jornal digital 25 01-18

16
Arma utilizada em duplo homicídio no começo do ano é encontrada Situação dos ambulantes ainda não foi regulamentada e rende polêmica Primeiro encontro da família Cecchella reúne 200 descendentes C ORREIO DO S UL ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.339 R$ 2,00 QUINTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2018 www.grupocorreiodosul.com.br 25º 22º Chuvas Isoladas - Muitas nuvens com curtas aberturas e chuvas isoladas. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Segurança – Pág 10 Araranguá – Pág 10 Especial – Pág 7 Segurança – Pág 11 HOMEM ESFAQUEADO CONTA SUA VERSÃO DE BRIGA: “ELE TENTOU ME MATAR”

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 28-Jan-2018

36 views

Category:

News & Politics


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 25 01-18

Arma utilizada em duplo homicídio no começo do ano é encontrada

Situação dos ambulantes ainda não foi regulamentada e rende polêmica

Primeiro encontro da família Cecchella reúne 200 descendentes

CORREIO DO SUL ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.339 R$ 2,00QUINTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2018

www.grupocorreiodosul.com.br

25º22º

Chuvas Isoladas - Muitas nuvens com curtas aberturas e

chuvas isoladas.

Previsão para hojeExtremo Sul Catarinense

*FOTO ILUSTRATIVA

é encontradaé encontradaé encontradaé encontradaSegurança – Pág 10

Arma utilizada Arma utilizada em Araranguá – Pág 10

descendentes descendentes Especial – Pág 7

Extremo Sul Catarinense

Segurança – Pág 11Segurança – Pág 11Segurança – Pág 11Segurança – Pág 11

HOMEM ESFAQUEADO CONTASUA VERSÃO DE BRIGA:“ELE TENTOU ME MATAR”

Page 2: Jornal digital 25 01-18

Condenação de Lula tumultuará 2018

RenovaçãoSe dizendo afastado da política partidária por conta de compromissos na iniciativa privada, ex-vereador e ex-presidente do MDB de Araranguá, Anísio Prêmoli, que disputou o executivo municipal em 2016, diz que não descarta a possibilidade de concorrer a Assembleia Legislativa este ano. “Não é algo que esteja nos meus planos de forma prioritária, mas também não posso descartar esta hipótese. O que está colocado aí o povo já não aguenta mais”, comenta Anísio, alfi netando os atuais parlamentares de nossa região, sem citar nomes. De acordo com ele, um projeto como este, no entanto, precisaria passar necessariamente pelo apelo popular, “pela vontade do povo de realmente querer mudar as coisas”. Em princípio, Anísio da a entender que seria necessário uma motivação vinda das bases do MDB, clamando por renovação, para que então ele se apresentasse como pré-candidato a Assembleia.

Sem reversão Ex-prefeito de Balneário Gaivota, renomado advogado Everaldo João Ferreira, diz acredi-tar que a sentença proferida pelo Tribunal Re-gional Federal, em desfavor do ex-presidente Lula, no caso do triplex do Guarujá, será cumprida a risca. Consultado pela coluna, numa análise meramente técnica, Everaldo ressalta que a decisão do TRF não pode ser reformulada, o que imputa, de fato, uma pena de mais de 12 anos de cadeia a Lula a ser cumprida quase que de imediato, além de perda dos direitos políticos por oito anos e multa. Conforme o advogado, é provável que já em fevereiro o ex-presidente tenha que começar a cumprir sua pena. Obviamente que os desdobramentos desta situação constituem uma outra história, o que poderia levar Lula, por exemplo, a cumprir prisão domiciliar ou algo que o valha. No entanto, de acordo com Everaldo, “não cabe extinção da pena pelo Supremo Tribunal Federal, ou outro artifício que livre Lula da sentença que lhe foi imposta”, argumenta.

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

Não há como negar que a história da eleição presidencial deste ano no país será reescrita com a condenação do

ex-presidente Lula da Silva (PT), pela Justiça Federal, por supostamente ter recebido um tríplex, em Guarujá (SP), como forma de propina, da empreiteira OAS.

Em que pesem os recursos que Lula poderá interpor, tanto no próprio Tribu-nal Regional Federal, em Porto Alegre, este meramente para ganhar tempo, quanto no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, o fato é que o cenário po-lítico nacional fi cou totalmente volátil. Mesmo condenado, nada impede que Lula consiga um expediente judicial que lhe assegure a possibilidade de disputar à Presidência da República. Como se sabe, no Brasil tudo é possível. Assegurada esta candidatura, também nada impede que outra decisão judicial reverta este benefício, colocando até mesmo Lula atrás das grades de forma imediata, deixando praticamente toda a esquerda nacional a ver navios.

A grande verdade é que Lula pas-sou a ser um candidato perigoso para a esquerda, na medida em que não há, verdadeiramente, a garantia de que ele será candidato, e tudo leva a crer que não será. Esta incógnita, no entanto, também atinge diretamente os partidos de centro, e de direita, que, do mesmo modo, não sabem realmente quem irão enfrentar na disputa pela Presidência este ano.

Sem a tão almejada Reforma Po-lítica, também estão a mercê dos fatos duas dúzias de partidos que só servem

para fazer conchavos de última hora. O problema agora é que ninguém sabe que última hora será esta. Isto porque, a última hora da convenção que poderá homologar o nome de Lula à Presi-dência também poderá ser a primeira hora dele na cadeia. Sendo assim, o PRB, por exemplo, se aliará ao PT, ou ao PSDB? Como o PRB, quase que a totalidade dos partidos no país está nesta incógnita, literalmente sem saber que caminho seguir.

A bem da verdade, só mesmo aque-las siglas que têm candidato a presidente possuem projeto próprio. Todas as de-mais agem ao sabor do vento. No que diz respeito ao PT, boa parte das siglas nanicas que acompanharam o partido nas últimas eleições, e que provavel-mente o acompanhariam em 2018, caso Lula fosse candidato, já não tem nenhu-ma certeza quanto a seu próprio futuro.

É claro que o PT irá insistir na tese da candidatura de Lula, e o próprio ex--presidente dará vazão a esta possibili-dade, atraindo dois ou três aliados. É o que lhe resta neste momento. O grande problema do PT, a partir de agora, é solidifi car uma coligação robusta, que foi o que garantiu as duas eleições de Lula, e outras duas de Dilma Rousseff à Presidência.

Racionalmente, o PT deveria, de imediato, apoiar um candidato alter-nativo à Presidência, fi liado ao próprio partido, ou a uma sigla aliada. Seria a chance real, e segura, de se construir um projeto que pudesse ser levado até o fi m sem o risco de sobressaltos. O grande problema é convencer Lula a deixar seu ego descansando em Garanhuns e partir para outra.

Anita hojeParamount Channel irá exibir hoje, a partir das 18h10min, pela sétima vez nos últimos 60 dias, o fi lme Anita, produção do Grupo Correio do Sul que conta a história da infân-cia e juventude da heroína catarinense Anita Garibaldi. O longa-metragem já é o fi lme mais exibido pela Paramount nos últimos dois meses. O fi lme também deverá servir de base para que o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), comece a semear a ideia da comemoração do bi-centenário do nascimento de Anita Garibaldi, que acontece em 2021. Até hoje persiste a dúvida quanto ao real local onde a heroína teria nascido. Uma corrente de historiadores defende que ela nasceu em Laguna, e outra que ela nasceu em Lages. De todo modo, em tendo nascido em Laguna, Anita teria vindo ao mundo na então localidade de Morrinhos, hoje conhecido com Madre, que pertence ao atual município de Tubarão. Por conta disto, o envolvimento de Ponticelli.

InocentadoTribunal Regional Eleitoral reformou de-cisão da Justiça Eleitoral da Comarca de Turvo, que havia condenado o prefeito de Ermo, Zica Cadorin (PSD), a oito anos de inelegibilidade por conta de fatos ligados de forma correlata a eleição municipal de 2016. De acordo com a acusação, em 2015 Zica teria pressionado um servidor da prefeitura, para que ele apoiasse o seu projeto de reeleição, e não a candidatura de seu adversário. De acordo com o prefeito, o pedido de apoio existiu, mas não de forma intimidadora. A história teria sido distorcida, com o objetivo de prejudicá-lo. Analisados os fatos, os sete juízes do TRE votaram de forma favorável a Zica, em sessão realizada ontem em Florianópolis. Na mesma sessão, o TRE também votou o pedido de cassação do mandato de Zica, feito pelo Ministério Público Eleitoral, tendo como base a suposta pressão. Seguindo a mesma tese da inocên-cia, Zica também foi absolvido neste quesito por sete votos a zero.

Rolando Christian CoelhoRolando Christian CoelhoJORNAL CORREIO DO SUL

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

[email protected] (48) 99945.6787

POLÍTICA

Recuso-me a me apaixonar pela política. Sim, ela é atraente, insinuante, fogosa, mas me faz sofrer. Sofro porque me trai, sofro porque me apunhala, ainda que me ajoelhe diante dela e lhe devote meu coração ela é sempre uma ingrata!”.

Nelson Rodrigues (1912/1980)Escritor e dramaturgo brasileiro

Page 3: Jornal digital 25 01-18

3Agricultura Jornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Agricultores de todo Sul de Santa Catarina e Nordeste do Rio Grande do Sul já podem se preparar para conhecer no-vidades do setor agropecuário. Nos dias 7 e 8 de fevereiro acontece o 14º CDC - Campo Demonstrativo Cooperja. O evento pretende reunir mais de 2 mil pessoas interessadas em aprender mais, conhecer novas tecnologias e práticas de manejo, para obter maior produ-tividade e também aumentar a rentabilidade da sua lavoura. O secretário estadual de agricultu-ra, Moacir Sopelsa já confirmou presença no evento.

Segundo o coordenador do evento, o eng. agrônomo Célito Mezzari este é o maior evento da Cooperativa, é também o maior Dia de Campo do Sul do estado. “A cada ano nosso ob-jetivo é melhorar o evento. Para isso nessa edição buscamos apresentar várias novidades e agregar conhecimento aos agri-cultores, possibilitando tornar a agricultura mais eficiente. Montamos uma programação completa, com várias atrações e para toda a família”, destaca o coordenador.

