jornal do festival de turismo de gramado — julho 2015

16

Upload: turismoria-joao-zuccaratto

Post on 23-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resumo dos conteúdos da edição julho 2015 do Jornal do Festival de Turismo de Gramado: Turismo de Negócios é tendência consolidada; Orlando, cidade do interior do Estado norte-americano da Flórida, e capital mundial dos parques temáticos, segue crescendo; tirando o S de CRISE temos CRIE; Caza Wilfrido, espaço para eventos com charme e elegância na Serra Gaúcha; a Alemanha é pura fascinação; comparativo entre serras: Serra Gaúcha, Serra Fluminense, Serra Mineira; Serra Verde Express: nos trilhos de uma história de sucesso; Peru: os sabores de uma das melhores gastronomias do mundo; Redetur é a primeira rede de agências de viagens independentes do Brasil; a cidade de Santa Cruz, no interior do Estado do Rio Grande do Norte, tem a maior estátua católica do mundo; dicas para se conseguir uma vida em equilíbrio; o Município de Canela, um dos integrantes da Serra Gaúcha, consolida-se como destino de inverno; o parque Míni Mundo é único no País; e, Master Hotéis: apaixonados por bem-receber.

TRANSCRIPT

2 TRADE • Jornal Festuris • Julho de 2015

De 7 a 15 de agosto

43º Festival de Cinema de Gramado

Maior evento ininterrupto do gê-nero no Brasil, o Festival de Ci-nema de Gramado chega a sua

43ª edição em 2015. De 07 a 15 de agos-to, a mais recente safra do cinema brasi-leiro e latino passa pela cidade trazendo realizadores de diversos pontos do Brasil e da América Latina.

Serão 49 filmes em competição, além de uma intensa programação paralela com mostras e debates no Palácio dos Festivais e em diversos locais da cidade. Uma pré--estreia para a comunidade gramadense acontece no dia 06 de agosto.

A edição deste ano homenageia dois importantes nomes da cinematografia na-cional. A atriz Marília Pêra recebe o Tro-féu Oscarito, por sua contribuição ao ci-nema, e o cineasta Daniel Filho tem sua carreira reconhecida pelo Troféu Cidade de Gramado.

Outras informações no site www.festi-valdegramado.net.

2 TRADE • Jornal Festuris • Julho de 2015

De 7 a 15 de agosto

43º Festival de Cinema de Gramado

Maior evento ininterrupto do gê-nero no Brasil, o Festival de Ci-nema de Gramado chega a sua

43ª edição em 2015. De 07 a 15 de agos-to, a mais recente safra do cinema brasi-leiro e latino passa pela cidade trazendo realizadores de diversos pontos do Brasil e da América Latina.

Serão 49 filmes em competição, além de uma intensa programação paralela com mostras e debates no Palácio dos Festivais e em diversos locais da cidade. Uma pré--estreia para a comunidade gramadense acontece no dia 06 de agosto.

A edição deste ano homenageia dois importantes nomes da cinematografia na-cional. A atriz Marília Pêra recebe o Tro-féu Oscarito, por sua contribuição ao ci-nema, e o cineasta Daniel Filho tem sua carreira reconhecida pelo Troféu Cidade de Gramado.

Outras informações no site www.festi-valdegramado.net.

3Julho de 2015 • Jornal Festuris • EDITORIAL

Expediente

ImpressãoGrupo Editorial Sinos

DiretoresMarta Rossi

Eduardo ZorzanelloMarcus V. Rossi

Jornalista ResponsávelMarcela Muttoni

MT/RS [email protected]

Assessoria de Comunicação

Raquel [email protected]

Graziela [email protected]

Diagramaçãoe Artefinal

Francisco CaldasTiragem

5 mil exemplares

Queremos falar de futuro. E é com essa perspec-tiva, de voltar nossos olhos para as oportunidades que um momento de mudança favorece, que entre-gamos a segunda edição do Jornal FESTURIS, que deseja, cada vez mais, de forma conceitual, conver-sar e aproximar pessoas e negócios da maior Feira de Negócios da América Latina.

Num período em que presenciamos a aquisição da TAP pela Azul e uma expansão no turismo de negócios, bem como o aumento da participação das classes A e B no turismo interno como um re-�exo direto do aumento do dólar, o FESTURIS se prepara para a sua maior edição. O retorno de parceiros como VISIT ORLANDO, trazendo es-sa parcela do mercado americano tão importante para os negócios de turismo, só concretiza os bons números que já se desenhavam com a con�rmação da Alemanha, através da Globo Tur, e mais de 70 destinos já con�rmados para a edição.

E o trabalho não para. Viagens que vão desde a Serra Gaúcha e suas vinícolas rea�rmam a cada edição o sucesso do enoturismo e do mercado, que abrange até a Serra de Minas Gerais, conhecendo novos roteiros até a Alemanha, durante o mês de julho, participando do 38º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que, em 2016, ocorrerá no Bra-sil, em Bento Gonçalves.

Nesta edição, temos como destaque, o início da temporada de inverno 2015. Uma matéria especial, mostra um pouco de algumas referências das Ser-ras brasileiras, regiões cada vez mais buscada por turistas e para negócios. Além disso, informações sobre economia e as principais tendências do se-gundo trimestre, estão nesse meio de informação.

O FESTURIS continua com sua maior missão, ampliar ainda mais essa rede de contatos e de infor-mações, trazendo re�exos positivos, impulsionan-do bons resultados e cenários positivos à todos os seus clientes e parceiros.

A poucos meses de mais uma edição do FESTU-RIS GRAMADO, repleta de novidades, já conta-mos com 80% dos espaços comercializados, e é com uma saudação calorosa neste início de inver-no que queremos desejar uma boa leitura a todos!

Prezados amigos,

Conecte-se!facebook.com/festuris

[email protected]

Rua Garibaldi, 308/201Centro - GRAMADO (54) 3286.3313

Opinião

Foto 1 - Registro da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasilei-ra das Operadoras de Turismo (Braztoa) realizada na noite do dia 2, em São Pau-lo. Foto 2 - Os diretores do FESTURIS durante o 45º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, em junho, comemorando o prêmio recebido por Mar-ta Rossi como Empresária Destaque de 2014. Foto 3 - Os diretores do FESTURIS, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello e o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, durante evento de posse da Braztoa. Foto 4 - Marta Rossi e Luis Paulo Luppa, CEO da TREND, durante reunião em São Paulo.

2

43

“Festuris Gramado Para mim é mais que uma feira de turismo, é encontro e oportuni-dades entre os melhores pro�ssionais do trade turístico, - pro�ssionais e amigos. E que mais es-timo é a pré-disposição e a atenção pro�ssio-nal com que nos recebe, Marta Rossi, Marcos e Eduardo é, imbatível! Como jornalista gaú-cha e emprestada para Santa Catarina o, Festu-ris Gramado é exemplo e referência, que deve-mos seguir pelo cami-nho da e�ciência e do comprometimento pe-lo turismo no país intei-ro. Um grande abraço a todos da equipe Festu-ris que fazem desta ban-deira, uma forma de co-nexão para os olhos do mundo.”

