jornal digital 4657_ter_28042015

20
www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXIV EDIÇÃO Nº 4.657 TERÇA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2015 R$ 2,00 Grupo 25º 17º Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Geral Geral Geral Marcha pela duplicação será relembrada em homenagem das Câmaras Primeira Rua Coberta da região já está com a estrutura pronta Salão une cuidado com o corpo e com a alma de clientes CS 25 Anos Jacinto Machado Ler é Prazer 4 e 5 Páginas 11 Página 13 Página Pombos se transformam em problema urbano Nem Tão da Paz 3 Página

Upload: correiodosul

Post on 25-Jul-2015

79 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 4657_ter_28042015

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXIV EDIÇÃO Nº 4.657TERÇA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2015R$ 2,00

Grupo25º 17º

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com

chuva a qualquer hora.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Geral

Geral

Geral

Marcha pela duplicação será relembrada em

homenagem das Câmaras

Primeira Rua Coberta da região já está com

a estrutura pronta

Salão une cuidado com o corpo e com a alma de clientes

CS 25 Anos

Jacinto Machado

Ler é Prazer

4 e 5Páginas

11Página

13Página

Pombos se transformam em problema urbano

Nem Tão da Paz

3Página

Page 2: Jornal digital 4657_ter_28042015

PolíticaJarbas Vieira

Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

[email protected]

(48) 9966.5326

CH

ARG

EPo

r: C

AZO

“Foram gastos bilhões de reais na duplicação, além dos aditivos às empresas e o que sê vê na BR-101

é o asfalto deteriorado”.

Ele disse: ‘

‘Deputado Manoel Mota (PMDB) prometendo denunciar ao TCU a má qualidade na

duplicação da rodovia federal.

Prefeitos endurecem o tom com Filipe MelloReunião da Amesc reali-

zada na manhã de on-tem, no Caverá Country

Park, com a Secretaria de Estado do Esporte, Cultura e Turismo teve cobrança de todos os prefeitos com a equipe técnica. Eles representa-ram o secretário Filipe Mello (PR) que novamente “deu um bolo” nos prefeitos da região. Obviamente, Filipe já imaginava o que lhe aguar-dava. Em cada discurso, os prefeitos relatavam a necessidade de mais atenção para a região, que não re-cebe recursos da secretaria, mesmo quando o governador Raimundo

Depois de falar do filho (Fi-lipe), vamos ao pai. O deputado federal Jorginho Mello, presi-dente do PR catarinense, en-viou nota ao jornalista Rolando Christian Coelho comentando a debandada do partido, aqui na região, noticiada na última semana. Como o colega está ausente nesta semana, publico o conteúdo encaminhado:

Em resposta às notas PR de-bandando (I) e (II), o deputado federal Jorginho Mello, presi-dente estadual do PR, esclarece o seguinte:

1.1.) Que nas eleições de outubro de 2014 o PR deu todo

(48) 3522-3777

Colombo (PSD) os autoriza. O mais enfático, no discurso e depois em conversa particular, foi o prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso (PMDB), que falou sobre a enganação de pro-

Primeiro voo!

O deputado estadual José Milton Scheffer (PP) e o deputado federal Edinho Bez (PMDB) acompanharam o prefeito de Jagua-runa, Luiz Napoli (PP), no voo inaugural do aeroporto Humberto Bortoluzzi. Embarcaram em São Paulo e chegaram ontem a tarde no Sul do Estado. O governador Raimundo Colombo (PSD) optou por não comparecer, por temer os protestos dos professores. O Sul do Estado é a região onde a greve se apresenta mais forte!

messas que alimentam esperanças e depois são negadas frustrando e gerando prejuízo aos cofres públi-cos. “Precisamos pelo menos que os secretários nos trate com clareza.

Jorginho se posiciona sobre “debandada”

AdesãoEm entrevista ao programa

Correio Notícias, o deputado estadual Manoel Mota (PMDB) disse que irá conversar com o deputado estadual José Milton Scheffer (PP) para que ele parti-cipe das reuniões dos parlamen-tares da região. “A participação dele é importante. Juntos somos mais fortes”, comentou.

Que todos tenham a franqueza para dizer ‘não’, quando for o caso. Dizer que sim, que dá pra fazer aqui e lá e depois negar só nos prejudica e gera prejuízos como o que tivemos com o Arraial Fest, contando com uma verba estadual que não veio”, disse Zênio. O prefeito de Santa Rosa do Sul, Nelson Cardoso (PSD), relatou um fato ainda pior. Na sua frente, o governador ligou para a secretaria e confirmou que havia liberação de um recurso para Santa Rosa do Sul. Após oito viagens a Capital do Estado, duas delas che-gando de madrugada, teve a verba

negada pelo secretário. Mesmo com todos os problemas, Zênio entregou ofício pedindo recursos para a construção de uma praça esportiva. Se o dinheiro virá, só o tempo nos dirá.

o apoio logístico à candidatura de seu correligionário, o empresário Eder Matos. “A expectativa era de que ele tivesse boa votação, o que infelizmente não se confirmou. Não queremos que ele saia do partido, mas se ele assim desejar, tem total liberdade para fazê-lo.”

2.2.) Caso Eder confirme sua saída do PR, o fato não carac-terizará uma debandada, mas apenas uma decisão particular. O

deputado Jorginho Mello, inclu-sive, aposta que o PR continuará crescendo na região, como tam-bém em todo o Estado. “Temos importantes lideranças da região de Araranguá nos procurando para fortalecer nosso partido. Teremos candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador na maioria dos municípios da re-gião. E com esta reoxigenação, o PR vai continuar crescendo na região e por todo Estado, como aconteceu no ano passado. Em 2014 me reelegi a deputado federal com maior número de votos do que em 2010, e o partido elegeu dois deputados estaduais, Mário Marcondes e Natalino Lazare.”

ano, quando há maior lu-minosidade, as fêmeas de muitas espécies entram no cio, resultando no aumen-to da população. É o que ocorre com os pombos, que buscam abrigo em locais como telhado de ginásios, forro de casas e similares, em que podem se proteger e construir seus ninhos”, explica o médico veteriná-rio Marcelo Dias Vieira, profissional da Cidasc de Sombrio. De acordo com ele, o mesmo se aplica a morcegos, que encontram nos forros o local propício para se abrigarem quando não encontram mais lugar nas matas.

Sem a alternativa de eliminar os pombos – o que é considerado crime am-biental, o caminho mais curto para evitar a sua proliferação, de acordo com Marcelo, é impedir que eles utilizem o imóvel como abrigo, cobrindo os acessos a forros, telhados e outros locais que possam construir ninhos. Além disso, alguns cuidados são necessários até mesmo na hora de retirar ninhos e fezes, já que o mínimo con-tato da pele ou respirar o pó

caso se proliferem demais. Em alguns ambientes de Sombrio, este limite foi ultrapassado, gerando des-conforto a moradores de algumas residências, em pelo menos duas escolas e em um estabelecimento comercial.

Chateados principal-mente com o barulho gerado pelas aves nas primeiras ho-ras da manhã e no final do dia, moradores da área cen-tral da cidade relataram ao Correio do Sul o incômodo trazido pelos pombos, que se proliferam em pouco tempo. Mas, além de atrapalhar o descanso, as fezes deixadas por eles são o maior dos pro-blemas, podendo ocasionar pelo menos cinco doenças a partir de fungos e bacté-rias. “Fomos relatados de problemas com pombos em pelo menos duas escolas e um posto de combustível”, informou o fiscal da Vigilân-cia Sanitária de Sombrio, Edson Schneider.

Dentre outros proble-mas apresentados em rela-tório do Ministério Público (MP) da comarca de Som-brio sobre a estrutura da escola estadual Catulo da

Geral 3Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

calor e umidade, o aumento do número de aves está gerando reclamação por parte de alguns moradores residenciais, além de ter sido registrado problema semelhante em pelo menos duas escolas e um esta-belecimento comercial de Sombrio.

Pense em qualquer famosa praça de cidades europeias que lá estão eles, voando entre a multidão, quase como membros per-manentes da paisagem. Com seu ar simpático e escolhido como símbolo da paz, os pombos conseguem facilmente se adaptar aos centros urbanos e são ali-mentados pelas pessoas, que muitas vezes não se dão conta do risco que correm

Fungos e bactérias

> SOMBRIO

Simpáticos e sociá-veis, os pombos há

muito se tornaram o sím-bolo da paz, o que fez com que sua presença não fosse vista como um incômodo na maioria das cidades. Por ou-tro lado, quando são classifi-cados como ratos com asas – num comparativo à má fama dos roedores – tam-bém não há qualquer tipo de discriminação. As aves, além de barulhentas nas horas mais impróprias, são transmissoras de graves do-enças, que podem inclusive levar a morte. Neste período que antecede o inverno, em que há mais luminosidade,

Mais do que apenas barulhentas, aves que podem causar doenças estão se espalhando pelas casas, comércios e escolas

³Pombos se tornaram mais frequentes em várias casas, escolas e comércios

Pombos tiram a paz de moradores Símbolo Trocado

Da redação

Nota de esclarecimentoNa edição do dia 16 de abril, na

página 11, com o título DIC ‘estoura’ boca no Arapongas, fora relatado na matéria que um homem conhecido

pelo apelido Ganso, estaria envolvido com o tráfico de drogas.

