jornal folha de brasilia - junho de 2014

12
FOLHA DE BRASÍLIA Desde 2003 EDIÇÃO 161 BRASILIA/DF 20 de MAIO à 05 de JUNHO de 2014 ano 11 ano 11 Um Jornal a Serviço de Brasília e Entorno Agaciel Maia, idealizador do programa Jovem Candango, vol- tado para os jovens do DF. A presidente Dilma Rousseff recebeu em Brasília, a taça da Copa do Mundo do presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Dil- ma disse que o país está pronto para receber seleções e torcedores que vierem ao Brasil durante o torneio. DILMA RECEBE A TAÇA DA COPA Administrador Artur Nogueira está fazendo um excelente tra- balho no Riacho Fundo I. Claudecir Miranda, empresário Diretor da Luart Calçados,conta sua história de vida. O dep. Ronaldo Fonseca, relator do projeto, apoia o estatuto da Família. Dep. Wasny de Roure, recebe Mister Brasil 2014 . Lucas Montandon foi eleito o Homem mais bonito do Brasil. Gov. Agnelo Queiroz, no Pro- grama GDF Junto de você em Taguatinga. Partido dos Trabalhadores in- dicou Deputado Geraldo Ma- gela como candidato a Senador.

Upload: diagramacaodf

Post on 25-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

JORNAL DE BRASILIA E ENTORNO

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de BrasíliaDesde 2003 EDIÇÃO 161 BRASILIA/DF20 de MAIO à 05 de JUNHO de 2014ano 11ano 11

Um Jornal a Serviço de Brasília e Entorno

Agaciel Maia, idealizador do programa Jovem Candango, vol-tado para os jovens do DF.

A presidente Dilma Rousseff recebeu em Brasília, a taça da Copa do Mundo do presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Dil-ma disse que o país está pronto para receber seleções e torcedores que vierem ao Brasil durante o torneio.

DILMA RECEBE A TAÇA DA COPA

Administrador Artur Nogueira está fazendo um excelente tra-balho no Riacho Fundo I.

Claudecir Miranda, empresário Diretor da Luart Calçados,conta sua história de vida.

O dep. Ronaldo Fonseca, relator do projeto, apoia o estatuto da Família.

Dep. Wasny de Roure, recebe Mister Brasil 2014 . Lucas Montandon foi eleito o Homem mais bonito do Brasil.

Gov. Agnelo Queiroz, no Pro-grama GDF Junto de você em Taguatinga.

Partido dos Trabalhadores in-dicou Deputado Geraldo Ma-gela como candidato a Senador.

Page 2: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasíliapágina 02

o plano de deus para nÓs

Diagramação / ArteClaudiane Pinheiro

(61) 4103-4500

EDITORIAL

Muitas vezes em nos-sa vida fazemos

perguntas a nós mes-mos, dizendo: Para que vim ao mundo? Qual o plano de Deus para mi-nha vida? Neste texto da Bíblia encontramos a resposta sobre o plano de Deus para a vida de cada um de nós, e como podemos alcançar a gra-ça e o perdão de Deus.Antes da criação do mundo, Deus já nos ha-via escolhido para ser-mos dele por meio da nossa união com Cristo, a fi m de pertencermos diante dele sem culpa.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIACHO FUNDO SEU PRESIDENTE EMPRESÁRIO DR. DIMMY, EM PARCE-RIA COM A EMPRESA DE PUBLICIDADE JORNAL FOLHA DE BRASÍLIA DO JORNALISTA FIGUEIREDO PA-RANAGUÁ, POR UM RIACHO FUNDO COM MAIS DESENVOLVIMENTO, PROGRESSO E JUSTIÇA SOCIAL.

Como presidente da associa-ção Comercial e liderança

do Riacho Fundo, tenho lutado nestes 23 anos pelo sucesso e valorização de nossa cida-de, cobrando das autoridades governamentais, segurançae infraestrutura para continu-armos com o menor índice de violência do DF e qualidade de vida, e para que isso con-tinue acontecendo, além do Jornal Riacho Fundo em Ação, criei a “Riacho News TV”,que será acessado pelo Face-book. Instalamos o estúdio de gravação na sede da Associa-ção e, a nossa equipe estará

nas ruas para registrar e ou-vir as reivindicações da co-munidade, além de divulgaro comércio local. Finalizando, me reporto à co-munidade do Riacho Fundo para agradecer as manifes-tações recebidas pelo traba-lho feito pela cidade, e afi r-mo que, continuarei lutando em prol do desenvolvimentoe qualidade de vida dos moradores desta cidade. Desejo que 2014 seja de paz e alegria aos morado-res do Riacho Fundo e todo DF.

Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos torna-ria seus fi lhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. Portanto, lou-vemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu queri-do Filho. Pois, pela mor-te de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os pecados são perdoa-dos. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura!Deus, em toda a sua sa-bedoria e entendimento,

fez o que havia resolvi-do e nos revelou o pla-no secreto que tinha de-cidido realizar por meio de Cristo. Esse plano é unir, no tempo certo, debaixo da autorida-de de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra.Todas as coisas são fei-tas de acordo com o pla-no e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aqui-lo que ele havia resol-vido desde o principio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. – Efésios 1.4-11

Figueiredo Paranaguá, Ex- conselhei-ro do GDF; Jornalista DRT/DF, Asmi-nistração de empresas UPIS/DF, Pre-sidente do PTC Evangélico 10 Zonal, Acadêmico de Direito 7 semestre Unieuro /DF

Page 3: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasília página 03

Senador Gim: Porte de arma fora de serviço para agentes penitenciários vai à sanção.

Projeto aprovado hoje pelo Se-nado foi enviado pelo Governo a pedido do senador Gim Argello. Guardas portuários também se-rão beneficiados

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21/05), o rela-tório do senador Gim (PTB-DF) referente ao PLC 28/2014, que permite aos agentes e guardas prisionais e portuários portar arma de fogo inclusive fora de serviço. O projeto segue agora

Projeto aprovado pelo Senado foi enviado pelo Governo a pedido do Senador Gim Argello. Guardas portúarios também serão beneficiados.

para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com a matéria, o porte de arma fora do trabalho só será permitido se os profissionais se submeterem a regime de dedica-ção exclusiva, se passarem por formação funcional (nos termos de regulamento a ser adotado) e se forem subordinados a meca-nismo de fiscalização e de con-trole interno.

O trabalho vence qualquer crise, tenho repetido em

minhas andanças pelo DF. Des-taco, aqui, matéria do Jornal de Brasília citando estudos que mostram que o estágio é a por-ta para início de uma carreira. A minha luta pelo trabalho, estágio, jovem aprendiz ou formação pro-fissional, teve início ainda quan-do dirigia a Gráfica do Senado. Lá, absorvemos jovens que es-tavam em risco social e, hoje, figuram como gráficos de alta tecnologia, como exemplos de pais de família,quando poderiam estar, ou mortos, ou engrossan-do as estatísticas da criminali-dade. Ainda segundo a matéria, com dados do Centro de Inte-gração Empresa Escola, CIEE, no DF, a efetivação de estagiá-rios alcança 64%. Já os Meno-res Aprendizes, obtém uma efe-tivação mais abrangente, 70%.

Agaciel Maia: Projeto Jovem Candango.

Asc

om/G

im A

rgel

o co

m fo

tos d

e A

riel C

osta O texto aprovado hoje foi enca-

minhado pelo Governo após uma série de reuniões entre represen-tantes do Ministério da Justiça com o senador Gim e agentes penitenciários de todo o país. Antes disso, a proposta já havia sido aprovada pelo Congresso e vetada por Dilma em duas oca-siões.

Em seu relatório, Gim destacou que os agentes e guardas pri-sionais, assim como os guardas

portuários, estão sujeitos a risco constante, que extrapola os limi-tes dos locais onde trabalham. A seu ver, a situação de perigo al-cança suas moradias e até mes-mo os trajetos que fazem habitu-almente fora do serviço.

“Em vista dessa peculiar situa-ção, o Estado deve possibilitar a utilização de meios de defesa, inclusive o porte de arma fora do serviço”, argumenta o senador.

Ascom

/Gim

Argelo com

fotos de Ariel C

osta

O estágiO é a pOrta para íniciO de uma carreira.

AGACIEL MAIA DESTACA CURSOS PROFISSIONALIZANTES NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO PARA JOVENS.

Os centros olímpicos e para-olímpicos do Gama, San-

ta Maria, Brazlândia, Setor O e Recanto das Emas abriram inscrições, até 30 de maio, para oficinas profissionalizan-tes na área de comunicação, que incluem avaliação vocacio-nal, oficinas de TV, rádio, mídia impressa, internet e palestras.

