jornal gazeta news edição maio

16
FAAHF recebe autorização do MEC para novos cursos Luís Eduardo recebe do Governo Federal mais moradias populares Página 13 Seminário em Barreiras debate obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste Página 03 Página 03 Página 15 Ano II, Edição 62 Luis Eduardo Magalhães - BA 02 de Maio de 2013 Tiragem:5.000 Exemplares Há poucos dias, a IES recebeu a autorização do Ministério da Educação para abertura de dois novos cursos: Tecnólogo em Logística e Tecnólogo em Recursos Humanos. Ambos têm duração de dois anos e apresentam grande carência de profissionais na região. O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, assinou, na sexta- feira, 26, a autorização para construção de mais 900 unidades residenciais do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida.

Upload: anna-lidia

Post on 26-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Quinzenal

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Gazeta News Edição Maio

102 de Maio de 2013

FAAHF recebeautorização doMEC para novos cursos

Luís Eduardo recebe doGoverno Federalmais moradias populares

Página 13

Seminário em Barreiras debateobras da Ferrovia

de Integração Oeste Leste

Página 03

Página 03

Página 15

Ano II, Edição 62Luis Eduardo Magalhães - BA02 de Maio de 2013Tiragem: 5.000 Exemplares

Há poucos dias, a IES recebeu a autorização do Ministério da Educação para aberturade dois novos cursos: Tecnólogo em Logística e Tecnólogo em Recursos Humanos.Ambos têm duração de dois anos e apresentam grande carência de profissionais na região.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, assinou, na sexta-feira, 26, a autorização para construção de mais 900 unidades residenciais do programado Governo Federal Minha Casa Minha Vida.

Page 2: Jornal Gazeta News Edição Maio

2 02 de Maio de 2013

DNA Express Comunicações LTDAC.N.P.J.: 10.815.877/0001-94

Rua Rui Barbosa, 1512. Casa 20 -Jardim Paraíso

Cep: 47.850-000Luiz Eduardo Magalhães - BA

CONTATOSe-mail: [email protected]

Fone: (77) 9912.9146

Impressão: Gráfica Imprima - BrasíliaCirculação: Quinzenal

Tiragem: 5.000 exemplares

Os artigos e colunas são de extrema responsabilidade de seus autores.

Expediente:

Direção de Redação: Anna Lidia CruzDesigner Gráfico: Luciano Villa NovaProdução de Arte: Kew DouradoFotografia e social: Neiva SehnColaboradora: Monithiely Soares ValdeviesoDepto. Comercial: Juliana Cadore - contato:(9988.0114 e 9141.4886)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A MAURICÉA ALIMENTOS vem a público prestar esclarecimento sobre a Ação Fiscal ocorrida na Fazenda MF1, em12 de abril de 2013 pelo Ministério do Trabalho e Emprego em conjunto com o Ministério Público do Trabalho e MinistérioPúblico Federal.

A referida fiscalização não aconteceu na Granja da Mauricéa e sim na propriedade de um Integrado da Empresa, parceirona criação de frangos, que também fornece aves para outros frigoríficos. O objeto da verificação foi a atividade de "apanhade frango" realizada por uma Empresa prestadora de Serviço.

A terceirização da "apanha de frangos" é uma prática comum nas empresas do ramo avícola por se tratar de atividade queexige extrema especialização em decorrência dos danos físicos que podem ser causados às aves no momento de sua coleta.

A MAURICÉA ALIMENTOS exige de seus prestadores de serviços que todos os funcionários tenham carteira assinada,paguem os impostos e contribuições devidas, que forneça os Equipamentos de Proteção Individual, bem como orientaçãode como utilizá-los, além de respeitar a jornada de trabalho semanal e os horários de repouso e descanso.

As instalações das granjas da Mauricéa e todas as demais granjas que a empresa mantém integração na Bahia estão emconformidade com a legislação trabalhista, possuindo prédio com banheiros, sanitários, sala para refeição e água potável tantona sede da granja como em cada núcleo de aviários onde a "apanha de frangos" é realizada. Lamentavelmente, na ação dafiscalização ocorrida isto não foi evidenciado.

A MAURICÉA ALIMENTOS repudia veementemente qualquer forma de trabalho que possa ser equiparado à condiçãoanáloga a escravo e ressalta que é uma das maiores empregadoras da região oeste da Bahia construindo seu trabalho baseadoem uma sólida relação de respeito com seus colaboradores.

A MAURICÉA ALIMENTOS informa que tomará todas as providências cabíveis para responsabilizar os envolvidos eeventuais abusos cometidos.

Luís Eduardo Magalhães, 18 de abril de 2013.

Atenciosamente,MAURICÉA ALIMENTOS DO NE LTDA

Vagas do Sine para LEM01 Vendedor02 Mecânicos de máquinas agrícolas02 Tratoristas01 Operador de máquinas01 Empregada doméstica01 Cozinheira01 Vendedor interno03 Trabalhadores rurais05 Serviços gerais para fazenda02 Serviços gerais (masculino)01 Auxiliar de cozinha01 Operador de máquinas

R: Paraíba Quadra 25 Lote 24 | Fone (77) 3628.1942

É necessário CARTEIRA DE TRABALHOpara se cadastrar no SINEBAHIA.

Informações no SINEBAHIA situado naSECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Page 3: Jornal Gazeta News Edição Maio

302 de Maio de 2013 Geral

Para dinamizar o escoamentoda produção de grãos e minérios daBahia, a construção da Ferrovia deIntegração Oeste-Leste (Fiol) vaipermitir a ligação entre o oeste doestado, na divisa com o Tocantins,ao Porto Sul, em Ilhéus. Dentro doPlano de Aceleração de Crescimen-to (PAC), a ferrovia de 1.527 quilô-metros de extensão envolve inves-timentos estimados em R$ 7,43bilhões até 2014.

A retomada de parte das obras,paralisadas em virtude de proble-mas técnicos e ambientais, foi temado seminário 'Fiol - Bahia quer, oBrasil precisa', realizado nesta sex-ta-feira (26), no município de Bar-reiras, com a presença do governa-dor Jaques Wagner, do vice-go-vernador e secretário da Infraes-trutura, Otto Alencar, além dosministros César Borges (Transpor-tes) e José Leônidas de MenezesCristino (Portos).