Nesta edição, será realiza-do um circuito único e interativo de visitação. Será um caminho para o público visitar as parcelas de culturas agrícolas, de todas as empresas e atrações, dando vi-

O Programa Terra-Boa deve beneficiar 70 mil pro-dutores rurais catarinenses, apoiando a aquisição de 220 mil sacos de sementes de milho, 300 mil toneladas de calcário, 1.100 kits forrageira e 500 kits apicultura. O Pro-grama da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que terá investimentos de R$ 53,7 milhões em 2018, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira.

O convênio firmado entre

Tecnologia na Roça

CDC trará várias novidadespara produtores rurais

Governo investe R$ 53,7 milhõesnas lavouras catarinenses

Nova máquina vem somar com primeira, que não dava conta da produção

sibilidade a todas as atividades que serão realizadas no Campo.

As práticas como lavouras lado a lado, colheitas, visuali-zação de raízes, degustações e, simulações de produtividades, estarão presentes. “Situações como estas estimulam e pren-dem a atenção do produtor, fazendo com que ele enten-da melhor a importância do que está sendo apresentado, e posteriormente implementa o que aprendeu na sua lavoura”, explicam Mezzari.

Com relação a exposições de máquinas e equipamen-tos, estão programadas várias atividades práticas, principal-mente com apresentações de tratores. Inclusive, será apre-sentado um novo modelo de colheitadeira, que fará a colhei-ta de uma área, dando início a colheita de arroz da Cooperja.

As atividades relaciona-

a Secretaria da Agricultura e da Pesca e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro) visa aumentar a produtividade nas lavouras ca-tarinenses, além de incentivar os investimentos na melhoria de pastagens e na apicultura.

Em 2017, o Terra--Boa distribuiu mais de 284 mil toneladas de calcário, 202 mil de sacos de sementes de milho, 2.862 kits forrageira e 415 kits apicultura. Ao todo foram 68.921 produtores ru-

das a novas tecnologias no agronegócio estarão bem pre-sentes, como a palestra sobre agricultura digital e drones na agricultura, da Horus Aerona-ves. A palestra sobre passos, da empresa Aegro, mostrará possi-bilidades para melhorar a gestão da propriedade através do uso de sistemas de gestão. Além disso, a empresa Sky Drones fará uma demonstração do drone Pelicano, realizando voos e simulações de aplicações de defensivos numa lavoura, algo inédito para a região. “A tecno-logia está muito perto do pro-dutor e queremos oportunizar que ele conheça e tenha acesso a essas novas tecnologias, possi-bilitando aumentar a eficiência da propriedade” declara Mezza-ri. Confira a programação com-pleta do Campo Demonstrativo Cooperja em nosso site, www.grupocorreiodosul.com.br.

rais beneficiados. E, segundo o secretário da Agricultura Moacir Sopelsa, a intenção é repetir esse feito em 2018. “O Programa Terra-Boa já é es-perado pelos produtores rurais catarinenses e vem fazendo a diferença na produção agro-pecuária do nosso estado. Por sermos um estado pequeno, com apenas 1,12% do terri-tório nacional, nós temos que investir em produtividade e em diversificação. E é esse o ob-jetivo do Terra-Boa, produzir mais e melhor”.

Maracajá

Jacinto Machado

Estado

Colheita do milho tem patrulha mecanizada reforçada

A colheita da safra do milho em Ma-racajá, a segunda

maior cultura praticada no município, vai contar com um reforço na patrulha me-canizada agrícola municipal a partir desta semana. Uma carreta basculante hidráulica

foi adquirida pela administra-ção municipal, com recursos próprios. O equipamento foi repassado oficialmente nes-ta semana pelo prefeito em exercício, Ademir de Oliveira ao diretor do Departamento de Agricultura, Fabrício Es-tevam.

Conforme Ademir, o in-vestimento foi de R$ 13,5

mil e o equipamento entra em operações nos próximos dias, suprindo uma carência da agricultura familiar do muni-cípio. Em janeiro de 2017, no início da atual administração, a patrulha mecanizada contava com apenas uma carreta bas-culante hidráulica e um segun-do equipamento foi adquirido. A aquisição, no entanto, não satisfez as necessidades e a nova carreta foi comprada este mês.

De acordo com o diretor de Agricultura, Fabrício Este-vam, em torno de 150 famílias cultivam milho em Maracajá, em cerca de 500 hectares de área plantada. A maior parte da produção é para consumo nas propriedades com criação de animais e aves. A média de produção na safra passada foi de 80 sacas de 60 quilos por hectare. Com isto, a produção gira em torno de 40 mil sacas, que atualmente na região são comercializadas por R$ 28,00 cada, proporcionando uma movimentação econômica superior a R$ 1,1 milhão. Em Maracajá, a cultura de maior produção é o arroz.

Page 4: Jornal digital 25 01-18

4 PublicidadeJornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

As empresas comerciais, industriais e pres-tadoras de serviço instaladas em Maracajá já podem fazer a renovação anual do Al-vará de Licença e Localização. São duas formas: diretamente no Setor de Tributos

da administração municipal, no Paço Municipal, ou pelo site ofi cial da prefeitura (www.maracaja.sc.gov.br) no banner específi co. O prazo limite é 28 de fevereiro.

Este alvará é necessário para que uma empresa possa se instalar na cidade e deve ser renovado. "Anualmente é de obrigação das empresas fazer a sua regularização, por meio do

pagamento de uma taxa calcu-lada pelo setor de tributos, que pode variar de R$ 145,00 à R$ 4.000", explica a fi scal de tribu-tos, Michelini Costa. O não cumprimento importa em multa e, até, a inter-dição do estabelecimento, esclarece Michelini.

Destinado a todo tipo de residência, o seguro residencial pode ser contratado para ocupação habitual, de veraneio e até sítios ou chácaras. Mesmo com diversos benefícios e cobertu-ras o investimento ainda continua sendo bastante atrativo. No Sicoob Credija, existem planos de coberturas com investimento mensal de baixo custo, que cabem no bolso do consumidor.

Além da proteção contra roubos e furtos ou grandes sinis-tros, como incêndios, as apólices ainda oferecem uma série de serviços como reparos elétricos e hidráulicos, cobertura para eletroeletrônicos, chaveiro, entre outros.

No caso de dúvida sobre investimento e coberturas, o co-operado ainda pode visitar uma agência do Sicoob Credija e solicitar uma simulação. "Verifi car as opções de coberturas e o investimento necessário certamente garante uma contratação personalizada para o associado, permitindo que o valor investido seja compatível com orçamento", pontua Wolni José Walter, presidente da cooperativa.

Algumas medidas de segurança podem ser tomadas pelos moradores, como a retirada dos equipamentos elétricos da to-mada e o fechamento de portas e janelas.

Seguro Residencial garante tranquilidade o ano todo

JORNAL CORREIO DO SUL

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Negra e quente, ela traz o progresso, apressa os caminhos, conduz mais longe. Assim são as

modernas estradas de asfalto.Rodolfo Pirola, presidente da Asesc, Associação dos Surdos do Extremo Sul Catarinense, sobre projeto de tradução em

Libras da Câmara de Vereadores de Araranguá

“Esse passo dado pela Câmara vai incentivar também outros locais a entender a necessidade

de nos comunicar"

Aberto prazo para requerer alvarás em Maracajá “O dia 24 de janeiro de 2018 marca o início de mais

uma jornada do povo brasileiro em defesa da Democracia e do direito inalienável de votar em Lula para presidente da República”. Assim começa uma nota divulgada ontem, no começo da noite, pelo Partido dos Trabalhadores. Após mais de 8 horas de julgamento, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi condenado por unanimidade pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que votaram nesta quarta-feira em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Na nota, assinada por Gleisi Hoffmann, Presidenta Nacional do PT, ainda fi ca explicitada que Lula deve concorrer à Presidência da República este ano. O texto ainda diz que “o resultado do julgamento do recurso da defesa de Lula, no TRF-4, com votos claramente combinados dos três desembargadores, confi gura uma farsa judicial”. No julgamento, três desem-bargadores decidiram ampliar a pena, que inicialmente é de 9 anos e meio, para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos no âmbito do próprio TRF-4. O julgamento de Lula mobilizou o país em manifestações contra e a favor à condenação, além de movimentar as redes sociais. Uma ação estava marcada para a noite de ontem no centro de Sombrio, mas foi desmarcada, e um ônibus com sombrienses partiu da cidade para apoiar Lula no julga-mento, em Porto Alegre. Lula acompanhou o julgamento da sede do PT em São Paulo. A nota do PT termina com a frase: “Hoje é o começo da grande caminhada que, pela vontade do povo, vai levar o companheiro Lula novamente à Presidência da República”.

Lula é condenado, masainda pode concorrer

Page 5: Jornal digital 25 01-18

As empresas comerciais, industriais e pres-tadoras de serviço instaladas em Maracajá já podem fazer a renovação anual do Al-vará de Licença e Localização. São duas formas: diretamente no Setor de Tributos

da administração municipal, no Paço Municipal, ou pelo site ofi cial da prefeitura (www.maracaja.sc.gov.br) no banner específi co. O prazo limite é 28 de fevereiro.

Este alvará é necessário para que uma empresa possa se instalar na cidade e deve ser renovado. "Anualmente é de obrigação das empresas fazer a sua regularização, por meio do

pagamento de uma taxa calcu-lada pelo setor de tributos, que pode variar de R$ 145,00 à R$ 4.000", explica a fi scal de tribu-tos, Michelini Costa. O não cumprimento importa em multa e, até, a inter-dição do estabelecimento, esclarece Michelini.

Destinado a todo tipo de residência, o seguro residencial pode ser contratado para ocupação habitual, de veraneio e até sítios ou chácaras. Mesmo com diversos benefícios e cobertu-ras o investimento ainda continua sendo bastante atrativo. No Sicoob Credija, existem planos de coberturas com investimento mensal de baixo custo, que cabem no bolso do consumidor.

Além da proteção contra roubos e furtos ou grandes sinis-tros, como incêndios, as apólices ainda oferecem uma série de serviços como reparos elétricos e hidráulicos, cobertura para eletroeletrônicos, chaveiro, entre outros.