Os jovens deverão ter entre 14 e 23 anos e para fazer as inscrições bastam compa-recer a uma das secretarias dos centros olímpicos com documentos pessoas. As au-las terão início no dia 3 de ju-

nho. “Qualificação profissional é sempre muito importante. Essa é uma excelente oportu-nidade para os jovens dessas cidades”, elogiou o deputado Agaciel Maia, idealizador do programa Jovem Candango, voltado para os jovens do DF.

Page 4: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasíliapágina 04

Foi aprovado, por unanimida-de, o Projeto de Lei Comple-

mentar nº 93/2014, do Execu-tivo, que desafeta e regulariza áreas de moradias em “becos” de quadras de Ceilândia, Ta-guatinga, Brazlândia, Sobradi-nho e Recanto das Emas. A re-gularização de área pública na quadra 805 do Cruzeiro Novo, onde estão uma escola pública e Centro de Convivência do Idoso, foi aprovada por meio do PLC nº 86/2014, do GDF. Ambos os projetos foram relatados na Co-missão de Assuntos Fundiários (CAF), na qual o deputado Cris-

Moradores de cidades do DF terão direito a regularização de lotes.

Pela segunda vez, Artur Noguei-ra é o administrador regional

Tomou posse, o novo Adminis-trador Regional do Riacho Fundo Artur da Cunha Nogueira. Esta é a segunda vez que o adminis-trador vai comandar a cidade.

“Sempre será grande a respon-sabilidade de administrar a ci-dade que escolhi para morar. Conheço todos os problemas e estou empenhado em solucio-nar os que estiverem ao meu alcance”, comentou Artur, que é morador da cidade há 12 anos.

Deputado Cristiano Araújo.

tiano Araújo (PTB) é presidente. De acordo com o parla-mentar, esse é um dos princi-pais trabalhos que ele tem feito em seu segundo mandato. “As pessoas buscam saúde, educa-ção, mas também sonham com a casa própria. O projeto vem para dar este direito a essas fa-mílias, esses trabalhadores e pais de família que hoje poderão ir dormir tranquilos e com o co-ração em paz. Espero continuar trabalhando para a nossa capital e para a população. Parabéns a todos pela vitória”, disse, ain-da em Plenário, após a votação.

Administrador Artur Nogueira está fazendo um excelente trabalho no Riacho Fundo I.

Formado em Gestão Pública e pós-graduado em Gestão Políti-ca, Artur da Cunha Nogueira foi administrador do Riacho Fundo entre 2011 e 2012, e revela en-tusiasmo em voltar a administrar a cidade nessa na nova missão.

“Voltei com mais vontade de trabalhar, com mais experiên-cia, determinação e garra para cuidar da nossa cidade”, avalia.

A construção do viaduto de acesso à cidade, a reforma da feira permanente e a amplia-ção da rede de esgoto são prio-ridades nesta nova gestão do piauiense de nascimento, mas riachofundense de coração.

“Quero responder com ações, fazer acontecer os anseios da comunidade”, adianta.

Mãos a obra...

Riacho Fundo I recebe melhorias e é revitalizada.

1º Torneio de Futsal Arte na Praça, na Quadra Poliesportiva da QN-05. Contando também com apresenta-ção de Roda de Capoeira. Realização com o Apoio da Admi-nistração Regional do Riacho Fun-do I / GELAZ

A cidade do Riacho Fundo I recebe 5 novos PECs e novo estaciona-mento da Avenida Central.

8ª Copa Brasil de Karate (Riacho Fundo I).

Page 5: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasília página 05

MAGELA SERÁ CANDIDATO AO SENADO

Em Encontro Regional com a participação de mais de 500

militantes, o Partido dos Traba-lhadores indicou no último final de semana o nome do Deputa-do Geraldo Magela como can-didato a Senador pela sigla nas eleições de outubro próximo.

Magela é um dos mais experien-tes parlamentares brasileiros. Ele sempre ocupou posição de des-taque na Câmara dos Deputados. Recentemente ocupou a Secreta-ria de Habitação, Regularizaçãoe Desenvolvimento Urba-no do Distrito Federal – Se-dhab. Magela moralizou os trabalhos na Secretaria, tornan-do-os totalmente transparentes.

A Sedhab já está atingindo a meta de 100 mil moradias a serem contratadas e já regu-larizou a casa ou o terreno de quase 50 mil moradores do DF.

