jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

12
ESPÍRITO SANTO O jornal capixaba O jornal capixaba Ano 2 N o 06 - Guarapari-ES - julho de 2012 Circulação: Guarapari, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Itapemirim, Barra, Marataízes, St. Mª de Jetibá, Cariacica, Linhares,São José do Calçado, Vila Pavão, Domingos Martins, Viana, São Mateus, Serra, Colatina.Via postagem: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo Fundado pelo Jornalista e radialista Carlinhos DJ uma tradição da imprensa de Guarapari Estado garante policiamento exclu- sivo para Viana Ministra Cármen Lúcia exalta liberdade de expressão durante conferência SEGURANÇA Bônus Desempenho beneficia mais de 18 mil profissionais da educação ES divulga salários e exige ficha limpa de servidores VIANA Governador Antonio Anastasia lança Plano Mineiro de Combate às Drogas EDUCAÇÃO MINAS GERAIS BRASÍLIA 03 09 10 07 02 05 Espírito Santo conta com reforço de 290 novos policiais civis

Upload: leonardo-gomez

Post on 07-Jun-2015

246 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

ESPÍRITO SANTOO jornal capixabaO jornal capixaba

Ano 2 No 06 - Guarapari-ES - julho de 2012

Circulação: Guarapari, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Itapemirim, Barra, Marataízes, St. Mª de Jetibá, Cariacica, Linhares,São José do Calçado, Vila Pavão, Domingos Martins, Viana, São Mateus, Serra, Colatina.Via postagem: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Fundado pelo Jornalista e radialista Carlinhos DJ uma tradição da imprensa de Guarapari

Estado garante policiamento exclu-sivo para Viana

Ministra Cármen Lúcia exalta liberdade de expressão durante conferência

SEGURANÇA

Bônus Desempenho benefi cia mais de 18 mil profi ssionais da educação

ES divulga salários e exige fi cha limpa de servidores

VIANA

Governador Antonio Anastasia lança Plano Mineiro de Combate às Drogas

EDUCAÇÃO

MINAS GERAISBRASÍLIA

03

09

10

07 02

05

Espírito Santo conta com reforço de 290 novos policiais civis

Page 2: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

2 Guarapari ES, julho de 2012

Governador Antonio Anastasia lança Plano Mineiro de Comba-te às Drogas

O governador Antonio Anastasia e o o minis-tro da Saúde, Alexan-

dre Padilha, assinaram no dia 29 de junho, no Palácio Tira-dentes, pacto para a execução do Plano Mineiro de Enfren-tamento ao Uso Indevido de Álcool, Crack e outras drogas. Trata-se de uma parceria en-tre os governos estadual e fe-deral para o combate ao uso de drogas e recuperação dos dependentes químicos.

Até 2014, a União deverá repassar para o Estado cerca de R$ 476 milhões, por meio do “Crack: é possível vencer”, programa federal criado em de-zembro do ano passado. Com a adesão do Estado ao programa e a entrada das verbas federais, as ações em andamento do Go-verno de Minas ganharão mais força. Já foram investidos, com recursos do Tesouro estadual, cerca de R$ 120 milhões para o combate às drogas.

Esforço conjuntoEm seu pronunciamento, o

governador Anastasia disse que a assinatura do termo de adesão ao programa federal é um passo fundamental na luta contra as drogas. “É um esforço conjun-to, capitaneado pelo governo federal, que inclui ações não só da saúde, mas também das áre-

as da justiça, da segurança, da assistência social, da educação e todo esforço da sociedade orga-nizada e dos poderes públicos para combatermos de maneira veemente esta chaga, que tem nos acometido de modo tão gra-ve”, afi rmou Anastasia.

O ministro Alexandre Pa-dilha garantiu que os recursos serão repassados, parcelada-mente até 2014, para uma série de ações, como a criação de 644 leitos de enfermarias especia-lizadas em álcool e drogas, 86 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) 24 horas, 93 Unida-des de Acolhimento e 35 Con-sultórios nas Ruas. Ele ressaltou que a parceria com o Governo de Minas vai reforçar as ações já existentes no Estado, por meio do programa Aliança pela Vida, criado em agosto de 2011.

“Quero agradecer a parceria que fi zemos aqui. É uma parce-ria que soma às iniciativas que já existem em Minas Gerais. Sabemos que, somente juntos e articulados, poderemos vencer o crack”, disse o ministro.

PioneiroO Plano Mineiro de Comba-

te às Drogas já é contemplado no Aliança pela Vida, programa que serve de referência para a execução do “Crack: é possível vencer” em nível nacional. O programa mineiro, por exem-plo, apoia e fi nancia comunida-

des terapêuticas, além de am-pliar a atuação dos consultórios de rua para um atendimento mais estruturado e especializa-do de acolhimento do depen-dente.

O Aliança pela Vida é uma parceria entre diferentes entes do governo, municípios e enti-dades da sociedade civil para fortalecer a luta contra as dro-gas, ações e medidas de enfren-tamento aos problemas rela-cionados ao consumo e tráfi co, principalmente do crack.

Para 2012, o programa mi-neiro foi dividido em cinco linhas de ações, que atendem de forma descentralizada, em parceria com as prefeituras e as organizações da sociedade civil, a todas as regiões do Estado. O plano engloba ações nas áreas de saúde, esporte e juventude, educação, assistência social e defesa social.

Participaram da cerimônia o secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda de Magalhães, e o presidente do Colegiado de Secretários Mu-nicipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (Cosems-MG), Mauro Guimarães Junqueira

Fonte: Assessoria/ Impren-sa MG

Foto; Wellington Pedro/Im-prensa MG

EDITORIAL MINAS GERAIS

SUCURSAL VITÓRIA

Trânsito nosso de todo dia Todos os dias são divul-

gadas noticias sobre o cresci-mento do trânsito nas gran-des cidades e o aumento do índice de acidentes. E surge um conjunto de propostas muita das vezes, paliativas e superfi ciais.

Nas décadas anteriores, seguindo a concepção do consumismo e do individua-lismo; os governantes foram substituindo os investimentos em ferrovias, metrôs, corre-dores exclusivos de ônibus, ciclovias e demais meios de transportes coletivos ou não poluentes por investimen-tos públicos na construção de novas avenidas, viadutos e túneis para que as pessoas possam transitar com seus veículos nas rodovias ou nas ruas das cidades isto é cla-ro, quando conseguem ou quando não estão paradas no trânsito, ou envolvidas em acidentes.

É necessário aumentar fai-xas exclusivas para os ônibus diminuindo assim o tempo da viajem.

Outra medida importante seria o barateamento das tari-fas como forma de incluir mi-lhões de pessoas que não tem

recursos ou por incrível que pareça, gastam menos indo de carro, motocicleta, bicicleta do que de ônibus, é necessário inverter essa lógica e não au-mentá-la construindo-se mais viadutos e avenidas expressas para automóveis.

Por fi m, devemos comba-ter a especulação fi nanceira e garantir que os planejamentos territoriais e urbanos sejam feitos voltados para os inte-resses da maioria da popula-ção como preconiza o Estatu-to das Cidades.

Com a perspectiva de crescimento econômico que o nosso País tem vislumbrado, os Planos Diretores devem ser elaborados com ampla par-ticipação da sociedade, pre-vendo uma melhor distribui-ção das áreas industriais, dos serviços, dos equipamentos públicos e da produção ha-bitacional, para que os traba-lhadores tenham mais e me-lhores empregos em regiões mais próximas a seu local de moradia, de estudo, de acesso à cultura, ao esporte e lazer e demais direitos sociais, garan-tindo assim uma melhor qua-lidade de vida e um transito mais humano.

Redação de Guarapari(27) 3262-7603 | (27) 9316-6970 - VIVO

Expediente

Uma publicação deJOSÉ CARLOS MOREIRA GOMES - ME

3D COMUNICAÇÃOEmpresa Jornalistica, Agência de Noticias,

Edição de Jornais, Atividades de Publicidade Não Especifi cadas Anteriormente, Produção De Fotografi as, Sonorização,

Iluminação e Atividades de RádioCNPJ:07.823.054/0001-04

Insc.Municipal 1185-1Rua Camilo Gianordoli,26,Sala 07/3ºandar- Ed. Tropical Center

Muquiçaba - Guarapari - ESCEP: 29215-080 - Telefax: (27) 3262 7603

[email protected]

Comunicado: Conceitos idéias, afi rmações, e outros tipos de opiniões emitidas em ma-térias assinadas, mesmo que só pseudônimo, podem não representar o pensamento da direção e dos editores desta publicação, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Garantimos desde já em edição posterior espaço igual para resposta da-queles que se sentirem atingidos.Toda e qualquer matéria veiculada no Jornal Espírito Santo é a título de colaboração, sem vínculo empregatício, inclusive cargos de direção.

Diretor Geral, Editor eJornalista Responsável:

José Carlos Moreira GomesDRT-ES 01189JP

Dept Jornalismo:Carlinhos DJFotos: Carlinhos DJ

Diagramação: Leonardo GomezDepartamento Comercial:

(27) 3262 7603

Page 3: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

3Guarapari ES, julho de 2012

Festa do Morango em Pedra Azul é a dica da Setur para o primeiro fi m de semana de agosto

Em sua 25ª edição, a Festa do Morango, uma mais tradicionais de Domingos

Martins é a dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para o primeiro fi nal de semana de agosto. O evento no Centro de Eventos Morangão, em Pedra Azul. Realizada pela Associação Festa do Morango, a festa conta com o trabalho de voluntários.

O evento foi criado para promover e valorizar cultivo e a produção do morango, importante atividade econômica de Pedra Azul e localidades vizinhas. Um dos atrativos é a torta gigante. Ela pesa 200 quilos e tem três metros de diâmetro. É feita por cem mulheres da comunidade e leva dois dias para fi car pronta. A torta será cortada e os pedaços vendidos durante a festa. Serão consumidos cerca de mil quilos de morango nos três dias de programação.