Mariza CarvalhoJornalistaBlog Turismo daqui para o Mundo

“Wow! Meus para-béns. Excelente a News-letter do FESTURIS. Agradecemos por colo-car a GloboTur em evi-dência. Com certeza se-rá um trabalho bonito em Gramado. Estamos cheios de expectativas e ansiosos.”

Vinicius da SilvaGlobotur

Agenda1

4 MICE • Jornal Festuris • Julho de 2015

“O segmento de viagens e eventos corporativos é um dos primeiros a se-rem impactos em qualquer crise, uma vez que esses investimentos figuram entre os três maiores gastos gerenci-áveis nas corporações.

Desta forma, percebemos uma queda nos volumes de viagens corpo-rativas e algumas mudanças de com-portamento de compra: menor an-tecedência de compra, viagens com menor duração e políticas de viagens mais restritivas. No caso dos even-tos, percebemos que estes muda-ram seus formatos para serem mais otimizados, mas nunca perdendo a essência e os objetivos. Menos pessoas, e mais foco em conteúdo e re-

sultados. Viagens de incentivos con-tinuam, afinal, como o próprio nome diz, servem de incentivos para o au-mento de vendas, principalmente em um ambiente de economia retrativa.

A ALAGEV, como entidade re-presentativa desse segmento, estará presente nesse evento tão importan-te para o trade,

reforçando a importância do setor dentro do cenário de turismo nacio-nal, compartilhando boas práticas de gestão em viagens e eventos cor-porativos.”

O turismo de negócios, de uma forma geral, é fundamental para a economia das cidades. Ele gera aumento na ocupação dos hotéis e no co-

mércio. Uma convenção, por menor que seja, sempre trará ótimos rendimentos. Por esse motivo, é cada vez maior o investimento em centros de convenções para a

realização de feiras, congressos, entre outros.O Salão MICE no FESTURIS tem como objeti-

vo não só incorporar o setor de turismo de negócios e eventos na feira, como também atuar na capacitação e na qualificação do setor, ampliando cada vez mais o debate sobre a questão de eventos, um setor dinâmi-

co e crescente.Duas das mais importantes entidades do segmento

falam um pouco sobre as perspectivas do setor e o ce-nário atual. Confira as entrevistas com o Presidente do Conselho Administrativo da ABRACORP, Edmar Bull e com o Ptesidente da ALAGEV, Edmundo Murad.

Turismo de NegóciosTendência consolidada

“Gramado: a calçada da fama do tu-rismo brasileiro. Enquanto assistimos de nossas poltronas um cenário desola-dor da economia brasileira, com o retor-no da inflação, a disparada do dólar e a retração de investimentos e de acesso ao crédito, o turismo brasileiro vem se tor-nando uma grande estrela, e aponta pa-ra um desfecho mais favorável frente à instabilidade.

Por refletir investimentos a médio e longo prazos, o setor é um dos primei-ros a ser atingido por revezes, mas tam-bém é capaz de contornar situações des-

favoráveis com maior agilidade e, acima de tudo, sinalizar tendências. Sobre es-se aspecto, podemos ficar muito anima-dos e termos a certeza de que o mocinho vencerá no final da trama.

Dados da ANAC revelam que, em maio de 2015, foi registrada a melhor (14,3%) marca de passageiros trans-portados para destinos estrangeiros por companhias brasileiras, nos últimos dez anos, e, de acordo com a ABAV, a expec-tativa para este ano é de haver um possí-vel aumento geral (viagens

domésticas e internacionais) de até 5% na movimentação de pas-sageiros a lazer, em comparação com 2014.

A maior companhia aérea de bandeira anunciou que mante-rá os investimentos previstos no Brasil até 2017, na ordem de US$ 13 bilhões, a exemplo das suas congêneres, que também ampliam os seus negócios no país e até no exterior. Do mesmo mo-do, algumas cadeias hoteleiras es-peram, pelo menos, duplicar os seus investimentos nos próxi-mos anos. Ou seja, o segmento de Meetings, Incentives, Con-ventions & Exhibitions (MICE) vem fazendo a sua parte e essas apostas nos deixam otimistas.”

Edmar BullPresidente do Conselho de Administração da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas)

Edmundo Murad

Presidente da ALA-GEV

(Associação Latino Americana de

Gestores de Eventos e Viagens Corporativas)

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:[email protected]

planalto.com.br(51) 3374-9743 (51) 8451-9725

Fretamento PlanaltoO melh� da viagem começa aqui.

Eventos | Excursões | City Tour | Translados | Passeios Culturais | Negócios Turismo Receptivo | Formaturas | Feiras | Viagens Escolares | Fretamento Contínuo

Shows | Viagens Internacionais | Associações de Classe | Agências de Viagem

5Julho de 2015 • Jornal Festuris • INTERNACIONAL

Enquanto muitas empresas no merca-do retraem investimentos pelo momento de crise, outras estão enxergando nesse ce-nário uma oportunidade de crescimento e ampliação de mercados, e assim mais um destino dos Estados Unidos se incorpora aos investidores brasileiros, confirmando seu retorno a Gramado.

A Visit Orlando, que é a associação de turismo oficial do destino mais visitado dos EUA, apresentará aos 14 mil visitan-tes, durante o Festuris Gramado, de 05 a 08 de novembro, duas de suas maio-res atrações: o mágico Disney World e o encantador Sea World. Recebendo cerca de 800 mil brasileiros por ano, Orlando continua sendo o destino internacional número um na preferência do mercado brasileiro. A cidade oferece experiências

únicas e garante férias inesquecíveis pa-ra todos os visitantes. Já no SeaWorld, a interação é com os animais, mostrando a emoção, a beleza e os perigos do oceano.

A Visit Orlando, juntamente com su-as 1.200 empresas-membro que formam a comunidade de hospitalidade e hospe-dagem da região central da Flórida, repre-senta o setor líder da região, responsável por um impacto econômico de US$ 60 bilhões ao ano.

“A volta do Visit Orlando no evento será ainda mais forte e expressiva, ten-do em vista a qualidade dos resultados em negócios e networking que o Festu-ris proporciona. Estamos contentes em compartilhar essa notícia”, afirma Edu-ardo Zorzanello, um dos organizadores do Festuris.

OrlandoA capital mundial dos parques temáticos continua crescendoUma coisa é certa: há muito o que

se fazer em Orlando. Com sete dos melhores parques temáticos

do mundo e mais de cem outras atrações incríveis, a maioria dos visitantes está es-colhendo o que quer conhecer. O ano de 2014 oportunizou a chegada de novos

parques temáticos: do Universal Orlando Resort’s Wizarding World of Harry Potter – agora abrangendo dois parques, com a inauguração do Diagon Alley na Universal Studios – até a maior expansão da história do Reino Mágico, com a nova Fantasyland no Walt Disney World Resort. Em 2015,

Orlando continua surpreendendo os visi-tantes com a qualidade e a imaginação dos novos investimentos, incluindo a The Or-lando Eye e uma variedade empolgante de atrações menores que, com certeza, serão uma tentação para os visitantes adiarem a sua partida só para se divertirem mais.

