jornal et205 ed 1207 - 10 janeiro 2015

64
Foto: Anderson Hermida EDIÇÃO 1207 - ANO 24 10 DE JANEIRO DE 2015 R$ 7,00 www.et205.com.br POR TRÁS DOS Para a ciência, o beijo serve para testar e reforçar o sistema imunológico do parceiro As mulheres realmente valorizam mais o beijo que os homens? Casais abrem o jogo e falam sobre o assunto

Upload: et205

Post on 08-Apr-2016

269 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Foto

: And

erso

n Her

mid

a

EDIÇÃO 1207 - ANO 2410 DE JANEIRO DE 2015

R$ 7,00www.et205.com.br

POR TRÁS DOS

Para a ciência, o beijo serve para testar e reforçar o sistema imunológico do parceiro

As mulheres realmente valorizam mais o beijo que os homens? Casais abrem o jogo e falam sobre o assunto

VARIEDADES EM PORCELANATOS

E PASTILHAS VOCÊ ENCONTRA NA CONSTROE REVESTE.

Fone 3641-1064AVENIDA PEDRO OMETTO, 1323(aberta aos sábados até as 16 horas)

Proteção máxima para cães, gatos e controle da reinfestaçãoToda linha FRONTLINE

Proteção máxima para cães, gatos e controle da reinfestação

Variante Horizontal

Símbolo Isolado

Vertical EspecialVariante Vertical

A gente tem uma história com você

Variante Horizontal

Símbolo Isolado

Vertical EspecialVariante Vertical

A gente tem uma história com você

ET 205 | Ed. 1207 | 10 de janeiro, 2015 | 5

As cartas para Jornal ET devem ser assinadas e nelas devem constar o endereço, o número da cédula de identidade do autor e um número de telefone para contato. E-mails sem identificaçãoserão excluídos.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

Av. XV de Novembro, 229 Barra Bonita - CEP 17340-000Fone/Fax: (14) 3604-8099E-mail: [email protected] fotos sociais: [email protected]

•Por motivos de espaço ou de clareza, as cartas poderão ser publicadas resumidamente.• Só poderão ser publicadas na ediçãoimediatamente seguinte as cartas que chegarem à redação até terça-feira de cada semana.

Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dematérias assinadas e anúncios publicados, ficandoos mesmos sob responsabilidade de seus autores.

EXPRESSO TIETÊEXPEDIENTE

Propriedade de: EXPRESSO TIETÊ COMÉRCIO, EDIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE JORNAL LTDA - EPP

Diretor EditorialLuís Antonio Aparecido Rodrigues

Redação e Administração:Av. XV de Novembro, 229 - Barra BonitaFone/Fax: 3604-8099

Tiragem: 1800 exemplares

ImpressãoFADONI & TEIXEIRA LTDA EPP

TEXGRAF EDITORA E INDÚSTRIA GRÁFICA

Rua Izuardo Bressanim, 61 - Parque São Domingos

CEP: 17340-000 - Barra Bonita (14) 3624-3177

Dia 10 - FARMÁCIA DOS AMIGOS Rua Savério Salve, nº 326 Resid. S. Domingos - Fone: 3641-9495 DROGARIA SÃO PAULO Rua Três de Janeiro, nº 88 Vila São José - Fone: 3641-0876Dia 11 - FARMÁCIA ERVA DOCE Rua Prudente de Moraes, nº 603 Centro - Fone: 3641-2795 DROGASOL Avenida Arthur Balsi, nº 300 A Cohab - Fone: 3642-3405Dia 12 - DROGARIA S. VALENTIM - MULTIDROGAS Av. Dr. Caio Simões, nº 306 Vila São José - Fone: 3642-1233Dia 13 - FARMÁCIA FÓRMULA Rua Sebastião Franco de Arruda, nº 661 Vila Operária - Fone: 3641-7844Dia 14 - DROGARIA STO. ANTÔNIO Rua Prudente de Morais, nº 325 Jd. Vista Alegre - Fone: 3642-1322Dia 15 - DROGARIA S. F. DE ASSIS II Av. XV de Novembro, nº 9 Centro - Fone 3641-2324Dia 16 - DROGASIL Rua Prudente de Morais, nº 497 Centro - Fone 3641-1588

Barra Bonita

Igaraçu do Tietê - das 8 às 18h

Dia 11 - DROGARIA SÃO DOMINGOS Rua Pereira de Rezende, nº 680 Centro - Fone 3644-1277

CARTA AO LEITOR

Um ano de fé e renovaçãoTodo ano se inicia com o espírito de es-

perança nas mentes das pessoas. Este ano não parece diferente. O que mudou bastan-te foi o panorama político de Barra Bonita. O fadado processo que poderia cassar o mandato do atual prefeito Guilherme teve fim e ele permanece no cargo. Esse pro-cesso criava ilusões e fantasias nas mentes dos muitos envolvidos no processo político e também dos funcionários públicos que dependem diretamente do trabalho. É fato que Barra Bonita como o país passa por um difícil momento econômico. A prefeitura hoje é uma grande geradora de empregos e fatalmente de dividendos econômicos para o município.

Esse infindável processo causava ins-tabilidade e gerava inúmeras incertezas e dúvidas na população, sem contar os que se aproveitavam do momento para propagar lendas, boatos e histórias infundadas que criavam até certo pânico em determinados grupos políticos.

Apesar de todos esses comentários de que Guilherme não ficaria no cargo, isso não afetava seu comportamento e sua roti-na de trabalho, mantendo sempre a confian-ça e segurança de sua vitória, dizendo que esse assunto já estava resolvido, acalmando os mais desesperados e descrentes.

O prefeito agora tem espaço e um as-sunto a menos para resolver, mas restam tantos outros. Com a queda de arrecadação, as dificuldades do município não cessam e o prefeito busca fechar convênios e apresen-tar novos projetos de expansão.

Todos sabem que o humor da popula-ção está intrinsecamente relacionado com a situação econômica do município. Se o povo tem dinheiro para pagar suas contas e se divertir tudo fica mais fácil. Não há lí-der que suporte uma economia decadente por muito tempo. Sabemos que o problema econômico pelo qual passamos não é de res-ponsabilidade do prefeito, mas sim de uma ingerência do governo de nosso país. A ad-ministração pode manter a cidade limpa, os

terrenos sem lixo, as ruas e calçadas sem buracos, promover eventos e festas, melho-rar a infraestrutura para o turismo e muito mais. Mas se o povo tiver falta de dinheiro para suas necessidades nada fica bom, a esperança perde força, as pessoas sentem--se desestimuladas.

A empresa Caio é uma grande espe-rança para gerar empregos e divisas eco-nômicas para a cidade, mas nesse maras-mo econômico que nos encontramos, pode ser que levará mais tempo do que se ima-ginava para se obter resultados com esse projeto.

Guilherme busca elevar a autoestima da população para voltarmos a acreditar em um futuro promissor para a cidade. Com esse objetivo claro, ele vem apostando em projetos inovadores. A remodelação do Ho-tel Turístico Municipal com a possibilidade atender melhor o turista é uma delas e tam-bém manter um calendário de atrações e eventos turísticos que atraia mais pessoas à cidade. Um turismo aquecido certamente melhora a economia do setor. Mas o quadro econômico que já começamos a enfrentar este ano não é muito otimista, com pers-pectivas de aumento de preços de serviços e produtos, uma inflação.

O governo está mudando muitas re-gras em busca de estancar essa ferida que sangra mais no povo deste país, um gover-no desacreditado diante da avalanche de denúncias e provas de corrupção.

Sim, parece difícil acreditar que este ano pode ser melhor.

Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e co-meçar um processo de renovação.

Para que continuemos a decolar para um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradi-ções que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso dessa experiência e par-tir para uma renovação que o futuro sem-pre traz.

6| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

COTIDIANO

Ano Novo, vida nova!A garotinha Isabelle foi o primeiro bebê a nascer no ano de 2015na maternidade São José. Até dia 6, sete mães já haviam dado a luz

Jéssica Prado

Para Michele Almeida dos Santos Vieira, de 28 anos, a frase “Ano Novo, vida nova” nunca fez tanto sentido. Afinal foi durante o ré-

veillon, em uma festa com a família toda reunida, que sentiu as primeiras contra-ções uterinas. Sinal de que a pequena Isabelle nasceria em breve.

Para não alarmar a família, Michele festejou o Ano Novo e não comentou mui-to sobre as dores. Na manhã do dia 1º, com a intensificação das contrações, ela e o marido Tiago (que moram em Igara-çu do Tietê) se dirigiram até o hospital de Barra Bonita. Lá, já com uma dilatação de seis centímetros, a bolsa estourou e deu-se início ao trabalho de parto.

“Se eu tivesse ficado um pouquinho mais em casa, teria dado a luz lá mesmo”, conta a mãe. “Em questão de meia hora, após tentativas de forçar algumas vezes, Isabelle nasceu através de parto normal”.

Aproximadamente às 12 horas do dia 1º, com o peso de 3,330 kg e 47 centí-

metros, a primeira bebê do ano nascida no Hospital São José foi uma igaraçuen-se.

Mas Michele não é mãe de primeira viagem. Sua primogênita é Júlia Vitória Santos Vieira, de 8 anos. A menina, que adorou a novidade de ter uma irmãzinha e auxilia a mãe no que pode e, inclusive, dedica parte do seu tempo para “mimar” a caçula. “Se ela pudesse, ficaria o dia todo beijando o bebê”, diz a mãe.

A vinda de Isabelle aconteceu após Michele suspender o uso do anticoncep-cional que tomava há 8 anos. Em sete meses sem o uso do medicamento, des-cobriu que estava novamente grávida. O período de gestação, comparado ao de Júlia, foi mais difícil. Sentiu dores, falta de ar, tontura e, nos últimos meses, mal conseguia dormir. “Se bem que a Isa tro-cou o dia pela noite e continuo sem dor-mir”, riu.

A hora do parto também foi dife-rente. Enquanto o rompimento da bolsa de Júlia foi totalmente indolor e a filha precisou nascer com auxílio de fórceps, Isabelle conseguiu nascer de parto nor-

Ano feliz

Do dia 1º a 6 de janeiro, até as 10 horas, sete partos haviam sido rea-lizados. Uma média de mais de um parto por dia.

mal, embora tenha causado à mãe dores fortes decorrentes às contrações. “Agora posso dizer que conheço a dor do parto”, brincou.

Ter um bebê em casa novamente não vai ser fácil, mas agrada a todos da família. Os pais comentam que a casa precisava da vinda de uma criança, e que curtir essa época do crescimento do bebê é muito gostoso. “Os familiares adora-ram, ficam babando em cima dela. Por enquanto ela é a caçula, mas minha irmã está grávida de seis meses. Eles poderão brincar juntos”.

Michele agradece à médica Irene Aparecida de Amaral e às enfermeiras que a atenderam no Hospital e Materni-dade São José. “Agradeço porque fui mui-to bem tratada”, finaliza.

Michele com as filhas Júlia e Isabelle (bebê) e o esposo Tiago

Jéss

ica P

rado

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 7

CURIOSIDADE

João e Maria continuam na modaLevantamento junto a todos os cartórios paulistas aponta predomínio de nomes tradicionais como os mais registrados. Maria, Ana, Davi, Miguel e João estão no topo da lista

Ranking 10 mais

Maria 23500Ana 19270Davi 18348Miguel 16061João 14076Pedro 13312Arthur 11751Enzo 9286Sophia 9240Gabriel 8836

RankingFeminino

Maria 23500Ana 19270Sophia 9240Alice 7233Laura 6574Júlia 6412Lorena 5742Heloísa 4430Isabella 4324Yasmim 4312

RankingMasculino

Davi 18348Miguel 16061João 14076Pedro 13312Arthur 11751Enzo 9286Gabriel 8836Lucas 8293Matheus 6397Guilherme 5847

Maria, Ana, Davi, Miguel e João são os nomes que apa-recem no topo da pesquisa realizada pela Associação

dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) em todos os cartórios paulistas, indicando que estes foram os preferidos dos pais no ano de 2014.

Os nomes Maria e Ana, que se man-têm nessas posições há pelo menos nove anos, tiveram, respectivamente, 23.500 e 19.270 registros em 2014 por todo o Es-tado. Davi, que figura em 3º lugar, pas-sou a ser o favorito entre os meninos no ano passado e se manteve nessa posição com 18.348 registros neste ano. Miguel se manteve na quarta posição com 16.061 crianças registradas com este nome e João ultrapassou Pedro, como desde 2009 não acontecia, com 14.076 registros em 2014.

Abaixo destes nomes aparecem Pedro (13.312), Arthur (11.751), Enzo (9.286), Sophia (9.240) e Gabriel (8.836). Alguns nomes comuns antigamente hoje estão em desuso. Exemplos são Marlene (com apenas 11 registros no ano), Deise (12), Geraldo (14), Osmar (15), Osvaldo (16), Sonia (16), Regina (18), Valter (19), Rui (20) e Claudia (29).

Os fatores que influenciam os pais na escolha dos nomes dos filhos são di-versos. Religião, moda, novelas e famo-sos que batizam seus filhos podem ser determinantes na hora da escolha.

Davi, por exemplo, foi o nome esco-lhido pela cantora Claudia Leitte para seu primeiro filho, em 2009, e pelo joga-dor Neymar, que teve seu filho Davi Luc-ca em 2011. O nome, que em 2008 estava em 33° lugar no ranking, subiu para 14° em 2009, 11° em 2010, 10° em 2011, quin-to em 2012 e agora está em terceiro lu-gar desde o ano passado, sendo o nome masculino mais utilizado para os recém--nascidos.

O mesmo ocorre com o nome So-phia. Em 2010 estava em 25° lugar e agora é o terceiro nome mais usado em meninas (sendo o 9° no ranking geral). Algumas personalidades podem ter in-fluenciado essa escolha. Ronaldo Fenô-meno, em 2010, e o cantor Pedro Leo-nardo, em 2011, batizaram suas filhas de Maria Sophia. Em 2012, Grazi Massafera e Cauã Reymond tiveram sua primeira filha, também chamada Sophia.

8| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

SAÚDE

Saldo positivoCampanhas promovidas pelas secretarias de saúde em Igaraçu e Barra conseguiram atingir suas metas e seus públicos alvos em 2014

Jéssica Prado

No ano passado, Igaraçu do Tietê e Barra Bonita realiza-ram campanhas de preven-ção e identificação de doen-

ças. Muitas delas ofereciam vacinação e até exames rápidos e para a população. O saldo de 2014 é positivo para ambas as cidades.

Em Igaraçu, de acordo com infor-mações fornecidas pela secretaria mu-nicipal de Saúde, na primeira fase da campanha de vacinação contra HPV, que atendeu adolescentes entre 11 e 13

A campanha de vacinação em adolescentes contra o HPV foi realizado pela primeira vez em 2014. Este ano a faixa etária será ampliada

anos, foram aplicadas 500 doses (87% da cobertura). Na Barra, o número atingiu 746.

Na Campanha Estadual de Contro-le à Tuberculose, realizado entre os dias 3 e 15 de novembro, foram colhidas no município de Igaraçu 293 amostras, que foram enviadas para análise no Labora-tório Véritas da USC (Universidade do Sagrado Coração) de Bauru. A cidade já vem acompanhando sete pacientes em tratamento da doença, com registro de um óbito.

Em Barra Bonita, segundo dados obtidos junto à assessoria de imprensa da prefeitura, apenas quatro pessoas

procuraram o Posto de Saúde com sus-peita da doença e pediram o recolhi-mento de amostra para exame. Todos deram negativo.

Na Campanha Nacional de Multi-vacinação, realizada entre dia 8 e 28 de novembro, com dados contabilizados até dia 12 de dezembro, Igaraçu ultra-passou a meta mínima de 95% estabe-lecida pelo Ministério da Saúde para as vacinas contra Poliomielite (97%, 1340 doses aplicadas) e contra Sarampo (100%, 1233 doses aplicadas). A meta de 95% também foi alcançada por Barra Bonita.

A Campanha Fique Sabendo, ocor-rida entre 30 de novembro e 7 de dezem-bro, visou à prevenção e identificação de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV e Sífilis. Na Mirante do Vale, foram realizados 1170 testes de HIV/AIDS e Sífilis, sendo um caso identifica-do para HIV/AIDS e 32 para Sífilis.

Do total, 482 testes rápidos foram em homens e 688 em mulheres (9 ges-tantes). Indivíduos que realizaram o teste pela primeira vez somam 578 (275 homens e 303 mulheres). As pessoas cujo resultado foi considerado reagente foram orientadas a procurar por atendi-mento médico junto à Vigilância Epide-miológica do município.

A campanha barra-bonitense con-seguiu realizar 356 exames, sendo 160 para HIV, 98 para Hepatite B e 98 para Hepatite C. Nenhum teste deu positivo.

Em parceria com a Faculdade de Medicina da Unesp (Botucatu), ambas cidades puderam oferecer à população atendimento oftalmológico em uma unidade móvel da universidade. Em Igaraçu, houve mais de 200 avaliações médicas, possibilitando a diminuição da demanda reprimida existente no servi-ço público municipal. As despesas para a vinda da equipe foram no valor total de R$ 7.280,00, custeadas pela prefeitura.

Já na Barra, a parceria foi realiza-da duas vezes em 2014, uma em junho (200 pessoas atendidas) e novembro (140 atendimentos). Os casos que ne-cessitaram de tratamento foram enca-minhados para o hospital de Botucatu.

Para fechar o ano, no mês de de-zembro, foi a vez de os animais serem vacinados contra a raiva. Igaraçu con-seguiu vacinar 2906 cães e 394 gatos, incluindo Zona Rural e agropecuárias/petshops da cidade. Barra alcançou a marca de 2200 cães e 150 gatos.

