jornal fato 2904 16

12
Limites ANETE LACERDA 04 R$ 1,00 - Ano 13 - Edição 3514 Crise perdoa nem as mães Cachoeiro de Itapemirim - ES | Sexta-Feira | 29 de Abril de 2016 Anulado processo criminal contra Roberto Valadão Sensei Pedro Paulo vai levar Chama Olímpica Tribunal rejeita as mesmas acu- sações que levaram ex-prefeito de Cachoeiro a ser afastado do cargo, em 2008 A escolha do judoca se deu pelo conceito “Isso é Ouro”, criado pela Coca-Cola, para reconhecer histórias ‘genuínas e inspiradoras’ POLÍTICA ESPORTE 05 06 Ausente pode não ter nascido em Cachoeiro O caso não é o primeiro, mas tem suscitado polêmica, pois tradição, criada na década de 30, era para homenagear nativos POLÊMICA 11 CACHOEIRO Lojistas estão pessimistas com as vendas para o Dia das Mães, segunda melhor data do comércio, e lançam mão de promoções para tentar atrair os clientes ESPÍRITO SANTO DE Contra FATO não há argumentos [email protected] | www.jornalfato.com.br Usina Paineiras emprega mais de mil ao iniciar safra Arquivo FATO 06 A expectativa é de que a empresa neste ano produza mais que o dobro do ano passado. As vagas disponíveis vão de técnicos industriais a trabalhadores rurais 02 Arquivo FATO Divulgação Divulgação

Upload: jornal-fato

Post on 28-Jul-2016

238 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal fato 2904 16

Limites

Anete LAcerdA

04

r$ 1,00 - Ano 13 - edição 3514

crise perdoa nem as mães

cachoeiro de Itapemirim - eS | Sexta-Feira | 29 de Abril de 2016

Anulado processocriminal contra roberto Valadão

Sensei PedroPaulo vai levarchama Olímpica

Tribunal rejeita as mesmas acu-sações que levaram ex-prefeito de Cachoeiro a ser afastado do cargo, em 2008

A escolha do judoca se deu pelo conceito “Isso é Ouro”, criado pela Coca-Cola, para reconhecer histórias ‘genuínas e inspiradoras’

POLÍtIcA eSPOrte

05 06

Ausente pode não ter nascidoem cachoeiroO caso não é o primeiro, mas tem suscitado polêmica, pois tradição, criada na década de 30, era para homenagear nativos

POLÊMIcA

11

cAcHOeIrO Lojistas estão pessimistas com as vendas para o Dia das Mães, segunda melhor data do comércio, e lançam mão de promoções para tentar atrair os clientes

E s p í r i t o s a n t o d E

contra FAtO não há [email protected] | www.jornalfato.com.br

Usina Paineirasemprega mais demil ao iniciar safra

Arquivo FATO

06

A expectativa é de que a empresa neste ano produza mais que o dobro do ano passado. As vagas disponíveis vão de técnicos industriais a trabalhadores rurais

02Arquivo FATO Divulgação

Divulgação

Page 2: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 20162 ecOnOMIA (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

crISe Segunda melhor data de vendas para setor varejista chega sem empolgar lojistas e consumidores

nem dia das Mães anima comércio

Equilibrar o orçamento tornou-se um desafio para os consumidores. Com a crise financeira que está atingin-do todo o país mais os altos índices de desemprego, a população tem feito de tudo para gastar menos. Nessa hora, até o presentinho da mãe fica em segundo plano.

Letícia Xavier, de 21 anos, está desempregada e diz que

gostaria muito de comprar algo para dar à sua mãe, mas as expectativas estão baixas.

“Devido à forte crise que assombra o país, e que acabou por afetar o Dia das Mães, em que as pessoas vão às ruas para comprar presentes, fica di-fícil saber o que comprar com tão pouco”.

Ela fala ainda, que há

outras prioridades, como as contas domésticas, e que, para ela, o melhor é fazer algo mais prático e mais em conta.

Já o consultor de vendas, Felipe Bittencourt, disse que se presentear a mãe, comprará uma lembrança. Para ele, o momento é difícil para compras, até em datas comemorativas.

Segundo Pedro Sandrine, presidente da Acisci, há dois anos as vendas do período já não são boas

Dayane Hemerly

O comércio de Cachoei-ro está desanimado com as vendas para o Dia das Mães. A segunda data mais lucrativa, depois do Natal, para os comerciantes de todo o Brasil, não tem trazi-do muitos lucros há aproxi-madamente dois anos.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Tu-rismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, a data já não dá muito retorno há dois anos. Problemas como a crise política, econômica e o alto índice de desemprego agravam o quadro de faturamento

do comércio.Em Cachoeiro, o pre-

sidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci), Pe-dro Sandrine, falou que o comércio varejista se pre-para o ano todo para o Dia das Mães, porém, neste ano, os comerciantes es-tão desmotivados. “Há muitas lojas fechando e muitas pessoas desempre-gadas devido à crise que se vive hoje”.

Segundo Sandrine, no ano passado, a queda nas vendas ainda não estava tão aguçada como agora. Para ele, apenas os lojis-tas que forem criativos e souberem articular pro-

moções, poderão driblar as baixas vendas.

Crédito Diante das dificuldades,

algumas lojas estão vol-tando com as vendas com cheques e carnês, mas de acordo com o presidente da Acisci, recorrer a esses modelos de pagamento, é um risco que se corre, pois é pouca a garantia de pagamento.

“Com o uso do cartão de crédito, os comerciantes estarão certos de que irão receber. Mas ele pondera, ainda, que, no ato de de-sespero, o uso de algumas condições é realmente necessário para atrair o cliente.

Lojistas apostam no sentimento

Consumidores estão reticentes

Se, racionalmente, a crise econômica diminui o ímpeto do consumidor, lojistas apos-tam que o amor pelas mães pode ser o incentivo para os filhos vão às compras. É nesse consumidor que eles estão de olho.

Patrícia Sartório Rangel, proprietária da Metal Nobre de Cachoeiro, diz que apesar de toda a crise, não há como passar uma data tão especial em branco. Pensando em toda a dificuldade financeira que a população está viven-do, ela disse que foi em busca de produtos mais acessíveis.

“Procuramos produtos com o custo benefício melhor, para que os filhos possam presentear suas mães”. Pa-trícia disse ainda que seu

estabelecimento sofre com a queda nas vendas desde julho do ano de 2015. “Quem disser que as vendas não di-minuíram, estará mentindo.”.

A Ângela Hutter, proprie-tária da Loja Art Línea, que fica no centro de Cachoeiro, acredita que as vendas irão melhorar. E aposta em no-vidades e promoções para atrair os clientes. “Espero, realmente, que as vendas do Dia das Mães aconteçam. Es-tamos com uma nova coleção de inverno, e o frio chegando agora, ajuda bastante”.

Para o gerente da loja Ita-puã Calçados, da Praça Je-rônimo Monteiro, Renato Vieira Dobrovsky, apesar das vendas terem caído bastante nos últimos meses, as expec-

tativas são boas. A data, que é bastante comemorada, pode melhorar o índice de vendas, para tanto, Renato afirma que o estoque está abastecido.

“Realmente, estamos vi-vendo uma época muito complicada, mas estamos preparados durante essas duas semanas que antecedem o Dia das Mães”, disse.

O gerente contou que estão com novas coleções de outo-no/inverno e fazem diversas promoções exatamente para a data. Ele comentou ainda aposta em propaganda para atrair os clientes. “Fazemos o possível e o impossível para que as pessoas comprem não só para o Dia das Mães, mas para toda a família”, completou.

Vinicius Lopes

Crise faz os clientes deixarem em segundo plano a compra de presentes

Fotos: Divulgação

Page 3: Jornal fato 2904 16

A crise anda tão feia que está

de filho não pre-sentear a mãe, para

desespero dos lojistas. Há dois anos, segundo a associação comercial, as vendas já não são satisfa-tórias na segunda melhor data para o comércio va-rejista. Não é à toa que há tantos estabelecimentos fechando em Cachoeiro.

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 2016

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 3OPInIãO(28) 3511-7481

Desde 14 de março de 2003

Jornal Espírito Santo de Fato - CNPJ.: 06056026/0001-38 - (28) 3515-1067 [email protected] - Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CEP 29.300-782

diretor: Wagner Santos [email protected]

repórteres: Ailton Weller e Wanderson Amorim

departamento Comercial - Lília Argeu Editorador - Wagner Gomes Lopes Colaboradores - Elyan Peçanha, Regina Monteiro, Roney Moraes, Evandro Moreira, Edgard Baião, Simone Lacerda, Marilene

Depes, Sergio Damião; Higner Mansur, Maurílio Carvalho, Célia Ferreira, Fernando Fiúza, José Rubens Brumana e Marcelo Simão Schwan

www.jornalfato.com.br associado à

A história de vida do mara-tonista Valde-

mir Matos, 70 anos, já era exemplar, mas, agora, inclui-se nela o drama de ter sido feri-do pelo próprio filho, a internação por um mês e a superação para poder conduzir, no próximo dia 16, mesmo em cadeira de rodas, a chama olímpica, em momento histórico para Cachoeiro.