No caso de dúvida sobre investimento e coberturas, o co-operado ainda pode visitar uma agência do Sicoob Credija e solicitar uma simulação. "Verifi car as opções de coberturas e o investimento necessário certamente garante uma contratação personalizada para o associado, permitindo que o valor investido seja compatível com orçamento", pontua Wolni José Walter, presidente da cooperativa.

Algumas medidas de segurança podem ser tomadas pelos moradores, como a retirada dos equipamentos elétricos da to-mada e o fechamento de portas e janelas.

Seguro Residencial garante tranquilidade o ano todo

JORNAL CORREIO DO SUL

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Negra e quente, ela traz o progresso, apressa os caminhos, conduz mais longe. Assim são as

modernas estradas de asfalto.Rodolfo Pirola, presidente da Asesc, Associação dos Surdos do Extremo Sul Catarinense, sobre projeto de tradução em

Libras da Câmara de Vereadores de Araranguá

“Esse passo dado pela Câmara vai incentivar também outros locais a entender a necessidade

de nos comunicar"

Aberto prazo para requerer alvarás em Maracajá “O dia 24 de janeiro de 2018 marca o início de mais

uma jornada do povo brasileiro em defesa da Democracia e do direito inalienável de votar em Lula para presidente da República”. Assim começa uma nota divulgada ontem, no começo da noite, pelo Partido dos Trabalhadores. Após mais de 8 horas de julgamento, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi condenado por unanimidade pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que votaram nesta quarta-feira em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Na nota, assinada por Gleisi Hoffmann, Presidenta Nacional do PT, ainda fi ca explicitada que Lula deve concorrer à Presidência da República este ano. O texto ainda diz que “o resultado do julgamento do recurso da defesa de Lula, no TRF-4, com votos claramente combinados dos três desembargadores, confi gura uma farsa judicial”. No julgamento, três desem-bargadores decidiram ampliar a pena, que inicialmente é de 9 anos e meio, para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos no âmbito do próprio TRF-4. O julgamento de Lula mobilizou o país em manifestações contra e a favor à condenação, além de movimentar as redes sociais. Uma ação estava marcada para a noite de ontem no centro de Sombrio, mas foi desmarcada, e um ônibus com sombrienses partiu da cidade para apoiar Lula no julga-mento, em Porto Alegre. Lula acompanhou o julgamento da sede do PT em São Paulo. A nota do PT termina com a frase: “Hoje é o começo da grande caminhada que, pela vontade do povo, vai levar o companheiro Lula novamente à Presidência da República”.

Lula é condenado, masainda pode concorrer

Page 6: Jornal digital 25 01-18

6 GeralJornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

G.C.S LTDA - ME

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor Geral

[email protected]

Redação:

Aline [email protected]

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Diagramação/Arte:

Erivaldo Ferreira (Aldo)[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Nos EUA, Colombo fala das realizações da Defesa Civil de SC

Nome na lista O senador Dalirio Be-ber (PSDB-) apareceu em uma lista que circula pelas redes sociais com nomes de senadores citados na Operação Lava Jato, ou derivadas, e que, se não forem reeleitos, perderão o foro privilegiado, podendo ser investigados. Em resposta à Coluna Pelo Estado por meio de sua assessoria, Beber se disse tranquilo por estar certo de que não cometeu qualquer ato ilícito. E com-pletou informando que sequer há defini-ção se disputará reeleição ao Senado ou a algum outro cargo nas próximas eleições. Beber assumiu a cadeira na Casa com o falecimento de Luiz Henrique da Silveira.

Chapa única A comissão eleitoral da Federação Catarinense de Municípios (Fe-cam), composta por prefeitos e diretores, homologou ontem a chapa única para eleição do Conselho Executivo e Fiscal 2018/2019. A chapa confirmou o nome do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB) para a presidência da entida-de. Eleição e posse acontecem na tarde da próxima quarta-feira (31), na sede da Fecam, em Florianópolis. A homologação da chapa única cumpre o acordo de alter-nância entre partidos e regiões. Morastoni sucederá a presidente Adeliana Dal Pont, prefeita de São José.

Por Andréa [email protected]

25/Jan/2018

Enquanto Santa Catarina sofre com a sequência de temporais e com a destruição causada

por vendavais, raios e alagamentos em diferentes cidades, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodri-go Moratelli, estão em Washington (EUA) para tratar justamente deste tema. Colombo apresentou as prin-cipais ações de seu governo na pre-venção e reação às intempéries climáticas durante a abertura do segundo dia do Seminário sobre Emergências Complexas e Desastres em Grande Escala, no Colégio Interamericano de Defesa, da Organização dos Estados Ameri-canos (OEA). Na terça-feira (23), os dois apresentaram carta-consulta ao Banco Mundial a fim de obter recursos para as próximas etapas de obras de contenção de cheias e intervenções em rios, notadamente nas regiões da Foz, Médio e Alto Vale do Itajaí. Ao mesmo tempo em que admitiu que há muito a ser feito, Colombo comemorou os avanços e a valorização do trabalho feito em Santa Catarina. Preparando-se para deixar o comando do Executivo, ele destacou para um público formado por representantes de diferentes países que este “não é um trabalho de governo, mas de Estado”. Também ontem, só que em Brasília, o senador Dário Berger (PMDB-SC) participou de au-diência com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Newton Ramlow, que é catarinense. Acompanhando o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o senador pediu celeridade na liberação de recursos para os mais de 20 mu-nicípios afetados pelos temporais. O assunto deve ser aprofundado em uma videoconferência marcada para segunda-feira (29).

Osm

air Cercal/SE

CO

M

Celesc na finalMais uma vez, a Celesc figura entre as fi-nalistas do Prêmio Índice da Agência Na-cional de Energia Elétrica de Satisfação do Consumidor (IASC). Este ano, a compa-nhia concorre em três categorias: Melhor Distribuidora da Região Sul e Melhor Dis-tribuidora do País entre as empresas com mais de 400 mil unidades consumidoras, e Maior Crescimento 2016/2017. Elaborado desde 2000, o levantamento é um dos mais importantes do setor elétrico, pois permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. Os dados foram aferidos em entrevistas a quase 25 mil con-sumidores residenciais de 600 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras brasileiras. Entre os quesitos analisados estão a qualidade e o valor (relação custo-benefício) percebidos, a satisfação global, a confiança no fornecedor e a fidelidade. Os resultados são utilizados para subsidiar o aprimoramento dos instrumentos regulatórios e a priorização das ações de fiscalização. A cerimônia de premiação será no dia 1º de fevereiro, em Brasília.

A A d m i -nistração Municipal de Balneá-rio Arroio

do Silva começou o ano com mudanças na equipe de gestão. Na Saúde quem está à frente é José Luiz Oliveira, o popular Juquinha. Graduado em enfermagem e mestre em saúde coletiva, Juquinha já foi vereador e também já assumiu o desafio de coman-dar a secretaria de Saúde em outras oportunidades, em gestões anteriores.

“O principal foco agora é ter uma maior aproximação com a comunidade, para que as pessoas tenham entendi-mento de como funciona o

Arroio do Silva

Mudanças

Saúde e Esportesob novo comando

Mineiro diz que cortes são necessários para poder ‘apertar os cintos’

Sistema Único de Saúde, e fazer com que o Conselho Municipal de Saúde real-mente exerça a sua função de fiscalizar e deliberar as políticas públicas”, enfatizou o secretário que está atuando efetivamente desde o início do mês.

No departamento de Es-portes, quem tem o desafio de estar à frente coordenando as ações esportivas e traba-lhando em novos projetos é Maykon Viana dos Santos. O profissional é graduado na área de educação física e tem grande envolvimento na área, sendo, inclusive, um atleta de grande representatividade em campeonatos regionais e estaduais.

“A ideia é buscar novos projetos e trabalhar mais

modalidades esportivas no município, principalmente no inverno”, frisou o diretor que assumiu a pasta na ex-pectativa de trazer novidades para a cidade e incrementar o calendário esportivo.

Os recém-empossados assumiram as pastas nes-te mês. De acordo com o prefeito Juscelino a Silva Guimarães, o Mineiro, estas foram algumas das mudan-ças visíveis. Houve também mudanças em demais cargos e cortes em outras áreas. “Al-guns cortes são necessários para que possamos apertar os cintos, economizar, e fazer uma boa gestão. Tanto o Ju-quinha quanto o Maykon são bons profissionais e entram na Administração Municipal para somar”, destacou.

Page 7: Jornal digital 25 01-18

6 GeralJornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

G.C.S LTDA - ME

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor Geral

[email protected]

Redação:

Aline [email protected]

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Diagramação/Arte:

Erivaldo Ferreira (Aldo)[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Nos EUA, Colombo fala das realizações da Defesa Civil de SC

Nome na lista O senador Dalirio Be-ber (PSDB-) apareceu em uma lista que circula pelas redes sociais com nomes de senadores citados na Operação Lava Jato, ou derivadas, e que, se não forem reeleitos, perderão o foro privilegiado, podendo ser investigados. Em resposta à Coluna Pelo Estado por meio de sua assessoria, Beber se disse tranquilo por estar certo de que não cometeu qualquer ato ilícito. E com-pletou informando que sequer há defini-ção se disputará reeleição ao Senado ou a algum outro cargo nas próximas eleições. Beber assumiu a cadeira na Casa com o falecimento de Luiz Henrique da Silveira.

Chapa única A comissão eleitoral da Federação Catarinense de Municípios (Fe-cam), composta por prefeitos e diretores, homologou ontem a chapa única para eleição do Conselho Executivo e Fiscal 2018/2019. A chapa confirmou o nome do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB) para a presidência da entida-de. Eleição e posse acontecem na tarde da próxima quarta-feira (31), na sede da Fecam, em Florianópolis. A homologação da chapa única cumpre o acordo de alter-nância entre partidos e regiões. Morastoni sucederá a presidente Adeliana Dal Pont, prefeita de São José.