Serve a presente para esclarecer que o citado não possui relação com o

ilícito noticiado.

Paixão Cearense, a presen-ça dos pombos teve local de destaque, salientando o que a promotora classificou como uma invasão às de-pendências da instituição. “Diretor e assistente de educação encaminharam ofício à Vigilância Sanitá-ria Municipal pleiteando auxilio para a retirada de pombos. Relataram (...) que a situação era caótica, pois referidas espécies tomavam conta da área de alimenta-ção e ginásio de esportes, além de beberem água dos bebedouros destinados aos alunos e funcionários e, mais grave, defecavam em cima das mesas dos refeitó-rios...”, relatou o MP.

Segundo informações do portal Biblioteca da Saúde (bvsms.saude.gov.br), o risco à saúde se con-centra nas fezes dos pom-bos, que carregam fungos e bactérias causadoras de doenças como a criptocco-se, histoplasmose e salmo-nelose, que podem afetar o sistema respiratório e nervoso. “Nesta época do

levantado pode ocasionar doenças.

Como medidas de controle, é preciso retirar ninhos e ovos, umedecer as fezes com desinfetante antes de varrê-las, utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca ao fazer a limpeza do local onde estão as fe-zes, vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros, colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado, não deixar restos de alimen-tos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos, utilizar gram-pos em beirais para evitar que os pombos pousem, acondicionar corretamen-te o lixo em recipientes fechados, nunca alimentar os pombos.

É importante para a saúde pública controlar a população dessas aves, fa-zendo com que elas procu-rem locais mais adequados para viver, com alimenta-ção correta e longe dos peri-gos das cidades. Um pombo na cidade vive em média quatro anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.

Vigilância orienta sobre fiscalização de carne > SOMBRIO

A Vigilância Sanitária de Sombrio, em parceria com Sistema de Inspe-ção Municipal e a Cidasc, realizou na tarde desta segunda-feira no auditório da prefeitura uma palestra para proprietários de es-tabelecimentos comerciais que comercializam produ-

tos cárneos, ou seja, carnes e derivados, com participação também de responsáveis técnicos, como nutricionistas e veterinários.

O objetivo do encontro foi o de orientar sobre a nova lei para quem trabalha no setor, evitando futuras pu-nições pelo descumprimento pelo desconhecimento.

“Nós somos responsá-

veis por vigiar, fiscalizar, punir se necessário, mas preferimos orientar, educar antes, para que todos te-nham ciência de como fazer ao certo. Ações que podem gerar um pequeno custo hoje e evitar um grande transtorno amanhã”, expli-ca Edson Schneider, fiscal da vigilância sanitária municipal.

Page 3: Jornal digital 4657_ter_28042015

ano, quando há maior lu-minosidade, as fêmeas de muitas espécies entram no cio, resultando no aumen-to da população. É o que ocorre com os pombos, que buscam abrigo em locais como telhado de ginásios, forro de casas e similares, em que podem se proteger e construir seus ninhos”, explica o médico veteriná-rio Marcelo Dias Vieira, profissional da Cidasc de Sombrio. De acordo com ele, o mesmo se aplica a morcegos, que encontram nos forros o local propício para se abrigarem quando não encontram mais lugar nas matas.

Sem a alternativa de eliminar os pombos – o que é considerado crime am-biental, o caminho mais curto para evitar a sua proliferação, de acordo com Marcelo, é impedir que eles utilizem o imóvel como abrigo, cobrindo os acessos a forros, telhados e outros locais que possam construir ninhos. Além disso, alguns cuidados são necessários até mesmo na hora de retirar ninhos e fezes, já que o mínimo con-tato da pele ou respirar o pó

caso se proliferem demais. Em alguns ambientes de Sombrio, este limite foi ultrapassado, gerando des-conforto a moradores de algumas residências, em pelo menos duas escolas e em um estabelecimento comercial.

Chateados principal-mente com o barulho gerado pelas aves nas primeiras ho-ras da manhã e no final do dia, moradores da área cen-tral da cidade relataram ao Correio do Sul o incômodo trazido pelos pombos, que se proliferam em pouco tempo. Mas, além de atrapalhar o descanso, as fezes deixadas por eles são o maior dos pro-blemas, podendo ocasionar pelo menos cinco doenças a partir de fungos e bacté-rias. “Fomos relatados de problemas com pombos em pelo menos duas escolas e um posto de combustível”, informou o fiscal da Vigilân-cia Sanitária de Sombrio, Edson Schneider.

Dentre outros proble-mas apresentados em rela-tório do Ministério Público (MP) da comarca de Som-brio sobre a estrutura da escola estadual Catulo da

Geral 3Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

calor e umidade, o aumento do número de aves está gerando reclamação por parte de alguns moradores residenciais, além de ter sido registrado problema semelhante em pelo menos duas escolas e um esta-belecimento comercial de Sombrio.

Pense em qualquer famosa praça de cidades europeias que lá estão eles, voando entre a multidão, quase como membros per-manentes da paisagem. Com seu ar simpático e escolhido como símbolo da paz, os pombos conseguem facilmente se adaptar aos centros urbanos e são ali-mentados pelas pessoas, que muitas vezes não se dão conta do risco que correm

Fungos e bactérias

> SOMBRIO

Simpáticos e sociá-veis, os pombos há

muito se tornaram o sím-bolo da paz, o que fez com que sua presença não fosse vista como um incômodo na maioria das cidades. Por ou-tro lado, quando são classifi-cados como ratos com asas – num comparativo à má fama dos roedores – tam-bém não há qualquer tipo de discriminação. As aves, além de barulhentas nas horas mais impróprias, são transmissoras de graves do-enças, que podem inclusive levar a morte. Neste período que antecede o inverno, em que há mais luminosidade,

Mais do que apenas barulhentas, aves que podem causar doenças estão se espalhando pelas casas, comércios e escolas

³Pombos se tornaram mais frequentes em várias casas, escolas e comércios

Pombos tiram a paz de moradores Símbolo Trocado

Da redação

Nota de esclarecimentoNa edição do dia 16 de abril, na

página 11, com o título DIC ‘estoura’ boca no Arapongas, fora relatado na matéria que um homem conhecido

pelo apelido Ganso, estaria envolvido com o tráfico de drogas.

Serve a presente para esclarecer que o citado não possui relação com o

ilícito noticiado.

Paixão Cearense, a presen-ça dos pombos teve local de destaque, salientando o que a promotora classificou como uma invasão às de-pendências da instituição. “Diretor e assistente de educação encaminharam ofício à Vigilância Sanitá-ria Municipal pleiteando auxilio para a retirada de pombos. Relataram (...) que a situação era caótica, pois referidas espécies tomavam conta da área de alimenta-ção e ginásio de esportes, além de beberem água dos bebedouros destinados aos alunos e funcionários e, mais grave, defecavam em cima das mesas dos refeitó-rios...”, relatou o MP.

Segundo informações do portal Biblioteca da Saúde (bvsms.saude.gov.br), o risco à saúde se con-centra nas fezes dos pom-bos, que carregam fungos e bactérias causadoras de doenças como a criptocco-se, histoplasmose e salmo-nelose, que podem afetar o sistema respiratório e nervoso. “Nesta época do

levantado pode ocasionar doenças.

Como medidas de controle, é preciso retirar ninhos e ovos, umedecer as fezes com desinfetante antes de varrê-las, utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca ao fazer a limpeza do local onde estão as fe-zes, vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros, colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado, não deixar restos de alimen-tos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos, utilizar gram-pos em beirais para evitar que os pombos pousem, acondicionar corretamen-te o lixo em recipientes fechados, nunca alimentar os pombos.

É importante para a saúde pública controlar a população dessas aves, fa-zendo com que elas procu-rem locais mais adequados para viver, com alimenta-ção correta e longe dos peri-gos das cidades. Um pombo na cidade vive em média quatro anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.

Vigilância orienta sobre fiscalização de carne > SOMBRIO

A Vigilância Sanitária de Sombrio, em parceria com Sistema de Inspe-ção Municipal e a Cidasc, realizou na tarde desta segunda-feira no auditório da prefeitura uma palestra para proprietários de es-tabelecimentos comerciais que comercializam produ-

tos cárneos, ou seja, carnes e derivados, com participação também de responsáveis técnicos, como nutricionistas e veterinários.

O objetivo do encontro foi o de orientar sobre a nova lei para quem trabalha no setor, evitando futuras pu-nições pelo descumprimento pelo desconhecimento.

“Nós somos responsá-

veis por vigiar, fiscalizar, punir se necessário, mas preferimos orientar, educar antes, para que todos te-nham ciência de como fazer ao certo. Ações que podem gerar um pequeno custo hoje e evitar um grande transtorno amanhã”, expli-ca Edson Schneider, fiscal da vigilância sanitária municipal.

Page 4: Jornal digital 4657_ter_28042015

4 Correio do Sul Terça-feira, 28 de abril de 2015

³Da preparação ao seu desfecho, cheio de emoção e discursos drásticos, Correio do Sul cobriu a Marcha

Para lembrar....

A grande marcha da duplicação e da indignação

ato de protesto pela demora na duplicação surgiu durante uma con-versa entre Wagner Pi-zzetti e o vereador de Criciúma Wilson Faraco, que não participou da marcha porque morreu pouco depois em um acidente na BR 101. Os organizadores diziam que a vantagem da caminhada era que sem provocar nenhum trans-torno, como acarretaria o fechamento da estra-da, chamaria a atenção

da imprensa nacional, mostrando a urgência da duplicação. “Sem pressão a obra não sai nem um 2005”, argu-mentava Bujão.