Na edição deste ano, a festa terá também o concurso de Rainha Mirim do Morango. As pequenas candidatas têm entre cinco e dez anos e são fi lhas de produtores rurais de Pedra Azul. A expectativa dos organizadores é de que 25 mil pessoas participem do evento.

Pedra Azul Além de se deliciar com os

quitutes feitos com morango, o visitante pode conhecer os atrativos turísticos da região. Uma excelente opção é participar do passeio turístico da Rota do Lagarto.

O trajeto começa no km 90 da BR 262, num percurso de cerca de oito quilômetros, até chegar à Rodovia ES 164. Ao longo do caminho o turista desfruta de paisagens deslumbrantes, como a charmosa Pedra Azul, um maciço com 1.808 metros de altura, sendo o principal atrativo da região.

Ali é possível visitar várias pousadas, sítios e comprar produtos do agroturismo, além

de desfrutar do agradável clima local, considerado um dos melhores do mundo.

O clima da região combina com as casas construídas pelos imigrantes que permanecem conservadas, remetendo o turista a sensação de estar volta no tempo da colonização europeia.

No local, destaca-se o Parque Estadual Pedra Azul, onde é possível fazer atividades diversas, entre elas caminhadas, escaladas e também a cavalgada. Considerado um pedacinho da Noruega em Pedra Azul, a Cavalgada Pedra Azul - Fjorland oferece a cavalgada ecológica, aliando a exuberância do ecossistema local aos cavalos noruegueses da raça Fjord, conhecidos milenarmente por sua força e docilidade.

Para chegar à Rota do Lagarto é só seguir o acesso na BR 262 no Km 89. Outro caminho é pela Rodovia ES 164, via de acesso a Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim. Se preferir, pode ainda contratar uma agência especializada para fazer o circuito.

Serviço:Cavalgada Ecológica

Fjordland – Endereço: BR 262 - Km 89 - Pedra Azul do Aracê – Domingos Martins -Telefone: (27) 3248-0076 / (27) 9836-3530 - E-mail: cavalgada@

cavalgadapedraazul.com.brRota do Lagarto – Capixaba

Receptivo – 3325-2000 Programação da Festa do

MorangoSexta-feira – 03 de agosto18h – Abertura ofi cial com

a Banda de Música da Polícia Militar do Espírito

19h – Lançamento do Selo Personalizado da 25ª Festa do Morango

20h – Desfi le para eleição da 1ª Rainha Mirim e da 25ª Rainha da Festa do Morango

22h – Banda Anima Som Capixaba

1h – Show com Alex Campanha

Sábado – 04 de agosto11h – Almoço típico ao som

de Toni Boni14h – Moda de viola com

Irmãos Brambila18h30 – Show com Irmão

Valle21h30 – Show com Rian e

Rodrigo23h – Show com Marcelinho

de Lima e Camargo1h – Show com Marcos Aço

Doce e Ozéias Domingo – 05 de agosto8h – Missa na Igreja Matriz

Nossa Senhora de Fátima9h – Visita ao cultivo de

morangueiro11h – Almoço típico ao som

de Toni Boni12h – Apresentação do

grupo de dança Saltarello13h – Apresentação do

grupo de danças folclóricas italianas Tradizzione

14h – Corte da Torta Gigante14h30 – Moda de Viola com

André Matos e Beto Calil15h30 – Apresentação do

grupo de dança Os Pomeranos17h – Show com Donato e

Eduardo20h – Show com Banda VinilFonte: Assessoria de

Comunicação/ SeturFoto: Assessoria de

Comunicação/Setur

EDUCAÇÃODOMINGO MARTINS

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

Bônus Desempenho benefi cia mais de 18 mil profi ssionais da educação

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Se-cretaria de Gestão e Re-

cursos Humanos (Seger) anun-ciaram no dia 10 de julho, o pagamento da segunda edição do Bônus Desempenho. Mais de 18 mil servidores da área da Educação são contemplados, em um investimento de R$ 23 milhões do Governo do Espíri-to Santo.

O pagamento, que foi efe-tuado no dia 20, e já benefi ciou 18.429 professores, pedagogos, diretores e servidores, número que representa o total de pro-fi ssionais que atuam nas esco-las da rede estadual de ensino e nas unidades administrativas da Sedu, e que tiveram pelo menos dois terços de frequên-cia, no período de 1º de maio a 31 de outubro de 2011.

O secretário da Educação, Klinger Barbosa Alves, destaca a continuidade e a importân-cia do programa. “O Bônus é resultado da escola como um todo, com o resultado que ob-teve no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), e também da participação do professor. Essa remuneração é importante in-dividualmente para o educa-dor, para sua família e para a escola em que atua”.

“O Governo do Estado está trabalhando pela valorização dos servidores e o Bônus para a Educação é uma das premissas desse esforço que está sendo realizado”, acrescentou Sandra Bellon, subsecretária de Recur-sos Humanos da Seger.

Para ter direito à premiação em dinheiro, o servidor deve atender a pré-requisitos como: ter trabalhado em escolas es-

taduais, superintendências Regionais de Ensino (SREs) ou Unidade Central da Sedu; assiduidade em pelo menos 2/3 – o que corresponde a 122 dias - no período de avaliação (01/05/2011 a 31/10/2011) numa mesma escola ou unida-de administrativa da Sedu; ou ter ocupado cargo efetivo, ce-letista, em Designação Tempo-rária (DT), em comissão ou ter sido cedido regularmente para a Sedu no ano de 2011.

Para avaliar o impacto que a criação do Bônus está pro-vocando na rede de ensino, a Sedu fi rmou uma parceria com a Fundação Itaú Social. A análi-se dos dados começa a ser feita no próximo mês pela Faculda-de de Economia da Universida-de de São Paulo (USP).

O secretário Klinger Bar-bosa ressalta a importância da parceria com a Fundação a fi m de que o programa seja estu-dado, avaliado e, consequente-mente, melhorado.

Programa Bônus Desempe-nho

Trata-se de um prêmio em dinheiro que é concedido anualmente aos profi ssionais que atuam em escolas e outras unidades da Sedu, calculado com base em indicadores cole-tivos e individuais. O decreto regulamentando o pagamento foi assinado pelo governador Renato Casagrande em 2011, e determina que o profi ssional da Sedu pode receber até um salário a mais por ano, confor-me os resultados apurados pela unidade de ensino onde exerce suas funções mais o seu desem-penho individual.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação/ Sedu

Foto: Assessoria de Comu-nicação/Sedu

Page 4: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

4 Guarapari ES, julho de 2012

Jovens rurais vão participar de intercâmbio na Alemanha

Dez jovens estudantes, mo-radores de comunidades rurais dos municípios de

Santa Maria de Jetibá, Vargem Alta, Vila Pavão e Baixo Guan-du, descendentes de alemães e pomeranos, vão participar de um intercâmbio na Alemanha. O embarque será em agosto.

A iniciativa faz parte das ações do projeto “Valorização da Juventude Rural”, e tam-bém de uma parceria fi rmada entre a Associação Deula Ijuí – Instituto Alemão de Tecno-logia Agrícola, o Consulado da Alemanha no Espírito Santo, a Fundação Germânica Capixa-ba Anna Duis, o Movimento de Educação Promocional do Es-pírito Santo (Mepes) e o Gover-no do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

No dia 02 de junho os alu-nos receberam das mãos do governador Renato Casagran-de e do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o certifi cado de conclusão do curso de língua alemã, que teve duração de 100 horas, custeado pela Seag para garantir a pre-sença dos jovens no intercâm-bio.

“Esse é mais um investi-mento que se confi rma e vai proporcionar uma mudança para melhor na vida desse gru-po de jovens e de suas famí-lias”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Agora que fi zemos o cur-so, estamos em condições de ir à Alemanha participar do inter-câmbio, e trazer conhecimento de tecnologia para desenvolver a agricultura na nossa comu-nidade”, destaca a estudante Elizete Hammer, que participa-rá do intercâmbio juntamente Érikson Estrey, Valdeir Brum, Thatiana Krause Berger, No-rilza Seefeld Behrend, Rodrigo Schultz, Rodrigo Bull, Claudi-vana Haese, Rubens Piske Ro-

drigues e Maico Partelli.Este curso ensinou a língua

alemã visando uma comuni-cação inicial básica dos jovens rurais capixabas, no seu coti-diano durante o período do in-tercâmbio, nas atividades e no lazer. “Os alunos não tiveram muita difi culdade em aprender o idioma, uma vez que a maior parte deles domina o dialeto pomerano”, esclarece o profes-sor do curso, Juniomar Schmi-dt.

Durante um ano o grupo vai conhecer mais sobre ativi-dades sócio profi ssionais nas áreas agrícola e zootécnica, e da cultura européia, com os temas de trabalho voltados à organização da propriedade, cálculos profi ssionais, pro-dução de plantas, manejo de solo, preparação de câmara de semente, conservação de cere-ais, selagem de milho e grama, adubação com esterco e adubo mineral, cálculo de adubação e pecuária (criação, alimentação e manejo de gado leiteiro, cál-culo de alimentação de bovinos e suínos, estudo e prática em máquinas agrícolas).

“Estamos na quarta edição deste programa de intercâmbio e percebemos o aumento de interesse por parte dos jovens em obter novos conhecimentos e aplicá-los no local onde mo-ram. Além disso, eles entram em contato com uma cultura diferente e aprendem outra lín-gua”, frisa a representante do Consulado da Alemanha, Petra Gunter Vieira.

O projeto ‘Valorização da Juventude Rural’ é um dos 13 que integram o programa ‘Vida no Campo’. Com ele, os jovens do interior recebem apoio para aprimorar conhecimento e a qualifi cação profi ssional, e até 2014 a meta é qualifi car 1.440 jovens de todas as regiões do Estado.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da Seag

Foto: Foto: Thiago Guima-rães/Secom-ES

Foto: Thia

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

Governador Casagrande inaugura primeiro “bairro solar” do ES

O primeiro bairro a uti-lizar energia solar no Espírito Santo, locali-

zado no município da Serra, é também o maior do Brasil com este sistema. A informa-ção foi divulgada pela EDP Escelsa na no dia 09 de julho, em Serra Dourada II, durante a solenidade realizada para a apresentação do programa Boa Energia Solar, e entrega das casas já benefi ciadas com painéis solares. O investimen-to realizado pela concessioná-ria foi de R$ 17 milhões e irá contemplar 4.240 residências.