Repr

oduç

ão

PROGRAMA VIDA NOVATodo domingo das 13h às 14h30

Rádio Nova Canoa Grande AM 1340

Participem do nosso cultoAdoração, gratidão e louvor

Aos domingos às 19h30

‘‘Estudo Bíblico’’Toda quarta-feira às 19h30

Pastor André Luiz Lamano eSandra Lamano

www. ipbb.org | ipbb@uol .com.br | facebook.com/reverendoandre | twi t ter .com/pastor lamno

Fundação 1859-2014 - 155 anos

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 9

10| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

CIDADE

36 anos de serviço públicoMaria Batista e Maria de Fátima são as funcionárias públicas municipais mais antigas de Barra Bonita. Embora aposentadas, não querem parar de trabalhar

Jéssica Prado

Em 1979, duas mulheres chamadas Maria ingressaram para traba-lhar como funcionárias públicas na prefeitura de Barra Bonita. O

que talvez elas não pensassem naquela época era que após quase 36 anos, em 2015, elas se tornariam as funcionárias mais antigas dos órgãos públicos.

A primeira, Maria Batista dos San-tos Figueiredo, de 68 anos, começou sua carreira pública como merendeira em uma escola no bairro Barreirinho. Após algum tempo, foi transferida para o setor de limpeza pública, onde fazia varrição na cidade, serviço em que permanece até hoje.

Maria, que não frequentou a escola por imposição do pai e não sabe ler ou escrever, conta que sempre gostou do trabalho. A oportunidade surgiu quando uma amiga se mudou para São Manuel e a recomendou para substituí-la na escola, onde atuava como merendeira. O empre-go veio em boa hora, já que Maria possuía oito filhos e passava por dificuldades fi-nanceiras, e o salário que o até então ma-rido recebia não cobria todas as despesas da família.

“Eu tinha um filho mais velho que to-

mava conta dos mais ‘pequenos’”, expli-cou Maria. “Por isso falo que a prefeitura foi uma mãe para mim, me ajudou a criar todos meus filhos. Estou aqui até hoje porque gosto”.

Conciliar o emprego, vida de mãe e dona de casa não era fácil, mas as di-ficuldades aumentaram quando Maria se separou do marido que a deixou com os filhos ainda pequenos.

“Fiquei com meus filhos sem pen-são, sem nada. Graças a Deus consegui uma ajuda para conquistar a casa pró-pria. Consegui criar meus filhos e são pessoas de bem, que não ‘andaram atrás de coisas ruins’”, afirma.

Maria conta, em meio a risadas, que um conhecido a chama de guerreira. De fato, a jornada a qual se submetia para conseguir educar os filhos e fornecer tudo que era necessário – como comida e rou-pas - era exaustiva.

“Eu trabalhava o dia todo, chegava em casa e tinha cozinha para arrumar (porque minhas filhas eram pequenas), roupa para lavar... tinha vezes que eu fica-va até a meia-noite lavando roupa, sendo que no outro dia acordava cedo para ir ao trabalho”, relembra Maria. Ela acres-centa que por conta dessa correria, não tinha tempo de conversar com seus filhos. Limitava-se a chamar a atenção e repre-endê-los quando necessário.

“Não tínhamos um diálogo, de sen-tar e conversar. Já hoje, penso que isso ajudaria muito mais na época, mas não dava tempo para nada”, diz a funcionária pública.

Aposentada desde 2005, mesmo com problemas oftalmológicos, Maria conti-nua trabalhando. Ela diz que não gosta de ficar “parada” e que na rua encontra pessoas com quem conversa e se distrai.

Após décadas de serviço, Maria aprendeu que para aqueles que querem permanecer em um trabalho, devem pos-suir opinião e coragem. “Conheço jovens que já querem se aposentar, não são todas pessoas que trabalham todo esse tempo. Tem que ter ‘estômago’”, opina. Acres-centa ainda que quando se trabalha, é preciso passar por coisas boas e ruins. “E por isso estou aqui”, finaliza.

A escriturária do Ministério do Tra-balho, Maria de Fátima Dário, de 60 anos, é a outra funcionária pública mais antiga. Ela se lembra até mesmo da data que iniciou seus trabalhos – dia 14 de maio - como telefonista da extinta TELESP (Te-lecomunicações de São Paulo).

A oportunidade surgiu após o pre-feito José Kyelce dos Santos comentar com sua família de uma vaga de emprego como telefonista. Naquela época, a prefei-tura era responsável pelos funcionários da TELESP. “Ficou muito marcado na minha vida”, comenta. “Foi meu primeiro emprego”.

Maria de Fátima conta que depois de trabalhar na TELESP foi transferida para o Ministério do Trabalho, onde assu-miu o cargo de escriturária. Ela comenta que se sente muito feliz de ainda estar trabalhando.

“Hoje é difícil um jovem ficar esse tempo todo em um trabalho”, garante. “Mas nos dias atuais também está difícil arrumar serviço por causa da crise, acho que naquela época era mais fácil. Atual-mente tem que ter estudo, se não tem, é difícil. Tem gente que tem estudo e mes-mo assim não consegue arrumar empre-go”, afirma.

Como Maria Batista, Fátima já é aposentada, mas não pretende deixar o trabalho. “Eu gosto dele, a gente se acos-tuma, não é? Na gestão do ex-prefeito Padre Mário, eu fui homenageada e até ganhei um troféu pelos 30 anos de servi-ços ao município. Foi no Dia do Trabalho, fiquei muito contente”, finaliza.

Maria Batista, há décadas no setor de Limpeza Pública de Barra Bonita

Maria de Fátima, escriturária do Ministério do Trabalho

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 11

SP-255

Acidente mata duas criançasAs vítimas eram duas irmãs de 8 e 9 anos, que morreram no local. Motorista também não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital

Um acidente grave ocorreu na tarde da última segunda-feira, dia 5, próximo à descida do Barro Branco (rodovia Otávio Pacheco

de Almeida Prado), na SP-255 sentido Jaú/Barra Bonita. Três pessoas morreram, sendo elas as irmãs Micaeli Faria Passos (8 anos) e Maria Gabriela Faria Passos (9 anos), e o motorista do carro Francisco de Assis Vieira da Silva, 24 anos, tio das crian-ças.

Segundo apurou o JC Net, os três estavam em um Gol, placa de São Carlos, que trafegava no sentido Barra Bonita/Jaú. Por razões ainda não esclarecidas, o carro teria invadido a pista contrária e colidido com uma carreta, com placa de Bariri.

As crianças morreram no local. O motorista foi socorrido em estado grave e levado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Jaú, mas não resistiu aos ferimentos e mor-reu na madrugada do dia 6.

Estavam também no carro a esposa de Francisco e o filho do casal (um ano), que sofreram apenas ferimentos leves e foram encaminhados ao Pronto Socorro de Barra Bonita. Os corpos foram velados e enterrados na cidade de Itapuí, onde a fa-mília residia. O motorista da carreta não se machucou.

As informações foram obtidas nos sites JC Net, S2 Notícias e G1. Após colisão com carreta, o carro foi lançado para fora da pista e ficou destruído

Sand

ro A

lponte

/ S2 N

otícia

s

12| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

Novas regras trabalhistasConfi ra as principais mudanças promovidas pelo governo

federal nos benefícios trabalhistas a partir de 2015

Abono Salarial (PIS/PASEP)

Auxílio-doença

Seguro desemprego

Pensão por morte

Seguro defeso (pescadores)

É pago ao trabalhador que recebeu até dois salários mínimos e que tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base

Concedido ao trabalhador se ele fi car mais de 15 dias consecutivos afastado da sua atividade por motivos de doença

Concedido ao trabalhador

O trabalhador precisará confi rmar seis meses ininterruptos de trabalho com carteira assinada no ano-base

Aumento do prazo de afasta-mento pago pelo empregador antes do início do pagamento do auxílio-doença pelo INSS sobe de 15 para 30 dias. O governo também vai estabelecer um teto no valor do auxílio-doença equivalente à média das últimas 12 contribuições

Era possível pedir o benefício se o trabalhador for demitido sem justa causa após seis meses de trabalho com carteira assinada

Benefício ao cônjuge era fornecido com o valor de 100% do salário do trabalhador morto

A partir de agora, os pescadores não poderão receber o seguro defeso se já forem benefi ciários de outros programas sociais, como o Bolsa Família. Também terão de comprovar pelo menos três anos de registro como pescador artesanal, comercialização de pescado ou pagamento de contribuição previdenciária por pelo menos 12 meses.

Era possível pedir o benefício se

Benefício ao cônjuge era

Agora serão necessários 18 meses de trabalho com carteira assinada para a primeira solicitação, 12 meses para a segunda e seis meses para a terceira

O governo vai criar uma carência de 24 meses de contribuição para acesso à pensão previdenciária por morte, com exceção para casos de acidente de trabalho e doença profi ssional ou do trabalho. A exigência de tempo mínimo de casamento ou união estável será de dois anos e o salário do benefício passa a ser de 50% mais 10% para cada dependente até o teto de 100%

A partir de agora, os pescadores

Importante: As novas regras atingem apenas os próximos benefi ciados. Não haverá alteração para quem já recebe um dos benefícios

fornecido com o valor de 100%

O governo vai criar uma carência de 24 meses de

Auxílio-doença

trabalhado pelo menos 30

atividade por motivos de doença

teto no valor do auxílio-doença As novas regras atingem

Como era

Como fi ca

Como fi ca

Como fi ca

Como fi ca

Como fi ca

Como era

Como era

Como era

VIAGENS INTERNACIONAISInclui transporte aéreo ida e volta com as taxas + seguro de vida

Internacional + traslado de chegada e saída + guia da agência acompanhando o grupo

VIAGENS NACIONAIS

Hospedagem no Oasis Palm Beach com refeições e bebidas inclusas

CANCUN

De 19 a 26 de agosto de 2015

(todas as viagens incluem: transporte rodoviário, seguro viagem, guia credenciado e serviço de bordo)

16 a 22 de março/2015 - 6 dias - Na companhia do Pe. Fábio09 a 14 de maio/2015 - 5 dias - Festival Alemão12 a 17 de setembro/2015 - 5 dias

Santos, Buzios, Ilhabela, Santos

5 Refeições diárias inclusas

CRUZEIROROYAL CARIBBEANSPLENDOUR OF THE SEASDe 13 a 17 de Abril de 2015

Tel Aviv, Tiberiades, Jericó, Belém, Jerusalém, Mar MortoBatismo no rio Jordão, Passeio de Barco pelo mar da Galiléia, etc

Café da manhã e jantar todos os dias

TERRA SANTADe 16 a 27 de Outubro de 2015

A partir de R$ 8.509,00

A partir de R$ 7.980,00

SEM JUROS

11X

República Tcheca: Praga, Lednice e OlomucHungria: Budapeste Eslováquia: BratislavaPolônia: Cracóvia, Auschwitz, Czestochowa, Varsóvia, Wroclaw

LESTE EUROPEUDe 14 a 27 de Maio de 2015

SEM JUROS

11X www.naturaleturismo.com.br

(14) 3642-1958 - 98114-8708Rua Primeiro de Março, 364 - Barra Bonita/SP

POUSADA DO RIO QUENTE

Valores especiais para Melhor Idade (acima de 60 anos).Crianças de até 12 anos valores promocionais.Café da manhã e almoço com as bebidas inclusas.Almoço no retorno incluso.

NATAL

Saindo de Campinas voo direto.Hospedagem com café da manhã. Hotel pé na areia em Ponta Negra.City Tour.Bolsa e etiqueta de viagem.

SERRAS GAÚCHAS

Hospedagem: Curitiba, Bento Gonçalves, Gramado, Nova Trento

Passeios: Canela, Nova Petrópolis, Maria Fumaça passando em Garibaldi e Carlos Barbosa

De 25 de abril a 02 de maio de 2015

10X SEM JUROS

De 17 a 26 de Julho

RIO DE JANEIRO E PETRÓPOLIS

Hotel na praia de Copacabana com café da manhã.Passeios, tour de compras e ingressos.

De 18 a 23 de Abril de 2015 – 6 dias

10x DE R$ 135,00

Londres, Oxford, Cambridge, York, Durham, Edimburgo, Ness, Liverpool, Glasgow, Belfast, Dublin

INGLATERRA, ESCÓCIA E IRLANDADe 02 a 13 de julho de 2015

SEM JUROS

10X

A PARTIR DE 10X DE R$ 149,00

Hotel Pousda • Ap. quadruplo

* Va

lore

s e

cond

içõe

s su

jeito

a a

ltera

ções

e d

ispo

nibi

lidad

e à

confi

rmar

.

A partir de R$ 5.990,00

A partir de R$ 10.346,00

SEM JUROS

10X

SEM JUROS

11X

10x de R$170,60

Últimos Lugares

SEM JUROS

10X

14| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

NATUREZA

O FOTÓGRAFO DAS AVESGlauco Tonello, professor de Física dos ensinos fundamental e médio, aproveita seus momentos livres para fotografar e divulgar a bela fauna do rio Tietê

Tom Oliveira

Um enorme acervo de ima-gens de aves silvestres pos-sui o barra-bonitense Glauco Eliseu Tonello, de 42 anos. O

professor de Física em quatro colégios decidiu unir sua paixão pelo Tietê, a na-tureza e a fotografia para realizar um trabalho que soma prazer pessoal e a contribuição para a preservação am-biental: o registro fotográfico de aves e demais animais da fauna do rio Tietê e de seus afluentes em nossa região.

Hoje o conhecedor, aventureiro e amante da natureza soma mais de 300 espécies de aves, sendo nativas ou não, fotografadas nas margens do rio. É uma grande coleção de imagens de pássaros como a Anhuma, ave característica e que chegou a dar nome ao rio antes de ele ser chamado de Anhembi e poste-riormente de Tietê. E por que não dizer da bela imagem de Tuiuiú que ilustra a primeira página desta reportagem.

Recentemente dois de seus re-gistros receberam congratulações do Ministério do Meio Ambiente, mais precisamente do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silves-tres (Cemave). A homenagem veio após Tonello ter captado a imagem de dois guarás que haviam sido anilhados (mar-cados) em seu nascimento. Com o regis-tro, os pesquisadores podem prosseguir com os estudos acerca da ave, de seu ha-bitat, tempo de vida e rotas migratórias.

“O sucesso deste programa depen-de fundamentalmente do auxílio de cida-dãos-colaboradores como o senhor, que possibilita aos pesquisadores obterem informações científicas valiosas. Esses dados são fundamentais para o manejo e conservação das aves e dos ambientes dos quais elas dependem”, diz a carta que Glauco recebeu da Cemave.

Disseminação de conhecimento

O trabalho de captar imagens da fauna do Tietê segue como um hobby para Tonello, embora a cada dia tenha mais importância em sua vida. Ele prati-ca canoagem desde a década de 90, mas recentemente decidiu unir os seus pas-seios de canoa com a fotografia.

Não demorou muito para apaixo-nar-se pelo ofício e, principalmente, pela visibilidade que consegue proporcionar das aves, já que infelizmente a maioria das pessoas tem pouco conhecimento sobre quão rica e bela é a fauna do Tietê.

“As pessoas nem imaginam o que as águas e as margens do nosso rio pro-porcionam de belezas naturais”, comen-ta, logo emendando um lamento. “Mais isso se deve à falta de informação e de iniciativas de conscientização que levem as pessoas para conhecerem de fato as belezas do Tietê na nossa região. Quan-tos moradores da Barra, por exemplo, desconhecem essa diversidade de pás-saros?”

Por este motivo, a rede social Fa-cebook tem sido de suma importância na divulgação de seu trabalho. Tonello costuma postar suas fotos mais recen-tes em seu perfil pessoal, que logo é

compartilhado por amigos. Além disso, grupos de amantes de aves também são o seu destino certo para dar maior visibi-lidade para suas imagens. Ele também é um colaborador assíduo do site Wiki Aves, espécie de enciclopédia brasileira de aves. Já são mais de 600 imagens en-viadas.

Embora a maioria de seus registros fotográficos tenha sido feito na região, como no Baixão de Serra, a cada dia que passa Tonello se apaixona mais por este trabalho e já está buscando novos luga-res para fotografar, como o litoral pau-lista. O Tietê precisa de defensores e de divulgadores das belezas de sua fauna e flora para que se aumente a importância dada por órgãos, entidades e população em geral. Só assim o rio poderá ter a preservação que merece.

Veja as fotos coloridas em [et205.com.br].

Hoje Glauco soma mais de 300 espécies de aves fotografadas nas margens do rio

Fotos

arqu

ivo pe

ssoa

l

46| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205 ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 15

Mocho dos Banhados se alimenta de pequenos mamíferos, sobretudo roedores

Tuiuiú, ave característica do Pantanal brasileiro, também aparece no rio Tietê

Águia Pescadora mede cerca de meio metro de comprimento e pesa mais de dois quilos

Lavadeira de cara branca se alimenta de pequenos artrópo-des e lagartas às margens do rio

Tricolino vive na extensão do Espírito Santo ao Rio Grande

do Sul

16| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

ESPORTE

1,98 m de talentoPromessa barra-bonitense do basquete agrada técnicos do Mogi das Cruzes e seguirá treinando num dos maiores clubes do estado em 2015

Tom Oliveira

Ele saiu daqui ainda com dificul-dade de pulo e voltou enterran-do”, comentou Marcos Vinícius, ex-técnico da promessa barra-

-bonitense de basquete Marco Antônio

“de Souza filho que com apenas 15 anos já tem 1,98 m de altura e que vai para o segundo ano consecutivo treinando e jogando pelo time de Mogi das Cruzes.