Sobe Superação

DeSceNem a mãe

Por Wagner Santos - [email protected] Fato “Só me interessam os passos que tive de dar na vida para chegar a mim mesmo” Hermann Hesse

1

2

3

4

5

As candidaturas necessárias a pre-feito, de olho em 2018, em Cacho-eiro, são a do PT, a do PSDB e as que terão o apoio do governador Paulo Hartung e a do ex--governador Rena-to Casagrande.

Em Marataízes, o atual prefeito, Jander Nunes Vi-dal (PSDB), faz administração de tal maneira decep-cionante, pela ex-pectativa criada, que pode embolar o jogo eleitoral.

O mérito não foi discutido, é ver-dade, mas não é temerário tirar do cargo um prefeito e oito anos depois anular o processo porque as provas são arbitrárias?

O ex-governador Renato Casagran-de (PSB) vai hoje, às 16h00, à Câma-ra Municipal de Atílio Vivacqua.

Segundo o vice--prefeito Almir Barros, vai con-versar sobre o atual momento políti-co e econômico e sobre o futuro de Atílio Vivacqua.

Vias de Fato

MaS, hein?!

O que deveria ser aclama-ção, passou a ser eleição. Assim, a escolha do Ca-choeirense Ausente está, cada vez mais, parecida com campanha política, numa eleição indireta.

DiScurSo Divergente alguma coisa não casa en-

tre o discurso e a realidade, quando o assunto são as elei-ções municipais.de maneira quase unânime,

os pré-candidatos alertam para tempos difíceis, sem precedentes para o próximo gestor.Em conversas reservadas

assinalam que cortes de con-tratações e até fechamento de equipamentos públicos serão necessários.a base do pessimismo é que

as finanças municipais estão em frangalhos e a crise na-cional agrava ainda mais o cenário.dizem que assumir o pró-

ximo mandato exigirá sacri-fícios martirizantes e que, talvez, até, represente o en-cerramento da carreira polí-tica daqueles que fizeram na gestão o que precisa ser feito.ainda assim, nunca se viu

tantos pré-candidatos ao cargo. é muito estadista para um município só.

dEStaQUE. O rei Roberto

Carlos e um de seus maiores fãs, senão o maior,

José Carlos Scandiani

Page 4: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 20164 OPInIãO (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

POIS zé

jOSé r. bruMAnA [email protected]

O senhor Elsio, proprietário do Catedral do Samba, com amigos que desejam o tombamento histórico desse

templo da resistência da boa música que pode ser demolido, na praia da Areia Preta, em Marataízes

Armando Zanata, agora no Desportiva, se firmando como um dos maiores dirigentes esportivos do Estado. Ano passado levou o Rio Branco a campeão do Estado. Esse ano,

o TIVA decidira o título do Capixabão com o Espírito Santo

A fotógrafa Emella Simões com mais um belo ensaio com a modelo Gabriela Santos. Aguardem leitores do FATO

O Haiti é aqui. Fuzileiros Navais realizando treinamento de simulação de abordagens nas ruas de Barra do Itapemirim,

com os futuros fuzileiros da missão de paz no Haiti

Terminei com aquele namorado que te contei na última vez. Ele não é muito ajustado não. Pelo con-trário. Acho até que precisa de tratamento. Consegue, sozinho, ser mais louco que eu e você juntos. Mas, na verdade, nem foi bem isso que nos separou. Eu andei foi sentindo falta de algumas coisas que você fazia. Queria que ele me surpreendesse com um tapa na bunda quando chegasse do trabalho; que me agar-rasse enquanto eu estivesse preparando o jantar; que observasse atentamente meus seios através do decote e contasse em segredo o quanto estava ansioso por eles. Essas coisas que nos uniu por tanto tempo.

Investi em camisolas, em umas bolinhas mági-cas que descobri em um livro, em um perfume que prometia ter poderes especiais, velas, incensos e até despachos em encruzilhadas. Tudo que nunca precisei usar com você. Mas nada trouxe à tona a libido daquele homem. Assim, eu esperava ele dormir e entregava--me ao prazer solitário. Embora fossem orgasmos que faziam meu corpo tremer, nunca eram satisfatórios. Queria mais que minhas mãos. Minha necessidade era de olhos de desejo e abraços de afeto.

Por fim, pedi que ele fosse embora. E nas redes sociais conheci João. O homem das palavras certeiras, das músicas cafonas que eu adoro, dos elogios inu-sitados. João, o caminhoneiro que estava a caminho, ansioso e ansiado. Que em vez de hesitar, insistiu. Que mandava mensagens cronometrando os segundos para o encontro marcado no posto de gasolina em um ponto qualquer da BR.

Acordei de madrugada e saí como que vestida para uma festa. Na lanchonete do posto pedi um café que chegou no copo de vidro marcado por um batom que não era o meu, mas isso não tinha importância. Ele já se aproximava me apertando a cintura com volúpia. Agradeceu por eu estar ali, por ser tão linda, por cheirar bem, porque eu sorria. E, ao mesmo tempo em que dizia todas essas coisas, me conduzia ao caminhão vermelho e imponente estacionado ao meio de tantos outros.

Ali, onde era mais confortável do que eu esperava, ele percorreu cada centímetro da minha pele, ora com fúria, ora com delicadeza. A manhã inteira ficamos assim: descobrindo-nos. Do lado de fora imagino que caminhões chegavam e outros partiam, prostitutas ofereciam-se, travestis exigiam o dinheiro combina-do, homens contavam piadas, notas frias circulavam e negócios eram fechados. Alheios a tudo isso, foi o cheiro de comida que nos lembrou que era hora do almoço. Ele precisava ir.

Despedimo-nos e prometemo-nos um próximo encontro, que nenhum dos dois tem a certeza se vai acontecer. Mas não importa. Não dessa vez. Fui para casa com o corpo marcado, cansado e satisfeito. Tudo o que eu mais precisava era desse despertar glorioso.

despertar

PAuLA GArrutH [email protected]

O psicopedagogo e escritor Içami Tiba, falecido no ano passado, dizia que comprometimento, dis-ciplina e responsabilidade são elos primordiais que os pais devem oferecer aos filhos para que tenham uma boa educação.

Em uma das inúmeras entrevistas afirmou que o perdão constante dos erros não prepara os filhos para a vida. Dizia com muita convicção que o me-lhor que os pais podiam fazer era ensinar valores e impor limites.

Sem a bagagem intelectual e a autoridade dele e de outros estudiosos que se debruçam sobre a questão de princípios, valores e limites na educação, obser-vo os estragos que a permissividade tem gerado na sociedade moderna.

Quando leio que jovens (quase sempre da clas-se média alta) espancam empregadas domésticas, prostitutas e gays, queimam moradores de rua, se deleitam em depredar o patrimônio público e im-portunam mulheres que ousam sair sozinhas para se divertir, penso que realmente que houve sérias falhas nesse processo.

Constato que a cordialidade, solidariedade e bons modos têm sido relegados a último plano, esquecidos mesmo em alguns casos, até por aqueles que teorica-mente deveriam dar o exemplo (vide fatos recentes e lamentáveis no Congresso Nacional).

E se de maus exemplos e boas intenções o inferno (e o Brasil) estão cheios, cabe a nós fazer a diferença que queremos ver no mundo. Clichê? Certamente, mas também uma constatação de que não podemos continuar dizendo que inferno são os outros.

É tempo, mais do que nunca, de resgatar bons modos, gentileza e generosidade. E bons modos, nesse caso, não são atitudes de refinamento à mesa ou em reuniões sociais, para inglês ver.

Falo da decisão de somar, de ir além, de cada um fazer a sua parte, mesmo que não haja platéia. Que a vida não seja uma vitrine (embora estejamos todos expostos) em que a propaganda é mais que engano-sa. Que as atitudes não sejam apenas para consumo externo, sem nenhuma consistência ou pretensão de fazer acontecer.

Que sejam dados bons exemplos. Que não sejam valorizados os espertalhões, que tiram vantagem em tudo e não se envergonham de propagar isso aos quatro cantos. Que sejam resgatadas as lições que legaram ao mundo uma geração de bons cidadãos, e que essas virtudes não mais se percam nem sejam motivo de zombaria para os que as consideram ultrapassadas.

