jornal julho

12
B. DE S. FRANCISCO SERRA GOV. DO ESTADO IMPRENSA LIVRE O jornal de maior circulação Fundado pelo jornalista e radialista Carlinhos DJ Uma tradição da imprensa de Guarapari Circulação: Guarapari, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Itapemirim, Barra, Marataízes, St. Mª de Jetibá, Cariacica, e Linhares. Via postagem: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo Guarapari notícias com Carlinhos DJ. Uma tradição do rádio. De Segunda a Sexta das 8h às 9h da manhã na RÁDIO SIM 1450 AM. Ouça também na Internet: www.simamguarapari.com.br Ano 8, nº 68 Guarapari, ES julho de 2009 / 2º quinzena Distribuição Gratuita Governador autoriza concurso para con- tratação de médico psiquiatra Mil novas vagas de estágio serão aber- tas pelo Governo do Estado Governo amplia leitos de UTI Neona- tal e Pediátrica no Estado Serra inaugura seu 53º Centro de Educação Infantil emTaquara II Governo do Estado autoriza construção de Escola Estadual de En- sino Fundamental em Barra de São Francisco GUARAPARI Programa A Gazeta na Sala de Aula em Guarapari 9 10 5 8 Municipio de Guarapari reduz valor de RPV 3 2 2 Mesmo com a crise econô- mica as obras não param no município de Itampemirim Inaugurada a nova sede do Corpo de Bombeiros de Guarapari Rodrigo Chamoun participa de audiência que avalia políticas de prevenção e combate às drogas Guerino Zanon anuncia repasse mensal de 1% dos royalties para pro- jetos de educação ambiental em Linhares 3 10 4 8

Upload: leonardo-gomez

Post on 07-Jun-2015

1.184 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

B. DE S. FRANCISCOSERRA GOV. DO ESTADO

IMPRENSALIVREO jornal de maior circulação

Fundado pelo jornalista e radialista Carlinhos DJUma tradição da imprensa de Guarapari

Circulação: Guarapari, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Itapemirim, Barra, Marataízes, St. Mª de Jetibá, Cariacica, e Linhares.Via postagem: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Guarapari notícias com Carlinhos DJ. Uma tradição do rádio.De Segunda a Sexta das 8h às 9h da manhã na RÁDIO SIM 1450 AM.

Ouça também na Internet: www.simamguarapari.com.br

Ano 8, nº 68 Guarapari, ES julho de 2009 / 2º quinzena Distribuição Gratuita

Governador autoriza concurso para con-tratação de médico psiquiatra

Mil novas vagas de estágio serão aber-tas pelo Governo do Estado

Governo amplia leitos de UTI Neona-tal e Pediátrica no Estado

Serra inaugura seu 53º Centro de Educação Infantil emTaquara II

Governo do Estado autoriza construção de Escola Estadual de En-sino Fundamental em Barra de São Francisco

GUARAPARIPrograma A Gazeta na Sala de Aula em Guarapari

9 10 5 8

Municipio de Guarapari reduzvalor de RPV

3

2

2

Mesmo com a crise econô-mica as obras não param no município de Itampemirim

Inaugurada a nova sede do Corpo de Bombeiros de Guarapari

Rodrigo Chamoun participa de audiência que avalia políticas de prevenção e combate às drogas

Guerino Zanon anuncia repasse mensal de 1% dos royalties para pro-jetos de educação ambiental em Linhares 3

10 4

8

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena2 IMPRENSALIVRE ESTADO

EDITORIAL

ExpedienteIMPRENSA

LIVREUma publicação de

JOSÉ CARLOS MOREIRA GOMES - MEEmpresa Jornalística, Agência de Notícias,

Elaboração de Jornais agência de publicidade e propagandaCNPJ:07.823.054/0001-04

Insc.Municipal 1185-1Rua Camilo Gianordoli,26,Sala 07/3ºandar- Ed. Tropical Center

Muquiçaba - Guarapari - ESCEP: 29215-080 - Telefax: (27) 3262 7603

[email protected]@gmail.com

Diretor Geral, Editor eJornalista Responsável:

José Carlos Moreira GomesDRT-ES 01189JP

Dept Jornalismo:Carlinhos DJFotos: Carlinhos DJ

Diagramação: Leonardo GomezDepartamento Comercial:

(27) 3262 7603

Comunicado: Conceitos idéias, afi rmações, e outros tipos de opiniões emitidas em ma-térias assinadas, mesmo que só pseudônimo, podem não representar o pensamento da direção e dos editores desta publicação, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Garantimos desde já em edição posterior espaço igual para resposta da-queles que se sentirem atingidos.Toda e qualquer matéria veiculada no Jornal Imprensa Livre é a título de colaboração, sem vínculo empregatício, inclusive cargos de direção.

Colaboradorescolunistas

desta ediçãoSandro Venturini,

Karyna Santos Venturini,Paulo Cesar Cunha,

Isaq Queiroz de Jesus,Maísa Lima Borges,

João Magnago

Logo que nascemos, já comecemos a sermos identifi cados. No hos-

pital somos separados pelo nome, nos primeiros dias de vida e feito o registro através da certidão de nas-cimento. E depois seguimos sempre nos identifi cando, seja através de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e tantos outros meios. Nos identifi camos até após a morte através da certidão de óbito.

Em uma empresa o sis-tema é bem perecido, quan-do uma pessoa cria uma empresa ela deve ser regis-trada nos órgãos munici-pais, estaduais e federais. A maior identifi cação de uma empresa é o CNPJ, seguido das inscrições estaduais e municipais. E quando a em-presa “morre”, parando de funcionar, também é preci-so comunicar aos órgãos, o fechamento ou o decreto de falência.

Em todas as nossas edi-ções você deve perceber que existe bem abaixo desta co-luna as informações de nos-sa empresa. O expediente como é conhecido, traz to-das os dados da empresa,

como endereço e telefones. É claro que um jornal decen-te deve ter um telefone fi xo para atender a necessidade da empresa e a opinião e re-clamação dos leitores.

Outro detalhe importan-te que esta no expediente é o jornalista responsável, assim como nós quando crianças onde nossos pais respondem por nós, o jorna-lista responsável se respon-sabiliza por toda as matérias publicadas no jornal, exceto os artigos devidamente as-sinados. Este responsável deve ter um registro expe-dido pelo Departamento Regional do Trabalho de seu estado. Atualmente para se conseguir o registro não é preciso realizar o curso su-perior em Jornalismo.

Então caro leitor tenha muito cuidado com os jor-nais que aparecem por aí sem essas relevantes infor-mações. Não se pode cre-ditar confi ança em um pe-ríodo que aparece do nada principalmente próximo há anos eleitorais. O nosso jor-nalismo sempre presa pela informação de qualidade, sempre em respeito a você leitor.

A importância da Identifi cação

Sucursal Vitória

Governador autoriza concurso para contratação de médico psiquiatra

O governador Paulo Har-tung autorizou a reali-zação de concurso pú-

blico para a contração de seis médicos psiquiatras. Os pro-fi ssionais contratados terão carga horária semanal de 20 horas e vão atuar no sistema prisional do Estado. A Secreta-

ria de Estado da Justiça (Sejus) está selecionan-do a empresa que realizará o concurso.

O cargo de Médico-Perito Psiquiatra do Sistema Prisio-nal foi criado pela Lei Estadu-al nº. 9.260, de 1º

de julho de 2009. São atribui-ções destes profi ssionais: ela-borar laudos periciais de sani-dade mental para verifi cação da responsabilidade penal; elaborar laudos de avaliação/cessação de periculosidade;

Mil novas vagas de está-gio serão abertas pelo Governo do Estado

destinadas, especifi camente, aos estudantes de ensino mé-dio da rede pública estadual de ensino. A oportunidade faz parte do Programa Jovens Valores e foi anunciada no dia 16 de julho pelo secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Olivei-ra.

O público-alvo são os jo-vens com no mínimo 16 anos, matriculados nas escolas de ensino médio da rede públi-ca estadual, participantes do Programa “Mais Tempo na Escola”. Inicialmente, serão benefi ciados os estudantes das escolas da Grande Vitó-ria, podendo haver expansão para os demais municípios.