Marquinhos, como o adolescente é conhecido, desistiu da carreira de go-leiro de futebol e chegou a rejeitar até um convite para treinar no clube Audax

“É um atleta inteligente e que consegue manter a calma em momentos decisivos de uma partida”, comenta o ex-professor

(Pão de Açúcar) quando se apaixonou pelo basquete. “No início, não queria que ele desistisse do futebol, mas estou sem-pre do lado dele”, comentou o pai numa entrevista a Jornal ET há um ano.

Em 2014, Marquinhos foi morar e treinar no clube de Mogi das Cruzes, in-gressando na categoria sub-15. “Fiquei sabendo que o clube precisava de um atleta com as características dele. Nós o levamos para um teste e ele se deu mui-to bem”, comenta o primeiro treinador Marcos Vinícius, professor de basquete do Departamento de Esportes de Barra Bonita.

Além de potencializar as qualida-des e os fundamentos do esporte, o atle-ta comenta que melhorou sua relação in-terpessoal e aumentou sua experiência de vida dentro e fora do esporte. “Gostei bastante. Conseguimos jogar bem e por bastante tempo. Agora é tentar melho-rar ao máximo, jogar por mais tempo e ficar mais bem colocado no Campeonato Paulista, já que este ano o time não foi bem”, conta o atleta.

O ex-treinador Marcos Vinícius destaca as qualidades do jovem. “É um atleta de 15 anos e mede quase dois me-tros de altura. Isso ajuda bastante. Além disso, é um atleta inteligente e que con-segue manter a calma e a tranquilidade em momentos decisivos de uma parti-da”, cita.

Escolinha da prefeitura

Marquinhos começou a treinar na escolinha de basquete da prefeitura de Barra Bonita. O professor Marcos Viní-cius diz que crianças a partir de 9 anos que queriam começar a treinar basque-te podem procurar o Departamento de Esportes Municipal e fazer a inscrição para iniciar em 2015. As aulas são gra-tuitas. “O maior objetivo da escolinha é contribuir na formação de cidadãos conscientes, mas quando há grandes ta-lentos, procuramos sempre encaminhá--los para que consigam seu objetivo, que é se profissionalizar no esporte”, finaliza o professor.

Tom

Olive

ira

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 17

EDUCAÇÃO

Escolas públicas terão atividades musicaisProjeto dará oportunidade para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos desenvolve-rem a arte musical. Proposta busca também formação de polos e grupos musicais

A partir de fevereiro de 2015 os alunos da rede pública de edu-cação de Barra Bonita terão aulas de música no contratur-

no escolar. O projeto pedagógico foi no-meado de “Iniciação Instrumental”.

O programa, realizado pela prefei-tura em parceria com a Associação das Bandas e Fanfarras da região de Ribei-rão Preto e a FFABESP (Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo), busca resgatar atividades musi-cais na educação pública, desenvolven-do um trabalho de musicalização com crianças e jovens do município. A prin-cípio, serão 120 vagas disponíveis dividi-das em dois ciclos, sendo 80 vagas para alunos do 1º ao 5º ano e 40 vagas para os estudantes do 6º ao 9º ano.

A ação será gerida e fiscalizada pela secretaria de Educação da prefeitura de Barra Bonita, que dará todo o aporte pe-dagógico, artístico e técnico da música, fornecendo material humano, espaço fí-sico e instrumentos necessários para a viabilização do projeto.

Com metodologia de fácil compre-ensão e aplicação, as atividades propos-tas serão teóricas e práticas, estimu-lando o participante desde o primeiro contato com o instrumento musical. Alunos terão aulas de instrumentos de percussão em geral e sopros. Serão au-las diversificadas e divididas da seguinte maneira: aulas práticas, aulas em grupo, prática de grupo, prática de repertório, prática em conjunto e ensaios gerais. As aulas serão aplicadas nas escolas e ser-virão como complemento das atividades educacionais artísticas realizadas no contraturno escolar.

“A boa educação passa também pelo acesso à cultura. Com essa iniciati-va, poderemos contribuir para a forma-ção sociocultural dos alunos, valorizando qualidades morais e formando cidadãos de bem”, explica o prefeito Guilherme Belarmino.

BenefíciosFoi publicado no site da escola de

música Josélia Jantsch Ferla, do Rio Grande do Sul, uma matéria sobre os be-nefícios que a música pode oferecer ao

desenvolvimento da criança e dos ado-lescentes.

Nele, o autor (sem identificação) aponta que por intermédio da música a criança pode desenvolver de forma cria-tiva o sentido do comprometimento, per-sistência, autodisciplina, concentração, coordenação, memória e sensibilidade, bem-estar, dedicação, harmonia e rea-lização pessoal. Essas qualidades a aju-darão, e muito, em seu futuro pessoal e profissional.

É citado, ainda, pesquisas de pro-fissionais como o neurocientista Dr. Gottfried Schlaug, da Escola de Medici-

na de Harvard (EUA), e a neurocientista brasileira Dra. Suzana Herculano-Hou-zel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, que comentam os estí-mulos que a música ocasiona no cérebro e como isso o fortalece.

“A criança ao ler uma partitura ne-cessita passar esta informação (visual) ao cérebro, este por sua vez, ordena o movimento mais adequado da mão (tato), em seguida, o ouvido acusará se o movimento foi correto (audição) e, ao fi-nal, ainda deverá caracterizar este som dentro das nuances forte, fraco, bravo, delicado (reflexão)”, diz o texto.

Crianças terão oportunidade de aprenderem música e usufruírem dos benefícios que essa prática pode trazer

Foto

ilustr

ativa

18| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

PROVA DE FOGO

Americano rock n’ rollBarra-bonitense Cláudio Mattioli conta suas aventuras durante sua permanência nos Estados Unidos, que incluem quase vencer um reality show musical e até de ser algemado pelo FBI

Tom Oliveira

Poucas pessoas têm tanta his-tória para contar aos 42 anos como Cláudio Mattioli, líder da banda Rotor. Nesta entrevista,

o músico conta um pouco do que viveu nos Estados Unidos em busca de se descobrir como compositor e músico e fala dos projetos futuros da promissora banda Rotor.

Quando começou a gostar de música e como ela esteve inserida em sua infância?

Comecei a me interessar por música quando ganhei uma coletânea dos Beatles, ainda na infância. Aquele som de outro país sendo cantado em outra língua me motivou a aprender a cantar e a buscar entender a letra das canções. Com 10 anos eu entrei em um curso e tive minha primeira aula de violão, mas eu acabei desistindo porque o método do professor só tinha teoria musical. Mudei para outro pro-fessor que dava uma aula bem prática e aí então consegui aprender.

E logo surgiram as primeiras bandas?

A minha primeira bandinha eu montei quando tinha 15 anos. Na se-gunda formação cheguei a tocar com o Lobão [ex-Capitão Mamão e atual-mente no Bamboa], já que ele sabia to-car guitarra muito bem. Como naquela época quase não tinha baixista, resolvi comprar meu primeiro baixo e apren-der a tocá-lo. Minha primeira banda mais profissional foi a Raízes do Som, uma banda baile da década de 70. De-pois fui para o Studio 69 onde só entrei para cantar e depois montamos a Bam da Banda, que durou de 91 a 99 e que acabou se tornando a Capitão Mamão. Pouco tempo depois eu me mudei para os Estados Unidos.

Durante o período em que mo-rou nos Estados Unidos, você traba-lhou com música o tempo todo?

Sim. Além de ser apaixonado pela cultura americana, eu fui para lá para tentar me descobrir como compositor na América. Logo que cheguei, come-cei a compor e a mostrar minhas músi-

cas para amigos, vizinhos e até mesmo tocando no metrô de Nova Iorque. O metrô era um bom termômetro para saber se minhas composições esta-vam chamando atenção. Lá em NY, a primeira banda que toquei foi de uma cantora chamada Jacque Ryal. Esse foi um entre outros tantos trabalhos que surgiram.

Mas ao que parece sua aventura americana não foi apenas musical. Com o que mais você trabalhou?

Comecei a trabalhar com constru-ção, depois fui para um salão de beleza em Wall Street fazendo manutenção, trabalhei numa loja de sapatos femini-nos e como garçom, além de ter sido durante todo o tempo personal trainer. Em comparação ao Brasil, o trabalho de garçom nos Estados Unidos é mui-to mais fácil. As únicas exigências são a boa articulação na fala, simpatia e saber conversar. Trabalhei num res-taurante italiano famoso, então era ne-cessário conhecer bem o cardápio e a carta de vinhos. Precisava ser rápido também. O mais legal é que conheci e conversei com vários artistas e cele-bridades.

Quais celebridades?A modelo Adriana Lima, os atores

Kevin Bacon, Sam Elliott, Dolph Lund-green, John Torturro, Maria Belo, en-tre outros. Conheci e fiz amizade com o Paulo Ricardo do RPM, Billie Joel e Tico Torres, baterista da banda Bon Jovi. Além deles, conheci vários polí-ticos, jogadores de futebol americano e beisebol. E sobre o Kevin Bacon: eu conversava bastante com ele porque o filho dele também toca baixo, então sempre falávamos de música.

Fiquei sabendo que era para você ter vencido um reality show de talentos nos Estados Unidos e que não conseguiu por não ter o Gre-en Card [visto de permanência nos EUA].

Sim, é verdade. Era um progra-ma do início dos anos 2000 do canal Fox. Chamava-se 30 Seconds of Fame [30 segundos de fama]. Era parecido com o X Factor dos dias de hoje. Eu me inscrevi por insistência dos amigos, participei da seletiva e fui aprovado.

A verdade é que a maioria dos progra-mas desse tipo são forjados, em que se manipula a votação para ter audiência. Assim, a produção do show, que pare-cia ter sido bem honesta comigo, con-fidenciou-me que eu sairia vencedor, que iria ganhar o programa e levaria para casa um cheque de 25 mil dólares. O problema aconteceu porque nessa época eu estava esperando sair o meu visto de trabalho. Tentei negociar com eles, mandei carta para a emissora, mas eles me impediram de continuar no programa. Não cheguei nem a me apresentar na TV, apenas na seletiva. Meu visto de trabalho chegou 1 mês depois.

E isso o chateou?Não, pelo contrário. Mesmo não

tendo dado certo eu fiquei muito fe-liz porque eu poderia ter vencido um programa de TV em outro país por ter composto uma música em língua ame-ricana. Isso seria muito mais legal que qualquer grana. Para mim, valeu mui-to a experiência.

É verdade a história de que você conseguiu seu Green Card por ter ajudado as vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center em Nova Iorque?

[Gargalhadas]. Não. Minha par-ticipação naquele desastre foi mera-mente de curioso. Não considero que fiz nada demais. A história verdadeira é que eu fiquei sabendo do ocorrido e fui para lá para ver. Era uma verdadei-ra cena de guerra. Fiz amizade com um policial e acabei ajudando a levar mantimentos para algumas vítimas e trabalhadores no local. Estava ali vo-luntariamente. No dia seguinte eu re-tornei para lá com uma câmera e um gravador. Realmente não era para eu estar ali, tanto que policiais e agentes do FBI me algemaram quando me vi-ram com um gravador. Não devia estar ali, mas como eu não devia nada a nin-guém, isso não me preocupou. Além do mais, o governo americano não emite Green Cards por isso, mas sim como extensão de alguns vistos específicos, casamentos, entre outros.

E a volta para o Brasil se deu por quê?

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 19

“Não tenho mais os sonhos de quando era moleque, o futuro para

mim é apenas fruto do que se planta hoje”, diz Cláudio Mattioli

Foto:

Epa

mino

ndas

Mac

hado

20| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

Foi após o Gui Mucare me convi-dar para entrar na banda Rotor. Mas antes de voltar eu morei por três anos e meio em Los Angeles. Foi um ótimo período na Califórnia, também porque eu montei meu home estúdio em meu apartamento e fui assistente de Mi-chael Boddicker, tecladista que gravou grande parte das linhas de teclado nos álbuns de Michael Jackson e que che-gou a ganhar Grammy e Oscar. Uma das minhas canções mais legais do úl-timo álbum do Rotor, a Einstein’s Law foi composta em 2005 mas gravada ain-da em 2007 em Los Angeles nos Esta-dos Unidos tendo o Gui Mucare como produtor.

O Rotor foi uma banda que este-ve a ponto de decolar. Ficou em bai-xa por um tempo e voltou com força nos últimos anos, tocando em várias casas noturnas no interior paulista e até de outros estados. Como foi seu ingresso na banda?

No começo foi um pouco difícil porque assim que entrei na Rotor ori-ginal, a banda começou a sofrer mu-tações. O Bruno De Marchi e o Flávio Horse acabaram saindo devido a ne-gócios paralelos. Ou seja, voltei para uma banda com gravadora e que tinha meus melhores amigos e encontrei uma banda sem gravadora e que par-te dos meus amigos havia saído. Era preciso começar do zero. Eu e o Gui Mucare chegamos num consenso de como deveria ser o novo Rotor, focando na música mais rica em detalhes e me-lodias, sendo verdadeiras e naturais na interpretação.

Quais são os planos futuros para a Rotor? Soube que você tem buscado até um tour pelos Estados Unidos.

Fizemos um pequeno tour de di-

vulgação pelo norte da Costa Leste em 2012 nos EUA e estamos armando uma segunda agora para 2015. Querí-amos ter ido em 2014, mas com a troca de guitarristas e criação de um show tributo novo, tivemos que adiar nossos planos. Em 2015 continuaremos com os shows tributos. No entanto, o quarto CD próprio está para sair do forno e fo-caremos bastante no show de trabalho próprio principalmente nas capitais.

O que você acha dos programas de reality shows de bandas, como re-centemente tivemos o Superstar da rede Globo?

O problema desse tipo de progra-ma é que para se julgar uma banda existem muitas variáveis às quais os juízes escolhidos não têm conhecimen-to para avaliar isso, e acima de tudo ela precisaria tocar ao vivo. A banda não pode ter os vocais e instrumentos gra-vados. Se for assim, uma banda com músicos iniciantes conseguiria fazer uma apresentação sensacional após ter gasto dezenas de horas no estúdio aprimorando a performance, fora os recursos tecnológicos que consertam problemas de tempo/afinação. É pre-ciso que a banda toque ao vivo. Como isso não ocorre, vejo vários pontos ne-gativos nesses tipos de programas.

Quando vi a ideia do programa, lembrei-me na hora da Banda Ro-tor porque acho que teria qualidade suficiente para entrar na disputa. A Rotor participaria de um programa assim?

Sabe, esse é um debate que o gru-po vem tendo há um tempo, pois não acreditamos em competição na músi-ca, cada um tem seu espaço. Talvez a gente participasse para aproveitar a ‘media free’, podendo espalhar nossa música por todo o país porque confia-

mos em nossa qualidade. Muitas vezes vemos bandas regionais de amigos com estrada e ótima qualidade que mereceriam ter suas músicas divulga-das e, ao mesmo tempo outros grupos que caem de paraquedas num progra-ma de TV e acabam fazendo sucesso.

Sobre isso há uma questão inte-ressante. Qualidade não é sinônimo de fama e a fama também não é sinô-nimo de qualidade no meio musical. Isso de certa forma o deixa angustia-do ou ansioso por saber que a Rotor poderia estourar no país?

Sem angústias! É complicado pen-sar em fama antes de se construir uma carreira. É isso que muitos músicos jovens costumam fazer, pensando em fama e dinheiro antes de procurar me-lhorar suas qualificações e construir algo aos poucos. A partir do momento em que você foca no seu trabalho e na correção das imperfeições, a chance de ter sucesso no futuro será muito maior. Não sinto nenhuma angústia do que está acontecendo na Indústria Musical. Acho que é preciso focar no meu negócio e não que algo ou alguém caia do céu e leve sua banda para o su-cesso. Eu busco sempre trabalhar de forma verdadeira e interpretar, tocar e compor canções que transmitam à pla-teia aquilo que estou sentindo. A ener-gia de quando você produz algo de ver-dade é bem diferente de quando você faz algo somente para vender ou por fama e dinheiro. Tento não me deixar influenciar ao que os outros pensam e sigo meu caminho baseado no que acredito de verdade.

Depois dessa vida agitada que você teve até hoje, ainda existe al-gum sonho a buscar?

A definição da palavra sonho quando eu era criança era de uma con-

Com nova formação, Rotor promete quarto CD de músicas próprias em 2015

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 21

quista muito difícil de atingir, o que hoje enxergo de uma maneira diferente. Eu chamaria sonhos de objetivos hoje em dia, os quais podem ser conquistados através de foco e positividade.

Continuar fazendo o que me deixa feliz como tocar, criar e gravar, prati-car esportes, me relacionar com meus amigos, viajar e conhecer lugares no-vos são alguns deles. Não almejo bens materiais extravagantes. Não tenho mais os sonhos de quando era mole-que, o futuro para mim é apenas fruto do que se planta hoje..

Você é apaixonado por vôlei e pratica o esporte. Chegou um perío-do de sua vida que teve de escolher entre o esporte e a música?

Meu irmão e eu sempre fomos muito ligados ao esporte e eu sempre fui apaixonado por vôlei. Eu gostaria de ter saído da Barra e ter me tornado um profissional no vôlei. Realmente che-gou uma época em que tive de escolher entre as duas coisas e optei pela músi-ca por vários motivos, mas o principal é que eu posso ser músico durante toda a minha vida, diferentemente do vôlei. Não chega a ser uma frustração, mas tenho certa nostalgia daquela época porque eu realmente gostaria de ter continuado e tentado me profissionali-zar, no entanto não me arrependo.