Na reunião de 27 de fevereiro de 2004, em Içara, participaram os presidentes de câmaras de Osório a Palhoça, trecho não duplicado que seria percorrido a pé pelos vereadores. Eram quase 350 quilômetros a serem vencidos em 24 dias de caminhada. Na

mesma sexta-feira em que ocorreu a reunião à noite, à tarde em Brasília foram abertos os enve-lopes com as propostas das empresas partici-pantes da licitação para a duplicação. O fato não acalmou os ânimos dos vereadores, que fize-ram discursos inflamados e chegaram a falar em explodir pontes caso as obras não começassem logo. O momento mais emocionante foi a ho-menagem feita a esposa

de Wilson Faraco. O ve-reador criciumense era um defensor da marcha e tinha morrido pouco antes em um acidente de trânsito justamente na famigerada BR 101, a Rodovia da Morte. O Correio do Sul informou naquela reportagem que de acordo com a Polícia Rodoviária Fede-ral foram registrados em 2003, no trecho entre Pa-lhoça e Passo de Torres, 1.504 acidentes e 102 mortes.

Nesta quarta--feira, câma-ras de verea-

dores fazem uma home-nagem aos presidentes atuais e ex-presidentes das câmaras dos 24 municípios engajados na mobilização reali-zada há 11 anos pela duplicação da BR 101. A solenidade ocorre na sede da Associação Empresarial de Criciú-ma (Acic), a partir das 19h30min. Do Extremo Sul participam do ato os seis municípios cujos ter-ritórios são cortados pela BR: Araranguá, Passo de Torres, São João do Sul, Sombrio, Santa Rosa do Sul e Maracajá.

Na sua edição de 26 de fevereiro de 2004 o Correio do Sul publicou a primeira reportagem sobre a Marcha Pela Du-plicação da BR 101, que começaria em 10 de março. Naquela sema-

na, os presidentes das câmaras de vereado-res de Sombrio, Jucimar Custódio, o Bujão, e de Içara, Wagner Pizzette, intensificaram a mobi-lização pela marcha. No dia seguinte, 27 de fevereiro de 2004, foi realizada uma reunião preparatória em Içara.

A marcha idealizada por Pizzette envolveu as câmaras de 24 mu-nicípios catarinenses e gaúchos cortados pela rodovia federal. A ca-minhada começou em Osório/RS, com os verea-dores locais carregando a bandeira municipal até o município vizinho, quando os colegas se juntaram a eles, assim sucessivamente. Ao che-gar ao destino, em Pa-lhoça, estavam reunidos os 24 presidentes e as bandeiras de todos os municípios.

A ideia de fazer um

Page 5: Jornal digital 4657_ter_28042015

Especial 5Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

DIVERSÃO E LAZER GARANTIDOSQUARTA, SÁBADO E DOMINGOBR101 - KM 413 - ARARANGUÁ

Colégio Murialdo comemora 60 anos > ARARANGUÁ

Na noite de sábado, aconteceu nas dependên-cias do Grêmio Fronteira o jantar dançante em comemoração aos 60 anos de instalação do Colégio Murialdo em Araranguá.

No ano 1955 foi feito o convite para que os Josefinos de Murialdo, então sediados em Ca-xias do Sul, assumissem a direção do ginásio de esportes da cidade. No dia 5 de março, deu-se a tão esperada chegada do pri-meiro diretor, padre Félix Bridi. Em 4 de abril do mesmo ano, iniciaram as atividades escolares com os 36 alunos da primeira série ginasial. No primei-ro momento, o colégio atendia somente rapazes.

Este ano está sendo dedicado as comemora-ções desta data históri-ca. Em março aconteceu uma missa de ação de

gracas na Igreja Matriz Nossa Senhora Mães dos Homens e um coquetel que contou com a presença de ex diretores, alunos e auto-ridades. Já o jantar serviu para confraternizar os pais, professores e comuni-dade. Na entrada os convi-dados eram recepcionados pela orquestra de cordas composta por alunos da escola. Ao serem direcio-nados ao salão recebiam a revista em comemoração ao sessentenário. São 60 páginas com ex diretores,

funcionários e alunos. A atual estrutura da escola e sua evolução durante estes anos, também pode ser vista nas páginas da revista, que foi produzida pela equipe da Alô Brasil Comunicação.

"É com grande emo-ção que reunimos todos para comemorar conosco estes anos de conquistas", disse o diretor padre Vil-cionei Baggio. Outros eventos em comemoração aos 60 anos estão progra-mados.

A marcha começou, no dia 10 de março de 2004, com uma solenidade em Osório/RS da qual participaram os seis presidentes de câmaras da região (Passo de Torres, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Araranguá e Maracajá). O deputado Manoel Mota foi o único parlamentar estadual presente. A programação era chegar a Palhoça no dia 1ºde abril, onde os manifestantes es-peravam serem recebidos pelos governadores Luís Henrique e Germano Rigotto/RS.

No dia 17 de março foram dados os primeiros passos em solo catarinense, quando o gru-po chegou a Passo de Torres. O presidente da câmara de Passo, João Delfino Joaquim, preparou um palanque onde foi feita a recepção aos manifestantes que vinham de Torres. A caminhada foi a mais curta do percurso, pois somente cinco quilômetros separam Passo da divisa com

Em São João do Sul, a presença do casal Pedro Antoninho Rocho e Leoni Magnus Rocho comoveu o público da Marcha Pela Duplicação da BR 101. Eles perderam um filho,

São João do Sul, onde no dia seguinte, 18 de março, houve nova solenidade.

Na manifestação de Araranguá, o trânsito na rodovia foi interrompido por cerca de dez minutos. As pessoas que participaram do ato invadiram a pista

Anderson, de 21 anos, em um acidente na 101. Em Sombrio, Clesiolene Cadorim colou em um cartaz a foto da sobrinha de nove anos que morreu atropelada na Sanga da Areia.Menaíde Nunes Pracial

havia ficado viúva depois de um acidente na Rodo-via da Morte. “Desestrura toda uma família”, dizia ela, enquanto acompa-nhava a passagem dos manifestantes.

Sidnei da Silva sofreu um acidente na BR 101 em 1988 e ficou numa cadeira de rodas. Foi nela que ele seguiu até às margens da rodovia para acompanhar a passagem da marcha. A família de Carmen Lúcia Antunes Rodrigues sofreu uma tra-gédia dupla envolvendo a 101. O pai dela morreu em um acidente e três dias depois, ao ir buscar o carro batido do pai, o filho também morreu aciden-tado. Carmen perdeu em três dias o pai e o irmão.

Caminhada histórica

Famílias destroçadas

para acompanhar os vereadores na cami-nhada até a Barranca. Também foi enorme a tragédia do então di-retor de Cultura de Ara-ranguá Manoel Lessa. No dia 18 de maio de 2002, suas duas filhas, de 17 e 19 anos, morre-ram vítimas de um aci-dente na BR 101. Lessa foi apoiar a mobiliza-ção pela duplicação, quando ela passou por Araranguá.

Page 6: Jornal digital 4657_ter_28042015

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:Tomaz Fonseca Selau

l48l [email protected]

FinanceiroJoice Ramos

l48l [email protected]

Comercial:Igor Borges

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:Cristian Mello

l48l [email protected]

Sul GráficaJunior Muller

l48l [email protected]

Redação:Marivânia Fariasl48l 9995.9290

[email protected]

Política:Jarbas Vieira

l48l [email protected]

Radio 93FMCássia Pachecol48l 9912.9588

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: J. R. Pereira - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

C.S. Empresa Jornalística LTDA.

Geral6 Correio do Sul Terça-feira, 28 de abril de 2015

Dilma anuncia R$ 5,8 mi para XanxerêPeloEstado

Os recursos ajudarão na reconstrução de sete bairros devastados por um tornado que atingiu a cidade e ainda Ponte Serrada e Passos Maia no dia 20. Além do repasse emergencial no valor de R$ 5,8 milhões,

a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação do programa Minha Casa Minha Vida para famílias de baixa renda, abertura das faixas 2 e 3 do progra-ma para famílias com renda maior e de linha de crédito para a compra de móveis e eletrodomésticos, bem como a vinda de equipe do Ministério da Saúde para dar apoio psicológico aos atingidos. A presidente frisou que será dada maior agilidade para que os aportes financeiros cheguem. Para tanto, as portarias liberando os valores foram publicadas já nesta segunda-feira (27). Ela esteve na região ontem pela manhã e sobrevoou a área atingida. Apesar do pouco tempo, fez questão de conversar com o treinador Valdir Marical e meninas que treinavam voleibol no ginásio de esportes que foi totalmente destruído pelo tornado. Em vários momentos manifestou sua emoção diante da capacidade de recuperação dos moradores de Xanxerê. No ginásio, acompanhada dos ministros do Trabalho, o catarinense Manoel Dias, das Cidades, Gilberto Kassab, da Integração Nacional, Gilberto Occhi, do senador Dário Berger, do governador Raimundo Colombo, do secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, e dos prefeitos de Xanxerê, Ademir Gaspa-rini, e de Ponte Serrada, Eduardo Coppini, anunciou a liberação de R$ 3 mi-lhões para início imediato da reconstrução da estrutura.