Seguindo os objetivos do Programa Jovens Valores, a seleção dos estudantes será feita através de critérios que possibilitem aferir o grau de vulnerabilidade a que está sujeito. Serão levados em consideração os seguintes indicadores: idade mínima de 16 anos; estudar em esco-la do Programa Mais Tempo na Escola; renda familiar per capita; participação em pro-gramas sociais; evasão esco-lar; desempenho da escola no ENEM.

As vagas serão distribu-ídas aos diversos órgãos do Poder Executivo Estadual, proporcionando ao jovem contato inicial com o ambien-te profi ssional, o aumento do senso de responsabilidade e contribuindo para o cresci-

mento intelectual e humanitá-rio, conforme apresentou o se-cretário Ricardo de Oliveira.

“O objetivo é proporcionar ao estudante oportunidade de aprendizagem profi ssional facilitando sua introdução ao mercado de trabalho, além de estimular o interesse pelo conhecimento, melhorando o seu desempenho escolar. Com isso, nós vamos contri-buir para a redução dos ín-dices de evasão escolar e re-tirar o jovem de situação de vulnerabilidade social”, disse Oliveira.

As exigências para o es-tudante continuar no estágio são a aprovação no ano letivo escolar e a freqüência. O valor da bolsa é de R$ 372, 00, mais o vale transporte. As vagas serão preenchidas no início do ano letivo de 2010 e o pro-cesso de seleção será iniciado a partir de outubro deste ano. A seleção será realizada por meio da Internet, em pági-na específi ca que será criada para a seleção.

Piloto Para o exercício de 2009,

150 vagas já começarão a ser preenchidas a partir de agos-to, como piloto do projeto. Neste caso, foram seleciona-das cinco escolas da rede pú-blica estadual, sendo uma em cada município da Grande Vitória. As escolas foram defi -nidas segundo critério de vul-nerabilidade social e número de alunos.

Em Cariacica, a escola João Crisostomo Belesa, no bairro Porto Santana; em Serra, a es-cola Marinete de Souza Lira, no bairro Pedro Feu Rosa; em

Viana, a escola Irmã Dulce Lopes Ponte, no bairro Mar-cílio de Noronha; em Vila Ve-lha, a escola Mario Gurgel, no bairro Terra Vermelha; e em Vitória, a escola Elza Lemos Andreatta, na Ilha das Caiei-ras.

O estudante que se enqua-dra nos requisitos previstos no decreto nº2296-R, publica-do no Diário Ofi cial do último dia 16, e se interessar em con-correr a uma das vagas, deve-rá preencher um questionário que será disponibilizado pela Seger para as escolas, no mês de agosto. As perguntas são para identifi car e pontuar as respostas dos estudantes que atendam aos requisitos. Apu-rados os pontos, será elabora-da uma lista de classifi cação para a convocação dos estu-dantes, que serão alocados em órgãos da administração pública estadual.

Para a seleção das demais vagas, que estarão disponibi-lizadas para o ano letivo de 2010, os estudantes de todas as escolas inseridas no pro-grama “Mais Tempo na Es-cola” poderão participar do processo de seleção que será iniciado a partir de outubro deste ano.

Atualmente, 340 escolas estaduais e aproximadamen-te 120 mil alunos participam do “Mais Tempo na Escola”. A Sedu tem como meta es-tender o programa a 90% das escolas da rede estadual até 2010. Dessas unidades, quatro já funcionam com a amplia-ção do tempo do aluno em 40 horas semanais; as demais optaram pela jornada de 25 e 30 horas.

Mil novas vagas de estágio serão abertas pelo Governo do Estado

proceder a exame para diag-nosticar as socioneuropatias em face dos problemas judici-ários; a simulação, a dissimu-lação, os limites e modifi ca-dores da capacidade civil e da responsabilidade penal; pro-ceder a exame de dependência toxicológica e verifi cação de capacidade civil.

Os requisitos para investi-dura no cargo são: graduação em medicina e especialização ou residência médica na área de psiquiatria, além de regis-tro do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O salário inicial para o car-go é de R$ 2.893,80 e a partir de 1º/06/2010 passa para R$ 2.948,40.

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena 3IMPRENSALIVREPOLÍTICA

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

“Políticas Públicas para Aten-dimento aos Dependentes Quí-micos, de Álcool e outras Dro-gas”. Esse foi o tema da audiência pública realizada na Assembléia

Legislativa do Espírito Santo (Ales), no dia 09 de julho. A reunião foi uma iniciativa da Frente Par-lamentar de Assistência So-cial para ava-liar o acesso ao tratamento e políticas públi-cas de preven-ção às drogas.

O secretá-rio Nacional de Políticas sobre Drogas do Gabinete de Seguran-ça Institucional da Presidência da República, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, foi con-

Rodrigo Chamoun participa de audiência que avalia políticas de prevenção e combate às drogas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),

lançou dia 15 de julho no Palácio Anchieta. O ‘Projeto Mais Leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, Serão repassados R$ 17,4 mi-lhões por ano para o custeio de 189 novos leitos que poderão ser criados pelo Programa. A Sesa ainda vai investir R$ 6,2 milhões para a adequação em 11 hospi-tais da rede estadual, federal e fi lantrópico.

Participou da solenidade o governador Paulo Hartung; o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi; o subsecretá-rio de Regulação e Assistência Francisco Dias; o gerente de Regulação Assistencial, Deivis Guimarães; o presidente da Federação dos Hospitais Filan-trópicos do Espírito Santo, Luiz Nivaldo; o presidente da Asso-ciação Médica do Espírito Santo (Ames), Antônio Carlos de Re-sende; os secretários municipais de Saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin, e de Vila Velha, Pablo Márcio Ribeiro Freitas; entre ou-tras autoridades e diretores dos hospitais que serão parceiros no Projeto.

Segundo o secretário de Saúde, Anselmo Tozi, o projeto de Fortalecimento dos Hospitais Filantrópicos, da Secretaria, já ultrapassou R$ 300 milhões em investimentos. “Hoje, contamos com 147 leitos de tratamento intensivo neonatal e pediátrico, e pretendemos alcançar 336 uni-dades. Também vale destacar a importância da ampliação e implantação dos leitos de Uni-dades Intermediárias Neonatais (UINs), para que aqueles pa-cientes que já apresentam me-

vidado a dar palestras sobre as políticas nacionais antidrogas em vigor no país.

O palestrante explicou que o grande problema enfrentado pelo Brasil são suas fronteiras com países produtores de cocaína e maconha. Um total de nove mil quilômetros que tornam o país vulnerável à entrada de drogas.

Segundo o secretário, o país só passou a ter uma política na-cional antidrogas a partir de 1998. “Em 2004 foi realinhada a Lei, por meio de fóruns regionais, durante o primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Sil-va. Algumas das medidas toma-das, foram o não enquadramento dos usuários como criminosos e a exigência de maior rigidez na pu-

nição de trafi cantes”.Roberto Uchôa salientou a

importância de uma articulação entre os municípios, instituições civis organizadas e a população para que os jovens sejam cons-cientizados dos prejuízos que as drogas causam. Ao fi nalizar, Uchôa ainda disse que cursos de capacitação de lideranças estão sendo realizados dentro da Políti-ca Nacional Antidrogas em todo o País, inclusive no Espírito San-to, onde 10 pessoas interessadas se inscreveram.

O secretário Estadual da Justi-ça, Ângelo Roncalli, também par-ticipou do evento. Em sua fala, Roncalli apresentou dados que ligam à população carcerária ao tráfi co de drogas. “Constatamos

que 29% dos homens presos no estado estão ligados ao tráfi co de drogas. Quanto às mulheres, a ligação é muito maior: 70% de-las estão nas prisões por causa do tráfi co de entorpecentes”.