Mas pratica o vôlei até hoje?Sim, dentro das limitações que

meu corpo e antigas lesões permitem. Participo de torneios nacionais máster, jogando campeonatos das categorias

acima de 35 e 40 anos. Fomos campeões, inclusive por Limeira nas duas catego-rias do Campeonato Brasileiro de San-tos em 2013 e vice em Saquarema no mesmo ano. Também fui vice-campeão pela Barra na categoria acima de 40 em Santos em 2014. É uma forma de reviver o passado e um ótimo hobby, apesar das

dores musculares. Nos Estados Uni-dos eu joguei bastante. Tínhamos um supertime em Nova York. Joguei com jogadores que foram convocados para a seleção da Sérvia/Montenegro e che-gamos a ganhar o US Open em Denver em 2005, além de outros títulos locais durante esse período.

Cláudio fez parte do time Metrópolis, campeão do US Open de Vôlei em 2005

“Tento não me deixar influenciar ao que os outros pensam e sigo meu caminho baseado no que acredito de verdade”, diz Cláudio

Fotos

: Epa

mino

ndas

Mac

hado

Arqu

ivo pe

ssoa

l

22| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

Luís Antônio Ap. Rodrigue

O beijo é um comportamento de 90% das culturas humanas, raramente se observam ani-mais tendo esse tipo de conta-

to. Alguns cientistas resolveram estudar qual a função do beijo, com um grupo da Universidade de Oxford. A principal des-coberta é que a seleção de parceiro é di-tada pelo beijo – os humanos parecem ter desenvolvido uma função inconsciente para identificar e analisar o sistema imu-nológico de um potencial parceiro sexual. Parece que a seleção é medida pelo beijo.

Estudo com diferentes voluntários têm mostrado que o nível do hormônio oxitocina, relacionado com o afeto e com o desejo, sobe quando encontramos um parceiro com um sistema imune signifi-cativamente diferente do nosso. Faz sen-tido: provavelmente, um eventual filho teria um sistema imunológico mais varia-do e, assim, provido de maiores recursos para se proteger de doenças.

Outras pesquisas similares mos-tram também que homens, especifica-mente, conseguem ainda avaliar ins-tintivamente os níveis de estrógeno – e, portanto, de fertilidade – da mulher beija-da, declarou Helen Fisher, professora da

Universidade Rutgers, nos EUA.O fenômeno ocorre também pelos

feromônios, moléculas que o corpo utiliza para enviar informações via olfato (chei-ro é criado pelo próprio corpo).

Mais explicações foram apontadas por um grupo de pesquisadores holande-ses. As bactérias da boca têm um papel importante no sistema imunológico hu-mano, e eles descobriram que, quando um casal se beija, troca 80 milhões delas em apenas dez segundos – assim, o re-pertório de micróbios “do bem” de cada uma das partes fica cada vez mais varia-do e robusto.

Essa noção do beijo como reforço do sistema imunológico, de um ponto de vista evolutivo tem origem a partir de um comportamento comum no reino animal: a mãe que mastiga os alimentos antes de passá-los para a boca dos filhotes.

Até mesmo a “estratégia” de au-mentar a intensidade do beijo aos poucos ajuda o corpo a “engrenar os motores imunológicos”, e se proteger, por exem-plo, contra o citomegalovirus humano, que pode causar febres e dores.

POR TRÁS DOS

Para a ciência, o beijo serve para testar e reforçar o sistema imunológico do parceiro

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 23

Mulheres querem mais beijos

Outra descoberta científica, ainda miste-riosa, se refere ao maior desejo feminino por beijos. Um pesquisador da Universidade de Nova York acompanhou mais de 500 casais e descobriu um repetitivo padrão: as mulheres valorizam mais o beijo do que os homens, tanto antes do sexo quanto no longo prazo, em relacio-namentos antigos.

Para sexóloga Débora Pádua, sem o beijo é mais difícil progredir para a excitação, onde já há alterações fisiológicas como a lubrificação na mulher, por exemplo.

“Os casais devem incluir o beijo no dia a dia, não só antes do sexo. No começo é mecâni-co, mas isso acaba criando uma nova e agradá-vel rotina. Se as mulheres pensassem mais em sexo, o mundo seria melhor... E os homens mais felizes”, diz

Teoria da origem do beijo

1 – MaternidadeAs mães caçam, mastigam e passam os alimentos para os filhos. O comportamen-to pode ser observado em aves.

2 – InspeçãoAo beijar um parceiro, é possível aferir sua saúde e vitalidade, sendo um pré--requisito para a “química” acontecer.

3 – VínculoQuando um animal deixa a boca de outro animal se aproximar de seu rosto e de seu corpo é um sinal de grande confiança.

4 – Desejo Em humanos, o beijo colabora para a formação de desejo sexual, precedendo a excitação e as alterações fisiológicas no corpo.

CulturaCerca de 90% das culturas conhe-cidas apresentam alguma forma de beijo:

AntigamenteOs registros mais antigos de pes-soas se beijando apaixonadamente têm mais de três milênios e estão no Mahabharata, um poema épico indiano.

Os três beijos de Roma“Basium” era o beijo nos lábios entre conhecidos, “osculum” era o beijo no rosto entre amigos e “suavium” um beijo profundo trocado por amantes.Na Papua Nova Guiné...

Doença do beijoPor trás de um beijo podem se

esconder alguns perigos, como a mononucleose e doenças respirató-rias. Conhecida como doença do beijo, a mononucleose é uma doença viral que afeta es-pecialmente os jovens, recém-beijadores. “O or-ganismo ainda não está preparado para a expo-sição”, diz a infectologista Graziella Hanna, do Hospital Santa Cruz. A médica ainda diz que outras doenças como herpes também são trans-mitidas pelo beijo e, de certo modo, é difícil es-capar. “Quase toda população adulta já teve con-tato com o vírus”.

Pela proximidade entre os ros-tos, há também a chance de transmis-são de doenças respiratórias como gripe e tuberculose. Apesar de tudo, a médica diz que a precaução a ser tomada é evitar o contato na presença de sintomas respiratórios como espir-ros, secreção nasal e tosse.

Colaboração especial: Jessica Fernanda Herculano, Aline Barbizan e Anderson Hermida

...o beijo só foi conhecido após a influência ocidental. Na Rússia, o beijo na boca (só com os lábios) entre os homens pode representar a intenção de amizade. SimbologiaO beijo é um sinal de devoção, é comum em diversas culturas ver pessoas beijando símbolos sagrados, como crucifixos ou pés de estátuas. O beijo também é um sinal de res-peito – por exemplo, quando a mão de um avô ou superior é beijada.CaloriasÉ possível queimar calorias durante um beijo vigoroso, mas correr é pelo menos 5 vezes mais eficiente.

Curiosidades sobre o beijo

“Os casais devem incluir o beijo no dia a dia, não só antes do sexo. No

começo é mecânico, mas isso acaba criando uma nova e agradável rotina. Se as mulheres pensassem mais em sexo, o mundo seria melhor... E os

homens mais felizes”Sexóloga Débora Pádua

Como e por que beijamosMúsculos envolvidos no beijo

Levantador do ângulo da boca

Orbicular da boca ou músculos osculatórios

(“do beijo”)Dividido em parte inferior

e superior, eles fecham a boca, uma parte do músculo franze os lá-bios e os projeta para

adiante, fazendo o “biquinho”

Bucinador

Abaixador do ângulo da boca

24| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

Darciane e Celso Leonardi Corrêa (23 anos de relacionamento, sendo 1 ano e 8 meses de namoro e 21 anos de casamento)

- Com que frequência vocês costumam se beijar?Sempre, somos eternos namorados(risos).

- No início do namoro vocês trocavam mais beijos do que após o casamento?Todos nossos amigos casados dizem isso, que se perde um pouco a frequência dos beijos durante a vida matrimonial. Acredito que um pouco sim, pois são compro-missos e responsabilidades que acabam recaindo sobre o casamento, mas para nós foi uma pequena porcentagem não temos dúvida. Nos damos muito bem.

- Algumas pesquisam apontam que as mulheres querem mais beijos que os homens, no relacionamento de vocês isso é verdade?Na verdade não. O Celso beija mais que eu, ele está sempre me beijando (risos), afirma Darciane. Celso confirma: Eu sou mais carinhoso.

- O beijo foi alguma iniciativa para ficarem juntos?Não, começamos a paquerar, logo nos conhecemos melhor, íamos para a dis-coteca, lanchonete, depois de muito tempo nós demos o primeiro beijo. Com o passar do tempo o beijo passou a ser nossa alavanca para a reconciliação das nossas briguinhas. Acho que todos deveriam beijar mais, pais e filhos, amigos, namorados, o beijo pode revelar muitas coisas, o que falta hoje é esse carinho que o beijo traz às pessoas que se amam.

- Algum beijo marcou a história de vocês?Quando fizemos 6 meses de namoro, o Celso me fez uma surpresa, trouxe cham-panhe e um anel de compromisso e não disse nada, a primeira coisa que ele fez foi me beijar conta Darciane, e ainda conta que durante a celebração do casamento, no momento da declaração ela disse um singelo “ Eu te amo “ e deu um beijo em Celso, contando que o beijo foi sempre importante na vida deles.

Luana Sargentim e Flávio Lima (2 anos e 5 meses de namoro)

- Com que frequência vocês se beijam?Sempre que nos vemos.

- No início do namoro vocês trocavam mais beijos do que agora?Não, continuamos nos beijando normalmente.

- Algumas pesquisam apontam que as mulheres querem mais beijos que os homens, no relacionamento de vocês isso é verdade?Não, esse sou eu (risos), afirma Flávio, dizendo que beija mais.

- Quem tomou a iniciativa do primeiro beijo?Foi o Flávio, porque ele gosta mais de beijar (risos), conta Luana.

- Vocês têm alguma história sobre algum beijo de vocês?Um dia estávamos nos beijando e um cara parou do nosso lado com uma Brasília, ele não conseguia fechar a porta do carro e ficava fazendo um barulho muito alto. A Luana parou de beijar virou para o dono da Brasília e disse: Olha lá, a fecha não porta! Foi motivo de risos.

Carla Lima e Vitor Maiolo(2 anos e 6 meses de namoro)

- Com que frequência vocês se beijam?Nos beijamos sempre, mas nosso relacionamento é tranquilo, não somos um casal pegação... (risos)

- No início do namoro vocês trocavam mais beijos do que agora?Os beijos reduziram bastante. No início era mais euforia, com o tempo passamos a conversar mais, até porque hoje temos mais assunto.

- Algumas pesquisam apontam que as mulheres querem mais beijos que os homens, no relacionamento de vocês isso é verdade?Sim, é verdade, sem dúvida alguma.

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 25

Natália Braga e Pedro Pupo(4 anos e 3 meses de relacionamento)

- No início do namoro vocês trocavam mais beijos do que agora?Sim, pois início de relacionamento é uma euforia, uma explosão de sentimentos, momento da descoberta e querendo ou não agora nós já temos uma rotina, mesmo fazendo a maioria das coisas juntos, temos nossas responsabilidades. Hoje temos mais diálogo entre nós.

- Algumas pesquisam apontam que as mulheres querem mais beijos que os homens, no relacionamento de vocês isso é verdade?Não, eu sou um pouco mais chato o beijo pra mim é uma forma de dar carinho, então sem dúvida sou mais meloso... (risos), afirma Pupo.

- De quem foi a iniciativa do primeiro beijo? Foi algo mútuo, foi uma atração muito forte, nós não chegamos a sair muitas vezes e já começamos a namorar.

- Vocês acreditam que o “beijo se encaixa”? Sem dúvida, é necessário rolar aquela química não só atração, mas algo a mais. A partir do momento em que você beija uma pessoa, o beijo tem que ser marcante, não pode ser sim-plesmente um beijo, mas sim “O beijo”, pois a questão de se encaixar é o que voga. Não temos dúvida que o sentimento é que faz tudo se encaixar. O beijo é uma porta para algo a mais.

Juliene Polato e Luiz Donizeti(5 meses de namoro)

- Com que frequência vocês se beijam?Sempre que nos vemos, bitoquinhas aqui e ali (risos)

- No início do namoro vocês trocavam mais beijos do que agora?Não, agora nós beijamos muito mais que no começo.

- Algumas pesquisam apontam que as mulheres querem mais beijos que os homens, no relacionamento de vocês isso é verdade?Acho que não... (risos). Sem dúvida eu encho mais ela de beijos, afirma Luiz.

- O beijo ajuda na hora da reconciliação e faz a rotina ficar mais leve?Sim, sem dúvida. Nunca brigamos, mas quando algo nos chateia, alguns atritos ou discussões acontecem, um beijo resolve tudo.

- Como foi o primeiro beijo?Estávamos conversando, sentados num banco e de repente não tinha mais assunto, ela olhou para mim e fez um biquinho, eu acabei bei-jando ela. Conta Luiz em meio a risadas. Juliene afirma ter tomado iniciativa, mas Luiz garante que foi ele.

- O que o beijo representa para vocês?Sinal de afeto, intimidade e amor. O beijo na testa tem um grande significado, é algo lindo, demonstra respeito.

26| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

BELEZA

A tão sonhada renovação celularRosto lisinho e pele clarinha, com manchas e pequenas rugas atenuadas, podem ser conseguidas com um pequeno investimento, o peeling

Quanto o assunto é a pele do rosto, o grande sonho é fe-char os poros, ganhar mais firmeza, melhorar as cica-

trizes de acne e acabar de vez com as manchas, se possível. Com planejamen-to e um pouco determinação é possível conseguir isso com a ajuda de derma-tologista que indicará qual é o tipo de peeling que dará uma nova aparência à pele.

Basicamente, o peeling é uma es-foliação das células superficiais da pele e assim elimina manchas e imperfei-ções, além de reduzir a velocidade do processo de envelhecimento estimulan-do a produção de colágeno.

Assim como cada tipo de pele tem várias necessidades, o peeling tam-bém oferece diferentes aplicações. No entanto, os peelings superficiais (mais procurados) proporcionam pouca des-camação visível, possibilitando que a pele se recupere sete e 10 dias. E mes-mo durante a descamação é possível manter a rotina normal de higienização, sem deixar de seguir as orientações de

hidratação e proteção solar, além de evitar se expor diretamente ao sol.

Outro tipo de tratamento é o pee-ling de cristal ou peeling de diamante. O processo funciona como uma lixa que retira as células mortas e estimula o colágeno; trata rugas finas, estrias e ci-catrizes superficiais e também promo-ve o clareamento cutâneo, e pode ser realizado em qualquer época do ano. Tem ainda o peeling químico que utiliza ácidos apropriados que destroem algu-mas partes da epiderme e resulta em regeneração dela e da derme, além de também estimular o colágeno.

O peeling químico tem indicações específicas e irão variar de acordo com o tipo de pele e o resultado que se de-seja alcançar conforme a profundidade de sua ação. Por isso, ele se divide em: muito superficial, remove apenas o ex-trato córneo. Os superficiais removem a epiderme e melhoram a textura da pele, atenuam rugas finas e estimulam o colágeno, que dá firmeza à pele. O pe-eling médio atinge a derme superficial, clareia manchas e atenuam rugas fi-

nas; é indicado para rejuvenescimento. Já o peeling profundo é mais agressivo porque provoca a formação de crostas e exige o uso de curativos. No entanto, como resultado há uma renovação das camadas da pele e pode diminuir até as rugas mais profundas. Nunca é de-mais lembrar que estes procedimentos devem ser feitos no consultório do der-matologista.

Os cuidados pós peeling são mui-to importantes para garantir os bons resultados. É preciso usar sabonetes neutros e específicos para peles sensi-bilizadas, cremes hidratantes com re-generador cutâneo filtro solar. E tudo sempre seguindo as recomendações e indicações médicas.

Para quem está planejando ir ao consultório dermatológico com o objeti-vo de realizar um peeling, a melhor épo-ca para fazê-lo é quando o paciente não for se expor ao sol porque o período de recuperação previstos para os peelings superficiais é de 15 a 30 dias, para os médios 45 a 60 dias e para os profundos a previsão é de 6 meses a um ano.

Foto

ilustr

ativa

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 27

EDUCAÇÃO

Matrículas abertas para escolas municipaisSecretaria disponibiliza vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e o EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Estão abertas as matrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2015. A secretaria de Educação da prefeitura de

Barra Bonita disponibiliza vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Poderão se matricular estudantes que queiram ingressar na rede pública ou que não frequentaram a pré-escola municipal em 2014. Confira as idades mínimas necessárias para as matrículas abaixo.

Para realizar a inscrição ou trans-ferência basta o responsável pelo estu-dante comparecer a qualquer unidade de ensino da rede municipal mais pró-xima de sua residência e fornecer nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nasci-mento, RG e comprovante de residência. As secretarias das escolas da rede mu-nicipal funcionarão das 8h às 11 horas e das 13h às 16 horas para receber as ma-trículas.

Para os alunos que já frequentam

as escolas da rede, a matrícula será feita automaticamente. Também é automáti-co o cadastramento de crianças com ida-de mínima de seis anos completos que já cursam a Educação Infantil. Nestes ca-sos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensi-no Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço

Idades mínimas necessárias para

as matrículas

• Maternal II, a partir de 3 anos completos em 30 de março de 2015• Infantil I, a partir de 4 anos completos em 30 de março de 2015• Infantil II, a partir de 5 anos completos em 30 de março de 2015• Ensino Fundamental, deverão ter 6 anos completos até 30 de março de 2015

Aos alunos que já frequentam as escolas da rede, a matrícula será feita automaticamente

residencial.Em qualquer período do ano letivo

será realizada matrícula daqueles que procurarem as escolas da rede munici-pal de ensino, de acordo com as vagas existentes em cada escola. Mais informa-ções podem ser obtidas na secretaria de Educação, pelo telefone (14) 3641-2187.