Wagner afirmou que a ferroviaé de suma importância, não apenaspara escoar a produção, mas paratransportar insumos e fertilizantesaté a região oeste. Ele destacouainda a aceleração do desenvolvi-mento, impactando diretamente naeconomia de 140 municípios baia-nos. "A ferrovia dá mais competiti-vidade a toda a área plantada exata-mente porque é uma logística maisbarata, menos poluente, e eu espero

Seminário em Barreirasdebate obras da Ferrovia deIntegração Oeste Leste

que até o final de 2014 estejamosentregando a obra".

Mineração - A construção estásendo retomada em diversos tre-chos, com novas licitações, atendi-mento de exigências ambientais,conclusão de projetos executivos edesapropriação de áreas. As provi-dências se concentram no trechode 536 quilômetros entre Ilhéus eCaetité, fundamental para o escoa-mento da mineração.

"Existem problemas do ponto

FAAHF recebe autorização doMEC para novos cursosSegundo a direçãoda IES, umvestibular de invernodeve acontecer nospróximos meses,com data ainda serdivulgada.

A Faculdade Arnaldo HorácioFerreira (FAAHF) de Luís Eduar-do Magalhães amplia para o se-gundo semestre de 2013 a gradede oferta de cursos de graduação.Há poucos dias, a IES recebeu aautorização do Ministério da Edu-cação para abertura de dois novoscursos: Tecnólogo em Logística(Portaria N° 152 de 2 de abril de2013) e Tecnólogo em RecursosHumanos (Portaria N° 174 de 17de abril de 2013). Ambos têmduração de dois anos e apresen-tam grande carência de profissio-nais na região.

O profissional tecnólogo emGestão de Recursos Humanos po-derá atuar como gerente de re-cursos humanos, supervisor derecrutamento e seleção, de car-gos e salários, de treinamento edesenvolvimento de pessoal; ana-lista de cargos e salários, de re-

crutamento/ seleção, de treina-mento e desenvolvimento de pes-soal; técnico de recrutamento ede treinamento em cargos e salá-rios e assistente de departamentode pessoal.

Já o profissional tecnólogo delogística insere-se no setor degestão e desenvolve aptidões re-lacionadas a armazenagem, dis-tribuição e transporte, na árealogística de uma empresa, plane-jando e coordenando a movimen-tação física e de informações so-bre as operações realizadas e arealizar, visando proporcionar flu-xo otimizado e de qualidade parapeças, matérias primas e produ-tos.

Segundo a direção da IES, umvestibular de inverno deve acon-tecer nos próximos meses, comdata ainda a ser divulgada. Alémda autorização dos cursos tecnó-logos, a FAAHF sela neste ano de2013, o início das atividades namodalidade de ensino a distância(EAD), através da parceria com aUniversidade Católica de BrasíliaVirtual, com cursos de gradua-ção, pós-graduação, extensão edisciplinas isoladas, também parao segundo semestre.

de vista ambiental e do traçado, quepodem ser resolvidos com estudosadequados", disse o presidente doConselho Regional de Engenharia eAgronomia (Crea-BA), MarcoAmigo. De acordo com o ministroCésar Borges, estudos técnicos jáforam feitos para equacionar aspendências que atrapalham o anda-mento das obras. "Estamos refa-zendo o projeto executivo, o quepermite, no cronograma atual, aentrega até o próximo ano".

Atualmente, o transporte daprodução de soja da região é feitopor intermédio de caminhões.Veículos pesados trafegam porrodovias como a BR- 242, tra-zendo diversos transtornos.

Partindo de Figueirópol is(TO), a Fiol vai ligar as cidadesde Barreiras, Caetité e Ilhéus. Nototal, a ferrovia passa por 49municípios baianos. Além do de-senvolvimento dos dois estados,a integração com a ferrovia Nor-te-Sul interligará o Norte (To-cantins e Maranhão), o Centro(Goiás) e o Nordeste (Bahia),reduzindo o fluxo de caminhões eo custo com transporte, ofere-cendo uma nova alternativa de

Interligação reduzirá fluxo decaminhões e custo com transporte

logística para portos no norte dopaís atendidos pela Ferrovia Nor-te-Sul e Estrada de Ferro Cara-jás.

Os produtores calculam em30% a redução nos custos comtransporte via Fiol. "Hoje, paraexportar grãos fazemos mais demil quilômetros de caminhão eisso é inaceitável", afirmou o pre-sidente da Associação de Agri-cultores e Irrigantes da Bahia(Aiba), Júlio Busato. A produçãode grãos do Centro-Oeste, porexemplo, passará a ser escoadavia Porto Sul, em Ilhéus. Hoje épreciso transportar a safra decaminhão até os portos de San-tos (SP) e de Paranaguá (PR).

Aparelho com sis-tema Android chegajá em maio em versãoWi-Fi. Preço e data delançamento não foramdivulgados.

A Samsung anun-ciou na segunda-feira(29) o lançamento deuma nova versão dotablet Galaxy Pad, dis-positivo com tela de 7polegadas da empre-sa, que será lançadoem maio. O GalaxyTab 3 terá versõescom conexões à internet Wi-Fi,que chega em maio, e 3G, comlançamento previsto para junho,mas o preço não foi revelado.

O tablet tem tela de 7 polega-das com resolução de 1024x600 -

Samsung lança nova versãode tablet Galaxy Tabcom tela de 7 polegadas

embora baixa, a Sam-sung diz que o apare-lho roda vídeos emHD -, processador de1,2 GHz, roda o siste-ma operacional An-droid 4.1 (Jelly Bean),câmera traseira de 3megapixels (a frontaltem 1,3 megapixel) ememória interna deaté 16 GB. Com car-tão de memória, elapode ser expandidapara até 64 GB.

Embora não tenhadivulgado uma data de lançamen-to nem lista de países, a versãoWi-Fi do Galaxy Tab 3 chegamundialmente em maio e a 3G emjunho. O preço também não foidivulgado.

O prefeito de LuísEduardo Magalhã es,Humberto Santa Cruz,ass inou, na sexta-fei -ra,26, junto com o go-vernador do estado, Ja-ques Wagner e o presi-dente da Caixa Econô-mica Federal, Jorge Fon-tes Hereda, a autoriza-ção para construção demais 900 unidades resi-denciais do programa doGoverno Federal Minha CasaMinha Vida. O ato foi durante aentrega de 742 casas populares (Residencial Arboredo Barreiras I

Luís Eduardo recebe do GovernoFederal mais moradias populares

e II ) no município de BarreirasHumberto Santa Cruz entre-

gou nos últimos meses 262 casaspopulares para a população e

mais 176 serão constru-ídas no bairro Conquis-ta.