Visit Orlando confirma sua participação no Festuris Gramado

Os Estados Unidos são vistos pelos brasileiros como o paraíso das com-pras, e shopping centers e a atividade de compras ainda é a mais procurada pelo turista brasileiro. Além de mos-trar que os Estados Unidos realmen-te contam com belíssimos shoppings e uma excelente estrutura de compras, o Brand USA trabalha para mostrar o outro lado do país que os brasilei-ros ainda não conhecem ou não estão familiarizados, como as belas paisa-gens naturais.

Atualmente, o Brand USA tra-balha a campanha chamada “Vida ao Ar Livre”, em que explora as pai-sagens naturais e atividades na na-tureza que possam inspirar viajan-tes a conhecerem mais dos Estados Unidos e a descobrir essa terra como nunca antes. Nosso foco será divulgar os parques nacionais – que são mais de 400 áreas – as estações de ski, as praias e as belezas naturais. O país é extremamente grande, conta com 50 Estados, cinco territórios e o distrito de Columbia, e todos os tipos de pai-sagens e atividades podem ser encon-trados. Dessa forma, o foco é apresen-tar para os brasileiros que há muito mais o que ver e aproveitar nos Es-tados Unidos.

- Crescimento e ampliação do mercado americano frente à retra-ção do mercado

Os brasileiros são totalmente apai-xonados pelos Estados Unidos e têm batido sucessivos recordes de visita-ções e gastos. Em 2014, cerca de 2 milhões de brasileiros viajaram pa-ra lá, o que significou um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Os gastos dos brasileiros no exterior também batem recordes sucessivos, demonstrando que o hábito de via-jar já está inserido no seu dia a dia. O preço do dólar frente ao real vem aumentando desde outubro do ano passado, e alguns reflexos já

foram sentidos, como a diminui-ção em 15% em vendas em pacotes desde julho do ano passado, segun-do a ABAV, em comparação com o mesmo período no ano anterior. No entanto, os brasileiros têm descober-to outras formas de visitar os Estados Unidos, como permanecendo menos tempo, escolhendo melhor as atrações e até optando por hotéis mais baratos. Tudo isso para não deixar de visitar o país pelo qual os brasileiros são re-almente apaixonados.

- Expectativas frente aos acordos firmados entre os presidentes Oba-ma e Dilma.

Todo o movimento para facilitar a entrada de turistas, tanto america-nos quanto brasileiros, é muito bem visto pelo mercado, e o Brand USA apoia as resoluções tomadas pelo go-verno federal norte-americano.

Turismo Americano para o brasileiro

Brand USA no Brasil

Por Renata Saraiva

6 ECONOMIA • Jornal Festuris • Julho de 2015

1) De que maneira a crise econômica no Brasil está afe-tando a promoção do país no exterior?

Com a grande exposição que o Brasil vem tendo no mundo nos últimos anos, a desvaloriza-ção do real em relação ao dólar contribui para o que o País fi-que mais atraente do ponto de vista de destino turístico inter-nacional.

2) Quais medidas criativas

a EMBRATUR tem tomado nesta situação para continu-ar promovendo o país de for-ma eficiente?

Num momento como o atu-al, em que os recursos investidos devem maxi-mizar os resul-tados estamos ampliando as parcerias pú-blico-privadas para poten-cializar nos-sas ações pro-mocionais no exterior. Tam-bém estamos realizando di-versas ações em conjunto e parceria com o Ministério da Relações Exte-riores, por meio das embaixa-das brasileiras no exterior. Além disso, intensificamos o uso das ferramentas digitais, que atin-gem um grande público com menor custo, como, por exem-plo, treinamento online de ope-radores de turismo e participa-ção em feiras virtuais.

3) Na sua opinião, como de-ve ser visto um período de crise para empresas e entidades que visam sempre o sucesso?

Os períodos de crise devem ser vistos sempre como uma oportunidade. Depois da ex-posição alcançada pelo Brasil devido à realização da Copa do Mundo em 2014, temos ago-ra a oportunidade de ampliar a divulgação dos nossos destinos turísticos em função da reali-zação da Olímpiada e Paralím-piada em 2016. Por outro lado, queremos que a Embratur atue também na captação de investi-mentos para o setor de turismo e na integração da cadeia pro-dutiva do setor, com amplia-

ção de parcei-ras com o setor privado e com Estados e mu-nicípios. Ao mesmo tempo, por orientação do ministro do Turismo, Hen-rique Alves, vamos imple-mentar no Ins-tituto Brasilei-ro de Turismo um novo mo-delo de gestão,

com mais flexibilidade e busca de melhores resultados.

Tire o “S” da crise e crie. Essa frase vem do homem que construiu a em-presa que hoje tem um dos maiores

faturamento do mundo, Sam Walton, fun-dador da rede Wal-Mart: “Ouvi muito falar de uma tal de recessão, fiz uma reunião com minha diretoria e resolvemos não participar! Diga não a crise. Crie!”

Neste momento que o Brasil está passando por um momento ímpar. Com a inflação em alta, o PIB em baixa e os empresários reticen-tes, são visíveis o movimento das empresas reduzindo investimentos e cortando custos.

Momentos de crise sempre existiram e sempre existirão. Na verdade, é nesses perí-odos que ocorre uma espécie de limpeza no mercado, onde permanecem somente as em-presas e os profissionais que conseguem se adaptar e inovar para sobreviver. Em tem-po de mudanças, as empresas estão manten-do seus talentos e trocando os perfis que não estão adequados ou bem adaptados.

Segundo Enrico Fermi – Presidente da ABIH - Associação Brasileira Indústria de Hotéis, o setor hoteleiro foi muito abalado por este momento da economia. Além do au-mento da taxa de energia elétrica, a onera-ção da folha de pagamento com o reajuste de 2% para 4% do INSS, representou muito para o setor que já vinha sentido os reflexos. “De-pois de anos de crescimento, percebemos essa desaceleração em especial com os destinos de

turismo corporativo que foi o mais abalado, já que o turismo de lazer teve o regresso das clas-ses A e B, que devido à alta do dólar voltou a viajar internamente. A maneira como estamos tentando enfrentar esse momento é melhoran-do a produtividade e enxugando custos. A crise trouxe oportunidades sim, quando percebemos a ampliação de viagens internas, favorecidas também pelos feriados prolongados e que no mesmo momento que interfere de forma ne-gativa sobre o turismo de negócios favorece o destino de lazer, destacou Firme.”