Tentativa Com a presença do secretá-rio da Educação, Eduardo Deschamps, a Coordenadoria de Negociação e Rela-ções Funcionais do Governo do Estado (Coner) se reuniu, ontem, com repre-sentante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC). O objetivo da reunião era discutir as condições para o fim da greve dos professores da rede pública estadual e retomada das nego-ciações sobre a nova carreira do Magis-tério catarinense. Da parte do governo, não ficaram claras as reivindicações do Sindicato. Por isso, foi solicitado o encaminhamento dos itens que o Sinte destaca como importantes.

Pressão Ainda assim, o comando de

greve do Sinte-SC, que coordena a pa-ralisação dos professores da rede pú-blica estadual, definiu para hoje à tarde uma manifestação em frente ao Centro Administrativo, em Florianópolis.

Frente No dia 7 de maio, em Brasília, será relançada a Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, cuja presidência caberá ao deputado Pedro Uczai (PT-SC). O ato ocorrerá durante um café da manhã com a presença do ministro das Comu-nicações, Ricardo Berzoini, do ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Edinho Silva, e entidades representa-tivas de jornais, rádios e TVs. O atual presidente, deputado Carlos Zarattini, de São Paulo, passará a responder pela vice-presidência.

Andréa Leonora | Colaborou: Joimara S.Camilotti/XAnxerê �lorian�poli�����lorian�poli�� �� 28Abr15

DiantedadestruiçãoJá na Prefeitura, a presidente Dilma Rousseff recebeu dados oficiais dos prejuízos: 44.506 pessoas afetadas, sendo 539 de-salojados, 4.275 desabrigados, 97 feridos e dois óbitos; entre prédios públicos destruídos ou danificados, R$ 9,7 milhões de prejuízos; 2.188 residências atin-gidas, com prejuízo de R$ 49,5 milhões; 38 empresas afetadas, exigindo R$ 45,3 milhões para recuperação. No total, serão necessários de seis meses a um

ano e R$ 104,5 milhões para a recuperação somente de Xanxerê. Entretan-to, 29 municípios sofreram algum tipo de dano ocasionado pelo tornado. Em Ponte Serrada, segundo em pior situação, são 6.058 pessoas afetadas, 77 desabrigadas e 1.050 desalojados, além de 27 feridos. Foram atingidas diretamente 352 residências e 31 empresas. Ali os prejuízos somam R$ 8 mi-lhões. O governador Raimundo Colombo informou que o Estado tem cerca de R$ 28 milhões para auxiliar na reconstrução. E apresentou à presidente um programa para a construção de casas pré-moldadas, que levam apenas cinco dias para serem construídas. Dilma ficou de dar um aval a respeito.

Joim

ara

S.C

amilo

tti

Page 7: Jornal digital 4657_ter_28042015

Publicidade 7Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

Page 8: Jornal digital 4657_ter_28042015

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

Cruzadinha

NovelasSete Vidas - 18h

Alto Astral - 19h

Babilônia - 21h

Caíque explica para Samantha que o namoro entre eles será de mentira. Maria Inês conta a Marcos que Diziabas vendeu as ações para Caíque. Samantha informa a Caí-

que que sua paranormalidade acabou. Marcos diz a Sueli que a única esperança que lhe resta é a herança de Laura. Fernando entrega o exame de Úrsula para Maria Inês, que constata que ela nunca esteve doente. Fernando avisa a Adriana que Maria Inês a demitiu do Hospital.

Lígia e Miguel têm uma conversa definitiva. Iara fica satisfeita ao ver Arthurzinho ensaiar para uma apresentação em um hotel. Esther estranha o abatimento de Luís ao dizer que

não fará mais terapia com Isabel. Lígia volta para casa e não comenta sobre o encontro que teve com o pai de Joaquim. Lauro relembra as conversas que teve com Miguel. Lígia finge dormir para não falar com Vicente. Irene leva Diana para ver um médico. Pedro não consegue se entender com Júlia.

Beatriz diz que vai contar toda a verdade para Regina e pede para Diogo se retirar. Inês pede que Celina mar-que um encontro com Alice. Beatriz diz a Regina que

não sabe de nada sobre o assassinato, além do que saiu nos jornais. Beatriz diz para Diogo que o ama. Paula conforta Regina. Murilo é retirado da cela para conversar com Vini-cius, seu advogado. Diogo chega ao hospital para ver a mãe e conversa com Regina sobre Beatriz.

Rapidinhas

Correio do Sul Terça-feira, 28 de abril de 2015

Áries 21/03 a 20/04Hoje você deve evitar a realização de negócios, pois a Lua estará fora de curso. É um dia importante para avaliar como você está expressando os seus talentos e o que é valioso para você. É um momento importante para agir com paciência, perseverança e determinação.

Leão 21/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/12Valorize a saúde e os cuidados com o corpo e a mente. O dia é propício para ter um ritmo mais sereno e praticar a contemplação. É hora de pensar mais em termos de qualidade de vida, sagitariano.

Gêmeos 21/05 a 20/06O início da semana pede calma e reflexão aos geminianos. É um dia importante para refletir sobre os seus valores emocionais e espirituais. É hora de compreender que há coisas que estão além de seu controle.

Libra 21/09 a 20/10Evite negociações e decisões financeiras, pois a Lua está fora de curso. O dia é importante para refletir sobre seu comportamento em relação às emoções e as finanças. Um momento que pede consciência das transformações e eliminações necessárias.

Aquário 21/01 a 18/02Este é um momento que pede mais serenidade e reflexão aos aquarianos. Hoje não é um bom dia para questões envolvendo bens imobiliários. É um momento impor-tante para se centrar mais e confiar em suas habilidades.

Touro 21/04 a 20/05A Lua segue transitando em seu signo hoje, porém está fora de curso, taurino. Um dia importante para você refletir, observar e aprimorar seu comportamento. Saiba vencer a inércia, a preguiça e a acomodação.

Virgem 21/08 a 20/09O dia pede reflexão sobre seus ideais, crenças e valores, virginiano. É um momento importante para leituras, cursos e palestras que ampliem seus horizontes. Cuidado com a tendência à teimosia e ao ceticismo.

Capricórnio 21/12 a 20/01Cuidado com o ciúme e a possessividade na vida amorosa. É um bom momento para desenvolver os seus talentos criativos e produtivos. Evite atitudes controladoras no âmbito emocional.

Câncer 21/06 a 20/07Tenha cuidado com a tendência à atitudes teimosas, cance-riano. É um dia importante para refletir sobre seus valores fundamentais. Evite hoje a realização de negociações, já que a Lua está fora de curso.

Escorpião 21/10 a 20/11Hoje a Lua se encontra fora de curso no setor de rela-cionamentos, escorpianos. Cuidado com a tendência à teimosia e a inflexibilidade nas relações. Esteja mais receptivo ao que as outras pessoas propõem.

Peixes 19/02 a 20/03O momento favorece leituras e aprendizados emocionais aos piscianos. Cuidado com a tendência à inflexibilidade e a dificuldade de mudar. Com a Lua fora de curso, as questões subjetivas prevalecem sobre as objetivas.

Horóscopo

Hoje devem ser evitadas decisões relacionadas à carreira. É melhor observar suas atitudes e o que pode ser aprimo-rado. Evite confronto com chefias e com questões que envolvem autoridade e poder.

Marina Ruy Barbosa está no topo da sua carreira e isso acaba tornando-a alvo de muita fofoca e intriga. Esse é o caso de sua relação com Bruna Marquezine, que muitos gostam de taxar como uma rixa entre as duas jovens atrizes.

Em entrevista exibida no TV Fama, da Rede TV!, na noite desta segunda-feira (27), Marina desmentiu qualquer tensão e disse que nunca houve nenhum problema entre ela e Bruna.

“Dá preguiça de falar dessas coisas. Fico pensando como que surgem boatos. São coisas muito surreais, não sei de onde tiram isso”, falou ela.

“Eu costumo não ligar, as pessoas costumam colocar meu nome em várias fofocas e polêmicas, mas é melhor não prestar atenção. Quem trabalha com isso sabe que as coisas nos bastidores são bem menos pantanosas do que falam por aí”, esclareceu.

Marina também aproveitou para falar do seu próximo papel. No dia 08 de maio, ela estreia na pele de sua primeira vilã na série global Amorteamo, a Malvina, uma noiva que se suicida após ser abandonada no altar e volta como assombração.

“Foi uma oportunidade de fazer algo muito diferente. Eu vou ser uma espécie de noiva-cadáver. Foi algo meio surreal, por-que não é nada que retrata um cotidiano, como novela. Eu ainda tive que interpretar com sotaque, porque tudo se passa em Recife. Foi muito interessante”, finalizou ela na entrevista.

Page 9: Jornal digital 4657_ter_28042015

SocialTânia Duarte

Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

[email protected]

facebook.com/tania.duartecoelho

Festa do Colono de Maracajá O aniversário de 48 anos de Maracajá

será marcado pelo baile da escolha da rainha e princesas da 25ª Festa do Colono e 5º Ma-racajáFest, dia 9 de maio, a partir das 20h, no Complexo Esportivo Antônio da Rocha, com a animação da banda Manya Sertaneja. Neste ano 12 candidatas disputam o título de soberana da festa. As três primeiras coloca-das receberão um prêmio em dinheiro e uma viagem surpresa. A 25ª Festa do Colono e 5º MaracajáFest, está confirmada para os dias 23 a 26 de julho.