Já estão em fase deconstrução 500 moradi-as, no bairro Jardim dasOliveiras e mais 1400 jáforam autorizadas pelaCaixa Econômica Fede-ral com previsão de en-trega para junho de 2014.

A intenção é que até2016, 3000 habitações

sejam implantadas no municípioatravés do Programa Minha CasaMinha Vida, para população debaixa renda.

Page 4: Jornal Gazeta News Edição Maio

4 02 de Maio de 2013Economia | Rural

O Governo do Esta-do, por meio da Secreta-ria da Agricultura (Sea-gri), está desenvolvendoações para resolver asquestões que envolvema utilização do agroquí-mico Benzoato de Ema-mectina pelos produto-res de soja e algodão nooeste baiano. O produtoé indicado no combate àlagarta Helicoverpa spp,responsável pela destruição daslavouras das duas culturas emnove municípios da região, tendoprovocado prejuízos superiores aR$ 1 bilhão.

O Ministério da Agricultura

Governo e produtores de soja e algodão dooeste discutem registro de agroquímico

(Mapa) autorizou a importação doproduto, mas não o registro emer-gencial, o que, segundo promoto-res dos Ministérios Público federale estadual de Barreiras e Luis Eduar-do Magalhães, impede a sua utili-

O presidente da União dosMunicípios do Oeste da Bahia(Umob), Humberto Santa Cruzdefendeu interesses de Infraes-trutura da região oeste, com ovice-governador Otto Alencar naúltima sexta-feira,26, durante o ISeminário da Ferrovia de Inte-gração Oeste Leste. Um dos te-mas da conversa foi a pavimen-tação do primeiro trecho ( 50quilômetros ) da Rodoagro, ro-

Humberto Santa Cruz defendeinteresses do oeste comvice-governador Otto Alencar

dovia que liga o Anel da Soja aVila Coaceral.

Outro assunto tratado com ovice-governador foi a possibili -dade de firmar uma Parceria Pú-blico-Privada (PPP), para a pavi-mentação de (32 quilômetros) da"Estrada da Soja", município deSão Desidério no distrito de RodaVelha.

Esta rodovia é uma via para oescoamento de grãos, fibras, ce-

reais e oleaginosas beneficiandoprodutores rurais, que possuemaproximadamente 70 mil hecta-res de área cultivada.

Humberto Santa Cruz desta-cou, " a região oeste precisa deatenção para as maneiras de es-coar a produção agrícola. A re-gião deixa de ganhar com preju-ízos causados pela situação dasestradas que interligam as pro-priedades rurais".

A cerimônia de abertura da 20ºedição da Agrishow contou com apresença do Governador do Estadode São Paulo, o Ministro de Estadoda Agricultura, Pecuária e Abaste-cimento, Antonio Andrade, o Mi-nistro de Desenvolvimento Agrá-rio, Pepe Vargas, a Prefeita deRibeirão Preto, Dárcy Vera, a Se-cretária de Agricultura e Abasteci-mento do Estado de São Paulo,Monika Bergamaschi, além de de-putados estaduais e federais, pre-feitos e vereadores da região, pre-sidentes das entidades realizadorasda feira (ABIMAQ, ABAG, ANDAe SRB) e lideranças do setor.

O ministro da Agricultura, An-tônio Andrade, afirmou em seudiscurso que o armazenamento degrãos é prioridade nos planos doMinistério da Agricultura, Pecuáriae Abastecimento (Mapa) este ano.Com crescimento previsto em10,8% sobre o recorde de safra de184,9 milhões de toneladas alcan-çado no biênio 2012/2013, o Minis-tro adiantou a criação do PlanoNacional de Armazenagem, queserá anunciado junto com o PlanoSafra. "Disponibilizaremos maisrecursos com juros mais baixos,prazos de pagamento maiores ecarência ampliada. É garantia demais renda e mais emprego no

zação.A questão foi deba-

tida na quinta-feira (25),em reunião na sede doMP Estadual de Barrei-ras, entre o secretárioestadual da Agricultura,Eduardo Salles e o dire-tor geral da Agência deDefesa Agropecuária daBahia (Adab), PauloEmílio Torre. Na próxi-ma quinta (2) haverá

nova reunião, desta vez, em Brasí-lia, para a qual estão sendo convi-dados os ministérios da Saúde, doMeio Ambiente e da Agricultura,com o objetivo de encontrar solu-ção definitiva para o problema.

campo", afirmou o ministro. Deta-lhes foram reservados ao anúnciodo Plano de Safra 2013/2014, pre-visto para o início de julho.

Andrade revelou ainda que umgrupo de trabalho reunindo outrosministérios, além de empresas delogística e confederações ligadas aotransporte, está sendo elaboradopara discutir melhorias infraestru-rais a curto, médio e longo prazo.

A estocagem de grãos, bemcomo demais questões de infraes-trutura, como transporte e taxas deimpostos, foram levantadas poroutras autoridades presentes naabertura. "O Brasil vive o desafio dalogística. Não falo apenas de ferro-vias e rodovias, mas também deestradas vicinais, onde estão locali-zadas boa parte das propriedades",discursou o ministro de Desenvol-vimento Agrário (MDA), Pepe Var-gas. Para isso, segundo ele, partedo foco deve ser direcionado àagricultura familiar, responsável por84% dos estabelecimentos ruraisdo País. Linhas de crédito por meiodo Programa Mais Alimentos para acompra de máquinas e equipamen-tos agrícolas, presentes naAGRISHOW, fazem parte destainiciativa. Pelo quarto ano seguido,o MDA promove no evento o Fei-rão Mais Alimentos.

Plano Nacional de Armazenageméantecipado na Agrishow

Page 5: Jornal Gazeta News Edição Maio

502 de Maio de 2013 Economia | Rural

Os organizadores da BahiaFarm Show, maior feira de agro-negócios do Norte e Nordeste,anunciaram dia, 16, as modifica-ções da feira para este ano. Con-forme informações 95% dos es-tandes já estão comercializadoscom 29 expositores novos e ape-nas a desistência de um expositorda edição anterior.

A estimativa de crescimentoé de 10% a 15%. Na edição ante-rior, a feira contou com a visita-ção de 60 mil pessoas e foramnegociados cerca de R$ 595 mi-lhões. Este ano os organizadoresesperam receber um público decerca de 70 mil pessoas com umvolume de negócios de R$ 675milhões entre os 200 exposito-res.