Dilma recebe a taça da Copa do Mundo no Palácio do Planalto.

A presidente Dilma Rousseff recebeu em Brasília, a taça

da Copa do Mundo do presi-dente da Fifa, Joseph Blatter, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Dilma disse que o país está pronto para receber seleções e torcedores que vie-rem ao Brasil durante o torneio.

A presidente Dilma reforçou a im-portância do evento para o país e disse que curiosamente, a taça tem as cores verde e amarela, cores da nossa seleção. “Para nós é impossível não imaginar que quem levante essa taça seja a seleção brasileira”, disse.

Dilma destacou que investimen-tos feitos para a Copa benefi-ciarão visitantes estrangeiros, mas sobretudo os brasileiros. Sobre os aeroportos, a

presidenta destacou aumen-to da capacidade de passagei-ros nos principais terminais, especialmente os das cidades que receberão jogos da Copa, como São Paulo, Rio de Ja-neiro, Belo Horizonte e Natal.

Dilma Rousseff lembrou que o Brasil é o país que se orgulha de ter conquistado uma democracia e, que, respeita a liberdade de manifestação e de expressão. “ A todos, sejam muito bem vindos.

Encontrarão o país em transfor-mação e receberão acolhimen-to alegre e cordial, caracterís-ticos do Brasil”, complementouAo finalizar a cerimônia, Dilma Rousseff afirmou que a Copa no país será sem racismo e sem discriminação. “Um mo-mento em que o futebol seja

um grande instrumento de dis-seminação de respeito e con-vivência fraternal entre muitas nações de todo o mundo”, pediu.

A TaçaO troféu percorreu 89 países, desde setembro do ano passa-do, antes de chegar ao Brasil em abril. Feita de ouro maciço

e pedras semipreciosas, a taça tem 36,8 centímetros de altu-ra e pesa cerca de seis quilos. Somente campeões mundiais e chefes de Estado podem tocá-la.

No Brasil, ela passou por cidades-sede, como Bra-sília, Recife e São Paulo.

Page 6: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

página 06

Claudecir Miranda de vendedor a Empresário de Sucesso.

Claudecir Miranda, empre-sário Diretor Presidente da

Luart Calçados, 30 lojas espa-lhadas em Brasília e Entorno. Filho da Sra. Maria da Con-ceição, Claudecir tem feito um grande trabalho social em Bra-sília e Entorno trabalho esse que tem levantado a autoestima de muitas famílias que são be-

neficiadas com esse projeto.Claudecir começou a lutar bem cedo com o trabalho aos 13 anos de idade, vendendo pico-lé e tíquete alimentação pela cidade. dinheiro obtido era en-tregue para sua mãe para aju-dar no sustento da sua casa, mesmo com todas as dificulda-des, Claudecir passou conse-guiu concluir os estudos ensino fundamental médio na época. Com o decorrer dos anos, clau-decir passou a ingressar na carreira de vendedor de loja, mas tarde passou a ser proprie-tário, hoje de uma das maiores redes de lojas de calçados de Brasília e Entorno a conhecida Luart Calçados. Claudecir veio de família humilde, muito sofri-mento, mas venceu. Ele venceu porque agarrou todas as opor-tunidades que a vida ofereceu. Hoje um dos trabalhos que o empresário tem, é com as

mulheres; porque segundo ele elas são lutadoras, são bata-lhadoras, assim como sua mãe, é Elas tem determinação. hoje elas mandam no País. Claude-cir tem procurado não só as mu-lheres de nossa cidade para se espelhar nele como exemplo de vida como também os homens. Hoje para conseguir sucesso na vida profissional não podemos pensar nas dificuldades e nem em nossas condições. Temos que lutar, não olhar para traz, temos que enxergar sempre à frente. Hoje o maior sucesso meu foi valorizar as pessoas que moram nas cidades satélites, esse foi o meu segredo, acre-ditar onde muitos não que-riam investir, como no entorno. Hoje temos lojas em Águas Lindas do Goiás e em todas as cidades satélites do DF. Esse foi meu sucesso profissional, hoje minha em-

presa é umas das grandes ge-radoras de empregos no DF. Hoje tenho uma grande ideia para a crise que envolve nossa cidade de Brasília e Entorno na questão da segurança, temos que unificar as policias, não po-demos aceitar, muda governan-tes, mas não muda nada para as melhorias nas vidas da socie-dade, hoje nós estamos reféns dos bandidos, a sociedade ame-drontadas com receio de tudo.A nossa cidade precisa de meios para gerar trabalho para as pes-soas e a solução é trazer gran-des industrias, e criar uma boa educação,melhorar sistema saú-de, tudo isso vai fazer com que as coisas mudem, com isso tenho certeza que o índice da crimina-lidade baixe um pouco,mas con-tinua acreditando como sempre acreditei tudo é possível, vamos conseguir mudar esse quadro.

