jornal Ô de casa de natal

12
“AQUI SE CONCRETIZA O ESFORÇO, A COOPERAÇÃO, A SOLIDARIEDADE EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE E O DESEJO DE UM NATAL MAIS FELIZ.” Ô DE CASA EDIÇÃO 47 | NOVEMBRO/DEZEMBRO 2011 IMPRESSO A sinergia se faz a parr da união e da colaboração de todos em prol de um único objevo. Neste ano que termina, unimos nossos esforços em direção a nossas metas. Estamos novamente juntos para o final de mais um ano. É o momento em que paramos para relembrar as coisas boas que aconteceram em nossas vidas, que ficarão marcadas para sempre em nossos corações. E, com a chegada e um novo ano, reacendem os senmentos de fé e esperança por dias melhores. Que os desafios do próximo ano se transformem em oportunidades de crescimento e realizações. Desejamos que o ano de 2012 seja repleto de vitórias e nossa união seja sinônimo de sucesso. Feliz Natal e Boas Festas!

Upload: eneias-penteado

Post on 24-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Diagramação jornal Ô de Casa 47

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal Ô de Casa 1“AQUI SE CONCRETIZA O ESFORÇO, A COOPERAÇÃO, A SOLIDARIEDADE EM

FAVOR DO MEIO AMBIENTE E O DESEJO DE UM NATAL MAIS FELIZ.”

Ô DE CASAEDIÇÃO 47 | NOVEMBRO/DEZEMBRO 2011

IMP

RES

SO

A sinergia se faz a partir da união e da colaboração de todos em prol de um único objetivo. Neste ano que termina, unimos nossos esforços em direção a nossas metas.

Estamos novamente juntos para o final de mais um ano. É o momento em que paramos para relembrar as coisas boas que aconteceram em nossas vidas, que ficarão marcadas para sempre em nossos corações.

E, com a chegada e um novo ano, reacendem os sentimentos de fé e esperança por dias melhores.

Que os desafios do próximo ano se transformem em oportunidades de crescimento e realizações. Desejamos que o ano de 2012 seja repleto de vitórias e nossa união seja sinônimo de sucesso.

Feliz Natal e Boas Festas!

Page 2: Jornal Ô de Casa de Natal

Ô DE CASA

Jornal 47 | Novembro/Dezembro 20112

Ô de Casa é uma publicação da Usina Santa Adélia S/[email protected]

Programa mudança de atitude

CoaChing: desenvolvendo PotenCiais

Um preparo para a tomada de consciência de um novo momento

pessoal, profissional e empresarial para os empregados da Usina Santa Adélia. Este é o propósito do Programa Mudança de Atitude (PMA), que chegou a sua última etapa no final de novembro.

Iniciado em 2009, o Programa tem a proposta de aprimorar nossa postura no trabalho e em casa. Foram cinco módulos de treinamento: Gestão Baseada em Valor e Atitude, Construindo um Ambiente de

Alta Performance, Liderança Situacional, Eneagrama e a Administração de Conflitos Interpessoais e o Coaching – Uma Ferramenta de Desenvolvimento de Equipe.

Ressaltando a importância do nosso comportamento frente ao trabalho em equipe, o papel do líder em busca do desenvolvimento pessoal e da equipe, o Programa envolveu a liderança de todos os setores da empresa, em Jaboticabal e Pereira Barreto.

De acordo com a supervisora de

Desenvolvimento e Comunicação, Aline Panobianco Chizolini, todos os conceitos trabalhados servirão como ferramentas para desenvolver habilidades e capacitar os gestores para que trabalhem com foco em resultados, de forma mais coerente com nossos valores. “Com o final do Programa, esperamos que todos os gestores coloquem, de fato, os conceitos em prática, para que eles sejam realmente incorporados e passem a fazer parte da nossa rotina”, afirma.

Focado na maximização de resultados, o último módulo do PMA, intitulado

Coaching – Uma Ferramenta de Desenvolvimento de Equipe, foi realizado nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano. Como tradição, depois de concluída a etapa, a equipe recebeu a Visita da Sogra no final de novembro, visando a resgatar e a reforçar os conceitos trabalhados durante o Programa.