O evento contou com a pre-sença do governador Renato Casagrande, do vice Givaldo Vieira, o presidente da EDP Es-celsa, Miguel Settas entre outras autoridades. A implantação do ‘bairro solar’ é uma ação do Go-verno do Estado, por meio da Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe) e a concessionária de energia elétrica.

Durante o evento, o gover-nador Casagrande comemorou a iniciativa. “No ano passado, nós crescemos 9,2% e o Brasil cresceu 2,2%. E esse crescimen-to acima da média signifi ca energia. Os investimentos que a Escelsa tem feito no Estado dão segurança ao nosso crescimento e a energia solar, limpa, colabo-ra com a sustentabilidade. Nos-sa tarefa é garantir energia em quantidade sufi ciente, com esta-bilidade. E hoje é muito impor-tante saber que a Serra ganha o

maior bairro solar do Brasil”.Renato Casagrande res-

saltou ainda a importância da energia para o desenvolvimento sustentável. “Tudo que fazemos depende da energia. Este é o centro do debate sobre a preser-vação do planeta. Na Rio+20 vi-mos que avançamos muito em 20 anos”.

Para o diretor geral da Aspe, Luiz Fernando Schettino, esta é a construção de um novo cami-nho para a efi ciência energética no Espírito Santo. “A média nacional de economia das casas com os painéis solares é em mé-dia de 30 a 33%. Esses números melhoram a qualidade de vida da população”.

O presidente da EDP Es-celsa, Miguel Settas, reforçou o compromisso da empresa com o Espírito Santo. “Com mais essa ação, a EDP Escelsa reforça o seu compromisso de contri-buir para a melhoria da quali-dade de vida dos seus clientes, com ações que reduzem a conta de luz e contribuem para a pre-servação do meio ambiente. Os investimentos da empresa, nos últimos anos, têm colocado o Espírito Santo com a melhor qualidade de serviços de ener-gia do Brasil”.

Também estiveram presen-tes na solenidade a secretária de Estado de Desenvolvimento em exercício, Cristina Santos, o secretário de Estado de Espor-tes, Vandinho Leite, a secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Salomão, o diretor pre-sidente do Iema, Aladim Cer-queira, a vice-prefeita da Serra,

Madalena Santana, entre outras autoridades.

O projetoO projeto Boa Energia Solar

é uma iniciativa inédita, que está sendo desenvolvida nos bairros Serra Dourada I, II e III, no mu-nicípio da Serra, e consiste na instalação de painéis solares nas residências para aquecimento de água, permitindo, assim, a substituição dos chuveiros elé-tricos existentes nas casas por outros mais efi cientes.

O projeto faz parte do Pro-grama de Efi ciência Energética da distribuidora e promove o uso efi ciente e racional da ener-gia elétrica. Até o momento, do total de residências que serão contempladas, 1.834 já tiveram os panéis solares instalados.

As residências recebem, gra-tuitamente, a instalação de pai-néis solares para o aquecimento da água, reservatório térmico para armazenamento, mistura-dores de água quente e fria para regular a temperatura até que a água fi que agradável ao banho, além de orientações de técnicos capacitados sobre a perfeita uti-lização dos equipamentos.

O sistema implantado pela EDP Escelsa garante que a luz do sol será sufi ciente para aque-cer a água do banho em cerca de 80% do ano. Nos poucos dias em que não houver energia so-lar, o chuveiro elétrico poderá ser utilizado, mantendo a tem-peratura da água ideal para um banho confortável.

Paralelamente às instala-ções, os moradores contempla-dos também recebem lâmpa-das fl uorescentes, compactas e econômicas, em substituição às incandescentes convencionais, e orientações sobre o uso efi ciente e seguro da energia elétrica.

Além da implementação do programa Boa Energia Solar nos bairros Serra Dourada I, II e III, no município da Serra, a EDP Escelsa está ainda ampliando o programa para 240 apartamen-tos de um conjunto habitacional com 15 prédios, no Bairro Itan-guá, em Cariacica.

Fonte: Assessoria/SECOMFoto: Thiago Guimarães/

Secom-ES

GOVERNO DO ESTADO GOVERNO DO ESTADO

Page 5: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

5Guarapari ES, julho de 2012

SUCURSAL VITÓRIA

GOVERNO DO ESTADO

ES divulga salários e exige fi cha limpa de servidores

Os 59.175 servidores pú-blicos do Estado do Es-pírito Santo, incluindo

os efetivos, comissionados, temporários, estagiários, além do governador, vice-governa-dor e secretários de Estado ti-veram os salários divulgados publicamente em página na internet nesta segunda-feira (30), durante cerimônia rea-lizada na sede do Executivo Estadual, o Palácio Anchieta.

Na oportunidade, o gover-nador Renato Casagrande tam-bém formalizou outra proposta de transparência e ética pública com a sanção da Lei da Ficha Limpa capixaba, que impede a entrada de pessoas considera-das inelegíveis na administra-ção pública estadual.

“Queremos, cada vez mais, jogar luz sobre os atos do Go-verno do Espírito Santo, para que os capixabas possam per-ceber a transparência nos atos públicos, para que a população possa ter segurança, para tornar nossa gestão mais democrática e participativa”, destacou Casa-grande.

O governador também lem-brou outras ações do Governo do Espírito Santo focadas na transparência como criação do Conselho de Transparência, o portal da transparência (onde estão hospedados os dados dos salários dos servidores), além da realização da conferência estadual sobre o tema, da rees-truturação da ouvidoria, e da sanção da Lei da Ficha Limpa.

“Todas essas conquistas, em nome de maior efetividade dos controles e da aplicação dos re-cursos públicos, são importan-tes tanto para o nosso presente, quanto para o nosso futuro, na busca da construção de uma so-ciedade mais justa e igualitária

para o Espírito Santo”, disse.Também participaram do

evento o presidente da Assem-bleia Legislativa Theodorico Ferraço, os deputados estaduais Ataíde Armani, Roberto Carlos e Luzia Toledo, os secretários de Estado de Controle e Trans-parência Angela Silvares, de Governo Thyago Hoffman, de Planejamento Robson Leite, de Comunicação Ronaldo Carnei-ro, o Procurador Geral Rodrigo Júdice, além de membros do Conselho de Transparência Pú-blica e Combate à Corrupção do Estado, representantes da socie-dade civil organizada, do Con-selho de Ética do Espírito Santo, dentre outros.

Salários na internetForam divulgados, por meio

da SECONT, os dados sobre a remuneração dos 59.175 ser-vidores, incluindo os efetivos, comissionados, temporários e os estagiários. Neste número, estão incluídos também o go-vernador, o vice e os secretários de Estado.

Do total, 52.464 servidores encontram-se lotados na admi-nistração direta e 6.711 servido-res na administração indireta (autarquias, fundações, agên-cias etc). As informações sobre os salários dos servidores do Espírito Santo podem ser en-contradas na página na internet: www.transparencia.es.gov.br.

O Espírito Santo, com esta ação, fi gura na lista dos cinco estados que já divulgaram os salários dos servidores, além do Distrito Federal, atendendo à determinação da Lei de Acesso à Informação federal, que en-trou em vigor há aproximada-mente dois meses.

Nesta segunda-feira (30), com a entrada da remuneração dos servidores do Estado no ar, o Portal da Transparência regis-

trou até às 18 horas 1 0 7 . 2 5 6 acessos, um au-mento de 1 . 6 5 7 % em re-lação à média di-ária, que é de 6.500 acessos.

S e -gundo a Secretária de Es-tado de Controle e Trans-parência, A n g e l a Silvares, esse regis-

tro no Portal é considerado um record de acessos. “A Lei Esta-dual de Acesso à Informação do Espírito Santo é uma das pri-meiras editadas no Brasil. Além disso, é muito importante, pois o que se observa nos demais países que tem Lei de Acesso á Informação é de que quanto maior a transparência, menor a corrupção”.

A Secretária também infor-mou que “O site traz a remu-neração bruta mais os adicio-nais, outras remunerações, 13º salário e o abate-teto. Também é possível fazer o download da base de dados para criar fi ltros de pesquisa, o que é um diferen-cial do nosso portal. Outro dado importante é que toda a lista de vencimentos do servidor pode-rá ser acessada na mesma fi cha funcional, onde os dados vão se acumulando mês a mês”.

Sanção da Leida Ficha Limpa

O Projeto de Lei 243/2012, de autoria do Executivo e san-cionado pelo governador Casa-grande nesta segunda-feira (30), foi aprovado no dia 17 de julho pela Assembleia, com emenda que estendeu os efeitos aos ser-vidores do Poder Legislativo, e visa impedir a entrada, no ser-viço público, de pessoas que já tenham sido julgadas e conde-nadas à inelegibilidade por con-dutas inadequadas no âmbito da administração pública, tal como prevê a legislação federal, também conhecida como Lei da Ficha Limpa.

Portanto, no Espírito Santo, está proibida a nomeação de pessoas consideradas inelegí-veis pela Justiça para os cargos de secretário de Estado, dirigen-tes de autarquias e fundações públicas, integrantes de comis-sões, de comitês da adminis-tração pública direta e indireta,

além dos empregos de direção, chefi a e assessoramento nas em-presas públicas e sociedades de economia mista.

