jornal o edital dezembro 2011

12
EDUCAÇÃO – OUVIDOR: PREFEITO DIORIVAN, DEU POSSE A MAIS TRÊS PROFESSORAS QUE CONQUISTARAM VAGAS NO CONCURSO PÚBLICO VEJA PÁGINA 08 Distribuição Gratuita [email protected] CIRCULAÇÃO: Região Sudeste PERÍODO: Mensal Catalão-GO, DEZEMBRO de 2011 Ano 05 55 Instituto Alcoa e CIEDS lançam o Programa ECOA em Catalão [03 Pag. [09 Mistsubishi vai esportar parte de sua nova linha em Catalão [05 Secretaria de Saúde extermina caramujo gigante africano em Anhanguera [11 Catalão bate recorde de prêmiso no Oscar da Educação [02 Após mobilização SIMECAT e JOHN DEERE fazem acordo [08 Catalão foi o município goia- no mais premiado no evento conside- rado o Oscar da Educação – o Agrinho 2011. Uma grande festa foi promovida este fim de semana em Goiânia, no anfiteatro da UFG, para receber estudantes, professores, presidentes de sindicatos rurais, autoridades políticas, empresários e parceiros do Agrinho 2011. Após o anúncio da empresa John Deere de demissões em sua uni- dade em Catalão, o SIMECAT realizou no dia de ontem uma grande manifesta- ção na porta da empresa, onde os traba- lhadores ficaram de braços cruzados por cerca de 3 horas. O Instituto Alcoa e o CIE- DS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – lançarão na quinta-feira, 1º de dezembro, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental no município de Catalão (GO). Parte da nova linha de produção da fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão deverá ser exportada para países da América do Sul. A secretaria municipal de Saúde de Anhanguera realizou no dia 25 de novembro, a maior ação da região Sudeste de Goiás de combate ao caramujo gigante africano.

Upload: james-cruvinel-junior

Post on 23-Feb-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

EDUCAÇÃO – OUVIDOR: Prefeito Diorivan, Deu Posse a mais três Professoras que conquistaram vagas no concurso Público VEJA PÁGINA 08

Distribuição [email protected] CIRCULAÇÃO: Região Sudeste • PERÍODO: Mensal • Catalão-GO, DEZEMBRO de 2011 • Ano 05 Nº 55

Instituto Alcoa e CIEDS lançam o Programa ECOA em Catalão [03

Pag. [09

Mistsubishi vai esportar parte de sua nova linha em Catalão [05

Secretaria de Saúde extermina caramujo gigante africano em Anhanguera [11

Catalão bate recorde de prêmiso no Oscar da Educação [02

Após mobilização SIMECAT e JOHN DEERE fazem acordo [08

Catalão foi o município goia-no mais premiado no evento conside-rado o Oscar da Educação – o Agrinho 2011. Uma grande festa foi promovida este fim de semana em Goiânia, no anfiteatro da UFG, para receber estudantes, professores, presidentes de sindicatos rurais, autoridades políticas, empresários e parceiros do Agrinho 2011.

Após o anúncio da empresa John Deere de demissões em sua uni-dade em Catalão, o SIMECAT realizou no dia de ontem uma grande manifesta-ção na porta da empresa, onde os traba-lhadores ficaram de braços cruzados por cerca de 3 horas.

O Instituto Alcoa e o CIE-DS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – lançarão na quinta-feira, 1º de dezembro, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental no município de Catalão (GO).

Parte da nova linha de produção da fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão deverá ser exportada para países da América do Sul.

A secretaria municipal de Saúde de Anhanguera realizou no dia 25 de novembro, a maior ação da região Sudeste de Goiás de combate ao caramujo gigante africano.