A Bíblia, em Provérbios 22:6 diz “Ensina a crian-ça no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”. Isso sempre foi sério para mim. Sempre tive medo de falhar, de não dar conta da maternidade responsável, mas se tem uma coisa que nunca faltou, e sobre a qual nunca tive dúvidas, foi sobre a imposição de limites.

E se o céu é o limite para os sonhos, é preciso disciplina e muito amor, pois o caminho certamente não será fácil. Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena, como diria Pessoa. Que sejamos grandes e firmes. E corajosos, porque para fazer diferente e diferença para o bem é preciso mesmo de muita ousadia e coragem.

Limites

Anete LAcerdA [email protected]

Page 5: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 2016

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 5POLÍtIcA(28) 3511-7481

juStIÇA Oito anos depois, ex-prefeito de Cachoeiro ver ser anulado processo criminal que fulminou sua carreira política

Valadão vence em “processo traumático”Arbitrariedades na co-

leta de provas levaram o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo a anular, na quarta-feira, o processo criminal contra o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Rober-to Valadão Almokdice (PMDB). O político era acusado de superfatura-mento na compra de terre-no em que seria construída uma “Vila Olímpica”, no bairro União. E, por isso, foi afastado do cargo antes mesmo da conclusão do mandato, em novembro de 2008. A obra jamais foi iniciada.

Pouco menos de oito anos depois, o ex-prefeito comemora a vitória na Justiça, que sequer julgou o mérito da ação, mas re-conheceu irregularidades praticadas na colheita das provas que serviram de base para denúncia do Ministério Público.

Segundo Valadão, este foi o mais traumático dos processos, “pois deu início a uma série de denúncias infundadas” que culmina-ram no seu afastamento do cargo e da vida pública. “Essas coisas acontecem Brasil afora, com o Mi-nistério Público. E vidas, famílias, foram prejudica-das, sem falar num projeto de realização de um centro para atividades humanas que está parado. E nada foi provado”, disse.

Os advogados de Vala-dão - Felipe Souza Pinto, José Arildo Valadão e Roberto Moraes - disse-ram que o MP se baseou em provas consideradas ilícitas em inquérito civil, uma vez que foram colhi-das de forma arbitrária, sem a formalidade entre a

comunicação jurídica de promotores e juízes. Isso contaminou todo o restan-te do feito, de modo que não há alternativa, senão a anulação do processo.

o CaSo

Em novembro de 2008, a praticamente um mês do término do mandato do então prefeito Roberto Valadão, o juiz Robson Louzada, da Vara dos Feitos da Fazenda Muni-cipal, o afastou, por conta de acusações de super-faturamento ocorrido na desapropriação de uma área de 166 mil metros quadrados, localizada às margens da Rodovia Safra x Cachoeiro. A Prefeitura pretendia construir no local uma escola em tem-po integral com parque esportivo e atividades culturais e ambientais. A desapropriação suscitou a ação de improbidade proposta pelo Ministério Público, que alegou super-faturamento na compra do imóvel.

A Prefeitura de Cacho-eiro pagou pelo terreno o preço de R$ 21,00 por metro quadrado. As avaliações de merca-do, feitas por agentes imobiliários credencia-dos, alegou a defesa de Valadão, apontavam o valor do terreno entre R$ 22,00 e R$ 28,00, o me-tro quadrado, portanto, acima do que a Prefeitura pagou. Entretanto, uma avaliação da Caixa Eco-nômica Federal cotou em apenas R$ 3,84 o metro quadrado daquela área. A última avaliação do ter-reno, feita pela empresa Consulting Engenharia LTDA, a pedido do ex-

-proprietário do lote, avaliou a área em R$ 7.280.000 (R$ 43,68/m²), mais que o dobro do va-lor pago pela Prefeitura.

A discrepância entre o apurado pela Caixa e o va-lor de mercado do imóvel

suscitou a possibilidade, apontada por um dos réus na ação cível, da avalia-ção do banco ter tomado como parâmetro áreas de outro município (Itape-mirim). Como resultado desta ação, o ex-prefeito

Roberto Valadão teve pra-ticamente fulminada sua carreira política.

Em meio às denúncias, tentou a reeleição, no ano de 2008, mas, desgastado, conseguiu apenas pouco mais de 7 mil votos. Por

conta das acusações, no final do mesmo ano, o en-tão prefeito de Cachoeiro foi afastado do cargo em função da “Operação To-cha Olímpica”, condição em que ficou até o fim de seu mandato.

Roberto Valadão

“Vidas, famílias, foram prejudica-

das, sem falar num projeto de realiza-

ção de um centro para atividades

humanas que está parado. E nada foi

provado”

Arquivo FATO

Page 6: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 20166 GerAL (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

OLIMPÍAdAS Faixa preta, 4º Dan, o professor tem um cartel de lutas vitorioso, além de revelar talentos do tatame

ItAPeMIrIM

Paineiras gera mais de mil empregos

Ailton Weller

O professor do Judô Clube Cachoeiro/CIAC e de educação física, há 29 anos, Pedro Paulo Correa, está contando os dias para participar do grande even-to que colocará Cachoeiro de Itapemirim aos olhos do mundo: a passagem da Tocha Olímpica, símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, pela cidade.

Faixa preta, 4º Dan, trei-nador da seleção capixaba da modalidade e técnico de base da seleção bra-sileira, Corrêa coleciona vários títulos em sua car-reira, além de ser respon-sável por revelar vários atletas que se consagra-ram no judô nacional.

A escolha do judoca se deu pelo conceito “Isso é Ouro”, criado pela Coca--Cola, uma das patroci-

judoca na expectativa para conduzir a chama nadoras do evento, para reconhecer histórias ‘ge-nuínas e inspiradoras’, como define o site da multinacional.

Correa disse que desde criança sempre gostou das artes marciais e que os filmes, treinos e livros sobre o assunto eram seus principais passatempos. “Em 1988, uma novidade chegava a Cachoeiro e, no Sesi, eu consegui me formar na primeira turma de Judô, no município”, orgulha-se. “Eu, como as regras do esporte, mudei com o passar do tempo. Não tenho mais o vigor da adolescência, mas, cá entre nós, quando vou à academia me sinto jovem novamente. É uma sensa-ção única”, revela.

Sobre a oportunidade de conduzir a Tocha Olímpi-ca pelos 200 metros desti-nados a cada participante, ele diz que “É uma emo-ção impar na minha vida. Vou levar para o resto da vida esse momento de reconhecimento e repre-sentatividade”, sintetiza.

Pedro Paulo Correa é treinador das seleções

capixaba e brasileira de base da modalidade

A Usina Paineiras vai dar início à sua 103ª safra anual de cana-de-açúcar nesta segunda-feira (02), às 10h00, com uma mis-sa na igreja católica da comunidade onde está instalada, em Itapemirim (ES). A expectativa é de que a empresa neste ano produza mais que o do-bro do ano passado, per-mitindo normalizar suas finanças. Mais de mil empregos serão gerados

A safra deste ano deve ter 600 mil toneladas de cana, gerando 20 mi-lhões de litros de etanol e 790 mil sacos de açú-car. Em 2015, a indús-tria beneficiou 285 mil toneladas de cana, pro-duzindo 210 mil sacos

de açúcar e 10 milhões de litros de etanol.

“Esse aumento é devido às chuvas neste ano terem sido menos irregulares do que nos anos anteriores, o que também permite que cada tonelada dessa cana tenha maior teor de açúcar do que no ano pas-sado, gerando ainda mais açúcar e álcool”, explica o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.

E, como os preços do açúcar no mercado inter-nacional estão nos melho-res patamares das últimas décadas, a expectativa de empresa é faturar ainda mais, repassando para os produtores rurais da região também um au-

mento do valor da cana fornecida.

Com esses resultados, a empresa espera normali-zar sua situação financei-ra, que nos últimos anos se tornou grave devido às recorrentes variações cli-máticas, à falta de estímu-los dos governos ao setor sucroalcooleiro, ao preço dos produtos no mercado internacional e à política federal de subsídio ao consumo de gasolina.

EmPrEGoSImpacto imediato do

início da nova safra foi a contratação de mil pesso-as pela Usina Paineiras. De técnicos industriais a trabalhadores rurais, são profissionais que vão atuar

na colheita e no plantio de cana-de-açúcar, e na própria indústria.

A maior parte das vagas foi preenchida por profis-sionais do Sul do estado, sendo necessária a con-tratação de 484 trabalha-dores rurais do nordeste brasileiro.

Mas muitas outras con-tratações vão ser realiza-das pelos mais de 500 pe-quenos produtores locais de cana para a colheita, nesse período. “No ano passado, devido à pior seca em décadas, eles só forneceram 10 mil tonela-das, mas neste ano devem chegar a 100 mil, segun-do nosso levantamento”, afirmou o diretor da Usina Paineiras.