Repr

oduç

ão

28| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

MEIO AMBIENTE

Funcionário público doa árvore ao município

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Ano de renovação para o município

Na última semana, o funcionário público Edgard Raimundo Nonato, da secretaria de Planejamento Urba-no e Obras Públicas da prefeitura de Barra Bonita, doou para o município uma muda de aproximadamente um metro da árvore da espécie Termi-nalia catappa, conhecida popular-mente como chapéu-de-sol, sete-co-pas ou noz-da-praia. A espécie, que pode ter de 12 a 35 metros de altura, foi plantada na Praça da Juventude, em frente à Secretaria de Cultura e Turismo.

Além de se destacar pela sua beleza, a árvore tropical é apre-ciada por suas qualidades or-namentais, úteis, medicinais ou alimentares. Suas folhas gran-des, com formatos ovais de cor esverdeada, mudam gradativamente para tons avermelhados ou amare-lados no outono, antes de cair. Seus frutos contêm sementes duras, uma amêndoa comestível muito aprecia-da na culinária indiana.

O Departamento de Forma-ção Profissional (DFP) encerrou o ano de 2014 com saldo positivo. Uma das novidades foi a retomada de atividades com o Senai, Senac e Sebrae, que atuam com indústria, comércio e micro e pequenas em-presas respectivamente, o que pos-sibilitou a vinda do Sebrae Móvel para Barra Bonita duas vezes no ano passado, atendendo e auxilian-do empresários e interessados em abrir o próprio negócio.

Houve também a retomada do curso de torneiro mecânico, que não formava turmas desde 2010. Além de resgatar os tornos anti-gos, o DFP recebeu a doação de três novos tornos do Senai de Bo-tucatu e agora pode formar turmas de até 25 alunos.

O DFP ofereceu 26 cursos à comunidade, qualificando profis-sionais nas áreas de administra-ção, logística, secretariado, elé-trica, etc. Várias parcerias foram firmadas com empresas de Barra

A muda da espécie de árvore Terminalia catappa foi plantada na Praça da Juventude

Bonita e região, proporcionando encaminhamento imediato para o mercado de trabalho após a con-clusão dos cursos.

Em novembro foi realizado o primeiro “Café da manhã empre-sarial”, que tem o intuito de alinhar o departamento com os empre-sários, além de oferecer cursos e treinamentos. Na oportunidade foi inaugurado o Espaço Empresa, que disponibiliza local adequado para reuniões das empresas da cidade. Também no fim do ano foi firmada uma parceria com o Con-selho Regional de Administração, que possibilitará a abertura de vá-rios cursos gratuitos nas áreas de custo, venda, marketing e planeja-mento

O Departamento de Formação Profissional também foi reformado e pintado tanto na parte interna, quanto externa, e já recebeu a vi-sita das faculdades da cidade, que poderão eventualmente utilizar o espaço para aulas diferenciadas.

Planos de 2015 Para esse ano o DFP dará con-

tinuidade a projetos já realizados e trará novidades, como o Time do Emprego, que visa dar capa-citação, material, conhecimento e aprendizagem para 100 jovens desempregados. Outro projeto é a Sala do Empreendedor, no qual o interessado em abrir o negócio próprio sanará dúvidas, receberá informações e sairá do local com o CNPJ pronto.

Também este ano será reali-zado o curso de computação para terceira idade, que introduzirá os idosos no universo tecnológico. Um dos maiores eventos do ano será o Primeiro Encontro de Micro e Pequenos Empresários, que terá diversas atividades sobre MPE, franquias, etc.

O Departamento de Formação Profissional está localizado à rua Antonio Benedito Di Muzio, n° 429.

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 29

SAÚDE

Agenda das reuniões de gestantes é divulgada

TRÂNSITO

Mototaxistas devem se recadastrar

O PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde – da prefeitura de Barra Bonita convida todas as ges-tantes a participarem do Grupo de Ges-tantes. O objetivo do projeto é reunir as futuras mamães uma vez ao mês para acompanhamentos com valiosas dicas sobre educação pré-natal, cuidados com os bebês, incentivo à amamentação e a importância do acompanhamento médi-co.

Do dia 5 a 30 de janeiro, o De-mutran (Departamento Municipal de Trânsito) realizará o recadastra-mento de mototaxistas. Para realizar o processo é necessário comparecer ao departamento portando o xerox do certificado de registro e licenciamen-to do veículo (aluguel) com o seguro obrigatório quitado, carteira nacional

Mensalmente, muitas gestantes participam. Quando o bebê nasce, as participantes recebem um kit conten-do fraldas, uma banheira, absorventes, sabonetes, bolsa e cartilhas sobre alei-tamento materno. O grupo também re-cebe atenção pós-natal, com visitas do puerpério.

Os encontros ocorrerão nos dias 4 de fevereiro, 4 de março, 1º de abril, 6 de maio, 3 de junho, 1º de julho, 5 de agosto,

de habilitação, certidão negativa de antecedentes criminais (obtido na internet), certidão de prontuário, in-formando que o interessado não co-meteu infração de trânsito gravíssima nos últimos doze meses (obtido na internet), comprovante de residência no município, uma foto 3 x 4 colorida, recente e datada, comprovante de qui-

2 de setembro, 7 de outubro, 4 de novem-bro e 2 de dezembro na ETEC Comenda-dor João Rays (Escola Naval), às 13h30, e na escola Alberto Arradi, às 19 horas.

As interessadas em participar do grupo devem procurar o PACS no PAS Dr. Roberto Battaiola, no So-nho Nosso II. O posto fica na esqui-na da Rua Leona Pompeu com a Rua Silvio Cestari, n° 201. O telefone é o 3641-0970.

tação do ISS, comprovante de curso especializado obrigatório destinado a transporte de passageiros, capacete totalmente branco com adesivo re-fletivo na parte posterior e número com tamanho 4 x 2 (altura x largura) em preto e colete conforme resolução Contran 356/2011 com número do mo-totaxista.

www.ligala.com.br

Um guia completo de empresas e serviços da cidade

Tudo o que você procura esta aqui!

Precisou, buscou, achou!

ligala.com.br tem tudo: academias, açougues, arquitetos, automóveis, bancos, bares, chaveiros, beleza e estética, bicicletas, bijuterias, clínicas veterinárias, cursos, dentistas, depósitos de bebidas, disk gás, disk água, docerias, distribuidoras e atacados, eletrônicos, engenheiros, escolas, escritórios, fábricas, farmácias, festas, fisioterapeutas, floriculturas, fonoaudiólogos, foto e vídeo, funerárias, gráficas, hotéis, hospitais, imobiliárias, indústrias, informática, internet, jardinagem, jornais e revistas, lanchonetes,

lazer, cultura, diversão, locadoras, lojas, máquinas e ferramentas, marketing, material de construção, médicos, moda e roupas, motéis, móveis e decoração, nutricionistas, padarias, pesca e camping, pet shop, pousadas, prefeitura, produtos naturais, protéticos, psicólogos, quitandas, rádios, relojoarias, restaurantes, rodoviárias, saúde, seguro, táxis, tintas, vidraçarias e muito, muito mais...

Lei n° 2424/05 R$ 25,90

Lei n° 2424/05 R$ 29,60

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA

DE BARRA BONITA

COMUNICADO

De conformidade com o artigo 16 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de julho de 1993, encontra-se afixado no átrio do Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura as compras efetuadas no período de 01 a 31 de dezembro de 2014, para conhecimento de todos os interessados. Barra Bonita, 07 de janeiro de 2015, Peter Cleison Zerlin - Departamento de Compras e Licitações.

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA

DE BARRA BONITA

COMUNICADO

De conformidade com o artigo 34, inciso 1º, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de julho de 1993, encontra-se aberto junto ao Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura, localizado na Praça Nhonhô de Salles, nº 1.130, no horário das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:00 horas, o chamamento público para atualização dos registros cadastrais existentes e para o ingresso de novos interessados. Barra Bonita, 07 de janeiro de 2015. Peter Cleison Zerlin, Departamento de Compras e Licitações.

FALECIMENTOS

Faleceu no dia 26/12/2014 em Barra Bonita, com 61 anos, o Sr. APARECIDO SONSINO, mais conhecido como MACARRÃO, saindo o féretro do velório muni-cipal de Barra Bonita, às 8h30 do dia 27/12/2014, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 27/12/2014 em Barra Bonita, com 88 anos, a sra. EUGENIA DE LUCCA PIZZO, mais conhecida como ANITA, sain-do o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 15 horas do dia 28/12/2014, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 31/12/2014 em Barra Bonita, com 74 anos, a sra. MARGARIDA FERNANDES PEREIRA, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 17 horas do dia 31/12/2014, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 31/12/2014 em Barra Bonita, com 71 anos, o sr. SEBASTIÃO EDUARDO LEITE, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 15 horas do dia 01/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 01/01/2015 em Botucatu, com 72 anos, o sr. JAIME BUENO DOS SANTOS, sain-do o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 16 horas do dia 02/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 02/01/2015 em Barra Bonita, com 93 anos, o sr. PEDRO MENEGHESSO, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 17 horas do dia 02/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 02/01/2015 em Jaú, com 87 anos, o sr. JOSÉ GENTIL TUSCHI, saindo o féretro do velório municipal de Igaraçu do Tietê às 16 horas do dia 03/01/2015, para o cemitério municipal de São Joaquim.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 03/01/2015 em Jaú, com 58 anos, a sra. NEUSA DE LOURDES CAMPANHE-LI, saindo o féretro do velório municipal de Igaraçu do Tietê às 16 horas do dia 03/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 04/01/2015 em Barra Bonita, com 83 anos, o sr. ANGELO MIGUEL CAPPA, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 11 horas do dia 05/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 05/01/2015 em Jaú, com 79 anos, o sr. AN-TONIO FERNANDES, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 17 horas do dia 05/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 05/01/2015 em Barra Bonita, com 60 anos, o Sr. ANIBAL LUIZ, mais conhecido como Japão, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 17 horas do dia 05/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 29/12/2014 em Barra Bonita, com 77 anos, o sr. CLAUDIO ALVES PEREIRA, sain-do o féretro do velório municipal de Igaraçu do Tietê às 13 horas para o cemitério São João Batista. A Funerária Rainha da Paz e família em luto agradecem pela presença dos parentes e amigos!

Funerária Rainha da Paz

30| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

Homenagem

Ivone Sampaio Gonçalves

Nasc.: 25/12/1945Falec.: 07/02/2014

Mãe, Onze meses se passaram... e a saudade só aumenta. Ah, se eu soubesse que era a última vez...não teria deixado você ir,não teria feito nada além de te abraçare aproveitar cada segundo sem tirar os olhos de você...

Se tivessem me avisado que era a última vez,eu poderia implorar pra que você ficasse mais um pouco,só pra te explicar que mais um pouco seria muito pouco,e que por menos que fosse, já seria muito pra mim...Se eu soubesse, ah, se eu soubesse!te falaria mil coisas, sem dizer uma palavra,te mostraria mil dias de agonia, em um olhar...E quando você estivesse saindo, eu te chamaria de volta,só pra dizer mais uma vez o “EU TE AMO” que ninguém mais vai ouvir,e te dar um último abraço, com o amor que ninguém mais vai te entregar.

“Eu sei que vou te amar Por toda a minha vida eu vou te amarDesesperadamenteEu sei que vou te amarEu sei que vou chorarA cada ausência tua eu vou chorar,O que essa ausência tua me causouEu sei que vou sofrerA eterna desventura de viver À espera de viver ao lado teuPor toda a minha vida...”

De sua filha Andréia

OrAçãO à NOSSA SrA. DAS GrAçAS - Súplica: Ò Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inú-meras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (pedir a graça desejada). Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém - (Rezar 3 Ave Maria e “Ò Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”). Oração Final: Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado filho a humildade, a caridade, a obediência, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, a castidade, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

Lei n° 2424/05 R$ 196,10

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, por seu prefeito que este subscreve, em conformidade com o disposto no parágrafo 6º do artigo 39 da constituição federal, com a redação dada pelo artigo 5º da emenda constitucional nº 19 de 04 de junho de 1998, torna público seu quadro de subsídios e remunerações de cargos e empregos públicos

QUADRO DE SUBSÍDIOS E REMUNERAÇÕES

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BARRA BONITA

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 31

32| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

QUADRO DE SUBSÍDIOS E REMUNERAÇÕES

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BARRA BONITA

Lei n° 2424/05 R$ 196,10

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 33

QUADRO DE SUBSÍDIOS E REMUNERAÇÕES

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BARRA BONITA

Lei n° 2424/05 R$ 196,10

34| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

QUADRO DE SUBSÍDIOS E REMUNERAÇÕES

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BARRA BONITA

Lei n° 2424/05 R$ 125,80

classificados Como anunciar?Ligue 3604-8099, o prazo para a publicação é até terçaàs 12h. Grátis para assinantes.

� Vende-se Chevrolet Tracker, 2008, completa, em ótimo estado. Tra-tar fone 3641-4202 ou 99607-2127.

� Vende-se Ford Fiesta Hath 1.6, 2004, completo, prata. Tratar fone 3644-8009 ou 99846-0020.

� Vende-se Ford Pampa 1998, em ótimo estado. Tratar fone 99787-6206.

� Vende-se Fox Trend 1.0 , 2009/2010, preto, único dono, 4 por-tas, trava e alarme, com IPVA 2015 pago. Tratar fone: 3641-6518.

� Vende-se Gol Trend 1 .0 , 2007/2008, flex, 4 portas, cinza, tra-va, alarme, som, direção hidráulica e vidro életrico, único dono. Tratar fones 3641-4913 ou 98183-6344.

� Vende-se Peugeot 207, 2011, preto, com vidro elétrico, trava e alarme. Tratar fone: (14)99745-2569.

� Vende-se novo Prisma 1.4, 2013, completo, prata, único dono. R$ 36.700,00 Tratar fone 98806-6304 falar com Eliana.

� Vende-se Saveiro Super Surf 1.6, 2007, preta, completa, apenas 51000 km, impecável. Tratar fone (14)98181-1166 ou (14)99875-6622.

� Vende-se Uno Wny, 2008, 4 portas, cinza, com 4 pneus novos, 2º dono, vidro, trava, alarme, limpador e desembaçador traseiro, revisado e sem retoques, novo. R$ 16.900,00 Tratar fone 99751-0342 falar com Gilberto.

veículos MOTOS

� Vende-se BIZ ES, 2011, verme-lha. Tratar fone (14)99702-6354 ou (14)3641-1250.

� Vende-se CB 300, 2012, ama-rela. Tratar fone (14)99702-6354 ou (14)3641-1250.

� Vende-se CG 150 ESD, 2005, vermelha. Tratar fone (14)99702-6354 ou (14)3641-1250.

� Vende-se Dafra Kansas 150, 2008/2009, preta, único dono, do-cumentação em ordem. Tratar fone 3641-3712.

� Vende-se Falcon NX4, preta, ano 2008, única dona. Fone: 3641-2853

� Vende-se Honda CB 300R, freios a disco traseiro e dianteiro, alarme Positron, pneu traseiro novo, 16.000 km. Moto sem detalhes, muito nova, R$ 9.000,00. Tratar fone 3641-6868 ou 99799-8744, falar com Júlio Neto.

� Vende-se Hornet 2010, preta, 2º dono, com 15.000 Km. R$ 27.700,00. Tratar fone 99878-8088.

� Vende-se Kwasaki Ninja 250R, preta, edição limitada, ano 2012, com 7.800 KM. Fone: (14) 98115-3889

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 35

� Precisa-se de topografo com prática e disponibilidade para viagem, interessados enviar curriculum para o e-mail: [email protected]

empregos

SERVIÇOS

� Assentador de placas de ce-râmica. Tratar fone 99862-5291 ou 3641-6619.

� Aluguel de cama elástica e pis-cina de bolinhas. Estamos com uma superpromoção, venham conferir! Tra-tar fone 99136-8400 ou 3641-6090, falar com André ou Juliana.

� Aluga-se cama elástica para fes-tas e eventos, com monitora. Tratar fone 3644-4688 ou 99750-6646, falar com Marisa.

� CASA TRINCADA? Serviço com garantia e orçamento grátis com engenheiro. Tratar fone 0800-118023 ou 99650-3279.

� Curso de Corte e Costura - “No-vas Vagas”. Estamos com oficina de costura, consertos de qualquer peça, fantasias e confecções em geral. Turmas: manhã, tarde, noite e aos sábados - Vagas limitadas. Tratar fone 3641-7354 ou 99746-6043, falar com Sônia.

� DJ Vitinho - Realizações de festas e eventos, som e iluminação com telão. Orçamento sem com-promisso. Tratar fone 3641-4625 ou 98146-9621.

� Eliana Cabeleireira - Promoção escova progressiva R$ 100,00 e selante R$ 50,00. Coloração, plástica dos fios, peeling facial, designer de sobrancelhas e hena. Rua Alfredo

Fernandes, 115, Jardim Paulista, Iga-raçu do Tietê. Tratar fone 3644-2500 ou 98119-4527.

� Eliana Cabeleireira - Aproveite as promoções: “Faça uma tintura e ganhe uma hidratação” ou “Hidratação + chapinha por R$ 35,00”. Rua Alfredo Fernandes, 115, Jardim Paulista, Iga-raçu do Tietê. Tratar fone 3644-2500 ou 98119-4527.

� Excursão para Aparecida do Norte - Dias 17 e 31 de janeiro e 21 de fevereiro de 2015, ônibus da Macacari, R$ 85,00 por pessoa. Tratar fone 3641-7124, falar com Rubens.