O vice-presidente da Ales e também presidente da Frente Parlamentar Antidrogas, depu-tado Estadual Rodrigo Chamoun (PSB), esteve presente na reunião. “O tráfi co de drogas precisa ser combatido com leis mais rigo-rosas. É preciso punir não só os trafi cantes, mas também os usuá-rios. Acredito que só assim pode-mos intimidar o consumo. Além disso, é necessário criar políticas de prevenção efi cazes e investir em centros de reabilitações gra-tuitos”, fi nalizou.

lhora do quadro clínico possam dar lugar aos que estão chegan-do, facilitando a rotatividade de acordo com o risco”, ressaltou.

O governador Paulo Har-tung afi rmou que é uma ale-gria poder dar mais um passo no processo de estruturação do serviço público de saúde no Es-pírito Santo e ampliar os investi-mentos no setor. “Desde o início do primeiro mandato, o Gover-no do Estado tem trabalhado para reestruturar todo o setor de saúde no Espírito Santo. Esse processo só está sendo possível porque estamos trabalhando com planejamento e organiza-ção”, disse.

Hartung ressaltou que a gestão do serviço de saúde pú-blica no Brasil é desafi adora e que muitas vezes as vitórias al-cançadas acabam sendo esque-cidas. O governador lembrou, por exemplo, que o Governo do Estado já conseguiu superar os problemas relacionados à oferta de cirurgias cardíacas e ao for-necimento de medicamentos. “Hoje temos um serviço de dis-tribuição de remédios dos mais efi cientes do País e regulariza-mos a demanda por cirurgias cardíacas. São vitórias que aca-bam sendo esquecidas, porque os desafi os são imensos na saú-de pública brasileira”, salientou.

O governador aproveitou a solenidade para pedir que todos continuem motivados e dispos-tos a melhorar cada vez mais o atendimento à população. “Não podemos baixar a cabeça. Há seis anos e meio estamos em marcha batida, melhorando o sistema público de saúde no Es-pírito Santo. Temos de ter orgu-lho do que já fi zemos e consciên-cia do muito que ainda temos a fazer”, ponderou.

Este é mais um dos Proje-tos Estruturantes da Sesa para a melhoria do atendimento e do acesso da população capixa-ba à saúde pública. Este projeto prevê atenção integral à gesta-ção de alto risco, considerando que aproximadamente 70% dos óbitos em crianças menores de um ano de idade ocorrem no período neonatal, e ainda há a garantia de cuidados especiais em terapia intensiva pediátrica.

De acordo com o gerente de Regulação Assistencial, Deivis Guimarães, o investimento na ampliação do número de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTINs), Pediátrica (UTIPs) e leitos Inter-mediários faz parte de uma ação estruturante para fortalecimen-to e adequação das unidades de referência para a Rede de Aten-ção à Mulher e à Criança, “com foco na melhoria da qualidade da assistência e humanização”.

O Projeto deve ampliar em 127% os leitos de UTIN e UTIP, e em 385% as UINs. Atualmen-te, a rede estadual de Saúde con-ta com 83 leitos de UTIN, 15 de UTIP e 49 de UIN, em 10 hospi-tais. Com a ampliação proposta, serão 189 novos leitos, sendo 20 de UTIN, 35 de UTIP e 134 de UIN, em todo o Estado.

As unidades benefi ciadas são: Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), Hospital das Clínicas (Hucam), Pró-Matre e Santa Casa, em Vi-tória; Hospital Geral e Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves (HI-MABA), em Vila Velha; Hospi-tal Dório Silva (HDS), em Serra; a Maternidade de Cariacica; Hospitais Infantil e Evangéli-co de Cachoeiro de Itapemirim (HECI); Hospital São José, em Colatina; e Hospital Rio Doce.

Governo amplia leitos de UTI Neonatal e Pediátrica no Estado

Anúncie no Jornal Imprensa [email protected]

(27) 3262-7603

A Viação Guarapari se orgulha em fazer parte

da história do transporte coletivo de Guarapari.

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena4 IMPRENSALIVRE CIDADES

Maisa Lima Borges

Maísa Lima BorgesEstudante de Farmá[email protected]

Gripe suína - Gripe A - Infl uenza A/H1N1

É uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe.

É transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados. Não há registro de transmissão do novo subtipo da Infl uenza A/H1N1 por meio da ingestão de carne de porco ou produtos derivados.

Sintomas:São semelhantes aos da gri-

pe:• febre alta (maior do

que 38°C),• tosse, • alguns casos: dor de

cabeça e no corpo, • garganta infl amada, • falta de ar,• cansaço, • diarréia e vômitos. Complicações: Como qualquer gripe pode

evoluir para sinusite ou até para um quadro com compro-metimento pulmonar.

Vacina: Os grandes institutos de

pesquisa do mundo já estão trabalhando na produção de uma vacina. Os pesquisadores acreditam que será possível ter uma vacina para a Infl uen-za A/H1N1 ainda em 2009.

Prevenção : Para proteger as pessoas

próximas, cubra sempre o na-riz e a boca quando espirrar ou tossir. Lave as mãos frequente-mente com água e sabão por-que você pode ter tocado uma superfície que contenha sali-va de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar. Sempre que possível evite aglomera-ções ou locais pouco arejados. Mantenha uma boa alimenta-ção e hábitos saudáveis.

Dúvidas: Se você chegou de uma

viagem internacional e nos úl-timos 10 dias da sua chegada surgirem sintomas como febre alta (maior do que 38°C), tosse, dor de cabeça, dor no corpo, garganta infl amada, procure um serviço de saúde e informe sobre sua viagem. O médico avaliará se você é um caso sus-peito ou apenas um caso em que deve ser acompanhada a evolução dos sintomas.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) firmou uma parceria inédi-

ta com a Caixa Econômica Federal (CEF) e, desde o dia 16 de junho, os tributos e taxas de serviços do órgão de trânsito poderão ser pa-gos nas agências bancárias e casas lotéricas.

O convênio entre o Detran|ES e o banco visa a dar mais confor-to aos proprietários de veículos, e tem a missão de facilitar, princi-palmente, o pagamento do licen-ciamento veicular anual. Desde o início de julho deste ano, o licen-ciamento começou a ser cobrado para os veículos com os números finais de placa 1 e 2, e em agosto, será a vez daqueles que tiverem os finais 3 e 4.

De acordo com o diretor geral, Paulo Lemos, a iniciativa beneficia muitos usuários do Detran|ES que não têm agências bancárias próximas de suas casas. “Nem todo mundo tem um banco perto de casa. Com o convênio com a Caixa, além das agências bancá-rias, o cidadão tem a oportunidade de pagar as taxas em uma casa lo-térica, o que facilita a vida de muita gente”, disse Lemos.

Os demais bancos convenia-dos pelo Detran|ES continuam a receber as taxas normalmente.

Confira os bancos que rece-bem as taxas do órgão: -Caixa Econômica -Banestes -Banco do Brasil -Bradesco -Unibanco -Bancoob/Sicoob

Sucursal Vitória

Taxas do DETRAN também podem ser pagas nas agências da Caixa e casas lotéricas

Mesmo com a crise econô-mica que freou o ritmo de obras em todos os seg-

mentos da construção civil, em Itapemirim as benfeitorias conti-

nuam chegando à população tais como galeria de captação de rede de esgoto.

Em Itaipava a Prefeita Mu-nicipal Norma Ayub Alves visitou as obras de esgotamento sanitário que le-varão melhoria na qualidade de vida de milhares a moradores.

A obra de nove milhões de reais percorrerá a extensão de 54 kms de Itaoca, Itaipava e Joacima e canalizará o esgoto que até então corria à céu aberto causando prejuízos fi nan-ceiros e doenças a visitantes e na-tivos.

“Foi um sonho conseguir reti-

rar o esgoto das portas das casas e proporcionar melhoria aos meus conterrâneos, isto sem falar na mudança na nova paisagem da orla que o veranista vai encon-trar, informou Norma Ayub.

Para inserir a comunidade lo-cal no contexto da obra, algumas informações importantes foram enviadas aos moradores como material explicativo que foi ane-xado à conta de água entregue pelo SAAE.