Em termos de infraestruturaa feira também apresentará umcrescimento. Segundo Tiago Al-buquerque, diretor executivo daAiba, Associação dos Agriculto-res e Irrigantes da Bahia, e coor-denador da feira, R$ 300 milforam investidos na melhoria doparque, como iluminação, limpe-za, asfaltamento, abastecimentode água, etc. "O objetivo princi-pal da feira é difundir tecnologiase aproximar os produtos dos pro-dutores". A rua principal estásendo coberta, além da instala-ção de dois restaurantes paramelhor atender o público visitan-te da feira.

Outra novidade que foi anun-ciada na reunião será a presençada Caixa Econômica Federal quevem para a feira com R$1,5 bi-lhão para financiamento de cus-teio agrícola e promete menorestaxas e mais facilidades.

Segundo Júlio César Busato,presidente da Aiba, "apesar daestiagem, a expectativa para estafeira é boa, esperando comercia-lização igual ou superior a anteri-or".

Fazem parte dos organizado-res da feira além da Aiba, a Abapa(Associação Baiana dos Produ-tores de Algodão, a FundaçãoBA, a Assomiba (Associação dosRevendedores de Máquinas e Im-plementos do Oeste da Bahia e aPrefei tura Municipal de LuisEduardo Magalhães.

Nona edição da Bahia Farm Showvem com muitas novidades

A Bahia Farm Show tem seconsolidado, ao longo dos últi-mos anos, como a principal vitri-ne do agronegócio na Bahia. Re-alizada numa região onde as pers-pectivas de crescimento da ativi-dade agrícola são promissoras,pois a estimativa de negócios paraa safra 2012/2013 está na casados R$ 6 bilhões, numa área totalde 2,25 milhões de hectares cul-tivados, representará num cres-cimento de 23% em relação àsafra anterior.

Felipe Faccioni, presidente daAssomiba, afirma que a BahiaFarm Show não deve em nada aqualquer feira do país. "Todas asnovidades tecnológicas, o que háde mais moderno, vem para cá.Existem oportunidades e preçospara todos os produtores".

O crescimentos da feira quan-to da economia regional, para osorganizadores da feira, é resulta-do de um processo de desenvol-vimentos da região Oeste da Bahiaocorrido nos últimos 30 anos eque tem se baseado em modernosconceitos de suatentabilidade, ge-ração de emprego e renda.

Busato salienta que "o peque-

no produtor também tem que usara tecnologia melhorando o nívelde vida, esta é a preocupação daAiba, e na feira ele vai encontrarmáquinas e equipamentos de acor-do com o porte de sua lavoura. Afeira não é apenas para o grandeprodutor, é também para o pe-queno e médio produtor".

O evento abrangerá exposito-res de vários segmentos do setorcomo: Máquinas e ImplementosAgrícolas; Sementes; Corretivos,Fertilizantes e Defensivos; Silos eArmazéns; Equipamentos para Ir-rigação; Aviões; Veículos Utilitá-rios e de Passeio; Logística;Linha Amarela de Máquinas eEquipamentos; Software e Har-dware; Peças, Autopeças e Pneus;Ferramentas; Bombas e Motores;Poços Artesianos; Sacarias e Em-balagens; Equipamentos de Co-municação Rural; Equipamentosde Segurança/EPI; Telas, Ara-mes e Cercas; Construções Pré-Fabricadas; Sistemas de Infor-mação; Centros de Pesquisa eUniversidades; Financiamentos;Serviços Financeiros e Seguros;Revistas e Publicações Técnicas;Pecuária.

Evento paraleloA noite foi feita uma nova

reunião, agora com a parte docomércio local, que está se mobi-lizando através da secretaria doIndústria e Comércio, para a rea-lização de uma feira nos mesmosdias da Bahia Farm Show, queoportunize o comércio a aumen-tar suas vendas neste período.

Segundo o secretário de In-dústria e Comércio, OndumarMarabá, "o objetivo é aproveitar opúblico que vem para a Bahia

Farm Show, e fazer com que onosso comércio venda mais".

Na ocasião foi apresentado oprojeto para a reaização destafeira. Serão 82 estandes, praçade alimentação e palco para apre-sentação de shows com artistaslocais.

A organização desta feira,que está a cargo da PrefeituraMunicipal, através da secretariade Indústria e Comércio, Ace-lem, Aiba e Sebrae, estima umpúblico de 50 mil pessoas.

Conforme Carlinhos, presi-dente da Acelem, "este é umsonho antigo da Associação. Hámuito tempo a gente vem pedin-do para que tivesse esta feira".

A Feira de Negócios e Entre-tenimento de Luis Eduardo Ma-galhães, que ainda está com onome a ser definido, funcionarános mesmos dias da Bahia FarmShow, das 18h até às 23h, napraça em frente a Prefeitura Mu-nicipal, numa estrutura muitobem elaborada.

A comercialização dos es-tandes será feita a partir do dia25 para o comércio local e apartir do dia 05, se sobrar espa-ço, para os comerciantes de forada cidade. Mas as reservas jáestão sendo feitas na Acelembem como na secretaria.

Na reunião, que tinha a pre-sença de muitos comercianteslocais, a idéa foi aceita por todosque ficaram muito empolgadoscom a possibilidade de aumen-tar suas vendas.

Fonte: AIBA

Page 6: Jornal Gazeta News Edição Maio

6 02 de Maio de 2013Publicitário

Page 7: Jornal Gazeta News Edição Maio

702 de Maio de 2013 Geral

Page 8: Jornal Gazeta News Edição Maio

8 02 de Maio de 2013Especial Dia das Mães

No segundodomingo demaio écomemoradoo Dia das Mães.

A data surgiu em virtude dosofrimento de uma americana que,após perder a mãe, passou porum processo depressivo. As ami-gas mais próximas de Anna M.Jarvis, para livrá-la de tal sofri-mento, fizeram uma homenagema sua mãe, que havia trabalhadona Guerra Civil do país. A festafez tanto sucesso que em 1914, opresidente Thomas WoodrowWilson oficializou a data e a co-memoração se difundiu pelo mun-do afora.

As mães são homenageadasdesde os tempos mais antigos. Ospovos gregos faziam uma come-moração à mãe dos Deuses, Reia.Na idade média os trabalhadoresque moravam longe de suas famí-lias ganhavam um dia para visitarsuas mães, que os ingleses cha-mavam de "mothering day".

Dia das Mães: Comofoi escolhido este dia?

Com o passar dos anos, o diadas mães aqueceu o comércio detodo mundo, pois os filhos sem-pre compram presentes para agra-dá-las e para agradecer toda aforma de carinho e dedicação querecebem ao longo da vida.