Por Andréa [email protected]

25/Jan/2018

Enquanto Santa Catarina sofre com a sequência de temporais e com a destruição causada

por vendavais, raios e alagamentos em diferentes cidades, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodri-go Moratelli, estão em Washington (EUA) para tratar justamente deste tema. Colombo apresentou as prin-cipais ações de seu governo na pre-venção e reação às intempéries climáticas durante a abertura do segundo dia do Seminário sobre Emergências Complexas e Desastres em Grande Escala, no Colégio Interamericano de Defesa, da Organização dos Estados Ameri-canos (OEA). Na terça-feira (23), os dois apresentaram carta-consulta ao Banco Mundial a fim de obter recursos para as próximas etapas de obras de contenção de cheias e intervenções em rios, notadamente nas regiões da Foz, Médio e Alto Vale do Itajaí. Ao mesmo tempo em que admitiu que há muito a ser feito, Colombo comemorou os avanços e a valorização do trabalho feito em Santa Catarina. Preparando-se para deixar o comando do Executivo, ele destacou para um público formado por representantes de diferentes países que este “não é um trabalho de governo, mas de Estado”. Também ontem, só que em Brasília, o senador Dário Berger (PMDB-SC) participou de au-diência com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Newton Ramlow, que é catarinense. Acompanhando o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o senador pediu celeridade na liberação de recursos para os mais de 20 mu-nicípios afetados pelos temporais. O assunto deve ser aprofundado em uma videoconferência marcada para segunda-feira (29).

Osm

air Cercal/SE

CO

M

Celesc na finalMais uma vez, a Celesc figura entre as fi-nalistas do Prêmio Índice da Agência Na-cional de Energia Elétrica de Satisfação do Consumidor (IASC). Este ano, a compa-nhia concorre em três categorias: Melhor Distribuidora da Região Sul e Melhor Dis-tribuidora do País entre as empresas com mais de 400 mil unidades consumidoras, e Maior Crescimento 2016/2017. Elaborado desde 2000, o levantamento é um dos mais importantes do setor elétrico, pois permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. Os dados foram aferidos em entrevistas a quase 25 mil con-sumidores residenciais de 600 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras brasileiras. Entre os quesitos analisados estão a qualidade e o valor (relação custo-benefício) percebidos, a satisfação global, a confiança no fornecedor e a fidelidade. Os resultados são utilizados para subsidiar o aprimoramento dos instrumentos regulatórios e a priorização das ações de fiscalização. A cerimônia de premiação será no dia 1º de fevereiro, em Brasília.

A A d m i -nistração Municipal de Balneá-rio Arroio

do Silva começou o ano com mudanças na equipe de gestão. Na Saúde quem está à frente é José Luiz Oliveira, o popular Juquinha. Graduado em enfermagem e mestre em saúde coletiva, Juquinha já foi vereador e também já assumiu o desafio de coman-dar a secretaria de Saúde em outras oportunidades, em gestões anteriores.

“O principal foco agora é ter uma maior aproximação com a comunidade, para que as pessoas tenham entendi-mento de como funciona o

Arroio do Silva

Mudanças

Saúde e Esportesob novo comando

Mineiro diz que cortes são necessários para poder ‘apertar os cintos’

Sistema Único de Saúde, e fazer com que o Conselho Municipal de Saúde real-mente exerça a sua função de fiscalizar e deliberar as políticas públicas”, enfatizou o secretário que está atuando efetivamente desde o início do mês.

No departamento de Es-portes, quem tem o desafio de estar à frente coordenando as ações esportivas e traba-lhando em novos projetos é Maykon Viana dos Santos. O profissional é graduado na área de educação física e tem grande envolvimento na área, sendo, inclusive, um atleta de grande representatividade em campeonatos regionais e estaduais.

“A ideia é buscar novos projetos e trabalhar mais

modalidades esportivas no município, principalmente no inverno”, frisou o diretor que assumiu a pasta na ex-pectativa de trazer novidades para a cidade e incrementar o calendário esportivo.

Os recém-empossados assumiram as pastas nes-te mês. De acordo com o prefeito Juscelino a Silva Guimarães, o Mineiro, estas foram algumas das mudan-ças visíveis. Houve também mudanças em demais cargos e cortes em outras áreas. “Al-guns cortes são necessários para que possamos apertar os cintos, economizar, e fazer uma boa gestão. Tanto o Ju-quinha quanto o Maykon são bons profissionais e entram na Administração Municipal para somar”, destacou.

7Especial JORNAL CORREIO DO SUL

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Árvore Genealógica

Gislaine Fontoura - Maracajá

Família se reúne e soma 200 pessoas

Aconteceu no último domin-go, em Espigão da Toca, Maracajá, o 1º Encontro dos

Descendentes de Pedro Cecchella e Julia Zanete Cecchella. A confraternização, que reuniu cerca de 200 pessoas no Salão Paro-quial da Igreja Católica da comunidade, a qual seu Pedro ajudou a construir, iniciou com uma missa celebrada pelo padre Lucas. Em seguida Alberto Cechella, neto de seu Pedro e dona Júlia, fez uma apresentação, contando a história dos Cecchellas, desde o nascimento do pai de Pedro, em Tovena, município de Cison Di Valmarino, da província de Treviso, na Itália, até a atualidade.

Segundo Alberto, os Cecchellas tiveram mais de uma escrita no Brasil, Cichella, que é o seu sobrenome, Cechella e até Ciquella. Após a apresentação teve um almoço de confraternização, em que participaram parentes de várias partes do Paraná e do Rio Grande do Sul, além dos familiares da região, principalmente de São João do Sul, Praia Grande e Maracajá.

Seu Pedro nasceu em 24 de agosto de 1896 e dona Júlia em 15 de fevereiro de 1899, ambos passaram a infância no município de Criciúma, casaram em 10 de outubro de 1919 e no mesmo ano foram morar em Espigão da Toca, trabalharam como agricultores e comerciantes e permaneceram na comunidade maracajaense até o fi m de suas vidas, ambos faleceram no ano de 1974.

O casal teve 14 fi lhos (a maioria seguiu a profi ssão dos pais, de comerciante), 82 netos, 187 bisnetos, 134 trinetos e 16 tataranetos. Dos 14 fi lhos, cinco estão vivos e dois continuam morando em Espigão da Toca, com seus descentes. Basta uma pequena caminhada pela região para encontrar muitos Cecchellas, aliás, a comunidade é apontada pelos maracajaenses como: “lá nos Cechellas”. Dos outros três fi lhos vivos, dois moram no estado do Paraná e um em Criciúma.

Page 8: Jornal digital 25 01-18

EntretenimentoEntretenimentoNovelas - Horóscopo - Diversão

Cruzadinha Novelas

Vicente se aproxima, e Reinaldo se cala. José Augusto chega à Mai-

son, e Lucerne se esconde. Tomaso sai apressado de casa, e Natália desconfi a. Emília revela a Reinaldo sobre seu romance com o pai de Carolina, e Lucinda ouve. Nicota reclama de Geraldo. Justino estranha o jeito que Gregório fala com Lucinda. Gilberte encontra Lucerne desmaiada em seu esconderijo. Izabel avisa que os co-lonos estão sendo expulsos da Quinta, e Inácio enfrenta Delfi na. Tereza discute com a mãe.

Tempo de Amar - 18h

Lupércio avisa a Cássio que Rodolfo está fora de si. Catarina se irrita

com a demora da cerimônia. Rodolfo é coroado e faz o discurso de forma confusa, ajudado por Petrônio. Amália não acredita que Afonso fez a escolha que queria. Cata-rina fl agra Rodolfo no corredor do palácio. Constantino e Mirtes fi cam juntos. Ulisses afi rma a Romero que Silene é apenas sua amiga. Afonso avisa a Virgílio para fi car fora da vida dele e de Amália. Josafá aconselha Afonso a ter cuidado com Virgílio.

Adriana afi rma a Viní-cius que Elizabeth/Duda é inocente. Na-

tanael insiste em conversar com a ex-nora antes de Henrique. Amaral se oferece para ajudar Sophia na audi-ência de guarda de Tomaz. Clara decide levar frutas para Elizabeth/Duda. Natanael convence Renato a deixar ele falar com Elizabeth/Duda e ela se apavora ao vê-lo. Raquel pede a Bruno que descubra o paradeiro de Tônia. Zé Victor e Tônia marcam um encontro à noite. Karina não conta a Diego que está grávida.

O Outro Lado do Paraíso - 21h

Deus Salve o Rei - 19h

Rapidinhas

Áries 21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/05 a 20/06

21/06 a 20/07

21/07 a 20/08

21/08 a 20/09

21/09 a 20/10

21/10 a 20/11

21/11 a 20/12

21/12 a 20/01

21/01 a 20/02

21/02 a 20/03

LeãoHoróscopoHoróscopo

Sagitário

Gêmeos Libra Aquário

Touro

Você se apresentará de forma mais resistente. Deve exibir melhor suas opiniões. É em Marte que residirá as suas oportunidades para evoluir.

Você fi cará mais apegado aos bens materiais, por infl uência de Júpiter. É preciso agir com muita perseverança. Não deixe de valorizar também diretamente as pessoas.

Alguns compromissos devem ser reavaliados, pode vir a perder se não avaliar bem. A mudança será um aspecto interessante em conjunto com a forma como Marte vem agindo. Evitando confu-sões chegará ao objetivo.

Sua intuição fará com que você possa vir a ter algumas ideias precipitadas. Saturno lhe deixará sensível demais, talvez não suporte algumas situações. Ficará dependente de algumas ideias antigas.

Mostrará o seu grande valor de forma carismática e elegante. Netuno estará fortalecido perante sua constelação. Decisões não serão um problema em alguns aspectos. Só não fi que cego diante de determinadas situações.

Apresentará um quadro de opiniões mais crítico e combativo. Lua irá transparecer esse seu lado por vezes pouco explorado. Embora pareça negativo, em algumas situações será positivo para resolver problemas.

Será um dia de muita transparência sem muita superfi cialidade. Saturno é uma grande chance de ser o fator resultante desta situação. Pode por vezes se tornar um pouco manipulador devido ao planeta Marte.

Externará um pensamento mais conservador o que pode afastar algumas pessoas. A água poderá mudar esse quadro um pouco apesar de gerar menos infl uência que Vênus. Porém não desista e seja mais intenso.