Claudecir fala o que pensa da COPA no Brasil

E falando a copa do Mundo Claudeci disse o que ele pensa sobre o maior evento futebolitico do mundo “ Eu vejo a copa do mundo no Brasil com grande expectatica e estou bastante confiante, não só com a esperança de nos obtermos uma grande conquista como tam-

bém vejo o crescimento da economia aqui em Brasilia, durante o período do evento. Nosso País estará recebendo as melhores seleções do continente. Milhares de turistas e com isso haverá um aquecimento bastante expressivo em nossa economia co geração de empregos temporários. Isso será muito bom, creio que o comércio em geral ganhará com a copa do mundo. conclui o Empresário.

Claudecir fala o que pensa da POLITICA no Brasil

Em outubro teremos as Eleições 2014. Claudeci diz “ Vejo a politica de Brasilia com muito cuidado, respeito nossos governantes que estão no momento no poder. Mas hoje a população espera muitas mudanças, o povo precisa de mais oportunidades de emprego, pre-

cisa de saúde, educação e principalmente de segurança pública. As familias hoje tem medo até mesmo de sair de casa para trabalhar e estudar. Existe um medo de modo geral, Precisamos mudar e colocar uma policia de segurança com bastante intensidade. O povo clama por mudança, eu me preocupo muito também com a questão social daqui. Tenho feito um projeto com o Sr. Henrique Chaves do Balanço Geral e estamos conseguindo realizar aquilo que sempre esteve em meu coração, que é ajudar os mais necessitados. Hoje ajudamos as famílias carentes e mostramos também o carinho correto para que essas pessoas possam ter uma vida melhor, mas uma coisa eu tenho certeza é que podemos mudar esta situação. Está chegando as Eleições mais uma vez é a hora que teremos para analisar e decidir vo-tando certo. (Palavras de Claudeci Miranda).

Page 7: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasília página 07

GDF Junto de Você chega a Taguatinga

O governador do DF, Agnelo Queiroz, jun-tamente com o vice-governador Tadeu

Filippelli e vários secretários de Estado, ini-ciaram os trabalhos da 10ª edição do Pro-grama GDF Junto de Você, que estará todo o final de semana no Setor C Norte, Área Especial, ao lado do Fórum, em Taguatinga. Às vésperas de cumprir seu 56º aniversário, a cidade recebe o programa que proporcio-nará atendimentos entre prestação de servi-ços, orientações e informações sobre políti-cas públicas na região.

Durante a cerimônia de abertura, o governa-dor assinou as ordens de serviço para a rea-lização de obras de revitalização das praças do Bicalho e DI, a construção de calçadas no Parque Vivencial da QNL e reforma do calçadão do Pistão Norte. O chefe do Pa-lácio do Buriti também autorizou a recupe-ração de 19 parques infantis da cidade e a criação da rede de captação de águas plu-viais da Quadra 38, do setor QND. O governador aproveitou a ocasião para anunciar a instalação de vias marginais no

Pistão Sul entre o metrô e a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), obra classifica-da por ele como histórica para a cidade. Tam-bém foi anunciado o prolongamento da faixa reversa da Estrutural até a Comercial Norte, ação que deverá dar maior fluidez ao tráfego de veículos na região nos horários mais crí-ticos. Agnelo anunciou ainda, o lançamento do edital de licitação para a implementação de uma terceira faixa de rolamento no Pistão Sul. “São conquistas históricas para Tagua-tinga”, destacou.

Além disso, Agnelo Queiroz assinou um de-creto de tombamento do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Ce-meit), reconhecendo assim, a importância da instituição para a história e para a população da região administrativa do DF.