Nas diferentes localidades domundo, a comemoração é feitaem dias diferentes. Na Noruega écomemorada no segundo domin-go de fevereiro; na África do Sule Portugal, no primeiro domingode maio; na Suécia no quartodomingo de maio; no México éuma data fixa, dia 10 de maio. NaTailândia, no dia 12 de agosto, emcomemoração ao aniversário darainha Mom Rajawongse Sirikiti.Em Israel não existe um dia pró-prio para as mães, mas sim um diapara a família.

Os Estados Unidos, Japão,Turquia e Itália comemoramcomo o Brasil no segundo domin-go de maio. A data foi constituídapela Associação Cristã de Moços,em maio de 1918, sendo oficiali-zada pelo presidente Getúlio Var-gas em 1932.

Nesse Dia das Mães escolha opresente de acordo com o estilo damulher que cuidou de você sem-pre.

No dia 10 de maio será come-morado o Dia das Mães no Brasil.É nessa data especial que os filhos

Dicas de presentes paratodos os tipos de mães

presenteiam as mulheres que nãomediram esforços para cuidar decada um deles com amor e dedica-ção. Cada mãe possui um estilopróprio. Umas são mais simples,gostam daquilo que não é muitocaro, mais expressa valores senti-

mental. Já outras são chiques egostam mesmo é de se vestir combelas roupas e calçados. Para cadatipo de mãe existe o presente cer-to. Para você não errar, separa-mos algumas dicas que contem-plam todos os tipos de mulheres.

SofisticadaEsse tipo de mãe adora uma joia ou

até bijuteria de luxo. As roupas e sapa-tos as deixam muito felizes. Um estojode maquiagem, um perfume novo ecremes para a pele também fazemparte dos produtos que certamentefarão sucesso com esse tipo de mu-lher. Escolha algo que seja útil e bonito,como por exemplo, uma bolsa pretaque combina com aquele cinto que elaadora.

JovemPara as mães jovens, que adoram sair para se

divertir aos finais de semana, invista no diferenciado.Compre vestidos mais curtos, saias e blusinhas umpouco mais ousadas, batons de cores quentes oubrincos extravagantes. Os sapatos de salto altotambém podem fazer parte da listinha de presentesdesse estilo de mãe jovial.

EsportistaSe a mulher que cuidou de você a

vida toda gosto de tudo ligado a práticaesportiva, não perde um dia de malha-ção por nada nesse mundo e topa fazerqualquer coisa que deixa o corpo emmovimento, certamente vai adorar ga-nhar material de ginástica, tênis, ou atéum mês de graça na academia.Minimalista

Agora, se sua mãe é daquelas quefica feliz mesmo é com uma lembrancinha, depreferência fabricada por você mesmo, entãoestá fácil. Existem muitas formas de fabricarpresentes para essa mulher especial. Procure nainternet o passo a passo de como fazer portajoias, suporte para bolsas, brincos, pulseiras etudo mais que vai fazer a alegria dessa pessoaespecial. Não importa o estilo da sua mãe,apenas respeite a forma como ela é e demonstretodo o seu amor por essa mulher que faz de tudopara te ver feliz.

Page 9: Jornal Gazeta News Edição Maio

902 de Maio de 2013 Especial Dia das Mães

Carminha Maria Missio é natural deEspumoso/RS, formada em direito e temcomo profissão a agricultura. Atualmen-te exerce, como voluntária, a função depresidente da APAE e é membro dadiretoria do Sindicato Rural. Tem trêsfilhos, Giovani de 33 anos, Elisa de 31 eDaniela de 29 e duas netas, Maria Fernan-da de 03 anos e Beatriz de 01 ano.

Mãe, para Carminha, representa aconsagração de todo seu ser enquantomulher, enquanto gente e a sua perpetu-ação através deles. Já como avó, é sentir-se imortal, um doce ao alcance das crian-ças.

Sua vida mudou em tudo, quando teveseus filhos, se tornou mais corajosa,forte, segura, determinada, sensível, equi-librada, enfim mais completa. Segundoela, ser avó é diferente de ser mãe, "ocotidiano não muda muito, a mudança émais interior, o amor é tão grande que as

Adr iana Santosda Mota , natural deAracaju/SE, é adminis-tradora de empresascom pós-gra duaç ãoem Auditoria Empre-sarial e estudante deserviço social e tecnó-loga em segurança dotrabalho. Tem duas fi-lhas, Pâmela de 17 anose Luana de 09.

Para ela mãe repre-senta um aprendizado,um amor incondicio-nal e muita paciência.Após a maternidade suavida mudou muito pois, desde então, todasas decisões são pensadas nas meninasprimeiramente, em como isto ou aquilo iráafetar suas vidas. Segundo ela não é fáciladministrar 100% de seu tempo, mas ga-rante que procura fazer o melhor dentro desuas possibilidades e cita que a parte maisdifícil de ser mãe é saber que um dia osfilhos vão crescer e ir embora.

Em relação a sua vida como mulherafirma que hoje é menos vaidosa e maisobjetiva, valorizando tudo que é simples emenos complicado.

Cada etapa da vida dos filhos é umaexpectativa di ferente, tudo que sonhouquando elas eram pequenas, realizou-se,agora a expectatva está em vê-las forma-das cada uma seguindo sua vida feliz erealizada, pois aí sim "posso dizer queminha missão como mãe estará cumprida.

Taciana Silva Car-doso de Paula , naturalde Central/BA, contado-ra exercendo a funçãode coordenadora admi-nistrativa em multinaci-onal, está grávida de Ber-nardo, com cinco me-ses de gestação. Para elaestar com um filho noventre é sentir-se amadae abençoada por Deus.

A educação dos fi-lhos é a tarefa mais difí-cil para ela que diz "cer-tamente vai ficar a dúvi-da de saber se o queestamos faze ndo é omelhor para ele".

Muitas mudanças jáocorreram na vida docasal, a casa, os sonhos,

a forma de ver os pais,principalmente a mãe,pois passaram a enten-der melhor suas preo-cupações, sua forma deamar.

"É muito emocio-nante a cada ultrassomouvir o coraçãozinhodo bebê e quando vcimagina que está sozi-nha, ele mexe e mostraa grandeza de Deus. Asconversas e as decla-rações que fica entrevc e ele, a expectativade ver o rostinho dele,nos faz sonhar a cadadia. Estamos muito fe-lizes e ansiosos com achegada do nosso Ber-nardo", conclui.