Segundo o decreto que regu-lamenta a Lei capixaba, os pos-tulantes a cargos públicos no Espírito Santo deverão apresen-tar certidões negativas de débito com a Justiça Federal do Espíri-to Santo, Cível e Criminal (obti-da no site da Justiça Federal do ES), certidões negativas da Jus-tiça Estadual do Espírito Santo, Cível e Criminal (obtida no site do Tribunal de Justiça do ES), certidão negativa criminal da Justiça Eleitoral (obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral), certidão de quitação eleitoral da Justiça Eleitoral (obtida no site do Tribunal Superior Eleito-ral), certidão negativa da Justiça Militar da União (obtida no site do Superior Tribunal Militar) e certidão negativa da Justiça Mi-litar Estadual do Espírito Santo (obtida no site do Tribunal de Justiça do ES).

Para os servidores que já ocupam cargo público, é dis-pensada a apresentação de to-das as certidões mencionadas no Decreto, bastando à assina-tura de uma declaração. Nesta hipótese, haverá uma análise pelo órgão de lotação/colegia-do e, em caso de constatação da ocorrência de situações de ine-legibilidade, o fato será comu-nicado à Seger, que adotará as providências adequadas.

Na avaliação do procurador geral do Estado, Rodrigo Mar-ques de Abreu Júdice, a Lei da Ficha Limpa é um grande avan-ço para o Espírito Santo. “Aque-le que não tem condições legais de ser eleito, também não tem condições de ocupar cargos de confi ança no âmbito do Poder Executivo. Essa medida, jun-tamente com a Lei de Acesso à Informação, mostra o empenho do Governo em adotar medidas que proporcionem maior con-trole da sociedade sobre o poder público”.

Conheça outrasações capixabas

de transparência:Conselho de Transparência

Pública e Combate à Corrupção do Estado do Espírito Santo

Instituído em 2011, pelo nos-so Governo, acatando sugestão da sociedade civil, por meio da ONG Transparência Capixaba, vinculado à Secretaria de Esta-do de Controle e Transparência, composto por sua maioria por representantes da sociedade civil tem sido um importan-te instrumento de medidas de aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de controle, incremen-to da transparência na gestão da

administração pública e estraté-gias de combate à corrupção e à impunidade.

Ampliação do Quadro Técnico da Secont

Em 2011, o quadro técnico da SECONT recebeu o reforço de auditores aprovados em

concurso público, para atuação em setores prioritários, comple-tando assim pela primeira vez o total do quadro de auditores.

Novo Portalda Transparência

O Novo Portal da Transpa-rência é um projeto prioritário do Planejamento Estratégico do Estado, uma ação de suma im-portância, com objetivo de gerar consultas mais visuais e de fácil entendimento da população, de disponibilizar novas informa-ções aos usuários e de ampliar os mecanismos de atendimento ao cidadão, via Ouvidoria Ge-ral.

Realização da 1ª CONSO-CIAL no Espírito Santo

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social do

Espírito Santo foi organiza-da pela SECONT e realizada em março deste ano, com a partici-pação maciça da sociedade civil.

Restruturação da Ouvidoria Geral do Estado

No Poder Executivo Estadu-al, a Ouvidoria foi transferida da Seger para a Secont, por meio do Decreto nº 2969, publicado em março deste ano, em conso-nância com as diretrizes da PEC nº 45/2009, em nível de Subse-cretaria de Estado, com atuação de Auditores do Estado.

Lei de Acessoà Informação

O Estado do Espírito Santo, liderando em comparação com os demais Estados da federação, foi um dos primeiros a editar sua Lei de Acesso à Informação, cuja implementação está em es-tágio avançado (Lei ES nº 9.871, publicada no DOE de 10 de ju-lho de 2012).

Conselho Nacional de Con-trole Interno - CONACI

Em 2012, o ES assumiu mais um papel importante na histó-ria do Controle Interno Brasilei-ro, com a eleição da nova dire-toria do Conselho Nacional de Controle Interno, o CONACI, sendo Presidido pela Secretaria de Controle e Transparência do ES.

Prodest modifi ca Portal da Transparência para divulgação dos salários dos servidores es-taduais

Fonte: SecomFoto: Thiago Guimarães/

Secom-ES

Page 6: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

6 Guarapari ES, julho de 2012

Governo do ES vai investir até R$ 400 mil na agricultura familiar em cada município

O Governo do Espírito Santo alterou as regras para as ações do Pro-

grama ‘Vida no Campo’ nos municípios, em benefício dos agricultores familiares. Com o novo modelo, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abas-tecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) passará a destinar entre R$ 250 mil e R$ 400 mil para os investimentos do Projeto ‘In-fraestrutura Produtiva’. Ante-riormente o valor máximo era de R$ 200 mil. O decreto e a portaria que regulamentam as alterações foram assinadas no dia 02 de junho pelo governa-dor Renato Casagrande e pelo secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

“Para desenvolver os mu-nicípios é necessário investir na agricultura e, por isso, esta-mos aperfeiçoando o Projeto de Infraestrutura Produtiva. De 2011 a 2014, serão investidos R$ 500 milhões nesta ação vol-tada para o setor agrícola, que é a atividade que mais empre-ga no Espírito Santo. Estamos confi antes de que a agricultura vai minimizar os impactos das ameaças que o Estado sofre na economia”, destaca o governa-dor Renato Casagrande.

A solenidade, realizada no Palácio Anchieta, em Vitó-ria, contou com a presença de 21 prefeitos, do presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empre-sas e do Empreendedorismo (Aderes), Pedro Rigo, dos di-rigentes de instituições ligadas ao sistema agropecuário, pro-dutores rurais e lideranças do

setor, entre outras autoridades.“Vivemos um momento

muito importante para a agri-cultura capixaba, pois temos muitos projetos e eventos vol-tados para o produtor fami-liar, que é o que mais precisa do apoio do Governo. A agri-cultura familiar é responsável por 80% dos estabelecimentos produtivos e representa 64% da mão de obra. Esta é uma atividade que gera muita renda em pequenos espaços. De uma forma coletiva, conseguimos viabilizar a mecanização da produção através deste projeto e melhorar a infraestrutura”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O projeto é um dos 13 in-tegrados ao ‘Vida no Cam-po’, e tem atuação específi ca para promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultu-ra familiar nos municípios, a partir da construção de edifi -cações, aquisição de veículos, caminhões, tratores, máquinas, equipamentos e implementos em geral.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familia-res, que defi nem qual o inves-timento necessário à realidade local para benefício coletivo. Defi nida, a proposta é encami-nhada pelo Conselho Munici-pal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio fi rmado com a Prefeitura Municipal.

A meta da Seag é confi r-mar 157 projetos até 2014, e os investimentos podem chegar a R$ 50,4 milhões. E a contrapar-

tida dos municípios será de, no mínimo, 3% para aqueles com até 25 mil habitantes, e 5% para municípios com mais de 25 mil habitantes.

“O Governo do Estado está levando mais alegria e condi-ções de diminuir a ansiedade do povo que mora no campo. O produtor rural é o trabalha-dor com as mãos mais calejadas e precisa de atenção”, enfatiza prefeito de Vargem Alta e pre-sidente da Associação dos Mu-nicípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Eliezer Rabe-lo.

Somente em 2011, a Seag conveniou 31 projetos, supe-rando R$ 5,9 milhões em in-vestimentos para benefício dos agricultores familiares nos municípios de Água Doce do Norte, Apiacá, Anchieta, Águia Branca, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bre-jetuba, Colatina, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópo-lis, Mimoso do Sul, Montanha, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Presi-dente Kennedy, Santa Teresa, São Domingos do Norte, Santa Leopoldina, São José do Calça-do, Viana, Marilândia.

Para a defi nição dos valores aplicados em cada projeto, va-riando entre R$ 250 mil a R$ 400 mil, são avaliados oito indica-dores do município que levam em conta o número de estabe-lecimentos rurais familiares, a população rural, os índices de pobreza rural, as quantidades de comunidades quilombolas, de famílias assentadas, de pes-cadores e de famílias benefi cia-das além da receita municipal.

A agricultura familiar no Espírito Santo está presente em aproximadamente 67 mil esta-belecimentos agrícolas (80% do total), gerando 202 mil postos de trabalho (64% do total do campo), e ocupando apenas 36% da área rural. A riqueza produzida pelo segmento é de R$ 2,5 bilhões, o equivalente a 44% da riqueza produzida por todo o meio rural capixaba.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da Seag

Foto: Foto: Thiago Guima-rães/Secom-ES

Foto: Thiago Guimarãe

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

Fábrica de utilitários leves será instalada em Linhares

O governador Renato Casagrande e o vice--governador Givaldo

Vieira receberam, no mês de julho, os empresários da Harbin Hafei Automobile In-dustry Group Co. Ltd. e da CN Auto, que assinaram um contrato de licença e de trans-ferência de tecnologia para a produção dos utilitários que são comercializados com a marca Towner. A fábrica será construída no município de Li-nhares e está em acordo com a política de descentralização do desenvolvimento do Governo do Estado.

A partir de 2014, serão pro-duzidos cinco modelos – Pick--up Cabine Simples, Pick-up Cabine Dupla, Pick-up Cabine Estendida, Minivan Passagei-ros e Minivan Furgão. O in-vestimento será de cerca de R$ 250 milhões na primeira fase, gerando em torno de 500 em-pregos diretos. O projeto cum-prirá os 12 processos produti-vos exigidos pelo novo regime automotivo brasileiro.

De acordo com o gover-nador Renato Casagrande, a assinatura deste documento concretizou um trabalho de muitos meses entre o Governo do Estado e as empresas. “A parceria entre essas empresas traz para o Espírito Santo uma nova atividade, e faz parte do nosso programa de desen-volvimento sustentável atrair empresas com a fi nalidade de compensar as perdas acarreta-das pelas mudanças na legis-lação sobre ICMS. O fruto que colhemos com este trabalho são os cerca de R$ 100 bilhões

de investimentos públicos e privados que serão realizados aqui até 2016, em diversas Re-giões”.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Fé-lix, ressaltou a importância deste segmento no Espírito Santo. “É um importante pas-so para o município e para o Estado. A indústria automobi-lística é um grande sonho que se torna realidade. A CN Auto será a primeira a montar utili-tários no Espírito Santo sob a licença da Hafei”.