Page 2: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

2 CATALÃO, DEZEMBRO DE 2011www.oedital.com.br

Catalão foi o município goiano mais premiado no evento considerado o Oscar da Educação – o Agrinho 2011. Uma grande festa foi promovida este fim de semana em Goiânia, no anfiteatro da UFG, para receber estudantes, professores, presidentes de sindicatos rurais, autoridades políticas, empresários e parceiros do Agrinho 2011. O evento premiou autores dos pro-jetos e trabalhos que mais se destacaram dentro do tema proposto para o concurso deste ano: Ali-mentação Saudável e Meio Ambiente. Repetindo o desempenho nas edições de 2009 e 2010, os alunos das escolas municipais de Catalão foram os grandes premiados, conquistando, desta vez, 4 primeiros lugares (veja abaixo). O resultado da premiação mais uma vez veio comprovar o excelente desempenho dos alunos de quatro escolas da rede municipal de Catalão: as Escolas Municipais Maria Bárbara Sucena (Comunidade rural Cisterna), Arminda Rosa de Mesquita (Comunidade rural São Domin-gos), Deputado Wison da Paixão (Vila Erondina) e Nilda Margon Vaz (Castelo Branco). Foram distribuídos mais de R$ 82 mil em prêmios para 122 pessoas. Os alunos e professores de Catalão foram premiados com computadores, bicicletas, TVs de 29 polegadas, câmeras digitais, vídeo games e filmadora. O Programa Agrinho é uma ação de res-ponsabilidade social, que visa levar informações sobre cidadania e meio ambiente principalmente às crianças do meio rural. Só este ano foram inscritos 2.184 trabalhos, sendo 634 desenhos, 956 redações, 480 experiências pedagógicas e 114 Escolas Agrinho. O Programa envolveu 350

O Município de Nova Aurora, através de sua comissão permanente de licitação, torna público, para conhecimento dos interes-sados, que fará realizar em na sala da CPL, o seguinte pregão:

Pregão Presencial n. 03/2011 – Pro-cesso n. 003/2011 – na Modalidade Pregão Presencial tipo Menor por item, para AQUI-SIÇÃO DE UM VEICULO SEDAN 1.6, FLEX, COM 101 cv (G) / 104 cv (A), NA COR BRAN-CA COM DIREÇÃO HIDRÁULICA E AR CON-DICIONADO, VIDROS ELÉTRICOS, SISTEMA DE ANTI FURTO, COM DOCUMENTAÇÃO E EMPLACAMENTOS PAGOS.às 14:00 h. do dia 14 de DEZEMBRO de 2011.

Catalão bate recorde de prêmios no Oscar da Educação

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL

As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião deste jornal.

Razão Social:Lucilia Candida Miranda ME

Comercial:Cleiber Leão Ciriaco (Bim)

Jornalista Responsável:Enival Mamede Leão(DRT-2614-GO) JP

Revisão: Lucilia Candida Miranda

Contato:(64) 8413-9019 / 8132-1568

E-mail: [email protected]

E X P E D I E N T E

CNPJ: 08.312.512/0001-03

Site: www.oedital.com.brTiragem: 3.000 exemplares

Criação e Diagramação:James Cruvinel | 64 8404-0871

Colaboradores:Iliane Fonseca (Rev. Portal VIP)

Portal CatalãoCine Foto Araújo

Cine Foto Stúdio SReginaldo Ribeiro

Impressão:Mix Graff

mil alunos em 149 municípios. Foram capacitados 12.500 professores de 1.400 escolas. O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, disse que está muito satisfeito com os resultados alcançados com o Programa Agrinho, que hoje é o maior programa de responsabilidade social do Sistema na área da educação. “Catalão fez bonito nesta 4ª edição do Agrinho. A Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do prefeito Velomar, está de parabéns pelo importante trabalho em Goiás. É através da educação que vamos conseguir mudar o nosso país”, explicou. “O prefeito Velomar tem dado todo o apoio para que a educação municipal seja cada vez mais premiada tanto em nível estadual como nacional”, lembrou o secretário de educação, Vanildo Ciríaco. A professora Simone de Fátima dos Santos, que orientou a aluna Letícia Oliveira Duarte, 1º lugar na categoria 9º ano (redação), conquistou a 4ª colocação na categoria Expe-riência Pedagógica. “Fiquei satisfeita com o re-sultado, já que concorri com praticamente 15 mil professores. Pela segunda vez consecutiva fico entre os cinco melhores do Estado e o importante agora é continuar com esse trabalho”, destacou. Conheça os grandes vencedores de cada categoria do Concurso Agrinho 2011

MELHORES DESENHOS

1º ano

3º Lugar - João Vitor Tristão Pacheco – Escola Municipal Deputado Wison da Paixão (Prêmio: O aluno ganhou uma bicicleta e a professora Tereza Cristina Pacheco uma câmera fotográfica digital)

Maiores informações, bem como cópia dos editais, encontram-se à disposição dos interessados, no endereço Rua Bahia n 60, Centro Nova Aurora ou pelo fone. 64 – 3698 1702.