Edséa Bonan

A Usina Paineiras vai dar início à sua 103ª safra anual de cana-de-açúcar nesta segunda-feira (02)

Fotos: Divulgação

Chama OlímpiCa

em CaChOeirO

Page 7: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 2016

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 7POLÍcIA(28) 3511-7481

cAPOtAMentO Capotamento aconteceu em frente à concessionária da Hyundai

Frentista sofre acidente no KM 90Wanderson Amorim

Um frentista, de 19 anos, ficou ferido em um acidente de trânsi-

to ocorrido na manhã de ontem, na aveni-da Jones dos Santos Neves, no bairro Km 90, em Cachoeiro de

itapemirim, em frente à concessionária da Hyundai.

o veículo modelo Celta, de cor cinza, capotou logo

após passar por uma cur-va e só parou após colidir em um poste. a suspeita é que o motorista estava acima do limite de 40

km/h permitido na via.militares do resgate

do Corpo de Bombeiros informaram que o jo-vem não se lembrava do

que aconteceu. Ele foi socorrido com ferimen-tos leves para a Santa Casa de misericórdia do município.

Divulgação

Page 8: Jornal fato 2904 16

temperatura máximaEstreia na próxima segunda feira

(2 de maio) das 06h00 às 08h00 o “Show do ratinho” (Jucimar melo) na rádio Cachoeiro, na faixa 1210 khz, emissora que está sendo dirigida pelo comentarista Her-mogênio Volpato. – Lá estaremos a convite do apresentador. // Na coluna de ontem quando nós citamos os saudosos radialistas esportivos da ZYL-9, a intenção era referir às suas inesquecíveis atuações nos mi-crofones da daquela emissora. - Dos quatro citados apenas o repórter e comentarista Solimar Cagnin está entre nós, radicado em Marataízes. // terminam amanhã as inscrições para o ii Cine-Ema – Festival de Cinema ambiental e Sustentável

de Burarama que tem o apoio da odebrecht ambiental. - o numero de filme é ilimitado. // Será no Belas Artes (Perim Center) o II Congresso Capixaba de Comunicação, Marke-ting e Vendas no período de 21 a 23 de junho. Nomes de referência como Augusto Cury, Alfredo Rocha e Edemilton Pozza estarão presentes. (Informações: 35225412). // o bate-rista Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, vai fazer a estreia de seu grupo musical dia 16 de julho, no Sítio moitão. No repertório só su-cessos do rei e da Jovem Guarda. // A Sra. Robertina DePrá. viúva do saudoso empresário Horácio Sca-ramussa precursor da extração de mármores em Prosperidade – prima

do Walter Deprá – completou seus 101 anos. Ela é mãe do saudoso ex-jogador de futebol Dalton Scaramus-sa. // Fernandinho Leal também aproveitou a vinda de roberto Carlos e publicou em anúncio: “Você se sentirá como um rei nos colchões ortobom”. // Na primeira quinzena do próximo mês vai nascer SOFIA, segunda herdeira de Lilia Argeu – Wagner Santos, casal-diretor deste jornal ES FATO. // Katata´s Gourmet terá nova degustação de vinhos dias 4 e 5 de maio, com três rótulos da Vinícola Herdade de maroteira, em Portugal. // Nosso Bom Dia Especial para Marília, espo-sa do Miguel Bassul, aniversariante. // ELYaN PEÇaNHa.

umas & Outras NO evaNgélicO

ageNda

*. No almoço dos Empre-sários, ontem no Jaraguá, tivemos a satisfação de par-ticipar da mesa de nomes de destaque como antonio Carlos de Freitas da Usina Paineiras, Jersílio Cypriano do Grupo Flecha Branca; Winston roberto machado, da Winston transportes e do engenheiro industrial CL Washington Luiz Farias.

*. Amanhã, em sua residên-cia no Coronel Borges a jovem BRUNNA, filha do casal Adriana – Jair Bonadiman es-tará celebrando seus 15 anos.

*. Famoso colunista Giba Um registrou com foto o juiz Sérgio moro e esposa rosangela no baile de gala da revista time, no Lincoln Center, em Nova iorque. “très chic” diria o Hd.

*. É esperado cerca de 5 mil homens de vários pontos do estado para subir o Convento da Penha, rezando o terço, dia 21 de maio, durante o III Encontro Estadual do Terço dos Homens que às 10 h00 da Prainha, em Vila Velha.

Nesta sexta será realizado o 1º Seminário de Enfermagem em Radioterapia, no Hospital Evan-gélico de Cachoeiro de Itapemi-rim (HECI). Segundo a enfermei-ra Gilçania Rodrigues, a proposta do seminário é debater o serviço e os tratamentos aos pacientes, uma vez que é voltado para os residentes multiprofissionais, em especial os da enfermagem.

a abertura será com a residente em Enfermagem Joicy Vieira, que falará sobre “Sistematização da assistência de Enfermagem (SaE), consulta e diagnóstico de enfermagem em radioterapia.” Em seguida a Keila rodovalho abordará o tema “Conhecimento sobre o tratamento e cuidados de enfermagem as pacientes com diagnóstico de câncer de mama submetidas à radioterapia”. - Cristiane Pietro abordará “Co-nhecimento sobre o tratamento e cuidados de enfermagem as pacientes com diagnóstico de cân-cer do colo de útero submetidas à radioterapia”.

E fechando a tarde, a residente Juliana Lemos apresentará o “Pro-tocolo de cuidados e tratamento de Radiodermites”. O seminário tem início às 12 horas e aconte-cerá no auditório do HECI.

01 # rEGiStroS – Nesta data, em 2000 era inaugurado o Teatro Municipal “Rubem Braga” // Hoje é Dia Mundial de Orações pelas Vocações. // Católicos reverenciam os Santos Catarina de Sena, An-tônia e Pedro de Verona, este grande e destemido pregador contra os hereges e foi, por estes, assassinado. // Hoje também é Dia Internacional da Dança (Alô Denise Prates!) // Especialmente, abrimos a agenda vip para abraçar o aniversariante, dileto amigo, o arquiteto. Renato Paldês.

02 # ParaBéNS - Aos ani-versariantes: amiga de longa data, a Graças Nery Lugato, esposa do Carlinhos Depes (Clube Cachoeiro Acqua Cen-ter) // Empresária Karla Sar-denberg (San Karlo Hotel), Sra. Marcos Ferraço. // Dra. Marília, esposa do Dr. Mi-guel Bassul Cerqueira. // Em Petrópolis, a jovem LAURA, sobrinha-neta de Mara e José Carlos Ervatti. // Sarídia Melo Saliba. // A escritora acadêmica CaL Gláucia Moulin, compa-nheira do Lions Rubem Braga.

03) rEGiStroS ii > A VI Noite da Sanfona e da Viola do Lions Clube “Frade e a Freira”, de caráter beneficente na Campanha da Visão, será na noite do dia 20 de maio (sex-ta), no Buffet La Fest (Atlético Clube Ita) com animação do grupo musical “Xamêgo do Forró”. - Os convites individu-ais com direito a farta mesa de petiscos e aperitivos custa R$ 60 reais, à disposição com os integrantes daquele clube de serviços cachoeirense.

Foi coroado de pleno êxito o Encontro dos Empresários realizado, ontem – em almoço do Buffet Dom Garcia - no Jaraguá, promoção

de Marcos Jacob e Juarez Marquetti. - No registro, o grande homenageado, Dr. Humberto Dias Viana (D), diretor da FDCI,

ladeado pelo Presidente da SELITA e Sicoob Sul, Rubens Moreira (E)

sucessO: ii eNcONtrO empresarial

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 20168 SOcIAL (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

Elyan Peçanha

Page 9: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 2016

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 9cLASSIFIcAdOS(28) 3511-7481

////// ComPra ////// venda ////// aLugue ////// divuLgue //////

////// ComPra ////// venda ////// aLugue ////// divuLgue //////

iMÓVEiSalUGUEl

Alugo no Alto Novo Parque, próximo ao su-permercado Polonini, casa com 3 quartos, 2 banheiros, sala, copa, cozinha e garagem, R$ 780,00. Tratar com Ramalho (28) 99943-0124.

ALUGA-SE 2 APARTAMENTOS PRÓXIMO AO CENTRO DA CIDADE. COMPOSTA POR 3 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO E GARAGEM- O 1º ( R$ 700,00) E O 2º (R$ 600,00). TRATAR COM LUCIANO (28) 99941-2239.

Aluga-se apartamento 3 quartos, suíte, 130 metros quadrados, com 1 vaga de garagem, ex-celente localização no bairro Santa Cecília. Em frente antiga Pizzaria Montana. R$ 930,00 sem condomínio. Tel. (28) 99885-1480 / 3517-2636.