De acordo com o CEO da CN Auto, Ricardo Strunz, des-de agosto de 2008, quando a importadora iniciou suas ati-vidades comerciais no País, a CN Auto mostrou-se interes-sada em instalar uma fábrica no Brasil, por entender que os utilitários têm larga aplicação em diferentes segmentos in-dustriais, comerciais e de pres-tação de serviços. No entanto, explicou Strunz: “Nos primei-ros três anos, nosso foco foi de estruturar uma rede de con-cessionárias capaz de oferecer suporte técnico-comercial nas principais regiões e mercados do Brasil, como também estru-turar todas as atividades de pós vendas e suporte ao con-sumidor fi nal”.

Estiveram presentes à ceri-mônia diversos representantes de concessionárias da marca no Brasil, o presidente da Fin-des, Marcos Guerra, o diretor presidente do Bandes, Gueri-no Balestrassi, e autoridades do município de Linhares.

Fonte: Assessoria de Co-municação/Sedes

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

GOVERNO DO ESTADO LINHARES

Page 7: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

7Guarapari ES, julho de 2012

Ministra Cármen Lúcia exalta liberdade de expressão durante conferência

“Não existe eleição democrática sem liberdade absoluta

de expressão”. A afi rmação é da presidente do Tribunal Su-perior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que participou da VII Confe-rência Legislativa sobre Liber-

dade de Expressão, promovida pela Câmara dos Deputados e pelo Instituto Palavra Aberta. O tema debatido nesta edição da conferência é “Como a legis-lação eleitoral afeta a liberdade de expressão”.Nesse sentido, a ministra afi rmou que “não há a menor possibilidade de se ter eleições livres sem que a imprensa atue de maneira

igualmente livre”. Ela destacou que a Constituição Federal de 1988 garantiu de maneira iné-dita o direito de informar, de ser informado, de abrir todas as informações para que haja visi-bilidade de tudo o que se passa, especialmente nos espaços de exercício de poder.

Por essa razão, a ministra afi rmou que o TSE defende que as eleições se façam nos termos do que é garantido na Consti-tuição Federal, com cidadania, para que haja a possibilidade de que todos os cidadãos tenham as informações necessárias para que possam construir a sua condição política de partícipe e parte do processo político da sua cidade. “Liberdade é um pressuposto necessário para o exercício dos direitos porque sem liberdade não há direitos”, afi rmou.

Desafi oEm relação ao uso das novas

mídias sociais e da internet nas campanhas eleitorais, a presi-dente do TSE afi rmou que esse é um dos maiores desafi os que enfrentará durante as Eleições 2012. Isso porque a legislação acerca dessas novas mídias ainda precisa ser aperfeiçoada, bem como a jurisdição eleitoral sobre o tema.

Nesse sentido, ela lembrou que o papel da Justiça Eleitoral é interpretar as leis e que esse é um “processo de construção ju-risprudencial para que a legisla-ção seja aplicada de acordo com a fi nalidade que foi por ela bus-cada, ou seja, garantir cada vez mais informações claras, infor-mações amplas e que possam ser dadas a todos os cidadãos que queiram participar”.

Segundo a ministra, “a Justi-ça Eleitoral não tem que entrar na questão a não ser naquilo que foi judicializado, para dar cumprimento à Constituição e à lei no sentido de que as eleições tenham lisura, tranquilidade, efi ciência, e legitimidade”.

Ela lembrou ainda que o de-ver da Justiça Eleitoral é fazer com que excessos, abusos de poder econômico ou político, fraudes ou qualquer forma de corrupção recebam todo o rigor para que não aconteçam.

A ministra fi nalizou ao di-zer que essa é a única forma de atuação do TSE e que o Tribunal não vai judicializar campanhas eleitorais. “Ao cidadão, a pala-vra para que ele diga o que quer e isso será respeitado. Cidada-nia se exerce com liberdade de expressão”, asseverou.

Fonte:CM/JR/PresHPort

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

BRASÍLIA

VILA VELHA

Nova Farmácia Cidadã de Vila Velha já realizou mais de 40 mil atendimentos

Em pouco mais de um ano de funcionamento, a Far-mácia Cidadã de Vila Ve-

lha, inaugurada pelo Governo do ES em junho do ano passado, já realizou 40.392 atendimentos. O serviço, que funcionava antes em outro local, foi reestruturado e passou a integrar o modelo esta-dual do projeto, num espaço mais moderno e humanizado, trazen-do benefícios para a população do município-sede, Guarapari, Anchieta e Piúma.

A farmácia de Vila Velha disponibiliza medicamentos de 182 especialidades farmacêuticas para tratar mais de 60 doenças. Mensalmente, cerca de 750 pro-cessos são abertos no local. O cus-teio mensal, apenas em medica-mentos, é de R$ 1,5 milhão.

Segundo a gerente de Assis-tência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Maria José Sartório, a descentralização, assim como a qualifi cação e hu-manização do atendimento das farmácias, agrega benefícios à po-pulação, pois leva o atendimento qualifi cado para mais perto dela.

A Farmácia Cidadã une mo-dernidade e humanização, por meio de atendimento farmacêu-tico especializado, espaço físico adequado, ambiente climatizado, grande disponibilidade de medi-camentos de alto custo, serviços pela Internet e comunicação ati-va.

“O atendimento é totalmente informatizado e o paciente pode acompanhar o trâmite do proces-so até a entrega do medicamento por meio de login e senha pela In-ternet. Os torpedos são enviados,

informando data e hora marcada para retirada do remédio. Entre outros benefícios, a informatiza-ção possibilita ainda a armaze-nagem do histórico do paciente e o controle do fornecimento dos itens”, destaca Sartório.

Além de Vila Velha, a Farmá-cia Cidadã Estadual está presente em Cariacica, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Colatina, Nova Venécia, São Mateus e Ser-ra.

Serviço:Farmácia Cidadã de Vila Ve-

lhaEndereço: Avenida Doutor

Olívio Lira, Centro (próximo ao Terminal de Vila Velha)

Fonte: Assessoria de Comuni-cação/Sesa

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

Page 8: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

8 Guarapari ES, julho de 2012

SUCURSAL VITÓRIA

Mais de 400 elogios ao trabalho da polícia recebidos pelo Ciodes

“Os policiais chega-ram muito rápido quando o meu fi lho

e sobrinho precisaram da ajuda deles, a viatura chegou ime-diatamente e evitou que coisas ruins acontecessem e roubas-sem o carro em Serra Dourada. Graças à Deus e ao trabalho maravilhoso dos profi ssionais, minha família não se machu-cou”, disse a técnica de Enfer-magem Sandra Sueli Machado, 50 anos.

Este é um dos 477 elogios ao trabalho da polícia recebi-dos neste primeiro semestre de 2012 pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). O número total cor-responde a mais que o dobro de todo o ano passado, perío-do de janeiro a dezembro, já que em 2011 foram 214 regis-tros.

O cidadão liga para agra-decer a presença da polícia no bairro, pela agilidade na che-gada da viatura no local das ocorrências, pela efi ciência na solução dos problemas elenca-dos, pela captura de bandidos, entre outros.

“Quando a pessoa liga para fazer um elogio, imediatamen-te é aberto um boletim de cha-mado que fi ca registrado no sistema de atendimento e des-pacho de ocorrência (E-Cops). É como uma ocorrência que fi ca registrada no sistema”, ex-plica o tenente coronel Mauro Gegenheimer.

De acordo com diretor do Ciodes, tenente coronel La-ércio, a satisfação do usuário ajuda a pontuar os caminhos que ainda devem ser trilhados e conquistados. Esse fato ele-va a autoestima dos policiais. “Elogios signifi cam acertos, sem contar que é uma forma de agradecimento. Demonstra o serviço bem prestado”, explica.

Ainda segundo o diretor, o Ciodes continuará empenhado na busca pela excelência nos serviços executados diariamen-

te. “O objetivo maior do CIO-DES será sempre socorrer com rapidez o cidadão que necessita do socorro. A busca constante é ser efi caz em sua proposta ori-ginal que é o atendimento de emergência.”, afi rma o diretor.

Destaca-se que dos 477 elo-gios ao trabalho da polícia re-gistrados, 123 ligações foram realizadas por cidadãos do município de Vila Velha, 95 de Cariacica, 87 de Vitória e 83 da Serra.

Na oportunidade, a coor-denadora do Call Center do Ciodes, capitã Laura Costa, destaca que os atendentes da central também são elogiados pelo serviço. “Os atendentes do 190 são treinados constan-temente de forma a colher os dados informados de maneira rápida e completa a fi m de ge-rar o Boletim de Chamado. Esse treinamento tem gerado resul-tados positivos, uma vez que as pessoas têm retornado ligações para elogiar o atendimento.”, comenta.

A capitã lembra que numa das ligações o solicitante pede o registro de elogio por ter sido bem orientado quando necessi-tou de ajuda do 190. “A pessoa ligou para o Ciodes querendo informações que não eram de competência da Central de Ur-gência e Emergência e sim de outro órgão, e mesmo assim a atendente fez questão de orien-tar da melhor forma possível o cidadão, sem deixá-lo desinfor-mado”, informou.

O CiodesEm julho de 2004, a Secre-

taria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) implantou o Ciodes como um órgão de atendimento emer-gencial. Em uma única estru-tura física, funcionam de for-ma integrada Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bom-beiros Militar, Guarda Civil Municipal de Vitória, Secreta-ria de Justiça e Polícia Rodovi-ária Federal.

O serviço prestado pelo

Call Center serve de modelo para outros estados, que se espalham nos resultados ob-tidos pelo Gover-no do Espírito San-to. Além disso, as informações que chegam ao serviço ajudam a Secreta-ria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social a atualizar o mapa do crime.

Quando acio-nar

o CiodesBasta ligar para o número

190. A ligação é gratuita e o ser-viço funciona todos os dias, num regime de 24 horas. Qualquer tipo de situação de emergência é atendida.

