulatório e tem pro-priedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Amora – É uma fruta que contém poucas calo-

rias, sendo ótima para o au-xilio de uma dieta saudável. Devido aos flavonoides en-contrados na fruta, a amora auxilia a retardar o envelhe-cimento e é indicada para combater doenças cardio-vasculares devido a pectina.

Morango – O moran-go traz diversos benefícios para quem o consome. Ele ajuda na prevenção ao câncer, a baixar a pressão arterial por ser uma fruta diurética, na manutenção da estrutura óssea, além de ser uma ótima fonte de vita-mina C.

Cereja – Contém an-tioxidantes e é rica em nu-trientes. É a fruta ideal para quem tem insônia, pois contém melatonina, hormô-nio que regula os ciclos de sono do corpo. Além disso, possui antocianinas, antioxi-dante que é bom para o cé-rebro e que ajuda a manter a boa memória.

Fonte: Mixirica - rede de fast-food equilibrada

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 4

“Abre o crédito adicional especial”ROQUE JONER, Prefeito do Município de PRATANIA, Estado de São Paulo no uso das

atribuições que a lei lhe confere, em especial o artigo 42 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964,

DECRETA:

Art. 1º. Fica aberto no Departamento Contábil um Crédito Especial no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), autorizado pela Lei 600 de 03/12/2014, destinado ao atendimento de despesas correntes e de capital, observando-se as classificações institucional, econômica e funcional-programática a seguir especificadas:

DECRETO Nº 44 de 03 DE DEZEMBRO DE 2014

Art. 2º. O crédito Adicional aberto será coberto com os recursos provenientes da Anulação de Dotação, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), das seguintes dotações do orçamento municipal vigente:

Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PRATANIA, 3 de Dezembro de 2014.

ROQUE JONERPREFEITO MUNICIPAL

Prefeitura Municipal de PratâniaDECRETO Nº 40 de 17 de NOVEMBRO DE 2014.

“Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar”.ROQUE JONER, Prefeito do Município de PRATANIA, Estado de São Paulo no uso

das atribuições que a lei lhe confere, em especial o artigo 42 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964,

DECRETA:Art. 1º. Fica aberto no Departamento Contábil uma Suplementação no valor de R$

208.770,00 (duzentos e oito mil, setecentos e setenta reais), autorizado pela Lei 545 de 18/11/2013, destinado ao atendimento de despesas correntes e de capital, observando--se as classificações institucional, econômica e funcional-programática a seguir especi-ficadas:

Art. 2º. O crédito Adicional aberto será coberto com os recursos provenientes da Anula-ção de Dotação, no valor de R$ 248.420,00 (duzentos e quarenta e oito mil, quatrocentos e vinte reais), das seguintes dotações do orçamento municipal vigente:

Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposi-ções em contrário.

PRATÂNIA, 17 de Novembro de 2014.

ROQUE JONERPrefeito Municipal

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 5

OS MINISTROSA presidente Dilma

anunciou 13 ministros para o segundo manda-to na Presidência. A lista consagrou a hegemonia do PMDB, que passará a ter seis pastas (Agricultu-ra, Pesca, Turismo, Avia-ção Civil, Portos e Minas e Energia) —antes, eram cinco. Entre os indicados, está o líder do gover-no no Senado, Eduardo Braga (AM), que ficará com Minas e Energia no lugar de Edison Lobão. Com o desenho do futuro time, o PT perde espaço na Esplanada e lulistas devem ficar de fora dos gabinetes. Depois de 12 anos com petistas, a Educação ficará com Cid Gomes, do Pros. O PT já tinha ficado sem a Fa-zenda com a indicação de Joaquim Levy, dei-xando a sigla de fora do comando da economia pela primeira vez desde o governo Lula. O obje-tivo da presidente Dilma foi montar uma equipe de ministros com maior influ-ência no Congresso. Das 39 pastas do Executivo, 17 já foram definidas. Faltam 22.

INSEGURANÇAA escolha do novo mi-

nistro do Esporte, George Hilton (PRB-MG), levou insegurança à Rio-2016. Integrantes de órgãos envolvidos dizem temer que falte tempo para o novo titular se situar com o evento junto ao Comi-tê Olímpico. Aldo Rebe-lo (PCdoB-SP), indicado para comandar Ciência e Tecnologia, no passado, já propôs restringir inova-ção.

AÇÃO NA JUSTI-

ÇA DO TRABALHOA ex-gerente da Pe-

trobras Venina Velosa da Fonseca, que afirma ter denunciado irregularida-des à direção da empre-sa, abriu ação na Justiça do Trabalho. Alega que houve cortes ilegais no seu salário, de R$ 69,1 mil para R$ 24,2 mil, e que sofreu assédio mo-ral. Graça Foster, atual presidente da empresa, nega que tenha havido assédio. A Petrobras diz não ter sido intimada na ação.

BNDES MUDANDOO BNDES vai elevar,

em 1º de janeiro, os juros

de todos os empréstimos concedidos pelo banco, inclusive os considerados prioritários. E reduzirá o prazo de suas linhas de financiamento, que hoje podem ser pagas em até 15 anos e terão período máximo de 10 anos. Se-gundo Luciano Coutinho, presidente do BNDES, o objetivo é “ajustar o ban-co às novas condições de política econômica”, numa referência às me-didas de austeridade prometidas pelo futuro ministro da Fazenda, Jo-aquim Levy. Com o freio no PIB, os desembolsos do BNDES caíram 3% nos últimos 12 meses.

PODE REBAIXARA agência Moody’s in-

formou que pode rebai-xar o rating da Petrobras. Como a estatal ainda não divulgou seu balanço do terceiro trimestre, devido aos escândalos de cor-rupção, a Moody’s vê o risco de credores cobra-rem antecipadamente dí-vidas da empresa.

ACERTOApós fazer acordo de

delação, Augusto Men-donça Neto, da Toyo Setal, revelou ter havido acerto prévio de preços entre empreiteiras na hi-drelétrica de Belo Monte, no Pará.

PIB DOS ESTADOS

UNIDOSOs EUA revisaram

o crescimento do PIB no terceiro trimestre de 3,9% para 5% (dados anualizados) — o maior em 11 anos. Já o Ban-co Central aqui do Brasil cortou a previsão do PIB deste ano de 0,7% para 0,2%. O resultado ameri-cano fez o dólar subir e fechar a R$ 2,71.

COMÉRCIO DECEPCIONANa véspera de Natal,

os shoppings e as lojas populares da Saara, no Rio de Janeiro, tiveram movimento fraco. A Con-federação Nacional do Comércio estima uma alta de 2% nas vendas, no pior resultado em 10 anos. Os shoppings cal-culam que venderam 3% a mais, após ter regis-trado avanço de 5% em 2013. Endividado e com o orçamento apertado pela inflação, o consumidor optou por presentes mais

baratos e lembrancinhas. Em São Paulo, o valor médio de compras caiu de R$ 55 para R$ 42. Pa-rece que muita gente vai aos shoppings só para passear, não para fazer compras. Grandes redes de eletrodomésticos já preparam saldões para os próximos dias.

CANTAREIRA SOBE

Com os temporais dos últimos dias em SP, o nível de água nos re-servatórios do Sistema Cantareira voltou a su-bir (de 6,7% para 7%), o que não acontecia desde abril. O muro de um edifí-cio desabou em SP, e um trecho da Rio-Santos foi interditado. Apesar dos roblemas,Todo mundo reza e torce para chova mais e que a Cantareira principalmente, além de outros reservatórios de água que servem a gran-de São Paulo, venham a recuperar-se.

ORGÂNICOSNosso país já é o 10º

maior produtor de alimen-tos orgânicos no mundo, e as vendas movimentam R$ 2,5 bilhões por ano. O preço é, em média, 20% maior do que nos demais alimentos, mas muita gente prefere esses pro-dutos àqueles normais.

NOVA MISSÃOA ministra aposenta-

da do Supremo Tribunal Federal(STF) Ellen Gra-cie vai integrar o comitê instituído pela Petrobras para acompanhar as in-vestigações internas. O órgão vai atuar de forma independente e receberá informações encaminha-das pelos escritórios de advocacia.