Durante o módulo do Coaching, foram resgatados todos os conceitos desenvolvidos ao longo do Programa, como ferramentas para o gestor no desenvolvimento dos diferentes estilos de pessoas que temos nas equipes. “O Coaching foi trabalhado como um estilo de liderança, visando a ampliar o desempenho da equipe, aumentando os resultados positivos. Um líder coach é aquele que sinaliza a sua equipe o estado atual e aonde quer chegar, orientando-os neste caminho que deve ser percorrido”, afirma Aline.

Um dos principais aprendizados desta etapa é estabelecer metas para trabalhar com objetividade. O Coaching pode representar ganho em produtividade, porque foca em definições de metas e monitoramento

das atividades. O líder deve saber aonde deve chegar, para performar com objetividade e equilíbrio.

Os conceitos trabalhados no treinamento também podem ser levados para outras esferas da vida do profissional, fora do trabalho. “O processo encoraja a pessoa a ir além de seus limites estabelecidos, a buscar novos desafios e a ampliar seus resultados”, declara Aline.

todos juntos em uma úniCa direção

PeriodicidadeBimestralDistribuição gratuitaProduçãoFábrica da PalavraTiragem >> 4.500 unidades

Jornalista ResponsávelDenise Sacco - MTb 22.184 TextosTatiana Zilio - MTb: 64.049Desenvolvimento e Comunicação - RHCássia Fernandes - MTb [email protected]

FotosUsina Santa Adélia e Fábrica da Palavra.

Este jornal circula em Barrinha, Córrego Rico, Dobrada, Guariba, Guzolândia, Ilha Solteira, Jaboticabal, Pereira Barreto, Santa Ernestina, Sud Mennucci, Susanápolis, Taiaçu, Taiuva, Taquaral, Taquaritinga.

ExPEDIENTE

Page 3: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal Ô de Casa 3

No final de outubro, nossa empresa recebeu a certificação mundial da Bonsucro (Better Sugarcane Initiative),

considerada um importante passaporte para exportação de açúcar e etanol, ao garantir as melhores práticas de sustentabilidade durante o processo produtivo. Com o selo, entregue em Jaboticabal, passamos a ser a única da região de Ribeirão Preto dentro deste padrão internacional de sustentabilidade.

“Esse resultado positivo representa um grande passo para a Usina Santa Adélia, pois é a primeira certificação de sustentabilidade da empresa e uma das mais rígidas da atualidade para o setor, demonstrando a solidez das ações econômicas, sociais e ambientais da empresa”, afirma Idalina Thomazelli, coordenadora de Meio Ambiente e Qualidade.

O padrão Bonsucro avalia os impactos da produção de cana-de-açúcar na biodiversidade, no ecossistema e nos direitos humanos, além do cumprimento às exigências legais e à melhoria contínua nos processos de produção. Como explica a supervisora de Meio Ambiente, Maria José Almeida de Almeida, a certificação é um importante diferencial na comercialização de nossos produtos. “Por se tratar de um certificado com reconhecimento global, o selo Bonsucro atesta que a nossa empresa continua atendendo ao mercado mais exigente, ou seja, União Europeia, Estados Unidos, países asiáticos e clientes internos, como Coca-Cola”, afirma.

São apenas sete usinas que produzem açúcar e etanol que já receberam a certificação mundial da Bonsucro, sendo todas elas localizadas no Brasil. Nossa empresa foi certificada apenas quatro meses após o lançamento do selo, o que comprova a qualidade da gestão e o comprometimento de toda a equipe da Usina Santa Adélia em conquistar mais esta certificação.

O processo de auditoria foi realizado pela empresa Control Union Certifications, creditada pela Bonsucro. Durante os quatro dias de avaliação, a equipe analisou diversos indicadores, como consumo de energia e de água, emissão de gases de efeito estufa, baseados em cinco princípios (confira abaixo).

Os indicadores foram analisados por meio de documentos da empresa, entrevistas com empregados, visitas a campo e calculados através de um padrão da própria instituição, chamado “Bonsucro Calculator”. O certificado é válido por três anos, com auditorias anuais para renovação.