Destaca-se que, em média, 10 mil ligações são atendidas no Ciodes por dia. O tempo-respos-ta do serviço no Espírito Santo, ou seja, da ligação do cidadão até a chegada da viatura da Po-lícia Militar ao local da ocorrên-cia, é de 11 minutos, referência nacional.

Como FuncionaQuando um cidadão disca

190, esta ligação é recebida por atendentes do Call Center/Cio-des. Eles fazem perguntas com objetivo de colher dados para gerar o Boletim de Chamado. Ao ser registrado, o chamado é con-vertido em uma ocorrência que, conforme o nível de urgência e prioridade é classifi cada como ALERTA VERMELHO, ALTA, MÉDIA OU BAIXA, propor-cionando uma fi ltragem precisa da gravidade de cada situação. Essa separação de ocorrências por prioridade permite agilizar o atendimento dos casos mais emergenciais, buscando reduzir, ao máximo, o tempo de angústia sofrido pelo cidadão.

Essa ocorrência é recebida via sistema imediatamente pelo ope-rador da respectiva agência de se-gurança pública, o qual visualiza o rastreamento e o posicionamen-to por GPS de cada viatura, possi-bilitando enviar o recurso opera-cional mais próximo do local do fato, reduzindo o tempo resposta no atendimento ao cidadão.

Essa integração de pessoas e tecnologias, associada a um pro-grama de treinamento profi ssio-nal contínuo e a uma metodolo-gia pré-defi nida de atendimento, possibilita uma maior agilidade no atendimento das emergên-cias, culminado em uma resposta cada vez mais rápida e precisa prestada à sociedade.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação/Sesp

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

SUCURSAL VITÓRIA

Investimentos e ações policiais diminuem homicídios em Cachoeiro de Itapemirim

A Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Cachoeiro de Itape-

mirim vem mostrando bons resultados no que diz respei-to ao combate aos homicídios no município. Das 17 mor-tes ocorridas neste ano, 16 já possuem autorias defi nidas. Além disso, o município fi -cou mais de 40 dias sem re-gistrar homicídios.

De acordo com o titular da DCCV, delegado Guilherme Eugênio Rodrigues, os bons índices de elucidação de ho-micídios nos últimos meses é refl exo dos investimentos feitos pelo Governo do Espí-rito Santo na Polícia Civil e da dedicação dos policiais da unidade. “Entre 2008 e 2012 houve um implemento de 300% de recursos humanos e de 150% de viaturas. Muitos recursos materiais também foram adquiridos, dentre eles, armas mais modernas, fi lmadora, computadores, rá-dios e outros”, ressaltou.

No ano de 2012 foram requeridas pela Delegacia, à Justiça, 60 apreensões de menores, sendo 31 relacio-nadas à prática de homicí-dios. Além disso, entre 1º de junho de 2012 e 14 de julho não houve homicídios na ci-dade. O delegado afi rma que o estreitamento de laços com outras unidades policiais, inclusive de outros Estados, também vem sendo decisivo para a apuração de crimes. “Neste ano, três homicídios consumados, dois homicí-dios tentados, um latrocínio e diversos roubos foram apu-rados com o cruzamento de informações entre a DCCV e unidades policiais de Mara-taízes, Itapemirim, Piúma e Campos dos Goytacases, no Rio de Janeiro”, disse.

Nos últimos tempos, hou-ve registro de problemas nos bairros Zumbi e Aeroporto, e mais recentemente, no com-plexo formado pelos bairros Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, Santa Cecília e Santa Hele-na. No Bairro Zumbi, com a apuração dos crimes que ti-veram como vítimas Dhiego Sant’anna de Paula, ocorrida em 24 de novembro de 2011, Vítor Melo Pereira, ocorri-do em 02 de janeiro de 2012 e Wellison Lopes da Silva, ocorrido em 31 de janeiro de 2012, foram solicitadas e ob-tidas as decretações das pri-sões/apreensões de 15 infra-

tores.“Paralelamente a esse tra-

balho repressivo, a Polícia Militar intensifi cou, duran-te o auge desse confl ito, sua presença na região. A soma desses esforçou devolveu a paz para o local, fazendo com que desde então não houves-se registros de homicídios no local”, afi rmou o delegado.

No Bairro Aeroporto, após as prisões de diversos trafi cantes de drogas, apenas dois homicídios – de Políbio Efi gênio Júnior, no dia 22 de abril e de Jonata de Oliveira Guimarães, dia 31 de maio - foram registrados. Segundo o delegado Guilherme Eugê-nio, a rápida elucidação des-ses crimes, que resultou nas decretações das prisões de seus autores, somada a uma rápida intensifi cação da pre-sença da Polícia Militar na região, também viabilizou o fi m desse confl ito e devolveu a paz à comunidade daquele Bairro.

Paralelamente a isso, o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, recentemente criado no município e co-mandado pelo delegado che-fe do Departamento de Polí-cia Judiciária (DPJ), Faustino Antunes Simões Filho, con-centrou os esforços na área e realizou apurações que im-plicaram em várias prisões, o que gerou refl exos muito positivos.

Além disso, o delegado ressalta a crescente efi ciência do Poder Judiciário e do Mi-nistério Público, que em 2012 passou a contar com o juiz de Direito Titular na Vara que julga homicídios e uma pro-motora de Justiça Titular na Promotoria responsável pe-las ações penais relacionadas a homicídios.

Segundo o delegado, esse conjunto de ações con-tribui para o trabalho dos policiais e gera bons resulta-dos, somando a participação da população, por meio do Disque-Denúncia (181). “A colaboração da população também infl uencia nas nos-sas investigações. Toda de-núncia refl ete de maneira po-sitiva no desvendamento dos crimes e prisão de acusados. Obviamente não chegamos à efi ciência desejável, mas com os crimes sendo apurados e seus responsáveis presos, a criminalidade aos poucos vai diminuindo”, conclui o del-gado Guilherme Eugênio.

Fonte: Assessoria de Co-municação/Polícia Civil

SEGURANÇA PÚBLICA

Page 9: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

9Guarapari ES, julho de 2012

Cesan vai abrir inscrição para o curso de instalador de rede interna de esgoto em agosto e setembro

Nos meses de agosto e se-tembro serão abertas três novas turmas para o curso

de instalador de rede interna de esgoto. Os cursos irão ocorrer em Vila Velha, Cariacica e Gua-rapari.

O curso é uma ação da Se-cretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profi ssional e Trabalho (SECT-TI), em parceria com a Compa-nhia Espírito Santense de Sanea-mento (Cesan). Os profi ssionais estão sendo capacitados para atender a demanda de mão de obra qualifi cada para o Progra-ma Se Liga na Rede.

Programa SeLiga na Rede

O Programa Se Liga na Rede é uma iniciativa da Cesan pa-ramobilizar a população a efe-tivar as ligações dos imóveis à rede pública coletora de esgoto implantada na Grande Vitória. O Programa será lançado nos próximos meses. Em cada co-munidade onde o sistema está

liberado, a Cesan fará reuniões com as lideranças e vai de porta em porta explicar o custo benefí-cio da ligação, com o objetivo de estimular os moradores a toma-rem a iniciativa de ligar.

Confi ra as datase os locais da inscrição

e do curso:Cristovão Colombo – Vila VelhaInscrição – 01/07 a 17/08Inicio do Curso – 27/08Local- Endereço do Curso de Cristovão Colombo (Vila Velha): Associação dos Moradores de Cristovão Colombo – Rua: To-maz Gonzaga, S/N , Cristovão Colombo, Vila Velha- ES. Boa Sorte – CariacicaInscrição – 27/08 a 06/09Inicio do Curso – 17/09Local- Igreja Quadrangular – Rua: São Luiz, 25, Boa Sorte, CEP 29149810 – Cariacica – ES.Adalberto Simão Nader ou Ita-pebussu - GuarapariInscrição - 27/08 a 06/09Inicio do Curso – 17/09Local- A confi rmar.Fonte: Coordenadoria de Comu-nicação Empresarial da Cesan

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

CESANEspírito Santo conta com reforço de 290 novos policiais civis

O governador Renato Casa-grande deu posse no dia 25 de julho, a 290 novos

policiais civis no Estado do Espí-rito Santo. A solenidade fez parte da grade curricular do curso de formação dos novos delegados de polícia, dos escrivães, dos pe-ritos criminais e papiloscópicos, dos médicos legistas e dos auxi-liares de perícia médica.

Com a entrada dos novos policiais em atividade, principal-mente com os novos 100 delega-dos que assumirão suas funções, a Polícia Civil terá capacidade para implantar os plantões 24 horas nas delegacias do interior e reforçar as unidades da Gran-de Vitória.

Em seu discurso, o governa-dor Casagrande ressaltou o con-junto de ações e de investimentos na Segurança Pública do Espírito Santo. “O Estado Presente, nosso Programa de redução da violên-cia, trabalha a proteção social com investimentos públicos in-tegrados de diversas secretarias, e prevê também o investimento na infraestrutura, em tecnolo-gia e também na recomposição do efetivo policial, que está se

concretizando nesta manhã. Em breve, teremos mais 250 novos agentes em atividade, com a conclusão de um novo concurso para, cada vez mais, podermos cuidar dos cidadãos capixabas, principalmente os mais necessi-tados”, destacou.

Estiveram presentes à so-lenidade, realizada no Palácio Anchieta, o secretário de Segu-rança Pública e Defesa Social do Estado, Henrique Herkenhoff, o delegado-chefe da Polícia Civil Joel Lyrio, dentre outras autori-dades civis e militares.

Joel Lyrio lembrou que o Es-pírito Santo está implementando um programa sólido e consisten-te de segurança. “Não estamos afastados das tendências de mu-dança no Brasil. Viramos refe-rência em segurança pública no país” enfatizou, acrescentando que espera dos novos policiais civis a ética, transparência e o aprimoramento do atendimento nas diversas unidades da Polícia Civil espalhadas no Espírito San-to. “Estamos investindo na for-mação de vocês. Com o ingresso de novos policiais, estamos dan-do um passo largo para a redu-ção de impunidade”, frisou.