Reginaldo Manzotti A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Ho-

mens, em Araranguá, confirma a presença do padre que arrasta multidões, Reginaldo Manzotti, na festividade da padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens. Os festejos têm início neste sábado e seguem até segunda, dia da padroeira. Serão três dias de programação religiosa completa, com procissões, orações, celebrações eucarísticas, além do festival da música católica e outros de diversos shows de evangelização com ministérios de música da terra, e do esperado show nacional “O Amor Restaura”, com o padre Reginaldo Manzotti, da associação Evangelizar é Preciso.

³ Gabriel com os pais André Coltro e Rose Segalla e a irmã Nicole.

³ O gatinho Gabriel comemorou seus 5 anos, com festa super animada no Fuzilikas. Parabéns!!!

³ Bruno Pereira, do Restaurante Panela de Barro, é o aniversariante da próxima sexta (1). Parabéns!!!

48 8804.2871

³ O aniversariante de hoje, Zé da Aspekto , com a filha Laís e a esposa Lucilenea. Parabéns!!!

48 3533.0762

Page 10: Jornal digital 4657_ter_28042015

Publicidade10 Correio do Sul Terça-feira, 28 de abril de 2015

Page 11: Jornal digital 4657_ter_28042015

Geral 11Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

validade para consumo de 30 dias. Em 2013, foi en-tregue pelo Samae 5.776 copos que foram utilizados em eventos como o Jerva (Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá) e Festival de Dança, além de abastecer as Secreta-rias de Saúde, Cultura, Esportes.

Em 2014, o número ficou ainda maior. De ja-neiro a dezembro, o Samae disponibilizou 54.826 copi-nhos. Eventos esportivos como Praião, Festival de Parapente e passeio ci-clístico também passaram a ser abastecidos.

De janeiro a abril des-te ano, 20.175 copinhos já foram entregues em eventos. No Araranguá Fest, a ação do Samae foi diferenciada este ano. Durante os três dias (10,11 e 12 de abril), foram distri-buídos aproximadamente

³Máquina envasadora está aumentando capacidade de distribuição a cada ano

> JACINTO MACHADO

A Rua Coberta, em construção sobre a rua Dona Helena Cechinel, ao lado da Igreja Matriz de Jacinto Machado, já conta com a estrutura de apoio para a colocação das vigas e a cobertura. O prefeito Antônio João de Fáveri e o secretário de Educação Valmir Possamai acompa-nharam a colocação das últimas colunas de ferro galvanizado que susten-tarão a cobertura da rua. “Não tenho dúvidas que este espaço vai ser o nosso novo cartão postal, assim como as nossas belezas naturais”, frisa Antônio. A

> SOMBRIO

Noticiada ontem a li-beração de R$ 2,3 milhões, hoje são anunciados mais R$ 404.073,35 liberados pela Caixa Econômica Fe-deral, através do Ministério das Cidades. Desta vez, o recurso será utilizado para a pavimentação das ruas João Quartieiro, que passa ao lado da Ritmi Confec-ções, no Centro, e a Máximo Rodrigues, no bairro Nova Brasília, em frente ao CEI Paraíso da Criança e ao posto de saúde que está em construção.

Ambas serão pavimen-tadas com lajota sextava-da, com 321,75 metros na Máximo Rodrigues e 104 metros na João Quartieiro, com calçadas de concreto e sinalização para deficiente

Rua Coberta começa a ganhar forma

Mais dinheiro para pavimentação

³Rua Coberta será a primeira do gênero na região

³Rua João Quartieiro será mais uma beneficiada

Da redação

> ARARANGUÁ

O Samae de Ara-ranguá adquiriu

em 2013 uma máquina envasadora de copos de 200 ml. Eles são utiliza-dos em eventos, reuniões, feiras, palestras, congres-sos, eventos esportivos e culturais, onde as pessoas têm a oportunidade de experimentar a água for-necida no município. Os copinhos são distribuidos gratuitamente.

A máquina é uma en-vasadora (insere a água dentro do copo), dosadora (determina a medida, a dose), seladora (com fecha-mento através de tampa de alumínio) e datadora automática (data de fabri-cação). São feitos até três mil copos por hora, com

Samae aumenta distribuição de água No Copo

dois mil copinhos com água. Além disso, foram entregues panfletos com dicas de como economizar água e apresentado um vídeo institucional infor-mando a população sobre os serviços realizados pelo Samae e a importância de utilizar a água de maneira racional.

O Samae auxiliou tam-bém durante catástrofes e não apenas no município. Em fevereiro de 2014, fo-ram disponibilizados 400 copinhos para atender as pessoas que sofreram com a enchente em Araranguá. Agora, no mês de abril, 1.900 copinhos foram doa-dos para a cidade de Xanxe-rê, atingida por um tornado.

As entidades que tive-rem interesse em receber os copinhos, podem entrar em contato pelo telefone do Samae para esclarecer as dúvidas: 35240837.

obra que está sendo soerguida pela Construtora Oliveira, deverá ficar pronta até a 5ª Banarroz e Festa do Colono que ocorrem de 6 a 9 de agosto

visual.Destes R$ 404mil, R$

9.873,35 são oriundos de contrapartida do município, enquanto o restante vem do Ministério das Cidades, atra-vés de emenda destinada pelo deputado federal Ronaldo

no local. A estrutura contará com 1.200 metros quadrados de área coberta e represen-tará um custo menor em tendas para a festa.

Benedet.Os trâmites burocráti-

cos para que as obras saiam do papel devem levar o mes-mo período das anunciadas para o Centro, ou seja, po-dem iniciar até o final de maio.

Page 12: Jornal digital 4657_ter_28042015

12 Correio do Sul Terça-feira, 28 de abril de 2015 Publicidade

Page 13: Jornal digital 4657_ter_28042015

Geral 13Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

Rafael Andrade

³Léo Rocha (no centro) com alunos da Apae

³Clientes podem ler enquanto cuidam da forma, mas sem esquecer o conteúdo

Minibiblioteca é inaugurada e promete ser o grande diferencial da Marilyn, um espaço voltado à beleza

Espera CulturalEsmalteria ganha estante literária

> SOMBRIO

Ler é a melhor te-rapia contra a

impaciência gerada pela

espera. Com 176 obras literárias em uma minibi-blioteca com a capacidade para 300 livros, muitos clientes da Marilyn Es-malteria, em Sombrio, já tem um ambiente exclusi-

> SOMBRIO

Passados os momen-tos de aventuras e apren-dizados, a segunda-feira foi solidariedade para o protagonista do programa Desafio em Dose Dupla Brasil, exibido pelo Dis-covery Channel. Antes de se despedir do extremo sul catarinense, Léo Rocha acompanhou represen-tantes da TecTur e do Instituto Federal Cata-rinense (IFC) – campus Sombrio durante a entre-ga dos produtos arreca-dados através da palestra ministrada na noite da última quarta, aos alunos da instituição federal de ensino.

Se melhorar as pes-soas, passando um pouco do seu conhecimento e humildade, foi o resultado obtido por Léo Rocha du-rante sua estada na região do Caminho dos Canyons, ele pôde celebrar tam-bém o fato de ter também aprendido com o povo do extremo sul catarinense. Além de muitas amizades e uma recepção pra lá de calorosa, Léo conferiu e sentiu todo o calor huma-no dos alunos atendidos pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excep-cionais) de Sombrio.

Contando com o apoio das empresas, lideranças e instituições Marvisil, CTG Espora de Prata, Scherman Confecções, MaxxComper e Daison

Apae recebe doação de alimentosScheffer Cardoso, Léo Ro-cha ministrou uma palestra especial para mais de cem alunos do IFC – campus Sombrio. O retorno deu-se através da arrecadação de mais de 200kg de alimen-tos não perecíveis, além de tecidos adquiridos ini-cialmente para a produção de camisetas que seriam utilizadas como ingresso para o evento, mas que posteriormente foram tam-bém doados à Apae.

Antes de seguir via-gem para São Paulo, onde participa de outros com-promissos profissionais, Léo Rocha fez questão de visitar a Apae, conhecer os trabalhos, falar com os alu-nos e participar da entrega das doações. “Não vim aqui

vo e diferenciado na região para cuidar da beleza. A empreendedora e proprie-tária do estabelecimento, Jacqueline Polippo, inspi-rada em um dos nichos de mercado que mais cresce

para passear. Vim para ajudar, contribuir de alguma forma. Ver que tivemos resultados como este me deixa muito feliz”, declarou.

Ele, acompanhado de organizadores da Vi-vência que realizou na região e da professora do curso de Gestão em Turismo do IFC, Ke-nia Zanella, foi recebido pela diretora da Apae de Sombrio, Andréa De Lucca.

Entregas realizadas e agradecimentos feitos, o encerramento foi com a costumeira sessão de fotos com o aventureiro, que prometeu retornar à região para novas vi-sitas e eventos.

no Brasil, o toque a mais, o diferente ou a atenção es-pecial aos frequentadores, transformou o seu gosto pela leitura em uma sala de espera com o aconchego de poltronas confortáveis e uma estante repleta de escritores famosos, como a britânica Erika Leonard James, autora da trilogia Cinquenta Tons de Cin-za, dentre vários outros nomes internacionais e nacionais.