Nova Aurora, 01 de dezembro de 2011.

Inês Ferreira de AlmeidaPregoeira

MELHORES REDAÇÕES

5º ano

2º Lugar - Adailsa de Souza Bispo – Escola Municipal Arminda Rosa de Mesquita (Prêmio: A estudante ganhou um Playstation 2 – Combo, com 2 controles + memory card + jogo completo surpresa e a professora Marli Canedo da Silva ganhou uma TV de 29’)

6º ano

1º Lugar - Vanessa Oliveira Duarte – Escola Municipal Arminda Rosa de Mesquita (Prêmio: A aluna e a professora Evani Maria da Silva Leão ganharam um computador cada)

7º ano

1º Lugar - Leidiane Magalhães Silva – Escola Municipal Maria Bárbara Sucena (Prêmio: Tanto a estudante como a professora Maria Aparecida de Oliveira ganharam um computador)

2º Lugar - Milene Alves Amorim – Escola Munici-pal Arminda Rosa de Mesquita (Prêmio: A aluna ganhou um Playstation 2 – Combo, com 2 contro-les + memory card + jogo completo surpresa e a professora Lidiane Mendonça de Souza ganhou uma TV de 29’)

3º Lugar - Eduarda Luiza Vaz Borges – Escola Municipal Nilda Margon Vaz (Prêmio: A estudante levou para casa uma bicicleta e a professora Vânia Rodrigues Ribeiro uma câmera fotográfica digital)

8º ano

1º Lugar - Viviane Reinaldo Martins – Escola Mu-nicipal Arminda Rosa de Mesquita (Prêmio: Tanto a estudante como o professor Ataíde Martins dos Santos ganharam um computador)

3º Lugar - Débora Rosa Cândido – Escola Muni-cipal Maria Bárbara Sucena (Prêmio: A estudante levou para casa uma bicicleta e o professor Rei-nalto Ferreira uma câmera fotográfica digital)

9º ano

1º Lugar - Letícia Oliveira Duarte – Escola Muni-cipal Arminda Rosa de Mesquita (Prêmio: A aluna e a professora Simone de Fátima dos Santos ganharam um computador)

ESCOLA AGRINHO

2º Lugar - Escola Municipal Arminda Rosa de Mesquita (Prêmio: A escola ganhou um compu-tador, uma impressora e um troféu. O relator do projeto foi premiado com uma câmera fotográfica digital)

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

4º Lugar- Simone Fátima dos Santos - Escola Municipal Arminda Rosa de Mesquita (Prêmio: Filmadora)

Secretaria de ComunicaçãoPrefeitura de Catalão - Na boa direção

Page 3: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

3www.oedital.com.brCATALÃO, DEZEMBRO DE 2011

Instituto Alcoa e CIEDS lançam o Programa ECOA

em Catalão (GO)O programa contará com um Núcleo de

Sustentabilidade e tem como objetivo fomentar a participação da comunidade na construção de

sociedades sustentáveis

O Instituto Alcoa e o CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvol-vimento Sustentável – lançarão na quinta-feira, 1º de dezembro, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental no município de Catalão (GO). O lançamento será realizado no Senac Catalão e contará com a presença de lideranças comunitárias e políticas locais, além de represen-tantes da Alcoa, do Instituto Alcoa e do CIEDS. O Núcleo de Sustentabilidade a ser cria-do abrangerá não apenas o município de Catalão, mas também Davinópolis, e recebeu o nome de Serra do Facão devido à Usina Hidrelétrica Serra do Facão, localizada entre os dois municípios, e na qual a Alcoa possui participação acionária. O projeto, que teve sua estreia em Po-ços de Caldas (MG) no mês de setembro, segue diversas linhas de ação, entre elas: sensibilização para a temática ambiental, mobilização comunitá-ria, cursos e oficinas, elaboração de um plano de ação comunitário e eventos. Para Suzana Sheffield, vice-presidente do Instituto Alcoa, “a iniciativa busca aprimorar ainda mais o desenvolvimento social das comuni-dades com as quais a Alcoa se relaciona”. O Programa ECOA foi concebido em parceria com o CIEDS, que implementará os 11 Núcleos de Sustentabilidade formados por representantes da sociedade civil, poder público e liderança comunitária.