Sua forma de pensar estará mais aguçada para aspectos de relacionamento. A não compreensão de algumas pessoas podem lhe deixar um pouco chateado. O dia será dividido com infl uência de Júpiter e Plutão.

O instinto prático e competitivo estarão bem afl orados. O elemento terra será um dos fatores para esta condição. Você conseguirá convencer algumas pessoas que já estavam desacreditas, principalmente de câncer.

Algumas variações ocorrerão durante o dia in-tercalando bons momentos com regulares. Não será um dia ruim, mas tende a ser um pouco ameno. Mercúrio será responsável por um pouco de melancolia durante o seu dia.

Irá se sentir bem e com poucas alterações, porém voltará a estar mais carinhoso e amável. A me-lancolia e os pensamentos depreciativos tendem a sumir durante o dia. Vênus lhe dará bastante força para tanto.

Virgem Capricórnio

Câncer Escorpião Peixes

Sasha Meneghel usou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para postar foto romântica em que aparece com o namorado, Bruno Monta-leone.Os dois assumiram o namoro durante o Réveillon, mas já estavam vivendo uma relação amorosa há três meses.Na legenda da foto, Sasha escreveu: “Já tô...Já sou...Te amo.”

Gracyanne Barbosa arrancou suspiros de seus seguidores, nesta quarta-feira (24), ao compartilhar foto em que aparece plena, usando uma cinta modeladora, na academia.Toda gata, a mulher de Belo exibiu seu corpão musculoso e recebeu elogios de seus fãs.

JORNAL CORREIO DO SUL

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Page 9: Jornal digital 25 01-18

www.melhoresdosul.com

*Almira Pascoali é aniversa-riante querida do dia de hoje. Ela recebe o coro das amigas no restaurante Il Picollo. Parabéns!*Joelma Dessey e a filha Sofia Messer estão super felizes com a chegada do Pedro Dessey Messer Cardoso. O papai David

Cardoso irradia alegria.*Amália Boeira e Guilherme May estão contando os dias para a chegada do Benjamin. O príncipe é esperado com muito amor pelas famílias do deputado Jorge e Ângela Boeira e dos avós paternos Marco e Lizete May. Famoso Chá de Fraldas aconte-ce neste sábado na maravilhosa residência dos avós maternos.

*The Cheff Gourmet a pizzaria que caiu no gosto das pessoas abre de quarta a domingo com a opção do rodízio e ala carte, se

preferir Delivery.*Catherine Store a loja que che-ga nas Avenidas com as linhas Baby, Kids e Teen. As roupas vão do básico ao chic com con-

forto para todas as ocasiões.*Lançamento do Livro “O Bar-beiro do Salão Alvorada” da autora Heralda Victor será na Casa da Cultura de Araranguá às

19h dia 22 de setembro.*XV Semana Farroupilha no Balneário Arroio do Silva hoje com Mateada, Contos e Prosas, Almoço Festivo, Apresentações do Grupo de Idosos,Invernada Artística do CTG Santa Rosa

do Sul.*Vamos aprender a dançar!Curso de Dança gratuito com ritmos gaúchos com professores de Soledade começa hoje.Local Centro de Eventos Praiano.In-

formações:99676 4582.*3º Marathon acontece neste final de semana no Morro dos Conventos. O pedal mais espera-do do ano tem o apoio da diretora

de turismo Helen Becker

MARGARETH SILVA

SocialSocial [email protected] [email protected]

Jornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 14 de Setembro de 2017

Beth João celebrando com Cris-tina Grechi, Neca Garcia, Liege Kriguer e Ângela Boeira, a nova coleção da La Rue.

Jabson Muller, diretor deste jornal e do Mailling, curtindo o filho Lucas.

Mulheres mara-vilhosas da atual

administração. Nossos aplausos

Luci, Ariane, Alice, Paulinha e

Margarete.

Camila e Juliana Fer-nandes da Monalisa

Modas no Lançamen-to Primavera-Verão

2018. Sucesso!

Junior Muller e a filha Isa-beli, a linda

debutante do Sombrio

Tênis Clube.

Vereador Jorge Luiz Pereira sendo emoldurado por João Pereira, Samuray Araujo e Edson Horstmann

no maravilhoso baile debutantes.

João Pedro e Zuleide Hermann com o querido casal Katiúsia e Antonio

Pereira, elegantes no baile de debu-tantes do Grêmio.

Prefeito Mariano Mazzuco com o vice Primo Junior e Daniel Viriato, presidente

do Poder Legislativo, na festividade alusiva ao 7 de Setembro.

www.melhoresdosul.com

Melhores do Sulwww.melhoresdosul.com

*Luci Zilli, primeira dama de Turvo, hoje reúne convi-dados com noite especial!

*A querida empresária Fátima Menegalli hoje celebra aniversário. Parabéns!

*Catherine Store a loja que veste os pequenos notáveis com qualidade e preço. Confi ra os ótimos preços dos cal-çados e aproveite para começar as aulas com tênis lindos!*Museu Histórico de Araranguá com a Exposição “Das Coisas da Terra, do Céu e Mar Catarina Sul” abertura nesta sexta ás 19h. A visitação acontece até dia 21 de fevereiro. Parabéns a equipe da diretora de Cultura Mi-

cheline Vargas Rocha.*A Pizzaria The Cheff conta com espaço kids, espaço para aniversários e confraternizações. Rodízio de pizza de quarta a domingo, e se preferir Delivery 3524 3695.*Capanna Morro dos Conventos com a melhor música e petiscos de quarta a sábado. Fernanda Lima embala a

noite de sexta-feira.*Hugo´s Bar e Restaurante no Balneário Arroio do Silva,

hoje no deck Sapo com voz e violão. *Sunset no Mandala Beach Morro dos Conventos neste

sábado, o point descolado da galera. *Grêmio Fronteira convida a todos para o seu tradicional carnaval de salão que acontece no próximo dia 09. Reúna sua turma e borá cantar na maior festa popular do Brasil!*Escola de Samba Unidos do Arroio está ensaiando para sair na Avenida! Com certeza teremos o melhor Carnaval!*Salão do Rosilei conta com novidade a grande profi ssio-nal Morgana, que veio da capital com muitas inovações! Californiana, permanente afro, corte com navalha e o

tradicional, mechas, alisamento defi nitivo.

MARGARETH SILVA

SocialSocial [email protected] [email protected]

Jornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

A Turma de Administração UNESC/87 celebrou 30 Anos de Formatura. A administradora Dalva Machado Leme foi a anfi triã e uma das idealizadoras do reencontro. A festa junto à natureza reuniu 21 colegas vindos até de Roma/Itália. Boas risadas e muitas lembranças interagiram com as famílias que prometeram outros encontros.

Anderson e o pai Valdir comemoraram seus aniversários no último fi nal de semana. Parabéns! Na foto com Vicente.

Simone Rosso celebrando aniversário, sendo emoldurada pela fi lha Sthefani e o marido Vorlei Rosso.

Pietro com sua mãe Eloisa Scaine, ela que reside em Roma à 27anos!

Bar do Zé a Beira Mar no Morro dos Conventos neste sábado com o famoso Samba do Grupo Coruja. Na foto Robson com o pai Zé.

Prefeito Bal. Arroio do Silva sendo emoldurado pelos novos secretários

de saúde Juquinha, e Maycon dos Santos no departamento de

esportes.

Page 10: Jornal digital 25 01-18

10 SegurançaJornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

A cada dia que passa está mais caro realizar o sonho da casa própria devido à burocracia, preço do material e o investimento em mão-de--obra qualificada. Um casal de Sombrio vem há alguns anos poupando, para agora iniciar a construção da casa própria, mas na noite do úl-timo domingo, bandidos em poucos minutos conseguiram dar um grande prejuízo para o casal. A residência fica localizada no bairro Nova Brasília e ainda não tem morador, já que está em fase final de construção.

Ladrões furtaram grande parte da fiação da residência, fios, registro de energia, disjuntores entre outros pro-dutos. Segundo a proprietá-

Na tarde de ontem, o de-legado Vandilson Moreira da Silva, titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Araran-guá, foi sozinho até o bairro Divinéia e realizou diligên-cias, com intuito de encontrar a arma utilizada para matar Adriana Francis Matiole e Luiz Henrique Machado, em Arroio do Silva, no último mês. Segundo a autoridade policial, na semana passada, ele recebeu uma denúncia de que a arma estaria escondida em uma pilha de tijolos, no bairro Divinéia e no último sábado, solicitou apoio da Polícia Militar para realizar buscas. No entanto, naquela ocasião a arma não foi loca-lizada.

A pistola .9mm foi en-contrada pelo delegado sem munições, em meio a pisos e caixas, foi apreendida e passará por perícia e exame de balística. “Quando ocor-reu o crime, os suspeitos fugiram. Na fuga, pularam muros de várias residências e quando se depararam com o esconderijo supostamente perfeito, deixaram a pistola naquele local, para que mais tarde alguém viesse buscar. O que não aconteceu e feliz-

Impasse

Casa é arrombada e fiação é furtada

Arma utilizada em duplohomicídio é encontrada

Arma foi encontrada entre pisos e caixas, sem muniçãoGrande parte da fiação foi levada pelos bandidos

ria, foi um grande prejuízo, pois além dos produtos que já são caros, agora terá de pagar também a mão-de-obra, tudo

mente a arma foi apreendida e agora passará por uma perícia minuciosa”, explicou o delegado.

O duplo homicídio acon-teceu na madrugada do úl-timo dia 9 de dezembro, em frente a um centro de eventos, na rodovia SC-447, na localidade de Lagoa da Serra, em Balneário Arroio do Silva e as vítimas, a cri-ciumense Francis, de 19 anos e o arroio silvense Luiz Hen-rique, também de 19 anos, foram atingidas com vários disparos de arma de fogo. No mesmo dia, o delegado Van-dilson, que é o responsável

Gislaine Fontoura

Araranguá

Sombrio

Gislaine Fontoura

Araranguá

Ambulante protesta por regularização

Desde o final do ano passado, quando a Pre-

feitura de Araranguá anun-ciou que iria regulamentar o comércio de ambulantes no município, o assunto virou po-lêmica. Alguns se manifestam a favor da regulamentação, outros contra. Se por um lado, existem os vendedores ambulantes, por outro existem os comerciantes regulares, que pagam impostos e têm que concorrer com um comer-ciante que atua na ilegalidade e não paga imposto, desta forma, a concorrência fica desleal.