Como parte da cerimônia de abertura do evento, foram entregues, de maneira sim-bólica, cinco cartas de crédito do Prospera DF. Por meio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano

(Sedhab), foram concedidas 45 escrituras a antigos moradores da cidade. O chefe do go-verno local, ainda concedeu 97 permissões para feirantes de Taguatinga. Entre as me-lhorias estruturais, para o transporte, foi au-torizada a reforma dos terminais rodoviários do setor M Norte e de Taguatinga Sul.

Também houve a entrega simbólica do Car-tão do Idoso a moradores da região. O obje-tivo é garantir o livre acesso dos idosos ao transporte coletivo como um todo. A expecta-tiva é de que entre 13 e 15 mil idosos acima de 65 anos, sejam beneficiados com o novo sistema. Serviços oferecidos A estrutura oferecerá de hoje até domingo (1) os seguintes serviços: assessoria do Na Hora, Defensoria Pública, Companhia Ener-gética de Basília (CEB), Companhia de Água e Esgoto de Brasília (Caesb) e Banco de Bra-sília (BRB). Entre os atendimentos oferecidos à população estão, ainda, consultas médicas da Carreta da Mulher, consulta do andamen-to do pedido do CPF, consulta da situação cadastral do CPF e/ou do CNPJ, Certidão Conjunta da Receita Federal, Certidão Nega-tiva Militar, nada Consta Civil e Criminal da Justiça Federal, Certidão de Quitação Elei-toral, Certidão de Crimes Eleitorais, consulta ao título de eleitor, consulta de endereço de cartórios, certidão trabalhista. Emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho e Previdên-cia Social (CTPS) e formalização do Micro Empreendedor Individual.

Cidade recebe governo itinerante às vésperas de celebrar seu 56º aniversário. O objetivo do programa é fortalecer os laços e o diálogo com a comunidade

Page 8: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasíliapágina 08

O brasiliense Lucas Montan-don, vencedor do Mister

Brasil 2014, recebeu hoje moção de louvor da Câmara Legislativa. A moção, de autoria do deputa-do Rôney Nemer (PMDB), foi en-tregue pelo presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT).

Formado em publicidade, Lucas, 24 anos, foi eleito o homem mais bonito do Brasil durante even-to realizado em Angra dos Reis (RJ), no dia 10 de maio. O re-presentante do Distrito Federal superou outros 39 candidatos ao título e agora inicia a fase de preparação para representar o Brasil no concurso Mister Mun-do, que será realizado em mar-ço de 2015 na riviera inglesa.

Lucas explica que, além dos atri-butos físicos, o concurso ava-lia atividades sociais apoiadas pelos candidatos. Ele é um dos apoiadores do projeto Cão Guia,

MISTER BRASIL 2014 recebe moção de louvor da Câmara Legislativa do DF.

voltado para ampliar a mobilida-de dos cegos por meio de cães especialmente treinados para auxiliar os deficientes visuais. Acredita, ainda, que o diferencial dele para os demais candidatos foi a conduta durante o concur-so. “Fui íntegro, mantive meu jeito de ser e fiz amigos”, disse.

Ao entregar a moção de louvor, o deputado Wasny de Roure

destacou que a Câmara Legisla-tiva tem o dever e o compromis-so de prestar homenagem aos brasilienses que se destacam no cenário nacional e internacional, contribuindo para engrandecer o nome do Distrito Federal. Ele justificou a ausência do autor da moção, deputado Rôney Ne-mer, que está enfrentando pro-blemas de saúdeem sua família.

Dep. Wasny de Roure (PT), e Lucas Montandon

Divulgação / CLDF

Tramita na Câmara Legislativa um projeto de lei que regulari-

za a ocupação de áreas públicas por estabelecimentos comerciais da Asa Norte, conhecidos como puxadinhos. A proposta atende pedidos dos proprietários e es-tende à região o mesmo modelo de legalização usado na Asa Sul. O texto permite a ocupação do espaço público via concessão onerosa, ou seja, os empresários pagam pela utilização. O valor dependerá de regulamentação futura. A ocupação das galerias, por outro lado, não é onerosa. Os comerciantes devem enca-minhar um projeto à Administra-ção de Brasília, responsável pela aprovação. O prazo para ade-quação total às exigências é de dois anos.

Nas galerias, é permitido o uso de mobiliário removível, desde que mantida uma faixa de 1,5 metro para passagem de pedes-tres. Também é permitido o uso de toldos e elementos decorati-vos. Na área pública, entre os blocos comerciais, é permitida a ocupa-ção, com mobiliário removível, de um terço de cada lado, deixando um terço no meio livre para o flu-xo de pedestres. Nos blocos da extremidade, pode-se ocupar até quatro metros.