� Excursão para Festa da Uva e do Vinho em Vinhedo – Entrada fran-ca- Dia 15 de fevereiro de 2015. R$ 72,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para o Santuário de Aparecida (inclui hotel, 02 cafés e 3 refeições)- Visita ao Frei Galvão- dividimos em 5 vezes de 60,00- Dias 27/02 a 01/03/2015. R$ 300,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para Pedreiras e Ser-ra Negra (Compras de louça e porce-lanas) Dia 07/03/2015. R$76,00. Tra-tar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para o Zoológico e Festa do Milho Verde – Bairro Tan-quinho em Piracicaba (não inclui en-trada)- Dia 15/03/2015. R$50,00. Tra-tar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-

AQUI...Você encontra tudo e também é encontradoclassificados

(14) 3641-2365 • 99721-2401

ESTÉTICÃOHOSPEDAGEM

Para cães e gatos

Viaje tranquilo cuidamos do seu animalzinho!

Rua Valentin Reginato, 711 • Vila Narcisa • Barra Bonita

diversos

3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para Poços de Cal-das (MG) - 1 noite com hotel/ café + 2 almoços- Dias 21 e 22/03/2015. R$250,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para o Zoológico e Shopping em Sorocaba- Dia 12/04/2015. R$66,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para o Balneário de Camboriú (Praia de Itapema, Brusque (compras de toalhas cama e mesa e malhas) e Parque Beto Carrero (Opcional). Inclui hotel +3 cafés e 3 jantares (dividimos)- Dias 17 a 21/04/2015. R$700,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para Fazenda do Cho-colate em Itu- Inclui almoço + pas-seios com monitor- Dia 16/05/2015. R$ 126,00.Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para Praia de Monga-guá– Dia 24 a 26 /04/2015. (Aguardar valor) Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Fretes e mudanças com cami-nhão baú. Tratar fones: 3641-3023, (14) 99765-994 ou (14) 98130-1700, falar com NEY.

� Vende-se barzinho com espe-lho, na cor cinza e preto. Tratar fone 3644-2284.

36| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

� Serviços de jardinagem em geral e aparador de grama. Tratar fone: 99119-6454 com Sr. Antônio.

� Medo de dirigir ou dificuldade? Ter uma carteira de habilitação não significa que você saiba conduzir um automóvel adequadamente. Avalie suas habilidades: peça ajuda de um profissional qualificado para sanar suas dificuldades, que terá o enor-me prazer em ajudá-lo. Instrutor e examinador Ismael. Tratar fone (14) 3641-2735 ou 99107-9408, e-mail [email protected] - blog: dirijamelhor.blogspot.com.

� MWM - Locação de mesas, cadeiras e camas elásticas para festas e eventos. Levamos diversão a sua festa. Entregas em domicílio. Avenida Batista Périco, 1696, Jardim das Acácias, Igaraçu do Tietê. Tratar fone 3644-4688 ou 99750-6646, falar com Marisa.

� Ônibus estudantes Jaú noturno - 2015, saída de Barra Bonita - R$ 210,00 mensal, não cobramos o mês de Julho, com: Ar Condicionado, DVD, WC, Frigobar e Seguro legalizado pela Artesp. Atendemos: Industrial, IBEM, IEP, Fundação, Senai, Senac, Unopar e Prevê Objetivo. Tratar fones 99675-5918 Vivo e Whats, 9838-7988 Tim e 99162-44372 Claro.

� Alugamos peças decorativas para festas como mesas, bandejas, cristaleiras, painel de bexigas e muito

mais. Avenida Batista Périco, 1696, Jardim das Acácias, Igaraçu do Tietê. Tratar fone 3644-4688 ou 99750-6646, falar com Marisa.

� Rafa Cred empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS com as melhores taxas do mercado. Tratar fone 3644-1295.

� Revestimento profissional, assentamento de piso, porcelanato e pedra santomé. Tratar fone 99682-5291.

� Transporte estudantes Fatec todos os períodos, saída: Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, legalizada pela Artesp.Tratar fones 99675-5918 Vivo e Whats, 9838-7988 Tim e 99162-44372 Claro.

� Van - Estudantes - Cauê e Caio (Van do Rogério) - Atenção alunos de Barra Bonita. Temos vagas para a Fundação de Jaú - van com ar-con-dicionado, som, bancos reclináveis. Pegamos e deixamos o aluno em casa. Responsabilidade, pontualidade e segurança. Tratar fone 99799-8767 ou 98147-0286, falar com Rogério.

� Van - Estudantes / São Ma-nuel – FMR: Reservas para 2015 - período noturno. Tratar fones: 3641-1374, 3641-6129, 99709-9950 (Vivo), 98180-0454 (Tim) ou 99153-1396 (Claro).

SERVIÇOS DE: Jardinagem em

geral e Aparador de Grama.

Contato 99119-6454 falar com Sr. Antonio.

� Aluga-se máquina de algodão doce para festas de aniversário e outros eventos em geral. Tratar fones: 3644-8134, 99631-2486 ou 99645-7354, falar com Lourdes e Sebastião.

� Vende-se máquina de assar frango, capacidade para 30 frangos, R$ 1.200,00. Tratar fone 3641-5284.

� Mulher procura companheiro com idade de 45 a 50 anos, sem com-promisso, para relacionamento sério, que não tenha vícios e que seja bem intencionado. Tratar fone 99703-0580.

� Vende-se sofá de canto Che-nille, na cor marrom. Tratar fone 3644-2284.

� Alugam-se ternos para casamen-to, formatura, etc. R$ 50,00. Tratar fone 3641-5337 ou 98126-9506.

� Vende-se toldo de policarbona-to, na medida 6,70 X 1,70. Tratar fone 99767-0236.

� Vende-se ventilador preto com pé. Tratar fone 3644-2284.

eletrônicos � Vende-se impressora HP Pho-

tosmart Plus. Tratar fones: 99876-6598/ 98164-7040/ 3641-7543.

imóveis � Aluga-se apartamento em Bau-

ru com 2 dormitórios e 1 vaga para garagem, no Edifício Liver Pu em frente ao portão lateral da USC. Tratar fone 3641-1484 ou 99664-8047.

� Aluga-se casa com 3 cômodos, na Rua Ivan Fleury Meirelles, 926. R$ 420,00 com IPTU. Tratar fone 3641-0610 ou 99773-8338.

� Vende-se casa nova no Resi-dencial Santa Helena com 2quartos, sala, cozinha e banheiro. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa no Residencial Santa Helena com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro. Tratar fone

classificados

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 37

99723-1319

� Vende-se casa no Residencial Santa Helena com 3 quartos, sala, cozinha e 2 banheiros. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa no centro com 4 quartos, sala, cozinha e garagem para 2 carros. R$270.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou www.imobiliaria-portalbb.com.br Cod. 2451

� Vende-se casa no Centro de Igaraçu do Tietê, (precisa ser refor-mada). Não aceita financiamento. R$ 85.000,00. Tratar fone 3644-1416 ou 99724-1205.

� Aluga-se casa para temporada no Jardim Nova Barra, com lazer completo. Tratar fone (15) 3318-3179 ou (14) 98147-6486 (Tim), falar com Maria Stolf.

� Vende-se casa no Jardim Nova Estância, Barra Bonita, com 2 dormi-tórios, 1 sala, 1 cozinha e 2 garagens. R$ 170.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou www.imobiliariaportalbb.com.br.

� Vende-se casa no Jardim Nova Barra com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. R$ 130.000,00. Aceita fi-nanciamento. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa no Jardim Santa Eliza. Tratar fone 99744-9021.

� Vende-se casa no Jardim Sa-mambaia com 2 quartos, sala, cozi-nha e garagem. R$ 200.000,00. Tra-tar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se casa no Jardim Santa Helena com 2 quartos, sala, cozi-

nha e garagem para 2 carros. R$ 190.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se casa no Residen-cial Cestari com 3 quartos, sala, cozinha e 2 banheiros. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa Residencial São José II em Igaraçu do Tietê com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Tratar fone 99723-1319

� Aluga-se edícula da Barra com piscina e churrasqueira no Sonho Nosso II. Tratar fones: 3641-6013, 98149-3961 ou 98150-6967.

� Aluga-se edícula para festas em geral, possui piscina com grade de proteção, aceitamos cartão de crédito - Jardim Nova Barra, rua Henrique Chiarato, nº 230. Tratar fones 3641-3944 ou 9613-0049, com Pássaro Preto. - www.clubetropicaldance.com

TERRENOS, CHÁCARAS e RANCHOS

� Vende-se terreno com 230 m² no Jardim Santa Helena, totalmente plano, R$ 75.000,00. Tratar fone 99706-6121 ou 3641-1863.

� Vende-se terreno com 265m², no Jardim Nova Barra. Tratar fones: 3641-8280, 99153-2156 ou 98106-7273.

� Vende-se terreno com 800m² no Residencial Park Boa Vista em Igara-

çu do Tietê. Tratar fone 99143-5184.

� Vende-se terreno com 800 m² no Parq Res Boa Vista, R$ 65.000,00. Fone (14) 99101-1374 ou (14) 99167-1937, falar com Vivian

� Vende-se terreno no Jardim Nova Barra. R$ 75.000,00 Tratar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se terreno no Jardim Vis-ta Alegre com 250m. R$ 200.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se terreno no Residencial São José II. R$ 36.000,00 + Finan-ciamento. Tratar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se terreno no Jardim Santa Helena. R$65.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou www.imobiliaria-portalbb.com.br.

� Vende-se terreno no Jardim Colina, rua José Delucci em Igaraçu do Tietê. (Bela vista para o rio). Tratar com Saulo, fone: (14)98127-7962 ou 3641-7612.

� Vende-se terreno com 160 me-tros no Residencial São José II em Igaraçu do Tietê. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno com 270 me-tros de esquina no Residencial São José II em Igaraçu do Tietê. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno comercial com 250 metros no Residencial São José II em Igaraçu do Tietê. R$ 85.000,00. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno com 800 me-

animais � Vende-se filhotes Lhasa Apso,

4 machos e 1 femea. Tratr fone (14) 99713-8408 ou (14) 99806-0921.

� Vendem-se filhotes Lahasa Apso, nas cores branco e preto, branco e caramelo, macho R$ 550,00 e fêmea R$ 650,00. Tratar fone (14) 3623-1492 ou 99812-3726.

� Vendem-se filhotes de Pinscher, dois machos e uma fêmea, na cor preta com patas caramelo, R$ 250,00. Tratar fone 99807-8771.

tros no Residencial Park Boa Vista em Igaraçu do Tietê. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno com 135 me-tros no Residencial Santa Helena. R$ 45.000,00. Aceita financiamento. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno no Residen-cial Santa Helena. R$ 50.000,00. Aceita financiamento. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno no Residen-cial Casagrande com 230 metros. Aceita financiamento. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno no Residen-cial Casagrande com 189 metros. R$ 55.000,00. Aceita financiamento. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno com 964 me-tros no Jardim das Orquídeas. R$ 95.000,00 ou entrada + saldo em 108 parcelas. Tratar fone: 99723-1319

JOGO DO ANO

Basquete de Avaré vence no apagar das luzesO basquete tomou conta da quadra

do ginásio Victório Alponti. Foi realizada mais uma edição do Jogo do Ano.

Na preliminar, às 8h30, a garotada de Barra Bonita comandada pelo técnico Marcos Vinicius saiu vitoriosa após fina-lizar o placar em 45 a 38 frente o time de Avaré.

No jogo de fundo, foi a vez dos bas-queteiros de Barra Bonita, com base da família Cescato, enfrentar novamente a seleção de Avaré. O jogo foi um dos mais equilibrados, em manhã inspirada para as duas equipes, mas foi novamente a seleção de Avaré que venceu nos últimos segundos pelo placar de 67 a 65. A partida teve arbitragem de Fernando e Chocolate.

Após as partidas, houve a tradicional confraternização no Clube Atlético Bota-fogo e sorteio de brindes para os atletas que participaram do jogo (bolas, camise-tas, bonés, etc).

Os basqueteiros agradecem à secre-taria de Esporte pelo apoio. O próximo en-contro será no dia 20 de dezembro.

Bereco levantou a bola do jogo. Capitães: Ingo e Ricardão

COPA SÃO PAULO

Pedrão é destaque do Noroeste Teve início a 48ª Copa São Paulo, con-

siderado o maior campeonato sul-america-no na categoria sub-20. Este ano o evento conta com a participação de 104 equipes de todos os estados do Brasil, totalizando aproximadamente 3 mil atletas.

Todos os clubes expõem o que tem de melhor em campo, um verdadeiro celeiro do futebol brasileiro, onde todos os craques passam. Barra Bonita e Igaraçu de Tietê estão sendo representadas pelo goleiro Pe-dro Gabriel, o mais jovem goleiro titular da copa, com 16 anos, formado pela categoria de base do Clube Atlético Botafogo. Suas grandes atuações em Jogos Regionais, e Abertos e Copinha vêm chamando atenção e está sendo observado por grandes clubes.

No próximo domingo, a equipe do Noroeste disputará uma vaga para a próxi-ma fase com a forte equipe do Fluminense (RJ), às 19 horas, no Alfredo Castilho em Bauru. O jogo será também transmitido ao vivo pela SportTV. A chave do Noroeste é também composta por Comercial (PI), Lu-verdense (MT) e Fluminense (RJ).

Pedro Gabriel é segurança na zaga do Norusca

38| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

NOSTALGIA

Encontro de boleiros 2014 Em todos finais de ano acontece

o encontro dos boleiros de Barra Bo-nita, que reúne todos os atletas que jo-garam futebol pela várzea, amadores e profissional. Este ano mais uma vez aconteceu no dia 23, na residência do esportista e craque do passado José Luis Jacomini, mais conhecido como Craque Silêncio.

Aproximadamente 60 jogadores e dirigentes do nosso futebol foram convidados a participarem dessa con-fraternização. O ponto alto da festa, sem dúvida, foi o encontro de muitos atletas que não residem em Barra Bo-nita e na região. A bola não rolou, mas a parola do futebol durou até altas ho-ras, regada de cerveja e churrasco.

O próximo encontro já está mar-cado para a última semana de dezem-bro.

Boleiros encerram o ano com festa

AMISTOSO

Profi ssionais visitamgarotada do Botafogo

Na última sexta-feira, dia 2, no está-dio Renatinho, na apresentação da garo-tada do Botafogo que voltou aos treina-mentos, os atletas foram surpreendidos pela presença do ex-Palmeiras Claude-cir, dos atletas Rafinha Oller (atual Vero-na, Itália) e Romarinho (atual Cruzeiro), além do técnico Zé Cescato e secretário Bereco.

Na oportunidade, os atletas deram

uma palestra para os meninos que so-nham em se tornar um jogador pro-fissional. Em seguida, observaram os treinamentos e Romarinho e Rafinha participaram da prática. Segundo o téc-nico Zé Cescato, foi muito importante a palestra, os conselhos para a garotada que pretende continuar no futebol, além de revelar qual foi a chave para seu su-cesso.

Atletas do Botafogo junto dos craques Claudecir, Rafinha e Romarinho

SUMMERCUP

A competição anual de hande-bol de campo, areia e quadra acon-tecerá nos dias 18 a 25 de janeiro, em Barra Bonita. O evento deste ano reunirá mais de 300 atletas.

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 39

MALHAÇÃO• 17h25

BOGGIE OOGIE• 18h05

De 12 a 17 de janeiro Os resumos dos capítulos estão sujeitos a

mudanças em função da edição das novelas

SEGUNDA Heideguer coloca Nat contra a parede mais uma vez. Jade não concorda que Lucrécia conte a verdade para seus alunos. Bete aceita conversar com Simplício. Jeff e os outros alunos fazem uma homenagem a Lucrécia. Sim-plício afi rma para os comparsas que conseguirá voltar para casa. Jeff estranha o comportamento de Mari. Dandara convida René para jantar. Bianca instrui João, Pedro e Tomtom. Duca vê a luva que Karina ganhou de Pedro. João avisa a Dandara que não participará do jantar em família que ela programou.

TERÇA Vicki se emociona com a poesia que João recita. René beija Dandara novamente. Vicki vê Pedro e Tomtom escondidos e se irrita. João conta para Vicki que Pedro recebeu dinheiro para fi car com Karina. Dandara e René consolam o fi lho. Tomtom aconselha Pedro a contar a verdade para Karina. René sugere que João se candidate para o papel de Romeu na montagem da Ribalta. Dandara e Nando cantam juntos. Karina reclama por Gael permitir que Bianca e Duca namorem. João se aproxima ainda mais de René. Nando e Dandara encontram um rato na Ribalta e Gael socorre a professora. René vê Dandara e Gael se beijando.

QUARTA Dandara vai atrás de René e Gael se surpreende. Bete convida Simplício para tomar café e Lincoln a critica. Pedro e Sol se animam quando Nando fala que Vicki não cantará mais

com eles. Simplício acerta com King os detalhes de seu plano. Todos se espantam quando João se inscreve para o papel de Romeu. Bianca e Jade discutem sobre o papel de Julieta. Gilda pede para Jeff ajudá-la a animar Mari. Cobra sugere que Jade sabote a audição de Bianca. Bianca percebe a intenção de Jade e dá o troco na rival. Bete critica a cobrança de Gael com Karina e Pedro. Jade e Bianca não conseguem fazer seus testes e Lucrécia as repreende.

QUINTA Bianca e Jade confessam a sabo-tagem mútua e Lucrécia fi ca chocada. Gael leva Bianca e Jade para o hospital. King avisa a Sim-plício que a mercadoria foi enviada para a casa de Bete. Sol não acredita que sua mãe esteja voltando a gostar de Simplício. Lucrécia e Gael pensam em não deixar Jade e Bianca fazerem o teste para Ju-lieta, mas Edgard e Dandara tentam convencê-los do contrário. Nando canta no Perfeitão e Delma se anima. Bete dança com Simplício e Sol o manda embora de casa. Marcelo sente ciúmes de Delma. René e Dandara ajudam João a ensaiar.

