jornal "o letras" - 2º período

24
ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO COM PRÉ-ESCOLAR DO COVÃO ANO LECTIVO 2008/2009 Jornal “O LETRAS A Directora Márcia Silva Zita Rodrigues Coordenação e Montagem: Revisão Ortográfica: Leonilde Gonçalves Paulo Póvoa Tiragem: 100 Exemplares É verdade, 2009 já começou!! O ano novo chegou há bem pouco tempo e trouxe-nos muitas novidades. Na nossa escola fizemos várias actividades para comemorar as diferentes épocas: o Inverno, o Dia de Reis, o Carnaval, o Dia da Árvore, a chegada da Primavera, a preparação para a Páscoa… Quisemos registar todas as actividades realizadas até agora para que possas conhecer todo o trabalho feito na nossa escola. Por isso construímos este jornal com muitas notícias e trabalhos dos nossos colegas. Esperamos que ele esteja do teu agrado!! Aventura-te na descoberta do Letras e diverte-te. Boas leituras! Impressão: EB1/PE do Covão Índice - Festa de Natal ------------------ p.2-3 - As minhas férias de Natal ------p. 4 - Chegou o Inverno--------------- p. 5 - Dia de Reis --------------------- p. 6 - Varrer os armários ------------ p. 6 - Teatro -------------------------- p. 7 - Visita ao Parque Ecológico----- p. 8 - Dia de S. Valentim -------------- p. 9 - Carnaval --------------------- p. 10-11-12 - Cortejo de Carnaval------------- p. 13 - Outras notícias ----------------- p. 14 - Minimat e Minibio --------------- p.15 - Intercâmbio: “Ilha dos Sonhos”-p. 16 - Dia do pai ----------------------- p.17-18 - Páscoa ------------------------- p. 19 - It’s English Time ---------------- p.20 - As nossas receitas --------------p.21 - Passatempos ------------------ p.22-23 - Curiosidades -------------------- p.24

Upload: eb1pecovao-eb1pecovao

Post on 11-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Escola do Covão - 2º Período

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal "O Letras" - 2º Período

ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO COM PRÉ-ESCOLAR DO COVÃO ANO LECTIVO 2008/2009

Jornal “O LETRAS

A Directora Márcia Silva

Zita Rodrigues

Coordenação e Montagem:

Revisão Ortográfica: Leonilde Gonçalves Paulo Póvoa Tiragem: 100 Exemplares

É verdade, 2009 já começou!! O ano novo chegou

há bem pouco tempo e trouxe-nos muitas

novidades.

Na nossa escola fizemos várias actividades

para comemorar as diferentes épocas: o Inverno, o

Dia de Reis, o Carnaval, o Dia da Árvore, a

chegada da Primavera, a preparação para a

Páscoa…

Quisemos registar todas as actividades

realizadas até agora para que possas conhecer todo

o trabalho feito na nossa escola. Por isso

construímos este jornal com muitas notícias e

trabalhos dos nossos colegas.

Esperamos que ele esteja do teu agrado!!

Aventura-te na descoberta do Letras e diverte-te.

Boas leituras!

Impressão: EB1/PE do Covão

Índice - Festa de Natal ------------------ p.2-3

- As minhas férias de Natal ------p. 4

- Chegou o Inverno--------------- p. 5

- Dia de Reis --------------------- p. 6

- Varrer os armários ------------ p. 6

- Teatro -------------------------- p. 7

- Visita ao Parque Ecológico----- p. 8

- Dia de S. Valentim -------------- p. 9

- Carnaval --------------------- p. 10-11-12

- Cortejo de Carnaval------------- p. 13

- Outras notícias ----------------- p. 14

- Minimat e Minibio --------------- p.15

- Intercâmbio: “Ilha dos Sonhos”-p. 16

- Dia do pai ----------------------- p.17-18

- Páscoa ------------------------- p. 19

- It’s English Time ---------------- p.20

- As nossas receitas --------------p.21

- Passatempos ------------------ p.22-23

- Curiosidades -------------------- p.24

Page 2: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 2

A nossa festa de Natal

A festa de Natal da nossa escola foi muito bonita. Tivemos muitas peças de teatro, o coro muito bem ensaiado e os solistas que cantaram todos muito bem!