Qualidade reConheCida internaCionalmente

BONSUCRO FOI CRIADA PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS DA CANA

A Bonsucro é uma organização mutissetorial, criada em 2005, para reduzir os impactos ambientais e sociais da cana-de-açúcar, com a definição de um padrão e princípios socioambientais para as regiões de cultivo de cana em todo o mundo.

A instituição, sediada em Londres, funciona como um fórum de diálogo internacional, reunindo produtores, redes varejistas, empresas e investidores empenhados no melhoramento contínuo da produção da cana e seus produtos.

CONHEÇA OS PRINCíPIOS QUE gARANTEM NOSSO PADRÃO SUSTENTáVEL:

• Princípio 1: Cumprir a Lei;• Princípio 2: Respeitar os direitos humanos e trabalhistas;• Princípio 3: Gerenciar a eficiên-cia dos insumos, da produção e do processamento para aumentar a sustentabilidade;• Princípio 4: Gerenciar ativamen-te a biodiversidade e os ecossiste-mas;• Princípio 5: Melhorar continua-mente as áreas-chave do negócio.

O QUE gANHAMOS COM ISSO?

A certificação Bonsucro (Better Sugarcane Initiative) é uma exigência da União Europeia para exportadores. Ela deverá facilitar a entrada dos nossos produtos na União Europeia, assim como em outros mercados internacionais, que exigem que os os produtos da cana-de-açúcar importados estejam dentro de um padrão internacional comum de melhores práticas produtivas, levando em conta questões ambientais, trabalhistas e de emissões de gases do efeito estufa.

Certificação global de sustentabilidade atesta que trabalhamos com melhores práticas de produção

Page 4: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal 47 | Novembro/Dezembro 20114

A nossa empresa realizou, em novembro, dois encontros com os parceiros

e fornecedores da Usina Santa Adélia Pioneiros. Os eventos aconteceram no Centro Comunitário “Fábio Rogério Concórdia”, em Sud Mennucci, e reuniram empregados da empresa, além de cerca de 40 convidados nos dois dias.

Esta reunião teve como objetivo apresentar a empresa e a equipe Técnica Agrícola. Ao final da tarde, os presentes participaram de uma confraternização, com churrasco, ao som de uma dupla sertaneja.

Com o mesmo objetivo do Dia do Fornecedor, realizado em setembro na Usina Santa Adélia Jaboticabal, o evento contou também com a palestra “Desempenho de Variedades Genéticas na Safra de 2011/2012”, ministrada pelo consultor agrícola Hideto Arizono. Em seguida, os fornecedores assistiram à apresentação do supervisor Agrícola Alessandro Nascimento, sobre Manejo da Cigarrinha-das-Raízes.

O produtor rural Everton Luiz Zan Alves da Silva, há sete anos fornecedor da Usina Santa Adélia Pioneiros, aprovou a iniciativa. “O evento foi importante para que possamos conhecer a equipe da Usina da Santa Adélia. A partir desta reunião, sabemos quem procurar, quem pode ajudar-nos no dia a dia, etc. Antes não tínhamos este tipo de apoio”, afirma.

A necessidade de se aproximar deste público foi identificada através de uma pesquisa realizada com os fornecedores de cana da USA JB e USA PB, no ano passado. A pesquisa buscou medir o nível

de satisfação dos fornecedores e avaliar os serviços prestados, a fim de identificar os pontos fortes e as áreas onde melhorias precisam ser feitas. “Um relacionamento mais estreito permite que a Usina possa atender às necessidades dos fornecedores de forma mais eficaz, otimizando recursos e processos, fortalecendo a confiança e o respeito pela empresa”, afirma Cássia Fernandes, analista de recursos humanos na área de Desenvolvimento e Comunicação.

José Antônio Ferracini, fornecedor há 30 anos, ressaltou a importância desse relacionamento. “Achei muito bom o evento, principalmente a palestra sobre orientação de controle de pragas. Além disso, o encontro é importante para conhecermos a equipe da Santa Adélia. A expectativa com a nova gestão da Usina é muito boa”, declara.