SEXTA Marcelo exige conversar com Nando e Delma se irrita. Bete mostra o presente que ganhou de Simplício para Rute. Sol aconselha Jeff a ir atrás de Mari. Bianca incentiva Gael a re-conquistar Dandara. João pede para René dormir em sua casa. Gael exige que Pedro não magoe Karina. João chama René de pai. Todos na aca-demia comentam o comportamento diferente de Karina. Bianca pede para Duca fazer o teste para Romeu. Mari termina o namoro com Jeff. Bianca e Jade fazem o teste para Julieta. Lucrécia escolhe a atriz para a peça.

SEGUNDA Carlota discute com Sandra. Fer-nando fi ca irritado quando Madalena avisa que irá afastá-lo da Vip Turismo. Cláudia ouve Elísio falando com Leonor e tem uma ideia para trazer Beatriz de volta para casa. Sandra e Rafael levam Cacau para o apartamento da moça. Sandra e Rafael passam a noite juntos e Vitória não consegue aceitar. Vicente decide confrontar Carlota sobre a ação de despejo contra Augusta. Madalena afasta Fernando da Vip Turismo. Luísa e Beto discutem na empresa e Ma-dalena os repreende. Vicente passa mal depois de falar com Carlota.

TERÇA Corvo deixa uma revista antiga na casa de Sandra. Madalena ameaça tirar Carlota de sua casa. Diana conta para Beto que Inês e Tadeu estão namorando. Cláudia avisa a Otávio que Serginho está morando na casa de Inês e Vitória o incentiva a lutar para fi car com Alessandra. Sandra encontra os donos de Cacau. Inês tenta dar aulas de ginástica para Vicente. Sandra pede para Rafael fi car ao seu lado. Carlota fi ca tensa ao ver a revista na mão de Sandra e avisa para ela tomar cuidado com o Corvo. Otávio beija Alessandra, que mente para não sair com Serginho. Susana descobre que Fernando saiu da Vip Turismo.

QUARTA Carlota mente para Fernando. Fernando exige que Cristina descubra o segredo de Carlota. Vitória chantageia Beatriz, que pede ajuda a Sandra. Beto discute com Tadeu. Vicente reclama da aula de ginástica de Inês. Leonor fi ca feliz com a demonstração de interesse de Elísio. Carlota se irrita com a ida de Homero à delegacia. Artur pede aumento a Luísa. Beto informa a Carlota que desviou dinheiro de fornecedores da Vip Turismo. Rafael descobre que Fernando deixou a empresa e procura Cristina. Paulo pede o apoio de Sandra para falar com Beatriz. Paulo conta para Vitória sobre o novo exame que pode comprovar sua paternidade.

QUINTA Beatriz se recusa a acompanhar Paulo e Vitória para fazer o exame de paternidade. Leonor e Elísio vão ao cinema. Cláudia sai com Sandra e Rafael para patinar. Vitória pede para Beatriz não voltar para casa. Sandra e Rafael tentam convencer Beatriz a aceitar o exame de paternidade. Carlota avisa a Beto que afastará Luísa da Vip Turismo. Pedro pede para ser motorista de Luísa. Bastos elogia Inês e Tadeu comemora. Madalena convoca seus empregados para se exercitarem com ela e Vicente. Carlota descobre que Pedro é o motorista de Luísa.

SEXTA Vitória mostra a Paulo e Beatriz as passagens para os Estados Unidos. Carlota reclama com Madalena sobre a contratação de Pedro como motorista de Luísa. Vitória bola um plano para que ninguém saiba sobre a viagem aos Estados Unidos. Sandra conta a Rafael sobre o novo emprego de Pedro e o casal discute. Célia descobre que Gilda emitiu as passagens para Vitória. Gilda conta para Mário que Paulo pode ser o pai de Vitória. Dani e Rodrigo discu-tem. Claudia encoraja Otávio a lutar por Alessandra. Pedro entra no quarto de Sandra e mexe na gaveta da moça. Bastos vai à casa de Inês com uma proposta.

SÁBADO Susana faz uma proposta a Cristina. Tadeu aconselha Inês sobre as escolhas dela para o futuro. Beto descobre que Bastos apresentou uma

40| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

ALTO ASTRAL• 19h15

• 19h45CHIQUITITAS

IMPÉRIO• 21h20

oportunidade de trabalho para Inês fora do país. Lu-ísa vê Dani andando de patins e se preocupa com a gravidez da fi lha. Beatriz fi ca apreensiva com a viagem para os Estados Unidos e teme que Elísio descubra a verdade. Vitória acusa Rafael de ter contado sobre a ida aos Estados Unidos para Mário. Vitória cobra apoio de Rafael. Vicente conversa com Inês sobre a viagem. Carlota e Pedro discutem, e Luísa o defende. Inês faz um pedido a Madalena.

SEGUNDA O enfermeiro estranha a reação de Ivani, mas obedece à médica e libera Caíque. Itália não acredita nas palavras de César e expulsa o ex-namorado de sua casa. Caíque deixa a clínica. Laura pede a Marcos para entrevistar os médicos e enfermeiros que estavam no dia da operação feita por Caíque. Marcos fi ca irritado ao ver Caíque em casa. Castilho avisa a Caíque que todos os encontros dele com Laura em outras vidas foram um fracasso. Laura vai até a casa de Caíque e fi ca feliz ao ver o estado do namorado. Caíque não sabe como agir diante de Laura.

TERÇA Caíque termina com Laura para garantir a segurança da amada. Emerson diz a Gaby que não voltará para sua casa. Gaby e Gustavo discutem por causa de Emerson. Para atrair Gustavo até o hospital, Sueli diz que Marcos pediu para ele fazer um exame. Samantha participa de um programa de televisão para falar sobre a premonição da explosão do estádio, mas é Pepito quem agrada o púbico. Suzana vai à delegacia e presta depoimento sobre Oscar. Sueli grava a conversa com Gustavo sobre a armação do acidente de carro planejado por Marcos.

QUARTA Afeganistão decide fi car acordado para ver quem faz a comida à noite. Manoel sai de carro com Afeganistão para fazê-lo dormir. Marcos e Caíque se enfrentam e Escobar intervém. Marcos diz a Laura que Caíque se sente aliviado por ter terminado com ela. Emerson diz a Afeganistão que a família dele já deve saber quem faz a comida e não quer lhe contar. Úrsula incentiva Ricardo a retomar sua carreira. Gustavo conta a Ricardo que Emerson é um ladrão. Sueli mostra a Marcos a gravação que fez com Gustavo, que prova que o médico fraudou o diagnóstico do irmão de Laura.

QUINTA Marcos pergunta a Sueli quanto ela quer pela gravação. Laura diz a Marcos que quer se casar com ele. Tina afi rma a Afeganistão que é ela quem faz a comida. Tina incentiva Itália a voltar a trabalhar. Laura decide entrevistar Caíque para fi nalizar sua matéria sobre o hospital. Itália chora ao ser alvo de piada dos colegas de trabalho por causa do vídeo. Ricardo pergunta a Emerson se é verdade que ele roubou o bazar do clube. Laura procura Caíque no consultório.

SEXTA Laura avisa a Caíque que foi procurá-lo como jornalista. Fernando beija Itália. Ricardo garante a Emerson que irá ajudá-lo a provar sua inocência. Itália fala mal de Fernando para Nildes. Caíque diz a Laura que não quer participar da matéria, deixando a jornalista chateada. Sueli percebe que Marcos mandou invadir sua casa para pegar o pen drive com a gravação de sua conversa com Gustavo. Marcos fi ca frustrado ao constatar que a gravação não está no pen drive.

SÁBADO Maria Inês diz a Israel que sabe sobre a sua doença e pedirá a Marcos que ele volte ao hospital como clínico geral. Laura procura Samantha e pede à vidente para ajudá-la com Caíque. Samantha tenta convencer Laura de que Caíque não a ama mais. Gaby confi dencia a Suzana que não gosta mais de

Gustavo. Débora conta a Úrsula que Marcelo brigou no restaurante por causa de Maria Inês. Heitor revela a Afeganistão que é ele quem cozinha. Marcos oferece dinheiro a Miranda para tirar Sueli de sua vida.

SEGUNDA Maria Marta se surpreende com a proposta de Maurílio para tirar José Pedro da cadeia. Elivaldo conta para Cristina que encontrou José Alfredo. Pietro fi ca receoso com a desconfi ança de Juliane. Felipe ameaça denunciar Enrico. Maurílio afi rma que Danielle voltará para a mansão. Xana e Naná especulam sobre quem jogou purgante na feijoada. Magnólia sofre com o fracasso de sua festa. Felipe marca um encontro com Cláudio. José Alfredo pensa em ajudar José Pedro.

TERÇA José Alfredo desconfi a de que Maurílio tenha roubado o seu dinheiro. Cláudio revela que usou Felipe para descobrir os crimes de Enrico. Cristina se surpreende quando José Alfredo comunica que ela irá para a Suíça. Maria Marta percebe a tensão de Maurílio ao pedir a documentação para o casamento. Maurílio fl agra os funcionários da joalheria Império reclamando da empresa. José Alfredo conta para Maria Ísis que perdeu sua fortuna. Danielle visita José Pedro. Orville acerta com Jonas os detalhes para o leilão de Salvador.

QUARTA Maria Marta e Cristina pressionam Maurílio. José Pedro dispensa a ajuda de Cora. Danielle fala de Amanda para Cora. Felipe ameaça Cláudio e Beatriz se preocupa com o marido. Maria Marta aceita o dinheiro de Maurílio e Cristina se irrita. Ismael reclama de Maurílio para Maria Clara. Merival vai à delegacia para ajudar Cláudio. Maria Clara ouve Maurílio ameaçar Cristina. Enrico avisa a Téo que Cláudio foi preso. José Alfredo manda Josué inves-tigar a vida de Maurílio. Cristina conta para Elivaldo que vai viajar. Maurílio paga Marcão para lhe passar informações sobre Cristina. Magnólia defende Cláudio das acusações de Felipe.

QUINTA Maurílio reclama das suspeitas de Cristina. Antoninho sugere que José Alfredo faça uma viagem. O Comendador fala pra Josué que irá com ele para São João Del Rey. Cristina diz à Jurema que vai ao Monte Roraima. Jurema vasculha o quarto de Cora em busca de pistas sobre Jairo. Cora visita Amanda. José Pedro discute com outros presos. José Pedro é solto. Téo comemora o sucesso de seu blog. Luigi briga com Felipe no restaurante. Cláudio mostra a confi ssão de Felipe à Beatriz e Bianca. Cora diz à Amanda que tem um caso com José Pedro.

SEXTA Cora exige que Manoel fale para onde José Alfredo foi. Cláudio vai até o hotel de Enrico. Claraíde e Maria Marta conversam sobre o José Alfredo. Marcão fala para Maurílio que Cristina viajou. José Alfredo liga para Maria Ísis. João Lucas liga para Maria Ísis, mas desiste antes que ela atenda. Maurílio descobre que Cristina está indo à Genebra. João Lucas conversa com Maria Marta sobre a sua pater-nidade. Maria Ísis retorna a chamada de João Lucas e Du atende. José Alfredo chega a São João Del Rey. Maria Clara e João Lucas questionam José Pedro.

SÁBADO José Alfredo se surpreende com a declaração de Jesuína. Maria Marta convida Cora para uma conversa particular. Silviano telefona para João Lucas e diz que Du sumiu. Cora conversa com Maria Marta sobre a exumação de José Alfredo. Maria Clara e José Pedro exigem saber o que Cora contou à Maria Marta. Maurílio provoca José Pedro. José Alfredo visita o túmulo do fi lho de Jesuína. Xana e Naná conseguem o novo endereço de Luciano. Juju treina com Arnoldão. Maria Clara confronta José Pedro. José Pedro telefona para Danielle e ela o ameaça.

SEGUNDA Cris e Vivi perguntam para Bia qual o presente que ela ganhou de Juca. Bia diz que foi um CD com algumas musicas que ele gosta. Neco percebe que o carrinho preso a sua bicicleta - onde leva Lúcia para ver as ruas em volta do orfanato - está mais leve. Lúcia sumiu e Neco fi ca preocupado. O garoto encontra a menina na praça, com o joelho ralado e a leva de volta pra casa. Helena vê o machucado na perna de Lúcia e briga com a menina, mas também diz que precisa cuidar do machucado para que não infeccione. Helena desconfi a que o machucado não foi feito dentro de casa.

TERÇA Juca leva Bia, Pata e Mosca até uma pista de skate. Mosca ensina Pata a andar de skate. Juca diz para Bia que ele adora andar de skate e também fazer grafi te. Clipe de cena da música “Palco”, com danças de rua. Francis es-colhe uma aliança para pedir Clarita em noivado. Mili chora por não se conformar que perdeu a joia. A menina diz para Gabriela que esse pingente era sua única esperança de reencontrar os pais. Gabriela diz que fará de tudo para reencontrar a corrente. Carmen diz para Gabriela não se preocupar, pois ela mesma irá tentar recuperar a corrente.

QUARTA Neco vai até a casa de Helena e diz para Lúcia que chegou o momento de fugirem. Lúcia sai disfarçada. No teatro da escola, todos vão para seus lugares para aguardar o início da peça. Ana tenta sentar no lado de Bia, que guarda o lugar para Juca. Ana fi ca chateada e diz que pensou que fossem amigas. No café Boutique, Francis vai ao palco da loja e faz uma emocionante declaração de amor para Clarita. O barista vai até Clarita, se ajoelha e lhe pede em noivado. Clarita fi ca incomodada com a situação, mas diz que aceita. Tobias grava um comercial de pasta de dente, mas a pasta deixa o dente dele com um brilho extravagante.

QUINTA Pata cai nos braços de Duda, que interpreta Romeo. Duda improvisa uma fala e todos aplaudem os dois. Marian fi ca irritada. Na casa da árvore, Neco dá um sanduíche e suco para Lúcia se alimentar. Helena vai para casa e fi ca desesperada ao perceber o desaparecimento de Lúcia. Carmen conversa com um advogado e pede que ele escreva uma carta em nome de José Ricardo reconhecendo Marian como neta. A peça termina e Marian acusa Pata de ter roubado seu personagem. Duda diz que tem absoluta certeza que Pata foi uma Julieta bem melhor que Marian.

SEXTA O advogado que Carmen contratou leva a falsa carta que se diz escrita por José Ricardo para Gabriela. A carta diz que Marian é sua fi lha. Gabriela fi ca abalada com o documen-to. A mulher não quer acreditar na carta, que é falsa. Gabriela mostra a carta para Carmen, que fi nge que o documento faz total sentido. Helena vê Lúcia e se emociona. Mosca leva Mili até o parque. Mili diz que ainda gosta de Mosca e que espera que os dois possam fi car juntos no futuro, quando recuperar a visão. Mili volta a mansão dos Almeida Campos. Carmen diz para Mili na frente de Gabriela que Marian é fi lha de Gabi. Pata vai até o orfanato. Duda também vai ao Raio de Luz e presenteia Pata com fl ores. Marian não gosta do que vê. Cícero vai até a casa de Shirley, pede desculpa e diz que está com saudade da namorada.

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 41

Idade: 5 anosAltura: 1,08 m

Comida preferida: LasanhaBebida: Coca Cola

Um doce: ChocolateO que mais gosta de fazer: Brincar

O que não gosta de fazer: Brigar O que quer ser quando crescer:

Pop Star, com cabelo roxo...Um desenho: Peppa

Uma música: Hoje Cedo, Pitty

Uma banda: PittyQuem mandaria para o espaço: Pessoas ruinsLugar que gostaria de conhecer: DisneyO que faz no dia a dia: Brinco, Canto e toco bateriaUm presente que daria para melhor amiga: uma fl or grande para a Mamãe

Laura Faber Nalin

42| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

No dia 16/12/14,a pequena Laura surpreendeu a plateia no Batera Nervosa, realizado por Barbosa

ARTISTA

Na segunda-feira, dia 5, Ana Livia Ma-ganha completou 17 anos e comemorou a data com muita alegria ao lado dos seus pais Sueli e Ronaldo e de sua irmã Ana Carla. Parabéns!Foto: Arquivo Pessoal

Muitas felicidades para Vera Garcia que no dia 12/12/2014 apagou as velinhas e recebeu os cumprimentos de seu marido Afonso, seu filho De, sua nora Luana e especialmente da sua cachorrinha Mel.Foto: Arquivo Pessoal

No dia 29 de dezembro, quem completou mais um ano de vida foi Moisés Olimpio. No dia 13 de janeiro, será a vez de sua esposa, Rosilda S. Olimpio apagar as velinhas. O casal recebe votos de felicidade dos filhos Maicon e Misael, amigos e familiares. Parabéns! Foto: Arquivo Pessoal

O mês de dezembro foi de muitas co-memorações para a família Lopes, pois no dia 21 Maria Aparecida festejou mais um ano de vida e dia 25 foi a vez de Juvenal marcar tempo na folhinha. Os parabéns, e os desejos de muita saú-de, paz e muitos anos de vida ficaram por conta da filha Bárbara Caroline que os ama muito.Foto: Arquivo Pessoal

Aniversariante deste sábado, dia 10 de janeiro, Ângela Benedi-ta Limeira Santos recebe os cumprimentos e o carinho do esposo Gilson, das filhas Michela e Eliara, de seus irmãos e todos os familiares, desejando-lhe feli-cidades e tudo de bom na vida!Foto: Arquivo Pessoal

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro. 2015 | 43

Aniversários

BatizadoA pequena Maria Júlia Foglieni Fer-reira recebeu as bênçãos do batismo dia 1º de janeiro, na Igreja de Santo Antônio. Muito orgulhosos ficaram os padrinhos Ezequiel e Daiani e os pais Silvio e Ariane Camila.Foto: Arquivo pessoal

BodasAntonio Carlos Mattiaze e Ângela Maria C. Mat-tiaze comemoraram 6 anos de casamento, comple-tados no dia 20 de dezembro e receberam os cum-primentos de todos amigos e familiares.Foto: Arquivo pessoal

Os amigos do Bar do Silvio se reuniram para mais

uma confraternização que ocorreu em um momento

descontraído e de muita alegria. Feliz 2015!