Aluga-se sala comercial, na Rua Moreira 36/58, Independência, Ed. Ultramar – próxima a faculdade MultiVix. Tratar: 28- 3515-1670 / 28-99919-9200 Whatsapp.

Aluga-se casa no Bairro Coronel Borges para fins comercial ou residencial. Composta com 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro,ampla área de serviço. Preço a combinar. Contato: 99959-4353 (Alba).

Alugo um ponto comercial na avenida Jones dos Santos Neves nº 66, antes da entrada da Vila Rica, (antiga Bermaq-Suet) uma área ampla, sendo 2 pavimentos, contendo um salão grande, com salas de escritórios, sala para reuniões, banheiros, ótimo local para agências bancárias ou de automóveis e grandes lojas. Telefone para contato: (28) 99254-4848.

ALUGA-SE UM APARTAMENTO COM 1 QUARTO, SUÍTE, SALA, COPA, COZINHA, ÁREA DE SERVIÇO E GARAGEM . LOCALI-ZADA NA Rua Bernardo Horta, Edifício Amador Aguiar, próximo a Churrascaria Rio Grande. Contato (28) 3522-8147.

ALUGA-SE UM APARTº , 1º ANDAR, condomí-nio Vitória Fantinato, bairro Km 90, 2 quartos, sendo 1 suíte, banheiro social, sala, cozinha, varanda com sacada, 1 vaga de garagem. Prédio com elevador, portão eletrônico, porteiro 24 horas. R$ 880,00 com condomínio. Tel: (28) 99978-9247 / 99922-8989.

Aluga-se apartamento com dois quartos, sala, banheiro (armário embutido), cozinha, área de serviço e garagem para moto. Bairro Ibitiquara, a cinco minutos do Centro. Comercial ou resi-dencial. Tel. 99974-0646.

ALUGA-SE UMA CASA (PRÓXIMO AO Viaduto do nova Brasília, Rua Augusto Nogueira, nº 44. Casa com 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro e área de serviço , terraço amplo e garagem 1 carro. Preço R$ 750,00. Tratar com 99883-8291/99992-5545.

Aluga-se uma casa, com 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro uma área de serviço ampla. Localizada na rua das Acassias nº 37, bairro Vila Rica, em frente ao chalé. Tocar campanhia na garagem. R$ 700,00. Contato: (28) 3522-6147 ou (28) 3532-3563.

Aluga apartamento no edifício Itamaraty, com 117 metros, 3 quartos, sala, copa, cozinha ampla e área de serviço, sendo 1 quarto com suíte e armários, 2 vagas de garagem, salão de festa. Localização atrás do INSS. R$ 1350,00 nº 601. Tel: 99977-9700, Carlos Alberto.

Aluga-se apartamento duplex, no centro de Cachoeiro, com 4 quartos, sendo 2 suíte, sala, copa cozinha ampla, área de serviço e garagem. Tratar com Luciano (28) 99941-2239.

ALUGA-SE UMA CASA COM 3 QUARTOS, SALA, COZINHA, COPA, ÁREA DE SERVIÇO E GARAGEM PARA 1 CARRO. Rua: Augusto Nogueira, nº 44, Nova Brasília, por cima do viaduto em frente ao Popo Baterias. Valor de R$ 850,00. Tel: 28 99883-8291 (Maria) 99992-5545 (Ademir).

Aluga-se área com 160 m², próximo ao Centro para restaurantes, pizzaria delivery, panificado-ra, deposito, confecção ou fábrica de sorvete etc. (28) 3036-4655 / 3511-9101 / 99962-4673 / 99953-0104.

Aluga-se apartamento no edifício AMA AGUIAR, na rua Bernardo Horta, com 2 quartos, 1 com suíte, copa, cozinha, banheiro, sala. Contato: (28) 3522-8147 / 99948-4694 (Orildo).

Aluga-se uma casa no Bairro Coronel Borges, com 2 quartos, sala, copa, sozinha, banheiro, área de serviços, garagem para carro e moto. Preço à combinar. Tratar: (28) 99959-4353 (Alba).

Aluga-se uma quitinete no bairro Recanto, com um quarto, sala, cozinha, banheiro, terraço. Contato: (28) 99926-6001, Tereza.

Passa-se uma loja no centro de Cachoeiro de Itapemirim, na rua Capitão Deslandes (Rua dos Bancos), ao lado da brilhante jóias, loja completa. Ótima localização! Contato: Aline (28) 99901-0097.

ALUGO LOCAL PARA ESCRITÓRIOS:

CONTÉM 5 SALAS COM ENTRADA AMPLA PARA RECEPÇÃO/ 2 BANHEIROS/COZINHA/ ÓTIMO LOCAL NA AV: JONES DOS SANTOS NEVES 66 ENTRADA PARA VILA RICA (EM CIMA DA CASA ELÉTRICA) ENTRE OS BANCOS ITAÚ, BRASIL E BRADESCO. TEL P/ CONTATO: (28) 99254-4848 (VIVO). VALOR: R$ 2.000,00.

Aluga-se com 2 quartos e demais dependências com terraço e garagem. Bairro Santa Cecília. R$ 850,00. (28) 99920-1480 (28) 3522-9808, Dora.

Aluga-se apartamento no Coronel Borges. Tel. 99956-4322, falar com Antonio Carlos.

Aluga-se apartamento 3 quartos e demais dependências. Bairro Gilberto Machado. Con-tato: (28) 3511-1208 / 99903-7141 (Neulizete).

Aluga-se sala comercial com 24 m² na rua Novaes de Melo, 9, bairro Independência. Te-lefone: (28) 99955-2533. Valor de R$ 1000,00.

Aluga-se casa duplex (fins comerciais ou residencial), com 150 m², 3 quartos (1 suíte), sala de estar ampla, sala de jantar, cozinha americana, área gourmet, 2 wc e garagem. R$ 1.350,00. Bairro Santo Antônio (Rua atrás do Perim / Academia Fisio / Fisioterapia Flexus). Contato: (28) 99973-4710 / 99923-8244.

ALUGO APARTAMENTO 2 QUARTOS, 1 VAGA DE GARAGEM, AR CONDICIONADO, VENTI-LADOR DE TETO, PERCIANA DECORADO, 3 ANDAR, COM GARAGEM, BAIRRO INDE-PENDÊNCIA. VALOR DE R$ 750,00 REAIS + 300,00 DE CONDOMÍNIO. (28) 99881-0502 / (28) 3521-7971.

Aluga-se apartamento próximo ao centro de Cachoeiro, com 3 quartos, copa, cozinha e demais dependências. Contato: 99941-2239 ou 3511-1759, Luciano.

ALUGA-SE APARTAMENTO MOBILIADO, NO BAIRRO FERROVIÁRIOS, A 5 MINUTOS DO CENTRO, COM 01 QUARTO E DEMAIS DEPENDÊNCIAS. TEL. (28) 99885-1480 - 3517-2636.

Alugam-se pontos comerciais com diversos tamanhos. Área central de Cachoeiro. Contato: 3522-5069 Sr. Mauro.

Alugam-se salas, vários m² no Ed. Broadway. Contato: 3522-5069 Sr. Ary.

Aluga-se salão com 270 m², na Rua Capitão Deslandes, nº 28, 1º andar. Contato: 3521-0837.

Aluga-se apartamento 401 - João Monteiro nº 27 - Ferroviários - 02 quartos, sala, copa + cozinha, banheiro com armário + área serviço, 01 vaga garagem (4º andar). Contato: (28) 9886-3586 / (28) 8113-0984.

Aluga-se apartamento e quitinete em frente ao colégio Inah Werneck, no Aquidaban. “NÃO COBRAMOS CONDOMÍNIO”. Tratar com Geraldo ou Néia pelo tel: 99959-6393 / 99956-2073.

Imóvel comercial - Cachoeiro. Locação. 3 salas amplas, cozinha modulada, 2 banheiros, área para depósito. Localização estratégica: próxi-mo ao centro (Morro Farias). Semi-mobiliado. Recém-pintado. Ideal para escritórios. Deta-lhes: (28) 9222-8734.

iMÓVEiSVENda

EXCELENTE OPORTUNIDADE! Vende-se no bairro Aquidaban, imóvel duplex com piscina, terraço coberto, 1 garagem. Possui 2 quartos sendo suítes. Linda para morar, (28 99973-2752) Ana Cláudia.

MARATAízESLotes próximo da praia, com água, energia e esgoto, lotes plano R$ 25.000, sinal de R$ 7.000 e 18 cheques de 1.000. Tel. 028-99971-8727.