Com a fi nalidade de propor-cionar melhores condições de saúde a população local e aos tu-ristas que frequentam o litoral de Itapemirim, o Poder Executivo está implantando um moderno sistema de esgotamento sanitário

em Itaoca, Itaipava e Joacima, em conformidade com as legislações ambientais.

A obra consiste no assenta-mento de tubulação sob as vias públicas, construções das esta-ções elevatórias de bombeamen-to e da estação de tratamento dos esgotos.

Durante o período de execu-ção das obras poderão ocorrer transtornos ine-vitáveis devido à movimenta-ção de máqui-nas, caminhões, equipamentos, pessoal, inter-venções nas vias públicas para assentamento da tubulação, fechamento das

valas e restauração das condições de tráfego das ruas.

A administração municipal está buscando soluções para que os transtornos sejam reduzidos e solicita a compreensão da po-pulação. Após a conclusão das obras, milhares de famílias serão benefi ciadas com melhores con-dições sanitárias, reduzindo o risco de contrair doenças.

No mesmo balneário, a Pre-feita seguiu para a rua Efrain Ro-

Mesmo com a crise econômica as obras não param no município de Itampemirim

drigues para vistoriar a obra de calçamento realizada pela Secre-taria Municipal de Obras e Urba-nismo, no valor de R$ 17.619,00.

“Fico feliz ao ver a obra con-cluída, pois, com recursos pró-prios, conseguimos realizar a pavimentação e, com isto, pro-mover a auto – estima daqueles que vivem aqui. Inclusive ho-mens, mulheres e crianças estão tomando conta da rua com varri-ção diária”, disse a Prefeita.

A Chefe do Executivo ob-servou também, após conversa com antigos moradores como a pescadora de mariscos Amanti-na Rodrigues, que a rua ganhou paisagismo pelas mãos dos que vivem lá.

“Ficamos muito felizes com a ausência da lama na rua em dias de chuva e da poeira em tempo de sol que nos unimos para deco-rar a entrada das casas. Todos nós cuidamos. Isto é união”, fi nalizou a pescadora de 87 anos.

A prefeita visitou também o canteiro de obras que transfor-mou o litoral de Itapemirim, que fi ca na rua próxima à igreja Sa-grado Coração de Jesus. Lá, por mais de 60 anos os moradores conviviam com mosquitos e mau cheiro exalado pelo córrego que passava nas portas das casas que trazia o esgoto doméstico.

“Hoje a paisagem é outra. No lugar do esgoto que passava bem no meio de nossas casas, temos uma galeria que colocou fi m ao velho problema. Nossa vida me-lhorou muito e nossas crianças não fi cam mais doentes”, decla-rou o morador local.

A obra foi construída com recursos próprios, informou o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo Ariosto Rapozo. “A drenagem tem 66 metros de ex-tensão, é composta de manilha mento duplo. A obra custou aos cofres públicos R$ 55.631,75”, fi -nalizou o responsável pela pasta.

“Nosso projeto é trazer calça-mento ou outro tipo de pavimen-tação para o local e assim facilitar o acesso das crianças que vão para a escola próxima reduzindo os riscos de acidentes no trânsito, sinalizou a Prefeita.

ITAPEMIRIM

Redação Guarapari

DETRAN ESDETRAN ES

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena 5IMPRENSALIVRECIDADES

Os atletas Terezinha dos Reis Martinelli e João Rodrigues da Silva vão

representar o Espírito Santo nos Jogos dos Idosos Brasilei-ros, que serão realizados em Natal, Rio Grande do Norte, de 23 de setembro a três de outu-bro deste ano.

Terezinha se classifi cou na categoria acima de 70 anos e João na categoria até 70 anos, na modalidade natação. 52 ido-sos da Serra estão na disputa da competição que termina em agosto. Os competidores parti-cipam de o Projeto Conviver e do Centro de Convivência para o Idoso da Prefeitura da Serra.

Os atletas da terceira idade concorrem em diversas moda-lidades, como voleibol mascu-lino e feminino, natação, tênis de mesa, atletismo, bocha, xa-drez, dama, dominó, buraco, malha, coreografi a e dança de salão.

A Prefeitura da Serra, por

meio da Secretaria de Promo-ção Social, promove desde 2006, as Olimpíadas dos Ido-sos. No fi nal deste ano será realizada a quarta edição do evento, que contempla várias modalidades esportivas. Já o Projeto Conviver está presente em 22 bairros do município. Através de encontros sema-nais, o Projeto tem o objetivo de proporcionar aos idosos o desenvolvimento e o aprimo-ramento das potencialidades físicas, intelectuais, criativas e sociais, promovendo a autono-mia, a integração e a participa-ção efetiva na sociedade.

O Centro de Convivência para o Idoso oferece uma sé-rie de atividades para a ter-ceira idade, com o objetivo de valorizar as potencialidades físicas, artísticas, sociais, inte-lectuais, educativas, culturais e recreativas desse público. O Centro funciona de 8h às 18h e está localizado na Rua Maestro Manoel Xavier, s/n, Caçar oca, Serra Sede.

Sucursal VitóriaSucursal Vitória

Sucursal Vitória

Atletas Terezinha e João Rodrigues

Idosos do município da Serra são classifi cados para competição nacional

SERRAANCHIETA

A Prefeitura da Serra inau-gurou no dia 13 de julho o seu 53º Centro de Educa-

ção Infantil, localizado no bairro Taquara II. Agora, a população serrana poderá contar, no total, com uma rede 111 unidades de ensino, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. O CMEI Taquara II recebeu investimen-tos da administração municipal, que aplicou recursos na revitali-zação da quadra poliesportiva e do campo de bocha do bairro, além de ter feito melhorias no paisagismo, tornando o ambien-te mais agradável também para as famílias.

“Temos a missão de hu-manizar a Educação e formar cidadãos conscientes. Por isso,

a secretaria de Educação está to-talmente empenhada em ofere-cer qualidade não só no projeto pedagógico, mas também no es-paço que abrigará seus alunos”, afi rmou a secretária de Educa-ção, Márcia Lamas.

O CMEI Taquara II conta com dez salas de aula – sendo um berçário -, uma sala de mul-tidisciplinaridade, com espaço para jogos de psicomotricidade, recreação e vídeo, banheiros, adaptados para o tamanho dos pequenos estudantes, área ad-ministrativa, refeitório, além de dois parquinhos para a diversão da criançada. Aproximadamen-te 300 crianças poderão ser aten-didas no novo espaço.

A equipe começa a mapear e cadastrar as crianças do bairro Taquara II, que terão prioridade para ocupar as vagas do novo CMEI. Havendo oferta de va-gas, também vamos benefi ciar as famílias de Taquara I e Colina de Laranjeiras, que estão próxi-mos”, explicou a assessora pe-dagógica da Educação Infantil, Elizete Dantas.

Serra inaugura seu 53º Centro de Educação Infantil emTaquara II

A escola de Taquara II conta com 10 salas de aula

Alunos da Educação Infantil “voam” no mundo da literatura no município da Serra

As asas da imaginação e o prazer da leitu-ra tomaram conta do

Centro de Educação Infantil (CMEI) Vovô Reilly Duarte, no bairro Pitanga. No mês de julho, aproximadamente 170 pequenos alunos apresenta-ram, para seus pais, amigos e familiares, os trabalhos exe-cutados ao longo do semestre. Trabalhos que nasceram do projeto “Viajando nas asas de papel”, que incorporou tam-bém as famílias nessa “via-gem” ao mundo das letras.

O projeto, realizado nas turmas de 0 a 6 anos de ida-de, consistiu em dar a cada um dos pequenos alunos, uma bolsa tematizada com personagens de histórias in-fantis. Dentro de cada bolsa, as crianças levavam, para

casa, um kit contendo o livro adotado pela turma, objetos relacionados à história e um caderno especial para acom-panhamento. Com isso em mãos, papais e mamães po-diam contar as histórias para seus fi lhos e registrar a expe-riência de proximidade com o mundo literário.