O vendedor ambulante, proprietário dos Espetinhos Vitória, Juliano Bueno Boeira, durante o inverno trabalha com seu trailer na Praça Cen-tral de Araranguá, em frente à igreja Matriz, já no verão, ele muda o seu comércio para Morro dos Conventos e estaciona seu trailer próximo

à quadra de futebol do balneá-rio. Vendendo churrasquinho, ele sustenta a família e com o anúncio da regularização, tem receio de perder o sustento dele, da mulher e das duas filhas.

O vendedor de churras-quinho afirma que vem ten-tando se regularizar, junto a Prefeitura de Araranguá e não consegue. “Eu e minha esposa trabalhamos com o churras-quinho, nós precisamos de estabilidade para trabalhar e poder sustentar nossa família. A gente quer trabalhar orga-nizadamente, manter nosso negócio correto, pagar os impostos, a gente quer ter o alvará, para poder trabalhar em paz”, asseverou.

Diante disto, a reporta-gem do Jornal Correio do Sul foi até o Setor de Planejamen-to Urbano da Prefeitura de Araranguá e conversou com o secretário de Planejamento, Luis Fernando Klar Serrano, para saber como está a situa-ção do comércio de ambulan-tes no município. De acordo

com o secretário, o código de posturas do município deter-mina locais e horários para o comércio eventual, porém a cessão de direito destes espaços deve ser licitada e atender as demais prerroga-tivas estudais e federais. O setor de Planejamento Urbano solicitou, em dezembro do ano passado, para a Procura-doria Jurídica da Prefeitura de Araranguá instrumentos para que possa ser feita esta licitação e aguarda a resposta da Procuradoria.

Com a licitação, o am-bulante poderá regularizar a sua atividade, inclusive, con-seguindo um alvará de fun-cionamento. Fernando ainda explicou que há outra forma de regularizar o serviço, desde que o ambulante se instale em um espaço privado, como por exemplo, terreno baldio ou estacionamento. Mesmo no espaço privado, o vendedor ambulante também precisa de alvará e o cadastro é realizado no setor de Planejamento da Prefeitura de Araranguá.

isso por causa de uma ação criminosa. Foi realizado Boletim de Ocorrência e a PM fez rondas.

pela investigação, apontou o ex-namorado de Adriana, Marcos Antônio de Lima Manoel, mais conhecido como Boca, de 21 anos de idade e morador de Criciú-ma, como autor dos disparos que mataram as vítimas. Em seguida, foi descoberto que Adriana estava grávida e a investigação também apontou mais três irmãos, como participantes no crime, eles teriam auxiliado Boca a cometer os assassinatos. Dois deles, um de 22 e outro de 29 anos, foram presos na tarde desta segunda-feira, em Criciúma.

Page 11: Jornal digital 25 01-18

10 SegurançaJornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

A cada dia que passa está mais caro realizar o sonho da casa própria devido à burocracia, preço do material e o investimento em mão-de--obra qualificada. Um casal de Sombrio vem há alguns anos poupando, para agora iniciar a construção da casa própria, mas na noite do úl-timo domingo, bandidos em poucos minutos conseguiram dar um grande prejuízo para o casal. A residência fica localizada no bairro Nova Brasília e ainda não tem morador, já que está em fase final de construção.

Ladrões furtaram grande parte da fiação da residência, fios, registro de energia, disjuntores entre outros pro-dutos. Segundo a proprietá-

Na tarde de ontem, o de-legado Vandilson Moreira da Silva, titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Araran-guá, foi sozinho até o bairro Divinéia e realizou diligên-cias, com intuito de encontrar a arma utilizada para matar Adriana Francis Matiole e Luiz Henrique Machado, em Arroio do Silva, no último mês. Segundo a autoridade policial, na semana passada, ele recebeu uma denúncia de que a arma estaria escondida em uma pilha de tijolos, no bairro Divinéia e no último sábado, solicitou apoio da Polícia Militar para realizar buscas. No entanto, naquela ocasião a arma não foi loca-lizada.

A pistola .9mm foi en-contrada pelo delegado sem munições, em meio a pisos e caixas, foi apreendida e passará por perícia e exame de balística. “Quando ocor-reu o crime, os suspeitos fugiram. Na fuga, pularam muros de várias residências e quando se depararam com o esconderijo supostamente perfeito, deixaram a pistola naquele local, para que mais tarde alguém viesse buscar. O que não aconteceu e feliz-

Impasse

Casa é arrombada e fiação é furtada

Arma utilizada em duplohomicídio é encontrada

Arma foi encontrada entre pisos e caixas, sem muniçãoGrande parte da fiação foi levada pelos bandidos

ria, foi um grande prejuízo, pois além dos produtos que já são caros, agora terá de pagar também a mão-de-obra, tudo

mente a arma foi apreendida e agora passará por uma perícia minuciosa”, explicou o delegado.

O duplo homicídio acon-teceu na madrugada do úl-timo dia 9 de dezembro, em frente a um centro de eventos, na rodovia SC-447, na localidade de Lagoa da Serra, em Balneário Arroio do Silva e as vítimas, a cri-ciumense Francis, de 19 anos e o arroio silvense Luiz Hen-rique, também de 19 anos, foram atingidas com vários disparos de arma de fogo. No mesmo dia, o delegado Van-dilson, que é o responsável

Gislaine Fontoura

Araranguá

Sombrio

Gislaine Fontoura

Araranguá

Ambulante protesta por regularização

Desde o final do ano passado, quando a Pre-

feitura de Araranguá anun-ciou que iria regulamentar o comércio de ambulantes no município, o assunto virou po-lêmica. Alguns se manifestam a favor da regulamentação, outros contra. Se por um lado, existem os vendedores ambulantes, por outro existem os comerciantes regulares, que pagam impostos e têm que concorrer com um comer-ciante que atua na ilegalidade e não paga imposto, desta forma, a concorrência fica desleal.

O vendedor ambulante, proprietário dos Espetinhos Vitória, Juliano Bueno Boeira, durante o inverno trabalha com seu trailer na Praça Cen-tral de Araranguá, em frente à igreja Matriz, já no verão, ele muda o seu comércio para Morro dos Conventos e estaciona seu trailer próximo

à quadra de futebol do balneá-rio. Vendendo churrasquinho, ele sustenta a família e com o anúncio da regularização, tem receio de perder o sustento dele, da mulher e das duas filhas.

O vendedor de churras-quinho afirma que vem ten-tando se regularizar, junto a Prefeitura de Araranguá e não consegue. “Eu e minha esposa trabalhamos com o churras-quinho, nós precisamos de estabilidade para trabalhar e poder sustentar nossa família. A gente quer trabalhar orga-nizadamente, manter nosso negócio correto, pagar os impostos, a gente quer ter o alvará, para poder trabalhar em paz”, asseverou.

Diante disto, a reporta-gem do Jornal Correio do Sul foi até o Setor de Planejamen-to Urbano da Prefeitura de Araranguá e conversou com o secretário de Planejamento, Luis Fernando Klar Serrano, para saber como está a situa-ção do comércio de ambulan-tes no município. De acordo

com o secretário, o código de posturas do município deter-mina locais e horários para o comércio eventual, porém a cessão de direito destes espaços deve ser licitada e atender as demais prerroga-tivas estudais e federais. O setor de Planejamento Urbano solicitou, em dezembro do ano passado, para a Procura-doria Jurídica da Prefeitura de Araranguá instrumentos para que possa ser feita esta licitação e aguarda a resposta da Procuradoria.

Com a licitação, o am-bulante poderá regularizar a sua atividade, inclusive, con-seguindo um alvará de fun-cionamento. Fernando ainda explicou que há outra forma de regularizar o serviço, desde que o ambulante se instale em um espaço privado, como por exemplo, terreno baldio ou estacionamento. Mesmo no espaço privado, o vendedor ambulante também precisa de alvará e o cadastro é realizado no setor de Planejamento da Prefeitura de Araranguá.

isso por causa de uma ação criminosa. Foi realizado Boletim de Ocorrência e a PM fez rondas.

pela investigação, apontou o ex-namorado de Adriana, Marcos Antônio de Lima Manoel, mais conhecido como Boca, de 21 anos de idade e morador de Criciú-ma, como autor dos disparos que mataram as vítimas. Em seguida, foi descoberto que Adriana estava grávida e a investigação também apontou mais três irmãos, como participantes no crime, eles teriam auxiliado Boca a cometer os assassinatos. Dois deles, um de 22 e outro de 29 anos, foram presos na tarde desta segunda-feira, em Criciúma.

11Segurança Jornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Na noite de segunda--feira, por volta das 22h, uma guarnição da Polícia Militar de Araranguá foi acionada para verificar jovens realizando manobras perigosas de moto-cicleta, no bairro Mato Alto.

As guarnições iniciaram as buscas e abordaram uma motocicleta. Durante a aborda-gem, os policiais constataram que as numerações do chassi e do motor estavam suprimidas, que a motocicleta não possuía placa, e que o condutor era um adolescente.

O abordado não soube explicar a origem da moto-cicleta.

A motocicleta foi removi-da e adolescente encaminhado à central de polícia.

Já na manhã de terça--feira, por volta das 11h30min, uma guarnição da Polícia Militar de Araranguá em ron-das abordou o condutor de uma motocicleta no centro do município.

Ao consultarem o núme-

O Outro lado

Adolescentes sãoapreendidos com motos ilegais

Nicão sofreu vários golpes, e segundo ele, pode perder um braço devido aos ferimentos

ro do chassi, os policiais mili-tares verificaram que constava em uma I/TRAXX JL110, e o motor era de uma Sundown, e que estava com a numeração do sinal identificador raspada.