JUNTANDO AS FAMÍLIASCinco anos após o ter-

remoto que devastou o Haiti, os refugiados que vieram para o Brasil, já empregados e com es-tabilidade, começam a trazer mulheres e filhos

que deixaram para trás. Em Manaus, crianças haitianas, matriculadas em escolas públicas, ten-tam se adaptar à língua e aos costumes brasileiros. Muito s aprendem o por-tuguês com mais facilida-de que os pais.

BUSCA DE RECUPERAÇÃOApós vencer as elei-

ções gerais este mês, o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe deve anunciar no sábado um novo pacote, de US$ 29 bilhões, para tentar recu-perar economia. O Japão está em recessão e tenta sair da crise, agora mu-dando o governo.

CAPITAL DA CAIXASegundo Mirian Lei-

tão a abertura de capital da Caixa Econômica Fe-deral será lucrativa para o Tesouro, mas difícil de executar com a bolsa volátil e com tendência de queda. Os possíveis compradores de ação podem se perguntar que garantia terão de que não enfrentarão escândalos como o da Petrobras. Para a Caixa, em si, pode ser uma proteção contra desastres, como foi a compra do Banco PanA-mericano.

FICA PARA DEPOISO prefeito de São

Paulo, Fernando Ha-ddad (PT), disse à Folha de S. Paulo que terá de “deslizar para a frente” algumas das 123 metas de seu mandato, que termina em 2016. Entre elas está a entrega de parte dos 150km de cor-redores exclusivos para ônibus. Haddad atribui o adiamento à redução de receitas. A prefeitura não pôde usar R$ 2,5 bilhões que viriam dos reajustes do IPTU, que a Justiça bloqueou, e da tarifa do transporte, congelada desde as manifestações de junho de 2013.

A prefeitura de Pratâ-nia rece-beu notifi-cação da

CPFL, informando que de acordo com a resolução 414/2010, editada pela ANEEL - Agência Nacio-nal de Energia Elétrica, todas as prefeituras do Brasil serão obrigadas a custear e executar toda a operação de manutenção da infraestrutura de ilumi-nação pública, fixando o prazo de início para 1º de janeiro de 2015.

Portando, o municí-pio de Pratânia deverá

assumir integralmente a responsabilidade pela elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de ilumi-nação pública municipal - deixando essas opera-ções de serem executa-das pela CPFL.

Uma notícia de fim de ano preocupante, pois todo o custeio dessas operações, que não são baratas, hoje são realiza-das pela CPFL mediante remuneração paga pelo município.

A CPFL é uma empre-sa detentora da conces-são do serviço público federal de distribuição de energia elétrica em todo

o Estado de São Paulo e, até hoje, a responsá-vel pela distribuição, ope-ração e manutenção do sistema de iluminação pú-blica. Portanto, a empresa conta com funcionários especializados e equi-pamentos adequados; já os pequenos municípios, como Pratânia, não con-tam com equipamentos e equipes técnicas para assumir tal responsabili-dade, de forma que terá muita dificuldade, desde a aquisição de equipamen-tos a formação e contrata-ção de profissionais espe-cializados.

“Estamos estudando, junto à equipe técnica da prefeitura o envio, nos próximos dias, de um pro-jeto de lei à Câmara Muni-cipal para que possamos custear essa nova in-cumbência. Infelizmente, o Estado e a União con-tinuam repassando aos municípios cada vez mais obrigações, isso acontece na Saúde e na Educação, principalmente. No en-tanto, a contrapartida das verbas que se fazem ne-cessárias para as novas obrigações estão cada vez mais escassas, one-rando e dificultando a ad-ministração dos municí-pios”, lamentou o prefeito de Pratânia, Roque Joner.

Pratânia deve assumir a partir de 1º de janeiro custeio e execução de toda ope-ração de manutenção da infraestrutura de iluminação pública

Iluminação pública

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 6

CÂMARA MUNICIPAL DE PRATANIAMESA DIRETORA – BIÊNIO 2013/2014

Presidente: Davi Pires Batista - Vice-Presidente: Jozimar Antônio Aníbal - 1º Secretário: Lucas de Oliveira - 2º Secretário: Gilberto Antônio Vieira da Maia(Matérias publicadas sob responsabilidade da Mesa Diretora, conforme contato 003/2014 - R$ 658 mensais por duas páginas P&B

A Câmara Municipal de Pratania elegeu sua nova Mesa Diretora para o Biê-nio 2015/2016, no último sábado, dia 20 de Dezem-bro de 2014.

A eleição aconteceu durante a 25ª Sessão Extraordinária de 2014, exclusivamente para a escolha dos Membros da Mesa Diretora no Biênio 2015/2016, de acordo com o artigo 30 da Lei Orgânica Municipal e artigos 23 a 25

do Regimento interno da Câmara Municipal.

O Vereador Osmir José Félix foi eleito o novo Presi-dente da Câmara, receben-do 5 votos contra 4 votos recebidos pelo Vereador Lucas de Oliveira. A eleição ficou assim definida:

PRESIDENTE: Verea-dor Osmir José Félix;

VICE-PRESIDENTE: Vereador Lucas de Oli-veira;

1º SECRETÁRIO: Vere-ador Davi Pires Batista;

2º SECRETÁRIO: Ve-reador Jozimar Antonio Aníbal.

O Presidente e os de-mais componentes da Nova Mesa Diretora devem tomar posse no dia 02 de janeiro de 2015, automa-ticamente, sem outras for-malidades, nos termos do artigo 31 da Lei Orgânica Municipal.

Prefeitura Municipal de PratâniaDECRETO Nº 41 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2014.

“Dispõe sobre proce-dimentos para atribuição de classes e/ou aulas à docentes titulares de car-go de provimento efeti-vo da Educação Infantil, Inglês, Educação Física, Especialista em Educa-ção Especial e do Ensi-no Fundamental I - 1º ao 5º Ano, do Município de Pratânia - SP e dá provi-dências”.

ROQUE JONER, Pre-feito Municipal de Pratâ-nia, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, considerando o dis-posto no artigo 41 da Lei Complementar Nº 09 de 11 de fevereiro de 1999 - Es-tatuto do Magistério Muni-cipal, alterado pelo artigo 3º da Lei Complementar Nº 26 de 16 de janeiro de 2002,

Objetivando ainda, dar publicidade ao início da realização de todo o proce-dimento, atinente a atribui-ção de classes e/ou aulas aos Professores e/ou Es-pecialistas da Educação aos titulares de Cargo Pú-blico de Provimento Efetivo para o ano letivo de 2015,

DECRETA:

ARTIGO 1º - As inscri-ções para atribuições de classes e/ou aulas para Professores Titulares de Cargo da Educação Infan-til, Inglês, Educação Física, Especialista em Educação Especial e do Ensino Fun-damental de 1º Ano ao 5º Ano, que trata esse Decre-to, deverão ser efetuadas junto a Diretoria Municipal de Educação, no período de 15 a 19 de dezembro de 2014, no horário das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00h. No ato da inscrição os interessados deverão preencher a ficha de ins-crição a ser fornecida pela Diretoria Municipal de Edu-cação, munido dos seguin-tes documentos, os quais

serão considerados para a classificação final:

I – documento expedido pelo Órgão competente, hábil a comprovar o tempo de serviço no Magistério Público Municipal, no cam-po de atuação referente as aulas a serem atribuídas:

II – documento expedi-do pelo Órgão competente, hábil a comprovar o tempo de serviço na Unidade Es-colar, no campo de atuação referente às aulas a serem atribuídas;

III – documento expedi-do pelo Órgão competente, hábil a comprovar o tempo de serviço no Magistério Público Oficial, no campo de atuação referente às aulas a serem atribuídas;

IV– O tempo de serviço a que se referem os incisos I, II e III, do caput deste ar-tigo, será computado até o dia 30 de junho de 2014.