No final da festa o Pai Natal começou a entregar os presentes de Natal a todos os meninos da escola. Primeiro os da pré, depois os do 1º e 2º ano, 3º ano e por fim, as nossas prendas que todos gostamos muito.

Depois de tudo isso, viemos para a nossa escola, lanchámos e brincámos todos juntos!

Foi um momento muito bonito para todos.

Era bom que fosse sempre Natal!

Jennipher e Sandra 4ºA

Page 3: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 3

A grande estrela…

… e as estrelas mais pequeninas.

Os três reis a caminho de Belém.

A encenação do nascimento de Jesus.

O nosso cantor Daniel…

…e o coro da nossa escola a encantar o público.

Page 4: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 4

O meu Natal Eu gostei muito do meu Natal, especialmente, da parte quando fui abrir os presentes. Eu fui a casa dos meus avós, tios, primos e amigos. Comi: cavacas, ananás, broas de mel e de coco. Os adultos beberam vinho, licor, champanhe e ginja. Eu e os meus primos largámos 50 unidades de bombas. Eu recebi uma PSP, um gato, um jogo do “Homem Aranha” e um carro telecomandado. Eu adorei este Natal.

Rúben 3ºA

Page 5: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 5

Era um dia de Inverno! O vento soprava, soprava sem parar de soprar... O chão, as árvores, as casas estavam todas cobertas de neve... A neve ia sempre continuando a cair, caindo, caindo sem querer parar... O Vento espalhava a neve no ar, por todo o lado e, na rua, um pobre boneco de neve! Este ano era muito frio, mais frio que os outros. As nuvens não paravam de estar cinzentas, estava tudo nublado! Com tanta escuridão as luzes das casas estavam sempre, sempre acesas! O chão tinha um monte de neve, neve gelada. Quem punha lá os pés ficava com os pés inchados e vermelhos, vermelhos de tanto andar na neve gelada!!! A rua estava calma. Ninguém, ninguém estava fora de casa, toda a gente dentro de casa. E o pobre boneco de neve, sozinho, sozinho lá fora!

Nânci 3ºA

Painel colectivo 3º e 4º ano Liane 1ºB

João Paulo 1ºB

Page 6: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 6

O Santo Amaro

O dia 15 de Janeiro é festejado tradicionalmente na Ilha da Madeira. É a data limite dos festejos de Natal.

Nessa data consome-se o que resta da festa. Por isso o povo madeirense chama ao dia de Santo Amaro, o ”dia de varrer os armários.”

Em grupos, as pessoas vão de casa em casa a cantar e levam uma vassourinha que simboliza a procura das coisas boas que ainda restam do Natal.

Leandro 3ºA

Page 7: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 7

No dia 24 de Janeiro fomos ao Teatro, em Santo António, para assistir à peça de Teatro “Uma Aventura no Funchal”. Gostamos muito de assistir à encenação e deixamos-te aqui um resumo para que conheças melhor esta peça de teatro.

Uma aventura no Funchal

Era uma vez uma mãe que tinha dois filhos: uma era a Penélope e o outro o Damião.

A mãe Carlota, decidiu sair de Lisboa e vir para a Madeira com os seus filhos pois, já não vinha à Madeira há 15 anos.

O Damião não estava muito contente porque queria ficar no seu apartamento em Lisboa. A Penélope estava muito contente. Eles iam passar dois meses a casa dos avós, o Augusto e a Isabel.

Damião e o avô Augusto fizeram uma aposta. A aposta era se o Damião já tivesse ouvido a história do avô, este dava-lhe uma barra de chocolate.

Então juntaram-se, todos fecharam os olhos e começaram a imaginar a história que tinha acontecido há 500 anos atrás.