Além das ações de relacionamento, a empresa disponibilizará para os fornecedores da Usina Santa Adélia Pioneiros o “Fornecedor Online”, uma ferramenta dinâmica através da qual o fornecedor poderá acompanhar diariamente a colheita, extratos, saldos entre outras informações relativas ao fornecimento. Atualmente, a ferramenta está passando por um processo de modernização.

A realização do Dia do Parceiro e do Dia do Fornecedor só foi possível com o envolvimento de todos os setores da área Agrícola, além do trabalho das equipes de Desenvolvimento & Comunicação, Tecnologia da Informação e Restaurante.

dia do ParCeiro e dia do ForneCedor: diálogo e ConFiançadia do ParCeiro

dia do ForneCedor

dia do ForneCedor aConteCeu também em Pereira barreto

No dia 02 de dezembro, a Usina Santa Adélia Pereira Barreto também teve seu Dia do Fornecedor. Realizado no Espaço Oasys, o evento reuniu fornecedores de cana, com o foco em ampliar a visão e o entendimento sobre questões importantes para a produção.

Os fornecedores assistiram a palestras sobre “Pragas de Solo: Nematoides, Cupim e Migdolus”, com Dr. Wilson Novaretti, e “Manejo da Cigarrinha-das-Raízes”, com Alessandro Nascimento. Após as palestras, foi realizada a confraternização com a equipe técnica da área Agrícola.

O produtor Aiçar José Aun, fornecedor da Usina Santa Adélia Pereira Barreto há cinco anos, aprovou a ação. “A iniciativa é muito boa. A qualidade dos palestrantes foi excelente e a seleção de temas bem atual, isso auxilia o fornecedor que não tem formação técnica. Por isso, é muito importante que o Dia do Fornecedor continue. Já estamos esperando pelo próximo”, declara o produtor.

Este foi o primeiro evento em Pereira Barreto realizado exclusivamente para fornecedores de cana. A expectativa é realizar um novo encontro em fevereiro de 2012, para falar sobre plantio.

Usina Santa Adélia Pioneiros

Page 5: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal Ô de Casa 5

A partir da próxima safra, nossa empresa contará com mais uma

ferramenta para a segurança e agilidade dos processos: o CEC Online (Controle de Entrada de Cana Online). O software implantado em Jaboticabal desde setembro de 2010 e testado durante a última safra permite o acompanhamento em tempo real das operações de colheita e do fluxo de entrada de cana na Usina.

De acordo com Rogério Nicola, analista de sistemas agrícola, o Projeto foi concebido para automatizar e dar garantia de que as informações de colheita chegassem à usina com a confiança necessária. “Os dados gerados no campo são enviados automaticamente até a balança, sem a intervenção do usuário, o que garante a veracidade das informações”, explica Rogério.

Além dos indicadores de colheita, o CEC Online conta com computadores de bordo e comunicação através do sistema GPRS (feita através de linhas de celulares),

que possibilitam o monitoramento online dos equipamentos, fornecendo informações sobre localização, operador, registros operacionais (velocidade, rotações do motor, implementos em funcionamento, etc.), e gerando alertas para os procedimentos operacionais inadequados, como excesso de velocidade, motor ocioso, excesso de rotações do motor, entre outros dados.

O CEC Online é um projeto concebido pela área agrícola e foi desenvolvido em parceria com a AGM-Tech e com o apoio das áreas de Suprimentos, TI, Recursos Humanos, Recursos Mecanizados e Controle do Tráfego.

Desde agosto deste ano, o sistema de computadores de bordo já está instalado na frota de máquinas que compõem o processo de colheita: carregadoras, reboques de cana inteira, colhedoras, caminhões/tratores de transbordo e caminhões canavieiros. Os treinamentos com os empregados foram realizados

no dia 24 de agosto e já em setembro o sistema começou a gerar as primeiras informações.