SOBRE O CIEDS

O GRUPO CIEDS é formado por três instituições: CIEDS – Centro Integrado de Estu-dos e Programas de Desenvolvimento Sustentá-vel, fundado em 1998, instituição filantrópica de utilidade pública federal; CIEDS BRASIL, Centro de Integração e Desenvolvimento Sustentável fundado em 2001, Instituição Social com fins não econômicos; e CIEDS Sociocultural, fundado em 2009, Organização Social, em processo de quali-ficação no Município de São Paulo. Os treze anos de atuação do GRUPO CIEDS resultaram em 280 projetos realizados, mais de 500.000 pessoas beneficiadas direta-mente e cerca de 2.000 comunidades atendidas. O GRUPO atua em todo o território nacional, com sedes nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. Mais informações podem ser encontra-das em www.cieds.org.br.

SOBRE O INSTITUTO ALCOA

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabili-dade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Am-biental, em parceria com o CIEDS. As áreas con-sideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$96 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,3 milhão de horas de trabalho voluntário.

SOBRE A ALCOA

A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 59 mil funcionários e integra pela décima vez consecuti-va o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Pre-sente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três es-critórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda partici-pação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos esta-dos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2010, a empresa registrou fatu-ramento de US$ 1,6 bilhão no Brasil. Em 2011, a Alcoa foi considerada referência em responsabili-dade social e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais infor-mações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

Page 4: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

4 CATALÃO, DEZEMBRO DE 2011www.oedital.com.br

Anhanguera encerra festividade de 58 anos da cidade com MOTOCROSS

Aniversariantes do mês de Novembro e

Dezembro

Wanderley Junior (Juninho)

Patrícia Dourado

Cleiber Leão (Bim)

Bruna Leão

Vitoria Carolina

Guilherme

Celmar Santana

Barbara Carolina

Fotos: Reginaldo Ribeiro

Page 5: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

5www.oedital.com.brCATALÃO, DEZEMBRO DE 2011

Velomar participa da 1ª Feira Ambiental de Catalão

Terça-feira (22/11), o prefeito Velomar abriu oficialmente a 1ª Feira Ambiental de Catalão, que teve como objetivo conscientizar a todos da ne-cessidade de desenvolver a educação ambiental. O evento, promovido pela Prefeitura de Catalão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, encerrou-se na quinta-feira (24/11), no Centro de Convivência Social João Fayad.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Carlos Cézar do Nascimento, aproxima-damente 20 empresas e instituições de Catalão par-ticiparam como parceiras/expositoras. “Mostramos à sociedade o que essas empresas tem feito para o meio ambiente. Nessa oportunidade, cada empresa expôs o seu projeto ou até mesmo trabalhos de pesquisa”, disse.

O objetivo da feira também foi conscientizar sobre a sustentabilidade ambiental no município, proporcionando ao público a possibilidade de adquirir conhecimentos e atitudes de proteção do meio ambiente. “Foi uma forma de conscientizar as pessoas e de transmitir educação ambiental, porque uma comunidade só tem futuro se tiver uma boa educação. Muitas empresas compreenderam a im-portância dessa feira e vieram participar conosco”, destacou o prefeito Velomar.

Foram montados stands para que as em-

Parte da nova linha de produção da fá-brica da Mitsubishi Motors em Catalão deverá ser exportada para países da América do Sul. A marca confirmou ontem o início da produção do utilitário esportivo ASX para 2013 e do sedã Lancer para 2014, que deve dobrar a capaci-dade de montagem atual de 200 para 400 veículos/dia, mais de 100 mil unida-des por ano, até 2015.

A expectativa da direção da Mitsubishi é de que a produção dos novos modelos ganhe o mercado nacional e internacional. Hoje, parte da produção da picape L200 Triton, montada em Catalão, é exportada para a Argenti-na. A ampliação do mercado internacional da marca vai impactar positivamente a arrecadação de tributos e na balança comercial do Estado nos próximos três anos, conforme previsões do governo.

O projeto integra o pacote de ações previstas pela Mitsubishi para Goiás anunciadas no início desse ano. A montadora japonesa pretende investir R$ 1 bilhão em sua fábrica goiana para dar início à montagem do ASX e do Lancer, incluindo a fabricação de motores e de 90% das peças e componentes dos novos modelos de veículos.