Foto: Arquivo pessoal

ViagemOs amigos Joel e Bueno integrantes do Moto Clube Calangos no Asfalto estiveram em viagem por Gramado, Canela e Osório no Rio Grande do Sul e Florianópolis em Santa Catarina.A dupla teve a oportunidade conhecer e registrar vários momentos.Foto: Arquivo pessoal

44| Ed. 1207 |10 de janeiro. 2015 | ET 205

Confraternização

Michell Azem Rachid, Oficial do Oficial de Reg. Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, do Distrito de Barra Bonita - SP, faz saber que exibiram os documentos exigidos por lei, a fim de se casarem:

Editais deCASAMENTO

RAFAEL ANTÔNIO DA SILVA QUINTILHANO e KARINA OLIVEIRA DA PAIXÃO. Ele, de nacionalidade brasileira, auxiliar de armaze-nagem, solteiro, nascido em Maracai, SP, no dia 07 de setembro de 1983, residente e domicilia-do á rua Angelo Scapim, nº 490, Barra Bonita, SP, filho de GENESIO QUINTILHANO e de APARECIDA DE LURDES DA SILVA QUIN-TILHANO. Ela, de nacionalidade brasileira, autônoma, solteira, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 23 de setembro de 1990, residente e domiciliada à rua Angelo Scapim, nº 490, Barra Bonita, SP, filha de SEBASTIÃO RAIMUNDO DA PAIXÃO e de EVA DA SILVA OLIVEIRA.

PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA FILHO e ALINE RACHEL CICIRI DOS SANTOS. Ele, de nacionalidade brasileira, engenheiro agrônomo, solteiro, nascido em Barra Bonita, SP, no dia 03 de abril de 1986, residente e domiciliado à rua José Stringheta, nº 218, Barra Bonita, SP, filho de PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA e de VÂNIA SALETE BIGLIASSI DE OLIVEIRA. Ela, de nacionalidade brasileira, administradora, solteira, nascida em Mongaguá, SP, no dia 10 de outubro de 1986, residente e domiciliada à avenida Pedro Ometto, nº 1401, Barra Bonita, SP, filha de NEOMI LINO DOS SANTOS e de MARIA CLARICE CICIRI DOS SANTOS.

ANTONIO FERNANDO VICTORINO DE FRAN-ÇA e ELISANGELA PEREIRA DOS SANTOS. Ele, de nacionalidade brasileira, autônomo, sol-teiro, nascido em Jaú, SP, no dia 30 de junho de 1972, residente e domiciliado à rua Tiradentes, nº 232, Barra Bonita, SP, filho de PEDRO VIC-TORINO DE FRANÇA e de ANTONIA MARCON DE FRANÇA. Ela, de nacionalidade brasileira, do lar, solteira, nascida em Ubatuba, SP, no dia 07 de abril de 1979, residente e domiciliada à rua Tiradentes, nº 232, Barra Bonita, SP, filha de BRAULIO PEREIRA DOS SANTOS e de MA-RIA DE FATIMA PEREIRA DOS SANTOS.

CLEBERTON SELAN SANCHES e TATIELE VIEIRA. Ele, de nacionalidade brasileira, mili-tar, divorciado, nascido em Jateí, MS, no dia 13 de dezembro de 1981, residente e domiciliado à rua Nicola Martins, nº 90, Barra Bonita, SP, filho de MANUEL SANCHES GABRIEL e de ELIZABETH JOANINHA SELAN SANCHES. Ela, de nacionalidade brasileira, operadora de caixa, solteira, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 02 de dezembro de 1985, residente e domiciliada à rua Nicola Martins, nº 90, Barra Bonita, SP, filha de JOSEFA VIEIRA.

ROBSON LUIS ORLOSKI e PATRÍCIA ANTO-NIO. Ele, de nacionalidade brasileira, vendedor autônomo, solteiro, nascido em Campinas, SP, no dia 10 de janeiro de 1977, residente e domi-ciliado à rua Antonio Balan, nº 246, Barra Bo-nita, SP, filho de LUIS GONZAGA ORLOSKI e de MARA SOLANGE ORLOSKI. Ela, de nacionali-dade brasileira, costureira, solteira, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 15 de junho de 1980, residente e domiciliada à rua Antonio Balan, nº 246, Barra Bonita, SP, filha de BENEDITO

APARECIDO ANTONIO e de JOSEFA SERRA-LHEIRO ANTONIO.

DEIVID APARECIDO LOCATELLI e KÁTIA CILENE DE FRANÇA. Ele, de nacionalida-de brasileira, assistente de apoio técnico, solteiro, nascido em Cambuci, SP, no dia 19 de janeiro de 1986, residente e domiciliado à rua Antonio Bressan, nº 431, Barra Bonita, SP, filho de MARCOS ANTONIO LOCATELLI e de OLINDALVA INOCÊNCIO DE ARAUJO. Ela, de nacionalidade brasileira, calçadista, divorcia-da, nascida em Jaú, SP, no dia 01 de março de 1980, residente e domiciliada à rua Julio Jacobi, nº 493, Jaú, SP, filha de LOURIVAL VICENTE DE FRANÇA e de ISABEL REGINA BORNA DE FRANÇA.

ALECSANDRO MALACHIAS DOS SANTOS e ALINE CRISTINA LIMA FEITOSA. Ele, de na-cionalidade brasileira, operador de máquinas, divorciado, nascido em Barra Bonita, SP, no dia 02 de agosto de 1981, residente e domiciliado à rua Alvino Fernandes Cruz, nº 40, Barra Bonita, SP, filho de JOSÉ RODRIGUES SANTOS e de MARIA APARECIDA MALACHIAS. Ela, de nacionalidade brasileira, promotora de vendas, divorciada, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 03 de maio de 1989, residente e domiciliada à rua Alvino Fernandes Cruz, nº 40, Barra Boni-ta, SP, filha de VALTER SALUSTIANO FEITOSA e de MARIA APARECIDA LIMA FEITOSA.

ANANIAS PEREIRA DA SILVA NETTO e SAN-DRA DE FÁTIMA BRUNELLI. Ele, de naciona-lidade brasileira, manutenção, solteiro, nasci-do em Ibirarema, SP, no dia 15 de setembro de 1961, residente e domiciliado à rua Carnevalli, nº 114, Barra Bonita, SP, filho de DELZOMIRO PEREIRA DA SILVA e de ROSA DIAS DA SILVA. Ela, de nacionalidade brasileira, encarregada de acabamento, solteira, nascida em Barra Bo-nita, SP, no dia 26 de março de 1971, residente e domiciliada à rua Constantino Frollini, nº 47, Barra Bonita, SP, filha de ANTÔNIO BRU-NELLI e de MARIA SALVI BRUNELLI.

LOURIVAL FRANCISCO MONTEIRO e CIRSA ROSANGELA RUIZ. Ele, de nacionalidade brasileira, montador, solteiro, nascido em Ma-rilandia do Sul, PR, no dia 05 de novembro de 1968, residente e domiciliado à rua Francisco Martins, nº 330, Barra Bonita, SP, filho de MANOEL FRANCISCO MONTEIRO e de JULIA MARIA DA CONCEIÇÃO. Ela, de nacionalida-de brasileira, calçadista, solteira, nascida em Jaú, SP, no dia 12 de abril de 1979, residente e domiciliada à rua Francisco Martins, nº 330, Barra Bonita, SP, filha de MARIO DA SILVA RUIZ e de MARISA DAS GRAÇAS RUIZ.

JOÃO DE DEUS DA SILVA e MARIA MARGA-RIDA NUNES SANTOS. Ele, de nacionalidade brasileira, encarregado de limpeza, solteiro, nascido em Bandeirantes, PR, no dia 04 de fevereiro de 1959, residente e domiciliado à rua João Piva, nº 493, Barra Bonita, SP, filho de ARLINDO PEREIRA DA SILVA e de JOSEFA

ANTENÓRIO DA SILVA. Ela, de nacionalidade brasileira, doméstica, solteira, nascida em Mi-nas Novas, MG, no dia 17 de outubro de 1964, residente e domiciliada à rua Assad Sahade, nº 449, Igaraçu do Tietê, SP, filha de JOSÉ NUNES DOS SANTOS e de FRANCISCA ALVES DOS SANTOS.

THYAGO MAURICIO BIONDO RODRIGUES e ANA PAULA GODOY. Ele, de nacionalida-de brasileira, engenheiro mecânico, solteiro, nascido em Ourinhos, SP, no dia 16 de novem-bro de 1979, residente e domiciliado à rua Luiz Barioto, nº 95, Barra Bonita, SP, filho de LUIZ RODRIGUES e de ELIZABETH BIONDO RODRIGUES. Ela, de nacionalidade brasileira, administradora, solteira, nascida em Assis, SP, no dia 13 de outubro de 1983, residente e domiciliada à rua Engenheiro Frontim, nº 68, Ourinhos, SP, filha de VAURI GODOY e de MARIA HERLENI PEREIRA GODOY.

LUIZ ANTONIO MANTOVANI NADDEO e ANA CAROLINA TONIOLO. Ele, de naciona-lidade brasileira, músico, solteiro, nascido em Santo André, SP, no dia 30 de agosto de 1972, residente e domiciliado à rua Campos Salles, nº 333, Barra Bonita, SP, filho de MERCIA MAN-TOVANI. Ela, de nacionalidade brasileira, auxi-liar administrativa, solteira, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 28 de setembro de 1993, residente e domiciliada à rua Campos Salles, nº 333, Barra Bonita, SP, filha de ANGELO OLAVO TONIOLO e de ÉRICA CRISTINA RODRIGUES CORRÊA.

CARLOS ALEXANDRE RODRIGUES e RA-QUEL CRISTINA GONÇALVES. Ele, de nacio-nalidade brasileira, eletricista, solteiro, nascido em Barra Bonita, SP, no dia 25 de janeiro de 1990, residente e domiciliado à rua Ludovico Victorio, nº 1924, Barra Bonita, SP, filho de RO-BERTO CARLOS RODRIGUES e de SOLANGE APARECIDA ALVES RODRIGUES. Ela, de na-cionalidade brasileira, bióloga, solteira, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 06 de outubro de 1989, residente e domiciliada à rua Francisco Marcelino dos Santos, nº 240, Barra Bonita, SP, filha de AIRTON SANTO GONÇALVES e de MARIA IZABEL DOS SANTOS GONÇALVES.

ELISEU DELGADO DE AGUILAR e ADA AL-VES PESSOA. Ele, de nacionalidade brasileira, divorciado, telhadista, nascido em 9º Subdistri-to - Vila Mariana - SP em 11/08/1960, residente à rua Antonio Ballan, nº 71, Cecap, Barra Bonita - SP, filho de DANIEL DELGADO DE AGUILAR e LUZIA GONÇALVES DE AGUILAR. Ela, de nacionalidade brasileira, divorciada, secretária, nascida em 27º Subdistrito - Tatua-pé - SP em 28/04/1972, residente à rua Vitório Risso, nº 70, Sonho Nosso V, Barra Bonita - SP, filha de JOSÉ ALVES PESSOA e CECILIA MA-RIA PESSOA

Se alguém souber de algum impedimento, deve acusá-lo nos termos da lei e para fins de direito.

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro. 2015 | 45

Confira todas as fotos no sitewww.et205.com.br

Aniversário Deco

46| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

Confraternização Andorinha

Felipe e Mariana Raquel, Lorena e Kleber

Bruno e Ronaldo

Fernanda, Mariana e Henrrique

Airton e Breno

Confraternização dos amigos Mario, João e Adolfo

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 47

Raquel, Lorena e Kleber

Bruno e Ronaldo

Mario, João e Adolfo

Confraternização Risso

Andrea, Leticia, Ana Clara, Tawane e Vitória

Fernando, Daiane, Matheus, Lurdes, Juliana, Rodrigo, Dica e CaioJeffersson, Guilherme, Lucas, Danilo, Daniela, César, Jokasta e Taina

Indiara, Juninho, Bambam e Camila

Guilherme, Monfio, Leonardo, Rafael, Ronaldo e Eduardo Thais, Lucilia e Marcia Luana, Daniela, Nayra e Amanda

Rosana, Wado, Ricardo e Bianca Larissa e Amarildo Val, Murilo, Renata e Amanda

46| Ed. 1205 |13 de dezembro, 2014 | ET 2054646| Ed. 1205 |13 de dezembro, 2014 | | Ed. 1205 |13 de dezembro, 2014 | ET 205ET 205

ET 205 | Ed. 1205 |13 de dezembro, 2014 | 47ET 205 | Ed. 1205 |13 de dezembro, 2014 | 47

cinemaJAÚ SHOPPING

Fone: 3626-3252Programação: De 8 a 14 de janeiroProgramação sujeita à alteração sem aviso prévio

SALA 1

OPERAÇÃO BIG HERO 3DAnimação (102 min.) - Livre (Dublado)Horários: Diariamente: 17h

OS PINGUINS DE MADAGASCAR 3DAnimação (93 min.) - 12 anos (Dublado)Horários: Diariamente.: 15h - 19h15

ÊXODO 3DDrama histórico (142 min.) - 14 anos (Dublado)Horários: Diariamente.: 21h20

SALA 2

OPERAÇÃO BIG HEROAnimação (102 min.) - Livre (Dublado)Horários: Diariamente: 14h40

ÊXODODrama histórico (142 min.) - 14 anos (Dublado)Horários: Diariamente.: 18h50

OS CARAS DE PAUComédia (100 min.) - 10 anos (Nacional)Horários: Diariamente.: 16h50 - 21h45

ESTREIA

HORÓSCOPO De 9 a 15 de janeiro

ÁRIES

GÊMEOS

LEÃO

LIBRA

SAGITÁRIO

AQUÁRIO

TOURO

CÂNCER

VIRGEM

ESCORPIÃO

CAPRICÓRNIO

PEIXES

Você é livre de escolher o seu grupo de amigos, por isso não se obrigue a estar com quem não quer. O tempo é um bem precioso e você deverá aproveitá-lo ao máximo.

Se nem tudo corre como tinha plane-jado, não se martirize com a questão. Não dá, não dá! Seja prático, procure outra direção e mude de rota. Avalie com isenção todas as questões.

O momento indica que o ambiente familiar pode não estar tranquilo. Cabe a você mudar essa tendência e transmutar eventuais más energias. Experimente render-se à magia das artes.

Procure ser justo nas suas opiniões, mas sem pretensões, caso lhe seja pedido um conselho. Poderá haver uma pequena nuvem cinzenta a pairar sobre a sua relação; descubra o motivo.

Tenha especial atenção a uma situa-ção que ficou por resolver e que pode provocar um mal maior. Esclareça a questão com serenidade Tente perce-ber o porquê da sua desmotivação.

Não deve criar expectativas em rela-ção às situações que não dependem de si. Se não está comprometido não deixe que as diferenças sejam um entrave ao começo de uma nova relação.

O momento indica que você não deve impor aos outros as suas ideias e vontades. Lembre-se que cada um é livre de escolher o caminho que qui-ser. Procure ouvir e aceitar opiniões alheias.

É provável que sinta necessidade de se isolar. Não contrarie essa tendên-cia e procure o silencio em um local confortável para fazer uma meditação. Descanse um pouco.

A família e os amigos devem de estar em primeiro plano. Com a agitação semanal acaba-se por perder mo-mentos importantes da vida de quem gostamos. Reserve um momento familiar.

Comece o dia em grande estilo, podendo desfrutar da companhia de quem mais ama. Só tem de assegurar que nenhuma conversa vai acabar em conflito. Melhores vibrações agora.

Esteja alerta a situações conflituosas que possam surgir no ambiente fami-liar. As conversas mal interpretadas podem dar origem a outras questões. Esclareça os mal-entendidos já.

Nem tudo é perfeito, por isso, não exi-ja de si nem dos outros o impossível. Aprenda a respeitar as diferenças que existem entre você e os que o cercam. No amor, procure ouvir mais.

21 marçoa 20 abril

21 maioa 20 junho

22 julhoa 22 agosto

23 setembroa 22 outubro

22 novembroa 21 dezembro

21 janeiroa 19 fevereiro

21 abrila 20 maio

21 junhoa 21 julho

23 agostoa 22 setembro

23 outubroa 21 novembro

22 dezembroa 20 janeiro

21 janeiroa 19 fevereiro

50| Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | ET 205

2015chegou

GANHADORES DO SORTEIO

NOS CARTÕESfacebook.com/mercantilmoscatoFone: (14) 3641-0141 Rua Major Pompeu, 364 - Centro CONVÊNIO:

1º prêmio2º prêmio3º prêmio

Novidades Black&Decker

*Tarifa, disponibilidade, valor cambial, forma de pagamento sujeito a alteração sem aviso previo.Valores sujeitos à alteração e disponibilidade de vagas sem aviso prévio. Verificar com a

agência as regras para estes pacotes e formas de pagamento. Consulte nossas condições.

ÚLTIMOSDIAS

T330NGalaxy TAB4

Barra Bonita

Igaraçu do Tietê3604-3162

3644-5145

HORÁRIO ESPECIAL

DOMINGOS 11, 18, e 25 de Janeiro

ABERTO 9h às 17h

Faça sua lista de

material escolar na

e concorra a um