É tempo de definir o foco e abraçar a cau-sa para alcançar o objetivo com a intenção de obter novos conhecimentos e experiências, resultando em crescimento. A melhor ma-neira de prever o futuro é construí-lo, mas para isso é preciso senso de realidade e pen-samento estratégico, capazes de gerar mo-vimento. No lugar de enxergar o momento atual como crítico, é possível pensar e arqui-tetar novos rumos.

O novo Presidente da EMBRATUR, Vi-nicius Lummertz analisa o cenário do turis-mo brasileiro diante da situação econômica atual. Confira a entrevista:

Tire o “s” da crise, CRIE!

Vinicius Lummertz Presidente

da Embratur

“Queremos que a Embratur atue também na cap-tação de investi-

mentos para o se-tor de turismo e na integração da cadeia produtiva

do setor”

7Julho de 2015 • Jornal Festuris • NEGÓCIOS

Aliando charme e originalida-de, a Caza Wilfrido - Eventos Sociais e Corporativos - traz

a Serra Gaúcha uma nova referência na realização de eventos.

Apresentando a proposta de um ambiente aprazível junto à mata na-tiva, em meio à colonização italiana e alemã, e que sintetiza o requinte e o glamour da região, a Caza Wil-frido rompe o conceito de que pa-ra realizar um evento produtivo é necessário estar em um centro de eventos, e os promove em um es-paço que se destaca por manter tra-ços de uma residência da década de 1920. Com completa infraestrutu-ra, em uma área de 1.400m², recebe de seminários e convenções a festas, aniversários, casamentos, e todos os tipos de encontros sociais.

Buscando oferecer programas exclusivos para pessoas diferencia-das, que buscam algo novo e de alto padrão na cidade, a Caza Wilfrido passou a trabalhar na organização de eventos próprios, estreando com um romântico jantar de dia dos na-morados em 12 de junho. Em breve será divulgado o calendário comple-to de eventos que serão promovidos, dignos de todo o glamour que Gra-mado oferece.

Eventos com charme e

sofisticação na Serra Gaúcha

Caza Wilfrido

O Departamento Nacional de Estatísticas – DZT, na Ale-manha, comemorou, em 2014, o crescimento de 4,6% em pernoites de estrangeiros no país. Isso equivale a três

milhões a mais de reservas em meios de hospedagem, se compa-rado ao mesmo período do ano anterior. Nesse cenário, a parti-cipação do Brasil também se destaca. O número de pernoites de turistas brasileiros cresceu 20,1%, se comparado ao mesmo perí-odo anterior. Esse crescimento se deve a empresas especializadas e diferenciadas, como a Globo Tur Incoming, que estará presente na 27ª edição do FESTURIS, de 05 a 08 de novembro, apresentando atrações da Alemanha para mais de 14 mil pro�ssionais do setor.

A empresa originou-se da parceria do paulistano Vinicius da Silva e do berlinense Jean Pierre Richter, que �zeram a combi-nação perfeita de uma empresa brasileiro-alemã. Com sede em Berlim, a Globotur atua há 10 anos no mercado turístico com es-pecialidade no turismo Outgoing, e também nos serviços de In-coming para o receptivo em português na Alemanha. Além dis-so, a empresa atende também, em português, às cidades vizinhas do circuito europeu, como Amsterdam, Praga, Viena, Roma, Pa-ris e Londres, entre outras.

“Nossa experiência pro�ssional como DMC na Alemanha sig-ni�ca o mínimo de esforço e a máxima satisfação para os nossos clientes, desfrutando de pacotes turísticos diferenciados, os quais são organizados de forma personalizada e nos mínimos detalhes. Seja qual for o desejo de viagem: de negócios ou lazer, individu-al ou em grupos, nós organizamos tudo minuciosamente para o nosso cliente” - Vinicius da Silva.

“Deutschland ist pure Faszination!” A Alemanha é pura fascinação!

10 DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO • Jornal Festuris • Julho de 2015

Nada muda em relação aos desafios de se trabalhar em família. Mesmo quando es-tamos falando da maior operadora de trens

turísticos do Brasil. Empresa que envolve 200 mil pessoas passeando pelos trens da Serra do Mar Pa-rananese e que se orgulha em contribuir com a ge-ração de renda na casa dos R$ 27 milhões, por ano, como resultado de fluxo de turistas nos restauran-tes e comércio local. A Serra Verde Express tam-bém oferece, além do turismo ferroviário, pacotes turísticos, serviços de transfer, receptivo e eventos.

Investimento pesado em treinamento e desen-volvimento dos 120 colaboradores para garantir excelência e inovação no atendimento. Mais do que números, estas são referências que motivam e balizam as metas da família do Presidente da Ser-ra Verde Express, Adonai Aires de Arruda que ho-je já conta com o trabalho do filho, Adonai Aires de Arruda Filho à frente da Direção Comercial.

Em maio de 2015, a Serra Verde Express come-morou 18 anos. A empresa foi criada para adminis-trar os trens turísticos do Paraná, que operam entre as cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá. Nes-te período, através desse trabalho, foi incrementa-do o turismo ferroviário no Paraná e tornando a empresa, a maior operadora de trens turísticos do Brasil, referência mundial, além de administrar o único trem de luxo nacional, a Litorina de Luxo.

Através dos trens, o estado paranaense, trans-formou-se em referência no setor nacional e in-ternacional. Hoje, cerca de 200 mil pessoas pas-seiam pelos trens que circulam na Serra do Mar Paranaense, movimentando o turismo local: além dos 120 empregos diretos gerados pelos trens da SVE, estima-se uma geração de renda de mais de R$ 27 milhões por ano, resultado do fluxo de tu-ristas nos restaurantes e no comércio local.

O sucesso do trem do Paraná ganhou o mun-do e chamou a atenção da imprensa internacional. Jornais como “The Wall Street Journal”, dos Esta-dos Unidos, e “The Guardian”, da Inglaterra, ele-geram o passeio como um dos mais bonito do pla-neta. O reconhecimento veio, também, da revista

europeia “Objectif Rail”. No meio acadêmico, em 2014, pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) qualificou o trem da Serra do Mar Paranaense como o mais representativo pro-duto turístico regional do estado.

E o negócio está sendo repassado de geração em geração, reafirmando o nome e a história de uma das mais importantes empresas do País, que man-tém uma rotina de trabalho e investimento, con-solidando os valores da Serra Express conforme as palavras de Adonai Aires de Arruda Filho

“Acordo todos os dias e tenho uma rotina profis-sional que segue os padrões de outros amigos exe-cutivos, gestores de companhias nacionais ou inter-nacionais. Em termos de dia a dia, administro uma agenda cheia, com reuniões, cafés da manhã, almo-ços e viagens de negócio, nacionais e internacionais, sendo realizadas regularmente. Recebo clientes e par-ceiros. Dou feedback aos meus pares e acompanho o desenvolvimento da minha equipe. Claro, para esta engrenagem funcionar, conto com um time partici-pativo que me apoia e me traz as devolutivas neces-sárias para a tomada de decisão. O que muda, mes-mo, são as chamadas “facilidades”. Enquanto muitos pensam que, por estarmos em família, temos regalias ou facilidades, a realidade diz outra coisa. Menos fa-cilidade e mais entrega. Afinal, somos o exemplo que motiva os demais colaboradores. Somos o espelho do que queremos ver refletido em nossos profissionais: sentimento de dono, aqui na Serra Verde Express, é algo que queremos ver em todos os profissionais e não só nos familiares que aqui trabalham.