O diretor comercial da montadora, Fernando Ma-tarazzo, que esteve ontem em Goiânia para a inaugura-ção da terceira concessionária da Cotril Motors na capital, diz que essa tendência de exportar parte da produção do ASX e do Lancer depende do câmbio.

Fernando Matarazzo afirma que a marca está focada no crescimento das vendas nos mercados da América Latina e que a fábrica de Catalão tem importân-cia nesse processo. Em 2010, as vendas da Mitsubishi

Mitsubishi vai exportar parte de sua nova linha em Catalão

presas apresentassem projetos e ações ligados à proteção/recuperação do meio ambiente, a cons-cientização, ao conhecimento e a formação de valores. Uma das grandes atrações da mostra foi um carro movido a eletricidade, da Mitsubishi Motors. É a primeira exposição em público do modelo da marca no Brasil.

O supervisor geral da Serra do Facão, Fer-nando Arrais, lembrou que é importante esse tipo de trabalho organizado pela prefeitura. “Em nosso stand apresentamos os programas ambientais da Sefac. Desde 2007 temos feito um trabalho intenso de educação ambiental principalmente nas escolas e agora, mais uma vez, mostramos ao cidadão quais são nossas ações nessa região”, explicou.

No primeiro dia de evento, aconteceu a en-trega de prêmios do Concurso de Redação dirigido aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes pública e particular de ensino. Os três primeiros colocados ganharam notebook, câmara digital e bicicleta, respectivamente. Os alunos dis-sertaram sobre o tema Meio Ambiente, Sustentabi-lidade e Cidadania.

Secretaria de ComunicaçãoPrefeitura de Catalão

Motors do Brasil cresceram 25%, com cerca de 46 mil veí-culos e participação de 1,3% no mercado. Com os investimentos anunciados, a marca pretende aumentar sua participação no mercado nacional de 1,4% para 2%, em quatro anos. Para 2011, a previsão de crescimento é de 10% a 15%.

EMPRESAS SATÉLITES

Ainda dentro da pro-gramação de expansão da

fábrica de Catalão, a marca prevê também o aumento da cadeia de fornecedores. Atualmente, estão instaladas sete empresas satélites na unidade goiana, que traba-lham exclusivamente para atender as necessidades da Mitsubishi. A previsão é de que outras 14 empresas tam-bém venham a se instalar para atender as necessidades das outras empresas automobilísticas do Estado, como a Hyundai Caoa, localizada em Anápolis, e a Suzuki, que confirmou a instalação de uma unidade industrial no município de Itumbiara.

Em recente conversa com o presidente da MMC Automotores do Brasil, Robert de Macedo Soares Rit-tscher (Grupo Souza Ramos), que detém a concessão para produção de veículos Mitsubishi no Brasil, o prefeito de Catalão, Velomar Gonçalves Rios, disse que o muni-cípio continua oferecendo uma das melhores condições técnicas, de logística e infraestrutura do Estado para consolidação de empreendimentos industriais, e que a parceria com o município se fortalecerá cada vez mais, principalmente honrando os compromissos assumidos. (O Popular)

Secretaria de Comunicação Prefeitura de Catalão

Além da L200 Triton e da Pajero Dakar, a fábrica de Catalão também vai montar o ASX e o sedã Lancer

Page 6: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

CATALÃO, DEZEMBRO DE 2011www.oedital.com.br6

Page 7: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

www.oedital.com.brCATALÃO, DEZEMBRO DE 2011 7

Page 8: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

8 CATALÃO, DEZEMBRO DE 2011www.oedital.com.br

APóS MObILIzAÇÃO SIMECAT E JOHN

DEERE FAzEM ACORDO

ExPERIêNCIAS DE ELIMINAÇÃO DO TRAbALHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO ExEMPLO

MuNDIAL, DIz OITLeitoa

Pururuca

Receita

CONCuRSO PÚbLICO

Após o anúncio da empresa John Deere de demissões em sua unidade em Catalão, o SIMECAT realizou no dia de ontem uma grande manifestação na porta da empresa, onde os trabalhadores ficaram de braços cruzados por cerca de 3 horas. Em reu-nião entre o sindicato e a direção da empresa ficou acertado um Plano de Demissão Voluntária – PDV, sendo que os 85 funcionários listados para serem demitidos podem aderir ao plano até o próximo dia 17 de dezembro.