Sombrio

Araranguá

Homem esfaqueadoem bar conta sua versão

Na tarde de terça feira, Ismael dos Santos Machado,

morador do bairro Guarita em Sombrio, procurou a edição do Jornal Correio do Sul para re-latar um fato que aconteceu na noite de quarta-feira, 4 de ja-neiro, por volta das 20h30min, quando se envolveu em uma briga de bar e acabou sendo esfaqueado. De acordo com as informações, os envolvidos tratavam-se de Ismael, de 32 anos, e Libero Alfredo Vefago, de 56, que é o proprietário do estabelecimento. Naquela noi-te, na discussão que aconteceu no bar de Libero, na localidade da Guarita, Ismael foi esfaque-ado por Libero, e conduzido para o Hospital Regional de Araranguá. O agressor foi levado pela PM para delegacia da Polícia Civil de Sombrio.

Ismael contatou o Jornal Correio do Sul para relatar sua versão pois, segundo ele, foi vítima de uma tentativa de homicídio, está sofrendo calúnias por parte de muitas pessoas e pretende entrar com ações judiciais contra quem está falando mal dele.

Ainda de acordo com Ismael, que é conhecido popu-

larmente como Nicão, morador de Guarita, e trabalha como segurança e na plantação de maracujá, naquele 4 de janeiro, ele estava junto de dois amigos há aproximadamente duas horas no bar de Libero, mais precisamente próximo à janela do bar onde os clientes ficam para fumar.

Nicão relata que, por cau-sas desconhecidas, o dono do bar se dirigiu a ele, xingando. “De repente começou a me agredir verbalmente, me cha-mando de vagabundo e falando palavrão. Nesse momento um dos meus amigos já saiu do bar e eu perguntei para o comerciante o que estava acontecendo? Então ele disse que era porque a gente estava jogando as xepas de cigarro para fora da janela, e voltou a me chamar de vagabundo e com isso veio e me empurrou. Daí falei: ‘Tá louco?’. O dono do bar respondeu: ‘Loco tu vai ver agora!’. Então entrou no bar e voltou com uma faca”, relata.

Depois dessa situação, Nicão conta que decidiu ir embora, para evitar confusão, mas notou que tinha esquecido sua carteira, cigarro e celular dentro do estabelecimento e teve de pedir a um amigo para

buscar, momento em que nova-mente o dono ofendeu Nicão. Posteriormente, quando as coisas pareciam mais calmas, Nicão teve de retornar ao local para buscar sua bicicleta. Foi quando, segundo a vítima, o dono do bar voltou a investir contra ele com a faca e para se defender, o homem pegou um cabo de vassoura. “Eu ainda disse para ele largar o facão. E falei se ele quisesse me agredir que viesse no soco”, diz Nicão, que ressalta que em nenhum momento ameaçou a família do homem.

Nessa hora a briga já tinha começado. Foi quando, segun-do a vítima, ele saiu correndo. “Eu estava correndo de costas e ele começou a dar as facãoza-das, foram sete. Quando caí no chão, tive de me defender com os pés, e quando conseguir sair, fui correndo para o Bar do Zé, (que fica ali próximo) onde pessoas impediram que o homem me agredisse ainda mais. Ali alertaram sobre meu braço, que estava muito ferido. Ele tentou me matar”, conta a versão de Nicão.

A vítima diz que só está viva graças à ação rápida do Hospital Regional de Araran-guá, onde sete enfermeiros e dois médicos trabalharam ra-

Além disso, o condutor era um adolescente de 15 anos.

Diante dos fatos, o ado-lescente também recebeu voz de prisão e foi encaminhado à central de polícia.

pidamente para salvá-lo. Nicão sofreu 67 pontos devido aos ferimentos. “Libero também costuma mandar as pessoas para o mato usando facão e dar tapa nas pessoas”, acusa ele, que explica que, diferente do que foi colocado na primeira matéria sobre o caso, não se considera uma pessoa grande e forte. Segundo ele, sua ficha criminal é limpa, e chegou a apresentar para o jornal os documentos comprovando a afirmação, além da carteira de trabalho como profissional em segurança, e comentou que as únicas confusões que se envol-veu foi por trabalhar no setor em eventos.

No momento, Nicão está desempregado e devido aos ferimentos não consegue tra-balhar na lavoura de maracujá. Ainda segundo ele, há o risco de perder um braço. O homem também lamentou os comentá-rios difamatórios publicados nas redes sociais contra ele e disse que vai buscar seus direitos na Justiça.

Page 12: Jornal digital 25 01-18

12 Publicações LegaisJornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmo

prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.

PROT. .......................................... APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 165348; Devedor(es): ACACIO SCHIMITT - 17.312.936/0001-50, End: Av. Nereu Ramos, 1144, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 1635-2017 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.266,81 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 58,08. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 34,00

- Condução R$ 7,08 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 58,08.

Prot: 165355; Devedor(es): COELHO COMERCIO E SERVICOS LTDA - 11.858.520/0001-56, End: Av. Antonio Sant’Helena, 93, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 1669-2017 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.222,82 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 58,08. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 34,00 - Condução R$ 7,08 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 58,08.

Prot: 165339; Devedor(es): M.M.D. OBRAS DE ALVENARIA LTDA - 17.179.837/0001-42, End: Rua Vivil Kozuchosvski, 515, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 1619-2017 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 822,98 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 58,08. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 34,00 - Condução R$ 7,08 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 58,08.

Prot: 165342; Devedor(es): M.N. DE MATOS DA SILVA ME - 03.642.111/0001-90, End: Rua Caetano Lummertz, 1765, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 1623-2017 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.522,51 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 58,08. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 34,00 - Condução R$ 7,08 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 58,08.

Prot: 165361; Devedor(es): RAMON DE BORBA SUPI - 087.539.639-97, End: Rua Luiz Coelho, 434, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: COMERCIAL AGROPECUARIA VARGAS LTDA; Sac: COMERCIAL AGROPECUARIA VARGAS LTDA; Tit: CASA ; Apr: FCDL; VEN: 10/06/2013; Esp: Duplicata Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 479,12 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 58,08. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 34,00 - Condução R$ 7,08 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos

R$ 58,08.

Prot: 165344; Devedor(es): SACHETTI CONFECCOES LTDA - 13.206.209/0001-58, End: Rua Vivil Kozuchoski, 717, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 1626/2017 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.522,51 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 58,08. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$

34,00 - Condução R$ 7,08 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 58,08.

Prot: 165298; Devedor(es): TORNEADOS DE MADEIRA MARUPA LTDA - 04.795.665/0001-90, End: Estrada Geral, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 1577-2017 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 2.421,69 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 81,58. Apontamento R$ 17,00 - Selo R$ 1,90 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 52,20 - Condução R$ 12,38 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$

81,58.

Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 25/01/2018.

Sombrio - SC, 25/01/2018

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE MELEIRO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL N.º 007/2018

A PREFEITURA MUNICIPAL DE MELEIRO torna público para conhecimento dos interessados que no dia 08/02/2018, às 09:00 horas estará realizando a reunião de recebimento das propostas do PREGÃO PRESENCIAL N.º 007/2018, tem por objetivo o AQUISIÇÃO DE PNEUS NOVOS PARA MANUTENÇÃO DA FROTA MUNICIPAL PARA O EXERCÍCIO DE 2018, CONFORME

ESPECIFICAÇÕES DO TERMO DE REFERÊNCIA DO EDITAL,A integra do Edital e maiores informações poderão ser obtidas na Prefeitura Municipal de Meleiro, sito a Rua Sete de Setembro, nº 371 – Meleiro/SC, no horário das 7:00 às 13:00 horas, de Segunda a Sexta-Feira ou pelo fone 048-3537-8400. A retirada do Edital poderá ser feita no endereço acima

citado ou através do site HYPERLINK “http://www.meleiro.sc.gov.br” www.meleiro.sc.gov.br .

Meleiro/SC, 24 de janeiro de 2018.

EDER MATTOSPrefeito Municipal

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO

TOMADA DE PREÇO Nº 03/2018Despacho Saneador

Diante de questões técnicas apresentada pelo setor de Engenharia do Município de Turvo SC, a Comissão resolve através desse termo, suspender o presente processo Licitatório 03/2018.

Aguarda-se questões técnicas do setor de Engenharia.Cientifique os proponentes, e, publique a referida decisão.

Após, concluso o referido processo a comissão para decisão – Sine Die.

Turvo/SC, 24 de janeiro de 2018.

___________________________SOELI FATIMA FERNANDES

Presidente da CJL

________________________ROBERTO CARLOS PATEL

______________________________PRISCILA TRAMONTIM BIANCHINI

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Sombrio / 1ª VaraRua Edílio Antônio da Rosa, 974, Fone/Fax (48) 3533-6700, Centro - CEP 88960-000, Fone: (48)3533-6706, Sombrio-SC - E-mail: [email protected] de Direito: Pablo Vinícius AraldiChefe de Cartório: João Júnior Colodel

EDITAL DE CITAÇÃO - RITO ORDINÁRIO - COM PRAZO DE 30 DIASProcedimento Comum n. 0300755-02.2017.8.24.0069Autor: Sirlei Machado /Requerido: Edel - Empresa de Engenharia Ltda e outro /

Citando(a)(s): EDEL - EMPRESA DE ENGENHARIA LTDA, CNPJ 92.854.900/0001-14, Rua JoãoPessoa, 931, Porto Alegre - RSEDEL SEGURADORA S/A, CNPJ 87.909.230/0001-56, Rua João Pessoa, 931, Porto Alegre - RSPelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M)CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado e CITADA(S) pararesponder à ação, querendo, em 15 dias úteis, contados do primeiro dia útil seguinte ao transcurso doprazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações formuladas pelo autor (art. 344 do CPC). Será nomeado curador especialno caso de revelia (art. 257, IV do CPC). E para que chegue ao conhecimento de todos, partes eterceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es),com intervalo de 0 dias, na forma da lei.

Sombrio (SC), 29 de novembro de 2017.

Jucileia Borges MatiasCódigo de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça - Art. 212

DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE Lei n. 11.419/2006, art. 1º, § 2º, III, “a”

Par

a co

nfer

ir o

orig

inal

, ace

sse

o si

te h

ttps:

//esa

j.tjs

c.ju

s.br

/esa

j, in

form

e o

proc

esso

030

0755

-02.