De repente, começaram a imaginar, João, Pedro Miguel com João Gonçalves Zarco a avistar a ilha da Madeira.

Quando chegaram à ilha viram muito funcho. João Gonçalves Zarco queria dar o nome àquele lugar de Vale do Funcho mas João Pedro Miguel queria chamar-lhe Funchal. No fim João Gonçalves Zarco chamou-lhe mesmo Funchal. Foi quando apareceram Damião, Penélope, o avô e a avó.

João Gonçalves Zarco e João Pedro Miguel pensavam que eles eram espiões. Eles disseram que não eram espiões mas não acreditaram neles.

Então, começaram a fugir e Gonçalves Zarco e os seus companheiros foram atrás deles.

Depois quando se encontraram Gonçalves Zarco e Pedro Miguel pensaram que já tinham passado seis anos, em vez de serem espiões eram fantasmas.

Depois foram-se embora. Quando a mãe chegou, Damião e Penélope pensavam que já tinham

passado dois meses mas, na verdade, só tinham passado duas horas. A mãe não viajou porque não conseguiu ir sem os seus filhos. Todos

ficaram a viver com os seus avós. O Damião teve que dar o chocolate ao seu avô.

Nuno Emanuel 4ºB

Page 8: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 8

Page 9: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 9

Tenho uma amiga…

Tenho uma amiga que se chama Nicole. Eu gosto muito dela porque ela me protege, ela é minha amiga, é perfeita em todos os géneros. Ela é simpática e nós brincámos muito uma com a outra.

Ela protege-me quando estou em situações más.

Ela desenha muito bem e ela expressa os seus sentimentos comigo e eu com ela. Eu disse-lhe que gostava de um menino e ela nunca disse isso a ninguém, por isso ela é a minha melhor amiga!

Elisa 2ºA

Page 10: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 10

No Carnaval é costume as pessoas disfarçarem-se e desfilarem pelas ruas. Eu, este ano, disfarcei-me de índia para o Carnaval da escola. Na minha escola costuma-se escolher o aluno que tem o disfarce mais original e trapalhão. Depois de escolhidos, esses alunos desfilam e no final, a directora da escola oferece um prémio a cada aluno escolhido pelo júri.

Na ilha da Madeira é tradição fazerem-se malassadas no Carnaval, por isso na escola, todos os anos se fazem as deliciosas malassadas com mel de cana.

Como todos os anos a minha escola participa no Carnaval do Estreito eu, este ano, também desfilei com alguns colegas de turma e professores.

No Sábado à noite fui ao Funchal, com a minha mãe e alguns amigos dela ver o cortejo de Carnaval. Eu gostei muito dos trajes dos participantes e das músicas que eles dançaram.

Na terça-feira à noite também fui ver o cortejo de Carnaval em Câmara de Lobos. Também gostei muito de ver o desfile de Carnaval de Câmara de Lobos mas achei o do Funchal mais interessante.

E assim foi o meu Carnaval.

Ana Sofia 3ºA

Page 11: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 11

Se eu fosse um palhaço de circo podia fazer palhaçadas.

Se eu fosse um palhaço poderia pôr todas as pessoas a rir, rir sem parar.

Se eu fosse um palhaço de circo seria a minha profissão, podia actuar depois de um leão.

Se eu fosse um palhaço podia brincar, brincar sem nunca parar.

Se eu fosse um palhaço, o meu nariz podia ser uma bola vermelha.

Se eu fosse um palhaço podia ir a festas na minha freguesia ou à casa da minha tia.

Se eu fosse um palhaço podia ter calças às riscas cor-de-rosas e amarelo, sapatos gigantes, camisa às bolinhas e o chapéu pequenino com uma flor.

Se eu fosse palhaço, seria engraçado.

Se eu fosse palhaço de circo durante um dia…

Marina 3ºB

Page 12: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 12

Page 13: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 13

O meu carnaval no Estreito de Câmara de Lobos foi muito lindo. Foram pessoas disfarçadas com fatos de várias cores. A minha turma e

eu também fomos. Fomos com um saco preto muito comprido, com notas musicais prateadas.