“Temos agora vários pro-jetos expostos. Essa ‘ciranda do livro’, como nós chama-mos, aproximou os pais e as crianças por meio da contação de histórias. No corre-corre do dia a dia, às vezes deixa-mos esse tempo para depois e os pais deixavam de viver esse momento delicioso jun-to com suas crianças. Foi um resgate proposto pelo CMEI e tivemos muito sucesso”, afi r-mou a coordenadora pedagó-gica da unidade, Eliene Fraga.

E quem pensa que só

“gente grande” se diverte neste mundo de faz-de-conta, se engana. O Grupo I, forma-do por alunos de até um ano de idade, se baseou no livro “Muito prazer, bebê”, de Zi-raldo. “Esse livro trabalhou as questões das brincadeiras, o amor e o carinho da família, e nós trouxemos todas essas sensações e valores para a sala de aula”, explicou a pro-fessora Leodith Loubach.

Já na sala dos alunos do Grupo V, o amor pela Serra foi tema de atividades. Lá, a tur-minha de cinco anos de ida-de aprendeu um pouco mais sobre o município, conheceu sua bandeira e seus pontos turísticos. O projeto “Serra, te conhecer é um prazer”, deu à sala de aula as cores verde e azul, com muitas bandeiras serranas pintadas pelas mãos dos pequenos cidadãos.

Redação Guarapari

A Prefeitura Municipal de Anchieta, através da SE-DHET - Secretaria de De-

senvolvimento Humano, Econô-mico e Trabalho, o SEBRAE-ES – Serviço Apoio às Micro e Peque-nas Empresas, o BANDES – Ban-co de Desenvolvimento do Espí-rito Santo, a SEDES – Secretaria de Desenvolvimento do Estado e o PDF-ES – Programa de Desen-volvimento de Fornecedores do Espírito Santo realizou o Encontro de Negócios com a SAMARCO, Petrobras e suas contratadas no município de Anchieta.

Na ocasião, foram apresen-tadas pelas Compradoras as suas demandas de bens e ser-viços necessários a SAMARCO – Compras de Rotina, UTG SUL CAPIXABA e CITY GATE – Im-plantação.

Paralelamente os fornecedores locais obtiveram oportunidades de conhecer as linhas de crédito do BANDES e como se cadastrar na Petrobras.

Encontro de Negócios com a SAMARCO, Pe-trobras e suas contratadas no município de Anchieta.

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena6 IMPRENSALIVRE

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena 7IMPRENSALIVRE

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena8 IMPRENSALIVRE

As noites frias de inverno em Santa Maria de Jeti-bá serão embaladas com

muita música, danças folclóricas, apresentações culturais e um cardápio gastronômico sortido Entre os meses de julho e agosto. É o I Inverno de Prazeres.

O evento tem como objeti-vo atrair os turistas que com a chegada do inverno procuram à região Serrana do Estado por causa das baixas temperaturas. Durante os fi ns de semanas de julho e agosto a Cidade elaborou uma programação especial que engloba boa música, comida de qualidade e aconchego.

No dia 18 de julho aconteceu a noite Gastronômica da Omele-te e noite dos Seresteiros, no Sítio Recanto do Jajá, em São Sebas-tião do Meio. A programação se estendeu até o dia 19 com à tarde do Kaffa e Broud (tarde do café e pão pomerano) com a apre-sentação teatral da peça “A Po-merânia é Aqui”, no Broudhuus (casa de pão), em Belém e apre-

sentação dos grupos de danças folclóricas, na Praça Florêncio Augusto Berger.

Durante o dia os turistas aproveitaram o circuito turístico “Encantos das Montanhas”. Eles conheceram propriedades de turismo rural, a produção de fl o-res, agricultura orgânica, avicul-tura, agroindústria, cachoeiras e um City Tour pelo centro da Ci-dade. Podendo também conferir a arquitetura enxaimel, visita ao Museu de imigração Pomera-na, Igreja Luterana, entre outras atrações sempre acompanhadas por um monitor de turismo.

Santa Maria de Jetibá está localizada a 80 km da capital Vi-tória. O município possui vários atrativos, entre eles a produção agrícola. Atualmente a cidade leva o titulo de maior produtora de ovos do Estado e a segunda maior do Brasil. Para justifi car esta grande colocação do muni-cípio a nível nacional o Inverno de Prazeres acrescentou em sua programação, duas noites gas-tronômicas tendo como ingre-diente principal o ovo.

ST Mª DE JETIBÁ LINHARES

BARRA DE SÃO FRANCISCO

Redação Guarapari

Inverno de Prazeres em Santa Maria de Jetibá

Redação Guarapari

Redação Guarapari

O prefeito Guerino Zanon anunciou um repasse mensal de 1% dos royal-

ties do petróleo para projetos de educação ambiental que serão desenvolvidos no município.

Para o prefeito o investimento na preservação do meio ambien-te, contribui para a qualidade de vida da comunidade e conscienti-za crianças e adolescentes a valo-rizar e preservar a natureza.

O anúncio foi feito durante o Seminário de Gestão Ambiental Municipal que aconteceu no mês de julho em Vitória e foi promo-vido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Institu-to Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O

prefeito estava acompanhado do secretário municipal de meio am-biente, Lucas Scaramussa.

Estiveram presentes também o governador Paulo Hartung; o prefeito da Capital, João Coser; o presidente da Associação de Mu-nicípios do Espírito Santo, Gilson Amaro, a secretária da Seama, Maria da Glória Brito Abaurre, e a diretora presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini. O seminário reu-niu vários secretários municipais de Meio Ambiente e prefeitos de todo o estado para discutirem so-bre a questão da municipalização da gestão ambiental.

O repasse de 1% será feito por meio do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (Fun-dema). O Fundo vai receber da Prefeitura, de acordo com proje-to de lei aprovado pela Câmara

Municipal, o repasse de 1% da arrecadação mensal do municí-pio com os royalties de petróleo. Atualmente em virtude da queda do petróleo no mercado nacional, o valor do repasse é de cerca de R$ 20 mil, porém acredita-se que este valor possa chegar a R$ 50 mil caso o município recupere a arrecadação de anos anteriores.

Municipalização de Licenças Ambientais

No encontro foi discutido a municipalização das licenças am-bientais. Com a municipalização, Linhares pode contribuir para agilidade nos processos de licen-ciamento, na maior participação da comunidade local no processo de gestão ambiental e ainda facili-tar o acesso das empresas a licen-ças ambientais. Com isso o muni-cípio também ganha autonomia para trabalhar na fi scalização.

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente Lucas Scaramussa, a efetivação do Fundema é mais um requisi-to que o município de Linhares cumpre para a homologação do licenciamento ambiental.

“Agora o município trabalha na revisão de todo o código Mu-nicipal do Meio Ambiente a fi m de garantir uma efetiva proteção do ecossistema local e o uso ra-cional dos recursos ambientais”, ressaltou o secretario.

Guerino Zanon anuncia repasse mensal de 1% dos royalties para projetos de educação ambiental em Linhares

O Governo do Estado autorizou no dia 16 de julho as obras de cons-

trução da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ascendina Feitosa, distrito de Vila Paulista, em Barra de São Francisco. A obra será geren-ciada pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espíri-to Santo (Iopes). Foi assinado também o termo de compro-

misso, entre o Governo do Es-tado e a Prefeitura, para a re-alização da Unidade de Saúde da Gente (USG). O repasse dos recursos, de aproximadamen-te R$ 1 milhão, fi cará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O Estado autorizou tam-bém o Departamento de Estra-das de Rodagem do Espírito Santo, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Espíri-to Santo (Setop), a lançar edi-

Governo do Estado autoriza construção de Escola Estadual de Ensino Fundamental em Barra de São Francisco

tal de licitação para contratar obras e serviços para a cons-trução do Contorno de Barra de São Francisco.

Participaram da solenida-de O governador Paulo Har-tung, o vice-governador Ricar-do Ferraço e os secretários de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e de Saúde, An-selmo Tozi.

Na Escola Estadual de En-sino Fundamental e Médio Ascendina Feitosa, será cons-truído um novo prédio com seis salas de aula, coordena-ção, biblioteca, um laboratório de informática, um laboratório de ciências e uma quadra po-liesportiva coberta, com vesti-ários.