Adriana Lucia Lang , natural de To-ledo/PR, é fisioterapeuta e revendedorade produtos da Avarim Cheiros da Terra.Tem um filho, João Pedro de 01 mês.

Para ela ser mãe representa a realiza-ção de um grande sonho e que após amaternidade já sentiu sua vida mudar porcompleto pois agora tudo é feito pensan-do nele em primeiro lugar.

Com muito jogo de cintura administraseu tempo, pois apesar de contar muitocom a ajuda de seu marido, pais e irmã,reconhece que dividir o tempo para admi-nistrar todas as atividades é muito com-plicado.

Para Adriana, até o momento, o maisdifícil do papel de mãe tem sido acalmaras cólicas do filho, mas acredita que"educar e conduzir um filho no caminhodo bem nos dias de hoje é uma dificuldademuito grande". Sua vida foi bastante alte-rada depois de mãe, com uma mistura desentimentos e emoções mas hoje, sente-se uma mulher completamente realizada,

muito mais forte e responsável."Ter um filho é muito melhor do que eu sonhava e idealizava antes dele nascer. Passar

as noites em claro, dormir mal, não ter mais tempo para fazer as coisas que se quer ena hora que se quer, tudo isso é superado quando se pensa no filho", diz Adriana. O casalpretende ter mais um filho, pois estão realizados com a experiência.

O momento mais feliz e emocionante, para ela, foi o momento do parto. "Escutar ochorinho dele pela primeira vez e ver sua fisionomia foi uma sensação indescritível",completa.

Fernanda Pereira Vargas é naturalde Carazinho/RS, fisioterapeuta e dona decasa. Tem duas filhas Letícia de 06 anose Luiza de 04.

Ser mãe para ela, é o maior presenteque Deus poderia lhe dar, é poder dar ereceber o amor mais incondicional, puroe verdadeiro. Após o nascimento de suasfilhas quase tudo mudou em sua vida, aalegria, o amor, o tempo, as preocupa-ções e o amadurecimento que se torna-ram maiores e mais fortes.

Fernanda procura fazer com que otempo que dedica às filhas seja muitoproveitoso, um tempo com qualidade eacredita que o mais difícil em ser mãe hojesão os grandes desafios da educação edos valores repassados aos filhos.

Uma das escolhas mais difíceis queela teve foi de parar de trabalhar na suaprofissão para cuidar melhor de suasfilhas, dedicar mais tempo e atenção, masnão se arrepende, pois embora amasseseu trabalho, ficou muita mais tranquila efeliz e as meninas também.

"Os sonhos que tinha antes de sermãe, eram muito pequenos comparadosao que realmente é ser mãe, porque isso

Sonho em ter na família uma médica e umajuíza".

Adriana cita como coisas que a marca-ram no desenvolvimento das filhas e quetrouxeram muitas emoções, os primeirosdentinhos, os primeiros passos e sem som-bra de dúvidas ser chamada de mãe. "Asmeninas tem personalidades muito dife-rentes, a Pâmela muito delicada e sensívelàs adversidades da vida e a Luana, forte eque não tem medo de enfrentar seus desa-fios".

"Mãe para mim não é estar mãe, é sermãe.

Mãe não pode desligar da tomada,tem que estar ligada 24h por dia.

Mãe não é um ofício, é um destino Mãe é questão de escolha."

vai muito além de tudo que se sonha",diz Fernanda.

Para Fernanda, a maior sensação defelicidade que já pode sentir foi, semdúvida, a hora do nascimento de suasfilhas.

afirma Carminha.Quanto a administração de seu tempo

enquanto mãe, informa que foram váriasfases mas que em nenhum momento tevedificuldade em conciliar os filhos comqualquer outra atividade.

Compreender o momento certo em quecada filho deve alçar seu próprio vôo,entender que cada um tem seu tempo e seuespaço, que é um ser único, com diferen-tes personalidades, temperamentos, ansei-os e sonhos e qual o momento de deixá-loscaírem e levantarem-se sozinhos, desco-brir o momento certo para agir como umaÁguia, para ela é a parte mais difícil de sermãe.

" A partir do momento que tive meusfilhos, me senti muito mais mulher, maisarrojada, exigente, sensual, uma mulherem todos os sentidos, nesceu em mim umamor sem limites, lindo", diz ela.

As sensações de felicidade com a che-

gada dos filhos foram muitas pois elaviveu intensamente cada fase. Os primei-ros dentinhos, os primeiros passos, osprimeiros dias na escola, a conquista depassar em um vestibular ela e dois filhosno mesmo ano em cursos diferentes, asnetinhas chegando e chamando de vovó.Tudo isso é pura emoção.

"Sempre fui muito feliz e realizadacom eles e sempre afirmei que meusfilhos não foram "aborrescentes", foramadolescentes, não foram rebeldes, foramjovens, e não se tornaram imbecís, massim adultos responsáveis, íntegros, éti-cos e principalmente humanos.

Por isso eu afirmo que ser mãe naminha vida foi a supremacia, a Glória.

E a emoção de cada momento acimadescrito fizeram e ainda fazem minhagrande felicidade.

E eu diria que ser Mãe é viver o paraísono milagre da vida

vezes parece impossível caber tanto senti-mento dentro da gente, a gente volta notempo e vira um pouco criança também",

Page 10: Jornal Gazeta News Edição Maio

10 02 de Maio de 2013Geral

Page 11: Jornal Gazeta News Edição Maio

1102 de Maio de 2013 Turismo

Page 12: Jornal Gazeta News Edição Maio

12 02 de Maio de 2013Publicitário

Page 13: Jornal Gazeta News Edição Maio

1302 de Maio de 2013 Saúde

A instalação do aparelho or-todôntico fixo e a presença debraquetes (peças coladas nosdentes), bandas (anéis cimenta-dos nos dentes), fios e demaisacessórios fazem com que au-mentem as áreas que retêm osalimentos, provocando assim,maior acúmulo de placa bacte-riana - uma película de cor bran-ca, cinzenta ou amarelada queadere ao dente, em volta dosbraquetes - sendo constituídade restos de alimentos, micror-ganismos e células descama-das. A falta da escovação dentalfaz com que ela se torne espes-sa e de difícil remoção. Como aplaca concentra restos alimen-tares e microrganismos vivos,vai haver uma deterioração dasuperfície do esmalte, provo-cando manchas branc as oumarrons e, posteriormente, cá-ries. A falta de higiene bucalalém de cárie pode causar pro-blemas graves de gengiva, comoa gengivite, onde a gengiva in-flama, crescendo por cima dosdentes e dos braquetes, dificul-tando a movimentação ortodôn-tica. Assim como os pacientesque usam aparelhos ortodônti-cos fixos devem ter atençãoredobrada quanto à higiene, paraos pacientes que usam apare-lhos removíveis recomendam-se, além da higiene dos dentes,os mesmos cuidados com oaparelho com a mesma frequ-ência, escovando-o diariamen-te com creme dental, buscan-do-se evitar a retenção de placano aparelho, e o sabor desagra-dável. O paciente deve, tam-bém, ter cuidado extra com suaalimentação, pois, as colagens