Confira os benefícios assegurados:

• Bônus salarial no valor de R$ 2.500,00;

• Pagamento do salário integral do mês de dezembro;

• Um salário de multa para os trabalhadores que não tiveram o repasse do bolsa qualificação pelo MTE;

Os esforços do Brasil para eliminar o trabalho infantil – que se refere às crianças e aos adolescentes de 5 a 17 anos – em pelo menos 50% nos últimos 20 anos servem como exemplo mundial a ser seguido, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Porém, as autoridades sabem que o empenho deve ser mantido, pois ainda há cerca de 4,1 milhões de crianças e adolescentes traba-lhando ilegalmente no país, principalmente no Norte e Nordeste.

Para verificar os projetos desenvolvidos

Quarta feira dia 28, em seu Gabinete o Prefeito Diorivan, deu posse a mais três Professoras que conquistaram vagas no Con-curso Público Municipal 001/2010, realizado nesta administração. Foram empossadas e ja começaram a trabalhar no cargo de Professora

• Reembolso aos trabalhadores que tiveram repasse do MTE referente as parcelas do bolsa qualificação;

• Fim das horas negativas do banco de horas;

• Extensão do plano de saúde e odontológi-co até o final de janeiro de 2012;

• Pagamento das férias rescisórias, férias e 13º salário.

Segundo José Geraldo, diretor do SIMECAT e trabalhador da empresa John Deere, esse acordo é considerado como uma grande vitória do sindicato e trabalhadores, haja vista que a empresa deixou bem claro que as demissões em Catalão são inevi-táveis, alegando o enfraquecimento do mercado de máquinas agrícolas.

em parceria pelos governos federal, estaduais e mu-nicipais e pela OIT e conversar com as autorida-des brasileiras, a diretora-geral do Programa In-ternacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da organização, Constance Tho-mas, chega ama-nhã (6) ao Brasil, onde fica até o dia 13.

A diretora visitará Salvador, Cuiabá e Brasília.

NA capital federal, ela se reunirá com os minis-tros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, In-dústria e Comércio Exterior) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), além de integrantes do Ministério Público e do Ministério das Relações Exteriores.

O coordenador nacional do Projeto Internacional para a Eliminação do Trabalho In-fantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, disse à Agência Brasil que o fim da exploração de crianças e adoles-

P III - Licenciatura Plena em Pedagogia: Fran-ciene Martins Alves, Elciene Pires da Silva e Regilaina Ribeiro Moreira. Com isso o Prefeito vem cumprindo o compromisso com todos os concursados.

centes está diretamente associado às políticas públicas na área social.

“A experiência desenvolvida no Brasil é modelo devido ao conjunto das ações. A elimi-nação do trabalho infantil depende de esforços para a execução de políticas sociais, como o Bolsa Família, o Mais Educação e outros”, dis-se Mendes. “Mas é necessário lembrar que o problema ainda existe e deve ser solucionado”, acrescentou ele.

Mendes disse ainda que a OIT está preocupada com a possibilidade de o trabalho infantojuvenil ser retomado em áreas que es-tava extinto em decorrência dos impactos da crise econômica internacional. “Nosso receio é que o trabalho infantil seja retomado em países que ele já não existia mais.”

Na semana passada, autoridades do Ti-mor Leste estiveram no Brasil para observar os programas desenvolvidos em várias cidades. A ideia é que, no primeiro semestre de 2012, as medidas sejam implementadas no país.

No Brasil, o trabalho denominado pe-rigoso é vetado para quem tem menos de 18 anos. Aos 14 e 15 anos, o adolescente bra-sileiro pode trabalhar como aprendiz. Aos 16 anos, o jovem pode ser contratado com carteira assinada e seguindo a legislação.

Agência Brasil

Ingredientes:

1 leitoa de 6 a 7 kgSalAlhoPimenta do reinoPimenta dedo de moçaLimão cravo ou limão Taiti

Modo de fazerA leitoa deve ser morta na véspera. E muito bem lavada, com pêlo bem raspado, corte ao meio. É preciso passar limão por toda a pele da leitoa, para tirar gostos e cheiros.