A escola vai ter capacidade para 720 alunos, divididos em três turnos. As obras fazem parte do Programa Nova Esco-la e vão benefi ciar as famílias das comunidades da região, com programas pedagógicos e extracurriculares. O investi-

mento é de R$ 2,2 milhões.

SaúdeBarra de São Francisco,

município da Região Noroes-te do Espírito Santo, ganhará uma Unidade de Saúde da Gente (USG) – antigamente chamada de Núcleo Estratégi-co da Saúde da Família.

A obra, com custo de R$ 818.000,00, terá 630 metros quadrados de área construída - incluindo auditório - e capa-cidade para atendimento de, no mínimo, seis mil pessoas. A contrapartida do município será a cessão do terreno. O res-tante do dinheiro, cerca de R$ 162.000,00, será disponibiliza-do para mobiliar e equipar a unidade de saúde.

A implementação dessa política visa a garantir o aces-so dos usuários aos serviços de saúde. Estima-se que cerca de 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente one-ram os leitos da rede hospita-

lar poderiam ser resolvidos na atenção primária. A previsão da Sesa é entregar 54 Unida-des de Saúde da Gente em 38 municípios até 2010.

Editais de obras rodoviá-rias

O Governado do Estado autorizou a construção do Contorno de Barra de São Francisco. O Contorno, que terá extensão aproximada de 5 km, possibilitará que os veículos vindos de Ecoporan-ga, Ponto Belo, Cotaxé, Santa Luzia e Paulista não circulem mais pelo perímetro urbano da sede do município e saiam na ES 080, ao sul da cidade.A construção do Contorno aten-de a uma reivindicação das co-munidades do município.

O Governo autorizou ain-da a pavimentação do períme-tro urbano do município, que receberá camada asfáltica no trecho entre o centro da cidade e as imediações da APAE na saída para Mantena (MG).

CIDADES

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena 9IMPRENSALIVRE

GUARAPARI

No dia 16 de junho, foi rea-lizada no auditório Paulo Freire (SEMED), a ofi cina

B do Programa A Gazeta na Sala de Aula. O evento cujo tema foi Os segredos do era uma vez, reuniu educadores dos municí-pios de Guarapari, Anchieta e Píuma.

Como a fantasia e o lúdico fazem parte do universo infantil, os recursos disponíveis podem e devem ser utilizados com exce-lência para se ensinar as crianças, através do reino da imaginação. “““ “““ E para que os educa-dores presentes ao evento mer-gulhassem no reino encantado que a imaginação proporciona, a ofi cina iniciou com Cleyton Pas-sos” e A turma do Frederico” –

Show de fantoches. Posteriormente, o professor

Santinho Ferreira de Souza, pro-fessor da UFES, coordenador da RELER-Rede de experiências em leitura, ministrou a palestra Era uma vez... e suas variações.

Após a palestra, o professor Santinho coordenou um mo-mento interativo no qual apre-sentou propostas de atividades para serem trabalhadas em sala de aula envolvendo textos literá-rios e jornalísticos.

O encontro foi encerrado com a apresentação de uma mensagem intitulada “Flores são vermelhas” cujo objetivo foi levar os educadores a refl etirem a respeito da importância de buscarem uma prática educativa que motive e faça a diferença na vida dos educandos.

Redação Guarapari

Programa A Gazeta na Sala de Aula em Guarapari

ALFREDO CHAVES

Redação Guarapari

A Secretaria de Ação Social e Cidadania de Alfredo Chaves realizou no mês

de julho no auditório do Centro de Referência Social (Cras), a formatura de cerca de 140 inscri-tos no Curso Estadual de Qualificação Profissional. Bombeiro hi-dráulico, me-cânico de bici-cleta, repositor de mercadorias, camareira, operador de caixa e telefonista, foram os cursos apli-cados gratuitamente para a co-munidade, desde o início do mês de junho.

Segundo a Secretária Munici-pal de Ação Social e Cidadania, Jacirley de Almeida Silva, os cur-sos além de serem uma atividade de complementação para a renda familiar, surgem também como uma oportunidade de qualifi ca-ção profi ssional para muitos que ainda não disponibilizam de uma chance no mercado de trabalho.

Dentre as disciplinas traba-lhadas por professores qualifi ca-dos, os alunos puderam ampliar os conhecimentos com aulas de português, matemática, cidada-nia, direitos humanos, ética, meio

a m b i e n t e , comportamen-to profi ssional, além das dis-ciplinas espe-cífi cas de cada curso.

Segundo Dirceu de Sou-za Cetto, coor-denador dos cursos e um

dos professores, durante o perí-odo em que os alunos estavam estudando foram encaminhados e realizaram estágios no comér-cio local. “É importante que du-rante a aprendizagem os alunos tenham oportunidades de unir à teoria, a prática adquirida na ex-periência profi ssional”, explicou.

De acordo com dados da se-cretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, o projeto foi uma parceria fi rmada com o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvol-vimento Social.

Curso Estadual de Qualifi cação Profi ssional em Alfredo chaves

CIDADES

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena10 IMPRENSALIVRE GUARAPARI

No dia 02 de julho em come-moração ao Dia Nacional do Bombeiro, o Governo

do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar inaugurou a nova sede da 1ª Companhia Independente, em Guarapari. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Paulo Hartung; os prefeitos de Guarapari e Anchieta, Edson Magalhães e Edival Petri, respec-tivamente; o presidente da As-sembléia Legislativa, deputado estadual Élcio Álvares; do Vice Presidente deputado Rodrigo Chamoun além de representan-tes do Ministério Público e Poder Judiciário, entre outras autorida-des e moradores da região.

Para o vice-presidente da as-sembléia legislativa deputado

Rodrigo Chamoun a inauguração da nova sede da 1ª Companhia Independente, em Guarapari é muito importante para cidade.

“Além das atividades de pre-venção e combate a incêndio, bus-ca e salvamento, que englobam afogamentos, pessoas presas em elevadores, salvamentos em lo-cais de difícil acesso como alturas, montanhas e cavernas, pessoas presas em ferragens, desabamen-tos, soterramentos, inundações, entre outros, a nova unidade terá uma Central de Atendimento ao Público. A mesma irá realizar vistorias em geral e em eventos, análise de projetos e perícia de incêndio”, Disse o deputado Ro-drigo Chamoun.

O coronel Fronzio Calheira Mota, comandante-geral do Cor-po de Bombeiros Militar, disse que “as dignas e confortáveis aco-modações que o Estado ora pro-

picia aos bombeiros militares e aos demais profi ssionais que aqui trabalharão, são uma demonstra-ção inequívoca de respeito ao ser-vidor público”.

O governador Paulo Har-tung afi rmou que a solenidade marcou, além da inauguração da nova unidade, a comemoração pelo Dia do Bombeiro. “Rees-truturamos a nossa unidade do Corpo de Bombeiros Militar em Guarapari. Trata-se de um equi-pamento importante não apenas para a cidade, mas para toda re-gião”, afi rmou.

Ele ressaltou que o Governo do Estado vem trabalhando para implantar unidades do Corpo de Bombeiros Militar em todas as regiões do Espírito Santo. “Nos-so objetivo é descentralizar as unidades do Corpo de Bombei-ros. Há poucos dias, iniciamos a construção das unidades de Aracruz e Nova Venécia. Recen-temente, inauguramos a unidade da Região Serrana, em Marechal Floriano. A idéia é ter unidades em todo o território do Espírito Santo, melhorando dessa forma o tempo de resposta às ocorrên-cias”, frisou.

O vice-governador Ricardo

Ferraço afi rmou que o Corpo de Bombeiros Militar é uma institui-ção que orgulha a todos os capi-xabas.

Novos serviços oferecidosA nova unidade abrigará

também viaturas e equipes do Samu 192, com o objetivo de tor-nar o atendimento à sociedade mais efi ciente; e uma central per-manente de guarda-vidas, que fazem o serviço de prevenção e salvamento aquático no litoral do município.