Nós sabemos que, em algum momento, vamos precisar adotar um plano para falar da perpetui-dade dos negócios da nossa família, quer seja no âmbito da sucessão, quer seja no âmbito da profis-sionalização. Mas, neste momento, é muito prema-turo falar que vamos seguir um ou outro modelo. Meu pai é jovem, ativo e está à frente de todos os negócios da companhia. Eu tenho meu lugar nos negócios. Tudo se mantém como está por muito tempo. Sucessão não é, em absoluto, um capítulo que estamos preocupados em escrever. ”

Serra Verde ExpressEm 1996 entrava em cena no Brasil a Serra Verde Ex-

press, empresa criada pelo grupo paranaense Higi Serv, con-siderada uma das gigantes do Sul do País no segmento de limpeza e conservação. A idéia, ao criar a Serra Verde Ex-press, foi constituir um empreendimento que administras-se o transporte de pessoas no centenário trecho ferroviário entre Curitiba e Paranaguá, no Paraná. Até então, o servi-ço era gerido pelo Governo Federal por meio da Rede Fer-roviária Federal S.A

A nova empresa, em pouco mais de 10 anos de conces-são, conseguiu transformar o roteiro no segundo principal atrativo turístico do Paraná, atrás apenas da cidade de Foz do Iguaçu. Atualmente, a Serra Verde Express transporta por ano quase 150 mil pessoas no trecho Paranaguá - Curitiba.

No início de 2007 a empresa conseguiu a renovação da concessão por mais 10 anos junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que foi motivo de alegria para os empresários Adonai Aires de Arruda, presidente do Grupo Higi Serv, e para seu filho Adonai Aires de Arruda Filho, hoje à frente da Serra Verde Express. Para chegar a essa conquista, ele faz questão de ressaltar que foi necessá-rio muito trabalho e investimentos constantes.

O know-how adquirido com a prática dos trens no sis-tema Paranaguá – Curitiba incitaram a Serra Verde Ex-press a abraçar nova empreitada no setor ferroviário: o lan-çamento no País do primeiro trem de luxo, o Great Brazil Express, em 2008. Para garantir o sucesso desse projeto, os empresários foram à Bélgica, na Europa, para firmar parce-ria com a Transnico International, uma das mais renomadas agências de turismo internacional especializada em passeios ferroviários e viagens de incentivo. Além de operar o tre-cho entre Ponta Grossa e Cascavel, no interior do Paraná, o Trem de Luxo opera também entre as cidades de Curiti-ba e Morretes e entre Curitiba e Piraquara, em um diferen-te passeio noturno.

Desafio lançado, a Serra Verde Express continuou a ex-pansão dos negócios de trens turísticos. Em maio de 2009, a empresa colocava em operação o carismático Trem do Pantanal, depois de mais de uma década desativado. Assim, ele foi reinserido no mapa do turismo nacional, no Mato Grosso do Sul.

A expertise e a seriedade da Serra Verde Express coloca-ram-na novamente diante de outro projeto audacioso: a ope-ração do Trem das Montanhas Capixabas, que tem a missão de fomentar o turismo da Rota do Sol e da Montanha, no estado do Espírito Santo. O Trem das Montanhas Capixa-bas cujo nome foi escolhido por meio de votação popular, começou, então, a operar em janeiro de 2010.

Empresa

Nos trilhos de umahistória de sucesso

10 DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO • Jornal Festuris • Julho de 2015

Nada muda em relação aos desafios de se trabalhar em família. Mesmo quando es-tamos falando da maior operadora de trens

turísticos do Brasil. Empresa que envolve 200 mil pessoas passeando pelos trens da Serra do Mar Pa-rananese e que se orgulha em contribuir com a ge-ração de renda na casa dos R$ 27 milhões, por ano, como resultado de fluxo de turistas nos restauran-tes e comércio local. A Serra Verde Express tam-bém oferece, além do turismo ferroviário, pacotes turísticos, serviços de transfer, receptivo e eventos.

Investimento pesado em treinamento e desen-volvimento dos 120 colaboradores para garantir excelência e inovação no atendimento. Mais do que números, estas são referências que motivam e balizam as metas da família do Presidente da Ser-ra Verde Express, Adonai Aires de Arruda que ho-je já conta com o trabalho do filho, Adonai Aires de Arruda Filho à frente da Direção Comercial.

Em maio de 2015, a Serra Verde Express come-morou 18 anos. A empresa foi criada para adminis-trar os trens turísticos do Paraná, que operam entre as cidades de Curitiba, Morretes e Paranaguá. Nes-te período, através desse trabalho, foi incrementa-do o turismo ferroviário no Paraná e tornando a empresa, a maior operadora de trens turísticos do Brasil, referência mundial, além de administrar o único trem de luxo nacional, a Litorina de Luxo.

Através dos trens, o estado paranaense, trans-formou-se em referência no setor nacional e in-ternacional. Hoje, cerca de 200 mil pessoas pas-seiam pelos trens que circulam na Serra do Mar Paranaense, movimentando o turismo local: além dos 120 empregos diretos gerados pelos trens da SVE, estima-se uma geração de renda de mais de R$ 27 milhões por ano, resultado do fluxo de tu-ristas nos restaurantes e no comércio local.

O sucesso do trem do Paraná ganhou o mun-do e chamou a atenção da imprensa internacional. Jornais como “The Wall Street Journal”, dos Esta-dos Unidos, e “The Guardian”, da Inglaterra, ele-geram o passeio como um dos mais bonito do pla-neta. O reconhecimento veio, também, da revista

europeia “Objectif Rail”. No meio acadêmico, em 2014, pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) qualificou o trem da Serra do Mar Paranaense como o mais representativo pro-duto turístico regional do estado.