O tempero!Nada complicado. Uma “marinada” resolve bem..Use limão, sal, alho, pimenta- do- reino e pimenta dedo de moça amassada ou triturada. Pode pôr vinho branco, se gostar. Faça o tempero numa bacia funda, e ponha a lei-toa de “molho”, depois de passar o caldo por toda a exten-são da carne. Deixe dormir na geladeira, depois de cobrir com papel alumínio. Se quiser vedar melhor, pode ainda embrulhar em saco plástico grande, para não dar “cheiro”.

Em média, você vai gastar 2 horas e meia de forno para assar a leitoa, colocando a leitoa primeiro com as coste-las para baixo na forma, virando depois de 40 minutos as costelas para cima e na parte final com o couro para cima, Depois, aumente a temperatura, para que a carne vá gra-tinando, além de assando. Tudo depende da temperatura. Vá verificando e controlando, para que a carne não fique crua nem assada demais.

Quando estiver no ponto ponha uma panela com 1 litro de óleo para esquentar. Quando estiver bem quente, quase saindo fumaça, jogue essa gordura sobre a leitoa para que sua pele estoure e fique pururucada, ou então use um “pururucador a gás”

Decoração de natal em Caldas Novas registra grande número de visitantes

A Praça Mestre Orlando está registrando dia-riamente um bom número de visitantes entre adultos e crianças no período noturno, em virtude da decoração natalina feita pela prefeitura de Caldas Novas, dentro do Projeto Natal dos Sonhos. As visitas são de mora-dores da cidade e também de turistas que se renderam aos encantos da iluminação e símbolos natalinos montados no local. A visão noturna da Praça Mestre Orlando é um verdadeiro espetáculo de cores, que salta aos olhos do público.

Esse ano a prefeitura caprichou na decoração, tanto da Praça Mestre Orlando, localizada no coração da cidade, quanto em dezenas de praças espalhadas por vários bairros, como na Nova Vila, Caldas D´Oeste, Estância dos Buritis e santa Efigênia. Na Praça Mestre Orlando foi montada uma árvore com 19 metros de altura e iluminação em led decorada nas cores verde e vermelha, sendo o maior destaque da decoração. As árvores, especialmente as palmeiras foram decorados com milhares de mini-lâmpadas proporcionando uma visão belíssima aos freqüentadores. A casa do Papai Noel com vários símbolos do natal também chama atenção de todos, principalmente da criançada.

Na tenda da Secretaria da Habitação foi mon-tada uma réplica de casas populares, que também

está atraindo a atenção das pessoas, mostrando que em Caldas Novas o Poder Executivo já entregou de-zenas de residências para famílias carentes que não tinham um teto para morar. Os conjuntos habitacionais construídos fazem parte da parceria entre a Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Caldas Novas, no programa Minha Casa Minha Vida.

Page 9: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

9www.oedital.com.brCATALÃO, DEZEMBRO DE 2011

ACIDENTE NO JAPÃO ENVOLVE COMbOIO

COM FERRARIS E CARROS DE LuxOColisão ocorreu em estrada em

Yamaguchi. 10 ficaram feridos. Entre os 14 carros havia três Mercedes, um

Lamborghini e oito Ferraris.Dúvidas sobre (DPVAT) O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito.

Como o próprio nome diz, ele indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automoto-res de Via Terrestre.

Isso significa que o DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veícu-los que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Observe que nessa definição não se enquadram trens, barcos, bicicletas e aeronaves. É por isso que acidentes envolvendo esses veículos não são indenizados pelo Seguro DPVAT.

O DPVAT, por ser um seguro destinado exclusivamente a danos pessoais, não prevê cober-tura de danos materiais causados por colisão, roubo ou furto de veículos. Também não estão cobertos pelo DPVAT os acidentes ocorridos fora do território nacional e os veículos estrangeiros em circulação no Brasil estão sujeitos a contratação de um seguro específico para este fim, entre eles o seguro Carta Verde (para maiores informações sobre o carta verde clique aqui).

Em caso de acidente, as situações indeni-zadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.

Você mesmo dá entrada nos pedidos de indenização e/ou de reembolso. O procedimento é simples, gratuito e não exige a contratação de inter-mediários. Basta juntar a documentação necessária (consulte aqui) e levar ao ponto de atendimento mais próximo (consulte aqui).

Outro dado importante é que o Seguro DPVAT é obrigatório porque foi criado por lei, em 1974. Essa lei (Lei 6.194/74) determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem ex-ceção, paguem o Seguro DPVAT. A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com a sua responsabilidade.