ARTIGO 2.º - A classi-ficação de que trata este decreto, será efetuada de acordo com o tempo de serviço de efetivo exercício no Magistério Público Mu-nicipal no campo de atua-ção referente às aulas a serem atribuídas. Havendo empate serão utilizados os critérios descritos abaixo na seqüência de classifica-ção:

I – tempo de serviço em dias de efetivo exercício na Unidade Escolar no cam-po de atuação referente às aulas a serem atribuídas;

II – tempo de serviço em dias de efetivo exercí-cio no Magistério Público Oficial em cargo e/ou fun-ção docente no campo de atuação referente às aulas a serem atribuídas;

III – o profissional com maior idade;

IV – o profissional com maior número de filhos.

ARTIGO 3º - O resulta-do da classificação de que se trata este Decreto, será afixado no mural de avisos da EMEF “Profª Antonia Ferreira Assumpção Antu-nes”, onde está instalada a Diretoria Municipal de Edu-cação de Pratânia, no dia 09 de janeiro de 2015.

Parágrafo Único - Os interessados que se sen-tirem prejudicados pelo resultado da classificação, poderão interpor recurso fundamentado até o dia 14 de janeiro de 2015.

ARTIGO 4º - A atribui-ção de classes e/ou aulas, para Titulares de Cargo re-alizar-se-á no dia 02 de fe-vereiro de 2015, na EMEF “Profª Antonia Ferreira As-sumpção Antunes”, com inicio:

• Às 8:30h para Ti-tulares de Cargo de In-glês , Educação Física e Especialista em Educa-ção Especial no Ensino fundamental do 1º ao 5º Ano.

• Às 9:00h para Ti-tulares de Cargo do Ensi-no Fundamental do 1º ao 5º Ano.

• Às 10:00h para Ti-tulares de Cargo de Edu-cação Infantil.

ARTIGO 5.º - É faculta-do aos professores titulares de cargo da rede munici-pal de ensino substituírem eventualmente nas escolas da referida rede, sendo ve-dada a atribuição de aulas incompatíveis com a sua carga horária.

ARTIGO 6º - Este De-creto entrará em vigor nes-ta data, mediante afixação no Prédio da EMEF “Profª Antonia Ferreira Assump-ção Antunes”.

Pratânia, 18 de novem-bro de 2014.

ROQUE JONERPrefeito Municipal

CÂMARA ELEGE SUA NOVA MESA DIRETORA

CÂMARA REALIZA 26ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2014.

CÂMARA REALIZA 27ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2014.

No dia 20 de dezembro de 2014 foi realizada a Vi-gésima Sexta Sessão Ex-traordinária de 2014. Foi

No dia 20 de dezem-bro de 2014 foi realizada a Vigésima Sétima Ses-são Extraordinária de 2014. Foi aprovado, em 2ª discussão e 2ª vota-

apresentado o Projeto de Lei Ordinária Nº 54/2014, de autoria do Poder Exe-cutivo. Foi aprovado, em

ção, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária Nº 54/2014.

EMENTA: PROJETO DE LEI ORDINÁRIA:

1ª discussão e 1ª votação, por unanimidade, o Pro-jeto de Lei Ordinária Nº 54/2014.

N° 054/2014 – AUTOR: Poder Executivo Municipal

“Dispõe sobre a Aber-tura de Crédito Adicional Especial, no Orçamento Vigente.”

Atual Mesa Diretora: Vereadores Lucas de Oliveira, Davi Pires Batista e Gilberto V. da Maia.

Vereador Osmir José Félix, eleito Presidente da Câmara para o Biênio 2015/2016.

NATAL: TEMPO DE REFLEXÃO, ALEGRIA E AGRADECIMENTO!

QUEM EM 2015 RENOVEMOS NOSSAS ATITUDES, EM BUS-CA DE NOVAS OPORTUNIDADES EM PROL DE UM ÚNICO OBJETIVO: O BEM COMUM PARA TODOS OS PRATIANOS.

ESSES SÃO OS VOTOS DOS VEREADORES E FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PRATANIA!

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 7

Natal Solidário: Ação entre amigos

A solidarie-dade das f a m í l i a s de Lau-rindo Car-

rascosa e do saudoso José Graciano, um grupo de amigos de São Pau-lo, Prefeitura Municipal e Fundo Social de Soli-dariedade trouxe alegria e felicidade ao Natal de centenas de crianças de Pratânia, com a distri-

Solidariedade proporciona Natal mais feliz para centenas de crianças de Pratâniabuição, no último dia 14, no ginásio municipal, de 1.200 brinquedos, 1.800 lanches e 720 litros de re-frigerantes.

Essa história de amor ao próximo teve início há mais de 40 anos, com José Graciano Cordeiro Ferreira, que junto com sua família e abnegados amigos se uniam para realizar, todo ano, uma grande festa de Natal

para as crianças. Hoje, seu filho, Carlos José, a família de Laurindo Car-rascosa - com a ajuda de amigos muito queridos - dão continuidade a esse trabalho, levando alegria e esperança a muitas crianças.

Sandra Joner, presi-dente do Fundo Social de Solidariedade agra-deceu a atitude de des-prendimento e amor ao

próximo. “Foi uma imen-sa felicidade organizar-mos essa festa. Agradeço imensamente ao Laurindo Carrascosa, a família do saudoso amigo Graciano e grupo de abnegados amigos. Registro também o agradecimento aos vo-luntários e colaboradores que nos permitiram propi-ciar esse Natal solidário a centenas de crianças do município”, afirmou.

Projeto: Pratinha na Trilha do Bem

Prefeito Roque Joner, Primeira-dama Sandra Joner e familiares de Laurindo Carrascosa

Natal solidário - Ação entre Amigos - distribuiu 1800 lanches e 720 litros de refrigerantes

O Papai Noel encantou as crianças

Bolas e bonecas: 1200 presentes distribuídos

Nessa terça-feira (23) o projeto Pratinha na Trilha do Bem realizou jantar de confraternização com as crianças do bairro que participam do projeto, que é coordenado por Cassiane Silva e é realizado aos finais de semana. “Agradeço a todos os pais, colaboradores e ao prefeito Roque Joner pela confiança e incentivo ao trabalho que desenvolvemos com as nossas crianças da Pratinha. Que todos tenhamos um ano de 2015 de muito trabalho, sucesso e felicidades”, disse Cassiane Silva.

O projeto Pratinha na Trilha do Bem - atende 60 crianças no bairro da Pratinha com atividades lúdicas, esportivas, orientações, palestras e festas temáticas. As atividades acontecem aos finais de semana no bairro.

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 8

Formatura do programa Jovens em Ação

Na última s e m a n a a c o n t e -ceu a ce-r i m ô n i a

de formatura da primeira turma do Jovens em Ação, programa implantado em 2013, nos moldes do pro-grama Agente Jovem, que funcionou no município nos anos de 2002 a 2008, nas administrações de Roque Joner e Ninão Vieira. Foi extinto e retornou em 2013 pelo empenho da atual ad-ministração, que vê nesse projeto uma oportunidade de desenvolvimento social, educacional e de cidadania dos jovens pratianos. “A re-tomada desse projeto foi um compromisso que assumi-

Jovens em Açãomos com a família pratiana, pois entendemos que os jo-vens que participam desse programa têm a oportunida-de de desenvolverem apti-dões sociais, educacionais e cidadãs que serão muito importantes no decorrer de suas vidas adultas. Tenho certeza que todo jovem que participou, ou participa des-se projeto, ao deixá-lo, leva uma marca muito positiva”, disse Roque Joner.

Mudando vidasO programa Jovens em

Ação busca promover a in-clusão social de jovens, in-centivando-os a concluírem a escolaridade básica, pro-piciando ações relaciona-das à educação, cidadania, meio-ambiente, trabalho e

empreendedorismo; plurali-dade cultural, lazer e saúde. São desenvolvidas ações com esses jovens, de forma a favorecer o desenvolvi-mento pessoal, contribuindo para melhorar os relaciona-mentos no âmbito familiar ao atribuir responsabilidade e respeito consigo mesmo e com o próximo, além de co-laborar para a iniciação no mercado de trabalho.