Durante a visita às novas ins-talações, o governador conheceu os múltiplos espaços destinados a abrigar várias atividades, como o Telecentro onde serão ministra-dos cursos para a sociedade e ser-vidores públicos da área de Segu-rança Pública; os almoxarifados operacionais de equipamentos de combate a incêndio urbano e fl orestal, mergulho e salvamento em alturas.

A nova unidade operacionalA obra foi realizada por meio

do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) a um custo aproximado de R$ 2,4 milhões. A nova sede foi construída com uma concepção mais moderna e cerca 1,4 mil m² maior que a

antiga. No primeiro pavimento funcionarão os setores técnico, administrativo e operacional com refeitório, cozinha, sala de recrea-ção, sala de musculação, sala de aula, auditório, almoxarifados, garagem para viaturas, área de secagem de equipamentos náuti-cos, autoclave (esteriliza material médico de resgate), além de re-cepção para atendimento ao pú-blico com acesso e banheiros para defi cientes físicos.

O segundo pavimento foi destinado exclusivamente aos alojamentos dos 62 militares que atuam na Companhia. O piso su-perior terá três alojamentos mas-culinos e um feminino, além de vestiários, sanitários, rouparia e saída de emergência.

A 1ª Companhia Indepen-dente está sediada no bairro Ae-roporto, em Guarapari, tendo atualmente uma área física de atuação de 1.913,37 quilômetros quadrados com uma população residente de 152.142 habitantes, que no verão chega a aumentar em quase oito vezes. Possui sob sua responsabilidade as áreas dos municípios de Guarapari, An-chieta, Piúma, Alfredo Chaves e Iconha.

Inaugurada a nova sede do Corpo de Bombeiros de Guarapari

No dia 02/06/09, foi apro-vada a Lei nº. 2963/09, pelos Vereadores da

Câmara Municipal e sanciona-da pelo então Prefeito de Gua-rapari, a qual estabelece valor para os débitos judiciais a se-rem pagos mediante requisição de pequeno valor – RPV pela Fazenda Pública Municipal e pelos órgãos da administração pública direta e indireta do Mu-nicípio de Guarapari – ES.

Esta lei reduziu em 66,67% o valor que poderia ser pago pelo Município de Guarapari através de RPV (Requisição de Pequeno Valor) passando para o valor de no máximo 10 (dez) salários mí-nimos que atualmente equivale à R$ 4.650,00 (Quatro Mil, Seis-centos e Cinqüenta Reais), sen-do que esta matéria é fi xada e determinada pela Constituição Federal em 30 (trinta) salários mínimos, ou seja, R$ 13.950,00 (Treze Mil, Novecentos e Cin-qüenta Reais).

Consultado o Ad-vogado Dr. Felipe Lou-reiro, o qual milita nes-ta área e possui vários processos trabalhistas e de cobrança em face do Município os quais iriam ser pagos através de RPV ou Precatórios o mesmo explicou:

Esta Lei aprovada pelos Vereadores e san-cionada pelo Prefeito

de Guarapari infelizmente irá prejudicar muitos dos ex-fun-cionários e a todas as pessoas que possuem um processo em face deste Ente Publico, princi-palmente os que estão em cur-so na Justiça do Trabalho ou na Justiça Comum, os quais eram pessoas que trabalhavam como comissionados (contudo irregu-lares) ou contratados e foram demitidos pelo Município sem pagar o FGTS (FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO), vez que antes des-ta Lei o valor para recebimento em face do Município através de RPV era no valor máximo de R$ 13.950,00, valor este que era recebido na Justiça em torno de seis meses após os cálculos serem homologados, caso ultra-passe este valor o autor teria que renunciar o que fosse superior ou receber através de Precató-rios, o que está demorando em torno de uns 10 a 15 anos para receber. Agora com a citada lei, somente poderão receber no

máximo o valor de R$ 4.650,00, senão serão obrigados a entrar na fi la dos Precatórios o que irá demorar muitos e muitos anos para receberem seus direitos.

Ressalta-se que irão ser pre-judicados também todos os processos em que o Município responde de forma subsidiá-ria, como por exemplo, se uma empresa terceirizada do Muni-cípio falir, este somente pagará o valor acima mencionado de 10 salários senão terá que receber através de Precatórios.

Única outra opção para não ter que entrar nas fi las do pre-catório é renunciar o que for superior a 10 salários mínimos vigentes, deixando assim para trás valores de direitos os quais seriam sem sombra de dúvida de direito do cidadão.

Outro ponto muito impor-tante é destacar que existe Sú-mula do TST que determina que a pessoa que trabalha para qualquer Município através de Contratos Temporários é asse-gurado o recebimento do FGTS e dos salários referente aos dias laborados, contudo existem atu-almente várias pessoas que ain-da trabalham no Município de Guarapari e outros que já traba-lharam por vários anos, sendo que possuo clientes que traba-lharam por 20 a 30 anos e nunca receberam o FGTS de todo o seu pacto laboral, os quais foram obrigados a ingressar na Justiça para receber este direito garanti-

do na Constituição Federal, mas que agora vão ser obrigados a entrar na fi la de Precatórios para receber ou então renunciar o que for superior a 10 salários mínimos vigentes.

Por exemplo, antes da entra-da em vigor da referida lei, se em um processo o Município de Guarapari fosse condenado a pagar um valor de R$ 25.000,00 (Vinte e Cinco Mil Reais), tal quantia teria que ir para pre-catório pelo fato de se superior ao teto de 30 Salários Mínimos, uma saída era a pessoa renun-ciar essa diferença e receber somente R$ 13.950,00 e com a entrada em vigor desta nova lei somente poderá receber R$ 4.650,00, ou seja, um valor mui-to baixo em relação ao seu direi-to.

Segue abaixo a lei publicada:LEI Nº. 2963/2009 ESTABE-

LECE VALOR PARA OS DÉ-BITOS JUDICIAIS A SEREM PAGOS MEDIANTE REQUI-SIÇÃO DE PEQUENO VALOR – RPV PELA FAZENDA PÚ-BLICA MUNICIPAL E PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRA-ÇÃO PÚBLICA DIRETA E IN-DIRETA DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI – ES.

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARAPARI, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, alicerçado no disposto do art. 88, Inciso V, da Lei Orgânica do Município -

LOM, faz saber que a Câmara Municipal APROVOU e eu

SANCIONO a seguinteL E I:Art. 1º - A Fazenda Pública

Municipal e os órgãos da admi-nistração pública Direta e Indi-reta do Município, consideran-do as disposições do art. 87 do Ato das Disposições Constitu-cionais Transitórias da Consti-tuição da Republica, acrescenta-do pela Emenda Constitucional nº. 37, de 13 de junho de 2002, estabelecem como de pequeno valor os débi tos e obrigações, cujo montante, por benefi ciário, após atualizado e especifi cado, for igual ou inferior a 10 (dez) salários mínimos.

Parágrafo Único – O pa-gamento dos débitos judiciais apurados em processos de com-petência do Poder Judiciário, cujos valores se enquadrem no caput deste artigo serão pagos mediante Requisição de Peque-no Valor – RPV.

Art. 2º - O pagamento so-mente será realizado na forma da presente Lei após o trânsito em julgado da decisão judicial fi xando o valor da execução no processo para cada benefi ciário.

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Guarapari – ES, 02 de junho de 2009.

EDSON FIGUEIREDOMAGALHÃES

Municipio de Guarapari reduz valor de RPV

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena 11IMPRENSALIVREGUARAPARI

No início do mês de junho, as-sisti a duas reportagens que me fi zeram refl etir. Duas realidades bem diferentes. Em uma delas vi a fi gura caricata do ditador Kim Jong-il (Chefe de Estado da Coréia do Norte) observando um desfi le militar do exército da Co-réia do Norte. Os soldados pare-ciam bonecos, gestos mecânicos, autenticas marionetes, conduzi-dos pelo “olhar” atento, porém insano” do ditador Kim Jong-il. O líder coreano ironicamente é conhecido pelos coreanos de “querido líder”.