A solenidade de inau-guração do espaço ocorreu na noite da última quinta--feira. O salão fica no cen-

tro de Sombrio e funciona na cidade há seis meses. “A ideia surgiu porque temos uma equipe de cinco profissionais que gostam muito de ler e discutir detalhes sobre literatu-ra. Ainda temos espaços para mais livros e estamos abertos a doações”, pede Jacqueline.

Muitos exemplares foram doados por clientes do salão que é unissex. Enquanto as mulheres e homens aguardam por atendimento, podem se envolver no mundo mági-co da literatura e aguçar

o seu conteúdo cultural, além de deixar um pou-quinho o celular de lado, já que virou um vício em muitos ambientes comer-ciais pela facilidade da tecnologia Wi-Fi.

Para quem se interes-sou pela ideia e pretende colaborar com o aumento do acervo, basta entrar em contato com o salão por meio do telefone 3533 2733, acessar o Facebook Marilyn Esmalteria ou, melhor ainda, fazer uma visita a avenida Antônio Sant’Helena, 143, no cen-tro de Sombrio.

Page 14: Jornal digital 4657_ter_28042015

Publicidade14 Correio do Sul Terça-feira, 28 de abril de 2015

Page 15: Jornal digital 4657_ter_28042015

Geral 15Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

Page 16: Jornal digital 4657_ter_28042015

Publicações Legais16 Correio do Sul Terça-feira, 28 de abril de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE

ESTADO DE SANTA CATARINAMUNICIPIO DE ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SOMBRIO

ESTADO DE SANTA CATARINASAMAE AGUA DOS CANYONS

PRAIA GRANDEAviso de Licitação

Processo Adm. N. 09/2015Edital: Pregão Presencial n. 03/2015Tipo: Menor Preço p/ ItemObjeto: AQUISIÇÃO DE MATERIAL HIDRÁULICO E ACESSÓRIOS PARA SEREM UTILIZADOS NA MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICIPIO DE PRAIA GRANDE-SC, PARA O EXERCÍCIO DE 2015.Entrega dos Envelopes:09:00 horas do dia 11 de Maio de 2015.Abertura dos Envelopes: 09:00 horas do dia 11 de Maio de 2015.O Edital e esclarecimentos poderão ser obtidos no seguinte endereço e horário: Rua Irineu Bornhausen, 320, nos dias úteis, de segunda à sexta, das 08:00 as 11:30 e das 13:30 às 17:00 h ou pelo telefone 048 3532-0132.Praia Grande-SC, 26 de Abril de 2015.Watson L. Raiser da CruzDiretor

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

PRAIA GRANDEEXTRATO CONTRATUAL

Contrato Nº.: 48/2015Contratante.: PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE.Contratada..: GELSON LUIZ DEMARCH MEObjeto.........: concessão de execução do serviço de remoção, guarda e depósito de veículos e motocicletas cujos condutores cometeram infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, em pátio ou área destinada para esse fim, autorizada e nas condições estabelecidas pela Lei n. 2.277/2010 de 29 de Junho de 2010.Valor..........: O preço do serviço prestado terá os seguintes valores:Pela remoção (guincho) dos veículos leves, inclusive motocicletas, corresponderá ao valor de R$ 150,00(cento e cinquenta reais).Pela estada (diária) dos veículos leves, inclusive motocicletas, corresponderá ao valor de R$ 7.50(sete reais e cinquenta centavos).Pela remoção (guincho) dos veículos pesados corresponderá ao valor de R$ 300,00(trezentos reais).Pela estada (diária) dos veículos pesados corresponderá ao valor de R$ 20,00(vinte reais), reajustados anualmente.Vigência.....: Início : 25/03/2015 Término: 31/12/2016Licitação.....: CONCORRENCIA PÚBLICA N. 01/2015 PRAIA GRANDE, 25 de março de 2015.Valcir DarosPrefeito Municipal

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

PRAIA GRANDEEXTRATO CONTRATUAL

Contrato Nº.: 49/2015Contratante.: PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE.Contratada..: MULLER AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA MEObjeto.........: CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE PUBLICIDADE/PROPAGANDA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA DISTR. E VEICULAÇÃO DE AVISOS/COMUNICADOS E CAMPANHAS PROMOCIONAIS E INSTITUCIONAIS DESENVOLVIDOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL.Valor..........: ..... R$ 53.587,50(cinquenta e tres mil, quinhentos e oitenta e sete reais e cinquenta centavos).Vigência.....: Início : 27/03/2015 Término: 31/12/2015Licitação.....: PREGAO PRESENCIAL N. 05/2015 Recursos.....: DOTAÇÃO :. 2.004/3.3.90/DR 01.00 2.009/3.3.90/DR 01.00 2.032/3.3.90/DR 01.00 2.033/3.3.90/DR 01.00 PRAIA GRANDE, 27 DE MARÇO DE 2015.Valcir DarosPrefeito Municipal

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

PRAIA GRANDEEXTRATO CONTRATUAL

Contrato Nº.: 53/2015Contratante.: PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE.Contratada..: DANIEL MATERIAIS DE CONSTR LTDA MEObjeto.........: AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE MURO PARA FECHAMENTO DA CRECHE DA RUA MANOEL LEÃO PEREIRAValor..........: .R$ 22.904,65(vinte e dois mil, novecentos e quatro

reais e sessenta e cinco centavos).Vigência.....: Início : 10/04/2015 Término: 31/07/2015 Licitação.....: PREGÃO PRESENCIAL Nº.: 04/2015 Recursos.....: DOTAÇÃO :. 2.010/3.3.90/DR 01.00 PRAIA GRANDE, 10 de Abril de 2015.

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL Nº 21/2015 - MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL

EXCLUSIVA PARA ME, EPP E MEI

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para eventuais e futuras aquisições de gêneros alimentícios para atendimento aos pacientes do CAPS - Centro de Apoio Psicosocial através da secretaria municipal de saúde, cujas especificações encontram-se detalhadas no termo de referência anexo ao edital de licitação.TIPO DA LICITAÇÃO: Menor Preço por ItemENTREGA DOS ENVELOPES: Até às 13h45min; do dia 13 de maio de 2015, no Serviço de Protocolo Geral da Prefeitura, sito à Rua Dr. Virgulino de Queiróz, 200, centro.ABERTURA DOS ENVELOPES: As 14h00min do dia 13 de maio de 2015, na sala de reuniões do Departamento de Licitações da Prefeitura.REGIMENTO: Leis Federais 8.666/93 e 10.520/02, Lei Complementar 123/2006 e Decreto Municipal nº 2.676/05.EDITAL COMPLETO E INFORMAÇÕES: Está à disposição dos interessados no horário de expediente da Prefeitura, no endereço eletrônico; www.ararangua.sc.gov.br, e afixado no mural, localizado no hall de entrada da sala do Departamento de Licitações da Prefeitura. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (fax) 0XX48 3521.0929 ou pelo e-mail: [email protected]

Araranguá, SC, 27 de abril de 2015.Sandro Roberto Prefeito Municipal Liliane S. de SouzaPregoeira

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

DE SANTA ROSA DO SUL A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Rosa do Sul, neste ato representada por seu Presidente, Sr.. Francisco dos Santos Farias, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 35, II, do Estatuto, para fins do artigo 25, I, CONVOCA todos os associados, através do presente Edital, para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, , que será realizada a partir das 18:00 horas, do dia 25 de Maio de 2015, às18:00 horas em primeira convocação e às 18:30 horas , em segunda convocação. 1. Homologar as alterações estatutárias deliberadas pelo Conselho de Administração das Federação Nacional das APAES reunido nos dias 07 e 08 de Agosto de 2014 em Brasília-DF, na sala de reuniões do Hotel Brasília Imperial e nos dias 31 de março e 01 de Abril de 2015, na sede da Federação Nacional das Apaes. Santa Rosa Do Sul, 20 de Abril de 2015. Francisco Dos Santos Farias Presidente da APAE de Santa Rosa do Sul

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Rosa do Sul, neste ato representada por seu Presidente, S r . F r a n c i s c o d o S a n t o s F a r i a s , n o u s o d a s atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 35, II, do Estatuto, para fins do artigo 25, I, CONVOCA todos os associados, através do presente Edital, para ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, , que será realizada às 17:00 horas, do dia 25 de maio de 2015_, às 17:00 horas em primeira convocação e às 17:30, em segunda convocação, com a seguinte ordem do dia: Aprovação do relatório de atividades e contas da Diretoria Executiva com base nos demonstrativos contábeis encerrados em 31.12.2014 em cumprimento à exigência do artigo 26, § único, do estatuto da Apae. 2. Outros

Santa Rosa Do Sul, 20 de Abril de 2015 Francisco dos Santos Farias Presidente da APAE Santa Rosa do Sul

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº. 004/15PROCESSO SELETIVO- (ADM) Nº. 003/2014

Pelo presente Edital, O PREFEITO MUNICIPAL DE SOMBRIO, Senhor. Zênio Cardoso, vem a público convocar os candidatos aprovados no Processo Seletivo-(ADM) 003/2014, abaixo relacionados, sendo que os referidos candidatos deveram apresentar-se no Departamento de Recursos Humanos da