Vendo apartamento com 2 quartos, sala, cozi-nha, banheiro e área de serviço, 70m², localizado na Rua Álvaro Ramos, nº 54, Recanto. Contato (28) 99959-1638.

Vendo área de terreno com 2.033 m², localizada na Av. Jones dos Santos Neves, próxima ao Posto Caiçara. Contato: (28) 99959-1638.

Vendo sítio na região de Cachoeiro, com 6 alquei-res, 5 cachoeiras com muita água, centenas de pés de frutas, 5 mil pés de café, um lago com 3 mil tilápias, bananeiras produzindo, 5 platôs prontos para a construção de chalés, 4 Km da BR 101. Reserva legal de mata atlântica. Doc. OK. Fotos e vídeos no site www.gilbertocorretor.com.br, código 240. Estudo proposta. Tel. (27) 99986-2827 VIVO / (27) 98126-7827 TIM / (27) 3021-1410 - FIXO.

Casa com 2/3 quartos, sala, copa/cozinha, 2 banheiros, terraço amplo. (potencial de expansão) e garagem ampla (até para caminhão) no Abelardo Machado (Novo Parque). Tel. 99976-9481 – Marina.

Vende-se terreno e chácara com lago, situada a 4 km (rod. Cachoeiro x Frade) a partir de R$ 35000,00. Tratar (28) 99906-6999 (27) 99816-8054.

VENDE-SE UM LOTE COM ÁGUA E LUZ JÁ ESTALADO NA PRAIA DO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES, REESTRUTURADO E REGIS-TRADO. PEQUENO SINAL DE ENTRADA E O RESTANTE FI-NANCIAMENTO PRÓPRIO COM O PROPRIETÁRIO. (28) 99903-3951.

Vende-se um lote de terreno medindo 12 m de frente, 14 m de fundos, por 25 m em cada uma das linhas laterais, totalizando 325 m², situado na rua Friedrich Shilmann, no bairro Village da Luz, em frente a Faculdade Multivix. Tel para contato 99953-9675, falar com Nea.

Vendem-se terrenos no km 90. 2 terrenos juntos medindo o primeiro 449 metros quadrados , com 12 m de frente e fundos com 38 m nas laterais. Perfazendo um total de 950 metros quadrados. Aceita proposta: carro, terreno e imóvel de menor valor. R$ 130.000,00 (28) 99938-7588.

IMPERDIVEL!!!Chegou a sua oportunidade de ter sua casa própria! Se você tem um carro, terreno, uma casa ou uma obra até uns R$ 80 mil, o que faltar nós financiamos para você. Casa no parque laranjeiras com garagem, sala, copa/cozinha, WC social, 3 quartos, sendo 2 suítes. 145 m quadrados construídos, terraço com uma suíte, espaço já reservado para churrasco R$ 150.000,00 (28) 99938-7588.

Vende-se apartamento com dois quartos, sala, banheiro (armário embutido), cozinha, área de serviço e garagem para moto. Bairro Ibitiquara, a cinco minutos do Centro. Comercial ou residencial. Tel. 99974-0646.

Vende-se apartamento no Ilha da Luz, com dois quartos, sendo uma suíte, sala, copa, cozinha, varanda, área de serviço, R$ 150.000,00. (28) 3522-9017 / (27) 99998-1252 (falar com Antônio).

Vendo um imóvel que fica o supermercado Vila Rica, são 360 mts de obra, capacidade para 5 andares e divisão com duas ruas com 520 mts de terreno ou também aceito sócio com a metade do imóvel e a metade do supermercado. Vendo parcelado, falar com Vavá. Tel: 28 98803-2178 ou pelo WhatsApp.

GRANDE OPORTUNIDADEVENDE-SE UM LOTE 360MT² (12 X 30) ÓTIMA LOCALIZAÇÃO (PRÓXI-MO POLIVALENTE AQUIDABAN). Valor de R$ 215.000,00. Telefone: (28) 3522-3117 / 3522-9935.

Vende-se casa no Gilson Carone, com 2 andares, 1º andar - dois quartos, sala, cozinha, banheiro, com uma área grande. 2º andar - dois quartos sendo, um com suíte, sala, cozinha, banheiro, garagem para 3 carros. Escriturado. Contato: Antônio (28) 99884-4800.

Casa a venda - Bairro São Luiz Gonzaga -450m2 - 3 níveis, subsolo - Salão aberto com 150m2, cozinha, banheiro feminino e masculino, térreo - 150m² – garagem (1 carro), estar, jantar, copa/cozinha, 3 quartos, 1 suíte, banho social, escritório, área de serviço, 1º piso, 150m2 - Terraço + Kitnete

com 2 quartos, sala, copa/cozinha e banheiro. Valor R$ 350.000,00, aceito proposta. Documento em dia para financiamento. Paulo - 28 99885-8428.

Vende-se no bairro Novo Parque 1 casa de esquina ou para ponto comercial. Excelente localidade e vista para Beira Rio. Valor de R$ 250.000,00 com proprietário. Tel: (28) 99939-0031 / (28) 3036-4106.

Vende-se uma casa no bairro BNH valor de R$ 130.000,00. Contato: (28) 99982-7272 (Júlio).

Vendo lote excelente localização, Bairro Amaral. 270m². Escriturado, última unidade, R$ 68 mil. 28 99923-5466.

Vendo uma casa em Cachoeiro de Itapemirim/ES, no Bairro Novo Parque, com toda mobília. Contato (28) 99939-0031 / 3036-4106.

Vende-se lote no bairro Vila Rica. Tamanho: 12m de largura x 23m de comprimento. Próximo ao Clube do Tiro. Bem localizado, à 5 minuto do colégio CIEE e 10 minuto supermercado Perim. Rua: Professora Luzineta Paris. Fone (28) 99989-1110 (Ronaldo).

Vendo um terreno em Cachoeiro de Itapemirim com ótima localização na Rua Bernardo Horta com fundos para a Rua Bricio Mesquita, com 646,20 m2, 100% legalizado e com os impostos em dia. Fica em frente ao posto São Judas Tadeu e ao lado da SUET. Falar direto com o proprietário: Rodrigo Marcondes 99923-8060.

Vende-se Kitinete (lagoa Funda). Próximo a pra-ça de Marataízes. R$ 75 mil telef: 99903-3951.

Vendo apartamento no Residencial Ville Ônix, Condomínio fechado, bairro São Francisco de Assis (Km 90) com sala, varanda, dois quartos, banheiro social, copa, cozinha, gás encanado, vaga de estacionamento, tubulação de ar split, exceclente acabamento. Motivo: mudança para Vi-tória. 150.000,00, falar com Roberto: 99906-5684.

Vendo um apartamento de nº 101, no 3º pavimento do Ed. Venturim (em frente a Casa do Estudante), constituído de sala, varanda, circulação, banheiro social, 02 quartos e 01 suíte, cozinha, área de serviço e dependência de empregada com banheiro, medindo 101,82m², com mais duas garagens. Valor R$ 350.000,00 - Financiavel. Telefone (28) 99982-0090.

EXCELENTE Oportunidade, Gilberto Machado, vende-se um apartamento com 4 quartos, sendo 2 suítes, salão, cozinha, área e dependência completa, 1 banheiro social, 4 vagas de gara-gem. Tel: (28) 99956-5151.

Vende-se um prédio com 3 andares, 3 aparta-mentos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, areia e varanda e espaço para garagem, localizado na rua Basílio Pimenta, nº 131, valor R$ 260.000,00. CONTATO (28) 99962-0933, Sr Arthur.

VENDE-SE UM PRÉDIO DE 2 ANDARES NA AVENIDA CÂNDIDO CÂMARA, EM CONDURU--CENTRO. PREÇO A COMBINAR. TELEFONE (28) 9251-9211 / 3539-5208.

Bairro Gilberto Machado, aptº 100 m². Todo em granito. Fr, s manhã, 3 quartos (1 suíte). Quartos e cozinha mont. var, elev, gar, dir. prop. Tel. (28) 9885-8042.

Vende-se lote próximo prefeitura, cada lote tem 200 m². Valor 190.000,00. Contato: (28) 9962-0022 / 9271-8345.

Vende-se um apartamento com 3 quartos de 124m², no Bairro Independência, ótima localização, financiável. Tratar (28) 9279-8700.

Vendo um imóvel com área construída, 2 pavimentos e quintal. 320m², bairro São Lucas, próximo ao ponto final. Tel: (28) 9976-9481.

Vende-se uma área Industrial, grande parte pla-na na Rod. Cachº x Frade, próximo a Empresa Decolores, com água, energia, telefone. Medin-do 22 mil m², no valor R$ 230.000,00. Telefone para contato: 28 2101-7053 / 28 9971-5950.