Me chamou atenção aquele espetáculo bizarro , de um país que vêm realizando testes com armas atômicas, apesar da Coréia do Norte ser um país empobre-cido e com um regime comunis-ta decadente. O ditador norte-coreano pretende deixar a sua herança macabra para seu fi lho mais novo, como seu provável sucessor. Armas atômicas, fome e miséria provavelmente serão os restos deixados pelo ditador a seu fi lho e sucessor. Logo me lembrei de uma discussão que ouvi sobre o ser humano trazer consigo ins-tintos de vida e de morte. Ou for-ças que nos impulsionam para o amor, a criação, e a vida e de ou-tro lado levam a: morte, destrui-ção e ao ódio.

A macabra fi gura do ditador norte-coreano Kim Jong-il, com os abusos cometidos contra a dig-nidade humana, com sua insana e patética busca de poderio mi-litar enquanto a fome campeia entre os norte-coreanos simboli-zam as forças do instinto de mor-te: Thanatos, Deus da mitologia grega que simboliza a morte.

A segunda reportagem me sensibilizou pelo exemplo doce, meigo e suave de Albertina da Silva, uma senhora de 65 anos, professora primária aposentada, mãe de 10 fi lhos. Dona Alberti-na dedica parte de seu tempo em uma maternidade pública do Re-cife. A atividade dela é encorajar, massagear, orientar, dar atenção

Morte X Vidaas gestantes que aguardam o mo-mento do parto. Ela é uma ”dou-la”, palavra grega que signifi ca: “mulher que serve”.

E dona Albertina cumpre com maestria seu “ofício voluntá-rio” de trazer um pouco de tran-qüilidade e segurança em um momento difícil da vida das pa-cientes que chegam muitas vezes, com muito medo, crises de cho-ro e muitas vezes sem ninguém para acompanhá-la.

A coordenadora da saúde da mulher do Recife diz que com a cooperação das doulas ocorre uma

“ aceleração no desenvolvi-mento do trabalho de parto e automaticamente uma redução no número de cesáreas.”Dona Albertina no vídeo passa uma imagem de serenidade, equilí-brio, paz, enfi m: amor. E esta re-portagem contrasta muito com a primeira. Ela representa o outro impulso, ou instinto do homem: o de vida (Eros), Deus mitológico grego do Amor.

Na distante Coréia do Norte, no continente asiático, o ditador Kim Jong-il, impõe com mão-de-ferro a seus compatriotas , um duro regime político, econômico e social. Com autoritarismo e ódio promove testes nucleares, enquanto os norte-coreanos so-frem com forme, miséria e falta de liberdade de expressão. Exem-plo claro de Thanatos .

Aqui no continente ameri-cano, no nordeste, mais preci-samente no Recife não só dona Albertina mas no coração de 63 doulas voluntárias que ajudam as equipes médicas em três ma-ternidades pulsa o instinto de Eros (de vida), nestas “mulheres que servem.”

As doulas e tantos outros que vêm trazendo e fazendo o melhor de si em favor da humanidade, numa clara demonstração da le-gitimidade do instinto de vida que pulsa no íntimo da alma hu-mana nossos mais sinceros reco-nhecimentos.

Paulo Cesar Cunha

Paulo Cesar CunhaProfessor de História e [email protected]

No ano em que a imigra-ção pomerana completa 150 anos de presença no

Espírito Santo, a agência do Si-coob de Vila Pavão, em parce-ria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mostrou o trabalho da artista plástica Vera Vervloet, de São Gabriel da Palha, com a exposição ao público de cinco telas, que re-tratam a identidade cultural do povo pomerano em terras capixaba.

O turista pôde ver nos qua-dros de Vera Vervloet como nesses 150 anos no Espírito Santo os imigrantes europeus, mesmo num clima tropical, conseguiram manter a sua identidade histórica e cultural. “Nos últimos 20 anos de pes-quisa e busca pela identidade pomerana nunca tivemos uma artista plástica que pintasse tão brilhantemente as tradições do povo pomerano capixaba. Vera Vervloet conseguiu passar para as telas o dia a dia desse

imigrante”, declara Jorge Kus-ter Jacob, secretário municipal de Cultura e Turismo, de Vila Pavão.

A agência do Sicoob, recen-temente inaugurada em Vila Pavão, também contribui com a valorização da cultura local. No dia de sua instalação o co-quetel foi à base da culinária tí-pica pomerana local e apresen-tação do grupo Up Pomerisch, que cantou músicas na língua pomerana. “Estamos integra-dos com a comunidade, pois o banco já atende uma lei inter-nacional dos direitos lingüísti-cos, que determina que a popu-lação deva ser atendida pelos órgãos públicos na sua língua nativa. A nossa agência contra-tou três funcionários que falam a língua pomerana, falada por cerca de 40% da população do município”, informou Bruno Denadai Castellan, do Sicoob de Vila Pavão.

A exposição aconteceu de 8 a 22 de julho, na agência do Si-coob, localizada na avenida XV de Novembro, Centro.

Sicoob participa de homenagem aos 150 anos da imigração pomerana no Espírito SantoRedação Guarapari

Redação Guarapari

A Conferência Livre de Se-gurança Pública realizada em Guarapari, contou com

a participação dos municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Ico-nha, Itape-m i r i m , Piúma, Rio Novo do Sul, Ma-rataízes e Presidente Kennedy. Tendo sido organizada por repre-sentantes da Prefei-tura Mu-nicipal de Guarapari, por meio da Secre-taria Mu-nicipal de Desenvol-vimento e Expansão Econômica e da Secretaria Muni-cipal de Fiscalização, em parceria com a Polícia Militar - 10º BPM/Guarapari.

O evento contou com a pre-sença do Presidente da Confe-rência e Secretário Municipal de Fiscalização; a presidente da Federação das Associações dos Moradores e Movimentos Popu-lares de Guarapari – Famompog, Andréia Gante representando a sociedade civil; o presidente do

consenorte Arakém do Carmo o Procurador Geral do Município de Guarapari, representando o Prefeito; o Subcomandante do 10º BPM; o Delegado Chefe da Polí-cia Civil de Guarapari Dr.Paulo Rogério Souza da Silva e o Coor-

denador Geral da Guarda Civil Municipal de Anchieta, represen-tando os municípios da região e de cerca de 100 pessoas de diver-sas representatividades.

Após palestra de abertura com o Major PM Jailson Miranda, os participantes se dividiram em grupos de trabalhos - GTs (por eixos temáticos) e passaram ao debate de cada tema e à constru-ção das propostas dos princípios e diretrizes.

Conferência Livre de Segurança Pública realiza-da em Guarapari

Assim, foram apresentados os eixos temáticos, orientando didaticamente toda a forma pela qual deveria ser realizado o de-bate para a formulação das pro-posições nos grupos. Vale ressal-tar que foi dado ênfase às ações

c o n j u n t a s para atingir o objetivo maior acerca das políticas públicas de segurança e cidadania entre os entes federados, profissionais da segurança e comunida-des.

A ava-liação da Conferência Livre foi po-sitiva, a etapa da apresen-tação fi nal estruturou 07 Princípios

e 21 Diretrizes propostas pelos GTs. Houve a participação da Plenária após as apresentações de modo a contribuir na fi nalização das proposituras, as quais estão inseridas no relatório fi nal da Conferência Livre de segurança Pública sediada por Guarapari. Vale ressaltar que nossa região encaminhou representantes para a etapa Estadual ainda que a nos-sa conferência não tenha caráter eletivo.

Guarapari ES, julho de 2009 / 2ª quinzena12 IMPRENSALIVRE

Contato:3361-5622 / 9989-8271 (Allinne Pires)E-mail: comercial @ cdlguarapari.com.br

Av. Ewerton de Abreu Sodré, 930 - Ed. Stephanie 2º andar - Muquiçaba - Guarapari - ES

Você já é associado à CDL Guarapari?Filie-se e aproveite nossas vantagens

• Serviço de proteção ao crédito• Cursos e Treinamentos• Assessoria jurídica• Convênios e parcerias• Sala de treinamentos• Campanhas Promocionais