E o negócio está sendo repassado de geração em geração, reafirmando o nome e a história de uma das mais importantes empresas do País, que man-tém uma rotina de trabalho e investimento, con-solidando os valores da Serra Express conforme as palavras de Adonai Aires de Arruda Filho

“Acordo todos os dias e tenho uma rotina profis-sional que segue os padrões de outros amigos exe-cutivos, gestores de companhias nacionais ou inter-nacionais. Em termos de dia a dia, administro uma agenda cheia, com reuniões, cafés da manhã, almo-ços e viagens de negócio, nacionais e internacionais, sendo realizadas regularmente. Recebo clientes e par-ceiros. Dou feedback aos meus pares e acompanho o desenvolvimento da minha equipe. Claro, para esta engrenagem funcionar, conto com um time partici-pativo que me apoia e me traz as devolutivas neces-sárias para a tomada de decisão. O que muda, mes-mo, são as chamadas “facilidades”. Enquanto muitos pensam que, por estarmos em família, temos regalias ou facilidades, a realidade diz outra coisa. Menos fa-cilidade e mais entrega. Afinal, somos o exemplo que motiva os demais colaboradores. Somos o espelho do que queremos ver refletido em nossos profissionais: sentimento de dono, aqui na Serra Verde Express, é algo que queremos ver em todos os profissionais e não só nos familiares que aqui trabalham.

Nós sabemos que, em algum momento, vamos precisar adotar um plano para falar da perpetui-dade dos negócios da nossa família, quer seja no âmbito da sucessão, quer seja no âmbito da profis-sionalização. Mas, neste momento, é muito prema-turo falar que vamos seguir um ou outro modelo. Meu pai é jovem, ativo e está à frente de todos os negócios da companhia. Eu tenho meu lugar nos negócios. Tudo se mantém como está por muito tempo. Sucessão não é, em absoluto, um capítulo que estamos preocupados em escrever. ”

Serra Verde ExpressEm 1996 entrava em cena no Brasil a Serra Verde Ex-

press, empresa criada pelo grupo paranaense Higi Serv, con-siderada uma das gigantes do Sul do País no segmento de limpeza e conservação. A idéia, ao criar a Serra Verde Ex-press, foi constituir um empreendimento que administras-se o transporte de pessoas no centenário trecho ferroviário entre Curitiba e Paranaguá, no Paraná. Até então, o servi-ço era gerido pelo Governo Federal por meio da Rede Fer-roviária Federal S.A

A nova empresa, em pouco mais de 10 anos de conces-são, conseguiu transformar o roteiro no segundo principal atrativo turístico do Paraná, atrás apenas da cidade de Foz do Iguaçu. Atualmente, a Serra Verde Express transporta por ano quase 150 mil pessoas no trecho Paranaguá - Curitiba.

No início de 2007 a empresa conseguiu a renovação da concessão por mais 10 anos junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que foi motivo de alegria para os empresários Adonai Aires de Arruda, presidente do Grupo Higi Serv, e para seu filho Adonai Aires de Arruda Filho, hoje à frente da Serra Verde Express. Para chegar a essa conquista, ele faz questão de ressaltar que foi necessá-rio muito trabalho e investimentos constantes.

O know-how adquirido com a prática dos trens no sis-tema Paranaguá – Curitiba incitaram a Serra Verde Ex-press a abraçar nova empreitada no setor ferroviário: o lan-çamento no País do primeiro trem de luxo, o Great Brazil Express, em 2008. Para garantir o sucesso desse projeto, os empresários foram à Bélgica, na Europa, para firmar parce-ria com a Transnico International, uma das mais renomadas agências de turismo internacional especializada em passeios ferroviários e viagens de incentivo. Além de operar o tre-cho entre Ponta Grossa e Cascavel, no interior do Paraná, o Trem de Luxo opera também entre as cidades de Curiti-ba e Morretes e entre Curitiba e Piraquara, em um diferen-te passeio noturno.

Desafio lançado, a Serra Verde Express continuou a ex-pansão dos negócios de trens turísticos. Em maio de 2009, a empresa colocava em operação o carismático Trem do Pantanal, depois de mais de uma década desativado. Assim, ele foi reinserido no mapa do turismo nacional, no Mato Grosso do Sul.

A expertise e a seriedade da Serra Verde Express coloca-ram-na novamente diante de outro projeto audacioso: a ope-ração do Trem das Montanhas Capixabas, que tem a missão de fomentar o turismo da Rota do Sol e da Montanha, no estado do Espírito Santo. O Trem das Montanhas Capixa-bas cujo nome foi escolhido por meio de votação popular, começou, então, a operar em janeiro de 2010.

Empresa

Nos trilhos de umahistória de sucesso

11Julho de 2015 • Jornal Festuris • GASTRONOMIA

Há pouco menos de 500 anos, o antigo Peru iniciou um processo de fusão com o velho mundo a partir da che-gada do conquistador espanhol. O processo de conquis-

ta trouxe consigo uma variedade de influências. Com as práticas e costumes culinários da Espanha, chegaram também as cozi-nhas árabe e africana, através dos escravos que foram introduzi-dos no Peru durante o século XVII. Mais tarde, entre os séculos XIX e princípios do XX, os imigrantes chineses e japoneses de-ram a sua contribuição.

Não importa a região: no Peru, a mistura de sabores e influ-ências dão vida a uma experiência única, com pratos exclusivos, cheios de cores e apresentados artesanalmente. Conheça alguns de seus estilos culinários: criollo - comida da colônia, mistura de sabores peruanos e espanhóis; chifa: fusão chinesa e perua-na; novoandino: fusão de receitas modernas com insumos an-dinos e técnicas tradicionais; nikkei: fusão japonesa e peruana.

Não é de se estranhar que Lima seja uma das cidades com mais escolas de cozinha do mundo. A cada ano, formam-se no-vas levas de chefs, enriquecendo ainda mais a já magnífica gas-tronomia com novas ideias e espírito inovador.

Desde 2012, o país é reconhecido como Melhor Destino Culi-nário do Mundo e Melhor Destino Gastronômico da América do Sul, em concursos realizados pelo World Travel Awards, princi-pal premiação do setor de turismo. Além disso, o Peru tem, pe-lo terceiro ano consecutivo, o reconhecimento por ser o melhor espaço do mundo onde a gastronomia é desenvolvida. Além de outras premiações concedidas, restaurantes e chefs de cozinha peruanos também reforçam essa referência.

A inclusão de três restaurantes peruanos no ranking dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”, organizado pela revista in-glesa Restaurant, é o resultado natural do sólido posicionamen-to da gastronomia peruana no mundo.

O Restaurante Central está em 4º lugar (avançando 10 luga-res). Astrid y Gastón ocupa o 14º lugar, e o Restaurante Mai-do, que ressalta a comida típica nikkei, sob o comando do chefe Mitsuharu Tsumara, está em 44º lugar.

Os SABORES de uma das melhores gastronomias do MUNDO

PERU

to da gastronomia peruana no mundo.O Restaurante Central está em 4º lugar (avançando 10 luga-

res). Astrid y Gastón ocupa o 14º lugar, e o Restaurante Mai-do, que ressalta a comida típica nikkei, sob o comando do chefe Mitsuharu Tsumara, está em 44º lugar.

12 INOVAÇÃO • Jornal Festuris • Julho de 2015

É tempo de globalização, fusões e ações integradas para o fortalecimento das empresas. Em todos os segmentos estes serão os princípios básicos

para a sobrevivência e a possibilidade de crescimento dos negócios.