A partir da próxima safra, o CEC Online deverá estar em pleno funcionamento. Além das funcionalidades destacadas, serão implantadas novas soluções a partir dos computadores de bordo já instalados. “Os principais desdobramentos do sistema que poderão ser testados na próxima safra são a geração de um Mapa de Produtividade, obtido através de sensores nas colhedoras que medirão a quantidade de cana por coordenada e a Fila Única de Transbordos, que passarão a ser alocados de forma dinâmica, trazendo economia e produtividade no processo. Outras soluções importantes serão a Configuração Remota dos Equipamentos e o Monitoramento Online, realizado por um profissional, que irá monitorar e analisar estas informações 24 horas por dia”, ressalta Rogério.

segurança, agilidade e ProdutividadeAgrícola implanta programa para gestão online da frota de colheita

O analista de sistemas agrícola, Rogério Nicola, e o gerente Agrícola da USA Jaboticabal, Gláucio Carrit Antiga, durante a visita técnica da fase-piloto do programa

Page 6: Jornal Ô de Casa de Natal

Natal: aqui fazemos juntosEm um trabalho conjunto, representantes dos mais diversos

setores participaram da montagem das Árvores de Natal, em Jaboticabal e em Pereira Barreto.

Em Jaboticabal, a nossa árvore foi montada com 13 metros de altura, toda confeccionada com garrafas PET. Para a composição da árvore, foram utilizadas 5 mil garrafas, arrecadadas com o apoio dos empregados e de empresas que foram nossas parceiras.

A equipe que participa do projeto é voluntária. Este ano, a árvore foi adotada pelas famílias dos empregados Nilton César Otoboni e Orival de Campos, que realizaram a limpeza das garrafas, a retirada dos rótulos e a preparação para a montagem. Já a estrutura e a montagem da árvore mobilizaram uma equipe de diversos departamentos.

Em Pereira Barreto, a árvore tem 6,7 metros de altura e utilizou 1,8 mil garrafas de refrigerante.

As garrafas PET serão doadas para cooperativas de reciclagem das cidades de Jaboticabal e Pereira Barreto.

AgRADECIMENTOSAdão FerreiraAgenor Raimundo FerreiraAlcindo Alves da CostaÂngelo Natal BressianoCarlos S. MaiaCássia M. FernandesDélcio Pires da SilvaEduardo Pedro SilvaGuilherme Lopes CabralIsabel de Souza Rodrigues de Almeida

Jailson ContreraJoão Carlos Alves da RochaLuís Carlos LazaretiMárcia Regina da SilvaMoisés Eduardo Michelin JorgeRaimundo Ferreira GomesRodrigo PatoSamuel Caetano GomesValdinei Borges dos SantosValdir de Oliveira Ferreira6

Foram utilizadas

5 mil garrafas na confecção da árvore de

Natal da Usina Santa Adélia

Jaboticabal

Page 7: Jornal Ô de Casa de Natal

Jailson ContreraJoão Carlos Alves da RochaLuís Carlos LazaretiMárcia Regina da SilvaMoisés Eduardo Michelin JorgeRaimundo Ferreira GomesRodrigo PatoSamuel Caetano GomesValdinei Borges dos SantosValdir de Oliveira Ferreira

Vanderlei Rodrigues de AlmeidaWilliomar Desidério BispoWilson Pereira de SouzaVigilantes da Souza Lima ÀS FAMíLIAS DE:Nilton Cezar OtoboniOrival de Campos

EMPRESAS QUE ACREDITARAM NO PROJETO:Supermercado do Roberto – Bairro Jd das RosasPizzaria Número 01Buffet Ize Lanchonete do Abel Pizzaria Cascata Ranchão da Pizza Kid Pastelaria da Neguinha-Guariba Reciclagem de Jaboticabal

Este ano, topamos o desafio de aumentar o tamanho da Árvore. Isso incluiu aumentar bastante o número de garrafas. Durante um mês e meio, eu e minha família estivemos envolvidos em lavar, tirar os rótulos e preparar as garrafas para a montagem. É uma satisfação imensa vê-la agora, depois de montada e de todo o trabalho que realizamos em equipe!Nilton Cezar Otoboni, mecânico de máquinas agrícolas