A prefeitura arca inte-gralmente com o projeto, custeando todos os cursos, passeios e eventos. Custeia o salário dos funcionários envolvidos com o projeto e o auxílio de R$ 80,00 pago mensalmente a cada um dos 60 jovens de 15 a 17 anos atendidos no projeto.

Prefeito exaltou a importância do Programa na formação dos jovens

Jovens integrantes do Projeto apresentam dança

O lema: “Jovens em Ação: Força e determinação, mudando nossa vida e a nossa opinião”

Agricultores locais estão comerciali-zando par-te de suas

produções com a prefeitura de Pratânia para a meren-da escolar. A compra é fei-ta diretamente do pequeno produtor rural que possui Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP, atendendo a Lei 11.947 Resolução 38, que estabelece a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação es-colar na compra de produ-tos da agricultura familiar.

História de sucessoA família Rigotti, Luis

Carlos, esposa Zilda e filhos Zaira e Zé Luis, obtiveram há pouco mais de 9 meses a DAP e passaram a comer-cializar diretamente com a prefeitura de Pratânia pro-dutos para a merenda esco-lar. Com mais de 40 anos de atuação na agricultura e pe-cuária, Luis Carlos, mais co-nhecido como Fião do Mor-ro Azul se diz plenamente satisfeito. “Aumentamos a nossa produtividade e pas-samos, além de atender a prefeitura de Pratânia, a vender o excedente da nos-sa produção de hortaliças, assim como queijos na feira livre de São Manuel”, disse Rigotti.

ConquistasAtravés de financiamen-

tos do Pronaf, a família ad-quiriu uma Pick-Up nova e incrementou a produção de leite. O produtor fez ques-tão de registrar o seu agra-decimento e parabenizou a prefeitura de Pratânia, que através da Casa da Agri-cultura orienta e auxilia o pequeno produtor rural na obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf.

Agricultura FamiliarO programa, implemen-

tado pela Casa da Agricul-tura de Pratânia, com total apoio da administração municipal, tem como obje-tivo promover a seguran-ça alimentar e nutricional, a produção de alimentos

da agricultura familiar que respeita as tradições ali-mentares locais e o desen-volvimento sustentável. “Ao adquirir os produtos da Agri-cultura Familiar, a prefeitura valoriza o pequeno produtor rural, responsável por par-cela considerável da gera-ção de renda e empregos no município. Obtem preços mais acessíveis e a garan-

Luis Carlos Rigotti e esposa Zilda, produção de produtos orgânicos

Venda de hortaliças e laticínios na Feira Livre de São Manuel

Agricultura familiarPrefeitura adquire produtos direto do produtor rural

tia de produtos frescos com grande qualidade para o consumo das crianças nas escolas”, observa o prefeito Roque Joner.

Produtores interessados em participar desse progra-ma devem entrar em con-tato com o Eng. Agrônomo Leandro Coraza, na prefei-tura, ou pelo telefone (14) 3844-8200 - ramal 5.

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 9

Aline, Maria Eduarda e Fernando

Cibele e Manuela

Gisele, Alice, Roberval e Lucas

Luciana e Osvaldo

Fabrício, Juliana, Marcela e Eloisa

Paula, Carneiro, Duda e Luciano

João Paulo, Japão Bassetto, João Pedro e Elisete

Eduardo e Maria Fernanda

Daniela e Suzana

Rodrigo, Isadora e Alessandra

Lucimara, Estela e Vardinho

Amigos da Pratinha

Analu, Eliane, Elaine e Maria José

Jussara e Pedro

Eliana Viotto, Patrícia e Cida

Alessandra, Savian, Isadora e Bianca

O curso de Carpinteiro de Formas, oferecido pela prefeitura em

parceria com o Senai, foi o quinto módulo ministrado ao trabalhador pratiano - Pe-dreiro Assentador, Pedrei-ro Revestidor, Armador de Ferros e Pintor de Obras.

“O objetivo do módulo foi desenvolver competências na execução dos processos construtivos relativos a cons-trução de formas em madei-ra para a construção civil”, esclareceu Roberta do Vale, gestora do departamento de Assistência e Promoção So-cial de Pratânia.

O curso foi ministrado

pelo instrutor do Senai, Ge-nésio Alves de Oliveira e contou com 12 alunos. As aulas teóricas e práticas fo-ram ministradas no prédio do terminal rodoviário, onde os alunos, orientados pelos professores do Senai, ergue-ram as paredes para o fe-chamento do almoxarifado/garagem municipal.

Curso Carpinteiro de Formas

Curso foi ministrado por professores do SENAI e contou com 12 alunos

Aconteceu no último dia 17, no Cen-tro de Even-tos Gilberto

Adrien, as cerimônias de for-maturas dos cursos profissio-nalizantres de Rotinas Ad-ministrativas, Pedreiro Assentador, Pedreiro

Cursos Profissionalizantes

Prefeitura Municipal de Pratânia realiza formatura de cursos profissionalizantes

Armador de Ferros, Pe-dreiro Revestidor, Pe-dreiro Pintor de Obras, Pedreiro Carpinteiro de Formas, Costureira de Máquina Reta e Overlo-que e Soldador.

Os cursos foram ofereci-dos pela Prefeitura Munici-pal de Pratânia, através do

departamento de Assistência Social, em parceria com o SENAI e SENAC, benefician-do dezenas de trabalhadores pratianos.

O prefeito Roque Joner parabenizou os instrutores, gestores do departamento de Assistência Social e alunos pela dedicação e conquista.

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 10

Prefeitura Municipal de PratâniaA Prefeitura Municipal

de Pratânia, Estado de São Paulo, cumprindo o disposto no Artigo 1º Inciso XXXVII, da instrução normativa nº

02/2002 do Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, torna pública a Re-lação Anual de Valores dos Subsídios e das Remunera-

ções dos Cargos e Empre-gos Públicos, com base no mês de Dezembro de 2014 (valores reajustados confor-me Lei 509 de 14/03/2013).

Pratãnia, dezembro de 2014.

ROQUE JONERPREFEITO MUNICIPAL

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 11

Prefeitura Municipal de PratâniaDECRETO Nº 47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014.

Dom Maurício anuncia novo sacerdote para Pratânia

A P a r ó q u i a Senhor Bom Jesus e San-ta Marcelina r e c e b e r á ,

em 2015, um novo padre re-sidente.

O anúncio foi feito pelo Ar-cebispo Metropolitano da Ar-quidiocese Santa’Ana de Bo-tucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo durante reuniões internas com o Clero Arqui-diocesano. Nossa Paróquia ainda aguarda a Provisão Canônica e, anúncio oficial do nosso Pastor através da Carta Circular.

Após a marcante passa-gem do nosso saudoso pá-roco, padre Antônio Amélio da Rocha nos anos de 2012 e 2013; padre Rogério Zena-teli assumiu nossa Paróquia temporariamente atendendo a solicitação do nosso Arce-bispo. Durante todo este ano, padre Rogério assistiu as Pa-róquias de Pratânia, Apareci-da de São Manuel e Igaraçu do Tietê com suas respecti-vas capelas contando com o apoio do padre José Apareci-do da Silva.

Nossa Paróquia segue, na expectativa, até a missa de posse do novo padre, cum-prindo sua agenda normal-mente como o atendimento do povo de Deus, os dias e horários de missas tanto na Matriz quanto nas capelas e, demais atividades paroquiais.

A partir do sábado, dia 24 de janeiro de 2015, nossa Pa-róquia será conduzida pelo padre Delair Sebastião Cuer-va, da ASFA (Associação Sa-grada Família) e Fraternidade Missionária da Divina Provi-dência e também Capelão no hospital de clínicas da Unesp em Botucatu

No dia 20 de janeiro de 1964, nascia no interior pau-lista, na cidade de Álvares Florence, o menino Delair Sebastião Cuerva que, aos cinco anos, vai com a famí-lia para a capital São Paulo, em busca de oportunidades, como muitas famílias que so-nhavam e sonham com me-lhores condições de vida...