A Redetur trabalha incansavelmente para atender as necessidades atuais e de futuro de suas agências, por is-to seus conceitos inovadores que são registros fortes em

Redetur - Primeira rede de agências de viagens independentes do Brasil

de tradicionalismo e resistência a mudanças em sua personalidade profissional. O que nos estamos ven-do atualmente é um mercado nervoso, desorientado e despreparado para provocar uma reação equilibrada e organizada, que possa estar de acordo com as novas tendências de consumo e gerar ações prosperas para o mercado”, destaca.

Por isto a Redetur é uma boa solução para o setor, pois seu foco é proporcionar as melhores condições de competitividade e aumento de rentabilidade para as pe-quenas e médias agências de viagens, através de solu-ções inteligentes de negócios. “Pretendemos durante o Festuris 2015, comemorar o aniversário de 10 anos da Redetur em grande estilo e concomitantemente lançar uma grande novidade que vai realmente trazer resul-tados efetivos para nossas agências de viagens. Aguar-dem!” fala Quinhones.

A Redetur primeira rede de agências de viagens in-dependentes do Brasil, foi lançada durante o Festival de Turismo de Gramado em 2005, por iniciativa de um grupo de 15 empresários empreendedores do se-tor, que movidos por ideais inovadores buscaram atra-vés da união agregar melhores condições negociais pa-ra suas empresas.

A experiência foi bem sucedida, os resultados logo apareceram, as empresas obtiveram ganhos econômicos e qualitativos em curto espaço de tempo, possibilitan-do assim a extensão para um maior número de agên-cias de viagens. Os investimentos prioritários da Rede-tur sempre foram em capacitação, padronização, novas tecnologias e qualificação do segmento.

Atualmente a Redetur trabalha nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e seu grupo é composto por 40 agências de viagens integradas. Uma curiosidade: Desde o seu lançamento do Festuris de 2005, a Redetur elegeu este grandioso evento latino americano para comemorar o seu aniversário, reali-zando até hoje em todas as edições um grande evento.

seu DNA, estão cada vez mais solidificados.Segundo o Diretor Presidente da Redetur S.A, Jua-

rez Quinhones Barrozo, o momento é de grandes trans-formações, que passam principalmente pela mudança de comportamento do consumidor, a evolução tecno-lógica e a facilitação de acesso da informação. “ A rapi-dez destas mudanças infelizmente não foram acompa-nhadas pelos agentes de viagens, que trazem um traço

13Julho de 2015 • Jornal Festuris • DESTINO BRASIL

A religiosa cidade de Santa Cruz, loca-lizada a 111 km da Capital do Rio Grande do Norte, tem sua formação

baseada em princípios de fé e do sagrado. Segundo a lenda, um santo missionário, tomando conhecimento da abundância na região da árvore inharé, tida como sagra-da, cortou alguns galhos e deles fez uma cruz, com a qual passou a abençoar a ci-dade, tornando-a protegida de malefícios e calamidades.

Com o seu turismo religioso, Santa Cruz do RN é atualmente um dos destinos mais visitados do Rio Grande do Norte e do Nordeste. A cidade possui a maior estátua católica do mundo, de Santa Rita de Cás-sia (padroeira do município). Desde que

foi inaugurado, há quatro anos, o Com-plexo Turístico Religioso Alto de Santa Ri-ta de Cássia, no topo do Monte Carmelo, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes.

A cada ano, o número de visitantes, im-pulsionados a conhecer pontos turísticos e celebrações religiosas, aumenta. Dados preliminares do Departamento de Estu-dos e Pesquisas do Ministério do Turis-mo apontam que cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país, motiva-dos pela fé.

E Santa Cruz do RN está investindo pa-ra estar apta a receber esse crescente públi-co, e a cidade, em breve, contará com um teleférico que transportará turistas do cen-tro da cidade até o santuário.

A cidade com a maior estátua católica do mundo, Santa Cruz do Rio Grande do Norte

Da fé e do sagrado

14 DO OUTRO LADO • Jornal Festuris • Julho de 2015

Igor Kim Miranda, diretor de Vendas Indiretas da TAM, desde 2013, é formado em Adminis-tração de Empresas pela Universidade do Esta-

do do Rio de Janeiro (UERJ) e tem pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desenvolveu sua carreira nas áreas de Vendas, Marketing e Negócios de em-presas como AMBEV, Nestlé e Alpargatas.

Neste bate-papo, Igor mostra um pouco do seu do outro lado, que vai além do profissional, na busca pelo equilíbrio e na valorização da família.

Vida em

equilíbrioO que você gosta de fazer nas horas vagas?Dedico meu tempo livre a minha família, seja em

um passeio, um bom restaurante, uma viagem ou apenas aproveitando nosso tempo juntos em casa.

Esporte que mais acompanha:Como a TAM foi patrocinadora de importan-

tes torneios de tênis, o US Open e o Rio Open de Tênis, acompanhei agentes de viagens convidados pelo Grupo LATAM em algumas partidas e me in-teressei muito pelo esporte. Tenho acompanhado bastante a modalidade desde então.

Uma viagem que tenha sido marcante:Uma viagem muito marcante foi a de premia-

ção aos agentes de viagens laureados pelo Club LATAM no ranking de vendas nacional. Conhe-cemos o melhor da França e Toulouse, com um ótimo grupo e passeios inesquecíveis. A visita à fabrica da Airbus fechou a programação com cha-ve de ouro e deixou boas recordações, tanto pes-soais quanto conhecimento profissional.

Um outro local que tenha visitado e que gostaria de voltar:Recentemente fui à Itália e achei um lugar es-

petacular, principalmente a região da Toscana. Ainda voltarei para essa região, que produz vi-nhos maravilhosos.

Gosta de ler? Qual o livro favorito ou algum que tenha lido nos últimos meses?Gosto muito de ler, principalmente livros so-

bre gestão, biografias e história. O último livro que li foi “ Why the west rules”. O livro explica, através de 15.000 anos, o porquê da supremacia econômica do Ocidente sobre o Oriente, ten-do como base geografia, cultura, genética, po-lítica, religião, etc. Além disso, o livro faz pro-jeções interessantes para o futuro das principais economias globais.

Gosta de teatro ou cinema? Qual o último filme ou peça que assistiu?Gosto muito de teatro e cinema, e ultimamen-

te tenho assistido a muitos filmes e teatro infan-tis. Em quase todos os finais de semana vou ao Teatro Alfa com a família, onde tem peças infan-tis de excelente nível.

15Julho de 2015 • Jornal Festuris • POR AQUI

O colorido dos plátanos refletidos em sua decoração temática de in-verno, que tem como marca re-

gistrada o romantismo das sombrinhas, segue tendência europeia, aliada às belas paisagens, ao clima ameno e a uma com-pleta infraestrutura hoteleira e gastronô-mica, dispondo de 64 hotéis e 84 restau-rantes, atrações que vêm consolidando Canela como destino preferido daqueles que gostam do frio.