Fazer com que a ideia da Árvore de Natal saísse do papel, foi um desafio que consegui vencer com a ajuda de várias pessoas. Fiquei muito apreensivo porque seria a partir do meu desenho que se iniciaria a confecção da árvore. Mas fiquei muito contente com o resultado final. Ela ficou maravilhosa graças à disponibilidade dos voluntários!Samuel Caetano gomes, desenhista projetista industrial

A Árvore de Natal representa um símbolo de paz, alegria e confraternização. Esta atividade torna-se um trabalho diferenciado dos outros, pois já na construção nos envolvemos com espírito natalino, simbolizando um bom final de ano.Eduardo Pedro Silva, elétrica e instrumentação

É uma emoção imensa cada vez que eu passo pela rotatória e vejo a nossa Árvore imensa, decorando a nossa empresa. A minha família se envolveu muito na produção da árvore e hoje é uma satisfação sem tamanho vê-la pronta. A construção da árvore somente foi possível com a colaboração de uma grande equipe, e essa é uma vitória de cada um de nós que participou e envolveu.Orival de Campos, encarregado de logística

Para mim, foi muito gratificante participar da montagem da Àrvore de Natal e ver a satisfação de todos os funcionários e de todos que podem presenciar o trabalho que foi realizado. Desejo paz, saúde e muita alegria para todos os funcionários, diretores e todos os familiares. Um ano de plenas realizações e que todos atinjam seus objetivos para o ano de 2012.Alcindo Alves da Costa, Caldeiraria

Jornal Ô de Casa 7

Page 8: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal 47 | Novembro/Dezembro 20118

No final de outubro, foi realizada, no Clube da 3ª Idade de Sud Mennucci, a cerimônia

de formatura de trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar que concluíram o curso de requalificação profissional do Programa Renovação.

Os cursos foram ministrados por professores do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) de Araçatuba, entre os meses de março e abril deste ano, nas dependências da Usina Santa Adélia Pioneiros. Foram 31 formandos no curso de Auxiliar de Eletricista de Manutenção Automotiva.

Para muitos trabalhadores do corte de cana, os cursos oferecidos pelo Programa Renovação, coordenados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), representam uma grande oportunidade de crescimento, não só profissional, mas também pessoal.

O programa foi realizado em Jaboticabal, em 2010, e tem como objetivo requalificar cerca de 3,5 mil trabalhadores por ano, funcionários e ex-funcionários do corte manual de cana, atividade que está sendo substituída com o avanço da mecanização nas lavouras.

Projeto renovação: requalificação dos trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar na usa PiNossa Usina mais

bonita no Natal

A Árvore de Natal da Usina Santa Adélia Pereira Barreto tem 6,7 metros de altura e utilizou

1,8 mil garrafas de refrigerante.

Page 9: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal Ô de Casa 9

Em novembro, foi eleita a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de

Jaboticabal para o mandato de um ano. As eleições, que aconteceram durante o mês de outubro, nomearam oito novos integrantes, que se juntaram aos oito representantes indicados pela empresa, fechando o grupo de dezesseis cipeiros, que representam três setores: Recursos Mecanizados, Indústria e Administração.

Os trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar também elegeram sua comissão, a CIPA-TR, composta por doze membros:

seis eleitos pelos empregados e outros seis indicados pela empresa.

As novas equipes passaram por um curso de formação de 20 horas, que abordou temas como o programa STOP de prevenção a acidentes, riscos ambientais, inspeção de segurança, primeiros socorros, noções sobre as legislações relativas à segurança e saúde no trabalho, dentre outros assuntos.

No dia 02 de dezembro, aconteceu a cerimônia de posse da comissão, no Clube da Usina. Durante o evento, os cipeiros receberam os certificados do treinamento,

ressaltando a importância da integração dos setores e da participação ativa dos membros da comissão. “É necessário que o trabalho seja desenvolvido com seriedade. As CIPAs vêm ganhando reconhecimento dentro da empresa, o que exige cada vez mais envolvimento de todos os integrantes”, afirma o supervisor de Saúde e Segurança do Trabalho, Augusto César de Mello.

Além da dedicação dos cipeiros, Augusto destaca que o incentivo dos gestores também é determinante para a atuação efetiva das CIPAs.