O secretário Henrique

Herkenhoff ressaltou os investi-mentos em material, tecnologia e recursos humanos feitos pelo Governo do Estado. “Estamos trabalhando para garantir a qua-lidade do treinamento de vocês”. Os novos policiais civis estão em treinamento desde o mês de maio, na Academia de Polícia (Acadepol).

Programa Estado Presente

O objetivo do Programa Esta-do Presente é levar às comunida-des menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade, concentrando esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educa-ção, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualifi cação profi ssional e no-vas oportunidades de emprego e renda.

Com o Programa Estado Presente, o Governo do Estado desenvolve respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescen-tes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfi co de drogas, além de de-mocratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.

O Programa investe ainda na infraestrutura e na tecnologia disponibilizadas para o policial trabalhar e na recomposição do efetivo. No caso da Polícia Civil, o Governo do Estado investiu R$ 20 milhões para equipar a polí-cia técnico-científi ca e, em 2011, a Secretaria de Segurança Pú-blica aplicou R$ 70 milhões nas polícias e em ações de proteção social.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação/Polícia Civil

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

Polícias terão acesso a sistema ampliado de informação online

A Secretaria de Seguran-ça Pública e Defesa So-cial (Sesp), por meio

da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), apresentou, o novo modelo do sistema de Delegacia OnLine, que deve começar a ser implementado no mês de maio. A ferramen-ta promete ser um reforço no combate à criminalidade no Estado.

A reunião de apresenta-ção da DEON contou com a participação do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, de-

sembargador Pedro Valls Feu Rosa, subsecretários, entre outras autoridades ligadas à Segurança Pública.

Para o secretário de Segu-rança, o novo sistema vai per-mitir mais agilidade e efi ciên-cia no trabalho policial. “É um sistema que vai agregar infor-mações de diversos bancos de dados, facilitando o trabalho do policial que está na ponta, aquele que vai atender a ocor-rência”, explicou.

O secretário frisou ainda que a ferramenta está em fase de fi nalização. “Essa reunião aqui é importante para que a gente apresente essa tecno-logia e recolha sugestões que possibilitem o seu aperfeiçoa-

mento”, disse Herkenhoff. A apresentação contou

ainda com a presença das de-legadas da mulher, já que a implantação do novo sistema começará a partir das Dele-gacias Especiais de Atendi-mento a Mulher (Deam). A assessora especial de Políticas Públicas de Combate à Vio-lência Contra a Mulher da Sesp, Elizabeth Haddad, res-saltou a importância da nova ferramenta.

“Principalmente no que diz respeito ao combate à vio-lência contra a mulher, nosso Estado está inovando, apre-sentando uma ferramenta efe-tiva para as políticas públicas de prevenção”, destacou Eli-

zabeth.

Tecnologia DeonA apresentação do novo

sistema Deon foi feita por uma equipe do GTI, sob a coordenação do major Sérgio Ferreira. Segundo ele, uma das vantagens da nova ferra-menta é a criação de um ban-co de dados detalhado.

“Quando o policial aten-der a uma ocorrência, ele terá acesso a todo histórico do sus-peito. Por exemplo, ao aten-der a uma vítima de assalto, o policial vai poder registrar informações da ocorrência, o sistema fará uma varredura em busca das características fornecidas e disponibilizará,

na mesma hora, fotos e outras informações para que a vítima faça o reconhecimento desse suspeito”, explicou.

Ainda segundo o major, o novo sistema será possível gra-ças ao investimento feito pelo Governo do Estado, por meio da Sesp, na área de tecnologia. “Graças aos terminais móveis, ou seja, os computadores de bordo nas viaturas, o policias ainda na rua terão acesso a um banco de dados com mais de 30 mil registros”, disse.

O novo sistema está em processo de fi nalização e co-meçará a ser implantado em todo Estado a partir de maio.

Fonte: Assessoria de Co-municação/Sesp

SEGURAÇA PÚBLICA

Page 10: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

10 Guarapari ES, julho de 2012

VIANACESAN

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

Estado garante policiamento exclusivo para Viana

Moradores de Viana comemoraram,no dia 25 de julho, a instala-

ção da 11ª Companhia Inde-pendente da Polícia Militar do Espírito Santo. Uma so-lenidade foi realizada para ofi cializar o decreto 3032-R, assinado pelo governador Renato Casagrande, que desmembra o município do comando do 7º Batalhão, em Cariacica. Com a mudança organizacional, a área irá re-ceber reforço policial e mais recursos operacionais.

Estiveram presentes na solenidade o governador Re-nato Casagrande, o secretário de Segurança Pública Hen-rique Herkenhoff, o coman-dante geral da Polícia Militar coronel Ronalt Willian de Oliveira, o delegado-chefe de Polícia Civil Joel Lyrio, a prefeita Ângela Sias, dentre outras autoridades civis e mi-litares, além de moradores da região.

“Hoje Viana recebe mais uma parte dos nossos inves-timentos em Segurança Pú-blica, que englobam infraes-trutura, pessoal e tecnologia de polícias, mas que também fazem parte de um todo, com mais saúde, educação, espor-tes, dentre outros recursos destinados pelo Governo. Te-mos a convicção de que um Programa bem estruturado, como o Estado Presente, que já começa a dar resultados positivos, a médio e longo prazos vai garantir a redu-ção da violência em todo o Espírito Santo, já que integra ações que envolvem todas as secretarias da gestão, focadas no bem estar da população”, destacou o governador.

ComandoO novo comandante da

11ª Companhia Independen-te, major Edson Wander Li-

quer, conhece bem as neces-sidades da região. Ele, que está há 28 anos na Corpora-ção e que dedicou grande parte desses anos ao serviço prestado na área de Cariacica e Viana, ressalta os benefícios para a população local.

“A instalação da unidade faz parte do sonho dos mora-dores de Viana há pelo me-nos 10 anos. A comunidade terá mais proximidade com a polícia, pois atuaremos ex-clusivamente para atender às demandas do município. Agora temos mais autono-mia para otimizar os recursos operacionais e humanos da Polícia Militar na região, e a população só tende a ganhar com isso”, disse.

Para o comandante ge-ral da Polícia Militar coronel Ronalt Willian de Oliveira, Viana merece esta atenção especial da Corporação pela sua extensão geográfi ca e nú-mero de habitantes. “Antes, as demandas do município eram atendidas pelo 7º Bata-lhão, em Cariacica, e a cria-ção da 11ª Companhia Inde-pendente veio para dar mais autonomia aos trabalhos policiais em Viana. Otimiza-mos o atendimento com mais policiais e recursos operacio-nais”, disse o comandante.

O policiamento em Viana

era realizado pela 1ª Compa-nhia, vinculada ao 7º Bata-lhão. O aumento do efetivo local será de 52%. A unidade será mantida no mesmo local onde funcionava a 1ª Com-panhia, no Centro do muni-cípio.

Comunidade satisfeitaO evento foi prestigiado

também por moradores e co-merciantes do município, que estão satisfeitos com a mu-dança. “Nós vemos com bons olhos a criação da 11ª Compa-nhia Independente de Viana. Essa é uma mudança que só tende a benefi ciar a população e aproximar a comunidade da polícia”, disseram os comer-ciantes Adelino de Alcantara e Gilmar Machado Santos, que há mais de 15 anos man-tém suas lojas funcionando no Centro da cidade.

Maria da Penha Louren-ço, presidente do Conselho Municipal de Segurança de Viana e moradora do muni-cípio, afi rma que este é um sonho realizado. “Há mais de 10 anos esperamos que Viana tivesse um policiamento inde-pendente para atender às de-mandas de segurança pública voltadas para a necessidade da nossa região. A criação da unidade representa um sonho realizado para a população do município. Só temos a agrade-cer ao governador e à Polícia Militar por essa vitória”, diz.

Sobre VianaViana possui 18 bairros e

49 loteamentos. Dos sete mu-nicípios que integram a Re-gião Metropolitana da Gran-de Vitória, Viana é o terceiro maior em extensão territorial, sendo 60% de área rural.

O município tem, atu-almente, aproximadamente 54 mil habitantes, dos quais 3.855 estão na área rural e 49.597 na região urbana.

Fonte: Diretoria de Comu-nicação PMES

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

Cesan está entre as 7 melhores empresas de serviços públicos no Brasil

A Cesan ocupa o 7º lu-gar entre as melhores empresas de serviços

públicos do ano de 2011, se-gundo ranking divulgado em formato revista recentemente pelo jornal Brasil Econômico - prêmio “Melhores do Brasil – A elite das empresas brasi-leiras”. Na classifi cação geral, a companhia alcançou o 649º lugar, com receita líquida de R$ 441 milhões e lucro líquido de R$ 32 milhões.

O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, lembra que a fórmula da Cesan para es-tar entre as grandes empresas é uma equação que envolve respeito ao cliente, gestão res-ponsável de recursos públi-cos, planejamento estratégico e inteligência empresarial.

Bragato afi rma que se pode atribuir também a co-locação a uma gestão profi s-sionalizada da empresa, com foco no cliente, que começou em 2003 e continua até hoje. “Esse processo resultou na recuperação econômico-fi -nanceira da empresa, possi-bilitando a virada e tornar a Cesan uma referência entre as companhias de saneamento do País. Desde a recuperação, a Cesan vem combatendo per-das e desperdícios de toda a ordem, controlando despesas operacionais e estreitando re-lações com municípios e com a sociedade”, explicou.

O Ranking do Brasil Eco-nômico foi organizado pela direção da revista em conjunto com a empresa de consultoria fi nanceira Austin. Para chegar às empresas com melhor de-sempenho econômico-fi nan-ceiro no ano, foi utilizada a seguinte metodologia: a base

principal dos ranking é composta pelas 500 maiores empresas do Brasil classifi cadas pe-las receitas operacionais líquidas.