As fachadas voltadas para a via de circulação de veículos e as verdes voltadas para as super-quadras não podem ser ocupa-das.

Deputados têm 45 dias para votar a proposta encaminhada pelo GDF

Foto: Pedro Ventura

Câmara Legislativa discute projeto que regulariza puxadinhos na Asa Norte

Page 9: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasília página 09

A Comissão Especial do Es-tatuto da Família realizou

por requerimento do relator de-putado Ronaldo Fonseca, uma audiência pública para debater Políticas públicas de saúde di-recionadas à entidade familiar abordando pontos do Projeto de Lei nº 6.583/13, como:Sistema Único de Saúde - SUS, Progra-ma Saúde da Família, cadastra-mento de entidades familiares, criação de núcleos de referência com profissionais especializados na área de psicologia e assistên-cia social, atendimento em insti-tuições filantrópicas através de convênio com o poder público e atendimento domiciliar, reabilita-ção do convívio familiar e assis-

Comissão do Estatuto da Família realiza audiência Pública sobre Saúde na Família.

tência à gravidez na adolescên-cia. Para falar sobre o tema foram convidados a doutora Maria Cris-tina Boaretto, Representante do Instituto de Atenção Básica e avançada à Saúde - IABAS; o doutor Luciano Gonçalvez de Souza Carvalho, Presidente da Associação Médica de Brasília - AMBr; o doutor Thiago Trindade - Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina da Famí-lia e Comunidade; doutor Júlio Rufino Torres, Representante do Conselho Federal de Medicina e a professora Lenise Garcia, Pro-fessora da UnB e membro da Co-missão de Bioética da CNBB. Os convidados abordaram diversos assuntos relacionados à saúde

na família. Relacionamento inter-pessoal, educação integral, visita às famílias por agentes de saú-de e a ampliação do número dos médicos da família.

A professora Lenise Garcia disse que o Estatuto da família é uma grande contribuição ao nosso ordenamento jurídico. Para ela o Estado precisa ajudar na não desagregação da família. Ao co-mentar sobre a educação integral como aliada importante na saúde da família, a professora falou so-bre a diferença entre educação integral e educação em tempo integral: “Educação integral é atender todas as necessidades da criança que está sendo edu-cada, e isso não significa neces-sariamente educação em tempo integral” afirmou.

A doutora Maria Cristina ressal-tou a importância do agente co-munitário de saúde na assistên-cia em domicilio em contato com as reais necessidades da famí-lia; “o serviço de saúde tem que avançar mais do que só cuidar da doença” declarou.

O doutor Thiago Trindade defen-deu a ampliação do número dos médicos da família. “A orientação

à família deveria estar na forma-ção do profissional que vai traba-lhar na saúde primária”, afirmou. No Brasil os médicos da família não chegam a 2%, enquanto nos países desenvolvidos esse percentual é de 40%.

O doutor Júlio Rufino defendeu o conceito de família como está no Estatuto e falou da importân-cia da relação interpessoal na família. Para ele, a felicidade no convívio familiar é fundamental para a saúde do individuo.

O deputado Ronaldo Fonseca, relator do projeto, agradeceu aos convidados e falou sobre sua preocupação para que o estatuto da Família se transfor-me numa lei eficiente na defesa da família brasileira. Fonseca lembrou que em se tratando da saúde família, é preciso lembrar de outros temas como a interna-ção compulsória e a luta contra o aborto. “O aborto vem sendo tratado como caso de saúde pú-blica no Brasil, mas na verdade é uma violência contra a mulher. Aprovando o estatuto da família nós vamos fechar a porta para o aborto no Brasil” afirmou.

Dep. Ronaldo Fonseca na defesa da Família.

Terminal Rodoviário para atender usuá-rios do entorno é inaugurado

Extensão da Rodoviária do Plano Piloto, localizada no antigo Tou-ring, começa a funcionar no domingo (8) e deve receber 200 mil

pessoas por dia.

Agora os usuários do transporte público do Distrito Federal contam agora com novas instalações para embarque e desembarque. Além

da reforma da Rodoviária do Pla-no Piloto, foi inaugurado, nesta quarta-feira (4/06).O espaço, que foi completamente readaptado, receberá ônibus que atendem a Região Metropolitana de Brasília, e a previsão é que comece a fun-cionar neste domingo (8).