Foi no IVG, um bairro da Zona Leste, que o pequeno fez a catequese e recebeu pela primeira vez a Eucaris-tia no dia 25 de dezembro de 1972, na Paróquia Santa Bernadete, na época com apenas oito anos. Foi na Vila Industrial, na Capela São Pe-dro que deu seu primeiro pas-so para a vocação, tornando--se coroinha. Lá colaborou com Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom Jacir Braido, na época, padre Jacir.

Desde cedo sentiu no co-ração o chamado para ser padre. Entrou no seminário em 1978, a convite de um alegre padre, padre Emidio. Estudou então a oitava série

em Jundiaí (SP) e o Ensino Médio em Curitiba (PR).

No segundo semestre de 1982 retornou para sua cidade natal, traba-lhou na Paróquia São João Batista. Um ano depois ini-ciou a filosofia no Mosteiro São Ben-to, em São Paulo capital. E em 1985 ingressou na Teo-logia.

E foi das mãos de Dom José Newton de Almeida Baptista, na época Arcebispo do Ordi-nariado Militar do Brasil (responsável pelos padres dos quartéis militares) que se tornou diácono na Igreja da Consolação, capital paulista. E em 10 de junho de 1989, deitou-se novamente no chão frio, na mesma Igre-ja, para então tornar-se sa-cerdote, momento que afirma ter sido o mais feliz de sua vida.

Foi enviado para a Base Aérea de Santos onde foi ca-pelão Civil. E na Arquidiocese de Botucatu (SP), começou a atuar em rádios e escrever para alguns jornais, na época na Paróquia de Santa Terezi-nha.

Atuou ainda em diversas paróquias do estado paulis-ta como: Bofete, Dobrada e Santa Ernestina E por quase quatro anos esteve na Paró-quia São Pedro Fourier, na diocese de Campo Limpo, onde começou um trabalho na Rádio América de São Paulo que vai até hoje por quase 20 anos.

A convite do padre Eduar-do Doughert foi para Valinhos (SP), trabalhar na TV século 21. Fundou a Associação Sa-grada Família (ASFA) para cuidar de irmãos que sofrem do câncer, AIDS e idosos. E também a Fraternidade Mis-sionária da Divina Providên-cia que conta com o apoio de Dom Mauricio (Botucatu)... Quando na Diocese de Lins

tinha a benção de Dom Irineu para esse intento.

No apogeu dos seus 50 anos ele está à frente de um arrojado projeto que tem en-tre suas finalidades, abrigar pessoas idosas com doenças como câncer e AIDS, através da Associação Sagrada Fa-mília (ASFA), uma organiza-ção não governamental sem fins lucrativos, composta por cristãos leigos, que visa aco-lher pessoas portadoras do vírus HIV e idosas que, por motivos diversos, perderam o vínculo com sua família. O projeto consiste em casa de apoio às pessoas fragilizadas que precisam de tratamento médico ou até mesmo mo-radia fixa para os que já não possuem mais família.

Padre Delair também presta serviços na Capelania da Unesp, onde visita enfer-mos e realiza celebrações, sem falar das inúmeras ações sociais e filantrópicas desen-volvidas de forma silenciosa, hoje tendo o imprescindível apoio E AJUDA DO AMIGO padre José Aparecido da Sil-va.

Chegou a vez deste ser-vo de Deus conduzir Pratâ-nia nos caminhos do Senhor! Seja bem-vendo, padre De-lair... Nosso povo te acolhe com amor.

Pe. Delair, novo pároco de Pratânia

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 12

gotas de sangue. Estava no meio da concentração das pessoas, muito perto dos dois mortos: o jornalis-ta Edson Regis, secretário da Casa Civil do governo Paulo Guerra, e o almiran-te aposentado Nelson Fer-nandes.

Fui direto à Italcable, na avenida Dantas Barreto, onde rabisquei o telegrama para a Folha, ainda sem detalhes, mas carregando no zumzum que cheguei a captar: além da bomba no aeroporto, uma bomba na sede da União dos Es-tudantes de Pernambuco e outra na USAID. Voltei à Folha, na praça Joaquim Nabuco, correndo ao ba-nheiro para administrar a tremenda diarréia que me acometeu. E só depois fiz o relato oral para Calazans Fernandes, chefe da Su-cursal e Manuel Chapar-ro, mestre e amigo, com quem, nesta semana, voltei ao passado na recordação desse amargo evento.

O atentado foi desven-dado e a história é conhe-cida. Passei anos descon-fiado de que tinha o dedo dos radicais da direita. O crime foi atribuído, tempos depois, ao ex-deputado Ricardo Zarattini, que che-gou a ser torturado, e ao professor Edinaldo Miran-da. Na verdade, foi perpe-trado pela AP, tendo o ex--padre Alípio de Freitas, como mentor, e Raimundo Gonçalves Figueiredo, Rai-mundinho, codinome Chi-co, como operador. Este morreu em abril de 1971 em tiroteio com policiais do Recife. Jacob Goren-der, em seu livro Combate nas Trevas, relata parte do caso. Uma maleta escura com a bomba foi colocada encostada numa pilastra próxima à livraria Sodiler. O guarda-civil Sebastião Tho-maz de Aquino, o Paraiba, que brilhou no Santa Cruz, pegou a maleta para entre-gá-la no DAC. A bomba ex-plodiu. Além dos mortos, 14 feridos, alguns com lesões graves.

Este escriba fustiga a memória em solidarieda-de a Flávio Regis, filho de Edson Regis, que, semana passada, frustrado, lamen-tou o fato de não ter sido ouvido pela Comissão Na-cional da Verdade. “A ver-dade está fadada a ficar desmoralizada”. Para pas-sar o Brasil a limpo, como clama a sociedade, urge

tirar o lixo por baixo do ta-pete. Todo o lixo, não ape-nas uma parte. A verdade, dizia Brecht, possui cinco lados. Nesse caso, urge ouvir a verdade de quem foi perseguido e torturado pela ditadura. Urge ouvir o relato de quem foi atingido por ações de guerrilheiros. E urge, sobretudo, ouvir a voz do bom senso. Sem dar cordas ao relógio do re-vanchismo.

IMPEACHMENT? POU-CO PROVÁVEL

O conhecimento so-bre desvios na Petrobras pode gerar ação de impe-achment da presidente? As oposições, a depender do clima ambiental e ante a possibilidade de surgi-rem novos fatos, poderão ensaiar uma solicitação de afastamento. É pouco provável que esse recurso caminhe no Congresso. O rolo compressor governis-ta evitará tal possibilidade. Outros fatores: as oposi-ções têm costados quebra-dos e, a qualquer hora, o escândalo do mensalão mi-neiro poderá voltar à tona.

A FORÇA DAS RUASHá, ainda, a fortaleza

das ruas. Dilma foi eleita pela maioria do eleitora-do. É possível que tenha perdido muitos votos das eleições até hoje. Mas a força das ruas ainda lhe é francamente favorável, sig-nificando exércitos em sua defesa, comandados por Lula. O PT, sabe-se, per-deu muito sua capacidade de mobilizar as massas. O partido sofre a maior crise de imagem de sua vida. Mas possui cacife para fa-zer grandes mobilizações.

OS POLÍTICOSDescartada a hipótese

de impeachment da pre-sidente, a atenção se vol-ta para a esfera política: como os políticos reagirão ao envolvimento de seus nomes? Se a lista de con-denados pelo STF for pe-quena, é razoável apostar na abertura de processos no âmbito das Comissões de Ética. Coisa que deverá tumultuar o ambiente polí-tico. Se a lista abrigar um número alto – digamos em torno de 50 – é razoável trabalhar com a hipótese de corporativismo, protela-ção do debate, patinação no mesmo lugar.

JOGO DE CINTURAO quadro que se dese-

nha pode ser classificado como “confortável” para a presidente da República e outros atores políticos? Este consultor enxerga de modo diferente. Para que tal “confortabilidade” ocor-ra, seria necessário, por parte de Dilma, eficiente jogo de cintura. A onisci-ência, a onipotência e a autossuficiência – valores que se identificam no per-fil presidencial – deverão descer degraus. A presi-dente deverá mostrar, no segundo mandato, postura mais política, mais envol-vente, mais aberta e me-nos intransigente. O corpo parlamentar, principalmen-te o da Câmara, deverá exigir recompensas para lhe dar apoio irrestrito nas votações de interesse do Executivo.