Cuidados que o Pacientedeve ter com

Aparelhos Ortodônticosresistem às forças geradas paramovimentar os dentes, mas nãosuportam forças exageradas,transmitidas quando se mordefortemente os alimentos ou ob-jetos duros. Portanto, os paci-entes devem evitar drops, ba-las, pastilhas, gelo, côco, milhoverde na espiga, pipoca, azeito-na com caroço, cana, frutasverdes ou fiapentas, doces du-ros e/ou pegajosos, caramelos,torrones, quebra-queixo, puxa-puxa, pirulito e chicletes. Valelembrar que se deve evitar nãosó os alimentos duros, mas tam-bém os doces de maneira geralque prejudicam os dentes, au-mentando o risco de contrair adoença cárie. Uma dica é cortartudo o que for comer com facae não com os dentes. Morderobjetos duros como canetas elápis também deve ser evitado.Também não se deve ficar cu-tucando o aparelho, com osdedos ou com algum objeto,pois além de causar a quebra depeças pode se machucar seria-mente. É importante tomar bas-tante cuidado para não quebraro aparelho, pois as quebras atra-sam a sequencia das consultas,e consequentemente, o términodo tratamento. Observa-se queum melhor cuidado bucal resul-ta em redução no tempo de usodo aparelho ortodôntico fixo ereduz o risco de problemas po-tenciais, como cárie e doençasgengivais. Portanto, o pacientedeve seguir as orientações da-das pelo seu Ortodontista, e nãofaltar às revisões periódicasagendadas, para que se tenhaum controle constante do trata-mento em andamento.

Dra Cristiani Puton Baramili MoraesEspecialista em Ortodontia

Dentista do Sono | CRO BA 10142

ARTIGO DentistaComo evitar oescurecimento das axilasConjunto decausas

O escurecimentodas axilas não aconte-ce do dia para a noite enem pode, na maioriados casos, ser atribu-ído a somente umacausa. Alterações hor-monais, falta de venti-lação, atrito da pelecom a roupa, irritaçãopor causa da depila-ção, do desodoranteou pelo contato do suor com odesodorante. Tudo isso pode cul-minar naquele momento em quevocê experimenta uma regata numdia de sol e percebe que as man-chas escuras tomaram conta desuas axilas.

O escurecimento da pele daaxila é o resultado de um proces-so inflamatório na região. . "Omais comum é que chamamos dehipertrofia pós-inflamatória, quan-do algo que a pessoa fez, como adepilação ou uso de uma substân-cia irritante, causa a inflamação edepois o corpo reage com o escu-recimento da axila".

Trocar o método de depilaçãopode ser o primeiro passo paraamenizar e até reverter esse qua-dro. Segundo os dermatologis-tas, a fotodepilação é uma grandealiada porque elimina os pelos e

faz com que seu volume diminuaa cada sessão, reduzindo tambéma frequência necessária para adepilação. Além disso, a depilaçãocom luz pulsada consegue clarearas regiões escurecidas em 60%dos casos.

Depilação edesodorantes

A depilação a laser tambémreduz a quantidade de pelos nasaxilas, mas não tem capacidadepara clarear a pele afetada. Entreos outros métodos, a cera fria éconsiderada menos agressiva, epor isso com menos chances decausar o escurecimento, do que acera quente e a lâmina. Mas podeser que você tenha usado umdesses métodos sem problemaspor anos e só depois de um tempoeles comecem a irritar a sua pele.

Neste caso, a dica étrocar a forma de fazera depi lação se vocêcomeçar a sentir a axi-la irritada. E essa irrita-ção pode se mostrar naforma de uma coceira,vermelhidão ou ardên-cia, portanto, não ig-nore esses sinais.

DesodoranteQuanto maior a por-

centagem de álcool nafórmula, mais chances

da pele ficar irritada e escurecer.Sem falar que você pode ter aler-gia a um único componente dodesodorante. Quando começar asentir coceira na axila, pode serreflexo dessa irritação por causado desodorante, e o melhor cami-nho neste caso é ir testando ou-tros produtos até encontrar umque não irrite a pele

Permitir que a pele da axilarespire é uma medida aliada con-tra a aparecimento de irritações,inflamações e alergias, que sãoresponsáveis pelo escurecimen-to. Por isso é importante estarbem orientado por profissionaisantes de usar produtos clareado-res. O efeito desses produtos épessoal e a soma de desodorante,clareador e suor pode deixar apele ainda mais abafada e só pio-rar o quadro.

Beber duas xícaras de cafépor dia reduz pela metade o riscodo câncer de mama voltar empacientes que já tiveram a doença,de acordo com um novo estudoda Universidade de Lund, na Su-écia. A informação foi publicadano Daily Mail na sexta-feira (26).

De acordo com a publicação,o café aumenta o efeito do remé-dio tamoxifeno, usado no trata-mento da doença.

Para chegar a esta conclusão,os especialistas observaram o de-

senvolvimento do câncer de mamaem 600 pacientes da região sul daSuécia durante um período decinco anos. Cerca de 300 mulhe-res tomaram esta droga, que éprescrita em casos pós cirúrgi-cos.

Maria Simonsson, estudantede doutorado em oncologia naUniversidade de Lund, disse queo índice de volta da doença entreos pacientes que tomaram a pílulajunto com duas ou mais xícarasde café por dia foi menor.

Pesquisadores da mesma uni-versidade já haviam ligado o con-sumo de café a um menor riscode desenvolver certos tipos decâncer de mama. Segundo eles, acafeína tem demonstrado que aju-da a impedir o crescimento decélulas cancerosas.

Segundo a equipe, este estudoenvolvendo o papel do café naprevenção e tratamento do cân-cer sublinha a necessidade de maispesquisas, de acordo com a equi-pe.