Nesta época do ano, a imponência de um dos seus principais pontos turísticos, a cascata do Caracol, com uma queda de 131 metros, fica ainda mais exuberante, sem contar com os encantos da majesto-sa Catedral de Pedra que, novamente, foi eleita entre as 10 melhores atrações turís-ticas brasileiras, dando um toque especial aos passeios pelo centro da cidade.

O charme do inverno se completa com as atrações culturais, e música e teatro in-vadem as principais ruas do centro. En-tre os pergolados da avenida principal, os turistas podem assistir às apresentações dos mais variados estilos musicais, inter-pretadas por músicos locais que brindam os visitantes.

Canela, devido à sua vocação natural, contempla 28 atrativos turísticos, entre eles, onze parques de natureza exuberan-te, com destaque para o do Caracol, da Ferradura, das Sequóias, Pinheiro Gros-so e da Cachoeira. A cidade espera rece-ber 700 mil visitantes durante a tempo-rada de inverno.

Se consolida como destino de inverno

Canela

Mini Mundo Único no BrasilNo dia 20 de maio, o Mini Mundo ganhou o Certifi-

cado de Excelência 2015 do TripAdvisor, um dos si-tes de viagens mais conhecidos, que dispõe de infor-

mações e opiniões relacionadas ao turismo, fornecidas pelos próprios viajantes, no qual avaliam suas experiências. Nos úl-timos 12 meses, o parque continua em alta na preferência dos turistas que vêm a Gramado, ele ocupa o primeiro lugar na categoria “O que fazer em Gramado?”. A maioria das avalia-ções dos visitantes classifica o Mini Mundo como uma ativi-dade “excelente” ou “muito boa”.

O ParqueO Mini Mundo é um parque em mi-

niaturas na escala de 1:24, ou seja, 24 ve-zes menor que real, com obras de diversos locais do mundo.

O conjunto dessas réplicas formam uma mini cidade, onde todos os prédios estão li-gados por ruas, avenidas, estradas de ferro, com trens em movimentos, que cumprem rigorosamente seus horários de partidas e chegadas. Todas as réplicas são projetadas e construídas pela Oficina do parque. Um dos principais critérios para inserir novas miniaturas, é a identificação do valor his-tórico do prédio, a relação entre o espaço

necessário e o espaço disponível e, também, os padrões estéticos dos elementos (calça-das, postes, jardins ou outro qualquer), que devem ficar em harmonia com as demais obras dentro do contexto.

O trabalho de reprodução, seja de ele-mentos urbanos ou detalhes de fachadas, é minucioso e passa por um processo de coleta de informação, como material fo-tográfico ou projetos originais. São adap-tados à realidade do parque, sendo que os detalhamentos para montagem são fabri-cados manualmente, com muita paciên-cia e dedicação.

O parque é dinâmico e está constante-mente ampliando e melhorando seus espa-ços, seja por meio da implantação de novas miniaturas de obras arquitetônicas consa-gradas no mundo, ou de atividades extras que visam a entreter e interagir com o pú-blico. Esta capacidade de reinventar o pas-seio faz com que o visitante ao voltar a Gra-mado tenha uma nova disposição de rever o parque, mergulhando no fantástico mun-do em que tudo é 24 vezes menor, porém com uma perfeição muitas vezes possível de ser vista somente com equipamentos que ampliam o campo visual.

Compromisso com a EducaçãoO Aluno Nota 10 é um projeto

que envolve a comunidade escolar de Gramado,(num projeto que tem por) com o objetivo estimular alunos do en-sino fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e particulares do município, à estudarem mais e assim, obterem melhores rendimentos esco-lares. O Aluno Nota 10 de Gramado é promovido pelo Mini Mundo, com o apoio do Orbis Clube de Gramado. no relacionamento com as escolas.

16 EDITORIAL • Jornal Festuris • Julho de 2015

INOVAÇÃO, O INGREDIENTE QUE O SEU NEGÓCIO PRECISA PARA ESTAR SEMPRE EM MOVIMENTO.

É da porta para dentro que a gestão, inovação e produtividade fazem a diferença. É aí que entra a mão do Sebrae para ajudar a fazer o seu negócio ser cada vez melhor.

SUA VIDA É SE SUPERAR A CADA DIA? ESTAMOS JUNTOS.

Eduardo Isdra Zachia tem 35 anos, é formado em Filosofia pela UFRGS, e doutor em Filosofia pe-la Universidade de Ottawa, no Canadá. Iniciou

sua carreira na hotelaria aos 20 anos, no Master Pre-mium Grande Hotel, no Centro Histórico de Porto Alegre, como assistente de gerência. Por uma década, abandonou a hotelaria para seguir carreira acadêmica. Em 2013, assumiu a posição de diretor geral de Servi-ços do Grupo Isdra, tendo como uma de suas missões capitanear a gestão da Rede Master de Hotéis, uma das principais empresas da Isdra.

Eduardo considera ter o desafio de organizar a vo-cação empreendedora do grupo, que se faz evidente na Master, que hoje possui treze hotéis em operação e mais dois em fase final de construção. Em 2016, a Re-de completa 30 anos de existência, e Eduardo afirma que o principal objetivo de sua gestão é fortalecer ain-da mais a marca Master como sinônimo de bons pro-dutos a preços acessíveis e também transformar a Rede em referência no que diz respeito à qualidade de seus serviços e processos. "Temos produtos diferenciados em Porto Alegre, Curitiba e Gramado. A excelência no atendimento e a qualificação dos processos visam fide-lizar clientes e colaboradores, e são passos fundamen-tais para uma expansão organizada e planejada da Rede Master para outros centros", declara Eduardo.

Apaixonados por bem-receberMaster Hotéis

Rede Master de HotéisA Rede Master de Hotéis conta com uma unidade

em Gramado e outras 11 em Porto Alegre e uma em Curitiba. É uma empresa 100% nacional, com base no Rio Grande do Sul. Iniciou suas atividades com a implantação do Master Palace Hotel e hoje possui13 hotéis com perfis diferenciados, proporcionando tan-to diversidade de opções quanto localização, catego-ria e tarifas.

Desde que iniciou suas atividades, a Master se desta-cou pela grande capacidade de investimento e pioneiris-mo. Ao inaugurar o primeiro hotel, havia mais de dez anos que novos empreendimentos não chegavam nesse mercado, que hoje se apresenta como um dos mais ob-jetivados por grandes cadeias internacionais.

O Grupo Isdra, que administra a Master Hotéis, en-tre outras empresas, entrou no ramo hoteleiro no ano de 1986. Hoje, é um dos maiores colaboradores para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Os bons resul-tados de suas empresas vão continuar ajudando a cons-truir um futuro melhor para o Estado. Gerar negócios para crescer sempre é a filosofia de trabalho de todos os que fazem parte deste grupo, que é cada vez mais forte.