Dançamos, bailamos até ficarmos com dores na barriga, e saltando e bailando com alegria, as pessoas também cantavam!

Dançamos o samba, Mamma mia…Foi muito divertido dançar! Quando acabou o lanche fomos lanchar. O lanche era: um bolinho de

arroz saboroso e docinho, um sumo com muito gás, doce de morrer. Depois de lanchar fui ter com a minha mãe. O meu carnaval foi muito divertido. Gostei muito! Daniela 3ºB

Page 14: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 14

Andebol no Desporto Escolar No dia 29 de Janeiro, no Parque Desportivo de Água de Pena, realizaram-se eliminatórias, a nível do concelho de Câmara de Lobos, para apurar os campeões masculinos e femininos de andebol. As nossas equipas, feminina e masculinas, ganharam e vão participar na Festa do Desporto Escolar! Muitos parabéns!

Um teatro na Rádio

A nossa escola participou, em conjunto com as escolas do Pedregal e da Quinta Grande num teatro radiofónico, na Rádio Jornal da Madeira. Foi no dia 7 de Fevereiro, no programa Educando. O teatro chamava-se a Formiga e a Neve e os alunos da nossa escola que participaram foram a Patrícia do 3ºB e o Nuno do 4ºB.

No dia 11 de Janeiro de 2009, os alunos do pré-escolar e do segundo ano deslocaram-se até ao Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, para participarem numa das actividades da Biblioteca. Esta actividade consistiu na visualização do filme “ O principezinho”. Esta história já havia sido trabalhada anteriormente com os alunos na sala de aula, de onde resultaram alguns trabalhos muito bonitos.

Page 15: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 15

Page 16: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 16

Nos meses de Fevereiro e Março, a nossa escola participou no projecto de literatura infantil na Madeira: “Uma Ilha de Sonhos”. Neste projecto, encontramo-nos com as escolas de Estreito de Câmara de Lobos, Curral das Freiras e por fim a nossa escola.

Cada escola trabalhou uma história da escritora Maria Aurora Carvalho Homem. A escola do Estreito trabalhou a Maria, Estrela do mar; o Curral, Zina a Baleia Azul e, por fim, a nossa escola trabalhou a cidade do funcho.

As três escolas contaram muito bem as suas histórias mas com a nossa descobrimos como foi que as nossas cidades ficaram com os nomes que têm agora!

Ponta de São Lourenço foi a primeira parte da ilha a que deram um nome e foi esse nome por causa da nau, que chamava-se assim. Navegaram e navegaram até que encontraram uma linda baía que chamaram Machico, porque era o nome do marinheiro mais velho (Machim) e porque fazia Tristão Vaz Teixaira lembrar-se das serras algarvias de Monchique. À terra logo a seguir, deram o nome de Santa Cruz. Depois aproximaram-se pássaros que se chamavam garajaus. Foi assim que a Ponta do Garajau ficou com esse nome. Por fim, chegaram a um lugar que tinha muitofuncho. Então foi assim que deram o nome de Funchal à cidade mais bonita da Ilha da Madeira.

A peça de teatro correu muito bem e todos gostaram muito principalmente com a personagem do Paulo (o frade medricas)!

Patrícia 3ºB

Page 17: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 17

O meu pai é bonito E faz o jantar Ele leva-me à casa da avó Onde eu brinco sem parar.

José Francisco 2ºA

Page 18: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 18

Page 19: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 19

O Coelhinho da Páscoa

No Pólo Norte, O pai Natal conversava com a Mãe Natal. - No Natal eu dou brinquedos às crianças. O que vou dar-lhes na Páscoa? –

Perguntava a si próprio, o Pai Natal. A Mãe Natal, vendo o Pai Natal assim preocupado disse-lhe: -Porque não lhes dás doces. As crianças adoram! - Será?! Vou perguntar aos duendes. O Pai Natal manda chamar os duendes e pergunta-lhes: - Vocês que também são crianças, digam lá, gostariam de receber doces na Páscoa?