Prefeitura Municipal de Sombrio, munidos dos documentos exigidos pelo Edital de Processo Seletivo nº. 003/2014, para contratação imediata:

03 - MOTORISTANome do Candidato ClassificaçãoAirton Luiz Zuboski Gonaçalves 8Laudimar Antonio de Paula Maciel 9Tobias Rossetto Zílio 10

Sombrio- SC 27 de Abril de 2015Zênio CardosoPrefeito Municipal

Page 17: Jornal digital 4657_ter_28042015

Publicações Legais 17Correio do Sul Terça-feira,

28 de abril de 2015

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJProt: 134422; Devedor(es).: ANDERSON DA LUZ MARTINS - 066.851.959-24, End: Estrada Geral, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: LICO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA ME; Sac: LICO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA ME; Tit: 070315 ; Apr: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; VEN: 10/04/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 230,00+Juros Legais; Emol.: 71,89.Dia: 28/04/2015 - R$ 1,45, Dia: 29/04/2015 - R$ 1,53, Dia: 30/04/2015 - R$ 1,61, Dia: 04/05/2015 - R$ 1,91, Prot: 134384; Devedor(es).: DULCINEIA DE MATOS FRANZEM - 509.488.739-49, End: Av. Interpraias, 1037, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Sac: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Tit: 303947-4 ; Apr: FCDL; VEN: 12/12/2014; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 153,85+Juros Legais; Emol.: 77,85.Dia: 28/04/2015 - R$ 7,07, Dia: 29/04/2015 - R$ 7,12, Dia: 30/04/2015 - R$ 7,17, Dia: 04/05/2015 - R$ 7,38, Prot: 134383; Devedor(es).: ELAINE DE SOUZA CARDOSO - 020.100.910-27, End: Rua Jacques Clezar, 320, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Sac: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Tit: 304666-2 ; Apr: FCDL; VEN: 22/03/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 105,00+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 1,33, Dia: 29/04/2015 - R$ 1,36, Dia: 30/04/2015 - R$ 1,40, Dia: 04/05/2015 - R$ 1,54, Prot: 134400; Devedor(es).: ELENOR DE SOUZA TRAJANO - 287.793.630-91, End: Rua Francisco Caetano Lummertz, 235, SOMBRIO; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: TAPEÇARIA JAEDI DE MEDIANEIRA LTDA; Sac: TAPEÇARIA JAEDI DE MEDIANEIRA LTDA; Tit: 0000002222 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 15/04/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 537,82+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 2,50, Dia: 29/04/2015 - R$ 2,68, Dia: 30/04/2015 - R$ 2,86, Dia: 04/05/2015 - R$ 3,58, Prot: 134444; Devedor(es).: ELISANGELA DE BORBA - 021.628.649-24, End: Estrada Geral, 1247, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: BV FINANCEIRA S/A C.F.I.; Sac: ; Tit: 1209.0000.0834.96 ; Apr: NATALLE ARAÚJO LUCAS; VEN: 19/11/2014; Esp: Cédula de Crédito Bancário por Indicação; Val: 4.071,14+Juros Legais; Emol.: 71,89.Dia: 28/04/2015 - R$ 218,48, Dia: 29/04/2015 - R$ 219,84, Dia: 30/04/2015 - R$ 221,19, Dia: 04/05/2015 - R$ 226,62, Prot: 134382; Devedor(es).: GERUZA GENEROSO DA ROSA - 061.976.849-50, End: Rua Manoel Floriano Borges, 310, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Sac: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Tit: 304345-2 ; Apr: FCDL; VEN: 19/02/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 145,00+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 3,33, Dia: 29/04/2015 - R$ 3,38, Dia: 30/04/2015 - R$ 3,43, Dia: 04/05/2015 - R$ 3,62, Prot: 134419; Devedor(es).: IONE ROSA CARDOSO - 042.728.029-09, End: rua José João Coelho, 740, SOMBRIO; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: L.L. ROTH ME; Sac: L.L. ROTH ME; Tit: 8386-1 ; Apr: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; VEN: 12/04/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 318,00+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 1,80, Dia: 29/04/2015 - R$ 1,90, Dia: 30/04/2015 - R$ 2,01, Dia: 04/05/2015 - R$ 2,43, Prot: 134450; Devedor(es).: JANARI FRANCISCO DA ROSA - 344.811.929-68, End: Rua Piaui, 1450, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: COOPERATIVA DE ECON. CRED. MUTUO DOS EMP TRANSP; Sac: MARSUL COMER. E TRANSP. LTDA ME; Tit: 01/0001 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 12/04/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 350,00+Juros Legais; Emol.: 70,13.Dia: 28/04/2015 - R$ 1,98, Dia: 29/04/2015 - R$ 2,10, Dia:

30/04/2015 - R$ 2,21, Dia: 04/05/2015 - R$ 2,68, Prot: 134361; Devedor(es).: JOAO BATISTA CUNHA - 016.191.659-70, End: Rua Generino Teixeira da Rosa, 385, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Sac: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Tit: 301809-0 ; Apr: FCDL; VEN: 09/04/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 230,00+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 1,53, Dia: 29/04/2015 - R$ 1,61, Dia: 30/04/2015 - R$ 1,68, Dia: 04/05/2015 - R$ 1,99, Prot: 134356; Devedor(es).: JOELSO BERTELI - 019.111.859-18, End: Rua João Aniceto Silveira, 236, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Sac: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Tit: 300361-6 ; Apr: FCDL; VEN: 23/03/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 351,90+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 4,34, Dia: 29/04/2015 - R$ 4,45, Dia: 30/04/2015 - R$ 4,57, Dia: 04/05/2015 - R$ 5,04, Prot: 134425; Devedor(es).: MARCELO PEREIRA DOS SANTOS - 054.972.829-54, End: rua Mário Sant’Helena, 297, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: L.L. ROTH ME; Sac: L.L. ROTH ME; Tit: 184-G ; Apr: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; VEN: 10/04/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 750,00+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 4,75, Dia: 29/04/2015 - R$ 5,00, Dia: 30/04/2015 - R$ 5,25, Dia: 04/05/2015 - R$ 6,25, Prot: 134468; Devedor(es).: MARIA VENICE SANTOS SCHUARTZ HAUPP - 508.902.120-15, End: Rua Artur Ferreira, 489, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Sac: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Tit: 5608 ; Apr: FCDL; VEN: 29/03/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 2.614,00+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 27,01, Dia: 29/04/2015 - R$ 27,88, Dia: 30/04/2015 - R$ 28,75, Dia: 04/05/2015 - R$ 32,23, Prot: 134390; Devedor(es).: MARILEIA VIEIRA VALENTIM MOCO - 674.481.519-91, End: Rua das Hortencias, 56, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MAXCARD SERVICOS DE APOIO ADMINISTRATIVO A SA; Sac: MAXCARD SERVICOS DE APOIO ADMINISTRATIVO A SA; Tit: 2014 ; Apr: FCDL; VEN: 10/12/2013; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 1.200,00+Juros Legais; Emol.: 65,05.Dia: 28/04/2015 - R$ 202,00, Dia: 29/04/2015 - R$ 202,40, Dia: 30/04/2015 - R$ 202,80, Dia: 04/05/2015 - R$ 204,40,

Prot: 134359; Devedor(es).: PAULA CAMILO SPERFELD - 008.394.109-64, End: Rua Mato Grosso do Sul, 480, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Sac: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Tit: 301335-1 ; Apr: FCDL; VEN: 04/04/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 356,50+Juros Legais; Emol.: 70,13.Dia: 28/04/2015 - R$ 2,97, Dia: 29/04/2015 - R$ 3,08, Dia: 30/04/2015 - R$ 3,20, Dia: 04/05/2015 - R$ 3,68, Prot: 134449; Devedor(es).: ROBERTA DOS SANTOS HELINSKI - 055.134.349-46, End: Rua J, 1004, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: KYMERA COMÉRCIO DE JÓIAS LTDA ME; Sac: KYMERA COMÉRCIO DE JÓIAS LTDA ME; Tit: 2395 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 15/04/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 245,50+Juros Legais; Emol.: 75,28.Dia: 28/04/2015 - R$ 1,14, Dia: 29/04/2015 - R$ 1,22, Dia: 30/04/2015 - R$ 1,30, Dia: 04/05/2015 - R$ 1,63, Prot: 134368; Devedor(es).: ROSANGELA FARIAS BORGES - 938.084.709-25, End: Rua Zeferino Daboit, 67, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Sac: SUPER CREDI JAPONES SERVI OS ASSESSORIA CREDI; Tit: 301844-2 ; Apr: FCDL; VEN: 10/12/2014; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 211,70+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 9,87, Dia: 29/04/2015 - R$ 9,94, Dia: 30/04/2015 - R$ 10,02, Dia: 04/05/2015 - R$ 10,30, Prot: 134385; Devedor(es).: SIMONE DA CUNHA MIGUEL - 049.500.559-25, End: Rua Antonio Simão, 457, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Sac: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Tit: 22567 ; Apr: FCDL; VEN: 13/04/2014; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 127,00+Juros Legais; Emol.: 46,96.Dia: 28/04/2015 - R$ 16,12, Dia: 29/04/2015 - R$ 16,17, Dia: 30/04/2015 - R$ 16,21, Dia: 04/05/2015 - R$ 16,38,

Sombrio - SC, 28/04/2015ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL Nº 22/2015 - MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL

EXCLUSIVA PARA ME, EPP E MEI

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para eventuais e futuras aquisições de materiais de higiene, limpeza e utensílios para atendimento aos pacientes do CAPS - Centro de Apoio Psicosocial através da secretaria municipal de saúde, cujas especificações encontram-se detalhadas no termo de referência anexo ao edital de licitação.