É por isso que pagar o Seguro DPVAT é mais do que uma obrigação. É um exercício de cidadania.

Conheça as situações cobertas pelo Segu-ro DPVAT, válidas para motoristas, passageiros e pedestres, seus respectivos valores de indenização ou reembolso e saiba quem pode solicitar a indeni-zação:

INDENIZAÇÃO POR MORTE

Situação coberta: morte de motoristas, pas-sageiros ou pedestres provocada por veículos au-tomotores de via terrestre ou cargas transportadas por esses veículos, em atropelamentos, colisões e outros tipos de acidentes.

Valor da indenização: o valor da indenização é de R$ 13.500,00 por vítima

Quatorze carros de luxo, entre eles oito Ferraris, um Lamborghini e três Mercedes, se envolveram em um acidente que deixou 10 pessoas feridas levemente na região oeste do Japão. O acidente aconteceu no domingo (4) em uma estrada na província ocidental de Ya-maguchi, quando um comboio com 20 veículos de luxo colidiu. Os motoristas que vinham atrás

Beneficiários: são os herdeiros da vítima.De acordo com a Lei 11.482/07, para aci-

dentes ocorridos a partir de 29.12.2006, o valor da indenização é dividido simultaneamente, em cotas iguais, entre o cônjuge ou companheiro (50%) e os herdeiros (50%). Conforme a quantidade de herdeiros, a cota é fracionada em partes iguais. Se o acidente ocorreu antes de 29.12.2006, o cônjuge ou companheiro recebe primeiro a indenização e, na falta destes, os filhos ou, nesta ordem, os pais, avós, irmãos, tios ou sobrinhos.

Para informações de como solicitar a indeni-zação por morte clique aqui

INDENIZAÇÃO POR INVALIDEZ

PERMANENTE

Situação coberta: invalidez permanente total ou parcial decorrente de acidente envolvendo veículos automotores de via terrestre ou cargas transportadas por esses veículos.

Entende-se por INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL a perda ou redução, em cará-ter definitivo, das funções de um membro ou órgão, em decorrência de acidente provocado por veículo automotor. A impossibilidade de reabilitação deve ser atestada em laudo pericial.

Valor da indenização: o valor da indenização é de até R$ 13.500,00 por vítima. Variando conforme a gravidade das seqüelas e de acordo com a tabela do Seguro de Acidentes Pessoais.

Beneficiários: quem recebe a indenização por invalidez é a própria vítima do acidente.

Para informações de como solicitar a indeni-zação por invalidez clique aqui

REEMBOLSO DE DESPESAS MÉDICO-

HOSPITALARES DAMS

Situação coberta: reembolso de despesas médico-hospitalares pagas por pessoa física ou jurídica pelo tratamento de lesões provocadas por veículos automotores ou por cargas transportadas por esses veículos.

Valor do reembolso: o valor do reembolso é de até R$ 2.700,00 por vítima, variando conforme a soma das despesas cobertas e comprovadas, aplicando-se os limites definidos nas tabelas auto-rizadas pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP.

Beneficiários: o beneficiário em casos de DAMS é a própria vítima.

Para informações sobre como solicitar a indenização clique aqui

Beneficiários menoresMenor de 16 anos: a indenização será paga

ao representante legal (pai/mãe) ou ao tutor.Menor entre 16 e 18 anos: a indenização

será paga ao menor desde que assistido por repre-sentante legal (pai/mãe) ou tutor. Em caso de tutor, é necessária a apresentação de Alvará Judicial.

Fonte: http://www.dpvatseguro.com.br

tentaram escapar, sem sucesso, e os carros acabaram engavetados. Segundo as primeiras informações, a colisão pode ter sido causada pelo excesso de velocidade. Dez pessoas foram levadas ao hospitall com ferimentos leves. Os motoristas, um grupo de fãs de carros de luxo, viajavam em grupo de Kyushu (sul do país) até a cidade de Hiroshima (oeste).

Page 10: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

10 CATALÃO, DEZEMBRO DE 2011www.oedital.com.br

Page 11: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

11www.oedital.com.brCATALÃO, DEZEMBRO DE 2011

Page 12: JORNAL O EDITAL DEZEMBRO 2011

CATALÃO, DEZEMBRO DE 2011www.oedital.com.br12