Gaudêncio Torquato,

jornalista, professor ti-tular da USP é consultor político e de comunica-ção. Twitter: @gaudtor-quato

Leitores, eu esta-va lá. Naquela manhã de sol ar-dente do dia 25 de julho de 1966,

repórter da Folha de S. Paulo, Sucursal do Nordes-te, andava de um lado para outro, no aeroporto dos Guararapes, tentando iden-tificar autoridades, cumpri-mentando conhecidos en-tre umas 300 pessoas que aguardavam o marechal Costa e Silva. Ele vinha de João Pessoa e fazia um périplo pelas capitais nor-destinas em sua campanha para a presidência da Re-pública pela Aliança Reno-vadora Nacional (ARENA). Qual não foi minha frus-tração ao ouvir pelo auto--falante que devido a uma pane no avião, o bigodudo marechal viria de automó-vel para Recife, onde faria uma visita à Sudene. Afinal, tinha na ponta da agulha uma pergunta que, na men-te do repórter ambicioso e sonhador, em início de car-reira, aos 21 anos, fulmi-naria o candidato: “por que ele não era o preferido do presidente Castelo Branco para sucedê-lo”? Isso era o que se dizia na época.

Preparava-me para sair quando o artefato explodiu. Um poderoso deslocamen-to de ar jogou-me metros de distância de onde me encontrava. Intensa fuma-ça cobriu o aeroporto. Gri-tos de terror e uivos de dor. Cambaleando, tonto, le-vantei-me, sem saber para onde ir. As pessoas come-çaram a correr em direção à saída. Dei-me conta da situação. O disse-que-disse se espalhou como pólvora. Era um atentado para ma-tar Costa e Silva. Na rua, ainda deu para enxergar de longe o temível coronel Hé-lio Ibiapina, óculos rayban, apoplético, dando ordens, ordenando o desvio dos carros, dirigindo as opera-ções. No táxi, um susto: vi sobre um dos ombros do meu paletó cinza-esverde-ado miolos esfarelados e

A verdade de todos os lados

Gaudêncio Torquato

“Dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial, no Orçamento vigente”. ROQUE JONER, Prefeito Municipal de Pratânia-SP, no uso das atribuições que lhe confere

a LEI, faz saber que a Câmara Municipal de Pratânia-SP, aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a proceder no Orçamento vigente, a abertura de um Crédito Adicional Especial, na importância de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais), destinados a cobrir despesas de aquisição de diversos materiais de consumo para execução do Projeto Proteção Social Básica, Criança e Adolescente, com recursos do Estado, através da Secretaria de Estado Da Assistência e Desenvolvimento Social, com a seguinte classificação Institucional, Econômica e por Fontes de Recursos a saber:

ORGÃO: 02.00.00-PREFEITURA MUNICIPALUNIDADE ORÇAMENTÁRIA: 02.05.00-DIRET. DE ASSIST. E DESENV.SOCIAL UNIDADE EXECUTORA: 02.05.02-FDO. MUNIC. DE ASSISTENCIA SOCIAL 3000.00 DESPESAS CORRENTES 3300.00 Outras Despesas Correntes 3390.00 Aplicações Diretas 3390.30 Material de Consumo 02 Fonte de Recurso -Transf. Conv. Estaduais Vinculados 08.243.0006-2035 Proteção Social Básica-Criança e Adolescente 4.000,00

Art. 2º - O Crédito Adicional Especial autorizado no artigo 1º desta Lei, será coberto com anulação parcial da seguinte dotação do Orçamento Vigente.

ORGÃO: 02.00.00-PREFEITURA MUNICIPALUNIDADE ORÇAMENTÁRIA: 02.05.00-DIRET. DE ASSIST. E DESENV. SOCIAL UNIDADE EXECUTORA: 02.05.02-FDO. MUNIC. DE ASSISTENCIA SOCIAL 3000.00 DESPESAS CORRENTES 3300.00 Outras Despesas Correntes 3390.00 Aplicações Diretas 3390.32 Material, Bem ou Serviço p/ Distrib. Gratuita 01 Fonte de Recurso - Tesouro 08.244.0006-2037 Proteção Social Especial de Média Complexidade 4.000,00

Art. 3º - Fica o Poder Executivo autorizado a proceder as adequações nas leis orçamentá-rias decorrentes desta lei.

Art. 4º - Esta lei entrará em vigor na data da sua publicidade.

Pratânia, aos 24 de dezembro de 2014.

ROQUE JONERPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de PratâniaLEI Nº 601 DE 24 DE DEZEMBRO DE 2014.

SerralheriaVende-se

Vende-se Serralheria completa, localiza-da no bairro Monte Alegre. Tratar pelo tele-fone (14) 99123-5546.

Senhores Pais.Encontram-se abertas as matrículas e rematrículas para o Maternal II (crianças

com 03 anos completos até 31/03), Etapa I e Etapa II, na EMEI “Irene Gomes Vieira”.

Documentos necessários: Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação e Cartão do SUS.

Senhores Pais.Encontram-se abertas as matrículas e rematrículas para o Maternal II (crianças

com 03 anos completos até 31/03), Etapa I e Etapa II, na Creche e Ber-çário Municipal “Alice Ribeiro da Maia”.

Documentos necessários: Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação e Cartão do SUS.

Senhores Pais.Encontram-se abertas as matrículas e rematrículas para o Ensino Fundamental

de 1º a 5º Ano, na EMEF “Profª Antonia Ferreira Assumpção Antunes”.Documentos necessários: Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação e Cartão

do SUS.Diretoria Municipal de Educação

Matrículas na Rede Municipal de Ensino

Confraternização Transportadora Maion

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 13

Namorado DifícilA garota já não sabia o que fazer para induzir o namorado

tímido a tomar certas liberdades. Num momento de inspiração, ela propõe:

— Amorzinho... Quer que eu lhe mostre onde fiz a operação de apendicite?

— Não, não, por favor! — diz ele, se contorcendo.— Ué, por quê?— Eu odeio hospitais!

O Diplomata PortuguêsRecebendo o diplomata português na corte, a rainha Eliza-

beth, da Inglaterra convidou-o para dar uma volta pelas ruas de Londres numa carruagem real. De repente, um dos cavalos solta um tremendo peido. A rainha, perdendo completamente o rebola-do, fica toda sem graça e diz:

- Peço mil perdões, Mr. Antunes... Não sei como isso pode acontecer E o diplomata lusitano, todo boas maneiras:

- Não há de que majestade... Eu até pensei que tivesse sido o cavalo.

O bêbado mentirosoUm grande apreciador de copos (cheios, é claro) vai ao médi-

co, acompanhado de sua mulher. - E, doutor, sinto náuseas, dores no corpo, boca seca, e etc... - Você fuma ? - Uns cinquenta cigarros por dia... - ... Aí está o problema, interrompeu o médico. Pare de fumar

imediatamente e voltará a ter uma saúde de ferro. Pode ir. Já fora do consultório a sua mulher o interpela:

- Tu nunca fumaste um único cigarro. Por que a mentira ? - Se eu dissesse que não fumava, ele iria perguntar se eu

bebia ... e aí adeus vinhos, cervejas.

RegrasUm caipira conversando com um cara da cidade:- Na minha terra - dizia o caipira - mulher tem direito a três

frases por dia:a) Xô galinha!b) Cala a boca, criança!c) A comida tá na mesa!- Na cidade também é assim - dizia o outro, só mudam as

frases:a) Bota o lixo lá fora!b) Me dá o cheque!c) Hoje não, estou com dor de cabeça!