“Esse governo fez grandes transformaçõesno transpor-

te público. Sabemos que foi um susto para a população ver ten-das improvisadas, mas a cada dia demos um passo para melho-rar essa condição e hoje come-moramos essas instalações que poucas cidades têm”, afirmou o vice-governador, Tadeu Filippelli.

Page 10: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasíliapágina 10

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde

e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica cumpriu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde na vacinação contra gripe no municí-pio.

A campanha de vacinação contra influenza, foi iniciada no dia 22 abril de 2014 e teve como meta a imunização de 80% da popu-lação alvo. Foi cumprida a meta de 80% em sua totalidade, sendo que em lactantes e indígenas já atingiu 100%. Já a campanha da Zona Rural do município, realizada entre os dias 04 de abril a 09 de maio.

Águas Lindas cumpre meta na vacinação contra gripe.

A vacinação dos trabalhadores da área da Saúde foi realizada no decorrer da campa-nha, os profissionais do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) foram aos setores para realizar a imunização. “Houve uma participa-ção intensa de toda a equipe do NVE e apoio da comunidade”, garantiu a coordenadora do Núcleo Anne Oliveira.

A população de Santo Antônio do Descoberto está sendo

beneficiada com o Cheque Re-forma. No último sábado (23) o prefeito Itamar Lemes e o pre-sidente da AGEHAB – Agência Goiana de Habitação, Luiz Sti-val, entregaram mais 160 che-ques para os beneficiários. A senadora Lucia Vânia prestigiou o evento. Desde janeiro, o Gover-no Municipal em convênio a AGEHAB, por meio da Secreta-ria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda / Di-

Segunda etapa do Cheque Reforma é entregue

retoria de Habitação, está entre-gando Cheques na modalidade Reforma para a população local. O valor total disponibiliza-do para a população, convênio da AGEHAB com a Prefeitura, foi de R$ 1.309.800,00. “Pedimos ao governador, Marconi e ele nos atendeu. Hoje entregamos mais 160, em janeiro entregados 439 e no Go-verno Junto de Você entregamos 60, ao todo entregaremos mil Cheques Reforma “, agradeceu o prefeito Itamar Lemes duran-

te a entrega. As famílias receberam cheques que variam de R$ 1.500 a R$ 3 mil para comprar mate-rial de construção para reformas de suas casas. O presidente da AGEHAB Luiz Stival, falou aos beneficiários da importância do Cheque Mais Moradia e orientou o uso desse dinheiro com res-ponsabilidade, “é imprescindível que cada um de vocês invistam o recurso em suas casas. Isso é

importante para a continuidade do programa”. A senadora da Repúbli-ca pelo Estado de Goiás, Lucia Vânia, falou sobre a importância do programa, e atendendo a um pedido do prefeito Itamar, anun-ciou que irá viabilizar a constru-ção de uma Praça da Juventude com Skate Park e a cobertura da Quadra de Esportes do bair-ro Queiroz.

Page 11: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasília página 11

JOGO DOS 7 ERROS

CAÇA PALAVRAS

CULINÁRIA

CHARGES

Page 12: JORNAL FOLHA DE BRASILIA - JUNHO DE 2014

Folha de Brasíliapágina 12

Governo do Distrito Federal

Ministério daEducação

Graças ao trabalho do GDF, Brasília acaba de ganhar

este selo do MEC.

Parabéns Brasília, a unidade da federação com o menor índice de analfabetismo: apenas 2,03% das pessoas com mais de 15 anos. Isso é o resultado de um conjunto de ações que coloca a Educação como prioridade para este governo.

• 5.659 servidores da Educação contratados

• 37 escolas novas entregues

• 347 escolas reformadas

• 236 escolas adaptadas para o Ensino Integral

• 51.000 estudantes fi cam de 7 a 10 horas

na escola e tem 5 refeições por dia

• 20 mil adultos alfabetizados

• 7 creches entregues

• 46 creches em construção ao mesmo tempo

• Cobertura de 24 quadras poliesportivas

• 4 novas Escolas Técnicas

• 200 laboratórios de informática reabertos

• 1.851 tablets entregues a professores

• 8.000 alunos de escolas públicas estudando

inglês, espanhol, francês, japonês e alemão no

novo Centro Interescolar de Línguas