Vende-se uma área de 600 metros, com 50 metros de fundo e 12 de frente. Nela a uma casa de 7 cômodos, garagem para 2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica localizada no Distrito de São Joaquim. Contato 9903-8370.

VARGEM ALTAVende-se um terreno em GUIOMAR interior de Vargem Alta. 1 alqueire. R$ 80.000,00. (28) 99981-7302, Sr. Domingos.

ITAPEMIRIMVendo LOTE Loteamento Maragua, Itapemirim, próximo à Itaoca, entre Pontal e Marinha Boa valorização, R$ 29.000. Aceito proposta 027-

99941-9573.

Vendo uma casa sem garagem. Segundo piso, fundos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, varanda e área serviço. Em Itaipava. Fala com Chico ou Terezinha. (28) 99999-2241. R$ 40.000,00.

VENDE-SE TERRENO DE 10 X 20 M, A 500 METROS DA PREFEITURA E DO FÓRUM DE MARATAÍZES, VALOR R$ 50.000,00. TRATAR PELO TEL. (28) 99955-3810.

Vendo lotes em Marataízes 360 m² a partir de R$ 15.000,00. Entrada + financiamento de 2 anos. (28) 99977-9530 / (28) 98115-8152.

Vende-se uma casa, 1 ano de construída, 3 quartos, uma suíte, banheiro social, 2 cozinhas, sala conjugada (9 m x 4m), garagem para 2 carros, varanda e área de serviço, terraço coberto, toda com grade e janelas de alumínio. Escritura e Registro em dia. IPTU, 100 metros da praia, um banheiro externo. Lagoa Funda. Rua Principal. (28) 3532-2610 (28) 99907-4052.

Barra Marataízes, vende-se um duplex, 1º andar, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, área de serviço, varanda. 2º andar, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, jardim, garagem para 2 carros. (28) 3532-26-10 / 99907-4052.

MARATAÍZESLotes 360 mts, com escritura, próximo ao depósi-to de carro do Detran, 20 mil, parcelo 8 mil sinal e 12 cheques 1.000,00 mil. Tel. 028-99971-8727.

MARATAÍZES / BARRAVENDE-SE CASA DUPLEX. Em cima: 3 quartos, suíte, sala de TV, varanda para o mar. Em baixo: sala para 3 ambientes, lavabo, cozinha, despensa, casa de caseiro, área para churrasqueira fechada, piscina, sauna e lavanderia. R$ 850.000,00 (financio e Estudo Proposta) tel: (28) 99912-9219.

VENDE-SE OU TROCA-SE CASA EM MARATAÍZES POR CASA, APARTAMENTO, PONTO COMERCIAL OU ALGUM IMÓVEL DE MEU INTERESSE EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES. CASA FINANCIÁVEL. R$ 370.000,00. (28) 99983-6781 OU 99987-4558.

MARATAízESVendo casa nova com 2 pavimentos, 2 quar-tos, suíte, sala, copa, cozinha, 2 banheiros, garagem, quintal, com escritura, próxima a prefeitura, a 500 metros da praia, R$ 230.000,00. Tel. 28-99971-8727.

diVErSoSVENDO 1 torno para madeira; 1 torno pequeno para ferro; 1 fresa para ferro; 1 máquina e dobrar ferro - preço do kit R$ 6.000,00 + 1 carro Desoto ano 1951 no valor de R$ 55.000,00. Tratar com Alexandre: 3521.4998.

OPORTUNIDADE DE EMPREGOOportunidade incrível de obter 100% de lucro e ganhar bem. Você pode estar vendendo produtos de 1ª linha sem precisar estocar. São shakes, perfumarias e cosméticos. Interessa-dos ligar para (28) 99926-0324.

Vendo ar condicionado, Elgin 10.000 btus, ótimo estado, pouco usado. R$ 400. Tratar com 28-99885-9452.

Vendo ar condicionado, Cônsul, 10.000 btus, ótimo estado. 127 vlts. R$ 450. Tratar com 28-99885-9452.

Vende-se Eletrola Phillyps, ano 50, em perfeito estado de conservação. Peça de raridade. Contato: (28) 99885-1480 / 3517-2636.

Vende-se um freezer horizontal reudy 480 litros perfeito estado. Valor de R$ 800,00. Tratar (28) 99885-9452, Júnior.

Vendo 30 livros da Enciclopédia Barsa - com-pleta por R$ 300,00. Contato: (28) 3521-3364 / 998803-1909 / 99914-0848 (vivo).

Vende-se uma cristaleira antiga com mais de 70 anos em perfeito estado de concervação. Preço a combinar - 99885-8413

Vende-se 150 discos de vinil (sendo 68 gospel) cantores variados, xuxa, Roberto Carlos, Novelas etc. Pacote 700 reais (não vendemos a varejo) 998858413. Wellington.

Instalador hidráulico, serviços em geral, banheiras, piscinas e aquecedores. Serviços prediais e residenciais. Contato: (28) 99884-5623, Robson.

Selecionam-se pacientes para tratamento em curso de implantes dentários (tratamento a preço de custo). Início imediato. (28) 3518-6760 / (28) 99945-5151.

VEÍCUloSVendo Palio EX 1.0, 4 portas, branco, ano 2000 com ar, vidros elétricos, trava nas portas, som, doc. OK, carro de garagem. Valor R$ 11.500,00. Contato (28) 99926-1622/3511-1428 - Luiz.

VENDE-SE UM CITROEN C3 TOP DE LINHA, COMPLETO + BANCO DE COURO. SUPER CONSERVADO 11/12. COR PRATA. TRATAR: (28) 99987-5737 (MÁRCIA).

Vendo caminhão VW 6.90, ano 84, carroceria mad. nova, motor MWM, pneus todos novos, mecânica e doc. OK. Valor R$ 35.000,00. Contato (28) 99926-1622/3511-1428 - Luiz.

OPORTUNIDADEVende-se Dayun Phanton, 150cc ano 2008, partida elétrica, kick, freio a disco. Doc em dia, transferência inclusa, moto de mulher. 99974-3752, valor R$ 4 mil.

Vendo JIPE TOYOTA BANDEIRANTE CAPOTA DE AÇO, CURTA 1997, estado de nova. Waldo-miro (27) 3031-2349 / 99982-0063.

Vende CG Titan, 150 EX, completa, flex, preta, 2012, 20 mil km rodados, valor R$ 6.500. Contato 99993-3700 / 999993519.

Vende-se Corsa Wind completo, branco, ano 97/98. Telefone 99968-6034. Falar com William.

Cachoeiro de Itapemirim, 28 de Abril de 2016Cecília Simonato - Tabeliã

Horário de pagamento: Das 9:00hs às 18:00hsTELEFONE: (28) 3521-0611

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as (§ 1º art. 15 da lei 9492/97) para os fins de direito, e não sendo atendida a presente em até 24 horas, notifico-as do protesto.

SERVENTIA EXTRAJUDICIAL 1° OFÍCIO - 1ª Zona

EDITAL DE INTIMAÇÃO

SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL

Acham-se nesta Serventia, na Rua Rui Barbosa, 16 Ed. Santa Cecília, nesta cidade, para serem protestados após a publicação deste Edital,

títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:ELIAS LIMA DIAS CPF - 701.338.167-53 ELY DA SILVA CAMPOS ME CNPJ - 07.594.115/0001-09 FERNANDA ZAMPIROLI CPF - 053.073.547-46 ITAMAR HERCOLANO PEREIRA CPF - 169.236.856-72 MINIMERCADO AVENIDA LTDA ME CNPJ - 20.302.503/0001-29 VITORIA SUPERMERCADO EIRELI ME CNPJ - 21.443.244/0001-19

Page 10: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 201610 GerAL (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

CARTÓRIO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS - 2ª ZONAROGÉRIO LUGON VALLADÃO - Rua Costa Pereira, Nº 90, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, CEP: 29300-090. Tel: 3521-6720

EDITAL DE INTIMAÇÃOAcham-se nesta Serventia, à Rua Costa Pereira Nº 90, Centro,

nesta cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, para serem protestados, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, 29 de Abril de 2016Rogério Lugon Valladão - Tabelião

Horário de pagamento: De 9:00h às 18:00h.

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as, na forma do art. 15,§ 1º, da lei 9492/97, para os devidos fins de direito.

Não sendo os referidos títulos pagos até o fim do expediente do próximo dia útil, notifico-as do protesto.