- Sim, responderam. - E qual o doce que vocês gostariam de receber? – Perguntou o Pai Natal. Responderam em coro: - Chocolate! - Está bem então! Na Páscoa vou dar chocolate às crianças. Mas, como é que

vamos arranjar o chocolate? O duende Rúben, que era o mais sábio, respondeu logo: - Do fruto da árvore do cacau. - Mas nós não temos tempo para preparar chocolate para todos. Já é quase Páscoa.

– Disse o Pai Natal. - Podíamos fazer uma magia! – Sugeriu a duende Marta que adorava essas coisas

– Pintávamos o fruto do cacau com uma tinta mágica e ele transforma-se em chocolate! - Vamos a isto então! Já na floresta, os duendes e o Pai Natal usam a magia e pintam o cacau. - Oh! Parecem ovos! – Disseram os duendes. - É isso, na Páscoa darei ovos de chocolate às crianças – disse, feliz, o Pai Natal. Depois de recolherem os ovos de chocolate mágicos, os duendes foram para a sua

oficina dos brinquedos embrulhá-los com papéis muito bonitos e coloridos. Mas surgiu outro problema.

Fica a conhecer a história da origem do Coelhinho da Páscoa. Será esta história verdadeira?

- São tantas as crianças, como vou entregar os ovos? Com o calor, o chocolate vai derreter. Vamos precisar de alguém muito rápido.

- Eu acho que tenho a resposta! – Disse o sábio duende Ruben – O coelho da Páscoa!

- Muito bem! Boa ideia! – Disse o pai Natal. – Vão buscá-lo.

Disse depois o Pai Natal ao coelho: - Coelho, você será o escolhido para levar os ovos de chocolate. Deixe-os escondidos que as crianças são espertas e vão encontrá-los. E boa Páscoa!

Page 20: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 20

Aprende o vocabulário da Páscoa! Lê este poema sobre o coelho da Páscoa.

Baby Chicks

Candles

Easter Bunny

Easter Eggs

Resolve estas palavras cruzadas da Páscoa.

EGGS LILY CHICK BUNNY BASKET SPRING PARADE EASTER FLOWERS DAFFODIL

Page 21: Jornal "O Letras" - 2º Período

Ovos de Páscoa

Ingredientes

1 Kg de chocolate de leite.

Passo a passo como fazer ovos de Páscoa:

Pegue o 1kg de chocolate e pique em vários pedacinhos pequenos, depois derreta todo o chocolate picado em banho-maria.

Após este procedimento, espere um pouco até que o chocolate esfrie, de modo que toque em seus lábios sem queimar e tome muito cuidado para que ele não endureça.

Com o auxílio de uma espátula, ou até mesmo de uma colher, espalhe uma camada desse chocolate na forma, leve até ao frigorífico por aproximadamente 5 minutos. Após os 5 minutos tire do frigorífico e passe mais uma camada e, repita este procedimento por mais uma vez.

Após estes passos basta esperar o chocolate esfriar, tirar da forma, e embalar.

Página 21

Visita o Blog do Letras e fica a conhecer tudo o que se passa na nossa escola.

http://oblogdoletras.blogspot.com

Page 22: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 22

Une os pontos. Faz as palavras cruzadas.

Descobre o caminho que o coelho tem que seguir para encontrar os ovos de chocolate.

Page 23: Jornal "O Letras" - 2º Período

Página 23

Dez ovos de Páscoa estão escondidos no desenho. Pinta o desenho e encontra todos os ovos. Diverte-te!

Page 24: Jornal "O Letras" - 2º Período

O maior ovo conhecido vem de Alberta, uma região do Canadá. Este ovo tem nove metros de altura. Foi construído em 1975 (sim, não é de verdade, tinha que ser uma galinha muito grande!!!) para comemorar o centenário da fundação da Polícia Montada do Canadá.

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu, até a sua ressurreição. É a celebração mais importante da religião cristã.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.