2017

.8.2

4.00

69 e

cód

igo

C64

4D37

.E

ste

docu

men

to fo

i lib

erad

o no

s au

tos

em 2

9/11

/201

7 às

10:

03, é

cóp

ia d

o or

igin

al a

ssin

ado

digi

talm

ente

por

juci

leia

bor

ges

mat

ias.

fls. 34

Page 13: Jornal digital 25 01-18

13Publicidade Jornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Galeria Elias Jorge Elias, Sala 2Praça Hercílio Luz, 70 - Centro (48) 3524.0666 | 9.9955.0533

Av. Getúlio Vargas, 41, Sala 2Centro (em frente a Pizzaria Bom Gosto)(48) 3533.2531 | 9.9617.0202

SUPER DESCONTOS PARA SUA SAÚDE, DE SUA FAMÍLIA E DE SUA EMPRESA saudecardsul.com.br

Page 14: Jornal digital 25 01-18

Antes invicta, defesa do Inter falha, Caxias vence e segue na liderança do Gauchão

Porto Alegre

01-02-04-05-0810-11-13-14-1617-18-22-23-24

CONCURSO 1.616

LOTO FÁCIL24/01

04-10-33-38-58

CONCURSO 4.5189

QUINA24/01

04-14-39-41-54-58

CONCURSO 2.007

MEGA SENA24/01

JORNAL CORREIO DO SUL

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Na disputa pela lide-rança no Centená-rio, preva-

leceu quem já estava à frente. O Caxias não só acabou com a até então invicta defesa do Inter como venceu por 2

a 1, na noite desta quarta--feira, em Caxias do Sul, e segue com 100% na tabela do Gauchão.

O time de Luiz Carlos Winck conseguiu ser o pri-meiro time a vazar o sistema defensivo de Odair Hellmann e abriu o placar aos 35 mi-nutos do primeiro tempo. Julinho cruzou da esquerda. Víctor Cuesta não conseguiu cortar e a bola desviou em Gabriel Dias, que mandou contra o patrimônio. O Co-lorado não se abalou e, seis minutos depois, chegou à igualdade. D’Alessandro lançou Leandro Damião, que ajeitou para William Pottker marcar. Na etapa fi nal, aos 40, Alex William completou cruzamento de Daniel Cruz em nova falha do sistema defensivo e garantiu os três pontos.

Com o resultado, o Ca-xias segue no topo da tabela, com nove pontos, mesmo número do Brasil de Pelotas, mas melhor saldo (6 a 4). O Inter caiu para terceiro com

Araranguá

Campeonato de futebol suíço do Morro dos Con-ventos segue nesta quinta--feira à noite. Dois jogos marcam a estreia de quatro equipes pela categoria vete-ranos. Lembrando que essas equipes já eram para terem estreado no grupo C, mas em decorrência de chuvas na data, a rodada foi cancelada.

Às 19h45min jogam a equipe da casa, o Interla-gos x Amigos. O time do Interlagos é praticamente equipe da casa, jogadores locais com alguns jogadores que vem também reforçar o elenco este ano. Já o Amigos é considerado um dos maio-res favoritos ao título deste ano, trouxe grandes nomes e contratações de peso.

Às 21h jogam Unidos

Quatro equipes fazem suas estreias no Suíço do Morro

seis. Na próxima rodada, o time de Luiz Carlos Winck vai até Rio Grande enfrentar

o São Paulo-RS. A partida será disputada neste sábado, às 20h30, no Aldo Dapuzzo.

da Coloninha x Bola Face-ra. A equipe da Coloninha também é praticamente jo-gadores da casa, do bairro Coloninha com alguns joga-

dores de outros bairros. Já o Bola Facera todos os anos vem forte nesta competição e este ano novamente é um dos favoritos ao título mais

uma vez.Em caso de muita chuva

durante o dia, a rodada será cancelada e passada para outra data.

Também no sábado, mas quatro horas antes, o Colo-rado recebe o Avenida, no Beira-Rio.

O jogoO Inter conseguiu impri-

mir boa parte dos conceitos pedidos por Odair Hellmann ao longo do primeiro tempo, com valorização da posse de bola e domínio da partida. Mesmo fora de casa, o Colo-rado criou duas boas chances com William Pottker, em cruzamentos rasteiros para Damião, que não alcançou, e insistiu bastante em investi-das pela direita.

Foi o Caxias, porém, que marcou. Num raro momento de pressão no ataque, Juli-nho cruzou da esquerda. A bola passou por Laércio e bateu em Gabriel Dias, que anotou contra. Menos mal aos colorados que D'Ale deu belo lançamento a Damião,

que escorou de cabeça para Pottker empatar aos 41.

Segundo tempo

Na etapa final, as duas equipes sentiram o cansaço do primeiro tempo e o ritmo diminuiu. O Inter criava suas principais jogadas com Pottker. O atacante, porém, perdeu um gol quase na pe-quena área e chutou para fora. O Caxias tentava avançar com Diego Miranda e Túlio Renan, mas Nicolas e João Paulo eram pouco acionados.

No fi m, o Colorado fez uma pressão após as entradas de Nico López e Roger nas vagas de Pottker e Damião, respectivamente, mas foi o time da casa que conquistou os três pontos. Alex Willian, que entrara no lugar de Túlio Renan, aproveitou cruza-mento de Daniel Cruz e, com novo cochilo da zaga, não perdoou, aos 40.

Page 15: Jornal digital 25 01-18

Grêmio cede virada ao Avenida em jogo de 5 gols e segue sem vencer no Gauchão

Porto Alegre

15Esporte Jornal Correio do Sul

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018

Os g a r o -t o s d o G r ê m i o a b r e m o placar

com naturalidade, mas não resistem e são obrigados a engolir um dolorido trope-ço. O enredo já é conhecido dos gremistas, em um filme repetido que voltou a ocorrer – pela terceira vez em três rodadas do Gauchão. E com ainda mais emoção. Nesta quarta-feira, o time de tran-sição largou na frente, com Jean Pyerre, e viu a primeira vitória em 2018 ruir por sua principal fraqueza: a defesa. Luís Henrique e Marques marcaram duas vezes para construir a virada do Aveni-da. Mas o resultado estava longe de estar encerrado. Os minutos finais reservaram duas reviravoltas: Paulo Miranda empatou, mas Toto fechou a vitória por 3 a 2 do Periqueito nos Eucaliptos.

Com a derrota, o Grê-mio cai para a 11ª colo-cação e fecha a rodada na zona de rebaixamento, com apenas um ponto somado. O Avenida, por sua vez, ocupa momentaneamente a 4ª colocação, com quatro pontos. O Tricolor volta a campo no próximo domingo, às 17h, para encarar o São José no Passo D'Areia, pela

4ª rodada do estadual. O Periquito, por sua vez, vai a Porto Alegre para enfrentar o Inter, no sábado, às 16h30, no Beira-Rio.

Sob chuva, o Grêmio logo tratou de apresentar seu cartão de visitas, aos 3 minutos, em chute de fora da área de Jean Pyerre, que obrigou o goleiro Rodrigo a fazer boa defesa. Mesmo fora de casa, o Tricolor usou a habilidade de seus garotos, em boas construções cole-tivas com trocas de passes e aproximação, para con-trolar o jogo e pressionar o Avenida. Aos 12, Isaque foi lançado no ataque e tentou encobrir o arqueiro rival, em vão. Três minutos mais tarde, Madson fez jogada in-dividual e chutou para fora.

Os donos da casa até as-sustaram, com Hyantony, de cabeça, e Fidélis, em chute de fora da área. Mas foi o Grêmio quem marcou. Aos 34, Matheus Henrique "pi-fou" Isaque dentro da área, e o centroavante foi derruba-do. Pênalti, convertido com categoria por Jean Pyerre para abrir o placar. O Peri-quito se lançou ao ataque e levou perigo em cobrança de falta de Itaqui e numa finali-zação de Maurício, de fora da área, mas não conseguiu reverter a desvantagem no primeiro tempo.

Era apenas questão de

Arroio do Silva

Às 18h30min jogam pela categoria sub-9, Se-mentinhas x Bola Pra Cima, em seguida, às 19h jogam Atlético Catarinense x Ar-roio pela categoria sub-15, e depois, às 19h30min jogam Sky Boards x Bendo Trans-portes.

LivreApós esses jogos, ha-

verão dois jogos da catego-ria livre, duas partidas que certamente irão receber um bom público. Às 20h45min jogam Sogima/Bas x Plan-tec/Turvo. A Sogima está com 4 pontos no grupo B, terá que vencer para não depender de ninguém. Já o Plantec já está classificado com 9 pontos, três jogos e

Quadra central recebe mais uma rodada nesta noite

Campeonato Gaúcho

Catarinensetempo. O Avenida insistiu nas bolas alçadas para a área, principal fraqueza da defesa gremista. E a estra-tégia surtiu resultado. Aos 15, Luís Henrique apro-veitou falha de Mendonça após cobrança de escanteio da direita e cabeceou livre para empatar a partida. Não parou por aí. Exatos 10 minutos mais tarde, Paulo Miranda falhou na saída de bola e deu um presente e tanto a Hyantony, que serviu Marques. O atacante chutou sem chances para Bruno Grassi.

A partir daí, o Grêmio

três vitórias. Em seguida, às 21h45min jogam Su Porca/Meleiro x Surreal Clarissas/

Forquilhinha. A equipe de Forquilhinha está com 3 pontos precisa vencer, e a

equipe de Meleiro ainda não somou pontos e precisa sair com a vitória.

passou a pressionar o Ave-nida, com os ingressos de Alisson, Thonny Anderson e Thaciano nas vagas de Matheus Henrique, Pepê e Isaque. Aos 28, Rodrigo salvou em cima da linha, após confusão dentro da área. Depois, aos 36, Mad-son invadiu a área e chutou forte, na trave. O ímpeto ofensivo gremista surtiu efeito, em um final de par-tida de reviravoltas: Paulo Miranda anotou de cabeça aos 45, mas Toto deu a vitó-ria por 3 a 2 ao Avenida em chute de fora da área, já nos acréscimos.

Page 16: Jornal digital 25 01-18

QUINTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2018