FASTEC ALARMES LTDA - ME - CPF/CNPJ: 09.505.344/0001-27M. MARTINS PISOS E REVESTIMENTOS - ME - CPF/CNPJ: 21.415.272/0001-22MARIA JOSE DO NASCIMENTO - CPF/CNPJ: 471.513.407-10VL DE S RIOS COM DE MARM DIAM - CPF/CNPJ: 04.151.314/0001-46

COMUNICADOAMA MÁRMORES E GRANITOS - ME, CNPJ: 11.511.087/0001-88,

torna público que obteve junto à SEMMA de Vargem Alta-ES, através do processo Nº 0364/2015, Licença de Operação N° 0001/2016, para exercer atividade de Aparelhamento de Placas e Execução de Trabalhos em Mármores, Granitos, Ardósia e outras Pedras na Av. José Carlos David, S/Nº, Vargem Alta – ES.

COMUNICADO CONSTRUTORA PREMOCIL LTDA., empresa estabelecida em Cachoeiro

de Itapemirim/ES, titular do CNPJ: 35.990.928/0001-45, visando prevenir responsabilidades e prover a conservação e ressalva de seus direitos, COMUNICA que em data de 25.08.2015, procedeu à venda do veículo Placa MPE-5273 Car/Caminhão/Tanq/M, Diesel, Renavan Nº 00654601640, ao Sr. Luiz Carlos Louzada, não podendo ser responsabilizada, desde àquela data, por qualquer ato advindo do uso e gozo do mesmo veículo.

COMUNICADO CERVIGRAN MÁRMORES E GRANITOS EIRELI-ME, CNPJ N°

12.015.256/0001-51, torna público que OBTEVE da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA a Licença de Instalação - LI, Nº 231/2015, válida até 22 de março de 2016, e a Licença de Operação — LO, 279/2015, válida até 22 de dezembro de 2019, para a atividade (03.02) - Polimento de Rochas Ornamentais, quando exclusivo, localizada na Rod. Gumercindo Moura Nu-nes, s/n°, Km 8.5, fundos, Distrito de Soturno, Cachoeiro de ltapemirim-ES.

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Es-pírito Santo (Detran|ES), lançou na manhã de ontem, no Palácio Anchieta, o Movimento “Rua Coletiva, uma convivência melhor a cada esquina”, na abertu-ra do Movimento “Maio Amarelo” no Estado.

O objetivo é conscienti-zar a população para um trânsito mais seguro e humanizado, incentivar os cidadãos a praticar a gen-tileza, enxergar o próximo e lutar para a redução do número de acidentes de trânsito em todo o mundo.

O Movimento “Rua Co-letiva” abordará seis prin-cipais focos de atenção: uso de celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha

para crianças, velocidade e alcoolemia. Todas as medidas dependem de ações individuais, mas têm grande impacto na coletividade.

“Nosso objetivo é pro-por a redução dos índices de acidentes por meio de ações coordenadas de educação e de aplicação da legislação, que resul-tem em um trânsito mais humanizado. O grande desafio é criarmos uma consciência de multipli-cação de boas práticas, propondo uma reflexão de toda a sociedade quanto ao tema trânsito”, disse o di-retor geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto.

O governador Paulo Har-tung pretende que a ini-ciativa seja perene. “Que essa conscientização não

fique restrita apenas ao mês de maio. Precisamos transformar esse processo educativo em uma questão diária em nossa vida e esta-belecer a cultura de paz em nosso Estado”, salientou.

Para atrair o engajamen-to da sociedade, várias ações serão desenvolvidas a partir de domingo (01). Filmes, anúncios, outdo-or, aplicativos de celular, publicações em mídias sociais e ações urbanas foram produzidos com o foco de mostrar a dimen-são e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil, associando ações educativas e o con-ceito “Rua Coletiva”.

maio amarELo

Em 2014, o Movimento “Maio Amarelo” nasceu

com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mor-tes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, em-presas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimen-to, abordando toda a am-plitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

eStAdO O Movimento “Rua Coletiva, uma convivência melhor a cada esquina”, foi lançado ontem

detran incentiva a gentileza no trânsitoFotos: Leonardo Duarte/Secom-ES

Page 11: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 2016

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 11cuLturA(28) 3511-7481

O presidente da Acade-mia Cachoeirense de Le-tras, professor e vereador David Lóss, explica que com o tempo, o título de “Cachoeirense Ausente nº 1” passou a ser concedido a pessoas que, reconheci-damente, sejam expoentes nas áreas das ciências, artes, esportes, cultura, assistência social ou que tenham contribuído, de qualquer outra forma, para o desenvolvimento da sociedade e, ao mesmo tempo, tenham mantido laços com a cidade e seus conterrâneos.

“Foi uma espécie de

adoção às pessoas que por aqui residiram por tempo determinado e par-ticiparam do cotidiano da cidade”, afirmou.

ESCoLHa A escolha já foi por elei-

ção direta, em seguida por indicação do Chefe do Executivo e, nos últi-mos anos, foi criada uma comissão municipal – for-mada por representantes de 23 órgãos e entidades – responsável pela escolha do homenageado. “A elei-ção, em votação secreta, vai ser realizada no dia 10 de maio”, concluiu Lóss.

AuSente nº 1 Uma concorrente é nascida em Muniz Freire, mas residiu em Cachoeiro por cerca de 60 anos

disputa por título é polêmicaAilton Weller

A disputa pelo título de Cachoeirense Ausente está aberta. E envolta em polêmica. As inscrições de currículos terminam amanhã. Até ontem, o engenheiro José Eduardo Moreira (Zédu) e Maria Conceição Castelar de Souza, viúva de Severino Matias de Souza, funda-dor da Itapuã Calçados, eram os nomes que estão inscritos para receber a honraria neste ano.

O que chama a atenção é que a candidata, que conta com fortes apoios, acabou de receber, no dia 19 deste mês, o título de cidadã cachoeirense, numa inicia-tiva do chefe do presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Ferrari (PMDB). A medida, em tese, viria reforçar a candidatura de Maria Conceição que é natural de Muniz Freire, de onde se mudou para Cachoeiro ainda criança.

A polêmica se dá porque a ideia original do poeta Newton Braga, criador do “Dia de Cachoeiro” e da homenagem era de que a, hoje, tradicional honraria, criada na déca-da de 1930, seria conce-dida, apenas, “a pessoas naturais de Cachoeiro de Itapemirim que, nas suas trajetórias em outras cidades, ganharam reco-nhecimento pela atuação profissional e em outras áreas, tendo mantido os laços com o município e seus conterrâneos”.

No entanto, ao longo dos anos várias perso-nalidades que não eram natas do município foram agraciadas com o título, o primeiro do gênero no País. Entre eles, o espanhol frei Antolim Rodrigues, em 1965. Em 1971, o ator e diretor de cinema, Jece Valadão, nascido no distrito de Murundu, município de Campos dos Goytacazes.

O cantor e compositor

adotados por Cachoeiro

castelense Arnoldo Silva, foi o escolhido em 1987. Fabiano Bueno, natural de Muniz Freire, recebeu a honraria em 1988. E, mais

recentemente, em 2014, o professor João Eurípedes Franklin Leal, natural de Divino de São Lourenço, recebeu a comenda.

Até ontem, o engenheiro José Eduardo Moreira e Maria Conceição eram os nomes que estão inscritos para receber a honraria neste ano

Fotos: Divulgação

Page 12: Jornal fato 2904 16

ES dE Fato, SExta-FEira, 29 dE abril dE 201612 cuLturA (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

O gastroenterologista Gedião Seraphim recebeu indicação unânime pela Câmara de Vereadores eLeIÇãO

Médico é escolhido cachoeirense PresenteO médico gastroentero-

logista Gedião Cesar Se-raphim é o Cachoeirense Presente Nº 1 deste ano. Ele foi escolhido por una-nimidade pela Câmara Municipal, que aprovou projeto apresentado pela Mesa Diretora.

D r . G e d i ã o n a s -ceu em Cachoeiro em 23/07/1950. Foi aluno do Bernardino Monteiro e do Liceu Muniz Freire. Estudou medicina na Ufes, tendo se formado em 1975.

Nos três anos seguintes fez residência médica no

Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Ja-neiro. Hoje, é diretor res-ponsável pela Policlínica Cachoeiro.

Casado com a médica Stelida Coser Seraphim, tem duas filhas e uma neta. Morou nos Estados Unidos, em 1968 e 1969, e no interior de Goiás e Mato Grosso, de 1978 a 1991.

“Há muito fiz minha escolha definitiva por Cachoeiro. Portanto, sou cachoeirense por nasci-mento e opção convicta”, resumiu.

O jornal Espírito Santo de FATO está con-tratando profissional com experiência para área de atendente comercial (vendas). In-teressados enviar currículo com foto para o seguinte e-mail: [email protected].

OpOrtunidade de empregO

O médico gastroenterologista Gedião Cesar Seraphim ao lado de sua esposa Stelida Coser

Elyan Peçanha