CiPa e CiPa-tr: novas Comissões em jabotiCabal

CiPa gestão 2011/2012Eleitos

Idelvano Pereira BritoNilton Pereira da CircuncisãoMarcia Regina M. MoraisNelson Rodrigo de AbreuMárcio Roberto PaulinoMaria de Jesus Diniz SaesAnderson Luciano de OliveiraLucas Henrique Irano da Silva

IndicadosCamila Ap. MiquelinCassia Morgon FernandesOsvaldir Leandro de Moraes Jr.Fúlvio Ricardo NunesJoselito Mateus da SilvaRoque PereiraValdecir Aparecido Chianezio

CiPa-tr gestão 2011/2013Eleitos

Gildete Pereira BorgesFernando Gabriel Cabrera AscencioNair Vaz MartinsAntonia Pereira da SilvaAdauto ManoelAdriana Alessandra Braquim

IndicadosTiago Américo PereiraJair da Costa PereiraRenato Soares dos SantosJosé Antônio Tomaz Davi dos SantosJorge Pereira da Cruz Elis Regina D. Furtado Ribeiro

A função das comissões é identificar os riscos de acidentes dentro dos

processos de trabalho, atuando na pre-venção e cumprimento das normas regu-lamentadoras, promovendo a segurança de trabalho de todos os empregados, em qualquer função na empresa.

As comissões são compostas por dois grupos: os representantes dos emprega-dos e os dos empregadores. A cada novo

mandato, os empregados selecionam os cipeiros, por meio de eleição, e a empre-sa indica o mesmo número de membros para compor a comissão. A CIPA é sele-cionada anualmente, enquanto a CIPA--TR tem mandato de 2 anos.

Os membros da CIPA devem partici-par das reuniões, investigar e analisar os acidentes ocorridos, sugerindo medidas preventivas, e realizar inspeções nos lo-

cais de trabalho. Além disso, têm o papel de promover a divulgação de princípios e normas de segurança junto aos demais trabalhadores e de atuar como porta-vo-zes dos problemas de segurança comuni-cados pelos empregados.

Os grupos realizam reuniões mensais para discutir um plano de ação e definir os encarregados para as metas estabele-cidas.

Conheça as novas Comissões:

Com

o F

un

Cio

na

a C

iPa

Page 10: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal 47 | Novembro/Dezembro 201110

vem aí o torneio interdestilariasDurante o mês de janeiro de 2012, a Usina Santa Adélia Pioneiros irá sediar o 24º Torneio Interdestilarias. Os

treinamentos já começaram, e a equipe que representará nossa empresa já está em processo de seleção. São 15 atletas envolvidos na preparação e mais cinco empregados, que constituem o GT de Esportes, além do preparador físico.

O evento acontecerá entre os dias 24 e 29 de janeiro, no Clube da Usina Santa Adélia Pioneiros, que participa do Torneio desde a primeira edição, em 1987. O time da casa já acumula sete títulos e três vice-campeonatos, seguido apenas pela Generalco, que soma seis títulos. O evento conta com a participação de 16 equipes que representarão usinas da região Noroeste, todas vinculadas ao Sindicato do Álcool de Araçatuba.

históriCo do torneioO Torneio Interdestilarias, também chamado Torneio da Amizade, foi idealizado no final dos anos 1980, por

trabalhadores de destilarias de etanol, e acontece anualmente com o objetivo de promover uma confraternização ao final da safra. A partir de 1992, o torneio passou a ser sediado pela cidade da usina campeã do evento anterior. Na edição de 2011, realizada em Brejo Alegre, a campeã foi a equipe da casa, deixando a vice com o direito de sediar o evento.

A realização do Torneio é iniciativa do GT de Esportes e conta com o apoio da Usina Santa Adélia Pioneiros e da Prefeitura Municipal de Sud Mennucci. A programação deverá contar com atrações artísticas na abertura e no encerramento do torneio.

Confira na próxima edição do Ô de Casa a cobertura completa do Torneio Interdestilarias.