A Pulga FriorentaDuas pulgas (ou melhor, pulgos, porque eles eram muito ma-

chos) conversavam:- Essa noite quase morri de frio, cara! - diz o primeiro.- Você dormiu onde? - perguntou o amigo.- Dormi no bigode de um motoqueiro!- Você é doido, cara? Os motoqueiros vivem zanzando por aí

e quem sofre é você que fica com o vento batendo na cara!- Pois é! Nem me fala...- Quer um lugar legal pra você dormir? Procura uma mulher

de saia, sobe na perna dela e vai reto toda vida! Você vai chegar numa floresta quentinha, aí é só se esconder e dormir, sossega-do!

Empolgadíssimo, o pulgo logo encontrou uma mulher de saia e seguiu as recomendações do amigo.

Uma semana depois eles se reencontram:- E aí, cara? Fez o que eu te falei?- Você tava me sacaneando, né? - esbravejou o pulgo frioren-

to, partindo pra cima do amigo.- Calma, cara! O que aconteceu? Não achou a floresta quen-

tinha?- Achar eu achei! Mas eu tava dormindo sossegado e come-

çou uma confusão danada! Fui tão chacoalhado que fiquei tonto e, quando dei por mim, tava de novo no bigode do motoqueiro!

Estado VegetativoO casal estava num momento a sós, os dois sentados no sofá

da sala, falando das coisas da vida.Então começaram a conversar sobre viver ou morrer... Con-

versa vai, conversa vem e o maridão diz:— Amorzinho, nunca me deixe viver em estado vegetativo,

dependendo de uma máquina e líquidos numa espécie de garra-fa pra viver, tá?

— Mas, por quê? - Perguntou a esposa.— Não quero que você me veja assim, se você me vir nesse

estado, desliga tudo o que me mantêm vivo, promete?Ouvindo a determinação do marido que tanto amava, a mu-

lher se levantou, desligou a televisão e jogou a cerveja fora.

Mais de 20 séculos depois

O Natal já passou, mas podemos falar dele. É um momento de repensar a vida, e de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais plena. Teremos outras 365 novas

oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os gran-des milagres da vida a cada instante.

E é uma boa hora para se meditar sobre a história daquele garotinho que nascia em Belém, para perpetu-ar seu nome e sua existência por todo o planeta, como exemplo de vida e de ação pelo bem da humanidade. O Natal já passou, mas ainda assim, podemos meditar sobre ele.

Conta a história que ele nasceu numa obscura aldeia. Sua mãe era uma camponesa, bonita, mas muito humil-de. Cresceu em outra aldeia, tão simples quanto a pri-meira, e ali trabalhou como carpinteiro até que comple-tou 30 anos de idade. Até então ninguém vira falar dele, ninguém o conhecia muito bem, a não ser seus pais e parentes mais próximos.

Foi então que começou a divulgar a verdade, e fez isso durante três anos e meio. Nunca escreveu um livro sequer, nunca frequentou uma universidade e nem mes-mo participou de um seminário. Tampouco viajou a mais de 300 quilômetros do lugar onde nasceu.

Em nenhum momento de sua vida fez alguma coisa que pudesse aparentar grandeza. Nunca desfrutou de grande popularidade e nem foi carregado em triunfo por ninguém.

Quando tinha 33 anos e meio, teve contra si o ímpeto da opinião pública. A maioria de seus amigos, alguns bem próximos, o abandonaram. Foi traído por um deles e le-vado à presença de seus inimigos. Passou pela farsa de um julgamento totalmente forjado e, condenado, foi pen-durado numa cruz entre dois outros condenados, ladrões.

Enquanto agonizava, seus executores disputavam sua túnica, o único bem que possuía aqui na terra. E sortearam-na entre eles. Depois de morto, foi enterrado numa tumba cedida pela piedade de um amigo.

Mais de 20 séculos se passaram e hoje Ele é a figu-ra central de toda a raça humana, e líder do progresso da humanidade. Todos os exércitos que já desfilaram por este mundo, todas as frotas que já singraram os mares, todos os parlamentos que já se reuniram, todos os mo-narcas que já reinaram, todos juntos, não influíram tão poderosamente na vida da humanidade neste planeta como Ele influiu.

No exemplo que Cristo nos deixou, precisamos medi-tar, para que, ao almejarmos ao nosso próximo um Feliz Natal e um bom Ano Novo, o façamos com a mais pro-funda vibração de sinceridade e amor. Assim poderemos contribuir, mesmo que só um pouquinho, para o progres-so da humanidade como um todo.

Uma Mensagem Divina As suas lágrimas e as suas orações quando com fé e

amor, saibas que por mim serão ouvidas.Angustio-me por um animal preso em uma armadilha,

como não ir ao socorro de um filho que precisa de mim.Estou sempre aqui para dar alívio as suas dores e curar

as suas moléstias.Sei que choras por um sonho que com o tempo desa-

pareceu.Sei que choras pelas coisas que foram pisoteadas, e

que hoje lhe fazem tanto sofrer.Muitos choram pelos seus talentos que foram desperdi-

çados, e que poderiam ser usados para seu próprio bem e da humanidade.

Sei que às vezes olha no espelho e chora de vergonha pelo seu fracasso.

Procure dentro de ti a beleza e a sabedoria, e não fique a lastimar-se por aquilo que não conseguiste.

Lembre-se que sou Eu que plantaste dentro de ti a se-mente dos sonhos e da esperança.

Portanto não semeais essa semente em terra infecun-da, plantais em solo fértil para que produza bons frutos.

Se acontecimentos do passado destruíram seus so-nhos e sua vontade de viver, enterre-os.

Faça de conta que foi apenas um sono, que você sim-plesmente dormiu, como estivesse no ventre de sua mãe.

Sinta-se como estivesse nascido novamente, e as coi-sas que tanto lhe afligem simplesmente morreram.

Como disse Jesus: - Deixe que os mortos cuidem dos seus mortos.

Você hoje está vivo, e há diante de ti uma enorme ja-nela aberta que lhe conduzirá rumo ao caminho do amor e do saber.

Mantenha essa janela aberta, e ao passar por ela en-contrará um futuro promissor.

Tenhas muita fé e sentirás minha mão sobre ti.Deixe-me compartilhar de todos os momentos de sua

vida e trilhará o caminho da vitória.Em sua vida só haverá vitória e êxito, será por mim

abençoado e alcançará toda a glória.Deixará de viver nessa mediocridade e será uma gran-

de raridade.Lembre-se que tu és minha melhor criação, pois és mi-

nha imagem e semelhança.Nunca até o fim dos tempos haverá outro como ti, pois

cada um será sempre um ser único.Faça sempre o melhor de ti, pois foi sempre assim com

os grandes vitoriosos desde o início dos tempos.Não pode ordenar a vitória que venha, tem que fazer

por merecê-la.Assim está escrito na sagrada escritura, “ajuda-te que

Eu te ajudarei”.Dei-lhe o poder para escolher entre o bem e o mal, e

esta decisão é que definirá quem realmente serás tu.

“O homem, guiado pelo amor-próprio, corrompe-se; passa a ter o desejo de ser superior aos outros, aliena-se.”

Rousseau

“A pessoa que pouco sabe, pensa que tudo o que sabe é importante e, por isso, quer contá-lo a todos. A pessoa que sabe muito, sabe que ainda há muito mais a saber, por isso só fala quando é necessário e, quando nada lhe é perguntado, permanece em silêncio.”

Rousseau

“Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.” Abraham Lincoln

Pensamentos

O PRATIANO Nº 418 Pratânia, 27 de dezembro de 2014 14

Dados da C o n f e -deração Nacional de Mu-nicípios

(CNM) apontam que, 5.368 prefeituras - 96,4% do total - vão encerrar o ano com irregularidades listadas no Cadastro Único de Convê-nios (Cauc), da Secretaria do Tesouro Nacional. Em nota técnica divulgada dia 03 de dezembro, a institui-ção diz que a lista leva em consideração aqueles que estão com alguma restri-ção até o mês de novem-bro.

Os municípios inscritos no cadastro ficam impedi-dos de receber transferên-cias voluntárias da União. O cadastro funciona de forma similar à negativa-ção do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) para pessoas físicas. As trans-ferências voluntárias são aquelas para obras e in-vestimentos e não incluem os repasses obrigatórios como Fundeb e FPM (Fun-do de Participação dos Municípios). No Estado de São Paulo, apenas 42 cidades encerraram o ano sem constar na lista negra do CAUC, Pratânia é uma dessas cidades fora do “cadastro negro”. As de-mais 603 prefeituras pau-listas estão inadimplentes no CAUC.