TIPO DA LICITAÇÃO: Menor Preço por ItemENTREGA DOS ENVELOPES: Até às 08h45min; do dia 14 de maio de 2015, no Serviço de Protocolo Geral da Prefeitura, sito à Rua Dr. Virgulino de Queiróz, 200, centro.ABERTURA DOS ENVELOPES: As 09h00min do dia 14 de maio de 2015, na sala de reuniões do Departamento de Licitações da Prefeitura.REGIMENTO: Leis Federais 8.666/93 e 10.520/02, Lei Complementar 123/2006 e Decreto Municipal nº 2.676/05.EDITAL COMPLETO E INFORMAÇÕES: Está à disposição dos interessados no horário de expediente da Prefeitura, no endereço eletrônico; www.ararangua.sc.gov.br, e afixado no mural, localizado no hall de entrada da sala do Departamento de Licitações da Prefeitura. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (fax) 0XX48 3521.0929 ou pelo e-mail: [email protected]

Araranguá, SC, 27 de abril de 2015.Sandro RobertoPrefeito Municipal Liliane S. de SouzaPregoeira

DECRETO Nº. 37, DE 27 DE ABRIL DE 2015.

“CONSTITUI MEMBROS DA COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIDOR PARA A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS”.

Juarez Godinho Scheffer, Prefeito Municipal de Passo de Torres, Estado de Santa Catarina, no uso de competência privativa que lhe confere a Lei Orgânica Municipal combinado com a Lei Municipal, 513/2005;

DECRETA:Art. 1º- Fica designado os membros da Comissão de processo seletivo 001/2015, para a Contratação de servidor em caráter temporário para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social .Presidente: Andre CardosoMembro: Elizandra da Silva MartinsMembro: Angela Luzia Bertoldo Francisco BauerArt. 2º- A designação de que trata este Decreto não dá ao designado qualquer direito remuneratório pelo exercício da função.Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

Passo de Torres, em 27 de abril de 2015.Juarez Godinho SchefferPrefeito Municipal

Publicado e Registrado nesta Secretaria de Administração e Finanças, em 27 de abril de 2014.

Alexandre Angelo FelippeSecretario Municipal de Administração e Finanças

SECRETARIA DE SAÚDE

ESTADO DE SANTA CATARINAMUNICIPIO DE ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

PASSO DE TORRES

Page 18: Jornal digital 4657_ter_28042015

Publicidade18 Correio do Sul Terça-feira, 28 de abril de 2015

Page 19: Jornal digital 4657_ter_28042015

terá que residir no muni-cípio ou estar competindo pela cidade há dois anos ou mais. Os atletas cuja renda familiar exceder 15 salários mínimos não tem direito ao benefício.

Terça-feira, 28 de abril de 2015

³ 31-50-59-70-74CONCURSO 3.773

QUINA 27/04

³ 05-06-09-10-11

³ 14-16-18-19-20

³ 21-22-23-24-25 CONCURSO 1.201

LOTO FÁCIL27/04

Bolsa Atleta

BeneficiadoCampeão brasileiro recebe Bolsa Atleta > ARARANGUÁ

Este mês de abril deve ficar marca-

do na história do desporto araranguaense. O motivo: o prefeito Sandro Maciel assinou o cheque de R$ 900,00 referentes aos pri-meiros três meses do ano do projeto de lei Bolsa Atle-ta, de autoria do vereador Kila Ghellere. O beneficia-do foi o campeão brasileiro de atletismo João Pedro Silva Conti de Souza.

“Esse primeiro ato é simbólico e para mim, enquanto prefeito é uma alegria compartilhar deste momento, talvez não consiga ofertar o que outras cidades maiores repassam, mas é uma maneira de incentivar os atletas para que defen-dam o nosso município nas competições”, disse Maciel.

O subsecretário de Esportes Luciano Pires, ressaltou a importância da Bolsa Atleta porque foi beneficiado por ela quan-do jogava por Criciúma na década de 90.

De acordo com a lei número 32/2014, a ajuda de custo será concedida aos competidores que ob-tiverem resultados em competições nacionais e

nas disputas estaduais, como o Jasc (Jogos Aber-tos de Santa Catarina), os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a Olesc (Olimpíadas Escolares de Santa Catarina) e o Jesc (Jogos Escolares de Santa Catarina). A contribuição será dada por um período de dois anos consecutivos, a contar do ano subseqüen-te ao que competiu.

O benefício para o pri-meiro lugar será no valor de R$ 400,00 (mensal). Ao segundo lugar a ajuda será de R$ 300,00 (men-sal), e ao Terceiro lugar

será concedida a quantia de R$ 200,00 (mensal). A contribuição beneficiará estudantes que estiverem matriculados e apresenta-rem o atestado de frequ-ência. O atleta também

Brasileirão gremistaSem Mamute, lesionado, o Grêmio mostrou no Gre-Nal 405

que ainda não tem um grupo confiável para encarar o resto da temporada, Brasileiro e fase quente da Copa do Brasil. A lesão de Ramiro reduziu as alternativas para a contenção de meio. No ataque, claramente, há escassez, o tricolor não tem um atacante se quer que pode dizer que é mais o menos. E se não houvesse o mediano Matías Rodríguez na lateral direita, como seria? Matías vai deixar o time em breve, pois seu empréstimo está no fim. Com Lincoln sempre nas seleções da CBF, e olha que ele nem tem as mesmas características, que Douglas? Cristian Rodrigues também não deve renovar empréstimo. O Grêmio terá de ir atrás de jogado-res de grupo, o time atual é muito bem compactado e orgaizado. Destacando que isso é dedo de Felipão, mas o Brasileiro exige grupo. Nem sempre Felipão conseguirá se virar com o que tem. Ele não é mágico, e por isso ele vem cobrando, no mínimo, mais dois reforços para o Brasileirão. Sendo realista e não pessimista, acredito que o Grêmio vai apenas participar do Brasileiro, não dará sustos, mas também não dará alegrias.

Losango coloradoNão considero um erro o losango de meio-campo de Diego

Aguirre no Gre-Nal. O modelo é até interessante, taticamente. Preenche bem o setor da meia cancha e da opções ofensivas pelos flancos. Não funcionou no Grenal 405, mas não é um absurdo, uma invenção em decisões. Foi uma estratégia adotada pelo técnico, fora de casa, em respeito à qualidade do Grêmio. O téc-nico uruguaio quis marcar os apoiadores de Felipão que vinham fazendo a diferença: Luan, Douglas e Giuliano. Até conseguiu. O problema é que ficou nisso. Anulou muito bem o rival, mas não teve poder de fogo. O Inter não conseguiu jogar com Dourado e Aránguiz pelos lados no meio-campo, eles fazendo função de meia na hora de criar. E, no futebol, é preciso desconstruir e construir. Valdívia está conseguindo ir à frente como atacante agudo e recompondo feito volante. Só lembrando que Valdivia surgiu na base do Inter como volante. Duro não efetivá-lo no 4-2-3-1, com Nico no banco, depois de ele ter mudado o cenário do clássico.

BraianGrêmio precisará marcar gols no Beira-Rio para ser campeão

gaúcho. O retrospecto ensina que não será com Braian Rodríguez. Com Yuri Mamute e Cebolla Rodríguez em condições, o centro-avante que não faz gols só tem um destino o banco de reservas. Mas pra quem acompanha o tricolor diariamente tem suas du-vidas, o centroavante uruguaio é muito elogiado taticamente por Felipão. E até concordo com o treinador gremista, Braian acaba prendendo a marcação e faz os três meias que vem de trás, terem mais liberdade para finalizar. Mas camisa nove são números e Braian tem um gol em 11 jogos (dois na Copa do Brasil). Isso é uma miséria. Barcos, que há meses está na China, marcou dois. Geromel, um zagueiro, tem dois gols. Fica difícil apostar as fichas em um camisa 9 que passa longe das redes.

Libertadores e GauchãoO torcedor pede. O dirigente insiste. O técnico manda. Mas os

jogadores brasileiros não conseguem se concentrar em duas com-petições ao mesmo tempo. Pisam no freio. Escolhem uma, sempre a maior. No caso do Inter, a Copa Libertadores da América supera o Gauchão. O problema é cultural. No ano passado, o Grêmio agiu assim. Escolheu a Libertadores, desdenhou o Campeonato Gaúcho e acabou sem nenhuma. A opção não é regional, é nacio-nal, grandes clubes do centro do Brasil agem da mesma maneira. Tanto que São Paulo, Corinthians e Cruzeiro não chegaram nem nas finais dos seus respectivos estaduais. Diego Aguirre não usará os melhores jogadores nos dois clássicos. Tanto que Alex, Valdivia e Lisandro caso se recuperar a tempo, devem pintar no Grenal do próximo domingo. O Inter terá uma semana inteira de trabalho antes do Gre-Nal 406 e do Atlético-MG.

Kelvin Lopes Fone: (51) 82956257

Por:

AzulnoVermelho

Page 20: Jornal digital 4657_ter_28042015

TERÇA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2015