As informações con-tábeis são das empresas controladoras, e não do grupo consolidado, e foram obtidas nos ba-lanços enviados pelas próprias corporações ou publicados em mídia impressa ou digital. Es-sas empresas são dividi-das em setores de acor-do com a classifi cação da Receita Federal do Brasil. Dentro de cada setor, foram atribuídos

conceitos de acordo com o número de empresas que os compõem.

A publicação Melhores do Brasil, do jornal Brasil Econô-mico, apresenta as 500 maio-res empresas brasileiras e as campeãs de desempenho em 21 setores da economia. No ranking das melhores em-presas públicas, aplicando os critérios e indicadores, a ECT obteve 130 pontos, a Sanepar 119, seguida por sete empre-sas do setor de saneamento básico: Sabesp (117 pontos), Corsan (109), Copasa (102), Sanasa (95), Cesan (94), Em-basa (92), Cagece (85) e Cetesb (62).

Confi ra o ranking dos

serviços públicos:Posição no ranking E m -

presa1 - ECT - Empresa Brasilei-

ra de Correios e Telégrafos 2 - Sanepar - Companhia

de Saneamento do Paraná3 - Sabesp - Companhia de

Saneamento Básico do Estado de São Paulo

4 - Corsan - Companhia Riograndense de Saneamento

5 - Copasa MG- Compa-nhia de Saneamento de Minas Gerais

6 - Sanasa- Sociedade de Abastecimento de Água e Sa-neamento S/A.

7 - Cesan - Companhia Es-pírito Santense de Saneamen-to

8 - Embasa - Empresa Baia-na de Águas e Saneamento

9 - Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará

10 - Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental

Fonte:Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Page 11: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

11Guarapari ES, julho de 2012

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

SUCURSAL VITÓRIA

SAÚDE

TRIBUNAL DE CONTAS

Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) alerta 61 prefeituras

Em levantamento elabo-rado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-

-ES) fi cou demonstrado que 61 prefeituras capixabas já re-ceberam parecer de alerta este ano da Corte de fi scalização. São pareceres por descumpri-mento de metas contidas no relatório resumido de execu-ção orçamentária (RREO) ou no relatório de gestão fi scal (RGF) que podem refl etir na apreciação das contas do ges-tor.

O presidente do TCE-ES, Carlos Ranna, afi rmou que o nú-mero chama atenção. “A maio-ria dos casos é por não cumpri-mento de meta orçamentária, o que pode refl etir duas situações. Ao elaborar o orçamento o mu-nicípio superestimou a receita em uma falha de planejamento ou houve uma diminuição da arrecadação”.

Ranna explicou ainda que existem vários níveis para a emissão de parecer de alerta sendo o mais grave quando o li-mite máximo de gasto com pes-soal – de 54% da receita corrente líquida, no caso do Executivo

municipal –, é atingido. Dentre as consequências neste caso es-tão restrição de empenho de no-vas despesas e determinação de corte de cargos comissionados.

Jargões

Parecer de alerta: mecanis-mo pelo qual o Tribunal de Con-tas acompanha e alerta os juris-dicionados caso não tenham cumprido metas orçamentárias estabelecidas ou diante da imi-nência de descumprimento de limites de gastos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal para que adotem medidas ne-cessárias à adequação.

Relatório de gestão fi scal: abrange todas as informações necessárias à verifi cação do cumprimento das metas fi scais e dos limites de que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal. O relatório deverá conter, tam-bém, as medidas corretivas ado-tadas ou a adotar, se ultrapassa-do qualquer dos limites.

Relatório resumido de exe-cução orçamentária: Com pe-riodicidade bimestral, auxilia o acompanhamento da realização orçamentária.

Fonte: Assessoria de Im-prensa TCE-ES

Governo entrega 13 Unidades Saúde da Família no primeiro semestre de 2012

No primeiro semestre des-te ano 96 mil capixabas foram benefi ciados com

a inauguração de 13 Unidades Saúde da Família em 11 municí-pios (veja lista abaixo). O Gover-no do Espírito Santo investiu R$ 11.737.000,00 no fi nanciamento das obras. Além do repasse, to-das receberam equipamentos médico-hospitalares e mobiliário com valor total estimado de R$ 560 mil.

O objetivo da iniciativa, cria-

da pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é ajudar na reestru-turação da atenção básica mu-nicipal, onde é feito o primeiro atendimento ao paciente. Quan-do esse acompanhamento é bem estruturado, estima-se que resol-va por volta de 80% dos proble-mas de saúde da população, dei-xando os casos mais graves para os hospitais.

Características

As Unidades possuem 600 metros quadrados e contam com cinco consultórios (sendo um

multidisciplinar e um odontoló-gico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inala-ção, imunização, suturas e cura-tivos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administra-tivos.

O padrão de projeto arqui-tetônico adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A edifi cação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Além do fi nanciamento das obras, o Governo também repas-sa ao município equipamentos médico-hospitalares e mobiliá-rio, tais como: mesas ginecoló-gicas, geladeira, fogão, estantes e armários. Em contrapartida, o município disponibiliza o terre-no e os profi ssionais para atuar no local.

Ainda em 2011, a Sesa inau-gurou as Unidades Saúde da Família de Rio Bananal, Venda Nova do Imigrante, Jaguaré, So-oretama, Cariacica e Ecoporan-ga, totalizando 19 entregas até o

momento.

Outras unidades Entre janeiro e julho o Go-

verno inaugurou ainda a Poli-clínica de Marechal Floriano e as Unidades Saúde da Família de São Roque do Canaã e de João Neiva. As três contam com ca-racterísticas um pouco diferentes das demais citadas acima, entre-tanto, também representam um reforço para a atenção básica municipal.

A Policlínica de Marechal benefi ciará os cerca de 14 mil ha-bitantes da cidade. O serviço terá pronto-atendimento e ambula-tórios para consultas básicas e especializadas. Foram investidos nas obras R$ 2,194 milhões, sen-do R$ 700 mil repassados pelo Governo. A previsão do muni-cípio é de realizar 1.563 atendi-mentos mensais no setor.

A Unidade Saúde da Família de São Roque do Canaã recebeu do Governo R$ 831.936,28 so-mente para a aquisição de mate-riais e equipamentos. Ela tem 910 metros quadrados e a estimativa é que sejam feitos mais de 400 atendimentos odontológicos e nas especialidades de pediatria,

ginecologia, neurologia, reuma-tologia e gastroenterologia, dia-riamente.

Já para João Neiva, a Sesa repassou R$ 250 mil para a cons-trução da Unidade Saúde da Fa-mília, que benefi ciará uma popu-lação de aproximadamente duas mil pessoas da região e entorno. Ao todo, são 230 metros quadra-dos de área construída, com con-sultórios médico e odontológico, sala de curativo, de esterilização, auditório para 50 pessoas e am-bientes administrativos.

Unidades inauguradas entre janeiro de julho de 2012

- São Mateus ( 1 em Vila Nova e 1 em Nestor Gomes)

- Linhares (1 em Jardim La-guna e 1 em Interlagos)

- Boa Esperança- Piúma- Marilândia- Ibiraçu- Águia Branca- Colatina- Cachoeiro de Itapemirim- Vila Velha- AnchietaFonte: Assessoria de Comu-

nicação da Sesa Foto: Romero Mendonça/

Secom-ES

Fitoterápicos diminuem efeitos colaterais, mas devem ser usados com orientação

Prática antiga, a fi toterapia vem ganhando cada vez mais espaço no serviço pú-

blico de saúde em todo o Brasil como alternativa ao uso dos me-dicamentos tradicionais. Mas a utilização de plantas medicinais para tratar doenças requer uma série de cuidados e, na maioria dos casos, depende de uma pres-crição de profi ssional qualifi cado da área.

Atualmente o Ministério da Saúde (MS) reconhece 71 tipos diferentes de plantas medicinais que podem ser usadas na rede pública, como, por exemplo, o Guaco (usado contra problemas respiratórios), a Espinheira Santa (trata gastrite e úlceras gástricas) e a aroeira, muito comum no Es-pírito Santo, que tem efeitos na

cicatrização de lesões de colo de útero.

Embora sejam produtos na-turais, o seu uso deve seguir uma série de cuidados. “Esses remé-dios são comprados em droga-rias e farmácias com prescrição médica, só a minoria não precisa de receita. É preciso observar a procedência e se está bem acondi-cionado”, ressalta a farmacêutica que atua no Centro de Referência em Homeopatia e Acupuntura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Áurea Scárdua Saade Ca-valcanti.

Além disso, é preciso fi car atento ao modo de utilização. “A grande vantagem do remé-dio fi toterápico é que diminui os efeitos indesejáveis se comparado aos medicamentos tradicionais, vemos muito disso nos anti-infl a-matórios. Mas deve-se respeitar

a dose, o modo de preparo, caso contrário se torna tão perigoso quanto os remédios convencio-nais”, alerta a farmacêutica.

A fi m de esclarecer mais sobre o assunto, o Centro de Re-ferência realizará, no dia 28 de agosto, a partir das 14 horas, uma palestra aberta à população no CRE Metropolitano, com o tema “Fitoterapia Popular – o Uso de Plantas Medicinais de Forma Ca-seira”. As inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser ob-tidas pelo telefone 3388-1637.

Saiba mais

- Os fi toterápicos são co-mercializados em diversas apresentações, como pomadas, pastas, cremes, comprimidos, cápsula e podem ser usados em forma de infusão ou chá fervi-do. A apresentação respeita a melhor maneira de se extrair os princípios ativos.

- A aprovação desses pro-dutos é feita pela Agência Na-cional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- Ao todo, 16 estados ofere-cem o tratamento por meio de plantas medicinais na atenção primária, o Espírito Santo é um deles.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da Sesa

Foto: Foto: Romero Men-donça/ Secom-ES

Page 12: Jornal espirito santo_ed-06_julho_2012_formato_gazeta

12 Guarapari ES, julho de 2012