O sistema do Cauc ve-rifica a situação dos mu-nicípios em quatro gran-des blocos: obrigações de adimplência financeira; prestação de contas de convênios; obrigações de

Prefeitura fecha 2014 com contas em dia e caixa com superávit

Enquanto 96,4% das prefeituras brasileiras estão em “cadastro negro” e irão encerrar 2014 com irregularidades listadas no Cadastro Único de Convênios (Cauc), a administração Roque Joner/Japão Bassetto comemora

a recuperação das finanças da prefeitura que fecha 2014 com contas em dia e caixa com superávit

transparência e obriga-ções constitucionais ou legais. Para isso toda do-cumentação administra-tiva, financeira e contábil produzida pelos municí-pios deve ser entregue ao Tesouro Nacional.

As prefeituras podem ficar negativadas, por exemplo, ao não compro-varem a contribuição pre-videnciária, a aplicação mínima de recursos em educação e saúde, ou a publicação do relatório de gestão fiscal, no prazo de até 30 dias após o encer-ramento de cada quadri-mestre ou semestre.

Na prática, o municí-pio que entra no cadastro fica sem recursos federais para investimentos até a solução da pendência e a prefeitura deixa de receber as transferências voluntá-rias, que são aquelas que dizem respeito aos convê-nios firmados com a União ou Estado. “Por exemplo: a prefeitura vai fazer uma escola e quer firmar um convênio com o FNDE - Fundo Nacional de De-senvolvimento da Educa-ção. Se estiver com uma pendência, não vai cele-brar e esse benefício não virá para o município; já as transferências constitucio-nais, como os repasses do Fundeb, do Fundo de Par-ticipação dos Municípios e da cota de ICMS não são afetadas pelo ingresso no cadastro”, explicou o pre-feito Roque Joner, que co-memora o fato da prefeitu-ra de Pratânia fechar 2014 com as contas em dia e fora do “cadastro negro” do Cauc.

“Todos sabem que, quando iniciamos nossa administra-ção, no ano passa-do, nos deparamos

com um quadro assustador, a prefeitura estava ‘quebrada’. Contas em atraso, fornece-dores sem receber e uma dí-vida que passava de 1 milhão de reais. A prefeitura estava inscrita no Cauc e no Cadin por conta de uma dívida de R$ 148 mil com o Ministério do Turismo e uma dívida/multa com o INSS de R$ 522 mil. Situação que a impedia de celebrar convênios com o Estado e União. Sem dúvida uma situação caótica.

Além disso, a frota munici-pal de maquinários e veículos estava sucateada e abando-nada, estradas rurais intran-sitáveis e a grande maioria dos funcionários municipais com 3, até 4 férias vencidas. Até mesmo os funcionários contratatos pelo ex-prefeito em cargos de confiança não haviam sido demitidos por-que a prefeitura não dispu-nha sequer de recursos para indenizá-los.

Todas essas questões fo-ram sanadas e encaminha-das por nossa administração. Equilibramos as finanças, pagamos as dívidas, recu-peramos a credibilidade da prefeitura de Pratânia junto aos fornecedores e tiramos o nome de Pratânia da lista dos maus pagadores. No entan-to, algumas consequências da péssima administração do ex-gestor serão sentidas pela população por muitos anos, como a dívida/multa contraí-da junto ao INSS, que deve-rá ser paga pelo contribuinte pratiano pelos próximos 20 anos. Infelizmente essa é a realidade. Diga-se que até

hoje, não ficou esclarecida essa questão, os recursos financeiros envolvidos e os motivos da prefeitura não ter recolhido esses tributos.

Com muita dedicação e trabalho da equipe da prefei-tura conseguimos recuperar a frota de veículos e maqui-nários e adquirimos, em pou-co mais de um ano e meio, 16 novos veículos, entre pá-carregadeira, patrol, ambu-lâncias, ônibus, microônibus, trator, van, veículo para o ga-binete e caminhões.

Obras importantes foram feitas, como a ampliação e adaptação do Centro de Saúde - que está passando por uma nova reestrutura-ção de forma a permitir um atendimento ainda melhor à população; melhoria da ilu-minação de duas avenidas, com a implantação de pos-tes/luminárias no canteiro central; construção do cen-tro comunitário no Núcleo “Mariano Vieira”; construção do Salão de Múltiplo Uso; término e funcionamento da Creche Escola da Cohab, que estava com apenas 20% das obras realizadas. Ainda nessa questão, estamos lici-tando a construção de mais uma Creche Escola, o que totalizará 300 novas vagas para as crianças do nosso município. A expectativa de entrega dessa obra é de 6 meses; recuperação de mais de 40 mil m2 da malha asfál-tica das ruas do município, sem nenhum custo à popu-lação; construção - em an-damento - de almoxarifado e garagem próprio da prefeitu-ra; término do ginásio e cons-trução de arquibancadas no bairro Pratinha; aquisição de área para construção de 120 casas do Núcleo da CDHU,

num investimento de R$ 240 mil; aquisição de uma área para implantação de um fri-gorífico (R$ 117 mil); cober-tura da quadra poliesportiva ao lado da EMEF; recupera-ção e manutenção das es-tradas rurais municipais que estavam completamente abandonadas; valorização do trabalhador pratiano com re-alização de diversos cursos profissionalizantes; implanta-ção do projeto Ação Jovem; implantação do projeto Cida-de Legal, que está em fase de conclusão e permitirá que os imóveis de Pratânia e Pra-tinha sejam regularizados, resolvendo definitivamente uma questão que perdura por décadas; celebração de con-vênio com a CDHU para a construção de 120 casas em Pratânia e um condomínio de 19 casas no bairro Prati-nha, ambos projetos arquite-tônicos foram realizados e o cronograma da CDHU prevê início das obras para junho de 2015. Quero destacar que somente no bairro Pratinha estamos investindo mais de R$ 3 milhões, algo que, em toda a sua história nunca foi investido. Também devemos dar curso, nessa segunda metade de nossa adminis-tração, do projeto de dotar a prefeitura de uma sede pró-pria com a adaptação de um prédio público para isso.

Com muito trabalho e dedicação colocamos a ad-ministração municipal em or-dem e projetamos nesse pró-ximo ano muitas conquistas. Devo dizer ainda, que algu-mas medidas que tomamos ainda que impopulares foram necessárias para que as fi-nanças da prefeitura fossem recuperadas e a cidade vol-tasse a apresentar um cresci-

mento positivo, beneficiando no final a todos os pratianos.

Novas obrasEstando a prefeitura com

as suas contas em dia e com ampla possibilidade de celebrar convênios, solicitei ao deputado federal Milton Monti, que prontamente se colocou à disposição, emen-das parlamentares de mais de R$ 1 milhão para que re-alizemos obras importantes na área esportiva e lazer do município, são elas:

- Reforma e adequa-ção do Estádio Municipal: construção de alambrados; reforma de vestiários; refor-ma do prédio e campos de bocha e malha; reforma de sanitários e bar; construção de cisterna para captação e reuso de água pluvial e re-forma de arquibancadas, R$ 215 mil;

- Construção de fecha-mento da quadra coberta; lanchonete/bar e palco para eventos, R$ R$ 250 mil;

- Reforma do Ginásio Municipal: restauração com-pleta da quadra; pintura in-terna e externa; restauração de banheiros/vestiários; re-forma do bar interno; refor-ma da cozinha; reforma do palco e melhorias na facha-da, R$ 150 mil;

- Construção de pisci-na semi-olímpica aquecida; vestiários/banheiros; cober-tura metálica, R$ 475 mil.”

Estamos trabalhando por uma Pratânia melhor. Agradeço a todos aqueles que amam essa cidade e nos ajudam a construir um futuro melhor.

Boas festas! Um 2015 de muitas realizações!

Prefeito Roque Joner