Futebol

Page 11: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal Ô de Casa 11

Criado para promover maior interação entre a empresa e seus

empregados, o Programa Portas Abertas traz para empresa uma das coisas mais importantes na sua vida: sua família. A proposta é fazer uma visita por todos os setores da empresa, mostrando aos familiares um pouco do dia a dia do trabalhador na Santa Adélia. “O programa contribui para uma visão mais ampla da empresa por parte dos familiares do empregado, mostrando que os valores da empresa estão alinhados aos dos empregados, principalmente o Orgulho de Ser Santa Adélia”, afirma Nilza Pegrucci Lopes,

analista de recursos humanos.O projeto conta com o envolvimento

de todos os setores da empresa, que recebem os visitantes durante um tour pela empresa e demonstram as atividades e responsabilidades de cada área. “Por cada lugar que passamos, procuramos demonstrar nossa preocupação com o meio ambiente, a qualidade dos nossos produtos e a segurança dos nossos empregados e visitantes”, complementa Nilza.

A visita acontece durante uma manhã. Depois da visita, os participantes são convidados para um almoço em nosso Restaurante.

Em Jaboticabal, a etapa-piloto do Programa teve sua primeira edição.

Na manhã do dia 7 de outubro, nossa empresa recebeu os familiares de Nílton César Otoboni, dos Recursos Mecanizados (Oficina); Vera Lúcia Barbosa, do Núcleo Fiscal; e de Aparecido José dos Santos, da Fábrica de Açúcar.

Nem mesmo a chuva intensa barrou a animação dos participantes, que aprovaram o passeio e entusiasmaram-se muito ao

conhecer mais de perto nosso trabalho.Selecionados por sorteio, os

participantes realizaram uma visita ao campo, ao restaurante, ao centro administrativo, à indústria, garagem e oficina. Depois, foram levados ao restaurante, onde finalizaram com um almoço e receberam uma lembrança.

A partir do início da safra de 2012/2013, as visitas voltam a acontecer a cada 15 dias. Quem tiver interesse em participar, é

simples. Deve apenas dirigir-se ao RH e fazer sua inscrição! Fique de olho nos murais, onde será divulgado o período de inscrições para que todos possam participar.

A expectativa da área de Desenvolvimento e Comunicação é que possamos estender, futuramente, o Programa para a USA Pioneiros e USA Pereira Barreto.

Portas abertas Para voCê e sua Família

um dia de trabalho diFerente

Page 12: Jornal Ô de Casa de Natal

Jornal 47 | Novembro/Dezembro 201112

“Trabalhar na Santa Adélia representa felicidade para mim.

Passei uma parte de minha vida aqui e agradeço a Deus todos os dias pelo meu trabalho, pelos amigos e pela história que tenho com esta empresa. Passei por um momento muito difícil com a minha filha, e a Usina me ajudou muito.”

Josefa Dantas de Oliveira, 58 anos, trabalhadora da cultura da cana-de-açúcar em Jaboticabal, há 21 anos na Usina Santa Adélia.

“Meu primeiro registro em carteira foi na Usina Santa Adélia Pioneiros.

Comecei como frentista no posto, em seguida, passei para auxiliar de preparo de caldo, manutenção industrial, balança, controlador de tráfego, técnico de segurança do trabalho, líder de CCT e, com a fusão, tive a oportunidade de atuar na área de transportes. Participei de um concurso interno e tive mais esta oportunidade de aprendizado. A empresa sempre acreditou em meu trabalho, investi em minha formação. Por todas as áreas em que passei, tive reconhecimento.”

Ademir Antônio Pereira, encarregado de transporte em Pioneiros, há 15 anos na Usina Santa Adélia.

“A Usina Santa Adélia é minha vida e faz parte de minha história. Aqui

tive oportunidade de crescer e foi onde ocorreram as mudanças mais significativas em minha vida. Vim com a empresa para Pereira Barreto, inicialmente, para ficar dois meses e já estou aqui há dois anos e meio. Construí minha vida aqui a partir de uma oportunidade que a empresa me deu.”

Mílton Cézar Ascêncio, instrutor de treinamento em Pereira Barreto, há 22 anos na Usina Santa Adélia.

nossa energia