Duas xícaras de café por dia reduz pelametade risco de câncer de mama reaparecer

Page 14: Jornal Gazeta News Edição Maio

14 02 de Maio de 2013Publicitário

Page 15: Jornal Gazeta News Edição Maio

1502 de Maio de 2013 Policial

Dia 25, no final da tarde, napraça da igreja Matriz, aconteceu atroca do comando da 5ª Cia dePolícia Militar.

Muitas pessoas estiveram pre-sentes. Além das autoridades lo-cais, o comandante do 10º BPM,tenente coronel Osival e o subco-mandante do mesmo batalhão ma-jor Uzêda.

Durante a cerimônia muitoselogios foram tecidos em relaçãoao trabalho desenvolvido pelo atéentão comandante Gama tanto porparte do comando como pelas au-toridades presentes além de mani-festação de apoio e solicitação depermanência por pessoas da co-munidade em geral.

Porém, durante o pronuncia-mento, o tenente coronel Osivalfez questão de deixar claro a todosos presentes que a mudança é depraxe, que não teve nenhuma in-terferência externa. "Toda a mu-dança é necessária para motivar,oxigenar e somar nossa equipe",esclareceu Osival.

O novo comandante da 5ª Ciade Polícia Militar então passa a sero tenente Edjean Sabino Ferreira,que nasceu em Salvador, ingres-sou naAcademia da Polícia Militarem 2006 e desenvolvia suas ativi-dades até o momento em Barrei-ras.

Segundo o novo comandanteestá sendo feito um levantamento,mapeando os pontos críticos etipos de criminalidade para atacarnestes locais. A expectativa dotenente Sabino é trabalhar no com-bate ao crime, que está sendoconsiderado pela própria políciacomo muito preocupante, e naprevenção dos mesmos.

Luis Eduardo tem novocomandante da Polícia Militar

Conselho de SegurançaNa noite do dia 18, em uma

reunião ordinária do Conselho deSegurança, foi feita já a apresenta-ção do novo comandate a todos osmembros do Conselho tambémcom a presença do tenente coronelOsival e do major Uzêda.

Na ocasião todos os membrosfizeram questão de salientar o ex-celente trabalho desenvolvido pelocapitão Gama e agradecer ao te-nente coronel Osival por ter possi-bilitado a permanência dele a frenteda 5ª Cia por mais tempo, além dedar as boas vindas ao novo coman-dante.

O tenente coronel Osival desta-cou que a força do Conselho deSegurança em Luis Eduardo Ma-galhães é impressionante e quedesejaria que todas as cidades semobilizassem dessa forma. Faloutambém que esta cidade, atravésdo Conselho, é exemplo para todasas outras de organização e partici-pação da comunidade em prol dobem-estar e segurança de todos.Inclusive já foi solicitado por mui-tas outras cidades da Bahia, o mo-

delo do regimento deste Conselhopor terem conhecimento do traba-lho desenvolvido junto as forçaspoliciais da cidade, no apoio e par-ticipação efetiva na resolução dosproblemas.

O tenente coronel Osival bemcomo o major Uzêda fizeram ques-tão de reiterar o compromisso deestarem mais presentes no comba-te a criminalidade em Luis Eduardo.

O vice-prefeito e também se-cretário de Segurança Pública, Ale-crim, que também estava na reu-nião, se colocou a disposição donovo comandante e comunicou quejá foi assinado o convênio paraaquisição da 29 câmeras de moni-toramento para melhorar a segu-rança da cidade. Luis Eduardo seráa cidade com maior número decâmeras instaladas do Estado.

O novo comandante Sabino fezquestão de salientar que não seráuma tarefa fácil substituir o capitãoGama, uma pessoa responsável,dedicada, e querida por todos, masdeixou a certeza de tentar desenvol-ver um bom trabalho e que deixa asportas da 5ª Cia abertas a todos.

Menor é preso comarma na escola

Na sexta-feira, 26, uma guarni-ção da polícia militar se deslocouaté a Escola Municipal Ivo Hering,após receber a informação de quehavia um aluno com uma arma nasdependências da escola.

Ao chegar ao local a polícia

encontrou, em companhia da dire-tora da escola, o menor M.A.S., de14 anos, que portava uma pistolacalibre 22, sem munições.

O menor foi encaminhado paraa delegacia para prestar esclareci-mentos.

Caminhão tomba naBR 020 e motorista

fica preso nas ferragens

Na madrugada de sábado, 27,por volta de 1h30, um caminhãobaú Mercedes Benz, carregado debebidas tombou na BR 020, pró-ximo ao Posto Cerradão.

O motorista, Pedro Hernanyde Sousa, ficou preso nas ferra-gens tendo que ser retirado pelocorpo de Bombeiros e encami-

nhado para a UPA, em Luis Eduar-do Magalhães.

A polícia por enquanto trabalhacom duas hipóteses para a causa doacidente, uma que o motorista dor-miu ao volante e a outra que tenhase distraído com alguma coisa,perdendo o controle do caminhãoque acabou tombando na pista.

Novo comando da5ª Cia inicia seustrabalhos com

apreensão de drogasDia 26, durante operação, coordenada pelo novo

comandante Ten. Sabino, no bairro Santa Cruz,foram encontrados 29 pedras de crack, três cachim-bos para consumo de drogas e um aparelho celular.

Foram encaminhadas à delegacia para averigua-ção, oito pessoas, que ficaram a disposição paraesclarecimentos.

Foto:Rota23

Foto: Rota23

Traficante é preso comlista de devedores

Na madrugada de sábado, 27,a polícia militar prendeu em Bar-reiras, o traficante Luziângelo Ma-galhães Brito, vulgo "Scooby", 28anos natural de Jussara/BA. Comele a polícia encontrou uma ca-derneta com nomes de 14 pesso-as que estão em débito com o

traficante.Foi encontrado também cinco

papelotes de cocaína e quatromunições de revólver calibre 38,que foram apresentados na dele-gacia. Scooby foi autuado emflagrante com base na lei de tráfi-co de drogas

Menor morre com tiro nopescoço no Santa Cruz

Próximo a Farmácia PagueMenos, no bairro Santa Cruz, namadrugada de domingo, 28, foiencontrado morto Ricardo da Sil-va Santos, 17 anos. O corpo es-

tava estendido no chão e apresen-tava um tiro na altura do pescoço.

Ninguém soube informar aospoliciais quem atirou no jovem.

A Polícia Civil investiga o caso.

Foto: Rota23

Page 16: Jornal Gazeta News Edição Maio

16 02 de Maio de 2013Contra capa